Essa mulher,sim,tinha que ser aplaudida em restaurante,esperada em porta de hotel e tratada como ídolo do rock!Isso é que tem que ser ultra valorizado! Parabéns,Lilian!!!!
O monopólio dos "lugares de fala" é uma imposição autoritária do extremismo de esquerda. Infelizmente, muitas pautas importantes da esquerda perdem espaço e são até mesmo vistas com antipatia pela sociedade por causa do radicalismo de alguns grupos. É fácil criticar a extrema direita, por esta já ser associada ao ódio e à intolerância, mas, ao se ponderar os excessos dos radicais de esquerda, se é alçado automática e indiscutivelmente à posição de conservador que merece morrer. Uma das coisas que a esquerda não precisa nesse momento de resgate de suas pautas perante a sociedade é dar visibilidade a seus radicais, como certas figuras que andam pregando uma versão utópica do socialismo e negando que o Comunismo foi um regime totalitário e repressor; qualquer pessoa que discorda da figura é "ciumento", a seu ver.
3 года назад
Lugar de fala; racismo; Lilia Schwarcz e Beyoncé. ruclips.net/video/mB5lxbXlyjA/видео.html
@@silviacorrea7644 O conceito de comunismo como movimento totalitarista foi construído por Hannah Arendt e alimentado pela narrativa liberal que fecha os olhos para as atrocidades das chamadas democracias capitalistas. Estás comprando os argumentos dos vencedores da guerra fria.
@@danielpensante Entretanto os conceitos acadêmicos na ciência política que envolvem ditadura, censuras de direitos civis e políticos e restrições individuais, configuram o socialismo como regimes ditatoriais, o que não isenta Pinochet, ditadura de 64 outros regimes no capitalismo, porque o que se discute é a ditadura, não importando se é socialismo ou não.
Né? Maria Rita Kehl é igual, veja está naravilho palestra ruclips.net/video/b_K5BEdxCAc/видео.html De qualquer forma fumar maconha não contribui para este sucesso de memória 😅
*FALTA DE CULTURA GERAL DÁ NISSO ENQUANTO OS MAIORES JORNALISTAS EXTRANGEIROS FALAM A VERDADE, ESSES PSEUDO INTELECTUAIS DENIGREM NOSSO PAÍS, LAMENTÁVEL .*
Tenho que comentar mais uma vez... Que mulher sensacional! Quanta cultura e conhecimento! Acredito que ela "palestraria" mais umas duas horas nesse mesmo nível... Uau!
Os brasileiros precisam urgentemente estudar a história do Brasil. Obrigada profa. pela sua colaboração e elucidação da história, principalmente a racial.
Na verdade Temos revisar todos os livros de historia desde o ensino fundamental......nossas criancas estao sendo enganadas...alias nos altos dos.meus 40 anos fui enganado.....
Sim...história real....Não ashistorias contadas conforme reengenharia gramsciana.E preciso queimar as produções dos últimos 40 anos e se produzir material histórico baseado na integralidade dos fatos...reais.
Comece estudando António Gramsci...pesquisar termos como fabianismo, reengenharia cultural, estratégia das Tesouras, idiota útil e intelectual orgânico...e assim.conhecendo história terá que tomar antiacido para escutar 15 minutos das marcas ditas por karnais e mílias da vida.Desesperador ...realmente e preciso estudar história...a REAL.
A minha pergunta continuar é o Sergo Mora não sabia em quer terreno estava pisando,com uma família a ,28 ,anos na política e num estado tão depenado quanto o Rio de Janeiro ....... não precisa ser invertigado para saber que uma família de meliciano .....na minha região tem um ditado popular ,diga com quem andas que te digo quem és......
@ Menino, cada autor que ela cita falando "um importante historiador ..." eu fico CARA eu quero ler isso. Pior que comprei um Kindle recentemente e a questão sustentável é muito sedutora PORÉM eu preciso passar uns marca texto neon nas minhas leituras sabe, enfim, muitas questões. haha. Não mas falando sério, eu espero que a gente saia dessa pandemia com mais interesses e vontade de aprender, né.
No Brasil qualquer papagaio vermelho é tido como intelectual, pois o povo carece de referência para comparar entre o que presta e o que não. Editoras enviesadas golpistas deixaram o povo aniquilado dando só palha marxista e lixo bem apresentado pro povo alimentar o intelecto.
@@fabioniemeyer9055 se você soubesse o que é a luta da classe trabalhadora, saberia que é impossível desvinculá-la da luta identitária. Ou não existe racismo, misoginia e homofobia nas relações de trabalho???
Sobre ANACRONISMO, o tema: O que é História? e a influência do PRESENTE - o trecho entre 1:03:53 e 1:05:34 deveria SER TRANSCRITO literalmente, completamente; a professora DÁ UMA AULA sobre estes três temas TÃO IMPORTANTES e TÃO determinantes sobre o PAPEL DO HISTORIADOR. Obrigado Professora Lilia Schwarcz @LiliSchwarcz
Lília me convidou para uma exposição no MASP, em 2017, por um e-mail que mandei, sem nem me conhecer. Aquela exposição mudou minha vida. Desde então passei a acompanhar essa professora. É uma das poucas pessoas que SEMPRE conversa com seus inscritos nas redes sociais. E, apesar de cometer um erro a respeito de uma crítica infeliz de um filme da Beyoncé, foi capaz de assumir o erro e pedir perdão publicamente. Falou galera;)
Completamente de acordo e, ainda por cima, escancarou o quanto a Folha edita as notas escritas por especialistas convidados a fazê-lo. Corajosa demais.
Bom é pesquisar como o Brasil está melhorando, rodovias, ferrovias, água para nordeste, saneamento básico e tudo isso com uma pandemia para atrapalhar! Mas é claro que ela faz tudo sozinha lê, escreve, e ainda tem dificuldade de raciocínio né não?
Fiquei hipnotizado com essa excepcional entrevista da professora Liliam Schwarcz.. É muita clareza de ideias e entendimento da realidade social brasileira.
3 года назад
Lugar de fala; racismo; Lilia Schwarcz e Beyoncé. ruclips.net/video/mB5lxbXlyjA/видео.html
Eu já gostava de Lilian desde a minha graduação, há vários anos, mas depois dessa entrevista, sou fã e admiradora do caráter maravilhoso que ela demonstrou. Parabéns professora, por mais pessoas assim no mundo, principalmente no mundo acadêmico e de prestígio. Estou encantada.
Está aí a mais forte prova dos benefícios e progressos que a pesquisa, o estudo com afinco é capaz de trazer para um país. À professora Lília todo o meu respeito.
Muito obrigado por existir professora.....um espetaculo.......Hoje sou guarda municipal,professor de Historia e GEOGRAFIA......sou ex usuario de Drogas....E a Educacao me salvou,suas palavras,seus livros foram o meu REVIRAVOLTA na vida,muito obrigado .
Ótimo! A Lilia Schwarcz, junto com uma série de outros acadêmicos, estão fazendo um trabalho importantíssimo de reaproximação das universidades com o debate público.
Eu discordo bastante, na exposição da Lília ela apenas destrinchou uma narrativa histórica como pretensamente sendo uma verdade absoluta, imputando rótulo de reacionário aos que possuem pensamento distinto. Como exemplo claro temos, por mais que Bolsonaro me pareça um acéfalo inepto, uma narrativa de que o governo estaria corroendo as instituições e o regime democrático; isso não ocorre. Esse tipo de exposição com tom presunçoso apenas remete à homogeneização das ideias, e isso é o oposto do debate público.
@@guilhermealtenfeldergarcia8304 o presidente não está conseguindo corroer, mas que está a todo tempo tentando, está. É claro isso, diariamente ele tenta.
@@clementinoneto8283 não vejo desta maneira; que pese o fato de não estarmos dentro da cabeça do PR (o que me parece um grande vazio intelectual) para saber o âmago de suas intenções, toda ação minimamente conflituosa sofreu reação rápida dos outros poderes ou órgãos fiscalizadores, sem qualquer retaliação oficial do executivo, fora de suas prerrogativas. Por mais que aja, em muitos momentos, com falta de decoro, nenhuma instituição democrática sofreu qualquer agressão ou prejuízo, muito pelo contrário, talvez seja o governo onde o judiciário agiu de maneira mais ativa (infeliz ativismo judiciário por sinal), e o legislativo continua agindo exatamente da mesma maneira. Isso é apenas narrativa romântica de uma vertente que faz oposição sistemática, e me parece tão desequilibrada e afastada da realidade quanto os medíocres bolsonaristas.
@@guilhermealtenfeldergarcia8304 ela está mais a par, porque frequenta um meio que pode lhe permitir uma visão mais acurada da situação. Quando ele desmonta órgãos fiscalizadores, quando ele exonera técnicos só porque não concordam com ele, quando coloca pessoas ineptas no ministério da educação, por exemplo, do que você chamaria isso? Quando ele, a todo instante, ameaça fechar o STF ou derrubar o congresso nacional. do que você chamaria isso? Claro que algumas atitudes tresloucadas e autoritárias foram freadas, mas...
Lilian, Grande pensadora brasileira!!... gratidão por compartilhar conosco todo seu conhecimento e nos ajudar a encontrar o caminho para verdadeira independência soberana do Braisl real. Parabéns!!
Estava respondendo a um garoto q estava defendendo o "presidente". Acho q ele não havia lido corretamente, ou não assistiu a entrevista. Agora ele deletou o comentário, aqui e em outros posts
E o Futuro estará repleto do Presente... E do Passado também... Mas no Passado não foi assim? É possível um Futuro diferente? Essa mulher daria uma boa letrista para o Legião Urbana...
A professora Lilia encanta de uma forma ímpar, não há como não se banquetear com tanto conhecimento e sabedoria. Podemos ouvir horas e horas sua fala....e sempre ficará um gosto de quero mais.
A propósito a professora é o antônimo da Dilma Roussef a qual não consegue concatenar palavras para formar uma oração coerente e lógica. Esta é a melhorar comparação possível!
Como é amável a Lili! ❤ Teoricidade, engajamento, afetividade, com toda feminilidade! Posso ver mil vezes q vou aprender mais mil outras praticidades! Amo! ❤
Temos que ter mais e mais entrevistas como essa, que pensa e repensa o Brasil e a sua gente. Parabéns Roda Viva, parabéns professora, um orgulho tê-la na nossa sociedade.
Maravilhosa!!! Lilia Schwarcz é uma das intelectuais mais inteligentes do Brasil, com um trabalho sério e de muita qualidade. Amo os livros que ela escreve, são extremamente ricos e repletos de aprendizado. O canal dela aqui no RUclips merece milhões de inscritos. Os brasileiros precisam valorizar mais pessoas como ela.
Realmente! Ela é um repositório de críticas. Mas apontar problemas qualquer um faz, agora apontar soluções são poucos. Lilian, repositório de críticas e um deserto de soluções.
@@fernandoalmeidadeoliveira7900 as soluções são bem simples, é uma questão de interpretação de texto mesmo, ou seja esquecer essa crença de que político é pai.
@@joaonetoaguetoni4897 Eu concordo. Mas agora criticar só por criticar isso qq um faz. Esse é ponto. Todo mundo crítica, mas as soluções ninguém mostra. Eu acho que quando apontamos um problema seja ele no governo ou até mesmo em outra área, exige que ao menos tenhamos uma solução para aquilo que estamos criticando. Mas enfim.... Pelo visto isso nunca vai mudar no BR. Vai entrar governo e sair governo, e os críticos sem soluções continuarão existindo.
@@fernandoalmeidadeoliveira7900 solução para autoritarismo é democracia, inclusão social e distribuição de renda. Todo mundo que critica os autoritários como os Bolsonaros traz soluções, vc que não presta atenção nelas.
Brilhantes análises sobre o passado histórico e político do nosso país, do atual governo , com tamanha clareza e conhecimento! Parabéns, professora! Virei sua fã!
A Professora, antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz é excepcional, muito inteligente, maravilhosa... Muito obrigada por esta entrevista e por partilhar conosco seus saberes. Gratidão! Em 2022, ele não.
Adorei a entrevista do inicio ao fim, sério. Sem falar dessa caricatura perfeita de intelectual encarnada pela Lilia com caneta na mão e caderninho no colo. Ela é surreal de boa nas suas análises.
Sou mestranda em Antropologia/Arqueologia pela Universidade Federal do Pará e estou estudando os trabalhos da Professora Lilian Schwarcz, agradeço ao Roda Viva por abrir esse espaço de discussão e reflexão. Muito obrigada!
Que presente escutar Lilia. Há 20 anos lí artigos dela,buscando fugir de um tecnicismo reinante em minha profissão. Hoje, como psicóloga, tenho uma visão política sobre a formação das subjetividades, partindo de leituras de alguns teóricos psicologos/as, mas também de historiadores/as e sociologos/as.
Peguei a entrevista ao vivo, pela metade... Agora sim... Hora de rever desde o início... Grande Historiadora Lilia Schwarcz...
4 года назад+2
.Gente, o governo federal quer acabar com a estabilidade do servidor público para tornar mais fácil a promoção de rachadinhas, a perseguição de bons servidores e a volta do coronelismo no país! Vamos dizer não a essa loucura! #EstabilidadeSIM! #Nãoareformaadm #PECdaRachadinhaNÃO!
Historiadora fraca e seletiva, em todos os países se comemoram a independência enquanto país. Os EUA ficaram independentes da Inglaterra, bem como outros países, e nem por isso incluíram negros, tanto que só acabaram com a segregação racial em 1965, portanto 77 anos depois da Abolição feita no Brasil. Essa visão pessimista e anacrônica da nossa própria história é extremamente prejudicial ao desenvolvimento enquanto povo. A independência não é a subida aos céus, e sim um passo rumo ao desenvolvimento, algo que vem sendo construído. Outra viralatice da escritora é querer obrigar que o Brasil seguisse os outros países da América Latina, tornando-se uma republiqueta de banana, como aliás ainda hoje são a maioria das republiquetas latinas. O Brasil não precisa se espelhar e sim construir o próprio caminho. República nunca foi sinônimo de liberdade, aliás, a primeira república nasceu escravocrata na Grécia. No mais, a nossa república nasceu justamente contra a Abolição e contra as medidas inclusivas que a Princesa Isabel possuía em termos de colônias agrícolas e fabris, bem como a doação de terras, algo que foi empatado pela máfia golpista e republicana de 1889. O Brasil não precisa se espelhar em Paraguai e Argentina, que bom que não fomos Bolívar, pois somos nós, criamos nosso próprio caminho, temos nossos próprios cérebros. Escravidão, pobreza, desigualdade, claro que isso é ruim, atrapalha qualquer povo, agora não imitar outros povos não atrapalha ninguém, só mostra que somos nós. Ouvindo essa mulher, tem-se a sensação que o Brasil parou no tempo, quando não é verdade, ela sempre vê o poder como inimigo, além disso é parcial ao falar da Princesa Isabel, omite as lutas que a Família Imperial fez de forma paulatina para extinguir a escravidão, como aliás vários países fizeram e nem por isso precisaram imitar países latinos e nem imitarem o regime e o sistema dos ianques. Enfim, essa suposta historiadora sempre tenta colocar o Brasil na lama da lama, mentindo inclusive, ao dizer que o Brasil foi o último país do mundo a acabar a escravidão, quando é mentira, pois a Mauritânia aboliu a escravidão apenas na década de 1980, SEM FALAR dos EUA, que teve segregação racial até 1965, pasme. Ninguém critica ou tenta mudar o regime político presidencial de lá por isso, então é hipocrisia e seletivo tentar taxar a continuidade do nosso Império independente como responsável pela escravidão, quando na verdade quem fez a Abolição foi o Império. Os republicanos safados andavam nas ruas com bandeiras dizendo: ABAIXO A MONARQUIA ABOLICIONISTA. Enfim, seletividade e pessimismo e anacronismo em história é a mesma situação de corrupção em contratos de compra e venda. Melhore, Lilia Schwarcz.
Professora Lilia, lúcida, precisa, distribui conhecimento de forma coesa e gentil, uma análise de nosso momento com muita informação e pontos de vistas e um convite a reflexão. Obrigado professora, que bom que a senhora pensa o Brasil com perspectivas de melhora, depende de todos nós.
Nossa, conhecia a Lilian apenas de nome, mas o que ela fez aí no centro da roda Viva, foi uma verdadeira aula e tocou nas feridas abertas e cicatrizadas da sociedade brasileira 👏👏👏👏
Muito conhecimento! Li Brasil uma biografia e gostei bastante da escrita e da proposta do livro. Quero ler um dia a biografia do Lima Barreto. Em suma, Lilian é uma das grandes intelectuais do país atualmente!
Parabéns pelo trabalho Lília Schwarcz. Você inspira e anima com seu conhecimento... Que mais pessoas tenham a coragem de aderir na luta por justiça social, inclusive muitas que trabalham nos meios de comunicação. A honestidade intelectual se faz necessária e urgente...
Lilia Schwarcz, você foi fantástica!!! Simples, objetiva, concisa. Reconhecer erros e acertos, como fazendo parte do processo natural de se viver... Mulher... reconhecer a sua força para contribuir com a luta antiracista, reconhecer a falácia da meritocracia. Gratidão.
Continuaria escutando a Lilia Swarchz por muito tempo ainda ! Que capacidade ! Que didática clara ao expor seus pensamentos ! Que sejamos brindamos outras vezes com tamanha cultura . Parabens!
Lilia é uma intelectual mais que necessária para o nosso tempo. Ela traz uma visão esclarecedora e abrangente sobre as raízes do Brasil. Obrigada, Lilia! ❤
Obrigado professora Lilia pela maravilhosa aula, sempre lúcida e coerente, sou professor de História e acompanho seu canal e assisto quase que todos os vídeos postados, tanto os voltados para História quanto a opinião política, Lilia representa uma luz em época de trevas.
A professora, como sempre, deu uma aula. Explicações completas, bem embasadas e claras. Como intelectual e como figura pública, não lhe falta nada. Agora, é preciso notar o total despreparo de alguns entrevistadores convidados. Cada pergunta mal formulada, com temas bons mas mal executadas. Jornalistas de veículos importantes que mal sabem introduzir uma proposição ou formular uma questão. Que coisa bizarra.
Historiadora fraca e seletiva, em todos os países se comemoram a independência enquanto país. Os EUA ficaram independentes da Inglaterra, bem como outros países, e nem por isso incluíram negros, tanto que só acabaram com a segregação racial em 1965, portanto 77 anos depois da Abolição feita no Brasil. Essa visão pessimista e anacrônica da nossa própria história é extremamente prejudicial ao desenvolvimento enquanto povo. A independência não é a subida aos céus, e sim um passo rumo ao desenvolvimento, algo que vem sendo construído. Outra viralatice da escritora é querer obrigar que o Brasil seguisse os outros países da América Latina, tornando-se uma republiqueta de banana, como aliás ainda hoje são a maioria das republiquetas latinas. O Brasil não precisa se espelhar e sim construir o próprio caminho. República nunca foi sinônimo de liberdade, aliás, a primeira república nasceu escravocrata na Grécia. No mais, a nossa república nasceu justamente contra a Abolição e contra as medidas inclusivas que a Princesa Isabel possuía em termos de colônias agrícolas e fabris, bem como a doação de terras, algo que foi empatado pela máfia golpista e republicana de 1889. O Brasil não precisa se espelhar em Paraguai e Argentina, que bom que não fomos Bolívar, pois somos nós, criamos nosso próprio caminho, temos nossos próprios cérebros. Escravidão, pobreza, desigualdade, claro que isso é ruim, atrapalha qualquer povo, agora não imitar outros povos não atrapalha ninguém, só mostra que somos nós. Ouvindo essa mulher, tem-se a sensação que o Brasil parou no tempo, quando não é verdade, ela sempre vê o poder como inimigo, além disso é parcial ao falar da Princesa Isabel, omite as lutas que a Família Imperial fez de forma paulatina para extinguir a escravidão, como aliás vários países fizeram e nem por isso precisaram imitar países latinos e nem imitarem o regime e o sistema dos ianques. Enfim, essa suposta historiadora sempre tenta colocar o Brasil na lama da lama, mentindo inclusive, ao dizer que o Brasil foi o último país do mundo a acabar a escravidão, quando é mentira, pois a Mauritânia aboliu a escravidão apenas na década de 1980, SEM FALAR dos EUA, que teve segregação racial até 1965, pasme. Ninguém critica ou tenta mudar o regime político presidencial de lá por isso, então é hipocrisia e seletivo tentar taxar a continuidade do nosso Império independente como responsável pela escravidão, quando na verdade quem fez a Abolição foi o Império. Os republicanos safados andavam nas ruas com bandeiras dizendo: ABAIXO A MONARQUIA ABOLICIONISTA. Enfim, seletividade e pessimismo e anacronismo em história é a mesma situação de corrupção em contratos de compra e venda. Melhore, Lilia Schwarcz. Por fim, novamente, para piorar, mistura o assunto da Independência com o pilantra republicano Bolsonaro, água e óleo.
Melhor historiadora do Brasil! Sou fã incondicional.
4 года назад+3
Gente, o governo federal quer acabar com a estabilidade do servidor público para tornar mais fácil a promoção de rachadinhas, a perseguição de bons servidores e a volta do coronelismo no país! Vamos dizer não a essa loucura! #EstabilidadeSIM! #Nãoareformaadm #PECdaRachadinhaNÃO!
Excelente entrevista. Uma das mais didáticas que vi no Roda Viva. A professora Lília é uma intelectual brilhante, que precisa ser ouvida e lida por todos nós. Parabéns, Roda Viva!
Com certeza as vezes este programa entrevista pessoas de grande porte, e ela é uma delas, historiadora e Antropóloga da melhor qualidade brasileira da atualidade em destaque, estamos vivendo período de trevas intelectuais, por grupos e pessoas contra a ciências e a razão.
Emocionante essa resposta da Professora Lilia sobre essa questão da Beyonce! "Eu quero viver numa sociedade em que eu possa errar!" Muito bonito isso! Que aula essa!
Uma intelectual de mente sã. Uma pesquisadora com base científica e com abordagens saudáveis para os tempos modernos. Um prêmio para o Brasil para pensar o 7 de setembro. Parabéns, professora.
É muito interessante como quando o discurso da entrevistada é mais técnico, e consequentemente exige um maior esforço para ser entendido, existem bem menos haters criticando nos comentários. Excelente entrevista!
@@euniceantunes7099 quantos e quais livro do Freire vc leu? Aponte suas críticas ao trabalho dele, a partir da suas leituras. Não vale tirinhas do Olavo viu...
Genial! Ela conversa de forma objetiva, intelectual e clara, sem dificultar a compreensao com vocabulario inacessivel as pessoas mais simples. Uma grande aula!
Essa mulher,sim,tinha que ser aplaudida em restaurante,esperada em porta de hotel e tratada como ídolo do rock!Isso é que tem que ser ultra valorizado!
Parabéns,Lilian!!!!
Cruzes ! é uma maluca ,..tinha é que ter os livros jogado no vaso sanitario
"Lugar de fala é importante, o que não quer dizer que tenha que ser um monopólio". PERFEITO!!! O diálogo pode ser muito didático!
exceto que lugar de fala não é importante, mas um exemplo de falácia genética
O monopólio dos "lugares de fala" é uma imposição autoritária do extremismo de esquerda. Infelizmente, muitas pautas importantes da esquerda perdem espaço e são até mesmo vistas com antipatia pela sociedade por causa do radicalismo de alguns grupos. É fácil criticar a extrema direita, por esta já ser associada ao ódio e à intolerância, mas, ao se ponderar os excessos dos radicais de esquerda, se é alçado automática e indiscutivelmente à posição de conservador que merece morrer. Uma das coisas que a esquerda não precisa nesse momento de resgate de suas pautas perante a sociedade é dar visibilidade a seus radicais, como certas figuras que andam pregando uma versão utópica do socialismo e negando que o Comunismo foi um regime totalitário e repressor; qualquer pessoa que discorda da figura é "ciumento", a seu ver.
Lugar de fala; racismo; Lilia Schwarcz e Beyoncé.
ruclips.net/video/mB5lxbXlyjA/видео.html
@@silviacorrea7644
O conceito de comunismo como movimento totalitarista foi construído por Hannah Arendt e alimentado pela narrativa liberal que fecha os olhos para as atrocidades das chamadas democracias capitalistas. Estás comprando os argumentos dos vencedores da guerra fria.
@@danielpensante
Entretanto os conceitos acadêmicos na ciência política que envolvem ditadura, censuras de direitos civis e políticos e restrições individuais, configuram o socialismo como regimes ditatoriais, o que não isenta Pinochet, ditadura de 64 outros regimes no capitalismo, porque o que se discute é a ditadura, não importando se é socialismo ou não.
Gente, ela cita datas,autores,frases e lugares para formular uma frase. Queria ter essa condição de expor uma opinião sem falar "tipo" kkkkk
Ou "tipo assim"... Hahaha! 😂
"Mas aí que tá."
"Veja bem"
Né? Maria Rita Kehl é igual, veja está naravilho palestra ruclips.net/video/b_K5BEdxCAc/видео.html
De qualquer forma fumar maconha não contribui para este sucesso de memória 😅
8 p.
Esse é o melhor Roda Viva dos últimos anos, BY FAR. Lilia é inteligentíssima, didática, clara, uma intelectual impressionante.
medíocre e lesa pátria, isso sim.
⁰
*FALTA DE CULTURA GERAL DÁ NISSO ENQUANTO OS MAIORES JORNALISTAS EXTRANGEIROS FALAM A VERDADE, ESSES PSEUDO INTELECTUAIS DENIGREM NOSSO PAÍS, LAMENTÁVEL .*
Sem dúvida alguma. Que aula excelente!
@@josephdias1 *O PROBLEMA DA ESQUERDA É QUE SÃO ANALFABETOS USAM VÍRGULA NO MEIO DE UMA FRASE !!!*
Queremos Lília Schwarcz novamente. Ah, se toda nossa educação se desse com esse conhecimento!?
Tenho que comentar mais uma vez... Que mulher sensacional! Quanta cultura e conhecimento! Acredito que ela "palestraria" mais umas duas horas nesse mesmo nível... Uau!
Com toda certeza.
@Evelyn Kieliszek Inveja. Ela coloca muito intelectual americano no chinelo.
Os brasileiros precisam urgentemente estudar a história do Brasil. Obrigada profa. pela sua colaboração e elucidação da história, principalmente a racial.
Na verdade Temos revisar todos os livros de historia desde o ensino fundamental......nossas criancas estao sendo enganadas...alias nos altos dos.meus 40 anos fui enganado.....
@@cc-000 COM CERTEZA NAO CUBA,CHINA MUITO MENOS COREIA DO SUL.
Sim...história real....Não ashistorias contadas conforme reengenharia gramsciana.E preciso queimar as produções dos últimos 40 anos e se produzir material histórico baseado na integralidade dos fatos...reais.
Comece estudando António Gramsci...pesquisar termos como fabianismo, reengenharia cultural, estratégia das Tesouras, idiota útil e intelectual orgânico...e assim.conhecendo história terá que tomar antiacido para escutar 15 minutos das marcas ditas por karnais e mílias da vida.Desesperador ...realmente e preciso estudar história...a REAL.
A minha pergunta continuar é o Sergo Mora não sabia em quer terreno estava pisando,com uma família a ,28 ,anos na política e num estado tão depenado quanto o Rio de Janeiro ....... não precisa ser invertigado para saber que uma família de meliciano .....na minha região tem um ditado popular ,diga com quem andas que te digo quem és......
Ouvindo a professora Lilia falar, dá vontade de ler e estudar mais e mais. Fabulosa entrevista!
Não é menino!
Da uma vontade passar uma semana na biblioteca!
@ Menino, cada autor que ela cita falando "um importante historiador ..." eu fico CARA eu quero ler isso. Pior que comprei um Kindle recentemente e a questão sustentável é muito sedutora PORÉM eu preciso passar uns marca texto neon nas minhas leituras sabe, enfim, muitas questões. haha. Não mas falando sério, eu espero que a gente saia dessa pandemia com mais interesses e vontade de aprender, né.
Sim
daiane de Oliveira quais são os seus me conta
A Professora Lilia Schwarcz é a história viva e real do Brasil, como todo brasileiro deveria conhecer.
Ela teria plagiado um conto ? Seria ela a autora dos livros escritos, por ela?
Lugar de fala; racismo; Lilia Schwarcz e Beyoncé.
ruclips.net/video/mB5lxbXlyjA/видео.html
No Brasil qualquer papagaio vermelho é tido como intelectual, pois o povo carece de referência para comparar entre o que presta e o que não. Editoras enviesadas golpistas deixaram o povo aniquilado dando só palha marxista e lixo bem apresentado pro povo alimentar o intelecto.
Fiquei com a sensação de que merecemos uma parte II , dessa conversa.
Falou por mim!
Lugar de fala; racismo; Lilia Schwarcz e Beyoncé.
ruclips.net/video/mB5lxbXlyjA/видео.html
Isso não foi uma entrevista, foi uma aula que a gente nunca teria. Obrigado, Lilia!
Maravilhosa!!!!! Eu me sinto representada.
Só não curti pedido de desculpas a cantora norte americana. A questão identitária mais atrapalha do que aglutina a luta da classe trabalhadora!
@@fabioniemeyer9055 se você soubesse o que é a luta da classe trabalhadora, saberia que é impossível desvinculá-la da luta identitária. Ou não existe racismo, misoginia e homofobia nas relações de trabalho???
Na metropole fm em salvador foi melhor
Aula o que totalmente tendenciosa, ódio, só fala mal, como se todos os fatos histórico do Brasil fosse só desgraça, militante.
Sobre ANACRONISMO, o tema: O que é História? e a influência do PRESENTE - o trecho entre 1:03:53 e 1:05:34 deveria SER TRANSCRITO literalmente, completamente; a professora DÁ UMA AULA sobre estes três temas TÃO IMPORTANTES e TÃO determinantes sobre o PAPEL DO HISTORIADOR.
Obrigado Professora Lilia Schwarcz @LiliSchwarcz
Estava procurando esse trecho, muito obrigado!
Nossa, ela fala com tanta facilidade e eu entendo cada palavra, cada expressão, sem sombra de dúvidas uma das melhores entrevista no roda viva
Lugar de fala; racismo; Lilia Schwarcz e Beyoncé.
ruclips.net/video/mB5lxbXlyjA/видео.html
Lília me convidou para uma exposição no MASP, em 2017, por um e-mail que mandei, sem nem me conhecer. Aquela exposição mudou minha vida. Desde então passei a acompanhar essa professora. É uma das poucas pessoas que SEMPRE conversa com seus inscritos nas redes sociais. E, apesar de cometer um erro a respeito de uma crítica infeliz de um filme da Beyoncé, foi capaz de assumir o erro e pedir perdão publicamente. Falou galera;)
Completamente de acordo e, ainda por cima, escancarou o quanto a Folha edita as notas escritas por especialistas convidados a fazê-lo. Corajosa demais.
A Lilia Schwarcz contextualizou a nossa pretensa Independência. Sensacional!
Como é bom ouvir argumentos tão embasados na filosofia e na história. Ainda é possível se ter um debate qualificado no Brasil. Parabéns, professora!
Bom é pesquisar como o Brasil está melhorando, rodovias, ferrovias, água para nordeste, saneamento básico e tudo isso com uma pandemia para atrapalhar!
Mas é claro que ela faz tudo sozinha lê, escreve, e ainda tem dificuldade de raciocínio né não?
@@euniceantunes7099 tá bom.. Senta lá Claudia
pena que isso no brasil é como se fosse um sussurro em meio ao um show de rock num estádio lotado
Fiquei hipnotizado com essa excepcional entrevista da professora Liliam Schwarcz.. É muita clareza de ideias e entendimento da realidade social brasileira.
Lugar de fala; racismo; Lilia Schwarcz e Beyoncé.
ruclips.net/video/mB5lxbXlyjA/видео.html
Impossível não ficar hipnotizado com a sagacidade de Lilia. Inquietante!
@Everaldo Pereira de Souza desculpa foi minha filha
DESCONTO 99 POP
ATUALIZADO SET 2020
Luigi922
"Sagacidade "?🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@deirsampaio7482 Sim, sagacidade.
Eu já gostava de Lilian desde a minha graduação, há vários anos, mas depois dessa entrevista, sou fã e admiradora do caráter maravilhoso que ela demonstrou. Parabéns professora, por mais pessoas assim no mundo, principalmente no mundo acadêmico e de prestígio. Estou encantada.
Ampliando repercussão na mídia, dá para acreditar que nem tudo tá perdido
Perfeito: "os olhos que vêem , é os olhos da tradição". Que entrevista incrível, uma aula e é incrível o domínio plural do passado, presente e futuro.
DESCONTO 99 POP
ATUALIZADO SET 2020
Luigi922
*NOSSAAAAA 4 ERROS PORTUGUÊS EM 2 LINHAS ??????*
Lugar de fala; racismo; Lilia Schwarcz e Beyoncé.
ruclips.net/video/mB5lxbXlyjA/видео.html
Foi um antropólogo chamado Franz Boas que disse isso. Extremamente acertivo.
Não me lembro de ter tanto orgulho de ouvir dolorosas afirmações e concordar com absolutamente todas. Acordemos Pois! []🖤😢
Pior seria se não soubessemos sequer diagnosticar os problemas do nosso país. O radiografia feita pela Professora é excelente.
lúcida e cirúrgica como sempre! que exemplo de profissional ❤️
Está aí a mais forte prova dos benefícios e progressos que a pesquisa, o estudo com afinco é capaz de trazer para um país. À professora Lília todo o meu respeito.
Maravilhosa a entrevista. Lindíssima. Ela é maravilhosa por todo seu estudo e clareza na dissertação para transmissão desse conhecimento.
Lilia Schwartz é uma historiadora fantástica.
Um prazer e um aprendizado a ler e a ouvir.
Parabéns, TV Cultura!
Muito obrigado por existir professora.....um espetaculo.......Hoje sou guarda municipal,professor de Historia e GEOGRAFIA......sou ex usuario de Drogas....E a Educacao me salvou,suas palavras,seus livros foram o meu REVIRAVOLTA na vida,muito obrigado .
Parabéns
Foi um prazer ouvir a professora!
vc dá palestra virtual voluntária a respeito das drogas?
Fechando o feriado com chave de ouro! Entrevista simplesmente sensacional! Valeu, Roda Viva!
Ótimo! A Lilia Schwarcz, junto com uma série de outros acadêmicos, estão fazendo um trabalho importantíssimo de reaproximação das universidades com o debate público.
Agora quem não frequenta a usp também sabe da pobreza e estreiteza da “intelectualidade” narrowminded, parcial aff
Eu discordo bastante, na exposição da Lília ela apenas destrinchou uma narrativa histórica como pretensamente sendo uma verdade absoluta, imputando rótulo de reacionário aos que possuem pensamento distinto. Como exemplo claro temos, por mais que Bolsonaro me pareça um acéfalo inepto, uma narrativa de que o governo estaria corroendo as instituições e o regime democrático; isso não ocorre.
Esse tipo de exposição com tom presunçoso apenas remete à homogeneização das ideias, e isso é o oposto do debate público.
@@guilhermealtenfeldergarcia8304 o presidente não está conseguindo corroer, mas que está a todo tempo tentando, está. É claro isso, diariamente ele tenta.
@@clementinoneto8283 não vejo desta maneira; que pese o fato de não estarmos dentro da cabeça do PR (o que me parece um grande vazio intelectual) para saber o âmago de suas intenções, toda ação minimamente conflituosa sofreu reação rápida dos outros poderes ou órgãos fiscalizadores, sem qualquer retaliação oficial do executivo, fora de suas prerrogativas. Por mais que aja, em muitos momentos, com falta de decoro, nenhuma instituição democrática sofreu qualquer agressão ou prejuízo, muito pelo contrário, talvez seja o governo onde o judiciário agiu de maneira mais ativa (infeliz ativismo judiciário por sinal), e o legislativo continua agindo exatamente da mesma maneira. Isso é apenas narrativa romântica de uma vertente que faz oposição sistemática, e me parece tão desequilibrada e afastada da realidade quanto os medíocres bolsonaristas.
@@guilhermealtenfeldergarcia8304 ela está mais a par, porque frequenta um meio que pode lhe permitir uma visão mais acurada da situação.
Quando ele desmonta órgãos fiscalizadores, quando ele exonera técnicos só porque não concordam com ele, quando coloca pessoas ineptas no ministério da educação, por exemplo, do que você chamaria isso? Quando ele, a todo instante, ameaça fechar o STF ou derrubar o congresso nacional. do que você chamaria isso? Claro que algumas atitudes tresloucadas e autoritárias foram freadas, mas...
Brilhante entrevista. Professora Lília é mais uma jóia da intelectualidade brasileira.
Lilian, Grande pensadora brasileira!!... gratidão por compartilhar conosco todo seu conhecimento e nos ajudar a encontrar o caminho para verdadeira independência soberana do Braisl real. Parabéns!!
Como é BONITO ver uma pessoa tão articulada e inteligente.
E ela é bem bonita né! Tem +60 anos! bem gatinha!
🤣🤣🤣🤣🤣
Demais!! Dá um gosto!
Mais que bonito, é fundamental para a civilidade e evolução humanas.
"O nosso presente é repleto de passado"
Alguém não assistiu a entrevista e vestiu a carapuça.
Estava respondendo a um garoto q estava defendendo o "presidente".
Acho q ele não havia lido corretamente, ou não assistiu a entrevista.
Agora ele deletou o comentário, aqui e em outros posts
E o Futuro estará repleto do Presente...
E do Passado também...
Mas no Passado não foi assim?
É possível um Futuro diferente?
Essa mulher daria uma boa letrista para o Legião Urbana...
DESCONTO 99 POP
ATUALIZADO SET 2020
Luigi922
Repleto de passado ruim.
PARABÉNS Lilia pela escuta e humildade. Grande exemplo de civilidade. 👏👏👏👏👏
A professora Lilia encanta de uma forma ímpar, não há como não se banquetear com tanto conhecimento e sabedoria. Podemos ouvir horas e horas sua fala....e sempre ficará um gosto de quero mais.
Voltando aqui porque é ótima essa live. Perguntas oportunas e de grande relevância. Parabéns para toda/os!
Excelente! Tenho muito orgulho de ter sido sua aluna! Muita sabedoria, seriedade e coragem!
Vou ler todos os livros dela. O minimo que posso fazer. Amo essa professora. 🌹🤗
e aí se mude para CUba
@@alemaohell2058 Leia e deixe de ficar repetindo coisas da qual você não faz ideia feito papagaio.
Recomendo muito Brasil: Uma Biografia. Ela escreveu com a Heloísa Starling.
🥰😩
Vai ter trabalho. Ela escreve muito.
Impressionante interlocução com tantas referências. Entrevista para ser compartilhada e revista.
Liciane Roling Ela é exatamente o antônimo do Bolsonaro. O inverso. Daí o ódio dele por quem pensa.
Gente que estuda, né? Diferente de quem tá formando opinião por aí.
Kkkkk! Felicidades a todos!
A propósito a professora é o antônimo da Dilma Roussef a qual não consegue concatenar palavras para formar uma oração coerente e lógica. Esta é a melhorar comparação possível!
Pena a professora não ter citado Raymond Aaron...
Adoro, Lilian, mulher inteligente que discute com historicidade crítica as mazelas do nosso país.👏👏👏😍😍🥰🥰🥰
Lugar de fala; racismo; Lilia Schwarcz e Beyoncé.
ruclips.net/video/mB5lxbXlyjA/видео.html
Como é amável a Lili! ❤ Teoricidade, engajamento, afetividade, com toda feminilidade! Posso ver mil vezes q vou aprender mais mil outras praticidades! Amo! ❤
Muito orgulho de ser da Ciências sociais como a Sra.professora! Uma das maiores intelectuais do Brasil❤❤❤
Temos que ter mais e mais entrevistas como essa, que pensa e repensa o Brasil e a sua gente. Parabéns Roda Viva, parabéns professora, um orgulho tê-la na nossa sociedade.
Lilia Schwarcz: uma mente brilhante! Excelente aula!
Maravilhosa!!! Lilia Schwarcz é uma das intelectuais mais inteligentes do Brasil, com um trabalho sério e de muita qualidade. Amo os livros que ela escreve, são extremamente ricos e repletos de aprendizado. O canal dela aqui no RUclips merece milhões de inscritos. Os brasileiros precisam valorizar mais pessoas como ela.
Foi uma Aula que ajudou muito a entender a Desigualdade Racial e entendimento Politico do Brasil .Parabéns Professora!
Outro "gol de placa" do Roda Viva. A Profª Lilia é um repositório de conhecimento e crítica a que se deve dar ouvidos. Parabéns!
Realmente! Ela é um repositório de críticas. Mas apontar problemas qualquer um faz, agora apontar soluções são poucos.
Lilian, repositório de críticas e um deserto de soluções.
@@fernandoalmeidadeoliveira7900 as soluções são bem simples, é uma questão de interpretação de texto mesmo, ou seja esquecer essa crença de que político é pai.
@@joaonetoaguetoni4897 Eu concordo. Mas agora criticar só por criticar isso qq um faz. Esse é ponto.
Todo mundo crítica, mas as soluções ninguém mostra.
Eu acho que quando apontamos um problema seja ele no governo ou até mesmo em outra área, exige que ao menos tenhamos uma solução para aquilo que estamos criticando.
Mas enfim....
Pelo visto isso nunca vai mudar no BR. Vai entrar governo e sair governo, e os críticos sem soluções continuarão existindo.
@@fernandoalmeidadeoliveira7900 solução para autoritarismo é democracia, inclusão social e distribuição de renda. Todo mundo que critica os autoritários como os Bolsonaros traz soluções, vc que não presta atenção nelas.
Rosca viva é um supositório de conhecimento,vc tem razão idio...
Perguntas OTIMAS, respostas que SÃO COMO AULA de altissima qualidade...EXCELENTE esta edição. Um RESPIRO em meio a tanta situação de desalento.
Brilhantes análises sobre o passado histórico e político do nosso país, do atual governo , com tamanha clareza e conhecimento! Parabéns, professora! Virei sua fã!
A Professora, antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz é excepcional, muito inteligente, maravilhosa... Muito obrigada por esta entrevista e por partilhar conosco seus saberes. Gratidão! Em 2022, ele não.
Lilia Schwarcz sensacional em todos os temas que aborda !!!! Lilia é a nossa Independência precisamos ouvi-la e lê-la mais para sermos LIVRES !!!!
Que conteúdo é esse? Parabéns professora precisamos de mais mulheres como você, se envolvendo e brilhando.
Adorei a entrevista do inicio ao fim, sério. Sem falar dessa caricatura perfeita de intelectual encarnada pela Lilia com caneta na mão e caderninho no colo. Ela é surreal de boa nas suas análises.
O Brasil se descobriu num preocupante e profundo looping histórico e social. Parabéns pela entrevista.
Sou mestranda em Antropologia/Arqueologia pela Universidade Federal do Pará e estou estudando os trabalhos da Professora Lilian Schwarcz, agradeço ao Roda Viva por abrir esse espaço de discussão e reflexão. Muito obrigada!
Que presente escutar Lilia. Há 20 anos lí artigos dela,buscando fugir de um tecnicismo reinante em minha profissão. Hoje, como psicóloga, tenho uma visão política sobre a formação das subjetividades, partindo de leituras de alguns teóricos psicologos/as, mas também de historiadores/as e sociologos/as.
Sensacional!!! Por mais programas como este, com entrevistados neste nivel. Aprendi muito!
Pecado que tempo passe rapidamente. Obrigada pela aula sobre a nossa história brasileira.🙏🙏🙏
Que mulher maravilhosa! Admiro demais!
Quanta informação e posições relevantes passadas pela Lilia, obrigada pela oportunidade!!!
Que prazer é ouvir alguém que sabe muito bem do que está falando.
Peguei a entrevista ao vivo, pela metade...
Agora sim...
Hora de rever desde o início...
Grande Historiadora Lilia Schwarcz...
.Gente, o governo federal quer acabar com a estabilidade do servidor público para tornar mais fácil a promoção de rachadinhas, a perseguição de bons servidores e a volta do coronelismo no país! Vamos dizer não a essa loucura! #EstabilidadeSIM! #Nãoareformaadm #PECdaRachadinhaNÃO!
Historiadora fraca e seletiva, em todos os países se comemoram a independência enquanto país. Os EUA ficaram independentes da Inglaterra, bem como outros países, e nem por isso incluíram negros, tanto que só acabaram com a segregação racial em 1965, portanto 77 anos depois da Abolição feita no Brasil. Essa visão pessimista e anacrônica da nossa própria história é extremamente prejudicial ao desenvolvimento enquanto povo. A independência não é a subida aos céus, e sim um passo rumo ao desenvolvimento, algo que vem sendo construído. Outra viralatice da escritora é querer obrigar que o Brasil seguisse os outros países da América Latina, tornando-se uma republiqueta de banana, como aliás ainda hoje são a maioria das republiquetas latinas. O Brasil não precisa se espelhar e sim construir o próprio caminho. República nunca foi sinônimo de liberdade, aliás, a primeira república nasceu escravocrata na Grécia. No mais, a nossa república nasceu justamente contra a Abolição e contra as medidas inclusivas que a Princesa Isabel possuía em termos de colônias agrícolas e fabris, bem como a doação de terras, algo que foi empatado pela máfia golpista e republicana de 1889. O Brasil não precisa se espelhar em Paraguai e Argentina, que bom que não fomos Bolívar, pois somos nós, criamos nosso próprio caminho, temos nossos próprios cérebros. Escravidão, pobreza, desigualdade, claro que isso é ruim, atrapalha qualquer povo, agora não imitar outros povos não atrapalha ninguém, só mostra que somos nós. Ouvindo essa mulher, tem-se a sensação que o Brasil parou no tempo, quando não é verdade, ela sempre vê o poder como inimigo, além disso é parcial ao falar da Princesa Isabel, omite as lutas que a Família Imperial fez de forma paulatina para extinguir a escravidão, como aliás vários países fizeram e nem por isso precisaram imitar países latinos e nem imitarem o regime e o sistema dos ianques. Enfim, essa suposta historiadora sempre tenta colocar o Brasil na lama da lama, mentindo inclusive, ao dizer que o Brasil foi o último país do mundo a acabar a escravidão, quando é mentira, pois a Mauritânia aboliu a escravidão apenas na década de 1980, SEM FALAR dos EUA, que teve segregação racial até 1965, pasme. Ninguém critica ou tenta mudar o regime político presidencial de lá por isso, então é hipocrisia e seletivo tentar taxar a continuidade do nosso Império independente como responsável pela escravidão, quando na verdade quem fez a Abolição foi o Império. Os republicanos safados andavam nas ruas com bandeiras dizendo: ABAIXO A MONARQUIA ABOLICIONISTA. Enfim, seletividade e pessimismo e anacronismo em história é a mesma situação de corrupção em contratos de compra e venda. Melhore, Lilia Schwarcz.
@@dinizklein950 kkkkk copia e cola
@@emanoeldacunhagermano9718 kkkkkk ele sentiu
@@dinizklein950 cala a boca, seu imbecil!
Estou adorando esta bela entrevista dada pela Profª Lilia Schwarcz... Parabéns
Professora Lilia, lúcida, precisa, distribui conhecimento de forma coesa e gentil, uma análise de nosso momento com muita informação e pontos de vistas e um convite a reflexão. Obrigado professora, que bom que a senhora pensa o Brasil com perspectivas de melhora, depende de todos nós.
Eu assisti no dia 7 e estou assistindo novamente, foi muito esclarecedor essa RODA VIVA.. Parabéns pelo programa.
.
Acima de tudo ela é uma pessoa cheia de energia, que mobiliza os entrevistadores e a nós, o público. Muito bom essa presença por inteiro!
Delicioso ouvir as explanações da Lilia Schwarcz, posso passar a eternidade ouvindo sua voz...
Nossa, conhecia a Lilian apenas de nome, mas o que ela fez aí no centro da roda Viva, foi uma verdadeira aula e tocou nas feridas abertas e cicatrizadas da sociedade brasileira 👏👏👏👏
Muito conhecimento! Li Brasil uma biografia e gostei bastante da escrita e da proposta do livro. Quero ler um dia a biografia do Lima Barreto. Em suma, Lilian é uma das grandes intelectuais do país atualmente!
Parabéns pelo trabalho Lília Schwarcz. Você inspira e anima com seu conhecimento... Que mais pessoas tenham a coragem de aderir na luta por justiça social, inclusive muitas que trabalham nos meios de comunicação. A honestidade intelectual se faz necessária e urgente...
Lilia é encantadora, fala claramente com paixão da história e tudo que toca. Dá vontade de não parar de ouvi-lá.
A melhor entrevista que já assisti ! Lilia é sensacional!
Uma verdadeira aula no Roda Viva, perfeita! Pena que o programa tem tão pouco tempo para tratar de assuntos tão complexos!
Que entrevistada mais qualificada. É uma oportunidade ímpar poder ouvi -la, muito enriquecedora!
Uma aula de história do Brasil com empatia! Isso que precisamos!
Lilia Schwarcz, você foi fantástica!!! Simples, objetiva, concisa. Reconhecer erros e acertos, como fazendo parte do processo natural de se viver... Mulher... reconhecer a sua força para contribuir com a luta antiracista, reconhecer a falácia da meritocracia. Gratidão.
"Eu vejo o futuro repetir o passado. Eu vejo um museu de grandes novidades...."
O tempo não para
Lugar de fala; racismo; Lilia Schwarcz e Beyoncé.
ruclips.net/video/mB5lxbXlyjA/видео.html
Que oportunidade de ter uma verdadeira aula da Profa. Lilia. Um show de intelecto e clareza de pensamento!
Que presente a Profa Lilian “dar aula” neste dia.
Não é permissão.. é reparação econômica!!!
Lugar de fala; racismo; Lilia Schwarcz e Beyoncé.
ruclips.net/video/mB5lxbXlyjA/видео.html
Continuaria escutando a Lilia Swarchz por muito tempo ainda !
Que capacidade !
Que didática clara ao expor seus pensamentos !
Que sejamos brindamos outras vezes com tamanha cultura .
Parabens!
Lilia é uma intelectual mais que necessária para o nosso tempo. Ela traz uma visão esclarecedora e abrangente sobre as raízes do Brasil. Obrigada, Lilia! ❤
Obrigado professora Lilia pela maravilhosa aula, sempre lúcida e coerente, sou professor de História e acompanho seu canal e assisto quase que todos os vídeos postados, tanto os voltados para História quanto a opinião política, Lilia representa uma luz em época de trevas.
A professora, como sempre, deu uma aula. Explicações completas, bem embasadas e claras. Como intelectual e como figura pública, não lhe falta nada. Agora, é preciso notar o total despreparo de alguns entrevistadores convidados. Cada pergunta mal formulada, com temas bons mas mal executadas. Jornalistas de veículos importantes que mal sabem introduzir uma proposição ou formular uma questão. Que coisa bizarra.
Historiadora fraca e seletiva, em todos os países se comemoram a independência enquanto país. Os EUA ficaram independentes da Inglaterra, bem como outros países, e nem por isso incluíram negros, tanto que só acabaram com a segregação racial em 1965, portanto 77 anos depois da Abolição feita no Brasil. Essa visão pessimista e anacrônica da nossa própria história é extremamente prejudicial ao desenvolvimento enquanto povo. A independência não é a subida aos céus, e sim um passo rumo ao desenvolvimento, algo que vem sendo construído. Outra viralatice da escritora é querer obrigar que o Brasil seguisse os outros países da América Latina, tornando-se uma republiqueta de banana, como aliás ainda hoje são a maioria das republiquetas latinas. O Brasil não precisa se espelhar e sim construir o próprio caminho. República nunca foi sinônimo de liberdade, aliás, a primeira república nasceu escravocrata na Grécia. No mais, a nossa república nasceu justamente contra a Abolição e contra as medidas inclusivas que a Princesa Isabel possuía em termos de colônias agrícolas e fabris, bem como a doação de terras, algo que foi empatado pela máfia golpista e republicana de 1889. O Brasil não precisa se espelhar em Paraguai e Argentina, que bom que não fomos Bolívar, pois somos nós, criamos nosso próprio caminho, temos nossos próprios cérebros. Escravidão, pobreza, desigualdade, claro que isso é ruim, atrapalha qualquer povo, agora não imitar outros povos não atrapalha ninguém, só mostra que somos nós. Ouvindo essa mulher, tem-se a sensação que o Brasil parou no tempo, quando não é verdade, ela sempre vê o poder como inimigo, além disso é parcial ao falar da Princesa Isabel, omite as lutas que a Família Imperial fez de forma paulatina para extinguir a escravidão, como aliás vários países fizeram e nem por isso precisaram imitar países latinos e nem imitarem o regime e o sistema dos ianques. Enfim, essa suposta historiadora sempre tenta colocar o Brasil na lama da lama, mentindo inclusive, ao dizer que o Brasil foi o último país do mundo a acabar a escravidão, quando é mentira, pois a Mauritânia aboliu a escravidão apenas na década de 1980, SEM FALAR dos EUA, que teve segregação racial até 1965, pasme. Ninguém critica ou tenta mudar o regime político presidencial de lá por isso, então é hipocrisia e seletivo tentar taxar a continuidade do nosso Império independente como responsável pela escravidão, quando na verdade quem fez a Abolição foi o Império. Os republicanos safados andavam nas ruas com bandeiras dizendo: ABAIXO A MONARQUIA ABOLICIONISTA. Enfim, seletividade e pessimismo e anacronismo em história é a mesma situação de corrupção em contratos de compra e venda. Melhore, Lilia Schwarcz. Por fim, novamente, para piorar, mistura o assunto da Independência com o pilantra republicano Bolsonaro, água e óleo.
@@dinizklein950 quanto mimimi! Parece aquelas tias que passam mensagens ctrl c + ctrl v no WhatsApp.
@@dinizklein950 8 vez texto copiado e colado. Kkkkk Esse cara é um robô, sério
@@dinizklein950 falar que ela misturou os assuntos só mostra que quem não entendeu nada foi VOCÊ! Meu Deus acorda pra vida hahahaha
Melhor historiadora do Brasil! Sou fã incondicional.
Gente, o governo federal quer acabar com a estabilidade do servidor público para tornar mais fácil a promoção de rachadinhas, a perseguição de bons servidores e a volta do coronelismo no país! Vamos dizer não a essa loucura! #EstabilidadeSIM! #Nãoareformaadm #PECdaRachadinhaNÃO!
Ela e o laurêncio Gomes
@@bichodomatoexe Laurentino Gomes não é historiador, é jornalista. E não é tão bom assim não...
Pois é ainda temos mais tempo de dependência do que de indepedência. Muita coisa pra mudar ainda.
Ela é excelente. Mas existe essa coisa de melhor historiador do Brasil ou há uns q têm e/ou criam mais espaço no debate público do q outros?
Excelente entrevista. Uma das mais didáticas que vi no Roda Viva. A professora Lília é uma intelectual brilhante, que precisa ser ouvida e lida por todos nós. Parabéns, Roda Viva!
Com certeza as vezes este programa entrevista pessoas de grande porte, e ela é uma delas, historiadora e Antropóloga da melhor qualidade brasileira da atualidade em destaque, estamos vivendo período de trevas intelectuais, por grupos e pessoas contra a ciências e a razão.
Enfim uma grande entrevista, parabéns professora Lilia, competentíssima
Sensacional! Fundamentais reflexões sobre a realidade histórico-política do Brasil
Emocionante essa resposta da Professora Lilia sobre essa questão da Beyonce! "Eu quero viver numa sociedade em que eu possa errar!" Muito bonito isso! Que aula essa!
Maravilhosa... Poderia ter ficado dias sentada assistindo essa grande cientista falar... Que aula! Gratidão 🙏❤️❤️❤️
Lilian! Por favor o Brasil precisa de pessoas como você para nós representar. Abre um levante contra essa política podre. Eu apóio.
Uma das melhores entrevistas do Roda Viva, conjuntamente com a do Luís Carlos Prestes.
Como fala bem, incrível! Parabéns a professora! Uma luz nesse momento que vivemos com um desgoverno.
Mais esclarecedor que isso, impossível!! Parabéns ao programa e a profa Lilia Schwarcz por tudo que foi compartilhado !!
Uma intelectual de mente sã. Uma pesquisadora com base científica e com abordagens saudáveis para os tempos modernos. Um prêmio para o Brasil para pensar o 7 de setembro. Parabéns, professora.
É muito interessante como quando o discurso da entrevistada é mais técnico, e consequentemente exige um maior esforço para ser entendido, existem bem menos haters criticando nos comentários. Excelente entrevista!
Amei essa belíssima aula da professora !
Não tenho o costume de assistir ao Roda Viva, mas hoje fiz questão.
Para quem segue Paulo Freire qualquer porcaria serve né não!?
@@euniceantunes7099 quantos e quais livro do Freire vc leu? Aponte suas críticas ao trabalho dele, a partir da suas leituras. Não vale tirinhas do Olavo viu...
@@euniceantunes7099 Qual livro de Paula Freire você leu?
@Everaldo Pereira de Souza 7 x 1 pra você. 👍👏👏
@Everaldo Pereira de Souza Tenha piedade Everaldo. Coitada...😂😂
Lilia amarra sua fala com referências, fantástica!
Obrigado professora por dar ao menos um choque de reanimaçao na historia ja quase morta do Brasil.
Genial! Ela conversa de forma objetiva, intelectual e clara, sem dificultar a compreensao com vocabulario inacessivel as pessoas mais simples. Uma grande aula!
Excelente profissional! Um brinde a quem ainda busca sanidade em tempos de obscurantismo...