Direito Público e Direito Privado - Prof. Bruno Zampier
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Reaprendizagem Jurídica - Primeira e Segunda Temporadas (online):
www.supremotv....
Direito de Família e das Sucessões são ramos puramente de Direito Privado? E o Direito do Consumidor, do Trabalho e Urbanístico? Estão na esfera do Direito Público ou do Direito Privado?
O que você aprendeu na faculdade sobre isso? Seus professores sempre fizeram esta distinção e te ensinaram que existem estes dois lados?
E se te dissermos que, na verdade, estes e outros ramos transitam entre o Público e o Privado? E se te contarmos que existe o que chamamos de publicização do Direito Privado e privatização do Direito Público? E se te falarmos, ainda, que essa dicotomia existe, mas não da forma como existia anteriormente?
Ficou pensativo? Quer entender tudo isso e aprender, de verdade, sobre estes dois lados tão falados na graduação? Assista agora mesmo a esta aula de Introdução ao Direito Civil do professor Bruno Zampier, retirada do nosso curso Reaprendizagem Jurídica! Nela, você aprenderá os seguintes pontos:
1 - Distinções entre Direito Privado e Direito Público sob diferentes critérios:
Interesse perseguido: individual e coletivo;
Natureza dos sujeitos: particulares e Estado;
Modo de relacionamento: liberdade dos particulares e legalidade, autoridade e imposição estatal;
2 - Nascimento da dicotomia, sua função e a existência de divisão dos ramos do Direito;
3 - Superação da dicotomia e a transição entre Direito Público e Privado;
4 - Publicização do Direito Privado:
Inserção de normas de ordem pública nos Diplomas tipicamente Privados;
Dirigismo estatal como forma de garantir o exercício das liberdades, da isonomia, da paridade na manifestação de vontade e de afastar a opressão pelo mais forte;
5 - Privatização do Direito Público:
Relativização da tradicional autonomia do interesse público sobre o privado e inserção de normas tipicamente de Direito Privado no Direito Público como forma de implementar princípios da Administração Pública.
O professor aborda os temas citados de forma aprofundada, crítica, citando exemplos e te ensinando a raciocinar o Direito. Além disso, cumprindo o objetivo do curso de Reaprendizagem Jurídica, ele te ajudará a construir uma base jurídica sólida, a partir do domínio dos conteúdos ensinados.
Portanto, esta aula será de grande valia para seus estudos para concursos, graduação, para sua vida profissional e acadêmica. Depois de assisti-lo, você se sentirá ainda mais preparado para enfrentar estes desafios!
Aperte o play e bons estudos!
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais! Postamos dicas e conteúdos gratuitos diariamente em todas elas:
Instagram: / supremotv
Facebook: / supremo.concursos
Telegram: bit.ly/TelegramSupremo
Blog do Supremo: blog.supremotv...
Acesse nosso site e confira nossos cursos: www.supremotv....
Isso sim é uma aula, esse professor é excelente, explica muito bem, claro e fala bem. Parabéns pela aula.
Achei essa aula excelente! Estou me introduzindo em alguns assuntos, já que pretendo cursar Direito no próximo ano, e essa aula me ajudou muito a entender sobre esses temas. Com toda certeza vou voltar aqui quando já estiver na faculdade!!
Explicação clara, gratidão professor.
Boa aula proff. Bruno 👍
aula excelente parabéns professor Bruno
Imaginei uma aula dessas no auditório da minha faculdade. Muito bom!
Seria sensacional, pode falar!
@@tvsupremo Demais!!!
Aula top
ótimo professor
Aula maravilhosa
Muito obrigado!
Que aula!
Obrigado!
💫
Obrigado!
Essa profissão da até 4,390 né?
O professor praticamente grita durante a aula. A expressão mais baixa dita foi com relação ao Direito Público - 15:08 ("Eu tenho uma expressão que é a melhor de todas para o direito público, que é o direito que ca** regra na nossa cabeça"). Parece fazer pouco caso dos alunos ali presentes - 47:00 ("só pra você lembrar daqui a 6 (seis) meses quando você ler esse caderno"). Parece estressado. Lamentável.
casamento seria direito público ou privado?
público
Há controvérsia. Majoritariamente se diz que é um negócio privado. No entanto, são tantas regras e formalidades sobre que minoritariamente há quem diga que seria um instituto público.
De qlq forma, o instituto casamento varia a depender do país. Por exemplo, em países mais conservadores como os árabes sem dúvida é um instituto público (bastante regido pelo Estado)
Acredito que privado , já que depende da concordância de duas pessoas apesar de existir uma forma pública , onde a liberdade está restrita
Pra que gritar tanto? Pqp
Prof. Com expressões vulgares