Esse filme é visionário pois apesar d ser c visual da época anos 70, retrata as mesmas situações q vemos nos dias atuais, ...e muita referencia, o leite, um só olho destacado, mk ultra, o chefe da prisao é clone do Hitler, a trairagem dos "amigos" , etc, adoro esse filme,impagável
O filme é um clássico! Eu acho ridículo a ilusão que criaram de que um filme possa influenciar no comportamento de um indivíduo, e o que eu acho mais engraçado é que esses supostos miolos mole só se deixam influênciar negativamente, nunca o contrário! Pra mim o mal já está latente no safado que se diz influenciado por alguma obra, seja de ficção ou não.
Esses indivíduos que resolveram imitar o filme são jovens com a violência dentro deles, eles já gostavam da violência só colocaram pra fora a personalidade violenta deles ....
Se o mal está latente e o filme ajuda a aparecer, então ae está a influencia naõ é? Mas , de qq forma, naõ acho que devemos proibir um filme por conta de malucos até pq eles irão buscar ou se influenciar por outros modos. O que me parece condenável é dar um falso glamour do crime com mensagens finais de que a violencia, crimes, etc podem compensar.
Falou pouco mas falou bosta. 1- Existem sim filmes q nos ensinam valores positivos (resgate do soldado Ryan, até o último homem, up em altas aventuras, em certo ponto de vista até o poderoso chefão)........ 2- O grau de absorção dos conceitos num filme varia de pessoa p pessoa, do grau de maturidade dela em especial. Não sou a favor de censura nenhuma, aliás ainda n vi esse filme. Mas achar q um filme n tem o poder de influenciar.... eh se enganar.
Existem filmes que são gatilhos para situações variadas e varia também de pessoa pra pessoa, tem o poder de despertar sensações e emoções no individuo. O desejo de viajar, mudar de carreira, seguir um sonho, praticar um esporte após assistir um determinado filme, são exemplos (positivos) disso. Alguns somente sentirão um desejo momentâneo, poucos irão por em pratica e muitos não sentirão nada. Assim ocorre nos filmes que podem despertar os negativos, porem os negativos sempre terão mais peso do que os positivos. Afinal se tem 10 pessoas fazendo o bem e apenas 1 fazendo o mal, qual pessoa vai chamar mais atenção?
Cara pra você vê eu assistir este filme hoje pela primeira vez, e ele sem sombra de dúvida está na minha lista de filmes favoritos. Obs: eu tenho apenas 14 anos e já sou muito fã de cinema e quero ser diretor e roteirista. O meu diretor favorito e minha inspiração é o Steven Spielberg.
Engraçado, quando li o livro, senti muito mais repulsa à violencia do que vendo o filme. Vendo o filme, a violência chamou muito minha atenção, como algo perverso, mas que você não consegue parar de ver. Na ditadura brasileira o Laranja Mecânica também foi censurado, mas se não me engano, foram apenas algumas cenas modificadas. E discordo em proibir o filme por acusa-lo de incitar a violência. Filmes são feitos pra que nós consigamos expressar nossos sentimentos, amadurece-los e compreende-los. Proibir o filme com essa acusação é praticamente o equivalente a nos dopar para evitar certas atitudes nossas. O filme não incitou a violência, ele apenas colocou o dedo na ferida sobre o comportamento humano
Pois é Gustavo, não foi só na Inglaterra que houve influência do filme. Aqui em Salvador, na Bahia, teve um grupo de jovens na década de 80, que também se inspirou no Laranja Mecânica para cometer Barbáries, o líder se vestia igual ao Alex. Diga-se de passagem, é muito interessante essa história. Inclusive o filme salvo engano, demorou para chegar ao Brasil devido ao conteúdo violento e quando foi lançado, causou impacto em alguns jovens soteropolitanos. Houve crimes praticados igualzinho ao do filme. Mas é isso. Parabéns novamente por mais um vídeo.
O ser humano sempre quer colocar a culpa em algo pelos seus atos e não em si próprio. Querendo colocar a culpa no filme por seus crimes, coitado do Kubrick
os filmes são uma extensão dos atos humanos. Alguém gritando em algum filme "Os negros tem que morrer" Pode levar à morte de negros. Os filmes não se eximem da culpa por serem considerados arte. São Megafones gigantes que podem transmitir uma boa mensagem ou uma péssima. E os humanos são seres muito influenciáveis.
@@Nabucodonosor9 Se interna, velho. Se o cara é inclinado à perversidade, ele vai lá e faz, não será um filme que vai transformar alguém num filho da puta.
Super concordo. A despeito da bagunça ideológica q o diretor retrata, a obra nunca pode ser vista como um incentivo a atos de violência. Somente pessoas ineptas agem dessa forma: alguém que culpe o diretor e o próprio filme por possíveis resultados na sociedade não entende o mínimo de questões básicas da psicologia e não é capaz de assistir um episódio da turma do Pernalonga sem cometer erros ao tentar interpretá-lo.
Revendo essas cenas, a atuação do ator principal me fez lembrar da atuação do Heath Ledger como Curinga em alguns momentos... A questão de um filme incitar a violência é delicada, sempre haverá as pessoas que são sugestionáveis, não conseguem separar o entretenimento da realidade, pessoas que não questionam, não pensam por si, apenas reagem aos estímulos do meio; o mesmo vale pra mídia, notícias, jogos, educação, política, religião, etc. acho que o mais interessante que pode vir daí é o debate que tais obras podem gerar, sempre há algo a se aprender já que a arte muitas vezes reflete a sociedade em que vivemos. Mesmo antigo, ainda é um filme impecável que nos faz perceber coisas à nossa volta que de outra forma passariam batidas. Essa pra mim é a verdadeira magia do cinema.
TENHO 55 ANOS ,ASSISTI NO CINEMA AOS 11 ANOS ,EU APARENTAVA MAIS IDADE PELA ALTURA E NA ÉPOCA NÃO PEGAVAM TANTO NO PÉ. SAI DO CINEMA APAIXONADA PELO SEGUNDO ALEX.E TENHO ESSE FILME EM DVD .COLEÇÃO KUBRICK. .
Um daqueles filmes q boa parte das pessoas normalmente excluem. Talvez por n compreender a obra,ou desprezar oq ela passa...mas,sabemos q laranja mecânica e uma obra mt única,e tmb um clássico.
Concordo com tudo que você disse. Apesar de ser uma pessoa horrível, Alex é fascinante e tudo na personalidade dele se completa. Por mais que seja um defeito, ao invés de qualidade. Como você disse, a voz, a maneira que ele se move, e principalmente o olhar. Um dos psicopatas mais interessantes e que eu mais gosto é, o Hannibal Lecter. Ambos tem algumas características em comum, eles são muito charmosos e tem um olhar de matar. Amei a trilha sonora, os figurinos e os cenários, tudo tem muita personalidade Vídeo maravilhoso querido. Abraço Tá aí, seria da hora um vídeo sobre o Hannibal Lecter, no filme O Silêncio dos Inocentes
Completarei 44 anos de idade agora em fevereiro. Já assisti a várias centenas de filmes, incluindo este filme. Assisti quando tinha apenas 9 anos de idade, gravado numa fita VHS, com uma péssima qualidade, o que dava mais terror ao filme, rsrsrsr. Uma obra prima! Clockwork Orange, com certeza é um dos filmes mais violentos da história do cinema, se não for o mais violento de todos. E aproveito para resumir em uma única palavra: Realismo!
Acho que a trilha sonora transforma a Ultra violência em algo artístico, eu diria quase poético. Existem milhares de filmes bem mais violentos, mas não tem mesmo impacto que este.
@@crica-pe4314 Eu vi Trechos,principalmente dos Polemicos e achei uma idiotice sem tamanho,a maioria desses intelectualoides pseudo que gostam desse filme ou são pessoas indiferentes a violencia,ou tem tesão no alex e querem ser e....ados por ele....é tudo gente com problemas mentais...
É isso q acontecia com os Rappers da década de 90 eles falavam a realidade, e no fim a mídia e a política tratavam eles como Bandidos, pelo simples fato de falarem a verdade!!!
Quando assisti esse filme na escola pra fazer um trabalho de filosofia, no começo achei entendiante mas depois fiquei super viciado nesse filme. Não parava de falar nele, tenho referências em quase todas as redes sociais sobre. Uma obra de arte.
A arte tem que continuar sendo livre, nós já vivemos em um mundo onde (felizmente) somos auto (ou por outras pessoas) limitados, não apenas em algumas atitudes, como também, em formas de pensar, e tentar controlar ou coibir um criador de uma obra, um universo próprio, com suas próprias leis, regras, e definições de certo ou errado, normal ou não, de produzi-la, é ser um inimigo da arte, um censurador, isso é horrível, enquanto existir a liberdade para a arte a nossa existência fará sentido, viva a arte...
Esse filme foi mostrado na minha escola ano passado kkk Dps os professores questionaram oq os alunos acharam,eles n acharam "pesado" de mais,apenas "bizarro"
Amei a avaliação feita para o filme q é um dos meus favoritos.comentário inteligentíssimo,preciso,acurado. Não é todo dia q nos deleitamos com uma visão tão clara , além de bem expressada como esta. Aplaudo de pé!!!!!!!!
Tanto que o temática do filme é o poder da escolha que as pessoas têm ... e as pessoas fazem as escolhas erradas ...sempre para o mal...como em outro filme maravilhoso que tbm aborda como o ser humano pode ser desprezível é "o Poço ."
Vi esse filme na TV quando tinha uns 7 anos de idade no SBT. Só a propaganda do filme já arrepiava inteiro. Assisti comendo pizza, e foi uma das melhores experiências da minha vida, o problema foi que ferrou com a minha mente pra sempre. Mas eu gosto assim. Até hoje é o meu favorito, minha vida praticamente gira em torno.
Vi o filme no seu lancamento e mais uma ou 2 vezes depois, é um primor de historia, competamenre anarquica, ambientada num futuro nao próximo. Interessante é que ele voltava pra casa dos pais com quem morava, todas as noites, apos toda as barbaridades que aprontava com seus amigos. E no final ele vira um grande heroi. Destaque para o palavreado particular deles onde guliver significaca olhos e por ai a fora. Fantástico !!
Uma delicia de release seu. Chega até ser orgástico ouvir você falar e debulhar o filme da maneira que você faz. Bem.... eu sempre amarro esse filme no meu bloco de nota para assistir, mais confesso que me impressiono fácil com esses tipos de filmes. Salò foi um dos que só o trailer me deu nó no estômago. Mas só de saber do que se trata o filme me sinto feliz. Obrigado!
É horrivel cm me sinto bem assistindo esse filme. Faz a violencia ser legal e bonita. 2007 todo mundo só falava desse filme. Tinha bar com a bebida do filme. Nas festas a fantasia todo mundo ia de drug. Dor de cabeça era dor na guliver... Noss
@@eski3174 Não sei pq me respondeu, só fiz uma pergunta e isso não quer dizer que eu concorde com a violência mostrada nesse filme, mas vamos combinar que tanto ele quanto o livro - sim, eu tive a oportunidade de ler - são obras primas, beiram o genial se quer saber. Sobre eu ser garotinha, talvez eu seja, talvez não então fique na dúvida, mas saiba que independente disso, não há nada dizendo que não possa opinar/perguntar sobre coisas relacionadas á obra ou ficar curiosa sobre "uma antiga moda". Bem, um abraço e bom dia
Ótimo vídeo, Gus. É bom ver o canal crescendo. Lembro que a primeira vez que te vi foi num vídeo sobre Arctic Monkeys lá no Minuto Indie, e é muito legal ver seu amadurecimento como produtor do conteúdo. Um abraço.
Magnífica leitura de uma obra responsável por uma polêmica sem precedentes no mundo das artes. À época do seu lançamento na Europa e Estados Unidos em 1971 eu tinha apenas 17 anos e, apesar de de não ter conhecimento mais profundo sobre a arte cinematográfica, adorava o cinema como diversão e, mesmo assim, e, talvez, devido ao fascínio que o cinema me causava, é que, não me passou despercebido o frenezi que o filme causava por onde era exibido. Vivíamos então uma ditadura militar que nos impedia de adqurir cultura, por motivos óbvios, é claro e, em virtude dessa ferrenha e amaldiçoada política repressora, "Laranja Mecãnica" fora censurado e sua exibição proibida no Brasil. Ainda tive oportunidade de no ano seguinte ver algumas cenas do filme exibidas na festa de entrega do Oscar, podendo em fim assistí-lo na integra e sem cortes, quando da sua liberação e de outras obras, em 1977, embora na íntegra, a obra foi exibidas com as cenas de nu frontal cobertas por estratégicas bolinhas pretas, para esconder as genitálias dos personagens artifício criado e usado pelo diretor Stanley Kubrick para atender as exigências do serviço de censura local uma vez que por direito contratual o diretor não permitia que suas obras fossem exibidas com cortes, dessa forma, o filme escapou das tesouras dos censores na época. Aliás, o recurso das "bolinhas pretas" também foi utilizado quando do seu lançamento no Japão. Obrigado!
Melhor video que ja assistir sobre essa obra de arte,confesso que fiquei meio confusa em quem defender quando assistir o filme,eu tive odio do Alex depois senti pena dele kkkkkk, é um filme fodástico e amei seu canal mais uma inscrita 💕
Em primeiro lugar, quero registrar a minha satisfação em ver esse vídeo tão bem lapidado sobre um filme fascinante de um diretor que eu muito admiro. Em segundo lugar, sobre a discussão levantada, devo dizer que sou Advogado Criminalista e afirmo que filmes (assim como várias outras influências externas) podem, sim, servir de gatilho para as mais diversas pulsões humanas, inclusive as mais perversas. Isso ocorre principalmente com pessoas mais reativas, que têm dificuldade em filtrar seus atos de forma mais apurada, o que decorre de uma deficiência no amadurecimento psicológico. Falta de fortalecimento do superego, diria Freud. Isso não significa, porém, que a responsabilização por determinado ato deva ser retirada do indivíduo que o comete, muito pelo contrário, a predisposição já existe no ser humano, o gatilho impulsiona a execução de um ato para o qual a inclinação já é preexistente. Ademais, o cinema, como arte que é, deve ser livre para se expressar, não devendo se submeter ao limite do politicamente e socialmente correto. Filmes são feitos para criar discussões, levantar polêmicas, mexer com a nossa mente e nos fazer sentir as mais diversas sensações. Não fosse isso, a humanidade teria sido privada de diversas obras (lato sensu) que fazem parte da nossa história e, portanto, da nossa identidade enquanto civilização. Não fosse a liberdade criativa da arte, não teríamos acesso à grandes obras-primas, incluindo a analisada no vídeo acima.
André Otoni, a sua resposta sobre a influência psicológica que um filme (ou qualquer outro fato externo) pode causar no ser humano foi simplesmente perfeita! E o ponto chave, que me chamou a atenção pra isso, foi quando explicou sobre ''pessoas mais reativas''. É uma pena que poucas pessoas procuram entender isso, e as que nada sabem sobre dizem por aí o tempo todo que filmes ou jogos violentos não tem relação nenhuma com o aumento da violência, pois elas próprias não se tornaram violentas... É o que você citou: existem pessoas que não são afetadas (que acredito que seja o caso destas que garantem que filmes ou jogos violentos não são capazes de influenciar comportamentos) e as que são afetadas, as *REATIVAS*, que sofrem algum tipo de influência em tudo que veem ou ouvem . Na minha concepção, estas pessoas com essa deficiência se tornam o grande "problema" pra nossa sociedade após receberem tais influências, tendendo, por exemplo, a se tornar um assassino em série após começar a jogar um jogo onde o personagem do jogo seja um. Você citou sobre a liberdade de expressão, sem submeter ao limite do politicamente correto. "Filmes são feitos pra criar discussões, levantar polêmicas, mexer com a nossa mente...." Concordo com isso, pois é extremamente importante pra nossa e evolução em vários quesitos... Porém tem o outro lado da moeda e em relação à isso deixo um questionamento: Como proteger ou evitar o impacto negativo na sociedade que estas influências psicológicas em pessoas que são muito mais vulneráveis pode causar? Sou apenas um curioso...
@@rafaelsantossali eu acredito que não têm como evitar esse impacto negativo que certas obras causam na sociedade sem interferir na liberdade de expressão artística de filmes ou jogos por exemplo. Pra que isso acontecesse as pessoas teriam que ser mais informadas dessa condição humana que o André falou, teriam que entender sobre essas "pessoas mais reativas" e tentarem tratar desse problema antes que elas tivessem um gatilho pra causarem problemas. Como eu acho bem difícil se aprofundarem tanto num estudo psicológico desse eu acho que não tem como diminuírem esse impacto, porque é sempre mais fácil culpar um fator externo quando ocorre esses casos.
Eu gosto desse canal por trazer uma análise visceral sobre os temas abordados sejam elas a de um filme ou diretor. Não eh igual ao pipocando ou tantos outros que tratam somente 10 melhores filmes de ação ou 10 melhores cenas de comédia. Aqui entendemos na alma a arte exposta e personificada, a sua comunicação obra x espectador e o que o filme representa, seja ele uma crítica ou uma poesia cinematográfica, excelente trabalho Gustavo continue assim !!
Oi Gustavo, eu gostaria muito de ver os seus vídeos com aquela lente que vc usou no vídeo sobre Como o Tarantino faz um filme; Ficou fantástico. Troquei o celular e foi exatamente esse vídeo que preencheu a tela. Acho que seria interessante se usasse aquela lente, se for possível, por ser um formato que não fica fácilmente datado e capaz de se adaptar a mais tipos de tela. É uma observação que achei valer a pena comentar. Scope, ou aspecto 21:9 deve ser uma dessas. É o que sempre reclamo quando tenho que lidar com dvds em leitor de Blu-ray. É isso. E parabéns pelos seus vídeos e mini-docs, eles são ótimos e instigantes, simplesmente prazerosos pelo seu toque artístico!
É interessante que usem um filme que estimula o pensamento e o raciocínio e que aborda intensamente a liberdade de escolha para justificar ações de violência. A realidade é que apenas vendo o problema tão intensamente e tão nu é que nós o conseguimos desconstruir
Onde se clica em amei ao invés de só num gostei? Que comentário fantástico! Um dos melhores que já vi. Eu gosto bastante desse filme...É e sempre será um clássico do diretor Kubrick. E sobre a sua enquete se filmes violentos incitam às pessoas à violência...Não, em minha opinião! O ser violento já nasce violento ou talvez num meio onde convive todo o tempo com a violência. Em meu olhar, o Cinema sempre será entretenimento e muita, muita cultura...! Parabéns por essa percepção do personagem Alex! Melhor comentário❤
Esse filme falava sobre controle da mente,eu vi um filme de 1962 que falava disso também,o personagem desejava mudar o tipo de vida e conheceu uma empresa que fazia isso,depois desistiu e a empresa matou ele
Excelente analise sobre a obra ! Assisti este filme muito jovem e sempre fui uma pessoa sensível e evitava obras com este teor de terror psicologico ( passei anos tentando esquecer a cena violenta enquanto o agressor cantava "singing in the rain " ) , quando criança acreditava que estas atitudes deveriam ser evitadas a todo custo ( e ainda acredito ) contudo a obra nos mostra que estas atitudes devem ser analisadas porque são inerentes ao ser humano e germinam em uma sociedade decadente !
É exatamente o que diz o filme. Alex é um criminoso porque quer ser, ele decide pela prática do crime. Não há nada externo que mude isso. O criminoso é responsável pela dua própria crueldade. Praticar o mal é decisão pessoal. É uma mensagem poderosa.
Assim como falar sobre racismo gera mais racismo, violência leva a violência, temos que entender que existe pessoas com problemas na vida, e eu acho que esse tipo de filme incita a violência
Primeiramente adorei o filme e adoro esse canal,me apresentar a sétima arte dessa forma tão poética foi incrível.queria sugerir um filme.No auge da fama.a atuação do Chris Rock nesse filme me pegou de surpresa,forte abraço
Nunca tinha ouvido falar desse filme! Só tinha visto algumas cenas desse personagem principal em vídeos sobre psicopatas/sociopatas! Apesar de ser de 1971 parece atual e cheio de mensagens subliminares...
Assistir esse filme na faculdade, quando terminou, me amigo não havia entendido o final do filme, perguntou pra mim sobre final, tive essa mesma impressão, Alex havia voltado ser mesma pessoa do começo do filme.
Eu tenho 13 anos , vi o filme porque sabia k era um clássico , o filme traumatizou me um pouco , pois n e pra a minha idade mas e um filme muito bom , só que ver o ponto que a maldade do ser humano consegue chegar faz nos agarrar e ao mesmo tempo detestar , muitas vezes os filmes que o " vilão" e o ser humano chocam nos mais pois n e algo sobrenatural ou irreal....eu amei o filme , mudou a minha visão de que o mundo sem o ser humano era perfeito....😉
Esse filme teve cenas cortadas e com "bolinhas pretas" cobrindo nudez de mulheres, durante a ditadura. Vc via coisa mais explícita no carnaval, mesmo nos jurássicos anos 70...rs. Vi o filme na integra em 1988 no cinema. Uma obra-prima.
Esse filme é visionário pois apesar d ser c visual da época anos 70, retrata as mesmas situações q vemos nos dias atuais, ...e muita referencia, o leite, um só olho destacado, mk ultra, o chefe da prisao é clone do Hitler, a trairagem dos "amigos" , etc, adoro esse filme,impagável
O filme é um clássico! Eu acho ridículo a ilusão que criaram de que um filme possa influenciar no comportamento de um indivíduo, e o que eu acho mais engraçado é que esses supostos miolos mole só se deixam influênciar negativamente, nunca o contrário! Pra mim o mal já está latente no safado que se diz influenciado por alguma obra, seja de ficção ou não.
Esses indivíduos que resolveram imitar o filme são jovens com a violência dentro deles, eles já gostavam da violência só colocaram pra fora a personalidade violenta deles ....
Concordo.
Se o mal está latente e o filme ajuda a aparecer, então ae está a influencia naõ é? Mas , de qq forma, naõ acho que devemos proibir um filme por conta de malucos até pq eles irão buscar ou se influenciar por outros modos. O que me parece condenável é dar um falso glamour do crime com mensagens finais de que a violencia, crimes, etc podem compensar.
Falou pouco mas falou bosta.
1- Existem sim filmes q nos ensinam valores positivos (resgate do soldado Ryan, até o último homem, up em altas aventuras, em certo ponto de vista até o poderoso chefão)........
2- O grau de absorção dos conceitos num filme varia de pessoa p pessoa, do grau de maturidade dela em especial.
Não sou a favor de censura nenhuma, aliás ainda n vi esse filme. Mas achar q um filme n tem o poder de influenciar.... eh se enganar.
Existem filmes que são gatilhos para situações variadas e varia também de pessoa pra pessoa, tem o poder de despertar sensações e emoções no individuo. O desejo de viajar, mudar de carreira, seguir um sonho, praticar um esporte após assistir um determinado filme, são exemplos (positivos) disso. Alguns somente sentirão um desejo momentâneo, poucos irão por em pratica e muitos não sentirão nada. Assim ocorre nos filmes que podem despertar os negativos, porem os negativos sempre terão mais peso do que os positivos. Afinal se tem 10 pessoas fazendo o bem e apenas 1 fazendo o mal, qual pessoa vai chamar mais atenção?
Cara pra você vê eu assistir este filme hoje pela primeira vez, e ele sem sombra de dúvida está na minha lista de filmes favoritos.
Obs: eu tenho apenas 14 anos e já sou muito fã de cinema e quero ser diretor e roteirista.
O meu diretor favorito e minha inspiração é o Steven Spielberg.
Parabéns, continue assim.
Quero ver um filme seu no futuro em!!!!🤙🤙🙂
Steven Spielberg é maravilhoso, assim como seus filmes, virei fã dele através do filme A Lista de Schindler😍
@@giovanagoncalveslopes eu virei fã dele pela série de filmes de jurassic Park e também o filme E.T💙
Eu assisti a primeira vez com a sua idade , é meu filme preferido e mudou totalmente a forma como eu vi o mundo durante a minha adolescencia
Engraçado, quando li o livro, senti muito mais repulsa à violencia do que vendo o filme. Vendo o filme, a violência chamou muito minha atenção, como algo perverso, mas que você não consegue parar de ver. Na ditadura brasileira o Laranja Mecânica também foi censurado, mas se não me engano, foram apenas algumas cenas modificadas. E discordo em proibir o filme por acusa-lo de incitar a violência. Filmes são feitos pra que nós consigamos expressar nossos sentimentos, amadurece-los e compreende-los. Proibir o filme com essa acusação é praticamente o equivalente a nos dopar para evitar certas atitudes nossas. O filme não incitou a violência, ele apenas colocou o dedo na ferida sobre o comportamento humano
*regime militar
@@felipesha Lá vem o chato insistir em discurso incansavelmente repetitivo
@Anna Gonzaga chata é você, bobinha!
Abraço e beijos de luz =*
@@felipesha Idem, lunático.
Caralho, esses bolsominios tao falando merda até aqui pqp...
Nunca vou me cansar de assistir esse filme, nem seu canal
O filme que me fez amar o trabalho do Stanley Kubrick
Pois é Gustavo, não foi só na Inglaterra que houve influência do filme. Aqui em Salvador, na Bahia, teve um grupo de jovens na década de 80, que também se inspirou no Laranja Mecânica para cometer Barbáries, o líder se vestia igual ao Alex. Diga-se de passagem, é muito interessante essa história. Inclusive o filme salvo engano, demorou para chegar ao Brasil devido ao conteúdo violento e quando foi lançado, causou impacto em alguns jovens soteropolitanos. Houve crimes praticados igualzinho ao do filme. Mas é isso. Parabéns novamente por mais um vídeo.
marcelo mota , Warriors teve impacto muito maior no florescimento de gangues .
Fake
O ser humano sempre quer colocar a culpa em algo pelos seus atos e não em si próprio. Querendo colocar a culpa no filme por seus crimes, coitado do Kubrick
os filmes são uma extensão dos atos humanos. Alguém gritando em algum filme "Os negros tem que morrer" Pode levar à morte de negros. Os filmes não se eximem da culpa por serem considerados arte. São Megafones gigantes que podem transmitir uma boa mensagem ou uma péssima. E os humanos são seres muito influenciáveis.
@@Nabucodonosor9 Se interna, velho. Se o cara é inclinado à perversidade, ele vai lá e faz, não será um filme que vai transformar alguém num filho da puta.
@@akumavoador9240 nem uma arma ..
@Tony Oliveira Muito boa a sua reflexão!
@@Nabucodonosor9 errado. Ele apenas retrata o cotidiano e a realidade de muitos de nós, afinal: eles são feitos por pessoas.
Adoro o filme, trilha sonora tbm o cenário é arte únicos, um vilão com verdadeiro olhar psicopata e cativante ao seu modo.
Super concordo. A despeito da bagunça ideológica q o diretor retrata, a obra nunca pode ser vista como um incentivo a atos de violência. Somente pessoas ineptas agem dessa forma: alguém que culpe o diretor e o próprio filme por possíveis resultados na sociedade não entende o mínimo de questões básicas da psicologia e não é capaz de assistir um episódio da turma do Pernalonga sem cometer erros ao tentar interpretá-lo.
Revendo essas cenas, a atuação do ator principal me fez lembrar da atuação do Heath Ledger como Curinga em alguns momentos... A questão de um filme incitar a violência é delicada, sempre haverá as pessoas que são sugestionáveis, não conseguem separar o entretenimento da realidade, pessoas que não questionam, não pensam por si, apenas reagem aos estímulos do meio; o mesmo vale pra mídia, notícias, jogos, educação, política, religião, etc. acho que o mais interessante que pode vir daí é o debate que tais obras podem gerar, sempre há algo a se aprender já que a arte muitas vezes reflete a sociedade em que vivemos. Mesmo antigo, ainda é um filme impecável que nos faz perceber coisas à nossa volta que de outra forma passariam batidas. Essa pra mim é a verdadeira magia do cinema.
Sobre o Heath Ledger: ele se inspirou no personagem Alex. No diário que ele escrevia pra construir o Coringa tinha uma foto do Alex
Laranja mecânica me marcou muito , li o livro e adoro os dois . Arte e realidade se misturam , uma ficção científica ultra-réaliste .
TENHO 55 ANOS ,ASSISTI NO CINEMA AOS 11 ANOS ,EU APARENTAVA MAIS IDADE PELA ALTURA E NA ÉPOCA NÃO PEGAVAM TANTO NO PÉ. SAI DO CINEMA APAIXONADA PELO SEGUNDO ALEX.E TENHO ESSE FILME EM DVD .COLEÇÃO KUBRICK. .
É um puta filme, mas sempre me embrulha o estômago.
Um daqueles filmes q boa parte das pessoas normalmente excluem. Talvez por n compreender a obra,ou desprezar oq ela passa...mas,sabemos q laranja mecânica e uma obra mt única,e tmb um clássico.
Concordo com tudo que você disse.
Apesar de ser uma pessoa horrível, Alex é fascinante e tudo na personalidade dele se completa. Por mais que seja um defeito, ao invés de qualidade.
Como você disse, a voz, a maneira que ele se move, e principalmente o olhar.
Um dos psicopatas mais interessantes e que eu mais gosto é, o Hannibal Lecter. Ambos tem algumas características em comum, eles são muito charmosos e tem um olhar de matar.
Amei a trilha sonora, os figurinos e os cenários, tudo tem muita personalidade
Vídeo maravilhoso querido. Abraço
Tá aí, seria da hora um vídeo sobre o Hannibal Lecter, no filme O Silêncio dos Inocentes
Assim como no final do filme, na edição especial de 50 anos do livro, existe um capítulo a mais, no qual Alex volta a ser como antes.
Completarei 44 anos de idade agora em fevereiro. Já assisti a várias centenas de filmes, incluindo este filme. Assisti quando tinha apenas 9 anos de idade, gravado numa fita VHS, com uma péssima qualidade, o que dava mais terror ao filme, rsrsrsr. Uma obra prima! Clockwork Orange, com certeza é um dos filmes mais violentos da história do cinema, se não for o mais violento de todos. E aproveito para resumir em uma única palavra: Realismo!
Tem o de Pasolini
Acho que a trilha sonora transforma a Ultra violência em algo artístico, eu diria quase poético. Existem milhares de filmes bem mais violentos, mas não tem mesmo impacto que este.
Assistir isso com 9 anos? Eu com 41 não tenho coragem.
@@crica-pe4314 ou esse cara é mentiroso ou tava rolando uma pelvelrsidade ae nas entrelinhas...
@@crica-pe4314 Eu vi Trechos,principalmente dos Polemicos e achei uma idiotice sem tamanho,a maioria desses intelectualoides pseudo que gostam desse filme ou são pessoas indiferentes a violencia,ou tem tesão no alex e querem ser e....ados por ele....é tudo gente com problemas mentais...
Gusta, excelente roteiro! posso usar um trecho pra ilustrar no meu vídeo?
Assistir ontem no HBO MAX e é um filme incrível
Assistir ontem também. Kkkkk
Eu concordo com o Kubrick na quinta estância. Machuque as pessoas, mostre-as a realidade..
É isso q acontecia com os Rappers da década de 90 eles falavam a realidade, e no fim a mídia e a política tratavam eles como Bandidos, pelo simples fato de falarem a verdade!!!
Um filmaço até nos dias de hoje...Assisti na década de 80 e lembro até hoje como um dos melhores filmes que já vi....
Quando assisti esse filme na escola pra fazer um trabalho de filosofia, no começo achei entendiante mas depois fiquei super viciado nesse filme. Não parava de falar nele, tenho referências em quase todas as redes sociais sobre. Uma obra de arte.
A arte tem que continuar sendo livre, nós já vivemos em um mundo onde (felizmente) somos auto (ou por outras pessoas) limitados, não apenas em algumas atitudes, como também, em formas de pensar, e tentar controlar ou coibir um criador de uma obra, um universo próprio, com suas próprias leis, regras, e definições de certo ou errado, normal ou não, de produzi-la, é ser um inimigo da arte, um censurador, isso é horrível, enquanto existir a liberdade para a arte a nossa existência fará sentido, viva a arte...
"como laranja mecânica virou um filme proibido"
Na descrição do vídeo: *alugue por 7 reais*
só baixar que sai gratis aheushues
@@arthurrente calado pirateiro
@@0megazeero viva a pirataria
@@arthurrente entao vc quer destruir a economia e afastar empresas?
@@arthurrente e só no pirata mesmo para agente encontrar esses filmes antigos, porque na TV só passa filme atual.
Esse filme é, para mim, o melhor filme da década de 70, além de um dos melhores filmes de todos os tempos. Excelente. Kubrick em sua obra prima
Ótimo filme...moderno para a época. Já assisti várias vezes . A primeira foi em fita de VHS junto com o meu pai em 1991.
Meu filme preferido de todos os tempos
onde que assiste
Esse Filme Me Da Agonia!! Kk
Cada vez melhor seu canal, incrível como você explica perfeitamente a mensagem que quer transmitir 😍
Não teremos mais obras como está. Existem poucas e cada vez menos pessoas aptas a criar algo como esse filme.
Oi Gustavo, tudo bem? Gostaria q vc falasse sobre "DE OLHOS BEM FECHADOS", desde já agradeço!🤝
É tão prazeroso assistir os teus vídeos.......
Esse já entrou pra lista dos preferidos do canal
improviso improviso concordo
+Rodrigo Antonioni Alves se inscreva no meu canal JB morais vou se inscrever no seu canal também
Esse filme foi mostrado na minha escola ano passado kkk
Dps os professores questionaram oq os alunos acharam,eles n acharam "pesado" de mais,apenas "bizarro"
Caraca na escola :O
esses tem professores tem demência ?
Na escola? Meu Deus. Que escola, hein.
@@TheWOLF1947pelo menos eles tão mostrando um filme bom para os alunos.
Na escola n dá
Amei a avaliação feita para o filme q é um dos meus favoritos.comentário inteligentíssimo,preciso,acurado.
Não é todo dia q nos deleitamos com uma visão tão clara , além de bem expressada como esta.
Aplaudo de pé!!!!!!!!
Tanto que o temática do filme é o poder da escolha que as pessoas têm ... e as pessoas fazem as escolhas erradas ...sempre para o mal...como em outro filme maravilhoso que tbm aborda como o ser humano pode ser desprezível é "o Poço ."
McDowell também destruiu em Caligula 1979
Psicopata Carismatico^^
Muito Filme Épicooo
Recentemente assisti esse filme, eu gostei
Vi esse filme na TV quando tinha uns 7 anos de idade no SBT. Só a propaganda do filme já arrepiava inteiro. Assisti comendo pizza, e foi uma das melhores experiências da minha vida, o problema foi que ferrou com a minha mente pra sempre. Mas eu gosto assim. Até hoje é o meu favorito, minha vida praticamente gira em torno.
Ferrou com a tua mente em q sentido? Fiquei curioso.
Não conhecia seu trabalho mais nunca é tarde para se inspirar em profissionais como você parabems
Malcolm McDowell parece o Evan Peters quando era jovem
Seus vídeos são excelentes mas essa reflexão sobre este Clássico foi absurda. Parabéns Gustavo, seu trabalho nos inspira
Obrigadooo!
Vi o filme no seu lancamento e mais uma ou 2 vezes depois, é um primor de historia, competamenre anarquica, ambientada num futuro nao próximo. Interessante é que ele voltava pra casa dos pais com quem morava, todas as noites, apos toda as barbaridades que aprontava com seus amigos. E no final ele vira um grande heroi. Destaque para o palavreado particular deles onde guliver significaca olhos e por ai a fora. Fantástico !!
Obra prima, Kubrick gênio.
Uma delicia de release seu. Chega até ser orgástico ouvir você falar e debulhar o filme da maneira que você faz. Bem.... eu sempre amarro esse filme no meu bloco de nota para assistir, mais confesso que me impressiono fácil com esses tipos de filmes. Salò foi um dos que só o trailer me deu nó no estômago. Mas só de saber do que se trata o filme me sinto feliz. Obrigado!
excelente trabalho , hoje em dia então ta difícil achar um vídeo desses #ExtremeViolence🎬
O filme reflete a atual situação do Brasil. MC beijinho é um grande exemplo.
Sua explanação ficou simplesmente fantástica...
Faz um vídeo sobre como Georges Melies fazia seus filmes e como ele mudou a história do cinema
É horrivel cm me sinto bem assistindo esse filme. Faz a violencia ser legal e bonita. 2007 todo mundo só falava desse filme. Tinha bar com a bebida do filme. Nas festas a fantasia todo mundo ia de drug. Dor de cabeça era dor na guliver... Noss
Queria ter vivido na época e lugar que isso ocorreu.
Aonde foi isso? Pq aqui na minha cidade o filme é praticamente desconhecido
Imagina você vendo Hiroshima nagasaki.
@@starxmoony ele disse em 2007 garotinha, essa provavelmente foi o ano q vc nasceu ent por isso n conhece isso ai
@@eski3174 Não sei pq me respondeu, só fiz uma pergunta e isso não quer dizer que eu concorde com a violência mostrada nesse filme, mas vamos combinar que tanto ele quanto o livro - sim, eu tive a oportunidade de ler - são obras primas, beiram o genial se quer saber. Sobre eu ser garotinha, talvez eu seja, talvez não então fique na dúvida, mas saiba que independente disso, não há nada dizendo que não possa opinar/perguntar sobre coisas relacionadas á obra ou ficar curiosa sobre "uma antiga moda". Bem, um abraço e bom dia
Ótimo vídeo, Gus. É bom ver o canal crescendo. Lembro que a primeira vez que te vi foi num vídeo sobre Arctic Monkeys lá no Minuto Indie, e é muito legal ver seu amadurecimento como produtor do conteúdo. Um abraço.
Obrigado por me acompanhar 😍
Eu assisti esse filme quando tinha uns 11 ou 12 anos
E quando assisti fiquei maravilhado pela estética como o filme abordava cada tema em cada cena
Adoro o teu canal, seus vídeos e desejo que teu trabalho cresça mais e mais!
Magnífica leitura de uma obra responsável por uma polêmica sem precedentes no mundo das artes. À época do seu lançamento na Europa e Estados Unidos em 1971 eu tinha apenas 17 anos e, apesar de de não ter conhecimento mais profundo sobre a arte cinematográfica, adorava o cinema como diversão e, mesmo assim, e, talvez, devido ao fascínio que o cinema me causava, é que, não me passou despercebido o frenezi que o filme causava por onde era exibido. Vivíamos então uma ditadura militar que nos impedia de adqurir cultura, por motivos óbvios, é claro e, em virtude dessa ferrenha e amaldiçoada política repressora, "Laranja Mecãnica" fora censurado e sua exibição proibida no Brasil. Ainda tive oportunidade de no ano seguinte ver algumas cenas do filme exibidas na festa de entrega do Oscar, podendo em fim assistí-lo na integra e sem cortes, quando da sua liberação e de outras obras, em 1977, embora na íntegra, a obra foi exibidas com as cenas de nu frontal cobertas por estratégicas bolinhas pretas, para esconder as genitálias dos personagens artifício criado e usado pelo diretor Stanley Kubrick para atender as exigências do serviço de censura local uma vez que por direito contratual o diretor não permitia que suas obras fossem exibidas com cortes, dessa forma, o filme escapou das tesouras dos censores na época. Aliás, o recurso das "bolinhas pretas" também foi utilizado quando do seu lançamento no Japão. Obrigado!
Como é bom espera esses vídeos nas terça-feiras. Sempre excelente reflexão e canônico! Seus vídeos valem cada segundo. Muito obrigada 👏👏👏👏👏
Fale sobre Roger Deakins ou fotografia em geral...
Espetaculares livro e filme! ⭐⭐⭐⭐⭐
Melhor video que ja assistir sobre essa obra de arte,confesso que fiquei meio confusa em quem defender quando assistir o filme,eu tive odio do Alex depois senti pena dele kkkkkk, é um filme fodástico e amei seu canal mais uma inscrita 💕
PORQUE EU ESTOU AQUI SENDO QUE NÃO SEI DE NADA ;-;
eu tanbem kkkk
Estou engual vc
é noix
Eu também
Ue, pensei ser o único. O RUclips só me recomendou e eu assisti •-•
Vi esse filme em uma madrugada no auge da minha juventude e me impressionou tanto.
É genial em um todo!
Mano esste é o melhor filme do mundo. Ele é tão bom mais tão bom que passa até em faculdade.
Puta filme lixo.
@@carlossouzacosta4254 seu rabo
@@carlossouzacosta4254 qual a necessidade de comentar isso? Tá sem atenção da mãe?
@@carlossouzacosta4254 pq?
@@carlossouzacosta4254 quer chamar atenção?
Melhor canal de cinema do Brasil?
Sim ou claro?
Claro kkkk
Entre plano, plano geral são os melhores
Esse canal e Entre plano, são espetaculares
@@wagnermeireles5858 entre planos é bravinho tbm
Entreplanos é o caralho
Em primeiro lugar, quero registrar a minha satisfação em ver esse vídeo tão bem lapidado sobre um filme fascinante de um diretor que eu muito admiro.
Em segundo lugar, sobre a discussão levantada, devo dizer que sou Advogado Criminalista e afirmo que filmes (assim como várias outras influências externas) podem, sim, servir de gatilho para as mais diversas pulsões humanas, inclusive as mais perversas. Isso ocorre principalmente com pessoas mais reativas, que têm dificuldade em filtrar seus atos de forma mais apurada, o que decorre de uma deficiência no amadurecimento psicológico. Falta de fortalecimento do superego, diria Freud. Isso não significa, porém, que a responsabilização por determinado ato deva ser retirada do indivíduo que o comete, muito pelo contrário, a predisposição já existe no ser humano, o gatilho impulsiona a execução de um ato para o qual a inclinação já é preexistente.
Ademais, o cinema, como arte que é, deve ser livre para se expressar, não devendo se submeter ao limite do politicamente e socialmente correto. Filmes são feitos para criar discussões, levantar polêmicas, mexer com a nossa mente e nos fazer sentir as mais diversas sensações. Não fosse isso, a humanidade teria sido privada de diversas obras (lato sensu) que fazem parte da nossa história e, portanto, da nossa identidade enquanto civilização. Não fosse a liberdade criativa da arte, não teríamos acesso à grandes obras-primas, incluindo a analisada no vídeo acima.
André Otoni, a sua resposta sobre a influência psicológica que um filme (ou qualquer outro fato externo) pode causar no ser humano foi simplesmente perfeita! E o ponto chave, que me chamou a atenção pra isso, foi quando explicou sobre ''pessoas mais reativas''. É uma pena que poucas pessoas procuram entender isso, e as que nada sabem sobre dizem por aí o tempo todo que filmes ou jogos violentos não tem relação nenhuma com o aumento da violência, pois elas próprias não se tornaram violentas...
É o que você citou: existem pessoas que não são afetadas (que acredito que seja o caso destas que garantem que filmes ou jogos violentos não são capazes de influenciar comportamentos) e as que são afetadas, as *REATIVAS*, que sofrem algum tipo de influência em tudo que veem ou ouvem . Na minha concepção, estas pessoas com essa deficiência se tornam o grande "problema" pra nossa sociedade após receberem tais influências, tendendo, por exemplo, a se tornar um assassino em série após começar a jogar um jogo onde o personagem do jogo seja um.
Você citou sobre a liberdade de expressão, sem submeter ao limite do politicamente correto. "Filmes são feitos pra criar discussões, levantar polêmicas, mexer com a nossa mente...." Concordo com isso, pois é extremamente importante pra nossa e evolução em vários quesitos... Porém tem o outro lado da moeda e em relação à isso deixo um questionamento: Como proteger ou evitar o impacto negativo na sociedade que estas influências psicológicas em pessoas que são muito mais vulneráveis pode causar?
Sou apenas um curioso...
@@rafaelsantossali eu acredito que não têm como evitar esse impacto negativo que certas obras causam na sociedade sem interferir na liberdade de expressão artística de filmes ou jogos por exemplo. Pra que isso acontecesse as pessoas teriam que ser mais informadas dessa condição humana que o André falou, teriam que entender sobre essas "pessoas mais reativas" e tentarem tratar desse problema antes que elas tivessem um gatilho pra causarem problemas.
Como eu acho bem difícil se aprofundarem tanto num estudo psicológico desse eu acho que não tem como diminuírem esse impacto, porque é sempre mais fácil culpar um fator externo quando ocorre esses casos.
Nunca assisti esse filme, parecer ótimo, vou procurar para ver . Valeu Gustavo Tmj
Qual filme o Cain viu que deu a ele a ideia de matar o irmão Abel e outros monstros que a humanidade já conheceu
Eu gosto desse canal por trazer uma análise visceral sobre os temas abordados sejam elas a de um filme ou diretor. Não eh igual ao pipocando ou tantos outros que tratam somente 10 melhores filmes de ação ou 10 melhores cenas de comédia. Aqui entendemos na alma a arte exposta e personificada, a sua comunicação obra x espectador e o que o filme representa, seja ele uma crítica ou uma poesia cinematográfica, excelente trabalho Gustavo continue assim !!
So digo uma coisa... weell well well welll well well well well
KKKKKKK
Ora , Ora , Ora , Ora , se não estou videando meu velho drug Alex , então , o que é que vai ser,
hein ?
Novinha o pau de selfie do Berti está com mel
certo certo
kkkkkkk
Oi Gustavo, eu gostaria muito de ver os seus vídeos com aquela lente que vc usou no vídeo sobre Como o Tarantino faz um filme; Ficou fantástico. Troquei o celular e foi exatamente esse vídeo que preencheu a tela. Acho que seria interessante se usasse aquela lente, se for possível, por ser um formato que não fica fácilmente datado e capaz de se adaptar a mais tipos de tela. É uma observação que achei valer a pena comentar. Scope, ou aspecto 21:9 deve ser uma dessas. É o que sempre reclamo quando tenho que lidar com dvds em leitor de Blu-ray.
É isso. E parabéns pelos seus vídeos e mini-docs, eles são ótimos e instigantes, simplesmente prazerosos pelo seu toque artístico!
Virei seu fã,brother,muito boa suas abordagens sobre os filmes.Congratulations!!!
Obrigadooo!!!
Que descrição incrível! Parabéns!
Assisti várias vezes com anos de intervalo, sempre chocou, divertiu e surpreendeu
Parabéns pelo vídeo! Incrível narração sobre o filme;
Adoro 😍 laranja mecânica é ums dos filmes favoritos! Kubrick gênio 😍🙏👏👏👏👏👏
Esse filme é ótimo, hoje em dia não daria certo, essa época era muito boa
A primeira coisa que pensei ao ver o filme foi: "o autor desse filme é doentão" mas depois percebi a mensagem que o filme queria passar..
O melhor vídeo do canal até hoje! Bravo!!!
É interessante que usem um filme que estimula o pensamento e o raciocínio e que aborda intensamente a liberdade de escolha para justificar ações de violência. A realidade é que apenas vendo o problema tão intensamente e tão nu é que nós o conseguimos desconstruir
Adoro quando analisa meus filmes favoritos, show de bola
Onde se clica em amei ao invés de só num gostei? Que comentário fantástico! Um dos melhores que já vi. Eu gosto bastante desse filme...É e sempre será um clássico do diretor Kubrick. E sobre a sua enquete se filmes violentos incitam às pessoas à violência...Não, em minha opinião! O ser violento já nasce violento ou talvez num meio onde convive todo o tempo com a violência. Em meu olhar, o Cinema sempre será entretenimento e muita, muita cultura...! Parabéns por essa percepção do personagem Alex! Melhor comentário❤
AMO PESSOAS COMO VC GUSTAVO
Esse filme falava sobre controle da mente,eu vi um filme de 1962 que falava disso também,o personagem desejava mudar o tipo de vida e conheceu uma empresa que fazia isso,depois desistiu e a empresa matou ele
Excelente analise sobre a obra !
Assisti este filme muito jovem e sempre fui uma pessoa sensível e evitava obras com este teor de terror psicologico ( passei anos tentando esquecer a cena violenta enquanto o agressor cantava "singing in the rain " ) , quando criança acreditava que estas atitudes deveriam ser evitadas a todo custo ( e ainda acredito ) contudo a obra nos mostra que estas atitudes devem ser analisadas porque são inerentes ao ser humano e germinam em uma sociedade decadente !
Eles realmente colocam a culpa em qualquer coisa, na bebida, nas drogas e até nos filmes!!
Ótima análise de conteúdo! Parabéns!
É exatamente o que diz o filme. Alex é um criminoso porque quer ser, ele decide pela prática do crime. Não há nada externo que mude isso.
O criminoso é responsável pela dua própria crueldade. Praticar o mal é decisão pessoal. É uma mensagem poderosa.
Sou apaixonado por seus vídeos. Amo esse filme.
Assim como falar sobre racismo gera mais racismo, violência leva a violência, temos que entender que existe pessoas com problemas na vida, e eu acho que esse tipo de filme incita a violência
Primeiramente adorei o filme e adoro esse canal,me apresentar a sétima arte dessa forma tão poética foi incrível.queria sugerir um filme.No auge da fama.a atuação do Chris Rock nesse filme me pegou de surpresa,forte abraço
Nunca tinha ouvido falar desse filme! Só tinha visto algumas cenas desse personagem principal em vídeos sobre psicopatas/sociopatas! Apesar de ser de 1971 parece atual e cheio de mensagens subliminares...
Excelente exploração, eu vi o filme, agora estou lendo o livro, ambos são muito bons.
Aonde assisto?
Que vídeo perfeito. Tô até sem palavras. Já perdi as contas do tanto de vezes que assisti essa obra prima do Kubrick. ❤👏
@@user-ni5fu4mt8h oi ksks
Existe algum filme q seja ingual ao laranja mecanica?
Sou novo aqui e mano tu ganho + um inscrito
Incrível, simplesmente incrível... Obrigada.
Viram só o que o politicamente correto faz.
Será que tem a ver com o politicamente correto?
Burroooooo
@@LilianeR3 Totalmente. Quem tenta cercear a liberdade de outro indivíduo demonstrar seu ponto de vista, é justamente o politicamente correto.
@@priscilagrazielle6832 Ad. Hominem anotado, mas o argumento eu não vi.
Com certeza nos anos 70 quando filme começou a ser proibido existia o politicamente correto sim...
Aham, puta argumento bosta.
Assistir esse filme na faculdade, quando terminou, me amigo não havia entendido o final do filme, perguntou pra mim sobre final, tive essa mesma impressão, Alex havia voltado ser mesma pessoa do começo do filme.
Realmente esse personagem ficou tão perfeito quanto Anthony Hopkins em Hannibal lecter.
Que cena é essa do Malcom Mcdowell atualmente vestido de Alex? Procurei em tudo quanto é canto e não achei pra ver. :/
Achei o filme muito pesado, mas isso é a arte imitando a vida, a realidade como um todo...
Eu tenho 13 anos , vi o filme porque sabia k era um clássico , o filme traumatizou me um pouco , pois n e pra a minha idade mas e um filme muito bom , só que ver o ponto que a maldade do ser humano consegue chegar faz nos agarrar e ao mesmo tempo detestar , muitas vezes os filmes que o " vilão" e o ser humano chocam nos mais pois n e algo sobrenatural ou irreal....eu amei o filme , mudou a minha visão de que o mundo sem o ser humano era perfeito....😉
Esse filme teve cenas cortadas e com "bolinhas pretas" cobrindo nudez de mulheres, durante a ditadura.
Vc via coisa mais explícita no carnaval, mesmo nos jurássicos anos 70...rs.
Vi o filme na integra em 1988 no cinema.
Uma obra-prima.
O olhar do Alex, é sinistro.