Dicas de como fazer rebranding na sua marca agora mesmo!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 окт 2024
  • Rebranding é o nome dado para o reposicionamento de uma marca dentro do mercado. Essa prática não é algo totalmente novo no varejo, afinal de contas, você já deve ter visto diversas marcas famosas se reinventarem.
    Mesmo porque, essas renovações são necessárias ao longo da vida de uma empresa e isso ocorre por diversos motivos. O mais importante, é conseguir identificar o momento certo de fazer o rebranding e encontrar reposicionar a sua marca de modo que continue agradando aos seus clientes e conquiste os consumidores.
    Conhecer o que é o rebranding, o que ele pode fazer pela sua marca, como você pode fazê-lo para atrair mais clientes, e aumentar as vendas poderá mudar o seu negócio. Por isso, preparamos um artigo completo, com todas as informações que você vai precisar para entender mais sobre o assunto e começar o rebranding da sua marca agora mesmo. Confira!
    O que é o rebranding?
    Vivemos em um mundo que muda constantemente. O seu público-alvo começa a se interessar por outros tópicos, o design ou a apresentação dos produtos ficam ultrapassados, novidades tecnológicas surgem no mercado, esses são apenas alguns dos motivos que levam uma empresa a apostar no rebranding.
    Entretanto, não importa o motivo que te levou a pensar nesse reposicionamento da sua marca. O mais importante é conseguir identificar o momento certo e o que você precisará fazer para conseguir agradar ao seu público-alvo. Lembre-se de que esse é um processo natural e que praticamente todas as empresas que atuam no mercado há muitos anos passaram por ele.
    Dito isso, fica claro porque todo empreendedor deve conhecer o significado de rebranding. De acordo com a definição de dois estudiosos da área, Muzellec e Lambkin:
    “Rebranding é a criação de um nome, termo, símbolo, design ou combinação deles para uma marca estabilizada. A intenção é desenvolver uma nova posição diferenciada na mente dos parceiros e dos competidores.”
    Já segundo o Dictionary Cambridge, rebranding é:
    “O ato de mudar a maneira como uma organização, empresa comercial ou produto aparece ao público”. Então não é o produto que muda, é o posicionamento frente ao público que será modificado.
    Para Neil Patel, uma das maiores referências de marketing em nosso mundo, o rebranding é:
    “É um processo que vai além da transformação visual”. Ele ainda afirma que “é uma abordagem para ajudar a companhia e os clientes, com uma mudança gradual e alinhamento de valores”.
    Exemplos de rebranding
    Não há nada mais eficaz para te mostrar o que é o rebranding do que conferir alguns exemplos. Um bastante ilustrativo é o caso dos cigarrinhos de chocolate da Pan, lembra deles? Provavelmente quem é mais velho irá se lembrar.
    Esse produto foi lançado em 1959, e trazia na sua embalagem uma criança fumando um cigarrinho de chocolate. Agora, já parou para pensar na quantidade de processos que a marca receberia caso esse produto fosse lançado hoje com essa imagem?
    Isso fez com que a marca optasse pelo rebranding, mudando o nome do produto para “rolinhos de chocolate ao leite”. Além disso, a criança que estava na embalagem aparecia agora fazendo um sinal de joia, e não mais com o tal cigarro de chocolate.
    Outro exemplo bastante interessante é o da Apple. A empresa sempre teve o foco em oferecer um design diferenciado em seus produtos. Ao longo do tempo, a empresa foi adotando um visual bastante minimalista em seus designs e isso se refletiu no logo da marca, que foi de uma rebuscada imagem de uma macieira, para uma maçã prateada, que por mais simples que pareça, consegue transmitir a mensagem da marca para os clientes.
    Essas mudanças reforçaram a imagem de modernidade que a marca propõe, favorecendo a conexão com os clientes que optam por produtos modernos e que acompanham as tendências.
    Quando devo pensar no rebranding da minha marca?
    Agora que você já entendeu o que é rebranding, e conheceu alguns exemplos de marcas que optaram por ele, provavelmente deve estar curioso para saber quando o rebranding deve ser considerado certo? Diversos fatores podem levar à necessidade do rebranding, e a seguir falaremos mais sobre eles.
    Mudança de posicionamento no mercado
    Perda de interesse do público
    Desatualização
    Perda de competitividade
    Como fazer o rebranding da sua marca?
    Agora que você já sabe quando fazer o rebranding da sua marca, chegou o momento de te mostrar como você pode fazer isso. Inclusive, essas dicas podem até mesmo te ajudar a entender se realmente é necessário fazer o rebranding.
    1. Diagnóstico do cenário
    2. Feedbacks e sugestões
    3. Planeje o rebranding
    4. Cuidado com o seu orçamento
    5. Criar expectativas com a divulgação do rebranding
    6. Mudanças na identidade visual da marca
    7. Faça um rebranding na experiência do cliente
    8. Analise os resultados
    9. Não tenha medo de errar
    Confira o artigo completo no nosso blog: listenx.com.br...
    Acompanhe nosso blog listenx.com.br... toda semana temos novidades!

Комментарии •