Pessoal, Elisa Kriezis normalmente fica atrás das câmeras, editando nossos vídeos. Produziu e apresentou também outras pérolas como este sobre a origem grega de cinco palavras em português. Amazonas é a primeira. Imperdível! ruclips.net/video/Be1fc6ao4mg/видео.html
BBC sempre com otimas reportagens e apresentadores(as). Que tal um dia fazer uma sobre como Bizancio contribuiu para preservar a cultura da Antiguidade Classica?
A resposta está justamente no fato de ela ser grega...normalmente falantes de línguas clássicas tem mais facilidade para aprender línguas modernas e vale para não nativos também, ou seja, bora estudar grego e latim!!
@@takezosan viva os que realmente são heróis. Porque muitos não tem nada de heróis. Viva os verdadeiros heróis, os que se dedicam e persistem ante a toda má sorte de desestímulos, desencorajamento, frente a constante premiação à preguiça, à politicagem, a ser sempre mau profissional, a premiação a incompetência... se não fizer nada de nada receberá o salário da mesma forma.... ao desprestígio ao estudo e à dedicação profissional. Sim. A sua professora foi uma grande heroína brasileira. E sempre dedicada frente à completa destruição e desolação da educação ofertada por sucessivos e persistentes demagogos corruptos de plantão quase sempre eleitos e reeleitos.
Que assunto incrível. Sou formada em Artes, e NUNCA SOUBE DISSO EM NENHUMA AULA OU POR LIVROS. A própria literarura esconde isso. Tantos livros que li sobre estética e filosofia da Arte e afins, e nunca li absolutamente nada sobre isso. Semlre desconfiei que isso estava errado. Como poderia ter tantas cores nas artes dos povos vizinhos, e somente a Grécia, seria monocromáticos, sem sofrer nenhuma influência??? Que aula! Parabéns!!!
Estranho, pq eu sei disso há mais de 10 anos, na internet. Vc deveria ter visto algo sobre isso em algum lugar tbm já que é formada em artes, e sua bolha da internet devia ser sobre isso
@@TheNandagcEu já não duvido disso. Estudei informática na década de 80 para uso de equipamentos IBM e a linguagem Cobol. Um dos primeiros livros que usei era da própria IBM e trazia a História dos avanços tecnológicos do processamento de dados. Lá, por exemplo, não citava Ada Lovelace, Grace Hopper e Frances Allen tão importantes para a própria empresa. Parecia uma História que destacava apenas homens escrita por homens. Ou seja, por interesses mesquinhos quando querem as pessoas são capazes de esconder a verdade.
Estou lendo, "Plástica", de um conterrâneo de Goethe, Haller. Eu senti Falta apenas de um elo mais preciso entre cor e forma, pois as estatutas competiam em formas de detalhes e a pintura seria a "vestimenta a qual a estátua não poderia se cobrir", havendo assim uma distinção clara entre uma e outra.
Agora a responsabilidade está no entretenimento. É hora das representações da Antiguidade em filmes, séries e quadrinhos abraçarem a verdade e fazê-la mais aceita.
Se Hollywood for representar fielmente a História, o cotidiano das civilizações passadas, vai se chocar com muitos discursos politiqueiros contemporâneos. Para a indústria cinematográfica os únicos pontos da História que interessam são os que passam pelo prisma do materialismo dialético, como tem sido feito nos últimos 60 anos.
Sou formada em História e já havia lido algo sobre esse assunto. E confesso que a força do mito é tão grande, que não consigo deixar de sentir estranheza ao ver ou imaginar a arte grega colorida. Amaria ver essa exposição. Excelente reportagem!
É estranho... é ... mas se for para pra pensar os vasos antigos gregos são coloridos. Então não é impossível que alguém daquela época pensava em pintar a casa de (rosa)(azul)(amarelo).
@lucas tenere ramon O pior é que a gente do mundo moderno, ou alguns de nós achamos que as pessoas de antigamente são burras, selvagens e que foram aliens que desenvolveram arquitetura sendo que a própria história prova que não. As pessoas de antigamente eram muito inteligentes em questões de arquitetura(indígenas do Sul do Brasil que fizeram cabanas interessantes que os protegiam da chuva), limpeza(numa era antiga do Japão, as pessoas pintavam os seus dentes com uma pasta preta, e essa pasta realmente deixava os dentes limpos e saudáveis, ou seja, nem todo dente branco é limpo), guerra(sumérios são uns dos melhores estratégistas de guerras que eu já ouvi falar).
Acho bacana resgatar as cores da Antiguidade, mas esse vídeo é cheio de falácias ao dizer que no século 20 nosso ideal estético foi distorcido para reforçar uma pretensa superioridade branca. Pelo contrário, nosso ideal estético foi distorcido por escolas como dadaísmo, cubismo, por artistas como Duchamp, por exemplo, que queria retirar da arte todo o seu valor estético. A arte no século 20 é marcada pela desordem: não quer te levar à contemplação, mas quer te chocar. Ele lance de que a arte quer reforçar uma
Melhor reportagem que vi em muito tempo. Informativa, não espetacularizada. Muita cientificidade. Edição bem feita. Fantástico. A apresentadora pode já ser considerar brasileira, pois é isso que que somos, um povo de muitas cores e misturas. 🙂
A arte grega é lindíssima, com cor ou sem cor, meu sonho é conhecê-la pessoalmente, mas eu adoraria ver essa exposição aqui no Brasil, em especial em Brasília claro, já que é onde moro.
Fantástico. Sou arquiteto e já sabia da existência das cores nos edifícios gregos mas a reportagem ampliou muito essas implicações para diversos outros campos. Parabéns. Como sempre, excelente trabalho da BBC. E a repórter fala português muito bem!
O Lapis lazuli (entre outros pigmentos) era trazido de distâncias enormes e a custos elevadíssimos é muitíssimo mais provável que fosse usado pelos artistas mais renomados da época ao contrário da noção de que seria coisa de 'arte menor'.
Verdade, inclusive os fenícios lucraram muito nesse período . Eram os maiores exportadores de todo tipo de pigmento em especial o pigmento roxo que era muito usado pela nobreza por ser um pigmento raro.
@Gabriel Teles Mas a noção de beleza é algo muito subjetivo! Naquela época as cores fortes eram raríssimas e caras, então ver um prédio com cores espalhafatosas era algo belíssimo, uma joia. Hoje nós associamos ao infantil e jocoso pq nossa sociedade tem muito acesso as cores (e usamos e abusamos dela no universo infantil), mas na época não era assim. E claro, temos que Imaginar o contexto todo... a luz natural, o contraste, tudo devia acabar ficando mais harmônico do que quando vemos essas estátuas isoladas.
Verdade, é estranho que só na ilha de Creta estivesse colorida enquanto o restante da Grécia como Atenas por exemplo estivesse branca. Não faz sentido isso. Apesar que a Grécia é formada por 4 povos nativos, então eles podiam ter algumas construções diferentes com cores diferentes. Aí fica questão algumas tintas eram mais fortes em uma região que outra.
@@alineesmero6646 Platão em uma de suas obras fala sobre a cor utilizada em uma estatua , no livro dele e de outros autores fica claro que era comum o uso de cores nos monumentos gregos.
Vídeo incrível! Já sabia dessa que as estátuas eram coloridas, mas não fazia ideia do uso político das estátuas de mármore e, muito menos, como isso molda nossa percepção da arte e do passado até hoje.
Eu também, Rael. Embora eu já soubesse a questão das cores, essa reportagem trouxe novas informações e abriu mais minha percepção. Excelente reporgagem.
uma questão que fica para mim é como era o resultado final das estátuas, pois a réplicas coloridadas parecem um gesso pintado. Imagino que o mármore pintado tenha um efeito diferente desse, já que tem uma textura e um brilho na superfície
tinta fosca sobre superfície lisa deixa a superfície fosca, a única tinta brilhante na época poderia ser feita através de resinas naturais ou algum óleo
Uma escultura foi esculpida 500ac e o significado da arte passa a ser outro porque algum genocida usou para convencer pessoas a segui-lo 2500 anos depois? Sim , muito boa essa fonte de informação
5:34 A equipe da BBC deixou de lado uma boa ocasião para desmistificar um dos principais mitos anti-históricos: a Idade Média como "idade das trevas". No demais, ficou um excelente vídeo.
Posso estar errado, mas quase tudo de bom e inovador na Idade Média aconteceu depois das cruzadas, não foi? (Falando de um contexto europeu). Antes disso foi mais um processo de "desconstrução" do mundo clássico, e aí a Europa meio que virou uma grande anarquia (e os bispados, monastérios e etc eram os núcleos isolados que mantinham o patrimônio cultural e produziam inovações). Agr claro, o império Carolíngio e as invasões muçulmanas tbm foram mto importantes pra definir o mundo de hoje.
Imagina quantos dados históricos incríveis foram ocultados por mero egoísmo e elitismo... Precisamos de mais vídeos e estudos assim! Desmistificar a história é fundamental para traçarmos um futuro próspero e não cometer os mesmos erros do passado.
Pra quem tem curiosidade em ver como seria estas estruturas em sua forma original, joguem o Assassins Creed Odyssey. O jogo retrata a Grécia inteira no período da guerra do Peloponeso, a ambientação é bastante apurada com as estátuas que nem existem mais em nosso tempo ,presentes no jogo. Vale a pena conferir 🥰
Que impressionante, já tinha ouvido e visto algumas matérias ralas sobre essa exposição dos deuses em cor, mas saber o motivo delas serem brancas hoje em dia foi uma surpresa, impressionante como o ser humano gosta de distorcer a história. Lembro de uma frase que ouvi: "uma mentira contada diversas vezes vira a verdade!".
"Nós entendemos um grande mal-entendido, então devemos começar a procurar outros mal-entendidos." A história colonial tá cheia de "mal-entendidos", vamos ter que procurar muitos.
@@iancaetano Quem deve se retirar são os incomodados com a verdade que o modelo ariam=no tentou esconder, como é o seu caso. Não vou me retirar, daqui, e os incomodados que se mudem!!! Está com saudades do seculo XIX e inicio do seculo XX??? Volte no tempo, caso ache uma máquina para voltar.
Eu tô no chão com essas informações!! Fazem tanto sentido!! Como nunca imaginamos que elas poderiam ser coloridas?? Precisamos mesmo de algo que faça as vendas dos olhos caírem!
eu ficaria chocada ao ver essa exposiçao, mas se pensasse bem, é claro que as estátuas nao eram brancas! bastava eu ter pensado um pouco para desconfiar .... a ciencia é incrivel e descobrir o passado é mais ainda! Adorei o episódio!
Sou um fã da história e surpreendente essas informações sobre o impacto das cores ou ausência delas nas artes. Mas eu realmente concordo que as estátua brancas ou tons desbotados tem um certo charme. As muito coloridas me transmitem um sensação não muito agradável. É incrível isso, a ausência de cores desenha um cenário que parece mesmo mais rebuscado, o.minimalismo passa essa sensação.
Pra mim é mais pelas composições de cores estranhas que os gregos usavam! Pq as cores usadas nas estátuas egípcias ornam lindamente bem, maravilhosas. As cores reconstruidas nas gregas que são um pouco esquisitas, ainda mais com a pele tão pálida! Parece estranho ainda mais levando em conta o tanto que o país é ensolarado
Nos é estranho por que nossa percepção foi moldada em cima disso. Nos faltam mais referências de uso das cores. Pesquisas como essas nos mostram o quão amplo pode ser a maneira que as diferentes culturas tem sob as cores e a relação delas com o que acreditam, é maravilhoso!
@@fernandatrancoso2758 Isso mesmo, Fernanda, além de muitos vivas a composição das cores e os detalhes dão uma impressão muito estranha. Carnavalesca eu diria, desconstrói tudo que a gente conhece sobre a arte grega.
@@monsieurribah9584 Vc tem esse pensamento pq se acostumou a vida toda com a ausência de cor, e sabendo da verdade, associa isso a outros elementos artísticos, como o Carnaval e até com imagens sacras, mas essa descoberta me impressionou e me faz pensar como eles já tinham essa preocupação em reproduzir com fidelidade a figura humana por completo nas imagens.
QUE HISTÓRIA! PARABÉNS! SOU PROFESSORA DE ARTES VISUAIS E FIQUEI FASCINADA POR ESSE TRABALHO. NUNCA IMAGINEI QUE AS CORES ERAM TÃO VIBRANTES, MAS, DEPOIS DE ASSISTIR A REPORTAGEM, FAZ TODO SENTIDO. 👏👏👏👏
que matéria maravilhosa... imagino a quantitdade de apagmentos históricos nas artes, na literatura, na ciência, etc ocorreram em nome do elitismo, do embranquecimento, do racismo, do fascismo, etc. Como dito na reportagem, há indícios da influência egípcia nas artes e, como há estudos, que até msm a mitologia grega tem influência de mitologias africanas. Os povos antigos tinham mais civilidade nas trocas culturais do que nós, em tempos "modernos"
Não acredito que lixaram um templo inteiro só pra não assumir q tavam errados e criarem um falso embasamento pros seus ideais deturpados, que heresia! Acho q não tem mais como descobrir como essas obras em questão eram, sorte que com o que podem já estão pesquisando as cores originais, amei o vídeo! Isso sobre as esculturas tbm deixa claro que eles não andavam todos de branco na Grécia antiga, n é novidade mas talvez algum curioso q tá lendo aqui não tenha feito essa correlação ainda e é mto interessante
Se tratando do Museu Britânico, é bem capaz você esperar isso. Ainda mais pela instituição que abriga grande parte de seu acervo oriundo de roubo a outros países.
Que as estátuas eram pintadas não resta muita dúvida! Mas não dá para ter certeza que as cores eram exatamente aquelas que eles estão usando nas réplicas atuais. Pode ser que agora estejam novamente reescrevendo a história! Assim como não podemos confiar cegamente nos homens do passado, não podemos também confiar nos de agora!
@@Hellgazer sim eles sabem. Mas o que lhe garante que eles não manipulam, não mudam para dar o tom de pele que lhes convém? Eu não sou anacrônico! Você que é um iludido! A história é reescrita o tempo inteiro de acordo com a ideologia do “manipulador” do momento! Ou você é muito inocente ou escolheu acreditar cegamente naquilo que o agrada! Se você conhecesse história, saberia que deve desconfiar sempre! Os exemplos estão aí!
Maravilhoso a história por de trás das cores nas estátuas gregas! Muito legal também é o trabalho de pesquisa e uma simpatia natural da apresentadora, mais uma brasileira entre nós!!! Parabéns a todos pela produção!!!
Amei a reportagem, da uma visão completamente diferente do que eu tinha da Grécia antiga. Grécia ficou mais colorida e divertida, toda a quela ideia monocromática dava um armo extremamente monótono
Não vou mentir que se tivesse uma estátua, preferia que fosse branca. Uma estátua grande e pintada me lembra muito religião, não gosto e não quero. Toda vez que olhasse para ela me lembraria de São Pedro ou exu tranca rua
Tava pensando a mesma coisa. Tá na cara que as estátuas eram coloridas, e eles querendo criar polêmica em cima do nada, tipo racismo e supremacia branca e etc. Um esforço danado pra jogar brancos contra negros.
Deixa de ser banalidade quando isso foi usado para justificar um sistema discriminatório que relegou seres humanos à posição de animais ou até pior, coisas.
@@Anavanceline Seria bom se isso garantisse um mundo de paz. Mas, em fim... O que é banal é que não faz diferença, agora, se são brancas, ou coloridas. Se foi alguém que apagou , ou se foi o tempo. Só serviria para criar mais uma polêmica inútil entre tantas outras que já sustentam essa aterna luta de classes.
No jogo assassins creed odyssey, que se passa na grécia antiga, muitas estátuas são pintadas e isso me surpreendeu bastante pois não sabia desse fato. E realmente ao me deparar com as estátuas dos deuses gregos pintadas dentro do jogo, logo de cara me remeteu as estatuas que vemos no oriente médio e me causou estranheza. É incrível como somos induzidos a pensar da maneira que desejam através da manipulação política.
Reforçando o que já falei outras vezes, as matérias temáticas da BBC são excelentes. Elisa também manda muito bem, no alemão, no grego e no português. Parabéns
Graças aos cientistas descobrimos que as belas estátuas de mármore na verdade tinham estética de santo de São Cosme e Damião. Parecem aqueles moldes de gesso que eu pintava de guache na 3ª série.
@@gabzsy4924 exatamente por isso eu acho q os renascentistas e geral faziam sem cor e preferiam assim. Também quando pinta muitos detalhes do entalhamento se perdem.
Parabéns pela reportagem. Achei muito importante compreender como a construção de uma identidade autoritária pode ser vinculada a ausência de cores e o uso conveniente do 'mármore branco' para soar superior.
Maravilhosa descoberta. Amo cores e fiquei muito feliz em saber que a História pode sim ser redescoberta a cada teste, a cada nova pesquisa. Nada é concreto e novos fatos, podem mudar tudo. Infelizmente os livros de História não passam por essa atualização, ensinando as novas gerações de firma errônea e antiga.
Uma reportagem incrível e necessária, por anos a sociedade grega foi usada como ápice da humanidade, todavia o que acontecia era uma projeção de ideais na mesma. A verdade fala por si só...
@@rianfagundes9466 não generaliza cara, a maioria das mulheres muçulmanas se sente bem e valoriza sua cultura. Muitas podem ter a visão que mulheres em países ocidentais que são as oprimidas, porque são feitas de objeto sexual e desvalorizadas da sua própria forma. Não tô querendo defender a opressão das mulheres em lugar nenhum, mas vale ter um pouco de perspectiva e menos estereotipos
As esculturas antigas são lindas sem pintura, com pintura ficam espetacular em sua beleza não só as estatuas, mas sim os monumentos, as igrejas e os castelos, só acho que hoje em dia a beleza foi deixado de lado pelo modernismo que enfeiou tudo.
Fantástica explanação! Adorei! Já sabia das cores e, claro, minha primeira reação foi de surpresa e indignação, mas aceitei bem com o tempo. Contudo, todos esses aspectos ideológicos permeando a estética e a mitificação do branco e do bronze puros, me eram desconhecidos, e fazem todo o sentido. Muito obrigado pela aula, Dra Kriezis. Wunderbar!
Mas uma vez o porco 🐖 nos mostra que “UMA MENTIRA DITA MIL VEZES TORNA-SE VERDADE”, mas nunca é tarde pra a iluminação da mente. Parabéns pela reportagem, a voz dela tem um charme fora do comum.
Já estava sentindo falta, de mais um mini documentário apresentado pela Elisa Kriezis. Mais uma vez aperfeiçoando o conhecimento de história das civilizações. Obrrigado por mais esse vídeo
Não tem como explicar a qualidade dos conteúdos da BBC Brasil, melhor jornal brasileiro! E essa repórter é maravilhosa. Nunca eu imaginei que as estátuas gregas eram coloridas!
Fascinanre! Considere também os que acham que seus gostos e ideologias pessoais devem reger os gostos e ideologias de todo mundo. No Brasil danos imensos ocorreram por causa do domínio quase absoluto dos arquitetos modernistas. Muita coisa foi demolida simplesmente porque eles, os modernistas não gostavam. Um exemplo foi o prédio do antigo Senado Federal no Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal. Construído para representar o Brasil na exposição de 1904 em Saint Louis, USA ganhou o primeiro prêmio. Construido em módulos o prédio foi desmontado e remontado no Rio de Janeiro para exercer a função de Senado Federal. Foi demolido porque alguns indivíduos não gostavam dele. E nós o perdemos para sempre.
Eu não sou um amante de história, mas devo dizer que esse video ficou muito bom e interesante, já sabia que as estatuas tinham cores, mas não fazia ideia da histórias e de toda a influencia que elas causaram ao longo da história, seja pela cor ou pela falta dela!
Lindo, lindo lindo! O arqueiro tem cores e linhas geométricas bem brasileiras como as que vemos no nordeste nos artesanatos de garrafas de areia. Sua narração dá o toque especial junto com as animações, imagens e pesquisa histórica e artística. Bravo !
@@galtupor-bi7fg leia com atenção, não disse nada que afirmasse posicionamento sobre influência histórica ou artística , simplesmente mencionei que reconheço cores em outro ambiente, não tenho interesse nessa discussão. Só liberdade de apreciação. Liberdade que me é dada pela arte enquanto ser humano vivo.
Sou formado pela Escola de Belas Artes de Minas Gerais, então já há décadas tenho a informação de que estas esculturas eram coloridas, mas só a alguns anos pude ver de perto esta exposição com as reproduções de como eram as aplicações das cores de fato. É muito curioso como realmente temos internalizado a idéia da valorização estética da própria matéria, no caso a pedra ou o metal, talvez ou certamente uma herança direta dos fundamentos do modernismo...
A Elisa Kriezis lembra lindamente as estátuas e bustos de mulheres gregas que apareciam nos livros de História e Geografia do meu ensino fundamental. Especialmente seus olhos, são muito familiares, nem sei explicar direito.
Uau, que incrível!!! Como é importante entendermos o nosso passado! O mundo é belo porque é diverso. O que falta é entendermos e aceitarmos as diferenças.
Achei fantástico. Confesso que não sabia, mas confesso tb um maior apreço pelas estátuas monocromáticas, talvez porque eu tenha sido doutrinado desde sempre a ver estas estátuas de forma monocromática. 🤔 Vou demorar um tempo para me acostumar com esta mudança, sem perder a blz do que já conheço tb. E a cada vez que aprendo algo deste tipo, percebo o peso das doutrinas hegemônicas na história de forma geral. Vende-se o peixe que se quer vender... e, infelizmente o público compra... que pena!
Que venham mais vídeos apresentados por ela. Adorei a narração . A voz é suave e agradável de se ouvir . Sem falar que ela explica de uma forma que encanta e prende a atenção . Foi tudo muito bem explicado. Parabéns, Elisa Kriezis 👏
Pra mim as estátuas em marmore e em bronze sem cores continuam mais bonitas, as cores acho bonitas em pinturas. Mas claro, não estou questionando a veracidade historica do fato de as estátuas gregas e romanas terem cores! Mas são esteticamente inferiores as sem cores (isto neste tipo de arte, a escultura), ja em uma pintura por exemplo, penso ser o inverso.
Que tal não usar a palavra inferior? O problema não está no seu gosto pessoal, está em como classificarmos como "superior" e "inferior". A Arte em si não suporta a ideia de ser classificada e ela nos mostra isso milhões de vezes, brancas ou coloridas, são interpretações de algo e não existe um grau de superior ou inferior.
@@davidveloso2886 me desculpe por discordar, mas isso é puro relativismo estético. Existe SIM, critérios para o gosto e devemos sair dessa alienação e desse egocentrismo de não se abrir ao transcendente e a beleza e achar que o que vale é o gosto subjetivo. Inclusive penso que essa reportagem é muito enviesada, pode até ser que os gregos colorissem suas estátuas, mas eu duvido muito que usavam esses tons de cores, tinha uma estatua de Palas Atena que simplismente parecia brasileira kkkkkkk, é ridículo, os gregos também tinham noção de critérios estéticos... mas enfim, esse é um assunto muito complexo para ser tratado em comentários de youtube. Mesmo assim agradeço sua colocação!
Acho que se tivéssemos sido educados de maneira diferente, também teríamos outro pensamento sobre as cores,meio que fomos moldados para pensar assim, de qualquer modo a alteração da história de um povo seja lá por qual interesse que é complicado .
Excelente matéria. Realmente sempre achei que só a arte acadêmica do século XV tinha essa estética, e que o padrão grego seria em cobre. Mas nunca que os originais gregos guardassem semelhança pictórica. Parabéns pela pesquisa.
@@eberdemelos.j9770 sim, até é estranho não saber explicar o porquê , de certo modo , elas brancas naturalmente nós passam uma paz, uma sofisticação, que não consigo explicar porque,creio ser fruto da ideologia passada ao longo dos anos
Matéria brilhante senhorita Elisa. A tempos não me deparava com matéria de tão alta qualidade nas redes sociais. Por um mundo com mais trabalhos como os de Elisa Kriezis!
Muito interessante. Curioso como às vezes não nos atentamos ao óbvio: as cores simplesmente sumiram pela ação do tempo e não pq eram originalmente brancas.
Pessoal, Elisa Kriezis normalmente fica atrás das câmeras, editando nossos vídeos. Produziu e apresentou também outras pérolas como este sobre a origem grega de cinco palavras em português. Amazonas é a primeira. Imperdível! ruclips.net/video/Be1fc6ao4mg/видео.html
Pode colocar ela na frente da câmera mais vezes, por favor! E a Malu Cursino tbm...
Fala pra ela que a gente ama ela!!
Esse sotaque lindo dá o toque final no charme!
Já vi todos dela ... Só não é minha preferida por causa da Camilla Veras Mota.
A outra Camila (Iyeyasu) também era ótima, mas acho que foi embora :~(
Gostei de todos!😂
BBC sempre com otimas reportagens e apresentadores(as). Que tal um dia fazer uma sobre como Bizancio contribuiu para preservar a cultura da Antiguidade Classica?
A mulher é grega, mora na Inglaterra e fala português bem assim?? Quero esse curso de línguas dela pra ontem!!!
kkkkkk eu também quero, ela fala português perfeitamente
A resposta está justamente no fato de ela ser grega...normalmente falantes de línguas clássicas tem mais facilidade para aprender línguas modernas e vale para não nativos também, ou seja, bora estudar grego e latim!!
E ainda é alemã também kkkk
Ela não é alemã?
@@oitudobem2046 ela explicou no fim do vídeo que é grega e alemã por causa dos pais.
Adoro quando a erudição de alguns é contestada pela realidade. A humanidade é muito mais humilde do que se pinta.
Vdd!
E reescrever os fatos é uma ferramenta de dominação recorrente na história da humanidade.
Ou do que não se pinta, no caso. =p
@@aryborel9740 os bolsonaristas tentando transformar o nazismo em ideologia de esquerda q o diga kkkk
@@erikjunior599
Kkkkkk🤦🏻♂️
no fim do dia somos apenas um ínfimo grão de areia num raio de sol como dia Carl Seagan
Por muita sorte eu aprendi isso quando fazia o ensino médio numa péssima escola pública, eu tinha uma professora bem informada.
Viva o verdadeiros heróis desse país, os professores.
@@takezosan amém
@@takezosan viva os que realmente são heróis. Porque muitos não tem nada de heróis. Viva os verdadeiros heróis, os que se dedicam e persistem ante a toda má sorte de desestímulos, desencorajamento, frente a constante premiação à preguiça, à politicagem, a ser sempre mau profissional, a premiação a incompetência... se não fizer nada de nada receberá o salário da mesma forma.... ao desprestígio ao estudo e à dedicação profissional. Sim. A sua professora foi uma grande heroína brasileira. E sempre dedicada frente à completa destruição e desolação da educação ofertada por sucessivos e persistentes demagogos corruptos de plantão quase sempre eleitos e reeleitos.
@ELIs liz eu sou um cara muito audiovisual pra aprender.
pareço louca, mas quero ser essa professora
Que assunto incrível. Sou formada em Artes, e NUNCA SOUBE DISSO EM NENHUMA AULA OU POR LIVROS. A própria literarura esconde isso. Tantos livros que li sobre estética e filosofia da Arte e afins, e nunca li absolutamente nada sobre isso. Semlre desconfiei que isso estava errado. Como poderia ter tantas cores nas artes dos povos vizinhos, e somente a Grécia, seria monocromáticos, sem sofrer nenhuma influência??? Que aula! Parabéns!!!
Estranho, pq eu sei disso há mais de 10 anos, na internet. Vc deveria ter visto algo sobre isso em algum lugar tbm já que é formada em artes, e sua bolha da internet devia ser sobre isso
@@TheNandagcEu já não duvido disso. Estudei informática na década de 80 para uso de equipamentos IBM e a linguagem Cobol. Um dos primeiros livros que usei era da própria IBM e trazia a História dos avanços tecnológicos do processamento de dados. Lá, por exemplo, não citava Ada Lovelace, Grace Hopper e Frances Allen tão importantes para a própria empresa. Parecia uma História que destacava apenas homens escrita por homens. Ou seja, por interesses mesquinhos quando querem as pessoas são capazes de esconder a verdade.
Fui descobrir essas mulheres mais de dez anos depois e fiquei espantado delas terem sido omitidas.
Estou lendo, "Plástica", de um conterrâneo de Goethe, Haller. Eu senti Falta apenas de um elo mais preciso entre cor e forma, pois as estatutas competiam em formas de detalhes e a pintura seria a "vestimenta a qual a estátua não poderia se cobrir", havendo assim uma distinção clara entre uma e outra.
Agora a responsabilidade está no entretenimento. É hora das representações da Antiguidade em filmes, séries e quadrinhos abraçarem a verdade e fazê-la mais aceita.
Verdade os filmes de Grécia antiga só apresentam a esculturas monocromáticas .
Se Hollywood for representar fielmente a História, o cotidiano das civilizações passadas, vai se chocar com muitos discursos politiqueiros contemporâneos. Para a indústria cinematográfica os únicos pontos da História que interessam são os que passam pelo prisma do materialismo dialético, como tem sido feito nos últimos 60 anos.
Verdade, ótimo comentário
*Não desconsiderando o restante mas tragam ela mais vezes BBC News Brasil.*
Esse canal não vê os comentários.
Sou formada em História e já havia lido algo sobre esse assunto. E confesso que a força do mito é tão grande, que não consigo deixar de sentir estranheza ao ver ou imaginar a arte grega colorida. Amaria ver essa exposição. Excelente reportagem!
É estranho... é ... mas se for para pra pensar os vasos antigos gregos são coloridos. Então não é impossível que alguém daquela época pensava em pintar a casa de (rosa)(azul)(amarelo).
@@alineesmero6646 com certeza!!!!
@lucas tenere ramon O pior é que a gente do mundo moderno, ou alguns de nós achamos que as pessoas de antigamente são burras, selvagens e que foram aliens que desenvolveram arquitetura sendo que a própria história prova que não. As pessoas de antigamente eram muito inteligentes em questões de arquitetura(indígenas do Sul do Brasil que fizeram cabanas interessantes que os protegiam da chuva), limpeza(numa era antiga do Japão, as pessoas pintavam os seus dentes com uma pasta preta, e essa pasta realmente deixava os dentes limpos e saudáveis, ou seja, nem todo dente branco é limpo), guerra(sumérios são uns dos melhores estratégistas de guerras que eu já ouvi falar).
Acho bacana resgatar as cores da Antiguidade, mas esse vídeo é cheio de falácias ao dizer que no século 20 nosso ideal estético foi distorcido para reforçar uma pretensa superioridade branca. Pelo contrário, nosso ideal estético foi distorcido por escolas como dadaísmo, cubismo, por artistas como Duchamp, por exemplo, que queria retirar da arte todo o seu valor estético. A arte no século 20 é marcada pela desordem: não quer te levar à contemplação, mas quer te chocar. Ele lance de que a arte quer reforçar uma
Escolas diferenciadas a cada continente
Melhor reportagem que vi em muito tempo. Informativa, não espetacularizada. Muita cientificidade. Edição bem feita. Fantástico. A apresentadora pode já ser considerar brasileira, pois é isso que que somos, um povo de muitas cores e misturas. 🙂
Ela está mais para Africana
@@igordantas1858 wtf?!?!
Fran ce, ótimo comentário! Concordo inteiramente com você!
Na verdade, 75% de nós vem de homens Europeus, ent fica claro a preferência por homens brancos
@@igordantas1858 Acho que berbère você quer dizer.
A arte grega é lindíssima, com cor ou sem cor, meu sonho é conhecê-la pessoalmente, mas eu adoraria ver essa exposição aqui no Brasil, em especial em Brasília claro, já que é onde moro.
Elisa, alemã, grega ou brasileira, você é maravilhosa, entenda! Parabéns mais uma vez BBC News Brasil pelo ótimo conteúdo
Fantástico. Sou arquiteto e já sabia da existência das cores nos edifícios gregos mas a reportagem ampliou muito essas implicações para diversos outros campos. Parabéns. Como sempre, excelente trabalho da BBC. E a repórter fala português muito bem!
O Lapis lazuli (entre outros pigmentos) era trazido de distâncias enormes e a custos elevadíssimos é muitíssimo mais provável que fosse usado pelos artistas mais renomados da época ao contrário da noção de que seria coisa de 'arte menor'.
Verdade, inclusive os fenícios lucraram muito nesse período . Eram os maiores exportadores de todo tipo de pigmento em especial o pigmento roxo que era muito usado pela nobreza por ser um pigmento raro.
@Gabriel Teles Mas a noção de beleza é algo muito subjetivo! Naquela época as cores fortes eram raríssimas e caras, então ver um prédio com cores espalhafatosas era algo belíssimo, uma joia. Hoje nós associamos ao infantil e jocoso pq nossa sociedade tem muito acesso as cores (e usamos e abusamos dela no universo infantil), mas na época não era assim. E claro, temos que Imaginar o contexto todo... a luz natural, o contraste, tudo devia acabar ficando mais harmônico do que quando vemos essas estátuas isoladas.
Verdade, é estranho que só na ilha de Creta estivesse colorida enquanto o restante da Grécia como Atenas por exemplo estivesse branca. Não faz sentido isso. Apesar que a Grécia é formada por 4 povos nativos, então eles podiam ter algumas construções diferentes com cores diferentes. Aí fica questão algumas tintas eram mais fortes em uma região que outra.
@@alineesmero6646 Platão em uma de suas obras fala sobre a cor utilizada em uma estatua , no livro dele e de outros autores fica claro que era comum o uso de cores nos monumentos gregos.
@@lucasclemente69 e com o passar dos tempos foi sumindo as cores
Infelizmente
Vídeo incrível! Já sabia dessa que as estátuas eram coloridas, mas não fazia ideia do uso político das estátuas de mármore e, muito menos, como isso molda nossa percepção da arte e do passado até hoje.
vc realmente nao os conhece, usam tudo que pode, nao viu a princesa inglesa? e depois eles vem com cada desculpa...
pois é, Rael, nosso passado, cá da América, também é bastante distorcido ideologicamente.
Obrigada, Rael!
Somos 2
Eu também, Rael. Embora eu já soubesse a questão das cores, essa reportagem trouxe novas informações e abriu mais minha percepção. Excelente reporgagem.
uma questão que fica para mim é como era o resultado final das estátuas, pois a réplicas coloridadas parecem um gesso pintado. Imagino que o mármore pintado tenha um efeito diferente desse, já que tem uma textura e um brilho na superfície
tinta fosca sobre superfície lisa deixa a superfície fosca, a única tinta brilhante na época poderia ser feita através de resinas naturais ou algum óleo
Mais pro final do vídeo mostra o trabalho do casal de historiadores que repintaram de modo fiel.
Uma graça de apresentadora , o sutaque dá uma ênfase em cada ponto da reportagem! Ela tem talento e passa confiança ao expectador !👏👏
Melhor canal informativo que existe! Quem dera se toda a mídia fosse como a BBC, valorizando a cultura, o conhecimento e a informação útil.
Uma escultura foi esculpida 500ac e o significado da arte passa a ser outro porque algum genocida usou para convencer pessoas a segui-lo 2500 anos depois? Sim , muito boa essa fonte de informação
@@Thiago--- Pois é man
Pena que eles desconstroem a realidade da história pra fazer militância marxista com desinformação.
@@davidxbrand Claro... Relacionar direitos humanos e geopolítica nos dias de hoje é sinônimo de marxismo. 🤷♂️
@@Thiago--- Tão absurda sua linha de raciocínio que eu nem sei como responder
Elisa sua apresentação em português tá cada vez melhor mais esse sotaque estrangeiro dá um toque fantástico na reportagem .
Engraçado que o sotaque brasileiro em outros idiomas é sempre ridicularizado e o sotaque de outras nacionalidades em português é apreciado. 🤔
@@giovannacardim1451 pelo contrário, o sotaque Brasileiro é um dos mais bonitos, mundo afora,
Elisa Kriezis, melhor correspondente internacional.
5:34 A equipe da BBC deixou de lado uma boa ocasião para desmistificar um dos principais mitos anti-históricos: a Idade Média como "idade das trevas". No demais, ficou um excelente vídeo.
O foco da reportagem era claramente sobre o mito da estátuas gregas sem cor.
@@elyems
Isso mesmo. Sem dúvida.
Mas a frase "a chamada Idade das trevas" acaba reforçando um esteriótipo de forte cunho anacrônico.
mas isso é bom para a narrativa ideológica deles
Para ciência foi idade das trevas. Atrasou a medicina europeia em centenas de anos pelo preconceito contra o estudo da anatomia humana
Posso estar errado, mas quase tudo de bom e inovador na Idade Média aconteceu depois das cruzadas, não foi? (Falando de um contexto europeu). Antes disso foi mais um processo de "desconstrução" do mundo clássico, e aí a Europa meio que virou uma grande anarquia (e os bispados, monastérios e etc eram os núcleos isolados que mantinham o patrimônio cultural e produziam inovações). Agr claro, o império Carolíngio e as invasões muçulmanas tbm foram mto importantes pra definir o mundo de hoje.
Que vídeo maravilhoso, pra quem ama história isso é incrível, a apresentadora é super simpática e encantadora! Parabéns 🙂
Ela é impecável. Mas sendo alemã e grega, fico me perguntando como ela foi parar na BBC Brasil haha.
eu sou um desse que gosta muito
Obrigada, Fábio!
Eu também gostei demais, do conteúdo e da simpatia da apresentadora.
@@TVaz7777 Veio estudar o que se passa na cabeça dos nossos representantes.
Imagina quantos dados históricos incríveis foram ocultados por mero egoísmo e elitismo... Precisamos de mais vídeos e estudos assim! Desmistificar a história é fundamental para traçarmos um futuro próspero e não cometer os mesmos erros do passado.
Quem controla o passado, controla o futuro; Quem controla o presente, Controla o passado.
Pra quem tem curiosidade em ver como seria estas estruturas em sua forma original, joguem o Assassins Creed Odyssey. O jogo retrata a Grécia inteira no período da guerra do Peloponeso, a ambientação é bastante apurada com as estátuas que nem existem mais em nosso tempo ,presentes no jogo. Vale a pena conferir 🥰
valeu por recomendar
Já tenho mais de 100h nesse jogo. E sensacional, além de aparecer figuras como Sócrates, Alcibíades e Platão!
Que impressionante, já tinha ouvido e visto algumas matérias ralas sobre essa exposição dos deuses em cor, mas saber o motivo delas serem brancas hoje em dia foi uma surpresa, impressionante como o ser humano gosta de distorcer a história. Lembro de uma frase que ouvi: "uma mentira contada diversas vezes vira a verdade!".
"Nós entendemos um grande mal-entendido, então devemos começar a procurar outros mal-entendidos."
A história colonial tá cheia de "mal-entendidos", vamos ter que procurar muitos.
Sim. E o racismo e o modelo ariano está na raiz disso
Estranho q só falam os "mal-entendidos" quando convém...
@@nilsonazambuja3461 ja aproveita e se retira da sociedade seu nazista!!!
@@iancaetano Quem deve se retirar são os incomodados com a verdade que o modelo ariam=no tentou esconder, como é o seu caso. Não vou me retirar, daqui, e os incomodados que se mudem!!! Está com saudades do seculo XIX e inicio do seculo XX??? Volte no tempo, caso ache uma máquina para voltar.
@@nilsonazambuja3461 kkkk fraco
Como muita gente, sabia da cor nas estátuas e prédios, mas a trama completa é muito mais interessante!
Parabéns à Elisa e à BBC News Brasil!
Que fofura esse final! Já te dou a carteirinha de brasileira! Pode pegar!
Marilia Gabriela - Bem...vamos ver se ela quer de fato...
Excelente reportagem. Parabéns à jovem grega alemã, residente em Londres, que fala português com tamanha competência.
Excelente trabalho de pesquisa e de combate à dogmas históricos e estéticos. Muito obrigada!
Eu tô no chão com essas informações!! Fazem tanto sentido!! Como nunca imaginamos que elas poderiam ser coloridas?? Precisamos mesmo de algo que faça as vendas dos olhos caírem!
Eu sou formado em História. Vou indicar o vídeo para os meus alunos. Didática impecável.
eu ficaria chocada ao ver essa exposiçao, mas se pensasse bem, é claro que as estátuas nao eram brancas! bastava eu ter pensado um pouco para desconfiar .... a ciencia é incrivel e descobrir o passado é mais ainda! Adorei o episódio!
Sou um fã da história e surpreendente essas informações sobre o impacto das cores ou ausência delas nas artes. Mas eu realmente concordo que as estátua brancas ou tons desbotados tem um certo charme. As muito coloridas me transmitem um sensação não muito agradável. É incrível isso, a ausência de cores desenha um cenário que parece mesmo mais rebuscado, o.minimalismo passa essa sensação.
Pra mim é mais pelas composições de cores estranhas que os gregos usavam! Pq as cores usadas nas estátuas egípcias ornam lindamente bem, maravilhosas. As cores reconstruidas nas gregas que são um pouco esquisitas, ainda mais com a pele tão pálida! Parece estranho ainda mais levando em conta o tanto que o país é ensolarado
Nos é estranho por que nossa percepção foi moldada em cima disso. Nos faltam mais referências de uso das cores. Pesquisas como essas nos mostram o quão amplo pode ser a maneira que as diferentes culturas tem sob as cores e a relação delas com o que acreditam, é maravilhoso!
Só parece assim pq estão isoladas. Num ambiente colorido a coisa muda.
@@fernandatrancoso2758 Isso mesmo, Fernanda, além de muitos vivas a composição das cores e os detalhes dão uma impressão muito estranha. Carnavalesca eu diria, desconstrói tudo que a gente conhece sobre a arte grega.
@@monsieurribah9584 Vc tem esse pensamento pq se acostumou a vida toda com a ausência de cor, e sabendo da verdade, associa isso a outros elementos artísticos, como o Carnaval e até com imagens sacras, mas essa descoberta me impressionou e me faz pensar como eles já tinham essa preocupação em reproduzir com fidelidade a figura humana por completo nas imagens.
QUE HISTÓRIA! PARABÉNS!
SOU PROFESSORA DE ARTES VISUAIS E FIQUEI FASCINADA POR ESSE TRABALHO. NUNCA IMAGINEI QUE AS CORES ERAM TÃO VIBRANTES, MAS, DEPOIS DE ASSISTIR A REPORTAGEM, FAZ TODO SENTIDO. 👏👏👏👏
que matéria maravilhosa... imagino a quantitdade de apagmentos históricos nas artes, na literatura, na ciência, etc ocorreram em nome do elitismo, do embranquecimento, do racismo, do fascismo, etc. Como dito na reportagem, há indícios da influência egípcia nas artes e, como há estudos, que até msm a mitologia grega tem influência de mitologias africanas. Os povos antigos tinham mais civilidade nas trocas culturais do que nós, em tempos "modernos"
Perdi tudo no "brasileira de coração". Muito fofa!!!
Não acredito que lixaram um templo inteiro só pra não assumir q tavam errados e criarem um falso embasamento pros seus ideais deturpados, que heresia! Acho q não tem mais como descobrir como essas obras em questão eram, sorte que com o que podem já estão pesquisando as cores originais, amei o vídeo!
Isso sobre as esculturas tbm deixa claro que eles não andavam todos de branco na Grécia antiga, n é novidade mas talvez algum curioso q tá lendo aqui não tenha feito essa correlação ainda e é mto interessante
Se tratando do Museu Britânico, é bem capaz você esperar isso. Ainda mais pela instituição que abriga grande parte de seu acervo oriundo de roubo a outros países.
Que as estátuas eram pintadas não resta muita dúvida! Mas não dá para ter certeza que as cores eram exatamente aquelas que eles estão usando nas réplicas atuais. Pode ser que agora estejam novamente reescrevendo a história! Assim como não podemos confiar cegamente nos homens do passado, não podemos também confiar nos de agora!
Isso se chama tecnologia e ciência, anacrônico. Eles sabem exatamente a cor e como o pigmento foi feito.
@@Hellgazer sim eles sabem. Mas o que lhe garante que eles não manipulam, não mudam para dar o tom de pele que lhes convém? Eu não sou anacrônico! Você que é um iludido! A história é reescrita o tempo inteiro de acordo com a ideologia do “manipulador” do momento! Ou você é muito inocente ou escolheu acreditar cegamente naquilo que o agrada! Se você conhecesse história, saberia que deve desconfiar sempre! Os exemplos estão aí!
Maravilhoso a história por de trás das cores nas estátuas gregas! Muito legal também é o trabalho de pesquisa e uma simpatia natural da apresentadora, mais uma brasileira entre nós!!! Parabéns a todos pela produção!!!
Que sotaque saboroso de ouvir. Esta é magia da língua, a maternidade sempre tá nela, ainda que tenhamos o domínio de outras.
Amei a reportagem, da uma visão completamente diferente do que eu tinha da Grécia antiga. Grécia ficou mais colorida e divertida, toda a quela ideia monocromática dava um armo extremamente monótono
Nossa cara, eu fui um dos que foi enganado achando que as estátuas eram brancas mesmo , confesso que achei muito bonitas com cor .
Pintadas são horríveis, se eu comprasse uma, mandava descolorir
Não vou mentir que se tivesse uma estátua, preferia que fosse branca. Uma estátua grande e pintada me lembra muito religião, não gosto e não quero. Toda vez que olhasse para ela me lembraria de São Pedro ou exu tranca rua
Lindas mesmo. Gostei bastante dos "vestidos" e dos guerreiros dourados.
@@izabela9663 mas adivinha de onde veio esse seu gosto?
@@brenons8202
Da minha vivência
Eu aqui rindo da banalidade humana. Polêmicas em relação a pintura das estátuas. Desde a antiguidade as pessoas tenta mudar a história.
Tava pensando a mesma coisa. Tá na cara que as estátuas eram coloridas, e eles querendo criar polêmica em cima do nada, tipo racismo e supremacia branca e etc. Um esforço danado pra jogar brancos contra negros.
Deixa de ser banalidade quando isso foi usado para justificar um sistema discriminatório que relegou seres humanos à posição de animais ou até pior, coisas.
@@Anavanceline Seria bom se isso garantisse um mundo de paz. Mas, em fim... O que é banal é que não faz diferença, agora, se são brancas, ou coloridas. Se foi alguém que apagou , ou se foi o tempo. Só serviria para criar mais uma polêmica inútil entre tantas outras que já sustentam essa aterna luta de classes.
No jogo assassins creed odyssey, que se passa na grécia antiga, muitas estátuas são pintadas e isso me surpreendeu bastante pois não sabia desse fato. E realmente ao me deparar com as estátuas dos deuses gregos pintadas dentro do jogo, logo de cara me remeteu as estatuas que vemos no oriente médio e me causou estranheza. É incrível como somos induzidos a pensar da maneira que desejam através da manipulação política.
Sim. Eu já sabia sobre essa parada das estátuas coloridas desde que era novo, então gostei muito de ver esse detalhe no jogo.
Reforçando o que já falei outras vezes, as matérias temáticas da BBC são excelentes. Elisa também manda muito bem, no alemão, no grego e no português. Parabéns
Os conteúdos da BBC são ótimos! Mas esse vídeo, em especial, consegue compilar tantas informações e levantar tantas questões, que é incrível!
Graças aos cientistas descobrimos que as belas estátuas de mármore na verdade tinham estética de santo de São Cosme e Damião. Parecem aqueles moldes de gesso que eu pintava de guache na 3ª série.
Isso é prova do fato de que em branco ficam mais bonitas e elegantes se quando coloridas parecem trabalho de escola de uma criança.
@@gabzsy4924 exatamente por isso eu acho q os renascentistas e geral faziam sem cor e preferiam assim. Também quando pinta muitos detalhes do entalhamento se perdem.
neo-classico é mais bonito q o classico, q ironia kkk
Kkkkkkkkkk
Vcs realmente não entenderam o vídeo
Parabéns pela reportagem. Achei muito importante compreender como a construção de uma identidade autoritária pode ser vinculada a ausência de cores e o uso conveniente do 'mármore branco' para soar superior.
Vocês estão falando que a pedra era racista
Comunistas
@igor lopes É isso mesmo que vc entendeu do comentário do cara? A vontade de criticar te deixou um pouco... lento.
Forçando a barra demais aí hein. E sim, a homogeneidade de cor é superior a esse caos estético cafona
Só falta dizer que o mármore era racista...
Como somos suscetíveis, me faz pensar no ideal de beleza de hoje. Será que todo nosso preconceito é apenas estupidez?
Certamente!
Não há nada de errado com preconceito, só quando não gostamos, ao que parece..
E você ainda pergunta?
Maravilhosa descoberta. Amo cores e fiquei muito feliz em saber que a História pode sim ser redescoberta a cada teste, a cada nova pesquisa. Nada é concreto e novos fatos, podem mudar tudo. Infelizmente os livros de História não passam por essa atualização, ensinando as novas gerações de firma errônea e antiga.
Uma reportagem incrível e necessária, por anos a sociedade grega foi usada como ápice da humanidade, todavia o que acontecia era uma projeção de ideais na mesma. A verdade fala por si só...
Mas é a verdade que eles foram o ápice da cultura humana
@@Groselha943 O que você acha da forma que a cultura muçulmana trata as mulheres?
@@HeliusGabriel Índia mandou um alô
@@rianfagundes9466 não generaliza cara, a maioria das mulheres muçulmanas se sente bem e valoriza sua cultura. Muitas podem ter a visão que mulheres em países ocidentais que são as oprimidas, porque são feitas de objeto sexual e desvalorizadas da sua própria forma. Não tô querendo defender a opressão das mulheres em lugar nenhum, mas vale ter um pouco de perspectiva e menos estereotipos
Mas é verdade que eles foram o ápice da cultura humana 2
Simplesmente "incrível" essa reportagem no contexto informativo e explicativo parabéns a reporte e a BBC!
As esculturas antigas são lindas sem pintura, com pintura ficam espetacular em sua beleza não só as estatuas, mas sim os monumentos, as igrejas e os castelos, só acho que hoje em dia a beleza foi deixado de lado pelo modernismo que enfeiou tudo.
Eliza consegue criar um sotaque original.Ė simplesmente incrível.
Grande jornalista! Com certeza mais brasileira do que muitos brasileiros!
Português perfeito e um trabalho impecável! Hare Krishna 🙏🏻🌷🙏🏿
Que bom poder aprender com a matéria e com os comentários esclarecedores, obrigado a todos
E você é uma ótima repórter e pesquisadora. Sou prof e uso seu vídeo sobre Alemanha em minhas aulas. Parabéns.
Por isso que amo meu curso de História ❤️❤️, a gnt já fica esperto pra tudo.
Matéria com um ótimo acervo para trabalhos acadêmicos. Parabéns á BBC por algo tão rico👏👏
Fantástica explanação! Adorei! Já sabia das cores e, claro, minha primeira reação foi de surpresa e indignação, mas aceitei bem com o tempo. Contudo, todos esses aspectos ideológicos permeando a estética e a mitificação do branco e do bronze puros, me eram desconhecidos, e fazem todo o sentido. Muito obrigado pela aula, Dra Kriezis. Wunderbar!
Excelente. Vou assistir novamente. É uma verdadeira aula de História e Arte.
Amei! Como é importante defender o patrimônio, especialmente os artefatos artísticos, pois sempre irá revelar algo novo para a sociedade.
Vídeos da Elisa são sempre impecáveis! Amo!!! 😍👏🏻👏🏻👏🏻
Não sabia que ela era grega.
As esculturas de homens da Grécia e da Roma Antigas são dotadas de pênis pequenos, algo que muita gente evita comentar por educação ou por vergonha.
@@asteroidesilverio Ou talvez ninguém liga.
Simplesmente, fascinante! Adoraria ver essa maravilhosa exposição! Viva à ciência, viva à arte, viva à cultura! ❤
A voz da Elisa é puro ASMR 🫠
Mas uma vez o porco 🐖 nos mostra que “UMA MENTIRA DITA MIL VEZES TORNA-SE VERDADE”, mas nunca é tarde pra a iluminação da mente.
Parabéns pela reportagem, a voz dela tem um charme fora do comum.
Que material maravilhoso! Vai para a minha sala de aula na próxima oportunidade. 👏👏👏👏
Já estava sentindo falta, de mais um mini documentário apresentado pela Elisa Kriezis. Mais uma vez aperfeiçoando o conhecimento de história das civilizações. Obrrigado por mais esse vídeo
Não tem como explicar a qualidade dos conteúdos da BBC Brasil, melhor jornal brasileiro! E essa repórter é maravilhosa. Nunca eu imaginei que as estátuas gregas eram coloridas!
Que elogio tão generoso! Obrigada!
@@BBCNewsBrasil se você ficar me respondendo eu vou me apaixonar mais ainda por você dona BBC! Sua linda.
Ver a Elisa Kriezis falando é tão bonito.
Fascinanre! Considere também os que acham que seus gostos e ideologias pessoais devem reger os gostos e ideologias de todo mundo. No Brasil danos imensos ocorreram por causa do domínio quase absoluto dos arquitetos modernistas. Muita coisa foi demolida simplesmente porque eles, os modernistas não gostavam. Um exemplo foi o prédio do antigo Senado Federal no Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal. Construído para representar o Brasil na exposição de 1904 em Saint Louis, USA ganhou o primeiro prêmio. Construido em módulos o prédio foi desmontado e remontado no Rio de Janeiro para exercer a função de Senado Federal. Foi demolido porque alguns indivíduos não gostavam dele. E nós o perdemos para sempre.
Eu não sou um amante de história, mas devo dizer que esse video ficou muito bom e interesante, já sabia que as estatuas tinham cores, mas não fazia ideia da histórias e de toda a influencia que elas causaram ao longo da história, seja pela cor ou pela falta dela!
Lindo, lindo lindo! O arqueiro tem cores e linhas geométricas bem brasileiras como as que vemos no nordeste nos artesanatos de garrafas de areia. Sua narração dá o toque especial junto com as animações, imagens e pesquisa histórica e artística. Bravo !
será mais o contrário, a influencia que existe no Brasil é que deverá ser grega e/ou romana através da colonização portuguesa...!
@@galtupor-bi7fg leia com atenção, não disse nada que afirmasse posicionamento sobre influência histórica ou artística , simplesmente mencionei que reconheço cores em outro ambiente, não tenho interesse nessa discussão. Só liberdade de apreciação. Liberdade que me é dada pela arte enquanto ser humano vivo.
Sem palavras para elogiar este belo e importante documentário. Obrigado Elisa Kriezis e BBC.
Sou formado pela Escola de Belas Artes de Minas Gerais, então já há décadas tenho a informação de que estas esculturas eram coloridas, mas só a alguns anos pude ver de perto esta exposição com as reproduções de como eram as aplicações das cores de fato.
É muito curioso como realmente temos internalizado a idéia da valorização estética da própria matéria, no caso a pedra ou o metal, talvez ou certamente uma herança direta dos fundamentos do modernismo...
Que vídeo maravilhoso! Em menos de vinte minutos eu aprendi muito. E que a Eliza apareça mais, ela é muito simpática, adorável.
Matéria maravilhosa! E me surpreendeu positivamente o tanto de gente que gostou TB.
A Elisa Kriezis lembra lindamente as estátuas e bustos de mulheres gregas que apareciam nos livros de História e Geografia do meu ensino fundamental. Especialmente seus olhos, são muito familiares, nem sei explicar direito.
Uau, que incrível!!!
Como é importante entendermos o nosso passado!
O mundo é belo porque é diverso.
O que falta é entendermos e aceitarmos as diferenças.
Achei fantástico. Confesso que não sabia, mas confesso tb um maior apreço pelas estátuas monocromáticas, talvez porque eu tenha sido doutrinado desde sempre a ver estas estátuas de forma monocromática. 🤔
Vou demorar um tempo para me acostumar com esta mudança, sem perder a blz do que já conheço tb. E a cada vez que aprendo algo deste tipo, percebo o peso das doutrinas hegemônicas na história de forma geral. Vende-se o peixe que se quer vender... e, infelizmente o público compra... que pena!
Branco se pode ver melhor os detalhes através do sombreamento da superfície, por isso modelos em 3D são brancos por padrão.
A conversa é sobre estátuas ornamentado uma cidade, não interface de Autocad.
@@chimerarj kkkkkkkkkkkkkkk
@@chimerarj Mas modelagem 3d é basicamente escultura assim como arte digital é pintura.
Que reportagem! 👏🏻 Realmente causa um estranhamento... E quantos mal-entendidos ainda temos que descobrir não é?
Uma das melhores reportagens da BBC em português quero já vi, parabéns! Tragam mais vezes esse assunto
Que venham mais vídeos apresentados por ela. Adorei a narração . A voz é suave e agradável de se ouvir . Sem falar que ela explica de uma forma que encanta e prende a atenção . Foi tudo muito bem explicado. Parabéns, Elisa Kriezis 👏
Eu fiz um curso na UNESP de arte e lá isto me foi revelado. Grandioso! Parabéns!
Me formei em História e estou chocado com tudo .
Estou pasmo com a qualidade 😔🙏🤩😍🥳😝🥺😱
vc é solteiro, historiador? 😍😍😍
@@ssamueuu estamos no RUclips não no Tinder akkaka
@@alice-un9zm kkkkjj amo
@@ssamueuu adorei kkkkk
Pra mim as estátuas em marmore e em bronze sem cores continuam mais bonitas, as cores acho bonitas em pinturas. Mas claro, não estou questionando a veracidade historica do fato de as estátuas gregas e romanas terem cores! Mas são esteticamente inferiores as sem cores (isto neste tipo de arte, a escultura), ja em uma pintura por exemplo, penso ser o inverso.
Que tal não usar a palavra inferior? O problema não está no seu gosto pessoal, está em como classificarmos como "superior" e "inferior".
A Arte em si não suporta a ideia de ser classificada e ela nos mostra isso milhões de vezes, brancas ou coloridas, são interpretações de algo e não existe um grau de superior ou inferior.
@@davidveloso2886 me desculpe por discordar, mas isso é puro relativismo estético. Existe SIM, critérios para o gosto e devemos sair dessa alienação e desse egocentrismo de não se abrir ao transcendente e a beleza e achar que o que vale é o gosto subjetivo. Inclusive penso que essa reportagem é muito enviesada, pode até ser que os gregos colorissem suas estátuas, mas eu duvido muito que usavam esses tons de cores, tinha uma estatua de Palas Atena que simplismente parecia brasileira kkkkkkk, é ridículo, os gregos também tinham noção de critérios estéticos... mas enfim, esse é um assunto muito complexo para ser tratado em comentários de youtube. Mesmo assim agradeço sua colocação!
Acho que se tivéssemos sido educados de maneira diferente, também teríamos outro pensamento sobre as cores,meio que fomos moldados para pensar assim, de qualquer modo a alteração da história de um povo seja lá por qual interesse que é complicado .
Eu já havia lido a muito tempo sobre esse assunto, mas é sempre maravilhoso saber mais, linda reportagem!
Essa mulher saiu de uma tela do Modigliani ❤. Excelente!!
Muito linda mesmo.
Excelente matéria. Realmente sempre achei que só a arte acadêmica do século XV tinha essa estética, e que o padrão grego seria em cobre. Mas nunca que os originais gregos guardassem semelhança pictórica. Parabéns pela pesquisa.
Nossa, já faz tempo que não é novidade que as estátuas da antiguidade eram pintadas.
Mas pra mim elas brancas são esteticamente melhores.
Concordo
Justamente porque nós nos acostumamos a vê-las assim.
@@eberdemelos.j9770 sim, até é estranho não saber explicar o porquê , de certo modo , elas brancas naturalmente nós passam uma paz, uma sofisticação, que não consigo explicar porque,creio ser fruto da ideologia passada ao longo dos anos
Fico na preferência com a arte monocromática mesmo. Mais sofisticada. Obrigado :)
"Mais sofisticada" ... vc realmente assistiu ao vídeo???
@@nathdf1 Sim, não me atenho às cores originais, prefiro a sofisticação que o monocromático proporciona às obras ;)
@@nathdf1 Ué, não pode ter uma opinião diferente do video? kkkkk
Bem mais sofisticada mesmo. Muito melhor que as estátuas pintadas. @@nathdf1
PARABÉNS. MARAVILHOSA AULA DE HISTÓRIA DA ARTE E DA SUPERPOSIÇÃO DE IDÉIAS.
Matéria brilhante senhorita Elisa. A tempos não me deparava com matéria de tão alta qualidade nas redes sociais. Por um mundo com mais trabalhos como os de Elisa Kriezis!
Fantástico, realmente é de estranhar um povo viver sem cores. Parabéns por essa informação!!
Os filmes sobre histórias e lendas gregas agora já não serão tão interessantes
Muito interessante. Curioso como às vezes não nos atentamos ao óbvio: as cores simplesmente sumiram pela ação do tempo e não pq eram originalmente brancas.
Conteúdo maravilhoso. Uma aula de história. A apresentadora é simpaticíssima. Parabéns!
Pena que nem todos podem assistir a uma reportagem como essa. Parabéns 👏👏👏
E assim fica provada a importância DA ARTE E SUA HISTÓRIA NOS CURSOS ACADÊMICOS.