O mais legal neste canal (depois do altíssimo nível de conhecimento, claro) é que ele não é um reality show. Eletricidade é coisa séria e assim deve ser tratada. Parabéns!
Professor Anderson, parabéns pela excelente aula, ótimo trabalho! Obrigado por esse empenho em compartilhar conhecimento conosco. Deus abençoe todos vocês que fazem a World Elétrica.
Pois é PEDI UM AUMENTO DE CARGA AQUI NA MINHA CASA, O TECNICO ME COBROU 850,00 REAIS, E FALOU QUE ERA MUITO DIFICIL, TINHA QUE FAZER CALCULO, AÍ EU MESMO PUXEI A FASE DO POSTE E LIGUEI SEM PAGAR NADA KKKKK, FODASSE
Obrigado pelo canal! Excelente trabalho, vcs passam muito profissionalismo e muita segurança nos seus vídeos, não tenho dúvidas que a World Elétrica vai crescer cada dia mais. Parabéns.
7 лет назад
Idemar Pereira muito obrigado Idemar. Forte abraço meu amigo.👍
Muito importante e interessante este assunto.pena que no Brasil 99% das residencias não tem sequer um projeto elétrico.mas eu gosto de saber e quando faço alguma instalação eu sempre oriento o "paciente" a necessidade deste tipo de trabalho prévio. Parabens pelo sua iniciativa.
Muito bem explicado. Tire uma dúvida se for possível, Já que a potência dos pequenos tem uma somatório de 3.9KW então na tabela 2 está escrito 3 < P ≤ 4kW FD 59%. Porque você separou essa potência em quatro partes?
5 лет назад+1
Flávio Nunes olá Flávio, tudo bem? A forma correta de calcular a demanda de iluminação e pequenos aparelhos é como mostro no vídeo (escalonando os fatores de demanda de 1000 em 1000W). Mas se você utilizar o fator de demanda conforme você falou a concessionária também aceita... aí vc pode perguntar... qual dos dois está correto??? A resposta é os dois. Como isso chegamos à conclusão que os fatores de demanda não são verdade absolutas, e o profissional deve alterá-lo caso necessário para atender técnicamente a realidade da instalação. Ex: se a residência apresenta um fator de demanda de 59%, mas se pela análise que você realizou a unidade tiver a possibilidade de utilizar 100% das cargas, vc deve informar um fator de demanda 100%, pois a norma apresenta referências mínimas... nesse caso você deve informar que o fator de demanda foi dimensionado pelo projetista para atender a real necessidade da unidade. Forte abraço meu amigo.👍
Anderson me ajudou muito com esse vídeo mais uma dúvida se eu fizer qualquer cálculo de projeto para a Energisa eu trabalho com ela aqui em Minas gerais estou cursando eletrotécnica se eu fizer um projeto para um cliente que não seja trifasico como é feita essa conta ?
6 лет назад+1
Fala grande Vitor, tudo bem? Olha só, quando a unidade for monofásica não é necessário apresentar projeto para concessionária Energisa, com excessão em caso de canteiro de obra nas localidades atendidas pela Energisa Paraíba e Energisa Borborema (ou seja, em todo estado da Paraíba). Mas por exemplo, em se tratando de um canteiro de obra monofásico, o cálculo do dimensionamento é feito em cima da própria carga instalada em KW. Espero ter ajudado. Abraço.
boa tarde professor. o levantamento da previsão de carga deve ser feito em W ou e VA?
4 года назад+1
No levantamento a gente pode usar kW mesmo, mas na hora de enviar um projeto à concessionária precisamos ficar atentos à qual unidade eles utilizam para o dimensionamento. Por precaução, informamos as 2 em projeto. ⚡💪 Suporte World Elétrica
olá tudo bem Anderson? no caso como eu moro em São Paulo o cálculo é feito da mesma forma, ou existe diferenças? a essas tabelas eu consigo encontrar aonde?
6 лет назад+1
Graziele Silva olá Grazi, tudo bem? Embora os fundamentos sejam os mesmos, cada concessionária tem algumas particularidades para calcular a demanda de uma edificação. Essas tabelas você encontra fácil no site da concessionária da sua região procurando por normas técnicas. Aí você irá procurar a norma referente ao tipo de projeto que irá elaborar. Exemplo: projeto para 1 medição é uma norma, para agrupamento de 6 medições é outra norma, subestação é outra... Espero ter ajudado, e todas as terça-feira temos aula ao vivo no Facebook as 20h de Brasília. Aparece lá, abraço worldeletrica.com.br/live
Eu aprendi de outra forma com outros professores , soma todas as potências , multiplica pelo fator de demanda e depois divide por 0,92.
6 лет назад+12
Fala Marcelo, tudo bem? Dependendo da concessionária, pode ser feito como seu professor ensinou. E outra coisa, o fator de demanda que as normas apresenta, são referências mínimas, porém nada impede de utilizarmos outros fatores para atender de fato o que acontecerá na realidade. Por isso é muito importante conhecer a característica de carga do seu cliente, pois se aplicando os fatores de demanda da concessionária não estiver condizendo com a realidade do seu cliente, você deve desconsiderar o fator de demanda sugerido e aplicar um fator de demanda que expresse a realidade, e nesse caso você deve informar a observação que os cálculos foram realizado com base na análise de funcionamento real do cliente. Espero ter ajudado, e um forte abraço meu amigo.
para maquina de lavar tem uma tabela especifica na norma. mas, todo aparelho especifico só é multiplicado pelo demanda se for mais de de um.
4 года назад
Há concessionárias, Everton, que não têm uma tabela específica para as máquinas de lavar, mas nas normas têm dizendo em qual grupo elas se enquadrariam para você incluir os fatores de demanda. ⚡💪 Suporte World Elétrica
boa noite Anderson , no caso de eu ter que fazer esse calculo para 30 chalés em uma pousada, como seria ?
6 лет назад+1
adilson sancho olá Adilson, tudo bem? No caso de 30 Chalés (unidades residenciais) o dimensionamento individual seria realizado da forma que informo no vídeo, já quando for dimensionar o alimentador geral, deve-se seguir os critérios de uma outra norma da concessionária que trata de agrupamento de medições, que no caso da energisa é a NDU 003. Os fundamentos são os mesmos para todas as concessionárias do Brasil, o que irá mudar dependendo da concessionária será algumas particularidades. Espero ter ajudado, qualquer coisa é só chamar. Abraço 👍
Boa noite Anderson tudo bem?! Estou no último período de engenharia civil e na elaboração de um projeto elétrico de um edifício de 4 pavimentos tipo, surgiu uma dúvida: A potência instalada em cada apto resultou 16kw ( não possui nenhum aparelho trifásico), que se enquadra na categoria B3 Energisa ! Porém como vai ser agrupado os medidores, como faria o cálculo para o Quadro geral de entrada segundo a NDU 003? Cálculo da demanda e disjuntor geral? Lembrando que são 16 aptos!
6 лет назад+1
WTvX AfinS fala meu amigo, tudo bem? Em se tratando do grupo Energisa, dependendo da cidade/estado que será essa edificação, você terá que analisar 2 parâmetros iniciais. 1o - se as 4 unidades forem residenciais o cálculo para dimensionar a entrada geral será feito levando em consideração as tabelas 01 e 02 da NDU 03 que será em função dos fatores apresentados referente a área último por apartamento e a quantidade de apartamentos. 2o - se as unidades forem comerciais ou não possua uma quantidade mínima de 4 unidades residências, (exemplo 2 lojas e 2 apartamentos) nesse caso o dimensionamento deverá ser realizado em cima do somatório da demanda individual de cada unidade. Para as duas situações a demanda total encontrada deve ser em KW. Outro ponto importante. Unidades monofásicas o dimensionamento individual é feito em cima da carga instalada em KW, e unidades trifásicas o dimensionamento individual é feito em cima da demanda em KW. No seu caso, eu optaria em fazer o atendimento individual através da categoria T1 para que você possa equilibrar melhor o sistema balanceando as fases, tendo em vista que 16KW é uma carga considerável para esse tipo de unidade. Espero ter ajudado, e no dia 12/04 as 20h falarei justamente de um projeto parecido com essa situação que você apresentou. Se inscreve lá que ficará muito mais claro a explicação. www.worldeletrica.com.br/pep2 Abraço.
obrigado por responder. Então, os apartamentos tem área útil de 38,5 m². Pela tabela 1 e 2 da ndu 3 ficaria: 16 aptos FM = 14,32 Demanda/Área = 0,95 D1 = 14,32 x 0,95 = 13,604 KW + (D2) OBS: sem somar as cargas de condomínios. Que resultaria em T1. Porém para uma área tão pequena um medidor trifásico impactaria no valor de tarifa não?! Lembrando que este projeto é para a cidade de Cuiabá/MT. Já me Inscrevi. Canal Objetivo e sem enrolações. Parabéns!
6 лет назад
Obrigado. Olha só, realmente achei a carga instalada um pouco alta para o tamanho do apartamento. Eu tinha falado na possibilidade da instalar medição trifásicas levando em consideração a carga e a localidade da concessionária. Apenas nas áreas de atuação das concessionárias Energisa Tocantins e Sergipe pôde-se aplicar categoria B2 para as unidades residenciais, e o alimentador geral do agrupamento de medição você deve redimensionar a valores superiores os condutores, eletroduto, e disjuntor... atendendo a nota 7 que vc encontra abaixo da tabela 4 da NDU003. Espero ter ajudado. Abraço. (Editado, pois tinha confundido sua região que é Mato Grasso)
Boa Tarde! Obrigado pela Atenção! Você é um dos melhores, claro, objetivo e atencioso. Com certeza seu canal vai crescer muito. Realmente verifiquei as cargas instaladas e ficou assim: Área útil de cada Apto= 38,50m² ==>> a= 0,95KW (Tabela 2 NDU 003) Qtd Apto = 16==>> f=14,32 (Tabela 1 NDU 003) Carga instalada por Apto = 12,480KW Para esta carga na tabela 13 da NDU 001 tipo de fornecimento: B2.(Cuiabá) 220/127 Até aqui tudo bem. Cálculo de demanda: D=D1 + D2 =>>> aqui surgiu a dúvida! D1 = f x a D1 = 14,32 x 0,95 KW = 13,604KW x 16 Apto = 217,70KW (ja ultrapassa a Tabela 03 NDU 003, sem considerar as cargas de condomínio) para 220/127 o que fazer????? ou somo a área de todos aptos? se somar as áreas ficaria 38,5x16= 616m² ==>>>a = 11,51KW D1 = 11,51KW x 14,32 = 164,82KW {sem condsiderar D2} (Pela tabela 03 NDU 003 157 < D ≤ 175 , entrada de serviço 2x{3#240(120)} ) Qual forma está correta? Ou se não está correto, qual seria a saída?
6 лет назад+1
WTvX AfinS os 13,604KW é o seu valor de D1, não precisa multiplicar por 16 (quantidade de apartamento) você irá somar 13,604 com a demanda do condomínio para ter a demanda total D. Lembrando o seguinte, se vc for usar cabo com isolação em EPR a seção do condutor será 10mm2, e disjuntor de 50A. Logo, mesmo se sua demanda total (D) for até 17,2KW, pela tabela 3 da NDU003 o cabo seria 3#10(10)mm2 e disjuntor de 50A trifásico, so que você deve redimensionar a um valor superior para que haja seletividade da proteção e o condutor atenda essa seletividade, nesse caso os cabos ficariam 3#16(16)mm2 e o disjuntor de 80A. Espero ter ajudado. Abraço.
na tabela de demanda das iluminações e tomadas ,vc falou que cada parenteses tem porcentagem para residência vc poderia explicar essa parte
6 лет назад+1
Marcos Silva posso sim Marcos. Se você for observar por exemplo a tabela 2 da NDU001 (concessionária energisa) lá em baixo nas anotações da nota 4 ela fala que o percentual de cada faixa é acumulativo, ou seja, se vc tem uma carga de iluminação e pequenos aparelhos de 3000W ao invés de utilizar um fator de demanda percentual de 66% (3000*66%), você deverá utilizar (1000*86%) +(1000*75%)+(1000*66%). Espero ter ajudado Marcos. Abraço.
A partir de que valor de demanda é obrigatório o projeto elétrico? Minha concessionaria é a Energisa SE .
6 лет назад+1
Matheus Souza fala grande Matheus, tudo bem? Olha só, se for projeto para agrupamento acima de 3 medições é obrigatório apresentar projeto independente da demanda, e se for 1 medição em baixa tensão onde o nível seja 380/220V a partir da categoria T3 (30,01KW) e onde o nível de tensão é 220/127V a partirá da categoria T5 (35,05KW) de demanda, também é necessário apresentar projeto. Espero ter ajudado. Abraço.
olhando mais o video ficou outra duvida, estava olhando um video ontem, onde o professor não separa as potencias de iluminação e tug's de 1000W em 1000W, o que dá uma grande diferença no final, a potencia de iluminação e TUG's dele deu 9260W, e o FP para iluminação ele usou 1, e o FP para TUG usou 0,8, a potencia da iluminação deu 2620W então multiplicou pelo FP 1, e tomadas deu 8300W e multiplicou por 0,8, que deu 6640W, somando as duas potencias deu 9260W, e aplicando o fator de demanda de 27% deu 2500W, ele não usou o FP para dividir, tem como você me tirar essa duvida, se eu to entendendo errado?
anderson guilherminio fala xará, tudo bem? Esses vídeos eles são de uma sequência do curso completo de projeto elétrico padrão concessionária, e esse foi retirado desse curso. Por isso que inicia falando do vídeo anterior. Irei procurar e Em breve colocarei o anterior no ar, para melhorar a compreensão. Abraço.
Então com esse calculo eu dimensiono o disjuntor geral é isso Anderson ????
6 лет назад
Leonardo Oliveira Nunes Fala Leonardo, tudo bem? Olha só, nesse exemplo calculamos a demanda apenas da iluminação e pequenos aparelhos. Existe outras tabelas na norma da concessionária para encontrar a demanda dos demais equipamentos (chuveiro elétrica, ar condicionado, ...) após encontrar a demanda de todos, soma-se tudo para obter a demanda total e dimensionar o disjuntor geral, cabos de alimentação, e outros itens do padrão de entrada. Obs.: cada concessionária tem suas particularidades para o cálculo da demanda, é importante sempre consultar as normas mais atualizadas no site da concessionária do local onde você irá realizar o projeto. Espero ter ajudado. Abraço.👍
Deixa eu ver se entendi: se eu calcular a carga instalada de uma residencia e der 9000W, a concessionária irá me atender em 127V, sem precisar do calculo de demanda, certo? e o mesmo também será se a soma da carga instalada desse 20000W, seria atendido pela concessionária com 220V, sem precisar do calculo de demanda, certo? Isso só muda se passar os 25kW. Se a soma das cargas der 28kW, por exemplo, então precisarei fazer o calculo de demanda, certo? e se eu fazer o calculo de demanda e de 28kW passar para 24kW, serei atendido pela concessionária com 220V ou 380V?
Vitor Hugo e Anderson, Em fevereiro de 2019, o Recon BT (norma da Light) foi atualizado. Creio que os amigos já possuem tal informação, mas reforço aqui para os demais amigos que venham a ler. (Pesquisar Recon BT 2019 completo no Google)
Sem dúvida, Anderson Alexandre é o melhor professor do Brasil...
O mais legal neste canal (depois do altíssimo nível de conhecimento, claro) é que ele não é um reality show. Eletricidade é coisa séria e assim deve ser tratada. Parabéns!
Professor Anderson, parabéns pela excelente aula, ótimo trabalho!
Obrigado por esse empenho em compartilhar conhecimento conosco. Deus abençoe todos vocês que fazem a World Elétrica.
Impressionado com a sua presteza com os inscritos e com sua bagagem intelectual...
Parabéns!
Tens o meu like e inscrição.
Gratidão Robert... Obrigado
Pois é PEDI UM AUMENTO DE CARGA AQUI NA MINHA CASA, O TECNICO ME COBROU 850,00 REAIS, E FALOU QUE ERA MUITO DIFICIL, TINHA QUE FAZER CALCULO, AÍ EU MESMO PUXEI A FASE DO POSTE E LIGUEI SEM PAGAR NADA KKKKK, FODASSE
Obrigado pelo canal! Excelente trabalho, vcs passam muito profissionalismo e muita segurança nos seus vídeos, não tenho dúvidas que a World Elétrica vai crescer cada dia mais. Parabéns.
Idemar Pereira muito obrigado Idemar. Forte abraço meu amigo.👍
World Elétrica Academus chol de bola boa tarde esse cálculo de Demanda serve para apartamentos de até oito unidades
É uma aula para quem está etudando.para leigos ainda e um arcanio .
Adirson Brusth 👍
Excelente, seguramente a melhor explicação. Parabéns !
Muito importante e interessante este assunto.pena que no Brasil 99% das residencias não tem sequer um projeto elétrico.mas eu gosto de saber e quando faço alguma instalação eu sempre oriento o "paciente" a necessidade deste tipo de trabalho prévio. Parabens pelo sua iniciativa.
Obrigado, Francisco. Tamo junto!
Vou começar seguir seguir esse gênio
Muito bom mestre!
Gostei do vídeo! Explica muito bem! Parabéns
Obrigado, Ewerton! Tamo junto!
Muito bem explicado.
Tire uma dúvida se for possível,
Já que a potência dos pequenos tem uma somatório de 3.9KW então na tabela 2 está escrito 3 < P ≤ 4kW FD 59%.
Porque você separou essa potência em quatro partes?
Flávio Nunes olá Flávio, tudo bem?
A forma correta de calcular a demanda de iluminação e pequenos aparelhos é como mostro no vídeo (escalonando os fatores de demanda de 1000 em 1000W). Mas se você utilizar o fator de demanda conforme você falou a concessionária também aceita... aí vc pode perguntar... qual dos dois está correto??? A resposta é os dois.
Como isso chegamos à conclusão que os fatores de demanda não são verdade absolutas, e o profissional deve alterá-lo caso necessário para atender técnicamente a realidade da instalação.
Ex: se a residência apresenta um fator de demanda de 59%, mas se pela análise que você realizou a unidade tiver a possibilidade de utilizar 100% das cargas, vc deve informar um fator de demanda 100%, pois a norma apresenta referências mínimas... nesse caso você deve informar que o fator de demanda foi dimensionado pelo projetista para atender a real necessidade da unidade.
Forte abraço meu amigo.👍
@
Justamente na ndu 001 se todos os equipamentos for usado ao mesmo tempo será 100%.
Obrigado
@ Eu já vi em outros canais de elétrica no RUclips, que também utilizam o fator de demanda fornecido na norma da concessionária.
Anderson me ajudou muito com esse vídeo mais uma dúvida se eu fizer qualquer cálculo de projeto para a Energisa eu trabalho com ela aqui em Minas gerais estou cursando eletrotécnica se eu fizer um projeto para um cliente que não seja trifasico como é feita essa conta ?
Fala grande Vitor, tudo bem? Olha só, quando a unidade for monofásica não é necessário apresentar projeto para concessionária Energisa, com excessão em caso de canteiro de obra nas localidades atendidas pela Energisa Paraíba e Energisa Borborema (ou seja, em todo estado da Paraíba). Mas por exemplo, em se tratando de um canteiro de obra monofásico, o cálculo do dimensionamento é feito em cima da própria carga instalada em KW.
Espero ter ajudado. Abraço.
Qual a norma pra o Rio grande Norte ? Bom dia agradeço o retorno
Concordo. Parabéns, jovem!
beleza de aula duvida se 3900 fosse em 3 circuito individuais como seria
Louro Araujo muito obrigado Louro 🙏
Você fala em relação dos circuitos das instalações elétricas interna ou do padrão de medição?
em relação dos circuitos das instalações elétricas interna essa e a minha pergunta obrigado pelo retorno mais uma vez @
boa tarde professor. o levantamento da previsão de carga deve ser feito em W ou e VA?
No levantamento a gente pode usar kW mesmo, mas na hora de enviar um projeto à concessionária precisamos ficar atentos à qual unidade eles utilizam para o dimensionamento. Por precaução, informamos as 2 em projeto.
⚡💪 Suporte World Elétrica
Bom dia professor! Muitíssimo obrigado pela sua atenção e gentileza em me responder ...
Boa aula....
olá tudo bem Anderson? no caso como eu moro em São Paulo o cálculo é feito da mesma forma, ou existe diferenças? a essas tabelas eu consigo encontrar aonde?
Graziele Silva olá Grazi, tudo bem?
Embora os fundamentos sejam os mesmos, cada concessionária tem algumas particularidades para calcular a demanda de uma edificação.
Essas tabelas você encontra fácil no site da concessionária da sua região procurando por normas técnicas. Aí você irá procurar a norma referente ao tipo de projeto que irá elaborar. Exemplo: projeto para 1 medição é uma norma, para agrupamento de 6 medições é outra norma, subestação é outra...
Espero ter ajudado, e todas as terça-feira temos aula ao vivo no Facebook as 20h de Brasília. Aparece lá, abraço
worldeletrica.com.br/live
muito boa explicação!
Caramba, muito bom👏👏👏👏👏👏👏
Eu aprendi de outra forma com outros professores , soma todas as potências , multiplica pelo fator de demanda e depois divide por 0,92.
Fala Marcelo, tudo bem?
Dependendo da concessionária, pode ser feito como seu professor ensinou. E outra coisa, o fator de demanda que as normas apresenta, são referências mínimas, porém nada impede de utilizarmos outros fatores para atender de fato o que acontecerá na realidade. Por isso é muito importante conhecer a característica de carga do seu cliente, pois se aplicando os fatores de demanda da concessionária não estiver condizendo com a realidade do seu cliente, você deve desconsiderar o fator de demanda sugerido e aplicar um fator de demanda que expresse a realidade, e nesse caso você deve informar a observação que os cálculos foram realizado com base na análise de funcionamento real do cliente.
Espero ter ajudado, e um forte abraço meu amigo.
Excelente aula! Uma dúvida: Uma máquina de lavar roupa de 1200W se encaixa em qual dos d's do fator de demanda? (d1, d2, d3, d4 ou d5)?
para maquina de lavar tem uma tabela especifica na norma. mas, todo aparelho especifico só é multiplicado pelo demanda se for mais de de um.
Há concessionárias, Everton, que não têm uma tabela específica para as máquinas de lavar, mas nas normas têm dizendo em qual grupo elas se enquadrariam para você incluir os fatores de demanda.
⚡💪 Suporte World Elétrica
boa noite Anderson , no caso de eu ter que fazer esse calculo para 30 chalés em uma pousada, como seria ?
adilson sancho olá Adilson, tudo bem?
No caso de 30 Chalés (unidades residenciais) o dimensionamento individual seria realizado da forma que informo no vídeo, já quando for dimensionar o alimentador geral, deve-se seguir os critérios de uma outra norma da concessionária que trata de agrupamento de medições, que no caso da energisa é a NDU 003. Os fundamentos são os mesmos para todas as concessionárias do Brasil, o que irá mudar dependendo da concessionária será algumas particularidades.
Espero ter ajudado, qualquer coisa é só chamar.
Abraço 👍
Boa noite Anderson tudo bem?! Estou no último período de engenharia civil e na elaboração de um projeto elétrico de um edifício de 4 pavimentos tipo, surgiu uma dúvida:
A potência instalada em cada apto resultou 16kw ( não possui nenhum aparelho trifásico), que se enquadra na categoria B3 Energisa ! Porém como vai ser agrupado os medidores, como faria o cálculo para o Quadro geral de entrada segundo a NDU 003? Cálculo da demanda e disjuntor geral? Lembrando que são 16 aptos!
WTvX AfinS fala meu amigo, tudo bem?
Em se tratando do grupo Energisa, dependendo da cidade/estado que será essa edificação, você terá que analisar 2 parâmetros iniciais.
1o - se as 4 unidades forem residenciais o cálculo para dimensionar a entrada geral será feito levando em consideração as tabelas 01 e 02 da NDU 03 que será em função dos fatores apresentados referente a área último por apartamento e a quantidade de apartamentos.
2o - se as unidades forem comerciais ou não possua uma quantidade mínima de 4 unidades residências, (exemplo 2 lojas e 2 apartamentos) nesse caso o dimensionamento deverá ser realizado em cima do somatório da demanda individual de cada unidade.
Para as duas situações a demanda total encontrada deve ser em KW.
Outro ponto importante. Unidades monofásicas o dimensionamento individual é feito em cima da carga instalada em KW, e unidades trifásicas o dimensionamento individual é feito em cima da demanda em KW.
No seu caso, eu optaria em fazer o atendimento individual através da categoria T1 para que você possa equilibrar melhor o sistema balanceando as fases, tendo em vista que 16KW é uma carga considerável para esse tipo de unidade.
Espero ter ajudado, e no dia 12/04 as 20h falarei justamente de um projeto parecido com essa situação que você apresentou.
Se inscreve lá que ficará muito mais claro a explicação.
www.worldeletrica.com.br/pep2
Abraço.
obrigado por responder.
Então, os apartamentos tem área útil de 38,5 m².
Pela tabela 1 e 2 da ndu 3 ficaria:
16 aptos FM = 14,32
Demanda/Área = 0,95
D1 = 14,32 x 0,95 = 13,604 KW + (D2)
OBS: sem somar as cargas de condomínios.
Que resultaria em T1.
Porém para uma área tão pequena um medidor trifásico impactaria no valor de tarifa não?!
Lembrando que este projeto é para a cidade de Cuiabá/MT.
Já me Inscrevi. Canal Objetivo e sem enrolações. Parabéns!
Obrigado.
Olha só, realmente achei a carga instalada um pouco alta para o tamanho do apartamento.
Eu tinha falado na possibilidade da instalar medição trifásicas levando em consideração a carga e a localidade da concessionária. Apenas nas áreas de atuação das concessionárias Energisa Tocantins e Sergipe pôde-se aplicar categoria B2 para as unidades residenciais, e o alimentador geral do agrupamento de medição você deve redimensionar a valores superiores os condutores, eletroduto, e disjuntor... atendendo a nota 7 que vc encontra abaixo da tabela 4 da NDU003.
Espero ter ajudado.
Abraço.
(Editado, pois tinha confundido sua região que é Mato Grasso)
Boa Tarde! Obrigado pela Atenção! Você é um dos melhores, claro, objetivo e atencioso. Com certeza seu canal vai crescer muito.
Realmente verifiquei as cargas instaladas e ficou assim:
Área útil de cada Apto= 38,50m² ==>> a= 0,95KW (Tabela 2 NDU 003)
Qtd Apto = 16==>> f=14,32 (Tabela 1 NDU 003)
Carga instalada por Apto = 12,480KW
Para esta carga na tabela 13 da NDU 001 tipo de fornecimento: B2.(Cuiabá) 220/127
Até aqui tudo bem.
Cálculo de demanda:
D=D1 + D2 =>>> aqui surgiu a dúvida!
D1 = f x a
D1 = 14,32 x 0,95 KW = 13,604KW x 16 Apto = 217,70KW (ja ultrapassa a Tabela 03 NDU 003, sem considerar as cargas de condomínio) para 220/127 o que fazer?????
ou somo a área de todos aptos? se somar as áreas ficaria 38,5x16= 616m² ==>>>a = 11,51KW
D1 = 11,51KW x 14,32 = 164,82KW {sem condsiderar D2} (Pela tabela 03 NDU 003 157 < D ≤ 175 , entrada de serviço 2x{3#240(120)} )
Qual forma está correta? Ou se não está correto, qual seria a saída?
WTvX AfinS os 13,604KW é o seu valor de D1, não precisa multiplicar por 16 (quantidade de apartamento) você irá somar 13,604 com a demanda do condomínio para ter a demanda total D.
Lembrando o seguinte, se vc for usar cabo com isolação em EPR a seção do condutor será 10mm2, e disjuntor de 50A.
Logo, mesmo se sua demanda total (D) for até 17,2KW, pela tabela 3 da NDU003 o cabo seria 3#10(10)mm2 e disjuntor de 50A trifásico, so que você deve redimensionar a um valor superior para que haja seletividade da proteção e o condutor atenda essa seletividade, nesse caso os cabos ficariam 3#16(16)mm2 e o disjuntor de 80A.
Espero ter ajudado. Abraço.
na tabela de demanda das iluminações e tomadas ,vc falou que cada parenteses tem porcentagem para residência vc poderia explicar essa parte
Marcos Silva posso sim Marcos.
Se você for observar por exemplo a tabela 2 da NDU001 (concessionária energisa) lá em baixo nas anotações da nota 4 ela fala que o percentual de cada faixa é acumulativo, ou seja, se vc tem uma carga de iluminação e pequenos aparelhos de 3000W ao invés de utilizar um fator de demanda percentual de 66% (3000*66%), você deverá utilizar (1000*86%) +(1000*75%)+(1000*66%).
Espero ter ajudado Marcos.
Abraço.
A partir de que valor de demanda é obrigatório o projeto elétrico? Minha concessionaria é a Energisa SE .
Matheus Souza fala grande Matheus, tudo bem?
Olha só, se for projeto para agrupamento acima de 3 medições é obrigatório apresentar projeto independente da demanda, e se for 1 medição em baixa tensão onde o nível seja 380/220V a partir da categoria T3 (30,01KW) e onde o nível de tensão é 220/127V a partirá da categoria T5 (35,05KW) de demanda, também é necessário apresentar projeto.
Espero ter ajudado.
Abraço.
olhando mais o video ficou outra duvida, estava olhando um video ontem, onde o professor não separa as potencias de iluminação e tug's de 1000W em 1000W, o que dá uma grande diferença no final, a potencia de iluminação e TUG's dele deu 9260W, e o FP para iluminação ele usou 1, e o FP para TUG usou 0,8, a potencia da iluminação deu 2620W então multiplicou pelo FP 1, e tomadas deu 8300W e multiplicou por 0,8, que deu 6640W, somando as duas potencias deu 9260W, e aplicando o fator de demanda de 27% deu 2500W, ele não usou o FP para dividir, tem como você me tirar essa duvida, se eu to entendendo errado?
Como faço para conseguir aqui no Rio deJaneiro estas tabelas ?
anderson guilherminio você consegui no site da concessionária de energia elétrica de sua região. Pode procurar na página de normas técnicas.
Ah sim , muito obrigado. 👍
Qual é o vídeo anterior ?Pois não o encontrei.
anderson guilherminio fala xará, tudo bem?
Esses vídeos eles são de uma sequência do curso completo de projeto elétrico padrão concessionária, e esse foi retirado desse curso.
Por isso que inicia falando do vídeo anterior.
Irei procurar e Em breve colocarei o anterior no ar, para melhorar a compreensão.
Abraço.
Bom dia Anderson, na espera deste vídeokkk e parabéns pelo trabalho!
Então com esse calculo eu dimensiono o disjuntor geral é isso Anderson ????
Leonardo Oliveira Nunes Fala Leonardo, tudo bem?
Olha só, nesse exemplo calculamos a demanda apenas da iluminação e pequenos aparelhos. Existe outras tabelas na norma da concessionária para encontrar a demanda dos demais equipamentos (chuveiro elétrica, ar condicionado, ...) após encontrar a demanda de todos, soma-se tudo para obter a demanda total e dimensionar o disjuntor geral, cabos de alimentação, e outros itens do padrão de entrada.
Obs.: cada concessionária tem suas particularidades para o cálculo da demanda, é importante sempre consultar as normas mais atualizadas no site da concessionária do local onde você irá realizar o projeto.
Espero ter ajudado.
Abraço.👍
Anderson - World Elétrica sim Anderson, eu aprendi assim soma todas as potências multiplica pelo fator de demanda e divido pela tensão é isso mesmo ??
Deixa eu ver se entendi: se eu calcular a carga instalada de uma residencia e der 9000W, a concessionária irá me atender em 127V, sem precisar do calculo de demanda, certo? e o mesmo também será se a soma da carga instalada desse 20000W, seria atendido pela concessionária com 220V, sem precisar do calculo de demanda, certo?
Isso só muda se passar os 25kW. Se a soma das cargas der 28kW, por exemplo, então precisarei fazer o calculo de demanda, certo? e se eu fazer o calculo de demanda e de 28kW passar para 24kW, serei atendido pela concessionária com 220V ou 380V?
Minha concessionária não fornece estas informações , como faço para descobrir ?
anderson guilherminio fala xará, tudo bem?
Qual a concessionária do seu estado?
Light em alguns lugares ENEL ( antiga Ampla ) , mas trabalho mais com padrões Light e tenho dúvidas para preencher o formulário.
www.light.com.br/Repositorio/Recon/RECON_BT_NOVEMBRO_2016.pdf
as tabelas começam a partir da página 167
Vitor Hugo e Anderson,
Em fevereiro de 2019, o Recon BT (norma da Light) foi atualizado. Creio que os amigos já possuem tal informação, mas reforço aqui para os demais amigos que venham a ler.
(Pesquisar Recon BT 2019 completo no Google)
oi