Venho acompanhando esses estudos a um tempo, acho que o mundo precisa se voltar para esse estudo, podemos finalmente considerar que estamos prestes a presenciar, uma nova era para a humanidade. Parabéns pelo canal, o primeiro que vejo falando sobre o assunto no Brasil.
@@UniversodaBioMol Como a bacteria destrói o virus pela primeira vez para incorporar o genoma do virus ? qual o mecanismo usado uma vez que ela ainda nao tem o crisprcas9?
@spartacusrecrut8719 isso não importa meu amigo ,para as pessoas com doenças graves que querem pelo menos ter uma vida normal por uns 40 anos já tá bom ate demais,como pessoas que querem voltar a andar... alem do mais tem várias coisas que aumentam nossa vida últil.
Recentemente a editora intrínseca lançou um livro chamado "a decodificadora" neste livro é mostrada toda a história do CRISPR, as pessoas por trás das pesquisas, as brigas, intrigas, concorrências entre pesquisadores. O livro dá uma grande ênfase à Jennifer Doudna, é uma espécie de biografia da obra. É um baaaaaaita livro legal para quem gosta de biomol e bastidores da ciência.
Aula sensacional! Uma das melhores explicações que vi sobre o sistema CRISPR/Cas9, tanto a nível geral, em termos de aprofundamento sobre o tema, a ponto de ficar extremamente compreensível para leigos, como eu, quanto a nível de aplicabilidade laboratórial e casos práticos de uso. Meus parabéns pela didática e destreza com que conduz tais assuntos de maior complexidade 👏👏👏.
Todos os vídeos desse canal são excelentes! Obrigada por trazer e esclarecer de forma tão didática os conteúdos complexos da biotecnologia. Nota 1000!!
Oi tudo bem Oq vc poderia me falar a respeito de uma doença chamada distrofia muscular usando o crisper e quais empresas aceitam pessoas para teste cobaia
Ok, adorei ai ideia, agora quais equipamentos eu preciso para colocá-la em prática?
Год назад
Achei excelente o conteúdo, muito claro. Mas só senti falta da ponderação dos lados negativos que o CRISPR pode causar: as questões éticas em cima disso no uso em seres humanos, as questões perigosas na produção de alimentos com genoma desconhecido e também o Efeito Off-target (capaz de gerar grandes falhar nesse processo). Sei que não cabe tudo isso num video só, mas fica a dica para os próximos né! De todo modo, comecei a seguir! Abração!
Qual a correlação da ferramenta 🔧 crispr cas e os grãos transgênicos, lembrando que os principais alimentos transgênicos vendidos no Brasil são a soja, o milho e o algodão, que dão origem a produtos como os óleos de cozinha, extrato de soja, proteína texturizada de soja, leite de soja, salsicha, margarina, massas, bolachas e cereais. Alguns alegam efeitos indesejáveis. Esses transgênicos foram editados por crispr cas?
Excelente matéria amo biologia, cosmologia sou apreciador agora queria muito que ditos cientistas pensasse igual a você com toda intenção do mundo, mas afinal o mundo é controlado por algo que nem se que imaginamos
A grande questão é...ooos barcos foram inventados, e ainda são, para excelentes atividades...mas também viraram armas de guerra...portaavioes...aviões que também foram inventados com bons motivos e são usados para causar mais mortes e sofrimentos também. A grande questão é...o que farão com esse novo barco? Com esse novo avião?
Muito bom! Apesar de algumas limitações técnicas, quanto a inserção do arranjo Crispr no núcleo celular, essa tecnologia, sem sombra de dúvida, veio para revolucionar a biologia molecular e todo o ramo das ciências biologicas, assim como fez a PCR. Por enquanto, o foco maior dela está no ramo da saúde na cura de doenças, mas vejo com bons olhos sua aplicação no melhoramento genético vegetal e animal, principalmente na manipulação do epigenoma. A embrapa, inclusive vem começando a ter interesse nisso.
Edu, seria muito interessante se tu fizesse alguns videos a respeito do tema epigenomica (miRNA, metilação, RNA de interferência, lnRNA, etc), aplicações e suas principais ferramentas, bem como a bioinformatica envolvida. Vejo que o mais popular é o estudo de metilação, mas a epigenomica envolve muito mais.
O vídeo é bacana, mas surgiram algumas dúvidas ao se abordar a possibilidade de uso do sistema CRISPR-Cas9 no nocaute gênico. Por exemplo: Em indivíduos heterozigotos com anemia falciforme seria possível nocautear apenas o gene mutante responsável pela cadeia β defeituosa? O gene saudável para cadeia β remanescente conseguiria atender à demanda do organismo? Será que o indivíduo no qual esse nocaute gênico fosse feito teria tendência a desenvolver anemia?
E se fosse feito o Knocout no gene defeituoso, e reinserido um gene codificante de reparo saudável... lembrando que é possível o reposicionamento dos códon de parada em uma sequencia homologa.
Nocaute gênico pode ser feito com muito mais facilidade usando RNA de interferência. Mas veja, não é mais fácil trocar o segmento do nucleotídeo defeituoso por um que não seja defeituoso? Não seria mais fácil utilizar DNA Recombinante nesta questão - doença genética? O mesmo se aplica para galactosemia; fenilcetonúria etc. A questão é: a cura existe. Então por que não é feita?
Como inserir um gene novo funcional entre os cortes sendo que o sistema CRISPR-Cas9 produz ponttas cegas (blunt ends)? Seria necessário usar diferentes Cas9, cada uma com um guide RNA diferente, para produzir pontas pegajosas (sticky ends)? Sendo assim, já não seria melhor usar enzimas de restrição de uma vez?
Creio que isso seja um detalhe irrelevante porque tais células são como ímãs que se superpõem automaticamente em seus polos e assim formam a linha característica tal como os morgelons;
O CRISPER séria capaz de alterar o DNA para uma pessoa ser mais inteligente? Melhorar a memória e raciocínio? Ou indo mais longe, capaz de mudar o DNA para alguém ter memória fotográfica?
Seria muito legal né, mas acho que não porquê pra isso VC teria que manipular os gametas em si pra dar certo, acho que um ser humano já desenvolvido não daria certo porque pra isso acho que teria que alterar o DNA de várias celular no nosso copo .. não sei muito bem como funciona mas essa é minha lógica kkkkk
Além disso, a inteligência é uma característica muito complexa e controlada por uma grande quantidade de genes. E isso está diretamente relacionado com a influência do meio sobre a característica. Ou seja, além da genética, o meio tem muita importância no desenvolvimento da inteligência de uma pessoa.
Incrivel video, vc poderia me dizer se so seria possivel usar isso em organismos q estão se desenvolvendo ou em adultos tbm, tipo deixar um jogador de basquete de 2,10 mais alto ainda, ou mudar a cor do olho de uma pessoa e até aplicar genes de outros seres em pessoas para desenvolver certas habilidades como resistencia a algumas doenças, tolerar outras temperaturas e etc
Oi, eu olhei sua pergunta, e respondendo ela, não é possível mudar as cor dos olhos de uma pessoa já formada, assim como a altura, mais através da técnica podemos modificar o gene responsável pela cor dos olhos e assim os seus filhos e descendentes irão carregar o genes por exemplo do cor azul e possivelmente ter os olhos azuis. Respondendo a sua outra pergunta, sim é possível usar essa técnica ainda no embriões até em adultos com a finalidade de reparar DNA defeituoso, afim de curar uma possível doença Genética, e sim também é possível aplicar genes de outros seres vivos em um humano afim de que esse alvo desenvolva uma função na qual ele não conguia desenvolver, mais nada que relacione com as características do fenótipo!
Essa história de mudar características de um ser humano saudável para que ele possa expressar certos genes por exemplo dar cor dos olhos ainda na fase embrionária, é um assunto muito delicado pois se trata de questão ética, na qual não permita que isso seja feito. Ou seja se uma pessoa pensa que fazendo uma Fertilização in vitro ou reproduções assistida vai dá o direito dela escolher a s características do filho, essa pessoa tá muito enganada, é possível mais não é permitido!
A tecnologia para mudar a cor de olho já existe. Recomendo que assista o 4º EP da minissérie Seleção Artificial (disponível na Netflix). No entanto, o uso da tecnologia há de ser feita no período embrionário do organismo. Doenças genéticas como anemia falciforme podem ser curadas não pela técnica de CRISPR, e sim DNA Recombinante (a insulina vendida na farmácia fora feita deste jeito), no entanto, o buraco é mais em baixo, uma vez que estaríamos curando pessoas e não tratando e isso obviamente não trás retorno à indústria - além de ser um procedimento caro.
opa, sou thiago, estudante de biotecnologia...minha duvida é a seguinte: através da engenharia genética é possível termos a super expressão de um gene?
Como a bacteria destrói o virus pela primeira vez para incorporar o genoma do virus ? qual o mecanismo usado uma vez que ela ainda nao tem o crisprcas9?
Pelo o que eu entendi, a ferramenta varre o DNA viral atrás de uma parte que é comum a muitos vírus, e essa incorporação inicial talvez se dê pela própria seleção natural que pela aleatoriedade da a celular imunidade nativa a um tipo de vírus específico, aí parte do Dna é incorporado e quando a bactéria for infectada por qualquer vírus que partilhe da mesma parte de DNA, o crispr inutiliza esse DNA viral. Só imagino o potencial dessa ferramenta de erradicar qualquer doença que possa assombrar a humanidade, ou até mesmo fornecer uma vida ainda mais longa através da reparação controlada do DNA.
Venho acompanhando esses estudos a um tempo, acho que o mundo precisa se voltar para esse estudo, podemos finalmente considerar que estamos prestes a presenciar, uma nova era para a humanidade. Parabéns pelo canal, o primeiro que vejo falando sobre o assunto no Brasil.
Valeu, meu amigo!
@@UniversodaBioMol Como a bacteria destrói o virus pela primeira vez para incorporar o genoma do virus ? qual o mecanismo usado uma vez que ela ainda nao tem o crisprcas9?
Acho um absurdo pessoas apoiando essa técnica já que é comprovado que ela pode reduzir o tempo de vida desses seres modificados
@spartacusrecrut8719 isso não importa meu amigo ,para as pessoas com doenças graves que querem pelo menos ter uma vida normal por uns 40 anos já tá bom ate demais,como pessoas que querem voltar a andar... alem do mais tem várias coisas que aumentam nossa vida últil.
Recentemente a editora intrínseca lançou um livro chamado "a decodificadora" neste livro é mostrada toda a história do CRISPR, as pessoas por trás das pesquisas, as brigas, intrigas, concorrências entre pesquisadores. O livro dá uma grande ênfase à Jennifer Doudna, é uma espécie de biografia da obra. É um baaaaaaita livro legal para quem gosta de biomol e bastidores da ciência.
Que legal, sabe informar um lugar com este livro disponível para compra?
@@byportela Na Amazon, mercado livre, e vários sites. Eu comprei, estou adorando.
Amo a Biologia e torço para que pessoas iluminadas usem seus conhecimentos e suas descobertas para salvar vidas sem olhar a quem😢
Aula sensacional! Uma das melhores explicações que vi sobre o sistema CRISPR/Cas9, tanto a nível geral, em termos de aprofundamento sobre o tema, a ponto de ficar extremamente compreensível para leigos, como eu, quanto a nível de aplicabilidade laboratórial e casos práticos de uso. Meus parabéns pela didática e destreza com que conduz tais assuntos de maior complexidade 👏👏👏.
Possibilidades inimagináveis 🧬🧬
Todos os vídeos desse canal são excelentes! Obrigada por trazer e esclarecer de forma tão didática os conteúdos complexos da biotecnologia. Nota 1000!!
Maratonando
🎉 fabuloso.Obrigado professor
Exatamente. Oq não é capaz de fazer?
Amo ciência, principalmente biologia genética
Você pode colocar referências das coisas que você falou que CRISPR já fez?
Oba! Agora sim vou entender, dentro das minhas limitações, obviamente, a técnica CRISPR CAS9.
Você é excelente!!!
Aula magnífica, ímpar!!! Universo Biomol é incrível!
Obrigado, Andrei.
Oi tudo bem
Oq vc poderia me falar a respeito de uma doença chamada distrofia muscular usando o crisper e quais empresas aceitam pessoas para teste cobaia
Parabéns!
Ok, adorei ai ideia, agora quais equipamentos eu preciso para colocá-la em prática?
Achei excelente o conteúdo, muito claro. Mas só senti falta da ponderação dos lados negativos que o CRISPR pode causar: as questões éticas em cima disso no uso em seres humanos, as questões perigosas na produção de alimentos com genoma desconhecido e também o Efeito Off-target (capaz de gerar grandes falhar nesse processo). Sei que não cabe tudo isso num video só, mas fica a dica para os próximos né! De todo modo, comecei a seguir! Abração!
o que importa é só a cura de doenças graves, vc não tem idéia de como eu sofro com a esquizofrenia
Obrigada pela aula!!! ♥ Seus conteúdos são sempre muito bem trabalhados e de excelentes gostos e caprichos. Parabéns!!!
Qual a correlação da ferramenta 🔧 crispr cas e os grãos transgênicos, lembrando que os principais alimentos transgênicos vendidos no Brasil são a soja, o milho e o algodão, que dão origem a produtos como os óleos de cozinha, extrato de soja, proteína texturizada de soja, leite de soja, salsicha, margarina, massas, bolachas e cereais. Alguns alegam efeitos indesejáveis. Esses transgênicos foram editados por crispr cas?
Parabéns pela clareza da apresentação, que venham mais! Já me inscrevi, obrigado!
gostei muito do video desde que fiquei sabendo sou muito interesado no assunto mesmo ñ sabendo muito ainda quero aprender
Excelente matéria amo biologia, cosmologia sou apreciador agora queria muito que ditos cientistas pensasse igual a você com toda intenção do mundo, mas afinal o mundo é controlado por algo que nem se que imaginamos
canal show!
Tem jeito de mistura genética com física quantica e neurologia?
Aula sensacional!! Parabéns !.
No exemplo de aplicação do sistema CRISPR-Cas9, como exatamente as plantas se tornaram mais resistentes à seca? Qual gene foi removido ou inserido?
Eu te amo! Sério. Muito obrigado por nos ajudar.
Parabéns pelo canal, é super importante abranger conhecimento e complementa aprendizado para meu curso.👏👏
A grande questão é...ooos barcos foram inventados, e ainda são, para excelentes atividades...mas também viraram armas de guerra...portaavioes...aviões que também foram inventados com bons motivos e são usados para causar mais mortes e sofrimentos também. A grande questão é...o que farão com esse novo barco? Com esse novo avião?
Gostaria de saber quais amostras são necessárias no crispr?
Obrigado pela Aula
É o futuro! Só não pode ser usado por pessoas mau intencionadas.
Obrigado pela aula. 🌲
Vídeo sensacional! Parabéns!
da para colocar um genes de um animal em outro tipo gato com cão ou humano com macaco
Obrigado pelo vídeo, mt bom!
Muito bom! Apesar de algumas limitações técnicas, quanto a inserção do arranjo Crispr no núcleo celular, essa tecnologia, sem sombra de dúvida, veio para revolucionar a biologia molecular e todo o ramo das ciências biologicas, assim como fez a PCR. Por enquanto, o foco maior dela está no ramo da saúde na cura de doenças, mas vejo com bons olhos sua aplicação no melhoramento genético vegetal e animal, principalmente na manipulação do epigenoma. A embrapa, inclusive vem começando a ter interesse nisso.
Edu, seria muito interessante se tu fizesse alguns videos a respeito do tema epigenomica (miRNA, metilação, RNA de interferência, lnRNA, etc), aplicações e suas principais ferramentas, bem como a bioinformatica envolvida. Vejo que o mais popular é o estudo de metilação, mas a epigenomica envolve muito mais.
sensacional...
Incrível!!!!!
da para mudar o sexo de uma pessoa com esta técnica
Parabéns, ótimo vídeo
Qual local ta pesquisando HIV em camundongos? Tu saberia me dizer? Tenho interesse em entrar em contato.
O CRISPR pode ser usado em seres pluricelulares adultos, ou só em zigotos?
Pode ser utilizado virtualmente em qualquer organismo e em qualquer estágio de desenvolvimento.
Fantástico
que aula!!! muito bom
Que aula!!! Parabéns!!!
Ahhh, esperei muito por essa aula! Obrigada, Edu!
O vídeo é bacana, mas surgiram algumas dúvidas ao se abordar a possibilidade de uso do sistema CRISPR-Cas9 no nocaute gênico. Por exemplo: Em indivíduos heterozigotos com anemia falciforme seria possível nocautear apenas o gene mutante responsável pela cadeia β defeituosa? O gene saudável para cadeia β remanescente conseguiria atender à demanda do organismo? Será que o indivíduo no qual esse nocaute gênico fosse feito teria tendência a desenvolver anemia?
E se fosse feito o Knocout no gene defeituoso, e reinserido um gene codificante de reparo saudável... lembrando que é possível o reposicionamento dos códon de parada em uma sequencia homologa.
Nocaute gênico pode ser feito com muito mais facilidade usando RNA de interferência.
Mas veja, não é mais fácil trocar o segmento do nucleotídeo defeituoso por um que não seja defeituoso? Não seria mais fácil utilizar DNA Recombinante nesta questão - doença genética? O mesmo se aplica para galactosemia; fenilcetonúria etc.
A questão é: a cura existe. Então por que não é feita?
Como inserir um gene novo funcional entre os cortes sendo que o sistema CRISPR-Cas9 produz ponttas cegas (blunt ends)? Seria necessário usar diferentes Cas9, cada uma com um guide RNA diferente, para produzir pontas pegajosas (sticky ends)? Sendo assim, já não seria melhor usar enzimas de restrição de uma vez?
Creio que isso seja um detalhe irrelevante porque tais células são como ímãs que se superpõem automaticamente em seus polos e assim formam a linha característica tal como os morgelons;
tudo no mundo está interligado, não existe ponta solta
O CRISPER séria capaz de alterar o DNA para uma pessoa ser mais inteligente? Melhorar a memória e raciocínio? Ou indo mais longe, capaz de mudar o DNA para alguém ter memória fotográfica?
Seria muito legal né, mas acho que não porquê pra isso VC teria que manipular os gametas em si pra dar certo, acho que um ser humano já desenvolvido não daria certo porque pra isso acho que teria que alterar o DNA de várias celular no nosso copo .. não sei muito bem como funciona mas essa é minha lógica kkkkk
Além disso, a inteligência é uma característica muito complexa e controlada por uma grande quantidade de genes. E isso está diretamente relacionado com a influência do meio sobre a característica. Ou seja, além da genética, o meio tem muita importância no desenvolvimento da inteligência de uma pessoa.
@@UniversodaBioMol então você acha que não existe como alterar o DNA a este ponto?
@@iuriandre7148 ainda não. Mas acredito que seja só questão de tempo.
Esse carinha parece o meu professor de biologia kkk
Tradução: Greats times are coming....
Porque será que brasileiro é incapaz de fazer um curso programado , dinâmico, útil?
Incrivel video, vc poderia me dizer se so seria possivel usar isso em organismos q estão se desenvolvendo ou em adultos tbm, tipo deixar um jogador de basquete de 2,10 mais alto ainda, ou mudar a cor do olho de uma pessoa e até aplicar genes de outros seres em pessoas para desenvolver certas habilidades como resistencia a algumas doenças, tolerar outras temperaturas e etc
Oi, eu olhei sua pergunta, e respondendo ela, não é possível mudar as cor dos olhos de uma pessoa já formada, assim como a altura, mais através da técnica podemos modificar o gene responsável pela cor dos olhos e assim os seus filhos e descendentes irão carregar o genes por exemplo do cor azul e possivelmente ter os olhos azuis.
Respondendo a sua outra pergunta, sim é possível usar essa técnica ainda no embriões até em adultos com a finalidade de reparar DNA defeituoso, afim de curar uma possível doença Genética, e sim também é possível aplicar genes de outros seres vivos em um humano afim de que esse alvo desenvolva uma função na qual ele não conguia desenvolver, mais nada que relacione com as características do fenótipo!
Essa história de mudar características de um ser humano saudável para que ele possa expressar certos genes por exemplo dar cor dos olhos ainda na fase embrionária, é um assunto muito delicado pois se trata de questão ética, na qual não permita que isso seja feito.
Ou seja se uma pessoa pensa que fazendo uma Fertilização in vitro ou reproduções assistida vai dá o direito dela escolher a s características do filho, essa pessoa tá muito enganada, é possível mais não é permitido!
@@LucasOliveira-ug9bm talvez incompatibilidades possam existir devido às rejeições consanguíneas;
A tecnologia para mudar a cor de olho já existe. Recomendo que assista o 4º EP da minissérie Seleção Artificial (disponível na Netflix).
No entanto, o uso da tecnologia há de ser feita no período embrionário do organismo.
Doenças genéticas como anemia falciforme podem ser curadas não pela técnica de CRISPR, e sim DNA Recombinante (a insulina vendida na farmácia fora feita deste jeito), no entanto, o buraco é mais em baixo, uma vez que estaríamos curando pessoas e não tratando e isso obviamente não trás retorno à indústria - além de ser um procedimento caro.
Brincando de ser o Criador, os incautos não imaginam o problema que estão arrumando😪
opa, sou thiago, estudante de biotecnologia...minha duvida é a seguinte: através da engenharia genética é possível termos a super expressão de um gene?
Vc poderia explicar para um leigo?
Como a bacteria destrói o virus pela primeira vez para incorporar o genoma do virus ? qual o mecanismo usado uma vez que ela ainda nao tem o crisprcas9?
Pelo o que eu entendi, a ferramenta varre o DNA viral atrás de uma parte que é comum a muitos vírus, e essa incorporação inicial talvez se dê pela própria seleção natural que pela aleatoriedade da a celular imunidade nativa a um tipo de vírus específico, aí parte do Dna é incorporado e quando a bactéria for infectada por qualquer vírus que partilhe da mesma parte de DNA, o crispr inutiliza esse DNA viral.
Só imagino o potencial dessa ferramenta de erradicar qualquer doença que possa assombrar a humanidade, ou até mesmo fornecer uma vida ainda mais longa através da reparação controlada do DNA.
Eduardo, só uma dúvida, o CRISPR está relacionado a biocatálise tbm?
Parabéns, ótimo conteúdo!
Tô tão lascado
Que coincidência com o nome do Russo, o que inventou um antivírus de computador, o Kasper Isky, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.