Essa parte do investindo dinheiro em pesquisa inútil, ai o Pirula fala de futebol etc… Eu passei por isso na minha vida, fui cortando tudo que seria inútil na minha vida, cortei futebol, jogar videgame, cortei ver filmes e series… cheguei num momento que so comia, fazia exercícios, trabalhava e dormia. Ai comecei a pensar que viver n fazia sentido. Hoje voltei com todas as coisas “inúteis”, senti que era importante pra continuar vivendo.
Acho que o Victor não tem a disciplina de parar de jogar videogame pra estudar mais e conseguir passar no vestibular, concurso ou promoção da empresa ou qualquer coisa assim, se sente pessoalmente afetado ao saber que outra pessoa fez o que ele precisa fazer mas não faz e por isso precisa questionar o relato do Yuri.
18:39 Pirulla tem um pássaro na ilha de Samoa o tooth billed pigeon (pombo-de-bico- dentado) cujo o nome cientifico é Didunculus strigirostris, que é parente próximo dodô e do solitário-de-rodriguez, que está em via de extinção, a projeto de desextinguir o dodô e o mamute é bastante interessante, porém tem espécies como o pequeno dodô de Samoa que podem sumir sem nos darmos muito conta disso.🦤
Apesar de ele ser um pombo ele não é tão próximo do dodô não, sua aparência em especial o do bico lembra muito ao dodô mas aparentemente foi só uma convergência evolutiva sem relação genética, tem um projeto que tenta proteger esse animal mas tem realmente muito poucos indivíduos, acho que é uns 80 não sei ao certo.
@@denielrizzoli8616 No caso é próximo sim, o gênero Didunculus juntamente com o gênero Goura, é táxon irmão da subfamília Raphinae (Raphus e Pezophaps) e do gênero Caloenas, me utilizei do termo "pequeno dodô" porque é o que basicamente significa o nome cientifico da espécie, Didunculus é diminutivo de dodô, nome mais que adequado devido a extraordinária convergência evolutiva desse animal.
Acho q o maior "problema" é que tão fazendo isso com o dodô, tem tantas outras espécies que tu poderia utilizar pra atingir resultados semelhantes e que no final tem mais benefícios que justifiquem todos os problemas envolvidos nessa prática
Nessa era infeliz de vídeos curtos inundando a internet, sinceramente, me aquece o coração receber um vídeo de 40 minutos com argumentos bem embasados, completos, comentados, sem simplificações radicais que só tornam o conteúdo raso por si só. Obrigado Pirula!
Eu também gostaria que eles tragam de volta também Preguiça-gigante e Tigre dente de sabre, e não posso me esquecer do Esquilo dente de sabre, pronto já pode fazer Era do Gelo 6 live-action.
@@megalaniabr3008 Seria. Mas nesse caso em um zoológico mesmo ou reserva. A bicada daquele bicho devia decepar fácil um mão ou pé. Mas a Moa, ao contrário seria talvez bem mais inofensiva. Tanto que foi também extinta comida pelos humanos.
Em uma geração as pessoas estariam acostumadas com mamutes e dodôs em zoológicos e nem ligarem mais. Ao passo que sensação de que “podemos extinguir espécies que depois a ciência as traz de volta” perduraria. Ao custo de um enorme sofrimento animal (no texto da UOL detalham mais do que foi falado aqui). Vamos ter um pouco de compaixão, por favor 🙏
21:39 Pirula, "a gente" vai colocar o Dodo 2 no mundo pra ganhar dinheiro. Essa galera só ta desextinguindo uma espécie pq alguém vê alguma forma de ganhar rios de dinheiro com isso.
E como fica a questão da variabilidade genética de uma população "ressuscitada" a partir de pouquísimos indivíduos? Seria de fato viável a médio/longo prazo para a sobrevivência no ambiente?
Não, Tiago. Uma espécie não "nasce" um dia como nova espécie. (Com algumas exceções) é um processo gradual que leva milhares de anos. Com muitos indivíduos de diversas gerações participando do processo. Pra tentar ser mais claro: passam se gerações com indivíduos mais transformados no mais adaptado se reproduzindo com indivíduos menos adaptados e muita variabilidade genética envolvida. Por fim, ao longo se gerações, você vê que só sobreviveram os mais adaptados. (O Pirula tem um vídeo explicando como se cada mãe de gerações dos nossos ancestrais desce a mão uma pra outra, vc não veria a menor diferença entre as mães pertinho uma da outra, mas se vc pulasse muitas mães, aí vc veria a diferença).
Acho q em teoria poderíamos induzir a variabilidade genética via edição de genes e tbm minimizar os impactos negativos, eliminando mutações raras e negativas que costumam acontecer nesses casos..
Mas um grande vídeo do pirula! Eu acho que os vídeos são longos então assisto como podcast porque na maioria deles não é realmente preciso ver, mas som aouvir. Comento também para engajar o canal e para promover a divulgação científica!
Só fique atento que as vezes o pirulla coloca algumas correções que não aparecem no áudio, por exemplo quando ele cita que "os dodos foram extintos em 1700 e bolinha", mas no video aparece a correção "*1680"
Pirula, se possível, faça um vídeo específico sobre o permafrost e as descobertas relacionadas ao tema, por favor. Parabéns pelo seu trabalho! Sua presença é cada vez mais fundamental! Grande abraço!
Concordo 100% com as falas do final do vídeo. Vendo e analisando, talvez trazer esses animais de volta seja só capricho humano..... Mas que ia ser incrível poder revê-los, isso sem dúvida!
Adorei a thumbnail, passou bem a energia do tema hehe. Agora com relação ao vídeo queria comentar sobre a motivação disso tudo. Por mais que ache incrível a ideia de ter um mamute ou um dodô de volta, mesmo que em zoológico, (disclaimer: reconheço a vaidade dessa visão que não leva em conta o bem estar desses indivíduos) acredito que a grande motivação por trás de tanto interesse seja o melhoramento da técnica de clonagem e um pouco desse pioneirismo e vaidade do ser humano. Um pouco daquilo de mostrar que consegue, expandir as fronteiras do conhecimento, algo que fascina, seja com o James Webb (que custou por volta de 10 bilhões de dólares) ou com clonagem. Sem contar a possibilidade no mínimo polêmica de aplicar essa técnica em seres humanos, o que abre um leque impossível de abordar em um comentário. Na minha opinião qualquer benfeitoria citada no vídeo se torna minúscula quando colocamos na balança essa vontade do ser humano de transcender limites, desbravar. Se eu, que não conheço nada de genética, me fascino com a ideia (e me assusto um pouco também da mesma forma que acontece quando conheço uma nova I.A.) imagina para esses pesquisadores que tem isso de forma mais palpável. Enfim, nem sempre vai ser pelo motivo mais nobre ou pela melhor opção e sim porque é inevitável que se faça ou tente pelo menos (e estou falando ainda de ser inevitável expandir esse conhecimento, não que seja inevitável impedir o uso desse conhecimento para usos maléficos, como eugenia etc, etc, etc, isso são escolhas que teremos que tomar como sociedade). A espécie, mudanças climáticas, reparação histórica, biodiversidade são coadjuvante nessa história.
Adorando esses videos novos e as lives. Você é o tipo do cara que é só sentar na frente da câmera com o que estudou e vai ser conteúdo bom, independente de edição e etc. Você já fazia podcast com os "pirullas de duração" antes de podcast ser moda. Por muitos videos mais com muitos Pirullas de duração!
Salve Pirula, espero que Léia... Recentemente eu vi que você estava incucado,com dificuldade de fazer os tão famosos shorts que todo mundo faz né e eu não pretendo resolver esse problema pra você, más caso eu possa te dar uma perspectiva diferente,( talvez seja por isso que eu estou aqui), eu vou te mostrar no final da minha explicação um link para um canal de uma zoologista(que eu espero que você fale inglês e possa entender um pouco dos vídeo dela). Os shorts são uma ferramenta, eles são como a introdução de um livro, ou a capa traseira do livro, os shorts são a informação que você coloca dentro dos parentes( somente o suficiente para dar um extra ou uma ideia), você disse que não da para explicar nada em um minuto e você está completamente correto, não da para dar toda a informação de 4 horas de vídeo em 60 segundos, más quem disse que você precisa dar toda a informação, uma introdução, uma curiosidade de um animal, e a melhor parte: faça vídeos incompletos, pois você abre portas para parte 1, 2, 3... Ou você abre a possibilidade de gerar a curiosidade de o que vai acontecer no próximo episódio, capítulo, etc. Em um minuto não da pra explicar nada, más em 4 horas da pra explicar tudo de ciência, biologia, zoológia, pré história que existe? Da pra passar todo o conhecimento que você tem em um video de 10 horas? Acho que mesmo que fosse um vídeo de 600 minutos ( ou 599 e 59 segundos pq o RUclips come um segundo...), Ainda sim não seria suficiente para tudo o que você tem para falar não é verdade? Um médico nunca para de estudar biologia, e da mesma forma um RUclipsr também recebe novas metodologias e tecnologias de tempos em tempos, tudo isso para agregar o valor da informação que é transmitida pelo mesmo, vou te passar o link aqui em baixo e da uma olhada por favor eu vou também mandar um monte de vezes esse texto só pra ter certeza que vc vai ler( talvez), e eu sei que vc deve desanimar de não conseguir fazer algo ou se adaptar da forma que as pessoas esperam, mas não para não de verdade, essa moça ai tem tanta informação e nós precisamos de conteúdo assim em português( eu sei que você já falou de 90% disso ai más não nesse formato, e um item x que você falou no vídeo 467 aos 16:45 seg, ou seja uma informação importantíssima que podia virar um extra ou uma imagem que merece sessenta segundos de explicação, más que ficou perdido no meio de 4 horas de informação...) também nesses formatos pequenos, mesmo que você só reaja aos vídeos dela e acrescente informação, se quiser eu até falo com ela pra ver se você pode traduzir o conteúdo dela pro português eu até te ajudo nisso daí também, ou talvez um react dos vídeos dela ou de outros acontecimentos do reino animal (tipo baleia tem consciência?), más de verdade, você é uma das gerações mais antigas que tem no RUclips brasileiro e a molecadinha que ta vindo precisa dessa sua informação então se puder desde já agradeço pela atenção. Link dela e eu não lembro o nome dela mas ta aqui: ruclips.net/user/shortsZxPcvHHGTfA?feature=share3
Esse dilema de querer ver um mamute ou um Dodô e saber que cientificamente e eticamente não é o certo me pegou. Lembrei de Homem-Aranha 2 quando o Doutor Octopus tem que destruir o Sol que ele criou pois isso destruiria toda a cidade no mínimo: " Às vezes, para fazer a coisa certa, é preciso ser firme e desistir daquilo que mais queremos. Até dos nossos sonhos".
as espécies levam milhões de anos para evoluir e se adaptar e o homem quer criar ou recriar algo em uma vida humana... acho difícil. mas ciência é isso, torço que consigamos.
Esse dinheiro para clonar o dodô seria muito difícil de passar para outras áreas, porque esse dinheiro já foi pensado para esse motivo, tem a ""propaganda", a ideia por assim dizer, então seria difícil de haver interesse nos envolvidos para mudar o foco. 🤔
O lance de usar os mamutes como engenheiros ecológicos, apesar de já se ter espécies vivas que podem ser usadas, é que o tamanho dos mamutes faz eles naturalmente "resolverem problemas" ques os bisões, cavalos e etc não dariam conta, como derrubar árvores já bem crescidas, que um cavalo não conseguiria, por exemplo
Fiquei put0 vendo PCRevo EP 2, com vc dizendo "mesmo que já tenham feito vídeos sobre o assunto eu acredito que vocês que são meus fãs querem ver o que eu tenho pra falar" anos depois você ainda fica se diminuindo, achando que não é bom o suficiente. Fale tudo, sobre tudo que você quiser e puder meu camarada, tu é Zika brother
Adorava zoológico quando criança e visitava com alta frequência, era o melhor lugar da minha cidade, BH. Um zoológico com animais como mamutes ressuscitados...aaahh!!! Eu poderia esperar minha vida inteira pra ter o prazer de ver essas criaturas e seria um dos bons motivos pra me cuidar, pra viver bastante e levar meus possíveis netos pra passear no zoo, como meu pai fazia comigo!
Ver um Mamute vivo deve ser uma experiência arrebatadora. Periga até eu acreditar em Deus se eu ver um tremendo o solo ao meu redor... takipariu, arrepia só de imaginar!!
Entendo que em algum momento estes animais icônicos voltem a vida e que estas técnicas podem ser utilizadas futuramente para outras tantas espécies em risco de extinção. Está ressurreição ao meu entendimento é inevitável, a questão é de como vai se conduzir isso com estes bichos de volta ao mundo.
Pirula, estava vendo/ouvindo seu vídeo e concordando com praticamente tudo do ponto de vista intelectual… agora eu confesso que quando escutei a sua declaração final sobre se vc queria ver: aí vc pegou no meu âmago! Tive que voltar para ver vc falando o que eu penso: como eu queria ver as espécies que foram extintas! Me peguei emocionado desejando isso! Quem sabe ainda teremos tempo para ver a humanidade chegar bo ponto de conseguir recuperar esses animais e impedir a extinção dos ainda vivos! Considerando que o conhecimento evolui de maneira exponencial eu ainda tenho esperanças de ver a humanidade dando grandes passos para um futuro melhor para o planeta e todas as espécies que aqui habitam
Muito legal essa caixa de "Contexto" que apareceu com um link para a campanha da ONU que trata sobre as mudanças climáticas. Foi o Pirula que colocou ou é novidade do RUclips?
Esse vídeo me fez lembrar muito de uns 2 episódios daquela serie da discovery "rumo ao desconhecido". Eles mostram o rolê aí de uma empresa coreana que quer clonar o Mamute Lanoso e em dado momento eles se enfiam num lugar na Sibéria no meio de gente que cavuca o permafrost com mangueiras de pressão pra pegar marfim e acabam conseguindo algumas partes do mamute. Apesar de todo o sensacionalismo da série é bem interessante de ver algumas das coisas que você falou
Год назад+2
Não sei se quem faz a pesquisa pra reviver o dodô está muito preocupado de onde soltar. Qual seria um bom uso para uma ave dócil que chega a 17kg, uma vez superada a "ressurreição" e a a reprodução que de forma natural seria mais lenta? De que forma um criadouro "poderia" tratar uma espécie que nem existe, só existe graças à "nós" (e acho que tem um diálogo assim em algum(s) Jurassic Park)
Maravilhosa essa conversa, muito muito boa. Tambem gostaria de ver esses animais “resurgirem “. Imagina que lindo o mamute lanoso! Parabéns pelas explicacoes. Obrigadao
Essa discussão é muito boa: avanço da ciência X aplicabilidade X ética. Acredito q tentar impedir o avanço da ciência (ainda mais se tiver incentivos financeiros) é inútil. Vai ter alguém (ou uma empresa) q vai tentar fazer. Clonar bichos, trazer espécies extintas de volta e até clonar gente q já morreu pode ser uma realidade dentro de uns 50 anos....
Uma parte dessa discussão que eu acho que seria muito útil seria não apenas a ressucitassão de uma espécie, ou preservacão, mas também o que deveria acontecer ao redor disso para permitir que essa espécie realmente sobreviva. Ou seja, é por exemplo a restituicão da ilha do dodo ao seu estado anterior onde o dodo vivia. Toda a pesquisa envolvida para o maior objetivo, a tecnologias, técnicas, dados sobre a pratica e realidade dessas transformacoes intensionais extensas (que já seria um tipo de terraformacao mesmo), e finalmente os efeitos no clima (local e global) de tal processo. Tudo isso junto, na minha opinião já resolve a questao de ser "jogar dinheiro fora" ou nao, porque é irrelevante se o ato de ressucitar a especie em si mesmo é ou nao mau uso de dinheiro quando tudo isso que deveria ser feito ao mesmo tempo é ao meu ver inquestionavelmente um bom uso. Do ponto de vista mais cinico, se "trazer o animalizinho bonitinho" for a veiculo pra fazer a porra do sistema valorizar restauracao ambiental e climatica, e usar rescursos para isso, eu já vejo isso como vantagem.
Cara ótimo vídeo, gostaria de ver um vídeo neste estilo falando sobre os neandertais, já ouvi falar em algum lugar que é possível fazendo sequenciamento genético ( não sei se é verdade), mas você é a melhor pessoa para esclarecer isso
Sobre o mamute, se eu não me engane os elefantes são seres sociais, que aprendem como viver com as os mais velhos, o que me leva a pensar que os mamutes também eram assim. Se conseguissem gerar alguns para colocar esses hábitat, não seria meio inútil já que eles não saberiam sobreviver?
Honestamente acho meio aleatório a questão da “ética”. Na minha visão é muito mais uma questão de sentimento de culpa do que algo relacionado ao bicho… não é como se ele sentisse saudade em existir, ou fosse voltar à existência e ser grato por o desextinguir… pra eles não faz diferença real estar extintos ou não, então é 100% algo da nossa culpa de ter-los extinguido.
Muito bom o vídeo e agradeço quanto ao adendo da argumentação do dinheiro investido. Sempre defendi a pesquisa básica, mas também utilizava esse argumento no que tange a utilização do dinheiro na desestinção de espécies. Ainda acho esse argumento válido, mas de fato perigoso.
"a maior pomba que nos temos registro", "pomba bem grande", "uma pomba bonita"... frases que com certeza me tiraram bons risos, talvez eu precise de ajuda
eu acho q a gente tem q preservar os animais atuais sim mas acho q a ressueição do dodo é alem disso, alem de ser um marco para a ressueição de outras especies é uma barreira para nosso conhecimento, depois disso os limites talvez sejam infinitos, não apenas para preservação de especies mas para tudo, o nosso conhecimento de engenharia genetica vai se expandir de formas expetaculares, eu to ansioso para ver oque vai gerar e eu espero fazer parte disso
Eu tenho uma ideia muito radical, proteger as espécies para n precisar usar isso. Eu acho importante de fato aprender a usar isso para um momento mais drástico. Mas me parece mto contras sem ter regulamento
Professor sempre gostei de ouvi-lo. Gostaria que o senhor explicasse porque se a vida na Terra surgiu a cerca de 3,8 bi de anos por que nunca vimos uma nova proto célula se formando nos dias atuais já que penso que as condições naturais de hoje são bem mais favoráveis que naquele passado tão antigo.
Lembrei do filme o sexto dia.q fala sobre clonagem de animais de estimação e humanos, nesse filme a clonagem de animais é permitido menos de humanos, o filme eles conseguem fazer tipo um upload da mente do animal e experiência e memória do seu comportamento com seu dono
Eu acho uma pesquisa importante como um Backup. Ou Seja, mantemos a manutenção e preservação das espécies atuais para não serem extintas pelos meios tradicionais, mas por garantia, a tecnologia de ''Desextinção'' de ''Ressucitar'' espécies extintas pode ser usada inclusive nas atuais para aumentar sua população e sua diversidade genética com mais indivíduas da mesma espécie reproduzidos, e em caso de extrema necessidade, na pior das hipóteses, se restarem pouquíssimos indivíduos, menos de 1000, 100, ou 2 ou se infelizmente forem extintos trazer de volta, em futuro próximo. Mas o melhor mesmo é poder aumentar suas populações e diversidade genética mesmo, com eles ainda vivos. Gostei da perspectiva de não ser uma pesquisa inútil mas que pode gerar conhecimento para aplicações uteis. E a propria industria agropecuária poderia diretamente também ser beneficiada com tecnologias de clonagem de espécies extintas ou raras. Imagina o beneficio de trazer espécies extintas de animais domesticados e plantas para cruzamentos com especies atuais buscando maior resistência a doenças, melhor sabor etc. Imagina trazer o extinto boi Euroque de volta, ou variedades extintas de milho e trigo talvez mais produtivas que as atuais.
Pirulla, não sei se você já fez, mas faz um vídeo indicando livros de animais extintos, não só dinossauros, mas mega fauna também, é bem difícil de achar livros assim
Cara, eu queria mt ver um mamute vivo e saber q eles teriam uma "função" ecológica me deixa mais entusiasmado. Desde criança mamute é meu animal extinto favorito. Eu tinha minhas dúvidas se eles iriam se encaixar em algum lugar no planeta e esse vídeo sanou essa dúvida, porém a questão ética da clonagem me fez perceber que não é tão fácil assim. Vai ser interessante acompanhar as descobertas através das pesquisas dessa empresa.
acho valido, teríamos benefícios extraordinários, do ponto de vista econômico e alimentar. por exemplo podemos imaginar um futuro com gigantescas fazendas de criação de dodo, mamutes, poderiamos pescar vacas marinhas nos oceanos...e quem em algum futuro distante tenhamos carne de dinossauro a venda no açougue.
amo seus vídeos Pirulla, eu já amo os assuntos dos seus vídeos naturalmente, mas é incrível o quanto eu consigo me interessar por qualquer assunto que você aborde!
Pirula você falou sobre o porque clonar cavalos, então: é muito bom/ viável comercialmente. Se você tem um cavalo campeão pode clonar ele só pra vender sêmen e ganhar muito dinheiro com isso. E legalmente esta vendendo o sêmen do cavalo campeão e não do clone.
Eu acho válido desenvolver essa tecnologia, sabe se lá quantos mais animais vamos extinguir nos próximos anos, ter tecnologia para traze-los de volta seria um recurso para programas de preservação falhos. E claro seria muito legal ver eles vivos novamente...
Debate interessante. Um.ponto que não é citado no vídeo, mas que vale a pena levantar, é: quantos espécimes viáveis seriam necessários para tornar os "revividos" mamute e dodô em espécies viáveis, de fato?
Também concordo sobre a adoção de animais abandonados!Tanto nas ruas como nos abrigos existem muitos gatos e cães esperando por um novo lar!Eu mesmo cuido de cinco gatos que encontrei há seis anos abandonados numa caixa de papelão!👍🐈
Na minha opinião o argumento do restabelecimento das interações ecológicas (que você tocou quando falou dos mamutes mantendo a paisagem da tundra) já o suficiente para justificar trazer eles de volta. Hoje em dia tem um monte de anacronismo e extinção acontecendo por que um animal desses da megafauna foi extindo em um período rápido demais e a teia de interações não consegui-o (ou não está conseguindo) se adaptar antes de colapsar
10:00 então... mas clonar um espécime extinto... como ficaria a questão da variabilidade genética? (Pensando em clonar para trazer a espécie de volta ) como seria depois a questão da reprodução se os indivíduos seriam clones? teria que clonar ininterruptamente? Já que se eles cruzarem entre si teria os mesmos riscos de gêmeos tendo filho ... (em relação a doenças genéticas)
Essa parte do investindo dinheiro em pesquisa inútil, ai o Pirula fala de futebol etc… Eu passei por isso na minha vida, fui cortando tudo que seria inútil na minha vida, cortei futebol, jogar videgame, cortei ver filmes e series… cheguei num momento que so comia, fazia exercícios, trabalhava e dormia. Ai comecei a pensar que viver n fazia sentido. Hoje voltei com todas as coisas “inúteis”, senti que era importante pra continuar vivendo.
pois é.
Fonte: confia
@@victorsenna3780 amigo, isso é um relato pessoal, a fonte é a experiência do cara, ele n ta afirmando nem concluído nada
@@victorsenna3780 "O café que eu tomei hoje estava tão bom!"
Esse cara: FONTE? MAS E A FONTE HEIN? TIROU DA BUNDA QUE TAVA BOM??
Acho que o Victor não tem a disciplina de parar de jogar videogame pra estudar mais e conseguir passar no vestibular, concurso ou promoção da empresa ou qualquer coisa assim, se sente pessoalmente afetado ao saber que outra pessoa fez o que ele precisa fazer mas não faz e por isso precisa questionar o relato do Yuri.
Falar um pouquinho: 44 minutos.
É disso que nós gostamos!
Pagamos internet é pra isso
Isso é um vídeo shorts do Pirula
O Pirulla criou uma nova unidade de medida de tempo, que se chama "Pirulla de duração" e equivale a algo entre 40min e 2 horas, 🤣🤣🤣🤣
Haja paciência meu amigo
O vídeo nem deu uma Pirula 😢😢😢😢
18:39 Pirulla tem um pássaro na ilha de Samoa o tooth billed pigeon (pombo-de-bico- dentado) cujo o nome cientifico é Didunculus strigirostris, que é parente próximo dodô e do solitário-de-rodriguez, que está em via de extinção, a projeto de desextinguir o dodô e o mamute é bastante interessante, porém tem espécies como o pequeno dodô de Samoa que podem sumir sem nos darmos muito conta disso.🦤
Apesar de ele ser um pombo ele não é tão próximo do dodô não, sua aparência em especial o do bico lembra muito ao dodô mas aparentemente foi só uma convergência evolutiva sem relação genética, tem um projeto que tenta proteger esse animal mas tem realmente muito poucos indivíduos, acho que é uns 80 não sei ao certo.
@@denielrizzoli8616 No caso é próximo sim, o gênero Didunculus juntamente com o gênero Goura, é táxon irmão da subfamília Raphinae (Raphus e Pezophaps) e do gênero Caloenas, me utilizei do termo "pequeno dodô" porque é o que basicamente significa o nome cientifico da espécie, Didunculus é diminutivo de dodô, nome mais que adequado devido a extraordinária convergência evolutiva desse animal.
Acho q o maior "problema" é que tão fazendo isso com o dodô, tem tantas outras espécies que tu poderia utilizar pra atingir resultados semelhantes e que no final tem mais benefícios que justifiquem todos os problemas envolvidos nessa prática
Queria conteúdo do Pirula no Spotify, escutaria 4 horas direto fácil.
Ele participa do Nerdcast as vezes, e é sempre foda a participação dele.
Poxa faz muito tempo que não ouço ele participando do Jovem Nerd.
@@igorsaraiva7388 sim, ja escutei todos, mas queria um pod so dele. Hehe
4 horas e pouco pro pirrula
@@dr.cornix 4 pirullas de duração......e MEIA!
Nessa era infeliz de vídeos curtos inundando a internet, sinceramente, me aquece o coração receber um vídeo de 40 minutos com argumentos bem embasados, completos, comentados, sem simplificações radicais que só tornam o conteúdo raso por si só. Obrigado Pirula!
Raso*
Bb
Bb
TV
B
A vantagem do gasto com a pesquisa não é ter um novo Dodô, mas sim obter conhecimento do processo.
Cara acho que daqui a pouco vão tá usando IA pra "restaurar" partes de genomas de espécies extintas. não duvido que já estejam fazendo isso.
Era mais fácil investir em pesquisas para acabar com AIDS
Eu também gostaria que eles tragam de volta também Preguiça-gigante e Tigre dente de sabre, e não posso me esquecer do Esquilo dente de sabre, pronto já pode fazer Era do Gelo 6 live-action.
Esquilo dente de Sabre?
Tá falando do bichinho da Era do Gelo?
Se for ele é do Cretáceo e nem tem como trazer de volta.
@@diogonadir7535 ele usou de ironia, amigo.
A Moa Gigante, e as Aves do Terror também seriam legais.
@@brunocesarcerqueira2525seria foda mas perigoso
@@megalaniabr3008 Seria. Mas nesse caso em um zoológico mesmo ou reserva. A bicada daquele bicho devia decepar fácil um mão ou pé.
Mas a Moa, ao contrário seria talvez bem mais inofensiva. Tanto que foi também extinta comida pelos humanos.
Em uma geração as pessoas estariam acostumadas com mamutes e dodôs em zoológicos e nem ligarem mais. Ao passo que sensação de que “podemos extinguir espécies que depois a ciência as traz de volta” perduraria. Ao custo de um enorme sofrimento animal (no texto da UOL detalham mais do que foi falado aqui). Vamos ter um pouco de compaixão, por favor 🙏
21:39 Pirula, "a gente" vai colocar o Dodo 2 no mundo pra ganhar dinheiro. Essa galera só ta desextinguindo uma espécie pq alguém vê alguma forma de ganhar rios de dinheiro com isso.
E como fica a questão da variabilidade genética de uma população "ressuscitada" a partir de pouquísimos indivíduos? Seria de fato viável a médio/longo prazo para a sobrevivência no ambiente?
Uai, mais não foi desse modo que todas as espécies do planeta surgiram, isto é a partir de um grupo pequeno de individuos?
Não, Tiago. Uma espécie não "nasce" um dia como nova espécie. (Com algumas exceções) é um processo gradual que leva milhares de anos. Com muitos indivíduos de diversas gerações participando do processo.
Pra tentar ser mais claro: passam se gerações com indivíduos mais transformados no mais adaptado se reproduzindo com indivíduos menos adaptados e muita variabilidade genética envolvida.
Por fim, ao longo se gerações, você vê que só sobreviveram os mais adaptados.
(O Pirula tem um vídeo explicando como se cada mãe de gerações dos nossos ancestrais desce a mão uma pra outra, vc não veria a menor diferença entre as mães pertinho uma da outra, mas se vc pulasse muitas mães, aí vc veria a diferença).
@@tiagohenrique5099 não foi dessa forma não
a intenção é ir a aumentando a população e como vai ser usado dna de uma especie viva para os hibridos ent é possivel ter variedade genetica
Acho q em teoria poderíamos induzir a variabilidade genética via edição de genes e tbm minimizar os impactos negativos, eliminando mutações raras e negativas que costumam acontecer nesses casos..
De fato, seria incrível ver um bicho desses vivo, porém com tudo que foi dito, que situaçãozinha hein
uma boa adição ao shorts seria responder alguma pergunta do ultimo video lançado, alguma que seja no maximo de 1min
É uma boa
é uma boa memo
Mas um grande vídeo do pirula! Eu acho que os vídeos são longos então assisto como podcast porque na maioria deles não é realmente preciso ver, mas som aouvir. Comento também para engajar o canal e para promover a divulgação científica!
Eu faço isso também, escuto com o fone de ouvido enquanto faço outra atividade.
Só fique atento que as vezes o pirulla coloca algumas correções que não aparecem no áudio, por exemplo quando ele cita que "os dodos foram extintos em 1700 e bolinha", mas no video aparece a correção "*1680"
@@alexandrepetrassicardoso7539 PSE, não botei isso aí
Esse canal é maravilhoso
Pirula, se possível, faça um vídeo específico sobre o permafrost e as descobertas relacionadas ao tema, por favor.
Parabéns pelo seu trabalho! Sua presença é cada vez mais fundamental!
Grande abraço!
Vídeo do Pirulla!!! Sempre uma alegria imensa!!!
Ps.: As camisas da doppel estão muito bonitas, e parabéns Igor
Concordo 100% com as falas do final do vídeo. Vendo e analisando, talvez trazer esses animais de volta seja só capricho humano..... Mas que ia ser incrível poder revê-los, isso sem dúvida!
Adorei a thumbnail, passou bem a energia do tema hehe. Agora com relação ao vídeo queria comentar sobre a motivação disso tudo. Por mais que ache incrível a ideia de ter um mamute ou um dodô de volta, mesmo que em zoológico, (disclaimer: reconheço a vaidade dessa visão que não leva em conta o bem estar desses indivíduos) acredito que a grande motivação por trás de tanto interesse seja o melhoramento da técnica de clonagem e um pouco desse pioneirismo e vaidade do ser humano. Um pouco daquilo de mostrar que consegue, expandir as fronteiras do conhecimento, algo que fascina, seja com o James Webb (que custou por volta de 10 bilhões de dólares) ou com clonagem. Sem contar a possibilidade no mínimo polêmica de aplicar essa técnica em seres humanos, o que abre um leque impossível de abordar em um comentário. Na minha opinião qualquer benfeitoria citada no vídeo se torna minúscula quando colocamos na balança essa vontade do ser humano de transcender limites, desbravar. Se eu, que não conheço nada de genética, me fascino com a ideia (e me assusto um pouco também da mesma forma que acontece quando conheço uma nova I.A.) imagina para esses pesquisadores que tem isso de forma mais palpável. Enfim, nem sempre vai ser pelo motivo mais nobre ou pela melhor opção e sim porque é inevitável que se faça ou tente pelo menos (e estou falando ainda de ser inevitável expandir esse conhecimento, não que seja inevitável impedir o uso desse conhecimento para usos maléficos, como eugenia etc, etc, etc, isso são escolhas que teremos que tomar como sociedade). A espécie, mudanças climáticas, reparação histórica, biodiversidade são coadjuvante nessa história.
Dia 2: pirulla faz um vídeo de como os aliens e os paleontólogos remontariam um crânio humano
Pirulla, você é um cara sensacional, temos opinião muito parecida em praticamente tudo. Você é o cara. Abraço.
Agente começa o vídeo já achando o que vai vir, mas o Pirula sempre nos surpreende com informações que agente nem sabia que existia 🤩
30:08 esse audio teria potencial pra viralizar
Adorando esses videos novos e as lives. Você é o tipo do cara que é só sentar na frente da câmera com o que estudou e vai ser conteúdo bom, independente de edição e etc. Você já fazia podcast com os "pirullas de duração" antes de podcast ser moda. Por muitos videos mais com muitos Pirullas de duração!
Salve Pirula, espero que Léia... Recentemente eu vi que você estava incucado,com dificuldade de fazer os tão famosos shorts que todo mundo faz né e eu não pretendo resolver esse problema pra você, más caso eu possa te dar uma perspectiva diferente,( talvez seja por isso que eu estou aqui), eu vou te mostrar no final da minha explicação um link para um canal de uma zoologista(que eu espero que você fale inglês e possa entender um pouco dos vídeo dela). Os shorts são uma ferramenta, eles são como a introdução de um livro, ou a capa traseira do livro, os shorts são a informação que você coloca dentro dos parentes( somente o suficiente para dar um extra ou uma ideia), você disse que não da para explicar nada em um minuto e você está completamente correto, não da para dar toda a informação de 4 horas de vídeo em 60 segundos, más quem disse que você precisa dar toda a informação, uma introdução, uma curiosidade de um animal, e a melhor parte: faça vídeos incompletos, pois você abre portas para parte 1, 2, 3... Ou você abre a possibilidade de gerar a curiosidade de o que vai acontecer no próximo episódio, capítulo, etc.
Em um minuto não da pra explicar nada, más em 4 horas da pra explicar tudo de ciência, biologia, zoológia, pré história que existe?
Da pra passar todo o conhecimento que você tem em um video de 10 horas?
Acho que mesmo que fosse um vídeo de 600 minutos ( ou 599 e 59 segundos pq o RUclips come um segundo...), Ainda sim não seria suficiente para tudo o que você tem para falar não é verdade?
Um médico nunca para de estudar biologia, e da mesma forma um RUclipsr também recebe novas metodologias e tecnologias de tempos em tempos, tudo isso para agregar o valor da informação que é transmitida pelo mesmo, vou te passar o link aqui em baixo e da uma olhada por favor eu vou também mandar um monte de vezes esse texto só pra ter certeza que vc vai ler( talvez), e eu sei que vc deve desanimar de não conseguir fazer algo ou se adaptar da forma que as pessoas esperam, mas não para não de verdade, essa moça ai tem tanta informação e nós precisamos de conteúdo assim em português( eu sei que você já falou de 90% disso ai más não nesse formato, e um item x que você falou no vídeo 467 aos 16:45 seg, ou seja uma informação importantíssima que podia virar um extra ou uma imagem que merece sessenta segundos de explicação, más que ficou perdido no meio de 4 horas de informação...) também nesses formatos pequenos, mesmo que você só reaja aos vídeos dela e acrescente informação, se quiser eu até falo com ela pra ver se você pode traduzir o conteúdo dela pro português eu até te ajudo nisso daí também, ou talvez um react dos vídeos dela ou de outros acontecimentos do reino animal (tipo baleia tem consciência?), más de verdade, você é uma das gerações mais antigas que tem no RUclips brasileiro e a molecadinha que ta vindo precisa dessa sua informação então se puder desde já agradeço pela atenção.
Link dela e eu não lembro o nome dela mas ta aqui: ruclips.net/user/shortsZxPcvHHGTfA?feature=share3
Um Pirulla de duração , muito bom .
Tô a um tempo sem assistir seus vídeos, esse canal tem muito valor, que bom que ainda posta, tô aqui assentindo um atrás do outro haha.
"Não vou falar muito, só dar umas pinceladas no assunto"
Vídeo: 45 minutos kkkkkk
Já ouvi falar dessa empresa Colussus, ela tinha até uma TV um tempo atrás, a TV Colossus.
clonavam cachorros
Esse dilema de querer ver um mamute ou um Dodô e saber que cientificamente e eticamente não é o certo me pegou. Lembrei de Homem-Aranha 2 quando o Doutor Octopus tem que destruir o Sol que ele criou pois isso destruiria toda a cidade no mínimo: " Às vezes, para fazer a coisa certa, é preciso ser firme e desistir daquilo que mais queremos. Até dos nossos sonhos".
as espécies levam milhões de anos para evoluir e se adaptar e o homem quer criar ou recriar algo em uma vida humana... acho difícil. mas ciência é isso, torço que consigamos.
É aí que tá: as espécies já existem (ou já existiram, se preferir) sendo assim, tudo o que nós precisamos fazer é... clonar?
Esse dinheiro para clonar o dodô seria muito difícil de passar para outras áreas, porque esse dinheiro já foi pensado para esse motivo, tem a ""propaganda", a ideia por assim dizer, então seria difícil de haver interesse nos envolvidos para mudar o foco. 🤔
O lance de usar os mamutes como engenheiros ecológicos, apesar de já se ter espécies vivas que podem ser usadas, é que o tamanho dos mamutes faz eles naturalmente "resolverem problemas" ques os bisões, cavalos e etc não dariam conta, como derrubar árvores já bem crescidas, que um cavalo não conseguiria, por exemplo
Fiquei put0 vendo PCRevo EP 2, com vc dizendo "mesmo que já tenham feito vídeos sobre o assunto eu acredito que vocês que são meus fãs querem ver o que eu tenho pra falar" anos depois você ainda fica se diminuindo, achando que não é bom o suficiente. Fale tudo, sobre tudo que você quiser e puder meu camarada, tu é Zika brother
Adorava zoológico quando criança e visitava com alta frequência, era o melhor lugar da minha cidade, BH. Um zoológico com animais como mamutes ressuscitados...aaahh!!! Eu poderia esperar minha vida inteira pra ter o prazer de ver essas criaturas e seria um dos bons motivos pra me cuidar, pra viver bastante e levar meus possíveis netos pra passear no zoo, como meu pai fazia comigo!
Pirula, e se o ser humano, criar um "útero artificial" uma maquina que acelera a gestação e também ajudada na nutrição do feto.
Cara, eu bati o olho no título do vídeo e li rápido: "Vale a pena ressuscitar o Dodo e o Matuê" depois vi meu erro.
Tô rindo até agora kkkkkkkk
Ver um Mamute vivo deve ser uma experiência arrebatadora. Periga até eu acreditar em Deus se eu ver um tremendo o solo ao meu redor... takipariu, arrepia só de imaginar!!
18:20 imagino que se é uma espécie nova é capaz da aparência também ser bem diferente do esperado
o melhor momento do mês é receber mensagem do yt do seu canal cara, você é foda
Entendo que em algum momento estes animais icônicos voltem a vida e que estas técnicas podem ser utilizadas futuramente para outras tantas espécies em risco de extinção.
Está ressurreição ao meu entendimento é inevitável, a questão é de como vai se conduzir isso com estes bichos de volta ao mundo.
Pirula, estava vendo/ouvindo seu vídeo e concordando com praticamente tudo do ponto de vista intelectual… agora eu confesso que quando escutei a sua declaração final sobre se vc queria ver: aí vc pegou no meu âmago! Tive que voltar para ver vc falando o que eu penso: como eu queria ver as espécies que foram extintas! Me peguei emocionado desejando isso!
Quem sabe ainda teremos tempo para ver a humanidade chegar bo ponto de conseguir recuperar esses animais e impedir a extinção dos ainda vivos!
Considerando que o conhecimento evolui de maneira exponencial eu ainda tenho esperanças de ver a humanidade dando grandes passos para um futuro melhor para o planeta e todas as espécies que aqui habitam
Muito legal essa caixa de "Contexto" que apareceu com um link para a campanha da ONU que trata sobre as mudanças climáticas.
Foi o Pirula que colocou ou é novidade do RUclips?
Esse vídeo me fez lembrar muito de uns 2 episódios daquela serie da discovery "rumo ao desconhecido". Eles mostram o rolê aí de uma empresa coreana que quer clonar o Mamute Lanoso e em dado momento eles se enfiam num lugar na Sibéria no meio de gente que cavuca o permafrost com mangueiras de pressão pra pegar marfim e acabam conseguindo algumas partes do mamute. Apesar de todo o sensacionalismo da série é bem interessante de ver algumas das coisas que você falou
Não sei se quem faz a pesquisa pra reviver o dodô está muito preocupado de onde soltar. Qual seria um bom uso para uma ave dócil que chega a 17kg, uma vez superada a "ressurreição" e a a reprodução que de forma natural seria mais lenta? De que forma um criadouro "poderia" tratar uma espécie que nem existe, só existe graças à "nós" (e acho que tem um diálogo assim em algum(s) Jurassic Park)
É tão gostoso trabalhar enquanto escuta os vídeos do Pirula. O tempo passa bem mais rápido
Maravilhosa essa conversa, muito muito boa. Tambem gostaria de ver esses animais “resurgirem “. Imagina que lindo o mamute lanoso! Parabéns pelas explicacoes. Obrigadao
Eu acho importante termos a ideia do "esses estudos irão ajudar nos conhecimentos futuros". Isto me lembra astronomia, até mais direto na verdade.
Essa discussão é muito boa: avanço da ciência X aplicabilidade X ética. Acredito q tentar impedir o avanço da ciência (ainda mais se tiver incentivos financeiros) é inútil. Vai ter alguém (ou uma empresa) q vai tentar fazer. Clonar bichos, trazer espécies extintas de volta e até clonar gente q já morreu pode ser uma realidade dentro de uns 50 anos....
Uma parte dessa discussão que eu acho que seria muito útil seria não apenas a ressucitassão de uma espécie, ou preservacão, mas também o que deveria acontecer ao redor disso para permitir que essa espécie realmente sobreviva. Ou seja, é por exemplo a restituicão da ilha do dodo ao seu estado anterior onde o dodo vivia. Toda a pesquisa envolvida para o maior objetivo, a tecnologias, técnicas, dados sobre a pratica e realidade dessas transformacoes intensionais extensas (que já seria um tipo de terraformacao mesmo), e finalmente os efeitos no clima (local e global) de tal processo. Tudo isso junto, na minha opinião já resolve a questao de ser "jogar dinheiro fora" ou nao, porque é irrelevante se o ato de ressucitar a especie em si mesmo é ou nao mau uso de dinheiro quando tudo isso que deveria ser feito ao mesmo tempo é ao meu ver inquestionavelmente um bom uso. Do ponto de vista mais cinico, se "trazer o animalizinho bonitinho" for a veiculo pra fazer a porra do sistema valorizar restauracao ambiental e climatica, e usar rescursos para isso, eu já vejo isso como vantagem.
Pirula sempre trazendo conteúdos que realmente agregam em nossa vida nessa plataforma
O canal ABC terra recentemente postou um vídeos sobre isso.
Nossa que legal, lançou muito próximo do ABC Terra!
Discussão interessantíssima e com um ótimo fechamento pra reflexão: nem sempre o que desejamos, é o certo. Ah se todos tivessem esse humildade…
@ 31:40 o problema é que as árvores somos nozes
Cara ótimo vídeo, gostaria de ver um vídeo neste estilo falando sobre os neandertais, já ouvi falar em algum lugar que é possível fazendo sequenciamento genético ( não sei se é verdade), mas você é a melhor pessoa para esclarecer isso
Gostei muiiiitooooooo dos argumentos do pirula no vídeo. Muito bom mesmo, agregando muito neste debate. Muito sensato.
O Pirulla demonstrou o mesmo sentimento que o Albiere na novela O Clone. O cara queria mesmo era ver o clone acontecendo.
Sobre o mamute, se eu não me engane os elefantes são seres sociais, que aprendem como viver com as os mais velhos, o que me leva a pensar que os mamutes também eram assim. Se conseguissem gerar alguns para colocar esses hábitat, não seria meio inútil já que eles não saberiam sobreviver?
As primeiras gerações vão precisar necessariamente viver em cativeiro. Zoológicos têm programas de reintrodução à natureza.
Mamutes era sim sociais
Eu li que o boi almiscarado, apesar do nome, é próximo das cabra e não das vacas.
Ressuscitar o canal do Pirulla, isso sim é um projeto necessário.
Os mamutes seriam gestados por elefantes, elefantes são adaptados a regiões mais quentes, como adaptaria o mamute 2.0 para o frio extremo da Sibéria?
tecnicamente é pro filhote nascer adaptado. Essa é a ideia, ele nascer um...mamute. Coberto de pelo e talz. A elefoa seria só barriga de aluguel
Honestamente acho meio aleatório a questão da “ética”. Na minha visão é muito mais uma questão de sentimento de culpa do que algo relacionado ao bicho… não é como se ele sentisse saudade em existir, ou fosse voltar à existência e ser grato por o desextinguir… pra eles não faz diferença real estar extintos ou não, então é 100% algo da nossa culpa de ter-los extinguido.
A novela o clone tem um efeito cultural enorme sobre o oriente entre nós e sobre paixão científica
Muito bom o vídeo e agradeço quanto ao adendo da argumentação do dinheiro investido. Sempre defendi a pesquisa básica, mas também utilizava esse argumento no que tange a utilização do dinheiro na desestinção de espécies. Ainda acho esse argumento válido, mas de fato perigoso.
"a maior pomba que nos temos registro", "pomba bem grande", "uma pomba bonita"... frases que com certeza me tiraram bons risos, talvez eu precise de ajuda
eu acho q a gente tem q preservar os animais atuais sim mas acho q a ressueição do dodo é alem disso, alem de ser um marco para a ressueição de outras especies é uma barreira para nosso conhecimento, depois disso os limites talvez sejam infinitos, não apenas para preservação de especies mas para tudo, o nosso conhecimento de engenharia genetica vai se expandir de formas expetaculares, eu to ansioso para ver oque vai gerar e eu espero fazer parte disso
Eu tenho uma ideia muito radical, proteger as espécies para n precisar usar isso. Eu acho importante de fato aprender a usar isso para um momento mais drástico. Mas me parece mto contras sem ter regulamento
Professor sempre gostei de ouvi-lo.
Gostaria que o senhor explicasse porque se a vida na Terra surgiu a cerca de 3,8 bi de anos por que nunca vimos uma nova proto célula se formando nos dias atuais já que penso que as condições naturais de hoje são bem mais favoráveis que naquele passado tão antigo.
Lembrei do filme o sexto dia.q fala sobre clonagem de animais de estimação e humanos, nesse filme a clonagem de animais é permitido menos de humanos, o filme eles conseguem fazer tipo um upload da mente do animal e experiência e memória do seu comportamento com seu dono
Eu acho uma pesquisa importante como um Backup. Ou Seja, mantemos a manutenção e preservação das espécies atuais para não serem extintas pelos meios tradicionais, mas por garantia, a tecnologia de ''Desextinção'' de ''Ressucitar'' espécies extintas pode ser usada inclusive nas atuais para aumentar sua população e sua diversidade genética com mais indivíduas da mesma espécie reproduzidos, e em caso de extrema necessidade, na pior das hipóteses, se restarem pouquíssimos indivíduos, menos de 1000, 100, ou 2 ou se infelizmente forem extintos trazer de volta, em futuro próximo. Mas o melhor mesmo é poder aumentar suas populações e diversidade genética mesmo, com eles ainda vivos. Gostei da perspectiva de não ser uma pesquisa inútil mas que pode gerar conhecimento para aplicações uteis. E a propria industria agropecuária poderia diretamente também ser beneficiada com tecnologias de clonagem de espécies extintas ou raras. Imagina o beneficio de trazer espécies extintas de animais domesticados e plantas para cruzamentos com especies atuais buscando maior resistência a doenças, melhor sabor etc. Imagina trazer o extinto boi Euroque de volta, ou variedades extintas de milho e trigo talvez mais produtivas que as atuais.
As camisetas da Doppel são perfeitas, vou até comprar mais para aproveitar a promoção
Pirulla, não sei se você já fez, mas faz um vídeo indicando livros de animais extintos, não só dinossauros, mas mega fauna também, é bem difícil de achar livros assim
Alguns financiadores não querem combater as mudanças climáticas na fonte, querem uma aventura biotecnológica distópica.
Muito bom, Pirulla. Adorei que você pegou pra falar desse assunto, e ótimo vídeo, por sinal. Também adoraria ver esses animais vivos
44 minutos falando e é tão fácil de escutar. Pirula, tu é show! Baita aula!
Pirula, como o mundo seria se a biblioteca de Alexandria não tivesse sido perdida?
O mundo continuaria redondo e predominantemente habitado por humanos
Qual seria o risco de uma iniciativa dessas gerar um desequilíbrio ecológico?
Da pra mandar os garimpeiros aqui do Brasil pra lá e pronto, não tem mais árvores, tem bastante adubo, retroescavadeira pesada passando no chão
EXCELENTE video, argumentos bem explicados e de ambos os lados parabéns!
Cara, eu queria mt ver um mamute vivo e saber q eles teriam uma "função" ecológica me deixa mais entusiasmado. Desde criança mamute é meu animal extinto favorito. Eu tinha minhas dúvidas se eles iriam se encaixar em algum lugar no planeta e esse vídeo sanou essa dúvida, porém a questão ética da clonagem me fez perceber que não é tão fácil assim. Vai ser interessante acompanhar as descobertas através das pesquisas dessa empresa.
Boa noite Pirulla e seguidores do canal.
acho valido, teríamos benefícios extraordinários, do ponto de vista econômico e alimentar. por exemplo podemos imaginar um futuro com gigantescas fazendas de criação de dodo, mamutes, poderiamos pescar vacas marinhas nos oceanos...e quem em algum futuro distante tenhamos carne de dinossauro a venda no açougue.
O canal ABC Terra abordou esse tema no canal dele também, esta bem detalhado o video.
Recomendo muito o canal dele
Vídeo sobre o recorde de desmatamento de fevereiro?
amo seus vídeos Pirulla, eu já amo os assuntos dos seus vídeos naturalmente, mas é incrível o quanto eu consigo me interessar por qualquer assunto que você aborde!
Independente de ser correto ou haver propósito ,se puder ser feito alguém o fará.
Que homem incrível, eu te admiro demais mesmo! Continue sendo esse ser humano maravilhoso e sensacional ❤️💚
38:34 outro ponto que parece que não se leva em conta é que não dá pra substituir uma espécie.
Pirula você falou sobre o porque clonar cavalos, então: é muito bom/ viável comercialmente. Se você tem um cavalo campeão pode clonar ele só pra vender sêmen e ganhar muito dinheiro com isso. E legalmente esta vendendo o sêmen do cavalo campeão e não do clone.
Faz um short disso tb Pirula!!!
Eu acho válido desenvolver essa tecnologia, sabe se lá quantos mais animais vamos extinguir nos próximos anos, ter tecnologia para traze-los de volta seria um recurso para programas de preservação falhos. E claro seria muito legal ver eles vivos novamente...
Pirula, faz um vídeo explicando o que é exatamente o QI? Sempre quis saber como é o teste ? O que ele mede exatamente ?
Lógica , ele testa sua capacidade de entender diferentes contextos e suas possibilidades. No fim não mede nada sobre aprendizagem
Como eu gosto de ouvir vc Pirula, obrigada pelo conteúdo excelente
o canal do pirula é o melhor do melhor, obrigado por existir 😢
Pirula, vc acha que seria possível "ressuscitar" o tilacino da Austrália?
Debate interessante. Um.ponto que não é citado no vídeo, mas que vale a pena levantar, é: quantos espécimes viáveis seriam necessários para tornar os "revividos" mamute e dodô em espécies viáveis, de fato?
Também concordo sobre a adoção de animais abandonados!Tanto nas ruas como nos abrigos existem muitos gatos e cães esperando por um novo lar!Eu mesmo cuido de cinco gatos que encontrei há seis anos abandonados numa caixa de papelão!👍🐈
Pirula, video excelente!!!
Gostaria de de perguntar sua opinião sobre a série da AppleTv, Planeta pré histórico. É muito linda! O que vc achou?
31:00 outra evidência é o encontro de ursos polares e ursos pardos, que estao se reproduzindo entre si
Na minha opinião o argumento do restabelecimento das interações ecológicas (que você tocou quando falou dos mamutes mantendo a paisagem da tundra) já o suficiente para justificar trazer eles de volta. Hoje em dia tem um monte de anacronismo e extinção acontecendo por que um animal desses da megafauna foi extindo em um período rápido demais e a teia de interações não consegui-o (ou não está conseguindo) se adaptar antes de colapsar
10:00 então... mas clonar um espécime extinto... como ficaria a questão da variabilidade genética? (Pensando em clonar para trazer a espécie de volta ) como seria depois a questão da reprodução se os indivíduos seriam clones? teria que clonar ininterruptamente? Já que se eles cruzarem entre si teria os mesmos riscos de gêmeos tendo filho ... (em relação a doenças genéticas)