Uma das coisas mais importantes que não foi dito na live, é que o ganho "intensifica" tudo que vem depois dele, por exemplo, se você tem um compressor, ele vai aumentar a compressão, se for um equalizador ele vai intensificar a característica dessa equalização. Na verdade como o ganho amplifica o sinal de entrada nos equipamentos, isso intensifica a característica sonora (timbre) de tudo. Cada equipamento tem um timbre próprio, compressor, equalizador, etc, e inclusive até o próprio "pré" que é o responsável por dar o ganho, então quanto maior for o ganho e o sinal de entrada desses equipamentos ou do proprio "pré", essa característica sonora vai se destacar cada vez mais. E isso tudo é bem diferente de volume. O ganho muda tudo, equalização, compressão, saturação, timbre, etc. Talvez por isso que as pessoas acham que o ganho dá "brilho", e dependendo do pré, do equalizador e dos outros equipamentos que vem depois do ganho pode dar mais brilho sim, ou até mesmo causar microfonia, porque se o ganho altera o timbre e a equalização então consequentemente pode gerar microfonias por causa dessa ênfase em algumas frequências específicas, além do próprio volume que também aumenta junto com o ganho. Enfim, o ganho muda tudo que vem depois dele, e o volume em si não muda nada, apenas aumenta o volume, a não ser que você force demais e chegue a clipar, que aí também pode saturar, distorcer e até comprimir um pouco dependendo do equipamento. Ou a não ser que você aumente o volume na entrada de algum equipamento (efeito), nesse caso ele vai funcionar como uma espécie de ganho em relação a esse equipamento, porque vai estar aumentando o sinal de entrada desse e consequentemente intensificando a característica sonora dele, assim como já foi explicado. É importante ressaltar também, que se você por exemplo der muito ganho na entrada de um compressor, mas depois na saída diminuir muito a intensidade desse sinal, consequentemente você vai estar perdendo aquele ganho que você deu inicialmente, então é importante manter a intensidade desse sinal de acordo com sua necessidade dentro da cadeia de efeitos que você está usando, seja em equipamentos separados, ou em um channel strip como no caso desse vídeo em uma mesa de som, a lógica é a mesma.
Quando há microfonia (num sistema bem alinhado) geralmente tem uma frequência que retroalimenta por estar muito acima das demais. Com identificar e abaixar esa frequência geralmente resolve o problema. Logicamente tem que tomar cuidado com posicionamento do microfone, monitores e PA, mais se tudo isso foi feito e ainda assim há microfonia, o problema é esse.
Todos equipamentos e cabos ligados ao sistema por si só já há um ruído, que somado a essas questões gera os ruído não mestre? Daí o cuidado de dá uma boa estrutura de ganho e usar os melhores cabos e equipamentos possíveis.
Temos alguns conteúdos no nosso canal como por exemplo: Como mixar Worship na Prática ruclips.net/video/AvM1yKqyeEc/видео.html Temos também muito mais conteúdo nos nossos cursos de áudio profissional, neste link você pode ver todos os detalhes 👉 www.mastercursos.pro
Fiz uma estrutura de ganho em -12, mas quando começaram a tocar ainda assim alguns canais estavam clipando. Nesse caso, eu devo diminuir o nível para estrutura de ganho? Tipo uns -18, -21?
Bom dia Mauricio, tudo bem? Se a modulação do sinal de entrada está correta é possível que esteja saturando na saída da mesa, ou seja, com a soma de todos os canais se afunilando no LR tendemos a ter um nível de SPL maior. Nesse caso o problema está no volume da mixagem nos faders. Agora se o problema realmente é na entrada, aí é questão de pedir pro músico tocar pra valer na hora de ajustar o ganho. Mas não recomendamos trabalhar com níveis muito baixos no sinal de entrada. O ideal é modular em -12db.
@@MasterCursosPro Entendi. Eu reparei que os MICs sem fio que usam pra cantar e um dos tons da bateria as vezes clipavam. Vi também que nos mics, havia uma compensação de ganho no compressor. No caso dos MICs, teria que fazer a estrutura de ganho lá no receptor também, correto?
No caso o Fader fica fechado! Você ainda não sabe se os instrumentos / microfones estão conectados, para isso você vai usar o fone do técnico de som e monitorar o sinal que está chegando justamente para não acontecer de ter microfonias, ruídos e até queimar as caixas de som.
@@MasterCursosPro perfeito. e como eu meço o quanto de ganho ou o quanto de Fader que devo ter? eu estive vendo algumas aulas online e o professor disse que o correto é o Fader trabalhar no 0db ou menos e o ganho só entra quando o Fader já está no 0db e o instrumento ou voz ainda precisa de mais volume...como proceder?
Sim, quando temos um sinal elétrico (som) que está entrando na mesa acima do nível ideal os componentes eletrônicos estarão trabalhando com uma sobrecarga de energia o que pode ocasionar a queima do canal de entrada da mesa.
Existe um recurso para resolver isso o DeEsser! Temos um curso completo sobre processamentos de áudio na qual abordamos as ferramentas que existem para melhorar a qualidade sonora! Está na promoção por R$99,00 www.mastercursos.pro/channelstrip
O ideal é sempre fazer a modulação do ganho de forma correta, nesse caso é possível que a microfonia esteja sendo causado pelo retorno. Veja essas Lives: ruclips.net/user/liveu4NAkujKgYA?feature=share ruclips.net/user/liveifUWFkPE8nY?feature=share
O ganho excessivo pode gerar distorções, que podem queimar falantes , drivers, o ganho mal ajustado, o compressor e o limite não, vão segurar, as distorções
Uma das coisas mais importantes que não foi dito na live, é que o ganho "intensifica" tudo que vem depois dele, por exemplo, se você tem um compressor, ele vai aumentar a compressão, se for um equalizador ele vai intensificar a característica dessa equalização. Na verdade como o ganho amplifica o sinal de entrada nos equipamentos, isso intensifica a característica sonora (timbre) de tudo. Cada equipamento tem um timbre próprio, compressor, equalizador, etc, e inclusive até o próprio "pré" que é o responsável por dar o ganho, então quanto maior for o ganho e o sinal de entrada desses equipamentos ou do proprio "pré", essa característica sonora vai se destacar cada vez mais. E isso tudo é bem diferente de volume. O ganho muda tudo, equalização, compressão, saturação, timbre, etc. Talvez por isso que as pessoas acham que o ganho dá "brilho", e dependendo do pré, do equalizador e dos outros equipamentos que vem depois do ganho pode dar mais brilho sim, ou até mesmo causar microfonia, porque se o ganho altera o timbre e a equalização então consequentemente pode gerar microfonias por causa dessa ênfase em algumas frequências específicas, além do próprio volume que também aumenta junto com o ganho. Enfim, o ganho muda tudo que vem depois dele, e o volume em si não muda nada, apenas aumenta o volume, a não ser que você force demais e chegue a clipar, que aí também pode saturar, distorcer e até comprimir um pouco dependendo do equipamento. Ou a não ser que você aumente o volume na entrada de algum equipamento (efeito), nesse caso ele vai funcionar como uma espécie de ganho em relação a esse equipamento, porque vai estar aumentando o sinal de entrada desse e consequentemente intensificando a característica sonora dele, assim como já foi explicado.
É importante ressaltar também, que se você por exemplo der muito ganho na entrada de um compressor, mas depois na saída diminuir muito a intensidade desse sinal, consequentemente você vai estar perdendo aquele ganho que você deu inicialmente, então é importante manter a intensidade desse sinal de acordo com sua necessidade dentro da cadeia de efeitos que você está usando, seja em equipamentos separados, ou em um channel strip como no caso desse vídeo em uma mesa de som, a lógica é a mesma.
Quando há microfonia (num sistema bem alinhado) geralmente tem uma frequência que retroalimenta por estar muito acima das demais. Com identificar e abaixar esa frequência geralmente resolve o problema. Logicamente tem que tomar cuidado com posicionamento do microfone, monitores e PA, mais se tudo isso foi feito e ainda assim há microfonia, o problema é esse.
Tem que saber dosar a contidade,pode ajudar como pode atrapalhar.
Conteúdo Riquíssimo 👏👏👏👏👏👏👏👏
Video muito informativo, e bem explicado, de maneira simples e facil de entender.
Parabéns.
E quando a mesa não tem a função PFL qual a maneira correta de regular o ganho???
Conteúdo de excelente qualidade parabéns pra vc e que continue passando essa informações valiosas
Muito obrigado Edson! ✌️
Boa noite
Cheguei agora
Os Fader geral da mesa L R
Quando fazer a estrutura de ganho , também vai ficar isolado isso
Todos equipamentos e cabos ligados ao sistema por si só já há um ruído, que somado a essas questões gera os ruído não mestre?
Daí o cuidado de dá uma boa estrutura de ganho e usar os melhores cabos e equipamentos possíveis.
Aula boa top d mais
Sou de união bandeirantes Porto Velho
Aula top
Que bom que os vídeos da Master tem te ajudado e muito obrigado pelo carinhoso feedback.
Forte abraço e TMJ ;)
Adriano Max
E usar direct e isoladores
Preciso aumentar o volume do microfone da minha radio web
Faz um vídeo falando como montar uma banda na x32
Temos alguns conteúdos no nosso canal como por exemplo: Como mixar Worship na Prática
ruclips.net/video/AvM1yKqyeEc/видео.html Temos também muito mais conteúdo nos nossos cursos de áudio profissional, neste link você pode ver todos os detalhes 👉 www.mastercursos.pro
Bom dia
Boa tarde pessoal
Opaaa! Seja bem vindo!
Fiz uma estrutura de ganho em -12, mas quando começaram a tocar ainda assim alguns canais estavam clipando. Nesse caso, eu devo diminuir o nível para estrutura de ganho? Tipo uns -18, -21?
Bom dia Mauricio, tudo bem?
Se a modulação do sinal de entrada está correta é possível que esteja saturando na saída da mesa, ou seja, com a soma de todos os canais se afunilando no LR tendemos a ter um nível de SPL maior. Nesse caso o problema está no volume da mixagem nos faders. Agora se o problema realmente é na entrada, aí é questão de pedir pro músico tocar pra valer na hora de ajustar o ganho. Mas não recomendamos trabalhar com níveis muito baixos no sinal de entrada. O ideal é modular em -12db.
@@MasterCursosPro Entendi. Eu reparei que os MICs sem fio que usam pra cantar e um dos tons da bateria as vezes clipavam. Vi também que nos mics, havia uma compensação de ganho no compressor.
No caso dos MICs, teria que fazer a estrutura de ganho lá no receptor também, correto?
Mas a posição do fader correta, antes de colocar ganho, é no 0db...correto?
No caso o Fader fica fechado! Você ainda não sabe se os instrumentos / microfones estão conectados, para isso você vai usar o fone do técnico de som e monitorar o sinal que está chegando justamente para não acontecer de ter microfonias, ruídos e até queimar as caixas de som.
@@MasterCursosPro perfeito. e como eu meço o quanto de ganho ou o quanto de Fader que devo ter? eu estive vendo algumas aulas online e o professor disse que o correto é o Fader trabalhar no 0db ou menos e o ganho só entra quando o Fader já está no 0db e o instrumento ou voz ainda precisa de mais volume...como proceder?
@@Elias2012metalsda uma olhada no video sobre fader em 0db que o aguinaldo ramos explica sobre
O clip pode queimar o cana, da mesa de som?
Sim, quando temos um sinal elétrico (som) que está entrando na mesa acima do nível ideal os componentes eletrônicos estarão trabalhando com uma sobrecarga de energia o que pode ocasionar a queima do canal de entrada da mesa.
Quando eu acerto estrutura de ganho aumenta muito os "s" da voz, como resolver?
Existe um recurso para resolver isso o DeEsser! Temos um curso completo sobre processamentos de áudio na qual abordamos as ferramentas que existem para melhorar a qualidade sonora! Está na promoção por R$99,00 www.mastercursos.pro/channelstrip
Massa
Valeu!
Meu mic msm com o ganho baixo e os knobs baixo da microfonia
O ideal é sempre fazer a modulação do ganho de forma correta, nesse caso é possível que a microfonia esteja sendo causado pelo retorno. Veja essas Lives:
ruclips.net/user/liveu4NAkujKgYA?feature=share
ruclips.net/user/liveifUWFkPE8nY?feature=share
Olá
Oiee
Boa tarde! Cheguei atrasado mas estou aqui
Isso que importa!! Aprender =)
O ganho excessivo pode gerar distorções, que podem queimar falantes , drivers, o ganho mal ajustado, o compressor e o limite não, vão segurar, as distorções
Com certeza!! Se vacilar no ganho dali pra frente tudo vai “ficar ruim” não adianta tentar segurar no Compressor que o som já vai estar distorcido 😅
Por isso e importante ajustar o ganho corretamente. Nem muito baixo nem em excesso. O importante e tirar a melhor relação sinal-ruido sem distorção.
Assembleia de Deus
GANHO DEPENDE DA QUALIDADE DO GANHO DE TUDO CAIXA ETC O GANHO E O JOGADOR NA HORA DO GOOL.
=)