é a primeira vez que vejo um vídeo do senhor, e caramba, eu gostei bastante da sua didática, faz um vídeo ensinando a aprimorar a nossa lógica de programação por favor!!
Teu vídeo foi inspirador e equilibrado na mais alta performance...obrigado você por favor continue! Sou muito exigente com conteúdos e vi que teu canal é muito equilibrado nas coisas@@engmoderno
Muito bom, mas, observa também JAVA e principalmente Rust por ser mais segura e por ela administrar melhor recursos de memórias. C++ é ótima, mas, pra se obter os mesmos níveis de segurança e administração de memória que Rust oferece; em C++, vai exir mais de você!
Sou estagiário de programação Java. Nos meus projetos pessoais, comento todas as linhas, incluindo construtores, métodos definidos em tudo,ajuda a entender e a decorar
Oi Daniel, sugiro que veja boas práticas de programação, ao invés de comentar poderia dar nomes mais sugestivos as suas funções, métodos e classes, melhorao entendimento do que vai ser feito deixando de ser necessário muitas vezes comentários, evitar também muitas identaçoes, criando funções que podem resolver alguns passos dentro de outras funções, coisas assim.
@@jacques-oliveira-01 cara, no meu projeto de tcc uso todas as boas normas, mas creio que se eu explicar o que essa tal função faz em contexto global, isso me ajuda a entender o system design enquanto codo, claro que faço isso para meus outros colegas conseguirem entender o sistema em geral. São muitos arquivos, com funções especificas, se eu jogo esses arquivos, mesmo com suas funções com nome bem esclarecedores, ainda fica dificil para quem é iniciante entender de fato
Vídeo limpo, claro e bem estruturado. perfeito, meu amigo. ganhou mais um inscrito e em breve estarei comprando seu curso de python. inclusive, petição de um curso de CSS e HTML, com fundamentos da internet (como ela funciona).
Fala Wesin, sabia que te conhecia, só não me lembrava de onde se era da Universidade ou COBRA TECNOLOGIA. Parabéns pelo canal, dá uma visão verdadeira do que é a Engenharia de Computação. Excelente a sua iniciativa. Forte abraço e sucesso na sua jornada.
@@engmoderno Minha stack atual é baseada em JavaScript: React no front-end e Node.js no back-end. Ainda estou em processo de aprendizado e aprimoramento.
Canal parece ser muito bom,sou engenheiro civil formado mas estou migrando para area de programação e comecei alguns cursos e tbm cursando faculdade eng de software.
@@josehelvis674Por mais que você queira saber oq porq dele, n leve muito em consideração. Vá e faça e siga o seu caminho e de o seu melhor, que não importa até msm o q ele falar de está mudando de área.
Sou musico, e o Sr. falou tudo. Vou aplicar esse mesmo conceito na programação, percebi isso esse mês, vou praticar ao invés de ficar assistindo tutoriais.
primeiro video seu que assisto. Marquei outros para assistir, mas gostaria de sugerir um video. Sou iniciante e usuario do famoso console.log, maa gostaria de trocar para o depurador. Poderia fazer um video sobre? Como usar, onde vivem os depuradores, que bugs comem?😅 Falando serio, ajudaria muito saber mais e aprender como usar...
Um exemplo: Digamos que você tem uma aplicação feita com Javascript, HTML e CSS. Nela você tem um botão que ao clicar nele, é executada uma lógica que você criou lá no seu arquivo script.js (só um exemplo). Com sua aplicação aberta (seja um blog, calculadora etc) em primeiro lugar, abra o devtools do seu navegador, caso seja o Chrome, basta digitar F12. Agora, pressione CTRL + P para abrir uma barra de pesquisa, procure pelo nome do arquivo js que contém a lógica realizada ao clicar neste botão. Pronto, encontrando a função desejada, basta ir até ao extremo esquerdo da primeira linha de código desta função, e clicar. Digamos que a primeira linha seja algo como let value = 5, ao clicar no extremo da linha, ficará um 'ponto' vermelho marcado. Seu primeiro breakpoint foi criado. Agora, ao clicar no botão da interface, automaticamente será apresentado para você justamente o breakpoint daquela linha. A partir dele, basta ir pressionando F12 para ir até a próxima linha, assim poderá entender todo o fluxo daquela função. Caso dentro desta função, haja a chamada de uma outra função, ao pressionar F12, chegar em cima da linha da chamada da função, e desejar 'entrar' nessa função, basta pressionar F11. Por fim, para finalizar a depuração, basta pressionar F8.
A linguagem de programação é somente um detalhe. O importante é ter lógica e apoio de um analista experiente para mostrar ao iniciante onde começa e onde termina aquela tarefa. Porque um sistema é um conjunto de modulos, isso nao é fácil para um iniciante aprender sozinho. Por isso que existe diferentes cargos, programador junior, pleno e senior. Programar nao é para qualquer um.
Wesin, estou cursando engenharia da computação na UFPA e penso em fazer mestrado na área de computação aplicada assim como você, poderia me dar alguma dica? Penso em imigrar para outro país após o mestrado (ou fazer doutorado) onde a carreira científica seja mais recompensada Também gostaria de saber sua opinião sobre o PPGEE e o PPGCC, eu vi que ambos possuem mestrado na área de inteligência computacional então fiquei em dúvida, qual você acha melhor? Desde já gostaria de agradecer e dizer que eu admiro muito você, já vi sua foto na plaquinha de formados aqui na UFPA
Olá Vinnie, sobre o mestrado posso te dar 3 dicas: tente sobreviver com a bolsa de estudo, escolha um orientador sabiamente e tente publicar artigos. Fazer um mestrado no exterior vai ser um experiência incrível. Entre PPGEE e PPGCC, os dois são grandes programas, talvez não seja justo apontar qual é o melhor. No PPGCC, você vai precisar da nota do POSCOMP e ter contatos com professores de lá, talvez seja mais fácil você optar pelo PPGEE no seu caso, pois você vai ter mais chances com professores que você conhece. Espero ter ajudado. Grande abraço.
pena que a maioria das empresas nao tem esse mesmo pensamento no momento do recrutamento, exigem e focam em ferramentas/linguagens/frameworks e por isso perdem excelentes profissionais. Parabens pelo conteudo!
Por isso eu acho C e C++ linguagens bem interessantes para começar a entender os conceitos de programação..... São linguagens transparentes e você precisa definir bem as coisas e eu acredito que a partir do momento que você precisa definir bem as coisas na programação começa a exigir não só aquela decoreba da sintaxe, mas sim os conceitos teóricos bem interessantes..
São basicamente as linguagens base de toda a programação, fora o Fortran. É como construir tudo tijolo a tijolo. Quem aprende por elas com certeza tem uma base mais sólida
@@lucasherculanorocha Não, primeiro se aprende C, para entender a programação funcional e o gerenciamento de ponteiros. Depois se parte para outra linguagem para aprender orientação a objetos
Muito bom vídeo, Professor! Estou começando a me interessar, há poucos meses, pela a Área, e enfim dando os meus primeiros passos com os estudos. No que se refere a área de programação, quais cursos (graduação) acredita que são interessantes para este ingresso? Estou a começar estudar só, porém acredito que haja uma demanda por certificação acadêmica. Sei que há vários cursos e instituições, mas gostaria de sua opinião (principamente no que tange ao estudo à distância[ead]) :) Talvez, fique de sugestão para um próximo video 🤲🏻🙇🏻♂️
Legal, seja bem vindo. Realmente, esse tópico daria um vídeo legal. Na verdade, eu tenho uma posição forte sobre os cursos na área de programação mas preciso coletar dados para dar embasamento antes de gravar. Enfim, dependendo do seu interesse, eu indicaria um determinado curso. Por exemplo, se você tem interesse de seguir a carreira acadêmica, ciência da computação e engenharia da computação são os mais indicados. É bem difícil indicar um curso pois depende de vários fatores
mano tenta não ligar para a liguagem que vai desenvolver, mas sim para a lógica e conceitos. Quando voce for programado vai ter que desenvolver até em linguagem que não conhece
@@itssativx fala man, blz? Entao mas para tudo ha um comeco....estou em transicao de carreira e procurando as estruturas de dados e logica.....pois ha muitas sintaxes.....preciso entender o processo todo, mas estudo sozinho. Ha muitos cursos na internet, mas ha muitos que so querem vender cursos....mas ja estou conseguindo entender e ja fiz meus primeiros códigos....tmj.
@@traderbeto compreendo mano, quero dizer comece por algum curso ou tutoria, e aprenda a lógica, conceitos e sintaxe com a linguagem que o tutor oferecer, o menos importante sobre se tornar desenvolvedor é linguagem, no mercado de trabalho tu terá que se adaptar por diversas linguagens de programação
Professor preciso de um conselho ! Eu já estudo programação em idas e vindas há três anos . Já estive em um auge que eu só tirava 10 nas provas e projetos, porém nos projetos eu estudava sempre mt antes com o que ia. Já nas provas eu ia muito bem. E menos esforço. Parece que tenho na minha mente tudo que estudei até hj. Consegui mais na força de vontade do que talvez na habilidade de dom natural . Hoje mesmo com especialização eu vejo que dei uma estagnada . Acho que eu preciso programar mais vezes só que não sozinho tipo em grupos . Estou indo para a Europa em breve e lá paga-se em programação cinco vezes mais do que em fisioterapia que eu também sou especializado . Seria uma boa fazer um curso com alguma turma presencial ou on-line ? Ou talvez uma Mentoria acessível ? Pq no final do ano vou fazer um mestrado na área . Para voltar para o meu auge e também conseguir bons salários na Europa . Não quero viver um pouco acima do salário mínimo mesmo tendo bom poder de compra sabendo que sou de outra área que dá dinheiro também .
O programa é como tocar um instrumento: se você não praticar por muito tempo, pode acabar esquecendo a teoria e perdendo a memória muscular. Já com andar de bicicleta, você nunca esquece.
muita gente vai conseguir ser "programador" igualmente a jogador de futebol ou basquete ou boxeador, cantor considere tudo que falei a nível profissional, tem um algo *.
2:57 infelizmente não concordo com essa, pois nem sempre a " linhagem boa é a que paga as contas". É aque realmente resolve o problema. Normalmente são as mais lentas.
@engmoderno por que digo isso ? Lidei com uma situação essa semana sobre tal. Era um conhecido que estava tentando usar theads com Delphi 6, e outras coisas. Mas precisava melhorar a execução para diminuir o tempo de resposta. Verifiquei que fosse feito em C/C++. Ou até Rust. Que são " linguagens que em tese não paga conta ". Resolveria muito mais fácil o problema.
O mercado não usa essas linguagems que " podem resolver esse tipo de problema". Pq significa pagar mais caro. Por mão de obra. E difícil achar quem realmente queira estudar
Eu so aprende um pouco da programar em basic em 1990 eu tenho vontade de evoluir em programar nao passo de um iniciante bem primario kkkkkk. O que voce me aconselha .....
Eu sou interessado tanto por Finanças e Investimentos quanto por Tecnologia. Há algum curso de graduação que seja interessante para ambos os setores? Já cogitei diversos cursos: - Ciências Econômicas; - Administração; - Ciências Contábeis; - Engenharia de Produção; - Ciências Atuariais; - Ciência da Computação; - Engenharia da Computação; - Engenharia de Controle e Automação; - Biblioteconomia; - Engenharia Mecânica; - Engenharia Eletrônica e de Computação;
Também gosto de ambas áreas e uma vez fiz essa pergunta ao Chatgpt haha. Vou te mandar as opções: 1. Analista de Dados Financeiros (Financial Data Analyst) O que faz: Analisa grandes volumes de dados financeiros usando ferramentas tecnológicas para identificar tendências, prever resultados e tomar decisões estratégicas. 2. Desenvolvedor de Fintechs O que faz: Cria aplicativos e plataformas financeiras, como bancos digitais, sistemas de pagamento ou investimentos automatizados. 3. Especialista em Blockchain e Criptomoedas O que faz: Trabalha com tecnologias de blockchain para desenvolver soluções financeiras descentralizadas, como contratos inteligentes ou plataformas de negociação de criptomoedas. 4. Cientista de Dados Financeiros (Financial Data Scientist) O que faz: Desenvolve modelos preditivos usando machine learning para prever flutuações do mercado, avaliar riscos e otimizar carteiras de investimento. 5. Especialista em Cibersegurança para Finanças O que faz: Garante a segurança de sistemas financeiros contra fraudes, ataques cibernéticos e vazamentos de dados. 6. Arquiteto de Soluções Bancárias O que faz: Desenvolve a infraestrutura tecnológica para bancos e fintechs, garantindo eficiência e integração entre sistemas financeiros. 7. Especialista em Robôs de Investimento (Robo-Advisors) O que faz: Programa e gerencia sistemas automatizados que fazem investimentos com base em algoritmos, eliminando a necessidade de consultores humanos para decisões simples. 8. Gerente de Projetos de Tecnologia Financeira (Tech Project Manager) O que faz: Lidera equipes no desenvolvimento de soluções tecnológicas para bancos, corretoras e fintechs, garantindo o alinhamento entre tecnologia e objetivos financeiros. 9. Analista de Riscos Tecnológicos (Tech Risk Analyst) O que faz: Avalia e mitiga riscos tecnológicos em instituições financeiras, como falhas em sistemas ou violações de segurança. 10. Desenvolvedor de Sistemas de Pagamento (Payment Systems Developer) O que faz: Cria e otimiza sistemas de pagamento digitais, como carteiras digitais e gateways de pagamento.
@@escritoradiary muito obrigado. Nesse caso, ele mencionou apenas cargos em que há uma interseção entre os dois setores. Você sabe se algum desses cursos de graduação que mencionei são igualmente interessantes para ambos os setores? Será que um economista, por exemplo, conseguiria ser um Analista de Dados Financeiros da mesma forma que um Cientista da Computação?
@@ncyvarela1563 po vei, o dia que c botar um terno, sair na rua, ver todo mundo olhando pra você, entrar num estabeleciemnto e ser tratado com respeito maximo, nunca mais vai querer colocar uma camisa oversized. experimenta e me fala dps.
@@engmoderno Blocos de códigos "relativos". Você não tem nenhuma informação visível de onde começa ou termina um bloco de código (sem "begin/end", "{ e }", etc...). Ainda chamam isso de "identação". Não! Identação é quando os espaços e tabs não alteram o funcionamento do programa (como as linguagens de verdade). O nome do que usam no Python é Tabulação (usado por linguagens "modernas" como FORTRAN e COBOL...) e que tem função específica para o fonte. Nessas linguagens, se você colocar os comandos em colunas diferentes... Babau... vai desde não compilar até funcionar errado. No Python, se "bagunçar" as tabulações... coitado da vítima. Aaaaaaahhhhh mas "economiza" digitação... em compensação... precisa-se "vigiar" os dois pontos (":"). É bagunçado pro meu "TOC"... Devem ter outros motivos, mas só esse já basta pro meu "TOC" pipocar...
Caramba, que vídeo. "Linguagem de programação boa é a que paga minhas contas!" e é exatamente isso que eu penso.
Boa
Obrigado, amigo. Fiquei mais empolgado com minha jornada de estudos, seu vídeo me ajudou com um pouco mais de força de vontade.
Tudo mundo sabe que a prática leva a perfeição
Não adianta saber e não aplicar.
Verdade, praticar estresse todo dia te faz atingir a mastria do estresse, o burn out
Todo mundo sabe, mas quase ninguém faz
@JJ_in_da_house verdade amigo, desposição mental e força de vontade quase ninguém tem
"Todo mundo"... Se todo mundo soubesse, todo mundo seria mestre em algo.
fascinante ver homens bem de vida e receber conselhos dos mesmos, muito inspiratório, obrigado pelo vídeo!!
Eu gosto muito de ver pessoas mais velhas que eu, que possuem mais experiência, falando da área que sou nerd. Faça mais vídeos falando sobre!
Vou entender como elogio hehehe
@@engmoderno Velhas foi foda kkkkkkkkk
Exelente video!
Robozim do YT me ajudando indicando esse vídeo com ótimo conteúdo.
é a primeira vez que vejo um vídeo do senhor, e caramba, eu gostei bastante da sua didática, faz um vídeo ensinando a aprimorar a nossa lógica de programação por favor!!
Pode deixar. Dá uma conferida na playlist de grafos
@engmoderno obrigadaa
Seus vídeo é tão claro e não faz enrolação, obrigado.
seu canal é muito bom meu amigo, ele vai crescer!! continue
Muito obrigado
Teu vídeo foi inspirador e equilibrado na mais alta performance...obrigado você por favor continue! Sou muito exigente com conteúdos e vi que teu canal é muito equilibrado nas coisas@@engmoderno
me ajudou dms na parte de depuração! vlw me tornei seu fã apenas com esse vídeo
Obrigado pelas dicas. Isso vale muito não só para programação, mas também na área de dados. Muitos estudam, mas nao sabem praticar.
tu demonstra muita dedicação em seus vídeos, me admira ver isso, seu canal tem muito a crescer!
Vou assistir todos os seus vídeos amigo, estudo engenharia elétrica mas sou apaixonado por Programação. Gosto do C++ por conta do arduino.
Muito bom, mas, observa também JAVA e principalmente Rust por ser mais segura e por ela administrar melhor recursos de memórias. C++ é ótima, mas, pra se obter os mesmos níveis de segurança e administração de memória que Rust oferece; em C++, vai exir mais de você!
Tenho 28 anos estou estudando programação sozinho pela a internet espero que da qui a 1 anos eu volte aqui e diga que estou trabalhando nessa área
Eu estou aprendendo a programar! Não desisto nunca!
Nossa, gostei muito das suas dicas e da sua forma de explicar. Dicas claras, bem explicadas, mas objetivas. E muito sereno. Parabéns 👏🏼🙂
Sou estagiário de programação Java. Nos meus projetos pessoais, comento todas as linhas, incluindo construtores, métodos definidos em tudo,ajuda a entender e a decorar
Oi Daniel, sugiro que veja boas práticas de programação, ao invés de comentar poderia dar nomes mais sugestivos as suas funções, métodos e classes, melhorao entendimento do que vai ser feito deixando de ser necessário muitas vezes comentários, evitar também muitas identaçoes, criando funções que podem resolver alguns passos dentro de outras funções, coisas assim.
@@jacques-oliveira-01 cara, no meu projeto de tcc uso todas as boas normas, mas creio que se eu explicar o que essa tal função faz em contexto global, isso me ajuda a entender o system design enquanto codo, claro que faço isso para meus outros colegas conseguirem entender o sistema em geral. São muitos arquivos, com funções especificas, se eu jogo esses arquivos, mesmo com suas funções com nome bem esclarecedores, ainda fica dificil para quem é iniciante entender de fato
Que conteúdo honesto!! Parabéns pela iniciativa.
Vídeo limpo, claro e bem estruturado. perfeito, meu amigo. ganhou mais um inscrito e em breve estarei comprando seu curso de python. inclusive, petição de um curso de CSS e HTML, com fundamentos da internet (como ela funciona).
Fala Wesin, sabia que te conhecia, só não me lembrava de onde se era da Universidade ou COBRA TECNOLOGIA. Parabéns pelo canal, dá uma visão verdadeira do que é a Engenharia de Computação. Excelente a sua iniciativa. Forte abraço e sucesso na sua jornada.
Apesar de ter amigos que trabalharam lá, não era da COBRA. Deve ser da universidade mesmo. Qual era sua turma??? Obrigado pelo feedback!
Excelente, Professor! Muito obrigado pelas valiosas dicas.
Excelente conteúdo, seu canal tem muito potencial.
Obrigado pelo feedback
Aprendi muito com você hoje, obrigado!
Muito bom o vídeo
Dicas valiosas tanto para iniciantes quanto para quem já está na área! 👏🏼👏🏼👏🏼
Professor que vídeo viu, parabéns por compartilhar tanta sabedoria.
Agora em condições favoráveis, estou realizando o sonho de aprender programação. Estou vendo que a programação moderna é um mundo fascinante.
Bom demais. Qual stack você usa?
@@engmoderno Minha stack atual é baseada em JavaScript: React no front-end e Node.js no back-end. Ainda estou em processo de aprendizado e aprimoramento.
Canal parece ser muito bom,sou engenheiro civil formado mas estou migrando para area de programação e comecei alguns cursos e tbm cursando faculdade eng de software.
Poderia dizer quais os motivos por está saindo da Engenharia Civil? É uma área pela qual me interesso.
@@josehelvis674Por mais que você queira saber oq porq dele, n leve muito em consideração. Vá e faça e siga o seu caminho e de o seu melhor, que não importa até msm o q ele falar de está mudando de área.
Falou tudo saber programar não é saber uma linguagem ou pior ainda sair copiando código. Programar é lógica e conhecer estruturas de dados.
Sou musico, e o Sr. falou tudo.
Vou aplicar esse mesmo conceito na programação, percebi isso esse mês, vou praticar ao invés de ficar assistindo tutoriais.
Sucesso!
Conteúdo rico demais. Parabéns!!
Muito obrigado pelo feedback
esses bookmarks ae me quebrou kaka, se loko fi, sucesso ae professor
Parabéns pelo conteúdo!
Muito obrigado
primeiro video seu que assisto. Marquei outros para assistir, mas gostaria de sugerir um video.
Sou iniciante e usuario do famoso console.log, maa gostaria de trocar para o depurador.
Poderia fazer um video sobre? Como usar, onde vivem os depuradores, que bugs comem?😅
Falando serio, ajudaria muito saber mais e aprender como usar...
Um exemplo: Digamos que você tem uma aplicação feita com Javascript, HTML e CSS. Nela você tem um botão que ao clicar nele, é executada uma lógica que você criou lá no seu arquivo script.js (só um exemplo). Com sua aplicação aberta (seja um blog, calculadora etc) em primeiro lugar, abra o devtools do seu navegador, caso seja o Chrome, basta digitar F12. Agora, pressione CTRL + P para abrir uma barra de pesquisa, procure pelo nome do arquivo js que contém a lógica realizada ao clicar neste botão. Pronto, encontrando a função desejada, basta ir até ao extremo esquerdo da primeira linha de código desta função, e clicar. Digamos que a primeira linha seja algo como let value = 5, ao clicar no extremo da linha, ficará um 'ponto' vermelho marcado. Seu primeiro breakpoint foi criado. Agora, ao clicar no botão da interface, automaticamente será apresentado para você justamente o breakpoint daquela linha. A partir dele, basta ir pressionando F12 para ir até a próxima linha, assim poderá entender todo o fluxo daquela função. Caso dentro desta função, haja a chamada de uma outra função, ao pressionar F12, chegar em cima da linha da chamada da função, e desejar 'entrar' nessa função, basta pressionar F11. Por fim, para finalizar a depuração, basta pressionar F8.
ótimo vídeo, continue fazendo vídeos assim que você vai longe, abraços
Ensina linguagem C, vc tem uma fluência muito boa!!!
Presente professor, pode dar dicas para iniciantes? Pra quem está começando, mais especificamente a procura de estágio
Estude em conjuntos com algumas matérias do ensino médio e fundamental
Muito obrigado pelo vídeo!
Obrigado pela atenção
Ótima didática e ótimas dicas
Muito obrigado pelo feedback
top demais o video !!
Adorei as dicas, amigo, ganhou mais um inscrito! 👏
Obrigado 🤝
Depois que conheci o chatgpt tudo ficou claro
Excelente video
Gracias!
Gostei. Mais um inscrito.
Excelente vídeo!
A linguagem de programação é somente um detalhe. O importante é ter lógica e apoio de um analista experiente para mostrar ao iniciante onde começa e onde termina aquela tarefa. Porque um sistema é um conjunto de modulos, isso nao é fácil para um iniciante aprender sozinho. Por isso que existe diferentes cargos, programador junior, pleno e senior. Programar nao é para qualquer um.
Boa observação 👍🏻
Ótimas, dicas.
Que bom que gostou
Gosto da sua maneira serena, objetiva e lógica de explicar as coisas. Faltam canais assim no RUclips. Já me inscrevi.
Obrigado pelo feedback
Me inscrevi, professor. Sucesso para nós!
Parabéns pelo vídeo 👏👏👏👏
Obrigado 👍
Muito bom!
Bacana demais seu canal!
Muito obrigado
Conteúdo bom
Ótimo vídeo! ;-)
Obrigado 😃
Wesin, estou cursando engenharia da computação na UFPA e penso em fazer mestrado na área de computação aplicada assim como você, poderia me dar alguma dica?
Penso em imigrar para outro país após o mestrado (ou fazer doutorado)
onde a carreira científica seja mais recompensada
Também gostaria de saber sua opinião sobre o PPGEE e o PPGCC, eu vi que ambos possuem mestrado na área de inteligência computacional então fiquei em dúvida, qual você acha melhor?
Desde já gostaria de agradecer e dizer que eu admiro muito você, já vi sua foto na plaquinha de formados aqui na UFPA
Olá Vinnie, sobre o mestrado posso te dar 3 dicas: tente sobreviver com a bolsa de estudo, escolha um orientador sabiamente e tente publicar artigos. Fazer um mestrado no exterior vai ser um experiência incrível. Entre PPGEE e PPGCC, os dois são grandes programas, talvez não seja justo apontar qual é o melhor. No PPGCC, você vai precisar da nota do POSCOMP e ter contatos com professores de lá, talvez seja mais fácil você optar pelo PPGEE no seu caso, pois você vai ter mais chances com professores que você conhece. Espero ter ajudado. Grande abraço.
@@engmoderno Obrigado
Muito bom víde
Valeu ☺️
Esse cara jogou muito
pena que a maioria das empresas nao tem esse mesmo pensamento no momento do recrutamento, exigem e focam em ferramentas/linguagens/frameworks e por isso perdem excelentes profissionais. Parabens pelo conteudo!
Infelizmente, é verdade
Por isso eu acho C e C++ linguagens bem interessantes para começar a entender os conceitos de programação..... São linguagens transparentes e você precisa definir bem as coisas e eu acredito que a partir do momento que você precisa definir bem as coisas na programação começa a exigir não só aquela decoreba da sintaxe, mas sim os conceitos teóricos bem interessantes..
São basicamente as linguagens base de toda a programação, fora o Fortran. É como construir tudo tijolo a tijolo. Quem aprende por elas com certeza tem uma base mais sólida
Concordo plenamente. Na faculdade, utilizo c++ para dar aula
Mas C não é orientada a objetos, melhor ir pro C++ direto, ou até msm C#
@@lucasherculanorocha Não, primeiro se aprende C, para entender a programação funcional e o gerenciamento de ponteiros. Depois se parte para outra linguagem para aprender orientação a objetos
Interessante
Conteúdo top
Obrigado ☺️
Que dicção perfeita, oloco!
Parece que alguém está dublando esse cara 😂
pensei a mesma coisa kkkkkkkkkkkkkkk
a boca mexe de um jeito e saem outras palavras kkk
😂
Fora isso, conteúdo top!
Eles ficam tão inteligentes, que passam à falarem como máquinas, já ouvi outro que era bem mais robótico que ele.😂
Muito bom vídeo, Professor!
Estou começando a me interessar, há poucos meses, pela a Área, e enfim dando os meus primeiros passos com os estudos.
No que se refere a área de programação, quais cursos (graduação) acredita que são interessantes para este ingresso? Estou a começar estudar só, porém acredito que haja uma demanda por certificação acadêmica. Sei que há vários cursos e instituições, mas gostaria de sua opinião (principamente no que tange ao estudo à distância[ead]) :)
Talvez, fique de sugestão para um próximo video 🤲🏻🙇🏻♂️
Legal, seja bem vindo. Realmente, esse tópico daria um vídeo legal. Na verdade, eu tenho uma posição forte sobre os cursos na área de programação mas preciso coletar dados para dar embasamento antes de gravar. Enfim, dependendo do seu interesse, eu indicaria um determinado curso. Por exemplo, se você tem interesse de seguir a carreira acadêmica, ciência da computação e engenharia da computação são os mais indicados. É bem difícil indicar um curso pois depende de vários fatores
@@engmoderno agradeço a atenção, professor! Que bom que gostou da ideia, estarei ansioso pela opinião quanto aos cursos
Qual a lingguagem que hoje voce mais indica para iniciar, pois estou começando por Python
mano tenta não ligar para a liguagem que vai desenvolver, mas sim para a lógica e conceitos. Quando voce for programado vai ter que desenvolver até em linguagem que não conhece
@@itssativx fala man, blz? Entao mas para tudo ha um comeco....estou em transicao de carreira e procurando as estruturas de dados e logica.....pois ha muitas sintaxes.....preciso entender o processo todo, mas estudo sozinho. Ha muitos cursos na internet, mas ha muitos que so querem vender cursos....mas ja estou conseguindo entender e ja fiz meus primeiros códigos....tmj.
@@traderbeto compreendo mano, quero dizer comece por algum curso ou tutoria, e aprenda a lógica, conceitos e sintaxe com a linguagem que o tutor oferecer, o menos importante sobre se tornar desenvolvedor é linguagem, no mercado de trabalho tu terá que se adaptar por diversas linguagens de programação
Professor preciso de um conselho !
Eu já estudo programação em idas e vindas há três anos .
Já estive em um auge que eu só tirava 10 nas provas e projetos, porém nos projetos eu estudava sempre mt antes com o que ia. Já nas provas eu ia muito bem. E menos esforço.
Parece que tenho na minha mente tudo que estudei até hj.
Consegui mais na força de vontade do que talvez na habilidade de dom natural .
Hoje mesmo com especialização eu vejo que dei uma estagnada .
Acho que eu preciso programar mais vezes só que não sozinho tipo em grupos .
Estou indo para a Europa em breve e lá paga-se em programação cinco vezes mais do que em fisioterapia que eu também sou especializado .
Seria uma boa fazer um curso com alguma turma presencial ou on-line ?
Ou talvez uma Mentoria acessível ?
Pq no final do ano vou fazer um mestrado na área .
Para voltar para o meu auge e também conseguir bons salários na Europa .
Não quero viver um pouco acima do salário mínimo mesmo tendo bom poder de compra sabendo que sou de outra área que dá dinheiro também .
O programa é como tocar um instrumento: se você não praticar por muito tempo, pode acabar esquecendo a teoria e perdendo a memória muscular. Já com andar de bicicleta, você nunca esquece.
Não tinha olhado por esse ângulo. É um bom argumento.
tem que ser corajoso igual eu ,eu comecei em assembly kkk depois que aprendi qualquer coisa e facil para mim 😅
rápido e direto, excelente explicação, obg por compartilhar!
Tmj
muita gente vai conseguir ser "programador" igualmente a jogador de futebol ou basquete ou boxeador, cantor considere tudo que falei a nível profissional, tem um algo *.
Voz de professor
Como faz depuração com isso ?
Ele vai avançando cada etapa do seu código e você pode acompanhar o valor das variáveis a cada passo pra encontrar algum bug
Golang, Scala, Pearl e Swift são complicadas e as que pagam melhor.
Ótimo vídeo ! Parabéns pelo formato e conteúdo.
Obrigado pelo feedback
2:57 infelizmente não concordo com essa, pois nem sempre a " linhagem boa é a que paga as contas". É aque realmente resolve o problema. Normalmente são as mais lentas.
Sua opinião é bem vinda
@engmoderno por que digo isso ? Lidei com uma situação essa semana sobre tal.
Era um conhecido que estava tentando usar theads com Delphi 6, e outras coisas.
Mas precisava melhorar a execução para diminuir o tempo de resposta.
Verifiquei que fosse feito em C/C++. Ou até Rust. Que são " linguagens que em tese não paga conta ".
Resolveria muito mais fácil o problema.
O mercado não usa essas linguagems que " podem resolver esse tipo de problema". Pq significa pagar mais caro. Por mão de obra. E difícil achar quem realmente queira estudar
@engmoderno principalmente aqui no Brasil que é 80% web.
Acho q ele quis dizer pra não ficar preso em uma linguagem e achar q so tem ela, e não que qualquer linguagem serve, sem analisar a melhor opção
mas antes de conseguirmos um emprego pra pagar as contas temos q escolher uma linguagem 😢 sao tantas que fico com paralisia de decisão
Mais 1 inscrito.
programação é que nem escrever uma redação, um paragrafo é fácil, já duas folhas nem tanto.
Eu so aprende um pouco da programar em basic em 1990 eu tenho vontade de evoluir em programar nao passo de um iniciante bem primario kkkkkk. O que voce me aconselha .....
Bora de Python, já que vc já tem uma certa noção
Olá Professor, mas a melhor linguagem de programação é a resolve da melhor forma o problema do cliente.
a melhor linguagem de prog. é a q tem mais trabalho na area
Obrigado por sua opinião
Dugin da programação
Eu sou interessado tanto por Finanças e Investimentos quanto por Tecnologia. Há algum curso de graduação que seja interessante para ambos os setores? Já cogitei diversos cursos:
- Ciências Econômicas;
- Administração;
- Ciências Contábeis;
- Engenharia de Produção;
- Ciências Atuariais;
- Ciência da Computação;
- Engenharia da Computação;
- Engenharia de Controle e Automação;
- Biblioteconomia;
- Engenharia Mecânica;
- Engenharia Eletrônica e de Computação;
Também gosto de ambas áreas e uma vez fiz essa pergunta ao Chatgpt haha. Vou te mandar as opções:
1. Analista de Dados Financeiros (Financial Data Analyst)
O que faz: Analisa grandes volumes de dados financeiros usando ferramentas tecnológicas para identificar tendências, prever resultados e tomar decisões estratégicas.
2. Desenvolvedor de Fintechs
O que faz: Cria aplicativos e plataformas financeiras, como bancos digitais, sistemas de pagamento ou investimentos automatizados.
3. Especialista em Blockchain e Criptomoedas
O que faz: Trabalha com tecnologias de blockchain para desenvolver soluções financeiras descentralizadas, como contratos inteligentes ou plataformas de negociação de criptomoedas.
4. Cientista de Dados Financeiros (Financial Data Scientist)
O que faz: Desenvolve modelos preditivos usando machine learning para prever flutuações do mercado, avaliar riscos e otimizar carteiras de investimento.
5. Especialista em Cibersegurança para Finanças
O que faz: Garante a segurança de sistemas financeiros contra fraudes, ataques cibernéticos e vazamentos de dados.
6. Arquiteto de Soluções Bancárias
O que faz: Desenvolve a infraestrutura tecnológica para bancos e fintechs, garantindo eficiência e integração entre sistemas financeiros.
7. Especialista em Robôs de Investimento (Robo-Advisors)
O que faz: Programa e gerencia sistemas automatizados que fazem investimentos com base em algoritmos, eliminando a necessidade de consultores humanos para decisões simples.
8. Gerente de Projetos de Tecnologia Financeira (Tech Project Manager)
O que faz: Lidera equipes no desenvolvimento de soluções tecnológicas para bancos, corretoras e fintechs, garantindo o alinhamento entre tecnologia e objetivos financeiros.
9. Analista de Riscos Tecnológicos (Tech Risk Analyst)
O que faz: Avalia e mitiga riscos tecnológicos em instituições financeiras, como falhas em sistemas ou violações de segurança.
10. Desenvolvedor de Sistemas de Pagamento (Payment Systems Developer)
O que faz: Cria e otimiza sistemas de pagamento digitais, como carteiras digitais e gateways de pagamento.
@@escritoradiary muito obrigado. Nesse caso, ele mencionou apenas cargos em que há uma interseção entre os dois setores. Você sabe se algum desses cursos de graduação que mencionei são igualmente interessantes para ambos os setores? Será que um economista, por exemplo, conseguiria ser um Analista de Dados Financeiros da mesma forma que um Cientista da Computação?
Bom video. Infelizmente o cupom expirou
Fica ligado no vídeo que vai sair hoje.
Parece que citou um Morpheus (Matrix) no telhado dos predios depois de ser salvo kk
Só os fortes saberão 😁
Dev de terno, achei meu lugar no YT
calma aí brad pitt
@@ncyvarela1563 po vei, o dia que c botar um terno, sair na rua, ver todo mundo olhando pra você, entrar num estabeleciemnto e ser tratado com respeito maximo, nunca mais vai querer colocar uma camisa oversized. experimenta e me fala dps.
Hj com IA é tudo mais facil 😂😂😂
Né difícil não sô. Não pouco
Preciso de um Notebook 🤞🏼
Tenho 31 anos e quero entrar nessa área, você acha que terei mais dificuldade pra aprender?
Larguei e não me arrependo
Já tentei aprender programar várias vezes, mais sou muito burro não consigo aprender.
Amei note 11 e noistamoju tô
Com chat gpt é blz! 😂
tudo que o programador inciante faz eu fasso ao contrario
Como assim??
voc acha que com ia o programador tornara desnecessario......
Não, inclusive fiz um vídeo ‘IA é o apocalipse da programação?’ que fala a respeito
Was it AI generated? 😅
Nope 😅
Estava ouvindo um robô.
Obrigado pelo feedback. Se puder, confira outros vídeos para ver se melhorei esse aspecto
Minha linguagem primária é C#, tb não vi diferença kkkkkk
Mas logo Python????
Você precisa piscar mais, vai ter problemas de visão se não umideser o olho...
qual o problema com Python?
@@engmoderno Blocos de códigos "relativos". Você não tem nenhuma informação visível de onde começa ou termina um bloco de código (sem "begin/end", "{ e }", etc...).
Ainda chamam isso de "identação". Não! Identação é quando os espaços e tabs não alteram o funcionamento do programa (como as linguagens de verdade). O nome do que usam no Python é Tabulação (usado por linguagens "modernas" como FORTRAN e COBOL...) e que tem função específica para o fonte. Nessas linguagens, se você colocar os comandos em colunas diferentes... Babau... vai desde não compilar até funcionar errado.
No Python, se "bagunçar" as tabulações... coitado da vítima.
Aaaaaaahhhhh mas "economiza" digitação... em compensação... precisa-se "vigiar" os dois pontos (":").
É bagunçado pro meu "TOC"...
Devem ter outros motivos, mas só esse já basta pro meu "TOC" pipocar...
Ótimo vídeo