djoko, sugestão bem bobinha: nesses vídeos com texto e outras coisas importantes de ver tenta reposicionar sua webcam. algumas vezes ficou na frente do texto e não dava pra ler por completo (mesmo que você mesmo tenha lido o que tava ali)
Series básicos: Gank, invade ou Power farming Caso escolha Gank: Quando gankar, oque fazer depois de gankar, como evitar o Gank, como ajudar o Gank (sendo laner) Invade: Como impedir, como fazer, late invade, trade side, cobra o cara pq ele deu um Gank, invadir pra controla visão e fazer objetivo etc Power Farm: Como fazer, como impedir, sendo laner como ajudar, e como atrapalha
cara isso tudo você resolve jogando e pensando nos conceitos PRESSÃO - VISÃO - AÇÃO. Procura saber melhor se não souber o que é e baseado nisso jogar pra melhorar seu decison making
Não se resolve só com balanceamento. Só se resolve com política clara de anti-power creep, como ocorria no Magic até 2 anos atrás, em que eles tinham ''tetos'' de power level e ondulavam o power level dos cards lançados entre quase tão forte quanto o teto e razoavelmente abaixo do teto.
Fire Emblem Heroes também sofre do mesmo mal. O lado bom é que eles inventaram outras formas de vc pegar sua unit que foi "powercreepada" e conseguir subir os stats dela ao novo "normal" do game. Problema é o tempo gasto pra fazer isso em um jogo que vc precisa de muitas e muitas units.
Parei de jogar um pouco depois que lançaram os links, foi o estopim pra mim. A mecânica link eu não ligava apesar de achar ela o "synchro sem tuner", mas quando introduziram a famosa master rule 4 e metade dos meus decks morreram eu fiquei muito puto... Eu queria ter parado quando lançaram os zoodiacs mas fui burro e continuei. Da era link eu só gostei do anime e os monstros topologic.
Djoko poderia fazer uma playlist da série basicos? Seria bem interessante para pessoas recém chegadas no canal possam entrar e achar essa série que eu também acho essencial para os jogadores
Me fez lembrar de quando o Rekkles comentou o modo como a Xayah e a Kai'sa sumiram do competitivo logo após o lançamento do Aphelios e Senna e chegará um momento em que as pessoas jogarão apenas com campeões recentemente lançados. Isso vale para os reworks tbm, o Wukong apareceu no competitivo após nerfs no seu kit novo e msm assim foi avassalador Acho q o power creep não saiu do controle, Lillia é um bom exemplo de campeão recentemente lançado e equilibrado competitivamente. Mas talvez seja o único nos últimos 2 anos, quando voltamos para a Neeko. É engraçado tbm como ao subir de ELO é notável a troca de uso campeões simples e limitados para campeões com kit super versátil e alto skill ceilling. A Qyana antes do seu nerf no patch 10.17 por exemplo, tinha uma win rate abaixo da média no low elo mas DESTRUIA do diamante pra cima. Imagina só balancear tudo isso? Deixar campeões antigos com kit páreo com os recentes, com win rate em torno do 50% para low e high elo e ainda ficar de olho no competitivo, muito complexo.
no caso da kaisa e xayah ambas foram nerfadas pq eram os melhores adc, e nao foi pouco nao perderam atk speed, dano base e tal a mf nessa epoca recebeu buffs e virou o melhor adc logo dps teve o lançamento da senna e aphelios q tb despontaram, por fim, lucian ezreal e draven ficaram mt fortes
Nice comentário. A riot sempre tenta balancear os heróis de forma que eles funcionem tanto no low elo quanto no high quanto no competitivo, mas já vi muita gente falando, e eu concordo, que o lol deveria ser balanceado só para o high elo e competitivo. Assim não teriam problemas com heróis sem sentido ficando forte. Muitos metas de Master yi top foi por conta de tentarem salvar o heroi pro low elo sem querer deixando ele forte no high elo. Na época até nerfaram a Guinsoo. Tentar balancear o jogo pensando nos low elo termina por deixar ele imbalanceável. Essa season tá tentando fazer isso, as chances de dar merda são altas.
Meu amigo, o Pokémon competitivo só os fortes sobraram pq olha sauhuhsauahs nunca vou esquecer terem que nerfar Steel pq é simplesmente quebrado, ou criarem um pokémon sem ser lendário que ficou top tier do OU e ainda subiu pra uber um tempo de tão bizarro (Aegislash)
Faz mais seguido essa série! É muito importante para quem quer melhorar no jogo e não sabe bem onde está errando. Conteúdo muito bacana, continue assim!!!
Djoko, um case interessante de Power Creep é quando o Power Creep é feito pelo proprios jogadores. Vemos bastante isto no competitivo de Super Smash Bros Melee e de Pokémon, que tem muitos torneios feitos mais pela comunidade do que pela Nintendo, e com o passar do tempo os próprios jogadores definiram novas estrategias e formas de jogar o meta. Isso fica mais claro com o Pokémon, ainda existem pequenos torneios bem fechados de jogos da Geração 3 e Geração 1 que as vezes encontram novas estrategias para jogar os antigos metas. Tem um canal muito interessante chamado False Swipe Gaming que faz o historico de como um pokémon foi relevante no competitivo desde a geração que ele foi lançado até os dias de hoje, e é interessante você ver pokémons como Tauros, que era um dos mais potentes da Geração Red, Blue e Yellow, irem "definhando" com o tempo, com novas mecanicas e novos pokémons muito mais fortes e interessante sendo lançados Pokémon em especial é um case muito interessante de se ver como o Power Creep pode se estabelecer de diversas maneiras, e como molda um meta de um jogo Ja teve todos os tipos de caso, desde o exemplo do Tauros, de um must have potente do meta definhar com o tempo, o caso do Blaziken que eram fraco na geração 4 após ser trocado por uma versão mais interessante dele(Infernape), mas que após uma atualização no Black/White voltou a ficar viavel. Além dos proprios metas do Pokémon que mudam bastante de geração em geração.
fala Djoko! Curto muito seus vídeos! Sempre vejo vc falando de magic nos videos de lol e me amarro na referencia. A wizards assumiu recentemente a política deles de power creep e até deu nome de FIRE. O power level das cartas das ultimas edições tem sido muito alto a ponto de todas as edições novas impactarem ate os formatos eternos em que o meta dificilmente mudava.
Power creep acontece muito com card gsmes, conforme vão saindo novas expansões vão saindo cartas novas que fazem coisas mais eficientemente e tornam cartas atuais obsoletas. Uma meia tradução de power creep seria "distorção de poder"
Creep era o nome dado aos minions do saudoso dotA, um dos primeiros moba, criado na plataforma de jogo WarCraft 3, que deu origem ao termo CS = Creep Score, quantidade de minions q vc matou até o momento.
No Magic, cartas que são de uma lista reservada (não podem ser re-impressas) vem ao jogo de outra forma, com mudanças que "nerfam" essas cartas, mas que entram no meta do jogo por ainda serem roubados, no caso do Raio (um mana vermelho - 3 de dano) ele virou o Choque (um mana vermelho - 2 de dano). Enfim recentemente teve uma "re-impressão" na Black Lothus (a carta mais broken do MTG - onde voce não gasta nada de mana para gerar 3 manas) ela veio em uma coleção baseada em Commander, só que nessa coleção ela veio pra gerar 3 manas apenas para o comandante, sendo possível agora ganhar turno 2 ou até mesmo 1 com combos.
Salve Djoko, primeiramente amo teu conteúdo bicho, trampo muito foda. Em segundo lugar, jogo lol a mais ou menos 1 ano e pouco, quando falasse sobre talvez trazer conteúdos antigos e tal(citando a época do morder e gp) achei muito interessante a ideia, adoraria ver um quadro talvez meio na vibe do nostaleague do Mit só que com o teu estilo. Enfim, aquele abraço socialmente distante!
Djoko pode fazer um vídeo esplicando o porque o draft do competivo e diferente da solo q e também pode fazer o raio-x da Kai Sa pois adoro jogar com ela mas não compreendo como ela funciona no jogo
Motivo sem explicar mt detalhadamente pq o draft do competitivo é diferente da soloq: ult do olaf, W do renekton, W da leblanc, ult do alistar, E da elise na forna aranha, ult da ashe, E do braum e etc. Eles escolhem os champs pra counterar a comp inimiga e fazer uma comp estratégica, n é que nem a soloq q nego pode pickar shaco farmar um buff e ir dar invade ou gankar.
Cara, pra mim a forma mais eficiente de explicar a diferença dos drafts é a seguinte: no competitivo eles se importam em fazer uma composição que tem sinergia (ou seja, que os picks combinam suas skills) e dependendo que counteram a composição inimiga, na solo queue simplesmente tem pessoas que querem jogar com seus main/monos e fim, cabou, foda-se a comp, o inimigo, ele vai jogar com o mono dele e além de que existe mais um problema que é: muitas pessoas não tem todos os campeões do jogo, então não dá pra inverter pick na hora do draft e as vezes nem da própria Lane a pessoa tem todos os campeões o que impossibilita você fazer a melhor comp possível, é isso
Um detalhe sobre os jogos de luta com balanceamento ruim: Super Smash Bros é um jogo que alguma coisa sempre acontecia de algum exploit que fazia que alguns personagens acabassem sendo banidos de algumas competiçoes e alguns campeonatos rolassem com regras especificas (Zero Itens, Only Fox, Final Destination), mas tem 3 casos bem diferentes que eu lembro: No Brawl (Gamecube) é o que mais costuma ter campeonatos por conta da fisica do jogo No Melee (Wii) por muito tempo o MetaKnight foi proibido de ser jogado nos campeonatos por conta de um combo que era imparavel. No for WiiU (e consequentemente no Ultimate) Cloud e Bayonneta sao proibidos de serem pegos no 2X2, já que nesse modo da pra pegar personagens repitidos, e o combo aereo de dois Clouds ou duas Bayonettas eram IMPOSSIVEIS de sair.
Eu tô pensando em fazer algo assim: Item Mítico e Bota > Guinsoo > Dente de Na'Shor > Runnan De último não sei. Coloquei algum no Arsenal há um tempo, mas não estou jogando por causa da escola (e estou bem triste por isso, embora esteja mais frustrado com as próprias coisas da escola). Talvez fosse Sedenta por Sangue, talvez fosse Gume do Infinito, talvez fosse um situacional (Lembrete Mortal ou MR, ou até itens de AP). Dêem uma avaliada aí, please. Eu mesmo nem posso testar, por enquanto.
@@JubaDeMetalAlumínio na kai'sa eu fiz um mini teste, força do vendaval + rei destruído e bota vc upa o E e o Q no lvl 9/10/11 provavelmente é o jeito mais rapido de upar 2 skills dela.
@@JubaDeMetalAlumínio upar 2 skills com 2 itens é bastante eficiente, isso te permite buildar um item de ap bruto pra upar o W tipo o foco absoluto (acho q esse é o nome)
Salve Djoko! Vendo seus vídeos me deu vontade de ser jogador profissional quem sabe um dia com tudo q eu aprendi com vc e jogando eu possa chegar em algum lugar
Estava falando sobre isso ontem com um amigo meu. Até mesmo em FPS esse tipo de coisa ocorre, e na pré-temporada isso pareceu muito evidente. Alguns campeões que não apareciam voltaram, outros morreram ainda mais.
Pra quem defende que a seraphine não é uma sona melhor é só comparar os dois swain, antes e depois do rework, e o aatrox também é um exemplo disso. Se lançassem os kits antigos deles hoje seriam campeões totalmente diferentes.
Eu tava comentando com um amigo meu essa semana sobre isso , que o power creep do lol ta começando a pesar mais, e ai o djoko vai e lança um vídeo sobre power creep explicando ainda melhor pra esse amigo meu o que eu quis falar kkkkk, djoko ta na minha mente menó
Power creep poderia ser traduzido como escalonamento silencioso de poder, ou aumento silencioso de poder. Às vezes nem é tão silencioso assim, e nem sempre é em jogo. Naruto tem power creep, o personagem mais forte no original era o Orochimaru, e em Shippuden ele é um zé ninguém comparado ao Pain ou à Kaguya. Dragon Ball tem power creep, visto que cada novo vilão é, necessariamente, mais forte que o anterior, tornando o vilão antigo algo banal comparado ao novo.
Djoko, uma dica. Como os slides são feitos só pra serem usados com sua câmera no canto, deixa o espaço da câmera já delimitado no layout do slide, assim evita de vc escrever coisa que vai ficar perdida embaixo da cam.
Fala Djoko, ótimo conteúdo, seguindo a dica do Lucas Carralas, desenvolve o layout das suas apresentações considerando o espaço para sua webcam, fazendo o texto parar antes de ir atrás.
Acho que além de ser um dos responsáveis pelo Power Creep, as passivas também são usadas pela Riot pra fazer campeões de maneira cada vez mais preguiçosa. Ao invés de fazer um campeão em que cada skill seja complexa e tenha alguma interação nova e interessante, eles fazem skills padrão (um tirinho em linha reta, um dash, um ult em área) e descarregam tudo na passiva. Antes a passiva era literalmente isso, um efeito passivo que o campeão tinha que combinava com o estilo dele. Hoje é onde eles podem encher de coisas e efeitos pra deixar o campeão roubado/atrativo.
O raio no Magic é 1 de mana vermelha e dá 3 de dano em qualquer alvo, mas ele só vale nos formatos mais antigos. O "raio balanceado" é o choque que dá 2 de dano em qualquer alvo por 1 de mana vermelha e esse já vale em quase todos os formatos
Tô comentando no início do vídeo. Acho que Power creep são aqueles status que aparecem quando vc clica no minion e vê o dano adicional em % que ele da e o dano reduzido flat, com base na diferença de nível no jogo. Achei errado kkk mas seria importante abordar esse tema no vídeo de wave control pq muita gente pode não saber sobe pq uma wave puxa mais que outra no Mid late game.
Fala Djoko, seus vídeos sao incríveis cara! Conteúdo muito bom. Uma sugestão: tenta colocar as imagens ( memes, habilidades e etc) em PORTUGUÊS. A grande maioria, inclusive eu, ta custando falar português fluente, imagina inglês entao. Abraço
Bom video djokao, essa serie dos basicos é excelente ate pra nos que js temos mais experiencia no jogo, é uma serie q nao perco, um abraço do Vini de Brasília, sou seu fã!!
bom tema pra proxima vez djokão: "Campeões que ditaram o meta competitivo no passado" como você mesmo ja havia mencionado, o GP e o Mordekaiser fariam um video tranquilo sobre o tema.
acho q o power creep ta muito ligado ao "diversao" em forma de hype, mas relmente falta um pouco de olhar pra complexidade de bonecos mais simples, como por exemplo o W da morgana e a passiva da cassiopeia, entre outros
Eu jogava com esse ryze tank top na sesason 3 (ou final dela), foi mais ou menos onde comecei a jogar lol. Só restou saudades dele e do aatrox antigo T-T
Grande Djoko parabéns pelo conteúdo!!! Cara poderia depois falar sobre o item para Urgot??? Cara ele perdeu os principais itens, "dança da morte antiga e malho congelado" e nenhum Item mistico é OTIMO pra ele.. Da uma ajuda ai cara.. SOcorro!!!
recentemente, (com a chegada dos novos itens e campeões do tipo Samira, Aphelios etc) eu tinha desanimado demais com o jogo, e tinha comparado exatamente a sivir com o Aphelios, e como esses dois campeões podem coexistir no jogo, tava pensando seriamente em parar de jogar, mas esse vídeo me deu um novo ponto de vista, mais uma vez ótimo vídeo, obrigado Djoko!
Vc pode só comparar a passiva da sivir com a passiva da Samira, e nem precisa botar o livro good só a parte que diz respeito a move speed.. Sivir ganha 20 se bater em campeão, 20 do começo ao fim. Samira ganha 3,5(?) Por stack da passiva, no S se ela não ultar ela chega a 430 e uns quebrados. Eu gosto da sivir, eu esporadicamente jogo com ela, mas ela precisa de um carinhozinho.
@@Leonardodeboni0406 sempre joguei com ela, era um dos meus mains, mas de 2018 mais ou menos pra ca, picko ela só quando o E é extremamente necessário e não posso jogar de cleanse no bot senão perco hard a lane , tipo contra TF, Syndra, Orianna. Na minha opinião ela deveria levar um "rework" que mude um pouco as habilidades, ou um buff pesado, pq mesmo em jogo que ela deveria ser pickada por conta do E, vale mais a pena pegar cleanse e um boneco "balanceado" xD
Djoko, lembro uma vez que o Doublelift fez um video sobre rework de campeões e levantou um pedido antigo da comunidade de no lugar de fazer reworks nos campeões que mesmo uma base pequena ama. Colocar um champion novo como seria os reworks. acho que a Seraphine foi isso.
Já pensei nessa possibilidade, mas eu acho um erro manter o Champion obsoleto. Ex disso: Morgana, tiveram a chance de tornar ela um bom mid/sup. Mas a comunidade conseguiu estragar com papo de "hehehe tem que manter identidade hehehe vai matar o champ" Se tirar o escudo dela não sobra nada, ela é um bot que serve pra dar um escudo em 1 alvo pra não tomar CC, falando assim parece pouco, mas não é, só que é a única coisa dela que é boa.
Percebi que os teus vídeos são basicamente iguais às aulas ead que eu tenho, e mesmo assim eu prefiro assistir teus vídeos do que as aulas HAUEHA Meu deus do céu o meu futuro não vai ser bom
Estava falando sobre Power creep com um amigo, sem nem saber o nome disso kkkk Usei como exemplo o Yu-Gi-Oh que no começo era bem simples, e hj vc tem carta que metade da carta é texto em Fonte 02
Djoko um vídeo de Raio-X do Gangplank seria muito legal, o boneco já foi muito roubado, e agora ta com 43% de winrate nessa pre season, poderia dar uma análisena trajetória do campeão (principalmente pq eu sou main gp com 660k de maestria kkkkkk)
Eu pensando que seria uma aula de macro ou coisa parecida kkkk Conteúdo bom para programadores de jogos. Djoko, faz uma série de macro tipo aquele video de jungle que vc fez? Obrigado.
Esse tempo td eu me perguntava pq os adcs tavam tao dificil de balancear, agr q vi seu video me fez comparar um kogmaw com uma samira e percebi a resposta
Fala Djoko, tem q pensar na facecam na hora de desenvolver o Power point kk, mas, ótimo vídeo, esse "fenômeno" aconteceu num jogo q jogava a pouco mais de 1 mês atrás e, bom, não jogo ele mais.
Djoko, na comparação entree Seraphine e Sona, não era melhor a atualização da Sona com um kit mais atual? Não seria algo melhor para a comunidade? Porque você traz um campeão antigo, atualiza ele e torna ele mai relevante pro cenário atual, sem precisar passar por todo o trabalho de criar um campeão novo.
falei raio, descrevi choque XD
Salve Djoko, 🥰🥰
Djoko do ceu, quase infartei com vc falando q o bolt da 2 de dano
Tinha que falar das P9
Acontece djoko kkkkk
Arruma as play listttt
magic ta triste lança expansão a gente vai todo bobo compra ne pra te carta da expansão e eles já banem as cartas em menos de 1 ano no t2
djoko, sugestão bem bobinha: nesses vídeos com texto e outras coisas importantes de ver tenta reposicionar sua webcam. algumas vezes ficou na frente do texto e não dava pra ler por completo (mesmo que você mesmo tenha lido o que tava ali)
Pode tentar diminuir a fonte Djoks, da pra ler legal nesses casos de powerpoint
"por que tudo q é bom, a gente repete, é por isso q eu fecho com a equipe bomba patch."
"O minha mãe me deixe mais feliz, me traga um bomba patch comprado na geomatrix"
"Se liga ai mano escuta oq eu vou dizer, quem fecha a bomba patch sempre vai fortalecer"
Aguirupí
Com nossa equipe ninguem bate de frente, bomba patch é nervoso nao da chance ao concorrente
"O que é básico pro Djoko, pode não ser básico pra você"
Isso que ia comentar kkkkk, achei ótimo o vídeo só não achei básico 😂😂😂
Na verdade é básico, mas ele enrola mt
Muito boa essa Série.
Não vejo a hora do video sobre CONTROLE DE WAVE
E do café
bate nos maguinhos e não deixa a catapa puxar, cabo.
o rakin fez um video super completo sobre isso, só procurar rakin controle de wave
além disso o que não falta é conteudo disso kkk
@@antonioramos522 Só o que tem é gente q fez video falando dos itens da pré temporada, mas completo igual o do Djoko ngm faz
@@MatheusCOliveira você que ta com preguiça de procurar
"Não entendi como soltaram esse campeão com a sona no jogo."
Djoko, meu nobre, é muito simples. DINHEIRO
KkkkKKK isso resume todo o jogo
Dinheiro + dinheiro rosa no caso
Lembrei da passiva do Fiddlesticks que dava Move Speed pra ele QUANDO ELE FICAVA PARADO
kkkk, nem me lembre.
Isso dava mobilidade pra ele correr quanto ultava, a passiva procava enquanto ele fazia o chanelling do ultimate
@@JGabrielNeves sim, pra dar chase era muito bom, ele ficava parado e voltava a correr depois
@@JGabrielNeves galera nem sabe ler e interpretar a sinergia das habilidades
mas ai faz todo o sentido, o que o fiddle mais quer é move speed qnd ta ultado
Djoko falando sobre o lendário Power Guido
Series básicos: Gank, invade ou Power farming
Caso escolha Gank: Quando gankar, oque fazer depois de gankar, como evitar o Gank, como ajudar o Gank (sendo laner)
Invade: Como impedir, como fazer, late invade, trade side, cobra o cara pq ele deu um Gank, invadir pra controla visão e fazer objetivo etc
Power Farm: Como fazer, como impedir, sendo laner como ajudar, e como atrapalha
cara isso tudo você resolve jogando e pensando nos conceitos PRESSÃO - VISÃO - AÇÃO. Procura saber melhor se não souber o que é e baseado nisso jogar pra melhorar seu decison making
O de Invade entra muito bem no episódio de Nível 1 que ele já soltou, caso não tenha visto.
Ele ja fez o de invade no video de posicionamento
No tópico do invade adiciona um: *late invade*
@@TheUlukaiTeam eu tô falando de late invade, trade side, cobra o cara pq ele deu um Gank, invadir pra controla visão e fazer objetivo etc
Introdução boa, bom desenvolvimento, bom domínio do tema, tema com relevância
sua aplicação para o Mestrado em LoL foi aceita
As empresas resolvem os Powercreeps com balanceamentos.
Exceto a Konami, a Konami só fode o YuGiOh
Não se resolve só com balanceamento. Só se resolve com política clara de anti-power creep, como ocorria no Magic até 2 anos atrás, em que eles tinham ''tetos'' de power level e ondulavam o power level dos cards lançados entre quase tão forte quanto o teto e razoavelmente abaixo do teto.
>konami cria deck op
>konami bane deck op
>konami cria outro deck op
>konami libera o antigo deck op pra bater no novo deck op
Alguém que também sofre com YGH, me da um abraço cara...entendo sua dor.
Fire Emblem Heroes também sofre do mesmo mal. O lado bom é que eles inventaram outras formas de vc pegar sua unit que foi "powercreepada" e conseguir subir os stats dela ao novo "normal" do game. Problema é o tempo gasto pra fazer isso em um jogo que vc precisa de muitas e muitas units.
Parei de jogar um pouco depois que lançaram os links, foi o estopim pra mim. A mecânica link eu não ligava apesar de achar ela o "synchro sem tuner", mas quando introduziram a famosa master rule 4 e metade dos meus decks morreram eu fiquei muito puto... Eu queria ter parado quando lançaram os zoodiacs mas fui burro e continuei. Da era link eu só gostei do anime e os monstros topologic.
Djoko poderia fazer uma playlist da série basicos? Seria bem interessante para pessoas recém chegadas no canal possam entrar e achar essa série que eu também acho essencial para os jogadores
Senti falta disso tambem
Me fez lembrar de quando o Rekkles comentou o modo como a Xayah e a Kai'sa sumiram do competitivo logo após o lançamento do Aphelios e Senna e chegará um momento em que as pessoas jogarão apenas com campeões recentemente lançados. Isso vale para os reworks tbm, o Wukong apareceu no competitivo após nerfs no seu kit novo e msm assim foi avassalador
Acho q o power creep não saiu do controle, Lillia é um bom exemplo de campeão recentemente lançado e equilibrado competitivamente. Mas talvez seja o único nos últimos 2 anos, quando voltamos para a Neeko.
É engraçado tbm como ao subir de ELO é notável a troca de uso campeões simples e limitados para campeões com kit super versátil e alto skill ceilling. A Qyana antes do seu nerf no patch 10.17 por exemplo, tinha uma win rate abaixo da média no low elo mas DESTRUIA do diamante pra cima.
Imagina só balancear tudo isso? Deixar campeões antigos com kit páreo com os recentes, com win rate em torno do 50% para low e high elo e ainda ficar de olho no competitivo, muito complexo.
no caso da kaisa e xayah ambas foram nerfadas pq eram os melhores adc, e nao foi pouco nao
perderam atk speed, dano base e tal
a mf nessa epoca recebeu buffs e virou o melhor adc
logo dps teve o lançamento da senna e aphelios q tb despontaram, por fim, lucian ezreal e draven ficaram mt fortes
Fora que o jogo é vivo,pode estar tudo exatamente balanceado,mas se ficar parado ele vai se desenvolvendo e desdenhando um novo meta
Nice comentário.
A riot sempre tenta balancear os heróis de forma que eles funcionem tanto no low elo quanto no high quanto no competitivo, mas já vi muita gente falando, e eu concordo, que o lol deveria ser balanceado só para o high elo e competitivo.
Assim não teriam problemas com heróis sem sentido ficando forte. Muitos metas de Master yi top foi por conta de tentarem salvar o heroi pro low elo sem querer deixando ele forte no high elo. Na época até nerfaram a Guinsoo.
Tentar balancear o jogo pensando nos low elo termina por deixar ele imbalanceável. Essa season tá tentando fazer isso, as chances de dar merda são altas.
@DjokoLoL está revolucionando a forma de criar conteúdo no cenário brasileiro, você está além ! Parabéns
como player de lol e pokémon competitivo, sei mt bem como é a sensação de ver a velha guarda ficando pra trás NOIAWNFOLIAKENFIOLK
Eu também me arrisco no Pokémon e concordo contigo.
Hahahahaha
Meu amigo, o Pokémon competitivo só os fortes sobraram pq olha sauhuhsauahs nunca vou esquecer terem que nerfar Steel pq é simplesmente quebrado, ou criarem um pokémon sem ser lendário que ficou top tier do OU e ainda subiu pra uber um tempo de tão bizarro (Aegislash)
Parei de acompanha em sword and shield, quando eles tiraram as megas e os z moves eu desanimei pq achei a nova mecânica muita chata
Parei quando nerfaram Talonflame na gen 7
Jogo pokemon competitivo desde ADV, mas ultimamente tá foda jogar mesmo, agora blaziken é OU kkkkk SmoBosta
Faz mais seguido essa série! É muito importante para quem quer melhorar no jogo e não sabe bem onde está errando. Conteúdo muito bacana, continue assim!!!
Djoko, um case interessante de Power Creep é quando o Power Creep é feito pelo proprios jogadores. Vemos bastante isto no competitivo de Super Smash Bros Melee e de Pokémon, que tem muitos torneios feitos mais pela comunidade do que pela Nintendo, e com o passar do tempo os próprios jogadores definiram novas estrategias e formas de jogar o meta.
Isso fica mais claro com o Pokémon, ainda existem pequenos torneios bem fechados de jogos da Geração 3 e Geração 1 que as vezes encontram novas estrategias para jogar os antigos metas.
Tem um canal muito interessante chamado False Swipe Gaming que faz o historico de como um pokémon foi relevante no competitivo desde a geração que ele foi lançado até os dias de hoje, e é interessante você ver pokémons como Tauros, que era um dos mais potentes da Geração Red, Blue e Yellow, irem "definhando" com o tempo, com novas mecanicas e novos pokémons muito mais fortes e interessante sendo lançados
Pokémon em especial é um case muito interessante de se ver como o Power Creep pode se estabelecer de diversas maneiras, e como molda um meta de um jogo
Ja teve todos os tipos de caso, desde o exemplo do Tauros, de um must have potente do meta definhar com o tempo, o caso do Blaziken que eram fraco na geração 4 após ser trocado por uma versão mais interessante dele(Infernape), mas que após uma atualização no Black/White voltou a ficar viavel.
Além dos proprios metas do Pokémon que mudam bastante de geração em geração.
Nada melhor do que sonegar aula com video do djoko
Djoko foi a melhor coisa que eu vi um médico descrevendo a diferença entre patch e HF... de verdade foi bem didático
fala Djoko! Curto muito seus vídeos! Sempre vejo vc falando de magic nos videos de lol e me amarro na referencia. A wizards assumiu recentemente a política deles de power creep e até deu nome de FIRE. O power level das cartas das ultimas edições tem sido muito alto a ponto de todas as edições novas impactarem ate os formatos eternos em que o meta dificilmente mudava.
O melhor de tudo foi q a imagem da seraphine nem é a oficial e sim uma fan art akkakakaka
É que a boneca destoa demais do jogo.
@@fernandooliveira1873 ssssiiimmm
Wtf mlk é a splash art dela
@@WashingtonFernandes a do video n é a splash n, é uma fan art que fizeram, se voce comparar ela n tem as asas e o brilho
Power creep acontece muito com card gsmes, conforme vão saindo novas expansões vão saindo cartas novas que fazem coisas mais eficientemente e tornam cartas atuais obsoletas. Uma meia tradução de power creep seria "distorção de poder"
Creep era o nome dado aos minions do saudoso dotA, um dos primeiros moba, criado na plataforma de jogo WarCraft 3, que deu origem ao termo CS = Creep Score, quantidade de minions q vc matou até o momento.
17:05 "Porque não jogar de Samira?"
Eu jogando de MF: Pirata dando tiro, haha
No Magic, cartas que são de uma lista reservada (não podem ser re-impressas) vem ao jogo de outra forma, com mudanças que "nerfam" essas cartas, mas que entram no meta do jogo por ainda serem roubados, no caso do Raio (um mana vermelho - 3 de dano) ele virou o Choque (um mana vermelho - 2 de dano).
Enfim recentemente teve uma "re-impressão" na Black Lothus (a carta mais broken do MTG - onde voce não gasta nada de mana para gerar 3 manas) ela veio em uma coleção baseada em Commander, só que nessa coleção ela veio pra gerar 3 manas apenas para o comandante, sendo possível agora ganhar turno 2 ou até mesmo 1 com combos.
conteúdo sempre incrível, acompanho os videos enquanto estou trabalhando. somente o audio mesmo como um podcast.
valeu mano, tmj
"Se puder, e quiser, deixe seu like". O Djoko é muito fera, gosto demais do canal e da forma como se expressa. Parabéns pelo trabalho.
Salve Djoko, primeiramente amo teu conteúdo bicho, trampo muito foda.
Em segundo lugar, jogo lol a mais ou menos 1 ano e pouco, quando falasse sobre talvez trazer conteúdos antigos e tal(citando a época do morder e gp) achei muito interessante a ideia, adoraria ver um quadro talvez meio na vibe do nostaleague do Mit só que com o teu estilo. Enfim, aquele abraço socialmente distante!
nossa Djoko eu chorei nesse final, aff muito fofo o q vc ta fazendo nesse lar de adoção mano
14:17 Cassiopeia: não pode comprar botas
Obrigado, Djoko, por ter postado um vídeo sobre esse assunto, que é de extrema importância e passa despercebido por muita gente.
Djoko pode fazer um vídeo esplicando o porque o draft do competivo e diferente da solo q e também pode fazer o raio-x da Kai Sa pois adoro jogar com ela mas não compreendo como ela funciona no jogo
Up, bela pedida
Motivo sem explicar mt detalhadamente pq o draft do competitivo é diferente da soloq: ult do olaf, W do renekton, W da leblanc, ult do alistar, E da elise na forna aranha, ult da ashe, E do braum e etc. Eles escolhem os champs pra counterar a comp inimiga e fazer uma comp estratégica, n é que nem a soloq q nego pode pickar shaco farmar um buff e ir dar invade ou gankar.
A kaisa simplesmente não funciona, recomendo o vídeo do sneaky falando sobre ela
@@mrraindrop2044 link do vídeo?
Cara, pra mim a forma mais eficiente de explicar a diferença dos drafts é a seguinte: no competitivo eles se importam em fazer uma composição que tem sinergia (ou seja, que os picks combinam suas skills) e dependendo que counteram a composição inimiga, na solo queue simplesmente tem pessoas que querem jogar com seus main/monos e fim, cabou, foda-se a comp, o inimigo, ele vai jogar com o mono dele e além de que existe mais um problema que é: muitas pessoas não tem todos os campeões do jogo, então não dá pra inverter pick na hora do draft e as vezes nem da própria Lane a pessoa tem todos os campeões o que impossibilita você fazer a melhor comp possível, é isso
Um detalhe sobre os jogos de luta com balanceamento ruim:
Super Smash Bros é um jogo que alguma coisa sempre acontecia de algum exploit que fazia que alguns personagens acabassem sendo banidos de algumas competiçoes e alguns campeonatos rolassem com regras especificas (Zero Itens, Only Fox, Final Destination), mas tem 3 casos bem diferentes que eu lembro:
No Brawl (Gamecube) é o que mais costuma ter campeonatos por conta da fisica do jogo
No Melee (Wii) por muito tempo o MetaKnight foi proibido de ser jogado nos campeonatos por conta de um combo que era imparavel.
No for WiiU (e consequentemente no Ultimate) Cloud e Bayonneta sao proibidos de serem pegos no 2X2, já que nesse modo da pra pegar personagens repitidos, e o combo aereo de dois Clouds ou duas Bayonettas eram IMPOSSIVEIS de sair.
Djoko, faz uma playlist com todos os videos da série
Poderia fazer um video sobre composições no lol, e assim que as builds estabilizarem um raio-x da kai'sa por favor
seja o pioneiro cara, cria uma build pra ela vc msm!
Eu tô pensando em fazer algo assim:
Item Mítico e Bota > Guinsoo > Dente de Na'Shor > Runnan
De último não sei. Coloquei algum no Arsenal há um tempo, mas não estou jogando por causa da escola (e estou bem triste por isso, embora esteja mais frustrado com as próprias coisas da escola). Talvez fosse Sedenta por Sangue, talvez fosse Gume do Infinito, talvez fosse um situacional (Lembrete Mortal ou MR, ou até itens de AP).
Dêem uma avaliada aí, please. Eu mesmo nem posso testar, por enquanto.
@@JubaDeMetalAlumínio na kai'sa eu fiz um mini teste, força do vendaval + rei destruído e bota vc upa o E e o Q no lvl 9/10/11
provavelmente é o jeito mais rapido de upar 2 skills dela.
@@niconicoshi Também pensei em Rei Destruído, de fato parece promissor.
@@JubaDeMetalAlumínio upar 2 skills com 2 itens é bastante eficiente, isso te permite buildar um item de ap bruto pra upar o W tipo o foco absoluto (acho q esse é o nome)
A serie q eu mais gosto de assistir ❤️ tô muito feliz q voltou com ela.
Salve Djoko! Vendo seus vídeos me deu vontade de ser jogador profissional quem sabe um dia com tudo q eu aprendi com vc e jogando eu possa chegar em algum lugar
Estava falando sobre isso ontem com um amigo meu. Até mesmo em FPS esse tipo de coisa ocorre, e na pré-temporada isso pareceu muito evidente. Alguns campeões que não apareciam voltaram, outros morreram ainda mais.
Seria muito bom se tivesse uma série de Nostalgia do lol, com o djoko mostrando campeoes que eram muito fortes antigamente ou alguns jogos históricos.
Pra quem defende que a seraphine não é uma sona melhor é só comparar os dois swain, antes e depois do rework, e o aatrox também é um exemplo disso. Se lançassem os kits antigos deles hoje seriam campeões totalmente diferentes.
Eu tava comentando com um amigo meu essa semana sobre isso , que o power creep do lol ta começando a pesar mais, e ai o djoko vai e lança um vídeo sobre power creep explicando ainda melhor pra esse amigo meu o que eu quis falar kkkkk, djoko ta na minha mente menó
Power creep poderia ser traduzido como escalonamento silencioso de poder, ou aumento silencioso de poder. Às vezes nem é tão silencioso assim, e nem sempre é em jogo. Naruto tem power creep, o personagem mais forte no original era o Orochimaru, e em Shippuden ele é um zé ninguém comparado ao Pain ou à Kaguya. Dragon Ball tem power creep, visto que cada novo vilão é, necessariamente, mais forte que o anterior, tornando o vilão antigo algo banal comparado ao novo.
Djoko, uma dica. Como os slides são feitos só pra serem usados com sua câmera no canto, deixa o espaço da câmera já delimitado no layout do slide, assim evita de vc escrever coisa que vai ficar perdida embaixo da cam.
Djoko faz um video guia de power farm x power gank na jg :)
Eu achei q era algo relacionado a power farm, tipo ter mais creep que o inimigo AHUAHAUSHSHSHSH
tipo as classes de 2009 do aqw com as novas, legion revenante e void highlord vs mage e warrior
djoko, acho que seria muito interessante um counteúdo com historias em si do competitvo, tipo jogos importantes do mundial e etc
adoro seus videos, mas ter voce falando com um roteiro (os slides) como apoio é mto mais agradavel, fez esse ser um dos melhores p mim :)
Fala Djoko, ótimo conteúdo, seguindo a dica do Lucas Carralas, desenvolve o layout das suas apresentações considerando o espaço para sua webcam, fazendo o texto parar antes de ir atrás.
Acho que além de ser um dos responsáveis pelo Power Creep, as passivas também são usadas pela Riot pra fazer campeões de maneira cada vez mais preguiçosa. Ao invés de fazer um campeão em que cada skill seja complexa e tenha alguma interação nova e interessante, eles fazem skills padrão (um tirinho em linha reta, um dash, um ult em área) e descarregam tudo na passiva. Antes a passiva era literalmente isso, um efeito passivo que o campeão tinha que combinava com o estilo dele. Hoje é onde eles podem encher de coisas e efeitos pra deixar o campeão roubado/atrativo.
O raio no Magic é 1 de mana vermelha e dá 3 de dano em qualquer alvo, mas ele só vale nos formatos mais antigos. O "raio balanceado" é o choque que dá 2 de dano em qualquer alvo por 1 de mana vermelha e esse já vale em quase todos os formatos
Tô comentando no início do vídeo.
Acho que Power creep são aqueles status que aparecem quando vc clica no minion e vê o dano adicional em % que ele da e o dano reduzido flat, com base na diferença de nível no jogo.
Achei errado kkk mas seria importante abordar esse tema no vídeo de wave control pq muita gente pode não saber sobe pq uma wave puxa mais que outra no Mid late game.
Que conteúdo animal. Série Básicos é uma das melhores séries que já vi no RUclips. Parabéns @Djokolol
Existe uma "necessidade" tbm em deixar as coisas mais complexas pq as ideias/possibilidades simples vão se esgotando.
Fala Djoko, seus vídeos sao incríveis cara! Conteúdo muito bom. Uma sugestão: tenta colocar as imagens ( memes, habilidades e etc) em PORTUGUÊS. A grande maioria, inclusive eu, ta custando falar português fluente, imagina inglês entao. Abraço
Bom video djokao, essa serie dos basicos é excelente ate pra nos que js temos mais experiencia no jogo, é uma serie q nao perco, um abraço do Vini de Brasília, sou seu fã!!
Boa noite mestre, existe uma possibilidade de um vídeo sobre blind pick e first pick (recomendações etc) ?
Ótimo vídeo, como sempre.
Power Djoko!
bom tema pra proxima vez djokão: "Campeões que ditaram o meta competitivo no passado" como você mesmo ja havia mencionado, o GP e o Mordekaiser fariam um video tranquilo sobre o tema.
otimo conteudo!!! muito obrigado por trazer um conteudo com profundidade tecnica e de maneira didatica!
"Um é o bonecão, o outro é a... Sivir" kkkkkkkkkkkkk
Djoko, faz series básicos de Gank, invade ou Power farming
mas e os campeoes que sao solidos, que sempre tem gente jogando , tipo Yasuo , Riven , Renekton , nunca pararam de jogar com eles
Djoko, você é Fodaaa! Obrigado pela Série!
acho q o power creep ta muito ligado ao "diversao" em forma de hype, mas relmente falta um pouco de olhar pra complexidade de bonecos mais simples, como por exemplo o W da morgana e a passiva da cassiopeia, entre outros
Eu jogava com esse ryze tank top na sesason 3 (ou final dela), foi mais ou menos onde comecei a jogar lol. Só restou saudades dele e do aatrox antigo T-T
Ainda amo sivir. O spellshield e o Q dela são skills muito satisfatórias de usar.
Grande Djoko parabéns pelo conteúdo!!! Cara poderia depois falar sobre o item para Urgot??? Cara ele perdeu os principais itens, "dança da morte antiga e malho congelado" e nenhum Item mistico é OTIMO pra ele.. Da uma ajuda ai cara.. SOcorro!!!
Não aguento 10 min de Ead da faculdade, mas essa aula aqui eu assisto até por 1 hora kkkkk
Djoão, cria a série básicos como playlist e coloca todos os vídeos de série basico... Fiquei com muita dificuldade pra achar outros vídeos
Eu jogo Hearthstone, é uma grande prova de como rola o powercreep, toda expansão tem cartas mais fortes que as anteriores haha
Eu iria achar bem dahora videos comentando sobre os kits dos champions no passado e depois seus reworks
recentemente, (com a chegada dos novos itens e campeões do tipo Samira, Aphelios etc) eu tinha desanimado demais com o jogo, e tinha comparado exatamente a sivir com o Aphelios, e como esses dois campeões podem coexistir no jogo, tava pensando seriamente em parar de jogar, mas esse vídeo me deu um novo ponto de vista, mais uma vez ótimo vídeo, obrigado Djoko!
Vc pode só comparar a passiva da sivir com a passiva da Samira, e nem precisa botar o livro good só a parte que diz respeito a move speed..
Sivir ganha 20 se bater em campeão, 20 do começo ao fim. Samira ganha 3,5(?) Por stack da passiva, no S se ela não ultar ela chega a 430 e uns quebrados. Eu gosto da sivir, eu esporadicamente jogo com ela, mas ela precisa de um carinhozinho.
@@Leonardodeboni0406 sempre joguei com ela, era um dos meus mains, mas de 2018 mais ou menos pra ca, picko ela só quando o E é extremamente necessário e não posso jogar de cleanse no bot senão perco hard a lane , tipo contra TF, Syndra, Orianna. Na minha opinião ela deveria levar um "rework" que mude um pouco as habilidades, ou um buff pesado, pq mesmo em jogo que ela deveria ser pickada por conta do E, vale mais a pena pegar cleanse e um boneco "balanceado" xD
@@nevardust uma coisa que seria overpower mas legal é o W dela ser ligavel. Sempre richotear enquanto ligado, sdds luna do dota
Cara, que conteúdo maravilhoso! Parabéns!!
Djoko, lembro uma vez que o Doublelift fez um video sobre rework de campeões e levantou um pedido antigo da comunidade de no lugar de fazer reworks nos campeões que mesmo uma base pequena ama. Colocar um champion novo como seria os reworks. acho que a Seraphine foi isso.
Já pensei nessa possibilidade, mas eu acho um erro manter o Champion obsoleto. Ex disso: Morgana, tiveram a chance de tornar ela um bom mid/sup. Mas a comunidade conseguiu estragar com papo de "hehehe tem que manter identidade hehehe vai matar o champ"
Se tirar o escudo dela não sobra nada, ela é um bot que serve pra dar um escudo em 1 alvo pra não tomar CC, falando assim parece pouco, mas não é, só que é a única coisa dela que é boa.
Faz uma playlist porque e meio chato ficar procurando os outros
Café e biscoitos da tarde com vídeo incrível do Djoko como sempre.
Percebi que os teus vídeos são basicamente iguais às aulas ead que eu tenho, e mesmo assim eu prefiro assistir teus vídeos do que as aulas HAUEHA
Meu deus do céu o meu futuro não vai ser bom
Djoko 🤝 Comunidade aprendendo cada vez mais
Mt bom Djockão, parabéns!
Djoko, faltou você falar de reworks estáveis, como o do Volibear e da Evelynn
Parabéns Djoko pelo conteúdo
Simples: Os escritórios da riot viraram um jardim de infância.
Tomando um cafezinho e assistindo o Djoko, ui ui.
obg por me ensinar a apresentar trabalhos, djoko
Estava falando sobre Power creep com um amigo, sem nem saber o nome disso kkkk
Usei como exemplo o Yu-Gi-Oh que no começo era bem simples, e hj vc tem carta que metade da carta é texto em Fonte 02
Passiva do nasus: uma frase
Passiva do aphelios: do tamanho do antigo e do novo testamento, juntos
Djoko um vídeo de Raio-X do Gangplank seria muito legal, o boneco já foi muito roubado, e agora ta com 43% de winrate nessa pre season, poderia dar uma análisena trajetória do campeão (principalmente pq eu sou main gp com 660k de maestria kkkkkk)
Djoko explica snowboling pra galera com conceitos de Magic tipo Tempo
Por favor Djoko vídeo sobre Mordekaiser e GP!!
Eu pensando que seria uma aula de macro ou coisa parecida kkkk
Conteúdo bom para programadores de jogos. Djoko, faz uma série de macro tipo aquele video de jungle que vc fez? Obrigado.
Djoko, vlw demais, esses seus ultimos videos sao detalhes que faltavam na minha play, ano que vem volto pro mestre!!! (eu acho), kkk
Esse tempo td eu me perguntava pq os adcs tavam tao dificil de balancear, agr q vi seu video me fez comparar um kogmaw com uma samira e percebi a resposta
Fala Djoko, tem q pensar na facecam na hora de desenvolver o Power point kk, mas, ótimo vídeo, esse "fenômeno" aconteceu num jogo q jogava a pouco mais de 1 mês atrás e, bom, não jogo ele mais.
como sempre um otimo video djkao
Por favor trás esse conteúdo do passado do mordekaiser e GP, comecei a jogar Lol esse ano não conheço essa história
Muito boa aula, aprendi q bomba patch é anabolizante
Djoko, na comparação entree Seraphine e Sona, não era melhor a atualização da Sona com um kit mais atual?
Não seria algo melhor para a comunidade? Porque você traz um campeão antigo, atualiza ele e torna ele mai relevante pro cenário atual, sem precisar passar por todo o trabalho de criar um campeão novo.
Seria melhor se esse kit da Seraph fosse pra Sona.
As duas personagens funcionam do mesmo jeito, é muito esquisito
Meu primo pequeno ainda jogou bomba patch no play 2, ainda vendem destravado aqui, destrave pra pen drive
Aqui ja a 7 horas no trampo e assistindo o djoko