Schumacher em 2007 e 2008 ainda tinha lenha para queimar, mas na Mercedes ele já estava na descendente, tanto que ficou atrás do Rosberg em todas as temporadas que foram companheiros.
Siimm! Cara, o Schumacher deveria ter ficado até o fim de 2008. Sairia 9x campeão e a Ferrari não perderia o título de pilotos em 2008. A temporada dele em 2006 foi magnífica.
Schumacher achou que estava na hora de aposentar, pois temia começar a tomar vareio de um novo fenômeno que estaria do lado dele caso continuasse... o Iceman.
Senna indo pra Williams em 92 e ficando até 97 teria todos os recordes possíveis e imagináveis, além de inquebráveis. Só naquela Williams de 92, existia uma chance enorme de ele fazer todas as poles.
@@osjogosdovlad eu tô velho e com a mente falhando, acabei de ver o vídeo e vi que eu não estava louco. Barrica, sem julgamentos, sempre escolheu a segurança e a grana
@@leandrogomes5432 no caso da Ferrari sim, pois não havia outra equipe pra disputar com a Ferrari, mas em 2010 realmente não há desculpas. Guiar por uma equipe de ponta é muito melhor do que guiar por uma equipe mediana. Detalhe é que a Mclaren ainda quis pagar a multa pra Williams pelo fato de o Rubinho ter assinado o contrato. Na minha opinião, ele não seria infiel aos seus princípios, pois recisão de contrato existe para compensar o ônus da Wiliiams por perder um piloto pra outra equipe. Barrichello deu muito mole nessa, mas como disse, é só uma opinião.
Problema da Ferrari é o ego... Schumacer, Todd e Brawn construiram a equipe e depois dela prontinha os italianos se achavam bons demais pra todo mundo e assim foi... Olhando as carreiras de Raikkonen que foi campeão e Massa que perdeu por um único ponto, em comparação as da dupla da Mclaren na época, Hamilton e Alonso, fica claro que a Ferrari fez dois foguetes em 2007 e 2008... Shumacher teria ganho os dois campeonatos fácil
É o q sempre digo. A Ferrari de vettel tbm, aquela q vestapen jogoubo carro pra cima de Hamilton, se brincar o Ricardo dá Red Bull q colocou vestapen pra fora Red Bull seria campeão com aquela Ferrari, N precisava ser um Alonso ou vestapen.
Alguns outros "e se" que são muito interessantes e poderiam ter acontecido: -Max Verstappen na Mercedes em 2017(ele foi sondado pela equipe antes do Bottas mas foi fiel a Red Bull). -Nico Hulkenberg na Mercedes em 2013(Ele era a segunda opção caso o Hamilton ficasse na McLaren. Imagina um universo onde o Rosberg tem 6 ou 7 títulos...) -Jacques Villeneuve na McLaren em 1999 -Nick Heidfeld na McLaren em 2002
Acredito que não seria campeão, mas teria disputado até a última corrida com condições de ser campeão. E ainda guiaria pelo time até 2014. Pois o Hamilton saiu em 2012 e a McLaren iria precisar de alguém experiente na equipe.
Rodrigo, não sei se você já abordou esse tema aqui no canal, mas penso que um episódio sobre a história da Petrobras na F1, principalmente a parceria com a Willians (que possibilitou que vários brasileiros guiassem por lá) seria muito interessante. Parabéns pelo trabalho!!
Caaaara... O Vettel passando reto no estádio de Hockenheim foi CHOCANTE... tanto para quem viu, quanto para o próprio Vettel que simplesmente ACABOU COMO PILOTO dali em diante.... O psicológico foi pro vinagrete.
Na parte em que fala sobre uma possível permanência do Schumacher na Mercedes, o adm se esquece que o Michael levava então há época uma coça do menino Rosberg. Acho que muito provavelmente o Rosberg ganharia mais títulos ou todos naquele momento!
Teria sido multicampeão mesmo. E continuaria guiando pela F1 até depois da virada do século. Teria conseguido correr com Alonso, Webber, Raikkonen, Button e o Massa também.
@@brunoreis9635 pow aí também não kkkkkkkk, acho que ele levaria os títulos até 1997. E em 98 iria pra Ferrari, aos 38 anos de idade. Editando: até 1997, seria octacampeão.
Ótimo vídeo! Agora, sinceramente, não acho que um pódio do Pizzonia em Spa 2004 pudesse alterar a ordem das coisas, não... Seria ainda pouco para bater de frente com a pressão da BMW.
Como é gostoso fazer um exercício de realidade paralela. Você fica remoendo o cérebro, se perguntando "o que aconteceria se tal coisa tivesse acontecido???"
A foto do Ayrton na Willians de 1992 é simplesmente impressionante... provavelmente ele teria vencido os campeonatos de 91, 92 e 93 a bordo daquele carro de outro planeta. Certamente no mínimo seria pentacampeão... somando os títulos conquistados pela McLaren (1988 e 1990)
Fala ADM. Se for rolar um segundo ep, tenho uma nesse sentido: e se o Piquet não tivesse sofrido o acidente em 87, sera que os rumos da McLaren teriam sido diferente em 88? Uma vez que ele era um piloto decente e estava inteirado com o desenvolvimento do motor Honda, será que não teríamos Piquet e Prost no mesmo time e Senna amargando mais uns anos na Lotus?
4:18 Eu ainda acho q a Ferrari ter dado uma 641/2 de mão beijada pra Williasm foi um erro, ctz q a Williams fuçou no carro pra descobrir tudo sobre ele até mesmo o cambio semiautomatico q a Williams passa a usar em 1991 deve ter sido copiado e melhorado a partir dessa 641/2, se não fosse isso provavelmente jamais a Williams teria tido o dominio q teve entre a metade final de 1991 até 1993
É meio óbvio que essa foi a razão da Williams ter aceitado um carro concorrente como indenização. Mas, ao mesmo tempo, é de se supor que a Ferrari tenha sido minimamente esperta pra tirar tudo do carro que fosse muito inovador
Em complemento: a Ferrari de 2010 e 2012 era ainda um time muito forte com Stefano Domenicalli, Andrea Stella (Eng. Alonso), Rob Smedley (Eng. Massa) e demais. Mesmo tendo esse time forte, carro bom - não melhor que Red Bull - e o sempre competitivo, rápido, estrategista e super inteligente Fernando Alonso, não conseguiu vencer. Faz parte! Nem sempre ser excelente significa vencer na temporada. Red Bull teve méritos.
Excelente vídeo! Tenho as seguintes impressões e por favor comentem sobre: a) Martin Whitmarsh teria contratado Barrichello se Button tivesse recusado. b) Ross Brawn teria ido atrás de Hamilton porque Schumacher já não rendia em 2012 nem perto de como nos velhos tempos de Ferrari. Muito interessante saber que a saída de Schumi da Ferrari foi mais motivada por guerra de egos e poder do que qualquer outra coisa.
Senna deveria ter ido para Williams 92, gostava da maneira da fidel e recíproca Honda e Senna, mas a Honda deveria ter botado as cartas na mesa que iria embora da F1 ao final de 92, deixando Senna livre para assinar com a Williams. A única coisa que deixou muita gente triste foi isso.
A Honda não tinha planejado que iria sair no final de 92, isso aconteceu pq eles fizeram uma aposta errada ao mudar para o motor V12, quando viram que não seriam páreos para a Williams eles fizeram oq sempre fazem quando isso acontece...vcs que se fodam eu to saindo.
Se Rubinho tivesse ido pra McLaren, ele teria mais vitórias no máximo umas oito a dez e muitos outros pódios o que abrilhantaria mais ainda sua trajetória na fórmula 1
Schumi na ferrari em 2007 e 2008 seriam mais dois titulos, já em 2014 acho que o Rosberg teria levado dele. O que mudaria que ao inves do Ham ter varios, o Rosberg provavelmente nao teria aposentado depois do seu primeiro e teria uma bela sequencia de titulos.
As pessoas falam de Vettel em Hockhein 2018 mas esquecem que duas provas depois foi Spa e o Vetrel venceu. Claro que abalou um pouco a confiança mas o conjunto Lewis/Mercedes foi melhor
@@brunomiranda2029 vou mais além: o Vettel atingiu o auge cedo demais e rápido demais. O difícil não é chegar no topo mas permanecer longo tempo. Parece que num dado momento ele perdeu a motivação,talvez até por causa da politicagem na Ferrari,a morte do Marchione etc. A ver se o msm não acontecerá com Verstarppen. Lembrando que o Vettel ganhou o título no grid com o maior número de campeões mundiais e numa das temporadas mais disputadas da história (2012).
Pelo Amor de Deus Rodrigo, vai pra TV ABERTA! O mundo precisa de profissionais com seu conhecimento e postura jornalística. Parabéns pelo canal, pela abordagem e pela imparcialidade... Sucesso!!!
Faz a parte 2: Alonso na Renault 2007, 2008 e 2009, Raikkonen na McLaren em 2007, 2008 e 2009, Montoya na Williams em 2005 e 2006, Hill na Williams em 1997.
Tem outras historinhas bem legais tipo, o Ross Brawn declarou uma vez que o Nico Hulkenberg era a primeira opção da Mercedes caso o Hamilton não assinasse com eles em 2013, O Rubinho também quase já tinha ido pra McLaren em 95, se não me engano... enfim, esse esporte é cheio de histórias!
Realmente no final da temporada de 1991 Senna tinha dois contratos na mão. O carro de outro planeta por 1992 e 93 ou Fidelidade a Honda. No fim a Honda ferrou com Senna em 1992 e 93. Saindo em 1992. Poderia ter conquistado os 5 títulos e ir para Ferrari em 1994.
A gente fala do Ayrton ir para outra equipe em 1994 por conta da fatalidade, mas no contexto da época, a Ferrari estava longe de poder disputar o título, só a partir de 1997 que tiveram chances reais. Entrar na Williams em 1992 e ficar lá até 1997 seria a melhor escolha possível para o Senna.
Sempre imagino como teria sido a temporada de 1988 caso Piquet tivesse continuado na Williams com os motores Honda, imagino que a Mclaren talvez não seria dominante como foi em 88
Senna na Williams de 92 iria ganhar tudo sem dúvidas e teria no mínimo 5 títulos. Barrichello na McLaren (se tivesse ido em 96),teria sido sensacional! Na minha humilde opinião, acho que bateria de frente com o Hakkinen
Rapaz teve muito cara bom. Pra mim depois d Rubens o De Grase e Nascer foram os melhores. Nascer nem tanto, mas pelo menos N andou atrás dos companheiros de equipe.
Pra mim os melhores são quando um piloto/time poderia ter ganho e não ganham. No caso do Schumacher, Alonso, Fitipaldi, eles já eram multi campeões, não mudaria mto nosso pensamento sobre eles
Eu sempre falo que os deuses do automobilismo agiram para que a seca de títulos em campeonatos de pilotos da Ferrari não fosse acabada com EDDIE IRVINE, e isto pode ser visto no GP da Europa de 1999.
@@gabrielpinho7826sem dúvida. Porque o Schumacher foi o responsável principal pela reestruturação do time, e é claro que a última coisa que ele poderia querer é que um companheiro de equipe acabasse com o jejum de títulos da escuderia.
Olha tenho dúvidas se o Rubens poderia ter ido para Mclaren em 2010 pois não faz sentido. O Button era o atual campeão, britânico e mais jovem sendo uma escolha muito melhor que Rubens. Tanto que Button correu de igual para igual contra Hamilton nos 03 anos que ficou por lá.
Sim,guardas te o melhor para o fim.. Sabia,ha registos em video logo em 83 aquando do teste com a Williams,que sir Frank teria contratado Senna não fossem as obrigações contratuais com os actuais pilotos.. A clausula do Prost em 93 toda a gente sabe,agora essa em 92 desconhecia.. Obrigado,gosto muito do teu trabalho, parabens 👏
Barrichello é um baita piloto, no meio dos anos 90 e até a metade dos anos 2000, era um dos melhores pilotos, fez escolhas erradas, durante toda a carreira, tivesse saído da jordam em 95, teria sido campeão do mundo sem sombra de dúvidas.
Com todo o respeito ao Barrichello, duvido muito que a McLaren o levasse realmente a sério para 2010. Jenson Button era o campeão do mundo, estava igualmente disponível e ainda por cima é inglês. Button bateu Barrichello com certa facilidade em 2009 correndo com o mesmo carro. Com Jenson a McLaren passou a ter os dois últimos campeões do mundo (Hamilton em 2008 e Button em 2009), e dois pilotos ingleses, o que garante mais patrocinios e visibilidade. Por que raios a McLaren iria preferir Barrichello ao invés de Button? No máximo o Rubens foi citado como opção a Button nas negociações da equipe com o inglês para tentar baixar os ganhos do britânico, que era o campeão do mundo, e deve ter pedido uma boa soma de dilnheiro. Se mesmo assim o brasileiro tivesse conseguido ir para a McLaren em 2010 iria ser massacrado por um companheiro de equipe pela 3ª vez, após sofrer com Schumacher e com o próprio Button. O brasileiro certamente venceria algumas corridas, talvez até fizesse uma ou duas poles, mas, o Hamilton iria atropelá-lo na maioria das vezes.
@@gabrielpinho7826 , amigo, o Barrichello seria massacrado por qualquer versão do Hamilton que você queira usar como referência. Sobre o Kovalainen, concordo. Só não entendi o que isso tem a ver com o que eu disse. Mas, já que falou nisso, Barrichello superaria um Kovalainen, ou um Coulthard, e um Ralph Schumacher, por exemplo o que obviamente não é pouco. O brasileiro é um baita piloto, isso não se discute. Ninguém fica por tanto tempo na F-1 e sendo muito bem pago por tanto tempo, especialmente numa equipe de ponta como a Ferrari, e sendo cogitado por outras como a McLaren. Ele merece nosso respeito e admiração. E é até mais respeitado fora do Brasil do que aqui, infelizmente. Portanto, sim, Rubens Barrichello é mesmo um baita piloto. Isso é um fato. Ponto. Mas, não está entre os grandes, e isdo também é um fato. Ponto! A maior prova disso é que por várias temporadas o brasileiro pilotou carros dominantes tanto na Ferrari quanto na Brawn GP e só conseguiu 2 vices, com apenas 11 vitórias. Diferente, por exemplo, de um Button, que no único ano em que teve um carro vencedor faturou um campeonato, Aliás, numa temporada em que Barrichello só obteve um 3⁰ no campeonato com o mesmíssimo carro. Durante os 6 anos em que Rubens Barrichello correu pela Ferrari a equipe italiana massacrou a concorrência, no entanto o brasileiro conseguiu apenas 2 vice-campeonatos. Nessa fase houve temporadas, como na de 2003, por exemplo, em que ele não venceu uma única corrida! Ainda que se possa alegar que a equipe favorecia o alemão Michadl Schumacher, não é demais esperar que Barrichello extraisse bem mais com o pacote que teve nas mão por 6 temporadas. No mínimo deveria ter tivesse obtido mais vice-campeonatos e vitórias, convenhamos. Enfim, os números são implacáveis, hostemos deles ou não. Não dá para brigar contra os fatos.
Rodrigo vc pode fazer um videodobre os Layouts de pintura das equipes? Eu queria ver a Jordan, Lotus; Wiliams, Ligier, Bebetton, Brown, é a icônica Malbpro McLaren que que estampou carros de corda e motos em diversas categorias. Peço por favor que faça esse Videio.
Sem querer ser pachequista patriota, mas sim lúcido, convenhamos, a gente sabe que se o Senna vai pra Williams ainda em 1991 (na primeira conversa) ele teria levado os campeonatos de 1991 a 1997 (talvez não 1995, mas a briga ia ser muito boa com o Schumacher).
O Engraçado eh que somente 3 ocasiões a Williams usou o número 1 numa temporada.... 1981/1983 e 1998: 1987 Piquet Campeão saiu para Lotus, 1992 Mansell campeão saiu para Cart, 1993 Prost Campeão se aposentou, 1996 Hill Campeão foi para Arrows, 1997 Villeneuve usou o 1 em 1998, Senna podia ter usado o 1 em 1992 se tivesse assinado. Porém, tenho dúvidas ainda se a relação teria sido duradoura... como podemos ver acima, valorizar pilotos não era muito a praia do Patrick Head. Senna podia ganhar 1992, pedir uma fábula para renovar porque teria sido dominante demais... Enfim, são tantas possibilidades que é até meio esquisito ficar pensando
Uma ideia de playlist: dossiê piloto X. Fazer uma dossiê do jeito fantástico q vc narra vaaaaarias histórias da f1, por exemplo dossiê Senna, dossiê Fangio, dossiê Rubinho, dossiê Mansell (meu favorito pra saber da história do cara).. parabéns pelo canal, muito foda o seu trabalho...
Dava pra fazer um episódio desses só de realidades alternativas do Barrichello, já que a McLaren sondou ele já em 1995 (contrato sem garantia de vaga como titular, similar ao do Hakkinen em 1993) e depois antes dele ir pra Ferrari também sondou; o ex-empresário dele já afirmou em entrevista que o Rubinho estava na beira de assinar com a Benetton em 1996, quando o Briatore deu uma rasteira neles e levou o Berger; a Williams sondou ele duas vezes (1994 e 2003); sem contar uma realidade aonde ele tivesse ficado numa Jordan pra 1997, que tinha motores Mugen Honda melhorou demais (ao ponto do Frentzen chegar a lutar pelo título em 1999) ao invés de ter ido pra Stewart.
Super de acordo. Acho que é o piloto com mais alternativas diferentes possíveis, pois ele na década de 90 foi muito especulado pelos grandes times da época.
O QUE DIZEM POR AÍ QUE HAMILTON FOI PRA MERCEDES NAO TEM HAVER COM SHUMI NAO SE DE UM PASSARINHO VERDE QUE CHEGOU NO OUVIDO DELE É INFORMOU SOBRE O ESTADO ADIANTADO DO MOTOR HIBRIDO DA MERCEDES NAO FOI COMO VC FALOU
2 (1996 e 1997) no máximo. Isso se ele ficasse na Williams, se ele fosse pra Ferrari, o que acho muito difícil até pela idade que ele tinha na época, ele não teria ganho mais nenhum. Ele teria que lidar com pilotos como Schumacher e Hakkinen, bem mais novos e que já demonstravam plena capacidade de superá-lo, e também de ser a primeira escolha de times como a Ferrari e a McLaren a partir de 95/96. Caso ele realmente ganhasse esses 2 anos que citei, ele provavelmente pararia no fim de 97 e iria pra Indy, até pq o mesmo já havia demonstrado muito interesse em correr por lá.
@@davyjonespira4954 Mas o Hill não sofreu nenhum acidente grave como o do Senna. Acredito que mesmo que ele não sofresse lesões graves, ficaria uma corrida fora, tem também o fator mental, que ficaria abalado, vale lembrar que o Senna confiava muito menos no carro que o Hill e vinha tendo muitos problemas de adaptação. Acredito que 94 continuaria sendo do Michael, 95 nemprecisa dizer, a Benetton era mais carro naquela temporada.
@@davyjonespira4954o Hill só chegou a encostar no Schumacher porque o Schumacher sofreu punições e foi suspenso por duas corridas, em um efeito borboleta que começa com uma investigação motivada justamente pelo acidente do Senna. Ou seja, com Senna vivo, o Schumacher não teria sido suspenso nessas corridas. A situação era complicada, pois o Schumacher tinha vencido as 3 primeiras corridas enquanto o Senna tava zerado por conta da Williams quebrando. Mas tem precedente pra achar que o Senna ainda poderia se recuperar no campeonato. Em 2000, o Schumacher venceu as 3 primeiras corridas do ano, enquanto a McLaren do Hakkinen quebrou em 2 dessas corridas. Mas em determinado momento do campeonato, o Schumacher começou a ficar fora das provas e o Hakkinen passou e assumiu a liderança. No fim, o Schumacher venceu, mas essa temporada mostra como a situação do Senna em 94 ainda não era totalmente perdida, desde que a Williams agisse rápido assim como a McLaren agiu em 2000
Ainda acho que o Vettel teve mais chance de ser campeão com a Ferrari em 2017, em vez de 2018. Ele perdeu o campeonato de 2017 por problemas mecânicos na Malásia e Japão, além da batida na largada em Singapura. Mas Vettel pilotou demais em 2017 e se tivesse sido campeão naquele ano, creio que a história teria ficado bem mais favorável pra ele na Scuderia.
Vettel guiou demais pela Ferrari entre 2015 e 2018. Ele foi o único piloto que bateu de frente com as Mercedes e acho que ele teria ganho apenas em 2018 se não fosse a batida no GP de casa quase no final da corrida.
Eu acredito se Senna tivesse corrido pela Willians em 92 ele provávelmente nao teria sofrido o acidente de imola em 94 porque o carro seria todo ajustado para ele , lembrando que quando ele entrou na williams em 94 ele tava começando a ajustar o carro para ele e inclusive na semana do acidente soldaram a barra de direção do carro dele
Com certeza, ele não teria morrido e ainda teria faturado os títulos de pilotos de 1992 a 1997. Seria um timing perfeito pra ele. E em 1998 teria ido pra Ferrari, ou então ae mudaria pro time de Maranello em 1996 ou 1997, mas sem garantia de que ganharia títulos com a Ferrari.
@@gabrielpinho7826eu duvido muito que em 98 o Senna ainda estivesse na F1, não só pela idade, mas porque ele às vezes já parecia meio de saco cheio do ambiente
Conheço mais alguns" SE " Se o Schumacher tivesse continuado na benetton 96 97 Se o Hill tivesse continuado na williams em 97 Se o alonso tivesse continuado na mclaren em 2008
1) Schumacher na Benetton de 1996 creio que ainda teria chance de disputar um 3º título, mesmo contra a Williams fortíssima daquele ano. A Benetton só fraquejou depois que o alemão e vários engenheiros migraram para a Ferrari. 2) Hill x Villeneuve na Williams em 1997 acho que seria mais disputado do que em 1996. Mas essa disputa poderia abrir uma brecha para o Schumacher na Ferrari estragar a festa dos dois, assim como o Kimi Raikonnen fez contra as McLarens em 2007, hehe 3) Alonso só ficaria na McLaren em 2008 se o Hamilton saísse, não havia mais clima para ter os 2 na mesma equipe. Nesse caso, creio que por ser mais experiente e errar menos que o Hamilton naquela época, Alonso seria campeão com uma diferença um pouco maior em relação ao Felipe Massa.
Hill na Williams em 97 é um "e se" bem subestimado. Se só com Schumacher e Villeneuve disputando de verdade o título já foi aquela carnificina, imagina então botando mais um rival do Schumacher tendo carro competitivo nessa equação
A do Fittipaldi eu sempre me pergunto, e outra coisa que me pergunto: E se Ronnie Peterson não tivesse morrido naquele acidente em Monza em 1978? Seria campeão ao invés de Mario Andretti?
Não seria (pelo menos na Lotus), pois em 78 ele era o segundo piloto (no contrato dele era claro isso), tanto que em algumas corridas ele teve que tirar o pé para não ameaçar o Mario Andretti.
Amigo Rodrigo, das hipóteses realmente viáveis que poderiam ter sido concretizadas: 1)Emerson Fittipaldi na McLaren e campeão em 1976! 2)Alesi na Williams em 91; 3)Senna na Williams em 92 4)Schumacher ainda na Ferrari em 2007 e 2008....
Rubinho na MacLaren com Hamilton seria a reedição de Piquet na Willians com Mansell 86/87. A equipe inglesa faria tudo para fazer um inglês campeão do mundo, mesmo este sendo um segundo piloto 😜
Eu tava pensando sobre isso após ver uma foto no twitter de 2012 do Schumacher na Mercedes e quando atualizei a timelime apareceu um tweet do perfil splash and go com o link do vídeo 😂
Sobre o Senna, pelo menos se estivesse na Williams antes, teria mais tempo para se adaptar ao carro, evitando as conhecidas "gambiarras" que, junto com outros fatores, levaram ao acidente que ceifou sua vida. Em termos de competição, não tenho dúvidas que 92 e 93 ele levava tranquilo.
Senna assina com a Williams em 92, ganha os dois próximos campeonatos. Em 1994, a FW16 é desenvolvida já tendo em vista sua participação. A coluna de direção é feita corretamente e não precisa ser alongada com um remendo. Esse é o universo paralelo que eu gostaria de viajar.
Год назад
Faltou 2 cenários. Um e se o barrichello não deixa o shummy vencer na Áustria e o principal cenário q era pra ter começado com ele, e se o Senna completa a curva tamburolelo em 94....
Eu acho que se Senna fosse para Williams em 92 ele se aposentaria no final de 93 com 5 títulos sem concordar com as mudanças no carro iria correr na Indy e depois no wec, talvez até conquistasse a tríplice coroa e se tornaria comentarista
Obrigado por maturar uma sugestão minha, valeu!
Nós que agradecemos a ideia ótima pro Rodrigão
Ele seria segundo piloto e perderia como em todas equipes, até na brawn ele consegue isso!!!
Schumacher em 2007 e 2008 ainda tinha lenha para queimar, mas na Mercedes ele já estava na descendente, tanto que ficou atrás do Rosberg em todas as temporadas que foram companheiros.
Siimm! Cara, o Schumacher deveria ter ficado até o fim de 2008. Sairia 9x campeão e a Ferrari não perderia o título de pilotos em 2008. A temporada dele em 2006 foi magnífica.
@@luizpaulo943a Ferrari não quis mais ele
Schumacher achou que estava na hora de aposentar, pois temia começar a tomar vareio de um novo fenômeno que estaria do lado dele caso continuasse... o Iceman.
Senna indo pra Williams em 92 e ficando até 97 teria todos os recordes possíveis e imagináveis, além de inquebráveis. Só naquela Williams de 92, existia uma chance enorme de ele fazer todas as poles.
Reza a lenda que ele não foi para a Williams por fidelidade a Honda 🤭
@@osjogosdovlad eu tô velho e com a mente falhando, acabei de ver o vídeo e vi que eu não estava louco.
Barrica, sem julgamentos, sempre escolheu a segurança e a grana
@@leandrogomes5432 um grande exemplo de como uma decisão errada pode mudar totalmente uma carreira
@@osjogosdovlad a risadinha foi porque o Senna foi fiel a Honda mas a Honda não foi nada fiel ao Senna
@@leandrogomes5432 no caso da Ferrari sim, pois não havia outra equipe pra disputar com a Ferrari, mas em 2010 realmente não há desculpas. Guiar por uma equipe de ponta é muito melhor do que guiar por uma equipe mediana. Detalhe é que a Mclaren ainda quis pagar a multa pra Williams pelo fato de o Rubinho ter assinado o contrato. Na minha opinião, ele não seria infiel aos seus princípios, pois recisão de contrato existe para compensar o ônus da Wiliiams por perder um piloto pra outra equipe. Barrichello deu muito mole nessa, mas como disse, é só uma opinião.
Problema da Ferrari é o ego... Schumacer, Todd e Brawn construiram a equipe e depois dela prontinha os italianos se achavam bons demais pra todo mundo e assim foi... Olhando as carreiras de Raikkonen que foi campeão e Massa que perdeu por um único ponto, em comparação as da dupla da Mclaren na época, Hamilton e Alonso, fica claro que a Ferrari fez dois foguetes em 2007 e 2008... Shumacher teria ganho os dois campeonatos fácil
Concordo.
A Ferrari é igual ao Palmeiras: só funciona quando não é dirigida pelos italianos.
@@danilovilasboas Ferrari tem mundial.
É o q sempre digo. A Ferrari de vettel tbm, aquela q vestapen jogoubo carro pra cima de Hamilton, se brincar o Ricardo dá Red Bull q colocou vestapen pra fora Red Bull seria campeão com aquela Ferrari, N precisava ser um Alonso ou vestapen.
Ele seria segundo piloto e perderia como em todas equipes, até na brawn ele consegue isso!!!
Alguns outros "e se" que são muito interessantes e poderiam ter acontecido:
-Max Verstappen na Mercedes em 2017(ele foi sondado pela equipe antes do Bottas mas foi fiel a Red Bull).
-Nico Hulkenberg na Mercedes em 2013(Ele era a segunda opção caso o Hamilton ficasse na McLaren. Imagina um universo onde o Rosberg tem 6 ou 7 títulos...)
-Jacques Villeneuve na McLaren em 1999
-Nick Heidfeld na McLaren em 2002
Imagina um universo onde o Huckemberg tem 2 títulos.
Rasoberg ia perder do Hulk
@Mchannel2.0 não só pódio mas algumas vitórias também.
Gostaria muito do Rubinho na Maclaren! Acho que ele podia correr mais uma duas ou três temporadas quando aposentaram ele da F1.
Acredito que não seria campeão, mas teria disputado até a última corrida com condições de ser campeão. E ainda guiaria pelo time até 2014. Pois o Hamilton saiu em 2012 e a McLaren iria precisar de alguém experiente na equipe.
O Rubens ficaria na fase Honda kkkk.
@@elsamuh pô, coitado... GP2 engine é phod@, kkk!
@@gabrielpinho7826passaria nem perto, de lutar pelo título
Rodrigo, não sei se você já abordou esse tema aqui no canal, mas penso que um episódio sobre a história da Petrobras na F1, principalmente a parceria com a Willians (que possibilitou que vários brasileiros guiassem por lá) seria muito interessante. Parabéns pelo trabalho!!
Com Ele no comando da Williams, poderia ter sido hepta+
A igreja Sennista da sexta marcha seria muito diferente!
O adm é brabo. Voltei a gostar de F1 depois de conhecer esse canal!
Eu fico imaginando se Senna não tivesse falecido em 94 o que ele poderia estar fazendo pela F1 hoje, talvez um papel de consultor? Chefe de equipe?
Consultor
@@Hugo-iz9wbMercedes Ou Red Bull?
Vish, aí complicou. Mas tenho certeza que seria pela equipe dos energéticos.
@@Hugo-iz9wb Eu também acho
Senna seria presidente da Republica.
Caaaara... O Vettel passando reto no estádio de Hockenheim foi CHOCANTE... tanto para quem viu, quanto para o próprio Vettel que simplesmente ACABOU COMO PILOTO dali em diante.... O psicológico foi pro vinagrete.
Até na linguagem corporal dele, quando fora do carro, de cabeça baixa. Ele assumiu ali algo pra ele que tirou aquela magia de outrora
Na parte em que fala sobre uma possível permanência do Schumacher na Mercedes, o adm se esquece que o Michael levava então há época uma coça do menino Rosberg. Acho que muito provavelmente o Rosberg ganharia mais títulos ou todos naquele momento!
Senna na Williams de 92 seria absurdo
Bacana demais, acho que o Senna na Williams ganharia de 92 até 97 direto, excluindo do universo paralelo o acidente de 94 é claro
Teria sido multicampeão mesmo. E continuaria guiando pela F1 até depois da virada do século. Teria conseguido correr com Alonso, Webber, Raikkonen, Button e o Massa também.
@@gabrielpinho7826e estaria correndo de f1 até hoje, somando 32 títulos mundiais
@@brunoreis9635 pow aí também não kkkkkkkk, acho que ele levaria os títulos até 1997. E em 98 iria pra Ferrari, aos 38 anos de idade.
Editando: até 1997, seria octacampeão.
@@gabrielpinho7826 94 tava tomando coro pro Schumacher!
@@KaiserGOAT7xe o Schumacher levou couro do Hill
Video muito bom. Aprendi muito. Obrigado pelas informações
Quando abro os videos ja deixo o like automatico pois sei que nao vou me decepicionar parabens admin
Ótimo vídeo! Agora, sinceramente, não acho que um pódio do Pizzonia em Spa 2004 pudesse alterar a ordem das coisas, não... Seria ainda pouco para bater de frente com a pressão da BMW.
Como é gostoso fazer um exercício de realidade paralela. Você fica remoendo o cérebro, se perguntando "o que aconteceria se tal coisa tivesse acontecido???"
Muito bom 🎉
Sensacional o episódio 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Grande trabalho como sempre parabéns pelo emprenho, só uma obs, Deus sim sabe de tudo.
Abraços
Excelente vídeo e Excelente canal !! Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻 A vida é feita de detalhes que interferem totalmente nos destinos de cada um !! Abraço
Impressionante po queria que nosso eterno Campeão tivesse tomado outro camiso... Ayrton Senna saudades ❤
A foto do Ayrton na Willians de 1992 é simplesmente impressionante... provavelmente ele teria vencido os campeonatos de 91, 92 e 93 a bordo daquele carro de outro planeta. Certamente no mínimo seria pentacampeão... somando os títulos conquistados pela McLaren (1988 e 1990)
Fala ADM. Se for rolar um segundo ep, tenho uma nesse sentido: e se o Piquet não tivesse sofrido o acidente em 87, sera que os rumos da McLaren teriam sido diferente em 88? Uma vez que ele era um piloto decente e estava inteirado com o desenvolvimento do motor Honda, será que não teríamos Piquet e Prost no mesmo time e Senna amargando mais uns anos na Lotus?
4:18 Eu ainda acho q a Ferrari ter dado uma 641/2 de mão beijada pra Williasm foi um erro, ctz q a Williams fuçou no carro pra descobrir tudo sobre ele até mesmo o cambio semiautomatico q a Williams passa a usar em 1991 deve ter sido copiado e melhorado a partir dessa 641/2, se não fosse isso provavelmente jamais a Williams teria tido o dominio q teve entre a metade final de 1991 até 1993
É meio óbvio que essa foi a razão da Williams ter aceitado um carro concorrente como indenização. Mas, ao mesmo tempo, é de se supor que a Ferrari tenha sido minimamente esperta pra tirar tudo do carro que fosse muito inovador
Em complemento: a Ferrari de 2010 e 2012 era ainda um time muito forte com Stefano Domenicalli, Andrea Stella (Eng. Alonso), Rob Smedley (Eng. Massa) e demais. Mesmo tendo esse time forte, carro bom - não melhor que Red Bull - e o sempre competitivo, rápido, estrategista e super inteligente Fernando Alonso, não conseguiu vencer. Faz parte! Nem sempre ser excelente significa vencer na temporada. Red Bull teve méritos.
Excelente vídeo! Tenho as seguintes impressões e por favor comentem sobre: a) Martin Whitmarsh teria contratado Barrichello se Button tivesse recusado. b) Ross Brawn teria ido atrás de Hamilton porque Schumacher já não rendia em 2012 nem perto de como nos velhos tempos de Ferrari.
Muito interessante saber que a saída de Schumi da Ferrari foi mais motivada por guerra de egos e poder do que qualquer outra coisa.
Canal muito bom! Estou maratonando!
Parabens pelo talendo na narração, sempre com conteúdos muito interessantes
Senna deveria ter ido para Williams 92, gostava da maneira da fidel e recíproca Honda e Senna, mas a Honda deveria ter botado as cartas na mesa que iria embora da F1 ao final de 92, deixando Senna livre para assinar com a Williams. A única coisa que deixou muita gente triste foi isso.
A Honda não tinha planejado que iria sair no final de 92, isso aconteceu pq eles fizeram uma aposta errada ao mudar para o motor V12, quando viram que não seriam páreos para a Williams eles fizeram oq sempre fazem quando isso acontece...vcs que se fodam eu to saindo.
Se Rubinho tivesse ido pra McLaren, ele teria mais vitórias no máximo umas oito a dez e muitos outros pódios o que abrilhantaria mais ainda sua trajetória na fórmula 1
Schumi na ferrari em 2007 e 2008 seriam mais dois titulos, já em 2014 acho que o Rosberg teria levado dele. O que mudaria que ao inves do Ham ter varios, o Rosberg provavelmente nao teria aposentado depois do seu primeiro e teria uma bela sequencia de titulos.
As pessoas falam de Vettel em Hockhein 2018 mas esquecem que duas provas depois foi Spa e o Vetrel venceu. Claro que abalou um pouco a confiança mas o conjunto Lewis/Mercedes foi melhor
Eu sempre falo isso, uma corrida depois ele foi 2º na Hungria, e em Spa ele venceu, de Monza em diante a Mercedes foi melhor, a realidade é essa!
@@brunomiranda2029 vou mais além: o Vettel atingiu o auge cedo demais e rápido demais. O difícil não é chegar no topo mas permanecer longo tempo. Parece que num dado momento ele perdeu a motivação,talvez até por causa da politicagem na Ferrari,a morte do Marchione etc. A ver se o msm não acontecerá com Verstarppen. Lembrando que o Vettel ganhou o título no grid com o maior número de campeões mundiais e numa das temporadas mais disputadas da história (2012).
Pelo Amor de Deus Rodrigo, vai pra TV ABERTA! O mundo precisa de profissionais com seu conhecimento e postura jornalística.
Parabéns pelo canal, pela abordagem e pela imparcialidade...
Sucesso!!!
Viciado nesse canal vc é o melhor ADM
Nome deste episódio: " Fórmula 1, no Multiverso da Loucura" 😂😂😂
Boa adm, podia fazer um vídeo parecido mas falando dos carros, exemplo: 94 sem a proibição, 2005 com pit-stop de pneu, 2021 sem a proibição do DAS.
Excelente, como sempre. Abraços de BH . . . . 🤗🤗🤗!!!!!!!!!!!
Faz a parte 2: Alonso na Renault 2007, 2008 e 2009, Raikkonen na McLaren em 2007, 2008 e 2009, Montoya na Williams em 2005 e 2006, Hill na Williams em 1997.
Tem outras historinhas bem legais tipo, o Ross Brawn declarou uma vez que o Nico Hulkenberg era a primeira opção da Mercedes caso o Hamilton não assinasse com eles em 2013, O Rubinho também quase já tinha ido pra McLaren em 95, se não me engano... enfim, esse esporte é cheio de histórias!
Tem tambem o Barrichello na McLarem em 1988 e o Piquet na McLaren em 1988, chegou a apostar e ganhar uma grana do Ron Dennis
Realmente no final da temporada de 1991 Senna tinha dois contratos na mão. O carro de outro planeta por 1992 e 93 ou Fidelidade a Honda. No fim a Honda ferrou com Senna em 1992 e 93. Saindo em 1992. Poderia ter conquistado os 5 títulos e ir para Ferrari em 1994.
A gente fala do Ayrton ir para outra equipe em 1994 por conta da fatalidade, mas no contexto da época, a Ferrari estava longe de poder disputar o título, só a partir de 1997 que tiveram chances reais. Entrar na Williams em 1992 e ficar lá até 1997 seria a melhor escolha possível para o Senna.
Muito bom vídeo!!!
Ouvi dizer que o Alonso teve a oportunidade de guiar pela RBR em 2010 mas não quis. Não sei se é real mas se for daria uma boa pequena grande história
Sempre imagino como teria sido a temporada de 1988 caso Piquet tivesse continuado na Williams com os motores Honda, imagino que a Mclaren talvez não seria dominante como foi em 88
Piquet já estava em decadência após aquele acidente de imola em 87, o título daquele ano foi um último suspiro
e o kubica na ferrari antes do acidente, o hulkenberg na vaga do rosberg em 2017
Show de bola, esse video
Senna na Williams de 92 iria ganhar tudo sem dúvidas e teria no mínimo 5 títulos.
Barrichello na McLaren (se tivesse ido em 96),teria sido sensacional! Na minha humilde opinião, acho que bateria de frente com o Hakkinen
Imagina o Senna com Williams 1992 seria pole em todas as corridas com larga vantagem
Pôxa! Queria que o Antônio Pizzonia tivesse tido uma melhor sorte na F1 com uma carreira longa por lá! O cara era talentoso e merecia!
Rapaz teve muito cara bom. Pra mim depois d Rubens o De Grase e Nascer foram os melhores. Nascer nem tanto, mas pelo menos N andou atrás dos companheiros de equipe.
Antônio Pizonia teve tanto azar que até capotou uma jaguar com o presidente da empresa no banco do passageiro enquanto fazia uma exibição kkkk.
Melhor canal de F 1. Ou talvez melhor canal . Adm é chato mas é bom no que faz. Se é chato e tô aqui todo dia.. Tem que ser muito bom. Parabéns!
Puta vídeo amigo, parabéns!!!
ADM!!!!!!
Esse vídeo é um mega roteiro de um longa metragem viu, seria incrível ver um filme assim
Pra mim os melhores são quando um piloto/time poderia ter ganho e não ganham. No caso do Schumacher, Alonso, Fitipaldi, eles já eram multi campeões, não mudaria mto nosso pensamento sobre eles
Acredito que se o senna tivesse ido em 92 em 94 estaria na Ferrari provavelmente, que era o plano dele chegar aos 5 títulos e ir pra lá.
Eu sempre falo que os deuses do automobilismo agiram para que a seca de títulos em campeonatos de pilotos da Ferrari não fosse acabada com EDDIE IRVINE, e isto pode ser visto no GP da Europa de 1999.
Acho que o Irvine foi boicotado dentro da própria equipe.
@@gabrielpinho7826sem dúvida. Porque o Schumacher foi o responsável principal pela reestruturação do time, e é claro que a última coisa que ele poderia querer é que um companheiro de equipe acabasse com o jejum de títulos da escuderia.
Olha tenho dúvidas se o Rubens poderia ter ido para Mclaren em 2010 pois não faz sentido. O Button era o atual campeão, britânico e mais jovem sendo uma escolha muito melhor que Rubens. Tanto que Button correu de igual para igual contra Hamilton nos 03 anos que ficou por lá.
Sim,guardas te o melhor para o fim.. Sabia,ha registos em video logo em 83 aquando do teste com a Williams,que sir Frank teria contratado Senna não fossem as obrigações contratuais com os actuais pilotos..
A clausula do Prost em 93 toda a gente sabe,agora essa em 92 desconhecia..
Obrigado,gosto muito do teu trabalho, parabens 👏
Cara, parece até coisa daquele filme Premonição... o Senna teve várias vezes próximo de ir pra Williams, mas acabou indo logo no pior momento possível
Essa de Rubens Barrichelo eu sabia. Na época foi bastante divulgada.
Salvo engano o Rica Penteado disse que o Alonso ficou próximo de fechar com a Rede Bull em 2008 ou 2009. E se...
Barrichello é um baita piloto, no meio dos anos 90 e até a metade dos anos 2000, era um dos melhores pilotos, fez escolhas erradas, durante toda a carreira, tivesse saído da jordam em 95, teria sido campeão do mundo sem sombra de dúvidas.
Com todo o respeito ao Barrichello, duvido muito que a McLaren o levasse realmente a sério para 2010. Jenson Button era o campeão do mundo, estava igualmente disponível e ainda por cima é inglês. Button bateu Barrichello com certa facilidade em 2009 correndo com o mesmo carro. Com Jenson a McLaren passou a ter os dois últimos campeões do mundo (Hamilton em 2008 e Button em 2009), e dois pilotos ingleses, o que garante mais patrocinios e visibilidade. Por que raios a McLaren iria preferir Barrichello ao invés de Button? No máximo o Rubens foi citado como opção a Button nas negociações da equipe com o inglês para tentar baixar os ganhos do britânico, que era o campeão do mundo, e deve ter pedido uma boa soma de dilnheiro.
Se mesmo assim o brasileiro tivesse conseguido ir para a McLaren em 2010 iria ser massacrado por um companheiro de equipe pela 3ª vez, após sofrer com Schumacher e com o próprio Button.
O brasileiro certamente venceria algumas corridas, talvez até fizesse uma ou duas poles, mas, o Hamilton iria atropelá-lo na maioria das vezes.
Exato e Button tb era mais jovem. Tudo era a favor do Button.
Faz sentido!
Hamilton não estava tão bem nesses anos, entre 2010 e 2012, e convenhamos, o Barrichello não é e nem nunca foi nenhum Kovalainen.
@@gabrielpinho7826 , amigo, o Barrichello seria massacrado por qualquer versão do Hamilton que você queira usar como referência.
Sobre o Kovalainen, concordo. Só não entendi o que isso tem a ver com o que eu disse.
Mas, já que falou nisso, Barrichello superaria um Kovalainen, ou um Coulthard, e um Ralph Schumacher, por exemplo o que obviamente não é pouco.
O brasileiro é um baita piloto, isso não se discute. Ninguém fica por tanto tempo na F-1 e sendo muito bem pago por tanto tempo, especialmente numa equipe de ponta como a Ferrari, e sendo cogitado por outras como a McLaren. Ele merece nosso respeito e admiração. E é até mais respeitado fora do Brasil do que aqui, infelizmente. Portanto, sim, Rubens Barrichello é mesmo um baita piloto. Isso é um fato. Ponto.
Mas, não está entre os grandes, e isdo também é um fato. Ponto!
A maior prova disso é que por várias temporadas o brasileiro pilotou carros dominantes tanto na Ferrari quanto na Brawn GP e só conseguiu 2 vices, com apenas 11 vitórias. Diferente, por exemplo, de um Button, que no único ano em que teve um carro vencedor faturou um campeonato, Aliás, numa temporada em que Barrichello só obteve um 3⁰ no campeonato com o mesmíssimo carro.
Durante os 6 anos em que Rubens Barrichello correu pela Ferrari a equipe italiana massacrou a concorrência, no entanto o brasileiro conseguiu apenas 2 vice-campeonatos. Nessa fase houve temporadas, como na de 2003, por exemplo, em que ele não venceu uma única corrida!
Ainda que se possa alegar que a equipe favorecia o alemão Michadl Schumacher, não é demais esperar que Barrichello extraisse bem mais com o pacote que teve nas mão por 6 temporadas. No mínimo deveria ter tivesse obtido mais vice-campeonatos e vitórias, convenhamos.
Enfim, os números são implacáveis, hostemos deles ou não. Não dá para brigar contra os fatos.
Rodrigo vc pode fazer um videodobre os Layouts de pintura das equipes? Eu queria ver a Jordan, Lotus; Wiliams, Ligier, Bebetton, Brown, é a icônica Malbpro McLaren que que estampou carros de corda e motos em diversas categorias. Peço por favor que faça esse Videio.
13:50 depressão, tristeza, dor...
Eu acho q o campeonato seria disputado até a penúltima corrida do ano...
Sem querer ser pachequista patriota, mas sim lúcido, convenhamos, a gente sabe que se o Senna vai pra Williams ainda em 1991 (na primeira conversa) ele teria levado os campeonatos de 1991 a 1997 (talvez não 1995, mas a briga ia ser muito boa com o Schumacher).
91 dependeria de quem taria na mclaren pq o Senna iria sofrer o msm que o Mansel:Quebras excessivas,talvez ele perdesse por isso.
@@Gabriel-kc1rf verdade, não tinha pensado nisso, então 1991 e 1995 eu ficaria na dúvida, mas nos outros anos daria Senna com certeza.
Rodrigo, pensa nessa pergunta: pq não há piloto bicampeão com a Williams?? Superstição de sir Frank??
Abraço
O Engraçado eh que somente 3 ocasiões a Williams usou o número 1 numa temporada.... 1981/1983 e 1998: 1987 Piquet Campeão saiu para Lotus, 1992 Mansell campeão saiu para Cart, 1993 Prost Campeão se aposentou, 1996 Hill Campeão foi para Arrows, 1997 Villeneuve usou o 1 em 1998, Senna podia ter usado o 1 em 1992 se tivesse assinado. Porém, tenho dúvidas ainda se a relação teria sido duradoura... como podemos ver acima, valorizar pilotos não era muito a praia do Patrick Head. Senna podia ganhar 1992, pedir uma fábula para renovar porque teria sido dominante demais... Enfim, são tantas possibilidades que é até meio esquisito ficar pensando
Uma ideia de playlist: dossiê piloto X.
Fazer uma dossiê do jeito fantástico q vc narra vaaaaarias histórias da f1, por exemplo dossiê Senna, dossiê Fangio, dossiê Rubinho, dossiê Mansell (meu favorito pra saber da história do cara).. parabéns pelo canal, muito foda o seu trabalho...
Rodrigo, como é feito o controle em relação ao tempo de túnel de vento que as equipes têm ?
Dava pra fazer um episódio desses só de realidades alternativas do Barrichello, já que a McLaren sondou ele já em 1995 (contrato sem garantia de vaga como titular, similar ao do Hakkinen em 1993) e depois antes dele ir pra Ferrari também sondou; o ex-empresário dele já afirmou em entrevista que o Rubinho estava na beira de assinar com a Benetton em 1996, quando o Briatore deu uma rasteira neles e levou o Berger; a Williams sondou ele duas vezes (1994 e 2003); sem contar uma realidade aonde ele tivesse ficado numa Jordan pra 1997, que tinha motores Mugen Honda melhorou demais (ao ponto do Frentzen chegar a lutar pelo título em 1999) ao invés de ter ido pra Stewart.
Super de acordo. Acho que é o piloto com mais alternativas diferentes possíveis, pois ele na década de 90 foi muito especulado pelos grandes times da época.
Rubinho se tivesse ido pra Mclaren ele continuaria como sempre foi
Excelente vídeo ADM!!! Parabéns!!!
O QUE DIZEM POR AÍ QUE HAMILTON FOI PRA MERCEDES NAO TEM HAVER COM SHUMI NAO SE DE UM PASSARINHO VERDE QUE CHEGOU NO OUVIDO DELE É INFORMOU SOBRE O ESTADO ADIANTADO DO MOTOR HIBRIDO DA MERCEDES NAO FOI COMO VC FALOU
Rubinho na Mclaren seria mais uma oportunidade de ser segundo piloto e anos depois colocar a culpa em coisas aleatórias por não ter sido campeão
Rodrigo, seria bacana contar a história da escudeira fittipaldi.
E se o Ayrton não tivesse morrido em 94... quantos mais campeonatos teria levado?? Essa será a dúvida eterna
2 (1996 e 1997) no máximo. Isso se ele ficasse na Williams, se ele fosse pra Ferrari, o que acho muito difícil até pela idade que ele tinha na época, ele não teria ganho mais nenhum. Ele teria que lidar com pilotos como Schumacher e Hakkinen, bem mais novos e que já demonstravam plena capacidade de superá-lo, e também de ser a primeira escolha de times como a Ferrari e a McLaren a partir de 95/96. Caso ele realmente ganhasse esses 2 anos que citei, ele provavelmente pararia no fim de 97 e iria pra Indy, até pq o mesmo já havia demonstrado muito interesse em correr por lá.
@@luizpaulo943 94 ele teria chance, já que o Damon Hill brigou até a última corrida do campeonato.
@@davyjonespira4954 Mas o Hill não sofreu nenhum acidente grave como o do Senna. Acredito que mesmo que ele não sofresse lesões graves, ficaria uma corrida fora, tem também o fator mental, que ficaria abalado, vale lembrar que o Senna confiava muito menos no carro que o Hill e vinha tendo muitos problemas de adaptação. Acredito que 94 continuaria sendo do Michael, 95 nemprecisa dizer, a Benetton era mais carro naquela temporada.
@@davyjonespira4954o Hill só chegou a encostar no Schumacher porque o Schumacher sofreu punições e foi suspenso por duas corridas, em um efeito borboleta que começa com uma investigação motivada justamente pelo acidente do Senna. Ou seja, com Senna vivo, o Schumacher não teria sido suspenso nessas corridas.
A situação era complicada, pois o Schumacher tinha vencido as 3 primeiras corridas enquanto o Senna tava zerado por conta da Williams quebrando. Mas tem precedente pra achar que o Senna ainda poderia se recuperar no campeonato. Em 2000, o Schumacher venceu as 3 primeiras corridas do ano, enquanto a McLaren do Hakkinen quebrou em 2 dessas corridas. Mas em determinado momento do campeonato, o Schumacher começou a ficar fora das provas e o Hakkinen passou e assumiu a liderança. No fim, o Schumacher venceu, mas essa temporada mostra como a situação do Senna em 94 ainda não era totalmente perdida, desde que a Williams agisse rápido assim como a McLaren agiu em 2000
Ainda acho que o Vettel teve mais chance de ser campeão com a Ferrari em 2017, em vez de 2018.
Ele perdeu o campeonato de 2017 por problemas mecânicos na Malásia e Japão, além da batida na largada em Singapura.
Mas Vettel pilotou demais em 2017 e se tivesse sido campeão naquele ano, creio que a história teria ficado bem mais favorável pra ele na Scuderia.
Vettel guiou demais pela Ferrari entre 2015 e 2018. Ele foi o único piloto que bateu de frente com as Mercedes e acho que ele teria ganho apenas em 2018 se não fosse a batida no GP de casa quase no final da corrida.
Fittipaldi campeão em 76
Senna campeão em 92 e 93
Barrichello brigando por título em 2010
Porque parece que a falta do "e se?" é pior pra gente? :(
Esse backstabbing da Honda pra cima do Senna sempre me impressiona. Nunca imagino esse nível de crocodilagem vinda de japonês
Eu acredito se Senna tivesse corrido pela Willians em 92 ele provávelmente nao teria sofrido o acidente de imola em 94 porque o carro seria todo ajustado para ele , lembrando que quando ele entrou na williams em 94 ele tava começando a ajustar o carro para ele e inclusive na semana do acidente soldaram a barra de direção do carro dele
Com certeza, ele não teria morrido e ainda teria faturado os títulos de pilotos de 1992 a 1997. Seria um timing perfeito pra ele. E em 1998 teria ido pra Ferrari, ou então ae mudaria pro time de Maranello em 1996 ou 1997, mas sem garantia de que ganharia títulos com a Ferrari.
@@gabrielpinho7826eu duvido muito que em 98 o Senna ainda estivesse na F1, não só pela idade, mas porque ele às vezes já parecia meio de saco cheio do ambiente
Barrichello na Mc Laren teria sido um fim de carreira mais do que digno. Pena que o destino não quis.
Senna na Willians 92... Seria todas as corridas e poles dele...
Conheço mais alguns" SE "
Se o Schumacher tivesse continuado na benetton 96 97
Se o Hill tivesse continuado na williams em 97
Se o alonso tivesse continuado na mclaren em 2008
1) Schumacher na Benetton de 1996 creio que ainda teria chance de disputar um 3º título, mesmo contra a Williams fortíssima daquele ano. A Benetton só fraquejou depois que o alemão e vários engenheiros migraram para a Ferrari.
2) Hill x Villeneuve na Williams em 1997 acho que seria mais disputado do que em 1996. Mas essa disputa poderia abrir uma brecha para o Schumacher na Ferrari estragar a festa dos dois, assim como o Kimi Raikonnen fez contra as McLarens em 2007, hehe
3) Alonso só ficaria na McLaren em 2008 se o Hamilton saísse, não havia mais clima para ter os 2 na mesma equipe. Nesse caso, creio que por ser mais experiente e errar menos que o Hamilton naquela época, Alonso seria campeão com uma diferença um pouco maior em relação ao Felipe Massa.
Hill na Williams em 97 é um "e se" bem subestimado. Se só com Schumacher e Villeneuve disputando de verdade o título já foi aquela carnificina, imagina então botando mais um rival do Schumacher tendo carro competitivo nessa equação
A do Fittipaldi eu sempre me pergunto, e outra coisa que me pergunto: E se Ronnie Peterson não tivesse morrido naquele acidente em Monza em 1978? Seria campeão ao invés de Mario Andretti?
Não seria (pelo menos na Lotus), pois em 78 ele era o segundo piloto (no contrato dele era claro isso), tanto que em algumas corridas ele teve que tirar o pé para não ameaçar o Mario Andretti.
Amigo Rodrigo, das hipóteses realmente viáveis que poderiam ter sido concretizadas:
1)Emerson Fittipaldi na McLaren e campeão em 1976!
2)Alesi na Williams em 91;
3)Senna na Williams em 92
4)Schumacher ainda na Ferrari em 2007 e 2008....
Faz um video da carreira do roberto puppo moreno!
Rubinho na MacLaren com Hamilton seria a reedição de Piquet na Willians com Mansell 86/87. A equipe inglesa faria tudo para fazer um inglês campeão do mundo, mesmo este sendo um segundo piloto 😜
Rubinho já estava em decadência. Se não conseguiu fazer frente ao Button na Brawn GP, muito menos contra o Hamilton na McLaren.
Já pensaram se o schumi continua em 2013 com a Mercedes talvez ele não poderia esquiar por ser perigoso e a história seria outra
Bem pensado
Essa season de 2010 foi maravilhosa.
Vettel não havia liderado o campeonato em momento algum no ano, saiu líder só na última corrida.
Mais um baile como aconteceu com Button.
Se Barrichello tivesse corrido com Lewis seria mais completo do que é, seria um excepcional acertador de carro, pq Barrichello é excepcional
Sou muito fã do Schumacher, o acar era diferente mesmo!
Eu tava pensando sobre isso após ver uma foto no twitter de 2012 do Schumacher na Mercedes e quando atualizei a timelime apareceu um tweet do perfil splash and go com o link do vídeo 😂
Sobre o Senna, pelo menos se estivesse na Williams antes, teria mais tempo para se adaptar ao carro, evitando as conhecidas "gambiarras" que, junto com outros fatores, levaram ao acidente que ceifou sua vida. Em termos de competição, não tenho dúvidas que 92 e 93 ele levava tranquilo.
Senna assina com a Williams em 92, ganha os dois próximos campeonatos. Em 1994, a FW16 é desenvolvida já tendo em vista sua participação. A coluna de direção é feita corretamente e não precisa ser alongada com um remendo. Esse é o universo paralelo que eu gostaria de viajar.
Faltou 2 cenários.
Um e se o barrichello não deixa o shummy vencer na Áustria e o principal cenário q era pra ter começado com ele, e se o Senna completa a curva tamburolelo em 94....
Sensacional!!!
Ótimo. Esse What if!
Acredito que uma decisão que impactou muitas carreiras e até titulos foi o Derek Warwick recusar a Williams para a temporada de 1985 !
Eu acho que se Senna fosse para Williams em 92 ele se aposentaria no final de 93 com 5 títulos sem concordar com as mudanças no carro iria correr na Indy e depois no wec, talvez até conquistasse a tríplice coroa e se tornaria comentarista
Eu tenho um pensamento muito louco que o Senna poderia vir a se candidatar a presidente em 2002 e ser facilmente eleito em vez do... vocês sabem quem