Amiga, eu tenho 38 anos e foi a primeira vez na vida que eu vi alguém me descrever e me entender. Eu, ao longo da vida, estudei vários transtornos, cm por exemplo, asper, autismo e etc, pois sempre percebi que sou diferente dos outros e isso me machuca bastante, tenho vários contatos, mas poucos amigos. As pessoas não entendem minha objetividade e sinto meu raciocinio mt rápudo. Enfim, tudo que vc narra nesse vídeo sou eu. Cm lidar cm isso no mundo? Odeio trabalhar em equipe, pq me sinto destoando do resto do grupo. Estou chorando, pois achava que eu era única a ser assim.
Esse canal é um vídeo atrás do outro descrevendo minha vida inteira, tenho 35 e tb nunca tinha ouvido outras pessoas falar essas coisas. Mas sempre vi q tinha algo de "errado" ou de diferente melhor dizendo kkkk
Eu sou um superdotado e sinto muitas dificuldades em me socializar , principalmente no trabalho percebo que as pessoas sentem inveja das minhas habilidades do que eu consigo realizar é como se as pessoas se sentem mal por você ser melhor am alguma coisa
Sua expressão é peculiar , parece que vc se esforça muito para ser simpática , eu tb tenho muita dificuldades em passar uma imagem social , pois , eu sinto tanta coisa com tanta intensidade que tive que aprender a ser ''Poker Face", então acabo passando uma imagem de antipatia e não consigo disfarçar a indiferença quando percebo coisas nas pessoas que só eu vejo.
Nossa, achei que isso nao tivesse relacionado a SD. Eu sou exatamente assim, minha cara expressa totalmente o que estou sentindo. Entao também adotei a estratégia do Poker Face, ou como eu chamo Thommy Shelby Face, rs. E aí fico com ar de antipático.
O primeiro desenho que fiz de dever de casa na infância (uma santa, o colégio era católico), fui criticada pq disseram que não fui eu que fiz... Fiquei muito triste. Etc... Etc... Meus cálculos matemáticos sempre foram estranhos, levei muitas broncas de professores, mas o resultado dava certo. Passei no vestibular da Universidade Federal em sétimo lugar, sem estudar... Memória visual e auditiva, levei um susto, pois nem eu sabia que conseguiria essa façanha. Agora assistindo seus vídeos, meu Deus.. Como me identifico.
Eu trabalho com computação, mas sempre peço os trabalhos mais difíceis pro chefe. Trabalhos simples não me motivam, falo pra ele, KKK. Não consigo trabalhar apenas por dinheiro. Tem de haver algum aprendizado nesse processo e um interesse pessoal. As vezes percebo que ele passa um trabalho de 4 dias pra eu fazer em dois. Acho até bom, porque forço um pouco o cérebro.
Também sempre faço trabalhos mais difíceis kkkkk quando é difícil tenho hiperfoco me destacando perante os outros e gerando inveja kkkk mas aprendi lidar com issso as pessoas não consegue controlar o sentimento de serem "inferiores " em questões de habilidades profissionais fazendo eles tentarem sempre me prejudicar de forma não ética
No trabalho sempre me enfastiei. Mudava as coisas com velocidade, sempre simplificando as tarefas e a visualização dos dados. Pedir a conta e começar de novo sempre foi fácil. Mudar de ramo sempre foi fácil. Começar de novo sempre sem medo.
Olha, que bom que lhe encontrei. Gostaria de dividir um pouco da minha experiência. Tenho hoje 47 anos e só agora comecei a me entender. Estou a quase 3 anos me tratando de Burnout e síndrome de Pânico. Passei por diversos profissionais e todos eram unânimes em dizer que a causa era a forma como eu me portava profissionalmente. Em todas as empresas por onde passei sempre consegui chegar a posições de liderança justamente pelo perfeccionismo como tratava as coisas e pela percepção do ambiente se trabalho. Como voce disse awmpre achei que isso era resultado so esforço e sorte. Quando recebia algum elogio ficava extremamente constrangido e evitava qualquer comemoração que me colocava em foco, realmente me sentia envergonhado e por vezes me achavam soberbo, mas era vergonha mesmo. Bom incurtando tenho dois filhos, um que é Asperger mas ambos com superlotação. Durante a procura quanto a entende-los melhor o profissional que achei para ajuda-los comecou a me indicar algumas leituras e estas pareciam uma autobiografia da minha infância. Descobri que a superlotação pode ser hereditária (mais comumente da mãe, que acredito que também seja e por isso nos entendemos tão bem) e cheguei ai seu canal. Estou maravilhado com seu jeito é muito grato por tudo que tem compartilhado. Muito obrigado 😍
Sigo ainda buscando entender minha cabeça e analiso bem, porque sempre vão dizer "isso ou aquilo todo mundo tem um pouco"! Até o momento, eu tenho um diagnóstico tardio de TDAH (final de 2021, 34 anos) e este ano estou buscando fazer um check up (físico e psicológico) de acordo com as minhas condições financeiras, justamente para me permitir a um auto conhecimento: sendo algo relevante ou nada, pelo menos quero compreender a maneira mais eficiente que eu funciono e que realmente traz retorno ao mundo, porque já chorei muito na minha vida por causa de diversas frustrações e estou justamente tentando mudar de emprego porque me sinto inibida onde estou no momento (serviço público); eu não me contento em pensar "onde serão minhas próximas férias", mas me pego pensando "eu poderia fazer isso aqui de maneira mais eficiente se as condições fossem favoráveis (vários projetos de inovação arquivados pela gestão)". Já até questionei se as minhas "viagens na maionese" quando estudo algo eram do TDAH ou se é outra coisa (só sei que meus vínculos da faculdade afirmam que eu penso diferente; alguns gostavam disso e outros me desqualificavam), porque vejo que algumas "distrações" me ajudam realmente a resolver problemas, e problemas monótonos justificam plenamente TDAH, que me fazem pensar em outras coisas aleatórias e, aí sim o remédio para foco faz todo sentido do mundo, fora seus efeitos secundários, na questão da disciplina (devido eu ter que me programar para aproveitar seus efeitos). Enfim, complexo!!! Sempre assisto os seus vídeos e neste especificamente você falou o que eu sinto na pele no meu trabalho, porque realmente eu não sei se coloco muitas condições para ser produtiva como eu queria segundo essa inquietude interna, e se elas acontecessem se eu realmente estaria satisfeita, dando conta do que as atividades exigem. Claro, nenhum lugar é perfeito, mas podemos nos dar meios de escolher aquilo que em média nos deixa realizados se ao menos compreendemos como funcionamos melhor. No geral só andamos adiante quando sabemos o caminho, só nos perdemos quando desconhecemos. Isso tudo afeta muitas decisões de vida e causa efeitos. Obrigada pelas informações!
Eu sofri muito também sempre tentando entender e me perguntando(será que todo mundo tem a cabeça desse jeito?! Funcionando dessa forma). Recebi 2 diagnóstico de Tdah, pois sempre fui muito impaciente no colégio e em relação a resolução de problemas em grupo e em socialização. Tempos depois conheci a minha esposa que tem autismo, nos conectamos muito, e entendemos e respeitamos o modo de funcionamento um do outro desde sempre. Até que um dia ela começou a pesquisar a fundo e me convenceu a ir em um neurologista, e aí sim o mesmo me explicou e simplesmente ditou o que passava na minha cabeça. (Tenho dupla excepcionalidade com Tdah)
Lorena!!! Estou amando seus vídeos, descobri seu canal na semana passada e já estou te seguindo tbm no Instagram. Não tenho diagnóstico, mas me identifico 100% e seu conteúdo me faz sentir parte de alguma coisa. Abraços fraternos 😘
Sempre me senti o estranho no ambiente de trabalho. Enjoo fácil das pessoas, qdo elas se mostram fúteis, não participo de rodas de fofoca, não gosto de trabalhos que faço em minutos ou que não exigem de mim, preciso de mudanças no ambiente de trabalho, e não consigo. Gostaria de trabalhar de forma rotativa em tds os setores, pra agregar conhecimento. Mas isso é impossível. Odeio injustiças no trabalho, e acabo sempre me dando mal, pq saio em defesa de terceiros ou pq exponho os erros no ambiente. Sou a pessoa não bem quista, pq não vou às confraternizações, não fico em rodas de almoço, e sempre me isolo, focando apenas no trabalho. A vida td ouvi que o problema sou eu, sou eu quem não me dou com as pessoas, sou eu quem acho td mundo mediano e enjoo fácil das coisas q eu faço. Modéstia à parte, se tenho um trabalho, faço o melhor possível, me dedico ao máximo. Ouvi uma frase uma vez, q agora levo pra vida : "tô aqui pra ganhar meu dinheiro, e dar o meu máximo, e não pra fazer amigos". Não cultivo amigos no trabalho, pq tenho receio de confiar, por muitas vezes já ter sido traída ali. Odeio estar em foco, não falo da minha vida privada. Oq sabem sobre mim é oq está na minha ficha. Poucas vezes consegui encontrar pessoas que discutem ideias. Qdo trabalhava dentro de escritório, minha mesa sofria mudanças a cada mês. Até a mesmice da localização dos objetos sobre a mesa me incomodava. Tenho pavor de rotina. Gostaria q minha vida fosse mais dinâmica. No momento atual me sinto extremamente subutilizada. Chego em casa esgotada, mesmo não fazendo nada durante td o dia. Mas é justamente por não fazer que estou indo pelo ralo mentalmente. Sinto que qualquer tipo de potencialidade que eu posso ter, está evaporando como fumaça. Sendo anulada.
Eu não entendo tanta gente sofrer por causa da superdotação. Ainda mais no trabalho. Neste ambiente o superdotado incomoda apenas aos ambiciosos. A inteligência emocional é uma característica da pessoa superdotada. Portanto ela deveria compreender as nuances do universo corporativo, e reconhecer que apesar de sua melhor ideia ou projeto, nem sempre serão adotados. Se estiver insatisfeito com seu trabalho atual, ou falta reconhecimento, o superdotado muda de setor sem traumas. Deve ser impensável para ele, tornar-se o maior especialista num assunto. Ele prefere ser o melhor em TODOS os assuntos, e nãoapenasem um. A soberba não é característica do superdotado, mas se alguém critica seu trabalho, ele só se preocupa se parte de alguém que ele admira. De outra forma, ele pensaria: - perdoe ó pai, pois esta pessoa não sabe o que diz... E por aí vai...
Oi Lorena! Essa questão do trabalho me gerou péssimas experiências, também tive burnout por me reprimir demais e vendo alguns vídeos do seu canal me identifiquei bastante com a superdotação. Sempre quis saber se a exaustão que sentia era normal, na época cheguei a fazer exames, mas a médica disse que estava tudo normal, agora tudo faz sentido! Obrigada por esse trabalho maravilhoso 🥰❤❤
Percebo que as críticas, especialmente nas reuniões de trabalho, foram minando minha autoconfiança de maneira que minha performance caiu significativamente nos últimos anos.
Passei pela experiência do open space numa instituição que trabalhei e odiei, foi terrível pra eu me adaptar e me concentrar, logo eu que trabalho criando documentações detalhadas de software.
Eu aqui em 2023 vendo este video pela primeira vez me deu vontade de chorar nao sei pq mas acho q com os meus 44 anos e parecendo um Extraterrestre vejo alguem com um sensibilidade igual a minha 😢😢😢 to feliz e to triste por saber q isso nao e estudado da forma correta e nao temos os amparos necessarios entao somos jogados ao leu
Eu tenho sofrido MUITO ultimamente com meu jeito de ser, chegando no limite por não entender o que acontece, e ninguém também entende. Tudo q vc fala no vídeo casa com o que eu sinto. Mas eu não acredito que tenha algum tipo de superlotação, eu não sou criativa e sou muito ruim e várias áreas. Mas eu tenho várias coisas como pensar de forma completamente diferente dos outros, de forma a ter inclusive dificuldade de dar aulas (o q dificulta pra mim, pq sou professora) pq se eu for explicar como eu faço, como eu cheguei naquela resposta, ninguém entende. Enfim, queria uma saída pra essa angústia e não sei o que fazer.
Olá! Pode fazer um vídeo sobre o espírito competitivo no meio social? Há um desconforto em relação a competição, pois sempre alguém quer provar que é melhor. Parece que obriga o superdotado " competir" sendo que ele compete com ele mesmo, buscando melhorar, sem ter que provar pra ninguém seu potencial.
3 года назад+1
Perfeito isso Marcia. Nossa sofri demais com isso.
Eu sofro com isso kkkk no trabalho algumas pessoas querem competir comigo mas eu tenho uma competição comigo mesmo e por ser superdotado tenho habilidades melhores e acaba gerando tanta inveja ao ponto das pessoas tentarem me prejudicar de modo sujo fazendo fofocas , falando mentiras e tentarem te manipular a fazer coisas não tão boas para min mesmo
• Dificuldade em trabalhar em ambientes abertos com muitas pessoas. • Maneira de pensar, raciocinar, moldada pela própria intuição, mais rápida, diferente de outros. • Impaciência e intolerante ( devido a lentidão da percepção dos outros ) • Insensibilidades. ( frio) • São cheio de ideias e Criativos. • Curiosidade Intelectual. • Energia no ambiente de trabalho. • Dar sentido e energia no trabalho com objetivo de acordo com os seus valores. • Busca constante pela Excelência. (Perfeccionista e exigência) • Necessidade em se sentir amado. • Generosidade. ( Ajudam a fazer bem aos outros) • Sucetiveis a esgotamento profissional. • Não Reconhecem a sua diferença.
Eu me encaixo perfeitamente nesses sinais, não só por que eu esteja ouvindo e achando, más sim pela conhecidencia das coisas, sou muito observador até meio exagerado na minha própria opinião rotineira no serviço, preciso até mais diminuir um pouco para que não me atrapalhe pensando muito nas atitudes dos outros.
Eu também aprendo as coisas com muita facilidade, como novas tarefas no trabalho e tal, então em pouco tempo já pego a manha do serviço, logo já invento um jeito meu de fazer aquilo mais fácil e consequentemente logo já enjoo do que estou fazendo
Por isso não gosto de trabalhar em grupo, só me sinto bem quando trabalho sozinho, pq até eu explicar o meu raciocino que eu tive até chegar na resposta me dá preguiça de tá explicando, mas infelizmente a maioria das empresas eh obrigado a trabalhar em grupo
Eu me identifico cada vez mais com cada vídeo que esta mulher publica... por outro lado, não consigo acreditar nestas estranhas coincidências de que tudo parece estar sendo direcionado para mim... não me considero um gênio... as pessoas acham que sou... embora eu me identifique com tudo, não entra na minha cabeça a ideia de que comigo isso seja possível... é tudo muito estranho.
Isso é um fato. Sempre senti que usava muito pouco do meu cérebro no trabalho, e vejo minha área que estou há 12 anos, sem desafio, mesmo tendo novas tecnologias o tempo inteiro. Mas tenho algo, parece que quando eu sei que posso dominar a profissão, a virar um nível de especialista, acabo perdendo o interesse. Trabalhei numa empresa que pedi conta, que chegava a ficar sem fazer nada, e acabava usando o tempo para estudar várias coisas, foi lá que assisti o Cosmos de Carl Sagan, e também dei um belo salto intelectual. Albert Einstein usou a capacidade dele para despachar o serviço no escritório de patentes tão rápido, que sobrava tempo para trabalhar nas suas teorias, o ano miraculoso foi praticamente feito em paralelo com seu serviço. Sobre a energia, é inacreditável como o cérebro parece injetar animo no corpo, quando vou fazer algo, fico insano naquilo, não me alimento, até eu resolver, ou sentir que vou resolver em breve. Quando pegava um problema para trabalhar em conjunto com alguém, a pessoa desistia, e eu continuava lá, até me xingava, para parar e descansar. Se eu fizesse isso por força maior, parar, ficava com aquilo na cabeça, chegava até ficar pesquisando no computador ou celular, no dia seguinte resolvia, e é uma sensação incrível. Muito obrigado pelos vídeos, estou vendo todos, a media que posso :)
3 года назад+1
Perfeito isso Lucas! Obrigada por compartilhar conosco :)
@ eu que agradeço! Estou compartilhando com membros da minha família. Quando a gente sabe usar uma ferramenta igual o RUclips, podemos afetar profundamente a vida das pessoas, de modo positivo, infelizmente a maioria não faz isso. Agradeço imensamente ao algoritmo por ter posto seu canal como sugestão rsrs
Um dos meus primeiros trabalhos foi numa biblioteca. Foi um período em que evolui muito rápido. Passava a metade do tempo lendo livros e motivando os frequentadores (crianças) :D. Como vc ressaltou, temos de fazer do limão uma limonada.
Maravilhoso! Será que pode ocorrer de o superdotado sentir-se extremamente desconfortável, nervoso e/ou cansado em ambientes nos quais há competição extrema e agressiva entre os colegas e isso ser devido principalmente à superdotação? Se sim, será que isto pode estar relacionado, ao menos em parte, à necessidade de afeto? Obrigada pelo vídeo!
3 года назад+2
Ola Karen, faz muito sentido isso viu. No video sobre Burnout (da semana que vem) vou falar sobre isso.
Muito bem Lorena! Trabalho de profissional! Todos os youtubes antes de produzirem seus trabalhos, vem logo pedindo que dê laique, escrever, tocar o cininho e outros mais... Parabéns! Gratidão. SÚPPRE Macaúbas ba
Na minha vida profissional eu carrego marcas por transitar em várias áreas que em comum eu sempre fui muito exigente comigo mesmo e hoje procuro me controlar nas emoções e seus vídeos me ajudam bastante!muito obrigado.
Concerteza a vida profissional pode ser muito dificil pro superdotado principalmente se ele ignorar toda a sua criatividade e suas habilidades e escolher uma profissao q faça mal pra ele. Mts vezes escolhida pela sua grande valor financeiro. E o perfeccionismo é mt ruim msm eu sempre fui assim, mas assistindo seus videos eu consegui entender q n precisa ser tao bom nas maiorias das vezes, ou perfeito.
Já tive trabalho pra reparar uns cagaços de impaciência por ter magoado gente de bem. O negócio é entender como as coisas funcionam, pra não fazer merd4.
Odeio viver como um solitário durante toda vida , não consigo comunicar com as pessoas sem sentir dores malditas e atormentadoras, me sinto um alienígena. ninguém me entende, meu sonho ser entendido
Oi! Acabei de chegar ao seu canal e gostei muito do vídeo. Você poderia dizer qual é a diferença essencial entre a superdotação e TDAH para um adulto diagnosticado “tardiamente”, com sintomas moderados e sem prejuízo da aprendizagem. Achei bastante parecido. Já tem um vídeo no canal sobre isso? Obrigada pela atenção!
2 года назад+1
Ainda nao fiz esse video. Estou estudando um pouco mais o assunto do TDAH para fazer um video.
Isso que ela fala realmente é verdadeiro? Tenho todos essas caracteristicas mas não me considero superdotado e tenho certeza que não o sou. Sou apenas alguém que pensa muito e disso eu não tenho dúvidas. Isso que ela cita é comum em todo ser humano. Sendo assim, isso, penso eu, não são características de superdotação. Penso eu.
3 года назад
Justamente porque vc acredita nao ser é que há possibilidade que seja. Nenhum superdotado acredita ser superdotado ☺️
Muito bom! Lorena, existe alguma relação entre Introversão e Superdotação? Fica esta sugestão de vídeo pra você. Como sempre, muito leve e agradável seu conteúdo! Obrigado!!
3 года назад+2
Sim Dejair, a maioria, inclusive, dos superdotados são introvertidos. Faz parte da nossa hipersensibilidade.
Oi! Não me identifico com a inteligência acima da média, nem com o pensamento acelerado. Mas as outras caracteristicas são minhas: auto-exigência, nunca achar que é o suficiente, precisar de sentido para fazer qualquer coisa, muita dedicação quando encontro o sentido, muito tédio e procrastinação quando não entendo porque estou fazendo aquilo, muita sensibilidade desde sempre, tanto com as coisas que me afetam, como com o sofrimento das outras pessoas e animais, percepção dos sentimentos dos outros, consigo enxergar os sentimentos das pessoas e ver como elas estão inseridas nos ambientes sociais, eu converso sobre o que eu percebo com os outros e ninguem percebe, depois de um tempo aquilo se confirma, como um casal se formando, ou dois amigos brigando, percebo isso, mas estou sempre a margem, nunca consigo me inserir, não vejo sentido em conversas muito casuais e parece que os outros não me entendem ou me acham estranha ou eu mesma me afasto porque me magoei muito por algum motivo. Complexo... ahahaha obrigada pelos seus vídeos!
Nada pode não ter sentido pra mim. E sim, sou muito curiosa, sou muito criativa e gosto de desafios. Por isso fui ser professora da rede pública
Amiga, eu tenho 38 anos e foi a primeira vez na vida que eu vi alguém me descrever e me entender.
Eu, ao longo da vida, estudei vários transtornos, cm por exemplo, asper, autismo e etc, pois sempre percebi que sou diferente dos outros e isso me machuca bastante, tenho vários contatos, mas poucos amigos. As pessoas não entendem minha objetividade e sinto meu raciocinio mt rápudo.
Enfim, tudo que vc narra nesse vídeo sou eu.
Cm lidar cm isso no mundo?
Odeio trabalhar em equipe, pq me sinto destoando do resto do grupo.
Estou chorando, pois achava que eu era única a ser assim.
Não é a única! Vivo a mesma situação, sei como é.
Esse canal é um vídeo atrás do outro descrevendo minha vida inteira, tenho 35 e tb nunca tinha ouvido outras pessoas falar essas coisas. Mas sempre vi q tinha algo de "errado" ou de diferente melhor dizendo kkkk
Sei como e
Eu sou um superdotado e sinto muitas dificuldades em me socializar , principalmente no trabalho percebo que as pessoas sentem inveja das minhas habilidades do que eu consigo realizar é como se as pessoas se sentem mal por você ser melhor am alguma coisa
Não vejo isso dessa forma
Sua expressão é peculiar , parece que vc se esforça muito para ser simpática , eu tb tenho muita dificuldades em passar uma imagem social , pois , eu sinto tanta coisa com tanta intensidade que tive que aprender a ser ''Poker Face", então acabo passando uma imagem de antipatia e não consigo disfarçar a indiferença quando percebo coisas nas pessoas que só eu vejo.
Nossa, achei que isso nao tivesse relacionado a SD. Eu sou exatamente assim, minha cara expressa totalmente o que estou sentindo. Entao também adotei a estratégia do Poker Face, ou como eu chamo Thommy Shelby Face, rs. E aí fico com ar de antipático.
O primeiro desenho que fiz de dever de casa na infância (uma santa, o colégio era católico), fui criticada pq disseram que não fui eu que fiz... Fiquei muito triste. Etc... Etc... Meus cálculos matemáticos sempre foram estranhos, levei muitas broncas de professores, mas o resultado dava certo. Passei no vestibular da Universidade Federal em sétimo lugar, sem estudar... Memória visual e auditiva, levei um susto, pois nem eu sabia que conseguiria essa façanha. Agora assistindo seus vídeos, meu Deus.. Como me identifico.
Que top Tati, faz muito sentido :)
Eu trabalho com computação, mas sempre peço os trabalhos mais difíceis pro chefe. Trabalhos simples não me motivam, falo pra ele, KKK. Não consigo trabalhar apenas por dinheiro. Tem de haver algum aprendizado nesse processo e um interesse pessoal. As vezes percebo que ele passa um trabalho de 4 dias pra eu fazer em dois. Acho até bom, porque forço um pouco o cérebro.
Também sempre faço trabalhos mais difíceis kkkkk quando é difícil tenho hiperfoco me destacando perante os outros e gerando inveja kkkk mas aprendi lidar com issso as pessoas não consegue controlar o sentimento de serem "inferiores " em questões de habilidades profissionais fazendo eles tentarem sempre me prejudicar de forma não ética
Uma coisa que me encomodava muito na faculdade, era ser obrigado a colocar demonstrativo de cálculo em matemática e física!
nunca consegui passar em cálculo 1 e física na faculdade por conta disso, mesmo tendo uma facilidade absurda
No trabalho sempre me enfastiei. Mudava as coisas com velocidade, sempre simplificando as tarefas e a visualização dos dados. Pedir a conta e começar de novo sempre foi fácil. Mudar de ramo sempre foi fácil. Começar de novo sempre sem medo.
Me identifiquei com seu comentário, sempre troco de trabalho ou área com facilidade.
Meu perfeccionismo já me levou ao burnout e já fez perder o controle das minha emoções.....é super difícil
Olha, que bom que lhe encontrei. Gostaria de dividir um pouco da minha experiência. Tenho hoje 47 anos e só agora comecei a me entender. Estou a quase 3 anos me tratando de Burnout e síndrome de Pânico. Passei por diversos profissionais e todos eram unânimes em dizer que a causa era a forma como eu me portava profissionalmente. Em todas as empresas por onde passei sempre consegui chegar a posições de liderança justamente pelo perfeccionismo como tratava as coisas e pela percepção do ambiente se trabalho. Como voce disse awmpre achei que isso era resultado so esforço e sorte. Quando recebia algum elogio ficava extremamente constrangido e evitava qualquer comemoração que me colocava em foco, realmente me sentia envergonhado e por vezes me achavam soberbo, mas era vergonha mesmo. Bom incurtando tenho dois filhos, um que é Asperger mas ambos com superlotação. Durante a procura quanto a entende-los melhor o profissional que achei para ajuda-los comecou a me indicar algumas leituras e estas pareciam uma autobiografia da minha infância. Descobri que a superlotação pode ser hereditária (mais comumente da mãe, que acredito que também seja e por isso nos entendemos tão bem) e cheguei ai seu canal. Estou maravilhado com seu jeito é muito grato por tudo que tem compartilhado. Muito obrigado 😍
Oi. Vc pode citar alguns dos livros que te indicaram?
Sigo ainda buscando entender minha cabeça e analiso bem, porque sempre vão dizer "isso ou aquilo todo mundo tem um pouco"! Até o momento, eu tenho um diagnóstico tardio de TDAH (final de 2021, 34 anos) e este ano estou buscando fazer um check up (físico e psicológico) de acordo com as minhas condições financeiras, justamente para me permitir a um auto conhecimento: sendo algo relevante ou nada, pelo menos quero compreender a maneira mais eficiente que eu funciono e que realmente traz retorno ao mundo, porque já chorei muito na minha vida por causa de diversas frustrações e estou justamente tentando mudar de emprego porque me sinto inibida onde estou no momento (serviço público); eu não me contento em pensar "onde serão minhas próximas férias", mas me pego pensando "eu poderia fazer isso aqui de maneira mais eficiente se as condições fossem favoráveis (vários projetos de inovação arquivados pela gestão)". Já até questionei se as minhas "viagens na maionese" quando estudo algo eram do TDAH ou se é outra coisa (só sei que meus vínculos da faculdade afirmam que eu penso diferente; alguns gostavam disso e outros me desqualificavam), porque vejo que algumas "distrações" me ajudam realmente a resolver problemas, e problemas monótonos justificam plenamente TDAH, que me fazem pensar em outras coisas aleatórias e, aí sim o remédio para foco faz todo sentido do mundo, fora seus efeitos secundários, na questão da disciplina (devido eu ter que me programar para aproveitar seus efeitos). Enfim, complexo!!! Sempre assisto os seus vídeos e neste especificamente você falou o que eu sinto na pele no meu trabalho, porque realmente eu não sei se coloco muitas condições para ser produtiva como eu queria segundo essa inquietude interna, e se elas acontecessem se eu realmente estaria satisfeita, dando conta do que as atividades exigem. Claro, nenhum lugar é perfeito, mas podemos nos dar meios de escolher aquilo que em média nos deixa realizados se ao menos compreendemos como funcionamos melhor. No geral só andamos adiante quando sabemos o caminho, só nos perdemos quando desconhecemos. Isso tudo afeta muitas decisões de vida e causa efeitos. Obrigada pelas informações!
Eu sofri muito também sempre tentando entender e me perguntando(será que todo mundo tem a cabeça desse jeito?! Funcionando dessa forma).
Recebi 2 diagnóstico de Tdah, pois sempre fui muito impaciente no colégio e em relação a resolução de problemas em grupo e em socialização. Tempos depois conheci a minha esposa que tem autismo, nos conectamos muito, e entendemos e respeitamos o modo de funcionamento um do outro desde sempre. Até que um dia ela começou a pesquisar a fundo e me convenceu a ir em um neurologista, e aí sim o mesmo me explicou e simplesmente ditou o que passava na minha cabeça. (Tenho dupla excepcionalidade com Tdah)
Lorena!!! Estou amando seus vídeos, descobri seu canal na semana passada e já estou te seguindo tbm no Instagram. Não tenho diagnóstico, mas me identifico 100% e seu conteúdo me faz sentir parte de alguma coisa. Abraços fraternos 😘
Fico muito feliz por isto :)
Sempre me senti o estranho no ambiente de trabalho. Enjoo fácil das pessoas, qdo elas se mostram fúteis, não participo de rodas de fofoca, não gosto de trabalhos que faço em minutos ou que não exigem de mim, preciso de mudanças no ambiente de trabalho, e não consigo. Gostaria de trabalhar de forma rotativa em tds os setores, pra agregar conhecimento. Mas isso é impossível.
Odeio injustiças no trabalho, e acabo sempre me dando mal, pq saio em defesa de terceiros ou pq exponho os erros no ambiente. Sou a pessoa não bem quista, pq não vou às confraternizações, não fico em rodas de almoço, e sempre me isolo, focando apenas no trabalho.
A vida td ouvi que o problema sou eu, sou eu quem não me dou com as pessoas, sou eu quem acho td mundo mediano e enjoo fácil das coisas q eu faço.
Modéstia à parte, se tenho um trabalho, faço o melhor possível, me dedico ao máximo.
Ouvi uma frase uma vez, q agora levo pra vida : "tô aqui pra ganhar meu dinheiro, e dar o meu máximo, e não pra fazer amigos".
Não cultivo amigos no trabalho, pq tenho receio de confiar, por muitas vezes já ter sido traída ali. Odeio estar em foco, não falo da minha vida privada. Oq sabem sobre mim é oq está na minha ficha.
Poucas vezes consegui encontrar pessoas que discutem ideias.
Qdo trabalhava dentro de escritório, minha mesa sofria mudanças a cada mês. Até a mesmice da localização dos objetos sobre a mesa me incomodava.
Tenho pavor de rotina. Gostaria q minha vida fosse mais dinâmica.
No momento atual me sinto extremamente subutilizada. Chego em casa esgotada, mesmo não fazendo nada durante td o dia. Mas é justamente por não fazer que estou indo pelo ralo mentalmente. Sinto que qualquer tipo de potencialidade que eu posso ter, está evaporando como fumaça. Sendo anulada.
Eu não entendo tanta gente sofrer por causa da superdotação. Ainda mais no trabalho. Neste ambiente o superdotado incomoda apenas aos ambiciosos. A inteligência emocional é uma característica da pessoa superdotada. Portanto ela deveria compreender as nuances do universo corporativo, e reconhecer que apesar de sua melhor ideia ou projeto, nem sempre serão adotados. Se estiver insatisfeito com seu trabalho atual, ou falta reconhecimento, o superdotado muda de setor sem traumas. Deve ser impensável para ele, tornar-se o maior especialista num assunto. Ele prefere ser o melhor em TODOS os assuntos, e nãoapenasem um. A soberba não é característica do superdotado, mas se alguém critica seu trabalho, ele só se preocupa se parte de alguém que ele admira. De outra forma, ele pensaria: - perdoe ó pai, pois esta pessoa não sabe o que diz... E por aí vai...
Estou maratonando os vídeos , e cada vez fico mais estupefato ! Tudo faz sentido !
Oi Lorena! Essa questão do trabalho me gerou péssimas experiências, também tive burnout por me reprimir demais e vendo alguns vídeos do seu canal me identifiquei bastante com a superdotação. Sempre quis saber se a exaustão que sentia era normal, na época cheguei a fazer exames, mas a médica disse que estava tudo normal, agora tudo faz sentido! Obrigada por esse trabalho maravilhoso 🥰❤❤
Eu tenho essas características, mas não acredito que eu seja🤷♀️ Eu penso que seria algo demais para mim.
Percebo que as críticas, especialmente nas reuniões de trabalho, foram minando minha autoconfiança de maneira que minha performance caiu significativamente nos últimos anos.
Passei pela experiência do open space numa instituição que trabalhei e odiei, foi terrível pra eu me adaptar e me concentrar, logo eu que trabalho criando documentações detalhadas de software.
Eu aqui em 2023 vendo este video pela primeira vez me deu vontade de chorar nao sei pq mas acho q com os meus 44 anos e parecendo um Extraterrestre vejo alguem com um sensibilidade igual a minha 😢😢😢 to feliz e to triste por saber q isso nao e estudado da forma correta e nao temos os amparos necessarios entao somos jogados ao leu
Eu tenho sofrido MUITO ultimamente com meu jeito de ser, chegando no limite por não entender o que acontece, e ninguém também entende. Tudo q vc fala no vídeo casa com o que eu sinto. Mas eu não acredito que tenha algum tipo de superlotação, eu não sou criativa e sou muito ruim e várias áreas. Mas eu tenho várias coisas como pensar de forma completamente diferente dos outros, de forma a ter inclusive dificuldade de dar aulas (o q dificulta pra mim, pq sou professora) pq se eu for explicar como eu faço, como eu cheguei naquela resposta, ninguém entende. Enfim, queria uma saída pra essa angústia e não sei o que fazer.
Olá! Pode fazer um vídeo sobre o espírito competitivo no meio social? Há um desconforto em relação a competição, pois sempre alguém quer provar que é melhor. Parece que obriga o superdotado " competir" sendo que ele compete com ele mesmo, buscando melhorar, sem ter que provar pra ninguém seu potencial.
Perfeito isso Marcia. Nossa sofri demais com isso.
Eu sofro com isso kkkk no trabalho algumas pessoas querem competir comigo mas eu tenho uma competição comigo mesmo e por ser superdotado tenho habilidades melhores e acaba gerando tanta inveja ao ponto das pessoas tentarem me prejudicar de modo sujo fazendo fofocas , falando mentiras e tentarem te manipular a fazer coisas não tão boas para min mesmo
Leu a minha mente, me sinto exatamente assim.
@@felipehoshi22 sofri muito com isso, nunca entendi, só agora entendo toda a perseguição que sofria no trabalho.
• Dificuldade em trabalhar em ambientes abertos com muitas pessoas.
• Maneira de pensar, raciocinar, moldada pela própria intuição, mais rápida, diferente de outros.
• Impaciência e intolerante ( devido a lentidão da percepção dos outros )
• Insensibilidades. ( frio)
• São cheio de ideias e Criativos.
• Curiosidade Intelectual.
• Energia no ambiente de trabalho.
• Dar sentido e energia no trabalho com objetivo de acordo com os seus valores.
• Busca constante pela Excelência. (Perfeccionista e exigência)
• Necessidade em se sentir amado.
• Generosidade. ( Ajudam a fazer bem aos outros)
• Sucetiveis a esgotamento profissional.
• Não Reconhecem a sua diferença.
Eu me encaixo perfeitamente nesses sinais, não só por que eu esteja ouvindo e achando, más sim pela conhecidencia das coisas, sou muito observador até meio exagerado na minha própria opinião rotineira no serviço, preciso até mais diminuir um pouco para que não me atrapalhe pensando muito nas atitudes dos outros.
Eu também aprendo as coisas com muita facilidade, como novas tarefas no trabalho e tal, então em pouco tempo já pego a manha do serviço, logo já invento um jeito meu de fazer aquilo mais fácil e consequentemente logo já enjoo do que estou fazendo
Sempre mais, mais, mais sem limites se o q eu vou fazer a seguir será pior ou igual do q eu já fiz antes eu nem faço
Welissom Alves, Betim MG
COM MEUS 5.1 , FAZ UMA SEMANA QUE DESCOBRI QUE SOU SUPERDOTADA .TD QUE VC FALOU SE ENCAIXA : AGRADECIDA.
Por isso não gosto de trabalhar em grupo, só me sinto bem quando trabalho sozinho, pq até eu explicar o meu raciocino que eu tive até chegar na resposta me dá preguiça de tá explicando, mas infelizmente a maioria das empresas eh obrigado a trabalhar em grupo
Nossa, me identifiquei 100%! Gratidão, Lerena!
Me vi em tudo..
.
Eu penso sempre a frente. Nunca estou satisfeita e acho os colegas muito devagares e não pensam como eu.
Eu me identifico cada vez mais com cada vídeo que esta mulher publica... por outro lado, não consigo acreditar nestas estranhas coincidências de que tudo parece estar sendo direcionado para mim... não me considero um gênio... as pessoas acham que sou... embora eu me identifique com tudo, não entra na minha cabeça a ideia de que comigo isso seja possível... é tudo muito estranho.
Em vários vídeos é explicado que geralmente o superdotado não é gênio, isso é um senso comum, mito
Lorena, muito obrigada! Por conta de seu lindo trabalho aqui, finalmente estou me entendendo. Envio um forte abraço de gratidão.
Isso é um fato. Sempre senti que usava muito pouco do meu cérebro no trabalho, e vejo minha área que estou há 12 anos, sem desafio, mesmo tendo novas tecnologias o tempo inteiro. Mas tenho algo, parece que quando eu sei que posso dominar a profissão, a virar um nível de especialista, acabo perdendo o interesse. Trabalhei numa empresa que pedi conta, que chegava a ficar sem fazer nada, e acabava usando o tempo para estudar várias coisas, foi lá que assisti o Cosmos de Carl Sagan, e também dei um belo salto intelectual. Albert Einstein usou a capacidade dele para despachar o serviço no escritório de patentes tão rápido, que sobrava tempo para trabalhar nas suas teorias, o ano miraculoso foi praticamente feito em paralelo com seu serviço. Sobre a energia, é inacreditável como o cérebro parece injetar animo no corpo, quando vou fazer algo, fico insano naquilo, não me alimento, até eu resolver, ou sentir que vou resolver em breve. Quando pegava um problema para trabalhar em conjunto com alguém, a pessoa desistia, e eu continuava lá, até me xingava, para parar e descansar. Se eu fizesse isso por força maior, parar, ficava com aquilo na cabeça, chegava até ficar pesquisando no computador ou celular, no dia seguinte resolvia, e é uma sensação incrível. Muito obrigado pelos vídeos, estou vendo todos, a media que posso :)
Perfeito isso Lucas! Obrigada por compartilhar conosco :)
@ eu que agradeço! Estou compartilhando com membros da minha família. Quando a gente sabe usar uma ferramenta igual o RUclips, podemos afetar profundamente a vida das pessoas, de modo positivo, infelizmente a maioria não faz isso. Agradeço imensamente ao algoritmo por ter posto seu canal como sugestão rsrs
Muito obrigada querido 🥰🙏🏽
Um dos meus primeiros trabalhos foi numa biblioteca. Foi um período em que evolui muito rápido. Passava a metade do tempo lendo livros e motivando os frequentadores (crianças) :D. Como vc ressaltou, temos de fazer do limão uma limonada.
Nossa! Muito interessante!
Gostei muito do seu canal, Lorena! Parabéns e obrigada!!
Seus videos sao maravilhosos. Muito obrigado. Estao me fazendo muito bem. :D
Essa sou eu!
To apaixonado por essa mulher mdds
Vc não responde os comentários Lorena
Para mim foi em ciências
Maravilhoso! Será que pode ocorrer de o superdotado sentir-se extremamente desconfortável, nervoso e/ou cansado em ambientes nos quais há competição extrema e agressiva entre os colegas e isso ser devido principalmente à superdotação? Se sim, será que isto pode estar relacionado, ao menos em parte, à necessidade de afeto? Obrigada pelo vídeo!
Ola Karen, faz muito sentido isso viu. No video sobre Burnout (da semana que vem) vou falar sobre isso.
Muito bem Lorena! Trabalho de profissional! Todos os youtubes antes de produzirem seus trabalhos, vem logo pedindo que dê laique, escrever, tocar o cininho e outros mais... Parabéns! Gratidão. SÚPPRE Macaúbas ba
Só seus vídeos pra fazer eu me sentir um ser da terra, pois até então me achava extraterrestre kkkkkk
😂😂😂
Sou demasiado grata por essas informações.
Existe tratamento para superdotação?
Eu tenho quase 100% das caracteristicas e sempre fui diagnosticada com transtorno de personalidade....e remédios que tentavam me anular....hehehehe
Vale à pena consultar um profissional que conheça sobre superdotaçao Mayura :)
Eu em 200%
Na minha vida profissional eu carrego marcas por transitar em várias áreas que em comum eu sempre fui muito exigente comigo mesmo e hoje procuro me controlar nas emoções e seus vídeos me ajudam bastante!muito obrigado.
Como te entendo Romario. :)
Concerteza a vida profissional pode ser muito dificil pro superdotado principalmente se ele ignorar toda a sua criatividade e suas habilidades e escolher uma profissao q faça mal pra ele. Mts vezes escolhida pela sua grande valor financeiro. E o perfeccionismo é mt ruim msm eu sempre fui assim, mas assistindo seus videos eu consegui entender q n precisa ser tao bom nas maiorias das vezes, ou perfeito.
👏🏼👏🏼👏🏼 isso mesmo ☺️☺️
Já tive trabalho pra reparar uns cagaços de impaciência por ter magoado gente de bem. O negócio é entender como as coisas funcionam, pra não fazer merd4.
Muito parabenizo seu trabalho!Tô me identificando demais e preciso de ajuda
Ola Romario, obrigada pela sua mensagem. Me mande uma mensagem pelo Insta ou Facebook que falaremos sobre como posso ajuda-lo. Até mais!
@ Desde já agradeço! Irei mandar uma mensagem pelo facebook.
Obrigado 🙏
DÚVIDA! Lorena eu vi 2 de seus vídeos e a dúvida é se seria possível ter todas essas características e modus operandi e não ter superdotação? Obrigada
Muchas gracias muñeca...
Excelente contenido...
🙂
Gracias, espero que hayas entendido tudo.
Tenho um filho superdotado e eu me vejo nele, o que me trouxe ate aqui e o pior e que me identifico com vc. 😂 nao sei se quero ter diagnóstico
Talvez nao seja necessario. Nem sempre os adultos fazem o diagnostico, o importante sempre sera o que vc pensa de vc mesmo.
Odeio viver como um solitário durante toda vida , não consigo comunicar com as pessoas sem sentir dores malditas e atormentadoras, me sinto um alienígena. ninguém me entende, meu sonho ser entendido
sinto como se tivesse sido condenado a superdotacao
Oi! Acabei de chegar ao seu canal e gostei muito do vídeo.
Você poderia dizer qual é a diferença essencial entre a superdotação e TDAH para um adulto diagnosticado “tardiamente”, com sintomas moderados e sem prejuízo da aprendizagem. Achei bastante parecido.
Já tem um vídeo no canal sobre isso?
Obrigada pela atenção!
Ainda nao fiz esse video. Estou estudando um pouco mais o assunto do TDAH para fazer um video.
Sou julgada em tudo q faço...afff..aí fico toda reprimida
Isso que ela fala realmente é verdadeiro? Tenho todos essas caracteristicas mas não me considero superdotado e tenho certeza que não o sou. Sou apenas alguém que pensa muito e disso eu não tenho dúvidas. Isso que ela cita é comum em todo ser humano. Sendo assim, isso, penso eu, não são características de superdotação. Penso eu.
Justamente porque vc acredita nao ser é que há possibilidade que seja. Nenhum superdotado acredita ser superdotado ☺️
Muito bom! Lorena, existe alguma relação entre Introversão e Superdotação? Fica esta sugestão de vídeo pra você. Como sempre, muito leve e agradável seu conteúdo! Obrigado!!
Sim Dejair, a maioria, inclusive, dos superdotados são introvertidos. Faz parte da nossa hipersensibilidade.
@ Fale melhor sobre isso em um vídeo pra gente, quando for possível.
Olá Lorena.Seus vídeos podem ajudar a muitos. Com o fazer teste para saber sobre superdotacão?
Ola Marcello, tenho o contato de uma profissional muito boa que trabalha a distancia. Me chama pelo instagram ou facebook que te mando o contato ☺️
@ ok👍
Por curiosidade qual o seu qi??
Eheheh, que diferença faria de expor meu QI por aqui? Por que vc gostaria de saber?
@ kkkkk so curiosidade, se acalme! Eu n ligo muito pro número, mas eu queria saber.
Mas todo mundo não é assim?
Não Dani 😕 e ainda bem ☺️
Você sente como se nunca estivesse se desenvolvendo o bastante?
Não ha limites para o conhecimento, mas este sentimento pode ser também ligado ao perfeccionismo.
Superdotacao é uma verdadeira maldição
6:50 Idem. Kkk
7:00 Hmmm. Tá aí a razão do meu estresse excessivo e cheguei ao fundo do esgotamento mental.
Oi! Não me identifico com a inteligência acima da média, nem com o pensamento acelerado. Mas as outras caracteristicas são minhas: auto-exigência, nunca achar que é o suficiente, precisar de sentido para fazer qualquer coisa, muita dedicação quando encontro o sentido, muito tédio e procrastinação quando não entendo porque estou fazendo aquilo, muita sensibilidade desde sempre, tanto com as coisas que me afetam, como com o sofrimento das outras pessoas e animais, percepção dos sentimentos dos outros, consigo enxergar os sentimentos das pessoas e ver como elas estão inseridas nos ambientes sociais, eu converso sobre o que eu percebo com os outros e ninguem percebe, depois de um tempo aquilo se confirma, como um casal se formando, ou dois amigos brigando, percebo isso, mas estou sempre a margem, nunca consigo me inserir, não vejo sentido em conversas muito casuais e parece que os outros não me entendem ou me acham estranha ou eu mesma me afasto porque me magoei muito por algum motivo. Complexo... ahahaha obrigada pelos seus vídeos!
Eu odeio ser superdotado