Bem louco assitir isso hoje (2022) e ver que há 6 anos (2016) a homossexualidade ainda era tratada como "Opção sexual" como dito algumas vezes nas chamadas dos assunto. Muito bom assitir isso hoje e ver que estamos mudando alguns conceitos e ideias que são tao mortais. Mas apesar disso o assunto foi muito bem abordado e é muito enriquecedor!
Muito bacana ouvir o depoimento do Laerte, com a brilhante mediação do Dr Benilton, eu adoro suas colocações. De maneira muito educada permitiu que o conteúdo fosse explanado de maneira muito brilhante e espontâneo como eh o Laerte, que eu não conhecia. Parabens a todos.
"Narrativas" excelente proposição do Benilton. Quanto mais a gente conhece, mais a gente reconhece! Acho que é isso que nos humaniza! E a arte e a cultura têm papel fundamental nesse processo de reconhecimento . Adorei o Café ☕❤
Adorei o documentário. Pauta super informativa e esclarecedora sobre Diversidade e Transexualidade dentro da sexualidade. Não adianta rótulo..quando se refere a sexualidade... onde é tão plural e tão singular.. cujas vivências pertencem a cada individux... seja qual for o gênero e suas " variantes" dentro desse contexto. Como disse bem o psiquiatra : " não é somente fazer as pessoas entenderem, mas, sentirem..."
Muito bom, este café filosófico, o que falta hoje em nossa sociedade, alem da educação e a alteridade com relação ao outro, ao diferente. Ou melhor, o respeito.
Jose Rogerio Lemes normalmente são aqueles que não aceitam nenhuma condição humana. Os mesmos que falam quando um vizinho compra um carro zero e ficam felizes quando é roubado
@@CamargoJoao000 Genero se refere a "humano" algo que se constrói e "comportamento"nada a ver com gênero ,isso foi invenção da nova era ,genero não é social
Esse comentário do Benilton Bezerra sobre não nos contentarmos apenas com o relativismo cultural pra explicar as diversas práticas e ações humanas, foi muito interessante. Ainda mais aquelas que para nós, observadores, nos parecem estranhas e condenavéis, como a pedofilia, a castração, o infanticídio etc... Por isso que, para o enriquecimento do debate, deva ser incluído o termo "pluralismo histórico", no qual devemos encarar, inserir (e nao só tolerar) as diversas vivências, narrativas e multiplicidade histórica. E que assim possamos debater saudavelmente conceitos como gênero, sexualidade, raça, humanidade, e por aí vai.... Só assim iremos entender que ok: além de existirem interseções entre culturas e diversos modelos de humanidade, elas também estão em constante construção, que uma cultura não permanece a mesma pra sempre, e ela precisa dessa autonomia (subjetiva, política ou existencial) para poder mudar se for preciso, principalmente quando se está diante de outras culturas, vivências e multiplicidade histórica, o que é um bônus também pra discutirmos a globalização, democracias e modelo civilizatório... Então devemos ter o cuidado com os argumentos tanto conservadores quanto moderno-civilizatórios que nos propõem seus modelos de "ser humano", e não acreditam na autonomia dos próprios seres nem nas transformacões sociais que nós podem trazer respostas. Um exemplo que cabe bem aqui é a China onde nesse período que enfrentamos a pandemia, proibiram a venda e o consumo permanentemente de animais silvestres, coisa que fazia parte da tradição milenar deles mas são os principais suspeitos de transmitirem o Covid-19 aos humanos. Acho que isso dá pra entender, por cima pelo menos, do quanto podemos ter nossas práticas e modelos culturais transformadas por n fatores. No mais, ótimo debate e parabéns pela transmissão do vídeo!
mateus, nesse caso, sociedades que têm a pedofilia como prática cultural devem ter seu tempo histórico de amadurecimento e mudança respeitado, sem qualquer interferência de outras sociedades?
@@laurafontana7966 Mas respondendo a sua pergunta objetivamente, desconheço sociedades que praticam a pedofilia como prática cultural. Seria um fato social, não? Pois em qualquer sociedade moderna hoje, infelizmente encontramos índice de pedofilia. Não associados a nenhuma sexualidade, ou cultura, por mais que tentem associá-los. Vejo apenas um debate raso se devíamos considerar isso somente um crime ou uma doença psicológica... Mas pra mim um dos maiores atrasos em diminuir os casos é o Estado não promover educação sexual nas escolas!
Que conversa maravilhosa, Laerte é inspiração! Fiquei apenas decepcionada com quem escreveu o roteiro da apresentadora e com ela também por não corrigir o erro gravíssimo de dizer mais de uma vez "opção sexual". Eu por exemplo não escolhi se bi, eu tive sorte ;)
os limites sociais da diversidade, como sugerido no diálogo, seria obviamente o da conveniência de interesse em simples condição de mutualidade. Pedofilia, por exemplo, é inaceitável porque por mais que uma criança coniva em interesse na prática sexual com uma pessoa que já tenha atingido a etariedade pré estabelecida para a independência de responsabilidade de seus atos, fere-se aí um código de ética com relação à completa formação e autonomia definida para a assumissão de seus atos e responsabilidade. Portanto, sem sombra de dúvidas, um caso de abuso e não de diversidade. uma pena quem não consiga distinguir isso.
Quem não vai corda com o óbvio? A questão é: porque falar de algo criminoso, nefastos, doentio e animalesco, o post desse vídeo? Desde quando questões de gênero e sexualidade, tem a ver com pedofilia??
acredito que ajudaria demais uma melhoria na educação e nos bons modos das pessoas especialmente no Brasil. Mais amor próprio e menos carência. Por exemplo, minha aparencia passa uma impressão superficial no cotidiano. As mulheres investem o tempo todo, toda hora que chega a cansar e homens lgbt chegam em menor quantidade mas com uma voracidade muito maior, a maioria desconhecidos. Homens héteros nunca chegam, poucos chegam e por amizade apenas. Por isso acho que o mais cansativo pode ser a expectativa das pessoas desconhecidas.
Confesso que amo muito Café Filosófico, contudo estou aflito ao houvir Adriana Couto se referir a Orientação sexual como "opção sexual". Opção sexual não existe.
As pessoas tem o direito de serem felizes. Desde o momento que respeitamos os outros, mesmo que não aceitamos.. é um dever respeitar e amar o próximo. Não julguem pois cada um sabe melhor de suas condições e ou circunstâncias. Ninguém paga a conta alheia a não ser impostos
Essa afirmativa do Laerte, sobre a impermeabilidade do preconceituoso em aceitar argumentos que não correspondem aos seus (dito por Laerte com outras palavras), me pareceu bem apropriada; precisamos perceber isso também, como forma de combater o preconceito.
Interessante a pergunta aos 30:38 "Qualquer tipo de pratica sexual é aceitável?" kkkk!!! Como responder com clareza a uma pergunta destas, logo se percebe as dificuldades de se falar claramente sobre identidade de Gênero e orientação sexual, pois realmente outras perguntas surgiram, então sair pela tangente é a melhor solução!!
Muito boa a entrevista e todo o conteúdo informativo apresentado. Só uma pequena correção: no minuto 27:29, a apresentadora define como "opção sexual" e na verdade é orientação sexual. Mas, é claro, esse pequeno equívoco não tira nenhum mérito de construção da matéria. Mais uma vez, muito boa!!
Alice Bispo, entenda de uma vez por todas, sempre será "opção sexual". Eu te indico várias matérias e documentários com base científica, política, religiosa e cultural. Esse assuntos será obsoleto logo logo.
Opaaa! meus caros tanto existe opção como orientação. Veja bem se tens um vizinho que leva uma vida de hétero ( vive com outro de sexo oposto) porém ele sabe que só vive assim por querer agradar..... Então ele tem opção sexual, uma vez que ele decidiu viver assim. Por outro lado temos a mãe da gente que casou com nosso pai e ela realmente sempre sentiu atração sexual por homens, temos aí um caso de orientação sexual. Explicação fora dessa abordagem desconheço sentido. Assim sendo, existem os dois cabe a vc se perceber a qual se identifica. Eu tenho orientação pois sou gay e me sinto assim, sempre gostei de homens e não tenho dificuldade alguma em viver minha sexualidade... , já meu amigo do trabalho tem opção, pois ele tem uma namorada a qual ele não ama porém ela faz os desejos dele e então ele se acostumou com ela e está com ela mas pensando nos machos que ele vê na rua, pois com esses ele certamente não teria a quê se acostumar ele só teria que enfrentar a sociedade machista e opressora.
A mim parece uma obsessão a busca por superação do binarismo. Essa obsessão está em confundir a identidade de gênero com a orientação sexual no sentido de se admitir um termo médio tanto em termos de orientação sexual, quanto em termos de identidade de gênero. Creio que pode, talvez, ser possível, o termo médio em termos de orientação sexual (o bissexual absoluto), mas não acredito que isso ocorra em termos de identidade de gênero (não creio que exista alguém que seja, ao mesmo tempo homem/mulher em termos absolutos (refiro-me a seres humanos).
O fenômeno da transferência é, certamente, um fator muito forte, e não parece muito fácil de quebrar. Por outro lado, o "longo prazo" sugerido pelo entrevistador, precisa ser, me parece, bem trabalhado para forças a redução da sua duração (como?!...Não sei ainda). Mas,...estaria errada Lili Elbe, em fazer a redesignação sexual cirúrgica?!...
Cabe a você entender que ela, inexperiente nesta questão, não estava ali, deliberadamente, ofendendo as pessoas do grupo LGBTQIA+. Então, a cada vez que ela fala em "opção sexual", faça um esforço para ouvir "orientação sexual"!...A fala do entrevistado vale muito mais o nosso interesse!...
O critério está no dano ao Outro, pois a sexualidade é operada em uma relação intersexual, ou melhor, uma relação Eu/Outro. Assim, se a manifestação da sexualidade, a sua prática, causa dano a outrem, então não deve ser aceita. Mas deve sempre haver um limite para o aceitável. Por exemplo, na relação sado-masoquista, haverá um limite para a sua prática (além do dano, a capacidade de consentimento). Na pedofilia percebe-se um claro limite inaceitável equiparável a um sado-masoquismo inaceitável. O mesmo, me parece, se aplica para os limites do peso do fator cultural, como sociedades que admitem a pedofilia e sociedades que admitem a castração das mulheres. A meu ver, há uma clara interferência de um poder opressor, que se mostra em maior densidade em um dos sexos/gêneros (o masculino), deturpando o valor da influência do fator cultural.
Independer o gênero do sexo biológico (com o que eu não considero aceitável) não afasta o peso do sexo biológico (sua manifestação) na manifestação da sexualidade!...Ou acabaremos caindo na enganação da ideologia de gênero.
Nada contra, me sinto muito confusa e tenho 40 anos, imagina as crianças. Olhamos para as pessoas e não sabemos o que eles realmente são, se são homens ou mulheres. Isso e muito 😕 confusoooo.
As crianças sintetizam as informações muito melhor que a gente! Certamente já existem crianças que já absorveram muitas coisas desses âmbitos melhor que eu que tenho 28 e você que tem 40! Fui surpreendido com minha sobrinha de 2 anos, de quem queriam esconder que sou casado com um homem e ela disse: "tio, tá errado! Mãe e papai estão aqui na festa da prima, pq o tio Paulo não está aqui também?". Fez um comparativo que exprime o sentimento dela que sintetizou por si só a questão. Ninguém, nem eu, disse que o Paulo é meu qualquer coisa que não fosse amigo!
Muito raso. Claramente faltou à Larte mais domínio do assunto. Por exemplo, na pergunta sobre como acolher as reivindicações de identidades individuais e as práticas sexuais, explicitamente houve um desvio de resposta por falta de conhecimento, quando ele questionou dos critérios. E as pessoas aqui se preocupando porque a apresentadora usou "opção", em detrimento de "orientação", mostra que a audiência precisa ver outros programas e não algo profundo (ou que devia ser profundo) como um Café Filosófico...
Vários equívocos no discurso da Laerte e nesta edição do programa. A Laerte não sabe a diferença de identidade de gênero e expressão de gênero, por exemplo. Além disso, o programa trouxe uma trans no lugar de fala e durante os intervalos passou pedaço de filmes com temática gay. Isso é um desserviço e só confunde mais o campo transgênero. Eu sou uma mulher trans, mestranda em artes e não me senti representada pelo o que foi dito no programa.
Oi @ Leônia M. Para mim é importante a conceituação, é ela ou eles, os conceitos, o arcabouço das várias narrativas para a realidade em pauta no Programa. A precisão conceitual é resultado de processos compartilhados entre diferentes grupos, protagonistas e interlocutores a fins ou avessos. As suas observações são provocativas, embaralham o lugar dos conceitos nesse lugar onde teorias constroem o discurso, descontruindo as ideologias, lugar chamado Filosofar. Então, uma vez provocada, gostaria de saber em que consiste o eqúívoco percebido por você? Gostaria sim dessa experiência dialética. Pode ser?
Assunto de extrema complexidade, pois ainda estamos em uma sociedade de pessoas que ainda não encara o tema com facilidade. Portanto, o café foi bem por expor o assunto na sua pauta. só não conseguir ver o orador com muito conteúdo sobre tal tema. o tema deve ser falado em aberto sem muitas experiencia pessoais, pois não estamos em auditório religioso, em que vale muito o conteúdo pessoal. Viviane mosé foi a pessoa mais habilitada que já falou sobre isso ate hoje no café.
“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.” 2Timóteo 3:1-9 ARA bible.com/1608/2ti.3.1-9.ara
Sandra SilVieira contos de fadas nao servem de base para explicar e julgar a realidade. O deus fantoche da biblia, ao qual é usado para lideres corruptos ficarem colocando palavrinhas na boca dele, afim de atingirem objetivos pessoais, nao serve de base nem para julgar hitler, quanto mais um cidadao comum, pagador de impostos.
eu sou gay, e acho essa história de gênero uma babaquice. Se alguém nasce homem continua sempre homem até morrer, e se nasce mulher, continua sempre sendo mulher. Fora isso, se gosta de transar com alguem do mesmo sexo, se gosta de se vestir como o sexo oposto, tudo bem , tá no direito dele E ensinar essas coisas para crianças, eu acho um absurdo, ou melhor eu acho um crime!! A adolescencia é um período difícil, de muitas dúvidas, e isso pode acabar bagunçando ainda mais a cabeça da criança. O certo pra mim é esperar a própria criança começar a desenvolver sua sexualidade, por si só, sem que os outros forcem nada
Dayse gonçalves Ele tem pênis e tentou usar um banheiro feminino. Em qqr pais civilizado ele seria multado é processado O legislativo brasileiro age como se a mulher não existisse ou seja vagabunda a quem nenhum respeito entre permitido.
LEIA A BÍBLIA DÉCADAS À!!??? NÃO VAI TER DÉCADAS !! DEUS TÁ VOLTANDO É VERDADES ABSOLUTAS POR CAUSA DESTAS ABOMINÁVEL AOS OLHOS DE DEUS Ó SENHOR JESUS CRISTO. É VERDADEIROS!! TUDO ISSO É CONTRA ÀS LEIS DE DEUS SABERIAM RESPEITA DEUS TODO PODEROSO O GLORIOR BOM DEUS SEU CRIADOR NÃO NÃO NÃO DEIXAR O SEU MUNDO QUE ELE MORREU NA CRUZ POR TODOS SEUS POVOS FIEL AO SEUS MANDAMENTOS DE ACORDO COM ÀS LEIS QUE DEUS MANDA NA BÍBLIA. MM.FARIAS DISCÍPULA DE JESUS CRISTO
Vídeo bom apenas para quem é homossexual ou tem alguém que ama com esse problema. Cada um pode ser o que quer, mas ainda é contrário ao ser o que se é, não o que se quer ser... E o que é ser? Viver o que se é ou o que se pensa ser??? É fato que homem é homem e mulher é mulher. Ânus é órgão excretor! Vagina e pênis são órgãos reprodutores... façam uma pesquisa profunda das consequências do sexo anal. Para mim foi uma droga que quer mostrar normalidade no incomum. Respeito as escolhas e é só.
Alessandro JF Oi, Alessandro, seu argumento tende ao conceito de “natureza”. Recomendo MUITO que você leia essa reportagem: www.bbc.com/portuguese/vert-fut-40093671 É uma leitura demorada, mas vale a pena. Em resumo, abriu muito a minha cabeça, pois eu também achava que nossas atitudes seguiam um certo padrão da natureza. Se eu me atraio por homens, é porque eu sou mulher. Mas a análise histórica dos fatos mostrou que o conceito de heterossexualidade foi construído, principalmente no século passado (heterossexualidade é diferente de sexo entre genitais diferentes)... e que, portanto, não deve ser considerado o “natural”. Por exemplo, seguindo sua lógica: natural seria fazer sexo para a reprodução, não exatamente o fato de ser atraído pelo sexo oposto. E isso entra em conflito com o avanço dos métodos contraceptivos e liberdade sexual feminina. Se a mulher pode tomar pílula e transar com um homem sem engravidar, por que esse ato sexual seria considerado “natural” se não houve reprodução?
Oi Ananias primeiro! Obd pela gentileza em não dizer ofensas... Olha, conheço essas teorias... e são estudos que defendem um ponto de vista. Mas não concordo. Vejo que o padrão pode ser incutido na mente, mas a sexualidade nesse ponto e no que observo, acontece de maneira a substituir a femea. O estímulo também gera o comportamento homossexual, principalmente se for precoce. Respeito a sua educação e sua opinião. Mas a minha opinião é oposta a essa teoria, ou estudo, se preferir...
Alessandro JF ser o que quiser é livre arbítrio. Fingir que ânus não dá prazer é típico de preconceito encubado machista. Vagina reproduz e também excreta.. todo homem adoraria que sua parceira 'liberasse a rosca' hipócrita! Deixe os outros darem aquilo que lhe pertencem, pois nunca será da sua conta a não ser que esteja interessado em participar. Fica a dica tá, machão?!
A Laerte é uma pessoa muito bem resolvida. Em tempos de ódio ao diferente, ousar ser si mesmo é um ato de coragem.
Momo 👌 no
Bem louco assitir isso hoje (2022) e ver que há 6 anos (2016) a homossexualidade ainda era tratada como "Opção sexual" como dito algumas vezes nas chamadas dos assunto.
Muito bom assitir isso hoje e ver que estamos mudando alguns conceitos e ideias que são tao mortais.
Mas apesar disso o assunto foi muito bem abordado e é muito enriquecedor!
Parabéns ao pessoal do Café Filosófico pela excelência do canal e pelo importante papel na divulgação da filosofia para o público em geral.
A metáfora com o Tratado de Tordesilhas foi ótima. Um forte abraço e parabéns Laerte.
Muito bacana ouvir o depoimento do Laerte, com a brilhante mediação do Dr Benilton, eu adoro suas colocações. De maneira muito educada permitiu que o conteúdo fosse explanado de maneira muito brilhante e espontâneo como eh o Laerte, que eu não conhecia. Parabens a todos.
Saudade, professora.
Da Laerte
Voces foram como uma luz p mim no fim do tunel 💘 que incrivel esse dialogo revelador p mim.
"Narrativas" excelente proposição do Benilton. Quanto mais a gente conhece, mais a gente reconhece! Acho que é isso que nos humaniza! E a arte e a cultura têm papel fundamental nesse processo de reconhecimento . Adorei o Café ☕❤
Adorei o documentário. Pauta super informativa e esclarecedora sobre Diversidade e Transexualidade dentro da sexualidade. Não adianta rótulo..quando se refere a sexualidade... onde é tão plural e tão singular.. cujas vivências pertencem a cada individux... seja qual for o gênero e suas " variantes" dentro desse contexto. Como disse bem o psiquiatra : " não é somente fazer as pessoas entenderem, mas, sentirem..."
Pautasuper atual e importante para o desenvolvimento do respeito às diferenças e à dignidade da pessoa humana... Parabéns ao café filosófico...
Parabéns!!! Muito construtiva a discussão.
Muito bom, este café filosófico, o que falta hoje em nossa sociedade, alem da educação e a alteridade com relação ao outro, ao diferente. Ou melhor, o respeito.
👏👏👏👏👏
Laerte é um exemplo, de evolução em relação à sua sexualidade!
Parabéns pelo programa.... Laérte eu te admiro de mais ❤️
Larte é maravilhosa!!!
Porque é,tão difícil aceitar o diferente?????
Jose Rogerio Lemes normalmente são aqueles que não aceitam nenhuma condição humana. Os mesmos que falam quando um vizinho compra um carro zero e ficam felizes quando é roubado
@@CamargoJoao000 SÓ tem dois gêneros o masculino e o feminino simples assim
Responda à questão: por que os homens têm tanto medo do exame de próstata?
São aqueles , que não aceitam a si mesmo , está refeição é a refeição de si próprio.
@@CamargoJoao000 Genero se refere a "humano" algo que se constrói e "comportamento"nada a ver com gênero ,isso foi invenção da nova era ,genero não é social
Esse comentário do Benilton Bezerra sobre não nos contentarmos apenas com o relativismo cultural pra explicar as diversas práticas e ações humanas, foi muito interessante. Ainda mais aquelas que para nós, observadores, nos parecem estranhas e condenavéis, como a pedofilia, a castração, o infanticídio etc...
Por isso que, para o enriquecimento do debate, deva ser incluído o termo "pluralismo histórico", no qual devemos encarar, inserir (e nao só tolerar) as diversas vivências, narrativas e multiplicidade histórica. E que assim possamos debater saudavelmente conceitos como gênero, sexualidade, raça, humanidade, e por aí vai....
Só assim iremos entender que ok: além de existirem interseções entre culturas e diversos modelos de humanidade, elas também estão em constante construção, que uma cultura não permanece a mesma pra sempre, e ela precisa dessa autonomia (subjetiva, política ou existencial) para poder mudar se for preciso, principalmente quando se está diante de outras culturas, vivências e multiplicidade histórica, o que é um bônus também pra discutirmos a globalização, democracias e modelo civilizatório...
Então devemos ter o cuidado com os argumentos tanto conservadores quanto moderno-civilizatórios que nos propõem seus modelos de "ser humano", e não acreditam na autonomia dos próprios seres nem nas transformacões sociais que nós podem trazer respostas.
Um exemplo que cabe bem aqui é a China onde nesse período que enfrentamos a pandemia, proibiram a venda e o consumo permanentemente de animais silvestres, coisa que fazia parte da tradição milenar deles mas são os principais suspeitos de transmitirem o Covid-19 aos humanos. Acho que isso dá pra entender, por cima pelo menos, do quanto podemos ter nossas práticas e modelos culturais transformadas por n fatores.
No mais, ótimo debate e parabéns pela transmissão do vídeo!
mateus, nesse caso, sociedades que têm a pedofilia como prática cultural devem ter seu tempo histórico de amadurecimento e mudança respeitado, sem qualquer interferência de outras sociedades?
@@laurafontana7966 Mas respondendo a sua pergunta objetivamente, desconheço sociedades que praticam a pedofilia como prática cultural. Seria um fato social, não? Pois em qualquer sociedade moderna hoje, infelizmente encontramos índice de pedofilia. Não associados a nenhuma sexualidade, ou cultura, por mais que tentem associá-los. Vejo apenas um debate raso se devíamos considerar isso somente um crime ou uma doença psicológica...
Mas pra mim um dos maiores atrasos em diminuir os casos é o Estado não promover educação sexual nas escolas!
Amo Laerte Coutinho,fantástico!
Gênio!
Que conversa maravilhosa, Laerte é inspiração! Fiquei apenas decepcionada com quem escreveu o roteiro da apresentadora e com ela também por não corrigir o erro gravíssimo de dizer mais de uma vez "opção sexual". Eu por exemplo não escolhi se bi, eu tive sorte ;)
Tb observei isso. Foi uma pena mesmo!
Muito importante o debate e a forma como os conceitos são passados. Parabéns
Ambos brilhantes!!!!!
Muito grato! Obrigado.
Muito boa discussão, aprendi muito!!!!
os limites sociais da diversidade, como sugerido no diálogo, seria obviamente o da conveniência de interesse em simples condição de mutualidade. Pedofilia, por exemplo, é inaceitável porque por mais que uma criança coniva em interesse na prática sexual com uma pessoa que já tenha atingido a etariedade pré estabelecida para a independência de responsabilidade de seus atos, fere-se aí um código de ética com relação à completa formação e autonomia definida para a assumissão de seus atos e responsabilidade. Portanto, sem sombra de dúvidas, um caso de abuso e não de diversidade. uma pena quem não consiga distinguir isso.
concordo plenamente com você.
Quem não vai corda com o óbvio? A questão é: porque falar de algo criminoso, nefastos, doentio e animalesco, o post desse vídeo? Desde quando questões de gênero e sexualidade, tem a ver com pedofilia??
É só uma questão de leis, quem agredir ou praticar algo de mal contra, se cumpra as leis que forem postas. Igual racismo, etc, etc.
Laerte ❤
acredito que ajudaria demais uma melhoria na educação e nos bons modos das pessoas especialmente no Brasil. Mais amor próprio e menos carência. Por exemplo, minha aparencia passa uma impressão superficial no cotidiano. As mulheres investem o tempo todo, toda hora que chega a cansar e homens lgbt chegam em menor quantidade mas com uma voracidade muito maior, a maioria desconhecidos. Homens héteros nunca chegam, poucos chegam e por amizade apenas. Por isso acho que o mais cansativo pode ser a expectativa das pessoas desconhecidas.
Já compreendo a identidade de gênero . Estudem , leiam ouçam oq o outro tem a dizer temos muito a aprender .
Laerte é incrível!...Ele ri do próprio drama!...
Confesso que amo muito Café Filosófico, contudo estou aflito ao houvir Adriana Couto se referir a Orientação sexual como "opção sexual". Opção sexual não existe.
Aí que incrível 💖🌹
Adorei o video 💋
Vídeo maravilhoso!! Façam mais sobre o assunto.
As pessoas tem o direito de serem felizes. Desde o momento que respeitamos os outros, mesmo que não aceitamos.. é um dever respeitar e amar o próximo. Não julguem pois cada um sabe melhor de suas condições e ou circunstâncias. Ninguém paga a conta alheia a não ser impostos
Essa afirmativa do Laerte, sobre a impermeabilidade do preconceituoso em aceitar argumentos que não correspondem aos seus (dito por Laerte com outras palavras), me pareceu bem apropriada; precisamos perceber isso também, como forma de combater o preconceito.
ADOREI...Tema complexo, Bibas, tenho um primo chamado Laerte...beijo de luz...
Laerte se ! Liberte se !
Excelente discussão
Eu amei essa conversa
Interessante a pergunta aos 30:38 "Qualquer tipo de pratica sexual é aceitável?" kkkk!!! Como responder com clareza a uma pergunta destas, logo se percebe as dificuldades de se falar claramente sobre identidade de Gênero e orientação sexual, pois realmente outras perguntas surgiram, então sair pela tangente é a melhor solução!!
Ótima entrevista!
Assistam Laerte-se.
Laerte 😍 me escrevendo agora nesse canal
Muito boa a entrevista e todo o conteúdo informativo apresentado. Só uma pequena correção: no minuto 27:29, a apresentadora define como "opção sexual" e na verdade é orientação sexual. Mas, é claro, esse pequeno equívoco não tira nenhum mérito de construção da matéria. Mais uma vez, muito boa!!
Alice Bispo, entenda de uma vez por todas, sempre será "opção sexual".
Eu te indico várias matérias e documentários com base científica, política, religiosa e cultural.
Esse assuntos será obsoleto logo logo.
Edson Bitencourt Ninguém escolhe por quem sentir atração sexual.
Opaaa! meus caros tanto existe opção como orientação.
Veja bem se tens um vizinho que leva uma vida de hétero ( vive com outro de sexo oposto) porém ele sabe que só vive assim por querer agradar..... Então ele tem opção sexual, uma vez que ele decidiu viver assim. Por outro lado temos a mãe da gente que casou com nosso pai e ela realmente sempre sentiu atração sexual por homens, temos aí um caso de orientação sexual.
Explicação fora dessa abordagem desconheço sentido. Assim sendo, existem os dois cabe a vc se perceber a qual se identifica. Eu tenho orientação pois sou gay e me sinto assim, sempre gostei de homens e não tenho dificuldade alguma em viver minha sexualidade... , já meu amigo do trabalho tem opção, pois ele tem uma namorada a qual ele não ama porém ela faz os desejos dele e então ele se acostumou com ela e está com ela mas pensando nos machos que ele vê na rua, pois com esses ele certamente não teria a quê se acostumar ele só teria que enfrentar a sociedade machista e opressora.
A mim parece uma obsessão a busca por superação do binarismo. Essa obsessão está em confundir a identidade de gênero com a orientação sexual no sentido de se admitir um termo médio tanto em termos de orientação sexual, quanto em termos de identidade de gênero. Creio que pode, talvez, ser possível, o termo médio em termos de orientação sexual (o bissexual absoluto), mas não acredito que isso ocorra em termos de identidade de gênero (não creio que exista alguém que seja, ao mesmo tempo homem/mulher em termos absolutos (refiro-me a seres humanos).
O fenômeno da transferência é, certamente, um fator muito forte, e não parece muito fácil de quebrar. Por outro lado, o "longo prazo" sugerido pelo entrevistador, precisa ser, me parece, bem trabalhado para forças a redução da sua duração (como?!...Não sei ainda). Mas,...estaria errada Lili Elbe, em fazer a redesignação sexual cirúrgica?!...
G E N I A L!
muito bom! ❤
Sensacional
"Opção sexual" insistenteeeee na narradora.
Arde os ouvidos.
Pelamor.
Vai manter um video tão interessante com esse erro grave?
Cabe a você entender que ela, inexperiente nesta questão, não estava ali, deliberadamente, ofendendo as pessoas do grupo LGBTQIA+. Então, a cada vez que ela fala em "opção sexual", faça um esforço para ouvir "orientação sexual"!...A fala do entrevistado vale muito mais o nosso interesse!...
otimo canal
O critério está no dano ao Outro, pois a sexualidade é operada em uma relação intersexual, ou melhor, uma relação Eu/Outro. Assim, se a manifestação da sexualidade, a sua prática, causa dano a outrem, então não deve ser aceita. Mas deve sempre haver um limite para o aceitável. Por exemplo, na relação sado-masoquista, haverá um limite para a sua prática (além do dano, a capacidade de consentimento). Na pedofilia percebe-se um claro limite inaceitável equiparável a um sado-masoquismo inaceitável. O mesmo, me parece, se aplica para os limites do peso do fator cultural, como sociedades que admitem a pedofilia e sociedades que admitem a castração das mulheres. A meu ver, há uma clara interferência de um poder opressor, que se mostra em maior densidade em um dos sexos/gêneros (o masculino), deturpando o valor da influência do fator cultural.
Independer o gênero do sexo biológico (com o que eu não considero aceitável) não afasta o peso do sexo biológico (sua manifestação) na manifestação da sexualidade!...Ou acabaremos caindo na enganação da ideologia de gênero.
Nada contra, me sinto muito confusa e tenho 40 anos, imagina as crianças. Olhamos para as pessoas e não sabemos o que eles realmente são, se são homens ou mulheres. Isso e muito 😕 confusoooo.
As crianças sintetizam as informações muito melhor que a gente! Certamente já existem crianças que já absorveram muitas coisas desses âmbitos melhor que eu que tenho 28 e você que tem 40!
Fui surpreendido com minha sobrinha de 2 anos, de quem queriam esconder que sou casado com um homem e ela disse: "tio, tá errado! Mãe e papai estão aqui na festa da prima, pq o tio Paulo não está aqui também?". Fez um comparativo que exprime o sentimento dela que sintetizou por si só a questão. Ninguém, nem eu, disse que o Paulo é meu qualquer coisa que não fosse amigo!
Muito raso. Claramente faltou à Larte mais domínio do assunto. Por exemplo, na pergunta sobre como acolher as reivindicações de identidades individuais e as práticas sexuais, explicitamente houve um desvio de resposta por falta de conhecimento, quando ele questionou dos critérios.
E as pessoas aqui se preocupando porque a apresentadora usou "opção", em detrimento de "orientação", mostra que a audiência precisa ver outros programas e não algo profundo (ou que devia ser profundo) como um Café Filosófico...
O texto da apresentadora ainda diz: OPÇAO SEXUAL!!!! Que ruim!
é orientação né
@@DaliaCorDeRosa Sim.
❤❤❤❤❤❤
Laerte 😍
Não durmo mesmo hoje
08:27: "Opção sexual", CPFL?
Pelamor, heim!
Essa entrevista foi feita em 2006, muitos ainda falavam opção e ainda hoje muitos ainda falam. Infelizmente. Mas chegamos lá
Não é opção sexual, e sim orientação!
Ave Maria,,,,
nao entendi?
Excelente!
Sem muito produtivo e fértil as palestras.
coitada da comunidade trans do Brasil! deveriam migrar para o Canada! o Brasil so ira aceitar daqui uns 150anos!
Vários equívocos no discurso da Laerte e nesta edição do programa. A Laerte não sabe a diferença de identidade de gênero e expressão de gênero, por exemplo. Além disso, o programa trouxe uma trans no lugar de fala e durante os intervalos passou pedaço de filmes com temática gay. Isso é um desserviço e só confunde mais o campo transgênero. Eu sou uma mulher trans, mestranda em artes e não me senti representada pelo o que foi dito no programa.
Oi @ Leônia M. Para mim é importante a conceituação, é ela ou eles, os conceitos, o arcabouço das várias narrativas para a realidade em pauta no Programa.
A precisão conceitual é resultado de processos compartilhados entre diferentes grupos, protagonistas e interlocutores a fins ou avessos.
As suas observações são provocativas, embaralham o lugar dos conceitos nesse lugar onde teorias constroem o discurso, descontruindo as ideologias, lugar chamado Filosofar.
Então, uma vez provocada, gostaria de saber em que consiste o eqúívoco percebido por você?
Gostaria sim dessa experiência dialética. Pode ser?
Laerte-se!
Assunto de extrema complexidade, pois ainda estamos em uma sociedade de pessoas que ainda não encara o tema com facilidade. Portanto, o café foi bem por expor o assunto na sua pauta. só não conseguir ver o orador com muito conteúdo sobre tal tema. o tema deve ser falado em aberto sem muitas experiencia pessoais, pois não estamos em auditório religioso, em que vale muito o conteúdo pessoal. Viviane mosé foi a pessoa mais habilitada que já falou sobre isso ate hoje no café.
Profundidade Tshow
instagram.com/art_fsc/
“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.”
2Timóteo 3:1-9 ARA
bible.com/1608/2ti.3.1-9.ara
Sandra SilVieira contos de fadas nao servem de base para explicar e julgar a realidade. O deus fantoche da biblia, ao qual é usado para lideres corruptos ficarem colocando palavrinhas na boca dele, afim de atingirem objetivos pessoais, nao serve de base nem para julgar hitler, quanto mais um cidadao comum, pagador de impostos.
@@GeraldoRMorais verdade!!
@@GeraldoRMorais a única fada que eu vejo aqui é vc kkkkkk
"Vinho filosófico"
eu sou gay, e acho essa história de gênero uma babaquice. Se alguém nasce homem continua sempre homem até morrer, e se nasce mulher, continua sempre sendo mulher.
Fora isso, se gosta de transar com alguem do mesmo sexo, se gosta de se vestir como o sexo oposto, tudo bem , tá no direito dele
E ensinar essas coisas para crianças, eu acho um absurdo, ou melhor eu acho um crime!! A adolescencia é um período difícil, de muitas dúvidas, e isso pode acabar bagunçando ainda mais a cabeça da criança. O certo pra mim é esperar a própria criança começar a desenvolver sua sexualidade, por si só, sem que os outros forcem nada
Silas Rodrigues Gonçalves Júnior totalmente coerente!
Uma poc Lixinho
Silas dê descarga ao sair. Grato!
Pra ver tem preconceito até no meio LGBT mesmo !!!
Ele é um cross-dresser..Tipicamente não modificam seu corpo e não está relacionado a transexualidade..
Dayse gonçalves
Ele tem pênis e tentou usar um banheiro feminino.
Em qqr pais civilizado ele seria multado é processado
O legislativo brasileiro age como se a mulher não existisse ou seja vagabunda a quem nenhum respeito entre permitido.
"Se eu ganhasse um real por gênero... Então eu teria 2 Reais"
E Jeová é Deus
Me dá e nojo ,vocês estão loucos homem e homem mulher mulher. Kkkkk esse Laerte e louco doente lunático kkkkkkkkkk
Quando você for vítima de racismo,vai ver o quão é bom o outro chegar e apontar você por você ser quem você é
Manhê quero biscoito!
Ngm deu.
Tadinho
LEIA A BÍBLIA DÉCADAS À!!??? NÃO VAI TER DÉCADAS !! DEUS TÁ VOLTANDO É VERDADES ABSOLUTAS POR CAUSA DESTAS ABOMINÁVEL AOS OLHOS DE DEUS Ó SENHOR JESUS CRISTO. É VERDADEIROS!! TUDO ISSO É CONTRA ÀS LEIS DE DEUS SABERIAM RESPEITA DEUS TODO PODEROSO O GLORIOR BOM DEUS SEU CRIADOR NÃO NÃO NÃO DEIXAR O SEU MUNDO QUE ELE MORREU NA CRUZ POR TODOS SEUS POVOS FIEL AO SEUS MANDAMENTOS DE ACORDO COM ÀS LEIS QUE DEUS MANDA NA BÍBLIA. MM.FARIAS DISCÍPULA DE JESUS CRISTO
Vídeo bom apenas para quem é homossexual ou tem alguém que ama com esse problema. Cada um pode ser o que quer, mas ainda é contrário ao ser o que se é, não o que se quer ser... E o que é ser? Viver o que se é ou o que se pensa ser??? É fato que homem é homem e mulher é mulher. Ânus é órgão excretor! Vagina e pênis são órgãos reprodutores... façam uma pesquisa profunda das consequências do sexo anal. Para mim foi uma droga que quer mostrar normalidade no incomum. Respeito as escolhas e é só.
Alessandro JF Oi, Alessandro, seu argumento tende ao conceito de “natureza”. Recomendo MUITO que você leia essa reportagem: www.bbc.com/portuguese/vert-fut-40093671
É uma leitura demorada, mas vale a pena. Em resumo, abriu muito a minha cabeça, pois eu também achava que nossas atitudes seguiam um certo padrão da natureza. Se eu me atraio por homens, é porque eu sou mulher. Mas a análise histórica dos fatos mostrou que o conceito de heterossexualidade foi construído, principalmente no século passado (heterossexualidade é diferente de sexo entre genitais diferentes)... e que, portanto, não deve ser considerado o “natural”. Por exemplo, seguindo sua lógica: natural seria fazer sexo para a reprodução, não exatamente o fato de ser atraído pelo sexo oposto. E isso entra em conflito com o avanço dos métodos contraceptivos e liberdade sexual feminina. Se a mulher pode tomar pílula e transar com um homem sem engravidar, por que esse ato sexual seria considerado “natural” se não houve reprodução?
Oi Ananias primeiro! Obd pela gentileza em não dizer ofensas... Olha, conheço essas teorias... e são estudos que defendem um ponto de vista. Mas não concordo. Vejo que o padrão pode ser incutido na mente, mas a sexualidade nesse ponto e no que observo, acontece de maneira a substituir a femea. O estímulo também gera o comportamento homossexual, principalmente se for precoce. Respeito a sua educação e sua opinião. Mas a minha opinião é oposta a essa teoria, ou estudo, se preferir...
Alessandro JF ser o que quiser é livre arbítrio. Fingir que ânus não dá prazer é típico de preconceito encubado machista. Vagina reproduz e também excreta.. todo homem adoraria que sua parceira 'liberasse a rosca' hipócrita! Deixe os outros darem aquilo que lhe pertencem, pois nunca será da sua conta a não ser que esteja interessado em participar. Fica a dica tá, machão?!
Fica quietinho fica
@@eumesmadiana2249 😛
safadeza.
Fraco de mais!!!!! o café não costuma levar conteúdo fraco, muito baixo o nível de conteudo. oratória ruim de mais.
Sim. Bem ruim e raso. A oratória é um problema mesmo em grandes nomes que já passaram pelo Café.
esse cara de pau tinha que respeitar as mulheres um idoso desse se vestindo de mulher e uma vergonha para a naçao brasileira
e essa vergonha q vc ta passando é no crédito ou no débito?
Pisa mais! 😂👏 Cada ignorante dando close errado aqui...
Laysa Hellena vergonha ter uma preconceituosa como você atrasando nossa evolução
Chora acéfalo
Ela não e um velho vestido de mulher !!! E uma mulher transgênero !!!!....e dependente disso ela e um ser humano !!