AÇÕES DA NATUREZA EM ATAFONA SÃO JOÃO DA BARRA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 фев 2025
  • A fúria do Pontal de Atafona
    O balneário de Atafona, município de São João da Barra, localizado na foz do rio Paraíba do Sul, litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, tem população flutuante no verão e bastante reduzida no inverno. Desde a década de 50 o pontal de Atafona vem sofrendo um processo erosivo em sua linha de costa.
    Enquanto a população local arca com a perda de bens imóveis e também com parte de sua história, o fenômeno da erosão provoca curiosidade, a ponto das casas semidestruídas serem alvo de visitação turística.
    Para o entendimento dos fatores que regulam a intensidade do fenômeno erosivo atual é fundamental o conhecimento dos dados ambientais, incluindo ventos, ondas, vazão do rio e constituição do litoral. Quanto à duração do fenômeno, esta poderá ser estimada a partir da determinação do tempo decorrido durante antigas fases erosivas preservadas na planície costeira. Para tanto serão executadas sondagens geológicas e datações.
    O real significado de que o homem é nada diante da natureza.
    Obviamente que esse fenômeno está relacionado à dinâmica geomorfológica costeira, num ambiente flúvio-marinho em que se observam atividades construtivas tais como as restingas, tômbolos, dunas, deltas, terraços, etc... e que por algum motivo esse processo construtivo começa a ser revertido.
    Estamos em busca de trabalhos científicos realizados e que expliquem esse fenômeno. Assim que conseguirmos encontrar disponibilizaremos neste espaço.
    Porém, pelo que se apresenta já cabe uma boa reflexão sobre os possíveis motivos que levaram o mar a retomar aquela região. Um bom começo é analisar a forma com que a bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, vem sendo tratada por todos nós.
    Represamento e subtração de suas águas, desflorestamento de suas vertentes e margens, crescimento desordenado das cidades ribeirinhas, etc... certamente estão entre os principais fatores.
    O encontro de um rio com o mar é um espetáculo de encher os olhos. Na Praia de Atafona, onde deságua o Paraíba do Sul, deveria ser assim, mas seus moradores têm pouco do que se orgulhar e muito que lamentar. A fúria com que o mar vem destruindo casas, avançando 1 quilômetro em terra firme, apavora a todos. Na temporada de verão a maré derrubou 20 imóveis.

Комментарии • 13

  • @AlLuCaRd100
    @AlLuCaRd100 13 лет назад

    Meu amigo mora na rua em enfrente ao antigo edificio julinho,que já caiu.É algo lindo,mas ao mesmo tempo triste.É tudo uma mistura de fatos como areas inedaquedamente aterradas,as várias repressas ao longo do rio,e um fenômeno que eh natural.Ótimo vídeo,quem convive com o problema sabe o quanto é grave.Gostei muito da música,alguem poderia me passar o nome se souber?obrigado.

  • @James_e.sil31
    @James_e.sil31 8 лет назад

    estive em atafona semana passada , tem 3 anos que eu nao ia lá, e a otla está bem diferente. minha mae mora no trevo de atafona e tenho a oportunidade de acompanhar essa maravilha da natureza.

  • @gersonnunes9135
    @gersonnunes9135 4 года назад +1

    atafona pede Socorro

  • @lalinha35cano
    @lalinha35cano 14 лет назад

    Tenho algumas fotos deste lugar do ano de 2002,em que a rua ainda existia,hoje vendo este vídeo,percebi que a rua ñ existe mais...é uma pena pois deveria ser um lugar muito bonito.

  • @alcionechavescarvalho1461
    @alcionechavescarvalho1461 12 лет назад

    Eu estive lá ano passado e vi de perto este problema. Muitas casas "boas" fechadas,por causa da aproximação do mar, é uma pena! Nem se pode entrar no mar (muito bravo) e venta d+ . Autoridades precisam tomar alguma providência rápido.

  • @karleybc
    @karleybc  14 лет назад

    Deixem comentarios ai galera, um abraço

  • @karleybc
    @karleybc  15 лет назад

    Pessoal deixe seus comentários sobre o video ou a este lugar
    Obrigado

  • @gersonnunes9135
    @gersonnunes9135 4 года назад +1

    vocês gue fazem estes vídeos vocês tem gue falar dos nossos governantes porgue o projeto està no papel so falta ser concluído Marataízes estava na mesma situação de atafona veja Marataízes agora

  • @karleybc
    @karleybc  14 лет назад

    hoje este lugar esta ocorrendo ao contrario, o mar recuou 40 metros

  • @mariboynard
    @mariboynard 13 лет назад

    Faça parte do grupo 'A Árvore que Anda' no facebook.
    Vamos salvar um dos símbolos de Atafona.

  • @karleybc
    @karleybc  6 лет назад

    ruclips.net/video/HzkQSZ79zq8/видео.html

  • @Flavi0jack
    @Flavi0jack 13 лет назад

    é o fim do mundo