Netdecking Estraga o Magic?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024
  • Use o código ELBA pra dobrar as suas chances de ganhar o sorteio de 40 decks pré-construídos na Ligamagic! www.ligamagic....
    Apóie o Fazendo Nerdice!
    apoia.se/fazen...
    Siga-me nas redes sociais!
    Twitter: @Fazendo_Nerdice
    Instagram: fazendo_nerdice
    Se quiser me enviar um presente, mande pra:
    Caixa Postal 81409 CEP 04273-970
    Arte de thumbnail feitas por: letsongakemi

Комментарии • 259

  • @TheBlankh
    @TheBlankh 2 года назад +61

    Eu gosto muito desses vídeos que incluem histórias pessoais do Elba pois nos ajudam a entender a trajetória com o jogo que o trouxe até aqui. Como comunidade brasileira, temos muita sorte de que ele tenha se tornado produtor de conteúdo. Sempre imagino quantos jogadores com histórias incríveis estão perdidos por aí.

  • @matheuslopes4258
    @matheuslopes4258 2 года назад +26

    "Mas provavelmente a saudade não é do magic, é daquela vida despreocupada"
    -ELBA

  • @pedrohdalla
    @pedrohdalla 2 года назад +89

    "o Magic era mais legal, ou aquela vida sem preocupações e sem obrigações na qual você passa a tarde e a noite inteira brincando com seus amigos"
    Beleza chorei num vídeo do Elba

    • @feliperesende4505
      @feliperesende4505 2 года назад +4

      Isso que a galera reclamona de hoje em dia não saca né? Acha que todos os filmes, musicas, desenhos, livros e jogos que saem hoje em dia nunca vão ser melhores que os de antigamente por que "no meu tempo era melhor". Conheci gente assim e da para perceber que não era as coisas do tempo daquela pessoa que eram boas, era a vida dela e hoje em dia ela fica presa ao passado consumindo nostalgia, sem amadurecer e aprender a lidar e se adaptar ao mundo. Cheguei a ver gente falando que aquela animação dura e quase de slide do he-man é mais tecnicamente bem feita que TODAS as animações de hoje em dia...

    • @josebdo
      @josebdo Год назад

      Me lembro frequentemente do meu antigo grupo de RPG, 20 anos sem jogar, tenho saudades do rpg? Talvez. Tenho mais é saudade daquele tempo de muito tempo e pouca preocupação.

  • @TauanAzevedo
    @TauanAzevedo 2 года назад +24

    Eu voltei a jogar hearthstone. Abro alguns packs e faço os decks em cima do que veio. Por n ter acesso a todas as cartas e n olhar listas. É mto divertido fazer e testar decks. O sabor de jogar com um deck q vc criou é mto bom.

    • @carlosricardo7701
      @carlosricardo7701 2 года назад +4

      Testa o Legends of Runeterra amigão, garanto que tu vai preferir 1000 vezes

  • @PedroFigs
    @PedroFigs 2 года назад +23

    41:05 chegar em torneio (claro que FNM, torneios pequenos de lojas) com deck que ninguém conhecia, com cartas que a galera tinha que ficar lendo, sempre foi o que mais me motivou no Magic. Adoro montar decks, testá-los e me divertir muito nisso do que simplesmente montar um bom deck para só ganhar. Eu acho que netdecking inclusive ajuda no ambiente que eu quero jogar com deck rogue.

    • @trukkurt
      @trukkurt 2 года назад

      Concordo, o que me chamou atenção no magic desde o inicio foi a possibilidade de tu criar o teu grimório, teu deck, e como tu mesmo citou, uma das coisas mais legais no campeonatos nas lojinhas era ir com os meus rogue decks e fazer os outros duvidarem do potencial da minha estratégia, pegar as cartinhas que ngm usava. o problema do netdecking é que é ele que faz banirem as cartas. ou tu pensa que se não houvesse influencia dos netdeck, iria ter um campeonato qualquer com dez oko. no way.

    • @lucianocostart
      @lucianocostart Год назад +1

      Já fui jogar em lugar, que gente veio falar "ué, mas essa carta não joga há muito tempo.....essa carta aí eu nunca vi.......essa carta nesse deck funciona?????....vê uma lista pra vc arrumar esse deck.....nunca vi esse deck em nenhuma lista......

    • @lucianocostart
      @lucianocostart Год назад +1

      Deck de elfo com treetop rangers faz a festa, pq simplesmente não usam ela em nenhuma lista de tribal elfico. Não é meta, ninguém dá moral, mas faz a diferença.

  • @RaginKavu
    @RaginKavu 2 года назад +18

    O netdecking em si não estraga.
    O que estraga são os "netdeckers". A galera que normalmente são uns Spike sem noção, que só pagam pela lista, nem modificam, e se não ganham ficam nervosos. E ainda falam mal de você, por não usar cartas "do meta".

  • @LuizEduardo-vi1bs
    @LuizEduardo-vi1bs 2 года назад +10

    Sobre o comentário no final do vídeo:
    -Eu não jogo Magic, eu conheci o Magic aqui no canal no primeiro vídeo que vi e assisto os vídeos de Magic por causa da história, é interessante pretendo começar a jogar um dia.

  • @salvimateus
    @salvimateus 2 года назад +13

    não jogo magic, devo ter jogado 2 partidas na vida na minha infância, na casa de um primo
    mas gostei de assistir o video, pois toda essa discussão pode ser aplicada em qlq jogo competitivo e como ficar bom ou focar no que voce gosta na vida adulta ocupada

  • @TheScienceMaker2
    @TheScienceMaker2 2 года назад +5

    Eu sinto uma saudades enormes quando eu tinha tempo e disposição p/ fazer um deck do zero... Eu lembro quando comecei que eu tinha um "jogo" com meus amigos de fazer um deck ao redor de uma carta que concordássemos que era ruim pra tentar provar do contrário.

  • @Dink8152
    @Dink8152 2 года назад +14

    Toda vez que ele fala "o tempo foi passando" / "o tempo passou" eu só consigo pensar em completar com "e eu sofri calado"

  • @anicolau
    @anicolau Год назад +1

    o Elba falando as lojas e eu lembrando de vê-lo lá, jogando na mesma época (2001-2004). A Mundo do Saber era do pai de um cara que estudava comigo, praticamente morei lá

  • @LucasSkywalker19
    @LucasSkywalker19 2 года назад +1

    então, eu nunca peguei uma lista completa e copiei pra deck, mas já vi MILHARES de listas (ou sites que aglutinam as cartas em torno do comandante etc) pra poder ver quais cards se encaixam melhor nas minhas estratégias ou conhecer cards e estratégias novas que posso usar

  • @carlosaugustomartins375
    @carlosaugustomartins375 2 года назад +1

    Te entendo perfeitamente Elba, tanto é que eu vejo questão de jogar com decks já montados (Netdeck) desde a época em que jogava Yu-GI-OH ou seja período antes do lançamento de Trono de Eldraine que foi quando comecei a jogar Magic The Gathering então isso já sabia disso (não com esse termo) mais já conhecia desde essa época quando jogava Yu-GI-OH.
    Entendo quem cópia listas e confesso que eu também o faço em partes, pois antes mesmo de ter ideias 💡pra montar meus decks analiso várias montadas e vejo o que se encaixa com meu perfil.
    Não que eu seja um jogador brilhante 🌞🌞🌞 principalmente de Commander que é o que mais eu tenho jogado ultimamente, porém sempre estou analisando e testando nos decks mudanças que possam não só encaixar como tbm possa fazer com que eu me divirta jogando.
    O que é o principal fator para que eu jogue Magic, até mais do que a busca irrefreável pela vitória ✌. Então pode-se dizer que sou um jogador Híbrido onde busca listas mais tbm procura encaixar aquelas mudanças que se encaixam na minha forma de jogar.

  • @ValkTheSkunk
    @ValkTheSkunk 2 года назад

    O que eu mais gosto é que os seus videos de Magic servem não só pra Magic mas qualquer Card-game da tamanha informação e conhecimento que você passa, vlw demais cara =)

  • @ramonbelchior199
    @ramonbelchior199 2 года назад +1

    Netdeck foi fundamental para mim quando comecei a jogar pq não tinha ideia de como montar um deck, não sabia nem jogar kkkkk porém acho muito dahora tu pegar um bolo de cartas e montar um deck ali na hora, ou ir passando a sua pool de cartas e ir montando um deck com as cartas que te chama atenção.

  • @felipepereira214
    @felipepereira214 2 года назад +1

    Eu nunca imaginei que o Elba fosse Johnny; bom saber que tem um lado deckbuilder.

  • @felipebelmiro7200
    @felipebelmiro7200 2 года назад +2

    Sensacional esse vídeo! Eu gostava mais de jogar Magic na época que tinha tempo pra criar minhas próprias listas e com limite de dinheiro! Hahah! Agora que não tenho tempo e tenho como comprar as melhores cartas perdeu muito a graça pra mim. Mas , definitivamente, após a filosofia fire, as estratégias mais rogue ficaram muito aquém. Antes dava pra fazer uns resultados em torneios menores com listas inesperadas. hoje a impressão e que a estratégia mais forte e muito superior a qlq coisa inesperada rogue. Inviabilizou a maior diversão que tinha pra mim de arrancar uns resultados com lista rogue e budget.

  • @alanbezerra118
    @alanbezerra118 2 года назад

    Adorei o vídeo. Muito bom saber dessas suas histórias, Elba. Eu já ganhei um torneio de Dragon Maze, por ter levado um deck diferente dos que rodavam na época. Era um Solar Flare, com muita reanimação e um diferencial, splash para o vermelho, pra usar aquele Diabão (não lembro o nome) que no final do turno, todos os jogadores descartava a mão. Como a loja toda, só jogava de Jund Control, Bant Control e algo Control, foi sussa.

  • @moiseslopessantos8244
    @moiseslopessantos8244 2 года назад

    Elba admiro muito seu trabalho! Não jogo magic a tanto tempo quanto você (comecei em 2006 em espiral temporal), mas acho incrível como você descreve e relata tudo que já vivi em todos estes anos no game.

  • @fes7465
    @fes7465 2 года назад +7

    Parei pela primeira vez com o magic justamente por culpa do netdecking!
    Jogava numa loja onde todo mundo montava com as cartas que tirava do booster e era uma coisa super divertida. Quando muito os decks rodavam com 3 cartas de alguma coisa muito especial, por que o zezinho trocou com todo mundo aquela carta para ter 3 no deck dele. O pessoal ia para loja para jogar e TROCAR tentando fechar seus combos, e suas ideias por mais malucas que fossem. Era quase como jogar um comander (mas não por opção) os duelos eram diversificados e exista muito daquele sentimento de a qualquer momento qualquer coisa pode acontecer. Com o tempo e a facilidade de encontrar decks e cartas, cada vez mais começaram a aparecer decks que eram meras copias de deck de torneio. De pouco em pouco o meta da loja era similar ao campeonato e ai deck X ganha de Y, Z sofre para Y e assim por diante. E com um meta tão predefinido você já sabia o que ia acontecer com duas ou 3 cartas baixadas. PARA MIM, isso tira uns 60% da graça do jogo, e com isso eu simplesmente parei por conta da previsibilidade de tudo.
    EU FECHO COM O ELBINHA !!!
    Caminhos alternativos e a surpresa de não ter deck limitado com apenas 8 tipos de cartas repetidas 4 vezes é muito mais divertido.
    Voltei agora com o commander. Porém a cada dia mais eu vejo esse negocio de Staples Cards, TOP TIER COMANDERS, Listas de otimização e etc cada vez mais venho sentido repulsa de novo por conta das padronizações.

  • @luckvoltia2071
    @luckvoltia2071 2 года назад +8

    Já até comentei isso em outro vídeo, mas netdecking foi o que me afastou dos jogos de cartas, principalmente os online. Há pouco tempo tentei jogar Legends of Runeterra e só enfrentei os mesmos 3 decks, o que, para MIM, tira toda a graça do jogo! Gostava de jogar contra vários decks distintos e, quando começo a enfrentar os dois/três decks mais otimizados em sequência, simplesmente perco todo o interesse pelo jogo. Não estou falando especificamente de Magic, mas de card games em geral

    • @adrianojunior4588
      @adrianojunior4588 10 месяцев назад +1

      Joga arena no modo histórico q n da isso. Só rola no competitivo

    • @douglasnobre8558
      @douglasnobre8558 4 месяца назад

      No Pokémon TCG live, rola um pouco disso. Todo mundo com uns decks quase iguais no ranqueado. Me desanimou um pouco.

  • @DuneDiscord
    @DuneDiscord 2 года назад

    Oi Elba, como está o cronograma de vídeos?

  • @JoaoSchoen
    @JoaoSchoen 2 года назад +1

    Eu me divirto um monte olhando listas de deck online para ver o que outras pessoas estão usando nos decks que eu quero montar, dai vou no Scryfall procurar cartas das cores, temas, mecânicas, etc... que eu estou procurando e volto na Liga Magic pra ver mais listas e por ai vai, eu sempre tento montar os decks mais budget possíveis, o que também deixa mais divertido esse passatempo de ir atrás de cartas diferentes.

    • @566ms
      @566ms 2 года назад +1

      sim, vc pegar um netdecking e ir ajustando ele a seu gosto, também é muito legal.

  • @birulleibyrodz7562
    @birulleibyrodz7562 Год назад

    Belo video Elba, tive uma trajetoria parecida, comecei a buildar decks quando era pivete meio como alternativa pra fugir dos metadecks e baratear os custos de mtg isso em torno de 99-2002...outra coisa que fazia tambem era ao inves de comprar booster era trocar jogos de videogame por cards

  • @Danmagermoret
    @Danmagermoret 2 года назад +4

    Super me identifiquei com o "minha obrigação era apenas frequentar a escola". Estudar pra que, se um "C" de média já era o suficiente pra passar? Tirava isso nas de humanas e A ou B nas de exatas que eu tinha talento natural e era odiado pelos outros por não precisar estudar kkkkk

  • @lucaselvis01
    @lucaselvis01 2 года назад

    Elba, que vídeo é esse meu amigo. Que resposta complexa e incrível pra essa questão. Obrigado por compartilhar tanto conosco. Depois desse, sem condições, vou virar apoiador ! Ainda mais depois que você falou sua formação. Um abraço pra ti, mackenzista, de um colega também psicólogo, puquiano.

  • @gabrielstedile3645
    @gabrielstedile3645 Год назад

    Conheci magic em 2014 quando lançou o jogo na steam, gostava muito de jogar o modo jogo selado, você começa com algumas cartas e vai ganhando mais com o tempo(ainda jogo até hoje), a parte de ir aprimorando o deck é a melhor. Uns anos atrás comprei uma caixa de booster já aberta só para dizer que tinha os cards de magic, infelizmente na minha cidade não tem até hoje lugares para jogar, a mais próxima fica a 100km, estou montando um deck para um dia ir lá algum dia jogar com o pessoal. Comprei o kit inicial que vem com dois decks prontos para jogar com minha esposa e mais um deck pronto de planeswalker da elspeth para variar um pouco. Tentei voltar para o yugioh mas com tanta frescura que fizeram com as cartas desanimei, fiquei no speed duel apenas.

  • @FelipeASaito
    @FelipeASaito 2 года назад +1

    Isso é uma coisa curiosa. Quando eu comecei a jogar Magic, eu fazia Netdecking exatamente porque eu queria saber como as pessoas jogavam e qual a lógica na construção de decks, e eu achava que os veteranos que iam zoar de mim por tá "sem criatividade e copiando deck dos outros". Mas realmente quem desgostava de netdecking eram outros novatos. Sempre achei isso engraçado

  • @matheusrock7
    @matheusrock7 7 месяцев назад

    CARALHO ELBA tu desbloqueou um jarro de memória aqui, eu assistia isso quando eu era criança e amaaavaa

  • @ginzomelo
    @ginzomelo 2 года назад +6

    Hmmm ele entende de fazer deck. Dar umas ripas de madeiras pro Elba brilhar.

    • @pedrohenrique-st2ey
      @pedrohenrique-st2ey 2 года назад +6

      Comicamente alguns anos atrás o Elba fez um primeiro de abril onde ele fala sobre decks de madeira. E é um ótimo video

  • @jonicabecinhas7695
    @jonicabecinhas7695 2 года назад

    Muito bom vídeo faz me lembrar como eu era e sou ainda. Gosto de fazer os meus decks para FNM ou torneio medio. Já fiz alguns resultados com listas minhas como por exemplo em tarkir eu fiz deck 4 cores sem vermelho com companhia Rhino e eldrazi displacer e fiz 6/3 no GP Paris, fiz um deck abzan food com modern horizons e fiquei 9 lugar num tourneio de 80 jogadores. Mas quando é grande grande torneio faço deck net também. Obrigado pelo vídeo e boa continuação Elba

  • @samuelwuw
    @samuelwuw 2 года назад

    Eu não sofria com essa questão no commander, pq é muito fácil montar sua lista no formato. Mas comecei a jogar pauper e agora me pego passando muito tempo em mtgtop8, mtggoldfish vendo listas e estudando. Ao mesmo tempo que tenho amigos que consideram que ter sua lista, ter suas techs te ajuda muito no jogo, afinal as pessoas veem as listas na net, sabem o que tem no deck e jogam em volta. Ao mesmo tempo, vejo jogadores profissionais fazendo conteúdo utilizando listas identicas ao top8 e fazendo resultado. O que importa é que eu jogo só na lojinha, e não importa muito pra mim se net deck é certo ou não hahaha.
    Excelente conteúdo elbinha!

  • @brunoras
    @brunoras 2 года назад +4

    O Elba adolescente fazia teste A/B e teste de hipóteses! Mais data-driven do que muito cientista de dados de hoje em dia kkkk

  • @tacioleal1789
    @tacioleal1789 2 года назад

    Caraca Elba, q video top!!! Ficou da hora, fora o assunto q acho muito interessante. A analogia com plantar o algodao e fazer a propria camisa foi massa kkkkkkkkkkkk concordo contigo sobre o video e viva a liberdade nao eh mesmo?! Eu tambem tive uma trajetoria semelhante a sua com o MTG, e ate hj gosto muito de montar decks com cards e estrategias q quase ninguem usa, eh uma sensaçao boa quando os colegas da mesa ficam com uma cara de espanto pq ate desconhecem certos cards. Gosto das listas da net e ate dos seus videos ajudando a montar decks para descobrir "novos" cards e novas interaçoes, o bom eh a informaçao q temos em abundancia hj. Montei meu primeiro deck de commander nos moldes de 90 kkkk tentativa e erro com ajuda dos sites pra procurar cards, e eh muito bom vc amadurecer o deck e nao ter ninguem mais usando a mesma lista

  • @rudrigul
    @rudrigul 2 года назад +6

    Correção: o Wafotapa faz streams regularmente jogando ligas e os challenges no Mol, sempre de controle, recomendo.

  • @MAnnnooo1
    @MAnnnooo1 2 года назад

    45:25 O Elba reinventou os Intro Packs. É exatamente por isso que eu adorava os odiados Intro Packs, mesmo sendo quase um golpe.

  • @M4lk1e
    @M4lk1e 2 года назад

    Já passei muitos anos jogando Magic e, nos últimos quatro anos, jogando Pokémon TCG (com este, inclusive, participando do circuito competitivo - coisa que não pude fazer com o primeiro), e vejo que ambos os jogos possuem um "meta" construído a partir de resultados sólidos e jogadores de alto nível.
    Não vejo problema algum nisso porque:
    a) usar Netdecking como base para formular um baralho serve para apresentar o jogo a um jogador (permitindo a ele escolher uma estratégia e/ou objetivo particular que o convença a jogar);
    b) o meta de um deck montado para um determinado ambiente dificilmente será o mesmo do ambiente onde você mais joga (a sua região);
    c) uma lista previamente construída requer criatividade para se adaptar ao ambiente onde você joga (as famosas "balas de prata" de cada jogador).

  • @thiagodasilvatls
    @thiagodasilvatls 2 года назад

    Que pauta daora e ótima conversa. Também gostava muito mais de montar decks antes, mas hoje eu me sinto aquém testando a sorte ( muito porque jogo arena e o tipo de recompensa deles é baseado em ganhar jogos). Mesmo assim, ainda prefiro mudar uma ou outra carta que eu julgo melhor do que usar a lista sem mexer.

  • @jeffersonoliveira6759
    @jeffersonoliveira6759 2 года назад

    Sou fã do canal de longa data, primeira vez que comento aqui, comecei em 1995 com Quarta Ed. e terras Natais.
    Joguei meu primeiro torneio em 96 com um deck de 86 cartas.
    Fazer o contrário dos outros jogadores sempre foi a melhor estratégia "na minha cabeça" até que aderi ao Netdecking via site "The Dojo".
    Sempre que eu viajava para eventos e tinha oportunidade comprava as revistas Duelist e Inquest.
    E o meu sonho era visitar a Devir e a Forbidden Planet que fazia anúncios de página inteira na Dragão Brasil.
    Com certeza o Magic era muiiiiito melhor antes da minha vida adulta começar kkk

    • @jeffersonoliveira6759
      @jeffersonoliveira6759 2 года назад

      Joguei o primeiro GP do Brasil em 1999.
      E o PVDDR jogou um Regional na minha extinta loja quando ele tinha tipo uns 9 ou 10 anos de idade e já era muito melhor do que eu e a gurizada de Pelotas 😋

  • @AlahuuJ
    @AlahuuJ 2 года назад

    Eu montei meu deck de Arcades Defensor baseado em uma carta que comprei de bulk, anos e anos depois eu descobri que existia lista desse deck na net agora acho bacana comprar uma lista e deixar do meu jeito

  • @capitaonemo42
    @capitaonemo42 2 года назад

    no Yu-Gi-Oh (nos grupos em que eu jogo) é quase o contrário, eles basicamente te mandam estudar deck profile por um tempo até tu conseguir fazer alguma coisa boa (novamente, nos meios em que já joguei)

  • @lucasag
    @lucasag 2 года назад

    Sinceramente cara, cada um monta o deck do jeito que achar melhor. Não existe regra. E que bom que existem referências por aí do que fazer, como um norte

  • @rodrigoguimaraeslopes1180
    @rodrigoguimaraeslopes1180 2 года назад

    Eu jogo pauper e só agora eu montei um deck ''competitivo'' dês de guildas de ravinica eu acompanho magic quando uns 15-16 anos, e antes eu achava muito complicado ver todo mundo usando cartas caras que eu nunca imaginei que pudesse comprar , como chainer's edict , snap, deadly dispute entre outros , a forma mais fácil e a que mais deu certo foi eu pegar a ideia de um deck e adaptar ele de forma budget , mas sem perder tanta qualidade , que foi o caso do grixis serpentine que eu buildei, acho que é um bom começo até eu pegar as partes mais caras do deck que são as lands nevadas e os skred e talvez transfoma-lo em um izzet

  • @lucifranklinvitorino9160
    @lucifranklinvitorino9160 2 года назад

    Prefiro fazer o deck sozinho também, mas quando não conheço muito a estratégia, vou procurar.

  • @rikkyferreira4729
    @rikkyferreira4729 2 года назад +1

    Quando comecei a jogar até existia recurso pra ver lista na Net, eu e meus amigos não tinhamos era grana pra isso. A solução então era montar deck só com carta que ninguém queria, aquelas bem lixo que o povo até dava pq ninguém ia comprar. Como a necessidade é a mãe da criatividade, depois de um tempo os decks começaram a ficar fortes. Se o cara do netdeck não ficasse muito esperto acabava perdendo pra um deck que custava 15 dinheiros no máximo 😂😂

  • @OhayouTakoboy
    @OhayouTakoboy 2 года назад +4

    Elba, uma pergunta, as sugestões de tema são somente no grupo de facebook?

  • @jeffersondasilva8678
    @jeffersondasilva8678 2 года назад

    Eu adoraria uma série de vídeos do Elba sobre a análise de show and tell e outros decks históricos marcantes.

  • @_nerdloja
    @_nerdloja 2 года назад +1

    Caramba passei o mesmo q vc, joguei centenas de jogos para testar meus decks e tbm relutava em usar deck de lista. Mas na real deixa o meta tudo igual, até hoje no arena não copio deck, claro que o tier do meu deck cai por isso, Mas me divirto bem e ainda fico puto quando vem 3 decks iguais para enfrentar seguido. Rsrs

  • @judah9687
    @judah9687 2 года назад +2

    Alguém conhece algum site, aplicativo, etc, para testar decks ?

  • @wellington_rosario
    @wellington_rosario 2 года назад +1

    Eu mesmo adoro buscar montar decks diferentões, pena não me sair bem sobre isso mas me divirto muito quando funciona.

  • @cequella
    @cequella 2 года назад

    Senti falta de uma imagem do Elbinha pra facilitar a visualização dessa história

  • @maykelsouza1340
    @maykelsouza1340 2 года назад

    Tu disse que o cara usou show and tell em 2014 eu lembro que meu irmão montou um deck de show and tell em 2012 botando emrakull acho que já tinha gente da época que usava essa carta

  • @jcdadw8718
    @jcdadw8718 2 года назад

    Eu comecei a me interessar por magic no começo de 2020, mesmo com quarentena e spelltable, o home office e o EAD me impediam de jogar tanto quanto eu queria, sem contar que eu não tinha noção nenhuma de como se monta um deck e mal sabia como funcionava o game, logo, recorri a netdecks e hoje to aqui montando meus próprios commanders. Mas duvido q eu iria levar o Magic pra frente se não fossem decks que outras pessoas ja fizeram e eu só os usei pra aprender (e alguns jogo até hoje)

  • @igorsousa7415
    @igorsousa7415 2 года назад

    É uma coisa q meus amigos vivem discutindo comigo pq eu faço, eu amo a arte de fazer um deck, eu me divirto testando, botando minhas ideias no papel, vendo todo mundo cair o queixo quando descobre a maneira estranha q eu inventei de ganhar o jogo(ou quando todo mundo me ignora enquanto eu tento botar um deck falho pra funcionar) e sla, eu arranjo meu tempo pra isso pq e parte do meu hobbie de jogar magic, eu gosto eu me divirto e eu continuo fazendo mesmo q cada vez com menos frequencia por falta de tempo. eu entendo quem faça netdeck e pra mim é menos uma questão de ter ou nao tempo e mais uma questão de se vc ta se divertindo assim com o jogo ou n

  • @Navlaan0
    @Navlaan0 Год назад

    eu vejo que tem quem prefere jogar com, lista pronta e os que gostam de jogar com suas próprias criações, eu gosto de pegar listas onde X carta me chama atenção seja por habilidade ou desining e procuro listas onde a carta X joga e em que deck, depois de ver e jogar com as listas eu gosto de modificar a lista pra X coisas que eu acho importante no deck, um outro motivo de procurar lista pronta e para Obter informações da carta X por exemplo "Comander" magic tem muitas cartas e eu fico explorando varias listas do mesmo comandante que me interessa oque faz com eu procure cartas que eu não conheça para ter mais sinergia com o comandante ou alguma sinergia.

  • @anlize3422
    @anlize3422 2 года назад +2

    Bah, existe um prazer muito bom em montar o deck e ficar pensando nas sinergias e nas estratégias _malégnas_ que você vai por em um deck. Isso fica mais claro quando o deck tem uma temática principal e uma subtemática que _você_ sabe qual é por que está lá, mas quem olha de fora acha que só carta random. E dai vc vai lá e performa bem com aquele deck... altas doses de dopamina.

    • @cassielleite4095
      @cassielleite4095 2 года назад +1

      voce pode perder 10 vezes, mas quando o que voce pensou roda do jeito que voce estava esperando a dopamina vai la em cima kkkk

    • @samlixo
      @samlixo 2 года назад

      @@cassielleite4095 MUITO
      Senti exatamente isso quando meu commander de feldon rodou

  • @alexpassuello
    @alexpassuello 2 года назад

    Excelente conteúdo, parabéns!
    Elba, concordo com tudo que você disse e até me identifiquei com alguns relatos rss.
    Mais uma vez, parabéns pelo excelente conteúdo!

  • @numdisponivel
    @numdisponivel 2 года назад

    Confesso que uso bastante o eDHRec para consultar estratégias de deck, porém, acabo sempre indo para o "Cartas que Tenho".
    Quando estava trabalhando, fazia o mesmo, comprava uma caixa de booster (porque custava menos de 400 pilas) por mês e ia fazendo uma certa pool de cartas, e foi a salvação das minhas economias. XD

  • @whitebull545
    @whitebull545 2 года назад

    Nada a acrescentar. Só a agradecer, Elba! Seus vídeos dão um quentinho no coração!

  • @alexandrealbino6167
    @alexandrealbino6167 2 года назад

    Melhor parte do jogo pra mim é fazer uma lista doida funcionar. Curti demais a época que o pessoal jogava sacola (deck menos de 10 dólares na SCG) e ainda invento uns rolês no pauper.

  • @EduKasteller
    @EduKasteller 2 года назад +1

    Eu sou um desses, nunca joguei magic na vida, mas acompanho todos os vídeo que não são muito específicos do tipo "o que faz a carta tal", vídeos como esse falam muito sobre magic, mas também falam muito sobre jogos no geral, a galera que copia build da internet num MOBA, ou copia arvore de talentos em um RPG. Faz parte, quem não tem tempo (ou paciência) para testar todas as builds possíveis de um determinado jogo, ainda consegue se divertir pegando uam build pronta e efetivamente jogando o jogo. E tem aquela máxima né "Se esse build é tão roubada, por que tu não joga com ela e vira Próplayer?"

  • @JacquesGold-y6m
    @JacquesGold-y6m 7 месяцев назад

    Eu moro em Recife adorava uma loja que tinha no bairro da Madalena isso em 97 quando conheci o jogo😊😊😊😊.

  • @jefinho83111
    @jefinho83111 2 года назад

    nos não temos saudade de como era as coisas no passado, mas de quem nos éramos.

  • @joaomarcosmostisoares7057
    @joaomarcosmostisoares7057 Год назад

    Nesse vídeo da pra ver como nasce um jogador de stax/control no magic

  • @kab3l0w
    @kab3l0w 2 года назад

    cara....esses "créditos" lendo os comentários no final dos vídeos ficou mt bom, cara. nao pare de fazer.

  • @magiqueirosdeplantao9233
    @magiqueirosdeplantao9233 2 года назад

    O Elba...
    Te falar uma coisa; video simplesmente maravilhoso!
    Sem mais cara.

  • @lucasalbero7366
    @lucasalbero7366 2 года назад +1

    hoje em dia com MOL e arena, ver uma série sua testando e criando um deck seria maravilhoso

  • @andersongracez1804
    @andersongracez1804 Год назад

    o meu deck de escola tambem tinha mais lista de magic do que assunto das materias, eu tambem jogava no Recife, aluno do Ginasio pernambucano, ficava ansioso para largar e ir jogar na lojinha a tarde toda.

  • @travessiafutura
    @travessiafutura Год назад

    Esse vídeo me trás muitas memórias lembro até hoje de moleque quando completei o set de tutor vampirico paguei nove reais acho em cada pelo que recordo

  • @r0cai
    @r0cai 2 года назад

    eu vi essa thumb e to numa quest de pesquisa sobre cadeira gamer só pude pensar como o Elba não fez um vídeo sobre cadeiras gamer ou cadeiras no geral, seria muito interessante ver vc falar sobre isso

  • @neutro0005
    @neutro0005 2 года назад

    eu acredito q o CMD ficou famoso e bem popular entre os iniciantes que quiseram montar um deck para um formato, pelo fato de poder criar algo do zero e ver funcionar (obvio q nao so isso), ate pq freguentemente antes do commander se tornar popular, via a galera jogando com ideias interessantes de decks para outros formatos mas se via nakelas de perder pra um deck ja bem construido vindo de torneios pra massacrar a ideia deles sem chance de ver funcionar

  • @gelcilagameplays1342
    @gelcilagameplays1342 2 года назад

    Elba, fiquei curioso agora.
    Quem morava nesse prédio que tinha as cartas?
    Era Gabriel BV ou alguém da Caverna do Dragão?
    Eu comecei em 2002.
    Será que o pessoal da sua época joga ainda hoje?

  • @srluizvaz
    @srluizvaz 2 года назад

    Elba vc podia falar sobre o esquema de concender do mol principalmente no pioneiro mas entendo ser polemico pra vc fazer um conteudo assim valeu

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  2 года назад

      Ser polêmico não é problema. Problema é que eu quase não jogo MOL, e jogo ainda menos pioneiro! Eu não faço a menor ideia de que esquema tu tá falando!

  • @ADRIANOHENRIQUETEIXEIRA
    @ADRIANOHENRIQUETEIXEIRA 2 года назад

    Elba, faz um vídeo sobre a linha tênue entre commander e cedh. Eu acho meio confuso a diferença entre os dois. Acho que deveria ter uma ban list separada cada um

  • @juliodos1
    @juliodos1 2 года назад +1

    Galera falando de Yu-Gi-Oh, o desenho fui muito influente pra mim, e acredito que outras pessoas que jogavam mtg ou pkm tcg. E cara, o deck de todo mundo no desenho era uma pilha de cartas com uma temática unindo. Esse espírito despretensioso é muito gostoso

    • @MidFreai
      @MidFreai 2 года назад +1

      Temática mais ou menos o deck do Yugi só tinha duas cartas do mago negro e do Joey só era o olhos vermelhos jogado ali

    • @juliodos1
      @juliodos1 2 года назад

      @@MidFreai esses decks da temporada do Reino dos Duelistas claramente foram decks feitos abrindo uma booster box e FODA-SE. O do Joe foi feito com o bulk do Yugi, isso é canon.

    • @guilhermevsm
      @guilhermevsm 2 года назад

      @@MidFreai Acredito que ele se referia ao GX,que já pegou uma base maior de tema

  • @Hardivh
    @Hardivh 2 года назад +2

    Meu primeiro deck "pensado" por mim mesmo foi pestilência com círculo de proteção preto. Era uma bosta ahahahahahha

    • @xgoraki
      @xgoraki 2 года назад

      Eiii eu também tive essa ideia kkkkkkkkkkkkkkk... 2002-2003... Por aí
      E o deck era um verdadeiro lixo mesmo kkkk tanto que umas pestilência que eu tinha parece que tinham limpado o chão com ela kkkkk

  • @juliodos1
    @juliodos1 2 года назад

    Não.
    "Now, the world don't move to the beat of just one drum,
    What might be right for you, may not be right for som."

  • @romariocaminha3854
    @romariocaminha3854 2 года назад

    Não me lembro o ano, mas eu ia pra loja de magic jogar, e gostava de jogar contra um cara lá que mais tarde virou amigo meu. Só pra tomar espanco de um deck de dromar que não usava o dromar, kkkk nem sabia nessa época que existia lista de decks e tal kkkk

  • @fredericocamelo5297
    @fredericocamelo5297 2 года назад

    E falando em netdecking, rolava de fazer 1 vídeo sobre o nacional legacy, hein!!!

  • @DenisCavalcantiMartins
    @DenisCavalcantiMartins 2 года назад +10

    Spoiler: Não
    Isso se aplica a Hearthstone, YuGiOh e Pokemon também. Parem de achar que vocês vão encontrar o deck Unicórnio especial que vai ser metabreaker, todo mundo testa de tudo em todos os card games.

    • @zaratrustamaster
      @zaratrustamaster 2 года назад +2

      Em geral, no momento em que o estado de um meta/cardgame está como vc descreveu ele já n é mais saudável. Se já está resolvido a esse ponto e reduzido a poucas estratégias viáveis, e n ter como tirar um brew novo e fazer pontuação positiva num Friday a coisa já ta preta.

    • @DiegOCedoR
      @DiegOCedoR 2 года назад +1

      @@zaratrustamaster a questão e que sempre vai haver um ponto de desequilíbrio e todo mundo corre para encontrar isso, com internet e milhares de pessoas procurando isso sempre vai ser achando, não existe deck unicórnio, a única maneira de isso não acontece e jogando cubo/draft ou selado. Qualquer formato eterno vai ter um meta estabelecido. Quem quer ganhar vai seguir.

    • @DenisCavalcantiMartins
      @DenisCavalcantiMartins 2 года назад

      @@zaratrustamaster Mas sempre haverá um Meta. Não tem como fugir disso. Sempre terá cards e mecânicas que irão ser presentes no jogo caso sejam otimizadas. Faz parte.
      A questão é quando um Card domina muito ele como o caso do Oko, ai o problema não é o meta e sim o card quebrado.

    • @canaldolucks4003
      @canaldolucks4003 2 года назад

      @Denis Cavalcanti Martins, não concordo com sua afirmação, sempre fui de me divertir montando decks em cardgames, lembro que no HS eu cheguei a fazer um Control Hunter com Reno Jackson antes da expansão que fez esse deck se popularizar, o mesmo no LoR, fiz um deck de Lee e Viktor que era basicamente um "storm" logo depois veio a coleção do Kennen e Ahri que fazia literalmente a mesma coisa, em resumo, nem sempre os decks que eu montava eram bons, mas o fato de eu ter feito decks que viriam a se popularizar depois que lançassem as cartas "certas" pra eles me deixou com um brilho no olhar entende?

    • @DenisCavalcantiMartins
      @DenisCavalcantiMartins 2 года назад

      @@canaldolucks4003 Eu entendo, eu fiz Spell Hunter antes da Blizzard transformar isso num arquétipo real lá em 2016. Entendo o ponto de descobrir novos decks e explorar cards, mas entenda que alguém lá no Japão já teve a mesma ideia que você se divertiu mas não teve resultado.
      Fazer Netdecking nem é um problema, é uma solução até. Muitas vezes te da um norte legal do qe você pode alterar e testar a seu gosto vendo o que está sendo mais popular para o jogo. Ou você pode ser full meme Junk que não é ruim, mas você vai se frustrar bastante até aquela jogada dar certo.

  • @Nelson6512
    @Nelson6512 2 года назад +1

    passo por isso mas em Yugioh kk eu ainda gosto de pegar uma ideia maluca e fazer funcionar... ou quase funcionar kk, e tbm achava muito "Tosco" copiar decks.. mas hoje pra conhecer decks e testar e tals, eu já pego uma lista na net e taco num simulador e foda-se kk mas num geral, eu acho q é muito raro alguém pegar uma decklist completa e se manter muito tempo jogando com ela, a gente sempre troca uma cartinha ou outra.

  • @vinioakhotmail
    @vinioakhotmail 2 года назад

    36:53 -Nossa, deu vontade de pegar essa perguntar retórica e recortar e mandar para todo nerd reaça

  • @aaraodark
    @aaraodark 2 года назад

    Eu gosto de vc fazer meus deck, testando e errando, para mim é muito prazeroso, já fiz alguns horríveis e outros incríveis, mas eu acho incrível ir jogando, testando e mudando, nossa, como gastei dinheiro e tempo nisso kkkk mas sou apaixonado.

  • @joseneto2446
    @joseneto2446 2 года назад

    Elbinha netdeck e bom para vc te uma noção, eu só jogo comander, mas eu vejo uma lista na net e arrumo +/- a minha lista, mas sempre focado no esqueleto no deck da net

  • @canalotakuslaw
    @canalotakuslaw 2 года назад

    Elba. Uma dúvida.
    Você comentando sobre o caso do deckbuilder que vazou Nova Phyrexia (que você ja citou no vídeo sobre leaks) me fez lembrar que nunca o questionei em lugar nenhum, acredito, sobre se você planeja comentar a polêmica da Palma Defletora
    Nao um vídeo inteiro sobre, mas talvez levantando a importância técnica e até social de se ter um juiz em eventos.
    Até compreendo que pode haver algumas questões jurídicas complexas em comentar o caso e talvez você esteja esperando e colhendo mais detalhes ou simplesmente largou mao pra evitar dor de cabeça, mas me interessaria sim ver um vídeo que falasse desses assuntos

  • @rodrigosteigmann
    @rodrigosteigmann Год назад

    Passei a mesma coisa que você, Elba. Na mesma época! Minha maior vitória no começo foi conseguir o primeiro Anjo Serra. Eu troquei com um menino, oferecendo o Leviatã. Ele falou que era desvantagem, pois precisava sacrificar ilhas. Aí eu dei o Leviatã mais as duas ilhas, e fiquei com o Anjo Serra, borda preta. 🤣

  • @wilgraff
    @wilgraff 2 года назад

    Eu tbm tive essas vicissitudes. Mas o meu eu interior ainda adora levar uns deck groselha pras lojas. Meu maior "tesão" é eu chegar numa mesa de commander e ninguém conhecer o comandante que eu trouxe.

  • @Nanndofe
    @Nanndofe 2 года назад +3

    Eu invento a lista de todos os meus deck do 0, nem sempre tenho um bom resultado, mas pra mim pelo menos é muito mais divertido, e sempre impressiona em torneio kkkk.

    • @aaraodark
      @aaraodark 2 года назад +1

      Sou assim tbm, gosto dos MEUS deck.
      Estou cagando para o meta, quero o meu, alguns ficam horríveis e outros bons, é isso

  • @andersonferreira6025
    @andersonferreira6025 2 года назад +1

    Eu jogo sozinho até hoje para testar deck inclusive ainda ganho muito do Homem Invisível kkk

  • @cassielleite4095
    @cassielleite4095 2 года назад

    kkkkkkkkk acho que todo jogador antigo em algum momento criticou os netdecks , contudo depois que voce esta trabalhando quase 10h por dia, tem que arrumar tempo para malhar, fazer outros cursos e ainda dar atençao a mulher, o netdecks vem acalhar. Claro com o mol, crockaticie e outros ficou mais facil testar decks mesmo assim isso toma tempo. Falando de mim eu mesmo gosto de pensar nas minhas listas desde de quando aprendi a jogar magic la para meados de 98 eu gosto de montar decks tematicos, o meu primeiro deck foi um monoblack meio que de horror e zumbi, mas mesmo quem gosta de testas as proprias listas recorre a netdeck para ver as cartas que estao rodando.

  • @lucasboti189
    @lucasboti189 2 года назад

    Eu gosto de montar deck, maaaaas só de commander huahuahuahia.
    Explico:
    O formato mais casual de commander permite mais criatividade. Formatos x1 vc quer mais é ganhar mesmo, então acaba voltando pra melhores cartas do formato e/ou couterando o meta.
    Além disso, eu acho impossível fazer um deck do zero sem Net deck. Isso pq a gente usa artigos, EDHREC, vídeos e até mesmo opiniões que são baseadas em decks já construídos. E tá tudo bem

  • @hugodraws
    @hugodraws 2 года назад +4

    Pra mim o que estraga é o babaca que faz Net decking e acha que todo mundo tem que fazer netdeck... "Como assim você não usa carta X em deck Y... Não tem como jogar sem carta X"... Tá tá, me deixa tentar, chatão... Ainda mais que eu só jogo commander...

  • @LuizSPK
    @LuizSPK 2 года назад

    Listagem de deck competitivo é simplesmente uma evolução natural que encontra um par em literalmente QUALQUER jogo competitivo que não seja puramente dependente de sorte. E falo isso sendo jogador de pioneiro, cujo deck atual é resultado da união de um Prismari e um Sapioforte que virou um Jeskai Spells absolutamente fora do meta.

  • @fredericocamelo5297
    @fredericocamelo5297 2 года назад

    Fazia disso também, jogava sozinho e tals, e concordo o saudosismo é da época, e não do jogo naquele momento em si. Hoje em dia testar deck é para poucos, talvez usando o mol e outras ferramentas, mas ai teria de ter mais grana pq, ter o deck digital e irl é bem caro hahaha

  • @RivokillMTG
    @RivokillMTG 2 года назад

    Net deck estraga o jogo for fun entre amigos se vc joga com um deck budget que você mesmo montou, contra seus amigos jogando de Narset, Jeleva, Kaalia, Tevesh Zsat e afins (como no meu caso). Mas deve haver um consenso entre os jogadores pra que todos se divirtam, através de houserules, acordos de cavalheiros, formatos dentro de formatos (commander 500, budget, ou CEDH), etc.
    Ah, meus amigos jogam com esses decks PROXY. Então tive que montar decks proxys também.

  • @professorwagnerjardim1372
    @professorwagnerjardim1372 2 года назад

    Esperando o vídeo sobre o Elba, menino juvenil com cara de menino pentelho.

  • @JoaoSchoen
    @JoaoSchoen 2 года назад

    O Elba queimou a barba ou eu que não percebi que estava branca/cinza embaixo?

  • @geoandre3082
    @geoandre3082 2 года назад +7

    Sinto que mesmo existindo netdecking de Commander, ainda sim, ele preserva essa essência de montar com as cartas que vc tem, de um jeito que você ache legal

    • @ghiaccio2093
      @ghiaccio2093 2 года назад

      ainda mais com o cmd ficando caro de certo modo esse e o lado bom

  • @franpereiravmax
    @franpereiravmax 2 года назад

    eu não tenho problemas nenhum com Netdecking, porque eu uso muito, já que eu sou especialmente terrivel em montar decks hahaha, principalmente de Magic, já tentei e tals mas o maximo que faço é modificar um pouco para jogar com as cartas que tenho. Eu não sou boa em montar decks ou tenho o tempo para fazer todo esse processo então fica por isso mesmo, é a mesma coisa no Legends of Runeterra, só que lá eu consegui montar algo, era bom? não, mas dava para jogar.

  • @bomboclaat7985
    @bomboclaat7985 2 года назад +1

    Quando as listas surgiram eu sinto que perdi um certo brilho que eu via no jogo. Montar os decks era uma das coisas mais divertidas! Adorava Deck de Torneio, aquelas Toolbox etc