Glória A D-US, tenho buscado uma explicação que me ajudasse a compreender sobre todas estas ferramentas, tendo muita dificuldade até então, no entanto, esta exposição Teologicamente Bíblica, me ajudou 100%. Agora é mastigar muitas vezes até que eu possa digerir para que faça parte de "meu organismo". D-US Seja louvado pela sua vida, Mauro e todos os responsáveis por este canal, obrigado!!
A teologia bíblica de acordo com as Escrituras é a mais coerente, honesta e fiel do que qualquer outra teologia que o homem já inventou no decorrer de sua história.
Muito boa a explicação! ótima! parabéns! Hoje estou no 2° período da faculdade teológica! parabéns ai a vocês! estou também no inicio da formação do meu canal! e estou buscando modelos de canal para profissionalizar o meu!!
Gostei..tbm concordo, entender texto biblico.ainda tem evangélicos seguindo seus próprios desejos e não cumprindo no que está escriro..mas, isso tbm está escrito..( seguir seus próprios desjos) e ainda acha que a teoria não conseguiria mudar a cabeça do ser humano..que bom seria se todos seguisem corretamente...# SOMOS FALHOS?
Que bom para mim poder me intrometer nessa conversa. Transitando pela Igreja Presbi-teriana, de recebi muitas orientações sobre direção (instrução) doutrinário teológica. Já tive a época de querer ser Pastor, mas se tivesse acontecido, eu seria, como dizia alguém, eu seria um "porqueira" . E tal pessoa tinha razão, pois os valores espirituais, simplesmente não existiam e junto com outras barreiras eu não glorificaria a D'us, defini-tivamente. Atualmente, muito apegado ao aprendizado dos temas bíblicos, tão em voga, atualmente, sei que a pessoa deve estar pelo menos razoavelmente preparada. Como meu status de aprendizado está ficando precário, decidi somar ao meu conhecimento sobre as Doutrinas que explicam o exercício da Fé, mesmo sem me incluir nem entre cristãos. O primeiro vídeo já deu seu recado, bem dado, devo dizer.
Eu achei a EXPLICAÇÃO muito "TÉCNICA". Tanto que o entrevistador deve estar pensando que o entrevistado esta falando de alguma receita de pão chinês. Nem consegui ver até o final.
@@stevencliff7351 essa afirmação quer dizer se você estudar com seu próprio entendimento você vai entender errado oque a palavra de Deus que nos dizer e aí por ser uma letra se o Espírito Santo não te revelar o verdadeiro sentindo ela vai te mata no seu próprio entendimento. Por isso precisamos do Espírito Santo de Deus que vai nós revelar o real sentindo da palavra porque o Espírito Santo vai vivifica revelar oque está te mantando, para agente entender a mensagem da bíblia não precisamos de teologia não, mas sim do Espírito Santo de Deus
Na verdade, a expressão "a letra mata, mas o Espírito vivifica", quando lemos os versículos que vem antes e os que vem depois, vemos que está sendo feito um contraste entre duas "alianças", uma velha e uma nova. Seria o Velho e Novo Testamentos. "Teologia" tem a ver com o conhecimento que temos de Deus. Cada ser humano pensa algo sobre Deus. Quando pensamos pouco ou pensamos de modo errado, quer dizer que nossa teologia é ruim. Quando pensamos bastante e de modo correto, nossa teologia é boa.
@@natan-n4k irmão o único que pode nós revelar a palavra de maneira correta é espírito santo de Deus, o homem não tem capacidade de compreender as coisas do céu sem ajudá do Espírito Santo
@@Evangelistas_Salatiel_e_Kauany , meu amado se refere a lei dada por Deus a Moisés e seu uso para se salvar por ela o Espírito santo faz ao contrário ele ilumina o conhecimento a cerca da vontade divina e aplica sua lei santa por causa da obra redentora de Jesus que trás vida eterna para nós pecadores alcançados pela graça que o Senhor continue te abençoando meu irmão
Se é tudo isso. Porque dizer que àqueles que tem sua teologia bem concretizada, a maior parte da cristandade os chama de hereges. Discordar com argumentos serios e provados é heresia?
Jesus é o centro de toda teologia, leia os fatos de Jesus e a graça e esses termos não serão nada os homens interpretam a Bíblia de todas as formas e ninguém se entende, Jesus foi simples e simples será o seu entendimento.
Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu. Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm ALGUMAS COISAS DIFÍCEIS DE ENTENDER, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles. 2 Pedro 3:15,16 Deve haver certo esmero em algumas coisas... apesar do evangelho ser algo simples.
Desculpa a todos os irmãos , mas eu penso um pouco diferente de vocês o único que me ensina é jesus, já debatir com teólogo, mas seus pensamentos são estranhos não sei confusos, parecem mais cientistas que tentam explicar o universo etc sei lá falam muito, nem tanto por falar que se vai ouvir . É minha opinião
teologia bíblica é ?? essa boa conhecimento humano quem dar esse conhecimento é Deus e não ser humano tudo bem e em estudar a bíblia mais ela não pode ser relativa ela tem que ser absoluta os apóstolos nem Bíblia tinha Pedro era analfabeto e o que ele fez? ele esqueceu de mensiona Enoque? não é mesmo ! falam que amam a Deus Jesus Cristo mais porém eles dão ouvido a homens e não a Deus essa boa. Atos dos Apóstolos 20: 29. Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão o rebanho, 30. e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si. Paulo estava certíssimo 2 Pedro 2: 1. Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2. E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; 3. também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita. 4. Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo; 1 João 2: 26. Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar. 27. E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei.
Igor Matheus 1 Coríntios 3: 18. Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. 19. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; 20. e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs. 21. Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; 22. seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso, 23. e vós de Cristo, e Cristo de Deus. quem disse ? que precisamos de homens pra entendermos a Deus a Jesus Cristo é o homem mais do que Deus? que precisamos é do espírito santo e nada mais ele por se só é absoluto ai você vai acreditar em algo que homens estão traduzindo o que eles acharem eu você concorda com eles ai você diz que acredita em Deus mais crê em homens essa boa cada um
franck sousa Ao contrário do que muita gente pensa, dificilmente existiria um analfabeto entre os judeus daquela época, pois nas sinagogas existiam também escolas, onde os jovens eram instruídos no ensino da Torá. Aos 13 anos de idade, os meninos já estavam aptos a fazer o rito de iniciação, chamado Bar Mitzvah. Durante esse rito, o menino lia e interpretava uma passagem das Escrituras diante da comunidade. Todo leitor assíduo da Bíblia sabe que Pedro era um homem humilde. Mas nem por isso podemos dizer que ele era analfabeto. Pedro se identifica como o autor de dois livros do Novo Testamento (1Pedro e 2Pedro). O primeiro livro foi escrito com a ajuda de um escriba chamado Silvano (1Pedro 5:12), mas o segundo livro parece ter sido escrito de próprio punho, onde Pedro empregou seu próprio grego galileu singelo Os judeus do primeiro século eram um povo inteligente, com forte senso de apreciação da cultura. […] Na época do Novo Testamento, muitas famílias possuíam exemplares do Torá, e os pais ensinavam regularmente a seus filhos.[…] A maioria do povo sabia ler não apenas em sua língua nativa, mas também em grego e latim. […] Nos dias de Cristo, a escola já era coisa comum, e o povo não era apenas alfabetizado, mas realizava estudos avançados em filosofia, línguas, matemática e outras disciplinas. […] Para avaliação da aprendizagem, os alunos tinham que recitar longas passagens das Escrituras com perfeição. É por isso que tanto Jesus quanto outros conheciam tão bem as Escrituras. […] Embora as Escrituras fossem a base da educação de um israelita, não era absolutamente a única disciplina. Eles estudavam também literatura, escrita, música, matemática, engenharia, direito.”
Ricardo Luiz Atos dos Apóstolos 4: 13. Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus. 14. E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. 15. Todavia, mandando-os sair do sinédrio, conferenciaram entre si, 16. dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar. iletrados e indoutos ? você não entendeu as crianças estudavam a Torá sim na época mais com que base absoluta você prova que Pedro estudou como todas as crianças da época ?? não estou dizendo que ele sempre foi analfabeto entenda depois do batismo com espírito santo o que aconteceu com Pedro foi isso que eu me refere no texto acima Deus da o conhecimento desde que vá ter um propósito. E a resposta pra isso está aí no atos 4 . Pra fala pregar de Jesus precisamos de Deus se não não adianta porque não temos certeza absoluta sem o espírito santo pra nos confirma por isso não adianta esse estudo todo sobre a Bíblia um estudo superficial lembre-se Jesus só foi pregar depois que recebeu o espírito santo então essas teologia ai nada serve só se for pro ser humano nada mais
Você tem que entender Franck que Pedro juntamente cm os outros 11 Apóstolos passaram mais de 3 anos cm Cristo Jesus, e é obvio q durante esse tempo os discipulos de Cristo aprederam muito cm o Senhor, temos poucas das muitas palavras de Cristo q foram ensinadas, seria impossível permanecer do mesmo modo estando ao lado do verbo q se fez carne. Nós temos q lembrar q Pedro juntamente cm os outros Apóstolos ja haviam pregado, muito antes do dia de petencostes, mas ele como os outros não havia sido revestidos do Espirito Santo. No proprio versículo 13 de atos cap 4, os lideres religiosos reconheceram que Pedro estava cm Cristo, Pedro já tinha certos conhecimentos que lhe foi dado por Cristo, mas ainda faltava o poder, que veio no dia de petencoste.
Um dos maiores intelectuais do nosso tempo. Grande doutor Mauro.
Glória a Deus
Bom de mais aprender com os que tem alguma coisa pra ensinar
😃
Glória A D-US, tenho buscado uma explicação que me ajudasse a compreender sobre todas estas ferramentas, tendo muita dificuldade até então, no entanto, esta exposição Teologicamente Bíblica, me ajudou 100%. Agora é mastigar muitas vezes até que eu possa digerir para que faça parte de "meu organismo". D-US Seja louvado pela sua vida, Mauro e todos os responsáveis por este canal, obrigado!!
A teologia bíblica de acordo com as Escrituras é a mais coerente, honesta e fiel do que qualquer outra teologia que o homem já inventou no decorrer de sua história.
Muito boa a explicação! ótima! parabéns! Hoje estou no 2° período da faculdade teológica! parabéns ai a vocês! estou também no inicio da formação do meu canal! e estou buscando modelos de canal para profissionalizar o meu!!
Uma explicação bem acadêmica mais com uma linguagem comum! nota 10!!
Não compreendi o nome do autor da frase: Teologia Bíblica é o braço da Teologia exegética que lida com o processo da auto revelação de Deus.
Geerhardus Vos
a cara do reporter q e legal.
parece q nao entendeu nada, do começo ao fim.
Kkkkkkkkkkkkkk
Está parecendo mesmo!
Kkkkkkkk
Teologia é um ótimo estudo
As pessoas estudam teologia para pregar e não para salvar.
Para mim a Teologia bíblica é uma exegese simplificada.
Eu quero aprender teologias da bíblia
qual obra inicio pois não tenho tempo esse ano ?
quais sequenciais tbm
Se o repórter não entendeu nada...muoto menos eu.afff
Gostei..tbm concordo, entender texto biblico.ainda tem evangélicos seguindo seus próprios desejos e não cumprindo no que está escriro..mas, isso tbm está escrito..( seguir seus próprios desjos) e ainda acha que a teoria não conseguiria mudar a cabeça do ser humano..que bom seria se todos seguisem corretamente...# SOMOS FALHOS?
Que bom para mim poder me intrometer nessa conversa. Transitando pela Igreja Presbi-teriana, de recebi muitas orientações sobre direção (instrução) doutrinário teológica. Já tive a época de querer ser Pastor, mas se tivesse acontecido, eu seria, como dizia alguém, eu seria um "porqueira" . E tal pessoa tinha razão, pois os valores espirituais, simplesmente não existiam e junto com outras barreiras eu não glorificaria a D'us, defini-tivamente. Atualmente, muito apegado ao aprendizado dos temas bíblicos, tão em voga, atualmente, sei que a pessoa deve estar pelo menos razoavelmente preparada. Como meu status de aprendizado está ficando precário, decidi somar ao meu conhecimento sobre as Doutrinas que explicam o exercício da Fé, mesmo sem me incluir nem entre cristãos. O primeiro vídeo já deu seu recado, bem dado, devo dizer.
Daniel Paes Cavalcante .
Like
Eu achei a EXPLICAÇÃO muito "TÉCNICA". Tanto que o entrevistador deve estar pensando que o entrevistado esta falando de alguma receita de pão chinês. Nem consegui ver até o final.
A letra mata e o Espírito vivifica. 2 Coríntios 3.
Abrem os olhos irmãos
O que significa essa afirmação?
@@stevencliff7351 essa afirmação quer dizer se você estudar com seu próprio entendimento você vai entender errado oque a palavra de Deus que nos dizer e aí por ser uma letra se o Espírito Santo não te revelar o verdadeiro sentindo ela vai te mata no seu próprio entendimento. Por isso precisamos do Espírito Santo de Deus que vai nós revelar o real sentindo da palavra porque o Espírito Santo vai vivifica revelar oque está te mantando, para agente entender a mensagem da bíblia não precisamos de teologia não, mas sim do Espírito Santo de Deus
Na verdade, a expressão "a letra mata, mas o Espírito vivifica", quando lemos os versículos que vem antes e os que vem depois, vemos que está sendo feito um contraste entre duas "alianças", uma velha e uma nova. Seria o Velho e Novo Testamentos.
"Teologia" tem a ver com o conhecimento que temos de Deus. Cada ser humano pensa algo sobre Deus. Quando pensamos pouco ou pensamos de modo errado, quer dizer que nossa teologia é ruim.
Quando pensamos bastante e de modo correto, nossa teologia é boa.
@@natan-n4k irmão o único que pode nós revelar a palavra de maneira correta é espírito santo de Deus, o homem não tem capacidade de compreender as coisas do céu sem ajudá do Espírito Santo
@@Evangelistas_Salatiel_e_Kauany , meu amado se refere a lei dada por Deus a Moisés e seu uso para se salvar por ela o Espírito santo faz ao contrário ele ilumina o conhecimento a cerca da vontade divina e aplica sua lei santa por causa da obra redentora de Jesus que trás vida eterna para nós pecadores alcançados pela graça que o Senhor continue te abençoando meu irmão
Se é tudo isso.
Porque dizer que àqueles que tem sua teologia bem concretizada, a maior parte da cristandade os chama de hereges.
Discordar com argumentos serios e provados é heresia?
Jesus é o centro de toda teologia, leia os fatos de Jesus e a graça e esses termos não serão nada os homens interpretam a Bíblia de todas as formas e ninguém se entende, Jesus foi simples e simples será o seu entendimento.
Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu.
Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm ALGUMAS COISAS DIFÍCEIS DE ENTENDER, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
2 Pedro 3:15,16
Deve haver certo esmero em algumas coisas... apesar do evangelho ser algo simples.
Mauro é um nome Bíblico. .?
Acredito que não
Não foi João que foi arrebatado aos céus?? Disse Paulo ...
Paulo. 2 Co 12
Teologia é de fácil entendimento
Desculpa a todos os irmãos , mas eu penso um pouco diferente de vocês o único que me ensina é jesus, já debatir com teólogo, mas seus pensamentos são estranhos não sei confusos, parecem mais cientistas que tentam explicar o universo etc sei lá falam muito, nem tanto por falar que se vai ouvir . É minha opinião
teologia bíblica é ?? essa boa conhecimento humano quem dar esse conhecimento é Deus e não ser humano tudo bem e em estudar a bíblia mais ela não pode ser relativa ela tem que ser absoluta os apóstolos nem Bíblia tinha Pedro era analfabeto e o que ele fez? ele esqueceu de mensiona Enoque? não é mesmo ! falam que amam a Deus Jesus Cristo mais porém eles dão ouvido a homens e não a Deus essa boa.
Atos dos Apóstolos 20: 29. Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão o rebanho, 30. e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si.
Paulo estava certíssimo
2 Pedro 2: 1. Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2. E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; 3. também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita. 4. Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;
1 João 2: 26. Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar. 27. E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei.
Igor Matheus 1 Coríntios 3: 18. Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. 19. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; 20. e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs. 21. Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; 22. seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso, 23. e vós de Cristo, e Cristo de Deus.
quem disse ? que precisamos de homens pra entendermos a Deus a Jesus Cristo é o homem mais do que Deus? que precisamos é do espírito santo e nada mais ele por se só é absoluto ai você vai acreditar em algo que homens estão traduzindo o que eles acharem eu você concorda com eles ai você diz que acredita em Deus mais crê em homens essa boa cada um
franck sousa Ao contrário do que muita gente pensa, dificilmente existiria um analfabeto entre os judeus daquela época, pois nas sinagogas existiam também escolas, onde os jovens eram instruídos no ensino da Torá. Aos 13 anos de idade, os meninos já estavam aptos a fazer o rito de iniciação, chamado Bar Mitzvah. Durante esse rito, o menino lia e interpretava uma passagem das Escrituras diante da comunidade.
Todo leitor assíduo da Bíblia sabe que Pedro era um homem humilde. Mas nem por isso podemos dizer que ele era analfabeto. Pedro se identifica como o autor de dois livros do Novo Testamento (1Pedro e 2Pedro). O primeiro livro foi escrito com a ajuda de um escriba chamado Silvano (1Pedro 5:12), mas o segundo livro parece ter sido escrito de próprio punho, onde Pedro empregou seu próprio grego galileu singelo
Os judeus do primeiro século eram um povo inteligente, com forte senso de apreciação da cultura. […] Na época do Novo Testamento, muitas famílias possuíam exemplares do Torá, e os pais ensinavam regularmente a seus filhos.[…] A maioria do povo sabia ler não apenas em sua língua nativa, mas também em grego e latim. […] Nos dias de Cristo, a escola já era coisa comum, e o povo não era apenas alfabetizado, mas realizava estudos avançados em filosofia, línguas, matemática e outras disciplinas. […] Para avaliação da aprendizagem, os alunos tinham que recitar longas passagens das Escrituras com perfeição. É por isso que tanto Jesus quanto outros conheciam tão bem as Escrituras. […] Embora as Escrituras fossem a base da educação de um israelita, não era absolutamente a única disciplina. Eles estudavam também literatura, escrita, música, matemática, engenharia, direito.”
Ricardo Luiz
Atos dos Apóstolos 4: 13. Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus. 14. E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. 15. Todavia, mandando-os sair do sinédrio, conferenciaram entre si, 16. dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar.
iletrados e indoutos ?
você não entendeu as crianças estudavam a Torá sim na época mais com que base absoluta você prova que Pedro estudou como todas as crianças da época ?? não estou dizendo que ele sempre foi analfabeto entenda depois do batismo com espírito santo o que aconteceu com Pedro foi isso que eu me refere no texto acima Deus da o conhecimento desde que vá ter um propósito.
E a resposta pra isso está aí no atos 4 .
Pra fala pregar de Jesus precisamos de Deus se não não adianta porque não temos certeza absoluta sem o espírito santo pra nos confirma por isso não adianta esse estudo todo sobre a Bíblia um estudo superficial lembre-se Jesus só foi pregar depois que recebeu o espírito santo então essas teologia ai nada serve só se for pro ser humano nada mais
Você tem que entender Franck que Pedro juntamente cm os outros 11 Apóstolos passaram mais de 3 anos cm Cristo Jesus, e é obvio q durante esse tempo os discipulos de Cristo aprederam muito cm o Senhor, temos poucas das muitas palavras de Cristo q foram ensinadas, seria impossível permanecer do mesmo modo estando ao lado do verbo q se fez carne.
Nós temos q lembrar q Pedro juntamente cm os outros Apóstolos ja haviam pregado, muito antes do dia de petencostes, mas ele como os outros não havia sido revestidos do Espirito Santo.
No proprio versículo 13 de atos cap 4, os lideres religiosos reconheceram que Pedro estava cm Cristo, Pedro já tinha certos conhecimentos que lhe foi dado por Cristo, mas ainda faltava o poder, que veio no dia de petencoste.
Quanto embrólio😅