Como boa pensadora, Maria Rita Kehl, sabe que todos os acontecimentos e conceitos sociais estão impregnados da dimensão política que permeia as experiências de existencia e resistencia.
Realmente eu admirava essa psicanalista... Porém, as colocações políticas não partilho... Mas respeito a opinião dela... Sem ressentimentos⚘ Parabéns Karnal... você realmente conseguiu ser um bom ouvinte... apesar das falas👏👏👏👏
Tive essa reflexão a pouco tempo, tinha muito ressentimento de um fato na minha vida, pensando mais a fundo sobre isso percebi que minha magoa era na verdade de ter aceitado por quase 5 anos a situação e não ter tido atitude... o ressentimento era sobre eu mesma.
Nossa, ótima percepção! Eu estou me separando, o outro que quis por questões internas dele, Sinto um ressentimento tremendo de coisas que ele me disse, tentando justificar a separação. Foram 2 anos de pandemia e 1 ano no exterior, muitos sentimentos não digeridos e trabalhados. Eu percebia que ele não estava bem, mas achava que era uma fase que poderia ser superada, sabendo também que poderia terminar em separação. Eu estava ali no jogo...agora meu trabalho é entender se esse ressentimento é com ele ou comigo ou com os dois rs reconheço que estava ficando insustentável. Já fiz umas duas vezes meditação com esse foco e sempre me sinto melhor depois. Boa sorte na sua cura, Josy!
Entrevista maravilhosa! Maria Rita é uma psicanalista excelente, fala com propriedade e sem arrogância, adorei. A melhor parte foi a declaração de que Lula será o próximo presidente!❤️
Esclarecendo que não sou politicamente partidária de A, B ou C, creio que seus belíssimos programas têm nos deleitado com seu português e sua cultura invejáveis, seu poder de se comunicar de maneira deliciosamente leve e isenta, esse é o primeiro em que vejo um participante inserir opinião política onde, a meu ver, não cabe. O que fascina em seu discurso, Professor, é a maneira como o conduz magistralmente, sem entrar em questões pessoais. Isso é SABEDORIA! PARABÉNS!
Eu cresci num ambiente muito desigual, tanto na família entre tios, etc, quanto na escola depois. E eu geralmente era o mais pobre, onde eu acho que desenvolvi meio que esse ressentimento de classe "eu sou pobre e não é culpa minha". Até hoje tenho essa pitada de raiva e inveja dos outros que têm acesso muito mais facilitado do que o meu a oportunidades, sejam elas: estudo, viagens, até tratamento médico.
A entrevista foi na época da pandemia, então foi permeada por falas do momento q vivíamos. MAS O TEMA “RESSEMRIMENTO” DEVERIA TER SIDO O FOCO, ERA O QUE MUITOS ESTAVAM SEDENTOS PARA ENTENDER E APRENDER. Mas foi válido! Insights importantes. Obrigada
Olá Karnal,admiro muito vc, mas notei na Maria Rita um forte ressentimento no na questão q envolve a atual fase política do Brasil. Um abraço, fique com Deus.
Ressentida da cabeça aos pés. Não deu para ficar na "plateia" assistindo a uma entrevistada que coloca a Ciência na "prateleira" e expõe o seu posicionamento político sem qualquer auto-observação. Como confiar em um profissional com esse perfil?! Postura péssima !
Tive a mesma impressão de que a entrevistada nutre forte ressentimento pelos últimos acontecimentos políticos, que geraram desgastes na esquerda brasileira.
Então, tenho a impressão que a entrevistada tenha um certo ressentimento... politicamente falando. Parabéns para o Karnal que sabe ouvir e faz uma cara de paisagem , educadamente, e não entra na questão política.
Prof .Karnal,admiro muito tudo que posso perceber em suas postagens! Respeito suas mensagens,posicionamentos;gosto de ouvir a entoação ,inflexão de sua voz. O conteúdo de hoje foi bem esclarecedor para mim,porem,mesmo não admirando ou simpatizando com qualquer politico de meu tempo,não me senti confortável com essa acintosa defesa de uma posição politica.Sentiria o mesmo se a tendência fosse para qualquer outra ideologia,até porque neste paisinho grande em tamanho e habitado por grande maioria de imbecis,a unica politica é: QUERO LEVAR VANTAGEM,O POVO QUE SIFU!
O professor Leandro Karnal sempre muito atencioso nas suas entrevistas e que conversa maravilha abordando vários assuntos do passado e atuais . Muito obrigada pelo vídeo 🙌🙌👏👏
Muito interessante a análise socio-política da sociedade brasileira que a Maria Rita faz frente à questão do ressentimento na construção desse tecido social tão enfermo que é o nosso. Amei. Todo país que quiser de fato evoluir e se desenvolver humanamente tem que enfrentar os seus desafios de desigualdade e injustiça social. Querer boas escolas, bons hospitais, boas estradas não é coisa de "c0mun1st4".
Maria Rita Kehl é tão maravilhosa, eu adoro a voz "profunda" dela, meio rouca, meio doce, meio advinda das sombras sem medo do sol a pino dos trópicos.
@@martimalvesdelima6536 a sua observação é perfeita! Atenção e cuidado com a escrita revelam conhecimento e, como decorrência, a capacidade de discernir.
⊙⊙ Eis que certa senhora-ilustre, finada, Branca ALVES de LIMA discordaria dessa assertiva. Ecos, reflexos revigorados de uma ELITE intelectual inconteste :D
Tema muito interessante e a condução da entrevista pelo Karnal é perfeita. Karnal é excelente em tudo o que faz, inclusive como entrevistador. Pena que a entrevistada politizou demais a discussão. Mas valeu a reflexão sobre o tema.
Papo inteligente e outro assunto Adoro quando, o historiador Karnal entrevista, pessoas que não conhceriamos em nossas vidas cotidianas. Pessoas que pensam além do comum. O ressentimento para mim. Tinha outro sentido. Hoje na minha visão quem a tem é uma pessoa omissa. Sem luta, sem sentimento de luta com o coletivo. Muito intetessante jamais veria por este contexto.
Interessante, essa conversa. Mesmo com prós e contras, no que se refere à política. Penso que amigo, fala pra você. Alguém que fala coisas particulares sobre você, para terceiros, deveria rever o conceito de amigo. Ressentimento, é algo terrivel, um veneno que faz uma pessoa morrer aos poucos. É preciso se libertar disso. Deixar ir. Estou aprendendo que não podemos controlar o que nos acontece . Mas podemos controlar como vamos reagir e com o que nos acontece. Aceite o que aconteceu, ainda que seja injusto. E deixe que a dor se vá. Supere isso. Pode parever fácil, mas quem está ferido sabe a dor que sente. Ainda assim, siga em frente. Supere isso. E depois talvez descobriremos que o que poderia ser um ressentimento, e nos destruir aos poucos, tornou-se um livramento .
Amigo foram só 5 minutos de análise, a partir daí a coisa foi descambando e quando chegou aos 19 minutos então cruz credo, era mais achismo e questões ideológicas do que psicologia mesmo. Nessas horas que reconheço a importância que o conselho de psicologia dá para fiscalização no sentido de não permitir que profissionais nas suas atuações misturem suas técnicas reconhecidas com ideologia, feminismo, questões políticas, questões religiosas, Senão acaba Igual essa entrevista aí um Balaio de Gato
Excelente tema, ótimos esclarecimentos da entrevistada, muito útil para vencer esse sentimento que atrasa nossa vida. Desnecessária as opiniões políticas.
Professor Leandro Karnal como sempre atencioso e respeitoso , sendo essa entre tantas outras características um dos motivos que o leva a ser respeitado e admirado por seu público . Sempre conduzindo com muita elegância suas entrevistas.
Adoro o Karnal, ele eh maravilhoso, educado , com uma enorme capacidade intelectual e enorme sabedoria. Quanto a Maria Rita, ela exemplifica a frase do grande Thomas Sowell : Intellect is not wisdom. Uma profissional com extrema capacidade intelectual e pouquíssima sabedoria, ficou cega de tanta mágoa e não conseguiu usar exemplos melhores. Parabéns Karnal
Na verdade ela tem que voltar aí para falar sobre psicologia, porque até os cinco minutos ela até foi razoavelmente bem focando na psicanálise, mas a partir daí descambou para questões político-partidárias e assim foi até o final do vídeo. Uma pequena, pois o foco era a psicologia que envolve o ressentimento.
Vdd deveria ter deixado a política pra outro tema,o ressentimento que queremos ouvir é sobre nosso eu,o que fazer com nosso ressentimento?agora vem política!aff!!!
Recebimentos e magoa dói demais,eu prefiro não alimentar esse sentimento, prefiro perdoar, isso não significa aceitar, apenas perdôo e mando para o universo, isso me faz bem, agradecida 😘
Que incrível essa reflexão! Aprendi muita coisa. Mas pra mim (uma pessoa completamente leiga em psicologia)ficou uma questão em aberto: Como então quebrar o ciclo do ressentimento? Sei que a resposta parar de alimenta-lo parece óbvia, mas na prática pode ser um tanto mais complexo. Teria alguma técnica ou método da psicologia que ajude um indivíduo ressentido a modificar seu modo de processar a mágoa?
É importante saber a origem, e as situações que puxam de volta pra esse ciclo, assim é possível entender melhor como ele funciona. Como ela diz, as vezes queremos fugir de olhar para nós mesmos. Por isso a pessoa as vezes se coloca até em situações semelhantes a mágoa que causou o ressentimento. Requer bastante trabalho psicanalítico !
Uau! Que tema incrível! Que mulher maravilhosa e que excelente espaço esse do Karnal! E obrigada, Maria Rita... por trazer essa questão da perda de um filho. Perdi minha filha há 4 anos e embora - por alguma graça divina - essa dor amarga não tenha permanecido no meu peito, agradeço por ter falado de maneira tão carinhosa sobre a "permissão" que se tem em sofrer eternamente por uma perda dessas.
Sinto muito por sua perda, não é fácil passar por essa dor. Sua filha tinha quantos anos? O que aconteceu com ela? Em 2016 perdi um sobrinho com 23 anos, foi uma dor surreal. Na verdade não posso muito pensar nisso, a dor reaparece. Como você conseguiu ressignificar e transmutar essa dor?
@@leandrapinho obrigada, meu bem. Minha filha tinha 39 anos e foi um acidente de carro. Obrigada por seu abraço e seu carinho. Deus nos ajuda a superar. 🙏
Como é bom ver pessoas educadas e distintas discutirem ideias tão sublimes, perdoar é a chave da elevação da qualidade de vida . Viver feliz é ter amnésia 🙌🏻🥂
@@JD-zc8pu Não concordo. A política faz parte do nosso dia a dia. O ressentimento pessoal acontece por ação ou omissão e na política é a mesma coisa, afinal uma sociedade é composta por pessoas e se elas são ignorantes, sábias, sádicas ou neuróticas isso se reflete na política. Tudo está interligado. O que fica claro é que a reação negativa fervorosa é sobre a pessoa (Lula) que superou a prisão feita de forma ilegal e sobre a Comissão da Verdade que obrigou os assassinos e seus comparsas a olharem para seus crimes e delitos cometidos durante a ditadura militar.
@@emiliaamoedo4892 discordo de você, Por que claramente você não percebeu que o título do vídeo era uma análise psicológica e não uma análise política do tema, não sei se você percebeu mas ele chamou uma psicóloga para fazer análise exatamente por se tratar de uma análise que deveria ser psicológica, nessas horas que eu percebo o quanto é importante o Conselho Federal de Psicologia de fato fiscalizar seus profissionais durante a atuação profissional no sentido de que evitem misturar técnicas psicológicas com ideologia, com feminismo, com política , com questões religiosas e por aí vai, senão acabam por exemplo ludibriando pessoas como você que não conseguem perceber que há uma separação entre o ser psicológico e o ser político. Curioso que em outro comentário você se contradiz em relação a este seu comentário aqui, lá vc reclama da modinha que os chefes tem de fazer roda de oração no serviço, ou seja lá quando lhe interessou você militou que o ser profissional deveria ser separado do ser religioso. Curioso como os posicionamentos variam de acordo com a conveniência das pessoas, varias delas não se intimidam diante das próprias incoerências. E sim! Todas essas coisas são importantes, mas cada uma no seu quadrado, como diziam os antigos: há lugar e hora para cada coisa.
@@JD-zc8pu Pra começar o título da live é : Ressentimento. Como lidar? Não há nada nesse título que indique que o assunto seria tratado de forma estritamente pessoal. Você assumiu isso e se frustou e depois ficou ainda mais frustrado pelo fato do Lula ter sido usado como exemplo de superação (o que no seu entendimento seria inadmissível...) Quanto à reza no trabalho feita pelo chefe - mantenho o que disse. É muito diferente você assistir a uma live onde se tem liberdade para sair a qualquer momento do que ser obrigado a participar de "rodinha de oração" feita pelo chefe. Isso pode até ser classificado como assédio moral. Quanto à sua reclamação feita sobre os professores que, na sua percepção, se desviam dos assuntos fazendo apologia ao que vc considera "pensamento de esquerda", mostra somente que você é uma pessoa muito rígida e que tem muita dificuldade em fazer associações e que também só é capaz de compreender aquilo que vai de encontro ao que acredita. Todos os outros pensamentos devem ser eliminados. Isso é muito simplista e autoritário de sua parte. O professor tem obrigação, sim, de ampliar debates. Nunca limitá-los ou eliminá-los. Isso foi feito na Ditadura. Você está tão obcecado na sua posição política que vi num dos seus vááááários comentários que vc pensa que Karnal é de direita e Bolsonarista (senão vc não estaria aqui), mas vou te contar um segredinho...Karnal é de centro-esquerda. Ele já deu até entrevista falando sobre isso. Sobre a foto com o Moro, muita gente se enganou com a Lava Jato no início, inclusive algumas pessoas da esquerda e centro-esquerda, até descobrirem que o juiz era mais bandido que os réus que ele julgava.
Professor Karnal, seria pedir demais uma conversa sua com o Dr. Rodrigo Silva no seu canal? Admiro a sua dedicação aos estudos. Um salve a partir de Angola.
Que mulher maravilhosa! Grande profissional e ser humano. Suas análises são completamente lúcidas e cheias de sentido, embasadas em grande conhecimento. E, como toda verdade, são apresentadas de forma simples e clara. Parabéns. 👋👋👋❤️
Nao tinha pensado nisso e é a pura verdade . Tudo que é dito nas redes sociais é um acontecimento social, tudo sai como uma afirmação uma confirmação mesmo quando é uma mentira.
A expressão facial e as frenéticas piscadas de olhos do professor, enquanto ouve a mesma resposta dita de trás para frente, incontáveis vezes, foram a melhor parte deste vídeo 🤭
Impagável msm foi aos 5:50s quando ela deu uma cutucada nele sobre a questão do viés político e ele como bom direitista apoiador do juiz moro e do presidente, ele piscava mais do que luz de Natal kkkk
Karnal, sinto muito, mas não consegui assistir até o final, esta senhora é ressentida DEMAIS,o tempo todo ela alimenta um sentimento que não foi resolvido emocionalmente por ela, ela cultiva a mágoa política o tempo toda, ela é o melhor exemplo para o tema proposto.
Acho que eu entendo bem o que é o ressentimento. Conheço alguém que culpa a própria mãe de tê-lo prejudicado. E essa pessoa não consegue tocar sua vida pra frente, fica remoendo o fato acontecido e sempre que pode, ataca a mãe, fazendo-a se lembrar do que ela fez no passado e o quanto ele é infeliz por conta disso.
Achei que o comentário era meu. Um dos meus irmãos, mesmo depois de 5 anos da morte da nossa mãe, a quem ele se refere como sendo "sua mãe" qdo fala comigo, por ela, alega meu irmão, não tê-lo ajudado financeiramente. E a companheira dele alimenta o ressentimento
Pois então não aplauda, porque 80% da fala dela foi de ideológica- política, não faz constar em nenhum manual de psicanálise. Até os 19min ela ainda falou de psicanalise, mas dai pra frente foi um Deus nos acuda
Conseguir captar um incômodo por parte do Karnal na fala da Rita ao exemplificar a prisão do Lula, confesso que achei desnecessário também, e de mesmo modo admiro o autocontrole e o respeito por parte do mesmo.
Ele poderia ter cortado mas não o fez, então não houve desconforto da parte dele. E mais, o entrevistador e a entrevistada não precisam estar alinhados em tudo
Amei tudo ,a postura do canal, a entrevista em si, a perspicácia e sagacidade dessa mulher... E principalmente entendi porque não sou um ressentido. Eu tomo providências
Conteúdo muito bom!!!! Acrescenta muito à nossa vida!!! Excelente entrevista Karnal. Boa escolha da Maria Rita!!! Gratidão por esse espaço de conhecimento...
Pelo contrário Achei um escolha bem infeliz, porque achei que ela fosse falar sobre psicanálise, mais aí 80% da fala está assentada sobre achismo baseado em ideologia político-partidária. Não é à toa que o Conselho Federal de Psicologia é muito rígido com aquilo que o psicólogo faz dentro de consultório, Por que vários hoje principalmente que são feministas, esquerdistas, ideólogos políticos acabam misturando tudo isso com abordagem que defendem e acabam enfiando os pés pelas mãos
A percepção do poder do RESSENTIMENTO , que aprendi com Maria Rita, me ajudou muito a entender o universo em que navego.. É uma percepção necessária pois é um problemo diário de todos nós.
Gratidão, Dr Karnal, por todos os esforços para nos elevar qualidade de vida trazendo convidados de seu porte ! Adoreiiiiii tudo... Ameiiii Maria Rita 🙏🌺🌷🌹🌸💜💜
Boa noite!!!! Gostei muito deste assunto muito delicado, mas importante, realmente não existe palavras para descrever a dor que uma mãe sente ao perder um filho. Sinto está dor desde o dia 22.08.2002 e dói com a mesma intensidade.... é como se tivesse acontecido ontem... nem falar deste momento consigo falar. Obrigada.
Excelente tema e muito necessário nos dias de hoje! Até porque dá pra perceber nos comentários que é bem grande a falta de conhecimento sobre ressentimento.
Maria Khel coloca como exemplo a mãe que não perdoa e fala mal do filho, até parece absurdo o exemplo. Pois deixa claro que o que sinto não é ressentimento, é de outra ordem é traumatismo, é magoa. Dói. Não dá para esquecer. Espero um dia que meus esforços sejam compreendidos, continuo amando minha mãe.💖 Obrigada Karnal!!!! Obrigada Maria Khel!!!
Bom dia! Ainda bem que temos o professor Leandro e sempre com pessoas fantástica, vale a pena ver e aprender. Obrigado pelo seu canal. Mudou muito minha maneira de ver e respeitar as adversidades.
Como boa pensadora, Maria Rita Kehl, sabe que todos os acontecimentos e conceitos sociais estão impregnados da dimensão política que permeia as experiências de existencia e resistencia.
Realmente eu admirava essa psicanalista...
Porém, as colocações políticas não partilho...
Mas respeito a opinião dela...
Sem ressentimentos⚘
Parabéns Karnal... você realmente conseguiu ser um bom ouvinte... apesar das falas👏👏👏👏
Sim, ela está cheia de mágoas
Sem ressentimento?? "Eu admirava.. " Freud explica fácil....
Tive essa reflexão a pouco tempo, tinha muito ressentimento de um fato na minha vida, pensando mais a fundo sobre isso percebi que minha magoa era na verdade de ter aceitado por quase 5 anos a situação e não ter tido atitude... o ressentimento era sobre eu mesma.
Nossa, ótima percepção! Eu estou me separando, o outro que quis por questões internas dele, Sinto um ressentimento tremendo de coisas que ele me disse, tentando justificar a separação. Foram 2 anos de pandemia e 1 ano no exterior, muitos sentimentos não digeridos e trabalhados. Eu percebia que ele não estava bem, mas achava que era uma fase que poderia ser superada, sabendo também que poderia terminar em separação. Eu estava ali no jogo...agora meu trabalho é entender se esse ressentimento é com ele ou comigo ou com os dois rs reconheço que estava ficando insustentável. Já fiz umas duas vezes meditação com esse foco e sempre me sinto melhor depois. Boa sorte na sua cura, Josy!
O Karnal
sabe ouvir e isso hoje em dia é incomum! Parabéns Karnal!
verdade!👍
Esta senhora infelizmente é uma esquerdopata ressentida e frustada
Lamento que o Karnal de voz a este tipo de apedeuta
Ele sabe é escutar. Ouvir... a maioria das pessoas consegue, basta não ser surdo.
@@juarezlima8982
Aí, Juarez ... quanto ressentimento.
Bastaria ignorar, mas lhe tocou né?
Vocês representam a lucidez nesses tempos de louca polarização. Obrigado Karnal e Maria Rita.
Entrevista maravilhosa! Maria Rita é uma psicanalista excelente, fala com propriedade e sem arrogância, adorei. A melhor parte foi a declaração de que Lula será o próximo presidente!❤️
Excelente conversa!
Ela polarizou e fiquei desanimada em conhecê-la melhor...
Esclarecendo que não sou politicamente partidária de A, B ou C, creio que seus belíssimos programas têm nos deleitado com seu português e sua cultura invejáveis, seu poder de se comunicar de maneira deliciosamente leve e isenta, esse é o primeiro em que vejo um participante inserir opinião política onde, a meu ver, não cabe. O que fascina em seu discurso, Professor, é a maneira como o conduz magistralmente, sem entrar em questões pessoais. Isso é SABEDORIA! PARABÉNS!
Infelizmente a Maria tem essa postura em seus vídeos,de inserir no tema da entrevista o viés político dela.
@@BlueSky-pn1ye PARECE QUE ELA GOSTA DE REALÇAR SEU VIÉS POLÍTICO
É uma pena! Quando o convidado vem com essa postura, perco o interesse.
@@mariaangelicacordeiro6735 É TRISTE! PQ A CONVERSA FICA MUITO TENDENCIOSA, APOIA UM LADO E O ASSUNTO FICA DE LADO
Coalhado de bozozoide aqui kkkkk mas to nem ai pq em sendo a convidada feminista-esquerdista quero que ambos se acertem pra lá kkklkk
Eu cresci num ambiente muito desigual, tanto na família entre tios, etc, quanto na escola depois. E eu geralmente era o mais pobre, onde eu acho que desenvolvi meio que esse ressentimento de classe "eu sou pobre e não é culpa minha". Até hoje tenho essa pitada de raiva e inveja dos outros que têm acesso muito mais facilitado do que o meu a oportunidades, sejam elas: estudo, viagens, até tratamento médico.
APESAR DO VIÉS POLÍTICO, O TEMA CENTRAL ABORDADO PELA ENTREVISTADA FOI INSTIGANTE. AGRADÁVEL ENTREVISTA DE ASSISTIR. OBRIGADO PROFESSOR KARNAL.
Se não houvesse o viés político, não estaria a altura do momento histórico tenebroso que vivemos!
@@gloriamosquera4697 discordamos
👏👏👏
A entrevista foi na época da pandemia, então foi permeada por falas do momento q vivíamos.
MAS O TEMA “RESSEMRIMENTO” DEVERIA TER SIDO O FOCO, ERA O QUE MUITOS ESTAVAM SEDENTOS PARA ENTENDER E APRENDER.
Mas foi válido!
Insights importantes. Obrigada
Olá Karnal,admiro muito vc, mas notei na Maria Rita um forte ressentimento no na questão q envolve a atual fase política do Brasil.
Um abraço, fique com Deus.
Kkkkkkk
Ressentida da cabeça aos pés.
Não deu para ficar na "plateia" assistindo a uma entrevistada que coloca a Ciência na "prateleira" e expõe o seu posicionamento político sem qualquer auto-observação.
Como confiar em um profissional com esse perfil?!
Postura péssima !
Tive a mesma impressão de que a entrevistada nutre forte ressentimento pelos últimos acontecimentos políticos, que geraram desgastes na esquerda brasileira.
Será que voces entenderam o que é ressentimento???
@clau239concordo plenamente. O viés político cobriu o esclarecimento verdadeiro
Então, tenho a impressão que a entrevistada tenha um certo ressentimento... politicamente falando. Parabéns para o Karnal que sabe ouvir e faz uma cara de paisagem , educadamente, e não entra na questão política.
Tive a mesma percepção.
Kkkkkkk. O melhor dessa entrevista é a cara de "estátua de cera" do querido Karnal!!! Impávido colosso!!! A M O!!!
Karnal respeita tanto o tempo de fala do entrevistado, que às vezes temos a impressão que a imagem dele congelou. Rsrs.
Outro nível.
Acho que isso se chama disciplina.
Espaço de fala?? Putz, limitação einh amigo. Isso é Educação, disciplina, etc ok, mas espaço de fala não né, pfv.
@@denirtorneiro8102 v
@@JD-zc8pu , aí vc dê o nome que quiser.
Visão iluminadora sobre o ressentimento...amei!!! "Rompeu com algumas situações...ficou culto".... Bom demais!!! Gratidão mesmo!!!!
Prof .Karnal,admiro muito tudo que posso perceber em suas postagens! Respeito suas mensagens,posicionamentos;gosto de ouvir a entoação ,inflexão de sua voz.
O conteúdo de hoje foi bem esclarecedor para mim,porem,mesmo não admirando ou simpatizando com qualquer politico de meu tempo,não me senti confortável com essa acintosa defesa de uma posição politica.Sentiria o mesmo se a tendência fosse para qualquer outra ideologia,até porque neste paisinho grande em tamanho e habitado por grande maioria de imbecis,a unica politica é: QUERO LEVAR VANTAGEM,O POVO QUE SIFU!
"Ansiosa defesa politica"? Ela tem direito e poder para se posicionar, aí vem alguém e denomina de ansiedade p desqualificar. Senhorrrrr
Muito interessante! Percebi que também tinha ideia errada de ressentimento. Obrigada por abordar esse tema de forma tão rica!
O professor Leandro Karnal sempre muito atencioso nas suas entrevistas e que conversa maravilha abordando vários assuntos do passado e atuais . Muito obrigada pelo vídeo 🙌🙌👏👏
Muito interessante a análise socio-política da sociedade brasileira que a Maria Rita faz frente à questão do ressentimento na construção desse tecido social tão enfermo que é o nosso. Amei. Todo país que quiser de fato evoluir e se desenvolver humanamente tem que enfrentar os seus desafios de desigualdade e injustiça social. Querer boas escolas, bons hospitais, boas estradas não é coisa de "c0mun1st4".
Maria Rita Kehl é tão maravilhosa, eu adoro a voz "profunda" dela, meio rouca, meio doce, meio advinda das sombras sem medo do sol a pino dos trópicos.
Pelo Amor de Deus!!!
Perda de tempo essa absurda entrevista. Meu deslike foi dado, com prazer. Karnal acaba de dar um tiro no pé.
@@janedrummond8698 por que?
Maravilhosa Maria Rita ❤
Esse tema expandiu meu entendimento para melhor me aceitar e os com quem convivo. Gratidão
Olhando os comentários aqui, é incrível perceber o quanto a Maria Rita Kehl é acertiva em sua fala: a classe média é ressentida.
Assertivo escreve-se com SS, por obséquio “EDITE” o quanto antes :D
@@martimalvesdelima6536 a sua observação é perfeita!
Atenção e cuidado com a escrita revelam conhecimento e, como decorrência,
a capacidade de discernir.
Corrigindo: Além de ressentida a classe média é "fiscal gramatical." Corrige erro de português banal para não corrigir seus próprios erros políticos.
E na falta de argumentos recorrem à agressividade e ofensa.
⊙⊙ Eis que certa senhora-ilustre, finada, Branca ALVES de LIMA discordaria dessa assertiva. Ecos, reflexos revigorados de uma ELITE intelectual inconteste :D
Karnal 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Maria Rita…acho que eu não entendi realmente todo esse contexto que ela propôs .
Tema muito interessante e a condução da entrevista pelo Karnal é perfeita. Karnal é excelente em tudo o que faz, inclusive como entrevistador. Pena que a entrevistada politizou demais a discussão. Mas valeu a reflexão sobre o tema.
Pena é não falar o q pensa, não se ressinta pq ela tem o direito de falar o q pensa. Não dá conta, desliga.
Papo inteligente e outro assunto
Adoro quando, o historiador Karnal entrevista, pessoas que não conhceriamos em nossas vidas cotidianas. Pessoas que pensam além do comum. O ressentimento para mim. Tinha outro sentido. Hoje na minha visão quem a tem é uma pessoa omissa. Sem luta, sem sentimento de luta com o coletivo. Muito intetessante jamais veria por este contexto.
Ótimo vídeo!
Guardar mágoas, rancor, ser uma pessoa ressentida só nos faz mal. Perdoar é essencial para termos qualidade de vida.
O melhor entrevistador de todos os tempos! Um ideal de vida: ter uma escuta semelhante a do Karnal. 👏🏽🌹
Interessante, essa conversa. Mesmo com prós e contras, no que se refere à política.
Penso que amigo, fala pra você. Alguém que fala coisas particulares sobre você, para terceiros, deveria rever o conceito de amigo.
Ressentimento, é algo terrivel, um veneno que faz uma pessoa morrer aos poucos. É preciso se libertar disso. Deixar ir.
Estou aprendendo que não podemos controlar o que nos acontece . Mas podemos controlar como vamos reagir e com o que nos acontece.
Aceite o que aconteceu, ainda que seja injusto. E deixe que a dor se vá. Supere isso.
Pode parever fácil, mas quem está ferido sabe a dor que sente. Ainda assim, siga em frente. Supere isso.
E depois talvez descobriremos que o que poderia ser um ressentimento, e nos destruir aos poucos, tornou-se um livramento .
Que incríveis essas análises da Maria Rita nas variadas situações expostas! Muito obrigado por mais essa ótima entrevista, Karnal.
Amigo foram só 5 minutos de análise, a partir daí a coisa foi descambando e quando chegou aos 19 minutos então cruz credo, era mais achismo e questões ideológicas do que psicologia mesmo. Nessas horas que reconheço a importância que o conselho de psicologia dá para fiscalização no sentido de não permitir que profissionais nas suas atuações misturem suas técnicas reconhecidas com ideologia, feminismo, questões políticas, questões religiosas, Senão acaba Igual essa entrevista aí um Balaio de Gato
@@JD-zc8pu CERTÍSSIMO!
Campanha política para a esquerda? Que oportunismo minha senhora!!
Excelente!
Ela tem uma observação aguçada do comportamento humano. Todavia sua visão politica, para mim, é turva.
Excelente tema, ótimos esclarecimentos da entrevistada, muito útil para vencer esse sentimento que atrasa nossa vida. Desnecessária as opiniões políticas.
Concordo, sem opinião política
Desnecessários a preferência polícia!
O assunto é maravilhoso para compreender uma questão tão importante, isso é um grande conteúdo.
Professor Leandro Karnal como sempre atencioso e respeitoso , sendo essa entre tantas outras características um dos motivos que o leva a ser respeitado e admirado por seu público .
Sempre conduzindo com muita elegância suas entrevistas.
A melhor parte é a expressão do Karnal durante toda a entrevista.
Adoro o Karnal, ele eh maravilhoso, educado , com uma enorme capacidade intelectual e enorme sabedoria. Quanto a Maria Rita, ela exemplifica a frase do grande Thomas Sowell : Intellect is not wisdom. Uma profissional com extrema capacidade intelectual e pouquíssima sabedoria, ficou cega de tanta mágoa e não conseguiu usar exemplos melhores. Parabéns Karnal
Perfeito!
Encantado. Ilustríssimos!
👏👏👏 Te admiro muito Karnal!
Eu com este sentimento procurando o remédio na filosofia. E me aparece o primeiro vídeo. Mágico.
Maravilhosa a explanação!!! Parabéns professor pela escolha do tema e da entrevistada 👏🏾👏🏾👏🏾
Excelente!!! Achei muito interessante a questão da covardia moral do neurótico! Ela tem q voltar para falar mais a respeito😍
Na verdade ela tem que voltar aí para falar sobre psicologia, porque até os cinco minutos ela até foi razoavelmente bem focando na psicanálise, mas a partir daí descambou para questões político-partidárias e assim foi até o final do vídeo. Uma pequena, pois o foco era a psicologia que envolve o ressentimento.
Maria Rita Kehl você é uma profissional incrível.
Bom dia! Leandro Karnal e Maria Rita.
Seria um tema tão interessante se tivesse sido abordado.
Concordo plenamente
@@marilenaspaziani8141 Também concordo
Vdd deveria ter deixado a política pra outro tema,o ressentimento que queremos ouvir é sobre nosso eu,o que fazer com nosso ressentimento?agora vem política!aff!!!
Vou sair infelizmente
Concordo. Me decepcionou. Se preocupou mais em defender políticos indefensáveis. É isso cabe a qualquer um dos lados
Entrevistador e entrevistada, grandes inteligências!!
Boa tarde! Gratidão Karnal por dividir com tanta alegria !
A cada vídeo, um assunto melhor que o outro! Ótimas discussões que o professor Karnal nos traz. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Recebimentos e magoa dói demais,eu prefiro não alimentar esse sentimento, prefiro perdoar, isso não significa aceitar, apenas perdôo e mando para o universo, isso me faz bem, agradecida 😘
Que incrível essa reflexão! Aprendi muita coisa. Mas pra mim (uma pessoa completamente leiga em psicologia)ficou uma questão em aberto: Como então quebrar o ciclo do ressentimento? Sei que a resposta parar de alimenta-lo parece óbvia, mas na prática pode ser um tanto mais complexo. Teria alguma técnica ou método da psicologia que ajude um indivíduo ressentido a modificar seu modo de processar a mágoa?
É importante saber a origem, e as situações que puxam de volta pra esse ciclo, assim é possível entender melhor como ele funciona. Como ela diz, as vezes queremos fugir de olhar para nós mesmos. Por isso a pessoa as vezes se coloca até em situações semelhantes a mágoa que causou o ressentimento. Requer bastante trabalho psicanalítico !
Reagir a tempo!
@@anaalves9940 Reagir a qualquer tempo
Uau! Que tema incrível! Que mulher maravilhosa e que excelente espaço esse do Karnal! E obrigada, Maria Rita... por trazer essa questão da perda de um filho. Perdi minha filha há 4 anos e embora - por alguma graça divina - essa dor amarga não tenha permanecido no meu peito, agradeço por ter falado de maneira tão carinhosa sobre a "permissão" que se tem em sofrer eternamente por uma perda dessas.
Sinto muito por sua perda, não é fácil passar por essa dor.
Sua filha tinha quantos anos? O que aconteceu com ela?
Em 2016 perdi um sobrinho com 23 anos, foi uma dor surreal. Na verdade não posso muito pensar nisso, a dor reaparece. Como você conseguiu ressignificar e transmutar essa dor?
@@leandrapinho obrigada, meu bem. Minha filha tinha 39 anos e foi um acidente de carro. Obrigada por seu abraço e seu carinho. Deus nos ajuda a superar. 🙏
Como é bom ver pessoas educadas e distintas discutirem ideias tão sublimes, perdoar é a chave da elevação da qualidade de vida . Viver feliz é ter amnésia 🙌🏻🥂
Aprender sobre a questão do ressentimento social foi uma experiência engrandecedora. Obrigada
Aprender entre aspas né, pq a convidada atravessou uma baita temática política que desviou quilômetros do debate psicanalítico.
@@JD-zc8pu Não concordo. A política faz parte do nosso dia a dia.
O ressentimento pessoal acontece por ação ou omissão e na política é a mesma coisa, afinal uma sociedade é composta por pessoas e se elas são ignorantes, sábias, sádicas ou neuróticas isso se reflete na política.
Tudo está interligado.
O que fica claro é que a reação negativa fervorosa é sobre a pessoa (Lula) que superou a prisão feita de forma ilegal e sobre a Comissão da Verdade que obrigou os assassinos e seus comparsas a olharem para seus crimes e delitos cometidos durante a ditadura militar.
@@emiliaamoedo4892 discordo de você, Por que claramente você não percebeu que o título do vídeo era uma análise psicológica e não uma análise política do tema, não sei se você percebeu mas ele chamou uma psicóloga para fazer análise exatamente por se tratar de uma análise que deveria ser psicológica, nessas horas que eu percebo o quanto é importante o Conselho Federal de Psicologia de fato fiscalizar seus profissionais durante a atuação profissional no sentido de que evitem misturar técnicas psicológicas com ideologia, com feminismo, com política , com questões religiosas e por aí vai, senão acabam por exemplo ludibriando pessoas como você que não conseguem perceber que há uma separação entre o ser psicológico e o ser político. Curioso que em outro comentário você se contradiz em relação a este seu comentário aqui, lá vc reclama da modinha que os chefes tem de fazer roda de oração no serviço, ou seja lá quando lhe interessou você militou que o ser profissional deveria ser separado do ser religioso. Curioso como os posicionamentos variam de acordo com a conveniência das pessoas, varias delas não se intimidam diante das próprias incoerências. E sim! Todas essas coisas são importantes, mas cada uma no seu quadrado, como diziam os antigos: há lugar e hora para cada coisa.
@@JD-zc8pu Pra começar o título da live é : Ressentimento. Como lidar?
Não há nada nesse título que indique que o assunto seria tratado de forma estritamente pessoal.
Você assumiu isso e se frustou e
depois ficou ainda mais frustrado pelo fato do Lula ter sido usado como exemplo de superação (o que no seu entendimento seria inadmissível...)
Quanto à reza no trabalho feita pelo chefe - mantenho o que disse.
É muito diferente você assistir a uma live onde se tem liberdade para sair a qualquer momento do que ser obrigado a participar de "rodinha de oração" feita pelo chefe. Isso pode até ser classificado como assédio moral.
Quanto à sua reclamação feita sobre os professores que, na sua percepção, se desviam dos assuntos fazendo apologia ao que vc considera "pensamento de esquerda", mostra somente que você é uma pessoa muito rígida e que tem muita dificuldade em fazer associações e que também só é capaz de compreender aquilo que vai de encontro ao que acredita. Todos os outros pensamentos devem ser eliminados. Isso é muito simplista e autoritário de sua parte. O professor tem obrigação, sim, de ampliar debates. Nunca limitá-los ou eliminá-los. Isso foi feito na Ditadura.
Você está tão obcecado na sua posição política que vi num dos seus vááááários comentários que vc pensa que Karnal é de direita e Bolsonarista (senão vc não estaria aqui), mas vou te contar um segredinho...Karnal é de centro-esquerda. Ele já deu até entrevista falando sobre isso.
Sobre a foto com o Moro, muita gente se enganou com a Lava Jato no início, inclusive algumas pessoas da esquerda e centro-esquerda, até descobrirem que o juiz era mais bandido que os réus que ele julgava.
@@emiliaamoedo4892 👏👏👏👏👏
Preso injustamente foi difícil, mas muito bom o assunto.
Maria Rita Kehl, muito obrigado por abordar esse tema tão importante!❤
Professor Karnal, seria pedir demais uma conversa sua com o Dr. Rodrigo Silva no seu canal? Admiro a sua dedicação aos estudos. Um salve a partir de Angola.
EU PRECISAVA OUVIR TUDO ISSO ;;ESTOU COM ESSE SENTIMENTO;;DEVIDO A UM RELACIONAMENTO TÓXICO
Que mulher maravilhosa! Grande profissional e ser humano. Suas análises são completamente lúcidas e cheias de sentido, embasadas em grande conhecimento. E, como toda verdade, são apresentadas de forma simples e clara. Parabéns. 👋👋👋❤️
Mais um tema para reflexão!! Parabéns Karnal por trazer temas tão relevantes
O aprendizado que Maria Rita Kehl nos oferece e proporciona é alimento raro e sofisticado à nos tornar melhores. Meu beijo e amor, Kehl.
Nao tinha pensado nisso e é a pura verdade . Tudo que é dito nas redes sociais é um acontecimento social, tudo sai como uma afirmação uma confirmação mesmo quando é uma mentira.
Maria Rita Kehl, cada vez mais necessária em tempos tão difíceis como o que vive o País
Obrigada pela coragem e lucidez🙏🏼❤️
Verdades.Que Deus abençoe
A expressão facial e as frenéticas piscadas de olhos do professor, enquanto ouve a mesma resposta dita de trás para frente, incontáveis vezes, foram a melhor parte deste vídeo 🤭
Impagável msm foi aos 5:50s quando ela deu uma cutucada nele sobre a questão do viés político e ele como bom direitista apoiador do juiz moro e do presidente, ele piscava mais do que luz de Natal kkkk
@@JD-zc8pu Duvido que o Karnal apoie o Bozo.
@@JD-zc8pu O moro ele pode até ter flertado, mas o Bozo??? ta falando besteira
Muito boa a fala...a exceção é ela ser petista roxa...Lula não é recebido nem ladrão...afff a universidade é muito comprometida com o vermelho.
@@Anaoliveira-dw2iu O capitalismo está em 99% do planeta. A universidade está aí para questionar os discursos hegemônicos.
Karnal, sinto muito, mas não consegui assistir até o final, esta senhora é ressentida DEMAIS,o tempo todo ela alimenta um sentimento que não foi resolvido emocionalmente por ela, ela cultiva a mágoa política o tempo toda, ela é o melhor exemplo para o tema proposto.
Ressentido é vc! Tão ressentido q não consegue suportar a fala de uma mulher da envergadura da Maria Rita.
Acho que eu entendo bem o que é o ressentimento. Conheço alguém que culpa a própria mãe de tê-lo prejudicado. E essa pessoa não consegue tocar sua vida pra frente, fica remoendo o fato acontecido e sempre que pode, ataca a mãe, fazendo-a se lembrar do que ela fez no passado e o quanto ele é infeliz por conta disso.
Achei que o comentário era meu. Um dos meus irmãos, mesmo depois de 5 anos da morte da nossa mãe, a quem ele se refere como sendo "sua mãe" qdo fala comigo, por ela, alega meu irmão, não tê-lo ajudado financeiramente. E a companheira dele alimenta o ressentimento
Grata por essa conversa tão esclarecedora.
Adorei principalmente por ela ter dado a opinião política. Parabéns!! Política cabe em tudo, belíssimo exemplo
Sim. É uma dor sem nome perder um filho! O meu fez a passagem com 28 anos!!! Já se passaram 4 anos e a dor não passa.
Qta indução ao pensar lúcido! Aplaudo a elucidação do tema.
Pois então não aplauda, porque 80% da fala dela foi de ideológica- política, não faz constar em nenhum manual de psicanálise. Até os 19min ela ainda falou de psicanalise, mas dai pra frente foi um Deus nos acuda
Conseguir captar um incômodo por parte do Karnal na fala da Rita ao exemplificar a prisão do Lula, confesso que achei desnecessário também, e de mesmo modo admiro o autocontrole e o respeito por parte do mesmo.
Karnal é bolsonarista?
@@jussaradias6342 acredito que não, apenas sensato mesmo
Ele poderia ter cortado mas não o fez, então não houve desconforto da parte dele. E mais, o entrevistador e a entrevistada não precisam estar alinhados em tudo
Acho que deveria ser falado sobre o tema, não sobre política, parabéns por sua postura Karnal💚
Concordo
Muito bom! Obrigada por tanto conhecimento.
Karnal é tão elegante, que mantém sua neutralidade.
É ótimo ouvir boa conversa.❤️
Excelente entrevista! Em todos os sentidos! Meus cumprimentos aos dois!
Amei tudo ,a postura do canal, a entrevista em si, a perspicácia e sagacidade dessa mulher...
E principalmente entendi porque não sou um ressentido. Eu tomo providências
Conteúdo muito bom!!!! Acrescenta muito à nossa vida!!! Excelente entrevista Karnal. Boa escolha da Maria Rita!!! Gratidão por esse espaço de conhecimento...
Pelo contrário Achei um escolha bem infeliz, porque achei que ela fosse falar sobre psicanálise, mais aí 80% da fala está assentada sobre achismo baseado em ideologia político-partidária. Não é à toa que o Conselho Federal de Psicologia é muito rígido com aquilo que o psicólogo faz dentro de consultório, Por que vários hoje principalmente que são feministas, esquerdistas, ideólogos políticos acabam misturando tudo isso com abordagem que defendem e acabam enfiando os pés pelas mãos
Muito bom! Obrigada!!🌹🙏🏽
Maravilhoso, aprendi muito com ele.
A percepção do poder do RESSENTIMENTO , que aprendi com Maria Rita, me ajudou muito a entender o universo em que navego.. É uma percepção necessária pois é um problemo diário de todos nós.
É verdade....ela fala de Política, da sua opinião...mas não do tema ressentimento...
Gratidão, Dr Karnal, por todos os esforços para nos elevar qualidade de vida trazendo convidados de seu porte ! Adoreiiiiii tudo... Ameiiii Maria Rita 🙏🌺🌷🌹🌸💜💜
Maria, Leandro, obrigada ♾🌷
Boa noite!!!! Gostei muito deste assunto muito delicado, mas importante, realmente não existe palavras para descrever a dor que uma mãe sente ao perder um filho. Sinto está dor desde o dia 22.08.2002 e dói com a mesma intensidade.... é como se tivesse acontecido ontem... nem falar deste momento consigo falar. Obrigada.
Ulda seja forte .... Tenha um bom dia.. 🙂
Muito bom, me fez pensar em muitas coisas, em começar a mudar algumas atitudes minha. Valeu pela informação 👏👏
Quando vocês tratam de causa, efeito, sintoma e resultado a compreensão é notável. Obrigada
Magnífico! Amei,
Muito obrigada pelo vídeo. ❤
Excelente tema e muito necessário nos dias de hoje! Até porque dá pra perceber nos comentários que é bem grande a falta de conhecimento sobre ressentimento.
Hoje passei por aqui 13102021 às 08:38h, amei essa entrevista..
Genial .
Maria Khel coloca como exemplo a mãe que não perdoa e fala mal do filho, até parece absurdo o exemplo. Pois deixa claro que o que sinto não é ressentimento, é de outra ordem é traumatismo, é magoa. Dói. Não dá para esquecer. Espero um dia que meus esforços sejam compreendidos, continuo amando minha mãe.💖
Obrigada Karnal!!!! Obrigada Maria Khel!!!
Bom dia! Ainda bem que temos o professor Leandro e sempre com pessoas fantástica, vale a pena ver e aprender. Obrigado pelo seu canal. Mudou muito minha maneira de ver e respeitar as adversidades.
gostei muito Maria Rita, obrigada.
Preciso de mais desse vídeo pra me ajudar a vencer um ressentimento guardado já mais de um ano
Ela é de uma calma e uma inteligência de dar inveja
Prazer em ouvi-lo Karnal e também a sua convidada
Nunca diga que é destino as consequências das suas próprias escolhas.
Vc é um exemplo. Vcs são quanta sabedoria obrigada por compartilhar conhecimentos.
Boa noite, a supremacia da persona não permite que sintamos tais pecados.Embora sejamos maravilhosos.
Concordo com o @MateusGonsalves Como é importante o respeito !!!
Hj chegou meu O QUE APRENDI COM HAMLET... leremos na LC da Isa (LER ANTES DE MORRER)...