Curioso como estão tentando forçar a ideia de algo novo para as massas... Esse conceito é antiquíssimo e viciante desde sempre, não só pelo velho SecondLife, onde já se comprava e vendia terrenos, imóveis, moda, arte e que até popularizou o conceito de pornô simulado e interativo, com todo o tipo de fetiches, até os jogos que pegaram esse embalo como GTA 5 em diante! É como se estivessem vender chinelo como sendo algo inovador, só porque tem cores novas! A tecnologia de virtualização vem evoluindo de forma gradual e constante! Não tem nada de revolucionário nisso que eles estão tentando fazer parecer! Ahhh, lembrando que no Brasil uma fração minúscula da população vai ter hardware pra rodar esses ambientes de forma realmente inclusiva. Tem muita gente vendendo hipe, isso sim...
Fernando, você viu o jogo Matrix Awakens que foi divulgado no The Game Awards pro Xbox Series X utilizando a Unreal Engine 5? Se não, recomendo você dar uma olhada no nível de realismo desse jogo. Imagine uma imersão VR com isso. A tecnologia já existe, acho que é questão de tempo até o metaverso se tornar uma realidade do nosso cotidiano
@@tiagoc9754 O ponto dele parece ser que essa é uma realidade ainda muito distante para países de terceiro mundo. O Brasil ainda está discutindo sobre rede de esgoto. Diga-se de passagem, mais da metade do Brasil não tem saneamento básico. É claro que essas tecnologias serão acessíveis por uma parte da nossa população e isso é ótimo, mas tenho minhas dúvidas sobre "tornar-se uma realidade do nosso cotidiano"...
📚(17:25) - Meia Noite em Paris, ah, como eu amo Paris.... e como eu amo esse filme. Precisei comentar... Como também estudante de Moda, vou ver como posso participar de um mundo metafísico onde a roupa também é metafísica (01:07:36) Obrigada Fernando e agradeço imensamente ao Felipe pelas informações. 🌟💱✒
Ulrich, você sempre surpreendendo, cara impossível não fazer uma reflexão sobre todos os futuros ( filhos, relacionamento,coito, procriar, o beijo , o choro) da maneira como o assunto é abordado por você. Mais uma vez, meus PARABÉNS. " Antes fosse burro, não sofria tanto" Raul Seixas.
18:00 em diante, maravilhoso mudou minha opinião, façam um corte q viraliza...18 a 19:40
2 года назад+29
Fico imaginando a descentralização social, geopolítica, econômica e legislativa nessa ruptura na configuração global. Haverá um domínio populacional em massa das pessoas?
Pois é, e ainda tem gente que acredita ser o Estado a maior ameaça a liberdade e felicidade humanas. Na verdade o perigo está justamente na ditadura das high-techs, que pretendem tutelar e padronizar a sociedade para vender produtos e comportamentos, nada mais. Uma feira digital das vaidades e frustrações reais. Metaverso é a vitrine sem vidro.
A nossa "estranheza" não reflete a visão de mundo dos principais consumidores, as crianças. Esse conceito de Metaverso já está sendo consolidado por eles. Tive a experiencia de jogar Roblox com meus filhos, isso já é realidade pra eles. Quanto a qualidade/imersão, eles irão estranhar menos e assim por diante, a cada geração, até se tornar natural.
incrível podcast, abordaram tantos pontos importantes para reflexão, acho incrível como nós temos uma visão tão limitada da capacidade tecnológica que iremos alcançar, onde a elite da sociedade usufrui de ferramentas 20x+ avançadas ou superior, vejo que a grande massa sempre tem uma certa resistência para esses desenvolvimentos e aqueles que estão no topo-cadeia sabendo disso precisam ser cautelosos para que se torne "aceitável" de uma maneira saudável, psicológica e mentalmente falando, sendo modesto, acredito que meta esta em sua fase embrionária, e após vir a luz, essa ponta do iceberg crescerá tão rápido que será difícil obtermos controle sobre ela, aqueles que estudam os avanços sabe intuitivamente que a singularidade esta tão próxima quanto o 1984, sinto que seria assustador se nos apresentassem todo potencial das ferramentas que possuem.
As pessoas pedem a nossa atenção. Nossa casa pede cuidados. Nosso corpo pede atenção. As coisas ao nosso redor pede atenção. Logo, atualmente já existem muitas pessoas com problemas por viver mais mergulhados nos jogos, redes sociais. Então imaginem com o Metaverse instalado na vida social de forma radical ? Quem é solteiro e jovem não entende o que é alguem com família e filhos. Responsabilidades onde todos exigem a sua atenção. Será um desafio e teremos com certeza muitos problemas nas pessoas criados pelo mundo Metaverse.
Discordo. O que você disse é a mesma coisa de dizer que o problema da obesidade é a comida. O problema de pessoas viverem mergulhadas no mundo online (jogos/redes sociais) não é da internet, mas sim do próprio indivíduo que usa essa ferramenta como válvula de escape para seus problemas, como uma forma de aliviar a tristeza e ansiedade presente em sua vida real. Se você acabar com a internet essa pessoa irá usar outras ferramentas a seu alcance para escapar dos mesmos problemas.
Ótimo! Nos colocou atualizados sobre vários assuntos que estão ocorrendo por trás dos bastidores da Alta Tecnologia. Parabéns ao Fernando pela entrevista. O Metaverso me lembrou o "Hollowdeck" de StarTrek NG. HollowDeck sim, é totalmente imersivo, é outro nível.
acredito que a alienação entre as pessoas vai ser muito maior, as pessoas vão estar no mesmo ambiente e de relacionar muito pouco, digo isto porque hoje enquanto se está a mesa com familiares ou amigos , em vez de estarem conversando, as pessoas estão no celular fazendo diversas coisas men9s se relacionando entre si.
Também penso isso...já somos uma geração de zumbis andando de cabeça baixa por aí vidrados num smartphone. Até cheguei a refletir que esse modelo estava se esgotando, pq muita gente está abandonando redes socias por conta de ansiedade e depressão. Concordo com o entrevistado, que o caminho precisa ser explorado, e em último caso, mesmo custando muito sofrimento, a humanida se regula. Mas olhar esse experimento social estando dentro dele é meio angustiante. Outra afirmação que me assusta é aumento da produtividade humana, já temos epidemia de bornout, qual será o limite dessa produtividade?
A realidade vai sempre se impor. Não há melhor conceito de vida vazia e triste aquela que vai tentar dar mais importância para um mundo digital em relação ao mundo real.
Vejo um futuro em q os pobres cada vez mais vão se distanciando da realidade virtual. Lembro do filme O Demolidor em q, no futuro, a população dos q vivem na realidade virtual se ''estranham'' com as pessoas q vivem no submundo, distante da internete. Espero viver muito pra ver o q vai acontecer rsrs.
Olá Fernando! A entrevista é extraordinária, realmente você foi extremamente penalizado pelo recurso técnico, tornando a reunião inaudível em seus aspectos. A minha sugestão é que você repita essa entrevista, um abraço
O "metaverso" está aí, cai quem quer... ou... quem precisa. Longe de questionar o mérito do surpreendente artista digital que idealizou esses criptopunks, digo, principalmente destes punks mais "raros" que possuem esses atributos especiais ( ":...:" ), putz... que ideia genial diferenciá-los!!! Mais extraordinário ainda, na minha humilde opinião, é existir quem disputa e paga esse valor... que visão, que conceito, que objetivo, que loucura! Só não pude deixar de observar a comparação de, ou mesmo colocar lado a lado, um desenho que parece ter sido feito em 1995 no "paint brush" com a pintura "monalisa" …. é de vislumbrar o movimento do Sr. Leonardo na tumba! Dá um frio na barriga pensar no rumo para onde as coisas estão caminhando, mas a certeza que fica é que estão. Os conceitos e valores invertidos das coisas, pelo que ou em que realmente devemos investir nosso tempo e recursos.... sinais... fortes sinais.... Aliás, já tem alguma cryptobier para curtir no show do fortnight?
Sinceramente essas perspectivas assustadoras dão um certo desanimo com a vida. Imagine que uma pessoa vai poder comprar um terreno no metaverso e com o dinheiro da venda desse terreno virtual vai poder comprar um terreno real, que provavelmente vai custar bem menos. Só que acredito que ninguém vai querer vender seu terreno virtual, porque a vida virtual e que é que vai ser boa. Tudo o que for virtual vai ser melhor do que a vida real e é aí que vai começar o fim da humanidade. Esse negocio agora de pessoas ganharem muito dinheiro com joguinhos, sem produzir nada de fato é algo surreal. Quem vai querer produzir algo real para consumo?
Quanto menor for a oferta de bens reais de consumo, maior será a recompensa por ofertá-los. O mercado sempre se autorregulou e sempre se autorregulará.
@@znttthefox369 Mas é aí que as grandes corporações irão varrer as outras do planeta e tomar conta de tudo. Para mim está fazendo cada vez mais sentido porque os grandes bilionários mundiais estão comprando cada vez mais terras agricultáveis. Bill Gates, por exemplo, já o maior dono de terras agricultáveis dos EUA. Acredito que irão oferecer o básico do básico para manter as pessoas vivas, enquanto elas estarão felizes e anestesiadas vivendo mergulhadas em uma realidade virtual. Não é nem uma questão de dinheiro, que perderá o sentido de existir, e sim de dominação e poder.
@@marcosa.3346 Partir do fato de que quanto menor a oferta de bens reais maior será a recompensa por ofertá-los e concluir que grandes corporações "varrerão tudo" simplesmente não faz sentido. Nem é algo possível de ser respondido pois não segue raciocínio algum.
@@znttthefox369 As grandes corporações já fazem isso há muito tempo, quando se unem ao Estado. Vem desde a revolução industrial. Exemplos é que não faltam. As grandes corporações tem o poder do financiamento do Estado e o Estado tem o poder da caneta para varrer a concorrência para fora do mercado.
Quero ver o pessoal se alimentar de cripto alimentos e beber protoagua. Uma geração que assim que os pais não estiverem aqui para pagar tudo vão acordar quando a energia for cortada... 😁😁
Até que é fácil distinguir o real do virtual...nosso organismo não vai se contentar com alimento, água ou ar virtuais. No limite, esse é o limite do real. Não concordo com o argumento do entrevistado que diz que pessoas que vivem realidades ruins terão a possibilidade de fugir para uma opção virtual melhor. Quem vai ficar no plano da realidade pra tenta transformar e melhorar as coisas? Seremos zumbis alienados fugindo da nossa realidade até que a morte chegue? Parece uma vida, sei lá, bovina.
Quando fala do impacto da Tecnologia, nostalgia,....., me fez lembrar do filme Avatar, onde as pessoas deitam em uma cama para se projetar fisicamente em uma outra espécie, para interagir, o mais loco seria assim com ocorre no filme poder escolher mudar o tipo de vida. Estaríamos chegando a era da imortalidade, pelo menos virtual? Loco, muito loco isso.
Há uma década atras estava no Second life , grande parte do que dizem já acontecia por la , com exceção da imersão virtual...mas, da pra ter uma boa ideia de como será o Metaverso. No entanto,, digo que alem de enjoar com o tempo, muitas pessoas pensarão estar interagindo socialmente com humanos, quando na verdade serão facilmente enganados por IA... como já vem acontecendo.
@Mucioh há quem inclusive se apaixona por uma acreditando que a conquistou ... há sites de relacionamentos que ja usam isso. Esse é o grande poder da IA... entendendo rapidamente como trabalha o emocional de um humano... o poder de persuasão é muito maior. Em um futuro não muito distante, gerançoes futuras terão relacionamentos reais com robos humanoides...
Parabéns Fernando pela excelente entrevista. Entrevistado de alto nível. Saí do zero nesse assunto e consegui adquirir e compreender muito sobre o conteúdo. Mas, vi sua preocupação com a privacidade, segurança, controle etc e pelo que entendi não é algo que preocupa os demais nesse universo. Diante disso fiquei com uma dúvida: Quando você questionou como o digital (no caso de compra de um imóvel) fará conexão com o mundo físico que é totalmente diferente, ou seja como resolverão essa questão, fiquei pensando se o 5G não resolverá isso ao ser totalmente implantado. Quando a geladeira, a máquina de lavar já tiveram no IOT, então penso que também a tranca da porta da nossa casa também estará, ou seja se for vendida no mundo digital, então só o novo dono destrancará através de chip, NFT's, reconhecimento facial etc. Será que o caminho é esse? Pois, fique com a sensação de que as coisas só terão valor e serão comercializadas "legalmente" se estiverem primeiro no digital. Será que esse ponto também é uma utopia minha? Certa vez ouvi que a internet terá também seus foros, juízes, e normas de conduta de tudo, ou seja a soberania será da própria internet(quem lê entenda). Um grande abraço!
Eu ja falava há 10 anos atrás que um dia criariam um metaverso. Logo terão vários metaversos de várias empresas e de vários tipos. Toda a tecnologia das grandes empresas hoje está voltada pra realidade virtual. Pode apostar com tudo nisso, depois da internet, será a nova tecnologia mais marcante da época.
Diante da qualidade das informações, e da entrevista ( parece fácil conduzir uma entrevista relevante, mas perguntas pertinentes precisam de preparo e perspicácia), a qualidade do audio acaba sendo somente um detalhe pouco significativo . . .
Esses insights são incríveis, a questão do passaporte com NFT e royalty perpétuo..... sem comentários! Esse Felipe Santana é sensacional também, adorei a parte do camelô de arte digital kkkkkkkkkkkkk
Essa coisa de que "ah, ele é um pseudônimo, ninguém sabe quem é de verdade" é interessante. Eu sei que existe nessas comunidades da internet a noção de que o anonimato é bom. Para alguns casos certamente é (o Satoshi, por ex). Mas eu também fico imaginando que na verdade uma única pessoa tem vários pseudônimos e fica interagindo entre eles para manipular a comunidade, ou talvez vender um NFT para si mesmo só para inflar o preço, esse tipo de coisa... Aliás, a compra e venda desses NFTs me fazem pensar em lavagem de dinheiro, não sei pq haha
Bem observado, e essa prática se faz, ou se tenta fazer, em todos os mercados . . . tudo que é abstrato depende de fluxo, e interferir no fluxo pode ser inclusive divertido, além da possibilidade de se fazer dinheiro muito rápido . . .
Fernando, desculpe sair do tema, mas como você falou que estão montando um novo estúdio para podcast, penso que o ambiente poderia ficar melhor se tivesse um pouco de cores. Falo como leigo. Obrigado pelos vídeos e informações.
A caverna de Platão veio à minha mente durante toda a entrevista. Exagerando o cenário,.poderiamos ter um sistema legal em que a punicao de prisao incluiria o banimento temporario ou perpétuo do mundo virtual para um mundo real em que haverá poucas coisas físicas, em que pode ser muito dificil ter acesso livros, musica, arte, contatos sociais etc.. Um mundo árido que parecerá irreal.
Na minha opinião estamos vivendo apenas mais um hype(3 onda?) desse combo ai do metaverso. RV, AR.....etc. Claro em conjunto com outras tecnologias potencializa várias sacadas. Mas o ponto crucial é o paradigma que ainda precisa ser quebrado ( não só o da imersão ), é de por exemplo algo que acontece no mundo virtual também acontecer no mundo real. Como por exemplo você utilizar um óculos desse para pra sei la derrubar a parede da sua casa com elementos do mundo virtual e realmente ela ser derrubada no mundo real. Não apenas triggers de automação , entre outras coisas que já acontecem hoje.
Tenho conta no Banco do Brasil e no mês passado recebi um email do banco informando e incentivando para eu pagar minhas contas pelo whatsapp... whatsapp é do Facebook... tudo integrado... e eu estou bloqueada (de castigo) por 1 mês do Facebook... daqui a pouco por eu me portar fora dos interesses do sistema no facebook minha conta no Banco do Brasil ficará bloqueado... sistema de crédito social chinês em breve no Brasil?
O que eu acho estranho neste mundinho de metaverso é a formação de pessoas bitoladas em tecnologia. Vai deixando de ser humano e formando pessoas fisicamente inferiorizadas. Parecem ser muito inteligentes, altamente desenvolvidas intelectualmente, mas fisicamente incapazes de uma tarefa mecânica ou que exija o corpo. Interagem muito com máquinas, computadores, smartphones e a interação pessoal? Sei não, acho que vai ser uma bosta olhando por estes aspectos.
Sou muito cético com toda esta expectativa gerada em torno do metaverso e do próprio btc em sí. Pelo Metaverso, acredito que poderá ser bastante útil para fins profissionais, uma operação realizada por um Médico à distância; participar de uma reunião à distância com uma interação quase como presencial. Agora essa turma que acredita em joguinhos, figurinhas, etc...acho que se decepcionarão. Quanto ao btc, acho que é inexplicável a sua ultra-mega valorização; já ponderei sobre o custo de produção de 01(um) btc( contabilizando tudo, custo intelectual, energia, equipamentos, etc...), não obtive resposta; nem tampouco vejo aplicação prática; será que precisaremos de outros 10, 20 anos para utilizarmos btc como moeda? Nunca será moeda?
@@marta_2022 Sim, Marta. Por exemplo, um Médico expert em determinado procedimento cirúrgico pode, à distância, de outro país; assistir a um procedimento cirúrgico como se no ambiente estivesse e, através de seu "konw-how", orientar o Médico que opera os instrumentos "in loco" em como proceder; algo que talvez já exista hoje, mas com o advento das realidades virtual e aumentadas, certamente tomará outras proporções.
@@rosendolucenacg Talvez em ambientes acadêmicos. Será uma ferramenta sensacional para estudos e para algumas especialidades como radiologia. Mas operar um paciente no metaverso? Pagar 2 honorários? Quem é o médico responsável? Se complicar, quem assume? Não é tão simples.
@@marta_2022 O Médico auxiliar, distante fisicamente e "presente" graças a essas tecnologias, auxiliará, como todo seu expertise, esse Médico que opera os equipamentos. Em se tratando de saúde, me parece que honorários será o último item a ser analisado. Se complicar, quem assume será a equipe, como deve ser hj. Mas, enfim; pensamos diferentes; agradeço a atenção.
Só fiquei de cara com os neologismos: “enjáine” demorei para entender que era “engine”, (i.e., motor), que na verdade se pronuncia “êngine”. Outro foi “provenance”, que acabei traduzindo para “procedência”, mas não tenho certeza… Fora essas, ótima conversa! Quanto à valoração de terrenos no metaverso, deve ainda prevalecer a máxima: location, location, location!
O áudio do entrevistado está muito ruim, fiz de tudo para tentar entender o que era "in jay" (não consegui ouvi o "ne" final), pesquisei na internet e tudo, rs. Vim aqui nos comentários para tentar descobrir. Obrigado por ter esclarecido. Vídeo muito bom, um dos mais elucidativos sobre metaverso que já assisti.
Eu estou exposto através dos "vendedores de picaretas". Tipo, não sei qual projeto vingará ou dominará, mas sei que todos eles precisarão de conexão de internet e todos os hardwares relacionados.
Que delícia ouvir vocês dois conversando!!! Ficaria horas ouvindo, mesmo com eco! kkkk Parabéns, foi show!
É tipo um jogo só que com potencial de a galera valorizar mais ele que a vida.
Excelente conteúdo Fernando. Nunca pare o excelente trabalho, pfv !
Obrigado!
É sério mesmo?
Curioso como estão tentando forçar a ideia de algo novo para as massas... Esse conceito é antiquíssimo e viciante desde sempre, não só pelo velho SecondLife, onde já se comprava e vendia terrenos, imóveis, moda, arte e que até popularizou o conceito de pornô simulado e interativo, com todo o tipo de fetiches, até os jogos que pegaram esse embalo como GTA 5 em diante! É como se estivessem vender chinelo como sendo algo inovador, só porque tem cores novas! A tecnologia de virtualização vem evoluindo de forma gradual e constante! Não tem nada de revolucionário nisso que eles estão tentando fazer parecer! Ahhh, lembrando que no Brasil uma fração minúscula da população vai ter hardware pra rodar esses ambientes de forma realmente inclusiva. Tem muita gente vendendo hipe, isso sim...
@@edgardwill4932 exatamente
Fernando, você viu o jogo Matrix Awakens que foi divulgado no The Game Awards pro Xbox Series X utilizando a Unreal Engine 5? Se não, recomendo você dar uma olhada no nível de realismo desse jogo. Imagine uma imersão VR com isso. A tecnologia já existe, acho que é questão de tempo até o metaverso se tornar uma realidade do nosso cotidiano
Boa. Vou ver. Obg!
do nosso cotidiano? cotidiano dos países do primeiro mundo, certo.
@@rubenssousaoliveira5766 computadores, laptops, celulares. Tudo começa com "países de primeiro mundo" e hoje fazem parte do nosso cotidiano
Esse realismo acabou de chegar, para colocar num vr espera mais uns 10 a 20 anos.
@@tiagoc9754 O ponto dele parece ser que essa é uma realidade ainda muito distante para países de terceiro mundo. O Brasil ainda está discutindo sobre rede de esgoto. Diga-se de passagem, mais da metade do Brasil não tem saneamento básico.
É claro que essas tecnologias serão acessíveis por uma parte da nossa população e isso é ótimo, mas tenho minhas dúvidas sobre "tornar-se uma realidade do nosso cotidiano"...
Entrevista espetacular.
Vem cá, porque querem impedir o ser humano de ser o que ele é.. um humano.
Deus abençoe a todos
Papo muito agradável! Parabéns!
Caraca 1h de vídeo muito legal parece um documentário gosto de ficar escutando no fone Bluetooth
O fone bluetooth faz toda a diferença mesmo hahahaha
Excelente programa
Obrigada, Ulrich!!!!Show!!!
📚(17:25) - Meia Noite em Paris, ah, como eu amo Paris.... e como eu amo esse filme. Precisei comentar...
Como também estudante de Moda, vou ver como posso participar de um mundo metafísico onde a roupa também é metafísica (01:07:36)
Obrigada Fernando e agradeço imensamente ao Felipe pelas informações.
🌟💱✒
Programa excelente, como de costume!!! 👏👏👏
Ulrich, você sempre surpreendendo, cara impossível não fazer uma reflexão sobre todos os futuros ( filhos, relacionamento,coito, procriar, o beijo , o choro) da maneira como o assunto é abordado por você. Mais uma vez, meus PARABÉNS. " Antes fosse burro, não sofria tanto" Raul Seixas.
Obrigado, Rodrigo!
Obrigado, mestre. 🏅👍🏻
18:00 em diante, maravilhoso mudou minha opinião, façam um corte q viraliza...18 a 19:40
Fico imaginando a descentralização social, geopolítica, econômica e legislativa nessa ruptura na configuração global. Haverá um domínio populacional em massa das pessoas?
Sempre centralizado, as bigtechs dominando. É um sonho libertário achar que vai ser descentralizado
Um domínio populacional em massa tipo... um Estado?
Pois é, e ainda tem gente que acredita ser o Estado a maior ameaça a liberdade e felicidade humanas. Na verdade o perigo está justamente na ditadura das high-techs, que pretendem tutelar e padronizar a sociedade para vender produtos e comportamentos, nada mais. Uma feira digital das vaidades e frustrações reais.
Metaverso é a vitrine sem vidro.
@@zemundico7913 O corporativismo só acontece através do Estado, cara, lol. O país em que você vive é literalmente um resumo disso.
Tudo se resume a controle, o estado é apenas um dos meios pelo qual exercem o controle.
A nossa "estranheza" não reflete a visão de mundo dos principais consumidores, as crianças. Esse conceito de Metaverso já está sendo consolidado por eles. Tive a experiencia de jogar Roblox com meus filhos, isso já é realidade pra eles. Quanto a qualidade/imersão, eles irão estranhar menos e assim por diante, a cada geração, até se tornar natural.
Muito bom! Como sempre, ótimos conteúdos!
Obrigado!!
incrível podcast, abordaram tantos pontos importantes para reflexão, acho incrível como nós temos uma visão tão limitada da capacidade tecnológica que iremos alcançar, onde a elite da sociedade usufrui de ferramentas 20x+ avançadas ou superior, vejo que a grande massa sempre tem uma certa resistência para esses desenvolvimentos e aqueles que estão no topo-cadeia sabendo disso precisam ser cautelosos para que se torne "aceitável" de uma maneira saudável, psicológica e mentalmente falando, sendo modesto, acredito que meta esta em sua fase embrionária, e após vir a luz, essa ponta do iceberg crescerá tão rápido que será difícil obtermos controle sobre ela, aqueles que estudam os avanços sabe intuitivamente que a singularidade esta tão próxima quanto o 1984, sinto que seria assustador se nos apresentassem todo potencial das ferramentas que possuem.
SENSACIONAL !!
Show muito bom
As pessoas pedem a nossa atenção. Nossa casa pede cuidados. Nosso corpo pede atenção. As coisas ao nosso redor pede atenção. Logo, atualmente já existem muitas pessoas com problemas por viver mais mergulhados nos jogos, redes sociais. Então imaginem com o Metaverse instalado na vida social de forma radical ? Quem é solteiro e jovem não entende o que é alguem com família e filhos. Responsabilidades onde todos exigem a sua atenção. Será um desafio e teremos com certeza muitos problemas nas pessoas criados pelo mundo Metaverse.
Discordo. O que você disse é a mesma coisa de dizer que o problema da obesidade é a comida. O problema de pessoas viverem mergulhadas no mundo online (jogos/redes sociais) não é da internet, mas sim do próprio indivíduo que usa essa ferramenta como válvula de escape para seus problemas, como uma forma de aliviar a tristeza e ansiedade presente em sua vida real. Se você acabar com a internet essa pessoa irá usar outras ferramentas a seu alcance para escapar dos mesmos problemas.
EXCELENTE
Esta conversa é ouro! Obrigada pela partilha.
Parabéns pelo trabalho
só conteudo de valor
Que assunto fantástico do ponto de vista evolutivo da internet e o mundo virtual, parabéns,,,,
🤟🤟🔥🔥
Como sempre, muito bom conteúdo. Espero que se multiplique este tipo de informação. Obrigado
Ótimo! Nos colocou atualizados sobre vários assuntos que estão ocorrendo por trás dos bastidores da Alta Tecnologia. Parabéns ao Fernando pela entrevista. O Metaverso me lembrou o "Hollowdeck" de StarTrek NG. HollowDeck sim, é totalmente imersivo, é outro nível.
Acho que o filme Ready Player One dá uma ideia muito clara do que é o Metaverse.
Muito bom conteúdo! Adorei a conversa
baita informação parabéns
Maravilhoso, o futuro já está aqui!
Puta entrevista. Excelente!!! Muito obrigado por esse conteúdo!
🤟🤟
Qual a diferença do que estamos assistindo agora com o cenário da Bolha da Internet? Será que estamos próximos de uma faxina no mercado?
acredito que a alienação entre as pessoas vai ser muito maior, as pessoas vão estar no mesmo ambiente e de relacionar muito pouco, digo isto porque hoje enquanto se está a mesa com familiares ou amigos , em vez de estarem conversando, as pessoas estão no celular fazendo diversas coisas men9s se relacionando entre si.
Também penso isso...já somos uma geração de zumbis andando de cabeça baixa por aí vidrados num smartphone. Até cheguei a refletir que esse modelo estava se esgotando, pq muita gente está abandonando redes socias por conta de ansiedade e depressão.
Concordo com o entrevistado, que o caminho precisa ser explorado, e em último caso, mesmo custando muito sofrimento, a humanida se regula. Mas olhar esse experimento social estando dentro dele é meio angustiante.
Outra afirmação que me assusta é aumento da produtividade humana, já temos epidemia de bornout, qual será o limite dessa produtividade?
Esse eco é porque vocês gravaram esse vídeo dentro do metaverso? Irado, kkkk!
Kkkkkkkkkkkkk
Kkkkk
Para quem quer entrar no mundo p2e, um bom começo é o ccar e cpan. Muito legais e então dentro do metaverso.
Sensacional, Fernando! Muitíssimo obrigado pelo conteúdo
E que venha o Futuro....
A realidade vai sempre se impor. Não há melhor conceito de vida vazia e triste aquela que vai tentar dar mais importância para um mundo digital em relação ao mundo real.
O conteúdo supera a qualidade do áudio. Obrigado Ulrich!!!
Que bom saber, Fernando! Agradeço pela compreensão!
Vejo um futuro em q os pobres cada vez mais vão se distanciando da realidade virtual.
Lembro do filme O Demolidor em q, no futuro, a população dos q vivem na realidade virtual se ''estranham'' com as pessoas q vivem no submundo, distante da internete.
Espero viver muito pra ver o q vai acontecer rsrs.
Eu quero ver esse metaverso, muito bom
Me fez pensar na série da Netflix Black Mirror! Adorei o bate papo!
Uma palavra para o vídeo: OBRIGATÓRIO 🤘🏾🙌🏾
Obg!!
Está semana recebi uma oferta de NFT Karl Lagerfeld - Avatar de Karl ! Que vídeo excelente !
Papo muito bom. Parabéns!
Alguém mais prestou atenção nele dizendo: "R$150 reais pra cortar um cabelo." Quem paga R$150 reais pra cortar um cabelo? Meu Deeeuuss kkkkkk
KKKKKKKKK
Muito bom...finalmente fez-se luz para mim sobre este novo mundo....Grato a ambos.
Obg!
Olá Fernando! A entrevista é extraordinária, realmente você foi extremamente penalizado pelo recurso técnico, tornando a reunião inaudível em seus aspectos. A minha sugestão é que você repita essa entrevista, um abraço
O "metaverso" está aí, cai quem quer... ou... quem precisa. Longe de questionar o mérito do surpreendente artista digital que idealizou esses criptopunks, digo, principalmente destes punks mais "raros" que possuem esses atributos especiais ( ":...:" ), putz... que ideia genial diferenciá-los!!! Mais extraordinário ainda, na minha humilde opinião, é existir quem disputa e paga esse valor... que visão, que conceito, que objetivo, que loucura! Só não pude deixar de observar a comparação de, ou mesmo colocar lado a lado, um desenho que parece ter sido feito em 1995 no "paint brush" com a pintura "monalisa" …. é de vislumbrar o movimento do Sr. Leonardo na tumba! Dá um frio na barriga pensar no rumo para onde as coisas estão caminhando, mas a certeza que fica é que estão. Os conceitos e valores invertidos das coisas, pelo que ou em que realmente devemos investir nosso tempo e recursos.... sinais... fortes sinais.... Aliás, já tem alguma cryptobier para curtir no show do fortnight?
Sinceramente essas perspectivas assustadoras dão um certo desanimo com a vida. Imagine que uma pessoa vai poder comprar um terreno no metaverso e com o dinheiro da venda desse terreno virtual vai poder comprar um terreno real, que provavelmente vai custar bem menos. Só que acredito que ninguém vai querer vender seu terreno virtual, porque a vida virtual e que é que vai ser boa. Tudo o que for virtual vai ser melhor do que a vida real e é aí que vai começar o fim da humanidade. Esse negocio agora de pessoas ganharem muito dinheiro com joguinhos, sem produzir nada de fato é algo surreal. Quem vai querer produzir algo real para consumo?
o melhor comentário. brabo.
Quanto menor for a oferta de bens reais de consumo, maior será a recompensa por ofertá-los. O mercado sempre se autorregulou e sempre se autorregulará.
@@znttthefox369 Mas é aí que as grandes corporações irão varrer as outras do planeta e tomar conta de tudo. Para mim está fazendo cada vez mais sentido porque os grandes bilionários mundiais estão comprando cada vez mais terras agricultáveis. Bill Gates, por exemplo, já o maior dono de terras agricultáveis dos EUA. Acredito que irão oferecer o básico do básico para manter as pessoas vivas, enquanto elas estarão felizes e anestesiadas vivendo mergulhadas em uma realidade virtual. Não é nem uma questão de dinheiro, que perderá o sentido de existir, e sim de dominação e poder.
@@marcosa.3346 Partir do fato de que quanto menor a oferta de bens reais maior será a recompensa por ofertá-los e concluir que grandes corporações "varrerão tudo" simplesmente não faz sentido. Nem é algo possível de ser respondido pois não segue raciocínio algum.
@@znttthefox369 As grandes corporações já fazem isso há muito tempo, quando se unem ao Estado. Vem desde a revolução industrial. Exemplos é que não faltam. As grandes corporações tem o poder do financiamento do Estado e o Estado tem o poder da caneta para varrer a concorrência para fora do mercado.
Fernando infelizmente o áudio não tá bom. Por isso pergunto se tem como disponibilizar a transcrição do podcast
Fernando eu fiz um esforço kkk e já assisti ao podcast. Foi ótimo! Parabéns pela imersão no assunto novo mas fundamental.
Quero ver o pessoal se alimentar de cripto alimentos e beber protoagua. Uma geração que assim que os pais não estiverem aqui para pagar tudo vão acordar quando a energia for cortada... 😁😁
O melhor comentário. Um mundo com pessoas fora da realidade. Isso não é para mim.
Até que é fácil distinguir o real do virtual...nosso organismo não vai se contentar com alimento, água ou ar virtuais. No limite, esse é o limite do real.
Não concordo com o argumento do entrevistado que diz que pessoas que vivem realidades ruins terão a possibilidade de fugir para uma opção virtual melhor. Quem vai ficar no plano da realidade pra tenta transformar e melhorar as coisas? Seremos zumbis alienados fugindo da nossa realidade até que a morte chegue? Parece uma vida, sei lá, bovina.
Enquanto tu fala isso. Tem gente ficando milionária com cripto
BOA NOITE Ulrich .. Talvez você possa levar alguns minutos para conferir os sistemas Play2Earn do projeto ERTHA? Ainda cedo!
Quando fala do impacto da Tecnologia, nostalgia,....., me fez lembrar do filme Avatar, onde as pessoas deitam em uma cama para se projetar fisicamente em uma outra espécie, para interagir, o mais loco seria assim com ocorre no filme poder escolher mudar o tipo de vida. Estaríamos chegando a era da imortalidade, pelo menos virtual? Loco, muito loco isso.
Há uma década atras estava no Second life , grande parte do que dizem já acontecia por la , com exceção da imersão virtual...mas, da pra ter uma boa ideia de como será o Metaverso. No entanto,, digo que alem de enjoar com o tempo, muitas pessoas pensarão estar interagindo socialmente com humanos, quando na verdade serão facilmente enganados por IA... como já vem acontecendo.
Acho bizarro trocar experiências físicas por virtuais, acho que será mais uma espécie de válvula de escape pra gente frustrada.
@Mucioh há quem inclusive se apaixona por uma acreditando que a conquistou ... há sites de relacionamentos que ja usam isso. Esse é o grande poder da IA... entendendo rapidamente como trabalha o emocional de um humano... o poder de persuasão é muito maior. Em um futuro não muito distante, gerançoes futuras terão relacionamentos reais com robos humanoides...
Parabéns Fernando pela excelente entrevista. Entrevistado de alto nível. Saí do zero nesse assunto e consegui adquirir e compreender muito sobre o conteúdo. Mas, vi sua preocupação com a privacidade, segurança, controle etc e pelo que entendi não é algo que preocupa os demais nesse universo. Diante disso fiquei com uma dúvida: Quando você questionou como o digital (no caso de compra de um imóvel) fará conexão com o mundo físico que é totalmente diferente, ou seja como resolverão essa questão, fiquei pensando se o 5G não resolverá isso ao ser totalmente implantado. Quando a geladeira, a máquina de lavar já tiveram no IOT, então penso que também a tranca da porta da nossa casa também estará, ou seja se for vendida no mundo digital, então só o novo dono destrancará através de chip, NFT's, reconhecimento facial etc. Será que o caminho é esse? Pois, fique com a sensação de que as coisas só terão valor e serão comercializadas "legalmente" se estiverem primeiro no digital. Será que esse ponto também é uma utopia minha? Certa vez ouvi que a internet terá também seus foros, juízes, e normas de conduta de tudo, ou seja a soberania será da própria internet(quem lê entenda). Um grande abraço!
Conteudo top! Poderia ter deixado o vídeo na câmera central onde aparece vcs dois juntos. O áudio do Felipe está quase perfeito nela.
Eu ja falava há 10 anos atrás que um dia criariam um metaverso. Logo terão vários metaversos de várias empresas e de vários tipos. Toda a tecnologia das grandes empresas hoje está voltada pra realidade virtual. Pode apostar com tudo nisso, depois da internet, será a nova tecnologia mais marcante da época.
sensacional entrevista e um ponto de vista amplo e muito atual. parabéns
Obg! 🤟🤟
Uma pena o áudio, mas com ctz vale a pena abstrair! Excelente conversa!
Obg pela compreensao!
O Metaverso é a vitrine sem o vidro.
Diante da qualidade das informações, e da entrevista ( parece fácil conduzir uma entrevista relevante, mas perguntas pertinentes precisam de preparo e perspicácia), a qualidade do audio acaba sendo somente um detalhe pouco significativo . . .
Esses insights são incríveis, a questão do passaporte com NFT e royalty perpétuo..... sem comentários! Esse Felipe Santana é sensacional também, adorei a parte do camelô de arte digital kkkkkkkkkkkkk
😂😂🤟🤟
Essa coisa de que "ah, ele é um pseudônimo, ninguém sabe quem é de verdade" é interessante. Eu sei que existe nessas comunidades da internet a noção de que o anonimato é bom. Para alguns casos certamente é (o Satoshi, por ex). Mas eu também fico imaginando que na verdade uma única pessoa tem vários pseudônimos e fica interagindo entre eles para manipular a comunidade, ou talvez vender um NFT para si mesmo só para inflar o preço, esse tipo de coisa... Aliás, a compra e venda desses NFTs me fazem pensar em lavagem de dinheiro, não sei pq haha
Bem observado, e essa prática se faz, ou se tenta fazer, em todos os mercados . . . tudo que é abstrato depende de fluxo, e interferir no fluxo pode ser inclusive divertido, além da possibilidade de se fazer dinheiro muito rápido . . .
Apesar do problema da voz a entrevista foi tão boa que eu assistiria mesmo com a voz dublada de "Pablo Vitar"😃😆
Fernando, desculpe sair do tema, mas como você falou que estão montando um novo estúdio para podcast, penso que o ambiente poderia ficar melhor se tivesse um pouco de cores. Falo como leigo. Obrigado pelos vídeos e informações.
A caverna de Platão veio à minha mente durante toda a entrevista. Exagerando o cenário,.poderiamos ter um sistema legal em que a punicao de prisao incluiria o banimento temporario ou perpétuo do mundo virtual para um mundo real em que haverá poucas coisas físicas, em que pode ser muito dificil ter acesso livros, musica, arte, contatos sociais etc.. Um mundo árido que parecerá irreal.
Na minha opinião estamos vivendo apenas mais um hype(3 onda?) desse combo ai do metaverso. RV, AR.....etc. Claro em conjunto com outras tecnologias potencializa várias sacadas. Mas o ponto crucial é o paradigma que ainda precisa ser quebrado ( não só o da imersão ), é de por exemplo algo que acontece no mundo virtual também acontecer no mundo real. Como por exemplo você utilizar um óculos desse para pra sei la derrubar a parede da sua casa com elementos do mundo virtual e realmente ela ser derrubada no mundo real. Não apenas triggers de automação , entre outras coisas que já acontecem hoje.
Runescape existe ainda, eu joguei muito na infância, e um pouco recentemente
Tenho conta no Banco do Brasil e no mês passado recebi um email do banco informando e incentivando para eu pagar minhas contas pelo whatsapp... whatsapp é do Facebook... tudo integrado... e eu estou bloqueada (de castigo) por 1 mês do Facebook... daqui a pouco por eu me portar fora dos interesses do sistema no facebook minha conta no Banco do Brasil ficará bloqueado... sistema de crédito social chinês em breve no Brasil?
Mais um excelente vídeo, parabéns Fernando! Sucesso!
CORTA O SOM E PÕE NO GOOGLE TRADUTOR.
Eu acho que vai ser estilo óculos Saiyajin, lembra?
Mto bom
O bate papo!!! Você sempre traz conteúdos interessantes ! Sou um novo fã !
Muito obrigado!
Isotope resolve esse problema do áudio. Blz?! Abç.
Sensacional a entrevista. @Fernando o que você estava jogando no final do vídeo?
Tenis de mesa. Amimal
"Blockchain não se fala mais, ao contrário de cripto e NFT" mano... como assim???
o mais incrível é que para construir esse mundo virtual , vão precisar dos recursos físicos, e naturais . A Natureza é a prioridade.
Aqui estamos
Obrigado!
ALTAS LIVE!!!!! :) Boa Profe!!!!
cardano tem muito NFT sim e eh bem mais acessível que eth. a taxa de criação, transferencia etc, custa por volta de 0.2 ada, menos que 1 dolar
O que eu acho estranho neste mundinho de metaverso é a formação de pessoas bitoladas em tecnologia. Vai deixando de ser humano e formando pessoas fisicamente inferiorizadas. Parecem ser muito inteligentes, altamente desenvolvidas intelectualmente, mas fisicamente incapazes de uma tarefa mecânica ou que exija o corpo. Interagem muito com máquinas, computadores, smartphones e a interação pessoal? Sei não, acho que vai ser uma bosta olhando por estes aspectos.
Pelo jeito cada vez a mente vai ser mais utilizada e o corpo e interações físicas vão ficando atrofiados.
TAMARE QUE LANCE LOGO esse metaverso pfvv😍😍😍😍😍😍
Metatrader já está nessa tem tempo 😂 brincadeiras a parte, o vídeo é Fantástico
Sou muito cético com toda esta expectativa gerada em torno do metaverso e do próprio btc em sí. Pelo Metaverso, acredito que poderá ser bastante útil para fins profissionais, uma operação realizada por um Médico à distância; participar de uma reunião à distância com uma interação quase como presencial. Agora essa turma que acredita em joguinhos, figurinhas, etc...acho que se decepcionarão. Quanto ao btc, acho que é inexplicável a sua ultra-mega valorização; já ponderei sobre o custo de produção de 01(um) btc( contabilizando tudo, custo intelectual, energia, equipamentos, etc...), não obtive resposta; nem tampouco vejo aplicação prática; será que precisaremos de outros 10, 20 anos para utilizarmos btc como moeda? Nunca será moeda?
Operação á distância???? Tô fora!!! Como seria? Com bisturi virtuais? Anestesia virtual?
@@marta_2022 Sim, Marta. Por exemplo, um Médico expert em determinado procedimento cirúrgico pode, à distância, de outro país; assistir a um procedimento cirúrgico como se no ambiente estivesse e, através de seu "konw-how", orientar o Médico que opera os instrumentos "in loco" em como proceder; algo que talvez já exista hoje, mas com o advento das realidades virtual e aumentadas, certamente tomará outras proporções.
@@rosendolucenacg Talvez em ambientes acadêmicos. Será uma ferramenta sensacional para estudos e para algumas especialidades como radiologia. Mas operar um paciente no metaverso? Pagar 2 honorários? Quem é o médico responsável? Se complicar, quem assume? Não é tão simples.
@@marta_2022 O Médico auxiliar, distante fisicamente e "presente" graças a essas tecnologias, auxiliará, como todo seu expertise, esse Médico que opera os equipamentos. Em se tratando de saúde, me parece que honorários será o último item a ser analisado. Se complicar, quem assume será a equipe, como deve ser hj. Mas, enfim; pensamos diferentes; agradeço a atenção.
Ótimo conteúdo Fernando! Pena o som... mas deu para ter várias sacadas!
Obrigado!!
Só fiquei de cara com os neologismos: “enjáine” demorei para entender que era “engine”, (i.e., motor), que na verdade se pronuncia “êngine”. Outro foi “provenance”, que acabei traduzindo para “procedência”, mas não tenho certeza… Fora essas, ótima conversa! Quanto à valoração de terrenos no metaverso, deve ainda prevalecer a máxima: location, location, location!
O áudio do entrevistado está muito ruim, fiz de tudo para tentar entender o que era "in jay" (não consegui ouvi o "ne" final), pesquisei na internet e tudo, rs. Vim aqui nos comentários para tentar descobrir. Obrigado por ter esclarecido.
Vídeo muito bom, um dos mais elucidativos sobre metaverso que já assisti.
Conversa muito boa. Parabéns! A propósito, na minha fatura do cartão também há muitas compras na Xsolla 🤣💦
Muito bom... Preciso assistir mais umas 3 vezes!!!
🤟🤟
Fernando um grande projeto ultra realista que tem previsão para ser lançado no início de 2022 se chama Everdome
Existe um projeto game que se aproxima muito desta filosofia digital o ERTHA, de uma olhadinha
Impressionante como o dinheiro praticamente grátis gera distorções na atual sociedade global.
curti o som inicial parece de narrador de radio de futebol
13:07, "uma pílula que tu toma, e buff" kkkk já tem isso
8:00 Ele tá confundindo Metaverso com realidade aumentada
Eu estou exposto através dos "vendedores de picaretas". Tipo, não sei qual projeto vingará ou dominará, mas sei que todos eles precisarão de conexão de internet e todos os hardwares relacionados.