Bom dia Juliano. Sou o Rubens marido da Tânia, amigo da Beth, Debora, Sr. Mário. Fiquei muito contente em te ver nessa live. Sucesso e um GRANDE ABRAÇO.
Nãããão acredito!!! Rubens!!! Como você tá, meu amigo? E a Tânia? Que bom te ver por aqui! Eu estou bem, casado há três anos (mas com ela há quinze). Minha mãe infelizmente faleceu no começo do ano, mas… É a vida, não? Por favor mande notícias! Abração!
Esse é o tipo de coisa que me deixa pensativo sobre como seria ver a imagem de vários exoplanetas em alta resolução imaginando ou até mesmo comprovando a existência de habitantes em sua superfície, que louco... A gente sempre diz que é possível haver vida em outros planetas mas quando nos deparamos com isso de fato a sensação é um misto de medo e fascínio! Obg Juliano
Cara... Vai ser o máximo! Imagina achar algo parecido com Coruscant, por exemplo? Espero que dê tempo da gente ver! Abração e obrigado pela contribuição!
@@manyqueen3875 um dos problemas você mesmo já deduziu, a distância focal seria grande demais. Nenhuma estrela além do sol serviria por conta disso, teríamos que nos aproximar dela (e muito) para funcionar. O segundo problema é o alvo: necessariamente teríamos que ver o que há atrás da tal estrela, e não fazemos ideia do que há por lá! Abraço!
Juliano. Congratulações! Que bom que exista vida inteligente na rede e nos laboratórios. Tomara que eu bem velhinho possa ter esse privilégio de enxergar mais longe. Belo e admirável também é o seu trabalho. Que os tintones da fé, não atrapalhem.
Mais uma vez um vídeo épico e emocionante. Não tinha ideia de que existia um projeto como este em andamento. É um privilégio enorme e de dimensões inestimáveis poder assistir seus vídeos. Você é um cara iluminado. Seu trabalho é incrível! Obrigado por nos proporcionar esta visão impressionante e formidável das maravilhas do nosso universo
Né? Tem tanta coisa interessante pra acontecer! Espero que descubram como impedir o envelhecimento antes de eu ficar velho demais! O que mais me deixaria triste seria morrer sem saber tudo que viremos a saber nos próximos séculos! Beijo, Laryssa!
Incrivel como o ser humano é engenhoso para desenvolver soluções para problemas complexos. Espero um dia poder ver as imagens desse ambicioso projeto. Mais um excelente vídeo do Juliano! Parabéns pelo seu trabalho 👏 👏 👏 👏
Todo domingo aguardo seus vídeos e sempre me surpreendo, viajo com eles pelo universo através do seu conhecimento...espero alcansar este projeto pronto e, viajar em seus vídeos como venho fazendo ultimamente... obrigada amigo!
Antonia, não seria demais ver os frutos deste telescópio? Espero mesmo que isto aconteça ainda nos nossos tempos de vida! Sempre bom te ver por aqui, querida amiga! Beijo grande!
Meu Deus!!!! Eu fiquei emocionada com esse vídeo! Tem uma lágrima no meu olho!!!! Como eu queria alcançar essas imagens! Torço pra q num futuro próximo, isso seja real
Minhanossa!!! Que coisa louca!!! Difícil de pensar nos problemas e soluções que virão com uma ideia gigantesca dessas!!! Dereteu neurônios aqui!... 😮😐😳
Eu tenho uma dúvida, se o telescópio precisa ficar tão longe do sol, porque não utilizar outra estrela próxima para utiliza-la como lente gravitacional? Uma dúvida de leigo. Juliano, Excelente vídeo! Como todos os outros, continue produzindo este excelente material, parabéns!!!
Dois motivos, Filipe! Primeiro, a linha focal: 550 Unidades Astronômicas parece longe, mas é muito mais perto do que um ano-luz, quanto mais quatro, a distância da estrela mais próxima. Isto significa que estamos muito além da linha focal de outras estrelas, ou seja, não dá para utilizá-las. Segundo, o alvo: podemos lançar telescópios para qualquer direção aqui da Terra, eles se alinharão com o sol e farão as imagens. Se fôssemos usar outra estrela, só poderíamos observar o que há atrás delas em relação a nós, e vai saber se há algo interessante por lá? Abraço!
eu construir meu proprio telescopio de 203mm, vendo esse tipo de video me emociona saber que da pra fazer algo desse tipo com lentes gravitacionais, e eu ja tinha pensado nessa ideia faz um bom tempo, mas nao sabia como poderia ser colocado em orbita um troço desses
Infelizmente acredito que qualquer geração será capaz de visualizar, com a resolução que temos de imagem de satélite, por exemplo, imagens de exoplanetas. Muito obrigado por mais esse vídeo incrível.
Alguém saberia responder o motivo de não usarmos outros corpos do sistema solar como lentes, assim como jupiter, a distancia focal de fato seria bem menor que a do sol , seria talvez o tamanho do mesmo não ser grande o bastante para curvar o espaço e amplificar a luz?
Na teoria esse conceito imagino que ja seria possivel, uma vez que bastaria o james web ou hubble utilizar uma outra estrela ao inves do SOL, portanto poderiamos utilizar umma estrela/galaxia distante para testar o conceito.
Quando eu era um gurizote ficava pensando "seria legal todo mundo levar um telefone junto, seria muito prático", eu só não sabia como iam resolver o problema dos fios... Mais tarde, quando começaram os computadores de bolso, eu achei fantástico. Até que alguns anos depois... celulares. Com câmera fotográfica, rodando aplicativos, tela sensível ao toque, e função de comunicação telefônica. Não sei se vamos ver estes telescópios, mas não duvido que um dia existam. O problema é a civilização tecnológica continuar existindo com a mudança climática...
Bom, cérebros para reverter a mudança, temos. Falta vontade política. Talvez com as próprias mudanças ela venha. É esperar para ver... Acho que está vindo. Aos poucos, mas está. Está começando a ser muito lucrativo reverter as mudanças... Isso muda tudo! Abraço, amigo Cesar! Sempre bom te ver por aqui!
Mais uma vez seu vídeo é maravilhoso ❤ 5:25 é uma coisa que eu sempre queria uma referência.... Como seria a perspectiva de um telescópio especial grande suficiente, observasse Vega por exemplo.... Maravilhoso ❤
Pergunta boba. Se precisa fazer a focalização à essa distância, por que simplesmente não usar outra estrela que esteja numa distância útil? A próxima centaury não serve?
Não serve, está longe demais! A distância focal está na casa das Unidades Astronômicas, não dos anos-luz! Além disso, usar Proxima Centauri, se fosse possível, só nos permitiria ver algo atrás dela, o que nem sabemos se existe! Abraço, Olympio!
Boa‐tarde. Com o Sol como lente objetiva, não estaríamos limitados a uma região limitada de observação? Algo em função do plano orbital da lente ocular?
Juliano, excelente seus vídeos, didática fantástica. Uma dúvida: se esse telescópio usará a lente gravitacional do nosso Sol, seria possível usar a mesma ideia, porém,usando estrelas mais próximas como lente gravitacional?
Não… O ponto focal de Alpha Centauri, por exemplo, está muito mais próximo dela do que de nós. Teríamos que viajar quatro anos-luz para usá-la como lente gravitacional, o que seria inviável. Tem outro problema: este tipo de telescópio só pode ser usado em um alvo (por conta do alinhamento do telescópio com a estrela). Não sabemos o que há atrás de Alpha Centauri… E se não for nada de interessante? Abraço!
Juliano, como faz para saber a localização de cada planeta, estrela e galáxia? A Terra gira no proprio eixo e em volta do sol , acredito que não da para tomar comi referência. Qual seria o ponto zero para tomar como referência?
Não dá, Daniel! Primeiro porque a linha focal dela começaria a umas quinhentas unidades astronômicas de lá, ou seja, estamos muito além. Segundo por ser um sistema duplo. Uma estrela distorceria a lente da outra. Pra nós a melhor opção é o sol mesmo! Abraço!
Juliano, um corpo de massa menor, como Júpiter, também gera uma lente gravitacional? Qual seria esse aumento se for possível? Parabéns pelo conteúdo incrível!
Obrigado, Juliano! Mas porque usar o sol como lente gravitacional e não um planeta ou até mesmo outra estrela que tivesse o ponto focal próximo à Terra?
Fala Marcus! Cara, um planeta não tem gravidade o suficiente para agir como uma lente gravitacional viável. O telescópio teria que se afastar muitos anos-luz para fazer isto, e ainda teria que usar uma lente "móvel", não lá muito prática. A distância focal do sol, apesar de enorme, ainda é bem menor - e viável. Quanto a usar outra estrela, dois problemas: primeiro o ponto focal estaria PRÓXIMO À ESTRELA (a várias unidades astronômicas de distância dela, mas mesmo assim muito mais distante de nós do que dela) e, segundo, o único lugar onde poderíamos focar o telescópio seria ATRÁS DA TAL ESTRELA, e vai saber se há algo de interessante por lá? São estes os problemas! Abraço!
Na hora que falou do tamanho da imagem formada, pensei: Porque não lançar um grupo de telescópios de uma vez? No final do vídeo você fala de lançar em grupo! 😄
Bom dia Juliano. Sou o Rubens marido da Tânia, amigo da Beth, Debora, Sr. Mário. Fiquei muito contente em te ver nessa live. Sucesso e um GRANDE ABRAÇO.
Nãããão acredito!!! Rubens!!! Como você tá, meu amigo? E a Tânia? Que bom te ver por aqui! Eu estou bem, casado há três anos (mas com ela há quinze). Minha mãe infelizmente faleceu no começo do ano, mas… É a vida, não? Por favor mande notícias! Abração!
Obrigado Juliano, tornou meu domingo mais alegre e com mais conhecimento adquirido! Muito obrigado, um grande abraço! 👏🏻😀
Esse é o tipo de coisa que me deixa pensativo sobre como seria ver a imagem de vários exoplanetas em alta resolução imaginando ou até mesmo comprovando a existência de habitantes em sua superfície, que louco...
A gente sempre diz que é possível haver vida em outros planetas mas quando nos deparamos com isso de fato a sensação é um misto de medo e fascínio!
Obg Juliano
Cara... Vai ser o máximo! Imagina achar algo parecido com Coruscant, por exemplo? Espero que dê tempo da gente ver! Abração e obrigado pela contribuição!
Sonhar junto com o Juliano é bem melhor que sonhar sozinha.
Agora, é se esforçar para viver os anos necessários para ver essa maravilha.
Ah, que bonito isso, Greice querida! Obrigado! E que venha o Telescópio de Lente Gravitacional! Beijo!
@@manyqueen3875 um dos problemas você mesmo já deduziu, a distância focal seria grande demais. Nenhuma estrela além do sol serviria por conta disso, teríamos que nos aproximar dela (e muito) para funcionar. O segundo problema é o alvo: necessariamente teríamos que ver o que há atrás da tal estrela, e não fazemos ideia do que há por lá! Abraço!
Incrível como vc monta esse roteiro!!! Fantástico demais. Principalmente as introduções 👏🏻👏🏻
Valeu! Você arrebenta Juliano! Bom demais! 🔝
Valeu meeeeesmo, Murilo! Grande abraço, meu amigo!
Juliano. Congratulações!
Que bom que exista vida inteligente na rede e nos laboratórios.
Tomara que eu bem velhinho possa ter esse privilégio de enxergar mais longe.
Belo e admirável também é o seu trabalho.
Que os tintones da fé, não atrapalhem.
Mandando meu valeu antes de ver o video. C ctza vai ser bom!!! Grande abraço Juliano
Grande Pedro! Espero que tenha gostado do vídeo então! Mais uma vez obrigado por ser um mecenas tão dedicado! Abraço!
@@JulianoRighetto Como sempre um ótimo video. Grande abraço
Belíssima viagem, Obrigado!
Esse cara é muito bom, ele tem que ir no "ciência sem fim"
esse ja e o melhor canal sobre astronomia do youtube
Mais uma vez um vídeo épico e emocionante. Não tinha ideia de que existia um projeto como este em andamento. É um privilégio enorme e de dimensões inestimáveis poder assistir seus vídeos. Você é um cara iluminado. Seu trabalho é incrível! Obrigado por nos proporcionar esta visão impressionante e formidável das maravilhas do nosso universo
Qual o nome desse telescópio ou projeto?
Os vídeos desse canal deviam ser exibidos nas escolas, se é louco, maravilhoso trabalho!!
😅
Eu sempre fico muito impressionada com os próximos projetos, espero que alcancemos essas imagens, vai ser surreal!
Né? Tem tanta coisa interessante pra acontecer! Espero que descubram como impedir o envelhecimento antes de eu ficar velho demais! O que mais me deixaria triste seria morrer sem saber tudo que viremos a saber nos próximos séculos! Beijo, Laryssa!
Incrivel como o ser humano é engenhoso para desenvolver soluções para problemas complexos. Espero um dia poder ver as imagens desse ambicioso projeto. Mais um excelente vídeo do Juliano! Parabéns pelo seu trabalho 👏 👏 👏 👏
Todo domingo aguardo seus vídeos e sempre me surpreendo, viajo com eles pelo universo através do seu conhecimento...espero alcansar este projeto pronto e, viajar em seus vídeos como venho fazendo ultimamente... obrigada amigo!
Antonia, não seria demais ver os frutos deste telescópio? Espero mesmo que isto aconteça ainda nos nossos tempos de vida! Sempre bom te ver por aqui, querida amiga! Beijo grande!
Que vídeo motivador. Gratidão e todo sucesso do mundo a você
Para cada problema, novas soluções. A criatividade humana é incrível. Bem provável que em centenas de anos tenhamos mapas de vários exoplanetas.
Que roteiro, meu caro!
QUE ROTEIRO!!! 🖖🏻👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Sou seu fã! Que vídeos maravilhosos! Perfeitamente construídos! Parabéns pelo trabalho!
👍🏻👍🏻👍🏻
Nossa, muito legal, não fazia ideia que isso era possível!
Puxa, uma ampliação enorme da nossa visão. Mas maior que isso, só mesmo a vontade, persistência e imaginação do ser humano. Obrigado pelo vídeo.
Que maravilha!
O único problema desse vídeo é que ele acaba
Essa iniciativa é maravilhosa
Vídeo fantástico e cheio de conhecimento! Como não sabemos nada... Até eu, sendo mestrando de astrofísica. Parabéns pelo trabalho Juliano.
Show! Parabéns!
Perfeição de vídeo
A emoção é tanta que não consigo achar palavras pra comentar! ❤️
Excelente vídeo! Não podem fazer o teste usando Júpiter!???
Muito bacana imaginar como podemos ampliar nossos sentidos usando o cérebro!
Pois é, Milton! Dá orgulho de ser humano, né? Abraço e obrigado pela contribuição!
👏👏👏👏👏👏 Sen-sa-ci-o-nal!!! Parabéns.... 😊
Muito obrigado pelo vídeo 👏👏👏
Meu Deus!!!! Eu fiquei emocionada com esse vídeo! Tem uma lágrima no meu olho!!!! Como eu queria alcançar essas imagens! Torço pra q num futuro próximo, isso seja real
Mulher nem curte astronomia, só existem por modinha
Sensacional!!!
Acabei de conhecer o Canal. Fantástico!!!!
Excelente semana pra vc, abraços
Minhanossa!!!
Que coisa louca!!!
Difícil de pensar nos problemas e soluções que virão com uma ideia gigantesca dessas!!!
Dereteu neurônios aqui!...
😮😐😳
Que vídeo maravilhoso. Ganhou mais um inscrito. Parabéns.
Seja bem-vindo! E obrigado!
Espetacular
Like sempre, para ajudar o canal, e vou compartilhar, pois é muito interessante. 😊
adorei o vídeo, que maravilhoso!
Eu tenho uma dúvida, se o telescópio precisa ficar tão longe do sol, porque não utilizar outra estrela próxima para utiliza-la como lente gravitacional? Uma dúvida de leigo.
Juliano, Excelente vídeo! Como todos os outros, continue produzindo este excelente material, parabéns!!!
Dois motivos, Filipe! Primeiro, a linha focal: 550 Unidades Astronômicas parece longe, mas é muito mais perto do que um ano-luz, quanto mais quatro, a distância da estrela mais próxima. Isto significa que estamos muito além da linha focal de outras estrelas, ou seja, não dá para utilizá-las. Segundo, o alvo: podemos lançar telescópios para qualquer direção aqui da Terra, eles se alinharão com o sol e farão as imagens. Se fôssemos usar outra estrela, só poderíamos observar o que há atrás delas em relação a nós, e vai saber se há algo interessante por lá? Abraço!
@@JulianoRighettomuito obrigado pelo esclarecimento ❤
@@FilipeSaMrFil imagina! Abraço!
Mais uma vez… muito obrigado pelos seus videos, Juliano!!
Que vídeo incrível!
Valeu!
Muito obrigado, Fabio! Sua contribuição é muito bem-vinda! Abração!
eu construir meu proprio telescopio de 203mm, vendo esse tipo de video me emociona saber que da pra fazer algo desse tipo com lentes gravitacionais, e eu ja tinha pensado nessa ideia faz um bom tempo, mas nao sabia como poderia ser colocado em orbita um troço desses
Explica melhor essa sua ideia irmão.
Muito bom senhor martelo!!
Então se isso já for algo possível hoje, quer dizer que várias civilizações inteligentes já podem saber de nossa existência? 🤔
Muito obrigado Juliano!!! Muito obrigado mesmo pelo seu trabalho!!! Muito obrigado!!!
Infelizmente acredito que qualquer geração será capaz de visualizar, com a resolução que temos de imagem de satélite, por exemplo, imagens de exoplanetas. Muito obrigado por mais esse vídeo incrível.
Que qualidade!!!!
Como sempre no capricho!!!!!!
Poderia fazer um vídeo correlacionando as eras geológicas com o movimento do Sol ao redor da Galáxia?
Caramba, caramba, caramba!!!!! Velas solares são extremamente poderosas.
Que vídeo FODA MAN 😱😱🤯🤯🤯. Parabéns
Muito legal !!!!!!!!
Que maravilha ver essas imagens em cgi fico feliz que esse telescópio assim como todos consigam produzir imagens em cgi com essa qualidade
Alguém saberia responder o motivo de não usarmos outros corpos do sistema solar como lentes, assim como jupiter, a distancia focal de fato seria bem menor que a do sol , seria talvez o tamanho do mesmo não ser grande o bastante para curvar o espaço e amplificar a luz?
Trabalho excelente, narração fantástica.
Valeeeeu, Andre! Este deu bastante trabalho... Só terminei quarenta minutos antes de disponibilizar! Abração e obrigado pela ajuda!
Muito bom os temas
Maravilhoso. Ei Fantástico isso aqui e uma matéria digna.
O canal perfeito existe
Na teoria esse conceito imagino que ja seria possivel, uma vez que bastaria o james web ou hubble utilizar uma outra estrela ao inves do SOL, portanto poderiamos utilizar umma estrela/galaxia distante para testar o conceito.
Quando eu era um gurizote ficava pensando "seria legal todo mundo levar um telefone junto, seria muito prático", eu só não sabia como iam resolver o problema dos fios... Mais tarde, quando começaram os computadores de bolso, eu achei fantástico. Até que alguns anos depois... celulares. Com câmera fotográfica, rodando aplicativos, tela sensível ao toque, e função de comunicação telefônica.
Não sei se vamos ver estes telescópios, mas não duvido que um dia existam. O problema é a civilização tecnológica continuar existindo com a mudança climática...
Bom, cérebros para reverter a mudança, temos. Falta vontade política. Talvez com as próprias mudanças ela venha. É esperar para ver... Acho que está vindo. Aos poucos, mas está. Está começando a ser muito lucrativo reverter as mudanças... Isso muda tudo! Abraço, amigo Cesar! Sempre bom te ver por aqui!
Muuito bom❤❤
Parabéns pelo vídeo, excelente como sempre.
Sempre bom ver você por aqui, amigo Luthyelisson! Abração e obrigado pela contribuição!
Mais uma vez seu vídeo é maravilhoso ❤ 5:25 é uma coisa que eu sempre queria uma referência.... Como seria a perspectiva de um telescópio especial grande suficiente, observasse Vega por exemplo.... Maravilhoso ❤
Excelente vídeo, explicação clara e objetiva!
Parabéns pela produção!!!!!!
Que maravilha! Estou com 62 hoje, e aos 92 ,quero ver tudo isto que o Eterno nosso Deus criou para nos provocar!
não conhecia seu canal. Que trabalho incrível! Obrigado.
Seja bem-vindo, Samir!
Muito interessante!
Melhor ver quais outras estrelas poderia usar como lente...
EXCELENTE, MUITO OBRIGADO.
Sensacional
Pergunta boba.
Se precisa fazer a focalização à essa distância, por que simplesmente não usar outra estrela que esteja numa distância útil? A próxima centaury não serve?
Não serve, está longe demais! A distância focal está na casa das Unidades Astronômicas, não dos anos-luz! Além disso, usar Proxima Centauri, se fosse possível, só nos permitiria ver algo atrás dela, o que nem sabemos se existe! Abraço, Olympio!
Extraordinário vídeo parabéns 👍
Boa‐tarde. Com o Sol como lente objetiva, não estaríamos limitados a uma região limitada de observação? Algo em função do plano orbital da lente ocular?
Vídeo fantástico!
Como sempre, um excelente vídeo. Parabéns.
Juliano, excelente seus vídeos, didática fantástica. Uma dúvida: se esse telescópio usará a lente gravitacional do nosso Sol, seria possível usar a mesma ideia, porém,usando estrelas mais próximas como lente gravitacional?
Não… O ponto focal de Alpha Centauri, por exemplo, está muito mais próximo dela do que de nós. Teríamos que viajar quatro anos-luz para usá-la como lente gravitacional, o que seria inviável. Tem outro problema: este tipo de telescópio só pode ser usado em um alvo (por conta do alinhamento do telescópio com a estrela). Não sabemos o que há atrás de Alpha Centauri… E se não for nada de interessante? Abraço!
Mais um vídeo incrível Juliano Riguetto, obrigado por me fazer sonhar.
Juliano, como faz para saber a localização de cada planeta, estrela e galáxia? A Terra gira no proprio eixo e em volta do sol , acredito que não da para tomar comi referência. Qual seria o ponto zero para tomar como referência?
Uma perguntinha. E será que não poderíamos usar uma lente gravitacional da estrela mais próxima como a Alpha Centauri?
Não dá, Daniel! Primeiro porque a linha focal dela começaria a umas quinhentas unidades astronômicas de lá, ou seja, estamos muito além. Segundo por ser um sistema duplo. Uma estrela distorceria a lente da outra. Pra nós a melhor opção é o sol mesmo! Abraço!
@@JulianoRighetto Valeu Juliano! E obrigado pelos seus vídeos incríveis!
Juliano, um corpo de massa menor, como Júpiter, também gera uma lente gravitacional? Qual seria esse aumento se for possível?
Parabéns pelo conteúdo incrível!
Que vídeo incrível! Muito obrigado Juliano por compartilhar conosco essas informações sobre exploração espacial.
14:11 melhor musica dos videos, ainda quero saber onde encontrar ela kkkk
Good Gig In The Clouds é o nome pra qm quer saber. Mt obg pela ajuda ✌ tive q procurar sozinho
Que daora!
Muito bem ! IBAGENS, queremos ibagens !
Mais um vídeo excelente, obrigado Juliano!
Teu canal é perfeito, cara!
Excelente!
Ótimo isso, mas pergunto: onde estarão os planetas possíveis de serem vistos, já que haverá uma "linha" entre o telescópio e o sol?
- nossa
Sem palavras
Obrigado, Juliano! Mas porque usar o sol como lente gravitacional e não um planeta ou até mesmo outra estrela que tivesse o ponto focal próximo à Terra?
Fala Marcus! Cara, um planeta não tem gravidade o suficiente para agir como uma lente gravitacional viável. O telescópio teria que se afastar muitos anos-luz para fazer isto, e ainda teria que usar uma lente "móvel", não lá muito prática. A distância focal do sol, apesar de enorme, ainda é bem menor - e viável. Quanto a usar outra estrela, dois problemas: primeiro o ponto focal estaria PRÓXIMO À ESTRELA (a várias unidades astronômicas de distância dela, mas mesmo assim muito mais distante de nós do que dela) e, segundo, o único lugar onde poderíamos focar o telescópio seria ATRÁS DA TAL ESTRELA, e vai saber se há algo de interessante por lá? São estes os problemas! Abraço!
Deus seja louvado por q ele é bom porque a sua benignidade é para sempre em nome de Jesus Cristo amém
Show, muito bom!
Muito obrigado, amigo! Sua contribuição é muito bem-vinda! Grande abraço!
Juliano, dúvida. E não daria pra usar os planetas como lente gravitacional? E esse método pode ser usado para qualquer planeta de interesse?
Pô, muito bom !!!!!!
Na hora que falou do tamanho da imagem formada, pensei: Porque não lançar um grupo de telescópios de uma vez? No final do vídeo você fala de lançar em grupo! 😄