Pelo que entendi, a passphrase não precisa usar palavras do padrão BIP-39, correto? Outra coisa é que eu posso usar a mesma SEED (12 ou 24 palavras) e criar "N" carteiras com passphrases diferentes, correto? Por exemplo, posso criar a carteira do ladrão, pra usar em uma situação de emergência!
Com a passphrase, se eu perder a carteira, como faz para recuperar os fundo? Digita as 12 normal no novo dispositivo, depois digita a passphrase? Ou n’a hora de fazer o backup para o novo dispositivo tem que digitar as 13 juntas?
Oq Você achar de : Usar a carteira sem passphrase como hotwallet E a mesma seed + passphrase como a cold wallet? Tudo isso no mesmo dispositivo (trezor)? É uma solução estúpida? Ou uma boa solução pra mitigar o risco de armazenar as seed
blog.trezor.io/passphrase-the-ultimate-protection-for-your-accounts-3a311990925b wiki.trezor.io/Passphrase Mas ao adicionar passphrase você vai criar uma carteira totalmente nova - então precisará transferir os fundos da carteira sem passphrase para a nova carteira com passphrase. Importante seguir bem as instruções e verificar bem a passphrase para poder recuperar
Fala bitconheiro, blz? Apenas uma duvida: essa passphrase ou palavras adicionais que temos a opção de adicionar quando criamos uma carteira na Electrum, ela só funciona dentro da Electrum? Fiz um teste criando uma conta nova utilizando a carteira Electrum no PC e adicionei a opção de colocar palavras adicionais (passphrase) e depois abri o app de carteira Bluewallet no celular e tentei importar essa carteira que criei com a passphrase e consegui importar normalmente utilizando APENAS as 12 sementes. Em nenhum momento me pediu as palavras adicinais que inseri quando criei a conta na Electrum. Imaginei que ele nao permitiria importar a carteira na bluewallet usando apenas as 12 seeds... por isso fiquei em duvida sobre a utilidade dessa passphrase. Se puder me ajudar a entender isso eu agradeço.
Aqui como criar com passphrase na Blue. Vc tem que ativar opções avançadas da carteira e marcar na hora de importar como descrito aqui: twitter.com/bluewalletio/status/1478759270535643138
Provavelmente a carteira que apareceu na Blue, SEM pass phrase, é diferente da sua carteira original COM pass phrase. Dá uma conferida nos caracteres da chave pública SHA-256 que são diferentes. Não tem como a Blue ter criado a mesma chave sem o uso da pass phrase, se não, nada disso faria sentido. Não será vc que vai descobrir um erro / defeito nessa segurança kkk de boa.
Dov é melhor deixar o bitcoin em uma conta segwit ou native segwit ? A diferença entre eles na atualização é só velocidade e redução de taxas, ou existe algo a mais do que isso ?
vai ter que inserir a passphrase no seu aparelho conectado à internet. Vai ser hot. Aí a trezor serve como uma autenticação de dois fatores - o hacker precisaria ter acesso físico a sua trezor para extrair a seed e também ter malware no seu PC para poder ter acesso a passphrase que você digita no PC. Dificulta, mas não é o ideal ainda - pq no outro caso (tudo offline, no dispositivo) dificulta mto mais
Dov, se eu criar uma seed + passphrase no tails com electrum, posso usar essa mesma seed em uma hardwallet futuramente? Ou a passaphrase impossibilita?
Por favor você que entende do assunto, se softwallet tipo Electrum, BlueWallet ou outra deixarem de existir, se eu tiver uma cópia do software eu ainda consigo utilizá-las para fazer as transações normalmente ou esses softwallets descontinuadas se tornam inúteis?
Sua chave é o mais importante, o backup dela, as palavras, a SEED. Com isso vc vai conseguir recuperar em diversas carteiras diferentes se necessário. Mas também é recomendável guardar cópias do software q vc usou para criar em caso de emergência. Ambos os projetos citados são OPEN SOURCE e livres, então é impossível quase que desapareçam do nada - sempre haverá alguma versão disponível deles na internet. Mas por segurança vale a pena vc ter uma cópia, só pelas dúvidas. Nenhum dos dois softwares citados depende também dos desenvolvedores deles ou de uma empresa para existir. Eles dependem apenas da rede Bitcoin e de outros programas open source e livres (como node bitcoin core e electrum personal server, por exemplo) para você poder acessar a rede Bitcoin.
Na última Live foi falado que Blue wallet seria melhor que Electrum praquele esquema de manter uma carteira em um celular off-line. Seria por uma questão de compatibilidade para eventualmente recuperar a carteira em uma outra wallet no futuro.. Isso seria um problema grave, ou apenas uma preferência entre uma e outra? Ainda é ok ter uma carteira "cold" na electrum, daquelas que geram endereços bc1, ou há alguma preocupação nisso? Obrigado!!
Electrum ainda eh totalmente ok e aquele esquema funciona bem. Electrum é um projeto sério e popular, acho difícil que não continue por muitos anos, mas pelas dúvidas guarde também backup do software electrum no seu PC ou na sua nuvem - ou em ambos. Para ter o software para recuperar sua seed caso seja necessário
A Passphrase não fica armazenado na hardwarewallet? Fica no PC? E se eu trocar de PC o segundo Pin não funciona? Não pensava que era assim, ele deve estar falando da ledger.
@@cacadorsolitario2786já pensei muito sobre esse problema. O jeito é colocar a pass phrase em algo físico ou uma segunda cabeça de confiança. A palavra confiança não precisa ser discutida aqui. É auto explicativa. E o que é de confiança pra um não é pra outro e tá tudo bem.
Acho ok. Para quê? Serve para autenticação de dois fatores - mas pra ser eficaz e seguro, vc precisa ter 2 (uma de backup caso perda) e usar apenas isso como 2o fator - não ter vários 2o fatores que podem ser usados ao invés da yubikey. 1 coisa que você sabe (senha) + 1 coisa que você tem (yubikey) - é um modelo legal de segurança
Se eu adicionar , de modo offline, uma passphrase numa carteira na bluewallet, que foi gerada offline, essa passphrase vai ser reconhecida caso eu tente recuperá-la num ambiente online?
@@clairtonalves132 sim. O que é gerado offline já existe online, ou seja, se você digitar a passphrase " vidas andantes cercam gados " o sistema, mesmo offline, vai gerar uma carteira de acordo com cada caractere que foi escrito. Tudo já existe, e os aplicativos de wallet apenas dão os códigos pra gente acessar aquela determinada carteira de acordo com a passphrase criada
Caso eu já tenha moedas na hard Wallet, posso adicionar a passphrase e criar outras carteiras? Ou tem q ser em uma carteira nova? Tenho medo de tentar e perder as moedas..
Se você adicionar uma passphrase, cada passphrase q vc adicionar vai criar uma nova carteira diferente. É uma carteira nova. Você pode usar a mesma seed anterior e só adicionar passphrase. Vc terá acesso às moedas na carteira sem passphrase ainda normalmente... ambas podem funcionar ao mesmo tempo. Recomendo que pesquise bem como funciona com sua hardwallet específica, mas colocar passphrase não elimina sua seed (backup) anterior e vc pode usar o backup anterior e adicionar passphrase. Depois que entender bem como funciona e ver na prática, quando sentir seguro (faça um teste primeiro com uma pequena quantia), pode transferir os fundos da carteira sem passphrase para a com passphrase.
Aproveitando a dúvida do colega, vi que na Ledger tem também a Passphrase, contudo a da Trezor meio que oculta a carteira e solicita Passphrase ao iniciar, se você não colocar nada, vai para a carteira padrão. A Ledger é exatamente assim também? Ou muda?
Olá, Sou novo no mundo cripto. Estou com uma dúvida. Se eu comprar uma hardwallet, configurar e tudo, e alguem descobrir minhas chaves privadas, a pessoa pode tambem transacionar por ela? Se sim, o que diferencia a hardwallet das carteiras que estão conectadas o tempo todo? Muito obrigado,
@@winstonrezende8108 falou besteira. Pin só serve pra aquela carteira especifica... Porém se ele pegar as "seeds" as 12 ou 24 palavras chaves, basta acessar e pegar seus bitcoins
Imagine se uma seed criada já exista por ai, coisa q não é impossivel acontecer, vou ter uma conta de bitcoin com dois usuarios? Voce confia 100% na aletoriedade de uma maquina offline? O google tem acesso a algum mnemonico?
Boa questão se pensarmos a longo prazo. Não tenho conhecimento suficiente pra responder definitivamente. Mas acho que esse é mais uma justificativa pra utilizar pass phrase.
@@winstonrezende8108sim. Principalmente offline. Se já é quase impossível ter seed igual a outra pessoa, fica mais impossível ainda quando vc coloca passphrase. Ainda mais pq a Passphrase tende a ser uma coisa pessoal, de vivência e etc.
@@winstonrezende8108 Não é boa questão colega. Quem entende disso, sabe. Tem um estudo que diz que é mais fácil uma pessoa ganhar na mega-sena mais de 50 VEZES do que acertar um conjunto de 24 palavras na mesma ordem. Pode ficar tranquilo que isso não vá acontecer... probabilidade BAIXISSIMA ne kkkkkk a nao ser que lançem um computador super quantico de marte que consegue descobrir
Opa Bitcoinheiros, estava interessado em comprar uma Cobo Vault Essential, mas não entregam no Brasil, depois procurei na amazon e não tinha unidades disponíveis. Então pensei em comprar uma coldcard, mas fiquei com uma dúvida, para receber BTC através dela é necessário integrá-la a uma carteira desktop? E conhecem alguma outra forma de comprar a cobo?
Não dá pra fazer passo-a-passo pq cada dispositivo é diferente e pode mudar a cada ano... O importante é saber que vc tem que buscar - no site/suporte do seu dispositivo como fazer. Propósito do vídeo é explicar o que é, pra que serve e pq é importante usar.
Se eu quero apenas ir guardando os BITCOINS e não tirar nos proximos 20 anos, como eu poderia guardar?? Numa carteira normal, não acho seguro... Qual a dica?? Uma hardwallet mesmo? ou tem coisa melhor e mais segura para essa finalidade?
Olha, não existe uma resposta pronta para isso. Acho que existem diversas possibilidades de você chegar nessa carteira ideal pra você. Hardwallet é o mais fácil de gerar a carteira de maneira segura sem mto esforço. Mas existem diversas outras maneiras. Tratamos de muitas delas aqui no canal, precisa buscar nas playlists... vou ver se faço uma seleção especial depois com mais calma.
Não, a passphrase cria uma nova carteira - com passphrase. Vc não perde acesso aos satoshis sem a passphrase, pq pode simplesmente recuperar a carteira sem passphrase. Mas se adicionar passphrase vai ter acesso à uma carteira totalmente nova. A passphrase é uma palavra adicional na sua seed.
Depende da sua hardwallet, as boas, de Bitcoin mesmo, têm suporte para adição de passphrase. Tem alguns exemplos de modelos aqui: bitcoinheiros.com/carteiras
segura em que sentido? Privacidade: Samourai carteira do ladrao? BlueWallet Maior vulnerabilidade sempre será o usuário... afinal qualquer wallet tu vai salvar offline a seed
Na criação da pass phrase (seed), pela carteira off line, como ter certeza que não será uma pass phrase repetida? Parece que não é impossivel de acontecer!
xará, a passphrase é você quem cria, como uma senha. A seed é gerada de forma aleatória pela carteira... Essa sim pode ocorrer de sair repetida, no caso é mais fácil ganhar na mega da virada do que isso ocorrer, kkk, Por isso a importância de fazer a passphrase.
@@Quinhooliveira. Sério? u ganhou na loteria então kkkkkk. Você no momento da criação da carteira, antes de apertar next anotou as palavras e tentou recuperar em outra carteira? Como foi isso? Como constatou que era repetida?
Mais ou menos... acho que o mais básico que temos está na parte de guias do nosso site. Pode começar por bitcoinheiros.com/intro-bitcoin e lá ver as outras guias
@@Bitcoinheiros obrigado amigo , quero comprar btc , sinto q as coisas ficaram feias amigo , e quero aprender , vou olhar o link e me ligar no canal obrigado
Amigos, bitconheiros. Fiz uma transação e paguei 122 sats de fee. Porém, já tem mais de um dia que não confirmou a transação. Devo fazer alguma coisa ou é só esperar que uma hora vai confirmar na carteira? Não estou com pressa, mas queria saber se eu fiz algo errado.
@@albert2563 Cara, se sua carteira permitiu e foi no mínimo 1 satoshi por byte, pode ficar tranquilo que vai confirmar em algum momento - provavelmente domingão de madrugada pra segunda
@@Bitcoinheiros permitiu. Mandei da exodus pra bluewallet e já apareceu lá na bluewallet. Só que não têm nenhuma confirmação ainda e tem uns 2 dias que tá desse jeito. Mas, beleza. Valeu, Dovão.
As palavras em inglês fazem parte de um protocolo de mnemonização das chaves privadas. É necessário usar palavras de umas lista de 2048 palavras em inglês para estar dentro do padrão reconhecido pela maioria das carteiras. Você pode pesquisar mais sobre isso aqui: bitcoinheiros.com/duvidas-sobre-carteiras-bitcoin/
Além disso, se você não usar elas totalmente aleatórias, pode ser vítima de um ataque de força bruta em busca de carteiras compostas por palavras que fazem sentido em combinação. Trechos de livros, etc, são péssimas brainwallets
Ela tem, é aquela carteira do ladrão... quando você ativa pra ter carteira do ladrão, basicamente está ativando passphrases. Aí vc tem uma passphrase para sua carteira de verdade e uma passphrase pra carteira do ladrão
@@Bitcoinheiros mas aquilo lá é um compartimento secreto onde vc cria uma nova carteira não baseada na semente atual/anterior, não é a BIP39 onde vc cria uma outra carteira baseada na sua semente de recuperação com uma senha
@@Bitcoinheiros A resposta que ele vai dar provavelmente que é só importar a chave privada WIF, eu não sei o que ele quis dizer, se é para importar uma chave singular de um endereço derivada de uma carteira com passphrase ou importar o xpriv, algo que não é possível na BlueWallet
Uma crítica construtiva com todo o respeito e admiração: O video poderia ter sido 5x mais curto... mta enrolação... não da tempo de ver todos os vídeos que temos para ver e temos que selecionar... Um abraço!!!
Oi Ricardo, entendo a crítica, mas seria legal se você pudesse (só pra exemplificar construtivamente) enviar pra mim um script de como resumiria em 5 minutos e reduziria a "enrolação". Estou aberto a críticas construtivas pelo email bitcoinheiros gmail. Grande abraço!
E assim, o Dov sempre coloca o link do artigo que ele está usando como base para fazer o vídeo, apenas adicionando alguns comentários... Se estiver realmente com muita pressa, 1) dá pra acelerar o vídeo em velocidade 2x; 2) dá pra ler diretamente o artigo original e não ver o vídeo. Pra mim o que importa é que este canal é o que melhor reúne as informações mais pertinentes sobre o assunto! Quase todo o conhecimento que adquiri surgiu aqui! Por isso, agradeço muito ao Dov e demais Bitcoinheiros!
Pela primeira vez vi a necessidade de ter uma passphrase. Fantastico
Muito obrigado pelas Informações Professor !!!!
Um abraço aqui de Portugal !!!
Parabéns Dov muito bom o vídeo. Muito obrigado. Feliz Natal
Pelo que entendi, a passphrase não precisa usar palavras do padrão BIP-39, correto? Outra coisa é que eu posso usar a mesma SEED (12 ou 24 palavras) e criar "N" carteiras com passphrases diferentes, correto? Por exemplo, posso criar a carteira do ladrão, pra usar em uma situação de emergência!
Eu uso 24 palavras, esse dias tive q trocar de carteira e pra fazer a recuperação mnemônico fiquei mais de 1h kskskskskdkddkkd
Com a passphrase, se eu perder a carteira, como faz para recuperar os fundo? Digita as 12 normal no novo dispositivo, depois digita a passphrase? Ou n’a hora de fazer o backup para o novo dispositivo tem que digitar as 13 juntas?
12 palavras + a passphrase separada
Vc terá sempre que escolher um modelo de carteira que utiliza pass phrase, pois nem todos modelos utilizam.
obg meu querido! Deus te guie e te proteja sempre.
Alô DOV. Fala comigo...
A carteira Secux W20, serve ?
Verdade nunca devemos duvidar de nada
Oq Você achar de :
Usar a carteira sem passphrase como hotwallet
E a mesma seed + passphrase como a cold wallet?
Tudo isso no mesmo dispositivo (trezor)?
É uma solução estúpida? Ou uma boa solução pra mitigar o risco de armazenar as seed
Tatuar a passphrase em um lugar escondido
Anitta fez isso , em um lugar peculiar
Vídeo muito esclarecedor!
Bom dia! Quando comprei a Trezor não apareceu para mim para criar uma senha e uma Phassphrase.... Apenas o PIN. O que eu devo fazer?
blog.trezor.io/passphrase-the-ultimate-protection-for-your-accounts-3a311990925b
wiki.trezor.io/Passphrase
Mas ao adicionar passphrase você vai criar uma carteira totalmente nova - então precisará transferir os fundos da carteira sem passphrase para a nova carteira com passphrase. Importante seguir bem as instruções e verificar bem a passphrase para poder recuperar
@@Bitcoinheiros vou ler no blog! Obrigado mesmo! Tenho só medo porque eu só tenho o PIN como proteção...sou bem leigo
@@nutricionistarodrigozanetti Se quiser entra em contato com a gente pelo site bitcoinheiros.com
@@Bitcoinheiros eu vou com certeza!
Muito bom, obrigado Dov!
Fala bitconheiro, blz? Apenas uma duvida: essa passphrase ou palavras adicionais que temos a opção de adicionar quando criamos uma carteira na Electrum, ela só funciona dentro da Electrum?
Fiz um teste criando uma conta nova utilizando a carteira Electrum no PC e adicionei a opção de colocar palavras adicionais (passphrase) e depois abri o app de carteira Bluewallet no celular e tentei importar essa carteira que criei com a passphrase e consegui importar normalmente utilizando APENAS as 12 sementes. Em nenhum momento me pediu as palavras adicinais que inseri quando criei a conta na Electrum.
Imaginei que ele nao permitiria importar a carteira na bluewallet usando apenas as 12 seeds... por isso fiquei em duvida sobre a utilidade dessa passphrase. Se puder me ajudar a entender isso eu agradeço.
Aqui como criar com passphrase na Blue. Vc tem que ativar opções avançadas da carteira e marcar na hora de importar como descrito aqui: twitter.com/bluewalletio/status/1478759270535643138
Provavelmente a carteira que apareceu na Blue, SEM pass phrase, é diferente da sua carteira original COM pass phrase. Dá uma conferida nos caracteres da chave pública SHA-256 que são diferentes. Não tem como a Blue ter criado a mesma chave sem o uso da pass phrase, se não, nada disso faria sentido. Não será vc que vai descobrir um erro / defeito nessa segurança kkk de boa.
Doz, a Trezor One é boa ? Vi que ela tem como adicionar uma passphrase.
Tem como ligar os utxos da wallet da passphrase, com os que estão em outra passphrase da mesma seed? ou da wallet da seed mesmo sem passphrase?
Dov é melhor deixar o bitcoin em uma conta segwit ou native segwit ?
A diferença entre eles na atualização é só velocidade e redução de taxas, ou existe algo a mais do que isso ?
Depende...ruclips.net/video/G-NIepNRCOc/видео.html
É possível fazer isso com uma trezor one? Não tem como eu digitar nela
vai ter que inserir a passphrase no seu aparelho conectado à internet. Vai ser hot. Aí a trezor serve como uma autenticação de dois fatores - o hacker precisaria ter acesso físico a sua trezor para extrair a seed e também ter malware no seu PC para poder ter acesso a passphrase que você digita no PC. Dificulta, mas não é o ideal ainda - pq no outro caso (tudo offline, no dispositivo) dificulta mto mais
Dov, se eu criar uma seed + passphrase no tails com electrum, posso usar essa mesma seed em uma hardwallet futuramente? Ou a passaphrase impossibilita?
Alguém sabe a fabricante que faz aquele esquema de usar um segundo pin pra passphrase? Pra evitar ela...
Por favor você que entende do assunto, se softwallet tipo Electrum, BlueWallet ou outra deixarem de existir, se eu tiver uma cópia do software eu ainda consigo utilizá-las para fazer as transações normalmente ou esses softwallets descontinuadas se tornam inúteis?
Sua chave é o mais importante, o backup dela, as palavras, a SEED. Com isso vc vai conseguir recuperar em diversas carteiras diferentes se necessário. Mas também é recomendável guardar cópias do software q vc usou para criar em caso de emergência. Ambos os projetos citados são OPEN SOURCE e livres, então é impossível quase que desapareçam do nada - sempre haverá alguma versão disponível deles na internet. Mas por segurança vale a pena vc ter uma cópia, só pelas dúvidas.
Nenhum dos dois softwares citados depende também dos desenvolvedores deles ou de uma empresa para existir. Eles dependem apenas da rede Bitcoin e de outros programas open source e livres (como node bitcoin core e electrum personal server, por exemplo) para você poder acessar a rede Bitcoin.
@@Bitcoinheiros
Muito obrigado e boa semana.🤝
Qual mais seguro? 12 ou 24 palavras?
Brother, com passphrase e o celular Office fica impossível de te roubarem
24 te dá mais segurança, mais 12 já ta bom, e com passphrase fica top
Na última Live foi falado que Blue wallet seria melhor que Electrum praquele esquema de manter uma carteira em um celular off-line. Seria por uma questão de compatibilidade para eventualmente recuperar a carteira em uma outra wallet no futuro.. Isso seria um problema grave, ou apenas uma preferência entre uma e outra? Ainda é ok ter uma carteira "cold" na electrum, daquelas que geram endereços bc1, ou há alguma preocupação nisso? Obrigado!!
Electrum ainda eh totalmente ok e aquele esquema funciona bem. Electrum é um projeto sério e popular, acho difícil que não continue por muitos anos, mas pelas dúvidas guarde também backup do software electrum no seu PC ou na sua nuvem - ou em ambos. Para ter o software para recuperar sua seed caso seja necessário
Aí sim jovem
A Passphrase não fica armazenado na hardwarewallet? Fica no PC? E se eu trocar de PC o segundo Pin não funciona? Não pensava que era assim, ele deve estar falando da ledger.
A passphrase é uma coisa pra ficar guardada na sua memória, de preferência.
@@jorgemorais4005 Obrigado 🟠
@@jorgemorais4005 perda de memória é um problema nesse caso. AVC, acidente, etc..
@@cacadorsolitario2786já pensei muito sobre esse problema. O jeito é colocar a pass phrase em algo físico ou uma segunda cabeça de confiança. A palavra confiança não precisa ser discutida aqui. É auto explicativa. E o que é de confiança pra um não é pra outro e tá tudo bem.
O melhor conteúdo que ja vi sobre o assunto. Valeu Dov!
Na passphrase posso colocar símbolos e números ?
Sim
Gostei do comentário da 12
O que vocês acham daquelas Yubikey?
Acho ok. Para quê? Serve para autenticação de dois fatores - mas pra ser eficaz e seguro, vc precisa ter 2 (uma de backup caso perda) e usar apenas isso como 2o fator - não ter vários 2o fatores que podem ser usados ao invés da yubikey.
1 coisa que você sabe (senha) + 1 coisa que você tem (yubikey) - é um modelo legal de segurança
Se eu adicionar , de modo offline, uma passphrase numa carteira na bluewallet, que foi gerada offline, essa passphrase vai ser reconhecida caso eu tente recuperá-la num ambiente online?
Estou com essa dúvida, já encontrou a resposta?
@@clairtonalves132 sim. O que é gerado offline já existe online, ou seja, se você digitar a passphrase " vidas andantes cercam gados " o sistema, mesmo offline, vai gerar uma carteira de acordo com cada caractere que foi escrito. Tudo já existe, e os aplicativos de wallet apenas dão os códigos pra gente acessar aquela determinada carteira de acordo com a passphrase criada
Caso eu já tenha moedas na hard Wallet, posso adicionar a passphrase e criar outras carteiras? Ou tem q ser em uma carteira nova? Tenho medo de tentar e perder as moedas..
Se você adicionar uma passphrase, cada passphrase q vc adicionar vai criar uma nova carteira diferente. É uma carteira nova. Você pode usar a mesma seed anterior e só adicionar passphrase. Vc terá acesso às moedas na carteira sem passphrase ainda normalmente... ambas podem funcionar ao mesmo tempo.
Recomendo que pesquise bem como funciona com sua hardwallet específica, mas colocar passphrase não elimina sua seed (backup) anterior e vc pode usar o backup anterior e adicionar passphrase.
Depois que entender bem como funciona e ver na prática, quando sentir seguro (faça um teste primeiro com uma pequena quantia), pode transferir os fundos da carteira sem passphrase para a com passphrase.
Perfeito! Meu medo era criar a passphrase e sumir tudo.. já pensou?! 😅😅 meus satoshis valem mais que ouro...
Aproveitando a dúvida do colega, vi que na Ledger tem também a Passphrase, contudo a da Trezor meio que oculta a carteira e solicita Passphrase ao iniciar, se você não colocar nada, vai para a carteira padrão. A Ledger é exatamente assim também? Ou muda?
@@antoniolemgruber Conseguiu descobrir? to com essa duvida
@@antoniolemgruber Tb quero saber isso
Quais as plataformas que vcs julgam seguras para compra de btc p2p?
BISQ
Olá,
Sou novo no mundo cripto.
Estou com uma dúvida.
Se eu comprar uma hardwallet, configurar e tudo, e alguem descobrir minhas chaves privadas, a pessoa pode tambem transacionar por ela?
Se sim, o que diferencia a hardwallet das carteiras que estão conectadas o tempo todo?
Muito obrigado,
diferencia das palavras terem sido geradas de forma totalmente offline.
Se sua hardwallet tiver o PIN, essa será sua salvação pois não vão conseguir "abrir" a carteira.
@@winstonrezende8108 falou besteira. Pin só serve pra aquela carteira especifica... Porém se ele pegar as "seeds" as 12 ou 24 palavras chaves, basta acessar e pegar seus bitcoins
Olá esqueci minha passphrase, mais tenho minha semente de backup consigo recuperar minhas moedas ? 😭😭😭😭
Não, assim como o ladrão não consegue, vc também não
Em uma multisig pode ser incluída passphrase nos cosigners?
Cada uma das chaves usadas pode ter uma passphrase, sim.
Imagine se uma seed criada já exista por ai, coisa q não é impossivel acontecer, vou ter uma conta de bitcoin com dois usuarios? Voce confia 100% na aletoriedade de uma maquina offline? O google tem acesso a algum mnemonico?
A cada chave privada que vc gera no bitcoin vc ganha uma estrela aleatória do universo
Boa questão se pensarmos a longo prazo. Não tenho conhecimento suficiente pra responder definitivamente. Mas acho que esse é mais uma justificativa pra utilizar pass phrase.
@@winstonrezende8108sim. Principalmente offline. Se já é quase impossível ter seed igual a outra pessoa, fica mais impossível ainda quando vc coloca passphrase. Ainda mais pq a Passphrase tende a ser uma coisa pessoal, de vivência e etc.
@@winstonrezende8108 Não é boa questão colega. Quem entende disso, sabe. Tem um estudo que diz que é mais fácil uma pessoa ganhar na mega-sena mais de 50 VEZES do que acertar um conjunto de 24 palavras na mesma ordem. Pode ficar tranquilo que isso não vá acontecer... probabilidade BAIXISSIMA ne kkkkkk a nao ser que lançem um computador super quantico de marte que consegue descobrir
Opa Bitcoinheiros, estava interessado em comprar uma Cobo Vault Essential, mas não entregam no Brasil, depois procurei na amazon e não tinha unidades disponíveis. Então pensei em comprar uma coldcard, mas fiquei com uma dúvida, para receber BTC através dela é necessário integrá-la a uma carteira desktop? E conhecem alguma outra forma de comprar a cobo?
Oi.
Isso da pra fszer no cell com Android??
Acho q faltou um passo a passo
Continuo sem saber como faria na legder ou trezor.
Não dá pra fazer passo-a-passo pq cada dispositivo é diferente e pode mudar a cada ano...
O importante é saber que vc tem que buscar - no site/suporte do seu dispositivo como fazer.
Propósito do vídeo é explicar o que é, pra que serve e pq é importante usar.
Dov tá onfire. Verão chegou e o urso saiu da toca skskksk
Ursos Grandes Peludos e Mansos ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Se eu quero apenas ir guardando os BITCOINS e não tirar nos proximos 20 anos, como eu poderia guardar??
Numa carteira normal, não acho seguro...
Qual a dica??
Uma hardwallet mesmo? ou tem coisa melhor e mais segura para essa finalidade?
Olha, não existe uma resposta pronta para isso. Acho que existem diversas possibilidades de você chegar nessa carteira ideal pra você.
Hardwallet é o mais fácil de gerar a carteira de maneira segura sem mto esforço. Mas existem diversas outras maneiras.
Tratamos de muitas delas aqui no canal, precisa buscar nas playlists... vou ver se faço uma seleção especial depois com mais calma.
Dov consigo adicionar a passphrase em uma conta que já recebeu alguns satoshis ?
Não, a passphrase cria uma nova carteira - com passphrase. Vc não perde acesso aos satoshis sem a passphrase, pq pode simplesmente recuperar a carteira sem passphrase. Mas se adicionar passphrase vai ter acesso à uma carteira totalmente nova. A passphrase é uma palavra adicional na sua seed.
@@Bitcoinheiros entendi, muito obrigado
Como fazer isso na hardwallet?
Depende da sua hardwallet, as boas, de Bitcoin mesmo, têm suporte para adição de passphrase.
Tem alguns exemplos de modelos aqui: bitcoinheiros.com/carteiras
Boa Dove!
Qual carteira mobile é considerada mais segura? Para guardar BTC (Enquanto não tenho condições de comprar uma hardwallet)
Todas são de certa forma vulneráveis, pois são armazenadas em um servidor. Eu particularmente uso a Exodus, nunca tive problema.
eles tem video disso, bluewallet, greenwallet, samourai
segura em que sentido? Privacidade: Samourai
carteira do ladrao? BlueWallet
Maior vulnerabilidade sempre será o usuário... afinal qualquer wallet tu vai salvar offline a seed
Obrigado galera
@@alanflsm como assim carteira do ladrao?
Na criação da pass phrase (seed), pela carteira off line, como ter certeza que não será uma pass phrase repetida? Parece que não é impossivel de acontecer!
xará, a passphrase é você quem cria, como uma senha. A seed é gerada de forma aleatória pela carteira... Essa sim pode ocorrer de sair repetida, no caso é mais fácil ganhar na mega da virada do que isso ocorrer, kkk, Por isso a importância de fazer a passphrase.
@@andreluisps A minha saiu uma palavra repetida, aí fiz o teste recorder e era repetida mesmo. Kkk
@@Quinhooliveira. então, por isso a importância da passphrase.
@@Quinhooliveira. Sério? u ganhou na loteria então kkkkkk. Você no momento da criação da carteira, antes de apertar next anotou as palavras e tentou recuperar em outra carteira? Como foi isso? Como constatou que era repetida?
Ele não falou uma palavra repetida (isso acontece frequentemente) e sim toda a seed repetida de forma igual (impossível matematicamente)
amigos vcs tem uma playlist básica para iniciantes?
Mais ou menos... acho que o mais básico que temos está na parte de guias do nosso site.
Pode começar por bitcoinheiros.com/intro-bitcoin e lá ver as outras guias
@@Bitcoinheiros obrigado amigo , quero comprar btc , sinto q as coisas ficaram feias amigo , e quero aprender , vou olhar o link e me ligar no canal obrigado
Amigos, bitconheiros. Fiz uma transação e paguei 122 sats de fee. Porém, já tem mais de um dia que não confirmou a transação. Devo fazer alguma coisa ou é só esperar que uma hora vai confirmar na carteira? Não estou com pressa, mas queria saber se eu fiz algo errado.
122 por byte ou total ?
@@GabrielHenrique-jl2ex total. Paguei 0,00000122 btc de fee.
@@albert2563 Cara, se sua carteira permitiu e foi no mínimo 1 satoshi por byte, pode ficar tranquilo que vai confirmar em algum momento - provavelmente domingão de madrugada pra segunda
@@Bitcoinheiros permitiu. Mandei da exodus pra bluewallet e já apareceu lá na bluewallet. Só que não têm nenhuma confirmação ainda e tem uns 2 dias que tá desse jeito. Mas, beleza. Valeu, Dovão.
@@albert2563 Prefere a Bluewallet a Exodus? Algum problema com a Exodus ou escolha mesmo?
Existe alguma cold wallet em que eu mesmo defina as palavras? Acho uma merda fornecerem 12 palavras em inglês aleatórias.
As palavras em inglês fazem parte de um protocolo de mnemonização das chaves privadas. É necessário usar palavras de umas lista de 2048 palavras em inglês para estar dentro do padrão reconhecido pela maioria das carteiras. Você pode pesquisar mais sobre isso aqui: bitcoinheiros.com/duvidas-sobre-carteiras-bitcoin/
Além disso, se você não usar elas totalmente aleatórias, pode ser vítima de um ataque de força bruta em busca de carteiras compostas por palavras que fazem sentido em combinação. Trechos de livros, etc, são péssimas brainwallets
DOV, DOV, DOV SEU URSINHO CAMARADA 😂😂😂😂
👍
Up
Bem que a BlueWallet poderia ter Passphrase, neh
Ela tem, é aquela carteira do ladrão... quando você ativa pra ter carteira do ladrão, basicamente está ativando passphrases. Aí vc tem uma passphrase para sua carteira de verdade e uma passphrase pra carteira do ladrão
@@Bitcoinheiros mas aquilo lá é um compartimento secreto onde vc cria uma nova carteira não baseada na semente atual/anterior, não é a BIP39 onde vc cria uma outra carteira baseada na sua semente de recuperação com uma senha
@@jpsouzaetc Acho que na prática é uma passphrase. Mas vou perguntar pro Nuno na próxima terça e confirmo contigo
@@Bitcoinheiros A resposta que ele vai dar provavelmente que é só importar a chave privada WIF, eu não sei o que ele quis dizer, se é para importar uma chave singular de um endereço derivada de uma carteira com passphrase ou importar o xpriv, algo que não é possível na BlueWallet
@@jpsouzaetc WIF: en.bitcoin.it/wiki/Wallet_import_format
Uma crítica construtiva com todo o respeito e admiração:
O video poderia ter sido 5x mais curto... mta enrolação... não da tempo de ver todos os vídeos que temos para ver e temos que selecionar...
Um abraço!!!
Oi Ricardo, entendo a crítica, mas seria legal se você pudesse (só pra exemplificar construtivamente) enviar pra mim um script de como resumiria em 5 minutos e reduziria a "enrolação". Estou aberto a críticas construtivas pelo email bitcoinheiros gmail. Grande abraço!
Tem gente que só reclama. Tem que ter muita paciência pqp
E assim, o Dov sempre coloca o link do artigo que ele está usando como base para fazer o vídeo, apenas adicionando alguns comentários...
Se estiver realmente com muita pressa, 1) dá pra acelerar o vídeo em velocidade 2x; 2) dá pra ler diretamente o artigo original e não ver o vídeo.
Pra mim o que importa é que este canal é o que melhor reúne as informações mais pertinentes sobre o assunto! Quase todo o conhecimento que adquiri surgiu aqui!
Por isso, agradeço muito ao Dov e demais Bitcoinheiros!