Tenho prova no dia 15.09.2017 d a disciplina Prevenção e Combate a Incêndio do curso de Técnico em Segurança do Trabalho, muito bom seu canal. Estou aprendendo bastante com você. Parabéns.
Rapaz boa preparação para a prova, enfia a cara que vai dar tudo certo. É interessante você baixar o ebook de extintores também. É um ebook completo cujo o tema é Extintores de Incêndio, mas vai tratar assuntos como, Normalização e Regras Nacionais de Segurança Contra Incêndio, Classes de Fogo, Conceitos Fundamentais do Fogo e ainda alguns estudos de caso. Espero que aproveite ao máximo o nosso conteúdo, abraços. www.gcbrazil.com.br
POIS É AMIGO MUITO OBRIGADO! A NOS AJUDAR NESTAS EXCELENTES AULAS,COMO BOMBEIRO CIVIL ME DEDICO MUITO A P.C.I E A.P.H GOSTO DE SER UM PROFISSIONAL COMPLETO E ESTÁ SEMPRE INFORMADO.BOA NOITE!
Uberman Leopoldino, aconselho que baixe o ebook de extintores em minha página, este ebook está com um bom conteúdo fundamental sobre fogo e extinção, fala um pouco de legislação também. www.gcbrazil.com.br Abraços.
Boa Noite Fabrício Nogueira,sou bombeiro Civil aqui no ESTADO do RIO de JANEIRO e tomei conhecimento do seu canal aqui no youtube através do Facebook,sou mais um á me inscrever no seu canal. e espero poder tirar dúvidas e aprender muito mais com suas informações fique com Deus e um forte abraço.
Olá Leandro Santos, muito obrigado. No Rio de Janeiro você deve ficar atento a nova legislação de segurança contra incêndio que deverá entrar em vigor ainda este ano. Abraços.
Ja to inscrito. Essa área é muito boa, porém vejo que faltam ainda bastante divulgação de material além das NBRs e normas estaduais. Você ta no caminho certo.
Fabrício, eu não consegui encontrar os vídeos com as moças fazendo a treinamento/simulação com os dois sistemas mencionados. Você poderia, por favor, ajudar com essa questão? Grato!
Monique Nascimento, tudo bom? Obrigado pelo elogio. Monique, me envie um email para conversarmos e eu te explicar como fazer os procedimentos para uma despressurização e pressurização segura. Abraços. fabricio@gcbrazil.com.br
Excelente!! Fabrício. Só tenho uma ressalva, quando vc falou que o caminhão tanque tiraria água do sistema!, já que existe um registro de retenção, logo após o reg. de recalque.
Muito boa sua ressalva Lário Dantas. Percebe que me baseei na IT22 do Estado de São Paulo e na NBR 10897 para montar este vídeo. Observe que na IT22 de São Paulo existe um item que vai tratar apenas do "Dispositivo de Recalque", lá você encontrará a informação que a válvula instalada neste dispositivo deverá permitir fluxo nos dois sentidos. Saindo um pouco da obrigatoriedade da lei, lhe convido a pensar em dois cenários e perceber a importância do fluxo nestes dois sentidos: - Primeiro o Bombeiro Público pode colocar mais água para chegar em uma determinada mangueira que esteja sendo usada para apagar o fogo no interior da edificação e água para o combate do reservatório já tenha acabado. - E um segundo cenário, onde, pode fazer uso da água do reservatório de uma edificação para atuar no combate ao incêndio em uma edificação vizinha. Por isso a importância de usar válvula com fluxo nos dois sentidos. Lário caso tenha mais dúvida me ponho à disposição. Grande Abraço!
excelente aula parabéns! mais fiquei com uma dúvida, no dospositivo de recalque se coloca uma válvula de retenção também, e vc disse que é possível o caminhão tanto pegar água como abastecer o sistema, como isso é possível? obrigado amigo e parabéns novamente pelo conteúdo !
Caren Rodrigo, muito obrigado pelo elogio. Caren, uma dúvida muito boa e recorrente, mas tanto a NBR 13714 quanto a IT 22-SP orienta o uso da válvula com o fluxo nos dois sentidos. Abraços.
Fabricio bom dia. Uma dúvida. Os canos deve ser de qual material? Ferro galvanizado, cobre, pvc, ... tem alguma norma específica para saber qual material deve ser usado? Parabéns pelo canal.
Slackjangi, tudo bem? Os materiais que podem ser utilizados estão nas respectivas normas de Hidrantes e de Sprinklers, respectivamente NBR 13714 e NBR 10897. Lá você irá encontrar os tubos que foram utilizados como referencia para escrever tal norma. Os tubos mais utilizados por questões técnicas e econômicas são os da NBR 5590 e NBR 5580, tubos de aço carbono com ou sem "costura". Em ambas as normas faz se referência a possibilidade de serem com solda ("costura"), sem solda. Galvanizado ou sem galvanização (preto). As grandes diferenças destas normas são as suas origens, o tubo da NBR 5580 teve origem em normas européias, já os da NBR 5590 teve sua origem com base em normas americanas. Então se você comprar tubos em uma norma e conexões de outra norma você corre o risco de não conseguir conectá-los. Mas há muita coisa envolvida ainda. Espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida, entre em contato por e-mail. Grande abraço!
Olá Fabricio! Porque as partes do hidrante não podem ser guardadas conectadas? Facilitaria na hora não? Tem alguma Norma que proíbe eles serem guardados já conectados? Obrigada pela atenção!
Olá Michele Pereira, inicialmente obrigado pela pergunta. Espero que tenha gostado do vídeo, infelizmente não deu para abordar tudo o que gostaríamos neste vídeo, esta questão de arrumação é um assunto interessantíssimo, deixar ou não conectados e o melhor padrão para acondicionar mangueiras no abrigo de incêndio. Eu poderia simplesmente lhe dá a resposta sim ou não, mas antes vou explicar a minha base para você decidir o que fazer na sua instalação, vamos lá: A Norma Base para esta resposta é a NBR 12779 a última atualização é de 2009. As mangueira de hidrantes elas podem ser acondicionadas em "zigue-zague", aduchadas e por último em modo Cabide ou Rack (IT22SP o modo zigue-zague num cabide). A NBR 12779 ela orienta que você EVITE DEIXAR A MANGUEIRA CONECTADA AO HIDRANTE. Agora a minha explicação: Há três conexões na própria mangueira: necessários para a operação: 1 - Mangueira-Válvula Globo, 2 - Mangueira-Mangueira (caso tenha duas) e 3 - Mangueira-Esguicho. No caso da conexão 1 - Mangueira-Válvula, caso tenha vazamento na válvula (acontece com uma boa freqüência), se você deixar conectada pode levar a mangueira a um apodrecimento de dentro pra fora. É importante eu falar que há manuais que orientam este tipo de conexão pronta, a própria IT22SP o desenho abordado no exemplo de Cabide, a mangueira está toda conectada, mas eu não recomendo. 2 - Mangueira-Mangueira. Se você tiver acondicionado da forma aduchada (como aparece no vídeo) no momento da operação e os operadores forem desenrolar para o combate pode criar um nó, inutilizando momentaneamente a mangueira exigindo um retrabalho e gerando perda de tempo. 3 - Mangueira-Esguicho. Talvez seja a menos problemática, o ponto negativo está em no momento da operação o esguicho pode bater quando estiver movimentando ou enrolando. Eu particularmente prefiro que as pessoas que vão fazer uso deste equipamento estejam bem treinados para uma montagem rápida. Faz assim mande-nos um email que eu lhe envio um padrão de arrumação. Espero que tenha sido claro, caso não tenha, pergunte e entre em contato também pelo mesmo email: engenharia@gcbrazil.com.br Abraços, Fabrício Nogueira.
Olá Michele Pereira. Tudo bem? Passando para lhe avisar que sua pergunta virou um vídeo, olhe lá: ruclips.net/video/-eVWi84-foY/видео.html Grande abraço.
quero abrir uma empresa de teste e manutenção de mangueiras de hidrante , tem alguma norma ou curso técnico que devo fazer pois trabalho na área de extintores já
Olá Mega Gameplays, bom, o mais indicado é a orientação de um profissional que já tenha experiência com a implantação de uma instalação para este fim. Lembro ainda que as NBRs vão trazer parâmetros básicos padronizando a forma que deve ser executado os testes, ensaios entre outros. As principais NBR que vão nortear estes testes são: ABNT NBR 11861:1998 - Mangueira de incêndio - Requisitos e métodos de ensaio Esta Norma estabelece as condições mínimas exigíveis para mangueiras de incêndio de diâmetros nominais de 40 mm e 65 mm e comprimento de 15 m. ABNT NBR 12779:2009 - Mangueira de incêndio - Inspeção, manutenção e cuidados Esta Norma fixa os requisitos mínimos exigíveis quanto à inspeção, manutenção e cuidados necessários para manter a mangueira de incêndio aprovada para uso. ABNT NBR 14349:1999 Versão Corrigida:1999 - União para mangueira de incêndio - Requisitos e métodos de ensaio Esta Norma fixa os requisitos mínimos exigíveis e estabelece os métodos de ensaio para uniões tipo engate rápido de empatação interna, nos diâmetros nominais de 40 mm e 65 mm, utilizadas em mangueira de incêndio. Espero que tenha lhe ajudado, de qualquer forma, caso ainda tenha alguma dúvida pode entrar em contato direto comigo pelo email: fabricio@gcbrazil.com.br Abraços.
Fabricio,estou realizando o projeto de contra incendio e panico em uma igreja. Nas definição dos tipos são consta residencial, comercial e industrial. Em qual tipo a igreja F-2 se enquadra?
Gecel Engenharia, tudo bem? Você quer confirmar a classificação da edificação, é isso? Não sei em qual estado você está, com base em São Paulo teremos o Decreto Estadual no56.819/11 de SP, a seguinte classificação: Local Religioso e Velório, sim são classificados como F-2. Se não for isso, fique à vontade, conversamos por email: engenharia@gcbrazil.com.br Abraços.
Olá, Fabrício estou com dificuldade de classificação do sistema de hidrante pra minha edificação, é uma escola, ocupação E-1, risco médio, não consigo entender em qual dos 5 tipos ela se enquadra. Desde já agradeço a ajuda
Boa tarde! Para uma edificação residencial multifamiliar (tipo 1), a IT 22 SP pede 100 L/min e 80 mca de pressão no ponto mais desfavorável, porém a potência da bomba está dando valores exagerados, inviabilizando-o. Tem alguma solução pra esse problema? PS: edifício antigo.
Estou fazendo o calculo isométrico do AVCB para saber a potência da bomba que vamos comprar. Mas seguindo o que diz a IT, o projeto fica inviável :( Gostaria de saber se tem que ser 80 mca mesmo.
Não calcule usando pressão máxima. A pressão residual mínima no hidrante mais desfavorável deve ser calculada a partir da vazão máxima... p=(Q^2)/(k^2)... sendo Q= 100 L/min e k do esguicho adotado. Uma boa referência é esse tipo de situação é que para vazão de 130 L/min a pressão residual no hidrante mais desfavorável, retirando a perda de carga no próprio esguicho, é de aproximadamente 15 mca. Mandei o detalhamento para seu e-mail. Ai fica tudo resolvido. Grande abraço
Olá Sophia Boamorte, tudo bem? Para esta resposta vou me basear apenas no sistema fixo de combate a incêndio de hidrantes e mangotinhos. Na norma de SP é a IT 22:2011 e a norma da ABNT 13714:2000. Na IT22 há uma tabela de volume mínimo de reserva de incêndio. De acordo com duas variáveis você irá calcular esta reserva mínima de incêndio. Uma variável é a 'ÁREA DA EDIFICAÇÃO'' e a outra é a 'CLASSIFICAÇÃO DA EDIFICAÇÃO'. Quando a reserva técnica for localizada TOTALMENTE no reservatório superior: - Capacidade do reservatório superior: 40% ou 1/3 do volume diário de água para consumo, MAIS A RTI; - Capacidade do reservatório inferior: 60% ou 2/3 do volume diário de água para consumo. Quando a reserva técnica for localizada TOTALMENTE no reservatório inferior: - Capacidade do reservatório superior: 40% ou 1/3 do volume diário de água para consumo; - Capacidade do reservatório inferior: 60% ou 2/3 do volume diário de água para consumo, MAIS A RTI. ATENÇÃO: Sophia deixa eu chamar a atenção para outras pessoas que estiverem lendo este comentário, há algumas legislações regionais que restrigem o uso de reservatório misto apenas para risco leve. Espero que tenha lhe ajudado, grande abraço.
Fabrício, favor informar:o lacre da mangueira só pode ser retirado na hora de combater o incêndio? Isso não demoraria muito tendo em vista que o lacre é feito de uma material muito duro?
Olá Sheyla Tartarin. Bem, as normas que usei como referência, a primeira foi a NBR 13714:2000 e depois a IT22:2011(Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros de SP). A NBR 13714, ela não orienta especificamente ao uso do Lacre, o que pode enquadrar nesta questão de lacre é que na parte de vistorias (ANEXO C), ela pede que sejam feitas vistorias periódicas, no máximo a cada 3 meses, onde verifique entre outras coisas, que as mangueiras estejam prontas para uso. Se estiverem com lacres em seu abrigo que não são rompidos com facilidade, elas não estão prontas pra uso. Deve ser apontado este problema em livro e orientar ao comprador a mudança de tipo de material do lacre. Já a IT22:2011 (SP) aponta a possibilidade de uso do lacre com o objetivo de impedimento da abertura indevida por terceiros, logo depois ela chama a atenção para que este lacre seja de fácil rompimento, para que no momento do uso não prejudique na abertura do abrigo de mangueira. Agora se você observar o vídeo, verá que a mangueira a qual eu utilizei como exemplo tem um lacre. Aquele lacre ele está disposto na NBR 12779 (Mangueira de incêndio - Inspeção, manutenção e cuidados) com o objetivo de identificar a mangueira, o qual não deve dificultar o manuseio da mangueira durante sua operação. É isso Sheyla Tartarin, espero ter sanado seu questionamento. Caso tenha maiores dúvidas, fique à vontade. Abraços.
Oi Marcos Drumond. Deixa eu tentra te explicar: Existe um hidrante chamado de hidrante urbano ou de rua (0:58) e existe o hidrante de recalque. Eles possuem objetivos de combater o incêndio mas tem suas funcionalidades diferentes. O Hidrante de Passeio ou de rua é alimentado pela empresa água da sua cidade ou estado, serve para o Corpo de Bombeiros tê-lo como aditivo de água para o combate ao incêndio. Já o hidrante de recalque ou de passeio é um prolongamento da coluna de incêndio de sua edificação. O objetivo principal é abastecer o prédio através do carro bomba do Corpo de Bombeiros caso a água da reserva técnica tenha se esgotado. Ou pode servir de suporte para o combate a incêndios em edificações vizinhas, daí o corpo de bombeiros através deste hidrante tomará água de sua reserva técnica para mais um ponto de apoio ao incêndio vizinho. Uma outra possibilidade é utilizar a sua reserva técnica para alimentar algum carro específico do Corpo de Bombeiros caso a água deste tenha se esgotado ou como suporte extra. Espero que tenha lhe respondido. Abraços.
Olá Boa noite. Primeiramente parabéns pelos vídeos. Sou projetista e estou começando acostumado com projetos civis.. começando agora na parte de combate à incêndio. Quanto ao dimensionamento de tubulação, pode ser o mesmo para mangotinho ou hidrante ? E a pressão utilizada no hidrante pode ser a mesma caso mude para mangotinho ? Obrigado.
Olá Cursos Online Costa Verde. Bom dia, tudo bem? Vamos lá, eu preciso saber de qual estado você fala, para orientar com mais exatidão da permissibilidade. Quanto à parte de da pressão utilizada, o sistema de mangotinhos exige pressões maiores que o sistema de hidrantes. Deixa eu tentar explicar por aqui, o diâmetro do mangotinho normalmente é de 25mm (1 polegada in.), desta forma a perda de carga apresentada para uma vazão mínima de 100l/min é bem maior que da perda existente em uma mangueira com tubulação de 40mm (1 1/2 in.) para manter a vazão de 100l/min. Um outro ponto é o esguicho regulável do mangotinho, este normalmente vem com com um diâmetro de 3/8 in. enquanto o de hidrantes vem com 1/2 in.. Gerando novamente uma perda de carga bem maior quando comparado. Mas é importante você perceber que há uma economia na própria instalação de tubos, uma vez que estes tubos, NBR5580 ou NBR 5590, normalmente são vendidos por peso. Há uma necessidade de bomba para manter a vazão mínima exigida por lei, por outro lado, há uma esta redução de custos na tubulação. Espero que tenha ficado claro, caso não tenha, entre em contato por e-mail por favor: fabricio@gcbrazil.com.br Abraço.
Prezado ótimo vídeo parabéns! Sou de MG e surgiu uma pequena dúvida....qual a pressão que precisamos garantir no hidrante ou mangotinho? A IT 17 do CBMG não fala nada a respeito....sabe informar por gentileza? Obrigado e aguardo.
Fabricio, Boa Noite. Me surgiu uma duvida. Em uma área industrial eu poderia instalar uma sistema de mangotinho? Ou o mais correto seria instalar um sistema de hidrantes com mangueiras tipo ll?
Edmar Ibiapina, bom dia. Deixa eu te explicar uma coisa antes de te responder: - A ideia principal quando levanto o questionamento do Hidrantes ou Mangotinhos, é principalmente chamar a atenção dos projetistas e responsáveis por edificações de risco leve, com até 300MJ/m2. Eles devem observar um ponto crucial, o sistema de combate a incêndios sob comando nas edificações de menores riscos será operado por seus ocupantes, que em sua maioria não possui treinamento adequado, observe que devem obrigatoriamente ter treinamento, mas isso não acontece na maioria dos casos. Baseado na IT22:2011 de São Paulo, que é a legislação que tem uma forte influencia sobre a nova NBR que 13.714 que está pra sair há um tempo, eu lhe respondo que apenas as edificações de risco leve (até e inclusive 300MJ/m2) podem ser dotados de mangontinhos. Há uma série de ponderações que gostaria de fazer sobre este tema, mas vamos deixar para uma próxima oportunidade. Abraços.
Olá amigo! Vc diz no vídeo que o hidratante de recalque pode ser feito o abastecimento do caminhão do corpo de bombeiro como isso é possível tem uma válvula de retenção que permite fluxo em um único sentido n é isso ou é algum tipo específico? Por favor agradeço pela explicação!
Olá Eli OLIVEIRA. Muito boa sua pergunta. O vídeo foi baseado na IT22 do Estado de São Paulo e na NBR 10897. Observe que na IT22 de São Paulo existe um item que vai tratar apenas do "Dispositivo de Recalque", lá você encontrará a informação que a válvula instalada neste dispositivo deverá permitir fluxo nos dois sentidos. Saindo um pouco da obrigatoriedade da lei, lhe convido a pensar em dois cenários e perceber a importância do fluxo nestes dois sentidos: - Primeiro o Bombeiro Público pode colocar mais água para chegar em uma determinada mangueira que esteja sendo usada para apagar o fogo no interior da edificação e água para o combate do reservatório já tenha acabado. - E um segundo cenário, onde, pode fazer uso da água do reservatório de uma edificação para atuar no combate ao incêndio em uma edificação vizinha. Por isso a importância de usar válvula com fluxo nos dois sentidos. Eli caso tenha mais dúvida me ponho à disposição. Grande Abraço!
Olá Carlos, tudo bem? Eu não sei se você é da área de segurança contra incêndio. Mas no caso mais crítico, onde o sistema de hidrantes será do tipo 5, o projetista deverá garantir que qualquer ponto da edificação seja atendido por dois jatos de água simultaneamente. Já no caso dos sistemas do tipo 1, 2, 3 e 4 haverá necessidade de que apenas um jato de água alcance qualquer ponto da área protegida. Considera-se área de alcance do jato de água o comprimento da mangueira ou do mangotinho somado o alcance do jato, que de acordo com a IT 22/SP deverá ser de no mínimo 10m. Carlos se não ficou claro, me avise, foi muito boa sua pergunta, grande abraço!
Olá Emerson, boa tarde. Qual o estado que você mora? Emerson, você não é obrigado a colocar, porém entenda que é uma proteção muito importante e será muito bem vinda. Faz assim me mande um email, assim podemos conversar melhor. fabricio@gcbrazil.com.br Abraços.
Moro em Minas Gerais, estou com planos de abrir uma casa de shows futuramente e estou buscando o máximo informações possíveis e seus vídeos estão me ajudando bastante, eu sou obrigado a colocar hidrante ou mangotinho, sendo que tenho uma area 250m° fechado em um piso e mais 250m° de área aberta no piso superior.
Emerson Gomes, a segurança contra incêndio ela é muito ampla, queria que você me mandasse um email para você detalhar um pouco mais do seu estabelecimento. Olhe o vídeo da Boate Kiss que eu fiz: ruclips.net/video/CDH3Qzayg94/видео.html Lá tem recomendações que pode ser usadas por você. Grande Abraço.
O que seria um tampão de hidrante de parede? É obrigatório que os componentes do hidrante estejam protegidos por uma caixa de abrigo. Espero ter ajudado! Siga meu canal, também faço conteúdo voltado aos Bombeiros 👊👊
Eai blz , eu tenho uma duvida sobre placas , Montei um hidrante simplis com mangótinho Em um prédio Minha duvida é quais placas devo utilizar A de hidrante de incêndio Ou só a placa do mangótinho ?
Boa tarde Fabricio,sou Eng. Civil meu nome e Jose Angelo Goulart, gostaria de reciclar os meus conhecimentossobre projeto de mangotinhos para edificios comerciais,como faço para obter apostila deste trabalho , meus parabens pela ideia, aguardo e obrigado.
José Angelo Goulart. Temos até o momento um ebook de extintores que está bem interessante. Para baixar só ir na página www.gcbrazil.com.br Quanto ao material para hidrantes, vamos lançar outros antes de hidrantes, me mande um email para conversarmos melhor. Abraços. fabricio@gcbrazil.com.br
Bom dia Fabricio, o Barrilete do Sistema de Incêndio do meu prédio era de FG, teve alguns problemas e foi substituído por PVC Soldável Marrom, isto pode acontecer? Vi também que você falou das borrachas de vedação das Conexões storz, existe um prazo médio para substituição destas guarnições?
Boa tarde, sobre os tipos de sistema 1 para mangotinhos e 2, 3, 4, 5 para hidrantes. Tem algum item que determina quando devo usar mangotinho e quando devo usar Hidrante ou é de livre escolha?
Olá J Montezel, ótima pergunta, quando você olha na IT22/SP ela toma por referência a classificação das edificações e área de risco de acordo com o Decreto Estadual 56.819/11. Com a classificação da edificação verificada na 56.819/11, você deverá ir na tabela de Classificação das Edificações que da IT22/SP aí sim verificar o tipo de sistema que deverá ser aplicado a sua edificação. Beleza J Montezel? Entendeu? Grande Abraço!
Taty Silva o jato compacto ou sólido tem algumas vantagens, por exemplo, chegam mais longe quando comparado com os jatos dispersos. Porém são pouco eficientes, a medida que há uma baixa transferência de calor entre o fogo e a água, fazendo com que boa parte da água utilizada seja desperdiçada sem afetar o fogo.
A norma diz que quando o sistema dotar de mais de um hidrante o dimensionamento do sistema hidráulico, deve ser considerado os dois hidrantes mais desfavoráveis, atendendendo às vazões obtidas nas tabelas. eu estou em dúvida se considero a vazao nas duas valvulas e pressao em uma so. ou se é a vazao e a pressao nas duas valvulas mais desfavoraveis.
Boa noite amigo,me tira uma duvida que não consegui achar em lugar nenhum......em um predio residencial construido em 2017,com 3 andares e 1 subsolo garagem,seria necessário hidrante de acordo com as IT's,porém alguns amigos da área falarm que pra residecial não seria necessário,sabe me dizer se precisa ??
Vale fazer correção que nos hidratantes recalque, os bombeiros não conseguem retirar a água do prédio, pois existe no sistema de Instalação do próprio hidratante um dispositivo chamado de válvula de retenção horizontal que impede a água de ir em dois sentidos
Muito boa sua pergunta. O vídeo foi baseado na IT22 do Estado de São Paulo e na NBR 10897. Observe que na IT22 de São Paulo existe um item que vai tratar apenas do "Dispositivo de Recalque", lá você encontrará a informação que a válvula instalada neste dispositivo deverá permitir fluxo nos dois sentidos. Saindo um pouco da obrigatoriedade da lei, lhe convido a pensar em dois cenários e perceber a importância do fluxo nestes dois sentidos: - Primeiro o Bombeiro Público pode colocar mais água para chegar em uma determinada mangueira que esteja sendo usada para apagar o fogo no interior da edificação e água para o combate do reservatório já tenha acabado. - E um segundo cenário, onde, pode fazer uso da água do reservatório de uma edificação para atuar no combate ao incêndio em uma edificação vizinha. Por isso a importância de usar válvula com fluxo nos dois sentidos. Eli caso tenha mais dúvida me ponho à disposição. Grande Abraço!
Olá Fabrício. Primeiramente, parabéns pelos seus vídeos, muito bons. Gostaria de saber, como você costuma calcular as perdas, pressões , bombas ? Você usa tabelas ou softwares ?
+Serejo Arquitetura se o sistema for muito grande, deve-se usar software, pois agiliza muito o processo, mas vc sempre tem que saber o que o software faz... porque se você insere informações erradas, o programa retorna lixo. Nunca deixe de questionar o resultado.
No caso de são paulo você tem que verificar a altura da edificação, área construída, daí você vai tirar a classificação, altura e carga de incêndio. Depois você via na IT 22, pega a área construída e a classificação, ela vai te dar a definição: ou mangotinho ou hidrante, com a vazão e pressão mínima.
Existe tempo máximo para desenrolar a mangueira e abrir o registro do hidrante, visto que já vi em algumas vistorias já vi o bombeiro marcando o tempo, mais não encontrei nenhuma mensao em normas. Parabéns pelo canal e obrigado pela atenção! Abraços
Olá. Eu posso utilizar o reservatório que fica localizado no lote vizinho para o abastecimento do meu hidrante? O reservatório fica na chácara vizinha à indústria onde vai ser instalado o hidrante. O dono da chácara e da indústria é o mesmo.
Fabricio boa tarde, queria entender que tipo de válvula consegue permitir o fluxo de água nos dois sentidos, porque uma valvula de retenção só irá permitir o fluxo em um sentido que no caso é fluindo para dentro das instituição, agora retornado ficou dificil compreender a não ser que seja um outro tipo de Válvula.
Olá CETA consultoria Treinamentos, a IT22-SP te dá um grande aparato de informações bem específica, lá no item Dispositivo de Recalque, ela apresenta que a válvula instalada deverá ser do tipo Esfera ou Gaveta, com este objetivo, o de garantir o fluxo de água nos dois sentidos. Consegui responder? É essa sua dúvida? Grande Abraço e fico à disposição.
Opa CETA Consultoria Treinamentos, tudo bem? Isso, o dispositivo de recalque fica obrigatoriamente na parte externa do prédio, para garantir o acesso livre a viatura. Este dispositivo que estamos tratando, o de recalque em passeio, deverá ser obrigatoriamente equipado com uma válvula . Este dispositivo deverá ter uma válvula tipo esfera ou gaveta que permita o fluxo nos dois sentidos. Qualquer objeção pode falar.... Ok? Grande abraço.
Carlos de Freitas, bom dia! Quando o projetista faz o dimensionamento dos hidrantes, caso seja obrigatório neste prédio, ele leva em consideração algumas outras variáveis. Mas não, em todas as salas não são obrigadas a ter uma caixa de hidrantes.
Tenho prova no dia 15.09.2017 d a disciplina Prevenção e Combate a Incêndio do curso de Técnico em Segurança do Trabalho, muito bom seu canal. Estou aprendendo bastante com você. Parabéns.
Rapaz boa preparação para a prova, enfia a cara que vai dar tudo certo. É interessante você baixar o ebook de extintores também. É um ebook completo cujo o tema é Extintores de Incêndio, mas vai tratar assuntos como, Normalização e Regras Nacionais de Segurança Contra Incêndio, Classes de Fogo, Conceitos Fundamentais do Fogo e ainda alguns estudos de caso.
Espero que aproveite ao máximo o nosso conteúdo, abraços.
www.gcbrazil.com.br
Obrigado, pela dica.
POIS É AMIGO MUITO OBRIGADO! A NOS AJUDAR NESTAS EXCELENTES AULAS,COMO BOMBEIRO CIVIL ME DEDICO MUITO A P.C.I E A.P.H GOSTO DE SER UM PROFISSIONAL COMPLETO E ESTÁ SEMPRE INFORMADO.BOA NOITE!
Parabéns pelos videos e pelo trabalho Fabrício. Continue trazendo este tipo de material para nós, está sendo muito útil.
Vinicius Flocco, já já irei retornar com mais vídeos. Obrigado.
Excelente!! Gostando bastante
Obrigado.
Excelente explicação!!! Parabéns Fabrício!!
Obrigado Marcus Vinivius TInoco.
gostei. estou estudando essa matéria para ser um bombeiro eficiente.muito bom!
Uberman Leopoldino, aconselho que baixe o ebook de extintores em minha página, este ebook está com um bom conteúdo fundamental sobre fogo e extinção, fala um pouco de legislação também.
www.gcbrazil.com.br
Abraços.
Parabéns pelos vídeos! Bem didático e rápido. Gostei bastante
Obrigado Rafael Fernandes, continue no canal.
Abraços.
Muito bom! Aguardando os próximos!!
Obrigado Raquel Soares.
Muito bom
Soraia Santos que bom que você gostou. Abraços e continue nos acompanhando.
As aulas que constam nos videos ,tem auxiliado muita gente para aumentar o conhecimento ..
bacana!
Thiago Miguez obrigado.
Nossa q sabedoria tô assistindo todos seus vídeos
Boa Noite Fabrício Nogueira,sou bombeiro Civil aqui no ESTADO do RIO de JANEIRO e tomei conhecimento do seu canal aqui no youtube através do Facebook,sou mais um á me inscrever no seu canal. e espero poder tirar dúvidas e aprender muito mais com suas informações fique com Deus e um forte abraço.
Olá Leandro Santos, muito obrigado. No Rio de Janeiro você deve ficar atento a nova legislação de segurança contra incêndio que deverá entrar em vigor ainda este ano.
Abraços.
Igual a sempre, ótimo conteúdo.
muito bom os esclarecimentos
Olá Nilson Oliveira, muito obrigado. Me ponho à disposição.
Abraços.
show de bola. Tambem sou profissional da área.
Espero que continue postando vídeos sobre o assunto
Obrigado Alan, ainda temos bastante vídeos pela frente. Inscreva-se no nosso canal e será avisado.
Abraço
Ja to inscrito.
Essa área é muito boa, porém vejo que faltam ainda bastante divulgação de material além das NBRs e normas estaduais.
Você ta no caminho certo.
Valeu pela força!
Fabrício, eu não consegui encontrar os vídeos com as moças fazendo a treinamento/simulação com os dois sistemas mencionados. Você poderia, por favor, ajudar com essa questão? Grato!
Faço o curso técnico em St em EAD na politécnica e estou gostando dos seus vídeos muito bem explicado 👏👏👏
Otimo video, me tirou varias duvidas! Parabens!
Obrigado. prof. Jose gabriel UNISULSC
Best canal
Obrigado Lucas Andrade.
Conteudo excelente, irei fazer prova de legislação de incendio no curso de CFSD 2024 CBM-AM
Muito boa a aula
Estou adorando seus vídeos, está me ajudando bastante 😊😊
Ótima aula obrigado
Muito bom gostei
Ótima aula,
Parabéns pelo trabalho. Muito simples e importante.
Show suas aulas
olá , gostaria de saber c vc tem vídeo mostrando , como faz pressurização e despressurizarão na rede sprinklers, seus vídeos são ótimos ,parabéns ...
Monique Nascimento, tudo bom? Obrigado pelo elogio. Monique, me envie um email para conversarmos e eu te explicar como fazer os procedimentos para uma despressurização e pressurização segura.
Abraços.
fabricio@gcbrazil.com.br
Excelente!!!!!!!!!!!!
Muito bom! Obrigada
Muito bom.
Muito boa a explicação!
Parabéns pelo conteúdo! Excelente trabalho!
Parabéns bravo!!!
Excelente Fabricio!
Nossa ótimo vídeo. Obrigada
Perfeito
Ótima aula ... Parabéns !
Excelente Vídeo Fabrício, Parabéns...
Muito bom!
Excelente!! Fabrício. Só tenho uma ressalva, quando vc falou que o caminhão tanque tiraria água do sistema!, já que existe um registro de retenção, logo após o reg. de recalque.
Faço de sua pergunta, a minha dúvida também...!!!
Muito boa sua ressalva Lário Dantas. Percebe que me baseei na IT22 do Estado de São Paulo e na NBR 10897 para montar este vídeo. Observe que na IT22 de São Paulo existe um item que vai tratar apenas do "Dispositivo de Recalque", lá você encontrará a informação que a válvula instalada neste dispositivo deverá permitir fluxo nos dois sentidos.
Saindo um pouco da obrigatoriedade da lei, lhe convido a pensar em dois cenários e perceber a importância do fluxo nestes dois sentidos:
- Primeiro o Bombeiro Público pode colocar mais água para chegar em uma determinada mangueira que esteja sendo usada para apagar o fogo no interior da edificação e água para o combate do reservatório já tenha acabado.
- E um segundo cenário, onde, pode fazer uso da água do reservatório de uma edificação para atuar no combate ao incêndio em uma edificação vizinha.
Por isso a importância de usar válvula com fluxo nos dois sentidos.
Lário caso tenha mais dúvida me ponho à disposição. Grande Abraço!
Vocês possuem esta NBR atualizada para download?
Jago Yoshida bom dia, tudo bem?
A NBR deve ser comprada, indico olhar o site da TARGET e da ABNT.
Grande Abraço.
excelente aula parabéns! mais fiquei com uma dúvida, no dospositivo de recalque se coloca uma válvula de retenção também, e vc disse que é possível o caminhão tanto pegar água como abastecer o sistema, como isso é possível? obrigado amigo e parabéns novamente pelo conteúdo !
Caren Rodrigo, muito obrigado pelo elogio.
Caren, uma dúvida muito boa e recorrente, mas tanto a NBR 13714 quanto a IT 22-SP orienta o uso da válvula com o fluxo nos dois sentidos.
Abraços.
Fabrico precisa nessesariamente ter 2 mangueiras em 1 caixa de hidrante
Bom dia Fabricio, consegue me enviar os vídeos de uso de hidrante e mangotinho? Não consegui encontrar
obrigado pela aula: onde posso achar a tabela que me diz, conforme o caso, onde posso usar mangotinhos ou hidrantes ?
sabe me responder ?
Respondido... Até mais.
Fabricio bom dia. Uma dúvida. Os canos deve ser de qual material? Ferro galvanizado, cobre, pvc, ... tem alguma norma específica para saber qual material deve ser usado? Parabéns pelo canal.
Slackjangi, tudo bem? Os materiais que podem ser utilizados estão nas respectivas normas de Hidrantes e de Sprinklers, respectivamente NBR 13714 e NBR 10897. Lá você irá encontrar os tubos que foram utilizados como referencia para escrever tal norma.
Os tubos mais utilizados por questões técnicas e econômicas são os da NBR 5590 e NBR 5580, tubos de aço carbono com ou sem "costura". Em ambas as normas faz se referência a possibilidade de serem com solda ("costura"), sem solda. Galvanizado ou sem galvanização (preto). As grandes diferenças destas normas são as suas origens, o tubo da NBR 5580 teve origem em normas européias, já os da NBR 5590 teve sua origem com base em normas americanas. Então se você comprar tubos em uma norma e conexões de outra norma você corre o risco de não conseguir conectá-los. Mas há muita coisa envolvida ainda.
Espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida, entre em contato por e-mail. Grande abraço!
Olá Fabricio! Porque as partes do hidrante não podem ser guardadas conectadas? Facilitaria na hora não? Tem alguma Norma que proíbe eles serem guardados já conectados? Obrigada pela atenção!
Olá Michele Pereira, inicialmente obrigado pela pergunta. Espero que tenha gostado do vídeo, infelizmente não deu para abordar tudo o que gostaríamos neste vídeo, esta questão de arrumação é um assunto interessantíssimo, deixar ou não conectados e o melhor padrão para acondicionar mangueiras no abrigo de incêndio.
Eu poderia simplesmente lhe dá a resposta sim ou não, mas antes vou explicar a minha base para você decidir o que fazer na sua instalação, vamos lá:
A Norma Base para esta resposta é a NBR 12779 a última atualização é de 2009. As mangueira de hidrantes elas podem ser acondicionadas em "zigue-zague", aduchadas e por último em modo Cabide ou Rack (IT22SP o modo zigue-zague num cabide).
A NBR 12779 ela orienta que você EVITE DEIXAR A MANGUEIRA CONECTADA AO HIDRANTE.
Agora a minha explicação:
Há três conexões na própria mangueira: necessários para a operação:
1 - Mangueira-Válvula Globo,
2 - Mangueira-Mangueira (caso tenha duas) e
3 - Mangueira-Esguicho.
No caso da conexão 1 - Mangueira-Válvula, caso tenha vazamento na válvula (acontece com uma boa freqüência), se você deixar conectada pode levar a mangueira a um apodrecimento de dentro pra fora.
É importante eu falar que há manuais que orientam este tipo de conexão pronta, a própria IT22SP o desenho abordado no exemplo de Cabide, a mangueira está toda conectada, mas eu não recomendo.
2 - Mangueira-Mangueira. Se você tiver acondicionado da forma aduchada (como aparece no vídeo) no momento da operação e os operadores forem desenrolar para o combate pode criar um nó, inutilizando momentaneamente a mangueira exigindo um retrabalho e gerando perda de tempo.
3 - Mangueira-Esguicho. Talvez seja a menos problemática, o ponto negativo está em no momento da operação o esguicho pode bater quando estiver movimentando ou enrolando.
Eu particularmente prefiro que as pessoas que vão fazer uso deste equipamento estejam bem treinados para uma montagem rápida.
Faz assim mande-nos um email que eu lhe envio um padrão de arrumação.
Espero que tenha sido claro, caso não tenha, pergunte e entre em contato também pelo mesmo email:
engenharia@gcbrazil.com.br
Abraços, Fabrício Nogueira.
Muito obrigada pela explicação!
Olá Michele Pereira. Tudo bem? Passando para lhe avisar que sua pergunta virou um vídeo, olhe lá: ruclips.net/video/-eVWi84-foY/видео.html
Grande abraço.
Otimo vídeo
Quais são os tipos de edificações ?
quero abrir uma empresa de teste e manutenção de mangueiras de hidrante , tem alguma norma ou curso técnico que devo fazer pois trabalho na área de extintores já
Olá Mega Gameplays, bom, o mais indicado é a orientação de um profissional que já tenha experiência com a implantação de uma instalação para este fim.
Lembro ainda que as NBRs vão trazer parâmetros básicos padronizando a forma que deve ser executado os testes, ensaios entre outros. As principais NBR que vão nortear estes testes são:
ABNT NBR 11861:1998 - Mangueira de incêndio - Requisitos e métodos de ensaio
Esta Norma estabelece as condições mínimas exigíveis para mangueiras de incêndio de diâmetros nominais de 40 mm e 65 mm e comprimento de 15 m.
ABNT NBR 12779:2009 - Mangueira de incêndio - Inspeção, manutenção e cuidados
Esta Norma fixa os requisitos mínimos exigíveis quanto à inspeção, manutenção e cuidados necessários para manter a mangueira de incêndio aprovada para uso.
ABNT NBR 14349:1999 Versão Corrigida:1999 - União para mangueira de incêndio - Requisitos e métodos de ensaio
Esta Norma fixa os requisitos mínimos exigíveis e estabelece os métodos de ensaio para uniões tipo engate rápido de empatação interna, nos diâmetros nominais de 40 mm e 65 mm, utilizadas em mangueira de incêndio.
Espero que tenha lhe ajudado, de qualquer forma, caso ainda tenha alguma dúvida pode entrar em contato direto comigo pelo email:
fabricio@gcbrazil.com.br
Abraços.
e em casos de risco 4 seria mais viavel mangotinho ou hidrante?
ótimo aula parabéns mais Cadê o vídeos ? Do exemplo? Dos mangotinhos vs hidrante ?
Também não achei o link aqui, mas acho que o video é esse: ruclips.net/video/xSOsaoMNJDU/видео.html
Amigo, não encontrei o vídeo das meninas manuseando o hidrante e mangotinho
Eu tbm não não encontrei o vídeo
Fabricio,estou realizando o projeto de contra incendio e panico em uma igreja. Nas definição dos tipos são consta residencial, comercial e industrial. Em qual tipo a igreja F-2 se enquadra?
Gecel Engenharia, tudo bem?
Você quer confirmar a classificação da edificação, é isso?
Não sei em qual estado você está, com base em São Paulo teremos o Decreto Estadual no56.819/11 de SP, a seguinte classificação:
Local Religioso e Velório, sim são classificados como F-2.
Se não for isso, fique à vontade, conversamos por email:
engenharia@gcbrazil.com.br
Abraços.
Top
Gostaria de saber como funciona o teste da mangueira do mangotinho.
Quais soluções podem ser tomadas com relação a hidrantes danificados por muito tempo
Olá, Fabrício estou com dificuldade de classificação do sistema de hidrante pra minha edificação, é uma escola, ocupação E-1, risco médio, não consigo entender em qual dos 5 tipos ela se enquadra. Desde já agradeço a ajuda
estou exatamente com a mesma duvida. A minha escola é de ocupação E, risco baixo. Em qual dos 5 tipos a sua se encaixou?
Boa tarde! Para uma edificação residencial multifamiliar (tipo 1), a IT 22 SP pede 100 L/min e 80 mca de pressão no ponto mais desfavorável, porém a potência da bomba está dando valores exagerados, inviabilizando-o. Tem alguma solução pra esse problema?
PS: edifício antigo.
Estou fazendo o calculo isométrico do AVCB para saber a potência da bomba que vamos comprar. Mas seguindo o que diz a IT, o projeto fica inviável :(
Gostaria de saber se tem que ser 80 mca mesmo.
Não calcule usando pressão máxima. A pressão residual mínima no hidrante mais desfavorável deve ser calculada a partir da vazão máxima... p=(Q^2)/(k^2)... sendo Q= 100 L/min e k do esguicho adotado.
Uma boa referência é esse tipo de situação é que para vazão de 130 L/min a pressão residual no hidrante mais desfavorável, retirando a perda de carga no próprio esguicho, é de aproximadamente 15 mca. Mandei o detalhamento para seu e-mail.
Ai fica tudo resolvido. Grande abraço
Fabrício, dentro da caixa de hidrante, eu devo sempre deixar as mangueiras e esguichos desconectados?
No estado de Sp qual a porcentagem de água das caixas d'água reservada ao combate a incêndio?
Olá Sophia Boamorte, tudo bem? Para esta resposta vou me basear apenas no sistema fixo de combate a incêndio de hidrantes e mangotinhos. Na norma de SP é a IT 22:2011 e a norma da ABNT 13714:2000.
Na IT22 há uma tabela de volume mínimo de reserva de incêndio. De acordo com duas variáveis você irá calcular esta reserva mínima de incêndio. Uma variável é a 'ÁREA DA EDIFICAÇÃO'' e a outra é a 'CLASSIFICAÇÃO DA EDIFICAÇÃO'.
Quando a reserva técnica for localizada TOTALMENTE no reservatório superior:
- Capacidade do reservatório superior: 40% ou 1/3 do volume diário de água para consumo, MAIS A RTI;
- Capacidade do reservatório inferior: 60% ou 2/3 do volume diário de água para consumo.
Quando a reserva técnica for localizada TOTALMENTE no reservatório inferior:
- Capacidade do reservatório superior: 40% ou 1/3 do volume diário de água para consumo;
- Capacidade do reservatório inferior: 60% ou 2/3 do volume diário de água para consumo, MAIS A RTI.
ATENÇÃO: Sophia deixa eu chamar a atenção para outras pessoas que estiverem lendo este comentário, há algumas legislações regionais que restrigem o uso de reservatório misto apenas para risco leve.
Espero que tenha lhe ajudado, grande abraço.
Fabrício, favor informar:o lacre da mangueira só pode ser retirado na hora de combater o incêndio? Isso não demoraria muito tendo em vista que o lacre é feito de uma material muito duro?
Olá Sheyla Tartarin.
Bem, as normas que usei como referência, a primeira foi a NBR 13714:2000 e depois a IT22:2011(Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros de SP).
A NBR 13714, ela não orienta especificamente ao uso do Lacre, o que pode enquadrar nesta questão de lacre é que na parte de vistorias (ANEXO C), ela pede que sejam feitas vistorias periódicas, no máximo a cada 3 meses, onde verifique entre outras coisas, que as mangueiras estejam prontas para uso. Se estiverem com lacres em seu abrigo que não são rompidos com facilidade, elas não estão prontas pra uso. Deve ser apontado este problema em livro e orientar ao comprador a mudança de tipo de material do lacre.
Já a IT22:2011 (SP) aponta a possibilidade de uso do lacre com o objetivo de impedimento da abertura indevida por terceiros, logo depois ela chama a atenção para que este lacre seja de fácil rompimento, para que no momento do uso não prejudique na abertura do abrigo de mangueira.
Agora se você observar o vídeo, verá que a mangueira a qual eu utilizei como exemplo tem um lacre. Aquele lacre ele está disposto na NBR 12779 (Mangueira de incêndio - Inspeção, manutenção e cuidados) com o objetivo de identificar a mangueira, o qual não deve dificultar o manuseio da mangueira durante sua operação.
É isso Sheyla Tartarin, espero ter sanado seu questionamento. Caso tenha maiores dúvidas, fique à vontade.
Abraços.
Obrigada pelos esclarecimentos. Vou ler a legislação.
Ok Sheyla Tartarini, caso tenha alguma outra dúvida, pode ficar à vontade. Abraços.
Sheila Tartarini, sua pergunta virou um vídeo. Dê uma olhada: ruclips.net/video/FHccq4N8n5w/видео.html
Grande Abraço.
boa noite
tem como saber qual tipo de junta de união se é 1 E MEIO OU 2
visto que na peça não marcar, ou melhor , nao conheço
"O hidrante te rua" e o de recalque basicamente é a mesma coisa né, já que os dois poderão tanto encher o caminhão como o sistema....
Oi Marcos Drumond. Deixa eu tentra te explicar:
Existe um hidrante chamado de hidrante urbano ou de rua (0:58) e existe o hidrante de recalque. Eles possuem objetivos de combater o incêndio mas tem suas funcionalidades diferentes.
O Hidrante de Passeio ou de rua é alimentado pela empresa água da sua cidade ou estado, serve para o Corpo de Bombeiros tê-lo como aditivo de água para o combate ao incêndio.
Já o hidrante de recalque ou de passeio é um prolongamento da coluna de incêndio de sua edificação. O objetivo principal é abastecer o prédio através do carro bomba do Corpo de Bombeiros caso a água da reserva técnica tenha se esgotado. Ou pode servir de suporte para o combate a incêndios em edificações vizinhas, daí o corpo de bombeiros através deste hidrante tomará água de sua reserva técnica para mais um ponto de apoio ao incêndio vizinho. Uma outra possibilidade é utilizar a sua reserva técnica para alimentar algum carro específico do Corpo de Bombeiros caso a água deste tenha se esgotado ou como suporte extra.
Espero que tenha lhe respondido.
Abraços.
Olá Boa noite.
Primeiramente parabéns pelos vídeos. Sou projetista e estou começando acostumado com projetos civis.. começando agora na parte de combate à incêndio.
Quanto ao dimensionamento de tubulação, pode ser o mesmo para mangotinho ou hidrante ? E a pressão utilizada no hidrante pode ser a mesma caso mude para mangotinho ?
Obrigado.
Olá Cursos Online Costa Verde. Bom dia, tudo bem? Vamos lá, eu preciso saber de qual estado você fala, para orientar com mais exatidão da permissibilidade.
Quanto à parte de da pressão utilizada, o sistema de mangotinhos exige pressões maiores que o sistema de hidrantes. Deixa eu tentar explicar por aqui, o diâmetro do mangotinho normalmente é de 25mm (1 polegada in.), desta forma a perda de carga apresentada para uma vazão mínima de 100l/min é bem maior que da perda existente em uma mangueira com tubulação de 40mm (1 1/2 in.) para manter a vazão de 100l/min. Um outro ponto é o esguicho regulável do mangotinho, este normalmente vem com com um diâmetro de 3/8 in. enquanto o de hidrantes vem com 1/2 in.. Gerando novamente uma perda de carga bem maior quando comparado.
Mas é importante você perceber que há uma economia na própria instalação de tubos, uma vez que estes tubos, NBR5580 ou NBR 5590, normalmente são vendidos por peso. Há uma necessidade de bomba para manter a vazão mínima exigida por lei, por outro lado, há uma esta redução de custos na tubulação.
Espero que tenha ficado claro, caso não tenha, entre em contato por e-mail por favor:
fabricio@gcbrazil.com.br
Abraço.
Prezado ótimo vídeo parabéns! Sou de MG e surgiu uma pequena dúvida....qual a pressão que precisamos garantir no hidrante ou mangotinho? A IT 17 do CBMG não fala nada a respeito....sabe informar por gentileza? Obrigado e aguardo.
recomendo o Senhor da uma olhada na Nt-22-2014 do CBGO, lá eles explicam melhor.
E os custos de manutenção hidrantes x mangotinhos?
Boa Noite Fabrício o mangotinho só pode ser utilizado em edificação residencial? comercial pode como shopping?
Vou começar a trabalhar em shopping, quero saber se posso usar os mangotinhos na minha área interna?
Bom dia meu amigo, podemos utilizar o sistema de mangotinho em shopping center?
Um dúvida!!! Quadra poliesportiva sem cobertura necessida de hidrantes? Caso não necessite, qual o embasamento legal?
Fabricio, Boa Noite. Me surgiu uma duvida. Em uma área industrial eu poderia instalar uma sistema de mangotinho? Ou o mais correto seria instalar um sistema de hidrantes com mangueiras tipo ll?
Edmar Ibiapina, bom dia.
Deixa eu te explicar uma coisa antes de te responder:
- A ideia principal quando levanto o questionamento do Hidrantes ou Mangotinhos, é principalmente chamar a atenção dos projetistas e responsáveis por edificações de risco leve, com até 300MJ/m2.
Eles devem observar um ponto crucial, o sistema de combate a incêndios sob comando nas edificações de menores riscos será operado por seus ocupantes, que em sua maioria não possui treinamento adequado, observe que devem obrigatoriamente ter treinamento, mas isso não acontece na maioria dos casos.
Baseado na IT22:2011 de São Paulo, que é a legislação que tem uma forte influencia sobre a nova NBR que 13.714 que está pra sair há um tempo, eu lhe respondo que apenas as edificações de risco leve (até e inclusive 300MJ/m2) podem ser dotados de mangontinhos.
Há uma série de ponderações que gostaria de fazer sobre este tema, mas vamos deixar para uma próxima oportunidade.
Abraços.
ok..obrigado.
Edmar, fica à vontade... querendo me envie um email que podemos conversar melhor.
fabricio@gcbrazil.com.br
Abraços.
Muito bom gostei 👏
Olá amigo! Vc diz no vídeo que o hidratante de recalque pode ser feito o abastecimento do caminhão do corpo de bombeiro como isso é possível tem uma válvula de retenção que permite fluxo em um único sentido n é isso ou é algum tipo específico? Por favor agradeço pela explicação!
Olá Eli OLIVEIRA. Muito boa sua pergunta. O vídeo foi baseado na IT22 do Estado de São Paulo e na NBR 10897. Observe que na IT22 de São Paulo existe um item que vai tratar apenas do "Dispositivo de Recalque", lá você encontrará a informação que a válvula instalada neste dispositivo deverá permitir fluxo nos dois sentidos.
Saindo um pouco da obrigatoriedade da lei, lhe convido a pensar em dois cenários e perceber a importância do fluxo nestes dois sentidos:
- Primeiro o Bombeiro Público pode colocar mais água para chegar em uma determinada mangueira que esteja sendo usada para apagar o fogo no interior da edificação e água para o combate do reservatório já tenha acabado.
- E um segundo cenário, onde, pode fazer uso da água do reservatório de uma edificação para atuar no combate ao incêndio em uma edificação vizinha.
Por isso a importância de usar válvula com fluxo nos dois sentidos.
Eli caso tenha mais dúvida me ponho à disposição. Grande Abraço!
Quais medidas por parte do poder público tem que ser tomadas quanto a questão de manutenção e também também ter hidrantes em todas as ruas
boa noite
qual a distancia máxima entre um hidrante e outro
Olá Carlos, tudo bem? Eu não sei se você é da área de segurança contra incêndio. Mas no caso mais crítico, onde o sistema de hidrantes será do tipo 5, o projetista deverá garantir que qualquer ponto da edificação seja atendido por dois jatos de água simultaneamente. Já no caso dos sistemas do tipo 1, 2, 3 e 4 haverá necessidade de que apenas um jato de água alcance qualquer ponto da área protegida. Considera-se área de alcance do jato de água o comprimento da mangueira ou do mangotinho somado o alcance do jato, que de acordo com a IT 22/SP deverá ser de no mínimo 10m.
Carlos se não ficou claro, me avise, foi muito boa sua pergunta, grande abraço!
Ola sou Emerson, o mangotinho pode ser utilizado em casas de shows com área total de 250m°? Obrigado
Olá Emerson, boa tarde. Qual o estado que você mora? Emerson, você não é obrigado a colocar, porém entenda que é uma proteção muito importante e será muito bem vinda. Faz assim me mande um email, assim podemos conversar melhor.
fabricio@gcbrazil.com.br
Abraços.
Moro em Minas Gerais, estou com planos de abrir uma casa de shows futuramente e estou buscando o máximo informações possíveis e seus vídeos estão me ajudando bastante, eu sou obrigado a colocar hidrante ou mangotinho, sendo que tenho uma area 250m° fechado em um piso e mais 250m° de área aberta no piso superior.
Emerson Gomes, rapaz me mande um email... Vamos conversar por lá. Fique tranquilo, é só para te orientar melhor.
fabricio@gcbrazil.com.br
Emerson Gomes, a segurança contra incêndio ela é muito ampla, queria que você me mandasse um email para você detalhar um pouco mais do seu estabelecimento. Olhe o vídeo da Boate Kiss que eu fiz:
ruclips.net/video/CDH3Qzayg94/видео.html
Lá tem recomendações que pode ser usadas por você.
Grande Abraço.
Professor, sabe dizer quais tipo de tubulação (material) podemos usar para alimentação de hidrantes em edificações?
Rafaela, tudo bem? A tubulação que é mais usada é a de Tubo de Aço Carbono. Verifique os tubos fabricados de acordo com a NBR 5590. OK?
olá, estou me formando em Bombeiro Civil Profissional É obrigatório o uso de tampões em hidratantes de parede?
O que seria um tampão de hidrante de parede? É obrigatório que os componentes do hidrante estejam protegidos por uma caixa de abrigo. Espero ter ajudado! Siga meu canal, também faço conteúdo voltado aos Bombeiros 👊👊
Eai blz , eu tenho uma duvida sobre placas ,
Montei um hidrante simplis com mangótinho
Em um prédio
Minha duvida é quais placas devo utilizar
A de hidrante de incêndio
Ou só a placa do mangótinho
?
Boa tarde Fabricio,sou Eng. Civil meu nome e Jose Angelo Goulart, gostaria de reciclar os meus conhecimentossobre projeto de mangotinhos para edificios comerciais,como faço para obter apostila deste trabalho , meus parabens pela ideia, aguardo e obrigado.
José Angelo Goulart. Temos até o momento um ebook de extintores que está bem interessante. Para baixar só ir na página www.gcbrazil.com.br
Quanto ao material para hidrantes, vamos lançar outros antes de hidrantes, me mande um email para conversarmos melhor.
Abraços.
fabricio@gcbrazil.com.br
Não encontrei o link das meninas...😕
ruclips.net/video/5zBmHne-W7E/видео.html
tb não
Bom dia Fabricio, o Barrilete do Sistema de Incêndio do meu prédio era de FG, teve alguns problemas e foi substituído por PVC Soldável Marrom, isto pode acontecer? Vi também que você falou das borrachas de vedação das Conexões storz, existe um prazo médio para substituição destas guarnições?
Boa tarde, sobre os tipos de sistema 1 para mangotinhos e 2, 3, 4, 5 para hidrantes. Tem algum item que determina quando devo usar mangotinho e quando devo usar Hidrante ou é de livre escolha?
Olá J Montezel, ótima pergunta, quando você olha na IT22/SP ela toma por referência a classificação das edificações e área de risco de acordo com o Decreto Estadual 56.819/11. Com a classificação da edificação verificada na 56.819/11, você deverá ir na tabela de Classificação das Edificações que da IT22/SP aí sim verificar o tipo de sistema que deverá ser aplicado a sua edificação.
Beleza J Montezel? Entendeu? Grande Abraço!
Mim explica um pouko sobre o jato compacto
Taty Silva o jato compacto ou sólido tem algumas vantagens, por exemplo, chegam mais longe quando comparado com os jatos dispersos. Porém são pouco eficientes, a medida que há uma baixa transferência de calor entre o fogo e a água, fazendo com que boa parte da água utilizada seja desperdiçada sem afetar o fogo.
@@fabricionogueira348 obrigada eu conseguir já
Não consegui assistir aos vídeos e quero muito saber a diferença entre os dois.
A norma diz que quando o sistema dotar de mais de um hidrante o dimensionamento do sistema hidráulico, deve ser considerado os dois hidrantes mais desfavoráveis, atendendendo às vazões obtidas nas tabelas. eu estou em dúvida se considero a vazao nas duas valvulas e pressao em uma so. ou se é a vazao e a pressao nas duas valvulas mais desfavoraveis.
Boa noite amigo,me tira uma duvida que não consegui achar em lugar nenhum......em um predio residencial construido em 2017,com 3 andares e 1 subsolo garagem,seria necessário hidrante de acordo com as IT's,porém alguns amigos da área falarm que pra residecial não seria necessário,sabe me dizer se precisa ??
Cecell Alves, você é de qual estado?
Vale fazer correção que nos hidratantes recalque, os bombeiros não conseguem retirar a água do prédio, pois existe no sistema de Instalação do próprio hidratante um dispositivo chamado de válvula de retenção horizontal que impede a água de ir em dois sentidos
Muito boa sua pergunta. O vídeo foi baseado na IT22 do Estado de São Paulo e na NBR 10897. Observe que na IT22 de São Paulo existe um item que vai tratar apenas do "Dispositivo de Recalque", lá você encontrará a informação que a válvula instalada neste dispositivo deverá permitir fluxo nos dois sentidos.
Saindo um pouco da obrigatoriedade da lei, lhe convido a pensar em dois cenários e perceber a importância do fluxo nestes dois sentidos:
- Primeiro o Bombeiro Público pode colocar mais água para chegar em uma determinada mangueira que esteja sendo usada para apagar o fogo no interior da edificação e água para o combate do reservatório já tenha acabado.
- E um segundo cenário, onde, pode fazer uso da água do reservatório de uma edificação para atuar no combate ao incêndio em uma edificação vizinha.
Por isso a importância de usar válvula com fluxo nos dois sentidos.
Eli caso tenha mais dúvida me ponho à disposição. Grande Abraço!
Olá Fabrício. Primeiramente, parabéns pelos seus vídeos, muito bons. Gostaria de saber, como você costuma calcular as perdas, pressões , bombas ? Você usa tabelas ou softwares ?
+Serejo Arquitetura se o sistema for muito grande, deve-se usar software, pois agiliza muito o processo, mas vc sempre tem que saber o que o software faz... porque se você insere informações erradas, o programa retorna lixo. Nunca deixe de questionar o resultado.
+Fabrício Nogueira uma boa referência é o livro do Telmo Brentano ... Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndio. Muito Completo
Ahh sim, nada substitui o conhecimento. Muito obrigado pela referencia amigo. Sucesso à você.
Ótimo vídeo parabéns! Em um edifício de 4 andares com 20 quitinetes qual seria o melhor a ser instalado o hidrante ou mangotinho? Agradeço!
No caso de são paulo você tem que verificar a altura da edificação, área construída, daí você vai tirar a classificação, altura e carga de incêndio. Depois você via na IT 22, pega a área construída e a classificação, ela vai te dar a definição: ou mangotinho ou hidrante, com a vazão e pressão mínima.
Existe tempo máximo para desenrolar a mangueira e abrir o registro do hidrante, visto que já vi em algumas vistorias já vi o bombeiro marcando o tempo, mais não encontrei nenhuma mensao em normas. Parabéns pelo canal e obrigado pela atenção! Abraços
Rafael, nunca vi. Talvez exigência de treinamento ou de operação do posto. Mas em normas não!
Olá. Eu posso utilizar o reservatório que fica localizado no lote vizinho para o abastecimento do meu hidrante? O reservatório fica na chácara vizinha à indústria onde vai ser instalado o hidrante. O dono da chácara e da indústria é o mesmo.
Matheus, entre na Lista VIP, vamos conversar por lá. Tem alguns detalhes que preciso entender antes de dar a resposta. OK?
como faz para baixar o e-book?
Wendseyker, conseguiu? Se não, oriento que entre na Lista Vip do Whats App, por lá eu te mando. Grande Abraço!
Consegui, só não consegui entrar na lista vip Whatsapp
Fabricio boa tarde, queria entender que tipo de válvula consegue permitir o fluxo de água nos dois sentidos, porque uma valvula de retenção só irá permitir o fluxo em um sentido que no caso é fluindo para dentro das instituição, agora retornado ficou dificil compreender a não ser que seja um outro tipo de Válvula.
Olá CETA consultoria Treinamentos, a IT22-SP te dá um grande aparato de informações bem específica, lá no item Dispositivo de Recalque, ela apresenta que a válvula instalada deverá ser do tipo Esfera ou Gaveta, com este objetivo, o de garantir o fluxo de água nos dois sentidos.
Consegui responder? É essa sua dúvida?
Grande Abraço e fico à disposição.
Creio que a It 22 se refere a valvula de abertura, e não a que fica no interior... no caso a retenção
Opa CETA Consultoria Treinamentos, tudo bem? Isso, o dispositivo de recalque fica obrigatoriamente na parte externa do prédio, para garantir o acesso livre a viatura. Este dispositivo que estamos tratando, o de recalque em passeio, deverá ser obrigatoriamente equipado com uma válvula . Este dispositivo deverá ter uma válvula tipo esfera ou gaveta que permita o fluxo nos dois sentidos.
Qualquer objeção pode falar.... Ok?
Grande abraço.
sala comercial em um prédio é obrigatorio ter hidrante
Carlos de Freitas, bom dia! Quando o projetista faz o dimensionamento dos hidrantes, caso seja obrigatório neste prédio, ele leva em consideração algumas outras variáveis. Mas não, em todas as salas não são obrigadas a ter uma caixa de hidrantes.