Esse documentário tinha que passar nas escolas. Excelente qualidade, tanto de informação quanto visual. Fui num show do Gabi Guedes e o cara é uma entidade.
Que excelente trabalho! Que riqueza de detalhes! Quem dera um dia, as pessoas consigam ultrapassar a barreira da religiosidade para expandir-se em conhecimento. O preconceito é a falta de informação!
Sou umbandista mas adoro as cantigas do Candomblé, que são cantadas em Iorubá. Acho lindas as roupas dos terreiros de Candomblé e tenho grande admiração pela manutenção da língua Iorubá pelos candomblecistas. Parabéns, continuem mantendo as tradições. Meu axé, saravá meus irmãos.
Tmb sou Umbandista, irmã, e honro toda essa ancestralidade que nos proporciona, até hoje, essa magia que encanta, que dança e que celebra a vida! Essa força, que vem da Africa, do povo, da língua é tão forte que, quando chega, energeticamente em mim, me faz chorar, me faz arrepiar, me faz sentir vivo... Que possamos, sempre, ser dignos das bênçãos dessas forças e dos nossos Orixás!! Axé🙏♥️🍀
Boa noite. Que documentário lindo digno de elogios, sou professor militar com certeza parabéns aos nossos irmãos, que participaram e produziram sou índio xucurus apaixonado por isso tudo.amei adorei !
Sabedoria do Mestre Gabi Guedes aí no final kkk Salve o Candomblé, máximo respeito... Quem tem amor e entende o que é o Brasil Real é impossível não se emocionar ❤
Sou umbandista, e tenho muito respeito e admiração pelo camdomblé. Estou aprendendo atabaque no lê e esses fundamentos fazem muito sentido e trás muito mais significado e fundamento para o objeto sagrado que estou aprendendo ( por admiração, sem fins religioso, mas é espiritual) eu aprendi a olhar para o meu amigo e ver nele um poder e responsabilidade enorme. Eu acho o fundamento mt belo e contribui muito para nossa elevação espiritual, eu espero um dia entrar para essa nação e exercer o papel que meus guias atribuírem a mim
Essa senhorinha aí, que canta e traduz o ponto de Exú na abertura do documentário é uma fofa! Muito antenada com a cultura Iorubá e africana de uma forma geral. Meu axé querida, seria muito bom se todos os brasileiros fossem como a senhora.
Emocionante esse documentário. Como um afro-brasileiro que não foi criado dentro de um terreiro, mas que tem muito respeito por ele, fico muito feliz em conhecer mais um pouco da herança dos meus ancestrais. Além do mais, saber que esse conhecimento está sendo perpetuado dentro da academia (universidade), e respeitado como sempre deveria ser, como um saber legítimo e basilar da nossa cultura, assim como dos demais povos originários da nossa nação. Espero que esse doc viralize por aqui e alcance muitas pessoas. Axé!
Sou de Efon , tenho uma admiração muito grande pelo axé OPÔ AFONJÁ , pelo grau de conhecimento e principalmente a humildade com sacerdotes disciplinados. Axé meus irmãos!!!! Mutumbá !!!! Sango nos abençoe ,pois ele é um orisha vivo !!!!
Que coisa mais rica!!!!!!!!!!!!! Esse documentários é luxo só, que coisa mais sofisticada!! Não písquei os olhos do começo ao fim. Quero assistir mais vezes do mesmo. Gratidão por essa lindeza, respeito absoluto à cultura negra e aos orixás. Estou aqui encantada. Muito obrigada! por conteudo de altíssima qualidade. Fiquei fã de cada um dos participantes que falaram, tocaram, dançaram e cantaram neste precioso documentário. Parabéns, Henrique Duarte, muito prazer em conhecer o seu trabalho maravilhoso.
Que senhora mais linda cantando no início do vídeo. Que povo mais lindo. Nosso povo é lindo demais. O que estraga é esses políticos. País maravilho. Meu orgulho de ser pardo filho de uma preta velha, guerreira que já desencarnou. Minha baiana amada. Que lindo trabalho. Parabéns! Arrepiado!
Acordar pela manha já é uma benção divina. Acordar pela manha e após seus afazeres assistir ao uma obra como essa é acrescentar virtude a si. Gratidão! Asé
Incrível, que material! Este documentário é uma aula de história da afro brasilidade, que está presente em todos os cantos, e encantando a todos que estão disponíveis ou não a reconhecer, afinal, no Brasil o racismo religioso é uma questão. Por isso que ver um documentário desses me dá mais esperança enquanto educadora, de ver que olhar para a nossa história só nos engrandece! Que documentário rico! Axé!
Que maravilhoso! O documentario é uma riquesa da raizes afri-brasileira nunca vista antes. Meus respeito, meu motumbá, estou por demais feliz, obrigada aos idelializadores,vices enruqueceram nossa cultura.e nossa religião. Gratidão. Iara Pereira do Ilê Axé AZAUANE. RJ.
Documentário Muito Legal, Parabéns aos idealizadores deste Trabalho importante para a Nossa Cultura Afro Axé Pará todos!!!!. Ogã Lerionã Axé D'Goméia RJ.
Trabalho excelente! Super interessante! muita cultura envolvida. lamentável que algumas pessoas que não tem a mínima noção, mantenham preconceitos apenas ignorando um Conhecimento mais profundo.
34:13 - Me arrepiei todinho nessa parte... Vi a África no Brasil e tive fortes reflexões sobre muitas coisas envolvendo a vida e essa religião maravilhosa vinda de nossos antepassados pretos! Adupé Orixá!
Bom dia à tds !! Vovó Cici, linda, ela sabe muuuito, graças a Deus tive o prazer em conhece-la pessoalmente !! Q Oxalá lhe dê mtos anos de vida. Axé !!
Estou vendo aqui pela primeira vez que coisa mais linda bem esplicada amo os orixás sou de Minas gerais mais Moro no Rio de janeiro sou da kimbanda luciferiana muito boa esplicacao
Kolofe, obrigado por finalmente mostrar as divergências de nações e povos e a união que foi feita para unir as nações, e mostrar que nenhum era igual o outro
Maravilhoso documentário, nos faz ter consciência de como somo ricos em cultura e religião, me orgulho muito por fazer parte de uma nação tão rica e de minha ascenstralidade.
Quanta sabedoria, quanta informação, quanta luz, quanto mais entendemos sobre nossos ancestrais mais apaixonada fico e me amo mais e mais e agradeço a Deus e toda a espiritualidade que vivemos nessa terra queremos evoluir cada dia mais para sermos seres melhores Essa senhora quanta sabedoria 🙏
O nosso swing é massa mesmo meu velho! Aplausos pra todos os participantes e pelos registros! Vcs tem que passar na rede nacional e sinceramente precisa existir um canal aberto na tv da nossa religião. Salve o Candomblé e salve a Umbanda, Salve a todos os Orixás.
O acordo da senzala me tocou profundamente. Quando tantas pessoas com línguas, credos, leis e costumes tão diversos reunidos na senzala nos legaram a beleza do candomblé. No Brasil
É emocionante!!!... Isso é ouro !!!... E pra ser do candomblé nos dias de hoje não é fácil por isso bato meu tambor com muito amor e respeito as entidades e digo com muito orgulho, gratidão meu pai Ogum, gratidão minha mãe Oyá, gratidão ao Sagrado e gratidão por esse vídeo... Sou DO AXÉ...❤🙌🏼
Nossa super rico esse documentário de grande importância a todos nós como pretos, isso tbem é resistência ✊🏿 Gabi Guedes vc é o melhor esse relato nós pretos usamos para toda uma vida 🦋✊🏿
Maravilhoso esse vídeo! Eu fico doido quando ouço o som do atabaque! É algo que eu nunca fui atrás de explicações e nunca procurei saber o porque! Mas eu amo o som dos tambores!
Que emocionante! Orgulho de ser do Candomblé, gratidão aos meus antepassados, aos negros, a toda a cultura Afro. Louvada seja a Mãe África por toda a Eternidade!
Tive o prazer de assistir hoje esse documentário de extrema importância musical em todos os seus sentidos.Isso é história cantada !! Parabéns a todos que contribuiram para esse lindo acervo , que certamente ficará para a posteridade sem perder a sua essência.Sou e ser Umbandista é uma vida de muito amor e dedicação e , minha vó materna foi Mae de santo, nasci dentro terreiro, sou apaixonada pela Umbanda e respeito e tenho uma admiraçao muito grande pelos Candombles do nosso Brasil. Ahhhh a Bahia de todos os Santos que me aguarde, pois pretendo visitar em breve todos vocês ! Saravá, Motumbá, Kolofé, Mukuiu, Mojubá !!
❤❤❤ que vídeo lindo. Que coisa maravilhosa. Me emocionei várias vezes 😢. O vídeo fala da musicalidade, da luta por respeito, do sagrado, das tradições que vieram na memória como disseram no vídeo. Os escravizados não trouxeram nada consigo, foi lhe tirado tudo. Mas a sua memória, a sua fé, sua vontade de viver. E isso está sobrevivendo e vivendo no nosso povo em tantas coisas. Nossa as expressões corporais dos orixás q coisa linda. Nossa! Parabéns pelo vídeo. Uma aula maravilhosa. Estou mesmo muito encantada e feliz. Vou mostrar o meus alunos já. Obrigada ❤
Trabalho maravilhoso que lembram (aos esquecidos de plantão) nossas ricas origens. O depoimento final é maravilhoso e resume muito o que todo aquele que acredita e segue religiões afro passa na pele. Você pode trabalhar em qualquer lugar, "desde que não assuma sua religião". A gente samba na ignorância dos preconceituosos. Ainda somos calados, reprimidos; nossas ideias confiscadas, nossa liberdade tolhida. Ainda sofremos (e muito) preconceito e segregação e um documentário desses é essencial em dias atuais onde imperam a intolerância e o ódio. Gratidão pelo trabalho. Axé a todos nós.
Que lindo esse progetto maravilhoso 🙏 que riqueza Eu adoro a nossa religião é muito emocionante Amo a nossa música brasileira Dorival Caime assim como outros gicantes da música falou tudo esiste momentos de cantar e incantar axé axé axé axé axé axé axé axé axé odara
Grata por compartilhar tanto conhecimento através da arte. É conhecendo as culturas dos nossos ancestrais que compreendemos a importância de estar no mundo. A arte da música dos povos africanos e indígenas foi quem aliviou as duras dores de uma devasta escravidão. A música é arte, e a arte LIBERTA!
Mararavilhoso documentário! Adoro os Orixas! É preciso mais união dentro do candoble. É bom ensinar, divulga. Os antigos que tem o conhecimento,morrem e levam o conhecimento. Uma pena se perder tanto conhecimento!
Maravilhado com esse documentário incrivelmente lindo e de uma sensibilidade impar. Uma aula riquíssima da nossa cultura! Meus parabéns aos envolvido! Gratidão! Asé!
Que vídeo rico em informações, e lindo, a forma que foi explicada cada detalhe da nossa religião, que os orixás sempre os abençoe para manter viva a nossa religião 😘😘😘
Documentário incrível, sou perdidamente apaixonado pelo som que ecoa dos atabaques, quando arrepia já era. Quando toco, meu coração vai na minhas mãos e procuro me conectar inteiramente com aquele momento. Inexplicável 🤎 Parabéns aos envolvidos neste rico projeto!
Lindo d+. A evolução do bailarino fazendo a dança de Ogum com a narrativa daquela senhora é de arrepiar! Mto belo!! Parabéns pelo excelente trabalho! Axé!!
Sensacional! Que espetáculo de documentário. Que benção poder conhecer essa cultura linda que nos atravessa enquanto povo brasileiro, sem nem percebermos diretamente. Estou encantada 🥰👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Viva o Sagrado! Viva o axé! Viva todo Povo de Santo! Viva Orixá! 🙌🏾🍀
Mestre Gabi Guedes só o senhor sabe esse ritmo maravilhoso que é o Candomblé. Obrigada a todos por compartilhando um pouco de vários conhecimentos. Axé pra todos nós 🤲🏾
Meu motumbá a todos. Este documentário é pura riqueza, conhecimento, fundamento e necessário. Uma obra prima. Irei divulgar onde eu puder. Precisa ser de conhecimento do maior número de pessoas possível. Muito obrigada
Que maravilha de documentação, onde nos é apresentado o movimento negro e religioso do nosso povo como cultura, excelente trabalho. É preciso que entendamos que tudo oque foi feito com o nossos ancestrais pretos foi uma tentativa de extinguir uma cultura que é rica e muito forte, pois a pesar das opressões continua existindo e é pela formação de novos adeptos e amantes dessa cultura que herdamos e que é nossa é que vamos transformar esse sentimento de preconceito em respeito e admiração...gratidão
Eu trabalhei em um terreiro de candomble aqui perto de Brasília quando eu era jovem. Agora com 77 anos lembro- me com muita alegria do tempo maravilhoso que trabalhei com os orixas e minha vovó . Salve os orixas!!!!!
Emocionante! Esse filme demonstra nossas riquezas, nossos saberes e encantamentos. Mas também, o quanto se faz necessário emergir na musicalidade negra presente nos templos/terreiros de candomblé. É lindo demais!!!
Meo Sinhô du Bonfim! Como esse *mais que excelente documentário* "passou batido" nas minhas pesquisas na internet até hoje? Só descobri agora porque estou fazendo um "videozinho" de uns 5 min sobre Odé (Oxóssi) e, lá pelas tantas, estou falando sobre a história envolvida atrás da cantiga, genuinamente brasileira, "ARAKÉTU 'WÚRE, F’ARA IMÓRA". Saí em busca de uma gravação de tal cantiga (sem sucesso até agora) e acabei descobrindo o "ORIN, MÚSICA PARA OS ORIXÁS". Não entendo porque este documentário só foi visto por 858K, pois é uma obra que deveria ter sido vista por zilhões, mesmo porque fala da cultura trazida ao nosso país pelo povo africano, cultura que é origem de tantas coisas que fazem parte do cotidiano dos brasileiros desde muito antes de a maioria de nós ter nascido, cultura tão impregnada no povo que muita gente nem sabe o "porquê" de estar fazendo isto ou aquilo rotineiramente nos dias de hoje. Tudo no documentário é fantástico, mas na minha opinião, aos 49m 11s [do vídeo] é algo que, realmente, faz qualquer um seguidor do Orixá (como eu), ou não, querer assistir o documentário inteiro (ruclips.net/video/hL-A29ILa5Y/видео.htmlfeature=shared&t=2950). FANTÁSTICO! Parabéns. OBS: A propósito, "ORIN, MÚSICA PARA OS ORIXÁS" me fez lembrar de dois outros documentários sobre a cultura afro-brasileira, excelentes, também: - ATLÂNTICO NEGRO - NA ROTA DOS ORIXÁS (ruclips.net/video/7m0Ifj0YfAQ/видео.htmlsi=_dTOo1tRrWX6519i) - PIERRE FATUMBI VERGER - UM MENSAGEIRO ENTRE DOIS MUNDOS (ruclips.net/video/tlbomZeH_p4/видео.htmlsi=tBdMLaQoXNCEYIV4)
Que coisa linda, gratidão a todos os envolvidos por esta obra tão linda. A benção a quem é de benção. Saudade desta terra amada, minha Bahia, Gilmar Bambaré querido sua benção, nosso saudoso amigo Letieres Leite eterno no coração, que emoção rever tanta gente amada. Parabéns, muito feliz com esta obra. Minha gratidão por quantos ensinamentos. Forte abraço, Carol Bandeira (a fotógrafa, rs).
Esse documentário tinha que passar nas escolas. Excelente qualidade, tanto de informação quanto visual. Fui num show do Gabi Guedes e o cara é uma entidade.
Que excelente trabalho! Que riqueza de detalhes! Quem dera um dia, as pessoas consigam ultrapassar a barreira da religiosidade para expandir-se em conhecimento. O preconceito é a falta de informação!
Seu lindo Rodrigo Augusto é você
Top
Você não lêem a Bíblia Sagrada? Porque DEUS,condena essas práticas.
@@eliasmota1490 a bíblia foi escrita por homens, tá?
@@eliasmota1490 como se bíblia fosse a verdade absoluta, conta outra cara.
Sou umbandista mas adoro as cantigas do Candomblé, que são cantadas em Iorubá. Acho lindas as roupas dos terreiros de Candomblé e tenho grande admiração pela manutenção da língua Iorubá pelos candomblecistas. Parabéns, continuem mantendo as tradições. Meu axé, saravá meus irmãos.
Tmb sou Umbandista, irmã, e honro toda essa ancestralidade que nos proporciona, até hoje, essa magia que encanta, que dança e que celebra a vida!
Essa força, que vem da Africa, do povo, da língua é tão forte que, quando chega, energeticamente em mim, me faz chorar, me faz arrepiar, me faz sentir vivo...
Que possamos, sempre, ser dignos das bênçãos dessas forças e dos nossos Orixás!!
Axé🙏♥️🍀
@@joaozin1985 ❤❤
Parece minha eterna mamãe essa senhora de óculos 😢
Até a voz 😢
Me ajuda mamãe vovó vovô todos vocês do bem ,me ajuda senzala por favor te imploro 😢
Boa noite. Que documentário lindo digno de elogios, sou professor militar com certeza parabéns aos nossos irmãos, que participaram e produziram sou índio xucurus apaixonado por isso tudo.amei adorei !
Me tiraram várias lágrimas, não adianta, o chamado vêm de qualquer lugar, salve à todos. Gratidão pelo maravilhoso trabalho de vocês. Axé 🙌
Sabedoria do Mestre Gabi Guedes aí no final kkk Salve o Candomblé, máximo respeito... Quem tem amor e entende o que é o Brasil Real é impossível não se emocionar ❤
Maravilhoso,maravilhoso
Vdd. Coração parece que quer explodir. 💙
Excelente documentário parabéns a todos envolvidos que venham outros com a nossa verdadeira essência,DNA, ...axé meus irmãos!🕊👑👑❤
Gratidão 🙏😇🙏😇🙏😇
Um abraço daqui de Portimão /Algarve /Portugal 🙏😘🌈🌻🌈🌻🌈🌻🌈🌻🌈🌻🌈🌻🌈🌻
Sou umbandista, e tenho muito respeito e admiração pelo camdomblé. Estou aprendendo atabaque no lê e esses fundamentos fazem muito sentido e trás muito mais significado e fundamento para o objeto sagrado que estou aprendendo ( por admiração, sem fins religioso, mas é espiritual) eu aprendi a olhar para o meu amigo e ver nele um poder e responsabilidade enorme. Eu acho o fundamento mt belo e contribui muito para nossa elevação espiritual, eu espero um dia entrar para essa nação e exercer o papel que meus guias atribuírem a mim
Essa senhorinha aí, que canta e traduz o ponto de Exú na abertura do documentário é uma fofa! Muito antenada com a cultura Iorubá e africana de uma forma geral. Meu axé querida, seria muito bom se todos os brasileiros fossem como a senhora.
Emocionante esse documentário. Como um afro-brasileiro que não foi criado dentro de um terreiro, mas que tem muito respeito por ele, fico muito feliz em conhecer mais um pouco da herança dos meus ancestrais. Além do mais, saber que esse conhecimento está sendo perpetuado dentro da academia (universidade), e respeitado como sempre deveria ser, como um saber legítimo e basilar da nossa cultura, assim como dos demais povos originários da nossa nação. Espero que esse doc viralize por aqui e alcance muitas pessoas. Axé!
Que lindo esse documentário. E quanto aprendizado! Estou emocionada. Minha alma ancestral dança forte quando escuto o tambor.
Sou de Efon , tenho uma admiração muito grande pelo axé OPÔ AFONJÁ , pelo grau de conhecimento e principalmente a humildade com sacerdotes disciplinados. Axé meus irmãos!!!! Mutumbá !!!! Sango nos abençoe ,pois ele é um orisha vivo !!!!
Que coisa mais rica!!!!!!!!!!!!! Esse documentários é luxo só, que coisa mais sofisticada!! Não písquei os olhos do começo ao fim. Quero assistir mais vezes do mesmo. Gratidão por essa lindeza, respeito absoluto à cultura negra e aos orixás. Estou aqui encantada. Muito obrigada! por conteudo de altíssima qualidade. Fiquei fã de cada um dos participantes que falaram, tocaram, dançaram e cantaram neste precioso documentário. Parabéns, Henrique Duarte, muito prazer em conhecer o seu trabalho maravilhoso.
Muito obrigado!
Thank you 🙇🏿♀️
Eu também parei o que estava fazendo para assistir. E compartilhei com amigos, é lógico!!!
Que senhora mais linda cantando no início do vídeo. Que povo mais lindo. Nosso povo é lindo demais. O que estraga é esses políticos. País maravilho. Meu orgulho de ser pardo filho de uma preta velha, guerreira que já desencarnou. Minha baiana amada. Que lindo trabalho. Parabéns! Arrepiado!
Ebomi Cici
@@robsonarrais1857 Sim me esqueci de citar seu o nome.
Maravilhosa! Axe irmão. Vou aproveitar e assistir novamente.
@@observandoeabsorvendo Axé
Acordar pela manha já é uma benção divina. Acordar pela manha e após seus afazeres assistir ao uma obra como essa é acrescentar virtude a si. Gratidão! Asé
Incrível, que material! Este documentário é uma aula de história da afro brasilidade, que está presente em todos os cantos, e encantando a todos que estão disponíveis ou não a reconhecer, afinal, no Brasil o racismo religioso é uma questão. Por isso que ver um documentário desses me dá mais esperança enquanto educadora, de ver que olhar para a nossa história só nos engrandece! Que documentário rico! Axé!
Que maravilhoso!
O documentario é uma riquesa da raizes afri-brasileira nunca vista antes. Meus respeito, meu motumbá, estou por demais feliz, obrigada aos idelializadores,vices enruqueceram nossa cultura.e nossa religião. Gratidão. Iara Pereira do Ilê Axé AZAUANE. RJ.
Tenho 43 anos sou ogã da kimbanda a 35 anos muito lindo esse comentário gosto do candomblé e umbanda mais amo a kimbanda
Documentário Muito Legal, Parabéns aos idealizadores deste Trabalho importante para a Nossa Cultura Afro Axé Pará todos!!!!. Ogã Lerionã Axé D'Goméia RJ.
Trabalho excelente!
Super interessante!
muita cultura envolvida.
lamentável que algumas pessoas que não tem a mínima noção, mantenham preconceitos apenas ignorando um
Conhecimento mais profundo.
34:13 - Me arrepiei todinho nessa parte... Vi a África no Brasil e tive fortes reflexões sobre muitas coisas envolvendo a vida e essa religião maravilhosa vinda de nossos antepassados pretos! Adupé Orixá!
Me arrepiei na primeira frase.
😍😍😍❤️❤️❤️🙏🙏🙏
Sou umbandista. Mas me encanto com alguns rituais do candomblé.
Axé 🙌
❤❤❤
Não estamos mais nas sombras do preconceito!
Salve os nossos ancestrais!
E o que de bom vier por aí 🎉❤❤❤❤❤
Que maravilha!!!!!! Me impactou de tal forma que digo: foi um presente dos Orixás, que recebi hoje.
Agradeço, com Amor.
❤
Mestre Letieres, que agora estejas feliz regendo o bailar dos astros e orixás no infinito universo.
Precisamos de mais documentários como esse. Simplesmente maravilhoso, esclarecedor, rico em diversidade de informações. Parabéns aos envolvidos
Que documentário lindo ❤ nem senti o tempo passando. Na vida eu quero ser Gabi Guedes que faz o que tem que ser feito mesmo que digam pra não fazer ❤
Bom dia à tds !! Vovó Cici, linda, ela sabe muuuito, graças a Deus tive o prazer em conhece-la pessoalmente !! Q Oxalá lhe dê mtos anos de vida. Axé !!
Que documentário Maravilhoso!!! Um grande resgate da HISTÓRIA Afro 🇧🇷, dos variados ritmos de nossa MPB e de nosso povo do Asè 🌱🌈🌀🔥💧☄️🌠! 🖤 💜 ❤
Estou vendo aqui pela primeira vez que coisa mais linda bem esplicada amo os orixás sou de Minas gerais mais Moro no Rio de janeiro sou da kimbanda luciferiana muito boa esplicacao
Kolofe, obrigado por finalmente mostrar as divergências de nações e povos e a união que foi feita para unir as nações, e mostrar que nenhum era igual o outro
Boa noite 🌃 gratidão universo e espiritualidade amém e axé salve os orixás traga saúde e prosperidade para mim.
Maravilhoso documentário, nos faz ter consciência de como somo ricos em cultura e religião, me orgulho muito por fazer parte de uma nação tão rica e de minha ascenstralidade.
Quanta sabedoria, quanta informação, quanta luz, quanto mais entendemos sobre nossos ancestrais mais apaixonada fico e me amo mais e mais e agradeço a Deus e toda a espiritualidade que vivemos nessa terra queremos evoluir cada dia mais para sermos seres melhores Essa senhora quanta sabedoria 🙏
Sensacional! Gabi no final foi magistral!🎶🎶🎶🎶🎶🤣
O nosso swing é massa mesmo meu velho!
Aplausos pra todos os participantes e pelos registros! Vcs tem que passar na rede nacional e sinceramente precisa existir um canal aberto na tv da nossa religião. Salve o Candomblé e salve a Umbanda, Salve a todos os Orixás.
Belo vídeo, bem ilustrativo!
Adoro tudo ligado a espiritualidade!
Meus respeito à todos os Orixás!
Salve!
O acordo da senzala me tocou profundamente. Quando tantas pessoas com línguas, credos, leis e costumes tão diversos reunidos na senzala nos legaram a beleza do candomblé. No Brasil
É emocionante!!!... Isso é ouro !!!... E pra ser do candomblé nos dias de hoje não é fácil por isso bato meu tambor com muito amor e respeito as entidades e digo com muito orgulho, gratidão meu pai Ogum, gratidão minha mãe Oyá, gratidão ao Sagrado e gratidão por esse vídeo... Sou DO AXÉ...❤🙌🏼
Documentário maravilhoso. Preciso assistir mais vezes para ser detentora de tanto conhecimento . Salve Exú!
Eu tô prendendo muito
Grato 🌼 pela qualidade de entrega das raízes. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🌞🌙👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🌹🌼👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💙💜👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🌼🌼🌼🌼🌼🌼
"Me deixa menos zangado"!
Eis aí o que a música é capaz de fazer,cuja mudança é sempre pra melhor ❤🎉🎉
Nossa super rico esse documentário de grande importância a todos nós como pretos, isso tbem é resistência ✊🏿
Gabi Guedes vc é o melhor esse relato nós pretos usamos para toda uma vida 🦋✊🏿
Cliquei sem querer e me apaixonei pelo conhecimento amplo q vi nesse doc. Parabéns a todos q buscam imortalizar nossa Cultura. Axé 🍀
Maravilhoso esse vídeo! Eu fico doido quando ouço o som do atabaque! É algo que eu nunca fui atrás de explicações e nunca procurei saber o porque! Mas eu amo o som dos tambores!
Que emocionante!
Orgulho de ser do Candomblé, gratidão aos meus antepassados, aos negros, a toda a cultura Afro.
Louvada seja a Mãe África por toda a Eternidade!
Tive o prazer de assistir hoje esse documentário de extrema importância musical em todos os seus sentidos.Isso é história cantada !! Parabéns a todos que contribuiram para esse lindo acervo , que certamente ficará para a posteridade sem perder a sua essência.Sou e ser Umbandista é uma vida de muito amor e dedicação e , minha vó materna foi Mae de santo, nasci dentro terreiro, sou apaixonada pela Umbanda e respeito e tenho uma admiraçao muito grande pelos Candombles do nosso Brasil. Ahhhh a Bahia de todos os Santos que me aguarde, pois pretendo visitar em breve todos vocês ! Saravá, Motumbá, Kolofé, Mukuiu, Mojubá !!
❤❤❤
Lindo documentário! Maravilhoso! Assistindo me encheu de orgulho pertencer a um axé! Seguir e praticar a fé! Amei tudo!
❤❤❤ que vídeo lindo. Que coisa maravilhosa. Me emocionei várias vezes 😢. O vídeo fala da musicalidade, da luta por respeito, do sagrado, das tradições que vieram na memória como disseram no vídeo. Os escravizados não trouxeram nada consigo, foi lhe tirado tudo. Mas a sua memória, a sua fé, sua vontade de viver. E isso está sobrevivendo e vivendo no nosso povo em tantas coisas. Nossa as expressões corporais dos orixás q coisa linda. Nossa! Parabéns pelo vídeo. Uma aula maravilhosa. Estou mesmo muito encantada e feliz. Vou mostrar o meus alunos já. Obrigada ❤
Que maravilha de documentário!! O Candomblé é lindo é a cultura de nosso povo , é ancestralidade , é a vida sendo celebrada através dos orixas.
Trabalho maravilhoso que lembram (aos esquecidos de plantão) nossas ricas origens. O depoimento final é maravilhoso e resume muito o que todo aquele que acredita e segue religiões afro passa na pele. Você pode trabalhar em qualquer lugar, "desde que não assuma sua religião". A gente samba na ignorância dos preconceituosos. Ainda somos calados, reprimidos; nossas ideias confiscadas, nossa liberdade tolhida. Ainda sofremos (e muito) preconceito e segregação e um documentário desses é essencial em dias atuais onde imperam a intolerância e o ódio. Gratidão pelo trabalho.
Axé a todos nós.
Axé! A nossa força continua
Que lindo esse progetto maravilhoso 🙏 que riqueza Eu adoro a nossa religião é muito emocionante Amo a nossa música brasileira Dorival Caime assim como outros gicantes da música falou tudo esiste momentos de cantar e incantar axé axé axé axé axé axé axé axé axé odara
Parabens!!a todos que participaram deste trabalho socio-cultural...Salve!!todos os Orixas!!Axeeee!🇧🇷💐
Grata por compartilhar tanto conhecimento através da arte. É conhecendo as culturas dos nossos ancestrais que compreendemos a importância de estar no mundo. A arte da música dos povos africanos e indígenas foi quem aliviou as duras dores de uma devasta escravidão. A música é arte, e a arte LIBERTA!
Acabou ................ ficou saudades amei. Lindooooo👆👏👏👏👏👏👏👏👏
MARAVILHOSO DOCUMENTARIO SOBRE NOSSA ANCESTRALIDADE, NOSSA MUSICA, NOSSAS RAIZES.OBRIGADO A TODOS OS ENVOLVIDOS POR ESSE LINDO DOC.PARABÉNS
Mararavilhoso documentário! Adoro os Orixas! É preciso mais união dentro do candoble. É bom ensinar, divulga. Os antigos que tem o conhecimento,morrem e levam o conhecimento. Uma pena se perder tanto conhecimento!
Documentário rico!!!
Vou levar isto pra vida!!!
Muito obrigada!
Maravilhoso vídeo da cultura e religiões afros. Parabéns aos artistas e estudiosos.
Maravilhado com esse documentário incrivelmente lindo e de uma sensibilidade impar. Uma aula riquíssima da nossa cultura! Meus parabéns aos envolvido! Gratidão! Asé!
Que riqueza de comentário 🥺😭😍🙏🏽❣️
Que vídeo rico em informações, e lindo, a forma que foi explicada cada detalhe da nossa religião, que os orixás sempre os abençoe para manter viva a nossa religião 😘😘😘
Verdade! Um vídeo bastante pedagógico.
Documentário incrível, sou perdidamente apaixonado pelo som que ecoa dos atabaques, quando arrepia já era.
Quando toco, meu coração vai na minhas mãos e procuro me conectar inteiramente com aquele momento.
Inexplicável 🤎
Parabéns aos envolvidos neste rico projeto!
Magnífico, sensacional, extraordinário abenção meus irmãos de axé. Que Oxosssi os abençoe grandemente. Que obra prima.
Okê Arô!
Lindo d+. A evolução do bailarino fazendo a dança de Ogum com a narrativa daquela senhora é de arrepiar! Mto belo!! Parabéns pelo excelente trabalho! Axé!!
Excelente trabalho, tocar atabaque é uma dádiva um amor uma experiência maravilhosa, Axé 🌟
Mto bom esse vídeo, que aprendizado.
Sou do Rio de Janeiro quero receber d vcs todos os vídeos.
Mto axé a todos, gratidão.
Excelente direção, imagem, finalização, roteiro etc. Muito merecedor do financiamento do Erário! Meus respeitos! 🤍😊💜🌈
Muito. Bom. O. Filme. Documentário. Esplêndido. Parabéns. A. Todos. Do. Filme. Kolofe. A. Todos
1:10:54 coisas de Exu, so pode, adoreiiii. Muito bom documentário. Os senhores foram didáticos até aprendi uma música em Iorubá
Documentário lindo ... Me ensinou muito ..🙏🙌
Sensacional! Que espetáculo de documentário. Que benção poder conhecer essa cultura linda que nos atravessa enquanto povo brasileiro, sem nem percebermos diretamente. Estou encantada 🥰👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Viva o Sagrado! Viva o axé! Viva todo Povo de Santo! Viva Orixá! 🙌🏾🍀
Axé!
Mestre Gabi Guedes só o senhor sabe esse ritmo maravilhoso que é o Candomblé. Obrigada a todos por compartilhando um pouco de vários conhecimentos. Axé pra todos nós 🤲🏾
Lindo demais 👏🏾🤩👏🏾🤩👏🏾👏🏾
👏🏾 conhecimento nunca é demais! Até mesmo para defendermos nosso sagrado!
Parabéns e obrigada!
Que documentário maravilhoso! Na Alma! Que venham mais! É uma cultura riquíssima. Agradeço o aprendizado. ❤️
Meu motumbá a todos. Este documentário é pura riqueza, conhecimento, fundamento e necessário. Uma obra prima.
Irei divulgar onde eu puder.
Precisa ser de conhecimento do maior número de pessoas possível.
Muito obrigada
Que material sublime é esse! Parabéns pela produção e pelo registro importantíssimo!
Aṣẹ!
KOLOFE! Este documentario é uma verdadeira AULA de Candomblé.
Meu Pai abençõe e bençao!
Parabens pelo excelente trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Gratidão por compartilhar esse conhecimento
Não consigo parar de assistir! Lindo, maravilhoso! Awrê!
Excelente e enriquecedor
Que obra linda é necessária para cultura negra e brasileira. Esse filme é aula de Brasil. Axé 🤍🙌🏼
Que maravilha de documentação, onde nos é apresentado o movimento negro e religioso do nosso povo como cultura, excelente trabalho.
É preciso que entendamos que tudo oque foi feito com o nossos ancestrais pretos foi uma tentativa de extinguir uma cultura que é rica e muito forte, pois a pesar das opressões continua existindo e é pela formação de novos adeptos e amantes dessa cultura que herdamos e que é nossa é que vamos transformar esse sentimento de preconceito em respeito e admiração...gratidão
essa religião é tao maravilhosa 🙏✨🍃
Muito axé 🤍
Lindo documentário , alguns dos toques, que ouvi na minha iniciação, estão na minha memória até hj .
Obrigado por esta reportagem linda. E sempre bom devolver a quem merece.
Que coisa mais linda.
A muito tempo, eu não ouvia ,tanta verdade.
Vocês, estão de parabéns 👏👏👏👏👏👏
Que imensa gratidão que vibra em meu peito! Parabéns pelo trabalho, parabéns pelo amor depositado em cada take. Vibra a alma! Que documentário!
SIMPLESMENTE MARAVILHOSO ,SEM PALAVRAS .PARABENS A TODOS Q COLABORARAM PARA A REALIZAÇÃO DESSE DOCUMENTÁRIO.❤👑
Eu trabalhei em um terreiro de candomble aqui perto de Brasília quando eu era jovem. Agora com 77 anos lembro- me com muita alegria do tempo maravilhoso que trabalhei com os orixas e minha vovó . Salve os orixas!!!!!
Emocionante! Esse filme demonstra nossas riquezas, nossos saberes e encantamentos. Mas também, o quanto se faz necessário emergir na musicalidade negra presente nos templos/terreiros de candomblé. É lindo demais!!!
obrigado por compartilhar, parabens pelo trabalho. Saudades Letieres Leite!
Não consigo achar palavras para expressar minha felicidade e alegria com essa riqueza de história ❤
Documentário maravilhoso! Enriquecedor!!
a dança de Ogum me emocionou demais, documentário lindíssimo de muitos ensinamentos❤
Agradeço o canal por ter feito esse documentário maravilhoso e ao RUclips por ter me recomendado esse documentário, é simplesmente magnífico!
Tanto aprendizado em tão pouco tempo. Obrigado por essa obra que só faz somar e acrescentar a nossa cultura.
Meo Sinhô du Bonfim!
Como esse *mais que excelente documentário* "passou batido" nas minhas pesquisas na internet até hoje?
Só descobri agora porque estou fazendo um "videozinho" de uns 5 min sobre Odé (Oxóssi) e, lá pelas tantas, estou falando sobre a história envolvida atrás da cantiga, genuinamente brasileira, "ARAKÉTU 'WÚRE, F’ARA IMÓRA". Saí em busca de uma gravação de tal cantiga (sem sucesso até agora) e acabei descobrindo o "ORIN, MÚSICA PARA OS ORIXÁS".
Não entendo porque este documentário só foi visto por 858K, pois é uma obra que deveria ter sido vista por zilhões, mesmo porque fala da cultura trazida ao nosso país pelo povo africano, cultura que é origem de tantas coisas que fazem parte do cotidiano dos brasileiros desde muito antes de a maioria de nós ter nascido, cultura tão impregnada no povo que muita gente nem sabe o "porquê" de estar fazendo isto ou aquilo rotineiramente nos dias de hoje.
Tudo no documentário é fantástico, mas na minha opinião, aos 49m 11s [do vídeo] é algo que, realmente, faz qualquer um seguidor do Orixá (como eu), ou não, querer assistir o documentário inteiro (ruclips.net/video/hL-A29ILa5Y/видео.htmlfeature=shared&t=2950).
FANTÁSTICO! Parabéns.
OBS: A propósito, "ORIN, MÚSICA PARA OS ORIXÁS" me fez lembrar de dois outros documentários sobre a cultura afro-brasileira, excelentes, também:
- ATLÂNTICO NEGRO - NA ROTA DOS ORIXÁS (ruclips.net/video/7m0Ifj0YfAQ/видео.htmlsi=_dTOo1tRrWX6519i)
- PIERRE FATUMBI VERGER - UM MENSAGEIRO ENTRE DOIS MUNDOS (ruclips.net/video/tlbomZeH_p4/видео.htmlsi=tBdMLaQoXNCEYIV4)
Que coisa linda, gratidão a todos os envolvidos por esta obra tão linda. A benção a quem é de benção. Saudade desta terra amada, minha Bahia, Gilmar Bambaré querido sua benção, nosso saudoso amigo Letieres Leite eterno no coração, que emoção rever tanta gente amada. Parabéns, muito feliz com esta obra. Minha gratidão por quantos ensinamentos. Forte abraço, Carol Bandeira (a fotógrafa, rs).
Gratidão por esse documentário e por partilhar de tanta sabedoria. Axé!
🌿❤