Então.....eu tenho 2 pet....o que eu gostaria de saber é se realmente é necessário o vermifugo....ou se eles não tiverem contato com terra é necessário o vermifugo? Ou pra saber se precisa ou não seria necessário um exame.....?
O vermifugos é utilizado em pets e na cunicultura de corte também, porém, com parcimônia. Logo no início da minha criação usava a cada seis meses, hoje uso uma.vez ao ano, porque os vermifugos para coelhos são utilizados os injetáveis, os pour on são altamente tóxicos aos coelhos levando os a morte. Para você que têm apenas dois coelhos recomendo levá los ao veterinários, porque os vermifugos para coelhos são vendidos em frascos de 50 ml e dependendo do peso de seus animais você usará apenas 0,1 ml ou no máximo 0,5 ml e tendo que desprezar o restante. A título de conhecimento as avermectinas São usadas na cunicultura com segurança, sendo a mais utilizada ivermectina (eu particularmente NÃO faço mais uso desta), uso a selamectiva e agora a doramectina por ser mais nova e que pega uma gama maior de parasitas. Espero ter tirado a sua dúvida. Com todo respeito ao dr. Cuni no meu canal há um vídeo falando de doenças em coelhos e no blog cunicultando.blogspot.com.br há informações sobre dosagens. Obrigada. Lembranças Dr.Luis
Aprendo muito com seus vídeos , gostaria de saber um contato de o de comprar bons filhotes como o Sr advertiu , pois perdi vinte oito coelhos de uma só vez em uma semana , não entendi nada , diz q foi mixomatose , q espécie e essa mosca , q transmite e oque faço pra prevenir ?? Quero voltar a criar meus orelhudos !!!
Amigo, a mixomatose é muito séria e mataria qualquer tipo de coelho. O controle é feito a partir da prevenção de insetos, ou seja, muita higiene. Mas infelizmente o vírus permanece na população de coelhos silvestres, ou tapetis. No Brasil a vacina não é liberada.
Parabéns! Como sempre seus vídeos são bem explicativos. Eu tenho uma casa de assados aqui na Bahia, já tive uma criação de coelhos com aproximadamente uns 400 , boa parte deles era para consumo próprio mesmo tanto em minha casa como na loja onde eu os vendia já prontos para o consumo, no próximo ano estou querendo retornar com a criação agora de maneira sistemática e com a finalidade principal de ser comercializada, estou ainda na elaboração do plano de negócios, mas estou com dificuldades de achar criadores de nova Zelândia ou outras raças de ganho de peso mais eficiente, só acho animais mestisos, teria alguma dica para mim ajudar com este entrave. Muito obrigado pela atenção .
Amigo, a ideia seria buscar os animais de instituições de ensino, de preferencia em locais diferentes. Se tiver disponibilidade busque a linha macho em Botucatu-SP. Resumindo, veja aí quais são as escolas de Zootecnia/Veterinária mais próximas de você.
Muito obrigado! Eu vou procurar na UESC e na ceplac aqui então se não tiver excito vou tentar trazer de fora. Vou tentar comprar alguns da linhagem botucatu. Muito obrigado professor! !!
Oi Adelcio, saudações, lembre-se que com poucos animais em breve você terá problemas com consanguinidade ou seja com o cruzamento de animais aparentados. Sendo assim já pense na possibilidade de trazer machos de fora. Se forem botucatu ou de raças diferentes, melhor ainda. De qualquer forma parabéns por ter começado pequeno. Veja que aos poucos você poderá ir aumentado.
Boa noite e parabéns pelo canal Dr. Cuni. Gostaria de saber se posso cruzar um animal de porte médio com um animal grande( gigante)? E queria trabalhar com abate,mas na minha cidade talvez eu não consiga alcançar um bom grupo de comerciantes. Tem como trabalhar com logística onde eu crio os coelhos numa cidade e venda pra outras?! Espero ansiosamente as respostas.
Amigo, estou percebendo que em casos semelhantes ao seu, é fundamental vc investir no marketing e divulgação do seu trabalho, além do que você citou. Não pode somente depender do mercado local. Sobre o cruzamento, é possível sim, inclusive alguns programas de melhoramento iniciam a partir de raças médias com gigantes. Particularmente eu sempre indico o macho botucatu na femea nova zelandia.
Boa noite Dr. Cunicultura, onde posso achar matriz e reprodutores, vc disse no vídeo de instituição de ensino, vc conhece algum que Eu possa entrar em contato.
Amigo, o primeiro a saber é onde você está. Universidades de Zootecnia/Veterinária costumam ter estes animais entre os de produção. Em Minas vc acha Na UFLA, UFMG, UFV, IFMG Bambui, IFTriangulo-Uberaba, etc...
Joselito, vc fala a pele como um todo, correto? Ou seria somente a pele sem o pelo. Na outra resposta à sua pergunta feita no vídeo de equipamentos eu comentei sobre o manual prático que traz uma técnica de curtimento. Veja se é o que vc deseja e me fala. OK?
Boa noite meu amigo Primeiramente meus parabéns pelo vídeo. Uma pergunta: o que tenho que fazer para eu poder ser um criador legalizado caso eu venha me deparar com fiscalização.
Hero, a legislação varia de estado para estado. Normalmente não são exigidos cadastros para a criação em si. Aqui em Minas todos podem iniciar uma criação sem cadastro, a legislação é extremamente rigorosa com aqueles que realizam o abate. Porem se for comercializar, mesmo que pets, vai precisar emitir alguma nota, conforme for. Uma dica é justamente procurar a secretaria de agricultura de sua cidade e se informar melhor. OK?
Já conversamos sobre este assunto mas agora com os videos ,acho que este seria um bom tema .Sou Alaor Venício aqui de Pedro Leopoldo- MG. Ha dez anos iniciei uma criação de coelhos em viveiros de 3mts/3mts forrado com serragem e alimentação natural produzida no sitio,foi um sucesso . Ano passado tive um caso de MIXOMATOSE que acabou com a minha criação . após o episodio descobri que existe uma vacina mas que não poderia importa- la , (o governo não permite). Chegaram a me indicar exterminar coelhos nativos hospedeiros da doença . Gostaria que você falasse sobre o assunto e me corrigisse caso algum engano , esta e uma boa bandeira para os criadores de coelhos defenderem . Até hoje não tive coragem de reiniciar a criação. Obrigado pela atenção .
Saudações senhor Alaor. Bem, este é um assunto complexo. Te falo que casos com mixomatose, embora muito perigosos para a criação a ponto de exterminar todos os animais, são raros. Quando acontecem é necessário avisar as autoridades. Por serem raros o pessoal do MAPA não arrisca a introduzir aqui a vacina e para mudar esta situação seria necessário muito debate. Eu voltaria a criar coelhos na tua situação, mas reforçaria meu controle de insetos. Eliminar coelhos silvestres hospedeiros não é correto, seria como parte da população que matou macacos erroneamente, afim de prevenir a febre amarela.
Oi Sr Alaor, saudações. realmente a vacina não é passível de ser utilizada no Brasil. O que se pode fazer é atuar controlando o vetor ou seja, as moscas que picam os coelhos silvestres infectados e transmitem aos coelhos da granja. Resumindo, um controle de moscas pode ser eficaz.
vc tem um curso hoje sobre cunicultura ?
Amigo, curso pronto não. Mas veja que recentemente colocamos várias aulas no canal
Muito bom o vídeo.
Eu preciso dar vermifugo para os filhotes ?e qual seria a dosagem...
.
.
Amigo, desconheço essa prática de manejo, a não ser para coelhos pet quando algumas clínicas o indicam. Você é criador?
Então.....eu tenho 2 pet....o que eu gostaria de saber é se realmente é necessário o vermifugo....ou se eles não tiverem contato com terra é necessário o vermifugo? Ou pra saber se precisa ou não seria necessário um exame.....?
O vermifugos é utilizado em pets e na cunicultura de corte também, porém, com parcimônia.
Logo no início da minha criação usava a cada seis meses, hoje uso uma.vez ao ano, porque os vermifugos para coelhos são utilizados os injetáveis, os pour on são altamente tóxicos aos coelhos levando os a morte.
Para você que têm apenas dois coelhos recomendo levá los ao veterinários, porque os vermifugos para coelhos são vendidos em frascos de 50 ml e dependendo do peso de seus animais você usará apenas 0,1 ml ou no máximo 0,5 ml e tendo que desprezar o restante.
A título de conhecimento as avermectinas São usadas na cunicultura com segurança, sendo a mais utilizada ivermectina (eu particularmente NÃO faço mais uso desta), uso a selamectiva e agora a doramectina por ser mais nova e que pega uma gama maior de parasitas. Espero ter tirado a sua dúvida.
Com todo respeito ao dr. Cuni no meu canal há um vídeo falando de doenças em coelhos e no blog cunicultando.blogspot.com.br há informações sobre dosagens. Obrigada.
Lembranças Dr.Luis
@@miguelkapryce39 pedi a Evelyn para vir e responder com maior detalhamento. Obrigado Evelyn.
Muito bom Luíz! Escolheu bem os lugares para as gravações. Que Deus te abençoe em Cristo Jesus!
Obrigado amigo, abraços fraternos.
Oii
Passa o número do celular para mim do Whats
Aprendo muito com seus vídeos , gostaria de saber um contato de o de comprar bons filhotes como o Sr advertiu , pois perdi vinte oito coelhos de uma só vez em uma semana , não entendi nada , diz q foi mixomatose , q espécie e essa mosca , q transmite e oque faço pra prevenir ??
Quero voltar a criar meus orelhudos !!!
Amigo, a mixomatose é muito séria e mataria qualquer tipo de coelho. O controle é feito a partir da prevenção de insetos, ou seja, muita higiene. Mas infelizmente o vírus permanece na população de coelhos silvestres, ou tapetis. No Brasil a vacina não é liberada.
Você está em qual estado?
Parabéns! Como sempre seus vídeos são bem explicativos.
Eu tenho uma casa de assados aqui na Bahia, já tive uma criação de coelhos com aproximadamente uns 400 , boa parte deles era para consumo próprio mesmo tanto em minha casa como na loja onde eu os vendia já prontos para o consumo, no próximo ano estou querendo retornar com a criação agora de maneira sistemática e com a finalidade principal de ser comercializada, estou ainda na elaboração do plano de negócios, mas estou com dificuldades de achar criadores de nova Zelândia ou outras raças de ganho de peso mais eficiente, só acho animais mestisos, teria alguma dica para mim ajudar com este entrave. Muito obrigado pela atenção .
Amigo, a ideia seria buscar os animais de instituições de ensino, de preferencia em locais diferentes. Se tiver disponibilidade busque a linha macho em Botucatu-SP. Resumindo, veja aí quais são as escolas de Zootecnia/Veterinária mais próximas de você.
Muito obrigado! Eu vou procurar na UESC e na ceplac aqui então se não tiver excito vou tentar trazer de fora. Vou tentar comprar alguns da linhagem botucatu. Muito obrigado professor! !!
@@sandrodiniz2225 sei que é um pouco longe mas em Fortaleza tem se precisar entre em contato comigo que conversamos sobre meu WhatsApp é 85 989256230
@@sandrodiniz2225 Boa tarde achou as matrizes de botucatu na UESC?
@@drcuni olá dr. Gostaria de saber se o Sr conhece alguma instituição de ensino zootecnia na região de Criciúma sc.
Estou iniciando a criação com 2 casais para matriz e pretendo fazer seleção para tirar mais matrizes
Oi Adelcio, saudações, lembre-se que com poucos animais em breve você terá problemas com consanguinidade ou seja com o cruzamento de animais aparentados. Sendo assim já pense na possibilidade de trazer machos de fora. Se forem botucatu ou de raças diferentes, melhor ainda. De qualquer forma parabéns por ter começado pequeno. Veja que aos poucos você poderá ir aumentado.
Boa noite e parabéns pelo canal Dr. Cuni. Gostaria de saber se posso cruzar um animal de porte médio com um animal grande( gigante)? E queria trabalhar com abate,mas na minha cidade talvez eu não consiga alcançar um bom grupo de comerciantes. Tem como trabalhar com logística onde eu crio os coelhos numa cidade e venda pra outras?! Espero ansiosamente as respostas.
Amigo, estou percebendo que em casos semelhantes ao seu, é fundamental vc investir no marketing e divulgação do seu trabalho, além do que você citou. Não pode somente depender do mercado local. Sobre o cruzamento, é possível sim, inclusive alguns programas de melhoramento iniciam a partir de raças médias com gigantes. Particularmente eu sempre indico o macho botucatu na femea nova zelandia.
Boa noite Dr. Cunicultura, onde posso achar matriz e reprodutores, vc disse no vídeo de instituição de ensino, vc conhece algum que
Eu possa entrar em contato.
Amigo, o primeiro a saber é onde você está. Universidades de Zootecnia/Veterinária costumam ter estes animais entre os de produção. Em Minas vc acha Na UFLA, UFMG, UFV, IFMG Bambui, IFTriangulo-Uberaba, etc...
boa tarde dr cuni um duvida que não encontramos respostas,como curtir o couro do coelho?
Joselito, vc fala a pele como um todo, correto? Ou seria somente a pele sem o pelo. Na outra resposta à sua pergunta feita no vídeo de equipamentos eu comentei sobre o manual prático que traz uma técnica de curtimento. Veja se é o que vc deseja e me fala. OK?
Boa noite meu amigo
Primeiramente meus parabéns pelo vídeo.
Uma pergunta: o que tenho que fazer para eu poder ser um criador legalizado caso eu venha me deparar com fiscalização.
Hero, a legislação varia de estado para estado. Normalmente não são exigidos cadastros para a criação em si. Aqui em Minas todos podem iniciar uma criação sem cadastro, a legislação é extremamente rigorosa com aqueles que realizam o abate. Porem se for comercializar, mesmo que pets, vai precisar emitir alguma nota, conforme for. Uma dica é justamente procurar a secretaria de agricultura de sua cidade e se informar melhor. OK?
Já conversamos sobre este assunto mas agora com os videos ,acho que este seria um bom tema .Sou Alaor Venício aqui de Pedro Leopoldo- MG. Ha dez anos iniciei uma criação de coelhos em viveiros de 3mts/3mts forrado com serragem e alimentação natural produzida no sitio,foi um sucesso . Ano passado tive um caso de MIXOMATOSE que acabou com a minha criação . após o episodio descobri que existe uma vacina mas que não poderia importa- la , (o governo não permite). Chegaram a me indicar exterminar coelhos nativos hospedeiros da doença . Gostaria que você falasse sobre o assunto e me corrigisse caso algum engano , esta e uma boa bandeira para os criadores de coelhos defenderem . Até hoje não tive coragem de reiniciar a criação. Obrigado pela atenção .
Saudações senhor Alaor. Bem, este é um assunto complexo. Te falo que casos com mixomatose, embora muito perigosos para a criação a ponto de exterminar todos os animais, são raros. Quando acontecem é necessário avisar as autoridades. Por serem raros o pessoal do MAPA não arrisca a introduzir aqui a vacina e para mudar esta situação seria necessário muito debate.
Eu voltaria a criar coelhos na tua situação, mas reforçaria meu controle de insetos. Eliminar coelhos silvestres hospedeiros não é correto, seria como parte da população que matou macacos erroneamente, afim de prevenir a febre amarela.
Oi Sr Alaor, saudações. realmente a vacina não é passível de ser utilizada no Brasil. O que se pode fazer é atuar controlando o vetor ou seja, as moscas que picam os coelhos silvestres infectados e transmitem aos coelhos da granja. Resumindo, um controle de moscas pode ser eficaz.
Muito bom o vídeo.