Isso é o essencial do essencial Ar condicionado = além de refrescar o ambiente desembaça o parabrisa na chuva Vidros elétricos = vc desce e sobe os vidros sem sair do banco(principalmente quando tiver andando) Direção assistida = facilita a manobra Retrovisor elétrico eu acho que não é necessário pq vc só ajusta uma vez
Eu mesmo nunca liguei para câmbio automático. Hoje quero um. Depois que vc dirige um por algum tempo, vc não quer mais manual. Lógico que manual trás mais esportividade, mas em 364 dias do meu ano, eu não ando de forma esportiva então prefiro meu conforto mesmo kkk
O câmbio automático foi inventado por dois brasileiros, um deles, José Araripe, era tio do escritor Paulo Coelho. Isso foi na década de 30. Venderam a patente para a GM que lançou o "hidramático" no oldsmobile 1940. O primeiro carro brasileiro a usar a invenção foi o Ford LTD 1969.
@@victorvalentim2690 Uma lenda reportada na biografia de Paulo Coelho escrita por Fernando Moraes e amplamente divulgada na internet. Dê um google. E meu pai teve um lendário Oldsmobile 1946, seu primeiro carro, hidramático e também teve um lendário LTD 1969 "ford-o-matic". Cresci em meio a muita lenda.
Rapaz, tive um Fusion Titanium AWD, lançado em 2012 como modelo 2013 e já tinha ACC e a p0rr@ toda. Lembro que eu comentava nas redes sociais sobre o ACC, que era muito bom usar e tal, e chovia de cara me criticando e ficava falando que é tecnologia desnecessária e ninguém quer ficar seguindo o carro da frente 😂. Aí hoje em 2024 quando lança um carro sem o ACC (por exemplo o Peugeot 2008) vem uma chuva de crítica falando que deveria ser obrigatório 😂.
Vinícius, boa noite, Sou teu fã, te sigo há muito tempo e queria te passar uma informação comentado nesse vídeo. A primeira transmissão automática usando fluido hidráulico foi desenvolvida em 1932 por dois engenheiros brasileiros, José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos; posteriormente, o protótipo e o projeto foram vendidos para a General Motors, que os introduziram a tecnologia no modelo Oldsmobile de 1940 como transmissão "Hydra-Matic.
nossa lembro de todos esses preconceitos, estou com 55 e vivi todas essas etapas automotivas, mas às maiores rejeições que lembro eram a respeito do câmbio "hidramático" e carros com quatro portas. nós achávamos até feios os carros que tinham 4 portas. vlw Vinícius excelente matéria 👍
A mesma história aconteceu com o ar condicionado e a direção assistida (hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica). Claro que tinha também o fator de serem itens mais caros e pouco duráveis, e isso tornava cara a manutenção. Porém hoje já não são caros de arrumar e fácil de encontrar mão de obra especializada. Mas são itens de comodidades que ninguém mais vive sem!
E era! Mais coisa para quebrar, mais peso para carregar, o desenho dos carros ficava mais limitado. A rigidez piorava. Com o tempo, algumas coisas melhoraram e as pessoas pararam de reparar em outras...
Este mundo está tão louco que não me surpreenderia se daqui a 5 anos o povo vai adorar a tecnologia de correia dentada banhada em óleo 😧 e o sistema start stop 😩
Quem viu que no passado os estados unidos zuava os japoneses por ser carros tecnológicos. Lembrando que americano era muscocar raiz. Cheio de ronco e japonês silencioso dizia ate que similar a eletrico coisa que nunca aconteceu. Mas era silencioso e cheio de parnafernalhas. Ja faz muito tempo que a esquerdalha mundial sequestrou o sistema e obrigou todas as montadoras a se adequar com o emissões de poluentes. E aqueles motores indestrutíveis já não se fabrica mais faz muito tempo. Dizem que é pelo aquecimento global. Garanto que tudo é um plano econômico. Coisas que duram muito não há ganhos que lucram. Se bem que a era glacial provavelmente foi por ter muito carro em excesso e muito mais poluente que nossos carros ap.
O mais curioso é que, Civic e Corolla, desde que chegaram ao Brasil, no início da década de 90, já traziam motores 16v, e não me lembro de pessoas ou até mesmo mecânicos "demonizando" essa tecnologia, nos referidos veículos. Acredito que, o fato de trazerem corrente de comando, desde então, foi determinante para consolidar a robustez mecânica dos modelos (a qual persiste até os dias atuais), já que dispensavam as trocas periódicas das correias tradicionais, bem como a dificuldade, na época, em acertar o ponto do motor com o dos comandos, já que o conhecimento era tão escasso quanto o ferramental. Um salve para a corrente de comando!
Na verdade o Civic até a versão G7 vinha com correia dentada, porém nunca foi problemática e a troca era aos 80 mil tranquilamente. O Corolla já vinha com corrente desde o início.
Lembro o primeiro carro melhor que compramos... foi um Gol 1000 quadrado prata, duas portas, usado, ano 94... basicasso... tinha só um retrovisor lateral... na verdade esses "luxos" que você falou no vídeo, Vinícius, não é que a gente não queria... é porque a grana não dava... pra quem veio de Fusca e Brasília velha caindo aos pedaços, foi um baita upgrade.
Tenho menos de 40 anos, lembro do meu primeiro carro, foi um Uno Mile 2004 super rodado e cheio de problemas, eram duas portas e básico, aguentei ficar com ele por 4 anos. Hoje em dia o carro precisar completo de tudo pra mim.
" A primeira transmissão automática usando fluido hidráulico foi desenvolvida em 1932 por dois engenheiros brasileiros, José Braz Araripe e Fernan do Lehly Lemos; posteriormente, o protótipo e o projeto foram vendidos para a General Motors, que os introduziram a tecnologia no modelo Oldsmobile de 1940 como transmissão "
O diretor-executivo da Ford viajou para a China, conheceu o mundo automóvel chinês e regressou chocado. Conforme contou ao The Wall Street Journal, “estamos a enfrentar um risco existencial”. Na China, Jim Farley encontrou carros com uma autonomia de 400 ou 500 quilómetros, com preços inferiores a 15.000 euros; carros com tecnologias muito avançadas, indo além da capacidade ocidental, a preços muito baixos. A visão das fabricantes chinesas, a par da velocidade de desenvolvimento que os chineses conseguem assegurar, ameaça as concorrentes ocidentais e, aparentemente, assusta os executivos dos nomes que têm optado por uma estratégia menos arrojada
E pensar que quando aportaram primeiros carros chineses aqui na terra "tupiniquim", nem chegavam aos pés dos "nacionais" mais ultrapassados do então. Indústria automobilística chinesa deu um salto qualitativo em pouco mais de 20 anos.
Eu vivi bem os anos 80 e 90 e câmbio automático, ter 4 portas ( esse além de fama de taxi tinham medo da ferrugem "comer mais rápido" a lataria devido a carroceria ser "muito picada" visto as muitas portas) , cor branca, ser 16v injeção era bem por ai mesmo o povo criticava mas hoje.................
Olá! Adoro seus vídeos. Excelentes, por sinal. Lembro- me de refutar um vendedor de um Corsa 0KM de 4 portas. Já tínhamos bastante 4 portas e eu, na época, erroneamente ainda comprei um de 2 portas. Mas fora este aprendizado da compra deste carro, em meu ver, faltou um item: lavador do para brisa que se acionava apertando uma espécie de pedal de borracha para a água esguichar. E alguns carros como Opala, caminhonetes tipo C10, e outros que vinham com o comutador da luz alta/ baixa também no pé. No mais, para mim foi uma viagem ao passado. Revivi praticamente tudo o que foi dito. Parabéns pelas recordações e pela qualidade do vídeo.
A verdade é que as pessoas por não terem dinheiro para comprar carros com esses upgrades, inventavam que essas inovações não prestavam. Com o passar do tempo viram que é de muitíssima importância. Com o fácil acesso a internet, isso já melhorou muito.
Detalhe... Turbina diesel é suave. Turbina gasolina é muito complicado. A rotação é muito maior.... Para retificar e dar manutenção é só empresa muito top
@@PorcoZio79 haha lembrou minha mãe. O primeiro carro que eu comprei foi um Palio. Isso ja faz uns 15 anos rs. Tinham 2 opções: um palio pelado e um completão. A diferença nas parcelas na epoca era de mais ou menos 100 reais por mês. Ou menos, nao lembro. A minha mãe na humildade falou pra eu pegar o mais pelado, por ser mais em conta. Eu fui la e comprei o completo rs. Eu lembro dela saindo da loja comigo toda feliz, falando "nossa, que carro bonito, completo, novinho". Tadinha, a nossa família sempre foi pobre e tinha que se contentar com o mais básico..talvez pra ela aquilo fosse demais. Anos se passaram e ela comprou o Palio de mim rs. Esta até hoje com o carro, e ja falei que ja passou da hora de trocar aquele carro (hoje com 300 mil km rodados rs). Agora ela quer um SUV rs. Esse final de semana vou visitar ela com minha Tracker que ela ainda nao conhece. Vamos ver se convenço ela a comprar uma 2018 Premier rs
O turbo provavelmente não irá se universalizar como a injeção eletrônica por exemplo devido a entrada no mercado e crescente popularização dos elétricos.
Tive um Opala 86 coupê 6cil automático, o bagulho era louco! Depois que peguei um daqueles engarrafamentos indo para a praia no feriadão, entendi o que é conforto! ... Hoje, se posso escolher, só vou de automático! Abraços Vinícius e galera do canal!
Salve Vinicius! Sobre carros Flex, inegável que é vantagem poder usar o combustível mais em conta a cada momento, mas pode me chamar de antiquado, mas a maioria dos motores flex gastam mais combustível - especialmente etanol - do que poderiam gastar se fossem feitos pra rodar com um único combustível, já que parâmetros como a taxa de compressão não tem como serem variados de acordo com a opção. O Mille, só a gasolina, fazia 21 km/l. Sua versão flex só 17 (números do manual) Um gol g3 (16v) fazia regularmente 19 km/l na estrada. Troquei por um G4 flex zero km, e nunca fez mais que 12... aí me pergunto: compensa mesmo poder escolher?
Câmbio automático continua sendo bom só para o primeiro dono. O problema é que hoje só locadora compra carro e a indústria não oferece o manual para poder extorquir na manutenção...
Parabéns pelo vídeo! Motor transversal o Monza já tinha! Monza 4 portas com vidros eletricos foi aos poucos mudando mercado! Carro sem ar-condicionado e direção hidráulica hoje em dia é impensável!
Mestre Vinícius, o nome "hidramático" vem do equipamento, os câmbios automáticos mecânicos eram (e muitos ainda são) hidramáticos, porém alguns modelos tem funções eletrônicas adicionais.
O gargalo de tudo é a bateria. O dia que fizerem uma que se abastece rápido como um carro a gasolina, tenha uma vida útil grande e uma autonomia decente, com custos de reparo mais próximos da realidade, ele pode se popularizar
Haha e o que dizer de um Ford Del Rëy Skala.. 2 portas, motor longitudinal, corrente de comando pra tracionar o eixo de válvulas e claro, lavador/desembaçador traseiro 🏆
O ultimo carro a sair com duas portas foi o Gol G-6. Já as manivelinhas nos vidros traseiros continuam firme e forte até hoje e certamente por um bom tempo adiante. Ouvi uns boatos que a versão mais pelada do Pólo é vidro manual nas 4!
O brasileiro em geral é muito influenciável. As 4 portas começaram fazer sucesso quando foi reaberta a importação. O consumidor "pobre" não podia ter um importado, mas poderia ter as 4 portas embora não tivesse qualquer utilidade para elas, sem contar que com 4, elas diminuem a facilidade de😢acesso. O câmbio automático teve um processo semelhante, partindo dos vendedores.
Toda novidade precisa de algum tempo para que as fábricas possam limar as bordas da tecnologia. Eu não gosto de pagar por tecnologia novíssima. Serei cobaia da fábrica com certeza para os primeiros defeitos. Sempre melhor esperar a novidade evoluir.
Pneu sem câmara em caminhão demorou pra pegar por aqui. A Mercedes lançou o caminhão 3/4 912 com pneu sem câmara, logo seu sucessor voltou a vir com câmara. Em 1995 compramos um MB 1319 importado, com pneus sem câmara original. Os borracheiros estavam começando a se adaptar, porém orientavam que era pra trocar pra rodas e pneus com câmara, pois não ia pegar os sem.
Faça um video de melhores carros para telecom espaço porta malas e desempenho no dia a dia dos instaladores ofereça economia e conforto sem perder força.
Meu primeiro carro com injeção eletrônica foi um corsa 96. Até esse ano, todos os meus carros eram com carburador. Fusca, Voyage, Escort, Uno, Doginho Polara 😂
Uma pena hoje, se tu quiser um carro manual, ter que se contentar com um pelado de entrada, ou pegar um carro de nicho, como Civic Type R ou GR Corolla, com preços surreais. Carros minimamente decentes é compulsório o câmbio automático, atualmente...
Na verdade, antigamente os carros quatro portas não eram práticos, em sua grande maioria, pois não vinham com travas elétricas e vidros elétricos. Quando estes "acessórios" passaram a ser disponibilizados por preços mais justos ou se tornaram itens de série, os 4 portas se tornaram padrão pelo conforto.
Ar condicionado, uma boa direção, vidros e travas elétricas, retrovisor com regulagem elétrica e um câmbio automático. Pronto, tendo um bom espaço interno, pneus e suspensão boas, um carro não precisa de mais nada para ser confortável.
Lembro de um tio avô que tinha exatamente essa ideia: carro pra ele era tudo pelado. Não tinha direção hidráulica, nem vidro elétrico, nem trava elétrica, nem ar condicionado. Porque é menos coisa pra quebrar. Eu lembro que zoava ele falando "Compra uma bicicleta que tem menos coisa ainda pra quebrar"
2 месяца назад
Tenho uma lembrança do meu pai num dia de domingo, tomando uma breja e comendo um tira gosto enquanto desmontava os carburadores do Brasilião Bege que ele tinha! 🤣
Outro comentário... Eu tive carro turbo de fabrica. Na época era problema. E eu acho que hoje tambem. Porque a manutenção equivale a 2 motores. Nem se compara a aspirado.
Antigamente, em carros como Variant , Brasilia, Opala e Caravan, entre outros, cabiam até 15 ocupantes ou mais. Hoje em dia , a maioria cabe no máximo, 5. 😂😂😂
@@jeffinhopb1 haha eu, quando era novo, gostava de andar no chiqueirinho do Fusca. Atrás do banco traseiro. Já viajei do DF prá o Rio de Janeiro deitado no tampão do Santana 89 motor 2.0 da época. Muito massa.
E sem rádio também, por mais simples que fosse. Só um tampão escrito VOLKSWAGEN no lugar, pra te lembrar da marca rainha das mendigarias! Ah, mas tem "suspensão elevada" esse modelo... 😅
Fala Vinicius.. um dos tópicos desse video me ascendeu uma pergunta... Quais os carros Flex que realmente não é aconselhável abastecer exclusivamente no Etanol?? será que nao rola um vídeo sobre??? 😅
Cada caso e um caso, a anos atrás no interiorzão do RJ, essa estrada ainda continua a mesma, depois de muito barro e 3 horas de estrada no atoleiro carro injeção um bico, deu problema, carro foi arrastado diferente de rebocado, resolvi o problema. o outro carro carburado passou sem problema, cada caso e um caso, no interior escasso de recursos os carburadores fazem sucesso............................em lugares com mais recursos e a injeção domina.( conheço um pouco da minha formação)
Cinto de segurança não era usado e a partir da década de 90, a legislação de trânsito ficou mais exigente. Hoje noto que melhorou muito aderência a esse dispositivo de segurança.
Carro de 4 portas, a reclamação era sobre problemas na coluna B. Roda de liga leve, tinha muitas de baixa qualidade, um amigo bateu por que a riga simplesmente desmontou, o miolo ficou preso no carro, mas o aro e pneu voou
Tenho um Escort xr3 ap, 2.0, 1993, tirei a injecção burra e carburei, com um velho carburador 2 estágios...., consegue ser mais econômico que meu Civic 1.8
Vinícius, me lembrei aqui do carro que eu tinha, Gol quadrado com carburador, rapaz, tinha que andar com uma chavinha de fenda para regular a lenta kkkk
Iaí Blz Com Certeza Carro Com 4 Portas Será Mais Máquinas Vidros e Canaletas Para Serem Trocadas . Para Os Primeiros Anos Tranquilo Más Para Quem Fica Muito Tempo Vai Ter Que Trocar Mesmo. E Isso é Assim Mesmo , Quanto Mais Recursos Melhor Porém Serão Mais Ítens Para Serem Trocados.
O limpador traseiro do palio g1 a maioria vinha, mais alguns arrombadinhos tirava pq achava feio, e nem nos ferros velho o cara acha mais o original. Ano 2000 e suas tunagem
Lembro que na década de 90 pagava-se os olhos das bochechas para se ter vidros verdes. Todo mundo achava chic....legal. Luz de neblina era um opcional caaaaaro e ninguém fazia questão. Enfim, hoje nao sei se os vidros são verdes porque todos colocam película e o farol de neblina é item básico quando se compra um carro. Quando não tem o dito farol as críticas são inevitáveis
O que você está comentando não foi o que aconteceu na maioria das vezes. Os carros de 4 portas não eram desejados para famílias pela falta de segurança da abertura das portas, que não tinham as travas de hoje. Outros acessórios em carros novos aumentavam o preço do carro às vezes até 50% a mais do valor básico. Colocar ar condicionado, travas e vidros elétricos, um simples rádio com antena, vidros verdes e desembaçador traseiro, retrovisor do lado direito, câmbio automático etc. quase Dobravam o valor do veículo, o que os tornava proibitivo. Então, comprava-se o carro "pelado" e se equipava depois. Tive um Opala 0 km (1973) com pneus sem câmara e rodas de ferro originais: tinha que calibrar dia sim dia não... Uma semana com o carro parado e os quatro pneus (Firestone) murchavam até o chão. Lógico que coloquei câmara, como todo mundo fazia naquela época. Então sua visão da realidade daquela época está distorcida...
A resistências a essas tecnologias, é pq foi só no governo Collor (1992) que foi chegar os carros importados. Antes disso, tudo tecnológico DAVA problema. E ninguém sabia arrumar. Os pneus usavam câmara pq PRECISAVA. Os pneus eram muito frágil, as suspensões dos carrros não eram boas e as estradas eram piores!!!
Tenho 2 anos a mais que o Vinicius... um tio disse que éramos trouxas quando no início dos anos 90 compramos um Monza 88 com ar condicionado e direção hidráulica. Quando ele andou e dirigiu o carro, foi lá e comprou um igual...kkk
Eu continuo correndo dos motores de 3 cilindros!! :)). Manutenção mais custosa, muito mais "sensível" e cheio de "probleminhas"... prefiro os básicos de 4 cilindros
Se considerar que carros elétricos tem câmbio automático (na verdade nem tem câmbio, mas não precisa mudar a marcha), olha quantos carros estão sendo vendidos que entram como carro automático
Hj até eu quero um automático. Assim que puder trocar o meu, terá que ser automático. Só não entendo a ideia de carro automático ter paddle shift. Se compro um automático, e pra não ficar mais trocando marchas...
Meu pai falava que nao precisava de vidro eletrico, direção e ar condicionado, depois que ele comprou um carro completo nunca mais ficou sem kkk
Mas isso só é o essencial. Mais que isso porém, acho bobagem
Isso é o essencial do essencial
Ar condicionado = além de refrescar o ambiente desembaça o parabrisa na chuva
Vidros elétricos = vc desce e sobe os vidros sem sair do banco(principalmente quando tiver andando)
Direção assistida = facilita a manobra
Retrovisor elétrico eu acho que não é necessário pq vc só ajusta uma vez
Andar de carro sem ar é insalubre
Por mim o carro não pode ter direção, vidro ou retrovisor elétrico, mas ar condicionado principalmente no Brasil é indispensável
Eu mesmo nunca liguei para câmbio automático. Hoje quero um. Depois que vc dirige um por algum tempo, vc não quer mais manual. Lógico que manual trás mais esportividade, mas em 364 dias do meu ano, eu não ando de forma esportiva então prefiro meu conforto mesmo kkk
O câmbio automático foi inventado por dois brasileiros, um deles, José Araripe, era tio do escritor Paulo Coelho. Isso foi na década de 30. Venderam a patente para a GM que lançou o "hidramático" no oldsmobile 1940. O primeiro carro brasileiro a usar a invenção foi o Ford LTD 1969.
Isso é lenda! Não existiu
@@victorvalentim2690o que é lenda?
@@victorvalentim2690 Uma lenda reportada na biografia de Paulo Coelho escrita por Fernando Moraes e amplamente divulgada na internet. Dê um google. E meu pai teve um lendário Oldsmobile 1946, seu primeiro carro, hidramático e também teve um lendário LTD 1969 "ford-o-matic". Cresci em meio a muita lenda.
E saber que foi um brasileiro que inventou o câmbio automático!
Faltou essa menção honrosa no vídeo...
Sério??
Rapaz, tive um Fusion Titanium AWD, lançado em 2012 como modelo 2013 e já tinha ACC e a p0rr@ toda. Lembro que eu comentava nas redes sociais sobre o ACC, que era muito bom usar e tal, e chovia de cara me criticando e ficava falando que é tecnologia desnecessária e ninguém quer ficar seguindo o carro da frente 😂.
Aí hoje em 2024 quando lança um carro sem o ACC (por exemplo o Peugeot 2008) vem uma chuva de crítica falando que deveria ser obrigatório 😂.
Acredito que as críticas em todos os modelos de hoje é por conta dos preços absurdos.
Vinícius, boa noite,
Sou teu fã, te sigo há muito tempo e queria te passar uma informação comentado nesse vídeo.
A primeira transmissão automática usando fluido hidráulico foi desenvolvida em 1932 por dois engenheiros brasileiros, José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos; posteriormente, o protótipo e o projeto foram vendidos para a General Motors, que os introduziram a tecnologia no modelo Oldsmobile de 1940 como transmissão "Hydra-Matic.
nossa lembro de todos esses preconceitos, estou com 55 e vivi todas essas etapas automotivas, mas às maiores rejeições que lembro eram a respeito do câmbio "hidramático" e carros com quatro portas. nós achávamos até feios os carros que tinham 4 portas.
vlw Vinícius excelente matéria 👍
A mesma história aconteceu com o ar condicionado e a direção assistida (hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica). Claro que tinha também o fator de serem itens mais caros e pouco duráveis, e isso tornava cara a manutenção. Porém hoje já não são caros de arrumar e fácil de encontrar mão de obra especializada. Mas são itens de comodidades que ninguém mais vive sem!
Brasileiro é bizarro, antigamente eu sempre ouvia que ter 4 portas nos carros era ter mais coisas pra quebrar 😂😂😂
mesma coisa que teto solar...
ja vi gente falar que é melhor nao ter o teto pq é uma coisa a mais pra arrumar
@@theOneDehteto realmente não me faz falta. Estragar e entupir os drenos.
@@theOneDeh teto... vidro eletrico, ae condicionado, na verdade brasileiro deveria ter só bicicleta, assim é mais facil manter kkkk
Eu ouvia que 4 portas era carro de Taxista
E era! Mais coisa para quebrar, mais peso para carregar, o desenho dos carros ficava mais limitado. A rigidez piorava. Com o tempo, algumas coisas melhoraram e as pessoas pararam de reparar em outras...
Este mundo está tão louco que não me surpreenderia se daqui a 5 anos o povo vai adorar a tecnologia de correia dentada banhada em óleo 😧 e o sistema start stop 😩
Sou um pouco mais velho que vc mano,sou da época que carros não vinham nem com retrovisores😂😂😂
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai é old
Caraleo. 😂😂😂
Quem viu que no passado os estados unidos zuava os japoneses por ser carros tecnológicos. Lembrando que americano era muscocar raiz. Cheio de ronco e japonês silencioso dizia ate que similar a eletrico coisa que nunca aconteceu. Mas era silencioso e cheio de parnafernalhas. Ja faz muito tempo que a esquerdalha mundial sequestrou o sistema e obrigou todas as montadoras a se adequar com o emissões de poluentes. E aqueles motores indestrutíveis já não se fabrica mais faz muito tempo. Dizem que é pelo aquecimento global. Garanto que tudo é um plano econômico. Coisas que duram muito não há ganhos que lucram. Se bem que a era glacial provavelmente foi por ter muito carro em excesso e muito mais poluente que nossos carros ap.
Sim, só vinha o retrovisor interno e o externo era só do lado do motorista.😮😂
Ou era só de um lado 😂😂😂
O mais curioso é que, Civic e Corolla, desde que chegaram ao Brasil, no início da década de 90, já traziam motores 16v, e não me lembro de pessoas ou até mesmo mecânicos "demonizando" essa tecnologia, nos referidos veículos.
Acredito que, o fato de trazerem corrente de comando, desde então, foi determinante para consolidar a robustez mecânica dos modelos (a qual persiste até os dias atuais), já que dispensavam as trocas periódicas das correias tradicionais, bem como a dificuldade, na época, em acertar o ponto do motor com o dos comandos, já que o conhecimento era tão escasso quanto o ferramental.
Um salve para a corrente de comando!
Na verdade o Civic até a versão G7 vinha com correia dentada, porém nunca foi problemática e a troca era aos 80 mil tranquilamente. O Corolla já vinha com corrente desde o início.
Pq eram de rico! Carro popular 16v nessa epoca era uma zerda mesmo...
Lembro o primeiro carro melhor que compramos... foi um Gol 1000 quadrado prata, duas portas, usado, ano 94... basicasso... tinha só um retrovisor lateral... na verdade esses "luxos" que você falou no vídeo, Vinícius, não é que a gente não queria... é porque a grana não dava... pra quem veio de Fusca e Brasília velha caindo aos pedaços, foi um baita upgrade.
Para quem nasceu nos anos 80 como eu assistir esse vídeo trouxe uma overdose de nostalgia sobre a evolução dos carros … Parabéns pelo vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽
Até hoje o pessoal critica o câmbio automático. Diz que é coisa de preguiçoso, meia roda e de quem não sabe dirigir.
Que milagre, um vídeo que não ter choradeira e reclamação. Vivi pra ver vc fazendo um vídeo falando de coisa boa.
Vinícius, nem lembrava mais da palavra hidramático. Voltei pra minha juventude.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Com certeza, muito bom vídeo, me fez voltar ao passado!
Excelentes lembranças Vinícius!!!
Tenho menos de 40 anos, lembro do meu primeiro carro, foi um Uno Mile 2004 super rodado e cheio de problemas, eram duas portas e básico, aguentei ficar com ele por 4 anos.
Hoje em dia o carro precisar completo de tudo pra mim.
" A primeira transmissão automática usando fluido hidráulico foi desenvolvida em 1932 por dois engenheiros brasileiros, José Braz Araripe e Fernan do Lehly Lemos; posteriormente, o protótipo e o projeto foram vendidos para a General Motors, que os introduziram a tecnologia no modelo Oldsmobile de 1940 como transmissão "
O diretor-executivo da Ford viajou para a China, conheceu o mundo automóvel chinês e regressou chocado. Conforme contou ao The Wall Street Journal, “estamos a enfrentar um risco existencial”.
Na China, Jim Farley encontrou carros com uma autonomia de 400 ou 500 quilómetros, com preços inferiores a 15.000 euros; carros com tecnologias muito avançadas, indo além da capacidade ocidental, a preços muito baixos.
A visão das fabricantes chinesas, a par da velocidade de desenvolvimento que os chineses conseguem assegurar, ameaça as concorrentes ocidentais e, aparentemente, assusta os executivos dos nomes que têm optado por uma estratégia menos arrojada
E pensar que quando aportaram primeiros carros chineses aqui na terra "tupiniquim", nem chegavam aos pés dos "nacionais" mais ultrapassados do então.
Indústria automobilística chinesa deu um salto qualitativo em pouco mais de 20 anos.
Sou de São Bernardo do Campo - SP, E lembro que até o inicio dos anos 2000, ninguém queria saber de carro branco, porquê era a cor padrão dos taxis.
Eu vivi bem os anos 80 e 90 e câmbio automático, ter 4 portas ( esse além de fama de taxi tinham medo da ferrugem "comer mais rápido" a lataria devido a carroceria ser "muito picada" visto as muitas portas) , cor branca, ser 16v injeção era bem por ai mesmo o povo criticava mas hoje.................
Câmbio automático chegou no Brasil no final dos anos 1960, começo dos 1970 com o glorioso FORD GALAXIE. Nos Estados Unidos existia desde os anos 1940.
Olá! Adoro seus vídeos. Excelentes, por sinal. Lembro- me de refutar um vendedor de um Corsa 0KM de 4 portas. Já tínhamos bastante 4 portas e eu, na época, erroneamente ainda comprei um de 2 portas. Mas fora este aprendizado da compra deste carro, em meu ver, faltou um item: lavador do para brisa que se acionava apertando uma espécie de pedal de borracha para a água esguichar. E alguns carros como Opala, caminhonetes tipo C10, e outros que vinham com o comutador da luz alta/ baixa também no pé. No mais, para mim foi uma viagem ao passado. Revivi praticamente tudo o que foi dito. Parabéns pelas recordações e pela qualidade do vídeo.
Bom Vinícius, vc mesmo já disse da injeção direta ser bomba
Se não me engano, ja falou do carro de 3 cilindros tbm ser uma porcaria. Bom somente para o primeiro dono.
A verdade é que as pessoas por não terem dinheiro para comprar carros com esses upgrades, inventavam que essas inovações não prestavam. Com o passar do tempo viram que é de muitíssima importância. Com o fácil acesso a internet, isso já melhorou muito.
Eu era apaixonado por carro turbo. Hoje se eu puder.... Só aspirado!
Detalhe... Turbina diesel é suave. Turbina gasolina é muito complicado.
A rotação é muito maior.... Para retificar e dar manutenção é só empresa muito top
por falar nisso, tem técnico reclamando que trocar óleo do cambio acaba por ficar óleo no cárter ,mesmo usando bomba de puxar óleo .
Minha mae nao queria AC ate o dia que comprou um carro com. Idem pro automático, agora com 80 anos de idade a velha ta chique.
@@PorcoZio79 haha lembrou minha mãe. O primeiro carro que eu comprei foi um Palio. Isso ja faz uns 15 anos rs. Tinham 2 opções: um palio pelado e um completão. A diferença nas parcelas na epoca era de mais ou menos 100 reais por mês. Ou menos, nao lembro. A minha mãe na humildade falou pra eu pegar o mais pelado, por ser mais em conta. Eu fui la e comprei o completo rs. Eu lembro dela saindo da loja comigo toda feliz, falando "nossa, que carro bonito, completo, novinho". Tadinha, a nossa família sempre foi pobre e tinha que se contentar com o mais básico..talvez pra ela aquilo fosse demais. Anos se passaram e ela comprou o Palio de mim rs. Esta até hoje com o carro, e ja falei que ja passou da hora de trocar aquele carro (hoje com 300 mil km rodados rs). Agora ela quer um SUV rs. Esse final de semana vou visitar ela com minha Tracker que ela ainda nao conhece. Vamos ver se convenço ela a comprar uma 2018 Premier rs
@@sergioissao É bom dar uma alegria e conforto pros nossos pais quando a gente pode.
Que tristeza terminar frase com preposição. Uma pena mesmo. 😢
@@filipe.estima irrelevante
Lá em Portugal os carros manuais ainda são maioria, mesmo em carros de luxo...
O turbo provavelmente não irá se universalizar como a injeção eletrônica por exemplo devido a entrada no mercado e crescente popularização dos elétricos.
Eu tive um Palio 1.6 16V 2000 e adorava ele. Que carro bom.
Mtooo legal. Aula de história automotiva
Tive um Opala 86 coupê 6cil automático, o bagulho era louco!
Depois que peguei um daqueles engarrafamentos indo para a praia no feriadão, entendi o que é conforto! ... Hoje, se posso escolher, só vou de automático!
Abraços Vinícius e galera do canal!
Salve Vinicius! Sobre carros Flex, inegável que é vantagem poder usar o combustível mais em conta a cada momento, mas pode me chamar de antiquado, mas a maioria dos motores flex gastam mais combustível - especialmente etanol - do que poderiam gastar se fossem feitos pra rodar com um único combustível, já que parâmetros como a taxa de compressão não tem como serem variados de acordo com a opção. O Mille, só a gasolina, fazia 21 km/l. Sua versão flex só 17 (números do manual) Um gol g3 (16v) fazia regularmente 19 km/l na estrada. Troquei por um G4 flex zero km, e nunca fez mais que 12... aí me pergunto: compensa mesmo poder escolher?
Câmbio automático continua sendo bom só para o primeiro dono. O problema é que hoje só locadora compra carro e a indústria não oferece o manual para poder extorquir na manutenção...
Parabéns pelo vídeo! Motor transversal o Monza já tinha! Monza 4 portas com vidros eletricos foi aos poucos mudando mercado! Carro sem ar-condicionado e direção hidráulica hoje em dia é impensável!
Mestre Vinícius, o nome "hidramático" vem do equipamento, os câmbios automáticos mecânicos eram (e muitos ainda são) hidramáticos, porém alguns modelos tem funções eletrônicas adicionais.
Na época quem revolucionou os carros com 4 portas foi a Fiat com o Uno
Excelente vídeo!
Hoje fazem a msm coisa com carros elétricos. Vai ser o câmbio automático daqui 10 anos
Com toda certeza, só esperar sair do Beta para ficar TOP e popularizar ao ponto de todos querer.
Engraçado que carros eletricos existem a mais de 90 anos
@@levisena2002naquela época a crise do petróleo não era uma realidade.
Hoje em dia fazer carros com motor V12 ou V8 é inconcebível
@@henriquedelima8498 E a crise do petróleo da década de 70?
O gargalo de tudo é a bateria. O dia que fizerem uma que se abastece rápido como um carro a gasolina, tenha uma vida útil grande e uma autonomia decente, com custos de reparo mais próximos da realidade, ele pode se popularizar
Vídeo nostalgia... Muito bom 👏👏👏
Haha e o que dizer de um Ford Del Rëy Skala.. 2 portas, motor longitudinal, corrente de comando pra tracionar o eixo de válvulas e claro, lavador/desembaçador traseiro 🏆
O ultimo carro a sair com duas portas foi o Gol G-6.
Já as manivelinhas nos vidros traseiros continuam firme e forte até hoje e certamente por um bom tempo adiante. Ouvi uns boatos que a versão mais pelada do Pólo é vidro manual nas 4!
Adoro câmbio automático, não quero outro.
Já eu prefiro manual
Eu não gosto de carro automático.minha esposa tem um cvt não me dá confiança principalmente nas arrancadas tem um delei.
@@fabricioantonio8062varia de câmbio para cambio, principalmente o CVT que é voltado para consumo
Tenho um kicks cvt realmente o câmbio e lento mesmo mas o da Toyota não tem a primeira marcha 😅@@fabricioantonio8062
@@fabricioantonio8062 Então deve ser esse carro especificamente porque normalmente não tem nenhum delay não.
O brasileiro em geral é muito influenciável. As 4 portas começaram fazer sucesso quando foi reaberta a importação. O consumidor "pobre" não podia ter um importado, mas poderia ter as 4 portas embora não tivesse qualquer utilidade para elas, sem contar que com 4, elas diminuem a facilidade de😢acesso. O câmbio automático teve um processo semelhante, partindo dos vendedores.
Central multimídia, um item que deveria ser obrigatório em todos os carros pois é demais é muito bom.
Toda novidade precisa de algum tempo para que as fábricas possam limar as bordas da tecnologia. Eu não gosto de pagar por tecnologia novíssima. Serei cobaia da fábrica com certeza para os primeiros defeitos. Sempre melhor esperar a novidade evoluir.
Pensamento correto!
Meu pai sempre me ensinou isso. "Filho, nunca compre carro recém lançado, espere ao menos de 2 a 3 anos no mercado".
Pneu sem câmara em caminhão demorou pra pegar por aqui. A Mercedes lançou o caminhão 3/4 912 com pneu sem câmara, logo seu sucessor voltou a vir com câmara. Em 1995 compramos um MB 1319 importado, com pneus sem câmara original. Os borracheiros estavam começando a se adaptar, porém orientavam que era pra trocar pra rodas e pneus com câmara, pois não ia pegar os sem.
Faça um video de melhores carros para telecom espaço porta malas e desempenho no dia a dia dos instaladores ofereça economia e conforto sem perder força.
Só verdades, o mercado é muito esquisito. Conteúdo bom demais
Quando eu trabalhava com o meu HTC Touch, um quase smartphone em 2007, muito útil para programar , era visto como a coisa mais inútil do mundo.
Meu primeiro carro com injeção eletrônica foi um corsa 96. Até esse ano, todos os meus carros eram com carburador. Fusca, Voyage, Escort, Uno, Doginho Polara 😂
Eu ri muito com este video porque grande parte dessas "nóias" vivenciei. Parabéns por mais este vídeo esclarecedor! 😊😊😊
Ainda dá saudades dos câmbios manuais!!!
Uma pena hoje, se tu quiser um carro manual, ter que se contentar com um pelado de entrada, ou pegar um carro de nicho, como Civic Type R ou GR Corolla, com preços surreais.
Carros minimamente decentes é compulsório o câmbio automático, atualmente...
ô saudade de ficar com dor nas costas e no braço
Muitos sedans tinham o desembacador traseiro ,mas o limpador ,como Monza , Santana,Omega .
Na verdade, antigamente os carros quatro portas não eram práticos, em sua grande maioria, pois não vinham com travas elétricas e vidros elétricos. Quando estes "acessórios" passaram a ser disponibilizados por preços mais justos ou se tornaram itens de série, os 4 portas se tornaram padrão pelo conforto.
Ar condicionado, uma boa direção, vidros e travas elétricas, retrovisor com regulagem elétrica e um câmbio automático. Pronto, tendo um bom espaço interno, pneus e suspensão boas, um carro não precisa de mais nada para ser confortável.
Lembro de um tio avô que tinha exatamente essa ideia: carro pra ele era tudo pelado. Não tinha direção hidráulica, nem vidro elétrico, nem trava elétrica, nem ar condicionado. Porque é menos coisa pra quebrar.
Eu lembro que zoava ele falando "Compra uma bicicleta que tem menos coisa ainda pra quebrar"
Tenho uma lembrança do meu pai num dia de domingo, tomando uma breja e comendo um tira gosto enquanto desmontava os carburadores do Brasilião Bege que ele tinha! 🤣
16v pra regular válvulas ou retificar cabeçote fica mais caro mesmo. É normal
E ABS que no começo quando acionava o povo achava que era defeito!
Já vi muitas pessoas, de mais idade, dizerem que freio bom é o que ARRASTA AS RODAS!
Outro comentário... Eu tive carro turbo de fabrica.
Na época era problema. E eu acho que hoje tambem. Porque a manutenção equivale a 2 motores.
Nem se compara a aspirado.
Já tive um Fiat palio1.6 16 válvulas e algums mecânicos que conheço até hoje falavam que não mexia neste motor
Eu tive um Palio Weekend 1.6 16v e um Renault Clio Sedan 1.6 16v e posso dizer: o motor K4M da Renault é 1 milhão de vezes melhor que o da FIAT...
>“Ah n vou pegar liga leve pq quebra e é perigoso”
>“Ah vou pegar airbag não”
Tenho carro flex e só uso gasolina 😂
O Flex além de ser uma coisa nada a ver, o motor gasta mais por não funcionar bem nem em um combustivel nem em outro.
Rlx que 50% dessa gasolina é álcool
Etanol não compensa, pós é muito cara
Kkk gasolina amigo,vc usa agulina afinal a gasolina do brasil é uma merda.
Se nao for flex vai sofrer com essa mijolina ai
Meu sonho era um carro com limpador de vidro traseiro, consegui.
E pior que é muito util, e poucos usam
Antigamente, em carros como Variant , Brasilia, Opala e Caravan, entre outros, cabiam até 15 ocupantes ou mais. Hoje em dia , a maioria cabe no máximo, 5. 😂😂😂
Mas aí não é o carro é o CTB que exige. Num é. Não? Antes você entupia de gente um Fusca ou uma Brasília, diria então uma Kombi. Hoje não pode. Rsrs
Minha caravan 91, coube 14 pessoas, meu XR3 86 coube 9 e meu fusca 69 coube 8. Bons tempos sem CTB. 😂😂😂😂😂
@@jeffinhopb1 haha eu, quando era novo, gostava de andar no chiqueirinho do Fusca. Atrás do banco traseiro. Já viajei do DF prá o Rio de Janeiro deitado no tampão do Santana 89 motor 2.0 da época. Muito massa.
@@sostenessf bons tempos. Kkkkkkkkk
O polo esse ano saiu com vidro manual e baratinho, 90 mil kkkkkkkkkk.
😂😂😂😂
E sem rádio também, por mais simples que fosse. Só um tampão escrito VOLKSWAGEN no lugar, pra te lembrar da marca rainha das mendigarias!
Ah, mas tem "suspensão elevada" esse modelo... 😅
Fala Vinicius.. um dos tópicos desse video me ascendeu uma pergunta... Quais os carros Flex que realmente não é aconselhável abastecer exclusivamente no Etanol?? será que nao rola um vídeo sobre??? 😅
Cada caso e um caso, a anos atrás no interiorzão do RJ, essa estrada ainda continua a mesma, depois de muito barro e 3 horas de estrada no atoleiro carro injeção um bico, deu problema, carro foi arrastado diferente de rebocado, resolvi o problema. o outro carro carburado passou sem problema, cada caso e um caso, no interior escasso de recursos os carburadores fazem sucesso............................em lugares com mais recursos e a injeção domina.( conheço um pouco da minha formação)
Cinto de segurança não era usado e a partir da década de 90, a legislação de trânsito ficou mais exigente. Hoje noto que melhorou muito aderência a esse dispositivo de segurança.
Adesão...
@@marcossantos2706 grato Marcos!
@@marcossantos2706 muito grato!
Que video bacana!
Carro de 4 portas, a reclamação era sobre problemas na coluna B.
Roda de liga leve, tinha muitas de baixa qualidade, um amigo bateu por que a riga simplesmente desmontou, o miolo ficou preso no carro, mas o aro e pneu voou
O turbo até hoje não gosto por questão de manutenção a longo prazo.
Tenho um Escort xr3 ap, 2.0, 1993, tirei a injecção burra e carburei, com um velho carburador 2 estágios...., consegue ser mais econômico que meu Civic 1.8
Agraciado com o Like n° 1000 do Rodrigo.Parabéns!😂
Sexta-Feira: 27/09/2024.
Bom Dia 🎓 Mestre Vinicius Hozara!
Forte abraço e Ótimo Final de Semana.
🏆 Parabéns pelo seu trabalho.
Vinícius, me lembrei aqui do carro que eu tinha, Gol quadrado com carburador, rapaz, tinha que andar com uma chavinha de fenda para regular a lenta kkkk
Apareceu uno, tiver que clicar 😂
Iaí Blz Com Certeza Carro Com 4 Portas Será Mais Máquinas Vidros e Canaletas Para Serem Trocadas . Para Os Primeiros Anos Tranquilo Más Para Quem Fica Muito Tempo Vai Ter Que Trocar Mesmo. E Isso é Assim Mesmo , Quanto Mais Recursos Melhor Porém Serão Mais Ítens Para Serem Trocados.
Antigamente todo mundo falava "pra que isso no carro? nunca vou usar"
Hoje é "Nesse valor e nem limpador traseiro tem?"
Hoje tenho um Virtus 16V 2018 muito bom.
O limpador traseiro do palio g1 a maioria vinha, mais alguns arrombadinhos tirava pq achava feio, e nem nos ferros velho o cara acha mais o original. Ano 2000 e suas tunagem
Lembro que na década de 90 pagava-se os olhos das bochechas para se ter vidros verdes. Todo mundo achava chic....legal. Luz de neblina era um opcional caaaaaro e ninguém fazia questão. Enfim, hoje nao sei se os vidros são verdes porque todos colocam película e o farol de neblina é item básico quando se compra um carro. Quando não tem o dito farol as críticas são inevitáveis
Quero ver se vão falar isso no futuro sobre os motores descartáveis de 3 cilindros.
O que você está comentando não foi o que aconteceu na maioria das vezes. Os carros de 4 portas não eram desejados para famílias pela falta de segurança da abertura das portas, que não tinham as travas de hoje. Outros acessórios em carros novos aumentavam o preço do carro às vezes até 50% a mais do valor básico. Colocar ar condicionado, travas e vidros elétricos, um simples rádio com antena, vidros verdes e desembaçador traseiro, retrovisor do lado direito, câmbio automático etc. quase Dobravam o valor do veículo, o que os tornava proibitivo. Então, comprava-se o carro "pelado" e se equipava depois. Tive um Opala 0 km (1973) com pneus sem câmara e rodas de ferro originais: tinha que calibrar dia sim dia não... Uma semana com o carro parado e os quatro pneus (Firestone) murchavam até o chão. Lógico que coloquei câmara, como todo mundo fazia naquela época. Então sua visão da realidade daquela época está distorcida...
A resistências a essas tecnologias, é pq foi só no governo Collor (1992) que foi chegar os carros importados. Antes disso, tudo tecnológico DAVA problema. E ninguém sabia arrumar. Os pneus usavam câmara pq PRECISAVA. Os pneus eram muito frágil, as suspensões dos carrros não eram boas e as estradas eram piores!!!
Aqui em Fortaleza Ceará, ar condicionado é obrigatório, Francisco Nonnato 🎉🎉🎉🎉🎉
Tenho 2 anos a mais que o Vinicius... um tio disse que éramos trouxas quando no início dos anos 90 compramos um Monza 88 com ar condicionado e direção hidráulica. Quando ele andou e dirigiu o carro, foi lá e comprou um igual...kkk
Fala Vinicius blz?
Você tem algum vídeo do Mazda MX3?
Abraço.
Não uso etanol em carro flex. Qualquer mecânico diz que dá problema nos bicos injetores.
Com quase 30% de etanol na gasosa você usa etanol sim
Eu continuo correndo dos motores de 3 cilindros!! :)). Manutenção mais custosa, muito mais "sensível" e cheio de "probleminhas"... prefiro os básicos de 4 cilindros
Pessoal não deixa de comprar um carro porque é 3 cilindros? “Não estamos vivendo no mesmo mundo” 😂😂😂
Que me lembro o primeiro 3 cilindros que vi foi a Asia Towner, um motor de 800 cilindradas e era bem valente até quebrar 😂😂😂
Penso que na década de 50 já havia automóveis automáticos rodando no Rio, RJ, só que chevrolet importado dos EUA.
Se considerar que carros elétricos tem câmbio automático (na verdade nem tem câmbio, mas não precisa mudar a marcha), olha quantos carros estão sendo vendidos que entram como carro automático
Direção hidráulica e Ar condicionado depois que o cara tem não volta mais.
verdade
Direção hidráulica já é ultrapassado, agora é elétrica.
Hj até eu quero um automático. Assim que puder trocar o meu, terá que ser automático. Só não entendo a ideia de carro automático ter paddle shift. Se compro um automático, e pra não ficar mais trocando marchas...
O meu automático tem os paddle shift, usei apenas para descer na serra no modo manual, de resto eu nunca uso