⛔️URGENTE: MUDANÇA PERIGOSA NO CÓDIGO DE TRÂNSITO
HTML-код
- Опубликовано: 6 фев 2025
- FAÇA UM CURSO ESPECIALIZADO E GANHE OUTRO CURSO DE LEGISLAÇÃO GRÁTIS: www.transitoead.com ou fale direto com nossa equipe no whatsapp (81) 97116.4358
Curso MBFT Destrinchado 2023: mbft.transitoe...
FOI MULTADO INJUSTAMENTE? Chama a gente no whatsapp: (81) 97116.4358
Quer fazer parte da MAIOR E MAIS COMPLETA COMUNIDADE DE PROFISSIONAIS DO TRÂNSITO? www.comunidademanualdotransito.com.br e TORNE-SE MEMBRO.
Curso de Formação de Multiplicadores em Educação para o Trânsito 100% EAD: fmet.transitoe...
CURSO PARA MOTORISTAS PROFISSIONAIS: legmotpro.tran...
Palestra: O Papel Educativo da Fiscalização de Trânsito: fiscalizacaoed...
É Gestor Municipal de Trânsito? Eu posso te ajudar: share.jobzz.co...
Quer receber notificações de todos os vídeos novos? t.me/manualdot...
EQUIPAMENTOS QUE USO:
Notebook: Lenovo IdeaPad - amzn.to/3WZc0nL
Câmera: Logitech brio 4K - amzn.to/3oKqaMD
Meu Celular: Iphone 11 - amzn.to/3N99GqV
Microfone: hyperx quadcast - amzn.to/3ORQn6M
Câmera que uso no meu carro - amzn.to/3qcsZXb
LIVROS QUE MUDARAM MINHA VIDA E MINHA FORMA DE VER O MUNDO:
Trabalhe 4 horas por semana - amzn.to/45DGLSX
Seja lider como o mundo precisa - amzn.to/42cCuTp
Sem medo da rejeição - amzn.to/43bobjy
Coragem de não agradar - amzn.to/45DGdN2
Os 4 compromissos - amzn.to/42dpPzN
Seja MEMBRO: bit.ly/3cHcyHk
Você encontra todos os vídeos do canal aqui: / @manualdotransito
QUER DOAR QUALQUER VALOR PARA O CANAL?
PIX: carlaopix@gmail.com
Nubank (banco 260)
Agência:0001
Conta Corrente: 3042527-7
Aproveite e se inscreva no canal: / manualdotransito
Me siga nas outras redes sociais:
Instagram: manualdotransito
Facebook: canalmanualdotransito
Contatos para Recursos de Trânsito, Palestras, Consultoria, Aulas ou Projetos de Trânsito:
(81) 97116.4358 / manualdotransitoeducacional@gmail.com
www.manualdotransito.com.br
DICAS DIÁRIAS:
📸 Instagram: manualdotransito
★ Quer me contratar para seu projeto? wa.link/jmfsgo
SOBRE MIM
Olá, Sou Carlos Augusto Elias, mais conhecido como Prof. Carlão. Sou Pedagogo, Tecnólogo em Trânsito, Especialista em Mobilidade e Mestre em Transportes pela UFPE.
Atuei muitos anos como Instrutor de Trânsito em CFC e no SEST SENAT, além de ter sido Gestor em Órgãos de Trânsito, tanto municipal, quanto no DETRAN-PE. Hoje não possuo mais vínculo com o Serviço Público, mas atuo como Consultor e Mentor de vários Gestores de Trânsito em todo o Brasil.
Tenho paixão por EDUCAÇÃO e, consequentemente, por TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO.
Política de Comentários do Canal:
1. Ao comentar você concorda e permite que o texto, nome de perfil e imagem de perfil, possam ser usados para ilustrar e compor conteúdo em vídeo e postagem aqui deste canal, sem custo ou ônus para o criador;
2. Comentários estão sujeitos à moderação do criador do canal e ao sistema automático do RUclips; Os comentários devem ser adequados ao assunto/tema do vídeos/canal. Comentários fora de contexto podem ser excluídos;
3. Estas regras são retroativas e se aplicam a todo o canal, em qualquer vídeo que tenha comentários públicos.
4. Se o comentário for excluído (pelo perfil que comentou ou pelo administrador do canal), mas já tiver sido usado e exibido em algum vídeo do canal, o conteúdo em vídeo NÃO será excluído.
Aqui no RJ já fazem baderna no trânsito sem estar em atendimento de emergência a muito tempo, não tem fiscalização pra eles...
Professor sou motorista de ambulância a 23 anos, nunca nunca tive acidente com ambulância, vejo essas mudanças como benéficas, lembro q essas mudança não nos isenta das responsabilidades civil e criminal, e isso deve ser reforçado nos cursos de urgência e emergência, só quem trabalha nesse serviço sabe o benefício dessas alterações, eu poderia citar inúmeros exemplos de transportes, de que não a nescisade de acionar a sirene e sim somente giroflex , e mesmo assim precisamos de brevidade, as vezes a sirene atrapalha mais q ajuda , o uso da mesma tem quer ser avalida durante o percurso, professor uns dos problemas que temos é o alto número de lombada e pardais próximos uns dos outros nas cidades não deixando ter uma constância no deslocamento inclusive em baixas velocidades ,e uso de excessivos de frenagens , dependendo da lesão sendo perigosa para o paciente q esta na horizontal, outro exemplo é nos horários de pico na boca da noite , muitos pedestres, e carros parando em sucessivas faixas de segurança onde os veículos param subitamente, precisamos usar sirene tanto para preservação do quadro do paciente quanto a segurança dos demais na via, hoje a demanda de atendimento nos Pronto Atendimentos (PAs) é monstruosas, com pacientes permanecendo internados por longo períodos por falta de leito hospitalar, o SUS compra exames na rede privada como tomografias e ressonâncias maguinéticas e nós levamos e trazemos de volta muitas vezes esses pacientes são de urgência e não de emergência não podendo ficar por longo tempo presos no trânsito devido a sua condição clínica e ou idade , posso ficar argumento inúmeras situações e exemplos que a brevidade é essencial tanto para o transporte do paciente quanto para o suporte e demanda do serviço a qual essa ambulância está atrelada. São milhares de vidas salvas ou transportadas num dia, condutores não julguem não impeça deixe os veículos de urgência e emergência, polícia ou bombeiros seguirem o seu caminho a muito mais coisa envolvida que vocês possam imaginar.
Resumindo não dá pra ficar se agarrando em pré julgamentos.
Creio, na minha ignorância, que os profissionais que conduzem veículos de urgência/emergência, deveriam ser ouvidos antes da criação de leis ou normas. Parabéns!
Só sabe que é benéfico quem trabalha dirigindo veículos de emergência. Quem vive de teoria tem outra visão.
As lombada são um caso sério. O único acidente que tive foi quando reduzi a velocidade para passar em uma lombada e um emgrassadinho bateu na traseira, pois estava colado querendo vantagem. Causa ganha para mim.
É uma pena que as leis de trânsito só sirvam para arrecadação! E tenho dito!!!
Toda açao humana requer discernimento e bom senso. O profissional que de fato possui o correto protocolo de conduta nao faz uso indevido do equipamento.
Aqui em minha cidade é contumaz estacionarem na calçada quando vão lanchar, e ainda mandam as pessoas saírem da sombra para estacionar a viatura, também é comum parar no meio da rua pra conversar com conhecidos, estacionar na faixa de pedestres e circular na contramão
Isso tinha que mudar porque quem tem que recorrer da multa é o próprio condutor que estava fazendo seu melhor pra salvar uma vida.
Na avenida, próximo de casa, tem um parque. É de costume sempre ficar uma ambulância parada na entrada dele. Hoje ela veio em contra mão, de sirene ligada, por aproximadamente 100m só pra parar lá na frente do parque, sem haver nenhuma ocorrência, só pra não ter que ir até o retorno.
O mestre Carlão tem toda a razão!
Infelizmente muitos levam para o lado pessoal em vez de se preocuparem com a segurança. Não é questão de generalizar, mas sempre haverá aquele que está na profissão mas não segue os preceitos da segurança, manchando o nome dos demais profissionais que agem de forma correta.
Sou motorista de ambulância e infelizmente, nem todos nós dão passagem por pensarem que só queremos levar vantagem. Uma ambulância só sai da base para atender pacientes ou abastecimento, portanto, sempre liberem o caminho para uma ambulância, alguém está sofrendo ali dentro.
Aqui na minha cidade o pessoal usa pra ir almoçar.
Han hannnnnn sei, sei ........
Imagina ambulância lá atrás e eu sendo o primeiro carro da fila.... Como o carro que está passando no cruzamento na minha frente vai saber o motivo que me fez avançar o sinal? Como vou cancelar a multa se a ambulância está 5 ou 6 carros lá atrás?
@@canaldelrey3204 Filmagem?
Para mim, no caso da livre circulação, tanto faz estarem em atendimento de urgência ou não, desde que ao se aproximarem de cruzamentos, acionem os dispositivos de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, bem como reduzam a velocidade, evitando com isso potenciais acidentes. Infelizmente onde resido, determinados condutores desses veículos não tomam esses cuidados básicos.
Vdd
Não adianta ligar a sirene e atravessar um sinal vermelho, a chance de acidentes é imensa
Se da forma antiga já tinha maus profissionais abusando da condição de prestador de serviço de emergência imagina agora. Vai ser uma casa da mãe joana.
Pra mim ambulância e polícia sempre terá prioridade por motivos óbvios, independente de estar ou não com uma sirene ligada, eu acho que os bons profissionais não causarão problema algum, os fudidos continuarão fazendo o que sempre fizeram
Aqui na minha região eles vivem batendo e capotando ambulâncias com pacientes entre o locomover de uma cidade para outra, e alguns óbitos já ocorridos, tudo pela pressa e falta de boa conduta
Eu sou agente de trânsito em Bauru-SP. Essa mania de avançar o sinal ou estacionar sobre o passeio, falar ao celular, etc, é comum e os condutores sempre usam a mesma desculpa sobre estarem em atendimento. Mas a gente sabe que não é bem assim e que muitas vezes estão só de rolê. Chegamos ao ponto de motoristas de prefeituras vizinhas, que transportam pessoas para cá para fazerem exames, estacionarem no rotativo e irem as compras e depois discutirem quando são autuados
Pois é!! Até porque essa viatura sem plotagem e sem sirene, pode ser uma viatura velada da Polícia Federal, Polícia Civil ou Segunda Seção seguindo o veículo de algum bandido pra pegá-lo no momento certo. Tá corretíssima essa alteração. Erradíssimo multar Polícia, Bombeiro e Ambulância!!
Use a cabeça! Isso só contribui para a síndrome do pequeno poder de gente que usa o cargo em benefício próprio! Antes de tudo os agentes públicos são pessoas que tbm devem obedecer as regras principalmente em serviço!
Já vimos casos em que motoristas usam essa "ferramenta" para avançar o sinal ou ter prioridade no trânsito sem nenhum paciente ou ocorrência do tipo.
A lingua Portuguesa é rica, e, é duro constatar que, quem redigiu a lei, não demonstrou a capacidade pra fazer bem feito.
verdade. acho que fazem de propósito
Na minha opinião esses veículos deveriam ser os primeiros a respeitarem as sinalizações, para poderem ser exemplos, mas infelizmente não é isso que vemos, pois muito carros de polícias ultrapassam semáforos fechados, fazem conversão em local proibido, para em lugares proibidos e tudo isso sem nenhuma emergência, sempre se achando os melhores, isso é ridículo, mas é um país onde as leis só ficam no papel ou servem para alguns apenas, devemos esperar tudo....
Concordo plenamente, também presenciei várias vezes tudo isso que você mencionou.
Excelente vídeo meu amigo! Concordo com você. Era pra continuar da forma que era antes, com a prerrogativa da livre circulação, parada e estacionamento apenas na situação de emergência.
Fazer o que, o desgoverno liberou geral
boa tarde deus abençoa bom trabalho
Tô falando que estão destrinchando o CTB , a única lei que tinha completa eficácia está ficando banal e confusa como as outras .
exato. é um verdadeiro remendo, com todas as leis
Boa noite em Belém e Marabá as ambulância faz mudança e trasporta bebidas
e isso mesmo quando houver uma ocorrência de um acidente grave a ambulância tem sim preferência pois pois precisa imediatamente os socorristas realizarem o socorro médico levando as vítimas com segurança e rapidez ao hospital.
Pra mim todo CTB devia passar por uma reformulação e diminuir de tamanho... Pois há muita besteira assim como coisas absurdas que deviam ser excluída do CTB
Cursei o escolar e coletivo no SEST SENAT. Professores muito boms!!
Meu caro, veja de outra forma. A falta da necessidade de estar identificado ostensivamente se aplica a certas viaturas. Imagine que uma viatura da Polícia Civil esteja entregando intimações, cumprindo mandados de prisões, etc, estacione em local proibido, primeiro, ela pode até não estar em emergência, mas seu uso está dentro daquilo que se espera da Polícia Civil, não seria razoável esperar que os policiais procurassem um local de estacionamento permitido para fazer esse trabalho, ou ter que pagar estacionamento do próprio bolso para realizar essa missão. Nesses casos o que ocorrerá é que o veículo será multado, até porque o agente de trânsito não saberá de imediato em nome de quem esse veículo está registrado, mas as multas serão anuladas quando de seu processamento no devido órgão. Isso facilitará nossa vida. Sou delegado de Policia Civil e vivia dando despachos para os policiais se justificarem dessas multas, isso agora irá acabar.
A grande questão é a seguinte colega, não de qual estado vc é. Mas aqui pode mandar Ofício no SEI para o DNIT/DER/CTTU, Boletim de ocorrência comprovando estar em ocorrência, relatório de vtr. Pode comprovar da forma que for que o recurso será indeferido! Ainda que haja o devido amparo legal.
Outra situação que parece piada, é de ter viatura recolhida ao pátio pela CTTU por estar com licenciamento atrasado.
Não sei de qual estado vc é! Mas aqui é desse jeito. Beira o ridículo!!
@@01VS Sou do Ceará. Aqui era tranquilo quanto a multas aplicadas pelas prefeituras e pelos órgãos do Estado, agora, multas da PRF era uma complicação enorme
@@bdfdpcce Ok que dava dor de cabeça. Mas conseguia anular multa de DNIT e PRF?? Porque aqui tem dor de cabeça e eles batem o pé e não anulam. Sobra para o Policial pagar a conta...
@@01VS É interessante isso, eles deixam em um “estado de suspensão” ou algo parecido, não anulam, mas não cobram, sei que é absurdo, mas é isso que acontece com as multas aplicadas pela PRF aqui.
@@bdfdpcce Mas esse "estado de suspensão" acredito que nada mais seja do que "recurso aguardando julgamento". Geralmente, PRF não demora tanto (cerca de 4 meses). Enquanto que outros órgãos leva em torno de 1 a 2 anos (mas também não passa disso). O final dessa brincadeira, é que a multa chega para o polícia pagar.
Isso é totalmente errado e contraria inclusive a lei antiga (de que veículos de emergência gozam de livre parada e circulação). Além do próprio objetivo e interesse público da Polícia/SAMU/Bombeiros.
Situação complicada! Mas agora com essa nova legislação, a expectativa é de justamente resolver essa questão.
⛑⛑⛑EXPLICAÇÃO: pode e deve ser usado a livre circulação e parada, na hora da alimentação, e veja porque é assim: imagine que só existe vaga regulamentada de estacionamento a 1 quilometro de distância do restaurante onde o agente fará a refeição. Caso tenha uma chamada de urgência, ataque em uma escola por exemplo, os agentes iriam demorar no mínimo 6 minutos para alcançar a viatura, e consequentemente, 6 minutos A MAIS para chegar até o local onde estaria acontecendo o ataque na escola. Por isto a importância de interpretar corretamente a frase SERVIÇO DE URGÊNCIA: quando o agente assume o serviço, ele já está em situação de urgência, ele tem que estar sempre preparado e próximo ao veículo de emergência possível, pois pode ser chamado a qualquer momento. E sim, o CTB deixava aberto para interpretações sobre o que é urgência, e com esta nova lei, ele cessou a interpretação equivocada que urgência é somente depois que o agente tem um chamado, deixando bem claro que o SERVIÇO É DE URGÊNCIA, e não a CHAMADA, incluindo também o estado de prontidão, pois quanto mais próxima a viatura está maior as chances de salvar uma vida.
Aqui na minha cidade o que mais tem é policial folgado que adora abusar da autoridade e motorista de ambulância , de manhã eu fico ouvindo a ronda policial e toda semana eu ouço notícias desses caras sacaneando o cidadão .
Pena que o Prof. Carlão de quem sou fã, nunca entrou em uma viatura policial ou ambulância para saber que quando ao irem atender uma ocorrencia que tem que passar por pardal e quando a multa chega é quase que impossível anular a autuação e algumas vezes o condutor mesmo provando estar em ocorrencia perde sua habilitação, já tive colega que passou por isso, mas para tentar inibir os maus tem gente que acha melhor punir os bons. Isso é mais um recado para que viaturas policias e ambulancias não corram. Ao invés de querer atrasar a vida de quem quer ajudar a população, não seria melhor pedir uma punição ao mal profissional?
A questão é muitos "pseudo-profissionais" abusam dessa prerrogativa, por causa disso terminam manchando a imagem dos bons profissionais de verdade. A prerrogativa exceder velocidade em pardais já existe no artigo 29 do CTB, porém, o problema é como eu disse, muitos agentes públicos e privados abusam. Já presenciei por várias vezes viaturas descaracterizadas da polícia civil e também ambulâncias circulando livremente nos corredores exclusivos de ônibus sem ao menos estarem em serviço. A prova de que não estavam em serviço de urgência é que eles paravam em todo sinal vermelho.
Parabéns pelo trabalho.
Esses que falam mal são os primeiros a querer agilidade do atendimento quando um da família precisam de atendimento. Hipócritas
voce esta confundido a crítica é pra os que se vão achar os diferentes e abusar dessa lei , isso eu não vou ter dúvidas que vai acontecer !!
@@valdirolimpiodeandradeolim4444Que? De que forma? Não faz nem sentido isso aí que você tá falando.
@@MrBeanST pra você pode até não faser ! meu comentário foi baseado em fatos que presenciei com viaturas de polícia militar e corpo de bombeiros Militar na minha Cidade MS !!!
Constantemente, viajando pelas estradas do Paraná, encontro ambulâncias em excesso de velocidade, ultrapassando em lugares indevidos e com risco, sirenes ligadas e posteriormente, encontras as mesmas paradas em uma lanchonete com os seus ocupantes tranquilos sem pressa alguma. Ou seja, no meu entendimento, não era uma situação de emergência e sim um abuso pelo privilégio concedido a eles, que nós mortais comuns não temos.
O mesmo ocorre com viaturas policiais no trânsito urbano, onde mesmo sem pressa, não respeitam sinais ou locais de parada.
O jaleco ou a farda os fazem estar acima das leis dos mortais comuns.
Professor, bom dia!
Essa semana recebi um comunicado da empresa que presto serviço como condutor de ambulância dizendo que estão chegando diversas multas e que o órgão de trânsito da cidade não está isentando os veículos de multas. Liguei na agência de trânsito e não souberam informar.
Essas novas atualizações vão colocar o trânsito em risco.
Aqui em Colombo, além de várias sinalizações erradas, não há fiscalização e vemos muito abusos de poder.
Se tiver foto sensor e se a ambulância tiver mais de 5 carros atrás, eu nao dou passagem... Porque quem esta cruzando na minha frente não vai saber porque estou avançando o sinal e porque na hora de recorrer a multa vão dizer que nao tinha ambulância nenhuma , ja que ela está muito atrás....
Professor aqui em Manaus tem umas motos do Agente de trânsito municipal que simplesmente não tem nenhuma identificação com luzes, sinal sonoro, adesivos do órgão, placa cinza normal, é só uma cargo comum e fica em cima da calçada enquanto o Agente trabalha 🤦🏼♂️ dizia também que era infração devido o texto do MBFT em relação ao veículo.
Professor Carlão sobre o sinistro com vítimas fatais vc poderia explica mais detalhado?
Se ele almoça mais rápido, estará disponível para o trabalho mais rápido, por óbvio. Demorou pra surgir esse entendimento. Aliás, até no momento que está indo almoçar, se o policial ver um ilícito, terá que, obrigatoriamente, intervir de um modo ou de outro e o almoço vai ter que esperar. Parabéns aos responsáveis por essa nova lei.
😂😂
Isso que é fé no funcionalismo publico...
Espero que tenha sido ironia... Se não foi, espero que esse motorista que foi pra casa almoçar seja seu vizinho e estacione a ambulância na sua guia rebaixada na hora que você mais precisar sair. Você vai ter que engolir o próprio comentário kkk
Pois é!! E se o Policial presenciar um flagrante delito durante o almoço, a comida vai ficar pra depois!! Polícia é polícia 24h. Embora esteja no momento de descanso ou refeição, ele não deixa de estar em pronto emprego, transmitindo segurança e protegendo o cidadão.
MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
Inicialmente, para expor opiniões devemos viver a situação no contexto fático. Nesse sentido, como não exerce a atividade policial, é possivelmente não exercerá, não a o porque pronunciar por mera convicção ou satisfação pessoal. Vale ressaltar, que viaturas policiais estão repletas de materiais bélicos, além do servidor que exerce uma profissão de alto risco. Pois bem, levando em consideração que o deslocamento se faz por um único policial na situação da alimentação residencial, tendo em vista a dupla não ocupa a mesma viatura em horário de almoço, levando em consideração todo armamento de potencial lesivo no interior da referida, levando em consideração possível retaliação a o policial que se encontra sozinho em deslocamento, e eventual risco de extracção do armamento do interior da viatura, e até mesmo a morte do agente publico pela inferioridade numérica, não à o que se falar em ação temerária, pois, os eventuais danos a sociedade seriam infinitamente maiores com a subtracção do armamento/munição ou até mesmo a morte do agente em questão. Por fim, quando realizamos a analise isolada de um dispositivo legal, esse não retrata a realidade do mundo exterior. Logo, a mera convicção ou satisfação pessoal tendente a sensacionalismo, não devem ser levadas em consideração sem analise aprofundada ou experiência real.
Se os acessorios do veiculo emergencial por ventura estiverem inoperantes, ai implica em falta de equipamento obrigatorio, ou mesmo inoperancia destes.
Absurdo é o que a CTTU fez na semana passada com a viatura da PMPE em Dois Irmãos. A viatura foi recolhida ao pátio por estar transitando com o licenciamento em atraso.
Agora te pergunto: Isso ajuda em quê?? É uma viatura a menos nas ruas para atender ao cidadão!!
Recife, cidade das multas!! CTTU é pura indústria da multa a todo vapor!!
Lei é lei amigo, se eles não fazem, são presos por prevaricação.
Os agentes que servem ao instrumento de repressão do governo não cumprem as leis que eles mesmos fiscalizam! O recolhimento de qqr veículo com licenciamento atrasado já é um abuso por si! É um bem que a pessoa comprou e não fruto de roubo!
Nada mais do que justo até pq os radares móveis não identificam se é prioridade ou não ,trazendo grandes transtornos administrativos para as corporações e os agentes.
Muito obrigado pela a informação 👍🏻👍🏻
Kkkkkk Carlão de boa já viu algum veículo do estado ser punido por infração, se tiver alguma ocorrência comprovada mostra para a gente estamos no Brasil não vai mudar nada.
Em Goiás as vtr de polícia já retiraram foi as placas😂😂
O tatico movel em BH sempre avança semaforos e param e locais proibidos totalmente apagados.
Concordo plenamente veículos de emergência prioridade sempre
Até porque pode estar indo salvar meu pai, minha mãe, meu irmão. E amanhã, indo me socorrer!!
@@01VS e se tiver voltando também tem que voltar rápido alguém pode estar precisando de socorro rápido alguém pode morrer por falta de uma ambulância
Aqui é Brasil. Aqui o mal exemplo vem de quem vc menos esperaria.
Em Brasilia/DF todos os dias tem carros DESCARACTERIZADOS, com aqueles rotolights internos encontrados em quase todos os sites de vendas, que vc liga no interior na tomada 12v, usando, as faixas exclusivas dos ônibus nos horários de picos e almoço. O código de trânsito é bem claro ao afirmar que os veículos de urgência/emergência devem estar devidamente CARACTERIZADOS, e com os sinais SONOROS e LUMINOSOS ACIONADOS quando em uma situação de urgência/emergência. São servidores, geralmente sozinhos, no caminho casa trabalho. Como se não bastasse o descumprimento ao CTB, ainda tem a questão LEGAL/MORAL no uso do veículo do Estado, mantido e manutenido com dinheiro dos contribuintes, sendo usado para atender interesses particulares.
Entendo que agora se abriu uma brecha na Lei, um veiculo em socorro de emergencia, podera ter os mesmos beneficios, bastaria juntar ao recurso, o devido documento do socorro de emergencia, quantas vezes os veiculos particulares fazem serviço de urgencia e emergencia e não havia uma prerrogativa de direito em favor do particular.
Acho que não existe essa de ir em casa almoçar, ja na infração de passar em semáforo fechado, como vai saber se tava com dispositivos de alerta ligado ou não, pois as cameras de semáforos tiram fotos e não vídeos.🤷😎🤷🤷
Muitos acham que agentes de segurança pública são irrepreensíveis e imaculados. Já vi policial militar fazendo ronda na avenida do bairro, de moto, conduzindo o veículo com uma mão e digitando ao celular com a outra.
Já foi precionado a acessar uma de grande fluxo de carros em velocidade, sem ter condições seguras para tal, pq uma viatura de polícia militar estava atrás da minha moto querendo acessar a via e os mesmos nem estavam com sinais sonores e luminosos ligados.
Já vi policial militar em viatura, apenas de passagem, avançar sobre a faixa de pedestre onde um pedestre já estava a frente para atravessar e teve que recuar pq o policial que dirigia não parou para o pedestre, o policial olhou para o pedestre continuou dirigindo e cantando.
*Já não era sem tempo!*
E como verificar, quando uma viatura passa, em que condição ela se encontra?
Isso fica a critério do Policial, Bombeiro ou motorista de ambulância.
E a fiscalização, cabe às suas chefias e ao judiciário, a ninguém mais.
Tentar engessar isso é diminuir a produtividade das Forças de Segurança.
Se houver erro provado, que se puna.
Outra questão é que toda VTR em serviço, em emergência ou não, não deve perder tempo e ser restringida em sua mobilidade, pois tempo perdido no trânsito é tempo indisponível para o serviço à população.
E o que você alega, que dava muito certo antes, não é verdade.
Sou da área e vivi isso na prática por mais de 20 anos.
E outra, na maior parte do mundo é assim, será que eles estão errados?
Boa noite 🌙
Professor Carlão e quando as viaturas são alugadas e envelopadas, mudando totalmente suas cores originais?
Olá Prof. Tudo bem! Uma dúvida sobre balança rodoviária: Na empresas onde carregamos existe apenas uma balança que pesa o conjunto, ou seja, PBTC por exemplo um 9 eixos 74 ton.
Contudo, nas rodovias e pesado por eixo. Sem vai haver divergências pois o operador da maquina não consegue distribuir o peso de acordo por eixo. E aí, como fica essa historia? Na minha opinião é uma arrecadação totalmente ilicita, arbitrária e incoerente! Obrigado pelas suas dicas.
Nao gpzar de livre parada em um restaurante só nos leva a duas conclusões:
Ou policial, bombeiro ou qualqer outro que trabalhe em regime de escala interrupta sem horário regulamentar de refeição, estacione a vtr onde encontrar uma vaga e quando tiver um pedido de socorro eles demorem 5 ou 10 min ate chegar na vtr, pu que fiquem 12h de serviço sem se alimentar por não poder ficar longe da viatura nem poder parar em local "proibido" porque nao esta em caso de emergência.
Porque o governo não coloca pessoas competentes para redigirem essas legislações, trazendo clareza e objetividade na leitura e não interpretações dúbias como fazem!!!
Rapaz tem muito cara espertinho.
Ja vi cara colocando strobo e sirene em corsa pra passar no trânsito e avançar sinais.
Sou condutor Socorrista 🚑🚑🚑 o brasileiro não respeita ninguém e o próprio EXIGE ser respeitado.
Nós ganhamos merecas para salvar vidas.
Porque ganhamos menos do que um inútil deputado vereador ou um burocrata corrupto ?
Nunca usei minha sirene para fazer algo pessoal.
O professor, com todo respeito, nunca deveria mencionar tais elementos minoritários sem profissionalismo.
Sim, fiz 4 cursos no Sest Senat e há anos nunca tive multas e nem acidentes no âmbito profissional.
Hoje estou na Suíça, e ando muito rápido com total segurança á favor da vida do paciente.
Palhaçada em comparar Chico com Francisco.
A única coisa que muda nesse contexto é que os profissionais conscientes e com senso de respeito, assim continuarão, e os "caneladas", esses sim, vão piorar ainda mais. Tirando isso, nada de novo no front.
Aconteceu comigo hoje, estava parado no trânsito, uma fila imensa. Do nada a ambulância liga o sinal e sirene e saiu acelerando, forçando a passagem. Eu, "parado" no trânsito quase bati no carro a frente para abrir espaço. Neste caso, que não veio sinalizando, "devo" abrir passagem?
Muito justo esse parágrafo; muitos não sabem mas que paga um multa gerada sobre uma vtr é o próprio condutor, isso mesmo o camarada que esta se arriscando para salvar um terceiro precisa arcar com custos tanto de um possível dano a terceiro ou na própria viatura.
Exatamente!! E a realidade é que aquele Policial, Bombeiro ou Paramédico levava a multa mesmo em ocorrência e dentro do que o CTB previa antigamente. Resultado: Além de pagar a multa, muitas vezes tinha a CNH suspensa/cassada e isso representada uma equipe de socorristas a menos nas ruas para salvar vidas, uma viatura a menos para combater o crime, uma dupla de moto resgate a menos para salvar os acidentados, um bombeiro a menos para apagar o incêndio, etc. Prejudicando assim, a própria população e a qualidade na prestação do serviço público.
Eu sugiro que no AIT se crie um campo para viaturas e o processamento das multas seja distinto.
Rapaz ontem vi uma viatura da PM em cima da calçada da praça com as luzes tudo apagada e realmente estavam em serviço, mas a viatura estacionada e falei isso é infração de trânsito devido a luz apagada intermitente. 🤦🏼♂️
Esta prerrogativa é correta, mais do que óbvia, mas infelizmente sempre terão os que vão abusar desta regra.
A questão de ligar a sirene para almoçar. se a casa cair. responde e pronto, perde o emprego. não existe criança na condução desses veículos
Mudas às leis sem necessidade e nada é feito com a situações das ruas e estradas sendo feitas com material de péssima qualidade que ficam quebrando e tendo buracos.
Boa tarde Professor Carlão ! Queria tirar uma dúvida , for volta de 2 anos na renovação da CNH fiz o rebaixamento de categoria por não o toxicológico , se eu fizer o toxicológico , o médico e o psicotécnico, consigo voltar para categoria anterior?
Professor, a infração do art. 222 do CTB pode ser aplicado a esses veículos? ou foi revogado tacitamente?
Essa questão de ta sendo muito enfatizado sobre almoço , tanto ambulância quando viaturas de polícia pode a qualquer momento ser acionado para uma ocorrência ou situação até mesmo em frente do restaurante que eles estiverem tanto ambulância quanto polícia pq pode ter um acidente em frente ao restaurante ou um assalto e os profissionais não poderam alegar que não vão atender por conta do almoço isso é pq essa função é diferente das outras então parabéns 👏 a quem fez essa lei pq quando alguém teve alguma coida roubada vai querer a polícia rápido pra recuperar seu pertence ou quando alguém da família ou ele mesmo tiver um acidente vai querer uma ambulância o mais rápido possível
Aqui, meu Irmão, os caminhões da Ambev e demais do ramo, param nas avenidas (todas são proibidas o estacionamento) faixa da esquerda (a rápida) para descarregar bebidas em restaurantes da cidade e a GM não fazem nada. Na verdade não fazem quase nada hora nenhuma (segundo informações é o prefeito que não quer causar desconforto com os munícipes). Quando questionados disseram que seria necessário ordens do diretor de transito para multar os motoristas que trafegam, por mais de 70 metros, pela calçada, para buscar e deixar alunos numa escola atrapalhando a entrada e saída de usuários de comércios e órgão público localizado nesse espaço de calçadas. Então, não cumprem seu dever.
Isso se chama, "Arrego". 💰💸🤣
Essa medida fica ótima para viaturas que estacionam com duas rodas na calçada diante de pizzaria. Ao receber a pizza, manobram e dão uma ligada na sirene e correm para a pizza chegar quentinha. Tá liberado!
Interessante são os veículos de emergência das concessionários de energia elétrica não serem contemplados por essas regras, as autoridades não "sabem" quanto é fatal um fio com mais 13.8 Kv caído ainda energizado para qualquer pessoa ou animal?
Discordo plenamente tem que ser multado o código de trânsito é um só pra todos que os veículos de emergência sempre terá prioridade em efetivo serviços totalmente silanalizados e com os cuidados cabíveis sobre as multas depois recorrem e justifica as infrações igualmente como todos condutores
Não funcionava bem. Com as fiscalizações eletrônicas nas BRs, o DNIT não perdoa nada, acaba atrapalhando a prestação do serviço de urgência, nos bombeiros por exemplo, em um trecho urbano de 10km na BR 101 em PE tem 8 pardais de 40km/h, em uma saída em ocorrência são 8 notificações para os BM's que têm que colocar funcionários a disposição para fazer a defesa de autuação, o motorista tem que assinar várias vezes, é muita perda de tempo e dinheiro, fora que alguns acabam andando devagar atrapalhando o socorro.
Sou motorista de ambulância e infelizmente nem todos dao passagem
*EIS AQUI A EXPLICAÇÃO PARA ESSA ALTERAÇÃO LEGAL. QUE POR SINAL, É CORRETA E BASTANTE POSITIVA. QUE VISA CORRIGIR CERTOS ABSURDOS DO CTB*
Até dias atrás era comum Viatura da Polícia ser multada por excesso de velocidade durante acompanhamento a bandidos em fuga, ambulância multada por avançar sinal vermelho mesmo durante a prestação de um socorro, caminhão do bombeiro sendo multado por realizar conversão proibida ou andar na contramão, etc.
O pior é que o policial enviava a documentação para o DNIT ou DER comprovando que estava em ocorrência, o próprio órgão público fazia requerimento no SEI comprovando e mesmo assim o recurso era indeferido. E o agente público além de pagar o valor da multa, dependendo da penalidade prevista, tinha sua CNH suspensa ou caçada. Resultando em uma viatura a menos nas ruas, uma ambulância a menos nas ruas, um caminhão de bombeiros a menos, uma equipe de moto resgate a menos, etc.
Vale ressaltar que condutor de veículo de emergência, passa por um curso específico e no curso de formação tem instruções de direção defensiva e inclusive DIREÇÃO OFENSIVA. De como dirigir a 180km/h, como dar cavalo de pau e recuperar o controle do veículo, como utilizar o veículo em situação extremas, que é rotina nessas profissões.
E todos esses profissionais têm o bom senso, empatia e amor a própria vida para utilizar essas técnicas apenas quando houver segurança e razoabilidade. Andar em contramão, estacionar em calçada, estacionar em porta de garagem, avançar sinal vermelho, é só se realmente houver uma necessidade.
Até porque não faz nenhum sentido vc estar em uma viatura descaracterizada acompanhando um veículo de criminosos e ter que deixá-los fugir só porque eles pegaram a contramão e vc como agente público ter que seguir o CTB...
O problema é que muitos agentes públicos abusam dessa prerrogativa. Já presenciei por várias vezes viaturas descaracterizadas da polícia civil circulando livremente nos corredores exclusivos de ônibus sem ao menos estarem em serviço. A prova de que não estavam em serviço de urgência é que eles paravam em todo sinal vermelho.
Oque vai ter de veículos estacionado nas calçada e não vai poder fazer nada.
Aqui, tudo é uma piada, o governo faz o que bem quer sem ao menos consultar especialistas para definir uma lei, e aos juizes é quem determina o q deve ser feito pelo seu próprio entendimento.
Boa noite professor
Estava parado em um semáforo quando uma viatura da PM veio com a sirene e o giroscópio ligados, com isso tive que ultrapassar o sinal.
Este semáforo não possui radar, caso houvesse o radar, como eu deveria proceder em caso de multa?
Muito obrigado.
Vc poderia ser multado por furar pelos próprios policiais. Não deve colocar a vida de outras pessoas em risco.
@@juceleifreita No meu caso, não havia risco algum.
Avançar sinal é perigoso, já pensou se uma pessoa tiver passando na vez dele e uma viatura ou uma ambulância avançar o sinal
tem q haver lei para esde motorista cinduzir anbulancia ter curso e ter EAR na cnh ,tanto q conduzem vidas e nem experiência tem ,muitisctrabalham por adulacao,isso sim precisar
O policial mesmo estando em um restaurante almoçando estará em serviço, e a viatura tem que estar estacionada próxima para agilidade em caso de uma ocorrência.
as vezes parece que as pessoas não pensam que os polícias não se alimentam
Policial dificilmente comem em restaurantes quando estão em serviço. Agora o que você faria se você chegasse pra entrar em casa e uma ambulância estivesse na sua guia rebaixada? O motorista tá a toa passeando pela vizinhança ou tá comendo sua vizinha... E ai? A regra vale pra ele também. Você ainda concordaria que ele não deve ser multado?
@@henricktm E quem vai passear ou comer a vizinha de ambulância?? O mais perto da realidade é a ambulância estar ali estacionada na guia rebaixada por estar prestando um socorro a alguém. Ridículo essa sua distorção da realidade.
Minha dúvida com essa mudança no CTB é se viaturas DESCARACTERIZADAS das polícias, corpo de bombeiros e de operação e fiscalização de trânsito, estão isentas da dessas punições, pois a o texto traz "ainda que não identificados ostensivamente".
Para população em geral pode parecer surreal eu dizer que se estiver em uma rodovia federal com paciente em PCR preciso reduzir a 40km/h para passar no radar e nao ser multado ( e é o condutor quem paga a multa), e geral a população acha que ninguém multa vtr seja do samu, bombeiros ou polícia, na prática nao é bem assim, geralmente gozam de livre circulação somente nos municípios que sao cadastrados no demais é pau no gato. Agora imagine se for um parente seu, se voce vai querer que a ambulância ande na velocidade regulamentar da via, ou que pare a 10min de distância de um restaurante.
Tenho uma dúvida, na minha cidade foi instalado câmeras em um semáforo movimentado, onde é caminho para ambulâncias chegarem até o hospital da cidade. Caso estiver fechado e a via parada, uma ambulância se aproximar e os carros avançarem o semáforo, vão ser multados e é possível recorrer para não pagar nem a multa e não ficar com os pontos da carteira?
Sim. Você deve anotar o horário, o endereço e a placa da ambulância ( ou a empresa e o prefixo), no Jari da cidade onde foi a multa, eles terão o filme da ambulância passando depois de você.
Isso também vai depender muito da região, pois tem cidades que não aplicam multa nos veículos que estão na frente da ambulância e dão passagem no semáforo.
Bom dia
Checar as condiçoes do veiculo antes de trafegar, é dever de todo condutor.
Só quem trabalha dentro de uma ambulância sabe o que acontece lá, sabe que qualquer deslocamento é de urgência, podendo mesmo vazio estarmos retornando para atendimento solicitado que pode ser para qualquer um, inclusive parente de qualquer um dos que estão lendo e vendo esse vídeo. Quando estamos na rua recebemos solicitação para nova ocorrência, a coisa è seria, são vidas que cuidamos, as vezes o último respiro depende de vocês deixarem a gente passar. Ali dentro e lá esperando pode ser um parente de vocês ou meu. No serviço público a correria é seria e além dos superiores a população está pronta pra tirar fotos e filmar o nosso desempenho e possíveis erros. Acordamos e saímos de casa pra salvar vidas, isso se vocês acharem por certos nos deixar passar. Quem assume multas somos nós, mas na hora nos preocupamos em salvar quem está lá ou está esperando em uma unidade de saúde.
Concordo, mais tem muitos brincando com profissão. Tenho mais colegas inrresponsaveis atualmente, e importante também responsabilidade e respeito. Vejo uma galera nova aí que só Jesus na causa, principalmente quando entram com ajeitados politicos.
Não faz sentido nenhum essa alegação de que qualquer deslocamento é de urgência. Se há urgência você tem as ferramentas disponíveis pra se locomover com rapidez. Vai passar sinal vermelho a toa se não está com paciente ou indo buscar um? Além disso a questão é de que nenhuma infração deverá ser autuada. Então o cara pega a ambulância numa cidade pequena e vai pra uma cidade grande pra levar pessoas pra fazer exames e consultas, aí ele deixa todo mundo espalhado e vai fazer compras no centro, deixa a ambulância na faixa de pedestres ou numa vaga de idosos.. e ai? Tá certo?
@@AndreOliveira-rv2be mas que não seja você e nem eu que julgue isso, prefiro deixar passar, não vai mudar minha vida deixar uma ambulância passar, mas pode mudar a vida de alguém. Quem vai pagar pela injustiça que está cometendo é o profissional e não eu e você, entende?
@@henricktm então amigo, prefiro eu não ser a pessoa a julgar isso, a injustiça quem paga é quem comete. Eu prefiro deixar passar qualquer um que peça a passagem, isso não vai mudar minha vida, mas pode mudar a de alguém. Passar o sinal vermelho com os ítens de segurança usados com veracidade não mudam em nada pra mim. Sobre os gastos que você comenta, vá lá, registre e faça reclamação, para que seja punido e afastado o mal profissional, mas na pista não generalize isso, deixe as pessoas que estão na seriedade trabalhar em prol do próximo, ali dentro se trabalha pra outros vivem. A sirene é para informar que precisamos passar sem obstáculos e impedimento, o que está acontecendo só quem está lá sabe. E mais, as vezes vai ver uma ambulância andando devagar do nada, quase parando, pode acreditar que lá dentro tem alguém perdendo a vida e foi preciso algum procedimento que em movimento não dá pra ser feito. Então só quem está lá sabe o que acontece.
@@henricktm Quanto ir do interior a cidade para levar paciente acamado! Paciente está acamado não é atoa, permitir que ele fique mal acomodado em uma viatura éo mínimo, consultas e revisões tem hora pra acontecer, imagina perder uma viagem de 80km ou mais só porque não posso incomodar pessoas com a sirene para pedir passagem com uns minoria que está precisando passar? As vezes ali dentro vai paciente com câncer em estágios finais, precisando chegar cedo para exames que têm hora para coletar. É o que falo, só sabe da pressa quem um dia precisar pra si ou para um parente.
Quando a parar em locais proibidos, denuncie, quando a comprar um lanche, é complicado. No serviço público meu horário é 8 horas, as vezes chego às 5 da manhã para atender um paciente que tem que estar as 8 no INCA, o serviço público não paga hora extra, a gente não tem onde estacionar e ficamos com fone as vezes até às 16 horas da tarde, bem servir alguém oferece um lanche, mas se a gente para para comprar um pão, vão falar que estamos fazendo mal uso do serviço de ambulância. Complicado irmão, complicado o ser humano, como se tudo isso fosse prejudicar tanto as pessoas em volta.
Nao será autuado, porém o uso indevido da viatura o condutor poderá responder um processo administrativo.
e pensar que, teoricamente, esse texto foi apreciado por 513 deputados e 81 senadores. triste !
se vier a São Paulo, ficará doido, policiais largam viaturas em locais proibidos e vão almoçar, ambulâncias levando pessoas ao metrô, indo para casa, e viaturas descaracterizadas então... Fora os espetinhos que colocar sirenes e luzes em carros comuns.
Vai dá bo isso aí, pois ha uma infinidade de veiculos usados pela policia que não tem características de vtrs, os velados por exemplo, se estacionarem em lugar proibido, chegando um condutor qualquer que não sabe ser aquela uma vtr, vai frescar a vida do agt.
Estamos no Brasil e infelizmente eles só estão oficializando o que já ocorre, nenhum agente de trânsito multa carros oficiais é MT difícil isso acontecer pelo menos com viaturas policiais
Claro que não vão multar, onde já se viu, o Estado multar a si mesmo??? Trazer prejuízo a si mesmo??? Meu amigo, te faltou um pouquinho de discernimento aí.
Hoje as leis de trânsito só serve pra prejudica e lucrar e nunca forma de educação pois eles não estão preocupados em educar os condutores
Os carros-fortes também tem essa prerrogativa?
É Razoável, que se puna os abusos através das corregedorias específicas, há casos em que se faz necessário o atendimentos de ocorrência ou médico sem necessidade de sinal luminoso e etc, é um assunto muito complexo.
Sem contar os veículos descaracterizados da polícia que vivem com sirene ligadas aqui em São Paulo querendo prioridade.
A Lei de Trânsito não se sobrepõe às leis da Física e da Psicologia. Estas são para todos e as transgressão destas é temerária.
Carro forte pode para em fila dupla e ficar lá até recolher o dinheiro
Concordo também, aqui na minha cidade antes dessa lei entrar em vigor, já tinha presenciado várias infrações cometidas por esses veículos específicos e agora com o amparo da lei, a tendência é só aumentar.
Nem sempre a viatura de polícia vai estar com sinais sonoros e luminosos acesos, principalmente em operações policiais. Ambulâncias, ainda que não esteja circulando em emergência, deve se deslocar para base por exemplo para se preparar para outros atendimentos, tendo em vista q no Brasil, diversas cidades não tem o efetivo necessário de ambulâncias para atender a população em emergência médica grave.
Não faz sentido multar o motorista da ambulância e gerar burocracia quando o veículo deste é de prioridade para a vida, mesmo que o profissional esteja indo almoçar.
Esse aí é para veículos descaracterizados, como viaturas da polícia civil e pm
Blindagem