MENOS LUXO, MAIS LEITURA: Fomos do 8 ao 80 sem meio termo [4K]

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 янв 2025

Комментарии •

  • @NyeKiryu
    @NyeKiryu  3 дня назад +2

    NOTA: Em 14:37 o correto seria 400 a 800 yenes, masss há locais com mangás usados por 100 yenes (perdoem o descuido)

  • @grangersan3201
    @grangersan3201 3 дня назад

    25:48 nossa, muito verdade!!
    Falou tudo!

  • @JillValentine96
    @JillValentine96 4 дня назад +2

    Nessa edição nova do Soul Eater o papel é amarelo e grosso é um dos melhores e o Sakura Wars tambem é um tipo de papel amarelo muito agradavel de se ler, o offset que a galera gosta tem muita transparencia.

    • @NyeKiryu
      @NyeKiryu  3 дня назад +1

      offset ja teve gramatura melhor,
      mas não é um padrao para obras,
      soul eater é excelente de ler, sakura wars ainda não tive o prazer de ler. espero pegar um dia

  • @kyokochan9272
    @kyokochan9272 4 дня назад +1

    Eu acho que não tem comparação. Pessoal realmente viaja muito nessa ideia de pagina colorida.
    O que importa é a história
    Vide9 top

    • @NyeKiryu
      @NyeKiryu  3 дня назад

      exatamente!
      Pessoal tem que acalmar as manias

  • @andersonvash2752
    @andersonvash2752 4 дня назад +1

    Bom, quando os mangás eram vendidos somente em bancas, era outra forma o mercado de mangás. Depois que todos nós soubemos que as bancas estavam fechando, e as editoras se pronunciaram que não era mais viável vender em banca, e iriam vender em livrarias e lojas especializadas. Então, eles passaram a vender mangás mais caros, até por quê há as livrarias de Shoppings, que vendem livros, mangás etc, aos olhos da cara, tornando livros e mangás em um artigo de luxo. Enquando no Japão, quem lê os mangás são as crianças, adultos e até idosos, e tem para todo o gosto. Aqui virou algo de LUXO. Lê algo no Brasil é algo de LUXO. Sei que as edições antigas, ou originais do Japão, eram/são vendidas em papel simples um Tanko normal, preto e branco, só comprar e lê! As edições já vem do Japão em um formato muito CARO para a realidade brasileira, e o pior que isso vale para TUDO que for compilado aqui no Brasil. Não tenho nada contra as versões 3 em 1, é até melhor para o bolso, que a caba rápido kkkkkkkkkk mas não precisa vir com: brilho localizado, pepel couche, páginas coloridas ou CAPA DURA. O formato BIG, original Americano, já tava bom, e n pesava o bolso, aí eles põe tudo isso numa edição só... É pra matar os leitores! kkkkkkkkkkk

    • @NyeKiryu
      @NyeKiryu  3 дня назад

      concordo com voce!
      a ideia das edições big la fora é exatamente uma edição mais barata, não de luxo

    • @andersonvash2752
      @andersonvash2752 3 дня назад

      @@NyeKiryu Isso msm! As editoras mudaram o sentido do BIG.

  • @hhikigayaa
    @hhikigayaa 4 дня назад +1

    [6:55] Comparar leitura de livro com de mangá é absurdo, uma leitura de livro é massiva com dezenas de milhares de caracteres, grande maioria não tem nenhuma arte apenas escrita, óbviamente o papel não pode ser branco. Não sei se já teve contato com o livro de Battle Royale, a quantidade de caracteres por páginas devido ao tamanho da fonte que utilizaram tornaria quase impossível ler em folha branca, concordo ser folha amarela, mas mangá não! Os diálogos dos balões nem se comparam, é basicamente 80% arte desenhada e 20% escrita, em alguns tem diversas páginas que nem diálogo tem, apenas desenho. Aceitando ou não, é fato que o fundo branco realça a arte preto em branco.
    PS.: Cor de fundo do Kindle nos modelos mais novos é ajustável, para livros. Nunca testei em mangás pq não costumo ler mangá em Kindle, apenas no PC, que é fundo branco.

    • @NyeKiryu
      @NyeKiryu  3 дня назад

      claro que não é não.
      No japão não se faz nem mesmo distinção entre tipos de leitura: existem as novels, livros e mangás (que vão desde HQs ate o que conhecemos como mangás aqui).
      Mostrei no video que todos tem o mesmo papel, mesmo com 30 anos de diferença. Questão de um papel branco, como falei é uma escolha da pessoa naturalmente. Eu tambem gosto de offset, POREM tem uma galera que não faz ideia de como funciona e fica problematizando quando não vem papel "branco". Deixei visivel no video que esse é o padrão.
      Papel offset é utilizado em edições de luxo, com uma gramatura melhor. É o ideal.
      Entendo seu ponto, porem se um mercado com mais de 50 anos utiliza o papel mais amarelado ate hoje, ja está bem claro que tem gente chata no Brasil mesmo.
      Uma coisa é gostar (assim como voce e eu) outra sao um grupo que exige algo so porque quer, entende?
      Mangás são amarelados no seu país de origem. É sobre isso.

  • @deividserafim2195
    @deividserafim2195 4 дня назад +2

    Eu nunca curti meio tanko
    A obra fica com volumes infinitos
    Hoje em dia gosto muito das versões BIG ou 3 em 1
    Dificilmente conseguiria ter a coleção de Bleach meio Tanko com 148 volumes ( se tivesse ) ou 74 volumes Tanko
    Agora 26 volumes versão 3 em 1 ficou bem acessível de ter

    • @Paul_Henri86
      @Paul_Henri86 3 дня назад

      Sem falar que as edições 2 em 1 e 3 em 1 tem uma qualidade bem melhor.

    • @NyeKiryu
      @NyeKiryu  3 дня назад

      edições BIG são excelentes, só têm um proposito diferente no Brasil do que foram criadas para ser
      Mas quando aparecem de promoção são o paraiso kkkk
      Tipo as edições de Haikyuu. são um otimo exemplo de preços top demais

  • @alefsasi
    @alefsasi 4 дня назад

    Apesar de colecionar mangás há mais de 10 anos, nunca me envolvi intensamente essa "bolha" do colecionismo, por isso sou bem alheio as preferencias de papel, cor e outros detalhes que a maioria gosta ou deixa de gosta, porém sobre o aumento significativo dos preços dos mangás no Brasil é principalmente atribuído à elevada carga tributária, e não à matéria-prima. Essa realidade econômica acaba por onerar o consumidor. Editoras cientes da demanda por obras famosas, lançam edições especiais, o que contribui para a escalada de preços.
    Confesso que só minha paixão me impede de vender toda a minha coleção e migrar para o digital, devido aos custos proibitivos, e justamente por esse motivo acaba restringindo o acesso a um público seleto.

    • @NyeKiryu
      @NyeKiryu  3 дня назад

      exatamente,
      Muita gente cita apenas a Suzano e seu monopolio como culpados
      não precisa vender sua coleção, é so aguardar um pouco para pegar novas, ou mesmo ir atras de edições em sebos, ou mercado de usados,
      Alias tem tanta coisa nova, lacrada nesse mercado
      obgda pelo comentario. Top demais

    • @alefsasi
      @alefsasi 3 дня назад

      @NyeKiryu Kkk. Não vou vender, acabaria dando muito trabalho, mas já me deu vontade.

  • @rafaelantonio-c6i
    @rafaelantonio-c6i 4 дня назад

    Ótimo vídeo, como sempre.

    • @NyeKiryu
      @NyeKiryu  3 дня назад

      Que bom que você gostou! 🤩

  • @thiagodias3101
    @thiagodias3101 4 дня назад +1

    estranho se comparar os preços de demon e jujutsu serem iguais na época e qualidade diferente ia depois a editora vem dizer que não quer tirar vantagem hoje por uma sobre capa ou uma capa dura que muitas deles falaram que capa dura e só 10 reias mais caro mais não é que se ver

  • @Paul_Henri86
    @Paul_Henri86 3 дня назад +1

    Sinceramente prefiro edições de luxo, só compro obras que pra mim são no mínimo nota 9, obras que quero manter “pra sempre”.
    Não vejo sentido em gastar com uma coleção de baixa qualidade (Yu Yu Hakusho por exemplo, comprei e antes de terminar vendi, qualidade horrorosa).
    Nacional adoro edições como Bleach Remix, Ataque dos Titãs 2 em 1, as edições do P&N (Battle Royale, Borboleta Assassina), edições bem caprichadas que consegui pegar em preços muito bons.
    Berserk eu to pegando as deluxes da Dark Horse (melhor qualidade que já vi em uma edição mangá), claro nem tudo precisa ser assim, mas Berserk merece, a edição da Panini é um horror e eles chamam de “edição de luxo”.

    • @NyeKiryu
      @NyeKiryu  3 дня назад

      Como falei no video, as edições de luxo tem seu valor no mercado, principalmente para colecionadores.
      Mas para trazer um publico maior, que consequentemente nos da chance de termos mais edições diferentes e preços melhores, é necessario a edição "padrão" normal.
      Afinal, diferente de mim e voce, tem muitas pessoas que nunca nem mesmo leram um mangá. Pra que elas vão gastar 80, 90, 100 numa edição de luxo so para conhecer a obra? não faz sentido.
      O correto era existir as duas edições. A padrão pou um preço mais ACESSIVEL e a edição de luxo, para quem ja está mais maduro nas coleções e leituras

    • @Paul_Henri86
      @Paul_Henri86 3 дня назад

      @@NyeKiryu Nisso eu concordo totalmente, sou a favor de ter o tanko normal e depois lançarem edições tipo 2 em 1/3 em 1.
      O problema que eu vejo é que infelizmente tem tanko custando quase 50 reais, e com qualidade ruim.
      Enquanto Ataque dos Titãs 2 em 1 e Vinland Saga Deluxe que são edições com qualidade boa, eu tô conseguindo pegar por menos de 50 em média 😂
      Blade que também é uma edição muito boa e tá sendo relançado pela JBC, comprei as 3 primeiras na Amazon com mais de 40% de desconto.

  • @perseasan
    @perseasan 4 дня назад

    A última vez que comprei mangá na banca foi uma das edições iniciais de atelier of witch hat. Na época eram as primeiras edições custando 24,90. A tia da banca virou pra mim e disse "são caros né?"
    Eu dei um sorriso amarelo e nunca mais consegui comprar mangá em banca pq me senti um pouco julgada.
    Eu tb acho que não precisa de tanto frufru, pq no final das contas o objetivo dos mangás é contar uma história.
    As edições de luxo são sim bonitas, mas eu sinceramente acho que bastava entregar edições decentes em termos de qualidade.
    Eu sou do pensamento que "edições especiais" deveriam se resumir a obras que tenham uma certa "relevância historica", por assim dizer.
    As edições habituais poderiam seguir um padrão mais simples, até como uma forma de popularizar mais ainda a mídia em questão.

    • @NyeKiryu
      @NyeKiryu  3 дня назад +1

      não acho que a tia te julgou kkkk
      acho que ela julgou a editora não intencionalmente.
      Ja conversei com lojistas quando fui comprar edições em banca e eles disseram o mesmo. E batemos um papo bem legal a respeito do assunto.
      Um deles me falou de como gostava de vender as edições mais simples para quem nunca leu, e como essas pessoas voltavam empolgadas para comprar outras edições.
      As edições de luxo são boas e devem existir sim, mas as edições padrao tambem devem, ja que a maior parcela dos brasileiros nem mesmo sabe o que são mangás (pode parecer doido, mas é verdade)
      comentario mto bom s2 obrigada

    • @perseasan
      @perseasan 3 дня назад

  • @Bartladislau
    @Bartladislau 4 дня назад +8

    Eu vendi todos os meus mangás simples pois não vi coerência em manter uma coleção com um papel de qualidade indigna pagando um preço desonesto, aqui no Brasil. Preferi pagar mais caro, por edições bem mais acabadas e selecionar melhor o que ler. Leio online, caso o mangá agrade procuro a melhor edição dele, seja a Japonesa, americana ou nacional. Pra mim o livro, quadrinhos e mangás são itens que não só o conteúdo, mas a beleza é tão fundamental quanto conteúdo, porque se for só por conteúdo, existe formas muito mais baratas e com impacto ambiental reduzido para ser consumida. Portanto o "Luxo" ao meu ver é o ponto primal para adquirir uma obra, uma bela lombada, sobrecapa, papel de qualidade, pois tudo isso vai virar apenas decoração, que no fim das contas é o fim de toda coleção. Eu mesmo desisti da coleção de InuYasha nacional depois que vi seu vídeo comparando com a japonesa, achei ela bem mais interessante pela qualidade do papel ser superior e a lombada em japonês ficar ao meu gosto mais bonita. A questão é que tirar uma folha colorida, uma aplicação de verniz não vai fazer um volume de 40 reais cair pra 19,90, a diferença vai ser relativamente pouca, pois as impressões são feitas em escala industrial o custo fica muito menor. No Japão o mangá simples é bem feito e com preço barato, acho que a questão está muito mais na margem de lucro que as editoras quem tirar, usando a possível qualidade como pano de fundo. Vejo o exemplo de Clear card, super bem feito pela JBC, aos moldes japonês, que é feito de forma simples, tanko+sobrecapa, só! Aqui é cobrado caríssimo, mas não acho que seja qualidade a maior vilã. Mas eu entendo que quem consome mangá como fonte primal de leitura sofra com os preços. Essa não é minha realidade, pois consumo de forma muito seletiva, mas entendo. E sobre o entendimento sobre inutilidade, o livro impresso em si é inútil, já que existe uma forma mais barata, ecologicamente mais viável de se ler, mais aí vai dá perspectiva de cada um porque vejo isso mais como uma questão de desejo do que utilidade por si.

    • @leticiahilario1561
      @leticiahilario1561 4 дня назад

      Passou de 3 linhas não leio

    • @NyeKiryu
      @NyeKiryu  3 дня назад +2

      Obrigada pelo comentario!
      Então, concordo a respeito da importancia das edicoes de luxo. Ae porque eu mesma dou preferencia.
      Mas como citei, a ideia no video é deixar claro a importancia da edição "padrao" tambem.
      Porque uma pessoa que nunca pegou em um mangá, não vai dar preferencia em gastar 80, 90, 100 reais por uma edição de colecionador se ele nem mesmo sabe se vai se tornar consistente em leitura, ou naquela obra
      O Brasil precisa se inspirar da forma correta pelas obras "de fora". Se é para se inspirar, faça corretamente. É importante existir a edição de luxo para quem ja esta maduro na leitura, e tambem a edição simples "padrão" por preços acessiveis, para o publico que nem mesmo sabe o que é mangá, que alias é uma parcela MUITO grande no país.

  • @Lucas50102
    @Lucas50102 4 дня назад

    ❤❤❤❤❤❤❤

  • @teemoanimes2096
    @teemoanimes2096 4 дня назад

    Bela coleção.

  • @oneweek10
    @oneweek10 4 дня назад

    Realmente n tem incentivo e nem interrese no povo, para buscar algo pra ler e é tanto imposto que pagamos e o poder de compra do brasileiro ja e baixo
    E sinceramente as pessoas tao querendo ler a historia ou admirar a pagina colorida, quando eu vejo uma promoção me da tanta vontade de ler, imagina se vc n precisa escolher entre as obras pra comprar

    • @NyeKiryu
      @NyeKiryu  3 дня назад +1

      exatamente. O foco é a história

  • @danielsousadasilva2594
    @danielsousadasilva2594 3 дня назад

    Difícil fala caro mesmo diz simples tá csro de luxo tbm n pode nada quem pode quer mangá, hq gosta verão de luxo Boa boa qualidade você mesmo tá com verão de luxo então n dizer não é bom, tudo caro até arroz básico então priorizar e corta mangá faz bem n importante sobrevivência.

  • @kauannymarreiro5809
    @kauannymarreiro5809 4 дня назад

    Eu não ligo muito pra isso mais eu não quero pagar caro por causa de uma página colorida se fosse que nem a edição de evangelion seria uma coisa por que alem de vir com brindes de vir com brindes decente vale o preço mais pagar caro por causa de uma página colorida e um marca pagina 😅

    • @kauannymarreiro5809
      @kauannymarreiro5809 4 дня назад

      Edição japonesa

    • @NyeKiryu
      @NyeKiryu  3 дня назад

      sim, exatamente
      o ideal era as editoras lançarem a edição "padrão" e a edição de luxo para quem quiser pelo colecionismo.
      Ja que a ideia é se basear em mercados de fora, la fora é assim que funciona,
      edição padrao pra atrair novos leitores e a curiosidade,
      e edições mais deluxe para quem ja conhece e quer para a coleção

    • @kittensmemories
      @kittensmemories 3 дня назад

      ​@@NyeKiryu Queria que fosse assim, seria bem mais fácil colecionar, tem tantos mangás que eu queria, mas são caros de mais 😢

  • @leo_christian_o9
    @leo_christian_o9 4 дня назад

    Eaee