Paranaguá vista de cima por drone 4K com historia narrada

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 сен 2024
  • Paranaguá Paraná, com historia, curiosidades e informações narradas com lindas imagens vista de cima por drone 4k, porto, centro histórico, ferrovia, aquário entre muitos outros.
    Historia Paranaguá:
    Do porto ao mercadão do peixe ou do artesanato, os pontos turísticos de Paranaguá, no litoral paranaense, mantêm viva a sua história, que no ano de 2008 completou 360 anos. Ao percorrer as ruas da cidade mais antiga do Paraná, o visitante reconhece que o passado histórico da região continua presente no cotidiano e na memória dos habitantes do local.
    O povoamento do litoral paranaense começou por volta de 1550, na ilha da Cotinga. Duas décadas depois, os pioneiros, à frente Domingos Peneda, conquistaram a margem esquerda do rio Taguaré (Itiberê) habitado pela tribo indígena Carijó. Atraídos pelas notícias da existência de ouro que presumia-se existir nas chamadas terras de SantAna, ao sul da Capitania de São Vicente, vicentinos e cananeenses intensificaram a navegação em busca de riquezas que o território talvez pudesse oferecer. Paranaguá é considerado o primeiro município fundado no Paraná, fato que deu-se através de carta régia de 1648.
    A partir de 1549 a costa litorânea paranaense já era conhecida e habitada pelo branco europeu. Foi efetivando-se uma povoação e, em 1578, existia uma pequena capela sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário. Em 1614 Diogo de Unhate, tabelião em São Vicente, obteve a primeira sesmaria em terras paranaenses, localizada entre os rios Ararapira e Superagui. Em 1640 Gabriel de Lara, que passou para a história como o "capitão-povoador", chegou a Paranaguá, sendo que após seu estabelecimento, fez erguer o Pelourinho em 6 de janeiro de 1646, símbolo máximo da justiça e do poder lusitano. Nesse mesmo ano Gabriel de Lara anunciou descobrimento de ouro em Paranaguá. Com essa notícia iniciou-se oficialmente o ciclo da mineração aurífera no Paraná. A presença de tantas autoridades nesta região, acabou despertando a atenção e o interesse de muita gente. A partir do núcleo Paranaguá, outras regiões foram atingidas: Tagassaba, Serra Negra, Faisqueira e os rios do Pinto, Guarumbi, Cubatão e outros lugares.
    Paranaguá cresceu tanto que no ano de 1660 foi transformada em Capitania, sendo Gabriel de Lara nomeado ouvidor, alcaide-mor e capitão-mor. A Capitania de Paranaguá foi extinta em 1710, e anexada à de São Paulo, sendo que por provisão de 21 de agosto de 1724, foi nomeado o primeiro ouvidor pós capitania, o dr. Antônio Alves Lanhas Peixoto.
    Em 1749 iniciou-se a desagregação do imenso território parnanguara, com a criação da ouvidoria de Santa Catarina. Em 1812 foi criada a comarca de São Pedro do Rio Grande do Sul, sendo que nessa mesma data a sede da ouvidoria de Paranaguá foi transferida para Curitiba. A partir de 29 de novembro de 1832, as ouvidorias foram extintas, sendo que nesse período iniciava-se a tomada efetiva de povoamento dos Campos Gerais do Paraná. A localização geográfica permitiu, ao longo de sua existência, que Paranaguá participasse de ações militares, tanto que foi construída a Fortaleza da Ilha do Mel, sem que, no entanto, fosse acionada para fins bélicos, pelo menos a contento. Atualmente é dos pontos turísticos mais visitados do município.
    Um duro golpe à população de Paranaguá ocorreu devido a Revolução Federalista, em 1894. Nessa ocasião os Federalistas (insurretos gaúchos contrários ao governo legal), que haviam tomado de assalto o estado de Santa Catarina, atacaram simultaneamente o estado do Paraná em três frentes, Tijucas do Sul, Lapa e Paranaguá que ficou em mãos dos Federalistas por três meses e sete dias, só saindo dali no dia 24 de abril de 1894.
    Em 1902 foi inaugurada a iluminação elétrica, em 1908 foi instalado o serviço telefônico e em 1914 o serviço de abastecimento de água e rede de esgotos. Em 1934 foram construídas as docas do Porto Dom Pedro II, com 450 metros de cais acostáveis. Posteriormente, esse mesmo porto foi modernizado, tornando-se um dos mais importantes do Brasil.
    Se inscrevam no canal: goo.gl/XJ8ugF
    Me Sigam no facebook, instagram e twitter para mais novidades sobre novos lançamento.
    facebook: goo.gl/7gJ81E
    Twiter: / aereas_imagens
    Instagram: / bronisedrones
    ------------Conheça os nossos canais parceiros--------------------
    Cristina crochê: goo.gl/XLnbqk
    Vanspilla: goo.gl/WTZ6n2
    Mundo Curioso: goo.gl/c5RKAy (Narradora do Canal)
    SKY DRONE FPV: goo.gl/Tf1vVJ
    Junior Drones: is.gd/rOc2rU
    #bronisdrones
    #broniimagensaereas
    -------------referencias:
    www.paranagua.p...
    www.thecities....
    pt.wikipedia.o...
    pt.wikipedia.o...

Комментарии • 588