Para os usuários de Iphone, ele tem um app que faz disparo remoto dos profotos em geral como um radioflash qualquer. Ou seja. Agora é possivel fotografar com celular sem contar apenas com luz contínua.
E ai tudo tranquilo...cara esse flash cai bem no meu trabalho...eu fotografo rodeio e geralmente são eventos a noite .. vou comprar um desse pra mim ...
Obrigado pelo elogio. É um flash caro mesmo, acredito que sem demanda que justifique o que ele tem de bom, não há o que fazer, aliás isso vale para qualquer ferramenta, em qualquer área.
Ele é ótimo, e lógico, cada produto tem um público e cada um de nós tem um momento na carreira, e cada momento tem necessidades, mas para quem está no momento e tem as necessidades, é um monstro de flash.
Ótimo vídeo! Como sempre, trazendo conteúdo de altíssima qualidade para a comunidade de fotografia aqui no Br. Será que não valeria a pena um comparativo com o GODOX V1, que é uma espécie de réplica dele? Não que venhamos comparar a fundo um com outro, mas seria interessante saber o quanto a GODOX "ousou" nesse projeto.
Vou trazer um review do V1 ainda neste semestre, é um flash que já usei, que gosto e que tem belas qualidades, não se iguala ao Profoto, mas também custa 1/3 dele então a gente tem que pensar, o que vale mais, ter 1 Profoto ou 3 Godox? A principal diferença é que a lente fresnel na frente do Godox V1 não é tão boa, asim você tem o centro da luz com mais intensidade que as bordas, e no Profoto essa distribuição é mais perfeita entre centro e bordas, também o TTL no Godox dá umas flutuadas de vez em quando, que no Profoto é estável, mas repito, 1/3 do preço a gente tem que considerar. Eu gosto do V1, provavelmente é o próximo review de flash que trarei aqui pro canal.
O problema dele eh o preco.... eh surreal, mesmo fora do pais. Eu ja fotografei com profoto mas com flash de estudio.... e foi uma experiencia excelente.
Concordo que é caro, o ponto a pensar é na segurança que ele passa de certeza de resultado. Vou dar um exemplo, em evento meu flash é sempre o 600EX RT da Canon por que não confio nos meus YN, os YN são bons, custam metade ou menos dos Canon, mas não são confiáveis, sei que o TTL neles flutua mais do que eu gostaria, então em evento é sempre o Canon em cima da câmera por que ele me dá certezas que eu preciso. O Profoto foi um pouco além do Canon nessas certezas pois o TTL foi ainda mais estável, então aí vai do tipo de necessidade de cada um, eu penso que os originais se pagam com essa certeza que eles dão, se o Profoto se paga é uma outra conversa que vai das necessidades de cada um, eu gostei de usar e se eu estivesse hoje atendendo vários eventos, como fazia antes da Pandemia, eu iria considerar comprar um.
@@ArmandoVernagliaJunior entendo bem o seu ponto de vista pois eh igual ao meu... tambem faco a mesma coisa. Tenho um set de flash canon e outro com flash YN. Quando faco eventos/casamentos SEMPRE uso canon. Ja em ensaios ou como luz secundaria ( para iluminar o ambiente por exemplo ) eu uso os YN. Afinal um ensaio eh um ambiente bem controlado onde caso for preciso vc pode repetir a foto... um evento vc nao pode errar. Gostaria sim de ter um profoto.. me apaixonei pelo flash desde quando usei.. .mas esse A1 por exemplo hoje nos EUA eh o dobro do preco de um Canon... e infelizmente meus clientes nao me pagam o suficiente ( ou eu nao sou bom o suficiente para cobrar mais ) para comprar equipamentos tipo esse.. mas querer eu queria, nao so um.. varios... haha,
@@ArmandoVernagliaJunior ( por favor nao entenda como uma critica ou qq coisa nesse estilo.. eh so uma curiosidade que lembrei de ter visto ha algum tempo. Talvez sirva como uma ideia para videos no futuro ) ruclips.net/video/G2HpKJbIakM/видео.html&ab_channel=Fstoppers
sou apaixonado pelo pelo dois godox ad360, tocha dedicada. fico tranquilo em casamentos e posso usar iso mais baixo e ganhar qualidade. vc podia fazer um vs godox v1 ou 860, que são os queridinhos. aposto chegam pedindo esses modelos e nem tem conhecimento da qualidade da profoto
Vou fazer mais conteúdos de flash aqui no canal, tem vários reviews planejados, bem como vídeos de técnicas, então teremos reviews de modelos Godox e outras marcas ainda este ano. Acho que todos têm vantagens e desvantagens, e todos têm um lugar no mercado, o Profoto é perfeito, mas é caro, um Godox, um Canon, cada um tem um perfil de público.
Armando depois ver se você consegue arrumar um flash da triopo para testar, ele já tem até HSS para fazer fotos de contra luz é excelente. Porém ainda não é muito renomado e nem tem muito material no RUclips. E é de entrada oq para quem tá começando ajuda muito a saber se é bom.
É o melhor Flash mesmo! Inclusive qdo o meu estragou em 2020 (comprei em 2019), a PROFOTO (USA) arrumou sem custo, graças a garantia de 2 anos. Melhor q ele, só o a10 que dá pra disparar pelo iPhone!!
Que flash ! Deu vontade de ter, mas é muito dinheiro! Mas mudando de assunto pode me dar uma sugestão? Uma amiga tem hobby de foto e vídeo, quer comprar uma camera e lente de no máximo 4.000 reais, tem uma sugestão neste valor? Obrigado!
Ela já viu a M200 da Canon? Tenho um review dela aqui - ruclips.net/video/bgbr68A2AEg/видео.html - passa um pouco dessa verba, mas é boa câmera para quem quer por hobby pois é pequena, leve e muito fácil de usar, mantendo ótima qualidade. Tem alguns sites com promoção vendendo ela em torno de 4.500 com a lente do kit. Abaixo desse valor ela encontra a EOS T7+ que com lente do kit sai por uns 3.700, faz o mesmo que a M200 faz, mas é maior, mais pesada e o monitor atrás dela é fixo, o da M200 é articulado, o que deixa ela bem mais prática de usar.
Boa tarde Armando! Tudo bem?? Muito bom o review. Tenho um desses e adoro, mas o maior problema pra mim é que a bateria dura MUITO pouco. Você tem alguma dica pra isso? Vale a pena tentar atualizar a firmware? Obrigada!
Certamente vindo da profoto é de altíssimo nível… mas vc chegou a avaliar a duração da bateria em modo stand-by? Em alguns reviews a bateria do flash A1 descarregou consideravelmente durante a live sem disparos, apenas pelo fato de estar ligado…. Sabe algo sobre?
Não cheguei a medir isso, infelizmente, eu sempre tenho o costume de desligar as coisas, desligo câmera, flash tudo, como eles ligam super rápido sempre tive esse costume para preservar baterias e aí acabo não lembrando de fazer testes nesse tema.
Uma coisa que vejo MUITOOOOOO do pessoal falar da Profoto que eles são muito o que a apple faz "overprice" e eu não sei se realmente vale o preço que eles cobra tendo em vista os Godox Ad's que temos por ai, mas uma coisa que percebi é que sim, a luz dos flash do Profoto são realmente diferente dos demais, mas isso não justifica o preço, tanto que ouve ate uma polêmica umas semanas atrás no Instagram que eles lançaram um adaptador de encaixe Bowens pra profoto custando o preço de um ad100 pro (da Godox)
O justificar ou não depende de necessidades, verbas, é complexo. No meu trabalho e minhas necessidades eu consigo justificar os originais da Canon, tenho um e ele é meu flash em eventos pois eu confio na estabilidade dele e nem Godox nem YN tem o TTL confiável como um original Canon, se a diferença do original Canon para um Profoto se paga aí é toda outra história. Sabe, conheço quem use Leica e não troque por nada e conheço quem não veja vantagem alguma (eu inclusive, não vejo vantagem numa Leica), conheço quem use flash original Canon (eu de novo) e quem não veja vantagem e esteja bem com YN ou Godox (que eu também tenho, só escolho quando usar)... e conheço quem tem estúdio todo com Profoto. Difícil dizer o que se paga ou não, o que vale ou não, pois esses conceitos variam com nossas necessidades e bolsos. Se eu estivesse atendendo evento corporativo grande direto como fiz muito antes da pandemia, eu consideraria comprar o Profoto pelo TTL estável dele, em evento sempre fui no 600 EX RT por isso e deixava ou um Godox ou um YN na mala de reserva.
@@ArmandoVernagliaJunior sim a melhor justificativa seria a quantidade de demanda de serviços, porque realmente a Profoto tem um material invejável principalmente os mais parrudos flash deles de ate 1200w de potencia.
Tenhi dois amigos com Profoto aqui em Goiânia, que trabalha com casamentos, mas mesmo assim acho meio questionável, mas se a pessoa possuí condições, ou quer o melhor do melhor ele é a melhor opção:)
Acho que cada um de nós tem que descobrir a ferramenta que atende, no menor custo que for possível, na melhor confiabilidade possível, é uma média sempre difícil e que erramos muito até achar, nessa vida a gente vai inevitavelmente jogar algum precioso dinheiro fora em compras equivocadas. Uma vez via história de um cara que comprou um carro caríssimo que não conseguia colocar na garagem da casa pois o carro era muito baixo e a garagem tinha um degrau na entrada, ou seja, o carro era incrível, mas não era adequado, é como comprar um Profoto A1, ou o mais novo, o A10 e não ter demanda de serviço que gere lucro para pagar ele, ou fazer com ele um trampo que não tenha necessidade das vantagens dele, como a estabilidade do TTL, aí pessoa compra e usa ele sempre em manual, bom, em manual o Godox também é estável e custa uma fração, essas coisas. É como comprar uma EOS R5 e só usar ponto central de foco. Mas é batendo cabeça nos erros que a gente vai aprendendo.
Não testei com o rádio da Canon, a ideia foi trazer o que esse flash faz na câmera, todos os retratos estavam com ele na câmera, só explorando rebatimento e o potencial do TTL nesses rebatimentos, até por isso o vídeo é curto. A Profoto tem um rádio dela, mas não sei dizer como esse sistema conversa com o original Canon, se conversa.
@ArmandoVernagliaJr , acabei de ver esse vídeo. Muito bom! Tenho 3 perguntas: Por curiosidade, qual o NG desse flash? Como é o fracionamento da carga? Parece que não é 1/1, 1/2, 1/4... É isso mesmo? É tipo, 10, 9.9, 9.8... O resultado nas fotos melhoram tanto a ponto de eu aumentar o preço do serviço pra justificar o investimento? Tipo, investir e não ter mais retorno pelo investimento, vale a pena?
Obrigado por ter postado aqui Mateus. Vamos a elas. 1 - A Profoto não trabalha com número guia (o que pessoalmente acho certo, visto que cada fabricante faz a bagunça que quer com NG, infelizmente), em testes aqui ele ficou perto de 50 usando a metodologia da Canon (cabeça de zoom em tele, adiciono que testo em ambiente branco e pequeno, a sala de casa, e em ambiente assim teremos números mais altos que num estúdio preto), então algo entre o 430EX e o 600EX em termos de intensidade, mas a distribuição de luz era mais homogênea, ou seja, se coloca a cabeça de flash numa dada posição, a fotometria entre centro e beirada de quadro seguia igual, algo que nunca vi com nenhum flash dedicado que sempre tem mais luz no centro e menos nas bordas, ponto para a lente fresnel na frente dele. 2 - Décimos de carga, como acontece nos flashes de estúdio com carga linear, 10 é a carga máxima, 5 é meia carga, 2 é a mínima, no começo é estranho mas depois é só trabalhar como faria com qualquer flash de carga linear em estúdio então é 10, 9,9, 9,8 e vai indo, super preciso. E bacana que no TTL ele informa a carga sendo usada. Por fim a terceira pergunta... a mais complexa. O ponto que senti no flash foi o aumento de certeza de resultado, eu rebatia, sem pensar em mudar compensação nem nada, primeiro click e pronto, tava certo, isso economizou tempo, todos os auto retratos (fiz uns 15, e todos os retratos da Cris (umas 30 fotos) fiz em coisa de 40 minutos, não teve um click em TTL com exposição fora, isso com ambiente medindo -4 e o flash fazendo a luz toda, se eu pensar em economia de tempo e certeza de resultado, ele foi um pouco melhor que meu 600 EX RT da Canon e imensamente melhor que meus YN 600 EX RT II, assim, quando quero certeza de resultado, meu flash de confiança sempre foi o Canon pois não confio no YN em eventos importantes, se eu tivesse um Profoto na mala ele passaria a ser meu flash de confiança. Não é questão de aumentar o preço do serviço, mas de facilitar o trampo, economizar tempo de pós, garantir resultado, nesse sentido creio que ele se pague. A comparação não deve ser com YN e Godox, mas com originais Canon, eu acho que o original Canon se paga tranquilamente com desempenho, mesmo, por isso tenho também o original e já os comparei muito com genéricos, já o Profoto é para pensar com mais calma, conforme o bolso e necessidades de cada um. Em ensaios os genéricos são mais aceitáveis pois a instabilidade deles pode ser contornada mais fácil, usando tudo em manual por exemplo, em evento uma estabilidade mais sólida é pedida, e aí os originais e um Profoto podem se pagar melhor.
Boa tarde Armando, Então amigo, tenho um Sony a9ii e pretendo comprar um flash Profoto A1x. Eu tiro danças e carnaval e preciso de vários tiros no modo manual. Você sabe se ele esquenta ou aguenta bem. Estou com problemas com meu Sony f60! Dizem que a Profoto não superaquece.
Nos testes que fiz, não registrei nada de aquecimento, e não encontrei online queixas sobre isso, mas não fiz testes longos de estresse nele, mas em princípio eu diria que ele não sofre do problema.
Não falei pois a própria Profoto não divulga, e eu entendo eles não divulgarem pois número guia depende de uns mil fatores em geral não replicáveis na vida real, por exemplo, a Canon divulga número guia com flash na posição tele, Nikon divulga com flash na posição angular, flashes de estúdio são divulgados com algum modelo específico de refletor, então como não há padrão, fica complicado. Além disso tem mais fatores, tem marca que divulga número guia teórico, ou seja, calculado pela engenharia com base no consumo elétrico da unidade, mas não medido e aferido fotometricamente, e se medir, tem que ver se estamos medindo centro do pulso de luz ou fazendo média entre centro do pulso de luz e bordas caso a luz tenha queda nas bordas... cara, é complicado. Dito isso, que é em muito sentido o que inviabiliza o uso prático de número guia como uma informação, posso dizer que ele tem uma intensidade luminosa perto do com o que consigo com meu Canon 600 EX RT, que é acima do que consigo com o YN 600 EX RT II (veja, tanto o YN como o Canon tem NG 60, mas na prática o Canon é quase 1EV mais forte que o YN) então eu diria que o número guia, numa metodologia similar à da Canon, deve ficar em torno de 50, mas com distribuição perfeita entre centro da luz e borda, o Canon tem ligeira caída nas bordas, o YN e um Godox que eu tinha (685c) tem uma caída mais severa nas bordas.
Na verdade o V1 parece esse. 😉 Godox e YN nunca criaram um produto do zero, sempre deram uma copiada e simplificada em projetos de marcas mais caras, é o lance deles, copiar, simplificar, baratear e vender, e é importante pois barateia várias tecnologias.
@@ArmandoVernagliaJunior tecnicamente o Profoto é o oposto do V1, V1 é um rascunho que a Godox fez, problema que vejo no mercado a turma compra essa geraçao mais nova mais barata.... depois nao tem referencia pratica e fica falando que é tudo igual e só muda o preço!!! assim isso acabou ficando comum no mercado geral, não tem milagre... ja tive V1, 4 tipos de YN etc... mas os meus Canon 600 ex RT alem de resistentes por anos, tem funções que só encontra no original. seria muito legal ter um flash mais potente tipo AD200 da marca Canon, Nikon ..o valor seria bem mais alto mas sempre com mais qualidade com engenharia .
Mesmo aí é caro, mas é aquilo, depende de necessidades e demandas, como mencionei no vídeo, em evento só uso original Canon pois os genéricos são decepcionantes no TTL, já vi gente fazendo casamento com Profoto pois o TTL dele é super estável, então tem horas que o preço se justifica.
Caramba, baita flash, mas fui olhar o preço kkk dá pra comprar de 10 a 12 Yongnuo 🤣 Vc conseguiu testar ele em algum softbox ou usou o flashmeter pra estimar o diagrama em alguma distância? Acho uma informação interessante, pq muitas vezes estamos pra comprar um equipamento de iluminação e não fazemos ideia de quanta luz esse equipamento pode nos dá, passei por isso recentemente procurando iluminação continua, pesquisei bastante, mas não achei nada, daí a gente compra quase que no escuro alguns equipamentos. É uma ideia, de repente em outro vídeo com outro equipamento fazer um teste desse, valeu abraço ✌️🤝
O preço dele é entre 3 e 4 Godox V1, que é a cópia que a Godox fez desse modelo, e custa uns 2 do 600 EX RT II da Canon, aí vai de cada um avaliar as necessidades, vantagens e desvantagens. É como uma Canon EOS R3, nem todo mundo precisa do que ela oferece e a maioria das pessoas pode ter uma EOS R que irá satisfazer plenamente custando incrivelmente menos que uma R3, mas tem que tenha as necessidades. Sobre intensidade de luz, como enfatizei no vídeo o excelente TTL dele, optei, para deixar o vídeo curto, de não entrar em medição de luz, fiz medições com ele para averiguar o quão homogênea era a distribuição de luz, mas não me aprofundei em intensidade, mas num teste comparativo que fiz ele deu quase as mesmas fotometrias que o 600 EX RT da Canon que tenho aqui, pouco abaixo das fotometrias do 600EX RT. Veja que as fotos mostradas estão em ISO 200, 1/400s, f/1.4 e a câmera está distante quase 2m e o flash rebatido em distâncias (teto e paredes), rebati ele dentro de um octa, rebati ele de todo jeito e ele manteve carga 5 a 7 (máximo é 10) nessas regulagens, ou seja, é um flash bastante forte, se sair do HSS e trabalhar no sincronismo já tem um ganho de luz, se trabalhar ele num softbox apontado e não rebatido aí tem outro ganho de luz... mas tudo isso são muitas variações para caber num vídeo cuja ênfase era mesmo o TTL excelente dele.
@@ArmandoVernagliaJunior verdade, comprei com os mais baratos 🤣.. a godox tem um nesse segmento de alto desempenho. Bacana, já dá pra ter uma noção do que ele é capaz.
Realidade é múltipla. Depende muito, eu conheço quem tenha a demanda, lógico que conheço mais gente que não tem a demanda ou não pode arcar com o valor, lógico, isso sabemos, mas realidade é múltipla.
@@ArmandoVernagliaJunior Sim, essa é a realidade de uma minoria. Mesmo assim interessante conhecermos o equipamento. Seu conteúdo é fantástico. Sugiro que traga um review de um daqueles flash da Young, que se assemelham ao godox. Isso democratiza a chance de todos terem um bom resultado, com equipamentos que custam quase 10x menos.
Quero trazer mais testes de flash aqui pro canal sim, incluindo Godox, YN e originais de marca, assim a informação fica completa. No meu curso de flash por exemplo, mostrei o tempo todo um flash da Yongnuo e todos os exemplos do curso foram feitos com o Yongnuo, justamente para mostrar na aula que é possível fazer coisas bacanas com flash mais econômico.
Pelo preço tem que ser o melhor flash e ainda fazer o café no intervalo.
Não fez café não, decepcionante. 🤣
Para os usuários de Iphone, ele tem um app que faz disparo remoto dos profotos em geral como um radioflash qualquer. Ou seja. Agora é possivel fotografar com celular sem contar apenas com luz contínua.
E ai tudo tranquilo...cara esse flash cai bem no meu trabalho...eu fotografo rodeio e geralmente são eventos a noite .. vou comprar um desse pra mim ...
Mais um excelente vídeo. Parabéns. Realmente parece ser um bom flash, infelizmente, não é pro meu numerário...
Obrigado pelo elogio. É um flash caro mesmo, acredito que sem demanda que justifique o que ele tem de bom, não há o que fazer, aliás isso vale para qualquer ferramenta, em qualquer área.
Opa Armando, obrigado pela dica do Profoto A1 para o HSS. Agora resta conseguir comprar 1 kkkkkk
Armando falta um review br do Canon Speedlite EL-1, torço que seja você que faça ele. Abs
Só pelo LCD já dá pra ver que é um produto Premium!! Muito bom mesmo!! Sem falar do vídeo esclarecedor como sempre!!
Obrigado. :)
flash muito completo... 😱! não é para mim... mas gostei bastante do produto... 🙂!
Ele é ótimo, e lógico, cada produto tem um público e cada um de nós tem um momento na carreira, e cada momento tem necessidades, mas para quem está no momento e tem as necessidades, é um monstro de flash.
Já teve contato com flash metz? Parecem muito bem feitos e de muita qualidade, mas não vejo nada sobre
Ótimo vídeo! Como sempre, trazendo conteúdo de altíssima qualidade para a comunidade de fotografia aqui no Br. Será que não valeria a pena um comparativo com o GODOX V1, que é uma espécie de réplica dele? Não que venhamos comparar a fundo um com outro, mas seria interessante saber o quanto a GODOX "ousou" nesse projeto.
Vou trazer um review do V1 ainda neste semestre, é um flash que já usei, que gosto e que tem belas qualidades, não se iguala ao Profoto, mas também custa 1/3 dele então a gente tem que pensar, o que vale mais, ter 1 Profoto ou 3 Godox? A principal diferença é que a lente fresnel na frente do Godox V1 não é tão boa, asim você tem o centro da luz com mais intensidade que as bordas, e no Profoto essa distribuição é mais perfeita entre centro e bordas, também o TTL no Godox dá umas flutuadas de vez em quando, que no Profoto é estável, mas repito, 1/3 do preço a gente tem que considerar. Eu gosto do V1, provavelmente é o próximo review de flash que trarei aqui pro canal.
Apoiado @Rafael Nascimento!
O problema dele eh o preco.... eh surreal, mesmo fora do pais. Eu ja fotografei com profoto mas com flash de estudio.... e foi uma experiencia excelente.
Concordo que é caro, o ponto a pensar é na segurança que ele passa de certeza de resultado. Vou dar um exemplo, em evento meu flash é sempre o 600EX RT da Canon por que não confio nos meus YN, os YN são bons, custam metade ou menos dos Canon, mas não são confiáveis, sei que o TTL neles flutua mais do que eu gostaria, então em evento é sempre o Canon em cima da câmera por que ele me dá certezas que eu preciso. O Profoto foi um pouco além do Canon nessas certezas pois o TTL foi ainda mais estável, então aí vai do tipo de necessidade de cada um, eu penso que os originais se pagam com essa certeza que eles dão, se o Profoto se paga é uma outra conversa que vai das necessidades de cada um, eu gostei de usar e se eu estivesse hoje atendendo vários eventos, como fazia antes da Pandemia, eu iria considerar comprar um.
@@ArmandoVernagliaJunior entendo bem o seu ponto de vista pois eh igual ao meu... tambem faco a mesma coisa. Tenho um set de flash canon e outro com flash YN. Quando faco eventos/casamentos SEMPRE uso canon. Ja em ensaios ou como luz secundaria ( para iluminar o ambiente por exemplo ) eu uso os YN. Afinal um ensaio eh um ambiente bem controlado onde caso for preciso vc pode repetir a foto... um evento vc nao pode errar. Gostaria sim de ter um profoto.. me apaixonei pelo flash desde quando usei.. .mas esse A1 por exemplo hoje nos EUA eh o dobro do preco de um Canon... e infelizmente meus clientes nao me pagam o suficiente ( ou eu nao sou bom o suficiente para cobrar mais ) para comprar equipamentos tipo esse.. mas querer eu queria, nao so um.. varios... haha,
@@ArmandoVernagliaJunior ( por favor nao entenda como uma critica ou qq coisa nesse estilo.. eh so uma curiosidade que lembrei de ter visto ha algum tempo. Talvez sirva como uma ideia para videos no futuro ) ruclips.net/video/G2HpKJbIakM/видео.html&ab_channel=Fstoppers
Profoto é a marca que a turma usa aqui na Espanha. Só é caro pra dedéu!
sou apaixonado pelo pelo dois godox ad360, tocha dedicada. fico tranquilo em casamentos e posso usar iso mais baixo e ganhar qualidade. vc podia fazer um vs godox v1 ou 860, que são os queridinhos. aposto chegam pedindo esses modelos e nem tem conhecimento da qualidade da profoto
Vou fazer mais conteúdos de flash aqui no canal, tem vários reviews planejados, bem como vídeos de técnicas, então teremos reviews de modelos Godox e outras marcas ainda este ano. Acho que todos têm vantagens e desvantagens, e todos têm um lugar no mercado, o Profoto é perfeito, mas é caro, um Godox, um Canon, cada um tem um perfil de público.
Armando depois ver se você consegue arrumar um flash da triopo para testar, ele já tem até HSS para fazer fotos de contra luz é excelente. Porém ainda não é muito renomado e nem tem muito material no RUclips. E é de entrada oq para quem tá começando ajuda muito a saber se é bom.
Nunca vi um de perto, só na internet, vou ver se testo um dessa marca para falar no canal.
Amei a camiseta :D
É o Menino Puto, do Silva Zuão. :)
É o melhor Flash mesmo! Inclusive qdo o meu estragou em 2020 (comprei em 2019), a PROFOTO (USA) arrumou sem custo, graças a garantia de 2 anos. Melhor q ele, só o a10 que dá pra disparar pelo iPhone!!
Sem dúvida é um excelente produto, de uma grande marca, tem um preço, mas é ótimo.
Que flash ! Deu vontade de ter, mas é muito dinheiro! Mas mudando de assunto pode me dar uma sugestão? Uma amiga tem hobby de foto e vídeo, quer comprar uma camera e lente de no máximo 4.000 reais, tem uma sugestão neste valor? Obrigado!
Ela já viu a M200 da Canon? Tenho um review dela aqui - ruclips.net/video/bgbr68A2AEg/видео.html - passa um pouco dessa verba, mas é boa câmera para quem quer por hobby pois é pequena, leve e muito fácil de usar, mantendo ótima qualidade. Tem alguns sites com promoção vendendo ela em torno de 4.500 com a lente do kit. Abaixo desse valor ela encontra a EOS T7+ que com lente do kit sai por uns 3.700, faz o mesmo que a M200 faz, mas é maior, mais pesada e o monitor atrás dela é fixo, o da M200 é articulado, o que deixa ela bem mais prática de usar.
Boa tarde Armando! Tudo bem?? Muito bom o review. Tenho um desses e adoro, mas o maior problema pra mim é que a bateria dura MUITO pouco. Você tem alguma dica pra isso? Vale a pena tentar atualizar a firmware? Obrigada!
Boa noite professor para fotografia de arquitetura qual seria o flash mais indicado da canon e de outra marca mais acessível? Tenhl uma 6dmark2.
Godox V1 é excelente.
Certamente vindo da profoto é de altíssimo nível… mas vc chegou a avaliar a duração da bateria em modo stand-by? Em alguns reviews a bateria do flash A1 descarregou consideravelmente durante a live sem disparos, apenas pelo fato de estar ligado…. Sabe algo sobre?
Não cheguei a medir isso, infelizmente, eu sempre tenho o costume de desligar as coisas, desligo câmera, flash tudo, como eles ligam super rápido sempre tive esse costume para preservar baterias e aí acabo não lembrando de fazer testes nesse tema.
Este flash serve nickon 3 100
Uma coisa que vejo MUITOOOOOO do pessoal falar da Profoto que eles são muito o que a apple faz "overprice" e eu não sei se realmente vale o preço que eles cobra tendo em vista os Godox Ad's que temos por ai, mas uma coisa que percebi é que sim, a luz dos flash do Profoto são realmente diferente dos demais, mas isso não justifica o preço, tanto que ouve ate uma polêmica umas semanas atrás no Instagram que eles lançaram um adaptador de encaixe Bowens pra profoto custando o preço de um ad100 pro (da Godox)
O justificar ou não depende de necessidades, verbas, é complexo. No meu trabalho e minhas necessidades eu consigo justificar os originais da Canon, tenho um e ele é meu flash em eventos pois eu confio na estabilidade dele e nem Godox nem YN tem o TTL confiável como um original Canon, se a diferença do original Canon para um Profoto se paga aí é toda outra história. Sabe, conheço quem use Leica e não troque por nada e conheço quem não veja vantagem alguma (eu inclusive, não vejo vantagem numa Leica), conheço quem use flash original Canon (eu de novo) e quem não veja vantagem e esteja bem com YN ou Godox (que eu também tenho, só escolho quando usar)... e conheço quem tem estúdio todo com Profoto. Difícil dizer o que se paga ou não, o que vale ou não, pois esses conceitos variam com nossas necessidades e bolsos. Se eu estivesse atendendo evento corporativo grande direto como fiz muito antes da pandemia, eu consideraria comprar o Profoto pelo TTL estável dele, em evento sempre fui no 600 EX RT por isso e deixava ou um Godox ou um YN na mala de reserva.
@@ArmandoVernagliaJunior sim a melhor justificativa seria a quantidade de demanda de serviços, porque realmente a Profoto tem um material invejável principalmente os mais parrudos flash deles de ate 1200w de potencia.
Tenhi dois amigos com Profoto aqui em Goiânia, que trabalha com casamentos, mas mesmo assim acho meio questionável, mas se a pessoa possuí condições, ou quer o melhor do melhor ele é a melhor opção:)
Acho que cada um de nós tem que descobrir a ferramenta que atende, no menor custo que for possível, na melhor confiabilidade possível, é uma média sempre difícil e que erramos muito até achar, nessa vida a gente vai inevitavelmente jogar algum precioso dinheiro fora em compras equivocadas. Uma vez via história de um cara que comprou um carro caríssimo que não conseguia colocar na garagem da casa pois o carro era muito baixo e a garagem tinha um degrau na entrada, ou seja, o carro era incrível, mas não era adequado, é como comprar um Profoto A1, ou o mais novo, o A10 e não ter demanda de serviço que gere lucro para pagar ele, ou fazer com ele um trampo que não tenha necessidade das vantagens dele, como a estabilidade do TTL, aí pessoa compra e usa ele sempre em manual, bom, em manual o Godox também é estável e custa uma fração, essas coisas. É como comprar uma EOS R5 e só usar ponto central de foco. Mas é batendo cabeça nos erros que a gente vai aprendendo.
@@ArmandoVernagliaJunior bem isso que penso e uso no dia dia, cada coisa no seu orçamento e prioridade.
radio dele trabalha com o flash da Canon RT?
Não testei com o rádio da Canon, a ideia foi trazer o que esse flash faz na câmera, todos os retratos estavam com ele na câmera, só explorando rebatimento e o potencial do TTL nesses rebatimentos, até por isso o vídeo é curto. A Profoto tem um rádio dela, mas não sei dizer como esse sistema conversa com o original Canon, se conversa.
@ArmandoVernagliaJr , acabei de ver esse vídeo. Muito bom!
Tenho 3 perguntas:
Por curiosidade, qual o NG desse flash?
Como é o fracionamento da carga? Parece que não é 1/1, 1/2, 1/4... É isso mesmo? É tipo, 10, 9.9, 9.8...
O resultado nas fotos melhoram tanto a ponto de eu aumentar o preço do serviço pra justificar o investimento? Tipo, investir e não ter mais retorno pelo investimento, vale a pena?
Obrigado por ter postado aqui Mateus. Vamos a elas. 1 - A Profoto não trabalha com número guia (o que pessoalmente acho certo, visto que cada fabricante faz a bagunça que quer com NG, infelizmente), em testes aqui ele ficou perto de 50 usando a metodologia da Canon (cabeça de zoom em tele, adiciono que testo em ambiente branco e pequeno, a sala de casa, e em ambiente assim teremos números mais altos que num estúdio preto), então algo entre o 430EX e o 600EX em termos de intensidade, mas a distribuição de luz era mais homogênea, ou seja, se coloca a cabeça de flash numa dada posição, a fotometria entre centro e beirada de quadro seguia igual, algo que nunca vi com nenhum flash dedicado que sempre tem mais luz no centro e menos nas bordas, ponto para a lente fresnel na frente dele. 2 - Décimos de carga, como acontece nos flashes de estúdio com carga linear, 10 é a carga máxima, 5 é meia carga, 2 é a mínima, no começo é estranho mas depois é só trabalhar como faria com qualquer flash de carga linear em estúdio então é 10, 9,9, 9,8 e vai indo, super preciso. E bacana que no TTL ele informa a carga sendo usada. Por fim a terceira pergunta... a mais complexa. O ponto que senti no flash foi o aumento de certeza de resultado, eu rebatia, sem pensar em mudar compensação nem nada, primeiro click e pronto, tava certo, isso economizou tempo, todos os auto retratos (fiz uns 15, e todos os retratos da Cris (umas 30 fotos) fiz em coisa de 40 minutos, não teve um click em TTL com exposição fora, isso com ambiente medindo -4 e o flash fazendo a luz toda, se eu pensar em economia de tempo e certeza de resultado, ele foi um pouco melhor que meu 600 EX RT da Canon e imensamente melhor que meus YN 600 EX RT II, assim, quando quero certeza de resultado, meu flash de confiança sempre foi o Canon pois não confio no YN em eventos importantes, se eu tivesse um Profoto na mala ele passaria a ser meu flash de confiança. Não é questão de aumentar o preço do serviço, mas de facilitar o trampo, economizar tempo de pós, garantir resultado, nesse sentido creio que ele se pague. A comparação não deve ser com YN e Godox, mas com originais Canon, eu acho que o original Canon se paga tranquilamente com desempenho, mesmo, por isso tenho também o original e já os comparei muito com genéricos, já o Profoto é para pensar com mais calma, conforme o bolso e necessidades de cada um. Em ensaios os genéricos são mais aceitáveis pois a instabilidade deles pode ser contornada mais fácil, usando tudo em manual por exemplo, em evento uma estabilidade mais sólida é pedida, e aí os originais e um Profoto podem se pagar melhor.
Pelo visto meu Godox V1 foi inspirado nesse, haha.
Inspirado é pouco. Eu diria copiada, mas simplificado, tipo um resumo. :)
Boa tarde Armando, Então amigo, tenho um Sony a9ii e pretendo comprar um flash Profoto A1x. Eu tiro danças e carnaval e preciso de vários tiros no modo manual. Você sabe se ele esquenta ou aguenta bem. Estou com problemas com meu Sony f60! Dizem que a Profoto não superaquece.
Nos testes que fiz, não registrei nada de aquecimento, e não encontrei online queixas sobre isso, mas não fiz testes longos de estresse nele, mas em princípio eu diria que ele não sofre do problema.
Fala Vernaglia, Blz? Tu não falou do guide number do flash. Tu sabe qual é?
Não falei pois a própria Profoto não divulga, e eu entendo eles não divulgarem pois número guia depende de uns mil fatores em geral não replicáveis na vida real, por exemplo, a Canon divulga número guia com flash na posição tele, Nikon divulga com flash na posição angular, flashes de estúdio são divulgados com algum modelo específico de refletor, então como não há padrão, fica complicado. Além disso tem mais fatores, tem marca que divulga número guia teórico, ou seja, calculado pela engenharia com base no consumo elétrico da unidade, mas não medido e aferido fotometricamente, e se medir, tem que ver se estamos medindo centro do pulso de luz ou fazendo média entre centro do pulso de luz e bordas caso a luz tenha queda nas bordas... cara, é complicado. Dito isso, que é em muito sentido o que inviabiliza o uso prático de número guia como uma informação, posso dizer que ele tem uma intensidade luminosa perto do com o que consigo com meu Canon 600 EX RT, que é acima do que consigo com o YN 600 EX RT II (veja, tanto o YN como o Canon tem NG 60, mas na prática o Canon é quase 1EV mais forte que o YN) então eu diria que o número guia, numa metodologia similar à da Canon, deve ficar em torno de 50, mas com distribuição perfeita entre centro da luz e borda, o Canon tem ligeira caída nas bordas, o YN e um Godox que eu tinha (685c) tem uma caída mais severa nas bordas.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigado..
caramba, entrei no site da portssar e não tem mais desse flash e no ML só tem um e custa R$ 14.000,00! caramba!
A Portssar ainda tem um lá www.lojaportssar.com.br/flash-profoto--a1-ttl-c-seminovo/p - bem mais em conta.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigado, vc é gente fina demais
Flash do Everton Rosa ,falar o que né....
Para um amante de flash como eu vale meu rim. 😊
Deixa o rim quieto aí e vai juntando o $$$ com calma, o rim pode fazer falta. 😂
@@ArmandoVernagliaJunior 😝😝😝😝
Parece muito com o godox v1
Na verdade o V1 parece esse. 😉 Godox e YN nunca criaram um produto do zero, sempre deram uma copiada e simplificada em projetos de marcas mais caras, é o lance deles, copiar, simplificar, baratear e vender, e é importante pois barateia várias tecnologias.
Godox V1 foi inspirado nele kkkk
@@ArmandoVernagliaJunior tecnicamente o Profoto é o oposto do V1, V1 é um rascunho que a Godox fez, problema que vejo no mercado a turma compra essa geraçao mais nova mais barata.... depois nao tem referencia pratica e fica falando que é tudo igual e só muda o preço!!! assim isso acabou ficando comum no mercado geral, não tem milagre... ja tive V1, 4 tipos de YN etc... mas os meus Canon 600 ex RT alem de resistentes por anos, tem funções que só encontra no original. seria muito legal ter um flash mais potente tipo AD200 da marca Canon, Nikon ..o valor seria bem mais alto mas sempre com mais qualidade com engenharia .
Em Portugal novo custa 1100 €
Mesmo aí é caro, mas é aquilo, depende de necessidades e demandas, como mencionei no vídeo, em evento só uso original Canon pois os genéricos são decepcionantes no TTL, já vi gente fazendo casamento com Profoto pois o TTL dele é super estável, então tem horas que o preço se justifica.
Caramba, baita flash, mas fui olhar o preço kkk dá pra comprar de 10 a 12 Yongnuo 🤣
Vc conseguiu testar ele em algum softbox ou usou o flashmeter pra estimar o diagrama em alguma distância? Acho uma informação interessante, pq muitas vezes estamos pra comprar um equipamento de iluminação e não fazemos ideia de quanta luz esse equipamento pode nos dá, passei por isso recentemente procurando iluminação continua, pesquisei bastante, mas não achei nada, daí a gente compra quase que no escuro alguns equipamentos.
É uma ideia, de repente em outro vídeo com outro equipamento fazer um teste desse, valeu abraço ✌️🤝
O preço dele é entre 3 e 4 Godox V1, que é a cópia que a Godox fez desse modelo, e custa uns 2 do 600 EX RT II da Canon, aí vai de cada um avaliar as necessidades, vantagens e desvantagens. É como uma Canon EOS R3, nem todo mundo precisa do que ela oferece e a maioria das pessoas pode ter uma EOS R que irá satisfazer plenamente custando incrivelmente menos que uma R3, mas tem que tenha as necessidades. Sobre intensidade de luz, como enfatizei no vídeo o excelente TTL dele, optei, para deixar o vídeo curto, de não entrar em medição de luz, fiz medições com ele para averiguar o quão homogênea era a distribuição de luz, mas não me aprofundei em intensidade, mas num teste comparativo que fiz ele deu quase as mesmas fotometrias que o 600 EX RT da Canon que tenho aqui, pouco abaixo das fotometrias do 600EX RT. Veja que as fotos mostradas estão em ISO 200, 1/400s, f/1.4 e a câmera está distante quase 2m e o flash rebatido em distâncias (teto e paredes), rebati ele dentro de um octa, rebati ele de todo jeito e ele manteve carga 5 a 7 (máximo é 10) nessas regulagens, ou seja, é um flash bastante forte, se sair do HSS e trabalhar no sincronismo já tem um ganho de luz, se trabalhar ele num softbox apontado e não rebatido aí tem outro ganho de luz... mas tudo isso são muitas variações para caber num vídeo cuja ênfase era mesmo o TTL excelente dele.
@@ArmandoVernagliaJunior verdade, comprei com os mais baratos 🤣.. a godox tem um nesse segmento de alto desempenho. Bacana, já dá pra ter uma noção do que ele é capaz.
Esse eu nunca testei porque o V1 da Godox para evento só decepção
8 mil reais? Fora da realidade.
Realidade é múltipla. Depende muito, eu conheço quem tenha a demanda, lógico que conheço mais gente que não tem a demanda ou não pode arcar com o valor, lógico, isso sabemos, mas realidade é múltipla.
@@ArmandoVernagliaJunior Sim, essa é a realidade de uma minoria. Mesmo assim interessante conhecermos o equipamento. Seu conteúdo é fantástico. Sugiro que traga um review de um daqueles flash da Young, que se assemelham ao godox. Isso democratiza a chance de todos terem um bom resultado, com equipamentos que custam quase 10x menos.
Quero trazer mais testes de flash aqui pro canal sim, incluindo Godox, YN e originais de marca, assim a informação fica completa. No meu curso de flash por exemplo, mostrei o tempo todo um flash da Yongnuo e todos os exemplos do curso foram feitos com o Yongnuo, justamente para mostrar na aula que é possível fazer coisas bacanas com flash mais econômico.
@@ArmandoVernagliaJunior Sensacional. Sou seu fã, parabéns pelo trampo e obrigado pelos conteúdos