Eu desenvolvo processadores de áudio há pelo menos 30 anos. Digital e analógico cada, um tem as suas características, cada um tem a sua utilidade, agora ficar babando ovo para um só, isso demonstra o quanto a pessoa é ignorante sobre AMBOS. O analógico além da questão física (de ocupar espaço), os capacitores eletrolíticos envelhecem, perdem suas características depois de 7 anos e nem sou eu quem diz, isso está no datasheet destes componentes. Geralmente estes equipamentos analógicos têm bem mais que 10 anos de idade. Se o teu xarope de tosse mal dura 1 ano, imagina uma química (eletrólito) a base de ÁGUA. Além do mais óbvio, temos ainda a questão de fuga de corrente e o aumento de resistência interna desses capacitores, oxidação interna, ou seja, isso altera as características do sinal, especialmente se estes estiverem em filtros, equalizadores, na fonte de alimentação, etc. Então o áudio "melhor do analógico" que você gosta é um áudio alterado, e sujo de ruído. "Ah, mas quando se coloca um equipamento digital, ele gera ruído"; O equipamento digital usa fonte chaveada e a frequência de chaveamento fica muito acima da audição humana, um dos problemas do analógico é o "ground loop", a corrente que circula nestes equipamentos busca pelo caminho de menor resistência, ao introduzir o digital você escuta o ruído dos seus equipamentos analógicos, são eles que geram ruídos pelos motivos já explicados no parágrafo anterior.
@@PaulWegmann "O q é certo pra música não é o certo pra engenharia" Diz isso para os engenheiros que desenvolvem compressores, equalizadores, amplificadores, pré-amplificadores, processadores de sinal...
Não consigo entender o pessoal reclamando nos comentários. Não conheço o Lisciel, mas eu achei ele super honesto com suas convicções e experiência. Não vi nenhuma arrogância, pelo contrário, uma conversa agradável de ouvir. Os argumentos que ele expôs são totalmente válidos, e quem discorda, que continue trabalhando e evoluindo da sua maneira, simples. O sol nasce para todos.
Ele é honesto e muito bom no que faz, mas ele é arrogante e chato pra cacete. E não tá certo em tudo que ele falou não, tá certo só do ponto de vista que ele olhou. Só que a verdade vai muito além do que o nosso ângulo de visão pode ver.
@@mauricioalves6628 obrigado meu veio, eu sou muito feliz hoje com o que trabalho e queria muito que as pessoas também fossem felizes... eu fiquei anos buscando timbre em um lugar que não iria conseguir. então a internet é ajudar a todos conseguirem também
Se tu não viu várias respostas atravessadas muitas vezes de graça no Facebook ou abusar da boa fé das pessoas com um anúncio de trabalho que por "um tempo" seria grátis (que inclusive um amigo foi tentar oferecer de ir lá grátis mas precisava na verdade ter carro pra ir fazer trabalhos gerais e tudo mais, limpeza... Grátis, por tempo, até sei lá quando). Depois do caso da oferta de trabalho ter pegado mal, ele apenas não esclareceu muita coisa, como ficou de sarcasmo e bloqueando quem o estava minimamente o criticando. Eu pensava que ele era diferente, mas como pessoa é o mais do mesmo. Eu mesmo tive vontade de mandar equipamentos pra deixar pra ele (assim como muitos fizeram). O Lisciel é um dos caras que mais me deixou até triste por terem caído do coração.
@@szveszs É irmão, ele é muito chato e na cabeça dele, só quem tá certo é ele. Quando falo que é honesto, tô querendo dizer que é honesto ao falar sobre o que pensa. Como pessoa, a índole dele eu não conheço.
O Lisciel ataca um nicho ali específico que curte, valoriza e paga pelo que ele faz. Eu mesmo acompanho ele há mais de 10 anos, já gravei com ele, e sei que esse processo aí foi uma trajetória longa. A maioria da galera que grava em casa mal tem acesso a um pré valvulado.
Equipamento melhor sempre será o que mais lhe agrada. Não importa o preço ou a marca. Curtam seu som, se divirtam, façam música. Não fiquem esperando que sua vida vire a realidade do outro para poder se sentir bem com alguma coisa.
Eu acho a mesma coisa de quem fala mal de pedaleiras e outros processadores digitais. A grande maioria da galera não sabe nem que existe send/return, não sabe equalizar uma guita e não tem paciência pra isso e acaba falando que tudo tem que ter válvula. Em todos os casos existem equipamentos bons e ruins, mas saber usar é fundamental.
Eu entendi bem o que ele releva na hora de gravar depois que abri uma música do Michael Jackson, daquelas sessões de gravações completas. Os timbres e equalizações já vem prontos no momento da gravação. É um processo muito mais de engenharia de áudio do que operador. Preceitos de dinâmica e equalização já nascem prontos nas frequências corretas. Incrível que você mixando só o pan e volume a música já fica pronta, é uma dinâmica de mixagem diferenciada mas que não dá pra ter com qualquer músico.
Não entendo como as pessoas ficam incomodadas com a opinião de profissionais que estão compartilhando suas experiências em podcast, poxa, é simples não assistam, o Lisciel é um puta profissional, estamos falando de experiência unica em uma produção, se eu tivesse condições eu gravaria com ele. Hoje existem alguns estudios de fora que estão gravando dessa maneira para a produção de discos de vinil, trata-se de referência musical.
@@Freakenbacker irmão ele não desmerece o trampo de ninguém, o que ele faz é deixar a opinião e visão dele sobre suas experiências profissionais, a pegada é simples, se isso incomoda basta não assistir, se isso ofende, usa como impulso para ir para frente da Daw, interface, Mac ou seja lá o que for e se dedicar o máximo para evoluir profissionalmente e ser convidado em um podcast para deixar assim como o Lisciel sua experiência em relação a produção. Só deixando claro, faço votos para que isso aconteça, assim aprendo cada vez mais🙏🏻🙏🏻🙏🏻😉🤣
Mateus Starlinng com muita generosidade e respeito deixando completamente livre o Lisciel pra criar seus argumentos a cerca do digital sendo que ele parece discordar muito forte sobre o que o entrevistado pensa, muito talento do entrevistador.
Papo reto. Gostei. Força ai. Realmente ferramentas infinitas estao nos deixando no infinito e nunca estamos conseguindo terminar e acima de tudo ter o sentimento de ter termindo. Força ai
E a obsolescência programada, os simuladores digitais são muito novos, quero ver qdo der pau nesses treko q custam um olho da cara, quem vai consertar? Nem a própria marca conserta!
O Lisciel é muito novo, só sente falta do analógico quem não viveu essa época. Usar o digital para gravar as faixas é muito melhor que ficar gravando no rolo com fita velha... Quanto a consoles, chanell strip, compressores, efeitos, etc, não tenha dúvida que até hoje esses equipamentos analógicos são insubstituível! Mas essa conversa de que gravar no rolo com fita reutilizada é melhor, é a maior falácia... No final das contas todo esse trabalho vai virar digital no final, a menos que o Lisciel entregue a mix em vinil ou k7.....
@@marcusdaniel7977 Paulo é a mesma coisa, so que pro digital. ele usou os dois mundos e hoje não tem a mínima vontade de usar analog... mas ai vc gosta ne?
@@LiscielFranco Eu acho o analógico superior na questão da captação, da ambiência, não tem comparação, na questão de gravar in the box no qual eu uso o digital por conta de ser um músico de interior longe de estúdios profissionais. Também acho que o Paulo usa o digital porquê ele está direcionado para um mercado de home studio. Mas acho vocês dois duas feras que eu gravaria se tivesse oportunidade.
@@LiscielFranco tenho meus pres valvulados UA, tesnho pres ssl, tenho par de canal de mesa analógica e vejo que se gravo no pré sa mesa o som vem pronto e se gravo nos outros pres só consigo o som da mesa com bastante trabalho, ai penso que o melhor dos dois mundos seria ter mesas de som fodas e conversores bons tambem e gravar no protools, o meu processo de gravação aqui difere do seu entre fita e computador, o restante é obrigatório ter nos dois mundos , penso no seu trabalho mais como ideal de tocarem junto na gravação e quando ouvirem o som visualizar a banda tocando ali na sua frente.
Entendo a frustração de alguns comentários com viés negativo em relação à filosofia de trabalho do Lisciel. No meu entendimento o Lisciel é tipo um Steve Albini do Brasil, um cara que é procurado pela estética que ele tem, pela filosofia de trabalho e obviamente por sua competência. Eu admiro muito isso, de verdade!! Parabéns Lisciel pela honestidade e firmeza com os teus princípios. Mas pessoalmente dou graças a Deus que não tenho que editar fita magnética nunca mais na minha vida. Atualmente eu trabalho com serviços de áudio online e no meu caso em específico eu vejo um beneficio monumental trazido pela tecnologia digital, hoje eu consigo entregar mais do dobro dos trabalhos que entregava antigamente no mesmo espaço de tempo, só o tempo que demorava pra fazer o recall de um estúdio analógico (mesmo com o total recall duma SSL da década de 80 ou 90) daria pra fazer pelo menos umas 5 revisões de mix nos dias de hoje e mesmo assim era praticamente impossível de deixar todos os outboards iguaizinhos (só os de potenciômetro com pontos fixos). A gente tinha que deixar a mix a semana inteira no estúdio sem zerar o equipamento. Seria impensável ter um serviço online com com qualidade, preços acessíveis e boa rentabilidade desse jeito. Mas hoje em dia é possível com a facilidade do digital em conjunto com analógico, principalmente agora que temos bons fabricantes de equipamentos analógicos fazendo produtos com recall digital como WesAudio, Cranborne Audio, Bettermaker e Eventide, pra nomear alguns exemplos. E acho que esse é o futuro para onde caminhamos com o áudio analógico, em breve veremos muitos outros fabricantes de peso com linhas de produto incorporando digital recall.
Músicos precisam prestar atenção em saúde mental e parar de comparações! Vão viver e criar suas artes onde quiserem sem deixar, ou melhor , sem se preocupar ou ligar de extremistas desmerecer o seu trabalho! Procurem se apaixonar por sua arte e esqueça as opiniões alheias, desde que vc não desmereça ninguém também! Vivam!
É a mesma coisa que dizer que não tem vantagem nenhuma fotografar em cartão de memória tem é que comprar um monte de filme e levar num laboratório pra revelar as fotos por que no cartão de memória não tem vantagem nenhuma o negócio é usar o filme analógico.
Meu caro colega! a fotografia não tem nada haver com áudio! os conceitos são totalmente diferentes! Hoje é praticamente impossível trabalhar com filme, já no mundo do áudio o analógico segue sendo o padrão da indústria! E mesmo que hoje a fotografia seja praticamente toda em digital pra quem já trabalhou com um filme 120 ou mesmo um bom 35mm sabe que em relação a cor, contraste e latitude de exposição o filme ainda não foi superado pelo digital!
Cristiano, sua analogia é inadequada. A fotografia digital permitiu aumentar a resolução entre outras coisas. Uma gravação de audio digital tem uma resolução menor que uma gravação analógica. No digital tem um codec com taxa de amostragem e resolução a depender do equipos muito ruim, pois o produto tem que ser barato. Se você gravar um audio em formato MP3 e subir junto a um video em MP4 terá qualidade inferior a um video exportado em AVI com audio em wave.
Justamente por isso que a galera vai pro digital. Se o digital é mais barato e ele sabe que não vai ter um retorno do analógico que é caro, claro que ele não vai pro mais caro.
Pra mim não existe Analógico vs Digital. Existe quem tem grana pra comprar analógico e quem usa digital porque não tem grana. É uma questão meramente econômica. Todos os plugins são baseados em equipamentos reais então óbvio que o analógico será melhor sempre. Mas quem não tem condição usa o que tiver e com o tempo vai adquirindo equipamentos que puder.
Não mesmo, uma fractal boa ta costando 20k, um multiefeito profissa custa tao caro quanto amp epedal, o qu epega é a facilidade de acesso e agilidade com o timbre, se vc é saudosista ok, agora se quer praticidade, não tem comparação.
Eu adoro as gravações analógicas, as gravações com a banda toda tocando junto, e acho legal que tenha profissional que saiba fazer isso. Mas a tecnologia digital é fantástica, gravei pro meu irmão uns riffs de guitarra, e daqui do meu apê, com um adaptador gravei direto no notebook, somente giitarra plugada sem nenhum efeito e mandei pra ele que mora na Alemanha. Com um computador ele fez a mixagem da Guitarra, trabalhou os timbres do jeito que ele queria, incluiu o baixo dele e a bateria sampleada e teve um resultado excelente, isso era impensável nos anos 90. Fazer gravações com uma certa qualidade com custo tão baixo. Acredito que com o tempo o digital chegue num ponto onde você consiga simular o analógico com muito realismo.
Lisicel é um grande engenheiro, em 13 anos de engenharia eu acho que é um dos únicos colegas de profissão do Brasil que pensa em produzir equipamentos em qualidade. Mas não é por isso que tudo que ele diz é uma verdade absoluta. Como engenheiro eu tenho uma opinião diferente e vejo que sim o digital tem muitas vantagens e não tem como fugir dele. Hoje é possível conseguir qualidade extrema, clareza, edição e manipulação avançada do som, armazenamento e backup muito mais fácil que o analógico, portabilidade, automação e é extremamente acessível. O digital é uma realidade utilizada por grandes engenheiros de áudio, e no final a diferença entre digital e analógico é insignificante para o usuário final. Nós músicos e engenheiros que temos esse ego de usar só analógico em tudo. Mas o cara tem que defender o que ele vende, aliás ele vive disso e tá certo em fazer, por mais polemico que seja!
Uma curiosidade genuina, qual trabalho relevante do Liciel? muito do q ele fala gosto muito, não conhecia, mas tb sinto meio xiita, existem muitas maneiras de fazer som bom...
acho que o trampo mais relevante dele (que eu conheço) foi o disco "a saga continua" do detonautas. Ele fez a mixagem, mas não foi no estúdio dele
17 дней назад
@BiemexBmXBG legal, vou pesquisar mais sobre.. Pelo q vi no podcast inteiro, quem o procura busca essa filosofia, acredito eu, um tipo de som específuco.. sei la.. vou buscar mais sobre!
Sério que ainda estamos na discussão analógico vs digital? Po mano vamos crescer, amadurecer, isso é conversa de adolescente, não tem quem é melhor, ambos sao excelentes dependendo do uso, graças ao analógico temos as emulacoes digitais, esse romantismo do Lisciel serve para ele que tem acesso ao analogico top, mas é um romantismo ilusório
o cara precisa defender o mundinho que ele criou. Ai ele inventa um monte de besteira pra justificar, só isso. Produtores que realmente tem ótimos resultados usam os dois, ou o que tiver a disposição e pronto. Música em primeiro lugar, equipamento é só ferramenta e todas fazem o trabalho.
Até que enfim alguém que gosta de analógico como eu! E válvulas! Eu conseguia gravações ótimas com minha antiga Tascam com fita, e não me adapto com essas gravações em PC. Cada um tem sua predileção, claro, mas a minha é ainda o analógico.
O lisciel tem que defender o analógico, o trabalho dele depende disso. Óbvio que o digital tem vantagens absurdas. O lisciel deve ser uma pessoa muito difícil na convivência, só ele que tá certo sempre. O cara é muito chato, MUITO!
o digital tem vantagens pra quem não tem recurso ou pra quem quer tudo no imediato! sim! as vezes ele é muito chato porém, não muda o fato dele ter razão!
@edermaximiano399 Ele não tem razão. Você acha que o o Torquato Mariano, Kiko Loureiro, Matheus asato e vários outros caras top de linha não tem grana e recurso pra usar analógico? O Lisciel defende um ideal, e tudo bem, mas o digital tem vantagens absurdas pra todo mundo.
@@pedroaquilalinharesrocha8333 Cara, o Lisciel é meio "fala na lata"mesmo, mas todos estes músicos que você citou são patrocinados, fizeram parcerias, e mesmo precisam experimentar coisas, tecnologias novas. Não se deixe enganar por influencers.
Nada, é você que não está acostumado com quem tem opinião própria e está bem com isso. Lisciel é super tranquilo, não quer obrigar ninguém a nada. O cara está numa posição em que não precisa se sujeitar à algo que não é a verdade dele. Talvez você não entenda isso porque não tem convicções. Mas não precisa se doer com quem tem e tem a sorte de poder viver com elas.
@@pedroaquilalinharesrocha8333 tanto é que com o digital o pessoal grava e tem resultados melhores que o dele gastando nem 1/4 do que ele já gastou e muito mais rápido
Papo interessante, vai na contramão do que vemos hoje. Acredito que o lance do Lisciel é muito mais pelo processo do analógico do que só pelo resultado do áudio.
George Martin! E a música se chama Something, uma das poucas do George Harrison! Something in the Way é Nirvana. 😅 Vocês dois estavam tensos! Mas esse para mim foi o melhor episódio. A discussão que nunca acaba e deu para aprender sobre ambos os lados! Top!
pt.wikipedia.org/wiki/A_Saga_Continua Créditos Produção - Detonautas Roque Clube Mixagem - Lisciel Franco no Estúdio Mobília Space/RJ Masterização - Steve Corrao no Estúdio Sage Audio/Nashville e Ricardo Garcia no Estúdio Magic Master/RJ
@@PetersonPessoa Já tinha visto essa publicação e pelo que entendi, neste caso, ele apenas mixou. "A gravação foi feita no Estúdio Mobília Space do baterista Fábio Brasil..."
É um cara apaixonado pelo equipamento que ele tem, então é difícil ver o digital que custa 10x menos fazendo o mesmo e as vezes até melhor… pessoas assim nunca vão dar o braço a torcer.
@@reaprendendoguitarra Pois é, eu, no caso, nem estou entrando no mérito se é pior ou melhor desse jeito ou daquele outro. Apenas gostaria de ouvir uma gravação realizada 100% no estúdio dele até por curiosidade. Existem tantas variáveis artísticas, de equipamento e de filosofia de gravação que nem entro nesse tipo de discussão. O principal pra mim é que a música seja boa, independente do equipamento ou se teve overdub ou não. A melhor banda de todos os tempos na minha opinião (Led Zeppelin) abusava dos overdubs. No meu disco preferido de todos os tempos (Led Zeppelin II) então nem se fala. Imagina se estou preocupado com isso.
Cara, cada um com seu gosto e experiência, só sei que fiz sim com cabeçote carvin e pedaleira ligada na cara dele, eu tenho gravado ao vivo, quem ouvir vai ver como ficou top! Aí é timbrar, sem tabus!
Ja mandei trabalhos pro Lisciel masterizar, e digo: O que muda é a peça atrás do equipamento, se não tem ouvido e bom gosto, e principalmente profissionalismo, o resultado será péssimo.. não me agradou as masters que ele fez. Vamos diferenciar, gravar em analogico, usar um amp valvulado, por exemplo, faz diferença, se considerar o que mencionei acima: um trabalho profissional feito totalmente com bons equipamentos digitais versus um trabalho profissional feito com analogico, ambos ficarão bons, o digital evoluiu muito nas ultimas duas décadas. Agora, em termos de mixagem, grandes engenheiros de mix e master fazem totalmente inbox, por conta das enormes vantagens de recall do digital, e da pequena diferença do resultado quando o trabalho é bem feito, tudo conspira pro uso do digital hoje em dia, a não ser que o seu retorno sobre o investimento na sua musica valha a pena.
The Edge com seu UAD Ruby vendo isso 😂😂😂😂😂 Mas entendo a filosofia de le de captar a essência da banda take direto essas coisas. Muita coisa que ele falou faz sentido no conceito de gravação como era feito antigamente com mais alma. Mas putz denegrir o digital assim nao da nao hj em dia o digital fornece timbres muito legais e otimas gravações
Música captada pelo analógico tem um pormenor que faz toda a diferença: tem usar os ouvidos a toda hora. No digital, com os updates visuais, a gente se perde nos olhos fácil, fácil.
Certo galera, lendo esse monte de comentários por aqui, eu deixo uma dica, NÃO SEJAM "FANÁTICOS TORCEDORES" de equipamento X ou Y, o melhor equipamento é aquele que te trouxe a melhor experiência para o seu play e seus ouvidos. Amplificadores e analógicos tem um som absurdo (você não vai ouvir a diferença por vídeos no youtube, tente presencialmente antes de comentar sobre isso). O digital tem diversas vantagens e quem sabe usar, tira um sonzaço. O Lisciel foi um cara bem honesto e convicto em suas posições, o cara talvez tenha razão ou não, na verdade seria massa ver todo esse processo presencialmente. Portanto, tudo é válido galera, parem com essa lorota de X ou Y é melhor porque nada bate a EXPERIENCIA SONORA E PLAY de analógicos e valvulado, mas isso só fará diferença para você e quem está te ouvindo presencialmente, se você for gravar ou trouxer para o digital, quando você pluga um kemper, fractal, helix e compara com qualquer ampli, vai ser tudo igual. Digital é monstro que faz tudo ( e faz bonito demais) amplificador é pra experiência ao vivo e pra quem tem grana e coluna.
@@digofabu na verdade ele quis dizer que mesmo gravando analógico você terá que colocar isso no dominio digital, então irá amostrar o sinal e transformar ele em digital. Logo não tem como fugir do Ditital.
@studiooversound6597 Sim, eu entendi. Mas se ao converter para digital há uma perda, melhor que a fonte primária seja analógica, correto? Caso contrário se perde mais ainda.
@@studiooversound6597 Mas não é isso que o Lisciel fala. O que ele está falando é que trabalhar com Analógico é muito mais prazeroso e o timbre vem mais fácil. O timbre que ele escutava nos álbuns dos gringos ele não conseguia tirar gravando com computador, plugin , etc. Não chegava nem perto.
Eu vi um vídeo do Spilack descrevendo a experiência de gravar com o Lisciel. E de fato, é uma experiência! É pra quem quer de fato viver uma gravação tipo anos 80, sentindo tudo no mundo real. Acho que talvez isso dê um que de "orgânico", não no som de fato, mas no conjunto da obra.
@@pdro283Acho que além de bom, fica mais original, e não com a mesma sonoridade de outras mil bandas por ai (que talvez seja um dos motivos de não ganharem mais notoriedade).
gostei porque valoriza a performance dos músicos e a qualidade de gravação adequada. muitos músicos horríveis querem tocar qualquer merda de qualquer jeito e o produtor que se vire pra reciclar. só acho extremo demais porque ajustar uma coisinha aqui e ali digitalmente não é algo tão grave mas entendo.
Cansado de gente purista pelos motivos errados. Pra quem realmente trabalha tocando todos os dias, produzindo "músicos" medianos pra sobreviver, o digital é muito útil, até mesmo essencial. Seria maravilhoso só trabalhar com grandes artistas, que tocam de verdade, cantam de verdade, 100% equipamentos analógicos, mas o mercado não funciona mais assim, infelizmente. Tapar os olhos para o mundo como ele é pode ser fofo, mas é burrice.
Burrice é não entender que ele pode fazer isso, sabe fazer isso, e garanto que tá no nível de qualquer Studio desses caros aí. Sem contar os homestudio de uma plaquinha áudio e uma máquina Pc que quebra e da pau a cada meia hora.
Acho digital muito bom no entanto o entrega o pacote pronto criado por excelentes profissionais perfeccionistas e chatos rss. O Entrevistado poderia usar toda a expertise para lançar algo digital para nós.
ai ta a diferença , lisciel não trabalha para o mercado no sentido maistream da coisa, a visão é de independente, que a musica vem primeiro e a o dinheiro depois ..se vc trabalha no mercado e para quem quer entrar nela logico que essa visão não funciona. eu como artista que não entrou no mercado não tenho mais uma ambição juvenil de fazer sucesso comercial , só quero fazer meu som , por que sim gosto. e essa visão e parecida com lisciel. a visão mercadologica da coisa é que é um funil e a qualidade não é o requisito para o sucesso
Eu só acho que é a forma do cara gravar, o legado que ele tem, experiência, etc. Talvez o digital não pode ter dado certo pra ele. É a particularidade, identidade do cara, se dá certo pra ele até hoje em tempos de "digital" acho desnecessário tantos comentários adversos. Cada um segue o que funciona pra si e bora fazer a música existir e acontecer.
Sou músico e já gravei pista separada e todo mundo junto "ao vivo"... posso dizer que uma banda bem ensaiada, gravar ao vivo é muito mais gratificante... dá uma olhada aqui no RUclips a minha banda de músicas próprias "Cães Soltos".
Não tem como comparar plugin com o original...Só ver os testes de um plugin de um 1176 com o original. Plugin de guitarra a mesma coisa. Tive um Soldano SLO 100 original (Hoje está com o Marcelo Barbosa e usaram no último disco) e comparado com o plugin da Neural, não tinha NADA a ver. O som da neural era legal e tudo mais...Mas não é a mesma coisa. Música em vinil é outra coisa complicada. Muita gente defendendo que o vinil é melhor que o digital usando uma capsula bem meia boca... Pro analógico ficar melhor que o digital na hora de tocar, precisa de MUITA grana investida. Tive um Audio Technica que tanto me recomendaram e era pior que usar um bom DAC chinês baratinho. Só que quando vc gasta a grana absurda e compra discos AAA (Todo o processo de gravação analógico) e compara com o digital, a diferença é gritante. O Stadium Arcadium do RHCP em vinil é absurdo o som. Todo o processo analógico...Não tem comparação com um ótimo DAC tocando no Tidal, por exemplo. A questão é: Vc quer ouvir música ou ver o que foi gravado melhor? Fica aí a questão...Muito som gravado com processo todo analógico e com uma puta qualidade mas a música é um lixo.
Digital é uma mão na roda, salva a vida de qualquer operador. Mas falta aquela pegada orgânica que tem no analógico. Mesma coisa entre usar fone ou amp, ou músico que usa pedaleira com simulador de amp ou o amp em si. Não é uma questão de qual é melhor, só acho que analógico bota mais alma na música.
Sou produtor musical há mais de 20 anos, tenho mais de 300 mil reais investidos no meu estúdio. Uso digital por preferência e não por falta de dinheiro. Tenho amps marshal e ampeg, mas só uso para ao vivo por causa de retorno e para somar em pubs e clubes pequenos. Tenho equipamentos analógicos e digitais, e posso falar sem partidarismo, que hoje em dia não existe diferença de qualidade entre analógico e digital, e posso provar isso na prática, tanto em som de amplificadores quanto qualquer outro hardware de mix e master. Se ele quiser abro uma live com ele comparando equipamentos analógicos com plugins e tirando o mesmo som, em qualquer circunstância. Além da qualidade, o digital tem a vantagem da acessibilidade, da variedade, da praticidade, rapidez, comodidade, etc. Enfim, esse cara é um falastrão que tenta diminuir o trabalho dos outros pra se promover. Só ele tem o melhor equipamento e o melhor método, o pior que esse discurso faz a cabeça de muita gente pra vender gravações e equipamentos analógicos. Ele até faz um bom trabalho dentro do que ele se propõe a fazer mas não é melhor que ninguém em nada. Cada um tem sua arte, seu tempero, seu estilo, aí vai do gosto de cada pessoa. Então não precisava de toda essa baboseira, essa desinformação pra vender o peixe dele. Poderia fazer o trabalho dele sem depreciar ninguém, e nem ludibriar ninguém. Ele ganharia muito mais assim. Mas tem gente que é arrogante demais pra mudar de opinião mesmo quando vê que está errado. E para não fazer igual a ele ficando apenas nas palavras, quem quiser conhecer um pouco do meu trabalho pode pesquisar no youtube por "studio midia joinville setor 5". Essa gravação foi uma banda cover do charlie brown. Fiz ao vivo com um gravador de bolso digital de 8 canais, tudo microfonado, e depois levei o áudio cru sem nenhum processamento para o estúdio, e fiz a pós produção toda digital no meu estúdio. Podem julgar e comparar com o trabalho dele. Eu sei que são propostas bem diferentes, sonoridades diferentes, até porque hoje eu prefiro fazer gravações ao vivo com essa sonoridade mais natural e mais real do que qualquer gravação de estúdio, incluindo a gravação dele, apesar dele falar tanto de realismo, de verdade, etc, a minha gravação por ser ao vivo de verdade tem muito mais realismo, tem mais emoção e energia na performance, tem a interação do público, etc, nem tem como comparar, mas enfim, de qualquer forma tudo isso vai do gosto de cada um. Podem comparar tbm a qualidade do áudio com os shows ao vivo da própria banda original, ou com as gravações ao vivo das gringas que ele gosta de pagar pau enquanto esculhacha os brasileiros. Não quero parecer arrogante igual a ele, mas nesse caso a gente precisa esfregar as coisas na cara pra ver se a pessoa acorda, porque ele não é o dono da verdade, nem é a última garrafinha de água do deserto. Mas principalmente para não deixar as pessoas serem enganadas por essas falácias e aprender tudo errado, o que só piora ainda mais o cenario da música e da produção musical no nosso meio. É lamentável.
falou CORRETO! Aliar-se sim, o problema é que tem uma galera super influenciada, repetindo o discurso de influencers, alguns vendedores de equipos e presets. As duas tecnologias tem seus benefícios
O cara gasta uma fortuna em equipamentos analógicos por anos e anos, vocês realmente acham que ele vai reconhecer que um Kemper da vida que custa 10x menos do que um amp top de linha consegue fazer a mesma coisa? NUNCA ele vai admitir que a tecnologia tá engolindo o que ele investiu a vida toda para adquirir… esse é o bom e velho ORGULHO!
@@jeffersongoncalves8176 imagina o diálogo? "Coé Joe, ficar usando essas Gibsons Les Paul 59 ta com nada, elas são muito instáveis na afinação. Você deveria usar uma LTD "
E sobre o que ele fala de um mac top ou um pc top, cara não precisa ser tão absurdo assim não, conheço um produtor musical, que fazia o trampo com artista grande, usando um macbook pro 2015, isso faz 2 anos, e tirava um puuuta som, depois mandava pra mix, ele gravou inúmeros DVD’s assim.
@@lenafelipe pois é mano, eu uso o 2024 pago 150 conto por mês, não é barato, mas da pra pagar pow, bem diferente dos 70k da época, e outra coisa, e se n quiser Pro Tools, tem o Reaper que faz bonito demais tbm e é de graça!
@@lenafelipe hoje a maioria que tem computador grava usando reaper ou cubase, ele ta falando de computador travando para pessoas que usam as DAW dos torrents da vida, ai trava mesmo em alguns momentos, mas se for original nem precisa de muita maquina pra rodar não, e da pra gravar de boas e o som fica lindo se souber ajustar as coisas, mas pra ele não fica bom nem a pau, e ele ri disso, parece que esta debochando de quem esta tentando sobreviver na cena, ele sempre da essa impressão, parece aquele cara que tem a ferrari e fica zoando quem tem um civic
Essa é Diferença entre um programador que desde a década de 90 está trabalhando em grandes corporações como a Google, Microsoft, Facebook... e um programador que começou a dois anos atras usando somente chatGPT.
Vc só se esqueceu de um pequeno detalhe: o resultado. Se o resultado for bom, não vai importar se o cara começou com Fortran ou se começou ontem com chatGPT, se o cara grava no analógico ou no digital.
Não tem como programar utilizando somente ChatGPT. Precisa saber 100% o que está fazendo, para integrar os códigos. O mesmo acontece com quem usa equipamentos digitais: se o cara tem ouvido bom, vai saber encontrar o som que procura.
Eu gostaria de falar um ponto que pouquíssimas pessoas falam: tem pessoas que simplesmente não conseguem diferenciar a qualidade sonora do digital pro analógico. Existe um espectro grande de qualidade de ouvido e isso é notável em vídeos de reviews/comparações em que uma grande parte dos usuários sequer consegue diferenciar um produto de outro. Para alguém com ouvido que escuta menor detalhamento/frequências, essa discussão parece absurda e vai defender o som do digital como indistinguível do analógico. E para outro grupo o digital é intolerável. Acho que esse é um dos motivos de porquê essa discussão é infinita.
Na minha humilde opinião, as falas dele não quer dizer que seja a verdade absoluta. Eu ja trabalhei com praticamente todos os tipos de equipamentos analógicos e hoje o digital facilitou muito em muitos aspectos e não voltaria para o analógico de forma alguma, mesmo porque o mercado musical mundial está mudado e temos que abrir os olhos para as tecnologias. Eu não estou falando da opinião dele, mas às vezes a opinião dele, ele tem como verdade absoluta e isso não é. Temos que repeitar a opinião de cada um, desde que, seja apenas a opinião dele e não desclassificar a forma como as outras pessoas trabalham. Conheço muito produtores top das galáxias que usam sistema híbrido e esse híbrido é mais digital que analógico. Por isso falo que a opinião dele, pra ele ser absoluta, mas a grande maioria dos grandes produtores tem opinião diferente da dele.
Na verdade o digital trouxe opções. Tudo depende do objetivo. Pra tocar em barzinho e em arenas onde o público está mais interessado na “vibe” do que na qualidade do som então não usar digital é andar na contramão. Em estúdio também depende do que está fazendo e para quem, vários produtores estão ganhando Grammy só com digital…
@@gabibonza A vantagem é a praticidade e a "democratização" do ato de gravar, que permite qualquer um tem um som honesto gravado em casa. Basicamente é isso.
imagina a banda chegar no estúdio e ter que ligar tudo direto em uma interface! Com certeza uma banda não vai procurar um estúdio assim! Óbvio que a maioria dos estúdio não gravam em fita porém, a galera tem pré, eq, compressor, reverb, tudo físico.
É uma questão de lógica básica. Se o digital EMULA o analógico, o digital jamais vai ser melhor que o analógico. Pode até chegar perto, mas jamais será melhor.
Até concordo com ele em alguns pontos, pois esse excesso de edição e facilidade cria muito sub produto de gente que não tá preparada ou as vezes nem é da música mesmo. Porém, o processo que ele faz acaba tornando o trabalho arcaico demais e muitas vezes incrivelmente mais demorado. Será que pra fazer um café lá no estúdio tem que gerar o fogo esfregando duas madeirinhas pro café ter o "sabor perfeito?". Como ele disse, até um simples reverb que já colocou na caixa da batera, gravaram pra ver se tava legal, se não tava teve que fazer outro take completo. Isso é coisa de gente que gravava há décadas atrás mas hoje em dia não precisa mais de passar por essas situações. Essa mágica do "som de verdade" é extremamente enaltecida para vender o peixe dele, eu entendo pois ele defende o dele. Conclusão: concordo e discordo em partes. Agora ele aceitar que tal processo poderia ser mais moderno ou autimatizado, com certeza ele não irá aceitar. 👍🏻
Como assim? todos os caras importantes continuam gravando e mixando em analógico, a única diferença é que a maioria já não usa mais fita porém seguem processando o áudio em equipo físico!
Não vi ele falar nada "odioso" pra tanto mimimi.. O cara falou uma realidade, um home Studio digital no nível do estúdio analógico dele é muito caro mesmo. O papo é Champions league, não é várzea.
Que viagem... ...ele deve ser rico pra valer... Já pensou colocar 12 LA-2A pra rodar? Ou ter que ter uma SSL, ou Neve... No final, o que mais conta é a sacada de fazer o som ficar igual ao que você considera perfeito. Isso é verdade.
Analógico é só pra quem tem muita grana, paciência e muito tempo livre. Que obviamente não é a realidade da maioria dos músicos brasileiros... Galera que tá começando tem que aprender a gravar com o que tem em mãos. E é óbvio que o digital é muito mais acessível e prático. Deixem pra querer ter a sua montanha de equipamentos e fiadeira quando vocês tiverem num padrão de vida/carreira equivalente ao do Steve Vai ou Yngwie Malmsteen.
2:55 Na boa bicho, uma pessoa que trabalho com música e não ENGOLIU Beatles é a mesma coisa de um designer que nunca ouviu falar da Adobe. A propósito, o nome da canção é "Something".
Digital tem a vantagem de fazer outro musico na edição kkk tudo picotado e colado hj em dia 😂😂 e ainda temos o prazer de poder ouvir musicas do manoel gomes e por ae vai
E qual problema do cara produzir pormeios digitais? TEm mutia coisa boa feita e que foi usado no digital. Boa parte de conteúdos fingerstyle por ai, que tem uma ótima qualidade, tudo feito no Digital com uma interface de áudio, e não perde qualidade tanto.
@@kbs6025 nenhum problema .... Só é inferior ... uma possibilidade é q Vc pode gravar músicos ruins e fazer serem bons editando muito .... Vai soar "maizoumenos" pq foi picotado e causar um baita stresse no piloto de mouse
Não vou ver pra não passar raiva, mas vou dar uma bela risada pela tumb "o digital não tem nenhuma vantagem"... lá vai... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
😂😂😂😂😂 E cara, se vc assistir e ver o contexto em que ele falou isso, vc concordaria kkkkkkkkkkkkk A galera coloca a frase solta na thumb só pra causar mesmo.
@@nassograton o Mateus perguntou se pra ele, no estudio, o digital tem alguma vantagem sobre o analógico, ele respondeu que nao, pq no digital da pra editar, e os cara da banda vão pedir pra editar kkkkkkkkk O Mateus ri na hora e entende, tipo, a desvantagem é pra ele pq vai ter q editar, entao ta dentro de um contexto na hora ali, mas eles colocam a Thumb como se fosse uma bomba kkkkkk
Sobre que o Starling fala, que na época do POD já estava bom, depois veio outra coisa e aí ficou bom, depois outra e agora que ficou bom. O digital é cíclico nesse processo, não é? Pensei ouvindo o Lisciel comentando do reverb. Talvez demore pra perceber ou só se perceba com referência, tardiamente, que o som na verdade não é igual ao analógico nunca. Já no analógico sempre tá bom. Não sei se com vocês é assim, mas com um equipamento analógico eu fico mais tempo satisfeito que com qualquer digital. E o quando eu troco o analógico nunca é pelo som, mas pelo cansaço mesmo. Pra ter algo diferente. Se bem que nunca vendi nada analógico. Mas o digital tem essa coisa de do nada ou quase isso o som ficar ruim, sempre em comparação com alguma outra coisa. Até a captura de som, que quinze anos atrás já era 99% perfeita, hoje com outros equipamentos que fazem o mesmo já não é boa em comparação.
É incrível o tanto de comentários de pessoas que nao entendem do assunto, rebatendo e falando que o Lisciel ta errado. O cara falou o jeito que ele faz no estudio dele, nao quer dizer que é o unico jeito, ou o jeito certo.... e ele ta falando de vantagens em relação a som, timbre e não espaço e custo, pois o intuito dele é prestar um serviço profissa e não fazer uma gravação que soe caseira. E em relação a timbre e som o digital nao chega no som do analogico msm, é matematico o negocio, quando o som é convertido pra digital ele já deixa o som pixelado pq o conversor pega varias amostras do audio e digitaliza, por isso ele nunca vai ter a mesma definição nem textura.
Vantagem? Começa pelo espaço, depois manutenção em equipamento físico, não precisa ficar penteando cabo. Qualidade é bem discutível, se cara não sabe tirar som de digital aí sofre mesmo.
@@RafaelGames00 por isso que eu digo que o digital veio pra democratizar e possibilitar que pessoas que não tem tanto poder aquisitivo possam fazer o seu sonho se tornar realidade, não é como ele disse no video onde ele fala do robertinho que se o cara não tem um batera e usa simulador de bateria pra gravar o trampo dele o cara nem deveria gravar nada, ou seja, ele desestimula totalmente as pessoas que não cabem no formato que ele considera o correto na cabeça dele a realizarem o seu sonho, e é isso que eu acho chato no que ele diz, no mais ele é um cara fenomenal no trampo dele, é muito legal saber que ele manja de eletronica e conserta os proprios equipos e constroe outros, mas ele poderia apenas não falar tanto mau de quem faz o trampo com um pc e uma daw, porque esse cara tambem esta correndo atrás do sonho dele, mas ele desestimula esse cara a continuar, manda o cara ir fazer outra coisa se o cara não pode ter um batera de verdade tocando na musica dele, vai lá no video dele falando do robertinho onde da o exemplo do bife passado no c´.....u e depois pergunta se voce comeria esse bife se soubesse que foi passado lá antes, rsrsrs, é até comico esse comentario dele mano, mas é muito chato ficar o tempo todo vidrado nesse negocio de analogico, tipo vai ouvir uma música e ao inves de só curtir a música o cara não faz isso, quer saber como foi gravado, se usaram trigger na bateria, se usaram simuladores de amp, fala serio, música é isso, voce ficar lendo encarte do disco pra saber quem gravou aquele trampo ali?
Agora o maior problema que vejo do analógico é que a galera ñ sabe mais tocar, e isso é foda, é muito seleta uma banda p fazer valendo em poucos takes.
Mas é só ouvir as produções feitas com analógico. Não há tantas diferençsa hoje. Tipo, se eu gravar num Tonex, e depois um amp valvulado, mixar os dois e lançar, vocÊ ouvirá às cegas, será que você vai saber distinguir ou dizer: esse aqui é digital, ou esse aqui é analógico??? Aposto que não vai! Então é pegar por essa base. Ninguém consegue distinguir mais se foi gravado em analógico ou se foi gravado em Digital.
@@kbs6025 Mas isso é pra um instrumento em específico! Ninguém tem a capacidade de dizer com 100% de certeza oque foi feito no digital mas da pra desconfiar, os timbres das produções ficam sempre genéricos! Entretanto da pra dizer com 99% de certeza oque não foi feito em analógico! pelo menos o amp microfonado tem que ter pq se não fica tudo muito igual! Agora... se ligar o multi efeitos em um amp e microfonar ai é causa ganha!
Eu diria que o maior problema é a peça na frente do pc. De modo geral, um feijão com arroz feito no analógico, no digital é uma pasta bariátrica, é como comparar carne de primeira com mortadela dado o tanto de tec. jogador de minecraft que tem hj em dia.
Eu desenvolvo processadores de áudio há pelo menos 30 anos. Digital e analógico cada, um tem as suas características, cada um tem a sua utilidade, agora ficar babando ovo para um só, isso demonstra o quanto a pessoa é ignorante sobre AMBOS. O analógico além da questão física (de ocupar espaço), os capacitores eletrolíticos envelhecem, perdem suas características depois de 7 anos e nem sou eu quem diz, isso está no datasheet destes componentes. Geralmente estes equipamentos analógicos têm bem mais que 10 anos de idade. Se o teu xarope de tosse mal dura 1 ano, imagina uma química (eletrólito) a base de ÁGUA. Além do mais óbvio, temos ainda a questão de fuga de corrente e o aumento de resistência interna desses capacitores, oxidação interna, ou seja, isso altera as características do sinal, especialmente se estes estiverem em filtros, equalizadores, na fonte de alimentação, etc. Então o áudio "melhor do analógico" que você gosta é um áudio alterado, e sujo de ruído.
"Ah, mas quando se coloca um equipamento digital, ele gera ruído"; O equipamento digital usa fonte chaveada e a frequência de chaveamento fica muito acima da audição humana, um dos problemas do analógico é o "ground loop", a corrente que circula nestes equipamentos busca pelo caminho de menor resistência, ao introduzir o digital você escuta o ruído dos seus equipamentos analógicos, são eles que geram ruídos pelos motivos já explicados no parágrafo anterior.
O q é certo pra música não é o certo pra engenharia
@@PaulWegmann "O q é certo pra música não é o certo pra engenharia"
Diz isso para os engenheiros que desenvolvem compressores, equalizadores, amplificadores, pré-amplificadores, processadores de sinal...
@@PaulWegmann que comentário mais sem noção kkk
Meu pai é um baita técnico de eletrônica e disse a mesma coisa que você.
@@cristianoutrunner Obrigado, seu pai parece ser um cara legal!
Não consigo entender o pessoal reclamando nos comentários. Não conheço o Lisciel, mas eu achei ele super honesto com suas convicções e experiência. Não vi nenhuma arrogância, pelo contrário, uma conversa agradável de ouvir. Os argumentos que ele expôs são totalmente válidos, e quem discorda, que continue trabalhando e evoluindo da sua maneira, simples. O sol nasce para todos.
Ele é honesto e muito bom no que faz, mas ele é arrogante e chato pra cacete. E não tá certo em tudo que ele falou não, tá certo só do ponto de vista que ele olhou. Só que a verdade vai muito além do que o nosso ângulo de visão pode ver.
@@mauricioalves6628 obrigado meu veio, eu sou muito feliz hoje com o que trabalho e queria muito que as pessoas também fossem felizes... eu fiquei anos buscando timbre em um lugar que não iria conseguir. então a internet é ajudar a todos conseguirem também
Se tu não viu várias respostas atravessadas muitas vezes de graça no Facebook ou abusar da boa fé das pessoas com um anúncio de trabalho que por "um tempo" seria grátis (que inclusive um amigo foi tentar oferecer de ir lá grátis mas precisava na verdade ter carro pra ir fazer trabalhos gerais e tudo mais, limpeza... Grátis, por tempo, até sei lá quando). Depois do caso da oferta de trabalho ter pegado mal, ele apenas não esclareceu muita coisa, como ficou de sarcasmo e bloqueando quem o estava minimamente o criticando. Eu pensava que ele era diferente, mas como pessoa é o mais do mesmo. Eu mesmo tive vontade de mandar equipamentos pra deixar pra ele (assim como muitos fizeram). O Lisciel é um dos caras que mais me deixou até triste por terem caído do coração.
@@szveszs É irmão, ele é muito chato e na cabeça dele, só quem tá certo é ele. Quando falo que é honesto, tô querendo dizer que é honesto ao falar sobre o que pensa. Como pessoa, a índole dele eu não conheço.
Cite um argumento válido.
Concorde ou não, tá aí um cara autêntico e com personalidade, tem opinião própria e não é maria vai com as outras
O Lisciel ataca um nicho ali específico que curte, valoriza e paga pelo que ele faz. Eu mesmo acompanho ele há mais de 10 anos, já gravei com ele, e sei que esse processo aí foi uma trajetória longa. A maioria da galera que grava em casa mal tem acesso a um pré valvulado.
Não temos.
Equipamento melhor sempre será o que mais lhe agrada.
Não importa o preço ou a marca.
Curtam seu som, se divirtam, façam música.
Não fiquem esperando que sua vida vire a realidade do outro para poder se sentir bem com alguma coisa.
é exatamente isso que eu digo e vivo e falei ai no podcast.
Quem perde mesmo nessa discussão inútil é quem toma lados e não aprende nem gravar com analógicos e nem com digital.
Eu acho a mesma coisa de quem fala mal de pedaleiras e outros processadores digitais. A grande maioria da galera não sabe nem que existe send/return, não sabe equalizar uma guita e não tem paciência pra isso e acaba falando que tudo tem que ter válvula. Em todos os casos existem equipamentos bons e ruins, mas saber usar é fundamental.
Apesar de gravar no digital, eu aprendo demais com o Luciel.
Eu entendi bem o que ele releva na hora de gravar depois que abri uma música do Michael Jackson, daquelas sessões de gravações completas. Os timbres e equalizações já vem prontos no momento da gravação. É um processo muito mais de engenharia de áudio do que operador. Preceitos de dinâmica e equalização já nascem prontos nas frequências corretas. Incrível que você mixando só o pan e volume a música já fica pronta, é uma dinâmica de mixagem diferenciada mas que não dá pra ter com qualquer músico.
Perfeito!
Não entendo como as pessoas ficam incomodadas com a opinião de profissionais que estão compartilhando suas experiências em podcast, poxa, é simples não assistam, o Lisciel é um puta profissional, estamos falando de experiência unica em uma produção, se eu tivesse condições eu gravaria com ele. Hoje existem alguns estudios de fora que estão gravando dessa maneira para a produção de discos de vinil, trata-se de referência musical.
O que incomoda nesse caso é que ele desmerece o trabalho de outros profissionais.
@@Freakenbacker irmão ele não desmerece o trampo de ninguém, o que ele faz é deixar a opinião e visão dele sobre suas experiências profissionais, a pegada é simples, se isso incomoda basta não assistir, se isso ofende, usa como impulso para ir para frente da Daw, interface, Mac ou seja lá o que for e se dedicar o máximo para evoluir profissionalmente e ser convidado em um podcast para deixar assim como o Lisciel sua experiência em relação a produção. Só deixando claro, faço votos para que isso aconteça, assim aprendo cada vez mais🙏🏻🙏🏻🙏🏻😉🤣
@@Digoscott viix convertido e catequizado, rsrsr
Mateus Starlinng com muita generosidade e respeito deixando completamente livre o Lisciel pra criar seus argumentos a cerca do digital sendo que ele parece discordar muito forte sobre o que o entrevistado pensa, muito talento do entrevistador.
Papo reto. Gostei. Força ai. Realmente ferramentas infinitas estao nos deixando no infinito e nunca estamos conseguindo terminar e acima de tudo ter o sentimento de ter termindo. Força ai
eu entrei no digital p conhecer melhor o analógico ,atraves dos simuladores e aprendi que o analógico é tudo !!
Agora quando ele fala da máfia da atualização ele tá certo, muito certo
E a obsolescência programada, os simuladores digitais são muito novos, quero ver qdo der pau nesses treko q custam um olho da cara, quem vai consertar? Nem a própria marca conserta!
Quem critica esse cara nao manja nada de som, pra mim ele é um gênio do áudio.
Não concondo com tudo que o Lisciel, mas admiro sua autenticidade e conhecimento.
Tem q chamar o Lisciel e o Paulo Anhaia, pq aí dá debate bom.
Já fizeram live juntos, eles e o Beto Neves. O Lisciel sempre falou muito bem do Paulo e sempre admirou o trabalho dele como produtor, e vice-versa.
O Lisciel é muito novo, só sente falta do analógico quem não viveu essa época. Usar o digital para gravar as faixas é muito melhor que ficar gravando no rolo com fita velha... Quanto a consoles, chanell strip, compressores, efeitos, etc, não tenha dúvida que até hoje esses equipamentos analógicos são insubstituível! Mas essa conversa de que gravar no rolo com fita reutilizada é melhor, é a maior falácia... No final das contas todo esse trabalho vai virar digital no final, a menos que o Lisciel entregue a mix em vinil ou k7.....
Agora tem que chamar o Paulo Anhaia para rebater, ou complementar estes argumentos.
@@marcusdaniel7977 Paulo é a mesma coisa, so que pro digital. ele usou os dois mundos e hoje não tem a mínima vontade de usar analog... mas ai vc gosta ne?
@@LiscielFranco Eu acho o analógico superior na questão da captação, da ambiência, não tem comparação, na questão de gravar in the box no qual eu uso o digital por conta de ser um músico de interior longe de estúdios profissionais. Também acho que o Paulo usa o digital porquê ele está direcionado para um mercado de home studio. Mas acho vocês dois duas feras que eu gravaria se tivesse oportunidade.
@@LiscielFranco tenho meus pres valvulados UA, tesnho pres ssl, tenho par de canal de mesa analógica e vejo que se gravo no pré sa mesa o som vem pronto e se gravo nos outros pres só consigo o som da mesa com bastante trabalho, ai penso que o melhor dos dois mundos seria ter mesas de som fodas e conversores bons tambem e gravar no protools, o meu processo de gravação aqui difere do seu entre fita e computador, o restante é obrigatório ter nos dois mundos , penso no seu trabalho mais como ideal de tocarem junto na gravação e quando ouvirem o som visualizar a banda tocando ali na sua frente.
Entendo a frustração de alguns comentários com viés negativo em relação à filosofia de trabalho do Lisciel. No meu entendimento o Lisciel é tipo um Steve Albini do Brasil, um cara que é procurado pela estética que ele tem, pela filosofia de trabalho e obviamente por sua competência. Eu admiro muito isso, de verdade!! Parabéns Lisciel pela honestidade e firmeza com os teus princípios.
Mas pessoalmente dou graças a Deus que não tenho que editar fita magnética nunca mais na minha vida. Atualmente eu trabalho com serviços de áudio online e no meu caso em específico eu vejo um beneficio monumental trazido pela tecnologia digital, hoje eu consigo entregar mais do dobro dos trabalhos que entregava antigamente no mesmo espaço de tempo, só o tempo que demorava pra fazer o recall de um estúdio analógico (mesmo com o total recall duma SSL da década de 80 ou 90) daria pra fazer pelo menos umas 5 revisões de mix nos dias de hoje e mesmo assim era praticamente impossível de deixar todos os outboards iguaizinhos (só os de potenciômetro com pontos fixos). A gente tinha que deixar a mix a semana inteira no estúdio sem zerar o equipamento. Seria impensável ter um serviço online com com qualidade, preços acessíveis e boa rentabilidade desse jeito. Mas hoje em dia é possível com a facilidade do digital em conjunto com analógico, principalmente agora que temos bons fabricantes de equipamentos analógicos fazendo produtos com recall digital como WesAudio, Cranborne Audio, Bettermaker e Eventide, pra nomear alguns exemplos. E acho que esse é o futuro para onde caminhamos com o áudio analógico, em breve veremos muitos outros fabricantes de peso com linhas de produto incorporando digital recall.
Músicos precisam prestar atenção em saúde mental e parar de comparações! Vão viver e criar suas artes onde quiserem sem deixar, ou melhor , sem se preocupar ou ligar de extremistas desmerecer o seu trabalho! Procurem se apaixonar por sua arte e esqueça as opiniões alheias, desde que vc não desmereça ninguém também! Vivam!
É a mesma coisa que dizer que não tem vantagem nenhuma fotografar em cartão de memória tem é que comprar um monte de filme e levar num laboratório pra revelar as fotos por que no cartão de memória não tem vantagem nenhuma o negócio é usar o filme analógico.
Meu caro colega! a fotografia não tem nada haver com áudio! os conceitos são totalmente diferentes!
Hoje é praticamente impossível trabalhar com filme, já no mundo do áudio o analógico segue sendo o padrão da indústria!
E mesmo que hoje a fotografia seja praticamente toda em digital pra quem já trabalhou com um filme 120 ou mesmo um bom 35mm sabe que em relação a cor, contraste e latitude de exposição o filme ainda não foi superado pelo digital!
Cristiano, sua analogia é inadequada. A fotografia digital permitiu aumentar a resolução entre outras coisas. Uma gravação de audio digital tem uma resolução menor que uma gravação analógica. No digital tem um codec com taxa de amostragem e resolução a depender do equipos muito ruim, pois o produto tem que ser barato. Se você gravar um audio em formato MP3 e subir junto a um video em MP4 terá qualidade inferior a um video exportado em AVI com audio em wave.
Justamente por isso que a galera vai pro digital. Se o digital é mais barato e ele sabe que não vai ter um retorno do analógico que é caro, claro que ele não vai pro mais caro.
Pra mim não existe Analógico vs Digital.
Existe quem tem grana pra comprar analógico e quem usa digital porque não tem grana.
É uma questão meramente econômica.
Todos os plugins são baseados em equipamentos reais então óbvio que o analógico será melhor sempre.
Mas quem não tem condição usa o que tiver e com o tempo vai adquirindo equipamentos que puder.
É isso!
Perfeito!
Não mesmo, uma fractal boa ta costando 20k, um multiefeito profissa custa tao caro quanto amp epedal, o qu epega é a facilidade de acesso e agilidade com o timbre, se vc é saudosista ok, agora se quer praticidade, não tem comparação.
@@vinivieiraguitar4948 agora compara o preço da fractal. com os Fenders, os Marshalls, mesa boogie, drives boutique, uma boa fonte
É o meu caso. Gravo em digital porque é o que tem pra hoje.
Lisciel é profissional... não tem nada de Mala... só é mal compreendido... parabéns lisciel, vc sabe o que faz...
concordo.
Concordo
Ótimas observações, nos tira da zona de conforto. 🎉
Eu adoro as gravações analógicas, as gravações com a banda toda tocando junto, e acho legal que tenha profissional que saiba fazer isso.
Mas a tecnologia digital é fantástica, gravei pro meu irmão uns riffs de guitarra, e daqui do meu apê, com um adaptador gravei direto no notebook, somente giitarra plugada sem nenhum efeito e mandei pra ele que mora na Alemanha. Com um computador ele fez a mixagem da Guitarra, trabalhou os timbres do jeito que ele queria, incluiu o baixo dele e a bateria sampleada e teve um resultado excelente, isso era impensável nos anos 90. Fazer gravações com uma certa qualidade com custo tão baixo.
Acredito que com o tempo o digital chegue num ponto onde você consiga simular o analógico com muito realismo.
Lisicel é um grande engenheiro, em 13 anos de engenharia eu acho que é um dos únicos colegas de profissão do Brasil que pensa em produzir equipamentos em qualidade. Mas não é por isso que tudo que ele diz é uma verdade absoluta. Como engenheiro eu tenho uma opinião diferente e vejo que sim o digital tem muitas vantagens e não tem como fugir dele. Hoje é possível conseguir qualidade extrema, clareza, edição e manipulação avançada do som, armazenamento e backup muito mais fácil que o analógico, portabilidade, automação e é extremamente acessível. O digital é uma realidade utilizada por grandes engenheiros de áudio, e no final a diferença entre digital e analógico é insignificante para o usuário final. Nós músicos e engenheiros que temos esse ego de usar só analógico em tudo. Mas o cara tem que defender o que ele vende, aliás ele vive disso e tá certo em fazer, por mais polemico que seja!
Perfeito. É bem isso.
Uma curiosidade genuina, qual trabalho relevante do Liciel? muito do q ele fala gosto muito, não conhecia, mas tb sinto meio xiita, existem muitas maneiras de fazer som bom...
acho que o trampo mais relevante dele (que eu conheço) foi o disco "a saga continua" do detonautas. Ele fez a mixagem, mas não foi no estúdio dele
@BiemexBmXBG legal, vou pesquisar mais sobre.. Pelo q vi no podcast inteiro, quem o procura busca essa filosofia, acredito eu, um tipo de som específuco.. sei la.. vou buscar mais sobre!
Sério que ainda estamos na discussão analógico vs digital? Po mano vamos crescer, amadurecer, isso é conversa de adolescente, não tem quem é melhor, ambos sao excelentes dependendo do uso, graças ao analógico temos as emulacoes digitais, esse romantismo do Lisciel serve para ele que tem acesso ao analogico top, mas é um romantismo ilusório
o cara precisa defender o mundinho que ele criou. Ai ele inventa um monte de besteira pra justificar, só isso.
Produtores que realmente tem ótimos resultados usam os dois, ou o que tiver a disposição e pronto. Música em primeiro lugar, equipamento é só ferramenta e todas fazem o trabalho.
voce por exemplo acha que ambos são excelentes, então tem muito papo pra ouvir ainda, mas se quiser so meter a mao pra entender...
Até que enfim alguém que gosta de analógico como eu! E válvulas! Eu conseguia gravações ótimas com minha antiga Tascam com fita, e não me adapto com essas gravações em PC. Cada um tem sua predileção, claro, mas a minha é ainda o analógico.
O lisciel tem que defender o analógico, o trabalho dele depende disso. Óbvio que o digital tem vantagens absurdas. O lisciel deve ser uma pessoa muito difícil na convivência, só ele que tá certo sempre. O cara é muito chato, MUITO!
o digital tem vantagens pra quem não tem recurso ou pra quem quer tudo no imediato! sim! as vezes ele é muito chato porém, não muda o fato dele ter razão!
@edermaximiano399 Ele não tem razão. Você acha que o o Torquato Mariano, Kiko Loureiro, Matheus asato e vários outros caras top de linha não tem grana e recurso pra usar analógico? O Lisciel defende um ideal, e tudo bem, mas o digital tem vantagens absurdas pra todo mundo.
@@pedroaquilalinharesrocha8333 Cara, o Lisciel é meio "fala na lata"mesmo, mas todos estes músicos que você citou são patrocinados, fizeram parcerias, e mesmo precisam experimentar coisas, tecnologias novas. Não se deixe enganar por influencers.
Nada, é você que não está acostumado com quem tem opinião própria e está bem com isso.
Lisciel é super tranquilo, não quer obrigar ninguém a nada. O cara está numa posição em que não precisa se sujeitar à algo que não é a verdade dele.
Talvez você não entenda isso porque não tem convicções.
Mas não precisa se doer com quem tem e tem a sorte de poder viver com elas.
@@pedroaquilalinharesrocha8333 tanto é que com o digital o pessoal grava e tem resultados melhores que o dele gastando nem 1/4 do que ele já gastou e muito mais rápido
Papo interessante, vai na contramão do que vemos hoje. Acredito que o lance do Lisciel é muito mais pelo processo do analógico do que só pelo resultado do áudio.
George Martin! E a música se chama Something, uma das poucas do George Harrison! Something in the Way é Nirvana. 😅 Vocês dois estavam tensos! Mas esse para mim foi o melhor episódio. A discussão que nunca acaba e deu para aprender sobre ambos os lados! Top!
Gostaria de exemplos de CDs de bandas gravado, mixado e masterizado pelo Lisciel em seu Estudio. Alguém teria alguma indicação?
Boa...
pt.wikipedia.org/wiki/A_Saga_Continua
Créditos
Produção - Detonautas Roque Clube
Mixagem - Lisciel Franco no Estúdio Mobília Space/RJ
Masterização - Steve Corrao no Estúdio Sage Audio/Nashville e Ricardo Garcia no Estúdio Magic Master/RJ
@@PetersonPessoa Já tinha visto essa publicação e pelo que entendi, neste caso, ele apenas mixou. "A gravação foi feita no Estúdio Mobília Space do baterista Fábio Brasil..."
É um cara apaixonado pelo equipamento que ele tem, então é difícil ver o digital que custa 10x menos fazendo o mesmo e as vezes até melhor… pessoas assim nunca vão dar o braço a torcer.
@@reaprendendoguitarra Pois é, eu, no caso, nem estou entrando no mérito se é pior ou melhor desse jeito ou daquele outro. Apenas gostaria de ouvir uma gravação realizada 100% no estúdio dele até por curiosidade. Existem tantas variáveis artísticas, de equipamento e de filosofia de gravação que nem entro nesse tipo de discussão. O principal pra mim é que a música seja boa, independente do equipamento ou se teve overdub ou não. A melhor banda de todos os tempos na minha opinião (Led Zeppelin) abusava dos overdubs. No meu disco preferido de todos os tempos (Led Zeppelin II) então nem se fala. Imagina se estou preocupado com isso.
Cara, cada um com seu gosto e experiência, só sei que fiz sim com cabeçote carvin e pedaleira ligada na cara dele, eu tenho gravado ao vivo, quem ouvir vai ver como ficou top! Aí é timbrar, sem tabus!
A gravação soa como foi tocado/cantando na hora, acho isso muito legal
Ja mandei trabalhos pro Lisciel masterizar, e digo: O que muda é a peça atrás do equipamento, se não tem ouvido e bom gosto, e principalmente profissionalismo, o resultado será péssimo.. não me agradou as masters que ele fez.
Vamos diferenciar, gravar em analogico, usar um amp valvulado, por exemplo, faz diferença, se considerar o que mencionei acima: um trabalho profissional feito totalmente com bons equipamentos digitais versus um trabalho profissional feito com analogico, ambos ficarão bons, o digital evoluiu muito nas ultimas duas décadas.
Agora, em termos de mixagem, grandes engenheiros de mix e master fazem totalmente inbox, por conta das enormes vantagens de recall do digital, e da pequena diferença do resultado quando o trabalho é bem feito, tudo conspira pro uso do digital hoje em dia, a não ser que o seu retorno sobre o investimento na sua musica valha a pena.
The Edge com seu UAD Ruby vendo isso 😂😂😂😂😂
Mas entendo a filosofia de le de captar a essência da banda take direto essas coisas. Muita coisa que ele falou faz sentido no conceito de gravação como era feito antigamente com mais alma. Mas putz denegrir o digital assim nao da nao hj em dia o digital fornece timbres muito legais e otimas gravações
Música captada pelo analógico tem um pormenor que faz toda a diferença: tem usar os ouvidos a toda hora. No digital, com os updates visuais, a gente se perde nos olhos fácil, fácil.
Certo galera, lendo esse monte de comentários por aqui, eu deixo uma dica, NÃO SEJAM "FANÁTICOS TORCEDORES" de equipamento X ou Y, o melhor equipamento é aquele que te trouxe a melhor experiência para o seu play e seus ouvidos. Amplificadores e analógicos tem um som absurdo (você não vai ouvir a diferença por vídeos no youtube, tente presencialmente antes de comentar sobre isso). O digital tem diversas vantagens e quem sabe usar, tira um sonzaço. O Lisciel foi um cara bem honesto e convicto em suas posições, o cara talvez tenha razão ou não, na verdade seria massa ver todo esse processo presencialmente. Portanto, tudo é válido galera, parem com essa lorota de X ou Y é melhor porque nada bate a EXPERIENCIA SONORA E PLAY de analógicos e valvulado, mas isso só fará diferença para você e quem está te ouvindo presencialmente, se você for gravar ou trouxer para o digital, quando você pluga um kemper, fractal, helix e compara com qualquer ampli, vai ser tudo igual. Digital é monstro que faz tudo ( e faz bonito demais) amplificador é pra experiência ao vivo e pra quem tem grana e coluna.
Do que adianta gravar analógico se depois tudo terá de ser comprimido e convertido em digital para tocar no Spotify e no RUclips?
Né!
@@letsplayharmonica Segundo a sua lógica, então gravar no digital e depois distribuir digitalmente fica pior ainda...
@@digofabu na verdade ele quis dizer que mesmo gravando analógico você terá que colocar isso no dominio digital, então irá amostrar o sinal e transformar ele em digital. Logo não tem como fugir do Ditital.
@studiooversound6597 Sim, eu entendi. Mas se ao converter para digital há uma perda, melhor que a fonte primária seja analógica, correto?
Caso contrário se perde mais ainda.
@@studiooversound6597 Mas não é isso que o Lisciel fala. O que ele está falando é que trabalhar com Analógico é muito mais prazeroso e o timbre vem mais fácil. O timbre que ele escutava nos álbuns dos gringos ele não conseguia tirar gravando com computador, plugin , etc. Não chegava nem perto.
Eu vi um vídeo do Spilack descrevendo a experiência de gravar com o Lisciel. E de fato, é uma experiência! É pra quem quer de fato viver uma gravação tipo anos 80, sentindo tudo no mundo real. Acho que talvez isso dê um que de "orgânico", não no som de fato, mas no conjunto da obra.
esse é um musico que entende...
Que bosta, quero é que fique bom o som.
@@pdro283Acho que além de bom, fica mais original, e não com a mesma sonoridade de outras mil bandas por ai (que talvez seja um dos motivos de não ganharem mais notoriedade).
concordando ou não, o @Lisciel é monstro, super experiente! sabe tudo e é apaixonado.
pra quem não sabe nada, é sim
Lisciel é foda. Só isso mermo.
gostei porque valoriza a performance dos músicos e a qualidade de gravação adequada. muitos músicos horríveis querem tocar qualquer merda de qualquer jeito e o produtor que se vire pra reciclar.
só acho extremo demais porque ajustar uma coisinha aqui e ali digitalmente não é algo tão grave mas entendo.
Esse cara sabe muito!!!!
Grande Lisciel Franco um cara franco mesmo.
É gosto , é opinião,eu discordo completamente dele,mas ...ta tudo certo.
Eu estou no aguardo do dia que eu vou concordar com ele rsrs.
Cansado de gente purista pelos motivos errados. Pra quem realmente trabalha tocando todos os dias, produzindo "músicos" medianos pra sobreviver, o digital é muito útil, até mesmo essencial. Seria maravilhoso só trabalhar com grandes artistas, que tocam de verdade, cantam de verdade, 100% equipamentos analógicos, mas o mercado não funciona mais assim, infelizmente. Tapar os olhos para o mundo como ele é pode ser fofo, mas é burrice.
Burrice é não entender que ele pode fazer isso, sabe fazer isso, e garanto que tá no nível de qualquer Studio desses caros aí. Sem contar os homestudio de uma plaquinha áudio e uma máquina Pc que quebra e da pau a cada meia hora.
Acho digital muito bom no entanto o entrega o pacote pronto criado por excelentes profissionais perfeccionistas e chatos rss. O Entrevistado poderia usar toda a expertise para lançar algo digital para nós.
@@cesarvalerio4292Não ta não kkkkkk
ai ta a diferença , lisciel não trabalha para o mercado no sentido maistream da coisa, a visão é de independente, que a musica vem primeiro e a o dinheiro depois ..se vc trabalha no mercado e para quem quer entrar nela logico que essa visão não funciona. eu como artista que não entrou no mercado não tenho mais uma ambição juvenil de fazer sucesso comercial , só quero fazer meu som , por que sim gosto. e essa visão e parecida com lisciel. a visão mercadologica da coisa é que é um funil e a qualidade não é o requisito para o sucesso
@@andersonferreiraakadjander9369 quando se faz por hobby é isso mesmo...
Eu só acho que é a forma do cara gravar, o legado que ele tem, experiência, etc.
Talvez o digital não pode ter dado certo pra ele. É a particularidade, identidade do cara, se dá certo pra ele até hoje em tempos de "digital" acho desnecessário tantos comentários adversos. Cada um segue o que funciona pra si e bora fazer a música existir e acontecer.
digital "engoliu" o analogico.. ate joguei fora meu diploma de eletronica por conta disso.. caminho "sem volta"
Tem vantagem pra a busca de trechos, a edição é não-linear. É legal evitar radicalismos
Sou músico e já gravei pista separada e todo mundo junto "ao vivo"... posso dizer que uma banda bem ensaiada, gravar ao vivo é muito mais gratificante... dá uma olhada aqui no RUclips a minha banda de músicas próprias "Cães Soltos".
Uma coisa é certa sem digital sem 90% da galera que produz material (bom ou ruim)
Não tem como comparar plugin com o original...Só ver os testes de um plugin de um 1176 com o original. Plugin de guitarra a mesma coisa. Tive um Soldano SLO 100 original (Hoje está com o Marcelo Barbosa e usaram no último disco) e comparado com o plugin da Neural, não tinha NADA a ver. O som da neural era legal e tudo mais...Mas não é a mesma coisa.
Música em vinil é outra coisa complicada. Muita gente defendendo que o vinil é melhor que o digital usando uma capsula bem meia boca...
Pro analógico ficar melhor que o digital na hora de tocar, precisa de MUITA grana investida. Tive um Audio Technica que tanto me recomendaram e era pior que usar um bom DAC chinês baratinho.
Só que quando vc gasta a grana absurda e compra discos AAA (Todo o processo de gravação analógico) e compara com o digital, a diferença é gritante. O Stadium Arcadium do RHCP em vinil é absurdo o som. Todo o processo analógico...Não tem comparação com um ótimo DAC tocando no Tidal, por exemplo. A questão é: Vc quer ouvir música ou ver o que foi gravado melhor? Fica aí a questão...Muito som gravado com processo todo analógico e com uma puta qualidade mas a música é um lixo.
Digital é uma mão na roda, salva a vida de qualquer operador. Mas falta aquela pegada orgânica que tem no analógico.
Mesma coisa entre usar fone ou amp, ou músico que usa pedaleira com simulador de amp ou o amp em si.
Não é uma questão de qual é melhor, só acho que analógico bota mais alma na música.
Esse mano conhece equipamento é na PRÁTICA, não vendo videozinho no youtube, o cara sabe o que fala
Falou tudo
Sou produtor musical há mais de 20 anos, tenho mais de 300 mil reais investidos no meu estúdio. Uso digital por preferência e não por falta de dinheiro. Tenho amps marshal e ampeg, mas só uso para ao vivo por causa de retorno e para somar em pubs e clubes pequenos. Tenho equipamentos analógicos e digitais, e posso falar sem partidarismo, que hoje em dia não existe diferença de qualidade entre analógico e digital, e posso provar isso na prática, tanto em som de amplificadores quanto qualquer outro hardware de mix e master. Se ele quiser abro uma live com ele comparando equipamentos analógicos com plugins e tirando o mesmo som, em qualquer circunstância. Além da qualidade, o digital tem a vantagem da acessibilidade, da variedade, da praticidade, rapidez, comodidade, etc. Enfim, esse cara é um falastrão que tenta diminuir o trabalho dos outros pra se promover. Só ele tem o melhor equipamento e o melhor método, o pior que esse discurso faz a cabeça de muita gente pra vender gravações e equipamentos analógicos. Ele até faz um bom trabalho dentro do que ele se propõe a fazer mas não é melhor que ninguém em nada. Cada um tem sua arte, seu tempero, seu estilo, aí vai do gosto de cada pessoa. Então não precisava de toda essa baboseira, essa desinformação pra vender o peixe dele. Poderia fazer o trabalho dele sem depreciar ninguém, e nem ludibriar ninguém. Ele ganharia muito mais assim. Mas tem gente que é arrogante demais pra mudar de opinião mesmo quando vê que está errado.
E para não fazer igual a ele ficando apenas nas palavras, quem quiser conhecer um pouco do meu trabalho pode pesquisar no youtube por "studio midia joinville setor 5". Essa gravação foi uma banda cover do charlie brown. Fiz ao vivo com um gravador de bolso digital de 8 canais, tudo microfonado, e depois levei o áudio cru sem nenhum processamento para o estúdio, e fiz a pós produção toda digital no meu estúdio. Podem julgar e comparar com o trabalho dele. Eu sei que são propostas bem diferentes, sonoridades diferentes, até porque hoje eu prefiro fazer gravações ao vivo com essa sonoridade mais natural e mais real do que qualquer gravação de estúdio, incluindo a gravação dele, apesar dele falar tanto de realismo, de verdade, etc, a minha gravação por ser ao vivo de verdade tem muito mais realismo, tem mais emoção e energia na performance, tem a interação do público, etc, nem tem como comparar, mas enfim, de qualquer forma tudo isso vai do gosto de cada um. Podem comparar tbm a qualidade do áudio com os shows ao vivo da própria banda original, ou com as gravações ao vivo das gringas que ele gosta de pagar pau enquanto esculhacha os brasileiros. Não quero parecer arrogante igual a ele, mas nesse caso a gente precisa esfregar as coisas na cara pra ver se a pessoa acorda, porque ele não é o dono da verdade, nem é a última garrafinha de água do deserto. Mas principalmente para não deixar as pessoas serem enganadas por essas falácias e aprender tudo errado, o que só piora ainda mais o cenario da música e da produção musical no nosso meio. É lamentável.
Nada é mais insano do que lutar contra a tecnologia, aliar-se é a melhor opção .
falou CORRETO! Aliar-se sim, o problema é que tem uma galera super influenciada, repetindo o discurso de influencers, alguns vendedores de equipos e presets. As duas tecnologias tem seus benefícios
Posso nem falar nada que sou fa desse cara ! Parece ser louco, mas tem muita razão nas convicções dele
Se ele prefere analógico, que seja.
O usuário final do produto (o ouvinte) não vai nem saber a diferença e muito menos se importar
O cara gasta uma fortuna em equipamentos analógicos por anos e anos, vocês realmente acham que ele vai reconhecer que um Kemper da vida que custa 10x menos do que um amp top de linha consegue fazer a mesma coisa? NUNCA ele vai admitir que a tecnologia tá engolindo o que ele investiu a vida toda para adquirir… esse é o bom e velho ORGULHO!
Já pensou em enviar uma mensagem dessas pro Joe Bonamassa? Que tal?
@@jeffersongoncalves8176 imagina o diálogo? "Coé Joe, ficar usando essas Gibsons Les Paul 59 ta com nada, elas são muito instáveis na afinação. Você deveria usar uma LTD "
Nossa mas eu discordo totalmente dele bixo, é mais facil falar, eu gosto de gravar no analógico, mas os 2 são bons, porque são. 🤷🏻♂️
Com tanto preconceito com o mundo digital ele poderia distribuir as produções do estúdio dele somente no disco vinil 🤦🏽♂️.
Ele defende o lado dele!
Óbvio que gravar no digital tem vantagens!
Mas entendi o quê ele fala!
Pra quem gosta, é um prato cheio kkk
E sobre o que ele fala de um mac top ou um pc top, cara não precisa ser tão absurdo assim não, conheço um produtor musical, que fazia o trampo com artista grande, usando um macbook pro 2015, isso faz 2 anos, e tirava um puuuta som, depois mandava pra mix, ele gravou inúmeros DVD’s assim.
Ele falando de computador travando em gravação.. parece que ele parou em 2006.
Falando de Pro Tools 8… isso foi em 2010
@@lenafelipe pois é mano, eu uso o 2024 pago 150 conto por mês, não é barato, mas da pra pagar pow, bem diferente dos 70k da época, e outra coisa, e se n quiser Pro Tools, tem o Reaper que faz bonito demais tbm e é de graça!
@@lenafelipe hoje a maioria que tem computador grava usando reaper ou cubase, ele ta falando de computador travando para pessoas que usam as DAW dos torrents da vida, ai trava mesmo em alguns momentos, mas se for original nem precisa de muita maquina pra rodar não, e da pra gravar de boas e o som fica lindo se souber ajustar as coisas, mas pra ele não fica bom nem a pau, e ele ri disso, parece que esta debochando de quem esta tentando sobreviver na cena, ele sempre da essa impressão, parece aquele cara que tem a ferrari e fica zoando quem tem um civic
@ e ele não percebe a postura elitista dele.
@@zaquinbalbin7830 Nem pirata trava kkk.
tem como chegar a um meio termo nisso aí? tipo, o essencial no analógico, e o suficiente para baratear o custo no digital?
Essa é Diferença entre um programador que desde a década de 90 está trabalhando em grandes corporações como a Google, Microsoft, Facebook... e um programador que começou a dois anos atras usando somente chatGPT.
Vc só se esqueceu de um pequeno detalhe: o resultado. Se o resultado for bom, não vai importar se o cara começou com Fortran ou se começou ontem com chatGPT, se o cara grava no analógico ou no digital.
Se o programador com gpt entregar o mesmo em menos tempo ele leva a vaga.
Não tem como programar utilizando somente ChatGPT. Precisa saber 100% o que está fazendo, para integrar os códigos. O mesmo acontece com quem usa equipamentos digitais: se o cara tem ouvido bom, vai saber encontrar o som que procura.
Eu gostaria de falar um ponto que pouquíssimas pessoas falam: tem pessoas que simplesmente não conseguem diferenciar a qualidade sonora do digital pro analógico. Existe um espectro grande de qualidade de ouvido e isso é notável em vídeos de reviews/comparações em que uma grande parte dos usuários sequer consegue diferenciar um produto de outro. Para alguém com ouvido que escuta menor detalhamento/frequências, essa discussão parece absurda e vai defender o som do digital como indistinguível do analógico. E para outro grupo o digital é intolerável.
Acho que esse é um dos motivos de porquê essa discussão é infinita.
Na minha humilde opinião, as falas dele não quer dizer que seja a verdade absoluta. Eu ja trabalhei com praticamente todos os tipos de equipamentos analógicos e hoje o digital facilitou muito em muitos aspectos e não voltaria para o analógico de forma alguma, mesmo porque o mercado musical mundial está mudado e temos que abrir os olhos para as tecnologias. Eu não estou falando da opinião dele, mas às vezes a opinião dele, ele tem como verdade absoluta e isso não é. Temos que repeitar a opinião de cada um, desde que, seja apenas a opinião dele e não desclassificar a forma como as outras pessoas trabalham. Conheço muito produtores top das galáxias que usam sistema híbrido e esse híbrido é mais digital que analógico. Por isso falo que a opinião dele, pra ele ser absoluta, mas a grande maioria dos grandes produtores tem opinião diferente da dele.
Na verdade o digital trouxe opções. Tudo depende do objetivo. Pra tocar em barzinho e em arenas onde o público está mais interessado na “vibe” do que na qualidade do som então não usar digital é andar na contramão. Em estúdio também depende do que está fazendo e para quem, vários produtores estão ganhando Grammy só com digital…
O cara parou em 1985
E tira um som legal, seguindo o estilo dele. Né?
@@AndreMaltese depois pode me indicar alguns trabalhos mixados e masterizados no estúdio dele?
Vc que é foda! Depois me fala quais discos vc fez a mix
@@bondedoc.d.m2152 verdade. Tem no Google.
@@kikerotamoum dia ele indica algum, relaxa 😂😂😂😂
Se o digital não tivesse nenhuma vantagem, ele sequer existiria. Ponto.
nao tem vantagem pra ele trocar o que tem por digital...
Com certeza: é barato e bem mais simples de gravar. A indústria agradece. E meus ouvidos sofrem.
@@gabibonza A vantagem é a praticidade e a "democratização" do ato de gravar, que permite qualquer um tem um som honesto gravado em casa.
Basicamente é isso.
imagina a banda chegar no estúdio e ter que ligar tudo direto em uma interface!
Com certeza uma banda não vai procurar um estúdio assim!
Óbvio que a maioria dos estúdio não gravam em fita porém, a galera tem pré, eq, compressor, reverb, tudo físico.
Ele é o profissional do meio, vc é só um palpiteiro de internet, va discutir novela que é tua praia!
Ele é especialista no estilo dele. Porém eu acho que com a inteligência artificial até a galera do "digital" vai ficar pra trás.
É uma questão de lógica básica. Se o digital EMULA o analógico, o digital jamais vai ser melhor que o analógico. Pode até chegar perto, mas jamais será melhor.
emular não significa que será ruim, chegara um momento que será identico e ai eu quero ver a galera que não quer se render a tecnologia
Cara legal dmais
Até concordo com ele em alguns pontos, pois esse excesso de edição e facilidade cria muito sub produto de gente que não tá preparada ou as vezes nem é da música mesmo. Porém, o processo que ele faz acaba tornando o trabalho arcaico demais e muitas vezes incrivelmente mais demorado. Será que pra fazer um café lá no estúdio tem que gerar o fogo esfregando duas madeirinhas pro café ter o "sabor perfeito?".
Como ele disse, até um simples reverb que já colocou na caixa da batera, gravaram pra ver se tava legal, se não tava teve que fazer outro take completo. Isso é coisa de gente que gravava há décadas atrás mas hoje em dia não precisa mais de passar por essas situações. Essa mágica do "som de verdade" é extremamente enaltecida para vender o peixe dele, eu entendo pois ele defende o dele.
Conclusão: concordo e discordo em partes. Agora ele aceitar que tal processo poderia ser mais moderno ou autimatizado, com certeza ele não irá aceitar. 👍🏻
Como assim? todos os caras importantes continuam gravando e mixando em analógico, a única diferença é que a maioria já não usa mais fita porém seguem processando o áudio em equipo físico!
Se a galera q ta comentando aí, PELO MENOS assistisse o video antes de falar alguma coisa só pela thumb.......
Não vi ele falar nada "odioso" pra tanto mimimi..
O cara falou uma realidade, um home Studio digital no nível do estúdio analógico dele é muito caro mesmo.
O papo é Champions league, não é várzea.
Que viagem...
...ele deve ser rico pra valer...
Já pensou colocar 12 LA-2A pra rodar?
Ou ter que ter uma SSL, ou Neve...
No final, o que mais conta é a sacada de fazer o som ficar igual ao que você considera perfeito.
Isso é verdade.
Analógico é só pra quem tem muita grana, paciência e muito tempo livre. Que obviamente não é a realidade da maioria dos músicos brasileiros... Galera que tá começando tem que aprender a gravar com o que tem em mãos. E é óbvio que o digital é muito mais acessível e prático. Deixem pra querer ter a sua montanha de equipamentos e fiadeira quando vocês tiverem num padrão de vida/carreira equivalente ao do Steve Vai ou Yngwie Malmsteen.
O wammy é um pedal digital, logo, o steve vai usa digital desde sempre... Mas vc ta certo kkkk
2:55 Na boa bicho, uma pessoa que trabalho com música e não ENGOLIU Beatles é a mesma coisa de um designer que nunca ouviu falar da Adobe. A propósito, o nome da canção é "Something".
Já me inscrevi nos canais, do entrevistado e neste😅
A questão de pedaleira no amp é que a galera esquece de desativar o IR e aí embola com o amp
Digital tem a vantagem de fazer outro musico na edição kkk tudo picotado e colado hj em dia 😂😂 e ainda temos o prazer de poder ouvir musicas do manoel gomes e por ae vai
Que isso, vei. Meio que o digital facilitou a aparição de vários artistas, então óbvio que vem e virá muita coisa ruim..mas tem coisa boa também, po.
@WolfYMendes facilitou pra músicos ruins principalmente. Desafinados , fora de compassos..... E sem banda alguma
E qual problema do cara produzir pormeios digitais? TEm mutia coisa boa feita e que foi usado no digital. Boa parte de conteúdos fingerstyle por ai, que tem uma ótima qualidade, tudo feito no Digital com uma interface de áudio, e não perde qualidade tanto.
@@kbs6025 nenhum problema .... Só é inferior ... uma possibilidade é q Vc pode gravar músicos ruins e fazer serem bons editando muito .... Vai soar "maizoumenos" pq foi picotado e causar um baita stresse no piloto de mouse
Não vou ver pra não passar raiva, mas vou dar uma bela risada pela tumb "o digital não tem nenhuma vantagem"... lá vai... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
😂😂😂😂😂
E cara, se vc assistir e ver o contexto em que ele falou isso, vc concordaria kkkkkkkkkkkkk
A galera coloca a frase solta na thumb só pra causar mesmo.
@M4theusIcaro kkkk nem quero ver, Lisciel me dá nos nervos. Mas eu já imaginei que a tumb era exagerada, eu tô rindo de tudo na vdd.
@@nassograton o Mateus perguntou se pra ele, no estudio, o digital tem alguma vantagem sobre o analógico, ele respondeu que nao, pq no digital da pra editar, e os cara da banda vão pedir pra editar kkkkkkkkk
O Mateus ri na hora e entende, tipo, a desvantagem é pra ele pq vai ter q editar, entao ta dentro de um contexto na hora ali, mas eles colocam a Thumb como se fosse uma bomba kkkkkk
O analógico é muito melhor sem dúvida. Mas quantas pessoas podem comprar equipamentos analógicos? São caríssimos
@THETRUEMETAL-it9ms melhor em que sentido?
Sobre que o Starling fala, que na época do POD já estava bom, depois veio outra coisa e aí ficou bom, depois outra e agora que ficou bom. O digital é cíclico nesse processo, não é? Pensei ouvindo o Lisciel comentando do reverb. Talvez demore pra perceber ou só se perceba com referência, tardiamente, que o som na verdade não é igual ao analógico nunca. Já no analógico sempre tá bom. Não sei se com vocês é assim, mas com um equipamento analógico eu fico mais tempo satisfeito que com qualquer digital. E o quando eu troco o analógico nunca é pelo som, mas pelo cansaço mesmo. Pra ter algo diferente. Se bem que nunca vendi nada analógico. Mas o digital tem essa coisa de do nada ou quase isso o som ficar ruim, sempre em comparação com alguma outra coisa. Até a captura de som, que quinze anos atrás já era 99% perfeita, hoje com outros equipamentos que fazem o mesmo já não é boa em comparação.
som bonito na gravação é outra coisa quase não usa eq comp e etc...
É incrível o tanto de comentários de pessoas que nao entendem do assunto, rebatendo e falando que o Lisciel ta errado. O cara falou o jeito que ele faz no estudio dele, nao quer dizer que é o unico jeito, ou o jeito certo.... e ele ta falando de vantagens em relação a som, timbre e não espaço e custo, pois o intuito dele é prestar um serviço profissa e não fazer uma gravação que soe caseira. E em relação a timbre e som o digital nao chega no som do analogico msm, é matematico o negocio, quando o som é convertido pra digital ele já deixa o som pixelado pq o conversor pega varias amostras do audio e digitaliza, por isso ele nunca vai ter a mesma definição nem textura.
pelo contrário... ele falou várias vezes que o jeito dele é o certo. Ele deixa isso bem claro.
Dizer que o digital nao tem vantagem é de um negaciosnimo gritante!
Vantagem? Começa pelo espaço, depois manutenção em equipamento físico, não precisa ficar penteando cabo. Qualidade é bem discutível, se cara não sabe tirar som de digital aí sofre mesmo.
Analógico é pra quem pode
@@RafaelGames00 por isso que eu digo que o digital veio pra democratizar e possibilitar que pessoas que não tem tanto poder aquisitivo possam fazer o seu sonho se tornar realidade, não é como ele disse no video onde ele fala do robertinho que se o cara não tem um batera e usa simulador de bateria pra gravar o trampo dele o cara nem deveria gravar nada, ou seja, ele desestimula totalmente as pessoas que não cabem no formato que ele considera o correto na cabeça dele a realizarem o seu sonho, e é isso que eu acho chato no que ele diz, no mais ele é um cara fenomenal no trampo dele, é muito legal saber que ele manja de eletronica e conserta os proprios equipos e constroe outros, mas ele poderia apenas não falar tanto mau de quem faz o trampo com um pc e uma daw, porque esse cara tambem esta correndo atrás do sonho dele, mas ele desestimula esse cara a continuar, manda o cara ir fazer outra coisa se o cara não pode ter um batera de verdade tocando na musica dele, vai lá no video dele falando do robertinho onde da o exemplo do bife passado no c´.....u e depois pergunta se voce comeria esse bife se soubesse que foi passado lá antes, rsrsrs, é até comico esse comentario dele mano, mas é muito chato ficar o tempo todo vidrado nesse negocio de analogico, tipo vai ouvir uma música e ao inves de só curtir a música o cara não faz isso, quer saber como foi gravado, se usaram trigger na bateria, se usaram simuladores de amp, fala serio, música é isso, voce ficar lendo encarte do disco pra saber quem gravou aquele trampo ali?
@@RafaelGames00 Sim, pra quem pode e quem tem dinheiro.
Achei maravilhoso cara parabens pelo posicionamento, que possamos voltar mais aos equipos analogicos, amplis e som de palco por favor!!!
Agora o maior problema que vejo do analógico é que a galera ñ sabe mais tocar, e isso é foda, é muito seleta uma banda p fazer valendo em poucos takes.
Alguém escreve o nome dessa música dos Beatles, pfv?
Something
Quem nunca trabalhou com analógico dentro de um estúdio não tem bases pra opinar!
@@edermaximiano399 e depende também de como trabalhou, se foi passando perrengue por causa da fita e equipamento sem manutenção... a opinião mudaria
@@LiscielFranco Exato meu amigo!
Mas é só ouvir as produções feitas com analógico. Não há tantas diferençsa hoje. Tipo, se eu gravar num Tonex, e depois um amp valvulado, mixar os dois e lançar, vocÊ ouvirá às cegas, será que você vai saber distinguir ou dizer: esse aqui é digital, ou esse aqui é analógico??? Aposto que não vai!
Então é pegar por essa base. Ninguém consegue distinguir mais se foi gravado em analógico ou se foi gravado em Digital.
@@kbs6025
Mas isso é pra um instrumento em específico!
Ninguém tem a capacidade de dizer com 100% de certeza oque foi feito no digital mas da pra desconfiar, os timbres das produções ficam sempre genéricos!
Entretanto da pra dizer com 99% de certeza oque não foi feito em analógico!
pelo menos o amp microfonado tem que ter pq se não fica tudo muito igual!
Agora... se ligar o multi efeitos em um amp e microfonar ai é causa ganha!
Eu diria que o maior problema é a peça na frente do pc.
De modo geral, um feijão com arroz feito no analógico, no digital é uma pasta bariátrica, é como comparar carne de primeira com mortadela dado o tanto de tec. jogador de minecraft que tem hj em dia.
Esse cara é o Rica Perrone do audio
Paul uso um voxx microfonado , quer m as os o que? ,
Se a Blockbuster fosse uma pessoa, ela seria assim.