Como gosto da Maria Rita Kehl! Que clareza... que conhecimento... que simpatia e honestidade de fala! Muito oportuna esta palestra. Gostei imensamente.
O ressentimento é de fato um afeto tangencialmente humano. E, logo pouco gente se interessa pelo tema. O ressentimento nos desloca da responsabilidade e como disse a professora Kehl, perdoar é humano, se vingar é divino!!!
Quando a estrutura psíquica é vista como uma construção histórica, há um diferencial marcante. Maria Rita sendo muito competente na exposição. Fala para todos os públicos sem rebaixar o conteúdo.
Grande admiração por Maria Rita Khel! Fico impressionada com a clareza, sensibilidade e inteligência com as quais ela analisa contextos tão amplos! Obrigada por essa palestra!
Maravilha!! Sempre pensei tudo isso... Sou censurada por expor uma ou outra dessas abordagem, não me escondo, assumo minhas fraquezas ou não. Agora ficou mais claro o que mágoa/ ressentimento, tenho os dois. Vou assistir mais vez para assimilar melhor. O texto falou comigo!!
O ressentimento é o tesouro do fracasso. Quanto mais ressentimento, maior é o peso nas costas de quem o detém. Se você quiser ter uma vida abundante, perdoe de coração quem te feriu. Tire as pedras do ressentimento de dentro do seu coração para poder ir mais rápido e mais leve para a vida. Com alegria, leveza e abundância sempre
O livro dela sobre o tema é muito bom, pena que tem oportunistas usando do termo para deslegitimar a luta de um cidadão pelos direitos ultrajados ao longo de anos.A coisa fica assim,se vc luta pela sua causa,vc é um ressentido;se não luta,é da paz..."é preciso estar atento e forte".
A gente pode se refletir nos comportamentos do ressentido já que todos nós de um jeito ou outro gostamos de ser vítimas no trabalho, amor, amizade, etc. Ainda é comum ser um ressentido sem saber e só os outros podem vê-lo.
Creio que a igreja católica contribuiu muito com a idéia de sermos vítimas , afinal Cristo é A vítima . Muito esquisito essa ideia dele ter se entregado passivamente a Pilatos , sabendo muito bem do que estava pra acontecer . É um caso único na história das mitologias , um herói que se entrega ao opressor .
Agora vai falar isso pros gurus da nova direita (Pondé e outros piores), eles simplificam tudo, resumem tudo num apanhado de conceitos e ideias mal orientadas. Um salve à lucidez intelectual! Ótima comunicação!
😆 Pondé e alguns outros tem um estilo diferente, não falam com a intenção de agradar massas ou de justificar grupos ressentidos. Claro que, às vezes, isso causa o incômodo e o ressentimento de alguns...
Sou muito ressentido. Mas todas ás vezes em que penso em me livrar disso, penso: e o que me estará, se eu não puder mais acusar a Eles, os Ofensores?. É horrível.
Curiosa essa relação da "pulsão de vida" e "pulsão de morte" e a questão da agressividade e ressentimento .... Tenho um irmão apenas 18 meses mais velho que eu que foi ardentemente agressivo em sua busca de valoração existencial. Sem explorar a questão do ressentimento desenvolvido por algumas atitudes agressivas das quais não pude me defender, fica mais simples e direto para mim entender "agressividade" como um "desvio da pulsão de morte" do de fato como "pulsão de vida". Também gostaria de colocar a "procrastinação" por mim desenvolvida como um produto do desvio da pulsão de vida do que propriamente como pertencendo ao grupo dos intintos de morte como observado pelo "Cultura e Cia".
Eu aqui! Tô quase redigindo uma carta aberta póstuma a Pero Vaz de Caminha, só pra atualizar do que tá rolando (vou precisar dosar o ressentimento viu.. rs)
Preciso fazer terapia novamente. Tenho o livro da clínica psicanalitica a mais de 10 anos se nao me engano. Fui ler novamente algumas partes do lviro e estou aqui vendo a Rita Kehl... perdi meus pais a muito tempo e este ressentimento é muito antigo e ainda sinto que é forte em mim. Tenho que resolver isto
prezada intelectual Maria Rita Kehl espero que você já tenha reebido meu livro "Fontes do pensamento de Jacques Lacan" produzido pela Summus Editorial São Paulo 2021. Faça boa leitura. Cordialmente Wilson
Gostei muito da palestra. Cada país precisa viver a sua realidade. Nós somos um país agrário, temos nossos problemas sociais assim como a europa e os Eua tem os problemas dele. O meu povo trabalha feito escravo e não tem tempo para ler história do Brasil.
Espetacular reflexão do ressentimento. Bem próprio do ser humano. Nietzsche esta com a rezão quando o homem postula a ideia de deus ou deus como afeto ao ressentimento pelo universo infinitamente superior a sua psicofisiologia.
"...por outro lado, algumas coisas não podem ser esquecidas..." Pois é, é fácil fazer a análise teórica e colocarmo-nos todos como analistas, fora da situação em que tudo se joga. Difícil é, na nossa vida, aplicar toda essa teoria e fugir de qualquer ressentimento.
Também acho difícil me livrar do ressentimento... Sou nerd desde criança, na época em que ser nerd era o mesmo que ser babaca. Hoje a sociedade diz que ser nerd é ser uma pessoa inteligente, de bom gosto etc, ou seja, só coisas positivas... Pura mentira e disfarce do ressentimento nerd. Mas acho que a palestra foi ótima, pois, mesmo sendo teórica, serve como um guia para a gente tentar se livrar do ressentimento. Ela disse que o brasileiro é bonachão, carnavalesco etc... Pelo menos é uma imagem socialmente mais aceitável do ressentimento do que a que os americanos mostram por aí, onde pegam uma arma e saem atirando nas escolas e universidades, sei lá.
Fico pensando nos indivíduos que, ao contrário, se auto recriminam, auto acusam (com uma boa dose de narcisismo aí), por terem sido traídos, sofrerem algum tipo de violência, ou, quando há quebra de expectativa. A culpa/divida e suas implicações (sadismo, masoquismo, etc), me parece, estão embutidas no ressentimento.
sim, joão, não é de se esperar que ela tenha aprendido "direitinho" considerando que a mesma já discorreu sobre o assunto em um livro e diversos artigos.
Equação: Desgosto deriva em Ressentimento , evoluí para Inveja de Repetição, geralmente resultando em Ódio Destrutivo. Cuidado ! Olhos te veem e olhos te cobiçam ! Não se come na frente quem tem fome !!!
Sim , a culpa é do pobre por ser ressentido e ele deve se contentar com a desigualdade social , fome e falta de acesso à saúde , educação etc . Não entendeu absolutamente nada do vídeo !
Sou muito ressentido com a falta de patriotismo das pessoas desse nosso pais, sou ressentido com a opção de degradação sócio moral tomou demasiado gosto pelo crime, desordem, drogas e anti cultura, sou ressentido quanto aos governantes, sou ressentido quanto a justiça e leis deste Pais. Porem... não me sinto nem um pouco pior por isso, muito menos culpado.
penso que a grande "lacuna" na sociedade brasileira ,seja a ausência da Consciência.o brasileiro precisa cultivar o que os povos dos países mais desenvolvidos já têm naturalmente no seu "DNA social": a Consciência.Do ponto de vista político no Brasil, o passo num 1 deve ser: o voto eleitoral facultativo; enquanto eu for obrigada a votar, mesmo ainda com a possibilidade de anular o meu voto, por não compactuar de forma Consciente com o que aí está, eu não vivo num país democrático...é uma grande palhaçada e parece que os brasileiros vivem literalmente entorpecidos...e este é um claro indício de ausência da CONSCIÊNCIA, extensivo inclusive à juventude do meu país...é uma pena isto.Parabéns Maria Rita.
Alguém 2024?
🙋♀️
👍
Eu
Eu.
Como isso é tão atual! Que bela avaliação do ressentimento
Que mulher brilhante, inteligente e sensata
Como gosto da Maria Rita Kehl! Que clareza... que conhecimento... que simpatia e honestidade de fala! Muito oportuna esta palestra. Gostei imensamente.
Uma palestra que encaixa muito com a situação atual no brasil!
Gosto de voltar e rever suas palestra!
São muito especiais no meu dia a dia !👏👏👏👏
Excelente. Clareza, propriedade do assunto, esclarecimentos...
Como sempre Maria Rita Kehl maravilhosa ✊🏻👏🏻👏🏻
Nossa deslumbrante a tua fala
Olhando o Brasil de hoje é impossível imaginar que esse país já produziu alguém com a profundidade intelectual dela!!
Nossa como pode ser tão atual
Em 2024 voltando a ouvir 10 anos depois da primeira vez. ❤
Superação sem limites. Fortaleza Ceará
O ressentimento coletivo explica muito como o Brasil chegou a esse ponto…
Que didática maravilhosa ❤
Muito bom!! Muito atual tb!! Uau
O ressentimento é de fato um afeto tangencialmente humano. E, logo pouco gente se interessa pelo tema. O ressentimento nos desloca da responsabilidade e como disse a professora Kehl, perdoar é humano, se vingar é divino!!!
Muito bom 👌🙏
Maria Rita Kehl e TUDO !!!!!!!
Excelente colocação sobre o Brasil.
Quando a estrutura psíquica é vista como uma construção histórica, há um diferencial marcante. Maria Rita sendo muito competente na exposição. Fala para todos os públicos sem rebaixar o conteúdo.
Muuuito boa a aula
Muito bom 😊
Grande admiração por Maria Rita Khel! Fico impressionada com a clareza, sensibilidade e inteligência com as quais ela analisa contextos tão amplos! Obrigada por essa palestra!
Excelente analise!!!
Maria Rita maravilhosa! 💕
Gente, ela falou tudo que eu penso do Brasil. Mas de forma muito esclarecedora e contextualizada. Excelente.
É uma apresentação para ser vista 20x. Sra. Kehl é incrível!!!
Já tive minha fase de magoada ressentida e ainda oscilo,mas luto para não continuar ressentida, pois ela nos torna hostil intolerante.
Leiam o livro "Podres de Mimados - as consequências do sentimentalismo tóxico"
Do psiquiatra Theodore Dalrymple
Maravilhosa e atualíssimo
Maravilha!! Sempre pensei tudo isso... Sou censurada por expor uma ou outra dessas abordagem, não me escondo, assumo minhas fraquezas ou não.
Agora ficou mais claro o que mágoa/ ressentimento, tenho os dois. Vou assistir mais vez para assimilar melhor. O texto falou comigo!!
Você é rara. Parabéns.
Obrigada pelo conteúdo incrível! O Brasil inteiro devia parar para assistir esse vídeo. Ele foi muito útil para o meu crescimento pessoal.
Que chacoalháo, obrigada
Estou a cada dia, mais fascinada por esta senhora. Adorei!
Geetygŕggetg4tgéþ4gtŕëhhggrêhhvhchvyh5yvhhtrhr5h5chéggtgg44rgggggrg4géé45heggg544ggg5g55hgťftfģttgghtdegh47Palestra e ñ bb6ubbbbb6b7
Maravilhosa palestra!
Bem interessante! E legal mesmo é livrar-se de todas essas nhacas de ressentimento e tal!
Obrigada. Entendi e aqui começo a identificar meus ressentimentos.
Palestra maravilhosa!!
Maria Rita é de uma riqueza intelectual incomparável. Parabéns . Tenho o livro , é uma pena que o tamanho das letras é bem pequeno.
Perdão é o remédio.
O ressentimento é o tesouro do fracasso. Quanto mais ressentimento, maior é o peso nas costas de quem o detém. Se você quiser ter uma vida abundante, perdoe de coração quem te feriu. Tire as pedras do ressentimento de dentro do seu coração para poder ir mais rápido e mais leve para a vida. Com alegria, leveza e abundância sempre
Maravilhosa e contundente palestra. Parabéns!
...”Nem que seja no juízo final.” Muito bom!!!
Excelente exposição,adorei!
Legal o modo como ela se mantém no isolado da pesquisa, o ressentimento. As citações são extraordinárias.
O livro dela sobre o tema é muito bom, pena que tem oportunistas usando do termo para deslegitimar a luta de um cidadão pelos direitos ultrajados ao longo de anos.A coisa fica assim,se vc luta pela sua causa,vc é um ressentido;se não luta,é da paz..."é preciso estar atento e forte".
Creio que a ciência psicológica está aprendendo que tem muito a aprender. A mente não é óbvia.
Excelente! Obrigada por nos ajudar a compreender melhor nós mesmos e o Brasil!
que mulher maravilhosa ♥️
Excelente! Parabéns!!!
A gente pode se refletir nos comportamentos do ressentido já que todos nós de um jeito ou outro gostamos de ser vítimas no trabalho, amor, amizade, etc. Ainda é comum ser um ressentido sem saber e só os outros podem vê-lo.
Creio que a igreja católica contribuiu muito com a idéia de sermos vítimas , afinal Cristo é A vítima . Muito esquisito essa ideia dele ter se entregado passivamente a Pilatos , sabendo muito bem do que estava pra acontecer . É um caso único na história das mitologias , um herói que se entrega ao opressor .
Obrigada Maria !
Obrigada Silas por repostar o video !
Baita vídeo!!!!!!@
Está muito bem explicado como nossa sociedade é tão infantil.
Excelente a Maria Rita Kehl.
Muito boa, palestra maravilhosa.
Muito bom.
Excelente !
Muito interessante!! ( 2018)
Vc pode comer desde que dívida a tua comida com outra. Pode ser para algumas pessoas divertida
Agora vai falar isso pros gurus da nova direita (Pondé e outros piores), eles simplificam tudo, resumem tudo num apanhado de conceitos e ideias mal orientadas. Um salve à lucidez intelectual! Ótima comunicação!
😆 Pondé e alguns outros tem um estilo diferente, não falam com a intenção de agradar massas ou de justificar grupos ressentidos. Claro que, às vezes, isso causa o incômodo e o ressentimento de alguns...
Pondé é co-responsável por esse inferno em que o Brasil se enfiou.
@@paulorenatonunesdeoliveira8659 com certeza.
Sou muito ressentido. Mas todas ás vezes em que penso em me livrar disso, penso: e o que me estará, se eu não puder mais acusar a Eles, os Ofensores?. É horrível.
Curiosa essa relação da "pulsão de vida" e "pulsão de morte" e a questão da agressividade e ressentimento .... Tenho um irmão apenas 18 meses mais velho que eu que foi ardentemente agressivo em sua busca de valoração existencial. Sem explorar a questão do ressentimento desenvolvido por algumas atitudes agressivas das quais não pude me defender, fica mais simples e direto para mim entender "agressividade" como um "desvio da pulsão de morte" do de fato como "pulsão de vida". Também gostaria de colocar a "procrastinação" por mim desenvolvida como um produto do desvio da pulsão de vida do que propriamente como pertencendo ao grupo dos intintos de morte como observado pelo "Cultura e Cia".
O ressentindo é na verdade aquele que não admite a sua impotência diante de uma injustiça. Ainda que não há injustiça.
Alguém em 2020 assitindo com toda está ascensão dos governos e discursos bolsonaristas?
Eu aqui! Tô quase redigindo uma carta aberta póstuma a Pero Vaz de Caminha, só pra atualizar do que tá rolando (vou precisar dosar o ressentimento viu.. rs)
Obrigada
Exatamente
2021 e quase 500k mortos. Não venha pra cá
@@thaless.2508:Já passamos de 600 mil! Outubro de 2021!
Perdoar é humano se vingar é divino.
Preciso fazer terapia novamente. Tenho o livro da clínica psicanalitica a mais de 10 anos se nao me engano. Fui ler novamente algumas partes do lviro e estou aqui vendo a Rita Kehl... perdi meus pais a muito tempo e este ressentimento é muito antigo e ainda sinto que é forte em mim. Tenho que resolver isto
Já percebe o ressentimento agora é desenrolar como afeta tuas escolhas
prezada intelectual Maria Rita Kehl espero que você já tenha reebido meu livro "Fontes do pensamento de Jacques Lacan" produzido pela Summus
Editorial São Paulo 2021. Faça boa leitura. Cordialmente Wilson
Maria Luiza Mendonça grande artista!
Gostei muito da palestra. Cada país precisa viver a sua realidade. Nós somos um país agrário, temos nossos problemas sociais assim como a europa e os Eua tem os problemas dele. O meu povo trabalha feito escravo e não tem tempo para ler história do Brasil.
Me perguntando sobre os povos indígenas.
Espetacular reflexão do ressentimento. Bem próprio do ser humano. Nietzsche esta com a rezão quando o homem postula a ideia de deus ou deus como afeto ao ressentimento pelo universo infinitamente superior a sua psicofisiologia.
Todos que não sejam os executores.
Todos que não sejam os executores.
"...por outro lado, algumas coisas não podem ser esquecidas..." Pois é, é fácil fazer a análise teórica e colocarmo-nos todos como analistas, fora da situação em que tudo se joga. Difícil é, na nossa vida, aplicar toda essa teoria e fugir de qualquer ressentimento.
Também acho difícil me livrar do ressentimento... Sou nerd desde criança, na época em que ser nerd era o mesmo que ser babaca. Hoje a sociedade diz que ser nerd é ser uma pessoa inteligente, de bom gosto etc, ou seja, só coisas positivas... Pura mentira e disfarce do ressentimento nerd.
Mas acho que a palestra foi ótima, pois, mesmo sendo teórica, serve como um guia para a gente tentar se livrar do ressentimento.
Ela disse que o brasileiro é bonachão, carnavalesco etc... Pelo menos é uma imagem socialmente mais aceitável do ressentimento do que a que os americanos mostram por aí, onde pegam uma arma e saem atirando nas escolas e universidades, sei lá.
Fico pensando nos indivíduos que, ao contrário, se auto recriminam, auto acusam (com uma boa dose de narcisismo aí), por terem sido traídos, sofrerem algum tipo de violência, ou, quando há quebra de expectativa. A culpa/divida e suas implicações (sadismo, masoquismo, etc), me parece, estão embutidas no ressentimento.
Má consciência e ressentimento são conceitos desenvolvidos na Genealogia da Moral de Nietzsche, ela aprendeu bem direitinho.
sim, joão, não é de se esperar que ela tenha aprendido "direitinho" considerando que a mesma já discorreu sobre o assunto em um livro e diversos artigos.
Equação: Desgosto deriva em Ressentimento , evoluí para Inveja de Repetição, geralmente resultando em Ódio Destrutivo. Cuidado ! Olhos te veem e olhos te cobiçam ! Não se come na frente quem tem fome !!!
Acho que nessa categoria também percebemos ressentimento no invejoso...
Eu, setembro de 24
E quando o ressentimento é por nós mesmos. Como sair desse buraco?
Nós brasileiros temos ressentimento de pessoas ricas independente de serem ricas por merecimento ou não...
Sim , a culpa é do pobre por ser ressentido e ele deve se contentar com a desigualdade social , fome e falta de acesso à saúde , educação etc . Não entendeu absolutamente nada do vídeo !
Aceitar que do meu ideal há uma distância
Pensando aqui que o movimento negro no Brasil tem um ressentimento, mas que foi a luta.
NÃO SE COME NA FRENTE DE QUEM TEM FOME !!!!
Talvez estejamos trabalhando e nos trabalhando para comprar ou adquirir nossa liberdade.
" O ressentimento é uma espécie de desmoralização da ação política!" (Maria Rita Kehl, 2014).
A traição , A INGRATIDÃO! Geradores do ressentimento ! Conheço gente assim ! Quer continuar sendo vítima !
As pessoas têm medo de exclui o personagem
o nome desse filme do fim ?
Maria Carolina Da Cruz Lasta 43:56?
"Quanto vale ou é por kilo?"
sou péssima com nomes de filmes, mas acho que é isso.
Esse video é d q ano ?
Deve ser entre 2008 e 2009.
Sou muito ressentido com a falta de patriotismo das pessoas desse nosso pais, sou ressentido com a opção de degradação sócio moral tomou demasiado gosto pelo crime, desordem, drogas e anti cultura, sou ressentido quanto aos governantes, sou ressentido quanto a justiça e leis deste Pais. Porem... não me sinto nem um pouco pior por isso, muito menos culpado.
Mais fácil o " fraco"
Juízo final é uma ilusão.
Seria o juízo pessoal qdo próximo real ou imaginário de morte.
Só passando pra dizer que as passagens de slides lembram um copo de cerveja pixelado. Obg. De nada.
penso que a grande "lacuna" na sociedade brasileira ,seja a ausência da Consciência.o brasileiro precisa cultivar o que os povos dos países mais desenvolvidos já têm naturalmente no seu "DNA social": a Consciência.Do ponto de vista político no Brasil, o passo num 1 deve ser: o voto eleitoral facultativo; enquanto eu for obrigada a votar, mesmo ainda com a possibilidade de anular o meu voto, por não compactuar de forma Consciente com o que aí está, eu não vivo num país democrático...é uma grande palhaçada e parece que os brasileiros vivem literalmente entorpecidos...e este é um claro indício de ausência da CONSCIÊNCIA, extensivo inclusive à juventude do meu país...é uma pena isto.Parabéns Maria Rita.
*...dessas abordagens...
"Perdoar é humano, se vingar é divino!" Amor divino: se você não amar a Deus! Sua alma irá pro inferno!
País infantil ressentidos.