Caramba! estão apagando completamente o nome da francesa Emmanuelle Charpentier na descoberta, até o titulo do livro já é auto exclusivo, deve ser a tal hegemonia americana que por sinal esta apagando Santos Dumont.
Tenho uma doença congênita semelhante a do Stephen Hawking e afirmo que nada justifica tal deficiência. Acredito que o Sr. Hawking trocaria um prêmio Nobel pela chance de andar novamente sem titubear.
Essa hipótese do caráter é muito vaga. Pra cada roosevelt, tem vários homens que contraíram polio e não tiveram esse destaque todo. Pra cada Van Gogh, tem vários depressivos que vivem na rua ou sob vício sem construir um "legado". Meu ponto, e isso é só achismo, é que um ser humano não se torna grande por causa de suas dificuldades, mas apesar delas.
@@umsermaligno ta mas ainda tem a questao sera q é etico e justo vc deichar uma pessoa sofrer de uma doença ou deficiencia só por achar q porcausa disso ela vai fazer algo grandioso ? // se vc acha q sim , ent pq vc quando uma pessoa ta com depressao as pessoas tratao ela ? N seria melhor deichar ela sofrer ? Pdc q ela faça algo revolucionario por se sentir daquele geito / sla man a etica é um bagulho muit complexo
Sim mano, pensa se edita-sem o dna do van Gogh e os pais dele contassem pra ele: "Oi filho, então editamos seus genes para que vc não sofresse depressão" Van Gogh: "Ah ótimo que maravilha, amo vocês" Agora imagina a situação: "Oi filho, sabiamos que você teria depressão mas não decidimos editar seus genes pela possibilidade de vc transformar isto em arte!" Van Gogh: "..." É meio óbvio qual a melhor opção
Quem dera eu pudesse me livrar do meu problema de visão, problemas na estrutura óssea e problemas musculares. Não acho que seja antiético, a última coisa que eu queria pro meu filho seria que ele tivesse esses problemas que nem eu.
Também não acredito ser anti-ético, o problema é como faremos isso. Se for uma tecnologia que possa ser acessada por qualquer pessoa acharia OK, mas se for algo somente para ricos vai gerar um abismo social gigantesco. A linha é tênue entre curar doenças e melhoramento genético. No seu caso você quer se livrar dos seus problemas musculares, mas por que não aproveitar e dar um upgrade na musculatura? Por isso acho que o problema está no COMO vamos fazer. Se somente ricos tiverem filhos super-humanos, a tendência é que filhos de pobres nunca ascendam socialmente.
@@bibihc vc tem total razão nessa questão de como fazer. Só que é bem difícil, na prática, que a tecnologia já chegue barata o suficiente pra todos terem acesso. O mais comum é a tecnologia chegar cara e depois ir ficando mais barata com a evolução dos meios de produção e o aumento da demanda. É o caso atual do Grafeno, extremamente difícil de fazer, portanto caro. Ou dos carros elétricos, que ainda estão caros demais, mas cada vez com tecnologias mais acessíveis.
@@jocastapereira244 realmente , mas nn posso negar q na parte da cadeira de rodas eu ri , ksksksksks oq vc prefere , um mundo mais acessivel a cadeirantes , ou se livrar da cadeira de rodas???
Genteee!! Queria mt uma parceria entre o Ponto em Comum e o Ciência Todo Dia.. Olha só a narrativa dos dois a maneira como eles devagam e fazem a gente viajar na ciência!! ❤
Fodástico!!!! O pior é identificar todo egoísmo e falta de entendimento nos comentários de pessoas que não compreendem que temos que ter uma sociedade muito mais evoluída em equidade para alcançarmos o bem estar comum que, futuramente, resolveria grande parte dos problemas que TODOS NÓS VIVEMOS de uma forma ou de outra em intensidades, modos e proporções diferentes. Continue seu trabalho maravilhoso sem dar ouvidos aos imbecis. Abraços.
Eu sou completamente a favor de edição genética para corrigir altura, aparência e tudo mais. É a chance da humanidade de corrigir a injustiça que a loteria genética impõe na gente. Até por que essas diferenças causam problemas reais nas pessoas, em todas as esferas social, profissional, psicológica…
a resposta não tá na edição genética, e sim na reformulação do pensamento social. dar esse poder para pessoas escolherem a altura, cor dos olhos, pele e cabelo nos levaria a uma eugenia e só pioraria a exclusão social, principalmente das pessoas que não teriam acesso à essas edições. eu, você e demais pessoas sem condições monetárias abundantes não poderiamos realizar essas alterações genéticas e sofreriamos com a exclusão de um grupo de pessoas "perfeitas" e ricas...
Me fez lembrar uma discussão em sala de aula no ensino médio sobre síndrome de Dawn, alguns alunos defendendo que eles não viviam plenamente, que a noção de felicidade não aplica-se a eles, que seria melhor não deixar nascer com a síndrome caso soubesse antes, por outro lado o nosso professor falando que na vdd viviam sim, plenamente, são pessoas felizes, cantam musicas, fazem artes, que a vida é mais do que fazer uma faculdade e trabalhar seguindo padrões sociais. Depois da aula descobrimos que o filho do professor tinha síndrome de Dawn. Isso me abala até hoje...
Eu acho que seu professor fez esse debate de propósito para abalar todo mundo da sua sala. Ele escondeu o fato do filho dele ter síndrome de Down e criou um problema ético e moral para ver como vocês reagiriam. Tipo um experimento social.
Na verdade@@flavio-viana-gomide foi um pouco mais bizarro, ele é professor de matemática, ele tinha acabado de chegar na sala e os alunos estavam tendo essa discussão por algum motivo que não sei, eu tava mais longe, e daí ele chegou, escutou e começou a debater com eles. É uma pessoa excepcional, não subiu tom hora nenhuma e explanava o assunto com um sorriso, que depois fui entender, de quem realmente sabia do que tava falando e que com certeza é muito feliz com o filho dele. Foi um episódio que me fez refletir muito, me marcou.
Sou artista, longe de Van goch, mas ainda assim, nasci com defict de atenção, e so hoje com 34 anos consegui viver da minha arte, cada queda e obstáculo me levaram a ter a resiliência e disciplina pra fazer uma serie mensal. Eu acredito que os obstáculos criam novas possibilidades e resoluções.
Crisper é o futuro para os humanos se tornarem perfeitos geneticamente e daí evoluírem para tipo super-humanos (não com poderes mais sim com algumas melhorias em longevidade/força/inteligência)
@@hubssuzbzuhd na teoria ss, mas na prática n da pra saber. Provavelmente o ser humano iria criar um padrão de beleza (no caso já existe, padrão europeu) e inteligência onde os modificados ocupariam o auto da sociedade enquanto o resto da população iria ser descriminada. A eugenia + uma sociedade capitalista e desigual iria dar mt merda. Além disso poderia haver a perda da diversidade. Recomendo o filme Gattaca ele retrata muito sobre isso. Ps: Neo eugenismo e eugenismo são a msm coisa com a diferença óbvio que agora as pessoas sabem q n existe uma raça superior, mas o neo eugenismo poderia criar uma raça superior. Enfim a reflexão.
Eu emfretei por treis anos todas energias negativas cultuadas pelos humanos que influencia esse plano físico para traser a solução para nossa expecie para ser presentiado com as respotas e a soluções para nossa especie comessar sua acenção rumo ao ser semelhante. Ao grande sabio um ser de.luz infinita
As vzs eu queria ter nascido branco, mas lembro q meus esforço p vencer vem da minha aparência como eu meu caráter tbm vem, sou preto de pele clara mas enfrentei as mesmas dificuldades, esse Crispr pode ajudar mts pessoas ou até acabar com mts dores por aí, ser preto n é uma deficiência, mas tu sofre um pouco mais por ser mas a vitoria tem mais graça qnd a gente sofre um pouco
Mas foi por causa desses problemas sociais, externos e internos que define nosso caráter. Se você fosse branco, você não teria passado as dificuldades que você passou, e talvez seria arrogante, egocêntrico, etc.
@@jarisantos Talvez, pq n passei dificuldades como racismo bem explícito ou fome, apenas fui mts vzs subestimado, smp acharam q eu n poderia fzr certas coisas, acho q isso ocorreu por eu ser preto, mas n sou preto de pele escura, tenho caractericas latinas, isso prova q pretos de pele mais clara tbm sofrem de racismo estrutural
O verdadeiro problema ético, é sobre quem teria acesso a essa edição genética. Se hoje já é difícil competir com pessoas com um nível de escolaridade maior, imagina alguém rico e geneticamente aprimorado!? Mas é sim algo interessante e curioso.
3 года назад+47
*A evolução humana é incrível, grande quantidade de evolução, nossos antepassados nem imaginavam isso, incrivel!*
A primeira vez que ouvi falar de crspr eu pensei em super humanos, não duvido que será usada pra tal finalidade no exército em um futuro não tão distante, já que muitas tecnologias que utilizamos foram primeiro utilizadas por eles. Que é algo promissor não há dúvidas, que pode ser usado para coisas ruins, também não há dúvidas. Não sou contra modificar a genética para retirar alguma doença que a pessoa possa desenvolver no futuro e de depois de utilizar isso por décadas, aprenderiam muito e poderiam dar um passo além criando pessoas mais resistentes e fortes depois poderiam ir mais além, talvez mixar DNA de alguns animais em humanos para terem uma nova característica. Em fim, as possibilidades são imensas...
Eu sempre me destaquei no ensino médio com notas altas e rendimento consideravelmente acima da média. E eu trocaria isso facilmente por uma saúde mental robusta, se eu pudesse escolher.
Pessoas sem empatia acham que o sofrimento dos outros é para um bem maior... é triste ver isso. Temos que melhorar a inteligência dos nossos descendentes, porque a nossa geração é uma safra meio ruim nesse sentido.
Vei acho q geral tem uma saúde mental meio bad mas são poucos que se expõem, é isso tbm passa mn antes eu tinha bastante crises mas isso vem diminuindo bastante ao longo do tempo
Mas a sua destaque no ensino médio meio que beneficiava você e a sua saúde mental também.... Então fica fica fácil comprar qual seria a melhor opção... Mas por exemplo se você visse algo que taria bem estar para muitas pessoas mas mal estar para você, de uma forma que somando todos os bem estar com mal estar acabaria totalzando mais bem estar... O que você deveria fazer? (Obeserve que eu não perqutei o que você faria, e sim o que você deveria fazer... Tem uma diferença muito grande, a ética estuda o que devemos fazer e não o que fazemos) Tem outras maneiras de contabilizar que ação é melhor sem ser a soma dos bem estar... Isso é apenas umas calasse de teorias normativas da ética.. Outras podem olhar mais para a virtude ou para as ações (sem se importa com as consequências)
@@aloi4 as guerras trouxeram avanços inimagináveis na engenharia, na medicina, na exploração espacial, na agricultura etc. Milhões de pessoas foram salvas da morte e da fome pelas guerras. Mas se eu pudesse evitar uma guerra, por menor que fosse, eu deveria fazê-lo. Acho que isso é tão óbvio que me espanta ver alguém defender o oposto.
3 года назад+117
*Ponto em comum, a quantidade de conhecimento passado nesse canal, pode ser impossível de contar, além de transmitir isso de forma engraçada.Canal melhor do nordeste e mundo!*
Plot twist ético: ele vai ser pressionado por ser inteligente, e os estudiosos e outras pessoas não deixariam ele ter uma vida normal de boas porque querem que ele use a inteligencia pra mudar o mundo
@@Kallastar. Sera? Não importa se ele vai ser pressionado, a escolha de utilizar a inteligencia dele ou não, ainda é dele. E se ele vai se deixar abater pela pressão, ainda sim é escolha dele.
@@pablorian6441 Mano falar que alguém só sente a pressão sob ele pq ele deixa ser abatido por ela é dizer que a pessoa com dislexia só não consegue prestar atenção pq ela não quer, ou que alguém com depressão tá triste pq quer
@@tumor9668 Existe diferença de uma DOENÇA e um sentimento. E se um homofobico sentisse desconfortavel estar perto de um casal gay? É escolha dele ou não?
Que vídeo foda!!! Acho incrível a quantidade de questionamentos que me despertam depois de acompanhar as suas ideias, sou fã do canal e do tipo de conteúdo. Parabéns pela qualidade do canal !
Acredito que qualquer avanço para facilitar e melhorar a qualidade de vida do ser humano é valido. É um verdadeiro sonho, ninguém mais sofrer de doenças genéticas físicas como câncer, Parkinson, Ausaimer, entre várias outras.
Eu acredito que os problemas individuais como doenças e deficiências, sejam físicas ou mentais, devem ser prevalecidos. Somente quem passa por este tipo de coisa sabe como é o sofrimento de não estar adequado às condições do ambiente. Mesmo que o ambiente seja acessível, a pessoa precisa ter a escolha de andar ou ficar sentada, de poder enxergar ou, se não quiser, mete a furadeira no olho e resolve o problema dela, se quiser ficar cega. O problema de se nascer doente ou deficiente é não ter as duas opções para escolher.
@@angelsilvzNo vídeo, ele cita dois tipos de problemas: Os problemas individuais, como as doenças e deficiências, e os problemas sociais como a cor da pele. No caso, a resolução dos problemas individuais deve ser prevalecida.
Eu tenho um bebê de 6 anos que eu e minha esposa conseguimos dar a genética perfeita. Eu cheguei há pensar que ele foi encarnado, mais não ele é uma esponja absorve tudo e consegue me superar... Meu filho é a evolução do ser humano
Quem gostou do tema desse vídeo provavelmete vai curtir o filme "Gattaca - A Experiência Genética" de 1997, filme incrível que aborda o tema de forma genial...
Um bom filme eu particularmente acho legal o fato do filme mostrar que mesmo o filho editado sendo perfeito ele nao conseguia nadar pra se salvar no começo diferente do não editado.
Acho o CRISPR incrível, a extinção de todas as deficiências, quebra de limitações e uma geração de humanos perfeitos. As pessoas vão criticar o CRISPR, falar de ética e etc, mas se fosse uma técnica que as permitissem "se editar" depois de adultas, duvido que alguém iria reclamar ou sequer pensar em ética.
Eu pessoalmente sou favorável em usar o CRISPR para evitar problemas de saúde no futuro do indivíduo, porque seria como as vacinas de hoje em dia. Agora sobre manipulações de estética, e que em nada tem a ver com saúde, como deixar loiro, ou magro, ou mesmo aumentar a capacidade física, eu já não sou a favor, porque seria apenas um capricho dos pais, sendo que os mesmos não são dono da vida da criança
Dai o filho cresce, se entope de anabolizantes para compensar a genética ruim para ganho de massa muscular ou de cirúrgias para se adequar ao padrão estético exigido pelas pessoas.
“O humano transcende e muito o biológico e o genético. Os chamados destinos que estão codificados em nossa genética aparentemente podem ser torcidos, modificados, transformados ou contrariados pela ação de nossa vontade, nossa força ou pelo ambiente. As pessoas melhoram fazendo um mundo melhor para viver”. -- Geneticista
Cara, eu faria quase tudo pra me livrar da minha gagueira e a minha tendência a ter os ossos do ombro mais frágeis que os outros, isso é algo que está na família do meu pai a mais de décadas e eu não quero que meus filhos tenham que passar pela dificuldade de se comunicar que eu tinha, ser gago pode parecer bobeira mas se a pessoa n tiver uma mente firme, depressão iria se alastrar fácil pq mal tem como se comunicar com as pessoas e pedir ajuda.
pra se livrar da gagueira é só vc treinar sua respiração e ter mais calma. eu sofria de gagueira e foi aprendendo a respirar que me livrei. já os ossos deve ser deficiencia de calcio. se ficar curando todo problema que aparecer a evolução humana estaria arruinada
@@Samaeln3301 cara vc n sabe como é horrivel ter alguma disfluencia da fala, eu tenho taquifemia e é uma luta pra eu falar uma frase sem "embolar" em seguida
Na minha opinião carregamos imposições sobre nós a vida toda desde sempre, a maioria no nível psicológico, fazer isso para ter pessoas "melhoradas" podem ser um impasse apenas para quem acredita em alma.
Vendo pelo lado de que queremos sempre evoluir como sociedade e indivíduos, penso que todos esses dilemas éticos precisam dar lugar ao avanço de nossa espécie. Se vc pode criar uma pessoa sem doenças crônicas que atrapalhariam sua carreira, que tomariam seu tempo e seu dinheiro em busca de medicamentos e tratamentos, e que possa usar toda sua energia para viver e buscar a felicidade, não existe dilema que possa superar esses benefícios. Se fosse possível perguntar a Vincent van Gogh, se ele prefere ser feliz, e talvez menos criativo, ou ser depressivo e ficar marcado na história apenas depois de sua morte, eu acho que não teríamos essas capinhas de celular.
Felicidade não deve ser um objetivo, é uma emoção somente. Uma sensação, algo que você sente após uma conquista, algo dar certo etc. Se tu quiser isso pro resto da vida vai estar basicamente drogado numa emoção, igual um robô sem liberdade ou sentimentos.
@@Conta_Completamente_Inativa Entendo felicidade não como um momento, mas como um estado de espírito. Não somente aquele momento de descarga de hormônios, mas uma vida plena onde vc possa sempre buscar evolução pessoal, financeira, profissional, etc, sem que fatores internos ou externos, como doenças ou problemas do mundo, possam interferir na sua saúde mental e física. É sabido que pessoas podem reagir a um mesmo estímulo de formas diferentes simplesmente pela forma que o cérebro delas trabalham. Um pessoa depressiva, por exemplo, pode reagir mal a estímulos, agravando sua saúde mental e estado de espírito. Sabendo que depressão, e inúmeros outros transtornos psíquicos, são deficiências em algumas partes do cérebro físico, e, como todos consideramos correto tratar deficiências ou doenças para que as pessoas possam melhorar suas condições de vida, pq não intervir e diminuir as possibilidades de doenças e transtornos da humanidade?
@@Conta_Completamente_Inativa Que pobre de informações vc é então. Estado de espírito ao que me refiro é um sentimento pessoal, que pode ser de bem ou mal estar, alegre ou triste, em paz ou em fúria. Longe do conceito de alma ou corpo energético transcendental. Se vc tivesse observado em meu texto, eu falei sobre coisas e causas materiais, então não tem a ver com o sobrenatural.
4:47 nossa! "Orgulho de não me locomover direito!" Paciência né! 5:55 te garanto, não e depressão que leva alguém a ser artístico 8:34 estudei com um garoto que usava cadeira de rodas, Era muito difícil pra ele, cortava o coração, olha o que você fala! Você não pode invalidar o dor do outro só porque na sua cabeça ela é insuficiente!
Tenho autismo de grau leve, diagnosticado por um psicólogo. É considerado doença, mas se eu pudesse escolher antes de nascer escolheria não "ser curado", porque o meu autismo faz com que seja mais difícil eu me espelhar nas pessoas ao meu redor. Na minha opinião isso bom porque o mundo é na minha opinião ruim, isso faz com que eu seja menos influenciado pelas coisas ruins ao meu redor. Tem outras coisas que eu considero benefícios, mas ficaria uma hora escrevendo. Sim, eu já sofri muito bullying por isso, mas mesmo assim escolheria manter o autismo. E sim, sei que sou exceção, mas acho importante falar que tem pessoas que escolheriam manter suas "doenças", como eu.
Autismo nem é completamente uma doença,e mais uma condição genética que se torna problemática em alto grau,eu também tenho,os mesmos sintomas que você,mas mesmo que não seja bom retirar o autismo, é possível aprimorar,tirar a insegurança social,manter os benefícios,tirar a sensibilidade fodida aos sons,deixar só a percepção
Há muitas pessoas com excelentes condições de vida, mas mesmo assim possuem depressão, nem sempre é só uma questão de sociedade desigual, afinal acredito que se eu perguntar para qualquer deficiente físico que nasceu nesta condição se ele prefere acessibilidade ou não ter a deficiência, não preciso nem falar qual vai ser a resposta.
Fico maravilhado com essas questões, contudo, há algo que jamais falam sobre: A autopropriedade. O que um indivíduo faz com o seu corpo não é da conta da sociedade ou do estado. Apenas da pessoa.
Se imagine sendo pai/mãe e teu filho lhe pergunta: "papai, porque você me deixou nascer cego sendo que poderia ter optado por fazer com que eu enxergasse?
@@breno3156 Pode investir o tanto que quiser que mexer nos genes sempre vai dar merda. O ápice da nossa engenhosidade é produzir softwares avançados de computador que, quando comparados a uma única fitinha de ADN, mostram-se claramente arcaicos. Querer programar a vida é o suprassumo da soberba.
Tem um filme chamado Gattaca - A Experiência Genética que trata sobre esse tema. O filme é incrível, nele existem dois tipos de seres humanos, os nascidos naturalmente e os geneticamente modificados e tudo isso gera um novo tipo de preconceito. É incrível
Eu acredito que tenhamos a obrigação de usarmos a tecnologia para melhorar nossos corpos, tanto aprimoramentos físicos e mentais quanto para evitar doenças e limitações que a natureza nos impôs, nossa espécie sempre fez isso de certa forma, só estamos levando isso a outro patamar, éticas e crendices passageiras não podem ficar no caminho de um futuro melhor.
A forma como ele trata assuntos complexos de forma descontraída é muito contagiante,a muito tempo assisto esse canal,nunca decepciona. Simplesmente extraordinário
É um dilema ético complicado, porém a engenharia genética é o futuro. Creio que devemos dar acessibilidade tanto a um deficiente físico que precisa acessar direitos quanto acesso da população a essa edição se há problemas evitáveis. Uma coisa não está em contradição a outra, é uma questão de acesso a felicidade e direitos ambas as coisas.
Pra mim! ético, e negar felicidades e uma boa vida saudável, a qual todos teriam o mesmo direito de ter. Então sim, mudança genética só seriam ruim, se nós mudássemos a anatomia apenas para embelezar as nossas aparências, porém para o bem da cura, não vejo problema, como já diz na física, toda ação tem uma reação, então se doenças trouxe artistas ou revolucionários, todo mundo saudável e inteligente, ia trazer mais tecnologias e melhorias para toda humanidade.😊
As duas coisas vão passar. Até porque só estão adiantando para a genética o que já é feito cirurgicamente hoje - prótese de silicone, rinoplastia, harmonização facial...
Meu querido, teus roteiros são incríveis, bem elaborados, completos e cheio de plot-twist em um nível difícil de se ver, seja no RUclips, Seja na tevê aberta. Parabéns.
Se Davi fizesse uma edição genética e tivesse um cabelão grande e vistoso, será que teríamos essa belezura de canal? Infelizmente temos que primar pelo progresso humanidade. Desculpa Davi careca. Acessibilidade para os carecas já
O debate sobre a ética da edição genética é muito importante, pois o CRISPR realmente tem a possibilidade de mudar a humanidade de uma maneira profunda e até, talvez, dar um novo significado ao que é ser humano. Agora, se levarmos em conta o direito natural de escolha, podemos chegar a conclusão que a edição genética não é a melhor escolha, mas também pode se argumentar que o individuo(bebe) que ainda não nasceu não tem as capacidades para escolher e no fim, podemos ver que dependerá dos próprios pais. No entanto, em minha visão é completamente valido a correção de problemas genéticos, pelo fato de que problemas genéticos incapacitam o individuo de realizar ações ou ações especificas, mas partindo para o ambito mental, dependendo da condição, pode não afetar as capacidades de raciocínio do individuo, o que mais uma vez, acabaria para os próprios pais decidirem o que fazer. Porem, a alteração genética para "aprimoramento" ou alteração visual seriam aspectos que não seriam "éticos" em minha visão, pois elimina a individualidade do ser, individualidade que não o inviabiliza de nada, algo que o solucionamento de problemas que levam a impossibilitação de ações poderia inviabilizar.
Uma humanidade com maiores habilidades cognitivas, resistência a doenças, força física etc é necessária para fazer frente ao avanço da IA e singularidade. Não reconhecer isso é fugir à responsabilidade de achar soluções para uma das maiores crises que a humanidade já vivenciou.
Minha mãe escolheu o meu pai, sem me consultar. Ele tinha enxaqueca e, por causa disso, eu também tenho. Crises horríveis. É justo minha mãe ter decidido meu futuro, em que eu e meus filhos carregaremos a carga genética dessa terrível doença? Não há dilema ético no assunto do vídeo. Essa escolha dos pais nas características dos filhos sempre foi feita, desde o início da vida. Como fica a mulher que escolhe, para ser pai dos seus filhos, um cara alto e despreza um baixinho? E um cara que escolhe uma mulher magrinha e não uma com obesidade mórbida? E nos outros animais, onde uma pavoa escolhe o pavão pela cauda dele? E uma rã, que escolhe seu parceiro pelo coachar? Sempre aconteceu. A única diferença é que temos mais flexibilidade de resolver isso com o auxílio da tecnologia, mas o princípio sempre existiu.
Exato! Infelizmente o pessoal adora ignorar isso ou pra piorar ainda mais romantiza doenças e deficiências. É igual a historinha de coach que saiu do nada e hoje é bilionário. Pega uma exceção, corta todas as partes inconvenientes e cria uma maravilhosa historinha de superação que só cria um estigma ainda maior pra quem é REGRA.
@@zakazany1945 Exatamente! Concordo 100%. Com relação a esse exemplo q vc deu, até entendo que vale bastante pra quem tá na merda uma história motivacional. Sonhar é bom. Ter esperança é reconfortante. Ver que existe uma possibilidade de solução pode ser uma ajuda incrível. Agora, tornar isso como regra, como vc disse, é enganar os outros. Ao meu ver, é uma ação de mta má fé. É explorar a má condição e o desespero das pessoas. E não é só no "coaching" q isso existe. Existem diversos exemplos, e uma coisa q assusta mto é ver que, em muitos casos, esses explorados defendem o explorador, por sequer perceber que estão sendo explorados. Bizarro, né?!
Seus vídeos são EXTREMAMENTES viciantes. Seu roteiro INCRIVELMENTE bem montado, bem calculado e bem desenrolado. Suas pitadas de HUMOR e todo CONHECIMENTO repassado faz seu canal ser um dos MELHORES do RUclips. A amarração com o próximo tema é SENSACIONAL. PARABÉNS! ✓
Há o dilema ético sobre o poder que os pais tem poder sobre o futuro dos filhos. Se o Crispr se tornar uma tecnologia popular, teremos pais que irão editar seus filhos para serem jogadores de futebol ou médicos, o futuro não será mais da criança, em certa medida.
Ainda bem, os religiosos não vão querer editar os filhos, já que edição da genética vai ser considerado como "brincar com Deus". Mas acho que não vai ser possível mudar os traços dos filhos pra serem o que os pais querem, pq nós somos espécies influenciadoras
Eu sou deficiente fisico, esse vídeo mexeu demais cmg... no começo eu tava super a favor das mudanças genéticas exatamente pra que outras crianças não passem pelo que eu passo/passei, e no final eu estou questionando toda a minha existência
Crispr criou o George, o Ralph e a Lizzie do filme Rampage. E há que se lembrar que o ambiente também influencia as pessoas, e pode gerar pessoas perfeitas com falhas comportamentais.
Uma diferença só é uma desvantagem se o ambiente impuzer dificuldades. Se as condições mudarem, essa mesma diferença pode se transformar em vantagem. Por exemplo, na segunda guerra, alguns soldados foram escolhidos especialmente por serem daltônicos. Por enxergarem menos cores, eles não eram iludidos pelas camuflagens em veículos e os identificavam a distância; A diversidade é o seguro da natureza contra imprevistos ...
Como assim van Gogh foi um gênio artístico só por causa da depressão? A arte é uma forma de expressão, sem a depressão ele iria expressar outros sentimentos e talvez surgissem outras obras até mais bonitas doq as que ele fez
Super concordo com essas edições genéticas se forem usadas para que o bebê não venha ao mundo com alguma deficiência, condição ou doença que venha a prejudicar seu desenvolvimento físico e/ou cognitivo. Agora usar para modificar cor da pele, aparência e essas coisas, aí não.
A edição genética está nos apresentando diversos dilemas. A variação genética entre todos os humanos que já é pequena se comparada com populações de outros hominídeos, pode ficar ainda menor se utilizarmos essa tecnologia para modificar ou retirar características que não gostamos ou não são socialmente bonitas ou aceitas. A humanidade será mais homogênea no futuro? 🤔
@@camaleonino_òwó só dei um exemplo, além de que ninguém escolhe a cor do próprio cabelo natural, se a pessoa não tá satisfeita ela pinta o cabelo, igual todo mundo faz hoje em dia
Assisti o vídeo e depois que ele acabou eu simplesmente não consegui parar de pensar nas questões que você trouxe. Vídeo incrível. Canal espetacular. Obrigado cara!
Tenho certeza que o sonho de qualquer cadeirante é andar. É fácil lidar com isso, se coloque no lugar e imagine como vc se sentiria se vivesse as duas opções de vida.
Uma vez está conversando sobre isso com uma amiga e ela considerou positivo essa possibilidade de mudar os genes pois criaríamos pessoas boas em tudo, pessoas melhores. Porém uma das características dos grandes gênios é ser muito bom msm em algo, mas ruim em outras questões (como Albert Einstein que era um gênio lógico matemático, mas tinha uma inteligência linguística prejudicada). Assim sendo num mundo em q tds são modificados geneticamente poderíamos não ter mais gênios e isso poderia gerar um impacto mto negativo para o mundo.
@@jao_21 as revoluções tanto científicas, artísticas e tecnológicas que são feitas por gênios, pessoas q costumam ser abaixo da média na maioria das áreas mas geniais numa área específica. Num mundo geneticamente modificado não existiriam gênios, existiram pessoas boas em todas as áreas mas não geniais e assim não haveriam tantas revoluções.
@@tvcultural68 Desigualdade social e genética, os ricos iam ter recursos suficientes para transformar a própria prole em deuses, e os pobres iam continuar sendo humanos normais.
Nessa discussão acredito que o ponto mais importante é sobre a liberdade da criança, essa que não terá a possibilidade de escolher ser modificada ou não. Os outros pontos são questões morais, logo visões subjetivas, que de maneira nenhuma podem ser impostas sobre a sociedade. Todo indivíduo tem direito sobre seu corpo, assim tem o direito de fazer com ele oque quiser. Qualquer forma de controle sobre isso é autoritarismo.
isso se aplica a me que sou deficiente visual, veja, se eu nao tivesse nascido cego muito provavelmente hoje estaria cuidando de boi e vaca, talvez nem estudaria, tão pouco ouviria esse canal maravilhoso.
@@Roladorfuturo pesquise sobre "soluções de acessibilidade". A tecnologia atual permite que uma pessoa com graves limitações de visão conseguir utilizar um computador e internet.
Realmente nós devemos aprender a nós respeitar independente do que cada um acredita.porem,está ideia no papel é linda...mas a prática é totalmente diferente...já fizemos muitas coisas que julgariam antiético,tudo por um bem maior,não sei se eu poderia dizer tudo sobre as guerras...por que se algo mudasse...eu creio que não estaria aqui escrevendo isso...e nem você vendo isso...
Deficiência e raça são duas coisas muito diferentes, acho que ninguém sofre por ser negro, mas por ficar preso em uma cadeira de rodas ou paralisado em um leito por toda vida, acredito que ninguém se candidataria. Sou negro e acho que os negros não precisão de uma pele mais clara pra se sentirem mais aceitos. a raça de todos na verdade é humana.
A gente pode avançar a civilização muito bem sem pressionar as pessoas com suas pressões e dificuldades. Afinal, a capacidade cerebral continua a mesma, e mesmo que perca os gatilhos das ligações mais importantes de idéias e ações, a longevidade que essa saúde proporciona é tempo suficiente pra buscar por si só aquilo que você seria pressionado pelo tempo a buscar.
Então o ideal seria utilizar a edição genética pra eliminar tudo aquilo que causa limitações negativas aos seres humanos, experiências negativas, como por exemplo, eu tenho ansiedade, e isso me pressiona a crescer na vida ou me suicidar de uma vez pela pressão que sinto de ter pouco tempo para coisas de longo prazo
Seria muito mais justo perguntar aos que sofrem com problema genêtico se eles passariam isso para o filho a custo de uma arte ou qualquer coisa. Claro que não. Nem mesmo o filho ia gostar disso. Eu trocaria qualquer coisa na vida para não ter a deficiência que tenho. Fama e prestigio não vale nada se vc não for feliz e não ter saúde. E quanto as coisas que não foram feitas ou descobertas porque a pessoa tinha algum problema genético?????
A arte tem a capacidade de transmitir emoções, e as emoções são subjetivas. A arte de Van Gogh não é nada para mim. Mas a saúde, e o estado ótimo do ser humano é a melhor coisa, mas ter isso não significa que durante a vida não tenha altos e baixos, e se supere. Ciência e tecnologia são para melhorar a qualidade de vida humana. Existem muitas doenças genéticas GRAVES. Dizer que gênios portadores de doenças genéticas não alcançariam suas façanhas se não tivessem suas deficiências é subestimar o ser humano, seguramente realizassem mais e melhores coisas se não as tivessem.
Pra mim já começa errado quando 2/3 das crianças com síndrome de down são assassinadas enquanto embriões, ou "a mãe tem a gestação interrompida" como gostam de falar pra soar mais adocicado. Só isso já é um gigantesco debate ético e jamais poderia ser tratado como "caso resolvido" e usar como pré suposto e base para estruturar os argumentos seguintes. A mensagem final do vídeo é o que importa, a sociedade tem de saber construir um mundo onde deficientes, ou simplesmente diferentes, sejam tão humanos e tenham tantas ferramentas para o crescimento ao seu dispor quanto as pessoas que deram a sorte de nascer sem debilitações ou qualquer outra característica que lhe confere demasiada vantagem.
@@barelyisback1907 Com todo o respeito, acho que você não entendeu direito, nosso ponto aqui é sobre o aborto de deficientes VS dar o direito da pessoa nascer, mesmo com tristes limitações. Além de dizer que a solução é o mundo se adequar as pessoas limitadas, e não elimina-las.
No vídeo falou-se muito sobre a depressão. Não acredito que seja causada apenas por fatores genéticos plenamente. No fim continuaremos sendo seres humanos com emoções e sujeitos a sucumbir emocionalmente e reagir a diversos acontecimentos ao longo de nossa vida.
A humanidade está preparada científica mente para isso. Mas Essa ética é que implica. Muitas pessoas não sabem de nada o senso comum bagunça tudo, as pessoas não estão preparandas e do jeito que as coisas são nunca vão estar.
A arte não vem da depressão, vem da inspiração. Supor que van gogh só criou suas obras pq era depresso é o mesmo q dizer que ele tinha um dom e jogar fora todo os anos de trabalho e dedicação q teve para chegar onde chegou. As doenças nunca vão ser coisas boas. Nunca. Por outro lado o investimento na educação para dar mais espaço às artes e os demais estudos acadêmicos poderiam garantir que muitos "van goghs" não sejam apagados pelas faltas de oportunidades, Assim como o próprio teve esse destino, se abrindo para a pintura apenas alguns anos antes de sua morte, E ainda assim levou muito tempo para ser reconhecido.
Eu acho que tem que ser usado pra valer mesmo. No começo vai haver diferenças significativas entre editados e não editados. Mas quanto mais melhorados houverem, mais melhorados estarão espalhando seus genes ótimos. Uma nova espécie vai surgir, mais inteligente e saudável. Vai chegar um ponto em que uma espécie "ótima" irá dominar e talvez nós, não ótimos, deixaremos de existir. Parece ruim, mas é assim que o mundo caminha. Imagine se a evolução tivesse parado no primeiro hominídeo. Ainda hoje, todos seríamos animais. Já que freiamos a seleção natural com a medicina, nada mais justo que tomarmos um atalho para uma próxima espécie, sobretudo mais inteligente. Talvez seja esta espécie que consiga viver na Terra em harmonia com seus recursos, sua vida e seus pares. Talvez seja esta espécie que consiga propagar a vida, criar outros mundos habitáveis e carregar um pouco de nós, seus antepassados, em sua bagagem histórica.
Compre "A Decodificadora" da Intrínseca: amzn.to/3caZawD
Apoie: bit.ly/2X0Fnch
Insta & Twitter: @DaviCalazans
Referências: referenciaspontoemcomum.wordpress.com/2021/04/14/o-dilema-etico-da-edicao-genetica/
Nao senti muita confiança nesse: "nunca matei ninguém" 😂😂😂
Faz um video sobre o aborto 😶
Caramba! estão apagando completamente o nome da francesa Emmanuelle Charpentier na descoberta, até o titulo do livro já é auto exclusivo, deve ser a tal hegemonia americana que por sinal esta apagando Santos Dumont.
Gostaria que fizesse um vídeo sobre o projeto Vênus de "Jaques fresco"
Quantas pessoas com depressão teiveram o talento de Van Gogh? E quantas não? Deixar alguém sofre, por sí só, já é anti-hetico.
Tenho uma doença congênita semelhante a do Stephen Hawking e afirmo que nada justifica tal deficiência. Acredito que o Sr. Hawking trocaria um prêmio Nobel pela chance de andar novamente sem titubear.
Como voce ta escrevendo entao
@@Nicolas-zk6fe ???
@@Nicolas-zk6fe cadê sua empatia caraio?
@@Nicolas-zk6fe Além de n ter empatia é burro...
Essa doença n se manifesta instantaneamente a msm se apresenta com o passar do tempo...
@@Nicolas-zk6fe caralho ele escreve com o pé agora, sua anta!
Essa hipótese do caráter é muito vaga. Pra cada roosevelt, tem vários homens que contraíram polio e não tiveram esse destaque todo. Pra cada Van Gogh, tem vários depressivos que vivem na rua ou sob vício sem construir um "legado". Meu ponto, e isso é só achismo, é que um ser humano não se torna grande por causa de suas dificuldades, mas apesar delas.
Achei legal seu ponto de vista.
Discordo, muita gente faz sim coisas grandiosas por causa de seus problemas, isso é inegável.
@@umsermaligno ta mas ainda tem a questao sera q é etico e justo vc deichar uma pessoa sofrer de uma doença ou deficiencia só por achar q porcausa disso ela vai fazer algo grandioso ? // se vc acha q sim , ent pq vc quando uma pessoa ta com depressao as pessoas tratao ela ? N seria melhor deichar ela sofrer ? Pdc q ela faça algo revolucionario por se sentir daquele geito / sla man a etica é um bagulho muit complexo
Sim mano, pensa se edita-sem o dna do van Gogh e os pais dele contassem pra ele: "Oi filho, então editamos seus genes para que vc não sofresse depressão"
Van Gogh: "Ah ótimo que maravilha, amo vocês"
Agora imagina a situação: "Oi filho, sabiamos que você teria depressão mas não decidimos editar seus genes pela possibilidade de vc transformar isto em arte!"
Van Gogh: "..."
É meio óbvio qual a melhor opção
Porra......esse final ai ficou brabo demais. Concordo.
Quem dera eu pudesse me livrar do meu problema de visão, problemas na estrutura óssea e problemas musculares.
Não acho que seja antiético, a última coisa que eu queria pro meu filho seria que ele tivesse esses problemas que nem eu.
Ah cara eu tenho um certo problema na minha visão, quando saio de casa e vejo a grama meio... fundida, da um gostinho de tristeza :/
Também não acredito ser anti-ético, o problema é como faremos isso.
Se for uma tecnologia que possa ser acessada por qualquer pessoa acharia OK, mas se for algo somente para ricos vai gerar um abismo social gigantesco.
A linha é tênue entre curar doenças e melhoramento genético. No seu caso você quer se livrar dos seus problemas musculares, mas por que não aproveitar e dar um upgrade na musculatura?
Por isso acho que o problema está no COMO vamos fazer. Se somente ricos tiverem filhos super-humanos, a tendência é que filhos de pobres nunca ascendam socialmente.
@@bibihc sem os óculos meu mundo é um borrão
@@bibihc Mas a edição genética é super acessível. O problema vai ser as empresas disponibilizando o serviço, miles de vezes mais caro.
@@bibihc vc tem total razão nessa questão de como fazer.
Só que é bem difícil, na prática, que a tecnologia já chegue barata o suficiente pra todos terem acesso.
O mais comum é a tecnologia chegar cara e depois ir ficando mais barata com a evolução dos meios de produção e o aumento da demanda.
É o caso atual do Grafeno, extremamente difícil de fazer, portanto caro. Ou dos carros elétricos, que ainda estão caros demais, mas cada vez com tecnologias mais acessíveis.
mané ele entra num assunto mó profundo sobre edição genética pra acabar em *empatia* EU AMO ESSE CANAL
Ele é um gênio!
@@jocastapereira244 realmente , mas nn posso negar q na parte da cadeira de rodas eu ri , ksksksksks oq vc prefere , um mundo mais acessivel a cadeirantes , ou se livrar da cadeira de rodas???
@@riancomy882 se um cadeirante te assaltar ele te passa a perna ou a roda ?
@@bugsgamesgameplays3329 pesado
Empatia n é algo profundo?
Genteee!! Queria mt uma parceria entre o Ponto em Comum e o Ciência Todo Dia.. Olha só a narrativa dos dois a maneira como eles devagam e fazem a gente viajar na ciência!! ❤
Eu apoio!
Up to down
E eu viajo na sua beleza gatinha
Up
Up or GULAG
Resumindo, no futuro teremos um Sony Vegas pra editar bebês
Só espero que esse não crashe como o Sony Vegas
Aqui no Brasil, vai ser o Movie Maker..
@@kauanleonardo7589 kinemaster
negocio é davinci rapa
@@UNNIETKTJ Filmora
um after, ai o mlk vem com poder
Fodástico!!!! O pior é identificar todo egoísmo e falta de entendimento nos comentários de pessoas que não compreendem que temos que ter uma sociedade muito mais evoluída em equidade para alcançarmos o bem estar comum que, futuramente, resolveria grande parte dos problemas que TODOS NÓS VIVEMOS de uma forma ou de outra em intensidades, modos e proporções diferentes. Continue seu trabalho maravilhoso sem dar ouvidos aos imbecis. Abraços.
Eu sou completamente a favor de edição genética para corrigir altura, aparência e tudo mais. É a chance da humanidade de corrigir a injustiça que a loteria genética impõe na gente. Até por que essas diferenças causam problemas reais nas pessoas, em todas as esferas social, profissional, psicológica…
O mais foda é ouvir isso de gente que só gosta de padrão. Ela quer que existam pessoas fora do padrão só para serem desprezadas por ela.
a resposta não tá na edição genética, e sim na reformulação do pensamento social. dar esse poder para pessoas escolherem a altura, cor dos olhos, pele e cabelo nos levaria a uma eugenia e só pioraria a exclusão social, principalmente das pessoas que não teriam acesso à essas edições. eu, você e demais pessoas sem condições monetárias abundantes não poderiamos realizar essas alterações genéticas e sofreriamos com a exclusão de um grupo de pessoas "perfeitas" e ricas...
Me fez lembrar uma discussão em sala de aula no ensino médio sobre síndrome de Dawn, alguns alunos defendendo que eles não viviam plenamente, que a noção de felicidade não aplica-se a eles, que seria melhor não deixar nascer com a síndrome caso soubesse antes, por outro lado o nosso professor falando que na vdd viviam sim, plenamente, são pessoas felizes, cantam musicas, fazem artes, que a vida é mais do que fazer uma faculdade e trabalhar seguindo padrões sociais. Depois da aula descobrimos que o filho do professor tinha síndrome de Dawn. Isso me abala até hoje...
A felicidade é superestimada
Karalho
Pesado
Eu acho que seu professor fez esse debate de propósito para abalar todo mundo da sua sala. Ele escondeu o fato do filho dele ter síndrome de Down e criou um problema ético e moral para ver como vocês reagiriam. Tipo um experimento social.
Na verdade@@flavio-viana-gomide foi um pouco mais bizarro, ele é professor de matemática, ele tinha acabado de chegar na sala e os alunos estavam tendo essa discussão por algum motivo que não sei, eu tava mais longe, e daí ele chegou, escutou e começou a debater com eles. É uma pessoa excepcional, não subiu tom hora nenhuma e explanava o assunto com um sorriso, que depois fui entender, de quem realmente sabia do que tava falando e que com certeza é muito feliz com o filho dele.
Foi um episódio que me fez refletir muito, me marcou.
Sou artista, longe de Van goch, mas ainda assim, nasci com defict de atenção, e so hoje com 34 anos consegui viver da minha arte, cada queda e obstáculo me levaram a ter a resiliência e disciplina pra fazer uma serie mensal. Eu acredito que os obstáculos criam novas possibilidades e resoluções.
Brabo.
@Algum nome Aleatório não brabo.
@Algum nome Aleatório continuas sendo não brabo.
@Algum nome Aleatório Boa noite.
Eu to quase indo nesse caminho kkkk TDAH é bom e ruim. 🤡
"O que é, de fato, uma deficiência? Um problema do indivíduo ou da sociedade?" Que frase, meus amigos, que frase!
Certamente um problema que limita o indivíduo em atividades que são comuns e normais ao resto dos indivíduos.
E a resposta é óbvia, um problema do indivíduo, a própria palavra por definição é isso.
Pra mim o único jeito seria tirar isso. E não existiria mais gente discriminada por nada.
Pessoas em condições "perfeitas" tbm são capazes de criações e feitos magníficos.
Só vem, ciência!!
Crisper é o futuro para os humanos se tornarem perfeitos geneticamente e daí evoluírem para tipo super-humanos (não com poderes mais sim com algumas melhorias em longevidade/força/inteligência)
E depois todos morrerem com qualquer gripezinha por falta de diversidade genética.
Parecia simples, né?
Mas não é.
Mano, sla véi
Isso soa meio eugenista pra mim
@@rebecacunha5343 neo eugenismo,e algo maravilhoso
@@hubssuzbzuhd na teoria ss, mas na prática n da pra saber. Provavelmente o ser humano iria criar um padrão de beleza (no caso já existe, padrão europeu) e inteligência onde os modificados ocupariam o auto da sociedade enquanto o resto da população iria ser descriminada. A eugenia + uma sociedade capitalista e desigual iria dar mt merda. Além disso poderia haver a perda da diversidade. Recomendo o filme Gattaca ele retrata muito sobre isso.
Ps: Neo eugenismo e eugenismo são a msm coisa com a diferença óbvio que agora as pessoas sabem q n existe uma raça superior, mas o neo eugenismo poderia criar uma raça superior. Enfim a reflexão.
Eu emfretei por treis anos todas energias negativas cultuadas pelos humanos que influencia esse plano físico para traser a solução para nossa expecie para ser presentiado com as respotas e a soluções para nossa especie comessar sua acenção rumo ao ser semelhante. Ao grande sabio um ser de.luz infinita
As vzs eu queria ter nascido branco, mas lembro q meus esforço p vencer vem da minha aparência como eu meu caráter tbm vem, sou preto de pele clara mas enfrentei as mesmas dificuldades, esse Crispr pode ajudar mts pessoas ou até acabar com mts dores por aí, ser preto n é uma deficiência, mas tu sofre um pouco mais por ser mas a vitoria tem mais graça qnd a gente sofre um pouco
Mas foi por causa desses problemas sociais, externos e internos que define nosso caráter. Se você fosse branco, você não teria passado as dificuldades que você passou, e talvez seria arrogante, egocêntrico, etc.
@@jarisantos Talvez, pq n passei dificuldades como racismo bem explícito ou fome, apenas fui mts vzs subestimado, smp acharam q eu n poderia fzr certas coisas, acho q isso ocorreu por eu ser preto, mas n sou preto de pele escura, tenho caractericas latinas, isso prova q pretos de pele mais clara tbm sofrem de racismo estrutural
@@Rubrum_Manus eu acho que os seres humanos são perfeitos do jeito que são.
@@jarisantos Eu tbm acho, espero q tenham mais pessoas como vc ao longo do tempo
@@Rubrum_Manus obrigado amigo, espero encontrar pessoas como você também
um dos melhores canais que eu conheço sem duvidas, trilha sonora, pauta, iluminação, edição, gancho para o próximo video simplismente exelente
O verdadeiro problema ético, é sobre quem teria acesso a essa edição genética. Se hoje já é difícil competir com pessoas com um nível de escolaridade maior, imagina alguém rico e geneticamente aprimorado!?
Mas é sim algo interessante e curioso.
*A evolução humana é incrível, grande quantidade de evolução, nossos antepassados nem imaginavam isso, incrivel!*
A primeira vez que ouvi falar de crspr eu pensei em super humanos, não duvido que será usada pra tal finalidade no exército em um futuro não tão distante, já que muitas tecnologias que utilizamos foram primeiro utilizadas por eles. Que é algo promissor não há dúvidas, que pode ser usado para coisas ruins, também não há dúvidas. Não sou contra modificar a genética para retirar alguma doença que a pessoa possa desenvolver no futuro e de depois de utilizar isso por décadas, aprenderiam muito e poderiam dar um passo além criando pessoas mais resistentes e fortes depois poderiam ir mais além, talvez mixar DNA de alguns animais em humanos para terem uma nova característica. Em fim, as possibilidades são imensas...
Eu sempre me destaquei no ensino médio com notas altas e rendimento consideravelmente acima da média. E eu trocaria isso facilmente por uma saúde mental robusta, se eu pudesse escolher.
Pessoas sem empatia acham que o sofrimento dos outros é para um bem maior... é triste ver isso. Temos que melhorar a inteligência dos nossos descendentes, porque a nossa geração é uma safra meio ruim nesse sentido.
Concordo 100% contigo.
Vei acho q geral tem uma saúde mental meio bad mas são poucos que se expõem, é isso tbm passa mn antes eu tinha bastante crises mas isso vem diminuindo bastante ao longo do tempo
Mas a sua destaque no ensino médio meio que beneficiava você e a sua saúde mental também.... Então fica fica fácil comprar qual seria a melhor opção...
Mas por exemplo se você visse algo que taria bem estar para muitas pessoas mas mal estar para você, de uma forma que somando todos os bem estar com mal estar acabaria totalzando mais bem estar... O que você deveria fazer?
(Obeserve que eu não perqutei o que você faria, e sim o que você deveria fazer... Tem uma diferença muito grande, a ética estuda o que devemos fazer e não o que fazemos)
Tem outras maneiras de contabilizar que ação é melhor sem ser a soma dos bem estar... Isso é apenas umas calasse de teorias normativas da ética.. Outras podem olhar mais para a virtude ou para as ações (sem se importa com as consequências)
@@aloi4 as guerras trouxeram avanços inimagináveis na engenharia, na medicina, na exploração espacial, na agricultura etc. Milhões de pessoas foram salvas da morte e da fome pelas guerras. Mas se eu pudesse evitar uma guerra, por menor que fosse, eu deveria fazê-lo. Acho que isso é tão óbvio que me espanta ver alguém defender o oposto.
*Ponto em comum, a quantidade de conhecimento passado nesse canal, pode ser impossível de contar, além de transmitir isso de forma engraçada.Canal melhor do nordeste e mundo!*
Nordeste do mundo foi foda
Simm
ele deixa qualquer assunto interessante
@@the_zdd Nordeste e mundo eu falei.
@@moisesmastique verdade
A mutação genética que eu queria seria a habilidade de mexer a minha sobrancelha igual ao Davi
Eu consigo fazer isso, é só treinar as sobrancelhas.
é puro treino cara, se vc tem os músculos vc consegue, vc já nasceu c isso
@@dan-chi2920 na vdd não é, isso é genético, alguns já nascem sabendo contrair apenas uma sobrancelha, outros vão morrer sem conseguir isso
@@marciohenrique4500 acho que e pq ele nao tem cabelo
@@Zartsz6557 ooooh
Eu acho isso incrível, afinal a ciência ta aí pra melhorar a nossa vida, quem aí quer nascer sem conseguir andar, ou não poder enxergar o mundo
Eu usaria essa tecnologia para alimentar a capacidade intelectual de minha prole, imagine aprender todas as matérias da escola de forma fácil !
Plot twist ético: ele vai ser pressionado por ser inteligente, e os estudiosos e outras pessoas não deixariam ele ter uma vida normal de boas porque querem que ele use a inteligencia pra mudar o mundo
@@Kallastar. Sera? Não importa se ele vai ser pressionado, a escolha de utilizar a inteligencia dele ou não, ainda é dele. E se ele vai se deixar abater pela pressão, ainda sim é escolha dele.
@@pablorian6441 Mano falar que alguém só sente a pressão sob ele pq ele deixa ser abatido por ela é dizer que a pessoa com dislexia só não consegue prestar atenção pq ela não quer, ou que alguém com depressão tá triste pq quer
@@tumor9668 Existe diferença de uma DOENÇA e um sentimento. E se um homofobico sentisse desconfortavel estar perto de um casal gay? É escolha dele ou não?
Só queria não deixar ele ficar carequinha e com problemas de visão
Na minha opinião: O propósito da humanidade é avanço e felicidade, qualquer tecnologia benéfica que possa acelerar tudo isso é totalmente bem vinda!
Que vídeo foda!!! Acho incrível a quantidade de questionamentos que me despertam depois de acompanhar as suas ideias, sou fã do canal e do tipo de conteúdo. Parabéns pela qualidade do canal !
Acredito que qualquer avanço para facilitar e melhorar a qualidade de vida do ser humano é valido. É um verdadeiro sonho, ninguém mais sofrer de doenças genéticas físicas como câncer, Parkinson, Ausaimer, entre várias outras.
Eu acredito que os problemas individuais como doenças e deficiências, sejam físicas ou mentais, devem ser prevalecidos. Somente quem passa por este tipo de coisa sabe como é o sofrimento de não estar adequado às condições do ambiente. Mesmo que o ambiente seja acessível, a pessoa precisa ter a escolha de andar ou ficar sentada, de poder enxergar ou, se não quiser, mete a furadeira no olho e resolve o problema dela, se quiser ficar cega.
O problema de se nascer doente ou deficiente é não ter as duas opções para escolher.
Eu li errado ou vc disse uma coisa dps outra?
@@angelsilvz Acho que ele quis dizer "prevenidos" ao invés de "prevalecidos".
@@angelsilvzNo vídeo, ele cita dois tipos de problemas: Os problemas individuais, como as doenças e deficiências, e os problemas sociais como a cor da pele. No caso, a resolução dos problemas individuais deve ser prevalecida.
Eu tenho um bebê de 6 anos que eu e minha esposa conseguimos dar a genética perfeita.
Eu cheguei há pensar que ele foi encarnado, mais não ele é uma esponja absorve tudo e consegue me superar... Meu filho é a evolução do ser humano
Quem gostou do tema desse vídeo provavelmete vai curtir o filme "Gattaca - A Experiência Genética" de 1997, filme incrível que aborda o tema de forma genial...
Um bom filme eu particularmente acho legal o fato do filme mostrar que mesmo o filho editado sendo perfeito ele nao conseguia nadar pra se salvar no começo diferente do não editado.
Vlw pela recomendação mano vou assistir
O Novo Ser "Não" Humano:
ruclips.net/video/M8e9jYIsaX4/видео.html
Acho o CRISPR incrível, a extinção de todas as deficiências, quebra de limitações e uma geração de humanos perfeitos. As pessoas vão criticar o CRISPR, falar de ética e etc, mas se fosse uma técnica que as permitissem "se editar" depois de adultas, duvido que alguém iria reclamar ou sequer pensar em ética.
Eu pessoalmente sou favorável em usar o CRISPR para evitar problemas de saúde no futuro do indivíduo, porque seria como as vacinas de hoje em dia. Agora sobre manipulações de estética, e que em nada tem a ver com saúde, como deixar loiro, ou magro, ou mesmo aumentar a capacidade física, eu já não sou a favor, porque seria apenas um capricho dos pais, sendo que os mesmos não são dono da vida da criança
Dai o filho cresce, se entope de anabolizantes para compensar a genética ruim para ganho de massa muscular ou de cirúrgias para se adequar ao padrão estético exigido pelas pessoas.
Sobre o assunto recomendo os seguintes livros :
📌 A DECODIFICADORA
📌HACKEANDO DARWIN
Recomendo o filme Gattaca, também
“O humano transcende e muito o biológico e o genético. Os chamados destinos que estão codificados em nossa genética aparentemente podem ser torcidos, modificados, transformados ou contrariados pela ação de nossa vontade, nossa força ou pelo ambiente. As pessoas melhoram fazendo um mundo melhor para viver”. -- Geneticista
Cara, eu faria quase tudo pra me livrar da minha gagueira e a minha tendência a ter os ossos do ombro mais frágeis que os outros, isso é algo que está na família do meu pai a mais de décadas e eu não quero que meus filhos tenham que passar pela dificuldade de se comunicar que eu tinha, ser gago pode parecer bobeira mas se a pessoa n tiver uma mente firme, depressão iria se alastrar fácil pq mal tem como se comunicar com as pessoas e pedir ajuda.
Fonte: vozes da minha cabeça
pra se livrar da gagueira é só vc treinar sua respiração e ter mais calma. eu sofria de gagueira e foi aprendendo a respirar que me livrei. já os ossos deve ser deficiencia de calcio. se ficar curando todo problema que aparecer a evolução humana estaria arruinada
@@Samaeln3301 cara vc n sabe como é horrivel ter alguma disfluencia da fala, eu tenho taquifemia e é uma luta pra eu falar uma frase sem "embolar" em seguida
Na minha opinião carregamos imposições sobre nós a vida toda desde sempre, a maioria no nível psicológico, fazer isso para ter pessoas "melhoradas" podem ser um impasse apenas para quem acredita em alma.
Vendo pelo lado de que queremos sempre evoluir como sociedade e indivíduos, penso que todos esses dilemas éticos precisam dar lugar ao avanço de nossa espécie. Se vc pode criar uma pessoa sem doenças crônicas que atrapalhariam sua carreira, que tomariam seu tempo e seu dinheiro em busca de medicamentos e tratamentos, e que possa usar toda sua energia para viver e buscar a felicidade, não existe dilema que possa superar esses benefícios.
Se fosse possível perguntar a Vincent van Gogh, se ele prefere ser feliz, e talvez menos criativo, ou ser depressivo e ficar marcado na história apenas depois de sua morte, eu acho que não teríamos essas capinhas de celular.
"Felicidade" taquilpariu coisa chata essa busca inútil por uma única emoção passageira.
Felicidade não deve ser um objetivo, é uma emoção somente.
Uma sensação, algo que você sente após uma conquista, algo dar certo etc. Se tu quiser isso pro resto da vida vai estar basicamente drogado numa emoção, igual um robô sem liberdade ou sentimentos.
@@Conta_Completamente_Inativa Entendo felicidade não como um momento, mas como um estado de espírito. Não somente aquele momento de descarga de hormônios, mas uma vida plena onde vc possa sempre buscar evolução pessoal, financeira, profissional, etc, sem que fatores internos ou externos, como doenças ou problemas do mundo, possam interferir na sua saúde mental e física.
É sabido que pessoas podem reagir a um mesmo estímulo de formas diferentes simplesmente pela forma que o cérebro delas trabalham. Um pessoa depressiva, por exemplo, pode reagir mal a estímulos, agravando sua saúde mental e estado de espírito.
Sabendo que depressão, e inúmeros outros transtornos psíquicos, são deficiências em algumas partes do cérebro físico, e, como todos consideramos correto tratar deficiências ou doenças para que as pessoas possam melhorar suas condições de vida, pq não intervir e diminuir as possibilidades de doenças e transtornos da humanidade?
@@MarcosSantos-mz9im Chegou em espírito então vai-te, sobre isso eu não tenho informações a trocar.
@@Conta_Completamente_Inativa Que pobre de informações vc é então. Estado de espírito ao que me refiro é um sentimento pessoal, que pode ser de bem ou mal estar, alegre ou triste, em paz ou em fúria. Longe do conceito de alma ou corpo energético transcendental.
Se vc tivesse observado em meu texto, eu falei sobre coisas e causas materiais, então não tem a ver com o sobrenatural.
4:47 nossa! "Orgulho de não me locomover direito!" Paciência né!
5:55 te garanto, não e depressão que leva alguém a ser artístico
8:34 estudei com um garoto que usava cadeira de rodas, Era muito difícil pra ele, cortava o coração, olha o que você fala! Você não pode invalidar o dor do outro só porque na sua cabeça ela é insuficiente!
Tenho autismo de grau leve, diagnosticado por um psicólogo. É considerado doença, mas se eu pudesse escolher antes de nascer escolheria não "ser curado", porque o meu autismo faz com que seja mais difícil eu me espelhar nas pessoas ao meu redor. Na minha opinião isso bom porque o mundo é na minha opinião ruim, isso faz com que eu seja menos influenciado pelas coisas ruins ao meu redor. Tem outras coisas que eu considero benefícios, mas ficaria uma hora escrevendo.
Sim, eu já sofri muito bullying por isso, mas mesmo assim escolheria manter o autismo. E sim, sei que sou exceção, mas acho importante falar que tem pessoas que escolheriam manter suas "doenças", como eu.
Verdade eu tambem mano
Autismo nem é completamente uma doença,e mais uma condição genética que se torna problemática em alto grau,eu também tenho,os mesmos sintomas que você,mas mesmo que não seja bom retirar o autismo, é possível aprimorar,tirar a insegurança social,manter os benefícios,tirar a sensibilidade fodida aos sons,deixar só a percepção
Eu tenho uma deficiência genética, e o quê ele disse é verdade. Isso molda muito o caráter se um ser.
Há muitas pessoas com excelentes condições de vida, mas mesmo assim possuem depressão, nem sempre é só uma questão de sociedade desigual, afinal acredito que se eu perguntar para qualquer deficiente físico que nasceu nesta condição se ele prefere acessibilidade ou não ter a deficiência, não preciso nem falar qual vai ser a resposta.
Gattaca, uma experiência genética aborda esse tema desde 1997, ótimo filme, recomendo a todos, e sim, esse canal é excelente ❤
0:16 o ápice da evolução humana: o careca
Yeet
Yeah
Vdd
YEE
Não
Fico maravilhado com essas questões, contudo, há algo que jamais falam sobre: A autopropriedade. O que um indivíduo faz com o seu corpo não é da conta da sociedade ou do estado. Apenas da pessoa.
Se imagine sendo pai/mãe e teu filho lhe pergunta: "papai, porque você me deixou nascer cego sendo que poderia ter optado por fazer com que eu enxergasse?
@@Victor_725 verdade, tem esse lado tbm, pode ser que de algum erro no procedimento
@@rafaeltavares7704 Quanto mais se investir nisso, menor as chances desse procedimento dar errado
@@breno3156 concordo
@@breno3156 Pode investir o tanto que quiser que mexer nos genes sempre vai dar merda.
O ápice da nossa engenhosidade é produzir softwares avançados de computador que, quando comparados a uma única fitinha de ADN, mostram-se claramente arcaicos.
Querer programar a vida é o suprassumo da soberba.
Há um tempo venho estudando genética e comecei a achar CRISPR, porém, esse canal me mostrou um outro lado... Mais um inscrito!
Tem um filme chamado Gattaca - A Experiência Genética que trata sobre esse tema. O filme é incrível, nele existem dois tipos de seres humanos, os nascidos naturalmente e os geneticamente modificados e tudo isso gera um novo tipo de preconceito. É incrível
O Novo Ser "Não" Humano:
ruclips.net/video/M8e9jYIsaX4/видео.html
O cenário é um pouco irreal,mas é um bom filme
Eu acredito que tenhamos a obrigação de usarmos a tecnologia para melhorar nossos corpos, tanto aprimoramentos físicos e mentais quanto para evitar doenças e limitações que a natureza nos impôs, nossa espécie sempre fez isso de certa forma, só estamos levando isso a outro patamar, éticas e crendices passageiras não podem ficar no caminho de um futuro melhor.
Se pudesse evitar uma depressão e ansiedade crônica em alguém, eu evitaria. O mental estando bem, o resto é de boas!.
Nesse caso não é só genética, você só diminuirá a chance da pessoa ter
Todos os outros problemas de saúde são de boas?? Ruim é só mental?? blz
Sla cara mesmo sendo uma coisa muito boa não parece certo transformar as pessoas em maquinas perfeitas
@@Kallastar. será que se fossemos seres perfeitos completamente, seríamos mesmo "humanidade", sla, n bebi café pra pensa nisso
@@hitalovieira6596 Bixo, acho que uma mente doente é o mais insuportável. Assim que eu penso.
A forma como ele trata assuntos complexos de forma descontraída é muito contagiante,a muito tempo assisto esse canal,nunca decepciona. Simplesmente extraordinário
Muito bom!... curto muito os videos desse cara. Sempre assuntos interessantíssimos e um humor e carisma típicos de Fortaleza. Parabens!
É um dilema ético complicado, porém a engenharia genética é o futuro. Creio que devemos dar acessibilidade tanto a um deficiente físico que precisa acessar direitos quanto acesso da população a essa edição se há problemas evitáveis. Uma coisa não está em contradição a outra, é uma questão de acesso a felicidade e direitos ambas as coisas.
Pra mim! ético, e negar felicidades e uma boa vida saudável, a qual todos teriam o mesmo direito de ter. Então sim, mudança genética só seriam ruim, se nós mudássemos a anatomia apenas para embelezar as nossas aparências, porém para o bem da cura, não vejo problema, como já diz na física, toda ação tem uma reação, então se doenças trouxe artistas ou revolucionários, todo mundo saudável e inteligente, ia trazer mais tecnologias e melhorias para toda humanidade.😊
As duas coisas vão passar. Até porque só estão adiantando para a genética o que já é feito cirurgicamente hoje - prótese de silicone, rinoplastia, harmonização facial...
Meu querido, teus roteiros são incríveis, bem elaborados, completos e cheio de plot-twist em um nível difícil de se ver, seja no RUclips, Seja na tevê aberta. Parabéns.
Se Davi fizesse uma edição genética e tivesse um cabelão grande e vistoso, será que teríamos essa belezura de canal? Infelizmente temos que primar pelo progresso humanidade. Desculpa Davi careca. Acessibilidade para os carecas já
QUE?
O debate sobre a ética da edição genética é muito importante, pois o CRISPR realmente tem a possibilidade de mudar a humanidade de uma maneira profunda e até, talvez, dar um novo significado ao que é ser humano. Agora, se levarmos em conta o direito natural de escolha, podemos chegar a conclusão que a edição genética não é a melhor escolha, mas também pode se argumentar que o individuo(bebe) que ainda não nasceu não tem as capacidades para escolher e no fim, podemos ver que dependerá dos próprios pais. No entanto, em minha visão é completamente valido a correção de problemas genéticos, pelo fato de que problemas genéticos incapacitam o individuo de realizar ações ou ações especificas, mas partindo para o ambito mental, dependendo da condição, pode não afetar as capacidades de raciocínio do individuo, o que mais uma vez, acabaria para os próprios pais decidirem o que fazer. Porem, a alteração genética para "aprimoramento" ou alteração visual seriam aspectos que não seriam "éticos" em minha visão, pois elimina a individualidade do ser, individualidade que não o inviabiliza de nada, algo que o solucionamento de problemas que levam a impossibilitação de ações poderia inviabilizar.
Caraca, os vídeos estão virando superproduções! Foda d+!
Uma humanidade com maiores habilidades cognitivas, resistência a doenças, força física etc é necessária para fazer frente ao avanço da IA e singularidade. Não reconhecer isso é fugir à responsabilidade de achar soluções para uma das maiores crises que a humanidade já vivenciou.
Minha mãe escolheu o meu pai, sem me consultar. Ele tinha enxaqueca e, por causa disso, eu também tenho. Crises horríveis. É justo minha mãe ter decidido meu futuro, em que eu e meus filhos carregaremos a carga genética dessa terrível doença?
Não há dilema ético no assunto do vídeo. Essa escolha dos pais nas características dos filhos sempre foi feita, desde o início da vida. Como fica a mulher que escolhe, para ser pai dos seus filhos, um cara alto e despreza um baixinho? E um cara que escolhe uma mulher magrinha e não uma com obesidade mórbida? E nos outros animais, onde uma pavoa escolhe o pavão pela cauda dele? E uma rã, que escolhe seu parceiro pelo coachar? Sempre aconteceu. A única diferença é que temos mais flexibilidade de resolver isso com o auxílio da tecnologia, mas o princípio sempre existiu.
Exato! Infelizmente o pessoal adora ignorar isso ou pra piorar ainda mais romantiza doenças e deficiências. É igual a historinha de coach que saiu do nada e hoje é bilionário. Pega uma exceção, corta todas as partes inconvenientes e cria uma maravilhosa historinha de superação que só cria um estigma ainda maior pra quem é REGRA.
@@zakazany1945 Exatamente! Concordo 100%.
Com relação a esse exemplo q vc deu, até entendo que vale bastante pra quem tá na merda uma história motivacional. Sonhar é bom. Ter esperança é reconfortante. Ver que existe uma possibilidade de solução pode ser uma ajuda incrível. Agora, tornar isso como regra, como vc disse, é enganar os outros. Ao meu ver, é uma ação de mta má fé. É explorar a má condição e o desespero das pessoas. E não é só no "coaching" q isso existe. Existem diversos exemplos, e uma coisa q assusta mto é ver que, em muitos casos, esses explorados defendem o explorador, por sequer perceber que estão sendo explorados. Bizarro, né?!
@@danielkohwalter5481 uma verdade incontestável, é de dar ânsia ver alguem defender o contrário.
Puta merda, você é um gênio
KKKKKKKM MEU AMIGO TU FOI CRIADO NO SACO ESCROTAL DO SEU PAI OU SEJA NÃO IMPORTA QUAL MÃE ELE ESCOLHESSE PARA VOCÊ.
Seus vídeos são EXTREMAMENTES viciantes. Seu roteiro INCRIVELMENTE bem montado, bem calculado e bem desenrolado. Suas pitadas de HUMOR e todo CONHECIMENTO repassado faz seu canal ser um dos MELHORES do RUclips. A amarração com o próximo tema é SENSACIONAL. PARABÉNS! ✓
Há o dilema ético sobre o poder que os pais tem poder sobre o futuro dos filhos.
Se o Crispr se tornar uma tecnologia popular, teremos pais que irão editar seus filhos para serem jogadores de futebol ou médicos, o futuro não será mais da criança, em certa medida.
Sim, odeio quando os pais ficam impondo o sonho não realizado deles nos filhos
Será na verdade kkkk
Nss mano imagina os cientista ent, editar um monte de feto super intelectuais para o avanço da ciência
Ainda bem, os religiosos não vão querer editar os filhos, já que edição da genética vai ser considerado como "brincar com Deus". Mas acho que não vai ser possível mudar os traços dos filhos pra serem o que os pais querem, pq nós somos espécies influenciadoras
@@yollyeskoi303 E com isso, quando desse merda os religiosos iriam dizer: "Eu vos avisei" hahaha
a tecnologia é inevitável, em breve nós é quem teremos que nos adaptar a ela
Excelente! Introdução à Bio-Ética !
Eu sou deficiente fisico, esse vídeo mexeu demais cmg... no começo eu tava super a favor das mudanças genéticas exatamente pra que outras crianças não passem pelo que eu passo/passei, e no final eu estou questionando toda a minha existência
Crispr criou o George, o Ralph e a Lizzie do filme Rampage. E há que se lembrar que o ambiente também influencia as pessoas, e pode gerar pessoas perfeitas com falhas comportamentais.
Caralho, sim... isso foi essencial.
O Novo Ser "Não" Humano:
ruclips.net/video/M8e9jYIsaX4/видео.html
Então essas pessoas não seriam perfeitas,por esse motivo é melhor aprimorar mais a inteligência,a melhor cura para essas falhas comportamentais
Esse treco pode fazer alguns gênios não nascerem. Mas podemos pensar que mts gênios não mostraram seu potencial por culpa de alguma deficiência
Que vídeo INCRÍVEL! Faz a nossa mente explodir de tanto pensar ;_;
Uma diferença só é uma desvantagem se o ambiente impuzer dificuldades. Se as condições mudarem, essa mesma diferença pode se transformar em vantagem.
Por exemplo, na segunda guerra, alguns soldados foram escolhidos especialmente por serem daltônicos. Por enxergarem menos cores, eles não eram iludidos pelas camuflagens em veículos e os identificavam a distância;
A diversidade é o seguro da natureza contra imprevistos ...
Como assim van Gogh foi um gênio artístico só por causa da depressão? A arte é uma forma de expressão, sem a depressão ele iria expressar outros sentimentos e talvez surgissem outras obras até mais bonitas doq as que ele fez
Ou talvez ele não fizesse arte, e se fosse criado em uma cultura diferente?
@@RafaelSantos-bl1kg mas aí sai do campo da genética
N e assim. Se vc mudar o timbre da voz dele ele poderia ser um pedrwiro ao inves de um artista
@@henrybraga1957 existem quantas pessoas com depressão? E quantos Van Gogh's existem?
@@venividivici8419 os últimos quadros de van Gogh quando ele superou a depressão,foram incríveis também, não a sentido em romantizar os problemas
Super concordo com essas edições genéticas se forem usadas para que o bebê não venha ao mundo com alguma deficiência, condição ou doença que venha a prejudicar seu desenvolvimento físico e/ou cognitivo. Agora usar para modificar cor da pele, aparência e essas coisas, aí não.
Vai ser tipo uma árvore de habilidade dos rpgs ex:
+1 de força
+10 de destreza
+6 de saúde
+12 de inteligência
(build de mago) kkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Em meio a tantos conteúdos tão bler nesse RUclips, temos esse respiro, mds como vc é NECESSÁRIO!
Mds esse vídeo é exatamente o que eu buscava por eras! Vlw msm cara
Acho que a humanidade precisa disso para evoluir
A edição genética está nos apresentando diversos dilemas. A variação genética entre todos os humanos que já é pequena se comparada com populações de outros hominídeos, pode ficar ainda menor se utilizarmos essa tecnologia para modificar ou retirar características que não gostamos ou não são socialmente bonitas ou aceitas.
A humanidade será mais homogênea no futuro? 🤔
É só em mim que ler "a humanidade será mais homogênea no futuro" que causa arrepios de terror?
Essa mesma tecnologia pode ser usada pra colocar mais variedade, como cabelo azul natural por exemplo
@@29Naybla é más e se a pessoa não querer ter cabelo azul ?
Tipo seria os pais que iriam escolher a étnica dos seus filhos e não os filhos em sí
@@camaleonino_òwó só dei um exemplo, além de que ninguém escolhe a cor do próprio cabelo natural, se a pessoa não tá satisfeita ela pinta o cabelo, igual todo mundo faz hoje em dia
@@camaleonino_òwó imagina negros e africanos pagando para serem brancos para n sofrerem racismo, que louco
Esse assunto me fez lembrar do livro "Admirável mundo novo". Na distopia, as pessoas vivem num paradoxo de padronização e felicidade/auto satisfação.
Fim da espécie humana com o surgimento das aberrações conhecidas como quimeras
Talvez um novo diluvio seja necessário
3:47 "Eu pessoalmente nunca matei ninguém"
Então você contratou um assassino de aluguel? Kkk
Hitler tbm nunca matou ninguém, pessoalmente
@@bigerdino Realmente kk
assacino acho que não, mas Assassino talvez
@@bigerdino É vdd, eu era o bigode.
@@snowy6902 vdd
Assisti o vídeo e depois que ele acabou eu simplesmente não consegui parar de pensar nas questões que você trouxe. Vídeo incrível. Canal espetacular. Obrigado cara!
Finalmente um vídeo do careca.
Tenho certeza que o sonho de qualquer cadeirante é andar. É fácil lidar com isso, se coloque no lugar e imagine como vc se sentiria se vivesse as duas opções de vida.
Uma vez está conversando sobre isso com uma amiga e ela considerou positivo essa possibilidade de mudar os genes pois criaríamos pessoas boas em tudo, pessoas melhores. Porém uma das características dos grandes gênios é ser muito bom msm em algo, mas ruim em outras questões (como Albert Einstein que era um gênio lógico matemático, mas tinha uma inteligência linguística prejudicada). Assim sendo num mundo em q tds são modificados geneticamente poderíamos não ter mais gênios e isso poderia gerar um impacto mto negativo para o mundo.
Qual impacto seria esse?
Em uma sociedade de gênios, ninguém ia ser realmente um gênio, já que ninguém ia se destacar.
nada a ver, teria impacto negativo nenhum, muito pelo contrário, teríamos uma sociedade muito mais evoluída e civilizada
@@jao_21 as revoluções tanto científicas, artísticas e tecnológicas que são feitas por gênios, pessoas q costumam ser abaixo da média na maioria das áreas mas geniais numa área específica. Num mundo geneticamente modificado não existiriam gênios, existiram pessoas boas em todas as áreas mas não geniais e assim não haveriam tantas revoluções.
@@tvcultural68
Desigualdade social e genética, os ricos iam ter recursos suficientes para transformar a própria prole em deuses, e os pobres iam continuar sendo humanos normais.
Nessa discussão acredito que o ponto mais importante é sobre a liberdade da criança, essa que não terá a possibilidade de escolher ser modificada ou não. Os outros pontos são questões morais, logo visões subjetivas, que de maneira nenhuma podem ser impostas sobre a sociedade. Todo indivíduo tem direito sobre seu corpo, assim tem o direito de fazer com ele oque quiser. Qualquer forma de controle sobre isso é autoritarismo.
isso se aplica a me que sou deficiente visual, veja, se eu nao tivesse nascido cego muito provavelmente hoje estaria cuidando de boi e vaca, talvez nem estudaria, tão pouco ouviria esse canal maravilhoso.
@@Roladorfuturo como ele vai ler sua resposta?
@@Roladorfuturo pesquise sobre "soluções de acessibilidade". A tecnologia atual permite que uma pessoa com graves limitações de visão conseguir utilizar um computador e internet.
@@Roladorfuturo utilizo um leitor de tela q vai lendo o que ta na tela.
@@queij0300 da mesma forma que li a sua, com um leitor de tela.
@ é, esse é o princípio.
Realmente nós devemos aprender a nós respeitar independente do que cada um acredita.porem,está ideia no papel é linda...mas a prática é totalmente diferente...já fizemos muitas coisas que julgariam antiético,tudo por um bem maior,não sei se eu poderia dizer tudo sobre as guerras...por que se algo mudasse...eu creio que não estaria aqui escrevendo isso...e nem você vendo isso...
Deficiência e raça são duas coisas muito diferentes, acho que ninguém sofre por ser negro, mas por ficar preso em uma cadeira de rodas ou paralisado em um leito por toda vida, acredito que ninguém se candidataria. Sou negro e acho que os negros não precisão de uma pele mais clara pra se sentirem mais aceitos. a raça de todos na verdade é humana.
A gente pode avançar a civilização muito bem sem pressionar as pessoas com suas pressões e dificuldades. Afinal, a capacidade cerebral continua a mesma, e mesmo que perca os gatilhos das ligações mais importantes de idéias e ações, a longevidade que essa saúde proporciona é tempo suficiente pra buscar por si só aquilo que você seria pressionado pelo tempo a buscar.
Então o ideal seria utilizar a edição genética pra eliminar tudo aquilo que causa limitações negativas aos seres humanos, experiências negativas, como por exemplo, eu tenho ansiedade, e isso me pressiona a crescer na vida ou me suicidar de uma vez pela pressão que sinto de ter pouco tempo para coisas de longo prazo
Seria muito mais justo perguntar aos que sofrem com problema genêtico se eles passariam isso para o filho a custo de uma arte ou qualquer coisa. Claro que não. Nem mesmo o filho ia gostar disso. Eu trocaria qualquer coisa na vida para não ter a deficiência que tenho. Fama e prestigio não vale nada se vc não for feliz e não ter saúde. E quanto as coisas que não foram feitas ou descobertas porque a pessoa tinha algum problema genético?????
A arte tem a capacidade de transmitir emoções, e as emoções são subjetivas. A arte de Van Gogh não é nada para mim. Mas a saúde, e o estado ótimo do ser humano é a melhor coisa, mas ter isso não significa que durante a vida não tenha altos e baixos, e se supere. Ciência e tecnologia são para melhorar a qualidade de vida humana. Existem muitas doenças genéticas GRAVES. Dizer que gênios portadores de doenças genéticas não alcançariam suas façanhas se não tivessem suas deficiências é subestimar o ser humano, seguramente realizassem mais e melhores coisas se não as tivessem.
Porque eu não conhecia seu canal antes? Você é incrível, vontade de dar um abraço no seu cérebro. Que assuntos interessantes.
não seria tão difícil, já não tem muito cabelo no caminho...
Gentee!! Que crítica maravilho no tempo 8:04 !!! Lindas considerações!!!
Pra mim já começa errado quando 2/3 das crianças com síndrome de down são assassinadas enquanto embriões, ou "a mãe tem a gestação interrompida" como gostam de falar pra soar mais adocicado. Só isso já é um gigantesco debate ético e jamais poderia ser tratado como "caso resolvido" e usar como pré suposto e base para estruturar os argumentos seguintes. A mensagem final do vídeo é o que importa, a sociedade tem de saber construir um mundo onde deficientes, ou simplesmente diferentes, sejam tão humanos e tenham tantas ferramentas para o crescimento ao seu dispor quanto as pessoas que deram a sorte de nascer sem debilitações ou qualquer outra característica que lhe confere demasiada vantagem.
É bem isso mesmo lukan são problemas de uma sociedade doente
Sociedade doente é? Tu acha que um cara que nasceu sem braço como eu não daria tudo pra ter um braço?
@@barelyisback1907 eu acho que sim (opinião pessoal)
@@barelyisback1907 Com todo o respeito, acho que você não entendeu direito, nosso ponto aqui é sobre o aborto de deficientes VS dar o direito da pessoa nascer, mesmo com tristes limitações. Além de dizer que a solução é o mundo se adequar as pessoas limitadas, e não elimina-las.
No vídeo falou-se muito sobre a depressão. Não acredito que seja causada apenas por fatores genéticos plenamente. No fim continuaremos sendo seres humanos com emoções e sujeitos a sucumbir emocionalmente e reagir a diversos acontecimentos ao longo de nossa vida.
Ontem eu vi esse mesmo assunto no vídeo do Olá Ciência.
A humanidade está preparada científica mente para isso.
Mas Essa ética é que implica.
Muitas pessoas não sabem de nada o senso comum bagunça tudo, as pessoas não estão preparandas e do jeito que as coisas são nunca vão estar.
Como nunca matou, Davi?! Você nos mata de orgulho todas as quartas-feiras, com esse canal cheiroso...
Parabéns sua lógica foi maravilhosa! Nós precisamos ser humanos uns com os outros!
A arte não vem da depressão, vem da inspiração. Supor que van gogh só criou suas obras pq era depresso é o mesmo q dizer que ele tinha um dom e jogar fora todo os anos de trabalho e dedicação q teve para chegar onde chegou.
As doenças nunca vão ser coisas boas. Nunca. Por outro lado o investimento na educação para dar mais espaço às artes e os demais estudos acadêmicos poderiam garantir que muitos "van goghs" não sejam apagados pelas faltas de oportunidades, Assim como o próprio teve esse destino, se abrindo para a pintura apenas alguns anos antes de sua morte, E ainda assim levou muito tempo para ser reconhecido.
exato
Simmm
Rt
Essa parte faltou ser abordada no vídeo
Concordo
FINALMENTE os canais estão trazendo esse conteúdo pro Brasil, precisamos urgentemente falar sobre isso pra termos ideia do que poderá ser o futuro
Eu acho que tem que ser usado pra valer mesmo. No começo vai haver diferenças significativas entre editados e não editados. Mas quanto mais melhorados houverem, mais melhorados estarão espalhando seus genes ótimos. Uma nova espécie vai surgir, mais inteligente e saudável. Vai chegar um ponto em que uma espécie "ótima" irá dominar e talvez nós, não ótimos, deixaremos de existir. Parece ruim, mas é assim que o mundo caminha. Imagine se a evolução tivesse parado no primeiro hominídeo. Ainda hoje, todos seríamos animais.
Já que freiamos a seleção natural com a medicina, nada mais justo que tomarmos um atalho para uma próxima espécie, sobretudo mais inteligente.
Talvez seja esta espécie que consiga viver na Terra em harmonia com seus recursos, sua vida e seus pares. Talvez seja esta espécie que consiga propagar a vida, criar outros mundos habitáveis e carregar um pouco de nós, seus antepassados, em sua bagagem histórica.
Falou bonito em parceiro... Concordo com tudo o que você disse, a ética é inimiga da evolução
Talvez o destino da humanidade seja a substituição por uma espécie superior
O jeito que o Davi apresenta é maravilhoso, e prende muito a atenção. Não sei como esse já não é o maior canal de ciencia do brasil.