Parabéns! ... Mas lamentavelmente para nós, "O povo faz a língua"... Foi assim com a morte do latim clássico e o nascimento do latim vulgar, que dizem ter dado origem ao nosso "Português",
Tirei dez... minha professora de português, dona Nair lá da cidade de Miracatu nos anos 70 era muito rígida na matéria! Sou sempre agradecido a ela por isso...
A palavra NOBEL refere-se a Alfred Bernhard Nobel, que foi um químico, engenheiro, inventor, empresário e filantropo sueco. A pronúncia do sobrenome é mesmo NOBÉL, e escreve-se sem acento em vários idiomas, entre eles o português.
Porém, penso que não seja a explicação do porquê de se pronunciar assim, em português também. Seria, sim, pelo simples fato de que é a pronúncia em sua língua original. Pois, de outra forma, chamaríamos o outro prêmio de OsCÁR, o parque de DisNÊI, trazendo as palavras pra morfologia do português. Embora a pronúncia seja mesmo NoBÉL, achei falha a explicação, nesse caso. De resto, a professora domina, sempre!
Melhor parte do vídeo. "Professor de português também erra".P mim uma das maiores virtudes do ser humano é admitir seus erros . Não é à toa que tem um ditado: "errar é humano".
Estou chocada, eu que me orgulho do meu português, visto que não é a minha língua nativa mas falo razoavelmente bem e hoje descubro que sempre pronunciei errado a palavra " inexorável" . Então a palavra aço inoxidável como fica? Adoro as suas aulas, professora! Gratidão 🙌🥰😘🌷.
Bom dia. Fui alfabetiza com apenas 4 anos. Minha avó Española lutava para entender noticias da revista O Cruzeiro. Meu tio experto, um músico cheio de manhas tratou de me apresentar o Dicionário. Famoso e inseparável Aurelhom, como ele dizia. Com meu lindo aprendizado, hoje ainda recorro ao meu querido Aurélio, junto ao meu diário, não me vejo sem estes preciosos amigos! (fico envergonhada por digitar , no computador, que não é culpado por deixar de ler e escrever, a web facilita) Amo letras e aprender com vc! 80 anos, Poa RS
Gente, existem as duas grafias. Ela escreveu certo, pq disse q o tio dela era "experto", no sentido de "experiente" e portanto com X e não q o tio era "esperto", com S, com significação de "inteligente, perspicaz".
@@AlexandreGomes-hq9rw pra mim esperto vem de esperteza. Se existe experto, por experiência, realmente é novidade para mim. Eu achei que era " experto" da linguagem neutra
Tenho quase 75 anos,e acertei todas as palavras,eu sempre gostei de escrever, ler , fazer palavras cruzadas,quando estava no primário,vivia comprando caderno de caligrafia,e,chegava em casa,e ia escrever todas palavras que eu tinha dificuldades em escrever,tanto que até hoje,quando vou assinar alguma papel,todos elogiam minha letra,sempre fui dedicada,a ler e escrever,e ter conhecimento de muitas palavras que eu ia,olhar no dicionário,para ver se estava correta. Dedicação nos estudos era comigo mesmo,meu pai me incentivou muito. Sou muito grata a ele.
Só acertei a última, as outras, achei que sabia, mas fiquei impressionado com o resultado. Já passei dos 70 anos e continuo aprendendo. Felizmente. Obrigado pela aula.
Fernando menon, você é um sábio por admitir o que não sabe. São João Bosco quando não sabia algo, admitia que não sabia e procurava aprender para então ensinar. Aceite os meus sinceros parabéns pela sua retidão de caráter.
INEXORÁVEL pronunciado incorretamente tem diminuído um pouco. Num vídeo não tão antigo assim, uma desembargadora federal, numa entrevista, dispara..........inexoravelmente, com o XIS pronunciado como em NEXO. É um erro por analogia. Por analogia a NEXO, muitas pessoas ainda pronunciam o XIS de INEXORÁVEL como em NEXO.
👏🏻👏🏻 acertei todas! Tive uma professora de português que dizia a seguinte frase:”aquele que não lê, mal ouve, mal fala e mal vê”! Quem lê muito, fala melhor😉obrigada
Tenho setenta e quatro anos. Só cursei o primário, mas sempre gostei de ler. E lendo aprendi o básico e mais alguma coisa.kkkk. E agora vendo esses vídeos, estou estudando outra vez .Muito bom . Parabéns aos envolvidos ❤❤❤❤
Acertei todas com facilidade, agradecendo a décadas de boa leitura diária desde criança. Sou uma viciada em leitura. Um dia sem ler é um dia perdido, sujeito a crises de ansiedade.
Eu aprendi desde minha alfabetização, uma regrinha, que a letra S só tem som de Z estando entre vogais, então não vacilei com a palavra SUBSÍDIO. O meu pai dizia, que falar bem o seu idioma, é um excelente cartão de visita. Professora Letícia, PARABÉNS por seu trabalho aqui na net, tem ajudado muitas pessoas! 👏👏👏
Pois é... mas o português é tão traiçoeiro que até nisso, tem exceção: subsistir, subsistência, por exemplo, pronuncia-se com som de Z ... e o S não está entre vogais.... o bagulho é doido!!😂😂😂😂😂😂
Vc me deu um nó no meu Português. Cada dia que passa entendo menos. Por isso prefiro ficar calado. Quem fala menos erra menos. Veja que fui um dos melhores alunos da minha escola. Admirava o que envolvia matemática. Mesmo assim o seu trabalho é admirável. Parabéns.
Eu pensei que eu era boa em português, mas também as 4 que eu achei que sabia, não são usadas diariamente na minha vida. Mas vivendo e aprendendo. Gratidão.
Rofessora eu tenho 75 anos terminei o segundo grau em 68 e fiz o curso superior 10 anos depois.Amo seus videos e fico muito feliz quando acerto todas.Agora,errei apenas a sétima.
Parabéns pelo especial momento onde as dúvidas que existiam sobre estas palavras foram esclarecidas e corrigidas, nos conduzindo a grafia e pronúncia exata. 76 anos e aprendendo sempre.
Amei. Gratuito dói a pronúncia até no jornalismo. A maioria fala GRATUÍTO. Nobel que me enganava na pronuncia. Agora, não erro mais. Ótima explicação. Vc tem excelente didática.
Aqui na Bahia nunca ouvi polioMELITE...sempre ouvi poliomIelite ( de forma correta ) Já o "inezorável" me pegou...eu sempre falei "inecsorável"...Obrigado !!
Boa noite Professora. Gostei muito da sua aula de portugues. Tenho 75 anos e mau tenho o meu segundo grau incompleto. Mas sinto que foi Deus quem me deu este Dom. Adoro ler e escrever sem parar. Mas devido as duas cirurgias nas duas vistas me complica muito. E tenho que pedir ajuda à Deus para ele me ajudar.Pois sei que a nossa língua portuguesas e a lingua mais dificil do mundo para mim. E mais uma vez muito obrigado pela grande aulas de hoje. Que Deus Abençoe à todos Amém.
Meu Deus, sempre temos algo a aprender. Nunca me dei conta que tinha um "i" a mais aí na palavra Poliomielite... Fui surpreendida nas duas primeiras colocadas. Gratidão Letícia.❤
As palavras estão bem selecionadas, provocam muitas dúvidas, principalmente ' gratuito', vejo até grandes jornalistas falando erradamente. Agora " inexorável " nunca ouvi essa pronúncia, já fiz até especialização em Lingua Portuguesa. Ah, acertei TODAS. Obgda pelo vídeo.
Nobel é um nome próprio internacional, se a pronúncia fosse diferente no país de origem ela tb seria aceita em português. Da mesma forma qdo falamos em energia na física a palavra "Joule" (físico francês que trabalhava na inglaterra) pode ser pronunciada como Jôule (em pt), Jaule (em EN) ou Julí (em FR), e as três são aceitas pela ABL
Parabéns, @barth3113!!! Amei a sua cultura.....Amo a nossa língua, mas nestes exercícios de pronúncia, errei bastante, mas aprendi .... Parabéns à nossa Professora Letícia, que é excelente!!!👏👏👏
Parabéns, professora! Quanto mais pronunciarmos corretamente as palavras e as usarmos de forma correta mais facilmente produziremos comunicação sensata e eficaz! Valeu!
Concordo com vc que o povo da saúde não tem dúvida quanto a pronúncia da palavra poliomielite (sou suspeita pra falar do assunto🤭 pois sou da saúde ). Mas eu confesso que algumas das outras palavras como: inexorável e subsídio, eu pronunciava errado até assistir essa sua maravilhosa aula. Valeu, professora Letícia 👏👍
Na quarta série, tive uma professora que nos ensinou uma técnica simples para encontrar a sílaba tônica de uma palavra. Ela nos disse para mentalmente "gritarmos" a palavra, como se a estivéssemos chamando.
Bom, se não falamos "subzolo", também não falamos "subzídio" (aprendi essa numa aula-espetáculo do advogado tributarista e professor de Português, Eduardo Sabagg em 2004!). Mas aqui hoje, aprendi que é "inezorável"............eita, Gramática😂
Ipsis litteris do livro: Nova Gramática da Língua Portuguesa, pág. 84, de Bechara: "...subsídio, subsidiar, subsistir, subsistência e outros da mesma família, o s pode soar como sibilante (como em selva) ou como /z/."
Fazendo o saneamento basico nos textos por pessoas d boa indole, tdo da bom e vaim mui bueno para tds... N necessita nem falar q ajudou a corrigir os erros encontrados n.Fazendo o saneamento adequado com certesas muito sucesso para o q necessita ....Sl 41.1....Pv 17.17...
Como pode uma coisa dessas? Somente agora depois de mais de 1 milhão de inscritos e quase 42 milhões e 500 mil visualizações do canal "Português com Letícia ", o RUclips me mostra sua existência !
Boa noite, agora vivendo fora do Brasil, e tendo o castelhano com palavras parecidas mas com pronúncia diferente, o que eu falava bem em português, já mudou a forma de pronunciar, lendo muito, é a melhor forma de saber falar e ler. A melhor inversão é um livro. Um abraço a tod@s.
Parabéns Professora! Suas aulas por certo vão ajudar muito hoje em dia. Eu estudei antigamente, sou professora de matemática e falo Língua Portuguesa corretamente. O Brasil agradece.
Fui abençoada com Pais excelentes e bastante exigentes no que se refere a língua portuguesa.Principalmente quanto a pronúncia das palavras. Inclusive os desprovidos de e boa influencia gramatical e de conhecimento, até queriam fazer deboche,mas não prevaleciam diante de tanto saber.E lá se vão 45 anos de sapiência. Amo a nossa Língua Portuguesa! @PortuguesComLetícia, agradeço pelo seu excelente trabalho.💙💙💜💜 Obs: Gabaritei!
Espetacular vídeo! A eleição das palavras foram perfeitas! Realmente essas palavras eleitas, causam uma certa dúvida realmente perpertuadas ao longo da vida a serem faladas de maneira errôneas. Saudações cariocas !
Gratuito, quem foi aluno no excelentíssimo prof. Édison de Oliveira, jamais falará errado. É dele a famosa Regra dos 5 UIS: gratuito, circuito, fortuito, intuito e😊 fluido.
Acertei todas essas palavras. Fui alfabetizada por minha mãe, professora primária. Era na base do "cascudo". Escreveu não leu, o pau comeu! Fico "admirada" quando escuto jornalistas, intelectuais e etc, falarem incorretamente certas palavras. Obrigada! Muito bom saber.
@@antoniomartelli4986 kkkkkkk. É verdade, Antonio. Só que eu não sou uma coisa nem outra. Quem me dara ter pelo menos um galinheiro. Gostaria de fazer apenas uma justificativa: o meu Grangeiro é escrito com G. Mas existe também com J. O que dá mesmo. Rsrsrsrsrs.
@@dianajerusagrangeiropinto7857 O O IMPORTANTE É O QUE VOÇÊ É E REPRESENTA PARA SUA FAMÍLIA , AMIGOS E VIZINHOS!!! O RESTO NÃO INTERESSA A NINGUÉM!!! BOA SORTE!!! SAÚDE E VIDA LONGA PARA VOÇÊ!!!
Leticia. Passando pra agradecer pelos teus conteúdos. Com aquele seu vídeo de organização dos conteúdos (português do zero) me ajudou demais e conseguir aprovação em 1° lugar num concurso. Muito obrigado.
Com uma Mãe professora e eu apaixonada por português, só estranhei INEXORÁVEL. Sempre pronunciei o X. O restante, tudo certo. E trabalhei na área da Saúde e nunca ouvi um profissional falar "Poliomelite" 😂
Quero compartilhar com vocês que eu errei a pronúncia de "subsídio". Eu falava certo a minha vida toda. Em um determinado momento, eu fui corrigido por uma pessoa que disse que a pronúncia é "subzídio". E eu não o questionei nem fui conferir. Simplesmente adotei o som de Z. E agora aprendi que quem estava certo era eu e não a pessoa que me corrigiu. Vou voltar a falar certo então. As demais eu sabia sim. Obrigado por esse vídeo GRATUITO.
Menina, parabéns pela iniciativa. Sou professora aposentada de Língua Portuguesa e senti muita saudade, pois vc me fez lembrar minhas aulas. Corrigia o errado e explicava o porquê do correto. Continue assim. Ah até briguei com uma colega de profissão que teimava em pronunciar errado " inexorável e subsídio" . Qto à pronúncia de " companhia" , confesso sem pudor, aprendi agora com você. Grata. E peço desculpas aos meus queridos alunos por essa falha. Abraços.
Eu achava que todo professor de língua portuguesa sabia que toda sílaba com S e com R depois de consoante tem som de dois. Aprendi isso no primário 🤷🏻♀️
relativo! em "inflexivel", do latim "inflexibilis", o "x" se pronuncia "cs" porque assim era sua pronuncia original, portanto, da mesma forma, assim tambem deve ser a pronuncia de "inexoravel", do mesmo latim, "inexorabilis", com a mesma pronuncia original de "x" como "cs".
A pronúncia correta de inexorável foi novidade, obrigado. Parabéns por abordar o irritante e incompreensivelmente abundante erro no caso do "subsídio", já que envolve uma regrinha conhecida inclusive de quem comete o erro. Poliomielite eu sempre ouvi e escrevi poliomielite mesmo. Ótimo vídeo.
Eu sempre pronuncie incorretamente "inexorável" e "poliomielite", mas "gratuito" um professor dizia: "gratuito rima com circuito e não errem mais". Gostei dos "clássicos".
Com o devido respeito, são fáceis, as palavras que a Dra. Letícia apresentou. Não tive a menor dúvida da forma como se pronunciam as palavras apresentadas. No Brasil, têm por hábito falar em sílabas Oxitonas, Paroxítonas e Proparoxítonas,que não estão de acordo com a verdadeira Língua Portuguesa. Assim, são agudas, graves e exdrúxulas, sendo que, a ultima sílaba de uma palavra é aguda, a segunda sílaba é grave e a terceira sílaba é esdrúxula (sempre a contar do fim da palavra, da direita para a esquerda. Quero acrescentar que muito devemos à Dra, Letícia, pela divulgação da Língua Portuguesa, que tantas dúvidas tira a todos nós. O Governo Português, se ainda não o fez, já o devia ter feito, que era louvar quem tanto trabalha e se esforça em prol da divulgação da nossa rica Língua Portuguesa. É merecedora disso. Muitas dúvidas, se não fossem as nossas Professoras de Português brasileiras, pouco ou nada se saberia sobre elas, Obrigado, Dra. Letícia e a quem possa contribuir para a expansão do idioma de todos nós - o Português.
Letícia ,vc e top, mossas escolas precisavam de muitas Profas como vc,que Deus abençoe vc e toda sua família, beijos pro Caetano.Ele está uma belezinha!!!
Eu também achei curiosa a escolha da palavra para a primeira colocação. Creio que eu, por ser mais "experiente" (rs), tenha vivido em uma época de maior necessidade vacinal, de surtos maiores e com campanhas contra a paraisia infantil mais incisivas. Acho que a dúvida é natural para quem é mais jovem, pois, atualmente, mal se fala sobre ela. Há uns 40 anos ela estaria nos "trending topics" todos os dias!😅
Professora, me considero um bom conhecedor da língua portuguesa e inclusive, um bom orador, mas sempre tive dúvidas sobre "gratuito" e "subsídio", mesmo no auge de meus 48 anos de idade.
Eu nunca nem tinha pronunciado essa palavra, claro que já ouvi falar nela muito, mas nunca precisei falar, então não sei se eu erraria, talvez não, porque quando vejo uma palavra suspeita, antes de eu falar ou escrever, pesquiso logo, hehehehe
Adoro as suas aulas. Poderia ter incluído que no mesmo caso da pronúncia da palavra gratuito existem mais 3 palavras iguais circuito, intuito e fortuito
As línguas são símbolos vivos das culturas e, como tais, passíveis de rearranjos. "Inezoravel" é um exemplo. Há tempos o uso coloquial suplantou o formal. O próprio corretor do Google me corrigiu, rsrs... Parabéns, Professora, pela simpatia e pela iniciativa. Ganhou meu polegar e minha inscrição. Sucesso!
Tenho 65 anos e graças a Deus escrevo e falo a língua portuguesa correta. Amo a disciplina e sofro quando ouço minhas filhas, tão bonitas, com uma pronúncia que dói os ouvidos
Não se pode ler subsídio, porque a consoante "S" , tem antes dela, uma outra consoante, neste caso "B", por isso tem mesmo o valor de S e não de Z, ou seja, sempre que a letra S tenha, imediatamente antes e junto dela, qualquer outra consoante o S lê-se a e não z. É uma regra de português! Sou portuguesa e sempre tive ótimos professores de português, até terminar a universidade e dou muitas graças a Deus por esse facto!
Letícia, muito boa noite! Eu entendo que a pronúncia NÓBEL não está de todo errada, esta pronúncia refere-se exatamente ao químico que dá nome ao tal prêmio. Um abraço e parabéns pelo teu desempenho!
Eu tava em dúvida sobre se a pronúncia no idioma original seria diferente, mas pesquisando encontrei que na Suécia, onde nasceu Alfred Nobel, também se pronúncia com o "e" tónico
Tenho 80 anos de vida. Não erro nenhuma das palavras. Tinha vício de ler. E a matéria "língua portuguesa " sempre foi minha predileta.
Às vezes lendo não sabemos a pronúncia, por nunca a termos ouvido!
@@Cristina_17parabéns, Cristina. Você deu a resposta justa !
@@Cristina_17 põe num tradutor e dá para ver que é uma senhora extremamente culta...
Parabéns!!
Parabéns! ... Mas lamentavelmente para nós, "O povo faz a língua"... Foi assim com a morte do latim clássico e o nascimento do latim vulgar, que dizem ter dado origem ao nosso "Português",
Tirei dez... minha professora de português, dona Nair lá da cidade de Miracatu nos anos 70 era muito rígida na matéria! Sou sempre agradecido a ela por isso...
Uaaauuu
Aqui falamos minereis😅 como dizia minha mãe, se vc entendeu tá tudo ok 😂😂😂
Maaasssss ''nós'' anos 70 parece q está errado... rssss
@@MarcosBeatles E parece que a pontuação também precisa ser revista... 😇
@@marilenabittar5131 🙏
A palavra NOBEL refere-se a Alfred Bernhard Nobel, que foi um químico, engenheiro, inventor, empresário e filantropo sueco. A pronúncia do sobrenome é mesmo NOBÉL, e escreve-se sem acento em vários idiomas, entre eles o português.
Exato. Não precisa acentuar.
..e a maior virtude, muito rico!
Porém, penso que não seja a explicação do porquê de se pronunciar assim, em português também. Seria, sim, pelo simples fato de que é a pronúncia em sua língua original. Pois, de outra forma, chamaríamos o outro prêmio de OsCÁR, o parque de DisNÊI, trazendo as palavras pra morfologia do português. Embora a pronúncia seja mesmo NoBÉL, achei falha a explicação, nesse caso. De resto, a professora domina, sempre!
@@Numseioquenumseiquelah, vim atrás de um comentário assim. Parabéns.
Correto, por ser nome próprio pode acompanhar o sotaque original.
Melhor parte do vídeo. "Professor de português também erra".P mim uma das maiores virtudes do ser humano é admitir seus erros . Não é à toa que tem um ditado: "errar é humano".
Fiquei feliz porque só errei inexorável.
Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.
Inexorável é contrário de exonerar?
Gostei
A única que eu pronunciava errado e me surpreendeu muito ao saber a pronúncia correta é INEXORÁVEL
Eu nunca nem tinha ouvido! Nunca usei e tô achando que não vou usar....acho tão esquisito a letra "x" nunca gostei dela kkkkkkkk
Eu também.
Também... mas nesta palavra ela não explicou como fez com as outras... estou curioso do motivo
Estou chocada, eu que me orgulho do meu português, visto que não é a minha língua nativa mas falo razoavelmente bem e hoje descubro que sempre pronunciei errado a palavra " inexorável" . Então a palavra aço inoxidável como fica? Adoro as suas aulas, professora! Gratidão 🙌🥰😘🌷.
Eu Tb. Fiquei pasma.
Bom dia. Fui alfabetiza com apenas 4 anos. Minha avó Española lutava para entender noticias da revista O Cruzeiro. Meu tio experto, um músico cheio de manhas tratou de me apresentar o Dicionário. Famoso e inseparável Aurelhom, como ele dizia. Com meu lindo aprendizado, hoje ainda recorro ao meu querido Aurélio, junto ao meu diário, não me vejo sem estes preciosos amigos! (fico envergonhada por digitar , no computador, que não é culpado por deixar de ler e escrever, a web facilita) Amo letras e aprender com vc! 80 anos, Poa RS
Esperto é com S
@@gheobsp551 Sim, pq ñ usou o Aurelio amigo de todas as horas kkkkkkk, k pecado.
Gente, existem as duas grafias. Ela escreveu certo, pq disse q o tio dela era "experto", no sentido de "experiente" e portanto com X e não q o tio era "esperto", com S, com significação de "inteligente, perspicaz".
@@AlexandreGomes-hq9rw pra mim esperto vem de esperteza. Se existe experto, por experiência, realmente é novidade para mim. Eu achei que era " experto" da linguagem neutra
@@gheobsp551Para mim também é novidade. Conheço "esperto" e no outro caso o estrangeirismo "expert".
Tenho quase 75 anos,e acertei todas as palavras,eu sempre gostei de escrever, ler , fazer palavras cruzadas,quando estava no primário,vivia comprando caderno de caligrafia,e,chegava em casa,e ia escrever todas palavras que eu tinha dificuldades em escrever,tanto que até hoje,quando vou assinar alguma papel,todos elogiam minha letra,sempre fui dedicada,a ler e escrever,e ter conhecimento de muitas palavras que eu ia,olhar no dicionário,para ver se estava correta.
Dedicação nos estudos era comigo mesmo,meu pai me incentivou muito.
Sou muito grata a ele.
Só acertei a última, as outras, achei que sabia, mas fiquei impressionado com o resultado. Já passei dos 70 anos e continuo aprendendo. Felizmente. Obrigado pela aula.
Errei 2 kkk
Nossa língua é madrasta!
Muitas vezes não lembramos de coisas que já aprendemos
Fernando menon, você é um sábio por admitir o que não sabe. São João Bosco quando não sabia algo, admitia que não sabia e procurava aprender para então ensinar. Aceite os meus sinceros parabéns pela sua retidão de caráter.
Para mim, as palavras que me surpreenderam foram: inexorável e subsídio. Obrigado pela aula!
Foram essas que me surpreenderam também. Sempre pronunciei de maneira errada.
@@marilyamonteiro o nosso s só tem som de z entre duas vogais,
Toda vez que escuto alguém falando "subisídio" dá uma gastura lá no fundo da alma
INEXORÁVEL pronunciado incorretamente tem diminuído um pouco. Num vídeo não tão antigo assim, uma desembargadora federal, numa entrevista, dispara..........inexoravelmente, com o XIS pronunciado como em NEXO. É um erro por analogia. Por analogia a NEXO, muitas pessoas ainda pronunciam o XIS de INEXORÁVEL como em NEXO.
Idem
👏🏻👏🏻 acertei todas! Tive uma professora de português que dizia a seguinte frase:”aquele que não lê, mal ouve, mal fala e mal vê”! Quem lê muito, fala melhor😉obrigada
Pra mim, não é novidade; eu sempre pronunciei a palavra poliomielite, correta😉
Errei a inexoravel
Errei inexorável. Gostei de sua proposta. Obg.
Inexorável. Me surpreendeu.
Tenho setenta e quatro anos. Só cursei o primário, mas sempre gostei de ler. E lendo aprendi o básico e mais alguma coisa.kkkk. E agora vendo esses vídeos, estou estudando outra vez .Muito bom . Parabéns aos envolvidos
❤❤❤❤
Acertei todas com facilidade, agradecendo a décadas de boa leitura diária desde criança. Sou uma viciada em leitura. Um dia sem ler é um dia perdido, sujeito a crises de ansiedade.
Eu aprendi desde minha alfabetização, uma regrinha, que a letra S só tem som de Z estando entre vogais, então não vacilei com a palavra SUBSÍDIO.
O meu pai dizia, que falar bem o seu idioma, é um excelente cartão de visita.
Professora Letícia, PARABÉNS por seu trabalho aqui na net, tem ajudado muitas pessoas! 👏👏👏
ENDOSSO o ensinamento do seu pai!!!
@ninacouto fiquei confusa, na palavra subsídio a letra S não está entre vogais. É isso mesmo?
@@MarciaSilva-qk1nx Sim, exatamente, não está entre vogais, então ela tem o som de S 👍
Eu também 😂
Pois é... mas o português é tão traiçoeiro que até nisso, tem exceção: subsistir, subsistência, por exemplo, pronuncia-se com som de Z ... e o S não está entre vogais.... o bagulho é doido!!😂😂😂😂😂😂
Vc me deu um nó no meu Português.
Cada dia que passa entendo menos.
Por isso prefiro ficar calado.
Quem fala menos erra menos.
Veja que fui um dos melhores alunos da minha escola.
Admirava o que envolvia matemática.
Mesmo assim o seu trabalho é admirável.
Parabéns.
Olá, professora
Seria interessante um vídeo sobre gêneros que muitos erram, tipo alface, ênfase, grama, libido, etc.
Eu pensei que eu era boa em português, mas também as 4 que eu achei que sabia, não são usadas diariamente na minha vida. Mas vivendo e aprendendo. Gratidão.
Rofessora eu tenho 75 anos terminei o segundo grau em 68 e fiz o curso superior 10 anos depois.Amo seus videos e fico muito feliz quando acerto todas.Agora,errei apenas a sétima.
A palavra que eu sempre pronunciei errada é, inexorável. Obrigado à professora Letícia, por nos ter ensinado a maneira correta de pronunciar.
Parabéns pelo especial momento onde as dúvidas que existiam sobre estas palavras foram esclarecidas e corrigidas, nos conduzindo a grafia e pronúncia exata. 76 anos e aprendendo sempre.
Amei. Gratuito dói a pronúncia até no jornalismo. A maioria fala GRATUÍTO. Nobel que me enganava na pronuncia. Agora, não erro mais. Ótima explicação. Vc tem excelente didática.
Eles erram MUITO também a pronúncia de subsídio...
Conhecimento não ocupa espaço.
Professora 👍👍👍
Gratidão!!!
Aqui na Bahia nunca ouvi polioMELITE...sempre ouvi poliomIelite ( de forma correta ) Já o "inezorável" me pegou...eu sempre falei "inecsorável"...Obrigado !!
Oi Jesus tô ligado.sou muito crítico e não lembro de ter ouvido..poliomelite nunca...se falar com vosso pai..peça uma força pra mim.
Boa noite Professora.
Gostei muito da sua aula de portugues.
Tenho 75 anos e mau tenho o meu segundo grau incompleto.
Mas sinto que foi Deus quem me deu este Dom.
Adoro ler e escrever sem parar.
Mas devido as duas cirurgias nas duas vistas me complica muito.
E tenho que pedir ajuda à Deus para ele me ajudar.Pois sei que a nossa língua portuguesas e a lingua mais dificil do mundo para mim.
E mais uma vez muito obrigado pela grande aulas de hoje.
Que Deus Abençoe à todos Amém.
Meu Deus, sempre temos algo a aprender. Nunca me dei conta que tinha um "i" a mais aí na palavra Poliomielite... Fui surpreendida nas duas primeiras colocadas. Gratidão Letícia.❤
Então a senhora nunca viu essa palavra ESCRITA?
As palavras estão bem selecionadas, provocam muitas dúvidas, principalmente ' gratuito', vejo até grandes jornalistas falando erradamente. Agora " inexorável " nunca ouvi essa pronúncia, já fiz até especialização em Lingua Portuguesa. Ah, acertei TODAS. Obgda pelo vídeo.
Inexorável foi punk saber a correta forma de pronuncia-la!!! Parabéns pelo programa! 👏👏👏👏👏
Eu também fui pego nessa. Sempre falei inecsorável..
Parabéns professora quando você afirma que professora de português também fala errado.Aula maravilhosa.
Nobel é um nome próprio internacional, se a pronúncia fosse diferente no país de origem ela tb seria aceita em português. Da mesma forma qdo falamos em energia na física a palavra "Joule" (físico francês que trabalhava na inglaterra) pode ser pronunciada como Jôule (em pt), Jaule (em EN) ou Julí (em FR), e as três são aceitas pela ABL
Parabéns, @barth3113!!! Amei a sua cultura.....Amo a nossa língua, mas nestes exercícios de pronúncia, errei bastante, mas aprendi .... Parabéns à nossa Professora Letícia, que é excelente!!!👏👏👏
Nobel é nome próprio internacional. Existe em várias línguas diferentes sem acentuação gráfica.
😮 edredom e ededrom são pronunciados errado
A pronúncia do nome próprio "Nobel" é com o "O" forte (Nóbel) ou não (Nobel)?
Minha querida Professora, quem é ótima como você assume que erra também. Você é um orgulho para nós, amantes do bem-falar!
Parabéns, professora! Quanto mais pronunciarmos corretamente as palavras e as usarmos de forma correta mais facilmente produziremos comunicação sensata e eficaz! Valeu!
Comunicação "sensata?". Cruzes! O que é isso?
Adorei Tb errei no inexoravel
Bem pronunciada. Clara, e correta. Penso que é por isso.kkk
O seu amor é carinho ensinando português é contagiante. Muito obrigado. Você tem humildade, que é uma virtude na vida. Parabéns.
Gostei. Muito
Uma aula de gêneros é bem vinda
Concordo com vc que o povo da saúde não tem dúvida quanto a pronúncia da palavra poliomielite (sou suspeita pra falar do assunto🤭 pois sou da saúde ). Mas eu confesso que algumas das outras palavras como: inexorável e subsídio,
eu pronunciava errado até assistir essa sua maravilhosa aula.
Valeu, professora Letícia 👏👍
Na quarta série, tive uma professora que nos ensinou uma técnica simples para encontrar a sílaba tônica de uma palavra. Ela nos disse para mentalmente "gritarmos" a palavra, como se a estivéssemos chamando.
Eu tbm
Aprendi assim também
kkKk a minha professora também 😂
Que legal!!!
Aprendi assim tbm. Dona Olimpia. Nunca esqueci dela!
Que coisa linda a língua portuguesa sendo tratada com tanto carinho como você deixa claro aqui. Abraço
Falo todas de modo correto . Sempre amei a nossa linda Língua Portuguesa!
Bom, se não falamos "subzolo", também não falamos "subzídio" (aprendi essa numa aula-espetáculo do advogado tributarista e professor de Português, Eduardo Sabagg em 2004!). Mas aqui hoje, aprendi que é "inezorável"............eita, Gramática😂
Nem abzoluto e sim absoluto
"Inezorável" foi demais! Morri!!
Grande Sabagg
BRAVO e não BRABO...ASSOVIO é não ASSOBIO...COMPANHIA e não CIA...😂
Alguém aqui gosta de Ariano Suassuna! 😄
Ipsis litteris do livro: Nova Gramática da Língua Portuguesa, pág. 84, de Bechara: "...subsídio, subsidiar,
subsistir, subsistência e outros da mesma família, o s pode soar como sibilante (como em selva) ou como /z/."
A única que eu não sabia e pronuncio errado é inexorável. Muito obrigada! 😊
Por culpa do Faustão que passou a vida falando errado, não sei se era em tom de piada e não entendi😂😊
Na minha família tem muitos profissionais da área de saúde, a poliomielite não errava. O inexorável com som de Z era a que eu errava.
Apreciei demais sua aula.. Parabéns... Não errei nenhuma...A leitura de livros foi a minha maior professora... obrigada.
A poliomielite vc erroi tenho certeza kkk
Fazendo o saneamento basico nos textos por pessoas d boa indole, tdo da bom e vaim mui bueno para tds...
N necessita nem falar q ajudou a corrigir os erros encontrados n.Fazendo o saneamento adequado com certesas muito sucesso para o q necessita ....Sl 41.1....Pv 17.17...
Como pode uma coisa dessas?
Somente agora depois de mais de 1 milhão de inscritos e quase 42 milhões e 500 mil visualizações do canal "Português com Letícia ", o RUclips me mostra sua existência !
Concordo, meu caro! Isso também ocorreu comigo!
Quero inscrever- me.
Boa noite, agora vivendo fora do Brasil, e tendo o castelhano com palavras parecidas mas com pronúncia diferente, o que eu falava bem em português, já mudou a forma de pronunciar, lendo muito, é a melhor forma de saber falar e ler. A melhor inversão é um livro. Um abraço a tod@s.
Acho que não mudou a maneira de falar, a gente é que falava errado e ñ sabia! Kkkk
Acertei quase todas kkkk só errei inexorável
Muito bom professora Leticia❤Valeu
Errei todas, mas nunca fiquei tão feliz por errar. Sua didática é incrível e vc é muito carismática.
Parabéns Professora! Suas aulas por certo vão ajudar muito hoje em dia. Eu estudei antigamente, sou professora de matemática e falo Língua Portuguesa corretamente. O Brasil agradece.
Fui abençoada com Pais excelentes e bastante exigentes no que se refere a língua portuguesa.Principalmente quanto a pronúncia das palavras. Inclusive os desprovidos de e boa influencia gramatical e de conhecimento, até queriam fazer deboche,mas não prevaleciam diante de tanto saber.E lá se vão 45 anos de sapiência. Amo a nossa Língua Portuguesa!
@PortuguesComLetícia, agradeço pelo seu excelente trabalho.💙💙💜💜
Obs: Gabaritei!
Adorei Professora
Eu não sabia q a Pronúncia era INEZORÁVEL.
Estou Surpresa
Muito Obrigada
Eu tbm não sabia. Aliás, a única q eu não sabia. Foi muito interessante descobrir esse canal.
Espetacular vídeo! A eleição das palavras foram perfeitas! Realmente essas palavras eleitas, causam uma certa dúvida realmente perpertuadas ao longo da vida a serem faladas de maneira errôneas.
Saudações cariocas !
Menos o /poliomelite/. Nunca ouvi ninguém dizer isso.
Gratuito, quem foi aluno no excelentíssimo prof. Édison de Oliveira, jamais falará errado.
É dele a famosa Regra dos 5 UIS: gratuito, circuito, fortuito, intuito e😊 fluido.
Acertei todas essas palavras. Fui alfabetizada por minha mãe, professora primária. Era na base do "cascudo". Escreveu não leu, o pau comeu! Fico "admirada" quando escuto jornalistas, intelectuais e etc, falarem incorretamente certas palavras. Obrigada! Muito bom saber.
DIANA ; DESCULPA A BRINCADEIRA , MAS SEU SOBRENOME FAZ JUS A DONA DE GRANJA E CRIAÇÃO DE FRANGOS!!!
@@antoniomartelli4986 kkkkkkk. É verdade, Antonio. Só que eu não sou uma coisa nem outra. Quem me dara ter pelo menos um galinheiro. Gostaria de fazer apenas uma justificativa: o meu Grangeiro é escrito com G. Mas existe também com J. O que dá mesmo. Rsrsrsrsrs.
@@dianajerusagrangeiropinto7857 O O IMPORTANTE É O QUE VOÇÊ É E REPRESENTA PARA SUA FAMÍLIA , AMIGOS E VIZINHOS!!!
O RESTO NÃO INTERESSA A NINGUÉM!!!
BOA SORTE!!!
SAÚDE E VIDA LONGA PARA VOÇÊ!!!
Perfeito 👏👏 Tenho o mesmo pensamento que você. Parabéns 😊
A palavra você é sem cedilha, ok?
Leticia. Passando pra agradecer pelos teus conteúdos. Com aquele seu vídeo de organização dos conteúdos (português do zero) me ajudou demais e conseguir aprovação em 1° lugar num concurso. Muito obrigado.
My teacher :
Desde criança, hoje com 70 anos, sempre soube e sempre ouvi " poliomielite "
Essa foi surpresa pra mim.
Com uma Mãe professora e eu apaixonada por português, só estranhei INEXORÁVEL. Sempre pronunciei o X. O restante, tudo certo. E trabalhei na área da Saúde e nunca ouvi um profissional falar "Poliomelite" 😂
Quero compartilhar com vocês que eu errei a pronúncia de "subsídio". Eu falava certo a minha vida toda. Em um determinado momento, eu fui corrigido por uma pessoa que disse que a pronúncia é "subzídio". E eu não o questionei nem fui conferir. Simplesmente adotei o som de Z. E agora aprendi que quem estava certo era eu e não a pessoa que me corrigiu. Vou voltar a falar certo então. As demais eu sabia sim. Obrigado por esse vídeo GRATUITO.
Eu polimielite
Gostei ❤❤🎉
Menina, parabéns pela iniciativa. Sou professora aposentada de Língua Portuguesa e senti muita saudade, pois vc me fez lembrar minhas aulas. Corrigia o errado e explicava o porquê do correto. Continue assim. Ah até briguei com uma colega de profissão que teimava em pronunciar errado " inexorável e subsídio" . Qto à pronúncia de " companhia" , confesso sem pudor, aprendi agora com você. Grata. E peço desculpas aos meus queridos alunos por essa falha. Abraços.
Eu achava que todo professor de língua portuguesa sabia que toda sílaba com S e com R depois de consoante tem som de dois. Aprendi isso no primário 🤷🏻♀️
@@nennovaes9378 8
Uhuuu!Acertei todas.Parabéns a minha professora Carlota que me ensinou direitinho. 👏
Lê! Há 70 anos Ineczorável, prá mim, sempre foi ineczorável. Num tem jeito. Daqui prá frente não será mais. Obrigado.
Inexorável foi a que me surpreendeu. Obrigada, Prof. Letícia.
Vivendo e aprendendo... aos 60 anos aprendi que era inezorável 😊😊😊
Inexorável!
inexorável
Português realmente pega a gente. Eu errava essa e nem sabia
Eu nunca ouvi alguém dizer "inezorável" na minha vida. Acho que essa pronúncia correta já não faz mais sentido, vamos ficar com a "errada" mesmo.
Essa eu também aprendi hoje 😅
Acho que eu e a maioria perdemos para o "inexorável" palmas pra nós que aprendemos! 👏👏😂
relativo! em "inflexivel", do latim "inflexibilis", o "x" se pronuncia "cs" porque assim era sua pronuncia original, portanto, da mesma forma, assim tambem deve ser a pronuncia de "inexoravel", do mesmo latim, "inexorabilis", com a mesma pronuncia original de "x" como "cs".
O inezoravel foi demais
Aceitei todas, inclusive poliomielite. Esse Quiz é super divertido e instrutivo. Parabéns 👏🏽👏🏽
Ohhh😅
Nunca tive dúvida e sempre pronunciei corretamente a palavra poliomielite! Valeu pelo vídeo!😘
A pronúncia correta de inexorável foi novidade, obrigado. Parabéns por abordar o irritante e incompreensivelmente abundante erro no caso do "subsídio", já que envolve uma regrinha conhecida inclusive de quem comete o erro. Poliomielite eu sempre ouvi e escrevi poliomielite mesmo. Ótimo vídeo.
Só não concordei com a pronúncia da palavra inexorável. Então como fica a pronúncia da palavra nexo?
Nobel tem esta pronúncia por ser nome próprio, de origem francesa.
@@ReginaConrado-nz8eiFoi essa a pergunta que fiz à professora rsrs
@@jussaramelo8656É nexo mesmo, porque inexorável não é antônimo de nexo 😊
@@elisamariarodriguesoliveir960joia@elisamariarodrigues, amei sua obcecervação!!!
😅😅😅😅 😢
Eu sempre pronuncie incorretamente "inexorável" e "poliomielite", mas "gratuito" um professor dizia: "gratuito rima com circuito e não errem mais". Gostei dos "clássicos".
Com o devido respeito, são fáceis, as palavras que a Dra. Letícia apresentou. Não tive a menor dúvida da forma como se pronunciam as palavras apresentadas. No Brasil, têm por hábito falar em sílabas Oxitonas, Paroxítonas e Proparoxítonas,que não estão de acordo com a verdadeira Língua Portuguesa. Assim, são agudas, graves e exdrúxulas, sendo que, a ultima sílaba de uma palavra é aguda, a segunda sílaba é grave e a terceira sílaba é esdrúxula (sempre a contar do fim da palavra, da direita para a esquerda. Quero acrescentar que muito devemos à Dra, Letícia, pela divulgação da Língua Portuguesa, que tantas dúvidas tira a todos nós. O Governo Português, se ainda não o fez, já o devia ter feito, que era louvar quem tanto trabalha e se esforça em prol da divulgação da nossa rica Língua Portuguesa. É merecedora disso. Muitas dúvidas, se não fossem as nossas Professoras de Português brasileiras, pouco ou nada se saberia sobre elas, Obrigado, Dra. Letícia e a quem possa contribuir para a expansão do idioma de todos nós - o Português.
Gente! Com esta aula de Letícia aprendi a pronunciar a palavra inexorável. Isso é inédito!
O que é inoxeravel
97
Legal! Agora o "inexorável" foi surpreendente pra mim.😅😅😅😅
Agora eu aprendi! Obrigada!
Letícia ,vc e top, mossas escolas precisavam de muitas Profas como vc,que Deus abençoe vc e toda sua família, beijos pro Caetano.Ele está uma belezinha!!!
Boa tarde, Professora Letícia! Eu tenho orgulho em dizer que pronuncio todas corretamente.
Eu pronunciava errado:" inexorável e gratuito. " Obrigada fessora Letícia!!!!
Sempre pronunciei erradamente a palavra inexorável.
Obrigada, professora Letícia. Boa tarde!
Hoje, acertei todas, mas há um ano e meio, errava a palavra INEXORÁVEL. Aprendi justamente com a professora Letícia.
Linda aula. Amei . Obrigada
Excelente aula, Letícia!
Eu também incluiria a palavra privilégio/previlégio, que também gera dúvidas em muita gente.
Abraço.
o certo é privilégio
Esse canal é fantástico, e valoriza a nossa maravilhosa Língua Portuguesa.
Parabéns!!!
Nossa???
@@marcofilipenobre3923sim
Nunca falei nenhuma delas errado, graças ao excelente Português do meu pai.
Parabéns professora Letícia, continua ai dando aulas gratuita .... vamos te seguir 0k. ❤
Aulas gratuitas (faltou o s)
Amei! Eu pronunciava errado rubrica, mesmo sabendo q toda palavra proparoxitona é acentuada.
Obrigada, adoro aprender português. ❤
eu só sendo uma criança eu ja aprendo muito português com a Leticia❤
Sempre falei a palavra poliomielite corretamente, nem sabia que havia esta dúvida...😂... Excelente vídeo!
Nem eu... Passado !!! Passa taaaanto na TV qdo o assunto é vacinação..
Eu também achei curiosa a escolha da palavra para a primeira colocação. Creio que eu, por ser mais "experiente" (rs), tenha vivido em uma época de maior necessidade vacinal, de surtos maiores e com campanhas contra a paraisia infantil mais incisivas. Acho que a dúvida é natural para quem é mais jovem, pois, atualmente, mal se fala sobre ela. Há uns 40 anos ela estaria nos "trending topics" todos os dias!😅
Eu vim tropeçando desde a primeira palavra. A última já contava com o tropeço, mas me surpreendeu também 😅
Nada a ver esse /poliomelite/... Sempre falei e ouvi todo mundo dizendo /poliomielite/, desde criança.
😅 não foi novidade. Valeu!
Professora, me considero um bom conhecedor da língua portuguesa e inclusive, um bom orador, mas sempre tive dúvidas sobre "gratuito" e "subsídio", mesmo no auge de meus 48 anos de idade.
Poliomietite eu sempre pronunciei certo, mas subsídio eu pronunciava errado...As outras sempre pronunciei certo. Obrigada, Letícia!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu nunca nem tinha pronunciado essa palavra, claro que já ouvi falar nela muito, mas nunca precisei falar, então não sei se eu erraria, talvez não, porque quando vejo uma palavra suspeita, antes de eu falar ou escrever, pesquiso logo, hehehehe
Outra coisa, você pode até falar correto, mas escrever, tá trocado aí algo, "Poliomietite" kkkkkkkkkkkkkk
Eu falava Nóbel , inexorável e poliomelite 😅 hoje aprendi.
Obrigada por essa aula❤😊
Adoro as suas aulas. Poderia ter incluído que no mesmo caso da pronúncia da palavra gratuito existem mais 3 palavras iguais circuito, intuito e fortuito
Intuito... Dói os ouvidos ouvir INTUÍTO... Bem lembrado.
Verbo vir e verbo ver muitos erram
Por que ? E porque
Mal e mau
Obrigada Letícia. Conteúdo importantíssimo. Gratidão 🙏👏
Muito bom ver a galera participando. Gosto da fluência. Parabéns, turma. Professora espetacular.
😂
Sensacional🎉Amei 🎉sempre fui fã da nossa difícil "língua portuguesa"❤
Tireoide ou tiroide?
@@verabastos4881 o certo tireoide
Errei inexorável! Estou muito bem!! Sempre fui boa em Português!!!😊😊😊😊😊
Eu também
As línguas são símbolos vivos das culturas e, como tais, passíveis de rearranjos. "Inezoravel" é um exemplo. Há tempos o uso coloquial suplantou o formal. O próprio corretor do Google me corrigiu, rsrs... Parabéns, Professora, pela simpatia e pela iniciativa. Ganhou meu polegar e minha inscrição. Sucesso!
Boa tarde, cara docente. Felicito-te pelo excelente trabalho que desenvolves. Estou acompanhando seus vídeos. Gratidão.
Grato professora, por nos reverenciar com tão grande ensinamento.
Excelente!
No título há um erro. O certo é erradamente, advérbio!
Sensacional. Obrigado professora.
Tenho 65 anos e graças a Deus escrevo e falo a língua portuguesa correta. Amo a disciplina e sofro quando ouço minhas filhas, tão bonitas, com uma pronúncia que dói os ouvidos
"Subsídio" me surpreendeu, sempre pronunciei "subzídio" 😅 como é bom aprender coisas novas! Obrigada, professora Letícia!
O “s” só tem sim de “z” entre duas vogais Ex.: casa
@@vincentvolaju1 , tem certeza? Você pronuncia a palavra TRÂNSITO - "trânZito" ou "trânCito"? Veja que o S não está entre vogais.
Não se pode ler subsídio, porque a consoante "S" , tem antes dela, uma outra consoante, neste caso "B", por isso tem mesmo o valor de S e não de Z, ou seja, sempre que a letra S tenha, imediatamente antes e junto dela, qualquer outra consoante o S lê-se a e não z. É uma regra de português! Sou portuguesa e sempre tive ótimos professores de português, até terminar a universidade e dou muitas graças a Deus por esse facto!
Como em todas as regras há exceções! Trânsito, é uma delas....
O Google fala que a pronúncia é com som de z
Professora, a Sra. é uma inspiração pra mim!!!
Eu pronunciava todas corretamente, inclusive "subsidio" que às vezes eu ficava na dúvida por ouvir muitas pessoas pronunciando "subzidio". 😊😊
Às vezes é vício de linguagem assim como, acostumada a ouvir muita gente falando errado
Deus abençoe vocês sempre sempre sempre sempre sempre sempre sempre sempre sempre
Valeu pela grande contribuição, pois a nossa língua portuguesa deixa muita dúvida
Letícia, muito boa noite! Eu entendo que a pronúncia NÓBEL não está de todo errada, esta pronúncia refere-se exatamente ao químico que dá nome ao tal prêmio. Um abraço e parabéns pelo teu desempenho!
Eu tava em dúvida sobre se a pronúncia no idioma original seria diferente, mas pesquisando encontrei que na Suécia, onde nasceu Alfred Nobel, também se pronúncia com o "e" tónico
Galdino, muito grato pela atenção. Forte abraço!👍
@@adalbertovargas885 👍
Deus te abençõe por nos orientar. Você é muito educada!
Obrigada gostei muito...