Descobri teu canal hoje e estou super feliz!! Eu tenho a câmera do kit da minha câmera e estou começando agora a aprender a fotografar. Muito obrigada mesmo por ensinar.
Oi Grazielli, td bom! Obrigado por acompanhar o canal, bem vida e boas fotos! Quando quiser, pode se inscrever no nosso grupo no facebook, só tem iniciante, a galera vai postando as fotos lá e eu vou comentando! bjs
@@marcellocavalcanti1, entendi. Se eu estivesse ali na hora não sei se teria pensado nisso também, afinal usar um parasol a noite parece um pouco contraditório kk. Obrigado! Abraço, Marcello!
@@joaopauloa.dasilva pois e as vezes a gente nao pensa mesmo! E eugravando os videos mtas vezes pequenos detalhes me passam desapercebidos pq alem de estar fotografando eu tenho q pensar no video, no que eu vou falar etc.! Mas sim, o parasol daria jeito nisso! abss
Ótimo vídeo, parabéns. Me tira uma dúvida, com uma EOS rebel t100 com a grande angular Lente EF-S 24mm f/2.8 STM eu consigo tirar fotos assim? Ou seria melhor uma EOS rebel SL2 ou T7? Eu vou comprar uma máquina principalmente pra fotos de paisagem e fotos do céu noturno.
fala andre, da pra fazer, mas como todas essas cameras q voce falou são cropadas, voce precisa multiplicar o 24mm por 1.6 para saber a distancia focal exata que está usando.No caso o resultado é 38mm. Dessa forma, o seu tempo limite de exposição do céu sem borrar as estrelas cai para 13 segundos, o que é pouco em uma situação de pouca luz. Resultado, mesmo com os ótimos 2.8 da sua lente, voce vai precisar subir o iso bastante pra compensar essa falta de luz. E é ai que o bicho pega, geralmente essas cameras da linha REBEL não tem um iso alto muito bom, acabam granulando demais. Mesmo assim, dá pta fazer. Abraços!
Vídeo bem bacana!! Acho lindo astrofotografia!! Eu não sou profissional, por isso não tenho equipamento profissional. Tenho uma Nikon D5600 e uma lente 18-200 f/3.5 - f/5.6. Acha que consigo alguma coisa com esse equipamento?
fala thiago, consegue sim, usando a lente em 18mm. Da uma lida nesse post q vc vai entender legal: marcellocavalcanti.com.br/a-regra-dos-500-na-astrofotografia-em-detalhes/
isso ai andré, boas fotos! A parte mais dificil na verdade é estar em um céu estrelado, pois quem mora na cidade grande nao tem muitas oportunidades como essa! O resto é técnica! ;) abraço!
Parabéns pelo vídeo! Tenho pesquisado uma lente para fotografia noturna e astrofotografia. É bem carente de informação nacional e li em alguns sites gringos também. As melhores sugestões são: 1) Rokinon 24mm 1.4: maior abertura, mais barata, foco e abertura manual 2) Sigma 35mm 1.4: menor abertura, mais cara, automática Vi que você usa uma 17-40mm f4 da Canon e mesmo ela sendo uma lente escura você tem conseguido excelentes resultados. Nos sites que li, recomendavam abaixo de 2.8. Estou começando com fotografia e queria ver o que se encaixa melhor na minha situação. Receio em comprar uma lente muito clara, gastar uma grana e que não usar tanto. Daí vem a pergunta, qual delas você indica? Canon 17-30 f4, Rokinon 24 1.4 ou Sigma 35 1.4? Obrigado e sigo acompanhando!
Douglas Oliveira fala douglas! Excelente pergunta, vamos la: - na astrofotografia voce deve previlegiar 2 pontos principais da lente: distancia focal bem aberta e diafragma o mais aberto possivel. Porque: com a distancia focal aberta voce consegue pegar o maximo de informacao do céu e ainda enquadrar com elementos na terra, como montanhas, cidades etc. entao por esse motivo eu ja descartaria a 35mm fixa, pois ja eh uma distancia focal mto fechada , o ideal eh trabalhar com 16, 17mm. (Eu fiz umas fotos agora da via lactea com as montanhas de el chalten, na patagonia argentina, usando a lente em 17mm, que consegui enquadrar aburdamente os 2 elementos sendo q a via lactea aibda estava quase sobre a minha cabeça mas com 17mm ela parecia bem a frente, aguarde esse video q vc nao vai acreditar). Sobre o diafragma aberto, o ideal mesmo é ter uma lente o mais clara possivel. Mas essas lentes sao caras. Usando uma lente f/4 como eu uso vc acaba “apelando” para o iso mais alto, o q depoe contra a qualidade da imagem mas as estrelas acabam aparecendo. Quanto maior a abertura de f, menos iso vc tem q usar portanto imagens mais limpas. Tenho uma amiga astrofotogtafa q comprou agora a sigma art 14-24mm 2.8 e está adorando os resultados. Sobre as lentes q vc perguntou eu ficaria com a canon pois tem distancia focal mais aberta. Sobre nao usar muito, ai nao posso opinar pq nao sei a sua frequencia fotografando mas tenho certeza q nao vai se arrepneder pois uma lente com dist focal aberta e f aberto sempre será util!! Espero ter ajudado abraco!
Marcello Cavalcanti Obrigado pela atenção e, mais uma vez, parabéns pelo trabalho! Sigo acompanhando e esperando os vídeos. Os primeiros da Patagônia estão excepcionais!
Fala Marcelo blz! Primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho e por compartilhar seu conhecimento! Queria saber se afeta de alguma maneira usar um filtro simples sem alterações de cores só pra proteger a lente pra fazer esse tipo de foto?
Fala Fernando tudo bom! Cara, se vc estiver falando do filtro UV, que é vendido como "protetor de lente" eu sou absolutamente contra o uso desses filtros, porque eles acabam tirando nitidez da imagem! O que acontece é que esse é um mercado milionário que as empresas nao querem que acabe, antigamente o filme era sensivel aos raios UV, o sensor digital nao é entao nao há essa necessidade de usar um filtro uv, mas continuam sendo vendidos como protetores de lente! O macete é ter cuidado com a lente e nao ficar refem desses filtros que na verdade só servem para detonar a nitidez da sua lente. ;) Abraços e boas fotos!
dirceu, a sua camera tendo o modo manual, onde voce controla os 3 aspectos de luz- velocidade, diafragma e iso - voce consegue sim fazer as fotos, é só seguir as dicas do video! Usa a sua lente no modo mais aberto, ou seja, menos zoom possivel, e manda bala! abraços!
Gostei muito do vídeo. Desculpe por incomodar mas recentemente comprei uma Canon EOS kiss x8i e gostaria de saber se é possível tirar fotos do espaço com a lente 18-55mm. Obrigado.
fala cara tudo bom! Que bom q gostou! Sim voce consegue fazer esse tipo de foto, utilizando a lente em 18mm por exemplo, sem problemas! Na sua camera, como o sensor é cropado (menor) a 18mm vai funcionar como uma 28mm (18 x 1,6 que é o fator de corte da Canon) dessa forma você estará fotografando o espaço com 28mm. Fazendo a conta da regra dos 500, como voce viu no video, ficaria 500/28 = 17segundos de exposicao. Entao voce tem até 15, 17segundos pra expor a sua foto, sem que as estrelas comecem a "andar" na imagem e fazer aquele efeito riscado. Utilize ISO alto (4000 por ex) e um diafragma aberto, como 5.6 por exemplo, e avalie os resultados! Se precisar, abra mais o diafragma ou aumente o ISO, pois a velocidade voce estará "travado" em 17segundos pra nao borrar as estrelas. Espero ter ajudado abraçø e boas fotos!
Obrigado pela resposta Marcello. segui suas orientações e não consegui uma foto ainda porque estava nublado hoje e creio que há muita luz perto da minha casa. Vou subir para uma montanha aqui perto de casa mas vou esperar passar o inverno pois à noite está fazendo -1 C recentemente. Abração!!
gengotaku fala cara, realmente perto da cidade vc nao consegue ver a via lactea! Essa foto q eu fiz eh legal pq nao eh tao longe da cidade e ja deu pra ver, mas normalmente vc precisa se afastar bem da luz da cidade! Ceu limpo tambem ajuda!! Boa sorte vai compartilhando o seu resultado comigo! Abraços!
Marcelo, parabéns pelo canal e pelos vídeos, comecei acompanhar hoje.. me tira um duvida, minha câmera é a Nikon D5100, lente 18-55, consigo boas fotos com ela, falando em astro fotografia.
fala eduardo, o seu gargalo ai é a distancia focal da sua lente. Uma 18-55 na nikon d5100 fica como uma 27-82mm aproximadamente. Se voce usar a lente em 27mm, para fazer astros vai ficar limitado à regra dos 500, como todo mundo. Entao 500/27 = 18 segundos, é o maximo de tempo que voce vai poder usar , sem borrar as estrelas. Fora isso, sua camera serve para tudo! abraços!
@@marcellocavalcanti1 no caso então.. é apenas fazer um upgrade em lentes resolvo meu problema certo, pode me indicar algumas Nikon, com um preço acessível...?
Mestre me diz uma coisa ... nesta regra dos 500 ... eu tenho uma câmera crop e uma lente 24-105 o valor que devo usar e o nominal da lente, ou seja 24, ou o que máquina entende, aproximadamente 38, (24×1.6) ... entendo q devo usar 38.. confere? RS... abracao
fala sandro, isso mesmo voce deve usar o valor que é o resultado final da distancia focal, ou seja, 24x1.6 = 38mm . Entao ficaria 500/38= 13segundos. Eu não passaria de 10 segundos no seu caso, pra garantir! ;) Abraço
Fala Paulo, então, geralmente eu faço o foco no manual, usando a tela do live view aberta (aquela tela atrás da câmera) e tento focar em alguma estrela mais brilhante. Se nao conseguir focar na estrela, procuro algum ponto de luz forte, como alguma luz da cidade por exemplo. Abraço!
Marcelo, na abertura do vídeo aparece o Luciano Candisani armando uma câmera trap (armadilha fotográfica), você tem vídeo no canal sobre essa situação? Grande abraço.
fala rogerio blz! Não tenho esse video, isso foi um final de semana q eu passei com ele e um grupo de pesquisadores na reserva biológica Legado das Águas, em SP, onde ele mostrou os cameras traps dele! tenho apenas alguns fragmentos de videos dessa experiencia. Abraços!
Consegue carlos, mas usando a lente em 18mm na 77d, ela vira uma 28mm, ainda é uma grande angular mas mais fechada do q a distancia focal q eu usei ai, de 17mm. Use seu diafragma mais aberto e abuse do iso alto, va fazendo experiencias com o iso pra encontrar a medida ideal de luz. Abracos!
Fala Thiago consegue sim, utilize a lente em 18mm para conseguir amplitude maxima de distancia focal e pegar o maximo de estrelas e cenário na terra! Seguindo as recomendaçnoes do video vc vai conseguir, boa sorte!
valeu alexandre! Na descrição do video tem os links ;) Mas de qq forma coloco abaixo; Portfólio pessoal: www.marcellocavalcanti.com.br E-commerce: www.gaveaimagens.com.br Instagram: @marcellocavalcanti1 Ja assistiu a algum outro video? Obrigado, abraços!
Fala Italo, o MESMO resultado acredito que não. Mas voce consegue fazer a astrofotografia com esse equipamento sim, é só seguir as dicas como se a câmera fosse a sua! abraços
@@igorlinsbastos5923 ue, experimentando as configuracoes que eu indico no video e mantendo a velocidade dentro da regra dos 500, vai dar certo! ;) Agora, se vc ainda estiver com dificuldade de entender a parte da fotometria.. indico o curso q eu vou lançar mes que vem, sobre este e outros temas! Garante sua vaga aqui: bit.ly/cursomarcelloc
excelente pergunta andre! A regra é a mesma, mas antes de aplicá-la voce precisa fazer a conta da camera crop com a lente! Por exemplo, se vc ta com a camera crop canon (APS-C, fator de corte 1,6x) e uma lente 10mm fotografando o céu, antes tem q fazer : 10 x 1.6 = 16mm ai sim aplica a regra do 500: 500/16mm = 31segundos deu pra entender? ;) abraços!
Fala Andre, dei uma olhada nas especificacoes tecnicas aqui dela no site da Canon. Pelo q eu vi, ela tem um modo manual, entao voce teria q usar este modo para conseguir fotos legais de estrelas e da via lactea. Coloque ela no ISO mais alto que ela tem (acho q é 3200 pelo que eu li aqui), velocidade em 15 segundos, e diafragma (f) em 3.4, e não dê zoom, pelo contrário, coloque no zoom minimo. Como voce estará trabalhando com uma velocidade muito baixa (15 seg) a camera precisa estar estabilizada, em um tripé, ou em cima de alguma coisa que não a faça mexer por nada, em cima do carro, de uma pedra, etc. Faça essas experiencias e depois me conte o resultado! Nunca usei essa camera mas pelo que eu li aqui ela tem muitos recursos! Boa sorte!
Marcello Cavalcanti sim, o iso dela ta certo. Tanto que quando eu aumento o iso, ela demora pra fazer as fotos! Só que sobre o diafragma, não sei mexer nessa parte
teria q olhar o manual andre! como eu nao tenho essa camera, e ela não é da linha DSLR (as cameras que trocam lentes) fica dificil pra mim te dizer como alterar o diafragma! Talvez ele seja automatico, a cada posicao q voce coloca a lente (tira ou poe zoom) ele muda automaticamente, o q eu eu vi é que ela tem um modo "M" de manual, é nesse modo q voce conseguirá mexer nas configuracoes!
Aqui nesse link tem o manual da sua camera, da pra baixar! www.canon.com.br/produtos/produtos-para-voce/cameras/linha-powershot/serie-sx/powershot-sx520-hs#
@@danielsterman94 maravilha, acompanhe aqui no canal que sempre estou soltando videos sobre esse tema. De uma olhada no meu video de astrofotografia na patagonia, acho q da pra entender muita coisa la! abraços
Olá ótimo vídeo Parabéns, que foto bonita... Quando tiver oportunidade de fotografar vá ao Parnaso que fica ai em Teresópolis a Pedra do Sino fica a 2275 metros de altura e outro lugar que as fotos vão ficar bonitas são nos Portais de Hércules, vou deixar o link da foto dos Portais abaixo... lá você não vai ter faróis e ai ter um ângulo diferente da Serra dos Órgãos... Link da Foto: cdn.olhares.pt/client/files/foto/big/787/7877375.jpg Abraços...
Valeu Vinicius! Quero muito fazer essa trilha, há anos! Estou me preparando psicologicamente e fisicamente para isso rs! Quem sabe esse inverno sai! O Portal de Hércules é um sonho antigo! Parabens, fotasso!! abraço!
Nossa , fikei de cara com esse lance da terra girando ,tipo eu sei que a terra gira kkkk, quando eu tiro uma foto com exposição 60s as estrelas sempre saiam riscadas ...se sentido feliz agora kkkkk
1:21 - Pera, se você tá filmando o céu e elas é que vão riscar, então o que está mostrando é o "movimento do céu"... e não o "movimento da terra". Se fosse pra ver o "movimento da terra" deveria subir num helicóptero/balão e filmar a terra. Coisa ilógica.
usa ela em 18mm e segue a regra dos 500 considerando o fator de corte da sua câmera, veja mais detalhes aqui: marcellocavalcanti.com.br/a-regra-dos-500-na-astrofotografia-em-detalhes/
Descobri teu canal hoje e estou super feliz!!
Eu tenho a câmera do kit da minha câmera e estou começando agora a aprender a fotografar. Muito obrigada mesmo por ensinar.
Oi Grazielli, td bom! Obrigado por acompanhar o canal, bem vida e boas fotos! Quando quiser, pode se inscrever no nosso grupo no facebook, só tem iniciante, a galera vai postando as fotos lá e eu vou comentando! bjs
Que câmera vc indica pra mim começar nesse mundo da fotografia,moro aqui no pantanal,lugar perfeito pra fotografar.
Até que enfim, um canal que mostra na prática. Sem mistérios, parabéns!
Bem vindo luiz alberto!
Show este vídeo
Valeu!
Eita que canal lindo!!!
opa obrigado!!
Tu és o Cara. teu trabalho e teu vicio, me inspira demais, showwwwwwwwwwwww, obrigado cara.
hahah é vicio mesmo claudio!! Valeu!! abraços!!
Você é um MITO !!!!
valeu meu querido! admiracao mutua!
Vídeo incrível e as fotografias ainda mais.
Obrigado Alef!
Show de bola. Mas a regra dos 500 muda se for camera cropada?
Sim! Eh preciso inserir no denominador o fator de corte da sua camera
Excelente conteúdo! 😊🚀🌌❤️
obigado!
cara, muito massa!
faz um video tbm se possivel de um tutorial desse aplicativo.
vou fazer sim , ta na lista! Valeu!!
Excelente vídeo, Marcelo! Um parasol poderia ter ajudado com esse flare?
Teria com certeza! Eu q dei mole e nao pensei nisso na hr! ;) abraco joao!
@@marcellocavalcanti1, entendi. Se eu estivesse ali na hora não sei se teria pensado nisso também, afinal usar um parasol a noite parece um pouco contraditório kk. Obrigado! Abraço, Marcello!
@@joaopauloa.dasilva pois e as vezes a gente nao pensa mesmo! E eugravando os videos mtas vezes pequenos detalhes me passam desapercebidos pq alem de estar fotografando eu tenho q pensar no video, no que eu vou falar etc.! Mas sim, o parasol daria jeito nisso! abss
@@marcellocavalcanti1, realmente. Fica muita coisa para pensar e fazer ali na hora. Abraços!
Urruuuuuuu vídeo novo kkk
kkk aguarde!!
Ótimo vídeo, parabéns. Me tira uma dúvida, com uma EOS rebel t100 com a grande angular Lente EF-S 24mm f/2.8 STM eu consigo tirar fotos assim? Ou seria melhor uma EOS rebel SL2 ou T7? Eu vou comprar uma máquina principalmente pra fotos de paisagem e fotos do céu noturno.
fala andre, da pra fazer, mas como todas essas cameras q voce falou são cropadas, voce precisa multiplicar o 24mm por 1.6 para saber a distancia focal exata que está usando.No caso o resultado é 38mm. Dessa forma, o seu tempo limite de exposição do céu sem borrar as estrelas cai para 13 segundos, o que é pouco em uma situação de pouca luz. Resultado, mesmo com os ótimos 2.8 da sua lente, voce vai precisar subir o iso bastante pra compensar essa falta de luz. E é ai que o bicho pega, geralmente essas cameras da linha REBEL não tem um iso alto muito bom, acabam granulando demais. Mesmo assim, dá pta fazer. Abraços!
Entendi. A SL2 tem iso 100-25600
Eu teria que ter uma lente com menos de 24mm no caso então?
Vídeo bem bacana!! Acho lindo astrofotografia!! Eu não sou profissional, por isso não tenho equipamento profissional. Tenho uma Nikon D5600 e uma lente 18-200 f/3.5 - f/5.6. Acha que consigo alguma coisa com esse equipamento?
fala thiago, consegue sim, usando a lente em 18mm. Da uma lida nesse post q vc vai entender legal: marcellocavalcanti.com.br/a-regra-dos-500-na-astrofotografia-em-detalhes/
Fala, Marcello! Você lembra em que horário você fez essas fotos (quando gravou esse vídeo)?
Fala paulo, por volta das 20h!
@@marcellocavalcanti1 muito obrigado, Marcello.
Putz cara, to louco pra fazer uma boa foto noturna mas ta dificil hauahuau to vendo direto os seus videos pra ver se aprendo! valew mais uma vez!
isso ai andré, boas fotos! A parte mais dificil na verdade é estar em um céu estrelado, pois quem mora na cidade grande nao tem muitas oportunidades como essa! O resto é técnica! ;) abraço!
Parabéns pelo vídeo! Tenho pesquisado uma lente para fotografia noturna e astrofotografia. É bem carente de informação nacional e li em alguns sites gringos também. As melhores sugestões são:
1) Rokinon 24mm 1.4: maior abertura, mais barata, foco e abertura manual
2) Sigma 35mm 1.4: menor abertura, mais cara, automática
Vi que você usa uma 17-40mm f4 da Canon e mesmo ela sendo uma lente escura você tem conseguido excelentes resultados. Nos sites que li, recomendavam abaixo de 2.8. Estou começando com fotografia e queria ver o que se encaixa melhor na minha situação. Receio em comprar uma lente muito clara, gastar uma grana e que não usar tanto. Daí vem a pergunta, qual delas você indica? Canon 17-30 f4, Rokinon 24 1.4 ou Sigma 35 1.4?
Obrigado e sigo acompanhando!
Douglas Oliveira fala douglas! Excelente pergunta, vamos la:
- na astrofotografia voce deve previlegiar 2 pontos principais da lente: distancia focal bem aberta e diafragma o mais aberto possivel. Porque: com a distancia focal aberta voce consegue pegar o maximo de informacao do céu e ainda enquadrar com elementos na terra, como montanhas, cidades etc. entao por esse motivo eu ja descartaria a 35mm fixa, pois ja eh uma distancia focal mto fechada , o ideal eh trabalhar com 16, 17mm. (Eu fiz umas fotos agora da via lactea com as montanhas de el chalten, na patagonia argentina, usando a lente em 17mm, que consegui enquadrar aburdamente os 2 elementos sendo q a via lactea aibda estava quase sobre a minha cabeça mas com 17mm ela parecia bem a frente, aguarde esse video q vc nao vai acreditar). Sobre o diafragma aberto, o ideal mesmo é ter uma lente o mais clara possivel. Mas essas lentes sao caras. Usando uma lente f/4 como eu uso vc acaba “apelando” para o iso mais alto, o q depoe contra a qualidade da imagem mas as estrelas acabam aparecendo. Quanto maior a abertura de f, menos iso vc tem q usar portanto imagens mais limpas. Tenho uma amiga astrofotogtafa q comprou agora a sigma art 14-24mm 2.8 e está adorando os resultados. Sobre as lentes q vc perguntou eu ficaria com a canon pois tem distancia focal mais aberta. Sobre nao usar muito, ai nao posso opinar pq nao sei a sua frequencia fotografando mas tenho certeza q nao vai se arrepneder pois uma lente com dist focal aberta e f aberto sempre será util!! Espero ter ajudado abraco!
Marcello Cavalcanti Obrigado pela atenção e, mais uma vez, parabéns pelo trabalho! Sigo acompanhando e esperando os vídeos. Os primeiros da Patagônia estão excepcionais!
Fala Marcelo blz! Primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho e por compartilhar seu conhecimento!
Queria saber se afeta de alguma maneira usar um filtro simples sem alterações de cores só pra proteger a lente pra fazer esse tipo de foto?
Fala Fernando tudo bom! Cara, se vc estiver falando do filtro UV, que é vendido como "protetor de lente" eu sou absolutamente contra o uso desses filtros, porque eles acabam tirando nitidez da imagem! O que acontece é que esse é um mercado milionário que as empresas nao querem que acabe, antigamente o filme era sensivel aos raios UV, o sensor digital nao é entao nao há essa necessidade de usar um filtro uv, mas continuam sendo vendidos como protetores de lente! O macete é ter cuidado com a lente e nao ficar refem desses filtros que na verdade só servem para detonar a nitidez da sua lente. ;) Abraços e boas fotos!
Marcelo
Pode mandar o link como editar as fotos de estrelas ??
fala jose paulo! Eu nao fiz esse video afinal! ficou pra 2019! kkk Valeu abraços!
Olá, muito bom e tenho uma Nikon P900, como faria para fazer com ela essas fotos, se é possível. OBrigado
dirceu, a sua camera tendo o modo manual, onde voce controla os 3 aspectos de luz- velocidade, diafragma e iso - voce consegue sim fazer as fotos, é só seguir as dicas do video! Usa a sua lente no modo mais aberto, ou seja, menos zoom possivel, e manda bala! abraços!
@@marcellocavalcanti1 Obrigado! Abraço
Gostei muito do vídeo. Desculpe por incomodar mas recentemente comprei uma Canon EOS kiss x8i e gostaria de saber se é possível tirar fotos do espaço com a lente 18-55mm. Obrigado.
fala cara tudo bom! Que bom q gostou! Sim voce consegue fazer esse tipo de foto, utilizando a lente em 18mm por exemplo, sem problemas! Na sua camera, como o sensor é cropado (menor) a 18mm vai funcionar como uma 28mm (18 x 1,6 que é o fator de corte da Canon) dessa forma você estará fotografando o espaço com 28mm. Fazendo a conta da regra dos 500, como voce viu no video, ficaria 500/28 = 17segundos de exposicao. Entao voce tem até 15, 17segundos pra expor a sua foto, sem que as estrelas comecem a "andar" na imagem e fazer aquele efeito riscado. Utilize ISO alto (4000 por ex) e um diafragma aberto, como 5.6 por exemplo, e avalie os resultados! Se precisar, abra mais o diafragma ou aumente o ISO, pois a velocidade voce estará "travado" em 17segundos pra nao borrar as estrelas. Espero ter ajudado abraçø e boas fotos!
Obrigado pela resposta Marcello. segui suas orientações e não consegui uma foto ainda porque estava nublado hoje e creio que há muita luz perto da minha casa. Vou subir para uma montanha aqui perto de casa mas vou esperar passar o inverno pois à noite está fazendo -1 C recentemente. Abração!!
gengotaku fala cara, realmente perto da cidade vc nao consegue ver a via lactea! Essa foto q eu fiz eh legal pq nao eh tao longe da cidade e ja deu pra ver, mas normalmente vc precisa se afastar bem da luz da cidade! Ceu limpo tambem ajuda!! Boa sorte vai compartilhando o seu resultado comigo! Abraços!
Vou seguir lá no Insta... Valeu!
Opa, estamos lá! abraços !
Marcelo, parabéns pelo canal e pelos vídeos, comecei acompanhar hoje.. me tira um duvida, minha câmera é a Nikon D5100, lente 18-55, consigo boas fotos com ela, falando em astro fotografia.
fala eduardo, o seu gargalo ai é a distancia focal da sua lente. Uma 18-55 na nikon d5100 fica como uma 27-82mm aproximadamente. Se voce usar a lente em 27mm, para fazer astros vai ficar limitado à regra dos 500, como todo mundo. Entao 500/27 = 18 segundos, é o maximo de tempo que voce vai poder usar , sem borrar as estrelas. Fora isso, sua camera serve para tudo! abraços!
@@marcellocavalcanti1 no caso então.. é apenas fazer um upgrade em lentes resolvo meu problema certo, pode me indicar algumas Nikon, com um preço acessível...?
Não rola usar um ND de baixo pra cima não? Pra cortar a luz da cidade um pouco?
Poderia ter usado Erico! Eu nao tava com eles nessa sessão, mas poderia ter experimentado sim. ;) Boa sacada! Abraços!
Teresópolis eu moro aqui ksksksk, cidade linda, tirando o caleme ksksks
hahahaha
Mestre me diz uma coisa ... nesta regra dos 500 ... eu tenho uma câmera crop e uma lente 24-105 o valor que devo usar e o nominal da lente, ou seja 24, ou o que máquina entende, aproximadamente 38, (24×1.6) ... entendo q devo usar 38.. confere? RS... abracao
fala sandro, isso mesmo voce deve usar o valor que é o resultado final da distancia focal, ou seja, 24x1.6 = 38mm . Entao ficaria 500/38= 13segundos. Eu não passaria de 10 segundos no seu caso, pra garantir! ;) Abraço
Alguma dica em relaçao a focar? Mirar em algum ponto de luz ou algo especifico?
Fala Paulo, então, geralmente eu faço o foco no manual, usando a tela do live view aberta (aquela tela atrás da câmera) e tento focar em alguma estrela mais brilhante. Se nao conseguir focar na estrela, procuro algum ponto de luz forte, como alguma luz da cidade por exemplo. Abraço!
Tentarei isto Marcelo, obrigadão. Agora não estou conseguindo pois o tempo aqui no RJ está muito nublado, mas assim que reabrir seguirei a dica.
show Paulo, depois se quiser compartilha seus resultados la no nosos grupo no face "por trás da foto" q eu vou comentando por lá! abraços!
Em breve compartilharei, ainda não fazia parte do grupo, entrei a pouco.
Quer xingar velho, como q teu trabalho é espetácular, showwwwwwwwwwwwwwwww, teu fã agora, um velho de 62 anos.
jahahaha valeu claudio!
Marcelo, na abertura do vídeo aparece o Luciano Candisani armando uma câmera trap (armadilha fotográfica), você tem vídeo no canal sobre essa situação?
Grande abraço.
fala rogerio blz! Não tenho esse video, isso foi um final de semana q eu passei com ele e um grupo de pesquisadores na reserva biológica Legado das Águas, em SP, onde ele mostrou os cameras traps dele! tenho apenas alguns fragmentos de videos dessa experiencia. Abraços!
Obrigado Marcelo. Fiquei curioso, pois já fiz o curso com o Candisani no Legado das Águas.
Marcelo, gosto bastante do seu canal! Tenho indicado para meus alunos, canal com conteúdo muito diverso e muito didático.
Consigo fazer esse tipo de foto com a Canon 77D? Lente 18-55.
Consegue carlos, mas usando a lente em 18mm na 77d, ela vira uma 28mm, ainda é uma grande angular mas mais fechada do q a distancia focal q eu usei ai, de 17mm. Use seu diafragma mais aberto e abuse do iso alto, va fazendo experiencias com o iso pra encontrar a medida ideal de luz. Abracos!
Valeu, Marcello. Comprei uma câmera recentemente e to iniciando ainda, teu canal é incrível.
Boa noite, eu consigo fazer uma foto assim com uma nikon d90 e uma lente 18-200?
Fala Thiago consegue sim, utilize a lente em 18mm para conseguir amplitude maxima de distancia focal e pegar o maximo de estrelas e cenário na terra! Seguindo as recomendaçnoes do video vc vai conseguir, boa sorte!
Marcello Cavalcanti Muito obrigado, consegui tirar uma foto muito legal lá do soberbo
Poderia só ter colocado o algum link para as suas fotos!
valeu alexandre! Na descrição do video tem os links ;) Mas de qq forma coloco abaixo;
Portfólio pessoal: www.marcellocavalcanti.com.br
E-commerce: www.gaveaimagens.com.br
Instagram: @marcellocavalcanti1
Ja assistiu a algum outro video? Obrigado, abraços!
mano, a minha câmera é uma canon t6 + lente 18 por 55 mm, eu consigo ter o mesmo resultado? eu tenho o tripe, só não tenho o controle
Fala Italo, o MESMO resultado acredito que não. Mas voce consegue fazer a astrofotografia com esse equipamento sim, é só seguir as dicas como se a câmera fosse a sua! abraços
ja fez milagre só de conseguir tirar essas fotos com tanta luz próximo da lente.
Concordo, os carros passando tavam acabando com a foto! Mesmo assim deu pra conseguir alguma coisa ;) abss
mano, tenho uma 6d da canon, será que dá pra fazer fotos assim?
mas claro q dá, porque nao daria? ;)abss
Boa noite , com a cânon 520hs eu consigo ??
Ela tem o modo manual ? Se tiver, consegue sim!
Marcello Cavalcanti tem sim , pode me explicar como ?
Suas fotos são tops!!
@@igorlinsbastos5923 ue, experimentando as configuracoes que eu indico no video e mantendo a velocidade dentro da regra dos 500, vai dar certo! ;) Agora, se vc ainda estiver com dificuldade de entender a parte da fotometria.. indico o curso q eu vou lançar mes que vem, sobre este e outros temas! Garante sua vaga aqui: bit.ly/cursomarcelloc
Como fucionaria p sensor cropado a Regra dos 500?
Dá uma lida aqui: marcellocavalcanti.com.br/a-regra-dos-500-na-astrofotografia-em-detalhes/ abraços!
a regra do 500 na camera crop é a mesma?
excelente pergunta andre! A regra é a mesma, mas antes de aplicá-la voce precisa fazer a conta da camera crop com a lente! Por exemplo, se vc ta com a camera crop canon (APS-C, fator de corte 1,6x) e uma lente 10mm fotografando o céu, antes tem q fazer :
10 x 1.6 = 16mm
ai sim aplica a regra do 500:
500/16mm = 31segundos
deu pra entender? ;) abraços!
@@marcellocavalcanti1 opa muito obrigado
Alguém sabe se tem algum app ou apk pra celular que permite fazer esse "caminho das estrelas" ? O máximo de tempo que consigo deixar é 30s...
Alguns celulares mais avancados na fotografia como os da huawei se eu nao me egano tem apps proprios para fazer o star trails!
Tenho uma câmera aqui mas não sei se é possível fotografar assim com ela (Canon PowerShot SX520HS, lente fixa)
Poderia me informar?
Fala Andre, dei uma olhada nas especificacoes tecnicas aqui dela no site da Canon. Pelo q eu vi, ela tem um modo manual, entao voce teria q usar este modo para conseguir fotos legais de estrelas e da via lactea. Coloque ela no ISO mais alto que ela tem (acho q é 3200 pelo que eu li aqui), velocidade em 15 segundos, e diafragma (f) em 3.4, e não dê zoom, pelo contrário, coloque no zoom minimo. Como voce estará trabalhando com uma velocidade muito baixa (15 seg) a camera precisa estar estabilizada, em um tripé, ou em cima de alguma coisa que não a faça mexer por nada, em cima do carro, de uma pedra, etc. Faça essas experiencias e depois me conte o resultado! Nunca usei essa camera mas pelo que eu li aqui ela tem muitos recursos! Boa sorte!
Marcello Cavalcanti sim, o iso dela ta certo. Tanto que quando eu aumento o iso, ela demora pra fazer as fotos!
Só que sobre o diafragma, não sei mexer nessa parte
teria q olhar o manual andre! como eu nao tenho essa camera, e ela não é da linha DSLR (as cameras que trocam lentes) fica dificil pra mim te dizer como alterar o diafragma! Talvez ele seja automatico, a cada posicao q voce coloca a lente (tira ou poe zoom) ele muda automaticamente, o q eu eu vi é que ela tem um modo "M" de manual, é nesse modo q voce conseguirá mexer nas configuracoes!
Marcello Cavalcanti sim, eu fiquei quase 1hr ontem a noite mexendo no modo manual, mas nessa parte de diafragma e tempo me perdi
Aqui nesse link tem o manual da sua camera, da pra baixar! www.canon.com.br/produtos/produtos-para-voce/cameras/linha-powershot/serie-sx/powershot-sx520-hs#
Nikon 3100 como eu faria
Do mesmo jeito que eu fiz! Respeitando a regra dos 500, até com celular voce resolve essa foto. abraços!
@@marcellocavalcanti1 sou apaixonado por astronomia queria aprender um pouco também sobre astofotografia
@@danielsterman94 maravilha, acompanhe aqui no canal que sempre estou soltando videos sobre esse tema. De uma olhada no meu video de astrofotografia na patagonia, acho q da pra entender muita coisa la! abraços
Olá ótimo vídeo Parabéns, que foto bonita... Quando tiver oportunidade de fotografar vá ao Parnaso que fica ai em Teresópolis a Pedra do Sino fica a 2275 metros de altura e outro lugar que as fotos vão ficar bonitas são nos Portais de Hércules, vou deixar o link da foto dos Portais abaixo... lá você não vai ter faróis e ai ter um ângulo diferente da Serra dos Órgãos...
Link da Foto: cdn.olhares.pt/client/files/foto/big/787/7877375.jpg
Abraços...
Valeu Vinicius! Quero muito fazer essa trilha, há anos! Estou me preparando psicologicamente e fisicamente para isso rs! Quem sabe esse inverno sai! O Portal de Hércules é um sonho antigo! Parabens, fotasso!! abraço!
Nossa , fikei de cara com esse lance da terra girando ,tipo eu sei que a terra gira kkkk, quando eu tiro uma foto com exposição 60s as estrelas sempre saiam riscadas ...se sentido feliz agora kkkkk
Que bom que deu pra entender legal MsBrunobbt! abraços!!
O Dedo de Deus fica na cidade de Guapimirim. O mirante também fica em Guapimirim
Ops, me confundi então, achava que ali já era a entrada de Teresópolis! Valeu pela informação Amara!
5:19 - Ué.. não era pra ela ser reta?!
quem?
@@marcellocavalcanti1 A Via Láctea passando ai no aplicativo/céu...
@@Aperfeiçoe-se o app da uma representacao ilustrada para voce entender a posicao dela no ceu em relacao ao fotógrafo.. ficou confuso?
5:28 tá passando graças ao app
?
@@marcellocavalcanti1 naaaada ignora eu sou mei doido kkkkkk
1:21 - Pera, se você tá filmando o céu e elas é que vão riscar, então o que está mostrando é o "movimento do céu"... e não o "movimento da terra". Se fosse pra ver o "movimento da terra" deveria subir num helicóptero/balão e filmar a terra.
Coisa ilógica.
nao entendi o comentario, mas boa ideia! vou ver se arrumo esse balão!
A voz dele parece a do Carioca (Márvio Lúcio) 😂
kkkk nada a ver a voz.. mas o sotaque pode ser kkk abraço merrrmãoo
Marcelo, favor aceitar me no facebook, minha conta tinha sido hackeada. To na área novamente
ja aceitei la! abss
e quem tem 18- 55
usa ela em 18mm e segue a regra dos 500 considerando o fator de corte da sua câmera, veja mais detalhes aqui: marcellocavalcanti.com.br/a-regra-dos-500-na-astrofotografia-em-detalhes/