Bem Rebeca, temos a regra e os detalhamentos: A regra é: ao final do casamento se soma tudo adquirido onerosamente (então, exclui doações e herança, mas inclui prêmios de loteria) e divide por dois; fica metade para cada um. Os detalhes (a parte chata): - O que um deu de presente ao outro ou pagamento de dívida feita pelo outro é diminuído da metade do que foi beneficiado. O que deu ou pagou adiciona à sua metade. - O que cada um doou a terceiro sem a concordância do outro (nos casos em que precisava, como imóvel) também diminui da metade de quem doou, se não der para resgatar para ser dividido. E o pior é que esse regime bem podia ter acabado na reforma do Código Civil que está ocorrendo agora mas, vai continuar, arghhhh...
Na comunhão universal, tudo se junta. Na morte de um dos cônjuge com dois filhos fora do casamento, fica metade para os filhos e metade para o cônjuge sobrevivente ou fica tudo para o cônjuge?
Magnífica aula.
Professor, então no regime de separação de aquestos eu posso somar tudo( que foi adquirido durante o casamento) e dividir por 2?
Bem Rebeca, temos a regra e os detalhamentos:
A regra é: ao final do casamento se soma tudo adquirido onerosamente (então, exclui doações e herança, mas inclui prêmios de loteria) e divide por dois; fica metade para cada um.
Os detalhes (a parte chata):
- O que um deu de presente ao outro ou pagamento de dívida feita pelo outro é diminuído da metade do que foi beneficiado. O que deu ou pagou adiciona à sua metade.
- O que cada um doou a terceiro sem a concordância do outro (nos casos em que precisava, como imóvel) também diminui da metade de quem doou, se não der para resgatar para ser dividido.
E o pior é que esse regime bem podia ter acabado na reforma do Código Civil que está ocorrendo agora mas, vai continuar, arghhhh...
Muitíssimo obrigada 😘👊🏻
Cadê o vídeo fideicomisso?
Aqui --> ruclips.net/video/vA1E0XP7a28/видео.html , grato por avisar, já vou consertar no comentário.
Fixe esse link no comentário no início. Faça como se fosse um comentário normal e no três pontinhos, fixe no início.
Acabei de comprar um dos seus livros!
Parabéns professor!
Sucesso!!
Parabéns mestre.
Na comunhão universal, tudo se junta. Na morte de um dos cônjuge com dois filhos fora do casamento, fica metade para os filhos e metade para o cônjuge sobrevivente ou fica tudo para o cônjuge?