Alô, alô comentários! Aqui está o link para participarem da votação🗳 Instagram: instagram.com/oplanopiloto/ Twitter: twitter.com/oplanopiloto Comunidade do canal: ruclips.net/user/postUgkx_racxV-ofwvD_R6cLACP7PaponpPVUvo Um detalhe, Dündar Ali Osman faleceu em 2021, então o novo chefe e herdeiro do sultanato Otomano é seu irmão, Harun Osman.🙂
Fiquei mais impressionado em saber que a Família Imperial Brasileira teria uma reinvindicação também, que história top, meus parabéns pelo excelente vídeo
A família real brasileira tem todo direito ao trono brasileiro E somos os únicos a ter uma Monarquia na América do Sul ou até msm das Américas Só temos q tirar essa República Falida cheia de corrupção Porq república não deu certo aqui não Um Plebiscito já pra tirar essa República Falida
Para os próprios romanos sangue não era o mais importante, eles eram extremamente legalistas. Então pelas leis romanas o imperador seria o rei da Espanha, por herdar um título legal por testamento. Ele é o que tem a melhor reivindicação legal, sem falar que, da lista, é o único que ainda é chefe de estado.
Pelas antigas leis romanas, o atual imperador romano seria o rei da Espanha, pois é o único que tem poder, ele é chefe de estado e comandante supremo das forças armadas da Espanha, sendo muito respeitado pelos soldados.
Vídeo inteligente e bem elaborado. Faz uma revisão interessante da história de Roma e suas conexões com vários outros povos até os dias atuais. Independentemente de quem tivesse mais legitimidade ao título de herdeiro, o conhecimento transmitido já é de valor e acrescenta muito por si mesmo. Parabéns.
@@hermanoguimaraes6343 não acho que tenha sido plágio considerando que ele teve que traduzir (90% do conteudo em portugues de todo o youtube brasileiro é tradução de conteudo gringo) e fez as animações
O Império Otomano eu colocaria eu descartaria nessa lista de sucessores, era culturalmente, teologicamente e socialmente completamente diferente dos bizantinos. Era herdeira de território só.
@@joaokoehler6172 Direito de conquista sempre foi o direito mais importante da história. Ninguém consideraria Guilherme o Conquistador um rei "ilegítimo" da Inglaterra. Além disso, a igreja de Constantinopla reconheceu Mehmed II como imperador romano, então apesar de serem muçulmanos eles também têm um argumento religioso.
Estevão de Inglaterra era um Rei ilegítimo e a mãe de Matilde de Inglaterra era filha da Santa Margarida da Escócia filha de Eduardo, o Exilado filho único do penúltimo rei da casa de wessex e sobrinho do último rei quando acabou a descendência dos irmãos mais velhos de Edite passou pra linha dela
No caso da Rússia 🇷🇺, a herdeira de sangue 🩸🧬 tem um argumento forte (além do apoio religioso). Mas o rei da Espanha 🇪🇸 tem o argumento jurídico ⚖️ ao lado dele. Junta os dois 😅 e pronto.
@@mms100o além de trazer problemas para a Dinastia de Bourbon (a Espanha 🇪🇸 poderia se tornar uma república) e a Dinastia Romanov (problemas com o governo russo 🇷🇺 atual), o papa 🇻🇦 e o chefe da Igreja Ortodoxa ☦️ não iriam curtir essa ideia.
Curiosidade: Existe ainda sucessão dos Paleologo do império bizantino apartir de um filho ilegítimo de John George Palaeologus: Flaminio Paleologo que acabou criando casa de Paleologo-Oriundi
Se formos por sangue, várias pessoas espalhadas pelo mundo são candidatas fortes, se formos por legado, a maioria não conseguiu reconstituir todo o território e nem o próprio legado, se formos a legalidade, é a única que não tem furos, e como já dito no video, n precisa ser decente direto de um imperador para ser ou seja, na minha opinião o mais próximo disso é o FilipeVi
Eu concordo,porque o imperador que tinha direito ao trono deixou no seu testemunho a sucessão ao monarca espanhol ou seja,passou a legalidade de ser um herdeiro do trono para os espanhóis.
Fora que a Espanha foi território romano também. Só seria mais legal se o rei ainda fosse D. Juan Carlos. Vai ser sempre a imagem que tenho de rei da Espanha, igual João Paulo II com o Vaticano.
Vale lembrar que André tinha um irmão mais novo chamado Manuel Paleólogo, na qual fez um acordo de passar todos seus direitos do Império Bizantino para o sultão otomano Bajazeto II, em troca de uma pensão. Por ele ter sido o irmão mais novo não seria o primeiro à ser imperador, mas é interessante ver que essa embolação é maior ainda.
Nossa, que vídeo foda, muito legal saber mesmo que existe uma disputa para vê quem séria o imperador Romano atual e que todos os candidatos tem argumentos pra isso
O trono espanhol é o único da lista que eu apoio, mas na prática dois critérios são decisivos: a conquista do trono ou a consagração pela autoridade soberans da Santa Igreja.
Belo vídeo amigo! Você poderia fazer um “5 pontos positivos caso o Brasil volte a ser uma monarquia” e “5 pontos negativos de um possível retorno da monarquia”!
Imagina alguém como o rei de algum país pequeno tipo a Espanha estiver apenas lá de boa e ganhar o título de imperador romano, seria muita sorte mesmo...
Pelo menos o da Espanha ainda vai ser um monarca de fato uhahuahuhauhua o título vai dar mais prestígio. Agora se for alguém fora de um trono, vai perder todo o sentido na medida em que o cara vai ser um imperador sem império.
Uma aula de história incrível! Muitas coisas que estudamos durante muitos anos na escola e não faziam sentido nenhum pra mim, agora finalmente fazem. Parabéns e muito obrigado!
Pra mim faz muito sentido o imperador romano ser o rei espanhol. É o único entre os pretendentes que tem poder real, exércitos a sua disposição (caso queira reclamar o trono), e legitimidade legal (dado o seu histórico). Eu realmente não entendo como Carlos V nunca reclamou o título de sucessor do Império pra valer: na condição de Sacro Imperador e de neto de Isabel de Castela e Fernando de Aragão, ele uniu em si as reivindicações tanto do ramo ocidental quanto do ramo oriental, e como ele foi o homem mais poderoso da Europa em sua época, não seriam muitos os que se levantariam contra sua reivindicação.
@markstein2845 claro, para o Felipe VI não faz sentido, é só um exercício de imaginação. Mas o Carlos V tinha poder para isso, pois ele controlava vastas terras na Europa, além de ser sacro-imperador
Parabéns! Que resumo TOP. Menos de 15 minutos e bem explanado. Se ganhasse um pouco mais e não tivesse família para sustentar, doaria recursos. Que foda! Nem eu que sou historiador, teria esta ideia de resumo. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Nossa vi esse conteudo em inglês no canal usefulcharts (who has the best claim to the title of roman enperor?) a dois anos atrás. Parabéns por trazer o conteúdo para o português.
Falando do Brasil, nós podemos relacionar tanto pelo lado habsburgo da nossa família imperial, quanto pelo lado bragança, contando com as diversas uniões entre Espanha e Portugal.
Ramo de petrópolis não tem legitimidade, uma vez que o príncipe abriu mão do direito ao trono para se casar com uma não-nobre, sendo assim o ramo de vassouras é o único legítimo.
8:42 Bingo, eu sempre pensei nessa possibilidade do rei da Espanha Felipe VI ser um provável imperador Romano por conta desses títulos que veio do Andrés Paleologo.
@@mariavieiradeandrade4497 não foi para os Habsburgo(q ficou na Espanha entre 1516 até 1700) Foram para os Trastamara, cujos monarcas eram o Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela
@@mariavieiradeandrade4497 não tem a data exata, mas pelo q sei o título foi vendido em algum momento entre 1490 a 1502(ano da sua morte) para os Reis Católicos da Espanha. A dinastia espanhola foi mudando, mas os títulos que eram do Império Bizantino e agora ficou com Castela(q hj é a Espanha) foi sendo passado até chegar nos atuais Borbón que é representado pelo Rei Felipe VI.
@@mariavieiradeandrade4497 vc intende como funciona erdar na política? Se fosse assim, que se mudasse uma dinastia perdia todos os títulos, o mundo estaria bem mais dividido, a Rússia, a frança viviam trocando de monarcas e nem por isso, perdiam titulos.
@@mariavieiradeandrade4497 são de origem francesa, mas a partir do momento que Felipe V, o primeiro Borbón que chegou na Espanha assumiu o trono espanhol, ele assumiu tbm todos os títulos reais e históricos. Então, ainda defendo q os monarcas espanhóis são legítimos numa possível sucessão ao que seria o Império Romano.
Ótimo vídeo Plano Piloto! Fiquei pensando aqui que com tantos anos de história, casamentos e decendências até alguns de nós assistindo o vídeo podemos ser herdeiros do título! 😄
Na sua votação eu votei nós russos. Acredito que eles que são os verdadeiros herdeiros. Já Espanha é apenas um representante. Mas gostei dessa história, não esperava que apenas com uma linhagem política de um país conseguiu criar uma história doida kkkk
Eu acredito que o verdadeiro herdeiro seria um país ocidental, visto que o que une uma nação, é a cultura, e Roma influenciou , e muito, os países ocidentais.
@@rodrigofernandesreichert8241 E os herdeiros legítimos? E a continuação legítima do Império? Como fica? A questão não é só a preservação dos costumes romanos e a identidade e sim a continuação do Império que continuou no Oriente em Constantinopla.
Cara sempre fui muito fan da historia do império romano principalmente do tempo de ouro deles, não sabia sobre o imperio bizantino e apesar de ter conhecimento que constinopolis foi uma das ultimas cidades romanas de pé se não a ultima. Parabéns pelo vídeo curti muito
Star Wars tem várias organizações políticas interessantes como: República Galática, Confederação de Sistemas Independentes, os governos de Mandalore, etc.
Plano Piloto, eu vim a conhecer seu canal através do canal do Blue Excess, seu conteúdo é top demais, você deixa tudo explicadinho, +1 inscrita, será que você pode contar sobre a Guerra do Peloponeso? Lá na Grécia Antiga entre Sparta e Atenas? Sobre o Rei Leônidas de Sparta junto à "Temistocles" Ateniense contra o exército do Persa Xerxes I? Essa história é tão boa
Sugestão: Fala sobre nações fictícias (de animações, Filmes e séries) como por exemplo: Império Galactico (Star Wars) Império (Legend of galactic Heroes) Aliança dos planetas livres (legend of galactic Heroes) Konoha (Naruto ;-;) Obs: apesar de ser difícil eu queria muito que você analisasse as nações de Legend of galactic Heroes pois são muito bem trabalhadas)
Fico entre Filipe e Jean, pois os 2 tem sangue latino, por um ser francês e o outro ser espanhol. Se eu fosse senador eu escolheria Rei Filipe,pois a minha vó tem sangue espanhol.
Eu também votaria no rei Felipe da Espanha. Porque Portugal e Espanha são próximos e a maioria dos Brasileiros são descendentes de portugueses. E na idade Media Portugal e Espanha era um só.
Achei que foi um maravilhoso exercício de estudo histórico e de história alternativa. Por várias ocasiões tentaram reconstruir o Império Romano, cada líder a seu modo. Nos dias atuais, certamente se valeriam pela democracia para restaurarem o Império Romano, que tomariam a União Europeia e os EUA como base, a legislação se resumiria ao código romano, sendo cada divisão administrativa dessa Nova ROMA com sua própria constituição, parlamento (ou senado), governo e outras instituições típicas de um estado federado (a nova Roma teria um federalismo em vários níveis de autonomia e esferas de poder), o imperador ou imperatriz seriam sabatinados pelo Senado a exemplo do que se fazia no Sacro Império Romano Germânico e no Vaticano na escolha do papa. Se Felipe VI da Espanha virasse Felipe I dessa Nova Roma, ele já mexeria os pauzinhos para casar suas duas filhas com os filhos de fortes candidatos ao trono romano e assegurar sua descendência e legado. O idioma oficial da Nova Roma certamente seria uma língua artificial ao estilo latine sin flexione e interlingua (fazendo um combinado das principais línguas ocidentais numa base latina). A moeda teria a divisão centesimal em denarius (dinheiro) e nominalmente em talentus (taler ou dólar ou prata). O papa seria a maior autoridade religiosa da nova Roma, mas o Estado seria laico na prática (ainda mais para acolher os muçulmanos da parte africana e asiática). Seu território seria toda a Europa (incluindo Turquia e Rússia), as Américas, África, Oceania, e a parte asiática do antigo Império Otomano. Os grandes rivais desse enorme império seriam Afeganistão, China, as Coreias, Índia, Indonésia, Irã e Japão.
Apesar de não ser um sucessor direto, o Brasil tinha ligações muito interessantes: Imperatriz do Brasil e o segundo Imperador do Brasil eram descendentes de ultimo Kaiser do Sacro Império Romano, e além disso, o Brasil era um Império de língua neolatina (idioma filho do Latim, língua oficial do Império Romano) e tinha como religião oficial o Catolicismo Romano.
O mais surpreendente é que Dom Pedro I foi cogitado pra Rei da Grecia com base em um argumento de que ele tinha uma decendencia, mesmo que distante, com o ultimo imperador bizantino.
Pra mim, quem tem os argumentos e a ligação cultural mais próxima dos Romanos nessa lista, são sim os membros da Corte Espanhola. Rei Filipe VI da Espanha têm os melhores argumentos. Inclusive no passado, já houve um hispânico como Imperador Romano, este foi Trajano, o homem que expandiu o Império Romano a seu tamanho máximo. Apesar disso, eu ainda prefiro que uma nova família fosse considerada, e em minha opinião, deve ser de origem italiana.
Acredito que a melhor escolha seria alguém nascido na Itália, pois foi ai que nasceu Roma mas precisamente em Roma, pois já que estamos falando da restauração do império, deveria partir do início, como não tinha linha de sangue então que seja alguém de nascimento em Roma.
@@gael.nardini.s O vaticano é o único país que conserva o idioma do latim, então já é uma argumento válido, fora que Constantino e Carlos Magno doaram ao papa Roma, mais um argumento, é uma monarquia eletiva e não hereditária, outro argumento e os Estados Papais possuíram totalmente a cidade de Roma por mais de mil anos
A internet já é o novo e melhor imperador Romano que poderia existir, pois interligou o mundo inteiro de forma voluntária e consensual, tendo base, em termos gerais, na escrita com o alfabeto latino e estabelecendo comunicação, trocas e pontos em comuns entre pessoas de diversas partes do mundo.
Isso me lembrou daquele vídeo, como se tornar a Rainha da Inglaterra e isso me deu uma ideia. Como se tornar o Imperador do Brasil, esse vídeo poderia ser lá pra setembro pro bicentenário da independência.
Olá! Eu acho que eu deveria ter o título, pois, pesquisei minha árvore genealógica até muito atrás, descobri que tenho descendência de Rômulo (fundador de roma), de Numa Pompilius, o primeiro rei de roma, César Augusto, um dos imperadores de roma (filho adotivo de Júlio César), além disso, tenho descendência direta do Carlos magno, do sacro império Romano germânico, e possivelmente também da família real da Espanha (este não tenho certeza) Hoje a noite se eu me lembrar eu irei anexar aqui os links do Google drive com os vídeos que provam isso, indo desde mim, até estes imperadores e Reis.
Pra mim dois candidatos empatada que atende bem os requisitos para imperador. Ali Osman - Bizantino Napoleon - Ocidente Os demais os títulos e sangue não atende, pois mesmo tendo ligação não atendia requisitos como herdeiro próximos, ou conquistar as terras. É a mesma coisa dizer que hoje eu sou português ou cidadão do Império brasileiro e podendo ser nomeado só pq tenho sangue português e em algum momento algo na árvore genealógica da monarquia. Principalmente reis e monarcas tinham filhos ou casamentos fachada.
@@pliniosalgadoocriadordopas4320 pois ele é o legitimo herdeiro do Sacro Império Romano-Germânico, sendo seu Tresavô o Imperador Francisco II&I da Austrália.
Davi me tira uma dúvida, se o Brasil fosse uma monarquia parlamentarista igual a da Inglaterra e de outros países da Europa, o Brasil seria um país melhor?
Impossível dizer isso, nessa lógica você estaria culpando a situação do Brasil hoje por causa da forma de governo, mas esse não é todo o culpado, há outros fatores também
Eu creio que sim, pois teríamos uma instituição melhor e politicamente mais estável, dando menos margem para práticas de corrupção. Também estaria menos suscetível a crises porque num eventual impasse entre os 3 poderes, o monarca troca o governo com aval do parlamento, dissolve o parlamento convocando novas eleições ou troca os ministros de Justiça com aval do Senado. Além de consultar a população no impasse para aprovação de projetos de leis. No caso do federalismo brasileiro, essa atuação seria estendida aos estados. As monarquias parlamentaristas têm essa vantagem de separar chefia de Estado (monarca) e de governo (primeiro-ministro), as instituições do Estado também ficam separadas do governo e dos demais políticos. O monarca, por ter cargo vitalício e hereditário (ou seja, não eletivo), tem um preparo e uma neutralidade necessárias para arbitrar conflitos e nomear cargos imparcialmente e atendendo unicamente aos interesses do povo.
Dom Luiz Gastão acabou de falecer na sexta-feira e foi sepultado hoje (RIP), fazendo com que a chefia da Casa Imperial do Brasil seja passada a seu irmão Dom Bertrand de Orleans e Bragança (que inclusive, se você prestar atenção, ele é fisicamente idêntico ao Kaiser Francisco da Áustria e do Sacro Império.
O Rei da Espanha com certeza, ele tem ótima uma reivindicação legal, por ter recebido o título do último herdeiro legal do Império Romano do Oriente, é o único chefe de estado da lista, é de uma cultura de base latina e governa uma região que fez parte do antigo Império Romano.
O Rei Filipe VI é a melhor opção pois é o único aí q é um monarca de fato, ent ele já sabe os deveres de um chefe de estado e como coordenar um país, além de ser católico a verdadeira religião do Império Romano original
Alô, alô comentários!
Aqui está o link para participarem da votação🗳
Instagram: instagram.com/oplanopiloto/
Twitter: twitter.com/oplanopiloto
Comunidade do canal: ruclips.net/user/postUgkx_racxV-ofwvD_R6cLACP7PaponpPVUvo
Um detalhe, Dündar Ali Osman faleceu em 2021, então o novo chefe e herdeiro do sultanato Otomano é seu irmão, Harun Osman.🙂
Plano Piloto eu sou de Portugal sabes se á algum sucessor português
Esse link pra votação direciona à página do Instagram e lá pedem pra usar o app. Chegando na sua página no app eu não acho essa votação.
@@jeffersonresilvaqual será que foi o resultado
75% Filipe VI de Espanha
15% Maria Vladmorovna
Fiquei mais impressionado em saber que a Família Imperial Brasileira teria uma reinvindicação também, que história top, meus parabéns pelo excelente vídeo
Valeu Guilherme 😊
E Consequentemente a Familia real portuguesa também, afinal a filha mais velha de D.Leopoldina, a Rainha D.Maria II, governou Portugal
Vendo as casas tradicionais portuguesas onde nossos imperadores descendem, elas chegam à casa de Carlos Magno, então...
A família real brasileira tem todo direito ao trono brasileiro
E somos os únicos a ter uma Monarquia na América do Sul ou até msm das Américas
Só temos q tirar essa República Falida cheia de corrupção
Porq república não deu certo aqui não
Um Plebiscito já pra tirar essa República Falida
@@jucyjade8428 E também apesar de não ser uma linha direta, também tem parentesco com a Casa Real Espanhola que clama o direito por testamento.
Para os próprios romanos sangue não era o mais importante, eles eram extremamente legalistas. Então pelas leis romanas o imperador seria o rei da Espanha, por herdar um título legal por testamento. Ele é o que tem a melhor reivindicação legal, sem falar que, da lista, é o único que ainda é chefe de estado.
Essa seria tbm minha escolha, q melhor representa o que seria a escolha dos romanos
Concordo plenamente.
Se bem que o rei da Espanha é um baita progressistola
@@Cr7Micto Vdd
@@Cr7Micto de,
Pelas antigas leis romanas, o atual imperador romano seria o rei da Espanha, pois é o único que tem poder, ele é chefe de estado e comandante supremo das forças armadas da Espanha, sendo muito respeitado pelos soldados.
Vídeo inteligente e bem elaborado.
Faz uma revisão interessante da história de Roma e suas conexões com vários outros povos até os dias atuais. Independentemente de quem tivesse mais legitimidade ao título de herdeiro, o conhecimento transmitido já é de valor e acrescenta muito por si mesmo. Parabéns.
Valeu Carlos! Boa ideia :)
Ele plageou esse video aqui: ruclips.net/video/vhu66Q8rfhI/видео.html
@@hermanoguimaraes6343 não acho que tenha sido plágio considerando que ele teve que traduzir (90% do conteudo em portugues de todo o youtube brasileiro é tradução de conteudo gringo) e fez as animações
vídeo maravilhoso mesmo!
Sei que não foi sua intenção, mas este foi o melhor resumo que vi até hoje sobre a história de todo o império romano rs
hahahahah... valeu :D
Concordo
Sim e ponto ❤ obrigado 🫂 professor
Engraçado que existem alguns países que reivindicam o Legado Romano, cada um dizendo ser o sucessor legítimo do Império Romano.
Né!? Faça o seu próprio legado
@@PlanoPiloto exatamente.
@@PlanoPiloto por mim o correto e ser a Itália, afinal foi lá que surgiu o império.
@@alanemanuel3494 pra mim é o Vaticano ou a Grécia
@@naosei-2766 porque?
O ex herdeiro do império Otomano, Dündar Ali Osman, faleceu no dia 18 de janeiro de 2021. Foi sucedido por Harun Osman como chefe da casa imperial.
O Império Otomano eu colocaria eu descartaria nessa lista de sucessores, era culturalmente, teologicamente e socialmente completamente diferente dos bizantinos. Era herdeira de território só.
@@joaokoehler6172 Direito de conquista sempre foi o direito mais importante da história. Ninguém consideraria Guilherme o Conquistador um rei "ilegítimo" da Inglaterra.
Além disso, a igreja de Constantinopla reconheceu Mehmed II como imperador romano, então apesar de serem muçulmanos eles também têm um argumento religioso.
@@joaokoehler6172Eu também penso da mesma forma .
@@joaokoehler6172 6:46
Estevão de Inglaterra era um Rei ilegítimo e a mãe de Matilde de Inglaterra era filha da Santa Margarida da Escócia filha de Eduardo, o Exilado filho único do penúltimo rei da casa de wessex e sobrinho do último rei quando acabou a descendência dos irmãos mais velhos de Edite passou pra linha dela
No caso da Rússia 🇷🇺, a herdeira de sangue 🩸🧬 tem um argumento forte (além do apoio religioso). Mas o rei da Espanha 🇪🇸 tem o argumento jurídico ⚖️ ao lado dele. Junta os dois 😅 e pronto.
Boa né!? Que nem antigamente, propuseram Carlos Magno para casar com a Irene do Império Bizantino. Teria facilitado as coisas 😅
@@PlanoPiloto demais. Mas duvido que um rei católico seja considerado o chefe da Igreja Ortodoxa ☦️.
@@ljr1998 não só católico, mas Rex Catholicissimus… realmente acho pouco provável kkk
@@mms100o além de trazer problemas para a Dinastia de Bourbon (a Espanha 🇪🇸 poderia se tornar uma república) e a Dinastia Romanov (problemas com o governo russo 🇷🇺 atual), o papa 🇻🇦 e o chefe da Igreja Ortodoxa ☦️ não iriam curtir essa ideia.
Jurídico e religioso também, pois o papa daria apoio a ele
Faz um sobre o Império Otomano
Verdade faz um sobre
Boa 🇹🇷
Acho uma boa
Isso
@@PlanoPiloto faz como funcionava o imperio otomano
Curiosidade: Existe ainda sucessão dos Paleologo do império bizantino apartir de um filho ilegítimo de John George Palaeologus: Flaminio Paleologo que acabou criando casa de Paleologo-Oriundi
SAVOIA!!!!!!!
Essa Casa ainda existe?
@@douglasv60 sim
Li a respeito. Ainda existem descendentes dos Paleólogos.
No entanto, os romanos nunca colocaram a hereditariedade sanguínea a frente
Se formos por sangue, várias pessoas espalhadas pelo mundo são candidatas fortes, se formos por legado, a maioria não conseguiu reconstituir todo o território e nem o próprio legado, se formos a legalidade, é a única que não tem furos, e como já dito no video, n precisa ser decente direto de um imperador para ser ou seja, na minha opinião o mais próximo disso é o FilipeVi
Eu concordo,porque o imperador que tinha direito ao trono deixou no seu testemunho a sucessão ao monarca espanhol ou seja,passou a legalidade de ser um herdeiro do trono para os espanhóis.
Imperadores antigos tinham dezenas de filhos bastardos, se for buscar pelos ancestrais lá atrás, o que não falta é herdeiro do império romano
Fora que a Espanha foi território romano também.
Só seria mais legal se o rei ainda fosse D. Juan Carlos. Vai ser sempre a imagem que tenho de rei da Espanha, igual João Paulo II com o Vaticano.
Na verdade para Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela e seus sucessores podendo ser sucessores politicos tanto seus descendentes
O sentido de sucessao
Mais um vídeo incrível, Plano Piloto 😁
Obrigado Leandra!! Acredita que já estou 2 semanas postando todo fds?
Faça um vídeo parecido com as dinastias chinesas! Ainda existem descendentes dos imperadores?
Ótima ideia! 🇨🇳
@@PlanoPiloto Existe alguma dinastia chinesa (além da qing) que mantém descendentes?
Existe sim! É Jin Yuzhang, sobrinho de Pu Yi, último Imperador da China
@@joaogabriel8510 dinastia Ming? cara pelo oq sei foi a última dinastia han da China, ent provavelmente sim
@@davj_franca7504 existe algumas pessoas sucessoras da dinastia Ming mais nenhum reivindica trono
Faz sobre a linha sucessória do trono russo, e dos ramos e disputas !
Boa!
Vale lembrar que André tinha um irmão mais novo chamado Manuel Paleólogo, na qual fez um acordo de passar todos seus direitos do Império Bizantino para o sultão otomano Bajazeto II, em troca de uma pensão.
Por ele ter sido o irmão mais novo não seria o primeiro à ser imperador, mas é interessante ver que essa embolação é maior ainda.
Nossa, que vídeo foda, muito legal saber mesmo que existe uma disputa para vê quem séria o imperador Romano atual e que todos os candidatos tem argumentos pra isso
Valeu Guilherme :)
O trono espanhol é o único da lista que eu apoio, mas na prática dois critérios são decisivos: a conquista do trono ou a consagração pela autoridade soberans da Santa Igreja.
A Santa Igreja que colocou germânicos como imperadores romanos e desconsiderou o legítimo império (o oriente)
Como se seu apoio insignificante valesse de alguma coisa kkkkkkkkkkk
Belo vídeo amigo! Você poderia fazer um “5 pontos positivos caso o Brasil volte a ser uma monarquia” e “5 pontos negativos de um possível retorno da monarquia”!
Interessante!!
Que vídeo incrível. Fiquei tão envolvido, que nem percebi o tempo passar.
Sério!? Adorei o feedback 😊
Parabéns por sua excelência no trabalho de pesquisa, como também na brilhante apresentação. O Brasil precisa muito deste tipo de trabalho.
Obrigado Ulisses 😊
faz um video sobre a volta do imperio brasileiro, quais serião as vantagens e desvantagens.
Imagina alguém como o rei de algum país pequeno tipo a Espanha estiver apenas lá de boa e ganhar o título de imperador romano, seria muita sorte mesmo...
E imagina alguém que nem rei é do nada ser imperador
@@PlanoPiloto imagina vc em casa desempregado e bate alguém na porta falando que vc é imperador
@@eatavocados7438 É imagina vc é só um mendigo e do nada alguém bate na porta falando que vc é um imperador
Pelo menos o da Espanha ainda vai ser um monarca de fato uhahuahuhauhua o título vai dar mais prestígio. Agora se for alguém fora de um trono, vai perder todo o sentido na medida em que o cara vai ser um imperador sem império.
@@andreeduardo5912 qual porta?
Incrível é que ainda existem pessoas até hj sendo herdeiro de algo tão lá trás... Fiquei Pasmo 😱 parabéns Davi pelo excelente vídeo! ☺️♥️
Se pá ainda tem herdeiro pro Egito da época dos faraós
@@TCQuaseNada se tem do Império do Brasil pq não do Egito
@@marechaldeodorodafonseca1459 considerando q o Império do Brasil acabou em 1889 e o Egito Faraônico em algum momento antes de Cristo.....
Obrigado Cleiton 😊
Tem do Reino do Egito
Uma aula de história incrível! Muitas coisas que estudamos durante muitos anos na escola e não faziam sentido nenhum pra mim, agora finalmente fazem. Parabéns e muito obrigado!
Pra mim faz muito sentido o imperador romano ser o rei espanhol. É o único entre os pretendentes que tem poder real, exércitos a sua disposição (caso queira reclamar o trono), e legitimidade legal (dado o seu histórico). Eu realmente não entendo como Carlos V nunca reclamou o título de sucessor do Império pra valer: na condição de Sacro Imperador e de neto de Isabel de Castela e Fernando de Aragão, ele uniu em si as reivindicações tanto do ramo ocidental quanto do ramo oriental, e como ele foi o homem mais poderoso da Europa em sua época, não seriam muitos os que se levantariam contra sua reivindicação.
@markstein2845 claro, para o Felipe VI não faz sentido, é só um exercício de imaginação. Mas o Carlos V tinha poder para isso, pois ele controlava vastas terras na Europa, além de ser sacro-imperador
Parabéns! Que resumo TOP. Menos de 15 minutos e bem explanado. Se ganhasse um pouco mais e não tivesse família para sustentar, doaria recursos. Que foda! Nem eu que sou historiador, teria esta ideia de resumo. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muuuito obrigado Waldney!!! :)
Que vídeo sensacional!!!
Ensinando mais história do que muita escola
Parabéns!!!
👏👏👏
Que vídeo genial! Parabéns! Principalmente or deixar claro que não existe uma resposta única, depende muito do ponto de vista.
Obrigado!!! 😊
Nossa vi esse conteudo em inglês no canal usefulcharts (who has the best claim to the title of roman enperor?) a dois anos atrás. Parabéns por trazer o conteúdo para o português.
Falando do Brasil, nós podemos relacionar tanto pelo lado habsburgo da nossa família imperial, quanto pelo lado bragança, contando com as diversas uniões entre Espanha e Portugal.
Verdade!
O último Imperador do Sacro Império Romano-Germânico Francisco I da Áustria era descendente direto de Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela
A Esposa de Dom Pedro II era descendente de Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela
@@showdojoaomarco471o próprio pedro ii tbm era, inclusive maioria das famílias reais católicas europeias eram, eles se misturam mt
Ramo de petrópolis não tem legitimidade, uma vez que o príncipe abriu mão do direito ao trono para se casar com uma não-nobre, sendo assim o ramo de vassouras é o único legítimo.
8:42 Bingo, eu sempre pensei nessa possibilidade do rei da Espanha Felipe VI ser um provável imperador Romano por conta desses títulos que veio do Andrés Paleologo.
então sim, eu voto no Rei Felipe VI da Espanha
@@mariavieiradeandrade4497 não foi para os Habsburgo(q ficou na Espanha entre 1516 até 1700)
Foram para os Trastamara, cujos monarcas eram o Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela
@@mariavieiradeandrade4497 não tem a data exata, mas pelo q sei o título foi vendido em algum momento entre 1490 a 1502(ano da sua morte) para os Reis Católicos da Espanha.
A dinastia espanhola foi mudando, mas os títulos que eram do Império Bizantino e agora ficou com Castela(q hj é a Espanha) foi sendo passado até chegar nos atuais Borbón que é representado pelo Rei Felipe VI.
@@mariavieiradeandrade4497 vc intende como funciona erdar na política? Se fosse assim, que se mudasse uma dinastia perdia todos os títulos, o mundo estaria bem mais dividido, a Rússia, a frança viviam trocando de monarcas e nem por isso, perdiam titulos.
@@mariavieiradeandrade4497 são de origem francesa, mas a partir do momento que Felipe V, o primeiro Borbón que chegou na Espanha assumiu o trono espanhol, ele assumiu tbm todos os títulos reais e históricos.
Então, ainda defendo q os monarcas espanhóis são legítimos numa possível sucessão ao que seria o Império Romano.
Ótimo vídeo Plano Piloto! Fiquei pensando aqui que com tantos anos de história, casamentos e decendências até alguns de nós assistindo o vídeo podemos ser herdeiros do título! 😄
Sim!!
Eu gosto muito de historia. Ainda mais essa parte do império Romano. Imagino o trabalho que deu essa pesquisa. 😆😆😆😆😆👍
Eu tbm adoro! Obrigado pelo apoio 😊
Na sua votação eu votei nós russos.
Acredito que eles que são os verdadeiros herdeiros.
Já Espanha é apenas um representante.
Mas gostei dessa história, não esperava que apenas com uma linhagem política de um país conseguiu criar uma história doida kkkk
Não tem como a Rússia ser o verdadeiro herdeiro sendo que ainda existe a Família Palaiologos.
Eu acredito que o verdadeiro herdeiro seria um país ocidental, visto que o que une uma nação, é a cultura, e Roma influenciou , e muito, os países ocidentais.
@@rodrigofernandesreichert8241 E os herdeiros legítimos? E a continuação legítima do Império? Como fica? A questão não é só a preservação dos costumes romanos e a identidade e sim a continuação do Império que continuou no Oriente em Constantinopla.
Cara sempre fui muito fan da historia do império romano principalmente do tempo de ouro deles, não sabia sobre o imperio bizantino e apesar de ter conhecimento que constinopolis foi uma das ultimas cidades romanas de pé se não a ultima. Parabéns pelo vídeo curti muito
👏👏👏
Faz um vídeo sobre nações ficticias como o império galático de Star Wars
Up
Star Wars tem várias organizações políticas interessantes como: República Galática, Confederação de Sistemas Independentes, os governos de Mandalore, etc.
Muito obrigado pelo apoio Raul!! 😍
Siiim! Já tem tempo que quero fazer um vídeo sobre um país fictício 😃
Plano Piloto, eu vim a conhecer seu canal através do canal do Blue Excess, seu conteúdo é top demais, você deixa tudo explicadinho, +1 inscrita, será que você pode contar sobre a Guerra do Peloponeso? Lá na Grécia Antiga entre Sparta e Atenas? Sobre o Rei Leônidas de Sparta junto à "Temistocles" Ateniense contra o exército do Persa Xerxes I? Essa história é tão boa
Que tal um vídeo sobre o sistema de governo da República de Roma? Como funcionavam as eleições, benefícios, malefícios, etc.
Muito louco pensar que ainda possa existir herdeiros de um dos maiores impérios da terra
Né?
13:29 Uma correção, Dom Pedro I não era filho de Maria Leopoldina, ela era sua esposa, ou seja, os dois eram marido e mulher.
@Renan Martins Também acho, mas eu pensei também que, ele poderia estar falando de Pedro II e eu interpretei errado.
Onde? 😜
Que dá hora mano olhar por esta direção é muito legal parav vídeo incrível 👏👏👏👏👏
Obrigado! ^_^
Sugestão: Fala sobre nações fictícias (de animações, Filmes e séries) como por exemplo:
Império Galactico (Star Wars)
Império (Legend of galactic Heroes)
Aliança dos planetas livres (legend of galactic Heroes)
Konoha (Naruto ;-;)
Obs: apesar de ser difícil eu queria muito que você analisasse as nações de Legend of galactic Heroes pois são muito bem trabalhadas)
Up
Up
gallifrey
Da série Doctor who também é uma boa
@@raulcarlos nunca vi
Os viltrumitas tbm seriam bons de se analisar
ele, o homem, adriano, que traz consigo sua denominação que prova que ele é DIGNO!
Fico entre Filipe e Jean, pois os 2 tem sangue latino, por um ser francês e o outro ser espanhol. Se eu fosse senador eu escolheria Rei Filipe,pois a minha vó tem sangue espanhol.
Eu também votaria no rei Felipe da Espanha. Porque Portugal e Espanha são próximos e a maioria dos Brasileiros são descendentes de portugueses. E na idade Media Portugal e Espanha era um só.
Interessante também é que hoje em dia devem existir alguns milhares de descendentes candidatos a coroa espalhados pelo mundo
Achei que foi um maravilhoso exercício de estudo histórico e de história alternativa. Por várias ocasiões tentaram reconstruir o Império Romano, cada líder a seu modo. Nos dias atuais, certamente se valeriam pela democracia para restaurarem o Império Romano, que tomariam a União Europeia e os EUA como base, a legislação se resumiria ao código romano, sendo cada divisão administrativa dessa Nova ROMA com sua própria constituição, parlamento (ou senado), governo e outras instituições típicas de um estado federado (a nova Roma teria um federalismo em vários níveis de autonomia e esferas de poder), o imperador ou imperatriz seriam sabatinados pelo Senado a exemplo do que se fazia no Sacro Império Romano Germânico e no Vaticano na escolha do papa. Se Felipe VI da Espanha virasse Felipe I dessa Nova Roma, ele já mexeria os pauzinhos para casar suas duas filhas com os filhos de fortes candidatos ao trono romano e assegurar sua descendência e legado. O idioma oficial da Nova Roma certamente seria uma língua artificial ao estilo latine sin flexione e interlingua (fazendo um combinado das principais línguas ocidentais numa base latina). A moeda teria a divisão centesimal em denarius (dinheiro) e nominalmente em talentus (taler ou dólar ou prata). O papa seria a maior autoridade religiosa da nova Roma, mas o Estado seria laico na prática (ainda mais para acolher os muçulmanos da parte africana e asiática). Seu território seria toda a Europa (incluindo Turquia e Rússia), as Américas, África, Oceania, e a parte asiática do antigo Império Otomano. Os grandes rivais desse enorme império seriam Afeganistão, China, as Coreias, Índia, Indonésia, Irã e Japão.
Se contar os titulares Filipe V Bourbon
So pelo trabalho que deve ter dado esse video, vc ganhou um inscrito.
Seria massa um vídeo sobre o Império Britânico
Boa :)
Faz um vídeo contando a história do cristianismo ! Desde a fundação da igreja, até os rachas que nela teve ! Seria ótimo !
Seria! Mas acho que seria mais de um vídeo
Napoleon é o mais "romano" de todos, pode até não ter sangue, mas tinha o espírito.
Parabens pelo video, muito bem feito e pesquisado. Amei! 👏🏻👏🏻
Obrigado Marcelo 😊
Como sempre um excelente vídeo e uma excelente aula de história! Deve ter dado um baita trabalho a produção! Parabéns pela excelência!
Esse vídeo fiquei incrível, parabéns a todos os envolvidos!
Só tem um herdeiro Imperador possível no século XXI... Didico, o Grande!!!
Bom dia,
Gosto muito da maneira como vc aborda um assunto,gostaria que vc falasse do história do Canadá. Obrigada
13:28 pequena correção Dona Leopoldina era esposa de D. Pedro I não mãe
Verdade! 🤦🏻♂️
Apesar de não ser um sucessor direto, o Brasil tinha ligações muito interessantes: Imperatriz do Brasil e o segundo Imperador do Brasil eram descendentes de ultimo Kaiser do Sacro Império Romano, e além disso, o Brasil era um Império de língua neolatina (idioma filho do Latim, língua oficial do Império Romano) e tinha como religião oficial o Catolicismo Romano.
O mais surpreendente é que Dom Pedro I foi cogitado pra Rei da Grecia com base em um argumento de que ele tinha uma decendencia, mesmo que distante, com o ultimo imperador bizantino.
@@alexiafernandez4007por onde sr não filho tinha
❤Salve plano piloto eu gosto do seu conteúdo principalmente de história,geografia e curiosidade de paises você é melhor❤
Obrigado!!!
Vídeo muito interessante, obrigado pelo ótimo conteúdo!
Obrigado por assistir e compartilhar 😊
Pra mim, quem tem os argumentos e a ligação cultural mais próxima dos Romanos nessa lista, são sim os membros da Corte Espanhola. Rei Filipe VI da Espanha têm os melhores argumentos. Inclusive no passado, já houve um hispânico como Imperador Romano, este foi Trajano, o homem que expandiu o Império Romano a seu tamanho máximo.
Apesar disso, eu ainda prefiro que uma nova família fosse considerada, e em minha opinião, deve ser de origem italiana.
Que vídeo foda, parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽
Faz um vídeo sobre o Império Britânico.
Boa 👍
Amei o vídeo, parabéns pela didática.
Obrigado Lucas 😊
Acredito que a melhor escolha seria alguém nascido na Itália, pois foi ai que nasceu Roma mas precisamente em Roma, pois já que estamos falando da restauração do império, deveria partir do início, como não tinha linha de sangue então que seja alguém de nascimento em Roma.
Seria o próprio Papa
@@jhonhousthg9219 o auricélio mencionou o nascimento na capital italiana. o papa é argentino e ele, na teoria, nem mora em roma. e sim no vaticano.
Se for assim nenhum é valido, pois nenhum é nascido em Roma, e muito menos o catolicismo foi a religião original dos romanos.
@@alexiafernandez4007 foi o q eu falei mn, bem tem sentido
@@gael.nardini.s O vaticano é o único país que conserva o idioma do latim, então já é uma argumento válido, fora que Constantino e Carlos Magno doaram ao papa Roma, mais um argumento, é uma monarquia eletiva e não hereditária, outro argumento e os Estados Papais possuíram totalmente a cidade de Roma por mais de mil anos
A internet já é o novo e melhor imperador Romano que poderia existir, pois interligou o mundo inteiro de forma voluntária e consensual, tendo base, em termos gerais, na escrita com o alfabeto latino e estabelecendo comunicação, trocas e pontos em comuns entre pessoas de diversas partes do mundo.
Isso me lembrou daquele vídeo, como se tornar a Rainha da Inglaterra e isso me deu uma ideia. Como se tornar o Imperador do Brasil, esse vídeo poderia ser lá pra setembro pro bicentenário da independência.
Boa idéia
Boa ideia!!
Olá! Eu acho que eu deveria ter o título, pois, pesquisei minha árvore genealógica até muito atrás, descobri que tenho descendência de Rômulo (fundador de roma), de Numa Pompilius, o primeiro rei de roma, César Augusto, um dos imperadores de roma (filho adotivo de Júlio César), além disso, tenho descendência direta do Carlos magno, do sacro império Romano germânico, e possivelmente também da família real da Espanha (este não tenho certeza)
Hoje a noite se eu me lembrar eu irei anexar aqui os links do Google drive com os vídeos que provam isso, indo desde mim, até estes imperadores e Reis.
D. Pedro I Ele era filho da Carlota e teve direito a coroa 👑 espanhola e Grega e portuguesa e do Brasil.
Grega?
@@pedrosabino8751 Grega.
Fonte: D. Pedro I e às 4 coroas.
ruclips.net/video/f3bdzDqF9fc/видео.html
Ótimo resumo!! Uma questão realmente complexa de se imaginar, mas vale a reflexão rs
Valeu! :)
O verdadeiro império romano são os amigos que fazemos no caminho
Eu vendo essa cena:
😦😢
Fantástico! Parabéns.
Faz um vídeo sobre a guerra civil americana
Interessante
Cara esse vídeo foi genial!
Valeu Eduardo 😊
Vídeo impecável como sempre
Obrigado 😊
Gostei muito! Parabéns pelo vídeo! Sensacional! :)
Obrigado 😊
Acredito que históricamente o sucessor do império romano ou é o descendente mais proximo dos bizantinos ou o papa. Um dos dois certamente.
Eu não sei se o papa tem direito para reivindicar o império romano.
Glória a Carlos. Magno sacro imperador romano Germanico e pai da Europa
Que qualidade de video sensacional!
Obrigado 😊
Muito educativo.
Obrigado! :)
Pra mim dois candidatos empatada que atende bem os requisitos para imperador.
Ali Osman - Bizantino
Napoleon - Ocidente
Os demais os títulos e sangue não atende, pois mesmo tendo ligação não atendia requisitos como herdeiro próximos, ou conquistar as terras. É a mesma coisa dizer que hoje eu sou português ou cidadão do Império brasileiro e podendo ser nomeado só pq tenho sangue português e em algum momento algo na árvore genealógica da monarquia. Principalmente reis e monarcas tinham filhos ou casamentos fachada.
Puta que pariu isso que é conteúdo de verdade. Excelente como sempre!!
Obrigado Lucas 😊
Conheci o canal agora e já adorei 👏👏👏
Sério Dorivan!? Seja super bem-vindo 🤗
Melhor canal
😍
Eu votaria no Habsburgo! Assim ficaria mais fácil de chegarmos lá! 😉
Na MINHA opinião, o Imperador deveria ser S.A.I.R Karl von Habsburgo-Lorena.
Porque?
@@pliniosalgadoocriadordopas4320 pois ele é o legitimo herdeiro do Sacro Império Romano-Germânico, sendo seu Tresavô o Imperador Francisco II&I da Austrália.
O Habsburgo, austríaco . Pra mim deveria ser esse. Ótimo vídeo! Super pesquisa.
Faz um vídeo do Império mongol
Boa! 🇲🇳
Em apoio jogar todos os candidatos no Coliseu, e o último a ficar em pé se torna o novo imperador kkkkkkkkkkkk
Davi me tira uma dúvida, se o Brasil fosse uma monarquia parlamentarista igual a da Inglaterra e de outros países da Europa, o Brasil seria um país melhor?
Impossível dizer isso, nessa lógica você estaria culpando a situação do Brasil hoje por causa da forma de governo, mas esse não é todo o culpado, há outros fatores também
@@PlanoPiloto e quais são os outros fatores?
@@kira9439 mds... corrupção, lavagem de dinheiro... cara ele fez até um vídeo sobre isso. PESQUISA aí: "pq o Brasil não dá certo?" É um vídeo dele
Eu creio que sim, pois teríamos uma instituição melhor e politicamente mais estável, dando menos margem para práticas de corrupção. Também estaria menos suscetível a crises porque num eventual impasse entre os 3 poderes, o monarca troca o governo com aval do parlamento, dissolve o parlamento convocando novas eleições ou troca os ministros de Justiça com aval do Senado. Além de consultar a população no impasse para aprovação de projetos de leis. No caso do federalismo brasileiro, essa atuação seria estendida aos estados. As monarquias parlamentaristas têm essa vantagem de separar chefia de Estado (monarca) e de governo (primeiro-ministro), as instituições do Estado também ficam separadas do governo e dos demais políticos. O monarca, por ter cargo vitalício e hereditário (ou seja, não eletivo), tem um preparo e uma neutralidade necessárias para arbitrar conflitos e nomear cargos imparcialmente e atendendo unicamente aos interesses do povo.
A base do sistema legal que temos hj tem contribuição de Roma, mas nao veio de lá. Veio da Grécia, mais especificamente da Ática, na cidade de Atenas
Caramba eu gostei MT do tem kkkk meio aleatório
Hahaha que bom ^_^
É um tema sensível, mas, o bigode tinha essa ideia™de 3° reino também; Kaiser. Isso deveria ter sido citado também. Faz um complemento. 👍
Dom Luiz Gastão acabou de falecer na sexta-feira e foi sepultado hoje (RIP), fazendo com que a chefia da Casa Imperial do Brasil seja passada a seu irmão Dom Bertrand de Orleans e Bragança (que inclusive, se você prestar atenção, ele é fisicamente idêntico ao Kaiser Francisco da Áustria e do Sacro Império.
Que ótimo. Se tornou o herdeiro de nada passa assumir o trono de nada.
@@ateismohumanista6374 restaurando a Monarquia, não vai mais se um "nada" vide a esperiência na Inglaterra após Cromwell e na Espanha após Franco.
E os petropolis
Poderia fazer algum vídeo sobre descendentes de monarcas indígenas, tipo imperador asteca ou inca?
UMA AULA DE HISTORIA INTEIRA EM 13 MINUTOS...
O Rei da Espanha com certeza, ele tem ótima uma reivindicação legal, por ter recebido o título do último herdeiro legal do Império Romano do Oriente, é o único chefe de estado da lista, é de uma cultura de base latina e governa uma região que fez parte do antigo Império Romano.
Roma tá na italia, os italiano têm a língua mais proxima do latin , e sua cultura, estrucos e italiotas já tinhan língua latina
O Rei Filipe VI é a melhor opção pois é o único aí q é um monarca de fato, ent ele já sabe os deveres de um chefe de estado e como coordenar um país, além de ser católico a verdadeira religião do Império Romano original
Pelo que eu sei a verdadeira religião do império romano é o politeísmo grego-romano
@@Seila-bq1lh A Igreja Católica se tornou a igreja oficial de Roma a partir de Teodósio
@@mariavieiradeandrade4497 Mas como atual rei da Espanha de qualquer jeito o trono viria pra ele assim como aconteceu com a Espanha
Vendo algo divertido e aprendendo ao mesmo tempo 😍