O canal não está mais ativo, mas você pode continuar acompanhando meu trabalho no podcast HISTÓRIA FM, onde entrevisto acadêmicos e especialistas sobre os mais diversos temas históricos. Você pode ouvir o programa aqui: open.spotify.com/show/4d1lnERMnFpGTdJiu403pg
Vou fazer história, começar em janeiro. Esses vídeos ajudam bastante, mas também me faz perceber que estudar história é mais complicado do que eu imaginava
Jeff, se você acha que será difícil estudar histótia, vá e estude história. É no difícil que se desenvolve. Se quizer algo fácil, continue estacionado. Vá com vontade. Abraços
Estudar história é algo eterno, você terá que fazê-lo para o resto da sua vida. Cansa, estressa, da preguiça, são noites em que você não dorme direito. Vai por mim, vale cada minuto, você vai amar tudo isso.
Aproveita e larga na frente, aqui no canal tem um vídeo com indicações de textos importantes para a área. Alguns você vai entender tudinho, outros vai entender porra nenhuma, mas vale o exercício, pois alguns deles aparecem logo no primeiro semestre. Mas a melhor dica que alguém pode dar pra quem vai começar algo na área de humanas é: Comece a ler e escrever. Se não tem, crie o hábito da leitura; se já escreve procure melhorar a exposição de suas ideias.
Sugestão: um vídeo explicando o 'pós-modernismo' e falando de construtivismo, estruturalismo, pós-construtivismo, pós-estruturalismo e história social.
Tô no sexto semestre e a cada vez que vejo um vídeo do Icles eu fico com um medo da porra. Hahah Sabe aquela sensação de: "tô me formando e não lembro mais de nada". MIA JUDA, SEM ORRR!!
Tamo aí pra isso. Não gosto que me idealizem e achem que eu sou melhor do que realmente sou em história. Também esqueço de muita coisa, mato leitura, derrapo em temas importantes... Idealização não faz bem, especialmente em tempos de crescimento de casos de depressão na academia pelas pressões de expectativas muitas vezes inalcançáveis. Não quero ser mais um elemento a fazer com as pessoas se sintam mal :)
O conceito de presentismo em Hartog também é uma crítica social com lastros bastante evidentes. É fácil constatar que a maioria da população não possui o mínimo conhecimento sobre o passado, vivendo o presente como um animal, apenas tocando sua sobrevivência. É importante compreender igualmente que a história como disciplina e conhecimento sistematizado surge justamente como um sintoma de uma mudança cultural no regime de historicidade a partir do crescente interesse direcionado ao valor do passado e sua relação estrutural com o presente.
Tive contato com o Hartog recentemente, de cara achei super complexo, mas aos poucos as coisas foram fazendo sentido. Esse vídeo ajuda muito! Mais didático impossível! Excelente 👏👏👏
Muito bom. Narrativa com equilíbrio e profundidade. Embora não possa interessar um público mais geral, aos historiadores é obrigatório refletir sobre as condições e concepções que animam a produção de conhecimento em nossa área. Parabéns pelo formato didático de exposição, isso não é fácil.
Bom vídeo prof. Icles, esses conteúdos nos ajudam muito. Concluí o curso de história em 2020, mas como vivo fora do Brasil, seus vídeos tem sido a minha ferramenta de permanência nos estudos de história. Obrigado!
Fiquei um pouco confusa sobre o exemplo da aluna de mestrado que usou o conceito de "tolerância" , não cometendo anacronismo, mas tratando-se de uma categoria heurística. Tirando a minha confusão nessa parte, o vídeo é excelente. Queria ter tido acesso em 2013, quando precisei resenhar um artigo sobre Regimes de Historicidade do Hartog, no começo da graduação e, do qual tive extrema dificuldade.
Professores do canal! Quero agradecer a grande colaboração e explicação de muita qualidade que você estão nos informando e fazendo a diferença com este canal. Obrigado!
Muito bom, estou há anos tentando ingressar num mestrado, a área de teoria é que mais me interessa. O seu vídeo ficou excelente, vou precisar revê-lo muitas vezes, mesmos as informações que ficaram de fora, as que foram dadas já expande muito a pesquisa. Está de parabéns.
Boa noite, Icles, e aliás, ótimo vídeo! Sou estudante de história (indo para o segundo ano em 2019) e esse ano fiz uma matéria de conceitos em teoria da história que abordaram, dentre outros, o regime de historicidade, e o seu vídeo foi perfeito para mim nesse sentido porque refrescou minha mente. Em primeiro lugar: um exemplo que eu pensei enquanto estava na aula é a questão do estilo musical vaporwave, que surge nos anos 2000 e que tem toda uma vibe saudosista dos anos 80/90, ao mesmo tempo que mistura com ela imagens como por exemplo das estátuas gregas. A música, eletrônica, traz uma sensação de incômodo, de um passado idealizado, mas ao mesmo tempo anacrônico, já que há uma mistura de signos (do que seria a antiguidade e os anos 80/90). E eu compreendo a crítica ao eurocentrismo do Hartog, mas me pergunto duas coisas: a primeira, se por acaso não estaríamos simplesmente vivenciando a mudança desse regime de historicidade futurista para o presentista (e daí nós encontraríamos evidências tanto da mudança quanto da permanência) que pode ou não ser acelerado pelas tensões políticas atuais. A segunda seria se não poderíamos considerar regimes de historicidade a níveis regionais, não mundiais. Assim, seria perfeitamente plausível um futurismo/presentismo em nações desenvolvidas enquanto em regiões ditas periféricas as condições econômicas e sociais não nos colocaria em outros regimes Seu vídeo já foi repassado para a turma e para o professor. Um abraço o/
estou no ensino médio e só penso em fazer historia como segunda ou terceira opção, porém, achei muito bom esse vídeo, achei fascinante, certeza que não entendi com perfeição alguns (ou vários) pontos, mas enfim, este canal é maravilhoso, continue assim.
Salve, Icles! Excelente vídeo sobre teoria da história. Sou graduando em História pela FGV e já estou no fim da minha graduação, entrando no 7 período agora. Seu vídeo me fez lembrar as aulas de historiografia e de teoria da história e me trouxe uma dúvida: em que sentido o Hartog faz alguma diferenciação entre regimes de historicidade e os estudos da filosofia da história? Infelizmente ainda não tive tempo para ler o hartog com mais calma. Aliás, acho que esse seria um tema muito interessante para um vídeo, retomando as filosofias da história de hegel, marx, kant, os metódicos e etc. (Não sei se você tem algum vídeo parecido no canal). Ademais, siga com ótimo trabalho no canal! Curto dms!
Parabéns pelo vídeo! Algo muito interessante de se pensar a partir do Hartog é a perspectiva de futuro em alguns segmentos sociais, antes da queda do muro de Berlim e o esfacelamento da URSS você tinha uma perspectiva de futuro fincada na utopia política que era compartilhada por muita gente, o futuro como um lugar melhor e mais solidário. Ou, do outro lado, a certeza que com a modernidade, a prosperidade, o avanço da ciência, a vida pudesse melhorar significativamente. Após esse processo, com o fim das utopias, o advento do discurso ecológico pesado em relação ao futuro, temos uma perspectiva de futuro pessimista: aquecimento global, guerras, escassez, destruição da raça humana.
Sou formado em história, mas a teoria não é meu forte. Estou fazendo pós em Política e Sociedade. Mas que vídeo bom, cara, me deu vontade de entender melhor o assunto.
Caramba, esses vídeos tão mt bem produzidos.. Acompanho há anos e tanto o Icles - que tive o prazer de conhecer em uma apresentação na UFPR -, quanto a equipe de produção e edição estão de parabéns! Conteúdo sensacional pra quem é historiador, em formação ou não, e também para o grande público.
Não faço história e não sei se pretendo, mas esse vídeo é bem didático (apesar de o assunto ser realmente complicado e requerer bastante atenção) e acho que vale fazer mais desse tipo de conteúdo aqui.
cara muito bom este canal, vivo voltando em vídeos sobre alguns conceitos e talz, espero que o canal continue sempre a trazer estes conteúdos tão ricos, bem trabalhados e sintetizados. Parabéns me ajudou muito na graduação kkkkkk
Professor, poderia fazer um vídeo/ou comentário explicando as maiores diferença entre o curso de história e de geografia ? Sei que não é sua área, mas sendo professor, e provavelmente tendo contato com pessoas dessa área, creio que tenha algo a me acrescentar, já que não tenho ninguém próximo com qualificação melhor pra falar-me a respeito. Meus parabéns pelo conteúdo, mais 1 inscrito!
Não existe absolutamente nenhuma chance disso acontecer um dia. Não sou bom com teoria, e a galera às vezes faz umas perguntas que vc tem que escrever um artigo de, no mínimo, 15 páginas pra poder responder, isso quando a pergunta não dá um TCC inteiro.
Ótimo vídeo! Será que você não poderia fazer um vídeo sobre "historicismo"? Tenho dúvida em entender o que é o historicismo, se ele é visto como algo ultrapassado ou não. O que seria uma disciplina "historicista"? Enfim, fica o pedido! Valeu!
Olá. Gostaria de dar uma ideia. Seria muito massa se vocês pudessem colocar os áudios dos vídeos no Spotify como podcast, ajudaria muito, pois aí a gente ia poder baixar pra ouvir no transporte heheh. Quero também parabenizar pelo trabalho. Curso História e o canal me ajuda demais.
Sim, é complicado, mas não por culta da explicação do Icles, mas porque o tem aé complexo mesmo. Se assistir umas 3X se começar a compreender. Uma dica é assistir e ir parando e anotando os conceitos, facilita a compreensão.
Ótimo vídeo! Mais um conteúdo de excelência no canal. Faço Ciências Sociais, mas gosto muito de História. Poderia fazer um vídeo sobre métodos da pesquisa em História, especialmente sobre Heurística?
Icles, meu velho!! Seu trabalho é do caralho, maluco!!!! Caraca!!!! O teu compromisso com o saber histórico e historiográfico é espetacular... Pois, mesmo não sendo afeiçoado (conforme disse... ) à teoria da história... Vc faz um vídeo desse!!! Q dá um trabalhão!!! Cara! Sou muito seu fã!!! Continue com esse trabalho... E dessa forma!!!! PARABÉNS! EU NÃO DEI NADA DISSO NO MEU CURSO DE HISTÓRIA!!! KKKKKKK É DIFÍCIL PRA CARALHO!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns pelo vídeo! Muito bom! Uma dúvida: essas categorias heurísticas de historicidade (passadismo, presentismo e futurismo) se aplicam exclusivamente a sociedades que desenvolveram um sistema de escrita? Se não, como é analisar a relação dos povos sem escrita com o tempo social?
O canal não está mais ativo, mas você pode continuar acompanhando meu trabalho no podcast HISTÓRIA FM, onde entrevisto acadêmicos e especialistas sobre os mais diversos temas históricos. Você pode ouvir o programa aqui: open.spotify.com/show/4d1lnERMnFpGTdJiu403pg
Vou fazer história, começar em janeiro. Esses vídeos ajudam bastante, mas também me faz perceber que estudar história é mais complicado do que eu imaginava
Putz, tu não faz ideia...
Jeff, se você acha que será difícil estudar histótia, vá e estude história. É no difícil que se desenvolve. Se quizer algo fácil, continue estacionado. Vá com vontade. Abraços
Estudar história é algo eterno, você terá que fazê-lo para o resto da sua vida. Cansa, estressa, da preguiça, são noites em que você não dorme direito.
Vai por mim, vale cada minuto, você vai amar tudo isso.
É tiro, porrada e bamba! Mas vai na fé! hahahah
Aproveita e larga na frente, aqui no canal tem um vídeo com indicações de textos importantes para a área. Alguns você vai entender tudinho, outros vai entender porra nenhuma, mas vale o exercício, pois alguns deles aparecem logo no primeiro semestre.
Mas a melhor dica que alguém pode dar pra quem vai começar algo na área de humanas é: Comece a ler e escrever. Se não tem, crie o hábito da leitura; se já escreve procure melhorar a exposição de suas ideias.
Sugestão: um vídeo explicando o 'pós-modernismo' e falando de construtivismo, estruturalismo, pós-construtivismo, pós-estruturalismo e história social.
Boa pedida!!!
sim!!
Boa! E creio que tem tudo a ver com o tema falado nesse vídeo.
Tô no sexto semestre e a cada vez que vejo um vídeo do Icles eu fico com um medo da porra. Hahah Sabe aquela sensação de: "tô me formando e não lembro mais de nada". MIA JUDA, SEM ORRR!!
Eu também esqueço de muita coisa, inclusive de algumas que falei em vídeos. Isso é bem normal.
Tamo aí pra isso. Não gosto que me idealizem e achem que eu sou melhor do que realmente sou em história. Também esqueço de muita coisa, mato leitura, derrapo em temas importantes... Idealização não faz bem, especialmente em tempos de crescimento de casos de depressão na academia pelas pressões de expectativas muitas vezes inalcançáveis. Não quero ser mais um elemento a fazer com as pessoas se sintam mal :)
12:09m a 12:33m
"Mas é você que ama o passado e que não vê, que o novo sempre vem"
Paulo Pinheiro Machado é um apoiador do Leitura Obrigahistória? Putz, sou cada vez mais fã dele.
Muito bom! Parabéns! Bem esclarecedor de assunto que é super complicado na disciplina de teoria da história. Obrigada!
A qualidade desse canal é astronômica.
saber que existem pessoas como vcs no Brasil me faz ter mais esperança no nosso futuro
Tô aqu pra dizer que SEMPRE volto nesse video. Pois muito util :)
Depois deste vídeo, eu entendi muita coisa que os meus professores de história ficam falando. Muito bom, ouvir isso.
Ótimo resumo dos principais pontos do conceito. Extremamente didático e, especialmente, honesto quanto às limitações da exposição feita. Parabéns!
Deixei meu like em agradecimento e por mais vídeos sobre teoria da história.
Tenho muito interesse em teoria da história, vou começar a graduação ano que vem, vamo ver o que vai rolar né
Fazer pós-gtaduacão suga toda a energia do amor à história. Vídeos assim renasce essa chama apagada que me fez ser historiador
O conceito de presentismo em Hartog também é uma crítica social com lastros bastante evidentes. É fácil constatar que a maioria da população não possui o mínimo conhecimento sobre o passado, vivendo o presente como um animal, apenas tocando sua sobrevivência. É importante compreender igualmente que a história como disciplina e conhecimento sistematizado surge justamente como um sintoma de uma mudança cultural no regime de historicidade a partir do crescente interesse direcionado ao valor do passado e sua relação estrutural com o presente.
Continua falando sobre historiografia
Amei encontrar esse vídeo e o canal. To concluindo história e ter encontrado esse canal a uns anos atrás ia ter me ajudado mais
Tive contato com o Hartog recentemente, de cara achei super complexo, mas aos poucos as coisas foram fazendo sentido. Esse vídeo ajuda muito! Mais didático impossível! Excelente 👏👏👏
Jéssica, me senti tão burra lendo Hartog. Kkk
Tô apanhando muito de Hartog
Muito bom. Narrativa com equilíbrio e profundidade. Embora não possa interessar um público mais geral, aos historiadores é obrigatório refletir sobre as condições e concepções que animam a produção de conhecimento em nossa área. Parabéns pelo formato didático de exposição, isso não é fácil.
Ótima aula, adorado o canal, obrigado
Pensa num vídeo fantástico e super explicativo.
Bom vídeo prof. Icles, esses conteúdos nos ajudam muito. Concluí o curso de história em 2020, mas como vivo fora do Brasil, seus vídeos tem sido a minha ferramenta de permanência nos estudos de história. Obrigado!
No minuto 17, vc fala sobre a questão da crença na tecnologia, na ciência. Como pensaríamos isso hoje, num contexto de negacionismo?
Ah como eu queria ter visto esse vídeo no meu tempo de universitária, travei MUITO no Hartog. Obrigada!
Fiquei um pouco confusa sobre o exemplo da aluna de mestrado que usou o conceito de "tolerância" , não cometendo anacronismo, mas tratando-se de uma categoria heurística.
Tirando a minha confusão nessa parte, o vídeo é excelente. Queria ter tido acesso em 2013, quando precisei resenhar um artigo sobre Regimes de Historicidade do Hartog, no começo da graduação e, do qual tive extrema dificuldade.
Professores do canal! Quero agradecer a grande colaboração e explicação de muita qualidade que você estão nos informando e fazendo a diferença com este canal. Obrigado!
Eu sou estudante de matematica e adorei o video. abs.
Esse vídeo está excelente!! Obrigada!!!
Excelente!!!! Bravo!!!!! Muito bom!!! Precisamos de mais vídeos assim.
Icles, muito bom o vídeo!! Me ajudando muito para estudar para a prova do Mestrado. Parabéns pelo trabalho, infinitamente grato!!
Excelente aula de teoria da história. Vc muito profissional, equilibrado e um intelectual independente. Obrigado pelo seu trabalho.
Não fiz e não faço História e consegui entender de onde você saiu e para onde quis ir. Então, por mais vídeos assim!
Ótimo.
Muito bom, estou há anos tentando ingressar num mestrado, a área de teoria é que mais me interessa. O seu vídeo ficou excelente, vou precisar revê-lo muitas vezes, mesmos as informações que ficaram de fora, as que foram dadas já expande muito a pesquisa. Está de parabéns.
Os melhores vídeos até agora .
Apesar de não ser historiador, com certeza o vídeo foi bem interessante pra mim. Obrigado pelo vídeo.
Poderias tratar da sobre o pensamento de Jörn Rüsen.
Boa noite, Icles, e aliás, ótimo vídeo!
Sou estudante de história (indo para o segundo ano em 2019) e esse ano fiz uma matéria de conceitos em teoria da história que abordaram, dentre outros, o regime de historicidade, e o seu vídeo foi perfeito para mim nesse sentido porque refrescou minha mente.
Em primeiro lugar: um exemplo que eu pensei enquanto estava na aula é a questão do estilo musical vaporwave, que surge nos anos 2000 e que tem toda uma vibe saudosista dos anos 80/90, ao mesmo tempo que mistura com ela imagens como por exemplo das estátuas gregas. A música, eletrônica, traz uma sensação de incômodo, de um passado idealizado, mas ao mesmo tempo anacrônico, já que há uma mistura de signos (do que seria a antiguidade e os anos 80/90).
E eu compreendo a crítica ao eurocentrismo do Hartog, mas me pergunto duas coisas: a primeira, se por acaso não estaríamos simplesmente vivenciando a mudança desse regime de historicidade futurista para o presentista (e daí nós encontraríamos evidências tanto da mudança quanto da permanência) que pode ou não ser acelerado pelas tensões políticas atuais. A segunda seria se não poderíamos considerar regimes de historicidade a níveis regionais, não mundiais. Assim, seria perfeitamente plausível um futurismo/presentismo em nações desenvolvidas enquanto em regiões ditas periféricas as condições econômicas e sociais não nos colocaria em outros regimes
Seu vídeo já foi repassado para a turma e para o professor. Um abraço o/
Sugestão de conceitos históricos: coletivo-singular do koselleck
O mlehor canal do RUclips de Historia, usei muito na epoca da graduação da disciplina.
Nossa, me ajudou demais! Estudando para um processo seletivo, com a cabeça quase dando nó com esses conceitos.. obrigada!
Estes dias comentei no canal meteoro o quanto admiro a elegância e classe que eles têm ao apresentar os vídeos, e você não fica atrás... parabéns ♥️
Muito bom, obrigado pelo vídeo
Excelente!
Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado
Por mais vídeos da teoria da história please
Certeau e Foucault
estou no ensino médio e só penso em fazer historia como segunda ou terceira opção, porém, achei muito bom esse vídeo, achei fascinante, certeza que não entendi com perfeição alguns (ou vários) pontos, mas enfim, este canal é maravilhoso, continue assim.
Excelente vídeo
adorando o canal
Salve, Icles! Excelente vídeo sobre teoria da história. Sou graduando em História pela FGV e já estou no fim da minha graduação, entrando no 7 período agora. Seu vídeo me fez lembrar as aulas de historiografia e de teoria da história e me trouxe uma dúvida: em que sentido o Hartog faz alguma diferenciação entre regimes de historicidade e os estudos da filosofia da história? Infelizmente ainda não tive tempo para ler o hartog com mais calma.
Aliás, acho que esse seria um tema muito interessante para um vídeo, retomando as filosofias da história de hegel, marx, kant, os metódicos e etc. (Não sei se você tem algum vídeo parecido no canal).
Ademais, siga com ótimo trabalho no canal! Curto dms!
Parabéns pelo vídeo! Algo muito interessante de se pensar a partir do Hartog é a perspectiva de futuro em alguns segmentos sociais, antes da queda do muro de Berlim e o esfacelamento da URSS você tinha uma perspectiva de futuro fincada na utopia política que era compartilhada por muita gente, o futuro como um lugar melhor e mais solidário. Ou, do outro lado, a certeza que com a modernidade, a prosperidade, o avanço da ciência, a vida pudesse melhorar significativamente. Após esse processo, com o fim das utopias, o advento do discurso ecológico pesado em relação ao futuro, temos uma perspectiva de futuro pessimista: aquecimento global, guerras, escassez, destruição da raça humana.
Vídeo muito bacana!
Obrigado professor icles...
Sou graduado em História e sempre utilizo e indico o canal para nossos colegas. Ótimo trabalho, parabéns a equipe!
Sou formado em história, mas a teoria não é meu forte. Estou fazendo pós em Política e Sociedade. Mas que vídeo bom, cara, me deu vontade de entender melhor o assunto.
Estou estudando para vestibular e esse vídeo está sensacional! Muito obrigada pela didática e clareza ao explicar🤩
Caramba, esses vídeos tão mt bem produzidos.. Acompanho há anos e tanto o Icles - que tive o prazer de conhecer em uma apresentação na UFPR -, quanto a equipe de produção e edição estão de parabéns! Conteúdo sensacional pra quem é historiador, em formação ou não, e também para o grande público.
Não faço história e não sei se pretendo, mas esse vídeo é bem didático (apesar de o assunto ser realmente complicado e requerer bastante atenção) e acho que vale fazer mais desse tipo de conteúdo aqui.
Ótimo vídeo, Icles. Compreendi exatamente assim o livro do Hartog.
Estou no terceiro semestre de história e é uma coisa incrível!...
Amei o vídeo, o assunto é novo para mim. Sou de letras e pedagogia. Obrigada!
Posta um vídeo sobre o conceito de experiência histórica em Koselleck por favor
Esse vídeo vai me salvar na prova de historiografia
Acho que vou substituir os tantras budistas que uso pra dormir por esse video! Simplesmente impecável!
cara muito bom este canal, vivo voltando em vídeos sobre alguns conceitos e talz, espero que o canal continue sempre a trazer estes conteúdos tão ricos, bem trabalhados e sintetizados. Parabéns me ajudou muito na graduação kkkkkk
Ótimo vídeo. Obrigado Icles, ajudou bastante.
Que vídeo perfeito!
Seus vídeos sobre conceitos me ajudam muito na universidade.
Aula fodaaaa 🤝
Muito bom!!
Professor, poderia fazer um vídeo/ou comentário explicando as maiores diferença entre o curso de história e de geografia ?
Sei que não é sua área, mas sendo professor, e provavelmente tendo contato com pessoas dessa área, creio que tenha algo a me acrescentar, já que não tenho ninguém próximo com qualificação melhor pra falar-me a respeito.
Meus parabéns pelo conteúdo, mais 1 inscrito!
Excelente vídeo, Icles! Parabens pela clareza em transmitir um conceito complexo de forma tão didática.
Você é incrível! Valeu mesmo!!
Hartog nos quebra demais!!
Icles sempre me ajudando na faculdade ❤
Podia ter uma live sobre teorias da História, hein.
Não existe absolutamente nenhuma chance disso acontecer um dia. Não sou bom com teoria, e a galera às vezes faz umas perguntas que vc tem que escrever um artigo de, no mínimo, 15 páginas pra poder responder, isso quando a pergunta não dá um TCC inteiro.
Icles, poderia fazer um vídeo sobre a revolução cultural chinesa? Tem pouca coisa boa no RUclips.
Ótimo vídeo! Será que você não poderia fazer um vídeo sobre "historicismo"?
Tenho dúvida em entender o que é o historicismo, se ele é visto como algo ultrapassado ou não. O que seria uma disciplina "historicista"? Enfim, fica o pedido!
Valeu!
Amo aqui
Sensacional, esse é o melhor canal!
Sou de história, indo pro 5° período.
Excelente vídeo, parabéns. Queria deixar uma sugestão de vídeo: Teoria do Poder (Foucault, etc.). Abraço.
Salve Icles, otimo video conhecimento nunca é demais ... Abraços
Olá. Gostaria de dar uma ideia. Seria muito massa se vocês pudessem colocar os áudios dos vídeos no Spotify como podcast, ajudaria muito, pois aí a gente ia poder baixar pra ouvir no transporte heheh. Quero também parabenizar pelo trabalho. Curso História e o canal me ajuda demais.
A melhor parte é aos 9:59
Achei esse bem complicado, vou ter que assistir mais vezes. Mesmo assim sua explicação é excelente professor!
Sim, é complicado, mas não por culta da explicação do Icles, mas porque o tem aé complexo mesmo. Se assistir umas 3X se começar a compreender. Uma dica é assistir e ir parando e anotando os conceitos, facilita a compreensão.
Melhor vídeo!
Vídeo perfeito, ajudou muito nos meus estudos sobre filosofia da linguagem, obrigado :D
Se depender de mim você será tera audiência. Sou apaixonado pela História!!!
genial, parabéns,muito bem explicado e elucidativo.
Leona, do mais súbito nada, no meio do vídeo! Hahahahahahahah ADOREI!
Ótimo vídeo! Mais um conteúdo de excelência no canal. Faço Ciências Sociais, mas gosto muito de História. Poderia fazer um vídeo sobre métodos da pesquisa em História, especialmente sobre Heurística?
Icles, pq vc não faz o vídeo dando dicas (não de livros) pra quem pretende cursar história ou tá começando?
Na verdade não fiz. Mas provavelmente também não farei. Tenho planos pra isso no futuro, mas não aqui no canal.
Icles, meu velho!!
Seu trabalho é do caralho, maluco!!!!
Caraca!!!!
O teu compromisso com o saber histórico e historiográfico é espetacular...
Pois, mesmo não sendo afeiçoado (conforme disse... ) à teoria da história... Vc faz um vídeo desse!!! Q dá um trabalhão!!!
Cara! Sou muito seu fã!!!
Continue com esse trabalho... E dessa forma!!!!
PARABÉNS!
EU NÃO DEI NADA DISSO NO MEU CURSO DE HISTÓRIA!!!
KKKKKKK
É DIFÍCIL PRA CARALHO!!!!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
eu queria que colocasse os nomes dos historiadores pq as vezes eu não sei escrever dai não consigo pesquisar kkkk achei a aula ótima
Fiz uma avaliação desse conteúdo
Parabéns pelo vídeo! Muito bom! Uma dúvida: essas categorias heurísticas de historicidade (passadismo, presentismo e futurismo) se aplicam exclusivamente a sociedades que desenvolveram um sistema de escrita? Se não, como é analisar a relação dos povos sem escrita com o tempo social?
Muito boa sua explicação. Parabéns pelo canal!
Categorias heurísticas são sempre ideais? E categorias ideais são sempre heurísticas?
Maravilhoso como sempre!
engajamento
A vinheta ficou show!!