O fim do livro me deixou reflexivo: ao passo que me lamentava pelo velho Santiago não ser recompensado pelo seu esforço, sentia-me feliz pelo tal permanecer vivo. Em primeiro momento, senti tristeza... "Aquele peixe poderia mudar a vida do pobre senhor", pensei. Em sequência, fui me acostumando com o peixe cada vez menor e com menos carne, pensei: Bom, ainda há carne sobrando, ao menos, isso ajudará o velho financeiramente e retirará sua fama ruim. Por fim, quando em carcaças o peixe estava, conclui: a sorte do velho não estava no peixe, tampouco na carne que conseguiria vender, mas no fato de voltar vivo, quando a mãe natureza exigia sua morte, Santiago sobreviveu a todas as adversidades, imperioso, destruído mas não derrotado, a sorte sempre esteve ao seu lado. O Velho nunca se permitiu desrespeitar o mar e seus filhos, em momento algum definiu o espadarte como seu inimigo, era seu irmão, seu companheiro de viagem. A perseverança de Santiago se manteve tal como os Leões africanos apareciam em seus sonhos.
Год назад+15
Você não é uma professora, uma literata, uma comunicadora, uma resenhista, uma apresentadora - ou sei lá o que mais - apenas... Você é uma artista completa. Bravoooo!
Confesso que fiquei desapontado com o fim do livro pois achava que o Santiago merecia mais, porém é uma linda história de superação, esperança e força de vontade.
Estou lendo clássicos na quarentena do Corona Vírus. Sempre que termino um livro, venho aqui ver a resenha. O livro é bom, porém, não foi um daqueles que fiquei encantada, achei a questão descritiva do texto um pouco cansativa, talvez por não entender nada de pescaria e desconhecer muitos dos equipamentos de pesca descritos pelo autor, mas, valeu a leitura...a ideia da história é muito bonita e triste. Ótima resenha, como sempre!
Esse livro é maravilhoso. Me colocou em contato com muitos sentimentos. A dignidade do Santiago acima de tudo me comoveu. Paciência, determinação, fé no amanhã e capacidade criativa do personagem, sempre buscando o que mais é possível fazer com tão poucos recursos no barco mas com um amplo conhecimento da natureza. Uma inteligência tão sensível e bela. A transição que acontece aos poucos entre o peixe e o pescador também é linda. Valeu muito!!!! Daqueles livros que terminam e ficam ecoando vários dias no coração da gente.
Ficava-lhe bem a franjinha !!!! O seu vídeo já tem 3 anos mas eu só ontem li “O velho e o mar” . Santiago está comigo desde ontem e não vou esquecer este velhinho cansado mas tão forte nem a ternura do miúdo e nem sequer o grande peixe. Quanto a ver as nossas cidades com riachos e floresta todos gostaríamos mas basta olhar para a curva do crescimento populacional do planeta nos últimos 200 anos para perceber que são sonhos utópicos . Beijinhos
A visão da sua janela é a realidade de milhares de pessoas. Posso te dizer que me sinto abençoada, trabalho em uma biblioteca toda de vidro, onde tenho a visão de um lago com patos, cavalos e vacas pastando. Pássaros as vezes entram pelas janelas abertas e tenho q ajuda-los a sair. VC me fez perceber riqueza do meu lugar...Obrigada. Adoro seus vídeos
Valeria mellval OMG! Tem um espacinho pra mim na sua biblioteca? Acho que meus vídeos sairiam melhores se eu tivesse um lugar assim. Tão precisando de gente pra trabalhar aí? kkkk
Um dos Maiores mergulhos nas profundezas do ser humano, quando li esse livro a primeira senti a sensação de que o mar é tão misterioso a ponto de interferir na natureza humana de tal forma que, mesmo o peixe tendo voltado só o esqueleto devido ao ataque de tubarões explícito na narrativa Santiago se sente de um certo ponto vitorioso por estar vivo, mesmo ficando 84 dias sem pescar nada. Genial obra e um dos maiores mergulhos na alma humana do Hemmingway.
Parabéns pela poesia dessa maravilhosa e reflexiva resenha!!! Desde muito cedo, quando criança ainda, vi o filme e fiquei fascinado!! Consegui atualmente, ver novamente o filme, ler o livro e assistir o maravilhoso Curta THE OLD MAN AND THE SEA (O VELHO E O MAR). Rússia/Canadá/Japão, 1999. Direção de Aleksander Petrov. Ganhador do Oscar em 2000 como melhor curta animado, a adaptação do clássico de Ernest Hemingway, "O Velho e o Mar" é uma obra prima do animador russo Alexander Petrov. O curta com pouco mais de 20 minutos de duração, demorou pouco mais de 2 anos para ser produzido, pois Petrov pintou a óleo e fotografou cada um dos 29 mil frames em quadros de vidro. Grato!!! Quem quiser assistir, é só pesquisar no RUclips.
O Santiago resume bem o sentimento do ser humano que ao chegar em determinado ponto de sua vida, olha para trás e vê o esforço empreendido para alcançar objetivos; e mesmo depois de alcançados surge o mal estar de perceber que alguns percalços da vida (nossa própria finitude e a morte em nosso encalço) vai aos poucos (como os tubarões de O Velho e o mar) criando em nós a sensação de que foi tudo em vão: tanto desgaste, estresse, preocupação, pra no fim das contas definharmos e morrermos.
Estou lendo o velho e o mar e gostando muito. Santiago traz um senso nostálgico, faz lembrar de um homem organico, a velha argila, como dizem. Embora com toda a ignorqncia de uma vida pobre mantem o senso de valor e lealdade. Essa condição nos faz refletir como isso faz falta hoje em dia. Força e coragem combinados com humildade, lealdade e este senso de decencia.
Bela trilha de Caymmi,Isa.E combina perfeitamente com essa obra!.O Velho e o Mar,uma simbologia do conflito do homem com algo maior que ele,e a coragem do velho pescador versus o grande peixe.E mesmo assim,só volta com uma carcaça.E ainda assim,há respeito do pescador pelo peixe,e do povo pelo pescador.Hemingway,assim,com Santiago,mostrou o homem que quer provar seu valor,mas que luta sabendo seu lugar na grande natureza,na majestade do Mar.Isso é a sabedoria na humildade.Excelente resenha,como sempre
quando eu li este livro me emocionei tanto com a simplicidade e o respeito do velho pelo mar . amei muito o livro e o Santiago passou a fazer parte de mim tbm.
Acabei de ler hoje esse livro, e sabe qual o desfecho da estória? A vida sendo o que a vida sabe ser: ensinamento! Basta-nos ter humildade em querer aprender...
Isa, você disse que esta é uma história sobre um tipo de ser humano ancestral que não existe mais, que entende o seu lugar na Natureza, que tem mais respeito por Ela, e que tem sentimentos nobres. Vendo a tua maravilhosa resenha, percebemos que aquele lindo espírito não morreu não!!! Percebe-se que você tem também uma linda Consciência Ecológica e beleza de sentimentos que nos emociona, e que aquele lindo espírito continua Vivo dentro de pessoas como você, obrigado. Realmente, fico muito feliz e grato em saber que grandes centros como São Paulo, também podem originar lindas pessoas como você. Como hoje é o teu aniversário, Parabéns em dobro!!! e Muitas Felicidades!!! Bjs
Hoje antes de ler o livro vi uma frase do dofono hunxi “eu quero que a morte me encontre vivo”. E após a leitura pensei na sincronicidade de ter lido essa frase justo no dia que me encontrei com essa história. A morte de Santiago o encontrou vivo e pescando apesar da má fama, apesar da idade, apesar das suas contradições em relação ao trabalho, apesar das adversidades para voltar ao menino. Obrigada por essa indicação, como neta de pescador que anos depois nos relatou odiar ser pescador ler esse livro foi um presente.
Olá, realmente o pescador da história é um homem primoroso, percebemos isso ao observar a sua relação com os peixes e o mar. Acho que alguns fatores atrapalharam a minha leitura pois não tive o mesmo sentimento que muitos, ou a minha expectativa estava muito alta. Vou lê-lo novamente quando tiver um tempo só para mim. Grande abraço e parabéns pelas belas resenhas!!!
Sensacional a interpretação da obra, muito profunda. E o que dizer desse livro, uma leitura prazerosa uma simplicidade sofisticada que nos faz refletir quem somos e por onde vamos. Somos o pescador ou o peixe ?
Que resenha linda! O contato com uma arte como a literatura fica ainda mais enriquecedora quando acompanhada e harmonizada com outras, como a música aqui no caso. Suas resenhas são sempre muito boas, planejadas, executadas com carinho e conseguem realmente atiçar a vontade de conhecer as obras!
ana clara gonçalves pamplona Obrigada Ana, dá um trabalhão bolar e executar tudo isso. Mas adoro fazer isso e sinto-me recompensada com comentários como o seu.
Lindo vídeo parabéns! È realmente muito lindo esse respeito do homem pela natureza, quando o mesmo existe. Hoje em dia infelizmente são poucos os seres humanos desse tipo. Você está cada vez melhor
Você é demais, moça... Mais do que uma resenha, sua análise da reflexão maior que o livro proporciona ficou incrível. Parabéns pela lucidez em compreender, traduzir e compartilhar esse pensamento. Não é pra qualquer um e vc sabe disso :) Também me sinto angustiado em meio ao mar de prédios... e mal consigo dizer o que estou tentando pescar aqui... Muito obrigado!
Se é verdade que uma imagem vale por mil palavras, com esse vídeo, tudo isso foi confirmado. Parabéns. Excelente vídeo. Habilidades da menina, que vive e é da cidade. Parabéns!!! Boa sorte.
Isa li este livro a muito tempo, adorei, na época eu gostava de um livro ou escritor, procurava ler mais sobre ele, sendo assim li ainda "As Ilhas da Corrente" e "do outro lado do rio, entre as árvores". A história me emocionou tanto que eu consegui fazer colocarem o nome "Hemingway" em um bar que fizemos a decoração (av. Faria Lima, entre Tabapuã e Cidade Jardim) e tempos mais depois usamos Ernest Hemingway como tema para um espaço de uma Mostra de Decoração que participamos.
Que vídeo bonito!! Parabéns pelas resenhas, gosto muito do modelo como você monta a discussão, informando sobre o contexto da obra e do autor antes de falar sobre sua opinião, ajuda muito a entender o assunto abordado! Aguardando ansioso pela próxima resenha!
9 лет назад+1
Sem sombra de dúvida a melhor resenha que você já fez e eu vi até agora! quase chorei em pensar que a forma como o pescador vê a vida deve ser uma das mais belas e que não temos a consciência do mundo que nos cerca. Parabéns!!
Que livro lindo! Uma obra para toda a humanidade. Fiz uma leitura muito lenta com o objetivo de não chegar ao final pois o "durante" da leitura é tão agradável!!!!
Isabella, boa tarde. Estou assistindo seus vídeos desde o início. Estou no 35 e, sem dúvida, este foi o mais interessante pois uniu harmoniosamente duas artes. Excelente trabalho!
Eu li esse livro antes dos dez anos. Mesmo hoje, trinta anos depois, ver a tua resenha trouxe a tona as mesmas emoções que senti naquela época. Lindo o livro, Parabéns pela resenha.
nossa, sensacional nunca senti nada igual vendo um vídeo, a sensibilidade, a paz, a melancolia e a esperança tudo misturado em alguns minutos, não tem como não conhecer essa linda história agora, obg pela indicação. comprando o livro agora.
Vc acertou em cheio em todo o video. A musica, a filmagem da sua janela, a delicadeza para com a obra... já li Hemingway, mas fiquei com mais vontade ainda de ler esse titulo depois de te ouvir. Obrigada pela resenha e continue assim. Beijinhos 😘🙏🏽
Que resenha maravilhosa! Me emocionei e já estou cheia de vontade de ler o livro. Estive em Cuba em 2014 e pensei imagina fazer uma leitura dessas lá... Na época vi que tinha um barzinho que falavam que esse grande escritor adorava frequentar, era turístico, mas não fazia ideia de quem ele era. Parabéns pela maneira poética e inspiradora de resenhar. Agora vou ter que ir ali escutar um pouquinho de Caymmi. Beijão!
Moby Dick ser uma baleia assassina, há controvérsias... Eu acho que ela estava mais que no direito dela de destruir e tentar matar os homens que tentavam matá-la. Porque diabos ela tinha que ficar lá quietinha e impassível ao ser arpoada? Foi o capitão que começou tudo, se perdeu a perna foi porque quis arriscar, a baleia não fez mais que se defender! Sempre torci por ela...
Terminei o livro com o sentimento de que, a busca dos sonhos deve valer por si só a trajetória, por que no fim, nada vale mesmo a pena.... o que resta é acreditar no sonho, o caminho é sua única recompensa.
Acredito que ja li esse.livro mas faz tempo. Vou releer com esse seu olhar. Muito boa sua resenha! Moro no interior entao na minha infancia tive muito contato com os animais. Uma vez, numa pescaria que fiz com minha familia, adorei poder ficar ali, esperando pelo peixe, curtindo a natureza e o por do sol. Quando minha mae colocou tudo dentro de um balde, e vi eles se contorcendo, a ficha caiu. Percebi o sofrimento e me senti muito triste. Bem, eu comi depois e a tristeza passou. Mas hoje sou vegetariana e percebo que sempre fui mais sensivel aos animais mas era devido a esse contato mais proximo (penso eu).
Ao descrever essa melancolia no final me reportei a minha infância e adolescência qdo morava no interior onde a natureza reinava .Hj aqui na capital de Sergipe estamos perdendo aos poucos para a modernidade o gosto de contemplar a natureza.😩 mesmo sendo uma capital bem pequena em todos os sentidos mas a exploração imobiliária entre outras do sistema capitalista está cometendo erros que outras cidades ja cometeram e q são difíceis de serem revertidos.Só vai me restar lembranças só e um aperto no peito e um suspiro de saudades.☹
Só fui assistir esse vídeo hj, mas que bela resenha! Parabéns Agora veja; eu entendo tua melancolia, sei que deve ser difícil olhar pela janela e não conseguir ver nenhum passarinho, nenhuma árvore etc.. mas você Isa mora na Metrópole do Brasil, sabe o que isto significa, que nossos maiores esforços e conquistas enquanto nação estão sintetizados aí...lembro de alguns tios meus (um já é falecido infelizmente) que foram trabalhar aí para mandar dinheiro para a mãe deles(minha avó) que era viúva e vivia no alto sertão, pois eles foram trabalhar e mandavam dinheiro daí para família deles aqui e minha mãe que era novinha aínda preservou o sonho da cidade grande. Então amiga alegre se porque vc é da maior cidade da América Latina, nossos sonhos, frustrações e desejos foram parar aí, que um dia eu possa conhecer está sua selva de Pedras e que um dia tu pode nas minhas lindas terras de sertão a litoral, onde ainda permanecem pedaços significantes de caatinga, agreste e mata atlântico tudo isso com o toque dos gados, galinhas e porcos que tanto gostamos de comer e vender por aí ...
Parabéns pelo vídeo. Estou lendo o livro e achando também o máximo. A propósito, escrevi o romance Pintando o 7 em 22, ambientado na São Paulo de 1922, e como "fundo" a Semana de Arte Moderna sob o ponto de vista de um grupo de jovens da Mooca. Pretendo ir a São Paulo em breve para divulgar esse meu trabalho. O Centenário da Semana se aproxima!
Adorei sua resenha é muito triste ver como o ser humano não respeita a natureza e se acha superior as outras espécies do planeta. Ele nem ao menos consegue reconhecer que sem a natureza não conseguiria sobreviver, continua pensando que os animais e as plantas estão aqui para servir as suas necessidades. Todas as espécies desse planeta tem direitos iguais a sobrevivência, e o ser humano não é mais importante do que nenhuma delas. Adoro o seu canal vc me emociona muito, tens uma voz de anjo. bjus
Adoro a Isabella. Tão inteligente e tão sensível. E esse livro é maravilhoso. Me lembra muito meu padrasto, que era pescador e o melhor pai que já conheci.
Isa lhe sigo a pouco tempo mas suficiente pra me encantar com seus comentários você é fantástica parabéns pelo canal com certeza influência muitas pessoas a leitura
Excelente vídeo. Ler, de fato, é uma grande viagem transformadora! Agradeço sua dedicação em levar esses lindos contos a nós, necessitados de conhecimento.
Sem dúvida seus vídeos complementam o trabalho de um escritor que é transmitir algo. Por mais completo que seja a obra você elabora um enredo adaptado a nossa realidade, nos fazendo ter uma nova visão da historia e eu acho isso super interessante. Parabéns pelos vídeos.
Esse livro é um dos melhores já li, acho incrível como uma história supostamente banal e tão curta pode despertar tanta reflexão. Adorei o vídeo, achei emocionante! Quanta sensibilidade! Estou viciada no seu canal!
Parabéns pelo aniversário Isa!!! Muitas Felicidades!!! Se todos os seres humanos viverem com um lindo espírito como o teu, o nosso Planeta Terra estará sempre muito lindo e Seguro, pois, como sabemos, o Meio-Ambiente do Planeta é o reflexo do espírito dos seres humanos, por isso, haja o que houver, você estará sempre Segura, feliz e protegida pelo Criador do Universo, pois, realmente, é como disse a Madre Teresa de Calcutá, --- No final é entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros. --- É exatamente como um Teste ou uma Prova, onde a nossa aprovação depende unicamente de nós e das nossas atitudes, não depende em nada dos outros. E isso nos comprova, novamente, que, no final a Justiça Divina sempre prevalece, e nos estimula a procurarmos sempre viver e agir com um bom e lindo espírito como o teu, independentemente das atitudes dos outros. Assim, com certeza, você já está aprovada pelo Criador do Universo para prosseguir nos próximos Estágios mais lindos, mais felizes e mais elevados da Existência, por isso, hoje, Parabéns em Dobro!!! Grande beijo e um grande abraço
Isa, suas resenhas são incríveis! As referências, as reflexões... transcende o conteúdo dos livros, e muitas vezes é isso que dá mais vontade de ler. Seu canal é inspirador! Já me antecipei com a melancolia; é triste mesmo nos perceber nessas selvas de pedra. Certamente vou ler esse livro. Grande beijo
Eu tenho um Livro do Velho e Mar em casa ... sou muito orgulhoso de ter lido uma obra q de fato é incrível.. parabéns pelo o seu video e seu bom gosto moça !!!
Difícil ter lido o livro e assistir a esse vídeo sem chorar, principalmente com essa música linda do Dorival ao fundo. Sem dúvida esse é um dos livros mais tocantes que já li, são essas experiências que dão valor a vida. Obrigado e parabéns pelo vídeo!
Eu acabei de ler o livro e a palavra é exatamente esta, melancolia, eu fiquei com um nó na garganta pelo Santiago, certamente um dos melhores livros que já li. Sua resenha está incrível. Parabéns. Ganhou um inscrito.
Acho que esse é o melhor vídeo de resenha literária que eu já assisti... sinceramente, eu não tinha entendido muito bem o motivo de o livro ser tão reconhecido e renomado, mesmo tendo curtido a leitura. Mas esse vídeo esclareceu muita coisa; pensamentos que eu teria demorado bastante pra desenvolver! Parabéns pelo ótimo vídeo!
Oi Isa, assisti este quando você publicou e, depois de um tempo, volto para dizer que li ontem O Velho e o Mar. Achei lindo!!! Achei o Santiago incrível. Concordo com tudo o que você disse, seu vídeo resume bem o que senti enquanto lia. Beijos
Aproveitando uma visita à Feira do Livro de Lisboa, e o facto do livrinho estar com uma promoção generosa, adquiri pela segunda vez uma obra do mestre do diálogo com a sensação de só o comprar por este prémio lhe ter valido um Pulitzer em 1953 e lhe ter posteriormente aberto caminho até ao Nobel. Felizmente, estava errado. Costumo dizer que Hemingway foi um escritor "preguiçoso" nas palavras, mas a verdade é que a sua mestria a contar histórias de forma concisa e precisa foi inigualável. Creio que este O Velho e o Mar é mesmo o expoente máximo da grande arte que é escolher com precisão e sapiência cada uma das palavras para a história que precisamente se quer narrar sem qualquer tipo de gorduras. Neste O Velho e o Mar temos um velho pescador de um esquife cubano à procura de acabar com o azar de peixe com que o mar o premeia há já oitenta e quatro dias. Uma luta trágica e simples contra o azar. Tão bom… Cabem nesta pequena história (que com menos duas ou três páginas seria um mero conto ou capítulo nas mãos de outro escritor) diversos temas, como o homem contra a natureza (peixes, tubarões, ventos, noites, calor), o valor do homem e o valor do seu esforço face à pouca recompensa do seu mérito ou, mesmo a fechar, a tristeza de um jovem pelas velhas chamas da coragem face à ignorância presunçosa dos turistas. O meu destaque, porém, vai para aquilo que penso ser a mensagem principal da obra: o homem insistindo contra si mesmo que se traduz na ideia que um homem pode muitas vezes ser destruído (especialmente pelo binómio sorte/azar), mas nunca derrotado. Ontem e hoje correram mal, mas amanhã será novamente dia de partir à busca da vitória. Quando tudo o resto acaba, existem sempre os sonhos. «É tolice não ter esperança», lê-se às tantas e poucas frases geniais há que me mereçam tanto carinho. Em termos de personagens, o claro destaque vai para o pescador cubano chamado Santiago e toda a pequena grande história da sua luta com o mar. É a única perspectiva que realmente interessa e que facilmente se aplica a cada um dos pescadores de sorte deste nosso mundo. São os seus méritos, os seus defeitos e as suas experiências que nos açambarcam, desde a sua maneira de ver o mundo até à forma como ele consome o peixe cru e aguenta calores, frios e feridas em busca de cumprir sozinho o seu objectivo. O resto é mar… Ao contrário do que li em Por Quem os Sinos Dobram, gostei dos intermináveis monólogos, interiores e exteriores, entrelaçados com os pensamentos e memórias do pescador. Não cortaram a história e tiveram sempre um propósito de enquadrar ou abrilhantar a pescaria. Obviamente que acho que em situações normais todos nós gostaríamos de contar com alguém no barco da nossa vida (tal como o pescador também gostaria de contar com o seu rapaz…) para falar, mas o pescador solitário contra o mar representa igualmente o facto de nós estarmos, no final de todas as contas, sempre sozinhos contra o grande Universo. Num pequeno aparte, que melhorou muito a obra, não tivemos felizmente um americano a pescar em Cuba como tivemos um americano a lutar na Guerra Civil Espanhola de Por Quem os Sinos Dobram. Isso agradou-me bastante face à minha leitura anterior. Não me admira, portanto, que mesmo sendo uma história tão pequenina por comparação com outras das suas obras, a história épica d’O Velho e o Mar tenha tratado de garantir ao Autor tantos prémios. É verdadeiramente espantoso que uma obra tão parca de palavras se tenha transformado num clássico notável.
Acabei de ler o livro, e o sentimento é este mesmo: melancolia. Vim ver a resenha pra sentir que compartilhei com alguém muito querido, sobre o que eu li. Obrigada Isa!
Reli este livro hoje, depois de 20 anos sem tocar nele. A emoção foi a mesma. Certamente, um dos livros de toda a minha vida. Viva, Santiago e Manolo! Viva, Hemingway!
Ahhh como eu fui injusta com esse livro... 😖😫😬 Quando li aquelas partes dos tubarões, tudo bem detalhado, me doeu o coração. Vendo sua resenha percebi que não dei uma chance p o ponto de vista do Santiago. Uma das piores lembranças da minha vida é de quando ia pescar com meu pai e o peixe fisgava a linha, então começava a luta 😥😥 Era horrível e eu soltava a vara Eu evito comer peixe por causa disso, e por mais que Santiago demonstre esse sentimento humanitário, eu não via a hora de acabar o livro!!!!
Acabei de ler o livro e vim ver esse vídeo. Que delicia de resenha, assistir suas reflexões acerca do livro fez o fechamento desse momento ser ainda mais incrível. Obrigada!!
Acabei de ler esse livro Isa! Enquanto eu lia ele, tinha mta vontade de estar no mar vendo o sol e etc. adorei os personagens, o Santiago é fantástico e estou mto triste e maravilhada com o final. Q livro maravilhoso! -Gabi
Nossa que resenha incrível !!! Acabei de ler o livro e vim aqui para ouvir sua opinião e bateu exatamente com o que me ocorreu sobre o Santiago saber exatamente o lugar dele no mundo, o respeito pelo peixe, a simplicidade e ao mesmo tempo uma certa nobreza de caráter. Sobre a melancolia que você citou, eu pensei exatamente na questão da deslealdade hoje do Homem vs Natureza ... e a maioria de nós quer pára para refletir sobre isso.
Linda resenha, Isa. Esse título me soa familiar mas nunca tinha ouvido nada sobre sua história. Como sempre, sua persuasão não falha, logo vou comprá-lo. E seu cabelo está ainda mais bonito nesse vídeo.
Obrigado por esse vídeo. Li o livro depois da sua recomendação, voltei para agradecer. Excelente a sua visão sobre a obra e é claro, a obra em si é fantástica.
Esse livro faz parte da minha vida principalmente da minha infância. Eu mim emocionei com esse livro sou de uma cidade do interior da Bahia cheio de matas e lagos tem rios e lagoas e eu e meu velho avô sempre fazíamos aquela pescaria com farras anzóis mihonca uma garrafa de água era de uma simplicidade tamanha mais de muito valor a cada peixe um sorriso isso nem tem dinheiro que pague eu tive uma infância difícil por vários motivos desde de financeiros há violência por parte da minha mãe mais não posso dizer que não tive bons momentos como esses de sintonia com a natureza e do bairro onde passei minha infância com muitos amigos (a) e muitas brincadeiras de rua posso dizer que bem dissolve o mal .Voltando pro livro ele caiu no meu colo na terceira série do ensino fundamental e até hoje não saiu de mim eu simplesmente amo esse livro o velho mim faz lembrar do meu velho avô que por muitas vezes pescou peixes maiores do que sua simples farra e anzóis suportava e isso com muita experiência de vida meu velho avô um homem muito sábio também mim ensinou muito da vida um homem que não teve estudo nem grandes riquezas matérias mais muito conhecimento e respeito com a vida a natureza Hoje moro no estado de São Paulo há 7 anos e tenho muitas saudades de ter contato com aquelas matas e águas da minha cidade. Gostei muito do vídeo e da sua forma de ver a história do livro colocando na sua realidade você é uma pessoa de coração muito bom
Obgda pela resenha li o livro antes de assiti a resenha mas so li pq vc recomendou, também fiquei com esse sentimento de melancolia e me senti apegada aos personagens, foi uma leitura muito boa e q não foi se arrastando mas confesso q eu queria termina logo pra sabe o q iria acontecer😅💗
Que resenha belíssima! Tanto pelo conteúdo quanto pelo formato do vídeo. Encantada! Fico pensando que se a questão da natureza já tá ruim pra gente, quem dirá para os nossos filhos e netos. Eu acho que ele também pescou pelos outros, porque em alguns momentos ele pensava quantas famílias seriam alimentadas pelo peixe, outras passagens dão a entender, pra mim, que não era puramente ele e o peixe. E o final, aqueles turistas totalmente alheios as aventuras de Santiago, pra alguns não chega a ficar nem o feito. De cortar o coração, porque se não era esse o intuito do Santiago ao se lançar ao mar, acho que pode acabar sendo o do leitor, que depois de ter acompanhado a história, torce pra que o fato fique conhecido, que Santiago seja respeitado pelos outros... Sei lá, tô elocubrando já... De qualquer forma, que vídeo! Que vídeo! E aliás, não conhecia a música. Muito bonita!
Isa, fui ler o livro após sua dica dos 14 livros para ler em um dia, e me surpreendi com essa história. É para se refletir o papel do ser humano no ambiente e como podemos fazer mais parte do nosso meio e menos destruí-lo. Obrigada pela dica!
Já li este livro a muito tempo, realmente é ótimo, mas a esta resenha me despertou vontade de reler novamente. Vale muito! Parabéns pela colocação! Bjs
Acabei de terminar a ler O velho e o mar e vim ver uma resenha sobre o mesmo. Impressiona como além de linda você possui uma inteligência ímpar...virei fã moça. Parabéns e muito sucesso!
O fim do livro me deixou reflexivo: ao passo que me lamentava pelo velho Santiago não ser recompensado pelo seu esforço, sentia-me feliz pelo tal permanecer vivo. Em primeiro momento, senti tristeza... "Aquele peixe poderia mudar a vida do pobre senhor", pensei. Em sequência, fui me acostumando com o peixe cada vez menor e com menos carne, pensei: Bom, ainda há carne sobrando, ao menos, isso ajudará o velho financeiramente e retirará sua fama ruim. Por fim, quando em carcaças o peixe estava, conclui: a sorte do velho não estava no peixe, tampouco na carne que conseguiria vender, mas no fato de voltar vivo, quando a mãe natureza exigia sua morte, Santiago sobreviveu a todas as adversidades, imperioso, destruído mas não derrotado, a sorte sempre esteve ao seu lado. O Velho nunca se permitiu desrespeitar o mar e seus filhos, em momento algum definiu o espadarte como seu inimigo, era seu irmão, seu companheiro de viagem. A perseverança de Santiago se manteve tal como os Leões africanos apareciam em seus sonhos.
Você não é uma professora, uma literata, uma comunicadora, uma resenhista, uma apresentadora - ou sei lá o que mais - apenas... Você é uma artista completa. Bravoooo!
Confesso que fiquei desapontado com o fim do livro pois achava que o Santiago merecia mais, porém é uma linda história de superação, esperança e força de vontade.
Ahhhhh tive a mesma sensação 😢, poxa fiquei triste 😞,chateada
Acabei de ler o meu livro hoje e muito triste com o final
@@layanesilva1747 O velho e o Mar e O Processo do Kafka realmente me frustraram em seus finais, já que eu lia torcendo pelos protagonistas.
Estou lendo clássicos na quarentena do Corona Vírus. Sempre que termino um livro, venho aqui ver a resenha. O livro é bom, porém, não foi um daqueles que fiquei encantada, achei a questão descritiva do texto um pouco cansativa, talvez por não entender nada de pescaria e desconhecer muitos dos equipamentos de pesca descritos pelo autor, mas, valeu a leitura...a ideia da história é muito bonita e triste. Ótima resenha, como sempre!
Esse livro é maravilhoso. Me colocou em contato com muitos sentimentos. A dignidade do Santiago acima de tudo me comoveu. Paciência, determinação, fé no amanhã e capacidade criativa do personagem, sempre buscando o que mais é possível fazer com tão poucos recursos no barco mas com um amplo conhecimento da natureza. Uma inteligência tão sensível e bela. A transição que acontece aos poucos entre o peixe e o pescador também é linda. Valeu muito!!!! Daqueles livros que terminam e ficam ecoando vários dias no coração da gente.
Ficava-lhe bem a franjinha !!!!
O seu vídeo já tem 3 anos mas eu só ontem li “O velho e o mar” .
Santiago está comigo desde ontem e não vou esquecer este velhinho cansado mas tão forte nem a ternura do miúdo e nem sequer o grande peixe.
Quanto a ver as nossas cidades com riachos e floresta todos gostaríamos mas basta olhar para a curva do crescimento populacional do planeta nos últimos 200 anos para perceber que são sonhos utópicos .
Beijinhos
A visão da sua janela é a realidade de milhares de pessoas. Posso te dizer que me sinto abençoada, trabalho em uma biblioteca toda de vidro, onde tenho a visão de um lago com patos, cavalos e vacas pastando. Pássaros as vezes entram pelas janelas abertas e tenho q ajuda-los a sair. VC me fez perceber riqueza do meu lugar...Obrigada. Adoro seus vídeos
Valeria mellval OMG! Tem um espacinho pra mim na sua biblioteca? Acho que meus vídeos sairiam melhores se eu tivesse um lugar assim. Tão precisando de gente pra trabalhar aí? kkkk
Valeria mellval Sinto inveja do seu local de trabalho! Você é uma pessoa de sorte!
Sim...será muito bem vinda...RSsss Vou te mandar umas fotos...
Em que cidade é?
Catanduva. Interior de SP. Uma cidade com 150 mil hab.
Um dos Maiores mergulhos nas profundezas do ser humano, quando li esse livro a primeira senti a sensação de que o mar é tão misterioso a ponto de interferir na natureza humana de tal forma que, mesmo o peixe tendo voltado só o esqueleto devido ao ataque de tubarões explícito na narrativa Santiago se sente de um certo ponto vitorioso por estar vivo, mesmo ficando 84 dias sem pescar nada. Genial obra e um dos maiores mergulhos na alma humana do Hemmingway.
Parabéns pela poesia dessa maravilhosa e reflexiva resenha!!!
Desde muito cedo, quando criança ainda, vi o filme e fiquei fascinado!! Consegui atualmente, ver novamente o filme, ler o livro e assistir o maravilhoso Curta THE OLD MAN AND THE SEA (O VELHO E O MAR). Rússia/Canadá/Japão, 1999.
Direção de Aleksander Petrov. Ganhador do Oscar em 2000 como melhor curta
animado, a adaptação do clássico de Ernest Hemingway, "O Velho e o Mar"
é uma obra prima do animador russo Alexander Petrov. O curta com pouco
mais de 20 minutos de duração, demorou pouco mais de 2 anos para ser
produzido, pois Petrov pintou a óleo e fotografou cada um dos 29 mil
frames em quadros de vidro.
Grato!!!
Quem quiser assistir, é só pesquisar no RUclips.
Nossa, trabalho artesanal! Deve ser sensacional essa curta. Vou procurar essa preciosidade. Obrigada.
Beijo!!
Esse livro foi uma experiência e emoção únicas!!!🥰
O Santiago resume bem o sentimento do ser humano que ao chegar em determinado ponto de sua vida, olha para trás e vê o esforço empreendido para alcançar objetivos; e mesmo depois de alcançados surge o mal estar de perceber que alguns percalços da vida (nossa própria finitude e a morte em nosso encalço) vai aos poucos (como os tubarões de O Velho e o mar) criando em nós a sensação de que foi tudo em vão: tanto desgaste, estresse, preocupação, pra no fim das contas definharmos e morrermos.
Estou lendo o velho e o mar e gostando muito. Santiago traz um senso nostálgico, faz lembrar de um homem organico, a velha argila, como dizem. Embora com toda a ignorqncia de uma vida pobre mantem o senso de valor e lealdade. Essa condição nos faz refletir como isso faz falta hoje em dia. Força e coragem combinados com humildade, lealdade e este senso de decencia.
Bela trilha de Caymmi,Isa.E combina perfeitamente com essa obra!.O Velho e o Mar,uma simbologia do conflito do homem com algo maior que ele,e a coragem do velho pescador versus o grande peixe.E mesmo assim,só volta com uma carcaça.E ainda assim,há respeito do pescador pelo peixe,e do povo pelo pescador.Hemingway,assim,com Santiago,mostrou o homem que quer provar seu valor,mas que luta sabendo seu lugar na grande natureza,na majestade do Mar.Isso é a sabedoria na humildade.Excelente resenha,como sempre
Você fez renascer em mim o desejo de ler - voltar a ler - parabéns por este entusiasmo contagiante pela leitura!
ruclips.net/video/BlHTgzHrByY/видео.html OUÇA ESTE AUDIO LIVRO COMPLETO : D
quando eu li este livro me emocionei tanto com a simplicidade e o respeito do velho pelo mar . amei muito o livro e o Santiago passou a fazer parte de mim tbm.
Adoro suas resenhas. Terceira vez que assisto esse video e não me canso.
Acabei de ler hoje esse livro, e sabe qual o desfecho da estória? A vida sendo o que a vida sabe ser: ensinamento! Basta-nos ter humildade em querer aprender...
Isa, você disse que esta é uma história sobre um tipo de ser humano ancestral que não existe mais, que entende o seu lugar na Natureza, que tem mais respeito por Ela, e que tem sentimentos nobres. Vendo a tua maravilhosa resenha, percebemos que aquele lindo espírito não morreu não!!! Percebe-se que você tem também uma linda Consciência Ecológica e beleza de sentimentos que nos emociona, e que aquele lindo espírito continua Vivo dentro de pessoas como você, obrigado. Realmente, fico muito feliz e grato em saber que grandes centros como São Paulo, também podem originar lindas pessoas como você.
Como hoje é o teu aniversário, Parabéns em dobro!!! e Muitas Felicidades!!! Bjs
Hoje antes de ler o livro vi uma frase do dofono hunxi “eu quero que a morte me encontre vivo”. E após a leitura pensei na sincronicidade de ter lido essa frase justo no dia que me encontrei com essa história. A morte de Santiago o encontrou vivo e pescando apesar da má fama, apesar da idade, apesar das suas contradições em relação ao trabalho, apesar das adversidades para voltar ao menino. Obrigada por essa indicação, como neta de pescador que anos depois nos relatou odiar ser pescador ler esse livro foi um presente.
Já anotei a frase!
Olá, realmente o pescador da história é um homem primoroso, percebemos isso ao observar a sua relação com os peixes e o mar. Acho que alguns fatores atrapalharam a minha leitura pois não tive o mesmo sentimento que muitos, ou a minha expectativa estava muito alta. Vou lê-lo novamente quando tiver um tempo só para mim. Grande abraço e parabéns pelas belas resenhas!!!
Achei bem chato o livro.
Sensacional a interpretação da obra, muito profunda. E o que dizer desse livro, uma leitura prazerosa uma simplicidade sofisticada que nos faz refletir quem somos e por onde vamos. Somos o pescador ou o peixe ?
Taí, uma mulher rara! Tirei o chapéu pra ti!
Linda e inteligente ingredientes perfeitos para grande mulher!! Abraço!!
Que resenha linda! O contato com uma arte como a literatura fica ainda mais enriquecedora quando acompanhada e harmonizada com outras, como a música aqui no caso. Suas resenhas são sempre muito boas, planejadas, executadas com carinho e conseguem realmente atiçar a vontade de conhecer as obras!
ana clara gonçalves pamplona Obrigada Ana, dá um trabalhão bolar e executar tudo isso. Mas adoro fazer isso e sinto-me recompensada com comentários como o seu.
Lindo vídeo parabéns!
È realmente muito lindo esse respeito do homem pela natureza, quando o mesmo existe.
Hoje em dia infelizmente são poucos os seres humanos desse tipo.
Você está cada vez melhor
Você é demais, moça...
Mais do que uma resenha, sua análise da reflexão maior que o livro proporciona ficou incrível.
Parabéns pela lucidez em compreender, traduzir e compartilhar esse pensamento. Não é pra qualquer um e vc sabe disso :)
Também me sinto angustiado em meio ao mar de prédios... e mal consigo dizer o que estou tentando pescar aqui...
Muito obrigado!
Obrigada, Samuel. Nem todos percebem essa reflexão.
Beijo!!
Se é verdade que uma imagem vale por mil palavras, com esse vídeo, tudo isso foi confirmado. Parabéns. Excelente vídeo. Habilidades da menina, que vive e é da cidade. Parabéns!!! Boa sorte.
Isa li este livro a muito tempo, adorei, na época eu gostava de um livro ou escritor, procurava ler mais sobre ele, sendo assim li ainda "As Ilhas da Corrente" e "do outro lado do rio, entre as árvores". A história me emocionou tanto que eu consegui fazer colocarem o nome "Hemingway" em um bar que fizemos a decoração (av. Faria Lima, entre Tabapuã e Cidade Jardim) e tempos mais depois usamos Ernest Hemingway como tema para um espaço de uma Mostra de Decoração que participamos.
Que vídeo bonito!! Parabéns pelas resenhas, gosto muito do modelo como você monta a discussão, informando sobre o contexto da obra e do autor antes de falar sobre sua opinião, ajuda muito a entender o assunto abordado! Aguardando ansioso pela próxima resenha!
Sem sombra de dúvida a melhor resenha que você já fez e eu vi até agora! quase chorei em pensar que a forma como o pescador vê a vida deve ser uma das mais belas e que não temos a consciência do mundo que nos cerca. Parabéns!!
+Suspiros Literários e Trovões O livro foi muito emocionante pra mim também. Assim fica fácil fazer
a resenha...
Beijo!!
Amei canção Dorival escolhida pela por vc Isa...e com relacao relação a resenha como sempre bela explanação...um belo livro ja li e amei.
Que livro lindo! Uma obra para toda a humanidade. Fiz uma leitura muito lenta com o objetivo de não chegar ao final pois o "durante" da leitura é tão agradável!!!!
Isabella, boa tarde. Estou assistindo seus vídeos desde o início. Estou no 35 e, sem dúvida, este foi o mais interessante pois uniu harmoniosamente duas artes. Excelente trabalho!
Seu capricho em relacionar e contextualizar as resenhas me encanta. Acompanho vários “booktubers”. Vc é minha favorita.
Obrigada por este canal! 🙏🏼❤️
Eu li esse livro antes dos dez anos. Mesmo hoje, trinta anos depois, ver a tua resenha trouxe a tona as mesmas emoções que senti naquela época. Lindo o livro, Parabéns pela resenha.
nossa, sensacional nunca senti nada igual vendo um vídeo, a sensibilidade, a paz, a melancolia e a esperança tudo misturado em alguns minutos, não tem como não conhecer essa linda história agora, obg pela indicação. comprando o livro agora.
O ser humano perdeu seus instintos.
Este livro eu li a uns 15 anos atras. e muito bom o final.
Vc acertou em cheio em todo o video. A musica, a filmagem da sua janela, a delicadeza para com a obra... já li Hemingway, mas fiquei com mais vontade ainda de ler esse titulo depois de te ouvir. Obrigada pela resenha e continue assim. Beijinhos 😘🙏🏽
Que resenha maravilhosa! Me emocionei e já estou cheia de vontade de ler o livro. Estive em Cuba em 2014 e pensei imagina fazer uma leitura dessas lá... Na época vi que tinha um barzinho que falavam que esse grande escritor adorava frequentar, era turístico, mas não fazia ideia de quem ele era. Parabéns pela maneira poética e inspiradora de resenhar. Agora vou ter que ir ali escutar um pouquinho de Caymmi. Beijão!
Primeiro vídeo do canal que eu assisto e com certeza não vai ser o último. Adorei a forma como você resenhou o livro. É sensacional! Parabéns!
Seja bem vindo ao canal, Lucas. Sinta-se a vontade por aqui.
Beijo!!
Moby Dick ser uma baleia assassina, há controvérsias... Eu acho que ela estava mais que no direito dela de destruir e tentar matar os homens que tentavam matá-la. Porque diabos ela tinha que ficar lá quietinha e impassível ao ser arpoada? Foi o capitão que começou tudo, se perdeu a perna foi porque quis arriscar, a baleia não fez mais que se defender! Sempre torci por ela...
Cintia Daflon Realmente a gente sempre torce para o personagem mais carismático da história!
Viva Moby Dick!!
Viva Moby Dick!
Eu tbm sempre torci pela Moby Dick, tenho esse livro em casa e sempre achei muito legítimo a baleia se defender.
Terminei o livro com o sentimento de que, a busca dos sonhos deve valer por si só a trajetória, por que no fim, nada vale mesmo a pena.... o que resta é acreditar no sonho, o caminho é sua única recompensa.
Amei o Velho e o Mar, e amei tb seus comentários. Moça do céu, vc e um sucesso!
Acredito que ja li esse.livro mas faz tempo. Vou releer com esse seu olhar. Muito boa sua resenha! Moro no interior entao na minha infancia tive muito contato com os animais. Uma vez, numa pescaria que fiz com minha familia, adorei poder ficar ali, esperando pelo peixe, curtindo a natureza e o por do sol. Quando minha mae colocou tudo dentro de um balde, e vi eles se contorcendo, a ficha caiu. Percebi o sofrimento e me senti muito triste. Bem, eu comi depois e a tristeza passou. Mas hoje sou vegetariana e percebo que sempre fui mais sensivel aos animais mas era devido a esse contato mais proximo (penso eu).
Que belo complemento para o livro que acabo de ler! Obrigado.
Ao descrever essa melancolia no final me reportei a minha infância e adolescência qdo morava no interior onde a natureza reinava .Hj aqui na capital de Sergipe estamos perdendo aos poucos para a modernidade o gosto de contemplar a natureza.😩 mesmo sendo uma capital bem pequena em todos os sentidos mas a exploração imobiliária entre outras do sistema capitalista está cometendo erros que outras cidades ja cometeram e q são difíceis de serem revertidos.Só vai me restar lembranças só e um aperto no peito e um suspiro de saudades.☹
Ana Lina Silva Pelo menos vocês ainda têm o mar por aí, tão próximo... o mar sempre nos recorda das maravilhas da natureza....
Só fui assistir esse vídeo hj, mas que bela resenha! Parabéns
Agora veja; eu entendo tua melancolia, sei que deve ser difícil olhar pela janela e não conseguir ver nenhum passarinho, nenhuma árvore etc.. mas você Isa mora na Metrópole do Brasil, sabe o que isto significa, que nossos maiores esforços e conquistas enquanto nação estão sintetizados aí...lembro de alguns tios meus (um já é falecido infelizmente) que foram trabalhar aí para mandar dinheiro para a mãe deles(minha avó) que era viúva e vivia no alto sertão, pois eles foram trabalhar e mandavam dinheiro daí para família deles aqui e minha mãe que era novinha aínda preservou o sonho da cidade grande. Então amiga alegre se porque vc é da maior cidade da América Latina, nossos sonhos, frustrações e desejos foram parar aí, que um dia eu possa conhecer está sua selva de Pedras e que um dia tu pode nas minhas lindas terras de sertão a litoral, onde ainda permanecem pedaços significantes de caatinga, agreste e mata atlântico tudo isso com o toque dos gados, galinhas e porcos que tanto gostamos de comer e vender por aí ...
Parabéns pelo vídeo. Estou lendo o livro e achando também o máximo. A propósito, escrevi o romance Pintando o 7 em 22, ambientado na São Paulo de 1922, e como "fundo" a Semana de Arte Moderna sob o ponto de vista de um grupo de jovens da Mooca. Pretendo ir a São Paulo em breve para divulgar esse meu trabalho. O Centenário da Semana se aproxima!
Adorei sua resenha é muito triste ver como o ser humano não respeita a natureza e se acha superior as outras espécies do planeta. Ele nem ao menos consegue reconhecer que sem a natureza não conseguiria sobreviver, continua pensando que os animais e as plantas estão aqui para servir as suas necessidades.
Todas as espécies desse planeta tem direitos iguais a sobrevivência, e o ser humano não é mais importante do que nenhuma delas. Adoro o seu canal vc me emociona muito, tens uma voz de anjo. bjus
***** Concordo totalmente com você! E obrigada por acompanhar sempre o canal. Beijão
Esse livro é maravilhoso! Uma lição! Li ainda na infância e jamais esqueci. Luta, força de vontade e muita bravura... Sensacional!
Vc é um espírito nobre de uma sensibilidade diferenciada.
Parabéns!
Adoro a Isabella. Tão inteligente e tão sensível. E esse livro é maravilhoso. Me lembra muito meu padrasto, que era pescador e o melhor pai que já conheci.
Acabei a leitura agora e corri pra rever o vídeo! Sempre muito bem contextualizada a resenha e cheia de sensibilidade ❤
Isa lhe sigo a pouco tempo mas suficiente pra me encantar com seus comentários você é fantástica parabéns pelo canal com certeza influência muitas pessoas a leitura
Me emocionei lendo,a agora chorei com sua s palavras vc é a melhor contadora de histórias que eu já vi
Excelente vídeo. Ler, de fato, é uma grande viagem transformadora!
Agradeço sua dedicação em levar esses lindos contos a nós, necessitados de conhecimento.
Sem dúvida seus vídeos complementam o trabalho de um escritor que é transmitir algo. Por mais completo que seja a obra você elabora um enredo adaptado a nossa realidade, nos fazendo ter uma nova visão da historia e eu acho isso super interessante. Parabéns pelos vídeos.
Esse livro é um dos melhores já li, acho incrível como uma história supostamente banal e tão curta pode despertar tanta reflexão. Adorei o vídeo, achei emocionante! Quanta sensibilidade! Estou viciada no seu canal!
Parabéns pelo aniversário Isa!!! Muitas Felicidades!!!
Se todos os seres humanos viverem com um lindo espírito como o teu, o nosso Planeta Terra estará sempre muito lindo e Seguro, pois, como sabemos, o Meio-Ambiente do Planeta é o reflexo do espírito dos seres humanos, por isso, haja o que houver, você estará sempre Segura, feliz e protegida pelo Criador do Universo, pois, realmente, é como disse a Madre Teresa de Calcutá, --- No final é entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros. --- É exatamente como um Teste ou uma Prova, onde a nossa aprovação depende unicamente de nós e das nossas atitudes, não depende em nada dos outros. E isso nos comprova, novamente, que, no final a Justiça Divina sempre prevalece, e nos estimula a procurarmos sempre viver e agir com um bom e lindo espírito como o teu, independentemente das atitudes dos outros. Assim, com certeza, você já está aprovada pelo Criador do Universo para prosseguir nos próximos Estágios mais lindos, mais felizes e mais elevados da Existência, por isso, hoje, Parabéns em Dobro!!! Grande beijo e um grande abraço
Obrigada, Francisco. Lindas e emocionantes palavras.
Beijo!!
Isa, suas resenhas são incríveis! As referências, as reflexões... transcende o conteúdo dos livros, e muitas vezes é isso que dá mais vontade de ler. Seu canal é inspirador! Já me antecipei com a melancolia; é triste mesmo nos perceber nessas selvas de pedra. Certamente vou ler esse livro. Grande beijo
Eu tenho um Livro do Velho e Mar em casa ... sou muito orgulhoso de ter lido uma obra q de fato é incrível.. parabéns pelo o seu video e seu bom gosto moça !!!
Meu Deus, que explicação maravilhosa.
Difícil ter lido o livro e assistir a esse vídeo sem chorar, principalmente com essa música linda do Dorival ao fundo. Sem dúvida esse é um dos livros mais tocantes que já li, são essas experiências que dão valor a vida. Obrigado e parabéns pelo vídeo!
Exelente história! Muito cativante. 👏👏👏👏👏👏👏👏
😲...falou tudo que sinto ao ler o livro.. tão simples mas tão complexo...amei o vídeo..e me fez amar o livro♥️♥️♥️♥️🙂
Eu acabei de ler o livro e a palavra é exatamente esta, melancolia, eu fiquei com um nó na garganta pelo Santiago, certamente um dos melhores livros que já li. Sua resenha está incrível. Parabéns. Ganhou um inscrito.
Ja tinha lido esse livro antes mas vc narrou de um jeito tão lindo que eu vou ler de novo .parabéns
"Ler antes de morrer"
Seu comentário foi de coração, quê nos leva a reflexão, parabéns
Uau... uma moça tão jovem gostar de Dorival Caimi... isto explica a maturidade dos seus comentários. Você estava inspirada. Parabéns.
Acho que esse é o melhor vídeo de resenha literária que eu já assisti... sinceramente, eu não tinha entendido muito bem o motivo de o livro ser tão reconhecido e renomado, mesmo tendo curtido a leitura. Mas esse vídeo esclareceu muita coisa; pensamentos que eu teria demorado bastante pra desenvolver!
Parabéns pelo ótimo vídeo!
Oi Isa, assisti este quando você publicou e, depois de um tempo, volto para dizer que li ontem O Velho e o Mar. Achei lindo!!! Achei o Santiago incrível. Concordo com tudo o que você disse, seu vídeo resume bem o que senti enquanto lia. Beijos
Aproveitando uma visita à Feira do Livro de Lisboa, e o facto do livrinho estar com uma promoção generosa, adquiri pela segunda vez uma obra do mestre do diálogo com a sensação de só o comprar por este prémio lhe ter valido um Pulitzer em 1953 e lhe ter posteriormente aberto caminho até ao Nobel.
Felizmente, estava errado.
Costumo dizer que Hemingway foi um escritor "preguiçoso" nas palavras, mas a verdade é que a sua mestria a contar histórias de forma concisa e precisa foi inigualável. Creio que este O Velho e o Mar é mesmo o expoente máximo da grande arte que é escolher com precisão e sapiência cada uma das palavras para a história que precisamente se quer narrar sem qualquer tipo de gorduras.
Neste O Velho e o Mar temos um velho pescador de um esquife cubano à procura de acabar com o azar de peixe com que o mar o premeia há já oitenta e quatro dias. Uma luta trágica e simples contra o azar. Tão bom…
Cabem nesta pequena história (que com menos duas ou três páginas seria um mero conto ou capítulo nas mãos de outro escritor) diversos temas, como o homem contra a natureza (peixes, tubarões, ventos, noites, calor), o valor do homem e o valor do seu esforço face à pouca recompensa do seu mérito ou, mesmo a fechar, a tristeza de um jovem pelas velhas chamas da coragem face à ignorância presunçosa dos turistas. O meu destaque, porém, vai para aquilo que penso ser a mensagem principal da obra: o homem insistindo contra si mesmo que se traduz na ideia que um homem pode muitas vezes ser destruído (especialmente pelo binómio sorte/azar), mas nunca derrotado. Ontem e hoje correram mal, mas amanhã será novamente dia de partir à busca da vitória. Quando tudo o resto acaba, existem sempre os sonhos.
«É tolice não ter esperança», lê-se às tantas e poucas frases geniais há que me mereçam tanto carinho.
Em termos de personagens, o claro destaque vai para o pescador cubano chamado Santiago e toda a pequena grande história da sua luta com o mar. É a única perspectiva que realmente interessa e que facilmente se aplica a cada um dos pescadores de sorte deste nosso mundo. São os seus méritos, os seus defeitos e as suas experiências que nos açambarcam, desde a sua maneira de ver o mundo até à forma como ele consome o peixe cru e aguenta calores, frios e feridas em busca de cumprir sozinho o seu objectivo. O resto é mar…
Ao contrário do que li em Por Quem os Sinos Dobram, gostei dos intermináveis monólogos, interiores e exteriores, entrelaçados com os pensamentos e memórias do pescador. Não cortaram a história e tiveram sempre um propósito de enquadrar ou abrilhantar a pescaria. Obviamente que acho que em situações normais todos nós gostaríamos de contar com alguém no barco da nossa vida (tal como o pescador também gostaria de contar com o seu rapaz…) para falar, mas o pescador solitário contra o mar representa igualmente o facto de nós estarmos, no final de todas as contas, sempre sozinhos contra o grande Universo.
Num pequeno aparte, que melhorou muito a obra, não tivemos felizmente um americano a pescar em Cuba como tivemos um americano a lutar na Guerra Civil Espanhola de Por Quem os Sinos Dobram. Isso agradou-me bastante face à minha leitura anterior.
Não me admira, portanto, que mesmo sendo uma história tão pequenina por comparação com outras das suas obras, a história épica d’O Velho e o Mar tenha tratado de garantir ao Autor tantos prémios. É verdadeiramente espantoso que uma obra tão parca de palavras se tenha transformado num clássico notável.
Acabei de ler o livro, e o sentimento é este mesmo: melancolia. Vim ver a resenha pra sentir que compartilhei com alguém muito querido, sobre o que eu li. Obrigada Isa!
Você é fantástica ! A sua forma de falar, me induz a querer ler cada livro que você nos apresenta !
Parabéns e obrigado !
Reli este livro hoje, depois de 20 anos sem tocar nele. A emoção foi a mesma. Certamente, um dos livros de toda a minha vida. Viva, Santiago e Manolo! Viva, Hemingway!
Por causa de si , acabei agora mesmo de ler este livro. É bastante triste mas também possui ensinamentos muito precisos. Obrigado.
Amei a forma que você abordou o livro e como contou a história. Parabéns.
Ahhh como eu fui injusta com esse livro... 😖😫😬
Quando li aquelas partes dos tubarões, tudo bem detalhado, me doeu o coração.
Vendo sua resenha percebi que não dei uma chance p o ponto de vista do Santiago.
Uma das piores lembranças da minha vida é de quando ia pescar com meu pai e o peixe fisgava a linha, então começava a luta 😥😥
Era horrível e eu soltava a vara
Eu evito comer peixe por causa disso, e por mais que Santiago demonstre esse sentimento humanitário, eu não via a hora de acabar o livro!!!!
Doeu o coração, por que?
Doeu o coração, por que?
Acabei de ler o livro e vim ver esse vídeo. Que delicia de resenha, assistir suas reflexões acerca do livro fez o fechamento desse momento ser ainda mais incrível. Obrigada!!
Acabei de ler esse livro Isa! Enquanto eu lia ele, tinha mta vontade de estar no mar vendo o sol e etc. adorei os personagens, o Santiago é fantástico e estou mto triste e maravilhada com o final. Q livro maravilhoso!
-Gabi
A melhor resenha que você fez até agora.
Me tocou profundamente, deu uma saudade da natureza.
Emanuel Barros
Eu também sinto essa nostalgia meio que melancólica da natureza que não vivi. Nossa, fiquei poética! kkkkk
Nossa que resenha incrível !!! Acabei de ler o livro e vim aqui para ouvir sua opinião e bateu exatamente com o que me ocorreu sobre o Santiago saber exatamente o lugar dele no mundo, o respeito pelo peixe, a simplicidade e ao mesmo tempo uma certa nobreza de caráter. Sobre a melancolia que você citou, eu pensei exatamente na questão da deslealdade hoje do Homem vs Natureza ... e a maioria de nós quer pára para refletir sobre isso.
Linda resenha, Isa. Esse título me soa familiar mas nunca tinha ouvido nada sobre sua história. Como sempre, sua persuasão não falha, logo vou comprá-lo. E seu cabelo está ainda mais bonito nesse vídeo.
Obrigado por esse vídeo. Li o livro depois da sua recomendação, voltei para agradecer. Excelente a sua visão sobre a obra e é claro, a obra em si é fantástica.
+Higor C. Puxa, Higor! Que legal esse feedback!! Obridadão!!!!!!!
Eu amo esse livro... Acho impressionante a literatura...
Que leveza, essa resenha!! Demorei para assisti-la, pois queria ler esse livro primeiro! Obrigada por essa sensibilidade!! Amo o seu canal!
Adoro suas dicas e reflexoes.. 😻
Esse livro faz parte da minha vida principalmente da minha infância. Eu mim emocionei com esse livro sou de uma cidade do interior da Bahia cheio de matas e lagos tem rios e lagoas e eu e meu velho avô sempre fazíamos aquela pescaria com farras anzóis mihonca uma garrafa de água era de uma simplicidade tamanha mais de muito valor a cada peixe um sorriso isso nem tem dinheiro que pague eu tive uma infância difícil por vários motivos desde de financeiros há violência por parte da minha mãe mais não posso dizer que não tive bons momentos como esses de sintonia com a natureza e do bairro onde passei minha infância com muitos amigos (a) e muitas brincadeiras de rua posso dizer que bem dissolve o mal .Voltando pro livro ele caiu no meu colo na terceira série do ensino fundamental e até hoje não saiu de mim eu simplesmente amo esse livro o velho mim faz lembrar do meu velho avô que por muitas vezes pescou peixes maiores do que sua simples farra e anzóis suportava e isso com muita experiência de vida meu velho avô um homem muito sábio também mim ensinou muito da vida um homem que não teve estudo nem grandes riquezas matérias mais muito conhecimento e respeito com a vida a natureza
Hoje moro no estado de São Paulo há 7 anos e tenho muitas saudades de ter contato com aquelas matas e águas da minha cidade.
Gostei muito do vídeo e da sua forma de ver a história do livro colocando na sua realidade você é uma pessoa de coração muito bom
Terminei agora o livro! Estou arrasado! Chorei demais! Não recomendo kkkkkk… Que livro incrível! Todo mundo deveria ler! 😢
Obgda pela resenha li o livro antes de assiti a resenha mas so li pq vc recomendou, também fiquei com esse sentimento de melancolia e me senti apegada aos personagens, foi uma leitura muito boa e q não foi se arrastando mas confesso q eu queria termina logo pra sabe o q iria acontecer😅💗
Linda história. Meu livro favorito. Gostei de sua análise.
Como é gostoso ouvir você falar de livros! Com certeza vou querer lê-lo o mais rápido possível!
Isa querida, sua resenha ajuda muito a entender melhor o significado do livro.
Obrigada por mais uma indicação. Beijo grande.
Que resenha belíssima! Tanto pelo conteúdo quanto pelo formato do vídeo. Encantada! Fico pensando que se a questão da natureza já tá ruim pra gente, quem dirá para os nossos filhos e netos.
Eu acho que ele também pescou pelos outros, porque em alguns momentos ele pensava quantas famílias seriam alimentadas pelo peixe, outras passagens dão a entender, pra mim, que não era puramente ele e o peixe. E o final, aqueles turistas totalmente alheios as aventuras de Santiago, pra alguns não chega a ficar nem o feito. De cortar o coração, porque se não era esse o intuito do Santiago ao se lançar ao mar, acho que pode acabar sendo o do leitor, que depois de ter acompanhado a história, torce pra que o fato fique conhecido, que Santiago seja respeitado pelos outros... Sei lá, tô elocubrando já... De qualquer forma, que vídeo! Que vídeo! E aliás, não conhecia a música. Muito bonita!
Isa, fui ler o livro após sua dica dos 14 livros para ler em um dia, e me surpreendi com essa história. É para se refletir o papel do ser humano no ambiente e como podemos fazer mais parte do nosso meio e menos destruí-lo. Obrigada pela dica!
Meus parabéns de verdade, seu canal é maravilho você fala simplesmente maravilhosamente bem. adorei a dica do livro.
Já li este livro a muito tempo, realmente é ótimo, mas a esta resenha me despertou vontade de reler novamente. Vale muito! Parabéns pela colocação! Bjs
Acabei de terminar a ler O velho e o mar e vim ver uma resenha sobre o mesmo.
Impressiona como além de linda você possui uma inteligência ímpar...virei fã moça.
Parabéns e muito sucesso!
Esse livro é maravilhoso. Lembra bastante a minha infância, foi um dos primeiros que eu li.
Melhor início de vídeo. E que relação bacana que você fez entre duas obras a principio distintas.