Gilberto Freyre e o Catolicismo - Prof. Daniel Fernandes

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • Gilberto Freyre é um dos expoentes escritores brasileiros do séc. XX, dedicado aos temas da sociologia, história e antropologia, com vistas a interpretação da sociedade brasileira. Muito afamado pela obra "Casa-Grande & Senzala", por tratar da escravidão no Brasil, ignoram, porém, a sua estreita relação com o catolicismo e nem mesmo desconfiam de que a sua grande admiração pela verdadeira Igreja fê-lo converter-se quase ao fim da vida.
    Para conhecer melhor a biografia desse grande escritor e sociólogo e sua estreita relação com o catolicismo, acompanhe mais uma brilhante aula do professor Daniel Fernandes.
    Graças ao apoio de vocês, seguimos firmes em na nossa missão, de ajudar a santa Igreja na salvação das almas por meio do resgate da Tradição
    Torne-se um membro patrocinador e ajude-nos a produzir cada vez mais conteúdo gratuito!
    membros.centro...

Комментарии • 60

  • @centrodombosco
    @centrodombosco  Месяц назад +14

    Graças ao apoio de vocês, seguimos firmes em na nossa missão, de ajudar a santa Igreja na salvação das almas por meio do resgate da Tradição
    Torne-se um membro patrocinador e ajude-nos a produzir cada vez mais conteúdo gratuito!
    membros.centrodombosco.org

  • @josefinagoesnunes7292
    @josefinagoesnunes7292 Месяц назад +17

    Grande G. Freire!! Que percepção dos tristes rumos que estava tomando a sociedade brasileira, com a crescente tibieza do catolicismo na nação.
    Que o Senhor Jesus e a Mãe Santíssima continuem inspirando o tímido crescimento católico no nosso amado Brasil!

  • @AntonioMorales-xf3oy
    @AntonioMorales-xf3oy Месяц назад +28

    Apesar de conhecer nunca li nada a fundo de Gilberto Freire mas, quando adolescente lembro das críticas à obra Casa Grande e Senzala sendo uma obra que amenizava a opressão dos colonizadores mas, fica claro q é como conhecemos hoje o cancelamento feito pela esquerda responsável pelo desastre da educação no Brasil e no mundo. Investirei nessa leitura. Obrigado prof Daniel e CDB. E Viva Cristo Rei!

    • @JulioCesarChaves
      @JulioCesarChaves Месяц назад +2

      "Amenizava"? Eu dei uma pausa na leitura no momento em que ele narra a cena de um construtor fazendo a fundação de uma casa, de onde se acreditava que a melhor "liga" para a massa do cimento era com sangue, o que no caso foi todo o sangue dos três maiores escravos da fazenda. Acho mesmo um crime que não se estude esses temas essenciais desde o ensino médio. Outra coisa é a revolução francesa, chega a ser escandalosa a desproporção narrativa em cima desse tema.

    • @AntonioMorales-xf3oy
      @AntonioMorales-xf3oy Месяц назад

      @@JulioCesarChaves as revoluções socialistas causaram muitas mortes e depois como regimes de governo ditatoriais responsáveis por milhões de mortes , 3 mortes não quer dizer nada para eles.

    • @manoeldejesusribeirosantos1470
      @manoeldejesusribeirosantos1470 21 день назад +2

      Comparando o tratamento que os negros escravos tinham no Brasil e em outras colônias, pode-se dizer que a escravidão no Brasil foi amena, assim como a ditadura. Obs. este que escreve é negro e admirador de Gilberto Freyre.

    • @templariodecristo23
      @templariodecristo23 13 дней назад +1

      @@manoeldejesusribeirosantos1470Sim, porque de fato era muito melhor mesmo, tanto é que muitos estudavam, tinham famílias e eram pessoas importantes na sociedade
      Além do fato que é o deles esconderem que já na Áfrca os que vieram iriam ou eram ser escvos da mesma forma porque pertenciam de tribos rivas e não do mesmo grupo dos afrcnaos de lá e por isso eram venddos ao arbs e por fim aos europes e mesmo mantido como escvos deles mesmos.

    • @templariodecristo23
      @templariodecristo23 13 дней назад

      @@manoeldejesusribeirosantos1470 André Pinto Rebouças nasceu na cidade de Cachoeira, região do Recôncavo Baiano, no dia 3 de janeiro de 1838. O seu pai, um mulato, foi um homem importante e de prestígio na época. Autodidata, obteve o direito de advogar em todo o País; representou a Bahia na Câmara de Deputados por diversas legislaturas; foi secretário do Governo da Província de Sergipe; conselheiro do Império, tendo recebido o título de Cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro, em 1823.
      Em fevereiro de 1846, sua família mudou-se da Bahia para o Rio de Janeiro, onde André frequentou alguns colégios, sempre com ótimo rendimento escolar, até ingressar, em 1854, na Escola Militar, concluindo o curso preparatório em 1857, e sendo promovido a 2º tenente do Corpo de Engenheiros. Bacharelou-se em Ciências Físicas e Matemáticas, em abril de 1859, na Escola de Aplicação da Praia Vermelha, obtendo o grau de engenheiro militar, em dezembro de 1860.
      André ganhou fama no Rio de Janeiro, então capital do império, ao solucionar o problema de abastecimento de água, trazendo-a de mananciais fora da cidade. Ao servir como engenheiro militar na guerra do Paraguai, André Rebouças desenvolveu um torpedo, utilizado com sucesso.
      Em 1871, André e seu irmão Antônio, também engenheiro, apresentaram ao Imperador D. Pedro II o projeto da estrada de ferro ligando a cidade de Curitiba ao litoral do Paraná, na cidade de Antonina. Quando da execução do projeto, o trajeto foi alterado para o porto de Paranaguá. Até hoje, essa obra ferroviária se destaca pela ousadia de sua concepção.
      Ao lado de Machado de Assis, Cruz e Souza e José do Patrocínio, André Rebouças foi um dos representantes da pequena classe média negra em ascensão no Segundo Reinado e uma das vozes mais importantes em prol da abolição da escravatura. Ajudou a criar a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, ao lado de Joaquim Nabuco, José do Patrocínio e outros. Participou também da Confederação Abolicionista e redigiu os estatutos da Associação Central Emancipadora. Participou da Sociedade Central de Imigração, juntamente com o Visconde de Taunay.
      Entre setembro de 1882 e fevereiro de 1883, Rebouças permaneceu na Europa, retornando ao Brasil para dar continuidade à campanha pela abolição da escravatra . Com a abolição, veio também a queda do império, e, assim, em 1889, André Rebouças volta para a Europa, juntamente com a família imperial. Por dois anos, ele permanece exilado em Lisboa, como correspondente do The Times de Londres. Posteriormente, transfere-se para Cannes, onde permanece até a morte de D. Pedro II, em 1891.
      Em 1892, Rebouças aceita um emprego em Luanda, onde permanece por 15 meses. A partir de meados de 1893, vai residir em Funchal, na Ilha da Madeira, até sua morte no dia 9 de maio de 1898.
      Em 1873 o engenheiro André Rebouças durante viagem aos EstadosUnidos, se depara com o racismo que dominava a sociedade norte americana da época, ao tentar se hospedar em vários hotéis de Nova Iorque, é impedido de entrar por ser negro, situação que nunca tinha passado no Brasil.
      Teve de pedir ajuda ao cônsul Brasileiro em Nova Iorque Luís Henrique Ferreira de Aguiar para se hospedar no Washington Hotel. Logo após sofrer essa série de humilhações nos hotéis da cidade, Rebouças ainda passa por uma humilhação ainda maior, é barrado de entrar no Grand Opera House de Manhattan, simplesmente por ser negro. Apesar de ter sofrido na pele a experiência da segregação racial em sua visita aos Estados Unidos, Rebouças ficou encantado com o progresso técnico e o desenvolvimento econômico
      Engenheiro da Alfândega do Rio de Janeiro
      Em outubro de 1866, o ministro da Fazenda, Zacarias de Góis o nomeia engenheiro da Alfândega para dirigir as obras de construção das docas do Rio de Janeiro.
      André Rebouças cuida da parte técnica, administra e faz relações públicas. Planejou e construiu as docas da Alfândega e da Gamboa. Consegue uma visita do seu amigo Conde d’Eu às obras.
      Tem um jornal da época dos EUA que você pode pesquisar que é sobre ele que era o melhor engenheiro no Brasil
      Que diz:
      Que o Brasil era uma desgraça que a linha de permissão de cor era desconhecida
      Como era um problema para eles terem interação com as mulheres e pessoas brancas de Baltimore enquanto no nosso país ele era um amigo íntimo da monarquia aqui também.

  • @nfs033
    @nfs033 Месяц назад +8

    Sob o prisma estritamente literário, considero Freyre e Corção os maiores prosadores brasileiros do século XX. Corção, sabemos grande católico. Quanto ao Freyre, fico muito contente em saber da sua conversão no final da vida. Graças a Deus!!!

    • @joaoraja
      @joaoraja Месяц назад

      @nfs033 poderia indicar a Magnum Opus do Corção, por gentileza?

    • @nfs033
      @nfs033 Месяц назад

      @@joaoraja Puxa vida, difícil isso. Todos livros dele são incríveis. Acho que ter uma visão de conjunto é a coisa mais proveitosa. Citar uma só obra seria praticar uma injustiça. Só diria que a obra de ficção (Lições de Abismo) é inferior ao restante.

  • @mdejoinville
    @mdejoinville Месяц назад +6

    Relembrar que os portugueses já eram um "povo viajado" no século 15 traz uma ancoragem civilizacional bastante respeitável. Jesus Cristo de Narazeth, vos peço com fé que abençoe a naçao portuguesa e soerga a fé católica no continente europeu. Seja abençoado vosso santo nome !

  • @sueolivier7448
    @sueolivier7448 Месяц назад

    Sou fã da obra de Gilberto Freyre que revela nossa origem brasileira Católica, salve, salve!!!

  • @shshsh0
    @shshsh0 Месяц назад +6

    Ótima palestra sobre o grande Gilberto Freyre

  • @claudiooliveira265
    @claudiooliveira265 Месяц назад +1

    O Brasil que a maioria dos brasileiros não conhece! Parabéns, professor! O CDB está fazendo um verdadeiro trabalho de recivilização de nossa sociedade!

  • @luciafernandadealbuquerque4222
    @luciafernandadealbuquerque4222 Месяц назад

    Deveríamos ler Gilberto Freyre, ótima explanação.

  • @marilaneaparecida1362
    @marilaneaparecida1362 Месяц назад

    Que aula excelente CDB.... Parabéns ao Professor Daniel... Traga-o mais vezes... É uma jóia rara em nossos tempos de conhecimento... Deus os abençoe e viva Cristo Rei.🙏🙏

  • @almirmoreira7824
    @almirmoreira7824 Месяц назад

    Excelente aula!

  • @prof.vitorbahia8409
    @prof.vitorbahia8409 Месяц назад +2

    Outra visão fundamental para entender as raízes católicas do Brasil são as cartas do padre Manoel de Nóbrega. Onde ressalta as dificuldades de forjar o cristianismo católico nas identidades inconstantes dos neocolonos.

  • @VirginiaMoraes-jd7ju
    @VirginiaMoraes-jd7ju Месяц назад +2

    Obrigada professor, muito boa sua aula. Deus o Abençoe!

  • @rosanacanalli511
    @rosanacanalli511 Месяц назад

    Riquíssima aula 🌹👏
    Muito obrigada, Professor 🙏🥰
    Obrigada CDB
    Que alívio saber q ainda temos professores de História ❤

  • @TaniaLuciaBorgesB.Escritora
    @TaniaLuciaBorgesB.Escritora Месяц назад +4

    Boa noite!🏙️

  • @valeriajordao2651
    @valeriajordao2651 Месяц назад

    Que maravilha, o CDB sempre se supera.

  • @reginaldopaulinoleite9808
    @reginaldopaulinoleite9808 Месяц назад +1

    Bravíssimo!

  • @marcusjosedolabelapereira7721
    @marcusjosedolabelapereira7721 Месяц назад

    Excelente aula...CDB se superando.

  • @mariaduque4399
    @mariaduque4399 Месяц назад

    Professor Daniel, parabéns pela palestra. Deus o abençoe.

  • @elisetelima7917
    @elisetelima7917 Месяц назад

    Obrigada CDB por mais essa aula maravilhosa!

  • @luisagoncalves1433
    @luisagoncalves1433 Месяц назад

    Feliz de quem tem um prof no estado c esse nível. Parabéns pela aula! 👏

  • @ale.ale97
    @ale.ale97 Месяц назад +3

    Vivi para ver o studio ghibli sendo citado no CDB 😭🥹

  • @annadavies9315
    @annadavies9315 Месяц назад

    Mais uma excelente palestra do Centro Dom Bosco! Vou compartilhar.

  • @viniciuscaramuru4491
    @viniciuscaramuru4491 Месяц назад

    👏👏👏👏 excelente Professor!! Muito obrigada !!!

  • @Fabio-md8vt
    @Fabio-md8vt Месяц назад +2

    Viva Gilberto Freire!

  • @alcindosilveira1688
    @alcindosilveira1688 Месяц назад

    Muito obrigado!

  • @rodrigomarques8144
    @rodrigomarques8144 Месяц назад

    Muito boa aula!

  • @taniamedeirosborges3277
    @taniamedeirosborges3277 18 дней назад

  • @andersonpedro7344
    @andersonpedro7344 Месяц назад +1

    Viva Cristo Rei e Nossa Mãe Maria Santíssima! ✝️🛐🙏🏽🇧🇷🫡

  • @jccamargo99
    @jccamargo99 Месяц назад +4

    Mas em Casa Grande & Senzala, ele defende a.tese de que para os indígenas os Franciscanos seriam uma opção melhor do que os Jesuítas. E eu concordo com ele.

  • @julianaceddia5661
    @julianaceddia5661 Месяц назад

    Incrível Gilberto freire ler Chesterton e São João da Cruz e demorar tanto para se converter

  • @elianaquadrio6797
    @elianaquadrio6797 Месяц назад

    Gratidão 🙏🏼 pela aula. Infelizmente os revolucionários através de Paulo Freire destruíram a nossa Educação. Nós estamos perdidos diante de tantas narrativas.

  • @asimpleuser123
    @asimpleuser123 Месяц назад

    Caso alguém esteja se perguntando: Ele já publicamente se retratou de todos os comentários injustos que fez a Dom Lefebvre

  • @lucasgomesalcantara1056
    @lucasgomesalcantara1056 Месяц назад

    "Ser Brasileiro é ser Católico."

  • @Renato84Br
    @Renato84Br Месяц назад

    Esta é uma aula sobre o tenebroso século XX.

  • @lalala9793
    @lalala9793 Месяц назад

    Desculpe, mas como ele se confessou se ele estava afásico?

  • @joaograca4266
    @joaograca4266 Месяц назад

    Boa conferência.
    Apenas uma nota complementar: a América Portuguesa nunca foi governada por espanhóis (ao contrário do que parece que disse que GFreyre teria dito):
    1-porque entre 1580-1640 não existia o Brasil (nem como país nem a América portuguesa tinha sido suficientemente expandida, até porque a união ibérica permitiu que os portugueses reclamassem terras para lá do tratado de Tordesilhas para a coroa portuguesa, como a quase totalidade da Amazónia, pois o rei era a mesma pessoa)…logo aquilo que hoje se chama Brasil não existia sob nenhum ponto de vista.
    2-porque aquilo que chamamos união ibérica foi uma monarquia dual, isto é, os nobres portugueses recusaram integrar a corte de Madrid e nas cortes de Tomar, Filipe I de Portugal (II de Espanha) todos os órgãos de governo (conselho de Portugal, impostos, leis, etc etc…tudo se manteve separado e apenas portugueses podiam integrar esses órgãos de governo). Logo a América portuguesa nunca teve governação espanhola.
    3- mas o rei (Filipe) era o mesmo e era espanhol. Será? Até aí está errado. Filipe II de Espanha era filho de Isabel de Portugal (Rainha de Espanha e Imperatriz do Sacro Império Romano Germânico) e de Carlos V (nasceu na Flandres e apenas um dos progenitores era meio espanhol) imperador do SRIRG e rei de Espanha como Carlos I. Parece-me assim que era mais português que espanhol.
    4-como era uma monarquia dual (é falsa a afirmação “estoriografica” brasileira de que Espanha absorveu portugal) tanto podemos dizer que o Brasil e Portugal pertencem ao mundo hispânico, como dizer que Espanha e países que falam espanhol pertencem ao mundo lusófono.
    Hispânia era o nome da península que os gregos chamavam Ibéria. A utilização do nome Espanha (fusão das coroas de Aragão e de Castela) já foi o primeiro erro (pois esse país não correspondia à península). A utilização de hispanidad para se referir aos países que falam espanhol é outro erro que é agravado quando querem usar esse mesmo termo para significar países que falam espanhol (=castelhano) e português.
    Vejo que a retórica e influência de Espanha (especialmente via internet está a ter impactos no Brasil pela aceitação acéfala da utilização desse termo).
    Em Espanha alguns pensadores mais inteligentes começaram a utilizar Iberofonia ou iberoesfera, para evitar essa estupidez (que não era inocente e contava com a ignorância dos povos).
    No entanto, os historiadores deixaram de usar o termo monarquia espanhola e usam o termo monarquia hispânica (como uma entidade separada e superior aos países, como forma de impor essa monarquia -que neste momento é maçónica e corre risco de desaparecer- a qualquer esforço de coordenação ou comunhão entre estes países. Infelizmente o chauvinismo castelhano nunca desapareceu, nem em relação a outros países nem internamente de Castela relativamente às outras partes, razão pela qual existem 3 partes de Espanha que se querem separar).
    Assim talvez GFreyre não tivesse no seu tempo detectado essas especificidades pois estariam adormecidas ou então foi também enganado pela retórica.
    O termo hispanidad está cheio de problemas que não são menores para a união das sociedades dos países a que se refere atualmente.
    A quantidade de vezes que utilizou o termo “brasileiros” (não sei se for sua iniciativa ou porque estava a citar GFreyre) erradamente, quando queria dizer portugueses e se referiu a um Brasil (inexistente) quando se refere a América portuguesa (onde terras de Santa Cruz ou Brasil eram meros nomes de regiões de Portugal)….a anacronismo é tóxico quando se estuda história… se não passamos a ter estórias e não história (como fazem os historiadores marxistas, que usam o termo Brasil antes de 1822 para criar um confronto que não existiu “nós contra eles”, fundamental para produzir ódio e sensação de não pertença a Portugal). Assim um católico deve evitar anacronismos que servem para atacar a igreja católica. Não pensem que ataques históricos a Portugal e a Espanha , são realmente ataques a estes países. São guerra colateral contra a igreja católica , essa é que é a verdadeira guerra cultural e histórica.
    Assim foram os portugueses (independentemente da origem étnica ou geográfica) que expulsaram os holandeses de Portugal (região da América portuguesa)…. Não existiam brasileiros.
    Os brasileiros surgem no dia 8 de setembro de 1822 pela declaração da separação do reino do Brasil do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (logo o Brasil já era independente desde 1815) sendo os brasileiros os que em 6 de setembro de 1822 eram portugueses e que não saíram para outras partes de Portugal (Europa, África ou Ásia).
    Apenas este pequeno comentário. A conferência foi muito boa.

  • @luizteixeira5594
    @luizteixeira5594 Месяц назад

    Obrigado pela excelente exposição. Quanta desinformamação ouvi sobre ele da direita bolsonarista, dos evangélicos. Protestante, correto?

  • @luciliomendes2664
    @luciliomendes2664 Месяц назад +2

    Como assim esse senhor fala de forma deturpada do grande dom Levrebvre? O CDB tem algo pra nós dizer???

    • @asimpleuser123
      @asimpleuser123 Месяц назад +1

      Ele já publicamente se retratou de todos os comentários injustos que fez a Dom Lefebvre.

  • @marthayamagishi8209
    @marthayamagishi8209 Месяц назад

    ótima aula, só recomendo cuidado com as obras da Gibli, o fundador, produtor e diretor Miyazaki é bem de esquerda e ele coloca muito sutilmente em suas obras os seus pensamentos

  • @larrydarrell1
    @larrydarrell1 Месяц назад

    Ok, this lecturer looks like an angry bird.

  • @teresamartins9770
    @teresamartins9770 Месяц назад +2

    Excelente aula!!!

  • @viniciusnoronha5081
    @viniciusnoronha5081 Месяц назад

    Excelente aula !