@@felixmarinho2629 também discordo, as coisas evoluem, como diria mãe Stella de Oxossi "o meu tempo é o agora", o que o orixá deixar evoluir sem mexer nos fundamentos ou prejudicar o axé, deve ser melhorado.
Ainda bem que no condomblé que estou ainda segue a hierarquia de antigamente não tem toda essa marmotagem de hj nem luxúria o pai de santo pode ser de oxum o que for não tem toda essa extravagância . não fica se amostrando para ser melhor que o outro pai de santo 😑
A única riqueza que eu vi nesse documentário foi o amor verdadeiro , o respeito e a fé aí sagrado 👏👏❤🙏 coisas que infelizmente é muito raro de se ver 😞
vendo esse video, fico imaginando, como tudo mudou, como tá diferente hoje o candomblé, mais não foi os Orixás nem a religião quem mudou, foram as pessoas.
Maravilhoso documentário Espero que os filhos da década de 70 ainda estejam no axé e não se corromperam pelo luxo de ouro de hoje. Eu que fui iniciado em 90 hoje já sinto uma diferença enorme na preservação de nossas ancestralidade. Parabéns lindo documentário
A expressão cultural desse povo foi a maneira que encontraram de se manter livres msm aprisionados. Essa expressão é mais que um culto é o grito de liberdade. Cultura não existe para ser julgada como certa ou errada e sim experimentada e vivida.
Hoje em dia o chão tem que ser de piso espelhado, ar condicionado, microfone+caixas de som. O rancó não demora muitos anos, terá cama box, espelhos hidro banheira e wi-fi. Porque mesmo que esteja tudo caro? 8, 15, 20 Pra uma feitura é o cúmulo do absurdo. Ah, mas o pai ou mãe de santo, vive disto! Beleza, mas do que adianta o pai de viver...e o filho lutar pra (sobreviver), em sustento a uma vaidade desacerbada? O certo é todos serem feitos com o mesmo tipo de tecido. Pq é triste ESPIRITUALMENTE ver um sendo feito do melhor, e o outro sendo feito com sobras da comunidade. Cadê à igualdade de valores? Pq vaidade? Vaidade combina com qual religião? Candomblé está luxuoso d+/pessoal arruma 8 mil pra fazer santo, comendo ovo. Mas não arruma 8 mil pra dar de entrada em uma casa própria ou no estudo.🙅♀️
@@vitoriaesmeralda549 , boa noite!! Compreendo seu raciocínio mas o que ele crítica é que a grande maioria dos terreros estão dessa forma fazendo com que uma religião que já é marginalizada e perseguida se torne mais marginalizada pois para os desconhecedores a enxergue que o local só serve para comer o dinheiro do povo. Meu ponto de vista.
Vendo o candomblé do passado , em toda a sua legitimidade , percebemos que , infelizmente , em alguns terreiros de fato , valorizam demasiadamente , o luxo e o status. Entretanto , essa forte e sagrada cultura , irá ultrapassar também esse desafio , como ultrapassou os navios negreiros , as senzalas , e toda a gama de perseguições que sofreu e ainda sofre . salve o culto aos orixás , e toda a sua força e poder de adaptação e realização.
@@antoniomiranda1075 , Em todos os segmentos da vida humana , há pessoas corruptíveis , entretanto , há pessoas sérias , de boa índole e ótimo caráter em todos os setores da sociedade . tanto no passado com no presente... Todavia , penso que generalizar não é sensato , como também não é sensato , educado e respeitoso , ofender pessoas que não conhecemos , pelo simples fato de discordarem de nossa opinião, respeitar o semelhante deveria ser uma lição aprendida na primeira infância. Boa noite .
Sem luxo sem riqueza. Perfeito. Essa é a verdadeira essência do candomblé. Muito longe do q vemos hj em dia. Quero mt um dia ajudar a restaurar essa essência perdida. Voltar a fazer esse candomblé. Que meu pai Odé me ajude. Axé.
Fico pensando. ... Antigamente não existia pé de dança, a roupa um pouco mas armada era da seladora da casa,ibomes,percebia pela postura é não pela roupa que vestia... O barracão, de chão de terra batida nem encerado era... Exu,chegava a dar medo de imenso e fundamentado que era... E eram os tempos de Santos firmes!! Era o tempo de candomblé lindos e muito respeitados, mesmo com tanta guerra por falta de apoio de direito da parte de governos /prefeitura etc. Porque com toda modernidade e evolução que temos hoje, não privamos a essência de nossos ancestrais?? Onde está a força da natureza em nosso favor?? Lembro de que quando cheguei em meu terreiro em 1998 dava vontade de chorar pela energia da casa e pelo lindo candomblé. .! Infelizmente tudo isso está sendo jogado fora!
Quanta beleza na simplicidade desse candomblé sem plumas e paetês. Hoje na maioria das casas parece um desfile de alta costura! Sou umbandista e vejo com pesar que nossa Umbanda passa por processo similar de carnavalizacao; quando a gira é de Povo de Rua então, é tanta vaidade, roupas que mais parecem fantasias de escola de samba, contrastando com os antigos uniformes brancos, sobre os quais se colocava no máximo uma saia de xita vermelha e preta para as comadres, e uma capa e cartola simples para caracterizar os compadres! Acho que a religião precisa evoluir, mas sem perder a essência...
Falou tudo! Minha mãe tem terreiro e volta e meia fico vendo como lá é simples, tudo isso que vc falou se encaixa perfeitamente lá! Vejo vídeos aqui no RUclips cada terreiro que parece os templos dos pastores evangélicos,. Roupas e acessórios chiques! Ainda bem que tenho o terreiro de minha mãe pra ver e ainda admirar o que sobrou, a simplicidade!
os acessorios e toda a moda dos terreiros e herança vinda do joao da gomeia q custurava as roupas de santos como num desfile ,nao e falta de simplicidade foi uma moda que se criou,nao tem nada de vergonhoso nisso,vergonhoso e oq os babas e yas de caracter duvidoso fazem com a religião
profundo! Imenso, vai além da consciência do Europeu, é num nível de ancestralidade absurda! Salve o povo Preto, tão sofrido nesse Brasil! Minhas reverências ao candomblé! ❤
A simplicidade das roupas e ao mesmo tempo a exuberância desses tecidos alvejados, dando destaque para a roupa da iyalorisa, com um pouco mais de roda . Que riqueza!
Mano que canções lindas são essas do finalzinho...😍 Eu morria de medo das coisas do candomblé, devido vários mitos que desde criança colocaram em minha cabeça, mas eu sou um negro, devo conhecer mais sobre a cultura do meu povo. Sou cristão, mas sempre pesquiso sobre o candomblé, tenho achado lindo essa crença, o Rap é responsável por despertar isso em mim, sempre vi os “negão” falando do candomblé: Mano Browm, Ice Blue, Djonga e Baco Exu do Blues, ouvi o álbum “ESÚ” de baco e é todo falando disso, ouvi vários cânticos como esse do vídeo, achei lindo e resolvi me aprofundar mais.
Isso sim é orixá é natureza e axé simples com essência do orixá,tem marmotage,nem bailarinos como hoje,porque hoje é quem dança melhor,e roupas belíssima,hoje ninguém vai olhar orixá e sim vestes,mas a essência perdeu o seu perfume,onde se chegava no candomblé e sentia aquele forte vibração. Lindo! Parabéns a esse vídeo. Ser de ketu e não cantar do início a o fim ketu pra mim não é ketu. E outras e outras nações,que se canta e as vezes nem sabe o que está dizendo em português. As pessoas mas velhas hoje não se tem respeito,vejo hoje uma criança sendo pai pequeno da casa,onde uma pessoa se chegar doente ele não sabe nem o que vai fazer.
ja sinto que ja fui desse meio, mas vejo que hoje em dia; as pessoas tão valorizando *tanto* o material, e acabaram esquecendo o interior, o espiritual!
Falamos muito das diferenças sobre épocas. Mas lembremos, somos nós, que, primordialmente deixamos isto se perder. E sabe onde foi? Nós paetês, lantejoulas, goma, pedras, e arrogância. De tudo que já vi em vídeo sobre candomblé, este foi o mais perfeito e lindo que meus olhos puderam ver. Odoya minha mãe Iemanjá. Precisamos de resgate, essa é a verdade. A benção meus irmãos.
Acredito q cada um se veste como quiser de acordo c suas posses e livre arbitrio. Mas defendo as raizes tradicionais. Pois p a dinvidade o material é supérfluo. Oq importa é o que cada um possui dentro de si que pode ofertar ao orixa e deixar q ele trabalhe. Axe a todos os irmaos de fé. Culto lindo e com muita energia. A fé é algo q devia definir o filho do santo. A fé ja seria um bom começo .
Essência pura e simples do que é o verdadeiro Candomblé, seja Ketu, Angola, Jeje e Nagô. Quem viveu essa época, como eu vivi, sente muita saudade do que era puro,simples e verdadeiro, onde o Orixá se fazia presente, onde os yawôs respeitavam os preceitos, obrigações, funções e seus mais velhos. Hoje em dia, essa verdadeira ESSÊNCIA, vem se perdendo com rapidez. É lamentável.
Acho lindo , a verdadeira manifestaçao de orixá ,hoje esta tudo muito mudado ,não que a mudança seja ruim ,só que muitas pessoas priorizan o luxo e as vezes esquecem o orixá
Nossa como era lindo o candomblé de antigamente não tinha as palhaçadas que tem hoje eu tô dentro da religião agora acabei de me confirmar para a eked a pouco tempo hoje em dia todo mundo quer usar roupa florida, roupa colorida e não era assim não antigamente se respeitava eram todos vestidos de branco até mesmo que recebia os orixás. Hoje dependendo da casa o candomblé virou palhaçada eu acho que dependendo da casa tem gente que nem respeita mais a hierarquia mas muito lindo de vê esse vídeo ano de 1975 a minha mãe ia fazer 15 anos ou já estava com 15 pois ai no vídeo não mostra a data e nem o mês dessa reportagem e foi com 15 anos que a minha mãe iniciou no candomblé antigamente era lindo de se vê era lindo de até ter vontade de entrar mas infelizmente hoje as coisas muda fiz a minha confirmação porque precisava por problemas de saúde má estamos aí e vida que segue.
Falou tudo eu sou dessa época eu sou raspado a 32 anos atras era assim mesmo, hoje em dia co.o diz meu ex pai no santo falecido esse ano, uma marmotagem que agente vê hoje em dia kkk e todo mundo calçado dentro do Ilê um absurdo!!! Exu vestido de amarelo kkk rosa ninguém merece ta marmotagem!! Axé!!
@@walcarvalho8593 A única coisa que eu sentia era a minha cabeça queimando por dentro e quando eu ficava quieta em meu canto dentro do quarto ai mesmo em silêncio eu sentia queimar eu não me aguentava mas pra falar a verdade eu não me suportava mais como pessoa eu estava começando a ficar louca mas depois que eu fiz fiquei mas calma senti o meio da minha cabeça mas tranquila fiquei mas centrada nas coisas que coisas que eu faço e sim me deu o verdadeiro equilíbrio e hoje eu estou em paz comigo mesma.
@@walcarvalho8593 Por nada eu que fico feliz por ajudar procura uma mãe de Santo ou um pai de Santo que você acha que vai ter mais simpatia ou até mesmo confiança e intimidade e pergunta o valor do jogos de búzios e joga, mas não deixe de se levar pelo pai de santo ou pela mãe de santo porque hoje em dia muitos agem de má fé beijos fique com Deus.
Muito grata pela existência desse documentário. Eu recém iniciada, porém herdeira e no meio desde que nasci, sei como muita coisa mudou. Eu ainda prefiro cultivar aos meus orixás do jeito do vídeo. Por mais que se pareça impossível. Sem luxo, respeitando aos meus velhos e ao sagrado. Espero que recebam o axé que esse vídeo transpassa.
Boa tarde Choro em ver como era a dedicação,fé,respeito de antigamente.Não exigia a tecnologia e sim a humildade verdadeira e séria sem o interesse do comércio $$$$$ e mais entre aspas “ Falsos Adeptos “ E graças a Deus posso falar que vi em criança como era respeito.,fé,comportamento e a seriedade de épocas passadas. Meus avós contavam que conheceu o eterno babalorixá Joãozinho dá comei. É lamentável como mudou o verdadeiro candomblé. 12/2023/28 België ⛄️
Uauuuu que documentário maravilhosooo , várias informações , sobre o universo do candomblé, com uma riqueza de vídeo com as vivências do lugar !! Belos registros !! Salve a Umbanda Salve os Orixás !!! 🐚☀️🙏🐚☀️🙏🌟🪔📿🏹🏹🥁🥁
Cresci dentro de um terreiro , meu pai era (pai de santo) "faleceu a 3 anos " visitei vários terreiros já dos mais simples aos luxuosos , mas nunca vi um igual a esse , tão simples mas tão rico , sou do candomblé cultura angolana , infelizmente alguns terreiros preza mais a aparência e o luxo. Eu amo essa religião , eu amo meu orixá ! ❤
Não sou da religião, mas acho linda! Admiro o Candomblé e a Umbanda e não entendo a crítica de muitos sobre "o luxo" que alguns candomblés ostentam hoje em dia, se as pessoas estão melhores financiamente qual o problema em investirem em seus templos, vestimentas, acessórios etc?
Oque querem dizer é que hj dentro da religião as pessoas estão mais preocupadas com as roupas, jóias e etc do que com o orixá e o respeito a casa. Hj vivem de ostentar mas acredito que seja um grande mal da atualidade mesmo. As pessoas estão muito preocupadas em mostrar ser alguém que não são para provar sei la oque para alguém.
@@ranioliveiraschott Em todas as religiões perdeu-se a humildade e piedade da fé. As pessoas estão cada vez mais materialistas e menos espiritualistas. Vivem para a matéria e não para o espiritual. Eu perdi a fé em religiões, hoje rezo em casa e pronto. Não quero mais gastar um centavo que seja com religião nenhuma, seja ela cristã ou pagã eu não quero mais. Uso meu dinheiro e meu tempo comigo mesmo e com quem amo. A fé, seja ela qual for, não deveria precisar de tanto dinheiro. Fé, mediunidade, são dons, não obejtos de trocas e vendas.
Acredito piamemte que esse e o verdadeiro CANDOMBÉ!!! e assim tem a minha credibilade e meus RESPEITO a todos zeladores de santo que segue essa tradiçao e doutrina.
As manifestações se parecem muito com as de igrejas evangélicas, impressionante como o axé está no sangue do brasileiro mesmo aqueles que não cultuam os orixás. Aos desatentos minha fala é pura, sem os agrotóxicos preconcebidos no imaginário das intolerâncias. Respeito e admiração ao Ilê!
@Magnus Hirschfeld Não é bem assim meu amado. Me perdoe mas suas fontes não tem fundamentos consistentes com a história antiga, e eu vou lhe trazer provas no hebraico e na história antiga de girar em danças para Deus, e isso na época de Moisés a quase 4mil anos atrás, então é o candomblé que imita as danças e ritos hebraicos e danças espirituais. Veremos que na tradução espanhola da bíblia de Jerusalém diz que o próprio Deus dança : Sofonias 3:17. YAHVEH tu DIOS está en medio de ti, ¡un poderoso salvador! El exulta de gozo por ti, te renueva por su amor; DANZA(hb*גּוּל גּילgîyl gûl) POR TI CON GRITOS de JÚBILO, Aqui dançar vem do hebraico גּוּל גּיל gîyl gûl Do dicionário de hebraico Strong Hebraico: גּיל גּיל Pronúncia: {gheel} gool Definição: Uma raiz primitiva; propriamente girar (sob a influência de qualquer {emoção} violenta) que {é} geralmente {regozija} ou (como se encolhe) medo: - seja {alegre. {alegria} seja {alegre} regozija-se. Uso de KJV: regozije-se (27x), alegre (10x), alegre (4x), alegre (2x), alegre (1x). Ocorre: 44 vezes Deus em uma mensagem para o Faraó na época de Moisés disse em Êxodo cap 5: '... Deixe ir o meu povo, para que possam realizar uma festa ( gag e chagag ) para mim no deserto'. Juízes 21:21 E olhai, e eis aí as filhas de Siló a DANÇAR EM RODAS, saí vós das vinhas, e arrebatai cada um sua mulher das filhas de Siló, e ide-vos à terra de Benjamim." 1Cronicas 25:1,6: "E DAVI, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério: … Todos estes estavam sob a direção de seu pai, para a música da casa do SENHOR, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus; e Asafe, Jedutum, e Hemã, estavam sob as ordens do rei." 2Reis 3:15: "15 Porém, agora, trazei-me um músico. Enquanto o músico tocava, o poder do SENHOR veio sobre Eliseu." De exodo 5.1 com a palavra dança no hebraico :(Rah-gahg 'Strong's # 2287) significa muito mais do que' que eles podem realizar uma festa ', como é traduzido na Bíblia King James. A imagem mental de muitos que compareceram à Festa no passado é de pessoas sentadas em silêncio em cadeiras ouvindo um orador expor as escrituras. No entanto, aqui está a definição encontrada no léxico hebraico-caldeu de Gesenius ao Antigo Testamento : “ Chagag ( parecido com a raiz chuwg [hoog]) para dar a volta em um círculo, daí-- (1) para dançar (2) para manter um festival , a partir da idéia de pular e dançar em danças sagradas, Exodo. 5: 1; Leviticos. 23:41; especialmente de uma assembléia pública, Psal. 42: 5. (3) para bobina, para ser tonto, cambaleante , usado para bêbados, Salmos 107: 27; ... Agora, vamos olhar para a palavra raiz chuwg (# 2328): “DESCREVER UM CÍRCULO, DESENHAR UM CÍRCULO, como com uma bússola.” Duas outras palavras relacionadas também produzem o mesmo tema básico: " um círculo, esfera, usado do arco ou abóbada do céu" Finalmente, há a palavra hebraica chagah (rah-gah 'Strong's # 2283). De acordo com Strong, significa: para girar (comparar com 2287 chagag ) prop. vertigem ;Rodopiar. Salmos 107 diz: Os que descem ao mar em navios, os que fazem negócios nas grandes águas, vêem as obras do SENHOR e as suas maravilhas no abismo. Pois Ele ordena e eleva o vento tempestuoso, Que eleva as ondas do mar - Eles sobem aos céus, Eles descem novamente para as profundezas; Sua alma se derrete por causa de problemas. Eles cambaleiam de um lado para outro ( chagag ) e cambaleiam como um homem bêbado. ” (Salmo 107: 23-27) Novamente vemos a palavra chagag usada para transmitir o conceito de movimento exagerado semelhante ao que seria usado para descrever a dança circular. E onde isso foi usado em cultos pentecostais do século 4 e 5? Temos provas disso em um documento antigo de Hilario de Poitieres : (Tratado sobre os Salmos, 64.14-15 Corpus Scriptorum Ecclesiasticorum Latinorum 22: 246)⤵️ Hilario de Poitiers: "Nós que renascemos através do sacramento do batismo sentimos intensa alegria quando sentimos dentro de nós as PRIMEIRAS AGITAÇÕES do Espírito Santo. Começamos a ter uma VISÃO dos MISTÉRIOS da fé, somos capazes de PROFETIZAR e FALAR com sabedoria. Ficamos firmes na esperança e recebemos DONS de CURA. Os demônios ficam sujeitos à nossa autoridade ". Hilario de Poitiers, re Salmos 64.9⤵️ "O Espírito Santo é chamado de rio. Quando recebemos o Espírito Santo, ficamos BÊBADOS . Porque fora de nós, como fonte, várias correntes de graça fluem, o PROFETA ORA para que o Senhor nos EMBRIAGUE. O profeta quer que as mesmas pessoas sejam EMBEBEDADAS e cheias de plenitude com os DONS DIVINOS , para que suas gerações possam se multiplicar. Isso significa que a boa terra é comparada no evangelho semelhante à semente da palavra, dando trinta frutos, sessenta e cem vezes ". E como deveria ser desde o séc 1: Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há contendas, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 1 Coríntios 14:26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.
Eu moro em Portugal agora. Uma vez conheci um amigo que praticava o Candomblé aqui, e ele me contou que tinha um ritual de iniciação que (só apenas esse ritual) custava 5000 euros... O que dá cerca de 23 mil reais só para entrar... Na época fiquei com a sensação de que se tratava de algo parecido com o que a IURD faz hoje em dia... Pelo que eu vejo neste documentário, o verdadeiro Candomblé era realmente bem diferente
Muito linda essa religião, minha mãe é da religião desde criança e eu sempre acopanhava ela nas festas e talz, nunca sentir vontade de ser do candomblé, mas hj eu estou pra entrar na mesma casa que minha mãe frequenta que é da nação "Ketu" fico muito triste com os preconceitos, não deveria existir isso! Referente as críticas de roupas e joias etc... não vejo problemas nisso, o ser humano estar sempre em evolução, portanto se tem pessoas com condições de levantar seu axé e da mais luxo nao vejo problemas nisso, que sigua os ensinamentos e tradições de cada nação é o que importa e nao roupas ou luxo..
Concordo com você, no terreiro que eu vou, o pai de santo me disse uma vez, que n vamos no barracão pra olhar o irmão do lado, se você tem condições de vestir seu orixá/ entidade melhor, tudo bem você vai da o melhor, pois, nos também queremos receber do melhor, mas aquele que não tem, veste da forma que pode dá e tá tudo bem também, cada um veste da forma que pode dá, se você tem condições de vestir de rubi, ouro e diamante, parabéns você tá dando o melhor, da mesma forma que quer receber o melhor das suas entidades, vai de pessoa pra pessoa..
Toda vez que assisto este vídeo fico emocionado ao ver está Tá virar seu orixá com esta oferenda na cabeça...quanta força e axé!!! Nós dias de hoje o que estos vendo é um carnaval de medium vestido... orixá que é bom nada. Axé minha mãe!!!
Acredito fielmente na evolução da religião!!! O candomblé é lindo de todas as formas seja ela no passado ou no presente, vivo orixá em sua real forma como dizia a saudosa Iyá Odé kayodê " o meu tempo é agora!"
Lembro com saudade dessa época, minha mãe nos levava pras festas no terreiro e eu ficava deslumbrado com tudo e uma coisa que não me sai da memória é o cheiro das ervas e do narciso branco que exalavam no ambiente.
Veja mais Documentarios !!! ruclips.net/p/PL3QqFmGB0ZRWIw75jqV5zf3Ny_mjyllWe
O pádê mim dá água na boca
Se escreve no meu canal para minha primeira Live beneficiente para ajudar as pessoas carentes LGBTS
@@jucaBrasiloficial Não.
.
Acredito que esse é o candomblé que deveria ser perpetuado, sem luxo, sem extravagância, apenas a essência do sagrado l!
Concordo.
Allan Roberto
Discordo de você.
@@felixmarinho2629 também discordo, as coisas evoluem, como diria mãe Stella de Oxossi "o meu tempo é o agora", o que o orixá deixar evoluir sem mexer nos fundamentos ou prejudicar o axé, deve ser melhorado.
Ainda bem que no condomblé que estou ainda segue a hierarquia de antigamente não tem toda essa marmotagem de hj nem luxúria o pai de santo pode ser de oxum o que for não tem toda essa extravagância . não fica se amostrando para ser melhor que o outro pai de santo 😑
Também pensei isso.
VIVI ESSE CANDOMBLÉ, CHOREI DE SAUDADES
Tb
A única riqueza que eu vi nesse documentário foi o amor verdadeiro , o respeito e a fé aí sagrado 👏👏❤🙏 coisas que infelizmente é muito raro de se ver 😞
Que nação é essa?
Quanta emoção! Tradição e simplicidade, não podemos deixar essa essência se perder 🙏🏾🌈🐍
Mais um esquerdopata otária
@@antoniomiranda1075 o que tem a ver o que ele disse com política?
@@antoniomiranda1075 Tem certeza que comentou no lugar certo?
Acredito que já se perdeu amigo
@@antoniomiranda1075 deixe seu ÓDIO em outro lugar. Aqui não é lugar de ofensas.
vendo esse video, fico imaginando, como tudo mudou, como tá diferente hoje o candomblé, mais não foi os Orixás nem a religião quem mudou, foram as pessoas.
Interresso compra o videio.
Zap 73 99936 0460
Com certeza.
Falou tudo;)
Dlc vc
Maravilhoso documentário
Espero que os filhos da década de 70 ainda estejam no axé e não se corromperam pelo luxo de ouro de hoje. Eu que fui iniciado em 90 hoje já sinto uma diferença enorme na preservação de nossas ancestralidade. Parabéns lindo documentário
O som deles é muito bonito! Que um dia o preconceito acabe.... E todas as religiões de todas as formas sejam respeitadas por todos!
A expressão cultural desse povo foi a maneira que encontraram de se manter livres msm aprisionados. Essa expressão é mais que um culto é o grito de liberdade. Cultura não existe para ser julgada como certa ou errada e sim experimentada e vivida.
Era uma religião dos pobres e simples ....qto mais simplicidade melhor.....humildade acima de tudo...Axé
Hoje em dia o chão tem que ser de piso espelhado, ar condicionado, microfone+caixas de som. O rancó não demora muitos anos, terá cama box, espelhos hidro banheira e wi-fi. Porque mesmo que esteja tudo caro? 8, 15, 20 Pra uma feitura é o cúmulo do absurdo. Ah, mas o pai ou mãe de santo, vive disto! Beleza, mas do que adianta o pai de viver...e o filho lutar pra (sobreviver), em sustento a uma vaidade desacerbada? O certo é todos serem feitos com o mesmo tipo de tecido. Pq é triste ESPIRITUALMENTE ver um sendo feito do melhor, e o outro sendo feito com sobras da comunidade. Cadê à igualdade de valores? Pq vaidade? Vaidade combina com qual religião? Candomblé está luxuoso d+/pessoal arruma 8 mil pra fazer santo, comendo ovo. Mas não arruma 8 mil pra dar de entrada em uma casa própria ou no estudo.🙅♀️
Simplesmente não vá em casas assim!! Essas pessoas só se perpetuam se você dar palco
@@vitoriaesmeralda549 , boa noite!!
Compreendo seu raciocínio mas o que ele crítica é que a grande maioria dos terreros estão dessa forma fazendo com que uma religião que já é marginalizada e perseguida se torne mais marginalizada pois para os desconhecedores a enxergue que o local só serve para comer o dinheiro do povo.
Meu ponto de vista.
Verdade
8? 🥺, E eu fiquei Triste pq me pediram 4 ... Não fiz
@@floraraujo5586 🤣🤣🤣
Este documentário é uma das coisas mais lindas que já vi. Muito Axé!
Esse é um candomblé dos antigos puro e verdadeiro sem luxo sem frescura aonde orixá está sempre presente axé
Vendo o candomblé do passado , em toda a sua legitimidade , percebemos que , infelizmente , em alguns terreiros de fato , valorizam demasiadamente , o luxo e o status. Entretanto , essa forte e sagrada cultura , irá ultrapassar também esse desafio , como ultrapassou os navios negreiros , as senzalas , e toda a gama de perseguições que sofreu e ainda sofre . salve o culto aos orixás , e toda a sua força e poder de adaptação e realização.
Legitimidadi di que meu senhor ??????????? Os antigos eram corrupitos da mesma forma e i venderam para a ditadura. Para de ser papagaio de pirata.
@@antoniomiranda1075 , Em todos os segmentos da vida humana , há pessoas corruptíveis , entretanto , há pessoas sérias , de boa índole e ótimo caráter em todos os setores da sociedade . tanto no passado com no presente... Todavia , penso que generalizar não é sensato , como também não é sensato , educado e respeitoso , ofender pessoas que não conhecemos , pelo simples fato de discordarem de nossa opinião, respeitar o semelhante deveria ser uma lição aprendida na primeira infância. Boa noite .
@@carloscoelho3530 Parabéns, também, pela sua escrita correta, coisa rara em internete!
@@juliebresilfrance2094 , obrigado minha amiga , pela gentileza ... Fique em paz .
Realmente. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Luxo é ter essa essência de verdade. 😍🥰
Sem luxo sem riqueza. Perfeito. Essa é a verdadeira essência do candomblé. Muito longe do q vemos hj em dia. Quero mt um dia ajudar a restaurar essa essência perdida. Voltar a fazer esse candomblé. Que meu pai Odé me ajude. Axé.
Eu ajudo apesar de não entender , mas as pessoas precisam de graça e mais esperança
❤vai ajudar ❤ axé
Que lindo.
Eu e meu orixá ficamos triste.
a nossa religião acabou.
O Verdadeiro Candonblé.
Oxossl
Concordo.... Muito triste de se ver. O candomble raiz e puro', acabou....
Anos de resistência para tu falar isso, tmlc
Tudo tão simples e ao mesmo tempo sagrado, virtuoso sem o luxo, a vaidade... Apesar de não ser deste tempo não deixo de sentir o Axé.
Que vídeo lindo, maravilhoso, verdadeiro Candomblé, tudo simples, feito com amor carinho, sem extravagâncias e sem vaidade, Axé
Maravilhoso!! Ver Cachoeira em 1975!!
O candomblé onde sentíamos as energias fluirem dos pés a cabeça...hoje só é luxo e ostentação.
Me emocionei! Pureza e verdade. Que essência! Axé! Axé!!!
Fico pensando. ...
Antigamente não existia pé de dança, a roupa um pouco mas armada era da seladora da casa,ibomes,percebia pela postura é não pela roupa que vestia... O barracão, de chão de terra batida nem encerado era...
Exu,chegava a dar medo de imenso e fundamentado que era...
E eram os tempos de Santos firmes!!
Era o tempo de candomblé lindos e muito respeitados, mesmo com tanta guerra por falta de apoio de direito da parte de governos /prefeitura etc.
Porque com toda modernidade e evolução que temos hoje, não privamos a essência de nossos ancestrais??
Onde está a força da natureza em nosso favor??
Lembro de que quando cheguei em meu terreiro em 1998 dava vontade de chorar pela energia da casa e pelo lindo candomblé. .!
Infelizmente tudo isso está sendo jogado fora!
que lindo isso sim e candomblé
pensei que fosse umbanda
A beleza esta contida na simplicidade .Documentario rico em todos seus detalhes ,cultura impar
Até me faltam palavras pra definir a sensação que tive vendo isso, tudo muito simples mas feito com muito amor e axé
Quanta beleza na simplicidade desse candomblé sem plumas e paetês. Hoje na maioria das casas parece um desfile de alta costura! Sou umbandista e vejo com pesar que nossa Umbanda passa por processo similar de carnavalizacao; quando a gira é de Povo de Rua então, é tanta vaidade, roupas que mais parecem fantasias de escola de samba, contrastando com os antigos uniformes brancos, sobre os quais se colocava no máximo uma saia de xita vermelha e preta para as comadres, e uma capa e cartola simples para caracterizar os compadres! Acho que a religião precisa evoluir, mas sem perder a essência...
Falou tudo! Minha mãe tem terreiro e volta e meia fico vendo como lá é simples, tudo isso que vc falou se encaixa perfeitamente lá! Vejo vídeos aqui no RUclips cada terreiro que parece os templos dos pastores evangélicos,. Roupas e acessórios chiques! Ainda bem que tenho o terreiro de minha mãe pra ver e ainda admirar o que sobrou, a simplicidade!
os acessorios e toda a moda dos terreiros e herança vinda do joao da gomeia q custurava as roupas de santos como num desfile ,nao e falta de simplicidade foi uma moda que se criou,nao tem nada de vergonhoso nisso,vergonhoso e oq os babas e yas de caracter duvidoso fazem com a religião
profundo! Imenso, vai além da consciência do Europeu, é num nível de ancestralidade absurda! Salve o povo Preto, tão sofrido nesse Brasil! Minhas reverências ao candomblé! ❤
Ótimo documentário. Que lindo, quanta energia envolvida!👏👏👏
Que documentário é esse, simplesmente lindo!😍
Q coisa mais linda , eu até chorei nao tem palavras . uma festa feita com amor axé .
Lindo bons tempos que não volta orixa é sério vamos respeitar e levar no coração nossa religião maravilhosa axé
A simplicidade das roupas e ao mesmo tempo a exuberância desses tecidos alvejados, dando destaque para a roupa da iyalorisa, com um pouco mais de roda . Que riqueza!
*9:12** Eu vou pra pedra da baleia, Yemanjá, Oxum Terê🎶🎶 momento lindo, todos em harmonia 💕*
Eu tiro meu chapéu pra essa época.👏🏽👏🏽👏🏽
Tenho orgulho em minha casa por manter as tradições do candomblé bantu
Onde é a sua casa?
Muito lindo documentário, fiquei até meio triste vendo aqui nos comentários que já não é mais assim
👏👏👏 Este sim é o candomblé de raiz. Onde não havia vaidade e luxo e sim a FÉ.
Mano que canções lindas são essas do finalzinho...😍 Eu morria de medo das coisas do candomblé, devido vários mitos que desde criança colocaram em minha cabeça, mas eu sou um negro, devo conhecer mais sobre a cultura do meu povo. Sou cristão, mas sempre pesquiso sobre o candomblé, tenho achado lindo essa crença, o Rap é responsável por despertar isso em mim, sempre vi os “negão” falando do candomblé: Mano Browm, Ice Blue, Djonga e Baco Exu do Blues, ouvi o álbum “ESÚ” de baco e é todo falando disso, ouvi vários cânticos como esse do vídeo, achei lindo e resolvi me aprofundar mais.
Conhecer é sempre bom !
Você me descreveuuuuuu
Que coisa mais linda e maravilhosa, chega dar um arrepio , viva os orixás , viva os ancestrais, axé família de fé 🙏🏾🌞✡️
Misericordia
Viva os Ancestrais.. Muito obrigado...🙏💙💛🌻🍀🌱🌿🌿
@@diegomaxx3231 o que?
Candomblé lindo não tinha a marmota que tem hoje
Concordo
Gustavo Moura
Não tinha marmota, e a filmagem dentro do roncó ?
A culpa da violação do sagrado é das das pessoas egocêntricas,soberbas e prepotente que faz do sagrado a putaria que está hoje.
@@edsonlima6772 totalmente de acordo com vc .
O mais novo só fez (faz) o que o mais velho permitiu.
Isso sim é orixá é natureza e axé simples com essência do orixá,tem marmotage,nem bailarinos como hoje,porque hoje é quem dança melhor,e roupas belíssima,hoje ninguém vai olhar orixá e sim vestes,mas a essência perdeu o seu perfume,onde se chegava no candomblé e sentia aquele forte vibração.
Lindo! Parabéns a esse vídeo.
Ser de ketu e não cantar do início a o fim ketu pra mim não é ketu.
E outras e outras nações,que se canta e as vezes nem sabe o que está dizendo em português.
As pessoas mas velhas hoje não se tem respeito,vejo hoje uma criança sendo pai pequeno da casa,onde uma pessoa se chegar doente ele não sabe nem o que vai fazer.
Que riqueza imensa, me tocou profundamente o coração, cultura de um potencial gigantesco, salve a força e a sabedoria desse povo!❤️🔥
Lindo documentário, emocionante quando a yalorixá entregou as oferendas para iemanjá, um axé inexplicável mas lindo de se sentir
ja sinto que ja fui desse meio, mas vejo que hoje em dia; as pessoas tão valorizando *tanto* o material, e acabaram esquecendo o interior, o espiritual!
Falamos muito das diferenças sobre épocas. Mas lembremos, somos nós, que, primordialmente deixamos isto se perder. E sabe onde foi? Nós paetês, lantejoulas, goma, pedras, e arrogância. De tudo que já vi em vídeo sobre candomblé, este foi o mais perfeito e lindo que meus olhos puderam ver. Odoya minha mãe Iemanjá.
Precisamos de resgate, essa é a verdade. A benção meus irmãos.
Toda vez que eu assisto esse ritual choro muito e me emociono com tanta energia.
Salve todo povo da magia
Esse video é a coisa mais linda que existe
Acredito q cada um se veste como quiser de acordo c suas posses e livre arbitrio. Mas defendo as raizes tradicionais. Pois p a dinvidade o material é supérfluo. Oq importa é o que cada um possui dentro de si que pode ofertar ao orixa e deixar q ele trabalhe. Axe a todos os irmaos de fé. Culto lindo e com muita energia. A fé é algo q devia definir o filho do santo. A fé ja seria um bom começo .
Isso é Cachoeira Bahia o Candomblé raiz está lá!!!
Nossa como a simplicidade e humildade está aí gostei só a raspagem q tenho dúvida ainda...Se todos tem q raspar
Essência pura e simples do que é o verdadeiro Candomblé, seja Ketu, Angola, Jeje e Nagô.
Quem viveu essa época, como eu vivi, sente muita saudade do que era puro,simples e verdadeiro, onde o Orixá se fazia presente, onde os yawôs respeitavam os preceitos, obrigações, funções e seus mais velhos.
Hoje em dia, essa verdadeira ESSÊNCIA, vem se perdendo com rapidez.
É lamentável.
Que ase lindo simples com energia os candomblés de hoje e sala desfile de moda sem está essencias
Acho lindo , a verdadeira manifestaçao de orixá ,hoje esta tudo muito mudado ,não que a mudança seja ruim ,só que muitas pessoas priorizan o luxo e as vezes esquecem o orixá
Simplesmente, muito lindo original puro verdadeiro.Reportagem linda.
Nossa como era lindo o candomblé de antigamente não tinha as palhaçadas que tem hoje eu tô dentro da religião agora acabei de me confirmar para a eked a pouco tempo hoje em dia todo mundo quer usar roupa florida, roupa colorida e não era assim não antigamente se respeitava eram todos vestidos de branco até mesmo que recebia os orixás. Hoje dependendo da casa o candomblé virou palhaçada eu acho que dependendo da casa tem gente que nem respeita mais a hierarquia mas muito lindo de vê esse vídeo ano de 1975 a minha mãe ia fazer 15 anos ou já estava com 15 pois ai no vídeo não mostra a data e nem o mês dessa reportagem e foi com 15 anos que a minha mãe iniciou no candomblé antigamente era lindo de se vê era lindo de até ter vontade de entrar mas infelizmente hoje as coisas muda fiz a minha confirmação porque precisava por problemas de saúde má estamos aí e vida que segue.
Falou tudo eu sou dessa época eu sou raspado a 32 anos atras era assim mesmo, hoje em dia co.o diz meu ex pai no santo falecido esse ano, uma marmotagem que agente vê hoje em dia kkk e todo mundo calçado dentro do Ilê um absurdo!!! Exu vestido de amarelo kkk rosa ninguém merece ta marmotagem!! Axé!!
O que vc sentia ... porque tenho muito problema de saúde e já me falaram que é espiritual
@@walcarvalho8593 A única coisa que eu sentia era a minha cabeça queimando por dentro e quando eu ficava quieta em meu canto dentro do quarto ai mesmo em silêncio eu sentia queimar eu não me aguentava mas pra falar a verdade eu não me suportava mais como pessoa eu estava começando a ficar louca mas depois que eu fiz fiquei mas calma senti o meio da minha cabeça mas tranquila fiquei mas centrada nas coisas que coisas que eu faço e sim me deu o verdadeiro equilíbrio e hoje eu estou em paz comigo mesma.
@@thaismarquessampaio5137 que tudo deu certo. ... obrigada
@@walcarvalho8593 Por nada eu que fico feliz por ajudar procura uma mãe de Santo ou um pai de Santo que você acha que vai ter mais simpatia ou até mesmo confiança e intimidade e pergunta o valor do jogos de búzios e joga, mas não deixe de se levar pelo pai de santo ou pela mãe de santo porque hoje em dia muitos agem de má fé beijos fique com Deus.
Tão diferente e bem mais lindo do que o candomblé de hoje.
Pois é meu condomblé segue a hierarquia de antigamente ainda bem
Não sou do Candomble, mais ai eu vejo a essência no sagrado de antigamente!!!
É muito lindo quando a religião é levado a sério 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 parabéns essa babá.
Muito grata pela existência desse documentário. Eu recém iniciada, porém herdeira e no meio desde que nasci, sei como muita coisa mudou. Eu ainda prefiro cultivar aos meus orixás do jeito do vídeo. Por mais que se pareça impossível. Sem luxo, respeitando aos meus velhos e ao sagrado. Espero que recebam o axé que esse vídeo transpassa.
Boa tarde
Choro em ver como era a dedicação,fé,respeito de antigamente.Não exigia a tecnologia e sim a humildade verdadeira e séria sem o interesse do comércio $$$$$ e mais entre aspas
“ Falsos Adeptos “
E graças a Deus posso falar que vi em criança como era respeito.,fé,comportamento e a seriedade de épocas passadas. Meus avós contavam que conheceu o eterno babalorixá Joãozinho dá comei.
É lamentável como mudou o verdadeiro candomblé.
12/2023/28 België ⛄️
Que coisa linda! Encantado com a energia dessa cultura 😭💝
Sem palavras só emoção, meu pai Omolu ase
Muito bonito e sensível. Obrigada por compartilhar!
Pensa em um vídeo sem luxúria nenhuma, que nós leva de volta ao tempo...
Uauuuu que documentário maravilhosooo , várias informações , sobre o universo do candomblé, com uma riqueza de vídeo com as vivências do lugar !! Belos registros !! Salve a Umbanda Salve os Orixás !!! 🐚☀️🙏🐚☀️🙏🌟🪔📿🏹🏹🥁🥁
Cresci dentro de um terreiro , meu pai era (pai de santo) "faleceu a 3 anos " visitei vários terreiros já dos mais simples aos luxuosos , mas nunca vi um igual a esse , tão simples mas tão rico , sou do candomblé cultura angolana , infelizmente alguns terreiros preza mais a aparência e o luxo.
Eu amo essa religião , eu amo meu orixá ! ❤
De onde você é
Que coisa mais linda, tudo muito sincero e simples me emocionei muito 🥰
1975... Nossa eu sou de 77... Vídeo histórico.. parabéns pelo documentário.👍🏿🙏
Não sou da religião, mas acho linda! Admiro o Candomblé e a Umbanda e não entendo a crítica de muitos sobre "o luxo" que alguns candomblés ostentam hoje em dia, se as pessoas estão melhores financiamente qual o problema em investirem em seus templos, vestimentas, acessórios etc?
Oque querem dizer é que hj dentro da religião as pessoas estão mais preocupadas com as roupas, jóias e etc do que com o orixá e o respeito a casa. Hj vivem de ostentar mas acredito que seja um grande mal da atualidade mesmo. As pessoas estão muito preocupadas em mostrar ser alguém que não são para provar sei la oque para alguém.
@@ranioliveiraschott Em todas as religiões perdeu-se a humildade e piedade da fé. As pessoas estão cada vez mais materialistas e menos espiritualistas. Vivem para a matéria e não para o espiritual. Eu perdi a fé em religiões, hoje rezo em casa e pronto. Não quero mais gastar um centavo que seja com religião nenhuma, seja ela cristã ou pagã eu não quero mais. Uso meu dinheiro e meu tempo comigo mesmo e com quem amo. A fé, seja ela qual for, não deveria precisar de tanto dinheiro. Fé, mediunidade, são dons, não obejtos de trocas e vendas.
@@eltonferreira2937 concordo plenamente. Perdeu-se o significado da fé e se tornou uma imensa briga de ego!
@@ranioliveiraschott verdade 😞
Amei seu pensamento.. juro q amei..hj tempo e outro..temos mais condições de dar o melhor ao sagrado.. só n pode perder o respeito aos orixás
Que documentário maravilhoso 🥺💖
Acredito piamemte que esse e o verdadeiro CANDOMBÉ!!! e assim tem a minha credibilade e meus RESPEITO a todos zeladores de santo que segue essa tradiçao e doutrina.
As manifestações se parecem muito com as de igrejas evangélicas, impressionante como o axé está no sangue do brasileiro mesmo aqueles que não cultuam os orixás. Aos desatentos minha fala é pura, sem os agrotóxicos preconcebidos no imaginário das intolerâncias. Respeito e admiração ao Ilê!
Para IMPIOS so castigo
Tem nada haver essa comparação
vish
@Magnus Hirschfeld Não é bem assim meu amado. Me perdoe mas suas fontes não tem fundamentos consistentes com a história antiga, e eu vou lhe trazer provas no hebraico e na história antiga de girar em danças para Deus, e isso na época de Moisés a quase 4mil anos atrás, então é o candomblé que imita as danças e ritos hebraicos e danças espirituais. Veremos que na tradução espanhola da bíblia de Jerusalém diz que o próprio Deus dança :
Sofonias 3:17. YAHVEH tu DIOS está en medio de ti, ¡un poderoso salvador! El exulta de gozo por ti, te renueva por su amor; DANZA(hb*גּוּל גּילgîyl gûl)
POR TI CON GRITOS de JÚBILO,
Aqui dançar vem do hebraico גּוּל גּיל gîyl gûl
Do dicionário de hebraico Strong
Hebraico: גּיל גּיל
Pronúncia: {gheel} gool
Definição: Uma raiz primitiva; propriamente girar (sob a influência de qualquer {emoção} violenta) que {é} geralmente {regozija} ou (como se encolhe) medo: - seja {alegre. {alegria} seja {alegre} regozija-se.
Uso de KJV: regozije-se (27x), alegre (10x), alegre (4x), alegre (2x), alegre (1x).
Ocorre: 44 vezes
Deus em uma mensagem para o Faraó na época de Moisés disse em Êxodo cap 5: '... Deixe ir o meu povo, para que possam realizar uma festa ( gag e chagag ) para mim no deserto'.
Juízes 21:21 E olhai, e eis aí as filhas de Siló a DANÇAR EM RODAS, saí vós das vinhas, e arrebatai cada um sua mulher das filhas de Siló, e ide-vos à terra de Benjamim."
1Cronicas 25:1,6: "E DAVI, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério: … Todos estes estavam sob a direção de seu pai, para a música da casa do SENHOR, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus; e Asafe, Jedutum, e Hemã, estavam sob as ordens do rei."
2Reis 3:15: "15 Porém, agora, trazei-me um músico. Enquanto o músico tocava, o poder do SENHOR veio sobre Eliseu."
De exodo 5.1 com a palavra dança no hebraico :(Rah-gahg 'Strong's # 2287) significa muito mais do que' que eles podem realizar uma festa ', como é traduzido na Bíblia King James. A imagem mental de muitos que compareceram à Festa no passado é de pessoas sentadas em silêncio em cadeiras ouvindo um orador expor as escrituras. No entanto, aqui está a definição encontrada no léxico hebraico-caldeu de Gesenius ao Antigo Testamento :
“ Chagag ( parecido com a raiz chuwg [hoog]) para dar a volta em um círculo, daí--
(1) para dançar
(2) para manter um festival , a partir da idéia de pular e dançar em danças sagradas, Exodo. 5: 1; Leviticos. 23:41; especialmente de uma assembléia pública, Psal. 42: 5.
(3) para bobina, para ser tonto, cambaleante , usado para bêbados, Salmos 107: 27; ...
Agora, vamos olhar para a palavra raiz chuwg (# 2328):
“DESCREVER UM CÍRCULO, DESENHAR UM CÍRCULO, como com uma bússola.”
Duas outras palavras relacionadas também produzem o mesmo tema básico:
" um círculo, esfera, usado do arco ou abóbada do céu"
Finalmente, há a palavra hebraica chagah (rah-gah 'Strong's # 2283). De acordo com Strong, significa:
para girar (comparar com 2287 chagag ) prop. vertigem ;Rodopiar.
Salmos 107 diz:
Os que descem ao mar em navios, os
que fazem negócios nas grandes águas,
vêem as obras do SENHOR
e as suas maravilhas no abismo.
Pois Ele ordena e eleva o vento tempestuoso,
Que eleva as ondas do mar -
Eles sobem aos céus,
Eles descem novamente para as profundezas;
Sua alma se derrete por causa de problemas.
Eles cambaleiam de um lado para outro ( chagag ) e cambaleiam como um homem bêbado. ”
(Salmo 107: 23-27)
Novamente vemos a palavra chagag usada para transmitir o conceito de movimento exagerado semelhante ao que seria usado para descrever a dança circular.
E onde isso foi usado em cultos pentecostais do século 4 e 5? Temos provas disso em um documento antigo de Hilario de Poitieres :
(Tratado sobre os Salmos, 64.14-15 Corpus Scriptorum Ecclesiasticorum Latinorum 22: 246)⤵️
Hilario de Poitiers: "Nós que renascemos através do sacramento do batismo sentimos intensa alegria quando sentimos dentro de nós as PRIMEIRAS AGITAÇÕES do Espírito Santo. Começamos a ter uma VISÃO dos MISTÉRIOS da fé, somos capazes de PROFETIZAR e FALAR com sabedoria. Ficamos firmes na esperança e recebemos DONS de CURA. Os demônios ficam sujeitos à nossa autoridade ".
Hilario de Poitiers, re Salmos 64.9⤵️
"O Espírito Santo é chamado de rio. Quando recebemos o Espírito Santo, ficamos BÊBADOS . Porque fora de nós, como fonte, várias correntes de graça fluem, o PROFETA ORA para que o Senhor nos EMBRIAGUE. O profeta quer que as mesmas pessoas sejam EMBEBEDADAS e cheias de plenitude com os DONS DIVINOS , para que suas gerações possam se multiplicar. Isso significa que a boa terra é comparada no evangelho semelhante à semente da palavra, dando trinta frutos, sessenta e cem vezes ".
E como deveria ser desde o séc 1:
Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há contendas, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,
1 Coríntios 14:26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.
Parabéns , ótimo trabalho , axé à todos...
Que lindo!!!
Candomblé puro!
Tudo tão simples e tão firme e com respeito.
Pra muitos Hoje é sinal de pobreza.mas aí nesse simplicidade está a riqueza.
É isso que prezo. O carinho e o caprixo com simplicidade. O que era feito antigamente.
Que beleza de tradição! Isso é que é Brasil. Axé!
Lindo e maravilhoso, ainda existem casas raízes, fé nos orixás que nunca nos deixaram, acreditem irmãos ainda há esperança.
Que lindo !
Coisa mais linda de se ver e sentir ♥️✊🏿🌊👑♥️✊🏿♥️♥️♥️
Que Relíquia MARAVILHOSA!
AXÉ👑✨🙏🏽🖤
É lindo demais, 👏👏👏 pelo documentário.
Eu tenho muito orgulho em dizer que na minha iniciação eu tive banho de tempo banho na cachoeira e banho no mar...
Que candomblé lindo de se ver da ate vontade de estar la com eles
Eu moro em Portugal agora. Uma vez conheci um amigo que praticava o Candomblé aqui, e ele me contou que tinha um ritual de iniciação que (só apenas esse ritual) custava 5000 euros... O que dá cerca de 23 mil reais só para entrar... Na época fiquei com a sensação de que se tratava de algo parecido com o que a IURD faz hoje em dia... Pelo que eu vejo neste documentário, o verdadeiro Candomblé era realmente bem diferente
Bom se não responderam então vou leva isso como sim!!! Afinal o importante e a divulgação dessa religião maravilhosa!!
Muito linda essa religião, minha mãe é da religião desde criança e eu sempre acopanhava ela nas festas e talz, nunca sentir vontade de ser do candomblé, mas hj eu estou pra entrar na mesma casa que minha mãe frequenta que é da nação "Ketu" fico muito triste com os preconceitos, não deveria existir isso!
Referente as críticas de roupas e joias etc... não vejo problemas nisso, o ser humano estar sempre em evolução, portanto se tem pessoas com condições de levantar seu axé e da mais luxo nao vejo problemas nisso, que sigua os ensinamentos e tradições de cada nação é o que importa e nao roupas ou luxo..
Concordo com você, no terreiro que eu vou, o pai de santo me disse uma vez, que n vamos no barracão pra olhar o irmão do lado, se você tem condições de vestir seu orixá/ entidade melhor, tudo bem você vai da o melhor, pois, nos também queremos receber do melhor, mas aquele que não tem, veste da forma que pode dá e tá tudo bem também, cada um veste da forma que pode dá, se você tem condições de vestir de rubi, ouro e diamante, parabéns você tá dando o melhor, da mesma forma que quer receber o melhor das suas entidades, vai de pessoa pra pessoa..
essa simplicidade , essa energia emanada dos rituais excede a todo luxo e pompa que hj a gente ve
É esses vídeos que mim faz lembrar o que muito tempo não se ver AXÉ ♥️
Lindo muito odara diferente dos candomblé d hj em dia axé
Me lembrou minha infância quando saía da minha cidade com meus pais para Cachoeira. Saudade.
Toda vez que assisto este vídeo fico emocionado ao ver está Tá virar seu orixá com esta oferenda na cabeça...quanta força e axé!!! Nós dias de hoje o que estos vendo é um carnaval de medium vestido... orixá que é bom nada. Axé minha mãe!!!
Tanta humildade e simplicidade
Minha vó era Candomblecista e baiana de acarajé também, uma pena minha mãe não ter seguido a mesma religião. Mas eu sou apaixonada por essa religião 😍
Que nação é essa?
Axé !!!❤ muito lindo de se vê....nada a ver com os dias de hoje...
Receba o CURSO GRATUITO de magia no CANAL
..
No CANAL
HERNANE DOUGLAS
No youtube
Acredito fielmente na evolução da religião!!! O candomblé é lindo de todas as formas seja ela no passado ou no presente, vivo orixá em sua real forma como dizia a saudosa Iyá Odé kayodê " o meu tempo é agora!"
Para orixar não tempo de agora tudo palhaçada ainda bem que sou dessa época com saúde e vida bem estruturada a sei mojuba
minha família é toda do candomblé axé a todos
eu nasce dentro do candomblé é muito lindo i muito axé sou filha de obaluaei com insan
Candomblé antigo... sem luxo, roupas de Carnaval...tudo puro...raridade hoje
Lembro com saudade dessa época, minha mãe nos levava pras festas no terreiro e eu ficava deslumbrado com tudo e uma coisa que não me sai da memória é o cheiro das ervas e do narciso branco que exalavam no ambiente.
Sou luiz Ricardo de Moraes do Brasil que o Deus abençoe voceis todos
Melhor documentário de candomblé!!
Esse sim verdadeiro candomblé nao como hoje desputas e sem axe só bem materiais bom tempos
Que coisa maravilhosa hoje em dia nao tem mais isso 🙏❤️