"O conhecimento é importante, claro que é. Eu sou um profissional do conhecimento. Agora saiba uma coisa, você começa a saber um monte de coisa e depois você começa a não saber exatamente o que é que você sabe e se é tão bom saber tanta coisa."
Aí o cara para a palestra e pede silêncio, vão dizer que é grosso, mal educado, etc. Pelo amor de Deus, que chato esse falatório! Parabéns pela palestra Pondé!
A palestra de fato é brilhante. quanto ao falatórios na platéia, está mais que provado que muitos estão escutando e não ouvindo. ..no qual é uma diferença imensa para aprender... tenho quase certeza que alguns foram para palestra a fim de aprender,outros pra conhecer por ele ser um dos mais famosos e respeitado filósofo do País!!! outros pra criticar, uns por vaidade e poder tirar fotos mesmo que de longe e poder dizer que estava na palestra do professor Pondé.. agora pense comigo? em um gráfico de (100) frequentadores é provável que somente( 10) pessoas no mínimo a prenderam de fato o que é Niilismo!! por não terem ido para aprender, este é o que penso e vejo no dia a dia.
Fantástica Exposição, muito envolvente, sobre o" niilismo e o romantismo", com muita segurança, ao afirmar o " niilismo utilitário à filosófo, quando refere mais à religião... Parabéns, ao Professor, Filosófo, Escritor Luiz Felipe Pondé !!!
Observei o Cartaz atrás do Pondé: 2012 ! 9 anos atrás! Pondé é atemporal! Brilhante como sempre ! Todos podem se beneficiar dos seus ensinamentos! Aproveitem !
sobre uma parte do discurso, aquela sobre o motivo de riso, tratado daqui mil anos sobre ter filhos. Como eu já tinha ouvido este tema que o Pondé falou em outro vídeo, tava pensando um dia sobre algo mais simples e com menos de 1000 anos. Pensei sobre daqui a pouco tempo, não sei quanto, mas no seguinte pensamento de pessoas do futuro sobre a gente: "Eles tinham coragem de usar carro e avião pilotados por seres humanos. Quanta possibilidade de erro humanos eles corriam diariamente, deixavam suas crianças e pedestres a merce de pessoas potencialmente violentas, embriagadas, desestimuladas com a sociedade, etc. Imagina aviões pilotados por seres humanos, que perigo!!! eles eram loucos!!"
É verdade. E isso (de carro autônomo) já está bem perto de ser tornar uma realidade acessivel pra muita gente. Avião deve levar algumas décadas a mais (mas mesmo assim é pouco tempo)
Pode também ser uma pessoa livre e muito feliz. O que quero de Deus? Não acredito que um Deus exista. Se um Deus existir, não ligo, não me importo. Eu nada quero de Deus. Ele nada tem que eu deseje. Se ele existir, quando eu morrer Ele pode me fazer o favor de me deixar morto e sepultado. Não quero vida eterna, amor eterno, glórias, felicidades, ou seja lá o que ele tenha a oferecer. Assim como nenhum demônio tem algo que eu queira. Eles não tem nada que me interesse, que me corrompa, que me faça segui-los ou adorá-los. Quero viver enquanto meu corpo permitir. Não sou má pessoa. Sou um bom cidadão. Tenho uma vida equilibrada e feliz, que espero manter assim o máximo possível. Mas quando morrer acabou. Se eu cometer algum pecado, e Deus existir e quiser me julgar, se ele tem poder para tanto, que o faça, pode me castigar até, mas nunca terá minha admiração, nem mesmo meu interesse. Ele pode me fazer ajoelhar a força, mas não tem como conseguir que eu faça isso por vontade própria. Se ele tem algo de bom para mim, que dê a outra pessoa. Nada quero, nada desejo. Que me deixe em paz. Se existir um Ser com poder para fazer o que quiser com o Universo, com a sua criação, não tenho interesse algum em conhecer. Debato porque gosto de lógica, gosto de ouvir argumentos, curto exercitar a razão e aprender algo novo sempre que possível. Mas é só. Por que as pessoas tem tanta dificuldade em entender isso? Liberdade Só seremos verdadeiramente livres na morte, na não existência. Como é bom saber que um dia, na morte, teremos o descanso eterno. Se não mais existirmos, nada perderemos, nada sofreremos, de nada e nem de ninguém dependeremos. Como é bom saber que os males, as tristezas, as alegrias e prazeres, sempre dependentes de algo, terão seu fim. Um dia seremos livres de tudo isso. Esse seu Deus, que ilude, que nos escraviza e nos torna dependentes, também terá seu fim, morrerá para nós. Qualquer entidade ou divindade, supostamente boa ou má, se apagará, passará a não mais existir. Sem o mal, todo crente se imagina feliz adorando seu Deus, vivendo inebriado de felicidade, glória, prazeres, ou sei lá o que mais. Mas não deixará de ser um ser dependente, como um escravo, um eterno escravo dependente da vontade de uma divindade. Esse seu Deus, essa sua divindade, como qualquer outra, só oferece ilusões e mais ilusões. Quanto a mim, só me importa o momento presente, que é o único momento em que podemos tentar fazer o bem a alguém. Desejar fazer o bem as pessoas, baseado no suficiente princípio da igualdade, me basta, é tudo o que me importa. Só podemos fazer isso no agora, no momento presente, pois o passado se foi, imutável, e o futuro não chegou. O futuro, ao chegar, se tornará um novo momento presente. Como será bom, um dia, não mais existir. Até lá, até que chegue o fim, que todos nós vivamos felizes, com saúde e em paz. É o que desejo a todas as pessoas.
Eu sou super entusiasta com a ciência, e ao mesmo tempo acho o romantismo muito bonito. Em muitos aspectos eu assumo posturas niilistas, ou positivistas, mas acredito que as grandes paixões humanas jamais poderão ser contidas por nenhuma mudança social. Tipo, por mais imoral que o ciúme se torne, ele nunca deixará de existir, e nem adianta tentar negar, ele vai te rasgar por dentro. Não tem como ser niilista diante do amor, e acho que por isso se tornou um tema tão importante para os românticos. Ao mesmo tempo eu não consigo me comover com temas como aborto, e nem acho que a ética deve tolher o progresso científico. Dr. Jekyll queria uma poção para remover as paixões negativas de seu corpo, e criou um monstro, no entanto mata sua amada quando não está transformado, lembrando do perigo de se negar as emoções. Sua parte má lamenta a morte da mulher, que gostou do seu lado mau, emotivo, não do lado "bonzinho" do Dr. Jekyll, ou seu lado civilizado e moderno. Acaba sendo um dilema realmente interessante, entre ver beleza na natureza humana, mas ao mesmo tempo querer um progresso artificial. Nós desejamos os dois, mas em alguma medida um anula o outro.
Amor eu tenho pelos meus pais que mesmo assim me fuderam muito na vida, amor entre homem e mulher é uma fantasia que ainda não foi destruída (não acredito nisso) somos primatas interesseiros querendo sempre vantagem e o sentimento de amar se dá dentro de um curral chamado inocência que logo no começo da vida adulta é destruída pela realidade e de quem paga mais"quantos divórcios temos diariamente no mundo",pra mim tudo é interesse e isso não é mal, porém confundir a realidade com sentimento só lhe trará dor a curto e a longo prazo.
Não, e por que Nós Brasileiros somos a nata do conhecimento, por isso também somo conhecidos como quintal do Mundo, onde os frutos estão Pobres, a individualidade Brasileira vai nós Exterminar?
Ele está falando numa feira. Na Flipoços: Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas. Está escrito atrás dele. Outros eventos estão acontecendo em outros espaços próximos.
Um exemplo de artista que talvez tenha sido niilista, foi o Renato Russo, que possuía um discurso de desapontamento com a vida, e de relativização dos valores sociais e morais; além da conhecida vida depressiva e marcada por neuroses- digo isso baseado na minhas próprias pesquisas sobre o mesmo.
Pondé sempre maravilhoso! A galera que não curte o assunto deveria sair e não atrapalhar a palestra. Não estou conseguindo assistir até o final. Sou palestrante e sei como esse TITITI incomoda, eu pararia até que os mal educados se calassem...
Vídeo de qualidade, postado há 7 anos, um alento no mundo do canais dark que virou o RUclips. Uma verdadeira ilha nesse mar de porcaria que se tornou a internet.
Eu não tenho controle das ações dos outros. Só me ocupo com o que depende de mim. Um acerto de contas ou auto defesa será necessário se eu for agredido primeiro. Poucos batem sem razão.
Mas pensar a vida (complicar) é legal justamente pq aí da pra conseguir ir um pouquinho além de 'só se ocupar com o que depende de si'. 'O direito do outro' é uma coisa inerentemente complicada. Vc pode encarar a complicação ou fingir q é tudo fun and games. Claro q eu não acho q vc esteja errado.. tô só fazendo uma advocacia do diabo pra combater o tédio..
Eu pensava que o romantismo estava presente em Dom Quixote, na passagem da pastora Marcela, onde ela se coloca livre e bela e refém dos galanteios dos cavaleiros daquela época. Loucura ou excesso de razão?
O TEMPO. (nihil) Pensamentos que se perdem; pensamentos que se vão! Ó tempo que não existe; nem fim, nem começo...nada! No infinito perdido, dessa grande imensidão. Qual será esse destino?! Seguindo essa jornada?! Rumo ao nada, rumo ao nada! Energia, Matéria escura; fidalgos do singular... Dessa Majestade imensa; que não se pode alcançar Ó tempo; magnífico tempo; Tu não existes lá fora... Muito embora, muito embora; só mesmo no pensamento Te podemos vislumbrar!!!! Autor: Carlos Silveira. São Luís/MA.
Sistema de som, horrível! Microfone jurássico! Ao fundo, mais parece um salão de PA do SUS! Caraca! Falta de cuidado e respeito para receber um convidado brilhante como Pondé!
eu ja assisti algumas vezes essa palestra. Mas so ouço pq a pesssoa que esta controlando a camera deve ter algum problema. Precisam dar um prozac pra essa pessoa kkkkk
O niilismo é um tema muito importante, mas não sou niilista. Eu acredito em uma força superior e também acredito em instituições com função reguladora de controle social indispensáveis para o nosso processo evolutivo enquanto sociedade. Não acredito em liberdade como a ausência de regras e creio que a liberdade exige disciplina.
Excelente palestra. Saborosíssima. Tanta coisa a pensar e falar sobre o niilismo, mas numa perspectiva espiritual. Fora do contexto espiritual a falta de sentido pra tudo pregada pelo niilismo fica sem sentido. Adorei a cena que Pondé criou em que uma mulher neanderthal questiona o homem contemporâneo sobre as 3 perguntas fundamentais que acompanham a humanidade há alguns milhares de anos: ela pergunta, como ele está mil anos à frente, de onde viemos e quem somos nós e pra onde vamos kkklllkkk . O homem contemporâneo permanece sem essas respostas. No entanto, espiritualmente há muito à dizer como resposta pra tudo isso
Essa leitura do Nietzsche do Pondé parece extremamente deleuziana, que é uma interpretação bem limitada. Mas previso ler mais Nietzsche pra ter certeza. Esse ideia de super homem simplesmente como uma pessoa que superou as crenças ñ faz sentido. E essa descrição de niilismo do Nietzsche, talvez esteja em algum trabalho dele, mas em um dos seus principais livros que serve pra explicar alguns tbm dos mais importantes que vieram antes como além do bem e do mal, Zaratustra e gaia ciência, nele niilismo ñ é isso. A caminhada ao niilismo era o crescimento da moral dos mais fracos dominando os mais fortes. Me parece que ele junta a visão deleuziana e talvez do kaufman de um nietzsche apolítico e psicólogo com alguns elementos do Baumam (se virem a palestra dele sobre bauman que é muito boa vc vai ver que ele repete alguns dos argumentos que nessa palestra ele associa ao Nietzsche)
Essa descrição do ROMÂNTICO me lembrou os conservadores, que tem medo do futuro e se apega ao passado. O passado e o que a gente ja ta acostumado é que é bom. Mas românticos tbm estão próximos da esquerda, com relação ao medo de tudo virar mercadoria.
O romantismo é um movimento diverso. É tanto conservador como progressista, narcisista e social, ateu e religioso. Depende muito de onde e de quem se fala.
Eliane Silva há 4 anos A impressão q tenho é de que o Pondé está falando e tem uma romaria atraz rezando. Gente bem mal educada.//Não, e por que Nós Brasileiros somos a nata do conhecimento, por isso também somos conhecidos como quintal do Mundo, onde os frutos estão Pobres, a individualidade Brasileira vai nós Exterminar?
Um dia aprendi que havia dois mundos, e um deles não podia alcançar, Se não tivesse uma vida de dor, sem minha loucura e sem prazer Que os que choram são abençoados, “o mundo sensível é de vocês”, E tem que sofrer, vigiar o viver, e o mundo da razão esquecer. A Minha vontade está destinada a ser o que me ensinou, Não vale o que eu penso, me pune o que faço, senão, não posso alcançar. Algum desses “ismos” que vai libertar, a todo que assentir. Assim enganado, a vida é mais fácil, um peso de se carregar. Golpes de martelo. Golpes de martelo, que destrói um ideal. Golpes de martelo, para um novo eu pensar. Golpes de martelo. Nessa falta de sentido agora decidi como vou viver, Também já decidi que nesse mundo posso e devo ter prazer. Então agora venho aqui e quero negar tudo que me iludiu. Não aceito o seu domínio, niilista agora sou. Minha vida está sustentada no nada, não há sentido nem missão. Mas sem tristeza, sem autocídio, pois eu estou livre para viver. Nego a tudo, nego vocês, não vou em outro mundo esperar. A vida é hoje, minha vida é agora, no caos que eu consigo brilhar. Golpes de martelo. Golpes de martelo, que destrói um ideal. Golpes de martelo, para um novo eu pensar. Golpes de martelo. Sem sentido, essa existência. O universo não se importa com você. O que é o bem, o que é o mal? Pouco importa valores e desejos. O que é verdade e o que é mentira? Medos humanos não têm importância. Alguns acorrentados sem saber, Todos um dia vão morrer. E eu sozinho fora desse algar. Não há paraíso aqui nem lá. O que é o além, o que é o aqui? Novo homem, livre sou.
O romantismo foi uma forma mais sofisticada de expressar o amor a pessoa amada kkkkkk não se tem idéia de quem foi o último romântico desta terra kkkkkk se existiu tal também ninguém veio a público dizer o último romântico de foi meu avô quando declarou amar minha vo kkkkkkkk foi Romeu por Julieta kkkkkk ora Romeu e Julieta foi um romance escrito por Williams Shakespeare na idade média kkkkkk mesmo sem nunca ter ido a Itália o autor inglês escreveu seu romance com personagem lá da Itália kkkkk
Então pobre não terá mais filho. Daqui a mil anos haverá ainda pobre pq o pobre é necessário e o sistema manterá assim kk e se forem todos inteligentes e lindos, ninguém vai querer limpar o vaso.
Tenho notado essa falta de bom comportamento dos brasileiros em quase todas as palestras presenciais de filósofos brasileiros, do Pondé, do Karnal, do Cortela, do Clóvis, da Lúcia Helena Galvão (ela é fenomenal). Algumas platéias são melhores, mais selecionadas, menos barulhentas, mais bem orientadas, mas a maioria não sabe chegar cedo e tomar o acento e ficar em silêncio e queto (ficam levantando, passando na frente da câmera, na frente ou atras do palestrante), e o mais importante de tudo desligar ou colocar o celular no silencioso para não atrapalhar ninguém e poder focar no que esta sendo falado. Moro fora do meu amado Brasil a 40 anos e o que aconteceu quando voltei a primeira vez ao Brasil, foi um choque enorme ao descer no Aeroporto, o barulho, o falatório, a cortar de fila, a auto imposição para tudo, mas tudo mesmo. Realmente, fiquei assustada desses modo das pessoas não terem evoluido em modos comportamentais e até piorou. Fiquei indignada. Mas continuo amando o Brasil apesar da falta de bons modos dos brasileiros.
O conhecimento não envelhece. Palestra há 12 anos, o algoritmo apresenta, assisto e salvo imediatamente! 📚
"O conhecimento é importante, claro que é. Eu sou um profissional do conhecimento. Agora saiba uma coisa, você começa a saber um monte de coisa e depois você começa a não saber exatamente o que é que você sabe e se é tão bom saber tanta coisa."
.
rastafaripai Você está muito confuso....continue e as coisas clareiam...
O famoso "Só sei que nada sei" Como o próprio Sócrates falava, ou as palavras que colocaram na sua boca, sabe Deus... rsrsrs
40:15
Com certeza, o excesso de conhecimento adquirido pode trazer grande sofrimento para o ser humano (pelo menos para mim trouxe).
A verdade e a realidade que o Ponde nos coloca frente a vida é sensacional!!! Ele consegue descrever o ser humano.
Aí o cara para a palestra e pede silêncio, vão dizer que é grosso, mal educado, etc. Pelo amor de Deus, que chato esse falatório! Parabéns pela palestra Pondé!
pondé traduzindo o filosofês para o povao - o melhor filosofo brasileiro da atualidade
Mds eu nao senti nada ate achei uma boa ideia to pasmo comigo mesmo.
Que palestra fantástica. Amei cada segundo
Palestra maravilhosa, espetacular! Uma reflexão brilhante e ao mesmo tempo causadora de calafrios.
A palestra de fato é brilhante. quanto ao falatórios na platéia, está mais que provado que muitos estão escutando e não ouvindo.
..no qual é uma diferença imensa para aprender... tenho quase certeza que alguns foram para palestra a fim de aprender,outros pra conhecer por ele ser um dos mais famosos e respeitado filósofo do País!!!
outros pra criticar, uns por vaidade e poder tirar fotos mesmo que de longe e poder dizer que estava na palestra do professor Pondé..
agora pense comigo?
em um gráfico de (100) frequentadores é provável que somente( 10) pessoas no mínimo a prenderam de fato o que é Niilismo!!
por não terem ido para aprender, este é o que penso e vejo no dia a dia.
Concordo plenamente!!
Fantástica Exposição, muito envolvente, sobre o" niilismo e o romantismo", com muita segurança, ao afirmar o " niilismo utilitário à filosófo, quando refere mais à religião... Parabéns, ao Professor, Filosófo, Escritor Luiz Felipe Pondé !!!
Que palestra sensacional! Sem palavras
Caro Pondé, obrigada por me esclarecer, de vez, o Niilismo e o Romantismo! Você é muito bom, principalmente há seis anos atrás!!!
Cara é top!!! Coisas ricas para pensar.
Observei o Cartaz atrás do Pondé: 2012 ! 9 anos atrás! Pondé é atemporal! Brilhante como sempre ! Todos podem se beneficiar dos seus ensinamentos! Aproveitem !
Gente do céu, tô gamada nesse careca. Uma cabeça brilhante, sem dúvida. Tô aprendendo muito com ele. Obrigada!!!!!!
kkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkk
sobre uma parte do discurso, aquela sobre o motivo de riso, tratado daqui mil anos sobre ter filhos. Como eu já tinha ouvido este tema que o Pondé falou em outro vídeo, tava pensando um dia sobre algo mais simples e com menos de 1000 anos.
Pensei sobre daqui a pouco tempo, não sei quanto, mas no seguinte pensamento de pessoas do futuro sobre a gente:
"Eles tinham coragem de usar carro e avião pilotados por seres humanos. Quanta possibilidade de erro humanos eles corriam diariamente, deixavam suas crianças e pedestres a merce de pessoas potencialmente violentas, embriagadas, desestimuladas com a sociedade, etc.
Imagina aviões pilotados por seres humanos, que perigo!!! eles eram loucos!!"
Lucas Gullo basicamente, rs..
muito bom!!
acrescento ao seu dialogo " e isso tudo, mesmo com aqueles terroristas utilizando aviões e carros para matar pessoas."
Lucas Gullo ótima análise!
É verdade. E isso (de carro autônomo) já está bem perto de ser tornar uma realidade acessivel pra muita gente. Avião deve levar algumas décadas a mais (mas mesmo assim é pouco tempo)
Que aula meu Deus que aula , obrigado ao Pondé e ao canal
adorei esse all star
O cara está muito mal vestido hahahaha
Melhor explicação sobre niilismo que já presenciei! Ele é f#da! 👏👏👏👏👏
Que aula maravilhosa.
Amei a palestra!
Eu te admiro muito professor,respeito tua maneira de pensar e descubro muita coisa contigo.Niilista também pode ser uma pessoa aniquilada.Parabéns!
Pode também ser uma pessoa livre e muito feliz.
O que quero de Deus?
Não acredito que um Deus exista.
Se um Deus existir, não ligo, não me importo.
Eu nada quero de Deus.
Ele nada tem que eu deseje.
Se ele existir, quando eu morrer Ele pode me fazer o favor de me deixar morto e sepultado.
Não quero vida eterna, amor eterno, glórias, felicidades, ou seja lá o que ele tenha a oferecer.
Assim como nenhum demônio tem algo que eu queira.
Eles não tem nada que me interesse, que me corrompa, que me faça segui-los ou adorá-los.
Quero viver enquanto meu corpo permitir.
Não sou má pessoa.
Sou um bom cidadão.
Tenho uma vida equilibrada e feliz, que espero manter assim o máximo possível.
Mas quando morrer acabou.
Se eu cometer algum pecado, e Deus existir e quiser me julgar, se ele tem poder para tanto, que o faça, pode me castigar até, mas nunca terá minha admiração, nem mesmo meu interesse.
Ele pode me fazer ajoelhar a força, mas não tem como conseguir que eu faça isso por vontade própria.
Se ele tem algo de bom para mim, que dê a outra pessoa.
Nada quero, nada desejo.
Que me deixe em paz.
Se existir um Ser com poder para fazer o que quiser com o Universo, com a sua criação, não tenho interesse algum em conhecer.
Debato porque gosto de lógica, gosto de ouvir argumentos, curto exercitar a razão e aprender algo novo sempre que possível.
Mas é só.
Por que as pessoas tem tanta dificuldade em entender isso?
Liberdade
Só seremos verdadeiramente livres na morte, na não existência.
Como é bom saber que um dia, na morte, teremos o descanso eterno.
Se não mais existirmos, nada perderemos, nada sofreremos, de nada e nem de ninguém dependeremos.
Como é bom saber que os males, as tristezas, as alegrias e prazeres, sempre dependentes de algo, terão seu fim.
Um dia seremos livres de tudo isso.
Esse seu Deus, que ilude, que nos escraviza e nos torna dependentes, também terá seu fim, morrerá para nós.
Qualquer entidade ou divindade, supostamente boa ou má, se apagará, passará a não mais existir.
Sem o mal, todo crente se imagina feliz adorando seu Deus, vivendo inebriado de felicidade, glória, prazeres, ou sei lá o que mais.
Mas não deixará de ser um ser dependente, como um escravo, um eterno escravo dependente da vontade de uma divindade.
Esse seu Deus, essa sua divindade, como qualquer outra, só oferece ilusões e mais ilusões.
Quanto a mim, só me importa o momento presente, que é o único momento em que podemos tentar fazer o bem a alguém.
Desejar fazer o bem as pessoas, baseado no suficiente princípio da igualdade, me basta, é tudo o que me importa.
Só podemos fazer isso no agora, no momento presente, pois o passado se foi, imutável, e o futuro não chegou.
O futuro, ao chegar, se tornará um novo momento presente.
Como será bom, um dia, não mais existir.
Até lá, até que chegue o fim, que todos nós vivamos felizes, com saúde e em paz.
É o que desejo a todas as pessoas.
Pondé ? Magnífico nessa palestra!Yeah!!!
Excelente aula
Muito avançado e competentíssimo.
Eu sou super entusiasta com a ciência, e ao mesmo tempo acho o romantismo muito bonito. Em muitos aspectos eu assumo posturas niilistas, ou positivistas, mas acredito que as grandes paixões humanas jamais poderão ser contidas por nenhuma mudança social. Tipo, por mais imoral que o ciúme se torne, ele nunca deixará de existir, e nem adianta tentar negar, ele vai te rasgar por dentro. Não tem como ser niilista diante do amor, e acho que por isso se tornou um tema tão importante para os românticos. Ao mesmo tempo eu não consigo me comover com temas como aborto, e nem acho que a ética deve tolher o progresso científico. Dr. Jekyll queria uma poção para remover as paixões negativas de seu corpo, e criou um monstro, no entanto mata sua amada quando não está transformado, lembrando do perigo de se negar as emoções. Sua parte má lamenta a morte da mulher, que gostou do seu lado mau, emotivo, não do lado "bonzinho" do Dr. Jekyll, ou seu lado civilizado e moderno. Acaba sendo um dilema realmente interessante, entre ver beleza na natureza humana, mas ao mesmo tempo querer um progresso artificial. Nós desejamos os dois, mas em alguma medida um anula o outro.
Amor eu tenho pelos meus pais que mesmo assim me fuderam muito na vida, amor entre homem e mulher é uma fantasia que ainda não foi destruída (não acredito nisso) somos primatas interesseiros querendo sempre vantagem e o sentimento de amar se dá dentro de um curral chamado inocência que logo no começo da vida adulta é destruída pela realidade e de quem paga mais"quantos divórcios temos diariamente no mundo",pra mim tudo é interesse e isso não é mal, porém confundir a realidade com sentimento só lhe trará dor a curto e a longo prazo.
Vc e MT engracado
Amoo
A impressão q tenho é de que o Pondé está falando e tem uma romaria atraz rezando. Gente bem mal educada.
pela placa atras dele deve ser pessoal funcionario atoa publico.....
Kkkjkk
Hahahahahaha
Sem falar que o áudio, a captação em si, não ficou legal.
Não, e por que Nós Brasileiros somos a nata do conhecimento, por isso também somo conhecidos como quintal do Mundo, onde os frutos estão Pobres, a individualidade Brasileira vai nós Exterminar?
Dá pra ouvir as pessoas conversando como se tivesse numa feira/mercado.
Ele está falando numa feira. Na Flipoços: Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas. Está escrito atrás dele. Outros eventos estão acontecendo em outros espaços próximos.
Qué gente mal educada hablando atrás! Deberían guardar silencio absoluto para escuchar al grande Pondé.
Concordo
Daniel é romântico 😍
O Pondé torna acessível a Filosofia aos leigos
Um exemplo de artista que talvez tenha sido niilista, foi o Renato Russo, que possuía um discurso de desapontamento com a vida, e de relativização dos valores sociais e morais; além da conhecida vida depressiva e marcada por neuroses- digo isso baseado na minhas próprias pesquisas sobre o mesmo.
Rafael, Renato não era Niilista nem um pouco.
A última fase de Renato foi religiosa. Renato não era propriamente um revolucionário moral, mas um rebelde que depois amadureceu.
Incrível!
absurdo, essa conversa atrapalhando Pondé. puta falta de respeito
O audio tá tão bom que eu quase entendi alguma coisa.
Pondé sempre maravilhoso!
A galera que não curte o assunto deveria sair e não atrapalhar a palestra.
Não estou conseguindo assistir até o final.
Sou palestrante e sei como esse TITITI incomoda, eu pararia até que os mal educados se calassem...
Adorei!
Questionamento muio saudável e pertinente.
desconstruir para construir novos ideias?
Vídeo de qualidade, postado há 7 anos, um alento no mundo do canais dark que virou o RUclips.
Uma verdadeira ilha nesse mar de porcaria que se tornou a internet.
Eu precisava desse vídeo!
Pondé curte AllStar. Este cara é legal.
Muito alto o som da música de abertura, pessoal.
O sentido da vida é viver do jeito que lhe apraz, sem ferir o direito de outrém. Super simples e muitos complicam.
Demep Airless O dia q alguém chutar a sua vó pq essa é a forma de vida q lhe apraz, acho q vc vai começar a complicar tbm.
Auto defesa , justiça, acerto de contas também me aprazem.
Mas chutar quem chutou sua vó não é tão bom quanto ter a sua vó não-chutada, certo?
Eu não tenho controle das ações dos outros. Só me ocupo com o que depende de mim. Um acerto de contas ou auto defesa será necessário se eu for agredido primeiro. Poucos batem sem razão.
Mas pensar a vida (complicar) é legal justamente pq aí da pra conseguir ir um pouquinho além de 'só se ocupar com o que depende de si'. 'O direito do outro' é uma coisa inerentemente complicada. Vc pode encarar a complicação ou fingir q é tudo fun and games.
Claro q eu não acho q vc esteja errado.. tô só fazendo uma advocacia do diabo pra combater o tédio..
Pondé, grande pensador.
Eu pensava que o romantismo estava presente em Dom Quixote, na passagem da pastora Marcela, onde ela se coloca livre e bela e refém dos galanteios dos cavaleiros daquela época. Loucura ou excesso de razão?
Nietzche e a filosofia nilista é para poucos, o ser humano é patético em seu narcisismo.
Me identifico com as ideias do Niilismo
O TEMPO. (nihil) Pensamentos que se perdem; pensamentos que se vão!
Ó tempo que não existe; nem fim, nem começo...nada!
No infinito perdido, dessa grande imensidão.
Qual será esse destino?! Seguindo essa jornada?!
Rumo ao nada, rumo ao nada!
Energia, Matéria escura; fidalgos do singular...
Dessa Majestade imensa; que não se pode alcançar
Ó tempo; magnífico tempo; Tu não existes lá fora...
Muito embora, muito embora; só mesmo no pensamento
Te podemos vislumbrar!!!!
Autor: Carlos Silveira. São Luís/MA.
Sistema de som, horrível!
Microfone jurássico!
Ao fundo, mais parece um salão de PA do SUS!
Caraca!
Falta de cuidado e respeito para receber um convidado brilhante como Pondé!
Fiquei com uma dúvida aqui o niilista não se enxerga no tempo?
Come se escreve o nome do livro que ele falou? "veter"?
Olá, boa tarde.
O livro se chama "O sofrimento do jovem Werther" e o escritor é o Goethe.
Atenciosamente,
Bianca Rocha
Muito obrigado!!
Atenciosamente, não se mate.
Eu só me toquei quando ele disse que era a pedra filosofal do romantismo. Daí eu soube que livro era. Desligada pra nomes.
eu ja assisti algumas vezes essa palestra. Mas so ouço pq a pesssoa que esta controlando a camera deve ter algum problema. Precisam dar um prozac pra essa pessoa kkkkk
eu ja nasci tendo crise nilista
E esse câmera inquieto aí cara??
Curti!
A verdade é q quando se pensa demais dá problemas mesmo
O pondé e foda msm
O niilismo é um tema muito importante, mas não sou niilista. Eu acredito em uma força superior e também acredito em instituições com função reguladora de controle social indispensáveis para o nosso processo evolutivo enquanto sociedade. Não acredito em liberdade como a ausência de regras e creio que a liberdade exige disciplina.
Pondé maravilhoso como sempre, mas o áudio ficou péssimo. :P
Sobre Niilismo :É a certeza de que a certeza não existe ...
Não diria que o niilismo se propõe a ter uma certeza. Mas sim questionar a certeza, seria contraditório.
Não é uma certeza.
Isso se encaixa melhor ao ceticismo.
Ser nilista é procurar certezas para além daqui e perder o fio do agora
@@MatheusSilva-ie5rv niilista não sabe nem quem ele é.
O conteúdo compensa pela péssima qualidade do áudio e vídeo.
ELOGIO? ISSO É UMA MALDIÇÃO! EU NÃO CONSIGO MAIS DESVER ISSO!
O cara manipulou o Pondé, eu gosto quando o público interage.
Nilismo é a certeza do nada !
Fernando Souzah eu diria que o niilismo é a incerteza de tudo e não certeza do nada.
👏👏👏👏👏👏👏
Esse vídeo me deixou muito pra baixo
👏👏👏👏👏👏👏🙏🌺💕
E quem influenciou Goethe foi Rousseau.
O ROMANTISMO TEM QUE SER FELIZ , SEM O INVISIVEL MATAR AS PESSOAS .
Eu acho chique sim, ser chamada de niilista. Pena que ninguém me chama de niilista. 😢😢😢😉
Lisi Montanari 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
niilista
Claro, praticamente ninguém é NIILISTA
@@pxr2486 salve
Na hora que escuto filosofia parece que tem muito sentido, mais quando faço um resumo vejo que é tudo blá blá blá mesmo tudo loucura da mente humana
Pq tanta gente grunindo no fundo ?
Péssimo o áudio do vídeo. As pessoas conversando.
35:40
45:58
1:05:53
Puta que pariu que explicação maravilhosa descobri que sou niilista agora
Excelente palestra. Saborosíssima. Tanta coisa a pensar e falar sobre o niilismo, mas numa perspectiva espiritual. Fora do contexto espiritual a falta de sentido pra tudo pregada pelo niilismo fica sem sentido. Adorei a cena que Pondé criou em que uma mulher neanderthal questiona o homem contemporâneo sobre as 3 perguntas fundamentais que acompanham a humanidade há alguns milhares de anos: ela pergunta, como ele está mil anos à frente, de onde viemos e quem somos nós e pra onde vamos kkklllkkk . O homem contemporâneo permanece sem essas respostas. No entanto, espiritualmente há muito à dizer como resposta pra tudo isso
Palestra maravilhosa mas que povo mal educado que barulho ...
Essa leitura do Nietzsche do Pondé parece extremamente deleuziana, que é uma interpretação bem limitada. Mas previso ler mais Nietzsche pra ter certeza.
Esse ideia de super homem simplesmente como uma pessoa que superou as crenças ñ faz sentido. E essa descrição de niilismo do Nietzsche, talvez esteja em algum trabalho dele, mas em um dos seus principais livros que serve pra explicar alguns tbm dos mais importantes que vieram antes como além do bem e do mal, Zaratustra e gaia ciência, nele niilismo ñ é isso. A caminhada ao niilismo era o crescimento da moral dos mais fracos dominando os mais fortes.
Me parece que ele junta a visão deleuziana e talvez do kaufman de um nietzsche apolítico e psicólogo com alguns elementos do Baumam (se virem a palestra dele sobre bauman que é muito boa vc vai ver que ele repete alguns dos argumentos que nessa palestra ele associa ao Nietzsche)
Essa descrição do ROMÂNTICO me lembrou os conservadores, que tem medo do futuro e se apega ao passado. O passado e o que a gente ja ta acostumado é que é bom. Mas românticos tbm estão próximos da esquerda, com relação ao medo de tudo virar mercadoria.
O romantismo é um movimento diverso. É tanto conservador como progressista, narcisista e social, ateu e religioso. Depende muito de onde e de quem se fala.
Eliane Silva
há 4 anos
A impressão q tenho é de que o Pondé está falando e tem uma romaria atraz rezando. Gente bem mal educada.//Não, e por que Nós Brasileiros somos a nata do conhecimento, por isso também somos conhecidos como quintal do Mundo, onde os frutos estão Pobres, a individualidade Brasileira vai nós Exterminar?
Vou me matar depois de ter assistido esse vídeo...
Pedro Fabris
Kkkkkkkkkkk
É pra cair no abismo dançando fera rlxa...
Um dia aprendi que havia dois mundos, e um deles não podia alcançar,
Se não tivesse uma vida de dor, sem minha loucura e sem prazer
Que os que choram são abençoados, “o mundo sensível é de vocês”,
E tem que sofrer, vigiar o viver, e o mundo da razão esquecer.
A Minha vontade está destinada a ser o que me ensinou,
Não vale o que eu penso, me pune o que faço, senão, não posso alcançar.
Algum desses “ismos” que vai libertar, a todo que assentir.
Assim enganado, a vida é mais fácil, um peso de se carregar.
Golpes de martelo.
Golpes de martelo, que destrói um ideal.
Golpes de martelo, para um novo eu pensar.
Golpes de martelo.
Nessa falta de sentido agora decidi como vou viver,
Também já decidi que nesse mundo posso e devo ter prazer.
Então agora venho aqui e quero negar tudo que me iludiu.
Não aceito o seu domínio, niilista agora sou.
Minha vida está sustentada no nada, não há sentido nem missão.
Mas sem tristeza, sem autocídio, pois eu estou livre para viver.
Nego a tudo, nego vocês, não vou em outro mundo esperar.
A vida é hoje, minha vida é agora, no caos que eu consigo brilhar.
Golpes de martelo.
Golpes de martelo, que destrói um ideal.
Golpes de martelo, para um novo eu pensar.
Golpes de martelo.
Sem sentido, essa existência.
O universo não se importa com você.
O que é o bem, o que é o mal?
Pouco importa valores e desejos.
O que é verdade e o que é mentira?
Medos humanos não têm importância.
Alguns acorrentados sem saber,
Todos um dia vão morrer.
E eu sozinho fora desse algar.
Não há paraíso aqui nem lá.
O que é o além, o que é o aqui?
Novo homem, livre sou.
Caramba, que cara chato esse da câmera, parece que tá com fogo no rabo. Não para de mexer nela. Pô, regula essa porcaria antes e deixa lá.
O certo é deixar o romantismo de lado e comprar um veículo motorizado, só assim as mulheres vão te dar valor.
O romantismo foi uma forma mais sofisticada de expressar o amor a pessoa amada kkkkkk não se tem idéia de quem foi o último romântico desta terra kkkkkk se existiu tal também ninguém veio a público dizer o último romântico de foi meu avô quando declarou amar minha vo kkkkkkkk foi Romeu por Julieta kkkkkk ora Romeu e Julieta foi um romance escrito por Williams Shakespeare na idade média kkkkkk mesmo sem nunca ter ido a Itália o autor inglês escreveu seu romance com personagem lá da Itália kkkkk
Não tem como assistir o vídeo... o povo não cala a matraca!!
Então pobre não terá mais filho. Daqui a mil anos haverá ainda pobre pq o pobre é necessário e o sistema manterá assim kk e se forem todos inteligentes e lindos, ninguém vai querer limpar o vaso.
Nossa mas que gente sem educação! Conversam sem um pingo de respeito pelo palestrante. Aliás estão aí fazendo o quê?
Tenho notado essa falta de bom comportamento dos brasileiros em quase todas as palestras presenciais de filósofos brasileiros, do Pondé, do Karnal, do Cortela, do Clóvis, da Lúcia Helena Galvão (ela é fenomenal). Algumas platéias são melhores, mais selecionadas, menos barulhentas, mais bem orientadas, mas a maioria não sabe chegar cedo e tomar o acento e ficar em silêncio e queto (ficam levantando, passando na frente da câmera, na frente ou atras do palestrante), e o mais importante de tudo desligar ou colocar o celular no silencioso para não atrapalhar ninguém e poder focar no que esta sendo falado. Moro fora do meu amado Brasil a 40 anos e o que aconteceu quando voltei a primeira vez ao Brasil, foi um choque enorme ao descer no Aeroporto, o barulho, o falatório, a cortar de fila, a auto imposição para tudo, mas tudo mesmo. Realmente, fiquei assustada desses modo das pessoas não terem evoluido em modos comportamentais e até piorou. Fiquei indignada. Mas continuo amando o Brasil apesar da falta de bons modos dos brasileiros.
Que pena… muita gente… pouca educação.
Pondé show!
Facebook: https//facebook.com/saberfilosoficooficial
Saber Filosófico p
Acho que todo niilista é um intelectual depressivo...
1:28:18 votar
Barulheira
Uma das platéia mais mal educadas que já nas palestras de Pondé
gravação muito ruim
First
👏👏👏