Danilo Gentili Cara, quando eu leio ou assisto Pondé, eu sempre fico louco para indicar para ele O Demolidor, que é um misto de comédia e ação, com um plot muito foda: No futuro carne vai ser proibida e você comprará carne de um traficante, a linguagem será absurdamente controlada para não ofender ninguém, todo mundo vai ser frouxo e se surgir um badass Modafoca como o vilão do films, ninguém vai saber o que fazer, a não ser que você ten ha um macho de verdant é congelado. E o filme è certeiro, sentiment are aquele politicamente correto lá nos anos 90 ia dar merda.
Pondé, você é o único filósofo contemporâneo que eu conheço que é honesto intelectualmente, O resto são CANALHAS. Ah! Ganhei de presente de aniversário à pedido um livro seu: Filosofia para corajosos. Estou amando.
paulo matheus é sério? fala de ignorância e usa um perfil fake? maior ignorância consiste em argumentar o que não se domina! e perfis fakes n tem credibilidade pra falar nada! no mais passar bem!
8 лет назад+282
"O repórter pergunta ao velho Churchill - maior líder inglês do século 20 - aos 90 e poucos anos... - Churchill, qual o segredo dessa longevidade? - O esporte, meu caro, o esporte... nunca o pratiquei.
@@QRCode01 imagina você tentar cometer suicídio, ambulância vem lhe salva, você tenta de novo, você é classificado como suicida, levado a casa de louco ou monitorado 24h. único objetivo lhe manter vivo.
Esse é um dos temas principais de Westworld, a sociedade está tão segura e saudável que não há mais grandes emoções no mundo real, fazendo com que as pessoas busquem distrações em um lugar artificial.
Mas que bom! Eu que não iria preferir acordar em um mundo que tenho que caçar todo santo dia pra poder comer Ou acordar em mundo cheio de guerras e destruição.
Caramba kkkk eu sou pregador protestante calvinista, e aprendo muito com o Pondé. Muito do que ele diz coloco em minhas pregações. Parabéns Pondé, que Deus te abençoe.
@@QRCode01 faça ao contrário: leve uma vida totalmente asséptica e quando vc tiver uma simples virose teu corpo não vai saber se proteger. Só pra vc saber, um mendingo tem mais saúde que essas crianças de apartamento...😆😆😆
Eu adoraria conversar com o Pondé algum dia, o Pondé retrata assuntos muito das vezes banais e rotineiros de jeito tão claro e óbvio que é sensacional...
Ei, então bom (generalizando) é não cuidar do corpo, fazer o da na telha, e o Bem Estar tem que acabar ????? ''morri com 60 anos, mas Aproveitei a vida''>>> como se isso fosse aproveitar !!!!!!!!!!! APROVEITAR A VIDA É >>>>>> FAZER TUDO PRA GLÓRIA DE ''''' DEUS '''''
Sim pelo menos eu vivi do jeito que eu queria, morri cedo mas não morri de tédio! E Deus é um conceito subjetivo para mim. Mas se você entende que cuidar do seu corpo e viver em Cristo é o melhor para você, siga à sua vontade e seja feliz =)
Essa análise faz sentido se não se leva em conta que o mundo do futuro pode ser tão desigual ou ainda mais do que o mundo atual. A inovação em todos os sentidos da palavra sempre chegam primeiro para as classes mais altas
Ariel Bjork claro, um intolerante a lactose ou o doente de crohn podem sofrer um infarto fulminante a qualquer instante, né? Tem imbecil pra tudo mesmo, querem normalizar a obesidade que é uma DOENÇA.
É foi o que achei da reflexão do Pondé, nessa ele viajou grande, as pessoas se amam e de cuidam são e serão sempre a minoria, a maioria vai pelo efeito manada e não quer ser uma pessoa melhor a cada dia. Tem muita gente que só existe, viver é para poucos.
Hoje as quantidades dos ingredientes contendo formulas de laboratorios para estragar o ser humano, obedecem normas e ordens para diminuir o tempo de vida e a midia ainda diz que se vive mais.. eu vi nos hospitais quem está morrendo cedo demais
Esse foi um dos melhores vídeos curtos seus já feitos , falou tanta,mais tanta verdade então pouco tempo e pior que isso já está acontecendo como o senhor mesmo já disse ! Ainda bem que não sou o único a pensar desta forma
Nós vemos que uma pessoa tem uma visão real e pessimista do mundo, com toda a certeza o mundo é aquilo que o pessimista acha 2x mais, quando ela diz: "Sabemos que morrer é muito ruim, ficar doente é péssimo."
(...) Pois o que eu odiava mais profundamente e maldizia mais, era aquela satisfação, aquela saúde, aquela comodidade, esse otimismo bem cuidado dos cidadãos, essa educação adiposa e saudável do medíocre, do normal, do acomodado. - Hermann Hesse, In O Lobo da Estepe.
Pondé a depressão por querer morrer e não conseguir é real hoje, fico muito triste com o caso de meu tio avo por exemplo, tem 94 anos, com faculdade mental meio debilitada, e motora bem debilitada, não consegue mais ler, escrever, nem ver televisão direto, não consegue passar por uma cirurgia, toma remédios, tem uma vida quase vegetativa, no sentido de que fica o dia todo a ver a vida passando sem praticamente interagir com ela. Ele está bem deprimido, por mais que tentemos animar, mas a vida passa e o seu sentimento é de espera da morte, que diferente do por do sol, nunca chega. Fica um dia sem propósito e uma tarde que não acaba.
Concordo, vejo gente evitando um monte de coisa por dizer que quer "viver mais saudável", passando vontade, etc. Prefiro morrer 20 anos antes do que passar a vida inteira passando vontade. Uma vida não podendo fazer o que se quer deve ser um inferno, agora imagine isso por 150 anos.
Acho bem paia ficarem escarnecendo das pessoas que têm intolerância à lactose. A vida vai ficando cada vez pior para quem não faz regime ou toma lactase, começa com enjoos na infância, diarreias inexplicáveis, mal-estar, cólica, pontadas estranhas do nada... e, às vezes, prisão de ventre sempre ou alternando com os outros sintomas. Isso é péssimo. Teve uma época que achei q nunca poderia ter um trabalho regular pq nunca saberia quando passaria mal, comecei a suspeitar de inúmeros problemas, câncer ou doença de Chron, até que perdi o preconceito e fui a uma gastroenterologista. Fiz o exame de hidrogênio expirado, confirmei o problema, fiz o regime 0% lactose e tenho uma vida normal há 2 anos e meio. Resumindo, sendo curto e grosso, não é todo mundo que toma um milkshake, solta uns peidos e virou intolerante. Essa é uma doença séria, que retarda o crescimento, deixa a pessoa indisposta para o estudo/trabalho, fraca, com cefaleia, alergias diversas, rinite, acne... É um inferno. Intolerante geralmente é um menino que toma vitamina de morango e duas horas depois começa a vomitar, o que só termina dois dias depois. Valeu!
fabiano santos Parabéns pra você. Isso quer dizer que seu organismo produz lactase suficiente para os 2l de leite ao pé da vaca ao dia, que você provavelmente não é asiático, judeu, indígena ou negro, sendo boa parte da sua genética europeia. Não podemos obrigar todas as etnias do mundo a sofrerem com dores, enjoo e diarreia pq a cultura branca europeia desenvolveu uma tara por leite bovino há 5 mil anos.
fabiano santos E não, tomar leite todos os dias não vai criar uma "resistência" ao problema, só vai manter o intestino do intolerante constantemente inflamado e corroído por ácidos. As bactérias se alimentam da lactose não digerida e produzem ácido, literalmente queimando tudo por dentro. Não é agradável. Dizer para tomar leite nessa situação é como falar: "Oh meu, você é muito frouxo, diabético, tomo 2l de coca-cola todo dia minha vida toda e nunca tive nada. Fico até mais acordado."
Eu que sofro com gastrite cronica sei bem como são esses problemas intestinais... Má digestão, pelo menos comigo, me derruba completamente, me deixa fraco, molenga, indisposto, sem energia pra nada, fora a sensação ruim de barriga inchada. Já quando minha digestão está funcionando bem, fico enérgico, com o corpo leve, com vontade de sair de casa pra fazer qualquer coisa, vontade de conversar, estudar, etc.. melhora tudo. Problemas no sistema digestivo são realmente uma merda. Fico imaginando como os celíacos fazem para comer fora de casa, já que alguns podem ter sintomas severos que duram por semanas se ingerirem partículas pequenas de glúten.
Para os celíacos a situação deve estar ruim mesmo pq já banalizaram o conceito de sem glúten para quem nem precisa disso. Creio que muitos produtos especiais contém partículas de glúten por não serem feitos em local isolado e higienizado.
Uma questão que me inquieta bastante é o autoconhecimento. Como você cita que num futuro a população mais velha vai sentir-se mais perdida e tudo o mais, um modo de leva ruma vida mais plena seria praticando o autoconhecimento. Porém, eu sempre me pergunto, como se autoconhecer? Como distinguir a vaidade da sua essência, o que seria o eu falso do eu verdadeiro? Isso sempre me gerou grande inquietação, talvez possa ser um tema para seus vídeos. Obrigado
+Rodrigo Peronti Rodrigues Olá, Rodrigo, segundo Nietzsche nós somos o nosso corpo. As nossas emoções e até a maneira como a gente pensa dependem da nossa fisiologia e da química do nosso cérebro. Tome por exemplo um autista, ele não pode conceber o mundo de uma maneira muito diferente do que o seu cérebro está preparado para perceber. No máximo é possível alguma reeducação, mas o cara nunca deixa de ser autista. É um exemplo extremo para ilustrar o que acontece com todos nós. Nesse sentido, não existe dicotomia entre alma e corpo: nós NÃO somos uma "alma" distinta do nosso corpo, nós somos o nosso próprio corpo. Esse entendimento coincide com o que o Pondé chama de "temperamento". Mas... o ser humano tem uma intuição de que há "algo" além da linguagem, e dessa intuição surge o sentimento religioso. Esse algo além da linguagem cada tradição religiosa vai formular de um jeito. Por exemplo, no Taoísmo (que não é necessariamente uma religião), diz lá o Tao Te Ching que "o Tao que pode ser descrito não é o Tao eterno, o nome que pode ser falado não é o nome eterno", onde "Tao" é a realidade última dos fenômenos, que está além da linguagem, e "Te" são os fenômenos propriamente, que a gente percebe e nomeia. Tao e Te são unos, de forma que não existe realmente um eu falso e um eu verdadeiro. Existe a intuição do "inominável", o Tao, que é buscado para além da linguagem pela experiência da meditação, ou pela experiência religiosa, se preferir. Parabéns pela pergunta, um assunto interessante e espero ter contribuído. Abraços.
Com certeza contribuiu, mas mesmo assim ainda é um assunto nebuloso. Somos um claro, acredito que a mente constitui a unidade do ser, junto ao corpo e qualquer outra separação que possa ser feita. Mas estamos sempre em dúvidas, invariavelmente nos autoenganamos e, ainda que isto seja parte de nossa própria unidade, seria útil distinguir as ilusões que nos atrasam das "verdades" que nos impulsionam... sei la, preciso estudar mais esse assunto, hahahaha...obrigado
Rodrigo Peronti Rodrigues Entendo o que você busca e realmente não é uma questão banal. A questão das ilusões e da verdade é antiga e está na base de uma grande religião como o Budismo, que existe há pelo menos 2500 anos. Ao se incomodar com isso, você está experimentando a mesma inquietação do Sidarta Gautama e de outros, sinta-se então em boa companhia! Lendo sobre o tema você vai ver que cada um diz uma coisa, mesmo dentre as diferentes escolas do Budismo. Sem pretensão de esgotar o assunto, porque realmente é preciso ler sobre o tema, gostaria de deixar duas considerações rápidas pra você, uma mais teórica e a outra mais prática. A primeira é a noção de que "as ilusões são a verdade" ou "desejos mundanos são iluminação" ou "sofrimentos da vida e da morte são o Nirvana". Esta é a compreensão da escola Nichiren do Budismo, segundo a qual a única diferença entre aquele que percebe a verdade - o verdadeiro eu, a realidade última etc. - e aquele que NÃO percebe, é que o primeiro reconhece que não existe separação entre as ilusões e a realidade última... Que é uma postura não idealista. A noção de realidade última, de que a nossa vida tem uma ligação íntima e profunda com o "todo" das coisas, é tipicamente religiosa (de "religar-se" a algo fundamental). Esse indivíduo consciente é chamado de Buda, que significa "o desperto". Claro, isso aponta para uma experiência religiosa, para "além ou fora da linguagem", que reconhece o sagrado na própria vida. A segunda consideração é de natureza mais prática: nós NÃO vivemos sem as nossas ilusões e desejos. Nem um asceta consegue, na verdade a potência de uma asceta é direcionada "para dentro", "para trás". O desejo, as paixões, as ilusões, as nossas bobagens são um impulso para a potência do ser humano, são um motor para a vida. O que a gente pode fazer é buscar não ser refém das ilusões. Praticar um desapego, afinal vamos todos morrer mesmo, mas não virar um chato e se divertir também. E ter um olhar mais compreensivo para as bobagens humanas. Abração.
Caro Pondé. Nunca vi gente morrendo de doenças por cuidar demais da saúde, mas nos hospitais estão cheio de pessoas com enfermos por que não cuidou do seu corpo. Elas simplesmente acharam frescuragem usar preservativo, acharam frescuragem tacar verduras em seus pratos, acharam frescura evitar doces e alimentos que contêm açúcares, acharam frescuragem andar devagar no trânsito. E agora, elas se arrependem amargamente do que as levaram ao ponto em que estão, e fariam tudo diferente pra ter uma vida melhor. E agora pior do que pensar em saúde demais, elas têm uma vida totalmente restringida por médicos por bem ou por mal.
Este previsão de que não faremos mais sexos e vamos estar extremamente preocupados com nossa saúde lembra muito o que acontece no filme Demolition Man(1993). É impressionante como esta obra acerta até nisso em sua visão do futuro e nos rumos que nossa sociedade está tomando.
@@kareemsaid7951 existem dois tipos de maconheiros: (1) a malandragem, que é exatamente esse vagabundo que tais se referindo. E (2) os cidadãos normais que simplesmente gostam de fumar maconha e fumam com intenções 100% diferentes da malandragem. Pessoas de bem que contribuem e muito pra sociedade mas que tem que ficar de baixo do pano por causa do preconceito e da lei. Médicos, mestres, doutores, lojistas, analistas de sistemas, músicos, terapeutas, veterinários, zootecnistas, agrônomos, engenheiros de todos os tipos. Péssimo acontecer de quando se referir a Cannabis Sativa as pessoas pensam apenas no primeiro grupo, a malandragem, que também por sinal tá com um pacote de cigarro no bolso! E outra, cigarro eh um Produto a Base de tabaco misturado com muitas toxinas... Charuto sim é o contato com a planta Nicotiana... Cigarro eh péssimo .. charuto tem a arte por trás, a maconha também tem, eh uma linda flor e muito cheirosa
@@kareemsaid7951 Moro em Curitiba. Mas,tenho amigos que moram no Canadá ,por exemplo, e consideram saudável. Muitos naturebas consideram saudável a maconha,vc encontra quem pense assim até em Curitiba.
Verdade..é só uma questão de tempo..as pessoas irão com certeza viver mais, contudo não quer dizer necessariamente que serão mais felizes..e voltamos ao início.. o que é felicidade mesmo????
Observações muito pertinentes. "A humanidade parece disposta a ter uma vida bem medíocre, contanto que seja uma vida saudável." Essa frase provoca reflexões interessantes. É verdade que algumas das pessoas obcecadas com saúde parecem encontrar prazer nessa preocupação e nas práticas menos razoáveis que dela resultam, donde se pode questionar a acusação de que levariam vidas medíocres. Entretanto, sempre houve e sempre haverá grupos tão comprometidos com um mode de vida, que a simples adesão a ele parece lhes bastar. Matemáticos, cientistas, eruditos das áreas mais herméticas não incomumente se encaixam nesse padrão. O que destoa, tendo isso em vista, é que a obsessão pela saúde tenha se tornado um fenômeno de tão amplas dimensões. Entre as diversas causas para uma adesão tão desproporcional a um estilo de vida, sem dúvida a prosperidade econômica é um fator essencial, como aponta Pondé, assim como o policiamento de atitudes destoantes, que se instaurou aos poucos e foi inclusive incorporado pela mídia. O fenômeno do excessivo zelo pela saúde existe, nesse sentido, também como um modismo. O exemplo da demonização do glúten ilustra bem esse ponto. O fato é que se tornou cool ser saudável -- ou melhor, adotar os hábitos e discursos que são propagandeados como sendo saudáveis. É bem sabido que, infelizmente, as ciências médicas e afins não têm um entendimento consensual sobre o que faz de fato bem à saúde e o que não faz. Ora ovos são vilões, ora são heróis. Há quem defenda que a chave é evitar gorduras, enquanto outros, igualmente versados, defendem que o grande mal está nos produtos refinados. Dietas as mais distintas a cada estação são as campeãs de popularidade. Fazer cooper já foi the state of the art em fitness; depois parece ter se tornado uma má prática. Agora, para o comum dos mortais, o que inclui basicamente todo mundo, se não literalmente todo mundo, "detalhes" como esses pouco importam,, desde que se compre e se venda o rótulo de saudável. Dá um sentido existencial, por mais raso que seja, para a vidinha burguesa que levamos, e ainda pega bem socialmente. Uma citação de Camus, "uma razão para viver é ao mesmo tempo uma excelente razão parar morrer", ilustra bem como, por trás dessa onda, existe uma falta abismal de profundidade filosófica. Curiosamente, ou ironicamente, o pessoal que diz levar mais a sério o "my body, my rules" é frequentemente quem embarca mais radicalmente nas ações discriminatórias que atingem que não prioriza a saúde física. Fica a dica: você pode considerar (e experimentar) substituir aquele suco de couve por umas tragadas de tabaco. Não vale dizer que a resposta para a dicotomia é óbvia. Por quê? Porque é sinal inequívoco de burrice. Mas tá certo, ser burro é o de menos se se é saudável. Or so they say. Implicitly, at the bottom line.
Bonitinho, mas coisas como açúcar, vicio em masturbação e qualquer coisa que mande prazer instantâneo ao cérebro ,causam tristeza e desmotivação depois de um tempo sujeito a essas coisas.
o grande drama do ser humano é a morte, como diria Lulu Santos, "vamos viver tudo que há para viver"...o único problema é que, pode-se até protelar a vida e disfarças a velhice, mas não há como detê-las
tenho 45...e eu observo essa mudanca drastica nos comportamentos das ultimas decadas....eu nunca me senti tao confiante em dizer que eu estou feliz de saber que vivi metade (hopefully) da minha vida ja nesse passado...porque esse futuro chato, sanitario e politicamente correto que vemos no horizonte e que a galera de 15 vai comecar a vivenciar nao me pica nem um pouco a curiosidade.
Pondé, você viaja nas ideias (o que não é ruim, mas às vezes você exagera), mas gosto dos seus vídeos. Tirando essa sua "obessão" por socialismo e politicamente correto, você é um cara legal.
Já li tanta coisa sobre saude que já sei tudo o que suplementar. Terminei com o meu problema de gastrite e previno muitas doenças. Mas realmente acho que existem exageros ... às vezes saio correndo de grupos fanáticos pois isso me assusta e me faz mal à saúde. O principal é o equilíbrio .
Sempre penso nas pessoas preocupadas em não ficarem doentes e viver o máximo possível. Mas para fazer o quê com esse tempo extra? Qual seria o motivo para viver tanto tempo?
Isso que você falou do sexo foi retratado no futuro politicamente correto do filme "O Demolidor" do Sylvester Stallone. Da hora.
Falta só as três conchinhas
Mas no final Sandra Bullock provou e aprovou , rsrsrsr
Danilo Gentili Comer uma comida com coliforme fecais é bem mais desagradável do que fazer um sexo oral kkk
detalhe curioso é que o nome da personagem da sandra bullock neste filme é Huxley, e aldous huxley é o autor do admiravel mundo novo
Danilo Gentili Cara, quando eu leio ou assisto Pondé, eu sempre fico louco para indicar para ele O Demolidor, que é um misto de comédia e ação, com um plot muito foda: No futuro carne vai ser proibida e você comprará carne de um traficante, a linguagem será absurdamente controlada para não ofender ninguém, todo mundo vai ser frouxo e se surgir um badass Modafoca como o vilão do films, ninguém vai saber o que fazer, a não ser que você ten ha um macho de verdant é congelado. E o filme è certeiro, sentiment are aquele politicamente correto lá nos anos 90 ia dar merda.
"No futuro a gente vai querer morrer e não vai saber como". Essa frase foi assustadoramente verdadeira.
Na verdade está na BÍblia essa frase, em apocalipse.
O Marketing Moral tá enchendo o mundo de gente insuportável.
Falou tudo.
Fher BG não aguento mais ver pessoas querendo ensinar até que posição eu preciso sentar pra cagar.
cara eu vi isso semana passada, e descobri que caguei errado minha vida inteira kkkk
lipe Oliver pois é. kkkkkkk. deve ter um monte de coisa ainda que está errado
boa kkkkk
Pondé, você é o único filósofo contemporâneo que eu conheço que é honesto intelectualmente, O resto são CANALHAS.
Ah! Ganhei de presente de aniversário à pedido um livro seu: Filosofia para corajosos. Estou amando.
Renata Angelim vc não vai parar de ler! Vontade de devorar o livro literalmente!!!
Renata Angelim também li é muito bom, diria um livro muito sincero e realmente para corajosos.
livro maravilhoso kk li em 2 dias de tão gostoso que é
Infelizmente é triste vê pessoas como vc fazer da ignorância uma virtude.
paulo matheus é sério? fala de ignorância e usa um perfil fake? maior ignorância consiste em argumentar o que não se domina! e perfis fakes n tem credibilidade pra falar nada! no mais passar bem!
"O repórter pergunta ao velho Churchill - maior líder inglês do século 20 - aos 90 e poucos anos...
- Churchill, qual o segredo dessa longevidade?
- O esporte, meu caro, o esporte... nunca o pratiquei.
Só uma correção: Churchill morreu aos 90 anos
Ele bebia e fumava muito kkkkkk
Churchill disse isso mesmo?
Fabio 555 ta ótimo
Boa genética companheiro se a maioria for nessa morre aos 46 anos..
"as pessoas vão querer morrer e não vão conseguir", lembrei daquele texto do apocalipse, sinistro.
Kkkk...Comentei algo parecido sem saber que estava na bíblia, mas achei bem exagerado, se tratando de um ateu dizendo.
@@QRCode01 imagina você tentar cometer suicídio, ambulância vem lhe salva, você tenta de novo, você é classificado como suicida, levado a casa de louco ou monitorado 24h.
único objetivo lhe manter vivo.
@@QRCode01 parte engraçado que a gente almeja muito mais aquilo fora do nosso alcance.
Siiim rs
Esse é um dos temas principais de Westworld, a sociedade está tão segura e saudável que não há mais grandes emoções no mundo real, fazendo com que as pessoas busquem distrações em um lugar artificial.
Mas que bom!
Eu que não iria preferir acordar em um mundo que tenho que caçar todo santo dia pra poder comer
Ou acordar em mundo cheio de guerras e destruição.
Já leu o Admirável Mundo Novo?
Percebi que sou uma pessoa muito higiênica. rsrs
Quem assistir até o final vai entender.
Brincadeira a parte, gostei do vídeo.
Luiz Felipe vc é o cara, pra mim vc é o maior filósofo brasileiro.
Caramba kkkk eu sou pregador protestante calvinista, e aprendo muito com o Pondé. Muito do que ele diz coloco em minhas pregações. Parabéns Pondé, que Deus te abençoe.
Esse sentimento do politicamente correto sempre me incomodou. Se cuidar é básico, mas o mundo é sujo. Se sujar é viver.
Se o seu pensamento estiver correto, seguindo na lógica, pega qualquer doença aí tipo uma AIDS...rs
A vida é suja
@@QRCode01 faça ao contrário: leve uma vida totalmente asséptica e quando vc tiver uma simples virose teu corpo não vai saber se proteger.
Só pra vc saber, um mendingo tem mais saúde que essas crianças de apartamento...😆😆😆
@@abranco4523 se o seu pensamento estivesse certo, teriam muito mais pessoas vivendo mais no estilo de um morador em situação de rua vive.
@@QRCode01 qual argumento pra sua afirmação?
6 anos depois, após uma pandemia, o PT saindo e voltando do poder, essa reflexão foi uma pedrada e faz total sentido. Pondé é atemporal.
*@Luis Felipe Pondé eu aprendo muito com você, isso é tão bom, eu gosto😂 Obrigada. ❤🦋❤👍🏻👏🏻👏🏻*
Eu adoraria conversar com o Pondé algum dia, o Pondé retrata assuntos muito das vezes banais e rotineiros de jeito tão claro e óbvio que é sensacional...
Espetacular. Está é a visão do futuro, rs. Você é demais. Sou sua fã de carteirinha. Boa noite!
Não bebe, não fuma, não transa, não come coisa gostosa. Quer viver 200 anos pra que?! rs....
Lídia Lemes por outro lado, a gente vê pessoas famosas e ricas que vivem a vida ao extremo, entrando em depressão e cometendo suicídio.
Fumar faz mau.
Black Bird™ fumar faz bom
@@jvtrch kkkkkkk tendi a referência
Verdade kkk
Amo gente que consegue ser engraçada, falando sério! ... Uma das excelentes qualidades de Pondé ♡.
Dro.,você é um grande filósofo 👍
O pior de tudo isso é o programa Bem Estar
Ei, então bom (generalizando) é não cuidar do corpo, fazer o da na telha, e o Bem Estar tem que acabar ?????
''morri com 60 anos, mas Aproveitei a vida''>>> como se isso fosse aproveitar !!!!!!!!!!!
APROVEITAR A VIDA É >>>>>> FAZER TUDO PRA GLÓRIA DE ''''' DEUS '''''
Sim pelo menos eu vivi do jeito que eu queria, morri cedo mas não morri de tédio! E Deus é um conceito subjetivo para mim. Mas se você entende que cuidar do seu corpo e viver em Cristo é o melhor para você, siga à sua vontade e seja feliz =)
Portuga VLK vdd
Realmente, um lixo
Vim do futuro pra dizer que essa chatice de programa acabou!👍🏻😉
Essa análise faz sentido se não se leva em conta que o mundo do futuro pode ser tão desigual ou ainda mais do que o mundo atual. A inovação em todos os sentidos da palavra sempre chegam primeiro para as classes mais altas
Estou vendo tanto obeso que difícil futuramente ter gente preocupada com saúde. Atualmente, já vejo gente mais preocupada em beber e comer pra cacete!
O obeso não é menos saudável que o intolerante à lactose ou ao doente de crohn.
Quantos doutores por aqui!!!
Ariel Bjork claro, um intolerante a lactose ou o doente de crohn podem sofrer um infarto fulminante a qualquer instante, né? Tem imbecil pra tudo mesmo, querem normalizar a obesidade que é uma DOENÇA.
É foi o que achei da reflexão do Pondé, nessa ele viajou grande, as pessoas se amam e de cuidam são e serão sempre a minoria, a maioria vai pelo efeito manada e não quer ser uma pessoa melhor a cada dia. Tem muita gente que só existe, viver é para poucos.
Hoje as quantidades dos ingredientes contendo formulas de laboratorios para estragar o ser humano, obedecem normas e ordens para diminuir o tempo de vida e a midia ainda diz que se vive mais.. eu vi nos hospitais quem está morrendo cedo demais
Livro: admirável mundo novo! Excelente.
sem obsessões apenas curtir o que há de melhor ,qualidade,sem pregações apenas viver
encaixa como uma luva na sociedade da positividade do byung-chul-han que transmuta qualquer negatividade
Usufrua os prazeres da vida de forma moderada e não se preocupe, pois a natureza se encarrega de afastar o seu encontro com o tédio.
No final todos vão aprender a usar as três conchinhas... (entendedores entenderão)
Eddie Jr. hahahahahaha grande filme do EstáLonge
Eddie Jr. Demolidor!!
Stalonne pagou a multa.
kkkkkkkk conheço esse filme
kkkkkkkkkkkkk....eu vi o filme...é.....pior é q não explicam..kkkkkkkkkkkk
Fantástico! Amo o Pondé! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O futuro será muito melhor. Certeza.
Esse foi um dos melhores vídeos curtos seus já feitos , falou tanta,mais tanta verdade então pouco tempo e pior que isso já está acontecendo como o senhor mesmo já disse ! Ainda bem que não sou o único a pensar desta forma
Vendo em 03/05/2020, Tudo tão atual... é este o futuro que nos espera
Pondé rocks. Adoro esses vídeos.
Estou escrevendo um conto sobre isso de "querer morrer e não conseguir".
Vou publicar no meu site depois www.andersonsandes.net :)
Anderson C. Sandes eu falei isso pra um testemunha de Jeová quando era adolescente, e ele largou a igreja por conta disso, bota fé
Anderson C. Sandes Arsênico vc consegue.
Uauuuuuuu!!! Arrazou no paletó(ou blaze)🥰👏👏👏👏👏👏
Nós vemos que uma pessoa tem uma visão real e pessimista do mundo, com toda a certeza o mundo é aquilo que o pessimista acha 2x mais, quando ela diz: "Sabemos que morrer é muito ruim, ficar doente é péssimo."
Concordo consigo, Pondé, em número, género e grau!!!
Vc e muito bommm
(...) Pois o que eu odiava mais profundamente e maldizia mais, era aquela satisfação, aquela saúde, aquela comodidade, esse otimismo bem cuidado dos cidadãos, essa educação adiposa e saudável do medíocre, do normal, do acomodado.
- Hermann Hesse, In O Lobo da Estepe.
deve ser muito foda ter uma aula desse cara
Pondé a depressão por querer morrer e não conseguir é real hoje, fico muito triste com o caso de meu tio avo por exemplo, tem 94 anos, com faculdade mental meio debilitada, e motora bem debilitada, não consegue mais ler, escrever, nem ver televisão direto, não consegue passar por uma cirurgia, toma remédios, tem uma vida quase vegetativa, no sentido de que fica o dia todo a ver a vida passando sem praticamente interagir com ela. Ele está bem deprimido, por mais que tentemos animar, mas a vida passa e o seu sentimento é de espera da morte, que diferente do por do sol, nunca chega. Fica um dia sem propósito e uma tarde que não acaba.
pior que tudo o que Pondé falou hj está se cumprindo
fala sobre o tema da redação
Concordo, vejo gente evitando um monte de coisa por dizer que quer "viver mais saudável", passando vontade, etc.
Prefiro morrer 20 anos antes do que passar a vida inteira passando vontade. Uma vida não podendo fazer o que se quer deve ser um inferno, agora imagine isso por 150 anos.
Mejet
muito bom como sempre
Se as pessoas estão aumentando a expectativa de vida elas teriam a família maior.
Esse vídeo é top demais, vi 6 vezes. O melhor do canal.
A obsessão pela saúde, é a opção pela vida, pela vida de qualidade.
Compro sua ideia ponde!!! Perfeito!!
Acho bem paia ficarem escarnecendo das pessoas que têm intolerância à lactose. A vida vai ficando cada vez pior para quem não faz regime ou toma lactase, começa com enjoos na infância, diarreias inexplicáveis, mal-estar, cólica, pontadas estranhas do nada... e, às vezes, prisão de ventre sempre ou alternando com os outros sintomas. Isso é péssimo. Teve uma época que achei q nunca poderia ter um trabalho regular pq nunca saberia quando passaria mal, comecei a suspeitar de inúmeros problemas, câncer ou doença de Chron, até que perdi o preconceito e fui a uma gastroenterologista. Fiz o exame de hidrogênio expirado, confirmei o problema, fiz o regime 0% lactose e tenho uma vida normal há 2 anos e meio.
Resumindo, sendo curto e grosso, não é todo mundo que toma um milkshake, solta uns peidos e virou intolerante. Essa é uma doença séria, que retarda o crescimento, deixa a pessoa indisposta para o estudo/trabalho, fraca, com cefaleia, alergias diversas, rinite, acne... É um inferno.
Intolerante geralmente é um menino que toma vitamina de morango e duas horas depois começa a vomitar, o que só termina dois dias depois.
Valeu!
Tomás Woodall Eu tomo 2 litros de leite por dia (aquele de nata bem grossa, recém tirado da vaca) desde criança e nunca passei mal e nem sou gordo.
fabiano santos Parabéns pra você. Isso quer dizer que seu organismo produz lactase suficiente para os 2l de leite ao pé da vaca ao dia, que você provavelmente não é asiático, judeu, indígena ou negro, sendo boa parte da sua genética europeia. Não podemos obrigar todas as etnias do mundo a sofrerem com dores, enjoo e diarreia pq a cultura branca europeia desenvolveu uma tara por leite bovino há 5 mil anos.
fabiano santos E não, tomar leite todos os dias não vai criar uma "resistência" ao problema, só vai manter o intestino do intolerante constantemente inflamado e corroído por ácidos. As bactérias se alimentam da lactose não digerida e produzem ácido, literalmente queimando tudo por dentro. Não é agradável.
Dizer para tomar leite nessa situação é como falar: "Oh meu, você é muito frouxo, diabético, tomo 2l de coca-cola todo dia minha vida toda e nunca tive nada. Fico até mais acordado."
Eu que sofro com gastrite cronica sei bem como são esses problemas intestinais... Má digestão, pelo menos comigo, me derruba completamente, me deixa fraco, molenga, indisposto, sem energia pra nada, fora a sensação ruim de barriga inchada. Já quando minha digestão está funcionando bem, fico enérgico, com o corpo leve, com vontade de sair de casa pra fazer qualquer coisa, vontade de conversar, estudar, etc.. melhora tudo. Problemas no sistema digestivo são realmente uma merda.
Fico imaginando como os celíacos fazem para comer fora de casa, já que alguns podem ter sintomas severos que duram por semanas se ingerirem partículas pequenas de glúten.
Para os celíacos a situação deve estar ruim mesmo pq já banalizaram o conceito de sem glúten para quem nem precisa disso. Creio que muitos produtos especiais contém partículas de glúten por não serem feitos em local isolado e higienizado.
Pondé, sua mente é muito pequena diante de Deus.
Querendo ou não, Jesus Cristo vai voltar e esse futuro que vc "imagina" nem vai chegar...
Abraço.
Video maravilhoso e o final soa como uma profecia.
"... querer morrer e não conseguir..."
😁😁😁
Na verdade as pessoas vão desaparecer,acredito que poucos ficarão,pois a idéia é realmente diminuir a população...
Na verdade as pessoas vão desaparecer,acredito que poucos ficarão,pois a idéia é realmente diminuir a população...
Tomara que desapareçam, nós os seres humanos somos um câncer para o planeta.
@@QRCode01 o homem só tem maior poder, todos outros animais estão na mesma linha.
Mais um soco na cara da sociedade. Grande professor Pondé.
Realmente!!! Amei !!!
Que bom seria vivermos p sempre com saúde. O mundo é muito bom
Preciso tirar uma foto com o Pondé antes de ir pro túmulo. Um dos poucos filósofos que não se rendem ao politicamente correto
Quem já assistiu O Demolidor, com Silvester Stalone e Wesley Snipes, o mundo está caminhando pra aquele futuro
Interessante que lembrei desse filme outro dia...
"Entre, fique à vontade. Você quer fazer sexo?"
Uma questão que me inquieta bastante é o autoconhecimento. Como você cita que num futuro a população mais velha vai sentir-se mais perdida e tudo o mais, um modo de leva ruma vida mais plena seria praticando o autoconhecimento. Porém, eu sempre me pergunto, como se autoconhecer? Como distinguir a vaidade da sua essência, o que seria o eu falso do eu verdadeiro? Isso sempre me gerou grande inquietação, talvez possa ser um tema para seus vídeos.
Obrigado
+Rodrigo Peronti Rodrigues Olá, Rodrigo, segundo Nietzsche nós somos o nosso corpo. As nossas emoções e até a maneira como a gente pensa dependem da nossa fisiologia e da química do nosso cérebro. Tome por exemplo um autista, ele não pode conceber o mundo de uma maneira muito diferente do que o seu cérebro está preparado para perceber. No máximo é possível alguma reeducação, mas o cara nunca deixa de ser autista. É um exemplo extremo para ilustrar o que acontece com todos nós. Nesse sentido, não existe dicotomia entre alma e corpo: nós NÃO somos uma "alma" distinta do nosso corpo, nós somos o nosso próprio corpo. Esse entendimento coincide com o que o Pondé chama de "temperamento". Mas... o ser humano tem uma intuição de que há "algo" além da linguagem, e dessa intuição surge o sentimento religioso. Esse algo além da linguagem cada tradição religiosa vai formular de um jeito. Por exemplo, no Taoísmo (que não é necessariamente uma religião), diz lá o Tao Te Ching que "o Tao que pode ser descrito não é o Tao eterno, o nome que pode ser falado não é o nome eterno", onde "Tao" é a realidade última dos fenômenos, que está além da linguagem, e "Te" são os fenômenos propriamente, que a gente percebe e nomeia. Tao e Te são unos, de forma que não existe realmente um eu falso e um eu verdadeiro. Existe a intuição do "inominável", o Tao, que é buscado para além da linguagem pela experiência da meditação, ou pela experiência religiosa, se preferir. Parabéns pela pergunta, um assunto interessante e espero ter contribuído. Abraços.
Com certeza contribuiu, mas mesmo assim ainda é um assunto nebuloso. Somos um claro, acredito que a mente constitui a unidade do ser, junto ao corpo e qualquer outra separação que possa ser feita. Mas estamos sempre em dúvidas, invariavelmente nos autoenganamos e, ainda que isto seja parte de nossa própria unidade, seria útil distinguir as ilusões que nos atrasam das "verdades" que nos impulsionam... sei la, preciso estudar mais esse assunto, hahahaha...obrigado
Rodrigo Peronti Rodrigues Entendo o que você busca e realmente não é uma questão banal. A questão das ilusões e da verdade é antiga e está na base de uma grande religião como o Budismo, que existe há pelo menos 2500 anos. Ao se incomodar com isso, você está experimentando a mesma inquietação do Sidarta Gautama e de outros, sinta-se então em boa companhia! Lendo sobre o tema você vai ver que cada um diz uma coisa, mesmo dentre as diferentes escolas do Budismo. Sem pretensão de esgotar o assunto, porque realmente é preciso ler sobre o tema, gostaria de deixar duas considerações rápidas pra você, uma mais teórica e a outra mais prática. A primeira é a noção de que "as ilusões são a verdade" ou "desejos mundanos são iluminação" ou "sofrimentos da vida e da morte são o Nirvana". Esta é a compreensão da escola Nichiren do Budismo, segundo a qual a única diferença entre aquele que percebe a verdade - o verdadeiro eu, a realidade última etc. - e aquele que NÃO percebe, é que o primeiro reconhece que não existe separação entre as ilusões e a realidade última... Que é uma postura não idealista. A noção de realidade última, de que a nossa vida tem uma ligação íntima e profunda com o "todo" das coisas, é tipicamente religiosa (de "religar-se" a algo fundamental). Esse indivíduo consciente é chamado de Buda, que significa "o desperto". Claro, isso aponta para uma experiência religiosa, para "além ou fora da linguagem", que reconhece o sagrado na própria vida. A segunda consideração é de natureza mais prática: nós NÃO vivemos sem as nossas ilusões e desejos. Nem um asceta consegue, na verdade a potência de uma asceta é direcionada "para dentro", "para trás". O desejo, as paixões, as ilusões, as nossas bobagens são um impulso para a potência do ser humano, são um motor para a vida. O que a gente pode fazer é buscar não ser refém das ilusões. Praticar um desapego, afinal vamos todos morrer mesmo, mas não virar um chato e se divertir também. E ter um olhar mais compreensivo para as bobagens humanas. Abração.
Se todas as pessoas fossem um pouco mais realista em todos os setores o país seria bem melhor e e stressado pra viver.
Excelente como sempre!
Contra um mundo melhor e a favor de um mundo real, politicamente incorreto, Pondé adoro sua sinceridade!
Seu oculos é tão legal!!
Esse ponde é show
Cuidar da saúde é muito bom, com equilíbrio.
Caro Pondé. Nunca vi gente morrendo de doenças por cuidar demais da saúde, mas nos hospitais estão cheio de pessoas com enfermos por que não cuidou do seu corpo. Elas simplesmente acharam frescuragem usar preservativo, acharam frescuragem tacar verduras em seus pratos, acharam frescura evitar doces e alimentos que contêm açúcares, acharam frescuragem andar devagar no trânsito. E agora, elas se arrependem amargamente do que as levaram ao ponto em que estão, e fariam tudo diferente pra ter uma vida melhor. E agora pior do que pensar em saúde demais, elas têm uma vida totalmente restringida por médicos por bem ou por mal.
Ele falou dos exageros
Falou TUUUUDOO!Obrigado, Pondé!
Este previsão de que não faremos mais sexos e vamos estar extremamente preocupados com nossa saúde lembra muito o que acontece no filme Demolition Man(1993). É impressionante como esta obra acerta até nisso em sua visão do futuro e nos rumos que nossa sociedade está tomando.
Um bom plano de fundo para uma obra de ficção científica, exelente vídeo.
O Ponde profetizou kkk, tamo chegando lá em....
Lembrou a obra de Aldous Huxley, admirável mundo novo. Excelente reflexão.
Fumar realmente faz um Grande Mal a Saúde como Médico o senhor sabe muito bem disso.
Sou fumante e a perseguição está insuportável. Enquanto os maconheiros estão sendo considerados pessoas saudáveis. Isso é um fim de mundo.
kkkkkkk e somos mesmo!!!!! Bafo de cigarro
tbm sou fumante, mas onde vc mora que maconheiro é considerado saudavel ? Aqui em curitiba maconheiro é considerado vagabundo e só ...
@@kareemsaid7951 existem dois tipos de maconheiros: (1) a malandragem, que é exatamente esse vagabundo que tais se referindo. E (2) os cidadãos normais que simplesmente gostam de fumar maconha e fumam com intenções 100% diferentes da malandragem. Pessoas de bem que contribuem e muito pra sociedade mas que tem que ficar de baixo do pano por causa do preconceito e da lei. Médicos, mestres, doutores, lojistas, analistas de sistemas, músicos, terapeutas, veterinários, zootecnistas, agrônomos, engenheiros de todos os tipos. Péssimo acontecer de quando se referir a Cannabis Sativa as pessoas pensam apenas no primeiro grupo, a malandragem, que também por sinal tá com um pacote de cigarro no bolso! E outra, cigarro eh um Produto a Base de tabaco misturado com muitas toxinas... Charuto sim é o contato com a planta Nicotiana... Cigarro eh péssimo .. charuto tem a arte por trás, a maconha também tem, eh uma linda flor e muito cheirosa
@@kareemsaid7951 Moro em Curitiba. Mas,tenho amigos que moram no Canadá ,por exemplo, e consideram saudável. Muitos naturebas consideram saudável a maconha,vc encontra quem pense assim até em Curitiba.
@@kareemsaid7951 Curitiba é uma cidade asséptica. Inclusive nunca vi lugar tão "chato" como Curitiba...
Verdade..é só uma questão de tempo..as pessoas irão com certeza viver mais, contudo não quer dizer necessariamente que serão mais felizes..e voltamos ao início.. o que é felicidade mesmo????
Daqui 20 anos existirá um outro mundo com coisas que não podemos prever, exemplo disso temos a internet
Observações muito pertinentes. "A humanidade parece disposta a ter uma vida bem medíocre, contanto que seja uma vida saudável." Essa frase provoca reflexões interessantes. É verdade que algumas das pessoas obcecadas com saúde parecem encontrar prazer nessa preocupação e nas práticas menos razoáveis que dela resultam, donde se pode questionar a acusação de que levariam vidas medíocres. Entretanto, sempre houve e sempre haverá grupos tão comprometidos com um mode de vida, que a simples adesão a ele parece lhes bastar. Matemáticos, cientistas, eruditos das áreas mais herméticas não incomumente se encaixam nesse padrão. O que destoa, tendo isso em vista, é que a obsessão pela saúde tenha se tornado um fenômeno de tão amplas dimensões.
Entre as diversas causas para uma adesão tão desproporcional a um estilo de vida, sem dúvida a prosperidade econômica é um fator essencial, como aponta Pondé, assim como o policiamento de atitudes destoantes, que se instaurou aos poucos e foi inclusive incorporado pela mídia. O fenômeno do excessivo zelo pela saúde existe, nesse sentido, também como um modismo. O exemplo da demonização do glúten ilustra bem esse ponto.
O fato é que se tornou cool ser saudável -- ou melhor, adotar os hábitos e discursos que são propagandeados como sendo saudáveis. É bem sabido que, infelizmente, as ciências médicas e afins não têm um entendimento consensual sobre o que faz de fato bem à saúde e o que não faz. Ora ovos são vilões, ora são heróis. Há quem defenda que a chave é evitar gorduras, enquanto outros, igualmente versados, defendem que o grande mal está nos produtos refinados. Dietas as mais distintas a cada estação são as campeãs de popularidade. Fazer cooper já foi the state of the art em fitness; depois parece ter se tornado uma má prática. Agora, para o comum dos mortais, o que inclui basicamente todo mundo, se não literalmente todo mundo, "detalhes" como esses pouco importam,, desde que se compre e se venda o rótulo de saudável. Dá um sentido existencial, por mais raso que seja, para a vidinha burguesa que levamos, e ainda pega bem socialmente.
Uma citação de Camus, "uma razão para viver é ao mesmo tempo uma excelente razão parar morrer", ilustra bem como, por trás dessa onda, existe uma falta abismal de profundidade filosófica.
Curiosamente, ou ironicamente, o pessoal que diz levar mais a sério o "my body, my rules" é frequentemente quem embarca mais radicalmente nas ações discriminatórias que atingem que não prioriza a saúde física.
Fica a dica: você pode considerar (e experimentar) substituir aquele suco de couve por umas tragadas de tabaco. Não vale dizer que a resposta para a dicotomia é óbvia. Por quê? Porque é sinal inequívoco de burrice. Mas tá certo, ser burro é o de menos se se é saudável. Or so they say. Implicitly, at the bottom line.
Bonitinho, mas coisas como açúcar, vicio em masturbação e qualquer coisa que mande prazer instantâneo ao cérebro ,causam tristeza e desmotivação depois de um tempo sujeito a essas coisas.
Sensacional. Sou seu fã, seus argumentos já me ajudaram muito em redações e discussões! Já li 3 dos seus livros!
ADORO OS VIDEOS DESSE CARA!!
Fala sobre o tema da redaçao do enem Pondé
diz o que vc pensou sobre isso!
GUSTAVO up
Ele já falou sobre intolerância religiosa, só olhar no feed de vídeos dele :)
o grande drama do ser humano é a morte, como diria Lulu Santos, "vamos viver tudo que há para viver"...o único problema é que, pode-se até protelar a vida e disfarças a velhice, mas não há como detê-las
"Hoje quem quer ter filho ou é pobre ou é muito religioso.Quanto mais vc estuda e trabalha,menos vc quer ter filho"
Perfieto...assisti agora e fecha totalmente com o que eu já venho percebendo...
Sensacional, Pondé!
Massa, Felipe!
Viva ao presente!
hahahahaha adoro esse filósofo.
Ele consegue trazer suas explicações para a nossa realidade. Coisa que poucos conseguem com tanta naturalidade.
Muito bem explicado meno caro amigo.
Eu acho que quando isso acontecer, a humanidade vai dar um jeito de fazer voltar tudo como era antes.
pow pondé ouvia vc na radio bandeirantes.não sabia que vc tinha canal,ja era um fã seu agora então
esse vídeo foi 10!!!!
E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.
-Apocalipse 9:6
tenho 45...e eu observo essa mudanca drastica nos comportamentos das ultimas decadas....eu nunca me senti tao confiante em dizer que eu estou feliz de saber que vivi metade (hopefully) da minha vida ja nesse passado...porque esse futuro chato, sanitario e politicamente correto que vemos no horizonte e que a galera de 15 vai comecar a vivenciar nao me pica nem um pouco a curiosidade.
Pondé, você viaja nas ideias (o que não é ruim, mas às vezes você exagera), mas gosto dos seus vídeos. Tirando essa sua "obessão" por socialismo e politicamente correto, você é um cara legal.
Brincadeiras aparte. No futuro quero ainda está trepando fumando meu cubano !Pondé vc é o cara gosto do teu jeito realista de ser. Abraço Velho! !!!!
Já li tanta coisa sobre saude que já sei tudo o que suplementar.
Terminei com o meu problema de gastrite e previno muitas doenças.
Mas realmente acho que existem exageros ... às vezes saio correndo de grupos fanáticos pois isso me assusta e me faz mal à saúde.
O principal é o equilíbrio .
Sempre penso nas pessoas preocupadas em não ficarem doentes e viver o máximo possível. Mas para fazer o quê com esse tempo extra? Qual seria o motivo para viver tanto tempo?
um parente meu nunca deixou a filha no chão - ela não engatinhou! O chão era sujo! HOje ela é um NOJO na adolescência. Tudo tem que ser como ela quer.
Magoou 😢
Amo sua sinceridade
Estou com essa doença da obsessão pela saúde. Ponde, é meu terapeuta no momento.
Superou o devaneio hein Pondé...
Uma vida longa é uma vida boa? ou uma vida boa é uma viva bem vivida? Será difícil a humanidade achar esse equilíbrio.