Quando eu ouvir falar da entrevista do Laurentino Gomes eu estava em Pacific Palisades lado Westside region of Los Angeles, California, eu negro num sub emprego completamente escravocrata do século 21, delivery food pros brancos, sem aposentadoria, seguro de saude, etc. O que mais me impressionou sobre o trabalho do Laurentino, foi o fato de um negro como eu sentir na sua narrativa, o seu sentimento profundo por nos chegando eu ouvir engasgos de sentimento sobre povo massacrado pelos brancos. Isso provou que ele é homem Sensivel a verdade. Obrigado Laurentino. Seus livro e uma aula pro resto da vida. Bjs
No 1° volume de "Escravidão", houve um momento em que tive que parar a leitura, tamanha dor e desespero que imaginei aquelas pessoas sofrendo. Emocionei-me. Uma aula imprescindível. Obrigada pela aula Laurentino.
Onde houver um pobre de favela que comeca a enriquecer com livre comecio ali estao Herodes opressor (o estado) p/ saquear as carteiras da sociedade, inflacionando precos com impostos
Laurentino é o melhor exemplo do que o acesso a cultura pode fazer por um ser humano: uma mente clara, uma fala verdadeira, um olhar panorâmico sobre a nossa sociedade e todos os seus erros e acertos! Meu voto vai para ele! Acesso a cultura para todos!
O nosso Escritor Laurentino traz a baila uma reflexão sobre a Escravidão no Brasil.Cuja a chamada nos leva a ver que ele se a presenta como um homem branco,que não viveu o processo de escravismo no Brasil,mas que para pesquisar e escrever sobre a história dos Negros é preciso viver e ter um olhar voltado as pessoas afro em nosso País,pois esses momentos de pertencimento,e sonhar com um mundo melhor para esses cidadãos e compatriota, fará a diferença em um país que escravista em que vivemos em um racismo veemente presente
Ele é escritor, fantástico, popularizador da ciência historiográfica, mas ele não trabalhou como historiador. Os historiadores fizeram as pesquisas que ele leu e aí elaborou o livro e escreveu de maneira que a leitura seja fluida e não acadêmica.
Onde houver um pobre de favela que comeca a enriquecer com livre comecio ali estao Herodes opressor (o estado) p/ saquear as carteiras da sociedade, inflacionando precos com impostos
Sensacional! A triologia "Escravidão" abriu minha mente como ser humano e cidadã do mundo. Laurentino consegue trazer a história de uma forma documentada, e ao mesmo tempo reflexixa, de uma fluidez impressionante. Recomendo ler "Escravidão 2" e depois visitar Ouro Preto . Como uma boa mineira, posso garantir que será uma experiência imersiva, mesmo para aqueles que já estiveram em Ouro Preto em outras situações. Sem palavras para classificar a fantástica contribuição de Laurentino Gomes para o Brasil.
Pensei em deixar um comentário de agradecimento, direto no site da FPA. Pensei em deixar um comentário de reconhecimento e agradecimento pela qualidade do programa, pela escolha do entrevistado, nos canais do youtube. Mas acho que não tenho tanta relevância e visibilidade como os participantes. E não faria nenhuma diferença. Então, deixo meu comentário aqui mesmo: No meu humilde lugar de Brasileiro Expectador (tentando ser cada vez mais atento), agradeço pela oportunidade de receber mais conhecimentos. E aprender, com quem tem legitimidade para falar. Porque estudou sobre o assunto, pesquisou. Gastou horas, dias, anos para poder falar com propriedade. Obrigado, Fundação Padre Anchieta. Obrigado, Roda Viva. Obrigado Vera Magalhães e toda a equipe do Programa. Obrigado aos convidados de bancada e extra bancada. Obrigado "especialmente", ao entrevistado: "Laurentino Gomes". E vejam que, na minha ignorância intelectual, desconhecia essa mais essa jóia Brasileira. Agora não desconheço mais. Hoje, não mais. E vou buscar os livros da trilogia para ler. Com certeza. Isso sim "É Cultura!". :)
Excelente programa com o Laurentino Gomes. Trazendo mais uma vez um assunto que precisa de mais estudos e ações efetivas para quem sabe superá-lo. Parabéns ao entrevistado e equipe do Roda Vida.
Parabenizo a todos que participaram. O Brasil tem que resgatar suas verdades históricas que são escondidas da populaçao por motivos escusos e de abuso exacerbado!!! as
Onde houver um pobre de favela que comeca a enriquecer com livre comecio ali estao Herodes opressor (o estado) p/ saquear as carteiras da sociedade, inflacionando precos com impostos
Riqueza de informações que exigem reflexões. Ler Laurentino é muito bom pra começar a entender a nossa história, assim como ler Eduardo Bueno. Jornalismo sobre a história!
Alegria ver nova entrevista desse grande brasileiro. Já li os livros 1808 e 1822. Gostei muito e quero completar com o 1889. Obg ao Roda Vida e ao entrevistado. Esse sim é um programa que merece ser celebrado.
Menos à Vera Magalhães que adorava assim como o Andre Azza a camisa preta de enxadristra do Sr. Sergio Moro....não esqueceremos que essa mulher adorava o discurso da Jovem Klan. Ela é um câncer!!
Onde houver um pobre que comeca a enriquecer com livre comecio na favela. ali estao Herodes opressor (o estado) p/ saquear as carteiras da sociedade, inflacionando precos com impostos
Os programas com Laurentino Gomes são sempre excelentes!! São inteligentes, informativos e geram reflexões. Parabéns ao autor e a todos envolvidos no programa. Gratidão por esse presente!!💚💚
@@denisebastos6192 NÃO PODEMOS ESQUECER DOS COMENTÁRIOS DELA A RESPEITO DO "ENXADRISTA SÉRGIO MORO" QDO ELA ESTAVA NA JOVEM KLAN! ELA, THAYS OYAMA, AUGUSTO NUNES, CAIO COPPOLA, ALEXANDRE "GAGÁGARCIA" ETC TODOS ELES KKKK
Parabéns pela escolha do programa ao expor o pesquisador/autor. Brilhante a forma didática de expor o problema e de abrir espaço para que a solução seja pelo modelo participativo.
Onde houver um pobre de favela que comeca a enriquecer com livre comecio ali estao Herodes opressor (o estado) p/ saquear as carteiras da sociedade, inflacionando precos com impostos
Abdias do Nascimento foi uma das maiores referências na defesa dos direitos dos negros no Brasil e já foi descrito como o mais completo intelectual e homem de cultura do mundo africano do século XX. Ele é, ainda hoje, uma grande referência para o povo preto.
Estou lendo o vol 1 de Escravidão, do Laurentino. Difícil. Há horas q tenho q parar e respirar. Livro muito bom. Laurentino fala da escravidão desde a Antiguidade, passando pela escravidão na África e a escravidão dentro de um contexto mercantilista, q foi a transatlântica. Uma grata surpresa o livro. Superando minhas expectativas. ❤
Que entrevista excepcional, sou um fã do Laurentino, realmente os livros dele durante a leitura se tornam muito fluídos, sofri algumas vezes os lendo e tbm me revoltei com os relatos sobre a crueldade aplicada aos escravos, hoje em dia nós negros sofremos de forma velada, o estalar do chicote atualmente vem junto do olhar desconfiado infelizmente!
Em que pese a força do argumento do professor Laurentino, é preciso ressaltar que existe, em São Paulo, o Museu Afro Brasil. Este Museu abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.
Concordo com esses comentários! A Museu Afro Brasil, no Ibirapuera aqui em São Paulo é fantástico, e merece muitos elogios! Sou de São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais, mas, moro aqui em São Paulo. Em Minas, precisa ter um Museu que contasse sobre as grandes atrocidades que ocorreram naquele estado, com os negros, principalmente no período da mineração!
Eu entendo que o professor é os participantes não citaram o museu afro brasileiro de São Paulo pois ele abarca mais a cultura africana e afro-brasileira e não aborda e reflete sobre a escravidão de forma significativa. Ele cita como exemplo da Alemanha que tem o memorial do holocausto em Berlim que aborda os terrores do holocausto e tem um forte fator educacional para a população alemã e tb para todos que o visitam, buscando lembrar deste período sombrio para não repetir aquelas atrocidades. Creio que seja neste sentido que ele sugere. Precisaríamos pensar em locais que mostrassem a história contada a partir da perspectiva dos oprimidos, que possa fomentar educação e reflexão a respeito deste período com o objetivo de transformar o olhar da nossa sociedade a respeito desta parte da nossa história.
Laurentino, realmente é uma fonte de conhecimento na área que se discute. A escravidão, merece grandes discussões. Parabéns! para todos que participaram desse programa.
...e se faz urgente essa continuidade da luta desses tantos brasileiros e grandes abolicionistas, escritores, em um passado tão presente, e não deixar no passado. Homens e Mulheres de bem a favor da liberdade, e igualdade de direitos, e hoje tão negados. Vamos à luta!!!!! Sempre !!!
O problema da escravidão no Brasil é pauta de todos os brasileiros. Se, Laurentino, um branco está discutindo está pauta, parabéns e todo nosso respeito!
Bom dia galera. Sou fruto da mistura do negro com índio, Cafuzo. Consigo sentir o cheiro do que essse homem narra tamanha é a sensisibilidade transmitido em seus textos. Sensacional!! 👏⚖️📚
Excelente programa, perguntas pertinentes e respostas transparente. Obrigado Laurentino por essas obras incríveis incríveis, que venham mais obras como essa que possa nos revelar quem de fato somos.
Grande entrevista ! Imenso e necessário conhecimento . O BRASIL não conhece o Brasil. Neste bicentenário nunca ficou tão claro(para poucos ) que retrocedemos ao Estado de Natureza , onde o homem é o lobo do homem . Será que aprenderemos a ser a um país ? E essa nossa população ? E nossa elite cultural ? E nossos historiadores e jornalista é comentaristas ? Estamos ainda no patamar da ignorância e da intolerância e da maldade deliberada !
@@demalkebarletta3700 Imagino que o perfil tenha escrito assim para ser melhor compreendidos por bolsonaristas. Entendeu? Afinal, quem confunde ponto final com vírgula e “não” com “na”, deveria se sentir bem representado, não acha?
Excelente programa e excelentes presenças. Meus cumprimentos ao Laurentino Gomes por nos trazer pouco a pouco a nova História do Brasil... sangrando, avançamos e construímos de fato uma igualdade que acolha a todos sem distinção. Sem guerra e sem armas, mas com pensamento elevado.
Entrevista maravilhosa. Tenho todos os livros do Laurentino Gomes, um orgulho para todos nós, e a cada vez mais, devemos repensar as consequências do escravismo e dos problemas crônicos que ainda existem no nosso país.
Laurentino nos alerta sobre a oportunidade de, através do voto e da democracia, avançarmos enquanto nação e sociedade; nos atentando para equívocos do passado, mesmo até na nossa mais recente experiência democrática.
boa tarde dói demais sim, só quem é negro, afrodescendente sabe o que é racismo, o que é falta de políticas públicas, não ser respeitado, tudo o que se refere ao povo negro é desprezado, condenado, espezinhado, nossa história deixou uma herança, legado na formação do povo brasileiro, mas é sempre apagada silenciada, desacreditada, são vitimistas, nossa luta cotidiana não é mimimi, queremos apenas o direito a ter direitos, bem como respeito enquanto seres humanos.
Sensacional a postura dele mesmo não tendo em sua vida a cor que não é aceita até os dias de hoje mas ele errou em dizer que precisamos de igualdade precisamos de igualdade que é bem diferente consulte vcs abraços afro-brasileiros.
Que maravilha de aula esclarecedora, através desta bancada muito bem conduzida e com perguntas que levam o esclarecimento, aproveitando muito bem o escritor,maravilhoso. Que aula gente,que aula. Vou salvar.
Uma aula de Brasil e tanto....!!! Parabéns à TV Cultura,ao programa Roda Viva,ao brilhante Laurentino Gomes e aos inteligentes e preparados Jornalistas !!!! Este é um lado do Brasil q quer dar certo!!!! 👏👏👏👏👏
Espero que o Leandro Narloch tenha aprendido alguma coisa. Mas, lá no fundo, eu duvido. Parabéns, Laurentino!, com o esmero com que nos apresenta sua trilogia, você conquistou definitivamente o seu lugar de fala junto aos historiadores brasileiros.
Assistir a esta entrevista me fez muito bem. Foi como um alento, uma esperança, me tranquilizou! Viva a arte, a cultura e a literatura! Abaixo a hipocrisia!
Obra fundamental e esclarecedora sobre a história real do Brasil. Totalmente diferente do que relatado nos livros didáticos aonde a princesa Isabel é tratada como heroína.
Melhor quadro do atual presidente, um homem cru eleito por uma população que se desconhece. Entrevista necessária assim como a de Valter Hugo Mãe. Gratidão.
Quando eu ouvir falar da entrevista do Laurentino Gomes eu estava em Pacific Palisades lado Westside region of Los Angeles, California, eu negro num sub emprego completamente escravocrata do século 21, delivery food pros brancos, sem aposentadoria, seguro de saude, etc.
O que mais me impressionou sobre o trabalho do Laurentino, foi o fato de um negro como eu sentir na sua narrativa, o seu sentimento profundo por nos chegando eu ouvir engasgos de sentimento sobre povo massacrado pelos brancos. Isso provou que ele é homem Sensivel a verdade. Obrigado Laurentino. Seus livro e uma aula pro resto da vida. Bjs
isto não foi uma entrevista; sim uma aula cívico e abolicionista de fato. Muito obrigado , Laurentino,muito obrigado Roda Viva.
No 1° volume de "Escravidão", houve um momento em que tive que parar a leitura, tamanha dor e desespero que imaginei aquelas pessoas sofrendo. Emocionei-me. Uma aula imprescindível. Obrigada pela aula Laurentino.
Sim, sim! Li também o volume 2 e, agora, tô iniciando o 3. Excelente!
Eu também. Precisei de muitos dias pra retomar a leitura.
No volume 2 , no capítulo violência você notará a barbárie.
Onde houver um pobre de favela que comeca a enriquecer com livre comecio ali estao Herodes opressor (o estado) p/ saquear as carteiras da sociedade, inflacionando precos com impostos
Laurentino é o melhor exemplo do que o acesso a cultura pode fazer por um ser humano: uma mente clara, uma fala verdadeira, um olhar panorâmico sobre a nossa sociedade e todos os seus erros e acertos! Meu voto vai para ele! Acesso a cultura para todos!
Faço minhas as suas palavras Norma Jung.
O nosso Escritor Laurentino traz a baila uma reflexão sobre a Escravidão no Brasil.Cuja a chamada nos leva a ver que ele se a presenta como um homem branco,que não viveu o processo de escravismo no Brasil,mas que para pesquisar e escrever sobre a história dos Negros é preciso viver e ter um olhar voltado as pessoas afro em nosso País,pois esses momentos de pertencimento,e sonhar com um mundo melhor para esses cidadãos e compatriota, fará a diferença em um país que escravista em que vivemos em um racismo veemente presente
Laurentino Gomes é um patrimônio valioso para a historiografia brasileira.
Ele é escritor, fantástico, popularizador da ciência historiográfica, mas ele não trabalhou como historiador. Os historiadores fizeram as pesquisas que ele leu e aí elaborou o livro e escreveu de maneira que a leitura seja fluida e não acadêmica.
Onde houver um pobre de favela que comeca a enriquecer com livre comecio ali estao Herodes opressor (o estado) p/ saquear as carteiras da sociedade, inflacionando precos com impostos
Ele não é historiador bem
@@diego23635 exato
@@diego23635 veja o conceito do termo historiografia, "bem", e entenda o sentido da minha frase.
Sensacional! A triologia "Escravidão" abriu minha mente como ser humano e cidadã do mundo. Laurentino consegue trazer a história de uma forma documentada, e ao mesmo tempo reflexixa, de uma fluidez impressionante. Recomendo ler "Escravidão 2" e depois visitar Ouro Preto . Como uma boa mineira, posso garantir que será uma experiência imersiva, mesmo para aqueles que já estiveram em Ouro Preto em outras situações. Sem palavras para classificar a fantástica contribuição de Laurentino Gomes para o Brasil.
Esse homem é um poço de conhecimento!
Pensei em deixar um comentário de agradecimento, direto no site da FPA. Pensei em deixar um comentário de reconhecimento e agradecimento pela qualidade do programa, pela escolha do entrevistado, nos canais do youtube. Mas acho que não tenho tanta relevância e visibilidade como os participantes. E não faria nenhuma diferença. Então, deixo meu comentário aqui mesmo: No meu humilde lugar de Brasileiro Expectador (tentando ser cada vez mais atento), agradeço pela oportunidade de receber mais conhecimentos. E aprender, com quem tem legitimidade para falar. Porque estudou sobre o assunto, pesquisou. Gastou horas, dias, anos para poder falar com propriedade. Obrigado, Fundação Padre Anchieta. Obrigado, Roda Viva. Obrigado Vera Magalhães e toda a equipe do Programa. Obrigado aos convidados de bancada e extra bancada. Obrigado "especialmente", ao entrevistado: "Laurentino Gomes". E vejam que, na minha ignorância intelectual, desconhecia essa mais essa jóia Brasileira. Agora não desconheço mais. Hoje, não mais. E vou buscar os livros da trilogia para ler. Com certeza. Isso sim "É Cultura!". :)
Excelente programa com o Laurentino Gomes. Trazendo mais uma vez um assunto que precisa de mais estudos e ações efetivas para quem sabe superá-lo. Parabéns ao entrevistado e equipe do Roda Vida.
Parabenizo a todos que participaram. O Brasil tem que resgatar suas verdades históricas que são escondidas da populaçao por motivos escusos e de abuso exacerbado!!!
as
Parabéns ao Laurentino! Orgulho de ter esse homem em nosso país!
Onde houver um pobre de favela que comeca a enriquecer com livre comecio ali estao Herodes opressor (o estado) p/ saquear as carteiras da sociedade, inflacionando precos com impostos
Obrigado Laurentino, por ser pelo menos 1 nome que salva Maringá da vergonha nacional. Hahahaha
Glauber , ele só nasceu em Maringá !!!! Rsrsrsrsrs e abs
A Verinha discorda, pois adora Moro e aquela "roupa preta de enxadrista".
Felipe Drugovich também
Vergonha e o Lula
@@danusiaressiguier9512 Aproveite os próximos 4 anos de presidência Lula. Abraço :)
Riqueza de informações que exigem reflexões. Ler Laurentino é muito bom pra começar a entender a nossa história, assim como ler Eduardo Bueno. Jornalismo sobre a história!
Este homem é a prova de que ainda existe vida inteligente no Paraná.
Alegria ver nova entrevista desse grande brasileiro. Já li os livros 1808 e 1822. Gostei muito e quero completar com o 1889.
Obg ao Roda Vida e ao entrevistado.
Esse sim é um programa que merece ser celebrado.
Muito bacana o Roda Viva desta semana com um escritor comprometido com a literatura e realidade cultural do país. Parabéns a todos!
Menos à Vera Magalhães que adorava assim como o Andre Azza a camisa preta de enxadristra do Sr. Sergio Moro....não esqueceremos que essa mulher adorava o discurso da Jovem Klan. Ela é um câncer!!
Onde houver um pobre que comeca a enriquecer com livre comecio na favela. ali estao Herodes opressor (o estado) p/ saquear as carteiras da sociedade, inflacionando precos com impostos
Os programas com Laurentino Gomes são sempre excelentes!! São inteligentes, informativos e geram reflexões. Parabéns ao autor e a todos envolvidos no programa. Gratidão por esse presente!!💚💚
Menos à Vera Magalhães, musa da Jovem Klan.
@@felipeduranthedim3454 😳
@@denisebastos6192 NÃO PODEMOS ESQUECER DOS COMENTÁRIOS DELA A RESPEITO DO "ENXADRISTA SÉRGIO MORO" QDO ELA ESTAVA NA JOVEM KLAN! ELA, THAYS OYAMA, AUGUSTO NUNES, CAIO COPPOLA, ALEXANDRE "GAGÁGARCIA" ETC TODOS ELES KKKK
@@felipeduranthedim3454 🤔👍
Laurentino Gomes, parabens pelo excelente trabalho. Entrevista maravilhosa.
Parabéns pela escolha do programa ao expor o pesquisador/autor. Brilhante a forma didática de expor o problema e de abrir espaço para que a solução seja pelo modelo participativo.
Entrevista de extrema relevância! Pessoa comprometida com nossa história. Parabéns!
Onde houver um pobre de favela que comeca a enriquecer com livre comecio ali estao Herodes opressor (o estado) p/ saquear as carteiras da sociedade, inflacionando precos com impostos
Maravilhoso Laurentino uma mente brilhante.
Abdias do Nascimento foi uma das maiores referências na defesa dos direitos dos negros no Brasil e já foi descrito como o mais completo intelectual e homem de cultura do mundo africano do século XX. Ele é, ainda hoje, uma grande referência para o povo preto.
Estou lendo o vol 1 de Escravidão, do Laurentino. Difícil. Há horas q tenho q parar e respirar. Livro muito bom. Laurentino fala da escravidão desde a Antiguidade, passando pela escravidão na África e a escravidão dentro de um contexto mercantilista, q foi a transatlântica. Uma grata surpresa o livro. Superando minhas expectativas. ❤
que aula!!!
Excelente !!!!!!
Obrigado Laurentino 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Laurentino Gomes, entrevista perfeita. O Brasil tem uma enorme divida com o povo negro. Triste!
Que entrevista excepcional, sou um fã do Laurentino, realmente os livros dele durante a leitura se tornam muito fluídos, sofri algumas vezes os lendo e tbm me revoltei com os relatos sobre a crueldade aplicada aos escravos, hoje em dia nós negros sofremos de forma velada, o estalar do chicote atualmente vem junto do olhar desconfiado infelizmente!
Em que pese a força do argumento do professor Laurentino, é preciso ressaltar que existe, em São Paulo, o Museu Afro Brasil.
Este Museu abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.
Também achei estranho ele não mencionar este museu!!!
De fato um lapso do Laurentino, mas acredito que o Museu Afro está longe de ter a dimensão que os afrodescendentes merecem.
Concordo com esses comentários!
A Museu Afro Brasil, no Ibirapuera aqui em São Paulo é fantástico, e merece muitos elogios!
Sou de São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais, mas, moro aqui em São Paulo.
Em Minas, precisa ter um Museu que contasse sobre as grandes atrocidades que ocorreram naquele estado, com os negros, principalmente no período da mineração!
@@amandaferrariaf realmente o Museu é fraco é apenas uma exposição. Com todo mérito ao Manoel Araujo, seu criador.
Eu entendo que o professor é os participantes não citaram o museu afro brasileiro de São Paulo pois ele abarca mais a cultura africana e afro-brasileira e não aborda e reflete sobre a escravidão de forma significativa. Ele cita como exemplo da Alemanha que tem o memorial do holocausto em Berlim que aborda os terrores do holocausto e tem um forte fator educacional para a população alemã e tb para todos que o visitam, buscando lembrar deste período sombrio para não repetir aquelas atrocidades. Creio que seja neste sentido que ele sugere. Precisaríamos pensar em locais que mostrassem a história contada a partir da perspectiva dos oprimidos, que possa fomentar educação e reflexão a respeito deste período com o objetivo de transformar o olhar da nossa sociedade a respeito desta parte da nossa história.
Os livros de Laurentino Gomes sao excepcionais!
Seria excelente retatar tambem o periodo de Getulio Vargas!
Maravilhoso programa como sempre!
Entrevista maravilhosa! Laurentino como sempre dá uma aula e fala de temas espinhosos de uma forma delicada e que todo mundo entende.
Precisamos, urgente, de mais homens iguais ao Laurentino Gomes.
Sempre bom ouvir o que o Laurentino Gomes tem a dizer do Brasil. Dores do passado, dores do presente…
Grande Laurentino!!! Seu engajamento por esclarecer o que foi a escravidão e o que ainda é o racismo no Brasil são impressionantes... obrigado nobre!
Já comprei o 3o Volume de Escravidão. Os dois primeiros foram muito bons. Laurentino está de parabéns pelo excelente trabalho
Laurentino Gomes sempre referência de excelência. Jornalismo de ponta.
Amei💚
E amou bem cedo hein, igual a mim kkkkk bom dia, bom resto de semana
Laurentino, realmente é uma fonte de conhecimento na área que se discute. A escravidão, merece grandes discussões. Parabéns! para todos que participaram desse programa.
Parabéns Laurentino. Teus livros deveriam ser oficiais
Isso foi uma aula!
Mais um maravilhoso Programa. Parabéns, Vera, equipe do Roda Viva, bancada e, principalmente,ao Laurentino pelo excelente trabalho. 🙋🏽♂️👏🏽💐💖🎁
Fenomenal
...e se faz urgente essa continuidade da luta desses tantos brasileiros e grandes abolicionistas, escritores, em um passado tão presente, e não deixar no passado.
Homens e Mulheres de bem a favor da liberdade, e igualdade de direitos, e hoje tão negados.
Vamos à luta!!!!! Sempre !!!
Uma aula de Brasil!!!
O problema da escravidão no Brasil é pauta de todos os brasileiros. Se, Laurentino, um branco está discutindo está pauta, parabéns e todo nosso respeito!
Grande entrevista e posicionamento do escritor! Concordo 100% com tudo.
Bom dia galera. Sou fruto da mistura do negro com índio, Cafuzo. Consigo sentir o cheiro do que essse homem narra tamanha é a sensisibilidade transmitido em seus textos. Sensacional!! 👏⚖️📚
Laurentino é um patrimônio brasileiro
Passou rápido demais! Obrigada, Laurentino! 👏👏👏
todo brasileiro deveria assistir essa entrevista.
Excelente programa, perguntas pertinentes e respostas transparente. Obrigado Laurentino por essas obras incríveis incríveis, que venham mais obras como essa que possa nos revelar quem de fato somos.
Grande entrevista ! Imenso e necessário conhecimento . O BRASIL não conhece o Brasil. Neste bicentenário nunca ficou tão claro(para poucos ) que retrocedemos ao Estado de Natureza , onde o homem é o lobo do homem . Será que aprenderemos a ser a um país ? E essa nossa população ? E nossa elite cultural ? E nossos historiadores e jornalista é comentaristas ? Estamos ainda no patamar da ignorância e da intolerância e da maldade deliberada !
*FAÇA UM CURSO DE PORTUGUÊS POR FAVOR, O SEU TEXTO NÃO TEM SENTIDO !*
@@demalkebarletta3700 Imagino que o perfil tenha escrito assim para ser melhor compreendidos por bolsonaristas. Entendeu? Afinal, quem confunde ponto final com vírgula e “não” com “na”, deveria se sentir bem representado, não acha?
@@RodrigoEdgard um besta lacrando em cima de um idiota. Assim agem os esquerdopatas.
Uma aula que nunca tive enquanto estudava no Brasil nos anos 70's e 80's!
@@RodrigoEdgard *PONTO FINAL NO MEIO DO PERÍODO ESSA É BOA, SÓ PODIA SER MORTADELA !!*
Excelente programa com Laurentino Gomes. Grandes e importantes reflexões sobre o passado e o futuro do Brasil. 👏👏👏👏
Excelente aula
Excelente programa e excelentes presenças. Meus cumprimentos ao Laurentino Gomes por nos trazer pouco a pouco a nova História do Brasil... sangrando, avançamos e construímos de fato uma igualdade que acolha a todos sem distinção. Sem guerra e sem armas, mas com pensamento elevado.
Amo laurear a história do Brasil contada por este grande escritor brasileiro. ótima entrevista. Liberdade - liberdade - abre as asas sobre nós
Entrevista maravilhosa. Tenho todos os livros do Laurentino Gomes, um orgulho para todos nós, e a cada vez mais, devemos repensar as consequências do escravismo e dos problemas crônicos que ainda existem no nosso país.
Simplesmente fantástico!!!!
Grandiosa entrevista!
Laurentino nos alerta sobre a oportunidade de, através do voto e da democracia, avançarmos enquanto nação e sociedade; nos atentando para equívocos do passado, mesmo até na nossa mais recente experiência democrática.
boa tarde dói demais sim, só quem é negro, afrodescendente sabe o que é racismo, o que é falta de políticas públicas, não ser respeitado, tudo o que se refere ao povo negro é desprezado, condenado, espezinhado, nossa história deixou uma herança, legado na formação do povo brasileiro, mas é sempre apagada silenciada, desacreditada, são vitimistas, nossa luta cotidiana não é mimimi, queremos apenas o direito a ter direitos, bem como respeito enquanto seres humanos.
Excelente programa. Deveria ser assistido por cada brasileiro interessado em saber alguns dos motivos (porque são inúmeros) do fracasso de nosso país.
Papo necessário, papo muito bom!
QUE AULA DE JORNALISMO
Sensacional a postura dele mesmo não tendo em sua vida a cor que não é aceita até os dias de hoje mas ele errou em dizer que precisamos de igualdade precisamos de igualdade que é bem diferente consulte vcs abraços afro-brasileiros.
Parabéns ao programa. Adorei ver e ouvir esse colossal ser humano e estudioso Laurentino Gomes!👏👏👏👏👏👏
Laurentino Gomes devia ganhar o Prêmio Nobel da Paz e Literatura. Bravo!
Vi agora. Que maravilha. LG sempre uma fonte repleta de conhecimento. Obrigado LG e obrigado TV Cultura, TV orgulho Brazuka e de Sampa.
Inspirador essa esperança do Laurentino no futuro mesmo tendo que chafurdar na história sórdida da escravidão e do racismo.
mais uma excelente entrevista do Roda Viva. Esclarecedora e educadora. Parabéns.
Que orgulho, Laurentino Gomes nasceu na cidade que moro e que amo, Maringá PR.👏🏿👏🏾👏👏🏻👏🏽
Curtir primeiro, assistir na sequência.
Excelente
Importante entrevista, assunto que deve ser disseminado para a população se conscientizar. Grata.
Maravilhoso
Que maravilha de aula esclarecedora, através desta bancada muito bem conduzida e com perguntas que levam o esclarecimento, aproveitando muito bem o escritor,maravilhoso. Que aula gente,que aula. Vou salvar.
Uma aula de Brasil e tanto....!!!
Parabéns à TV Cultura,ao programa Roda Viva,ao brilhante Laurentino Gomes e aos inteligentes e preparados Jornalistas !!!!
Este é um lado do Brasil q quer dar certo!!!!
👏👏👏👏👏
Excelente entrevista. História antiga e tão recente. Muitas situações atuais "para inglês ver!"
Excelente a abordagem do tema feita por Laurentino Gomes.
Muito obrigado!!!!
Alberto da Costa e Silva e Laurentino são patrimônio nacional
Parabéns pela excelente intrevista. Uma aula
Sou fã!
Laurentino sempre ilumina o debate a respeito do Brasil!
EXCELENTE!!!!!
Uma aula a respeito de nossa frustrada independência, ainda por ser conquistada, nossa desigualdade construída, feita de racismo e exclusões.
EXCELENTE entrevista. Gratidão total a Laurentino Gomes ! Fortaleza CE
Ótimas reflexões, esclarecedor. Que venha a reparação!
Entrevista perfeita para o momento político.
🤩 Laurentino! Grande autor. Que conversa maravilhosa
Ele é incrível, tem que ir pra ABL no futuro.
já deveria estar, como a Conceição Evaristo
Espero que o Leandro Narloch tenha aprendido alguma coisa. Mas, lá no fundo, eu duvido. Parabéns, Laurentino!, com o esmero com que nos apresenta sua trilogia, você conquistou definitivamente o seu lugar de fala junto aos historiadores brasileiros.
Assistir a esta entrevista me fez muito bem.
Foi como um alento, uma esperança, me tranquilizou!
Viva a arte, a cultura e a literatura!
Abaixo a hipocrisia!
Laurentino Gomes excelente! Muito boa entrevista!
Muito bom!!
Didático!!
Aulas e aulas 👏🏿👏🏿
Obra fundamental e esclarecedora sobre a história real do Brasil. Totalmente diferente do que relatado nos livros didáticos aonde a princesa Isabel é tratada como heroína.
Laurentino é maravilhoso! Parabéns pelo trabalho!
Melhor quadro do atual presidente, um homem cru eleito por uma população que se desconhece.
Entrevista necessária assim como a de Valter Hugo Mãe. Gratidão.
Excelente entrevista!!!!