Sou psicólogo e trabalho com avaliação psicológica. Gostei muito do vídeo! Realmente, a má utilização de uma ferramenta prejudica e muito a validade e a visão dos mesmos frente a sociedade. O problema é que todo mundo quer ter uma opinião sobre algo, mesmo sem conhecer os conceitos.
Os próprios psicólogos colaboram com o uso errado quando preparam testes para serem aplicados em processos seletivos pela internet. Esses testes são do tipo antigo que avalia apenas qi
@@fabioa8059 sem dúvida! Não só desta maneira, mas quando fazem avaliações "nas coxas", por exemplo. Com isso acaba trazendo uma falta de credibilidade às ferramentas que possuímos. Fora o fato que o próprio Elba trouxe no vídeo, quando se escolhe utilizar de maneira errada, somente para trazer um ar de cientificidade a uma ideia/proposta.
Resposta mais simples do que correta: Não são balela, mas com um uso indiscriminado sem justificativa profissional e contexto não são de muita utilidade.
@@lopealexandre quando o uso é de um profissional qualificado tem muita utilidade, inclusive alguns transtornos de neuro desenvolvimento só podem ser diagnosticados com o uso de um teste de QI. Acho que é muita falta de profissionalismo ou até mesmo de informação quando generalizam uma área tão importante da psicologia quanto os psicotestes, principalmente quando esses instrumentos se demonstram ser recursos ótimos para um bom fazer da psicologia atual
@@Paolo555100mas você percebeu que eu concordei com você desde o começo né? Eu só mudaria o fim da frase. A sua era: "Resposta mais simples do que correta: Não são balela, mas com um uso indiscriminado sem justificativa profissional e contexto não são de muita utilidade." A minha alteração ficaria: "Resposta mais simples do que correta: Não são balela, mas com um uso indiscriminado sem justificativa profissional e contexto não são de nenhuma utilidade. E quando tem alguma utilidade só serve para desinformação e preconceito."
@@Paolo555100 inclusive agora que vi que escrevi mal pra caralho meu primeiro comentário. Realmente não tava dando pra entender que eu concordei com você.
@@Paolo555100o ponto do cara é dizer que é muito atrativo para discursos eugenistas a ideia da medição de inteligência, mesmo que nos pormenores seja algo benefíco
QI torna você com um emprego melhor sim e consequentemente uma pessoa mais rica, nem que seja somente no momento exato em que o dinheiro cai na conta. Quem Indica define sua posição em muitas e muitas empresas.
Elba, tô no 4 ano de psicologia e AMO seus vídeos de psicologia e RH. Mando teus vídeos pra galera da turma, pessoa gosta bastante. Por favor faça mais!! (Assisto todos os seus vídeos na verdade, mas definitivamente os de Psico e RH são meus favoritos. Se pah, por influência sua, penso em seguir na mesma área: Fazer um mestrado em administração de empresas e trabalhar como RH de Multinacional, inclusive, alguma dica? Forte abraço! Gosto bastante da área organizacional)
Pessoas falando seus resultados em testes de Q.I. ou mbti, quando o q realmente eu quero é saber o alinhamento no DnD e sua guilda de ravnica pra saber se é seguro eu guardar minha sobremesa na geladeira ou não
Um vídeo de alinhamento de D&D seria bom, quando vai pesquisar na internet não é incomum encontrar resultados que são contraditórios entre si e dando significados diferentes pros alinhamentos
Elba, eu juro que nesse vídeo eu senti algo como aqueles livros: "Psicologia para Idiotas" algo como tentando explicar algo super complexo só que de maneiras simples e óbvia.
Cara conheci seu canal pelo video das Tech T Shirts da Insider. Seu canal é maravilhoso, é o que eu imaginei caso eu fosse criar um canal é fazer igual vc, esmiuçar os assuntos... parabéns estou encantado S2
Pior é quando o próprio paciente fala que JÁ sabe como o teste funciona, e mesmo assim o "médico" insiste em prosseguir fazendo de conta que o paciente não sabe de nada.... 🤦
Aaaaahhh que delicia ver alguém falando algo tão necessário. Até explicar por que não gosto da mensa ou testes numéricos a pessoa acha que estou desdenhando por que nao tenho!
Eu estou no terceiro semestre de psicologia e literalmente acabei de sair de uma aula de "Medidas de Avaliação em Psicologia", que satisfação ver que esse vídeo acabou de sair kkkkkk
Eu filmava aulas de Direito (para concursos), e tinha um professor-promotor que ensinava a passar o teste de rorschach. Parecia até esse exemplo que você deu, com o filme "O Pestinha".
Hoje em dia não. Mas meio que teste de Q.I. mede o que vc quer medir. Do mesmo jeito que qualquer teste e por isso ele sempre tem muitas limitações e imperfeições e só serve pra medir coisas muito restritas de forma populacional. Mas não pra medir inteligência de vdd ainda mais individual. As coisas descritas por ele já são depois de muita mudança no teste de Q.I. Ele teve toda uma mudança nos padrões e nunca levou em conta históricos gerais e muitos fatores sociais. Mas ele como todo teste mede algo específico. O problema é o que o senso comum desenvolveu de teste de Q.I. ele não serve de vdd pra medir inteligência. Ele serve pra medir inteligência em coisas específicas e é calibrado com alguma população como controle e em certa época e sempre tem que ser calibrado a todo momento. Não há como comparar por exemplo pessoas de diferentes populações ou épocas. E se deve entender as hipóteses dos desenvolvedores e eles não tinham em mente certas coisas associadas a outros desenvolvimentos científicos em ciências sociais na época das primeiras hipóteses. Ele é portanto basicamente um bom indicador de aptidões nas habilidades específicas que vc está prestando atenção sem quantificar ou qualificar muitas causas e contextos que se implicam nessas coiaas que em muito se desenvolveu em áreas de psicologia, educação, sociologia, etc.
Elba, pq você não faz um vídeo falando sobre as linhas de psicologia que você conhece? Ou que existem? Ou uma sequencia de vídeo de "psicologia para burros"? OU outra ideia, experimentos malucos da psicologia?
@@Paolo555100 Ia dar uma treta entre psicologos que se odeiam entre linhas diferentes, tem os que fazem piadas e os que levam muito a serio ess "rivalidade" para o publico geral que não tem essa noção é legal, o mundo da psicologia é meio mistico quando olhado de fora.
Po elba, mt obrigado pelo video. Esse assunto sempre foi algo q um amigo comentava e eu sempre perguntei pra psicólogos sobre e até msm nas faculdade eu ia na área de psicologia só pra tirar as minhas duvidas, obg pelo conhecimento e me tornar um pouco menos errado kkk
Acho bastante importante os testes para ajudar a explorar as potencialidades e trabalhar as deficiências das pessoas. Sou bastante critico do nosso ensino super padronizados tentando cortar as arestas dos alunos para encaixar eles no padrão.
O mais engraçado foi o que aconteceu comigo quando tinha 10 anos. Minha mãe me levou no psicólogo e ele me "diagnosticou" com alguns traços de superdotação e eu não tirava uma nota minimamente decente na escola, eu acho que em termos de nota eu devia ser o pior aluno da sala kkkk
Depois de adulto que eu fui diagnosticado como TEA e começou a fazer muito sentido o fato de que eu, simplesmente, odiava estar na escola, odiava estar de uniforme e tudo mais.
Então, crianças com AH/SD são alunos PCD da mesma forma que alunos com TEA ou com TDAH. Exigem cuidados diferentes e não necessariamente são bons alunos e eventualmente ser AH/SD mais atrapalha o rendimento escolar que ajuda. Também não é incomum ter crianças dentro do TEA e com AH/SD (chama de dupla excepcionalidade se não me falha a memória) porque pessoas AH/SD são mais ou menos 3% da população segundo a OMS, então é relativamente fácil cair nos dois casos. Provavelmente não vale mais a pena fazer uma reavaliação pro seu AH/SD porque você "normaliza" ao longo da vida pra poder se adequar e é relativamente caro o teste para adultos, mas se quiser ter certeza e tiver condições não faz mal (mas também não acrescenta muita coisa depois que você é adulto).
Muito bom o video. Tenho um adendo a acrescentar. Minha noiva ficou por muito tempo fazendo tratamento com psicólogo julgando ser depressão (sem desmerecer esse caso clinico), porem quando ela mudou de psico, ela foi orientada a fazer o teste de WISC com um especialista. (Sim foi muuuito caro, mais de 1.5k) Porem a vida dela melhorou muito dps de descobrir que ela fazia parte do espectro autista com Tdah e fazer o tratamento correto. Curiosidade: até pra mim veio perguntas para responder sobre ela durante as SEMANAS de teste.
Parabéns elba! sou estudante da UFSC de psicologia e adoro psicometria e avaliação psi, e realmente o senso comum sobre avaliação psicologica esta muito longe da realidade! Valeu tbm por divulgar esse conhecimento de forma acessivel para geral!
9 месяцев назад+1
Eu fiz diversos testes de inteligência com psicólogos diferentes. Minha mãe gastou bastante com isso pois ja sabia que eu era acima da média, e aos 4 anos (ja alfabetizado e leitor voraz) pontuei 140 em algum dos múltiplos testes que fiz. Não me sinto muito diferente de ninguém, nem vivo uma vida de milionário... Mas que eu tenho facilidade pra aprender as coisas (inclusive enquanto eu faço vou aprendendo e não esqueço) é inegável. Qualquer coisa que eu fizer uma, no maximo duas vezes eu aprendo. Coisas que muita gente em volta de mim precisa de mais tempo, pra mim eu "pego de primeira". Porém eu tenho dificuldade em diversas outras coisas, como organização pessoal, inteligência emocional, etc. No final acho que tudo se equilibra.
Ainda nem terminei de ver o vídeo... estou registrando esse comentario, propositalmente com o vídeo pausado em 17:21 para reforçar o fato de que não fui influenciado pelo que vc continuou falando dps disso (e se vc que está lendo não confia, aí o problema é seu) Sou autista, diagnosticado por neurologista... diagnóstico esse que veio tardio, aos meus 20 anos de idade. E que foi produto de 5 sessões com uma neurologista, que pediu histórico de consultas com minha psicóloga, além de uma tomografia do crânio, e... pasmem... um teste de QI. Meu teste de QI não durou uma hora não... ele durou 7 sessões de uma hora cada. Foi aplicado o teste WAIS-3. E tivemos ainda uma 8° sessão, onde a psicóloga separou para conversar comigo a respeito do meu histórico social como pessoa, e incluiu no resultado do teste como um anexo. Aí... eu tenho que ouvir de colegas meus, de trabalho inclusive, que "eles tem o QI maior que o do Einstein" por testes que foram feitos no Google kkkkk. Sacanagem. Enfim... testes de QI são importantíssimos, ajudam a gente a entender muita coisa sobre as pessoas. E agora que está registrada minha opinião, vou voltar pro vídeo.
Voltando agora depois de assistir... o vídeo me chamou atenção pra mensa, que eu já tinha lido sobre e achei interessante. Não sei como funciona os testes e nem sabia que escala usavam. No mais... o teste que eu fiz saiu mais barato que o valor que tu falastebem mais barato na verdade... saiu em torno de 700 reais todo o processo com a psicóloga, desde a anamnese, passando pelo teste wais, até a conversa e etc... de qualquer forma, sim, não dá pra esperar que vão passar de graça na Internet
Psicólogo aqui que já fez pós em avaliação psicológica e hoje migrou para TI e trabalha com dados. O seu video é uma verdadeira aula que muitos dos até mesmo alunos de psicologia da federal que eu fiz deveriam assistir, pois os conceitos que você disse nesse vídeo são pilares da ciência psicológica, mas não são nem um pouco enfatizados de forma suficiente na graduação.
09:00 é por isso que teste com polígrafo não funciona e não é aceito por tribunais. No início são feitas perguntas aleatórias pra calibrar a máquina, tipo "você gosta de chocolate?" ou "a cor do seu tênis é preto?" se a pessoa sabe, ela estraga o rolê todo
Minha história com o QI é complicada. Eu tinha muita dificuldade em matemática na escola, mas me dava muito bem em ciências humanas como história, filosofia e sociologia. Meus professores adoravam falar que eu era inteligente para os meus pais, mas tinha o seu porém: eu sempre era criticado por não interagir com outras crianças na escola e na sala de aula eu era tratado como um burro, isso que era uma escola particular. Na hora de escolher a carreira acabei optando pela engenharia civil. Eu sei que é irônico, mas eu preferia lidar com números a ter que encarar pessoas. Ano passado, após alguns eventos relacionados a minha vida sentimental e uns três meses de terapia, fui diagnosticado com síndrome de Asperger, hoje TEA com nível de suporte 1, junto com estresse pós traumático e ansiedade social e parte da culpa foi dos meus professores que nunca se deram ao trabalho de perceber alguns sinais e recomendar que meus pais procurassem uma ajuda especializada para diagnosticar o problema.
Isso me lembrou um episódio dos Simpsons onde a Lisa vai mal em um teste de QI e começa a se comportar como o Bart. No final ela descobre que o teste estava errado ou coisa assim.
Explicou muito bem Elba! Mais gostaria muito de ver um colabe em seus vídeos de Psicologia com o Mestre Altair de Souza do Nahurodo! Parabéns pelo Roteiro! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Eu estou nesse momento tendo a matéria de Psicodiagnóstico! Esse video foi bem legal pra dar aquela fomentada no assunto e quem sabe trazer questões pra debater com a professora em sala!
Como professor com TDAH q fez um longo teste q deu meu diagnóstico e também o valor de QI, vejo q o QI mede a inteligência lógica e sou muito fã da ideia de inteligências múltiplas de Gardner. Meu alunos se mostram muito inteligentes cada um em sua área.
Eu gostava da teoria das inteligências múltiplas do Howard Gardner até entender que ele é um grande bundão. O Gardner é contra fazer testes ou fazer qualquer pesquisa que desenvolva a teoria pra chegar em uma conclusão.... Acho que ele tem medo de que a teoria dele seja refutada, então ele fica satisfeito em apenas viajar o mundo pra ficar vendendo livrinho. (Um desperdício na minha opinião).
@@heitorfidalgo6241 Puts mano, é sempre assim, eu gosto de alguém ou alguma teoria, aíao pesquisar mais a fundo, o autor é um b*sta. Mas no caso do Gardner pode ser q ele seja traumatizado com os testes q ao invés de trazer luz aproblemas, apenas separar em "bons" e "mals". Eu realmente acho útil os testes bem embasados, inclusive quero fazer mais, falta é grana.
Elba me fazendo pensar sobre as 'provas de brincadeira' que minha psicóloga fazia quando eu tinha 9 anos eram na verdade um teste me deixou curioso pra saber o relatório disso, agora 15 anos depois
Ter o seu trabalho destruído realmente é frustrante, eu senti o mesmo com o: "Se a qualidade do seu trabalho artístico não consegue competir com a IA, então talvez você não seja tão bom no que faz."
Eu estou criando uma teoria de personalidades que pode categorizar pessoas por análise de comportamento e verbalização ou por teste, onde o teste indica se a pessoa fez seguindo um padrão ou não, se ela fez de forma sincera ou desonesta, com o acréscimo de que se o teste não condizer com a realidade, uma pessoa especializada, seja um psicólogo ou até alguém comum com conhecimento da teoria pode simplesmente entrevistar quem fez o teste e determinar mais apuradamente os traços de personalidade.
Elba, na experiência que eu tenho com essa frase: "teste de QI não prova nada", na verdade estão falando de testes que medem habilidade de raciocínio lógico e matemática (90% dos testes de qi online). Existe muito essa questão de que quem tem altas pontuações em raciocínio lógico são pessoas inteligentes e quem não tem, não é. Eu não tinha ideia do conteúdo que você trouxe no vídeo. Incrível, como sempre!
15:20 tenho um amigo psicólogo que Recomenda o MBTI e eu confesso que achei super interessante e passei a Recomendar pra outras pessoas também, mas confesso que esse meu amigo psicólogo apesar de ser super inteligente tem problemas graves como querer ser o senhor da Razão e ter dificuldade se mudar de opinião, ele quer ta certo em tudo sempre!
Sempre pensei que teste de QI no geral fosse só para auxiliar a diagnosticar autismo, TDH ou qualquer "dificuldade" que a criança tenha na escola. Não sabia das outras variações do teste. Ótimo vídeo Elba
Sabe o sheldon em big bang quando ele abre um canal de vídeos? Eu acho que ele é a melhor forma de te descrever para meus amigos. E eu adoro, porque num mundo cheio de conteúdo raso, os seus são bem acima da média.
Eu fiz o teste WASC (junto com outros que não saberei dizer o nome) com uma neuropsicóloga para saber se eu sou autista. São 12 páginas de laudo com análises e resultados.
Elba, ja leu o artigo do Isaac Asimov "reflexões sobre a inteligência", publicado na revista "Fantasy and Science Fiction" na decada de 70, e compilado pelo proprio Asimov na decada de 90 no livro "Antologia"? tem umas reflexões interessantes sobre o tema e sobre a falta de credibilidade (em sua maioria) desse tipo de teste.
O SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicologicos) tem 2 testes relacionados a Rorschach aprovados como favoráveis até a data que envio este comentário. Eu ainda acho o Rorschach bem duvidoso, pretendo estuda-lo no futuro.
Legal Elba curti, mas acho que foi uma excelente introdução. Seria bem legal ter pelo menos mais uma sequência desse vídeo. Inclusive os psicólogos (as) agradecem!
Eu li um livro esses tempos que hoje em dia se fala em pontos de racionalidade pq você pode ser inteligente mas não racional kkkkk não sei se fato mas pelo que li a inteligência e racionalidade são coisas diferentes bom só um exemplo no livro tesla era inteligentíssimo, mas acreditava se girar rápido podia flutuar e tem vários exemplos como esse.
Tive um professor que falava que tudo que pode se resumir a um conjunto de perguntas fixas com respostas predeterminadas estabelecendo um diagnostico, pode ser padronizado e com isso pode ser feito por "uma maquina", era assim que ele justificava como a Inteligência Artificial iria "tomar" os empregos de médicos, psicólogos, juízes e advogados. Vendo esse video percebo que ele não poderia estar mais longe da verdade, ou melhor, espero que ele esteja porque a IA causaria muitas falhas de análise.
As pessoas não sabem o quanto é importante esses testes, a ignorância sobre determinados assuntos me causaram sofrimento. Aos 18 anos fui diagnósticado com Superdotação/Altas Habilidades, mas pela idade e entendimento, imaginei que isso seria apenas ser inteligente. Só Deus sabe todas as coisas que isso me causou e fui entender todas as complexidades do meu diagnósticado aos 40 anos, ter mais conhecimento teria me poupado muitos sofrimentos. Abraço Elba, excelente vídeo.
Como profissional de RH frustrado com uma liderança incompetente em todos os requisitos, um dos meus piores momentos foi ver essa pessoa, em tese formada em psicologia e com pós em gestao de RH dizer que o MBTI tem o mesmo valor que mapa astral.
Elbinha, gostei muito do vídeo, mas gostaria de acrescentar alguns pontos que considero relevantes para se pensar sobre testes de QI. Na minha opinião, não é justo rotular alguém como "burro"; acredito que não existem pessoas burras, apenas aquelas que não puderam desenvolver plenamente suas habilidades devido a diversos fatores, como status social, acesso ao conhecimento, condições financeiras, local de residência, entre outros. Um exemplo pessoal ilustrativo: sofri de depressão durante três anos, período em que minha produtividade foi praticamente nula. Ao retornar à faculdade e realizar uma prova de cálculo com meus colegas, percebi como minha habilidade estava prejudicada. Enquanto meus colegas resolveram um exercício em apenas 20 minutos, eu demorei quase uma hora devido à minha "ferrugem" decorrente do período de inatividade. Por isso, questiono a validade dos testes de QI, pois cada indivíduo é único e passa por experiências que podem influenciar diretamente seu desempenho em um teste desse tipo. Para mim, a verdadeira inteligência está na capacidade de lidar com diferentes formas de conhecimento, desde o raciocínio lógico até a percepção espacial. Ser inteligente significa adaptar-se com facilidade a diversas formas de inteligência quando necessário. Enfim, continue com o excelente trabalho!
Através dos mesmos dados, chegamos a conclusões divergentes, porque eu acredito que existe sim gente burra. Eu concordo com você que uma pessoa que não pôde desenvolver plenamente suas habilidades por vários fatores, que está sofrendo com uma depressão ou se recuperando de uma doença não é burra. Mas tem muita gente por aí que não sofre com nenhum desses problemas e continua sendo tão burra que me faz pensar "como essa criatura chegou à vida adulta?"
@@FazendoNerdice o que seria burro pra você? Burrice é muito vago, nunca vi ninguém burro o suficiente para ser chamado de burro, no máximo pessoas ignorantes serem chamadas de burro. Agora, chamar pessoas com deficiência cognitiva de burras é um ato medíocre da sua parte se você estiver se referindo a elas.
Pessoas burras existem sim. Não tem que julgar alguém por algo que não escolheu ser mas existem indivíduos que são, de maneira simples, "lentos". Tiveram acesso a comida, escola, pais, etc mas seus cérebros só não são muito bons.
48:40 "qual o próximo número da sequência" não deveria ser um tipo válido de questão, para esses testes. Pode-se comprovar, matematicamente, que qualquer resposta numérica é válida, nesses tipos de questão...
Elba, gostaria de saber sua opinião sobre aquele estudo que diz "A geração atual é menos inteligente que a anterior" publicada na super interessante e que muita gente usa em discursos de volta ao passado pra invalidar progressos sociais ou pra criticar a tecnologia. Queria saber o que é verdade e o que é exagero nisso pelo sua formação em psicologia.
Já desenhei muita árvore, risquei folhas e até fiz redação para analisarem minha caligrafia. Não faço idéia dos motivos destes testes e sempre variava os desenhos e modos de fazer as coisas. Sempre fui admitido ou mantive meu emprego depois então não vejo como isso me avaliava se cada vez eu fazia diferente
Meu problema com testes que medem inteligência a partir de desempenho em disciplinas escolares é que esses testes partem de uma premissa que na melhor das hipóteses é muito difícil de acreditar, que é a de que todos os professores das diferentes disciplinas são igualmente competentes e todos os materiais didáticos igualmente bons. Sem essa premissa, uma criança pode estar indo sistematicamente mal de matemática porque, digamos, o governo brasileiro permitiu por décadas que qualquer bacharel de exatas fosse professor de matemática. Daí no único ano que por pura sorte um cara que realmente sabia ensinar matemática caiu com aquela turma aquele aluno tirou 10 em tudo e ganhou o Mega-Drive no Natal e talvez essa história tenha ficado um pouco específica demais. O ponto é que hoje eu sou professor há 20 anos e sei que não se pode debater transtornos de aprendizagem sem debater junto o transtorno de ensinagem, e que há no mais muito pouco e no menos nenhum debate sério sobre isso.
Em defesa dos testes de QI, os testes que se baseiam no desempenho em disciplinas escolares são do começo do século passado, uma época em que "Estar na escola" significava "ser rico", e consequentemente os professores eram uma classe profissional muito mais rara, bem paga e bem preparada.
Meu colégio aplicava esse teste nos alunos na infância. É ainda um dos melhores colégios do país e conta a lenda que era aplicado para eles decidirem que alunos seriam "convidados a se retirar da instituição" no próximo ano letivo. O resultado não é divulgado, jamais recebi o meu, mas não fui convidado a me retirar também.
Olá, meu caro! Gostei muito do vídeo, obrigado! Poderia fazer um vídeo comentando sobre a questão do QI e do Efeito Finn com relação à geração Z e à Alfa (seria a geração TikTok?)? É dito por aí que o QI da atual geração é o primeiro a ficar menor que das gerações anteriores. Gostaria de saber, de acordo com sua curadoria de conhecimentos, se isso é verdade, em que medida é ou não verdade, baseado em quê pode-se afirmar isso, se há exagero, se há variáveis não consideradas para dizer/avaliar isso etc. Muito obrigado pela atenção e sucesso ao canal! Tmj
Fiz a avaliação neuropsicológica. Tenho autismo e tdah e estou na média, pontuei 99. É chato saber que sou mediana? É kk. Mas prefiro isso do que ter Deficiência Intelectual porque é provável que tivesse já que sou autista
@a3422 Absurdo. Eu quero um vídeo de hora e meia enquanto eu faço minhas tarefas domiciliares. Putz, eu to vendo agora o vídeo e nunca tinha visto Elba falando inglês e fala bem. Eu esperava algo mais travado, como Djoko lol ou Schaeppi, embora schaepão esteja enferrujadíssimo no inglês. haha
a primeira coisa que me veio a cabeça quando o Elba falou de adultos sendo obviamente capazes de fazer teste para crianças foi aquele programa: "Você sabe mais do que um aluno da quinta serie?"
Elba... o Pedro Loss do ciência todo dia fez um vídeo falando sobre de modo muito resumido rsrs e citou o QI dele de 128. No caso eu fiquei confuso lá e fiquei confuso aqui no trecho de 55:24, mais especificamente a questão do "QI médio é 100", então tipo esses números em si, não se adequam por desconsiderar várias questões relevantes?
Admito que cometi um erro crasso em tentar usar esses conhecimentos vagos e simplificados de You Tube pra tentar me ajudar. Desde sempre tive esse ímpeto de não querer ajuda de ninguém e tentar resolver meus problemas sozinha, e me enganei no ideal de que conseguiria dessa forma... Vou dar mais valor ao esforço de anos ou décadas de profissionais de verdade a partir de agora.
@@FazendoNerdice basicamente um monte de argumentos pra organizar "as raças" dentro da curva de sino da distribuição de qi, negros no canto esquerdo, asiáticos no canto direito, brancos no centro, usando dados de 1940-60 com questionários não culturalmente adaptados, um bom exemplo do que vc falou, sempre uso em aulas de estatística e psicometria pra falar de qualidade de evidência e importância de saber metodologia pra analisar um artigo
Sou psicólogo e trabalho com avaliação psicológica.
Gostei muito do vídeo! Realmente, a má utilização de uma ferramenta prejudica e muito a validade e a visão dos mesmos frente a sociedade.
O problema é que todo mundo quer ter uma opinião sobre algo, mesmo sem conhecer os conceitos.
Gente alguém pff da UP nesse comentário, psicólogos falam de psicologia se não o tiktok e os influencer vão falar sem ter respaldo algum.
Upp
Os próprios psicólogos colaboram com o uso errado quando preparam testes para serem aplicados em processos seletivos pela internet. Esses testes são do tipo antigo que avalia apenas qi
@@fabioa8059 sem dúvida! Não só desta maneira, mas quando fazem avaliações "nas coxas", por exemplo. Com isso acaba trazendo uma falta de credibilidade às ferramentas que possuímos.
Fora o fato que o próprio Elba trouxe no vídeo, quando se escolhe utilizar de maneira errada, somente para trazer um ar de cientificidade a uma ideia/proposta.
@@fabioa8059psicologo que faz isso é idiota e esta sendo completamente anti-etico
psicologia e RH estão no meu top 5 de assuntos desse canal maravilhoso. Ótimo vídeo estimado Elbinha!!
Tomara que próxima semana tenha um novo de RH.
Resposta mais simples do que correta: Não são balela, mas com um uso indiscriminado sem justificativa profissional e contexto não são de muita utilidade.
Eu só mudaria o fim do seu resumo e diria que não são de nenhuma utilidade. E quando tem alguma utilidade só serve para desinformação e preconceito.
@@lopealexandre quando o uso é de um profissional qualificado tem muita utilidade, inclusive alguns transtornos de neuro desenvolvimento só podem ser diagnosticados com o uso de um teste de QI. Acho que é muita falta de profissionalismo ou até mesmo de informação quando generalizam uma área tão importante da psicologia quanto os psicotestes, principalmente quando esses instrumentos se demonstram ser recursos ótimos para um bom fazer da psicologia atual
@@Paolo555100mas você percebeu que eu concordei com você desde o começo né? Eu só mudaria o fim da frase. A sua era: "Resposta mais simples do que correta: Não são balela, mas com um uso indiscriminado sem justificativa profissional e contexto não são de muita utilidade."
A minha alteração ficaria: "Resposta mais simples do que correta: Não são balela, mas com um uso indiscriminado sem justificativa profissional e contexto não são de nenhuma utilidade. E quando tem alguma utilidade só serve para desinformação e preconceito."
@@Paolo555100 inclusive agora que vi que escrevi mal pra caralho meu primeiro comentário. Realmente não tava dando pra entender que eu concordei com você.
@@Paolo555100o ponto do cara é dizer que é muito atrativo para discursos eugenistas a ideia da medição de inteligência, mesmo que nos pormenores seja algo benefíco
51:02
Gostaria de informar que foi só um susto e passo bem. Já tive o cuidado médico necessário.
QI torna você com um emprego melhor sim e consequentemente uma pessoa mais rica, nem que seja somente no momento exato em que o dinheiro cai na conta.
Quem Indica define sua posição em muitas e muitas empresas.
Entendi a piada.
QI "quem indica"
Elba, tô no 4 ano de psicologia e AMO seus vídeos de psicologia e RH. Mando teus vídeos pra galera da turma, pessoa gosta bastante. Por favor faça mais!! (Assisto todos os seus vídeos na verdade, mas definitivamente os de Psico e RH são meus favoritos. Se pah, por influência sua, penso em seguir na mesma área: Fazer um mestrado em administração de empresas e trabalhar como RH de Multinacional, inclusive, alguma dica? Forte abraço! Gosto bastante da área organizacional)
Pessoas falando seus resultados em testes de Q.I. ou mbti, quando o q realmente eu quero é saber o alinhamento no DnD e sua guilda de ravnica pra saber se é seguro eu guardar minha sobremesa na geladeira ou não
Um vídeo de alinhamento de D&D seria bom, quando vai pesquisar na internet não é incomum encontrar resultados que são contraditórios entre si e dando significados diferentes pros alinhamentos
Aqui é Jeskai parça
Jeskai/azorius, só curto control
Dimir, não, não é seguro guardar a sobremesa na geladeira.
Neutro/Neutro
Elba queria agradecer por esse vídeo, estava sem um norte para terminar um artigo sobre o tema de Ergonomia Cognitiva, agora estou motivado.
Elba, eu juro que nesse vídeo eu senti algo como aqueles livros: "Psicologia para Idiotas" algo como tentando explicar algo super complexo só que de maneiras simples e óbvia.
Cara conheci seu canal pelo video das Tech T Shirts da Insider. Seu canal é maravilhoso, é o que eu imaginei caso eu fosse criar um canal é fazer igual vc, esmiuçar os assuntos... parabéns estou encantado S2
Pior é quando o próprio paciente fala que JÁ sabe como o teste funciona, e mesmo assim o "médico" insiste em prosseguir fazendo de conta que o paciente não sabe de nada.... 🤦
Aaaaahhh que delicia ver alguém falando algo tão necessário. Até explicar por que não gosto da mensa ou testes numéricos a pessoa acha que estou desdenhando por que nao tenho!
Eu estou no terceiro semestre de psicologia e literalmente acabei de sair de uma aula de "Medidas de Avaliação em Psicologia", que satisfação ver que esse vídeo acabou de sair kkkkkk
Eu filmava aulas de Direito (para concursos), e tinha um professor-promotor que ensinava a passar o teste de rorschach. Parecia até esse exemplo que você deu, com o filme "O Pestinha".
sempre achei q o QI medisse apenas capacidade logico matemática para padrões
eu acho q isso é mau de ter feito teste pela internet, achei q era isso tbm
Hoje em dia não. Mas meio que teste de Q.I. mede o que vc quer medir. Do mesmo jeito que qualquer teste e por isso ele sempre tem muitas limitações e imperfeições e só serve pra medir coisas muito restritas de forma populacional. Mas não pra medir inteligência de vdd ainda mais individual. As coisas descritas por ele já são depois de muita mudança no teste de Q.I. Ele teve toda uma mudança nos padrões e nunca levou em conta históricos gerais e muitos fatores sociais. Mas ele como todo teste mede algo específico. O problema é o que o senso comum desenvolveu de teste de Q.I. ele não serve de vdd pra medir inteligência. Ele serve pra medir inteligência em coisas específicas e é calibrado com alguma população como controle e em certa época e sempre tem que ser calibrado a todo momento. Não há como comparar por exemplo pessoas de diferentes populações ou épocas. E se deve entender as hipóteses dos desenvolvedores e eles não tinham em mente certas coisas associadas a outros desenvolvimentos científicos em ciências sociais na época das primeiras hipóteses. Ele é portanto basicamente um bom indicador de aptidões nas habilidades específicas que vc está prestando atenção sem quantificar ou qualificar muitas causas e contextos que se implicam nessas coiaas que em muito se desenvolveu em áreas de psicologia, educação, sociologia, etc.
Elba, pq você não faz um vídeo falando sobre as linhas de psicologia que você conhece? Ou que existem? Ou uma sequencia de vídeo de "psicologia para burros"? OU outra ideia, experimentos malucos da psicologia?
Up
Amigo eu acho que isso ia dar uma treta, se nesse vídeo que é super dibas já deu imagina um q fala sobre as abordagens...
@@Paolo555100 Ia dar uma treta entre psicologos que se odeiam entre linhas diferentes, tem os que fazem piadas e os que levam muito a serio ess "rivalidade" para o publico geral que não tem essa noção é legal, o mundo da psicologia é meio mistico quando olhado de fora.
up
Elba ,muito obrigado pela mensagem para a Wizzard no final do video do ''Jake and Joel are Magic'',representou bonito!! Paraben pelo trabalho aqui !
Poxa esse vídeo foi muito bom de verdade, merece uma parte 2 para falar sobre os outros testes que faltaram.
Po elba, mt obrigado pelo video. Esse assunto sempre foi algo q um amigo comentava e eu sempre perguntei pra psicólogos sobre e até msm nas faculdade eu ia na área de psicologia só pra tirar as minhas duvidas, obg pelo conhecimento e me tornar um pouco menos errado kkk
talvez o video mais informativo da historia do fazendo nerdice, hein
Acho bastante importante os testes para ajudar a explorar as potencialidades e trabalhar as deficiências das pessoas. Sou bastante critico do nosso ensino super padronizados tentando cortar as arestas dos alunos para encaixar eles no padrão.
O mais engraçado foi o que aconteceu comigo quando tinha 10 anos.
Minha mãe me levou no psicólogo e ele me "diagnosticou" com alguns traços de superdotação e eu não tirava uma nota minimamente decente na escola, eu acho que em termos de nota eu devia ser o pior aluno da sala kkkk
Depois de adulto que eu fui diagnosticado como TEA e começou a fazer muito sentido o fato de que eu, simplesmente, odiava estar na escola, odiava estar de uniforme e tudo mais.
Então, crianças com AH/SD são alunos PCD da mesma forma que alunos com TEA ou com TDAH. Exigem cuidados diferentes e não necessariamente são bons alunos e eventualmente ser AH/SD mais atrapalha o rendimento escolar que ajuda. Também não é incomum ter crianças dentro do TEA e com AH/SD (chama de dupla excepcionalidade se não me falha a memória) porque pessoas AH/SD são mais ou menos 3% da população segundo a OMS, então é relativamente fácil cair nos dois casos. Provavelmente não vale mais a pena fazer uma reavaliação pro seu AH/SD porque você "normaliza" ao longo da vida pra poder se adequar e é relativamente caro o teste para adultos, mas se quiser ter certeza e tiver condições não faz mal (mas também não acrescenta muita coisa depois que você é adulto).
Eu, como psicólogo, assisti esse vídeo como quem assiste uma aula, lê um artigo, estuda um conteúdo e vê o conhecimento acontecendo na sua frente
15:44 temos que fazer um quadro e eternizar esses preciosos 20 segundos.
Muito bom o video. Tenho um adendo a acrescentar. Minha noiva ficou por muito tempo fazendo tratamento com psicólogo julgando ser depressão (sem desmerecer esse caso clinico), porem quando ela mudou de psico, ela foi orientada a fazer o teste de WISC com um especialista. (Sim foi muuuito caro, mais de 1.5k) Porem a vida dela melhorou muito dps de descobrir que ela fazia parte do espectro autista com Tdah e fazer o tratamento correto.
Curiosidade: até pra mim veio perguntas para responder sobre ela durante as SEMANAS de teste.
Parabéns elba! sou estudante da UFSC de psicologia e adoro psicometria e avaliação psi, e realmente o senso comum sobre avaliação psicologica esta muito longe da realidade! Valeu tbm por divulgar esse conhecimento de forma acessivel para geral!
Eu fiz diversos testes de inteligência com psicólogos diferentes. Minha mãe gastou bastante com isso pois ja sabia que eu era acima da média, e aos 4 anos (ja alfabetizado e leitor voraz) pontuei 140 em algum dos múltiplos testes que fiz. Não me sinto muito diferente de ninguém, nem vivo uma vida de milionário... Mas que eu tenho facilidade pra aprender as coisas (inclusive enquanto eu faço vou aprendendo e não esqueço) é inegável. Qualquer coisa que eu fizer uma, no maximo duas vezes eu aprendo. Coisas que muita gente em volta de mim precisa de mais tempo, pra mim eu "pego de primeira". Porém eu tenho dificuldade em diversas outras coisas, como organização pessoal, inteligência emocional, etc.
No final acho que tudo se equilibra.
Ainda nem terminei de ver o vídeo... estou registrando esse comentario, propositalmente com o vídeo pausado em 17:21 para reforçar o fato de que não fui influenciado pelo que vc continuou falando dps disso (e se vc que está lendo não confia, aí o problema é seu)
Sou autista, diagnosticado por neurologista... diagnóstico esse que veio tardio, aos meus 20 anos de idade. E que foi produto de 5 sessões com uma neurologista, que pediu histórico de consultas com minha psicóloga, além de uma tomografia do crânio, e... pasmem... um teste de QI.
Meu teste de QI não durou uma hora não... ele durou 7 sessões de uma hora cada. Foi aplicado o teste WAIS-3. E tivemos ainda uma 8° sessão, onde a psicóloga separou para conversar comigo a respeito do meu histórico social como pessoa, e incluiu no resultado do teste como um anexo.
Aí... eu tenho que ouvir de colegas meus, de trabalho inclusive, que "eles tem o QI maior que o do Einstein" por testes que foram feitos no Google kkkkk. Sacanagem.
Enfim... testes de QI são importantíssimos, ajudam a gente a entender muita coisa sobre as pessoas. E agora que está registrada minha opinião, vou voltar pro vídeo.
Voltando agora depois de assistir... o vídeo me chamou atenção pra mensa, que eu já tinha lido sobre e achei interessante. Não sei como funciona os testes e nem sabia que escala usavam.
No mais... o teste que eu fiz saiu mais barato que o valor que tu falastebem mais barato na verdade... saiu em torno de 700 reais todo o processo com a psicóloga, desde a anamnese, passando pelo teste wais, até a conversa e etc... de qualquer forma, sim, não dá pra esperar que vão passar de graça na Internet
Psicólogo aqui que já fez pós em avaliação psicológica e hoje migrou para TI e trabalha com dados.
O seu video é uma verdadeira aula que muitos dos até mesmo alunos de psicologia da federal que eu fiz deveriam assistir, pois os conceitos que você disse nesse vídeo são pilares da ciência psicológica, mas não são nem um pouco enfatizados de forma suficiente na graduação.
sou aluno de federal e concordo hahah
O vídeo foi muito educativo! Muito bom, Elbinha!!
Conseguiu meu emprego atual, em parte, por causa de QI. Gente finíssima. Sou muito grato.
glorioso quem indica? kkkkk
Eu n consegui pq faltou QI 😔
09:00 é por isso que teste com polígrafo não funciona e não é aceito por tribunais. No início são feitas perguntas aleatórias pra calibrar a máquina, tipo "você gosta de chocolate?" ou "a cor do seu tênis é preto?" se a pessoa sabe, ela estraga o rolê todo
Minha história com o QI é complicada. Eu tinha muita dificuldade em matemática na escola, mas me dava muito bem em ciências humanas como história, filosofia e sociologia. Meus professores adoravam falar que eu era inteligente para os meus pais, mas tinha o seu porém: eu sempre era criticado por não interagir com outras crianças na escola e na sala de aula eu era tratado como um burro, isso que era uma escola particular.
Na hora de escolher a carreira acabei optando pela engenharia civil. Eu sei que é irônico, mas eu preferia lidar com números a ter que encarar pessoas. Ano passado, após alguns eventos relacionados a minha vida sentimental e uns três meses de terapia, fui diagnosticado com síndrome de Asperger, hoje TEA com nível de suporte 1, junto com estresse pós traumático e ansiedade social e parte da culpa foi dos meus professores que nunca se deram ao trabalho de perceber alguns sinais e recomendar que meus pais procurassem uma ajuda especializada para diagnosticar o problema.
Isso me lembrou um episódio dos Simpsons onde a Lisa vai mal em um teste de QI e começa a se comportar como o Bart. No final ela descobre que o teste estava errado ou coisa assim.
Você é o cara man! Nunca mais tive uma surpresa tão agradável na internet!
Explicou muito bem Elba!
Mais gostaria muito de ver um colabe em seus vídeos de Psicologia com o Mestre Altair de Souza do Nahurodo!
Parabéns pelo Roteiro!
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Eu estou nesse momento tendo a matéria de Psicodiagnóstico! Esse video foi bem legal pra dar aquela fomentada no assunto e quem sabe trazer questões pra debater com a professora em sala!
Como professor com TDAH q fez um longo teste q deu meu diagnóstico e também o valor de QI, vejo q o QI mede a inteligência lógica e sou muito fã da ideia de inteligências múltiplas de Gardner.
Meu alunos se mostram muito inteligentes cada um em sua área.
As inteligências múltiplas de gardner não tem respaldo científico acredito. O cara tirou elas da bunda mesmo.
Eu gostava da teoria das inteligências múltiplas do Howard Gardner até entender que ele é um grande bundão. O Gardner é contra fazer testes ou fazer qualquer pesquisa que desenvolva a teoria pra chegar em uma conclusão.... Acho que ele tem medo de que a teoria dele seja refutada, então ele fica satisfeito em apenas viajar o mundo pra ficar vendendo livrinho. (Um desperdício na minha opinião).
@@heitorfidalgo6241 Puts mano, é sempre assim, eu gosto de alguém ou alguma teoria, aíao pesquisar mais a fundo, o autor é um b*sta.
Mas no caso do Gardner pode ser q ele seja traumatizado com os testes q ao invés de trazer luz aproblemas, apenas separar em "bons" e "mals". Eu realmente acho útil os testes bem embasados, inclusive quero fazer mais, falta é grana.
O vento do duende roxo vem quando pisca a inconsciência do javali
Elba me fazendo pensar sobre as 'provas de brincadeira' que minha psicóloga fazia quando eu tinha 9 anos eram na verdade um teste me deixou curioso pra saber o relatório disso, agora 15 anos depois
Vish mano, psicólogo precisa ficar por no mínimo 5 anos com relatórios dos pacientes, seus relatórios já devem ter ido pro caralho já
Conheci o canal esses dias e gostei, descobrindo agora que o Elba é psicólogo, muito bacana, também sou e adoraria ver mais vídeos dele no assunto
Ter o seu trabalho destruído realmente é frustrante, eu senti o mesmo com o:
"Se a qualidade do seu trabalho artístico não consegue competir com a IA, então talvez você não seja tão bom no que faz."
Eu estou criando uma teoria de personalidades que pode categorizar pessoas por análise de comportamento e verbalização ou por teste, onde o teste indica se a pessoa fez seguindo um padrão ou não, se ela fez de forma sincera ou desonesta, com o acréscimo de que se o teste não condizer com a realidade, uma pessoa especializada, seja um psicólogo ou até alguém comum com conhecimento da teoria pode simplesmente entrevistar quem fez o teste e determinar mais apuradamente os traços de personalidade.
Elba, na experiência que eu tenho com essa frase: "teste de QI não prova nada", na verdade estão falando de testes que medem habilidade de raciocínio lógico e matemática (90% dos testes de qi online). Existe muito essa questão de que quem tem altas pontuações em raciocínio lógico são pessoas inteligentes e quem não tem, não é. Eu não tinha ideia do conteúdo que você trouxe no vídeo. Incrível, como sempre!
15:20 tenho um amigo psicólogo que Recomenda o MBTI e eu confesso que achei super interessante e passei a Recomendar pra outras pessoas também, mas confesso que esse meu amigo psicólogo apesar de ser super inteligente tem problemas graves como querer ser o senhor da Razão e ter dificuldade se mudar de opinião, ele quer ta certo em tudo sempre!
Pelo que entendi o problema não é o mbti, é o uso errado que a galera faz dele
Conteúdo sempre incrível Elba. Também sou psicólogo e não tem como não validar o quão preciso e bom é o seu conteúdo sobre Psi.
"Houveram estudos" no final do vídeo diminuiu seu QI em 3 pontos.
Realmente, "Haver" indicando passado não flexiona...
Extraordinário!!! Vídeo excelente Elba.
Sempre pensei que teste de QI no geral fosse só para auxiliar a diagnosticar autismo, TDH ou qualquer "dificuldade" que a criança tenha na escola. Não sabia das outras variações do teste. Ótimo vídeo Elba
MBTI virou signo pra galera que não gosta de signo, entusiastas de empreendedorismo e quem quer pagar de diferentão.
Video muito bom, eu era um dos criticavam o teste sem saber kkkkkk a explicação metodologica é muito importante.
O teste mede certos tipos de habilidades cognitivas, não inteligência
Sabe o sheldon em big bang quando ele abre um canal de vídeos? Eu acho que ele é a melhor forma de te descrever para meus amigos. E eu adoro, porque num mundo cheio de conteúdo raso, os seus são bem acima da média.
Eu fiz o teste WASC (junto com outros que não saberei dizer o nome) com uma neuropsicóloga para saber se eu sou autista.
São 12 páginas de laudo com análises e resultados.
uma ótima adição agora que eu estou na faculdade de psicologia, gosto muito dos seus vídeos, sempre um assunto que eu nem sabia que precisava saber.
O tanto de famoso q se gaba por ter um QI alto por aí não tá no gibi
E maluquice minha? eu nesse teste da mancha eu vejo dois anjos segurando um sino.
então você tem tendência a zoofilia
Eu fiz um teste de QI com uma neuropsicóloga e demorou umas 5 sessões de 1h cada, porque tinham vários exames, não só o que a gente vê na internet
Assim mesmo
eu adoro esse tipo de vídeo... parabéns
Elba, ja leu o artigo do Isaac Asimov "reflexões sobre a inteligência", publicado na revista "Fantasy and Science Fiction" na decada de 70, e compilado pelo proprio Asimov na decada de 90 no livro "Antologia"? tem umas reflexões interessantes sobre o tema e sobre a falta de credibilidade (em sua maioria) desse tipo de teste.
O SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicologicos) tem 2 testes relacionados a Rorschach aprovados como favoráveis até a data que envio este comentário. Eu ainda acho o Rorschach bem duvidoso, pretendo estuda-lo no futuro.
Legal Elba curti, mas acho que foi uma excelente introdução. Seria bem legal ter pelo menos mais uma sequência desse vídeo. Inclusive os psicólogos (as) agradecem!
Eu li um livro esses tempos que hoje em dia se fala em pontos de racionalidade pq você pode ser inteligente mas não racional kkkkk não sei se fato mas pelo que li a inteligência e racionalidade são coisas diferentes bom só um exemplo no livro tesla era inteligentíssimo, mas acreditava se girar rápido podia flutuar e tem vários exemplos como esse.
Na mancha eu ví 2 anjos se peitando e discutindo levantando os braços para tentar intimidar o outro
Tive um professor que falava que tudo que pode se resumir a um conjunto de perguntas fixas com respostas predeterminadas estabelecendo um diagnostico, pode ser padronizado e com isso pode ser feito por "uma maquina", era assim que ele justificava como a Inteligência Artificial iria "tomar" os empregos de médicos, psicólogos, juízes e advogados.
Vendo esse video percebo que ele não poderia estar mais longe da verdade, ou melhor, espero que ele esteja porque a IA causaria muitas falhas de análise.
As pessoas não sabem o quanto é importante esses testes, a ignorância sobre determinados assuntos me causaram sofrimento. Aos 18 anos fui diagnósticado com Superdotação/Altas Habilidades, mas pela idade e entendimento, imaginei que isso seria apenas ser inteligente.
Só Deus sabe todas as coisas que isso me causou e fui entender todas as complexidades do meu diagnósticado aos 40 anos, ter mais conhecimento teria me poupado muitos sofrimentos. Abraço Elba, excelente vídeo.
Vi um vídeo sobre esse tema no canal Veritasium (Em inglês).
Achei legal chegar em um vídeo novo e estar tão familiarizado com o tema kkk
Saindo um pouco do tema, assistir treta de Twitter diminui QI, isso é um fato
Como psicólogo eu adorei o vídeo, muito completo com muita informação boa!
Como profissional de RH frustrado com uma liderança incompetente em todos os requisitos, um dos meus piores momentos foi ver essa pessoa, em tese formada em psicologia e com pós em gestao de RH dizer que o MBTI tem o mesmo valor que mapa astral.
Elbinha, gostei muito do vídeo, mas gostaria de acrescentar alguns pontos que considero relevantes para se pensar sobre testes de QI. Na minha opinião, não é justo rotular alguém como "burro"; acredito que não existem pessoas burras, apenas aquelas que não puderam desenvolver plenamente suas habilidades devido a diversos fatores, como status social, acesso ao conhecimento, condições financeiras, local de residência, entre outros.
Um exemplo pessoal ilustrativo: sofri de depressão durante três anos, período em que minha produtividade foi praticamente nula. Ao retornar à faculdade e realizar uma prova de cálculo com meus colegas, percebi como minha habilidade estava prejudicada. Enquanto meus colegas resolveram um exercício em apenas 20 minutos, eu demorei quase uma hora devido à minha "ferrugem" decorrente do período de inatividade.
Por isso, questiono a validade dos testes de QI, pois cada indivíduo é único e passa por experiências que podem influenciar diretamente seu desempenho em um teste desse tipo. Para mim, a verdadeira inteligência está na capacidade de lidar com diferentes formas de conhecimento, desde o raciocínio lógico até a percepção espacial. Ser inteligente significa adaptar-se com facilidade a diversas formas de inteligência quando necessário.
Enfim, continue com o excelente trabalho!
Através dos mesmos dados, chegamos a conclusões divergentes, porque eu acredito que existe sim gente burra.
Eu concordo com você que uma pessoa que não pôde desenvolver plenamente suas habilidades por vários fatores, que está sofrendo com uma depressão ou se recuperando de uma doença não é burra.
Mas tem muita gente por aí que não sofre com nenhum desses problemas e continua sendo tão burra que me faz pensar "como essa criatura chegou à vida adulta?"
@@FazendoNerdice o que seria burro pra você? Burrice é muito vago, nunca vi ninguém burro o suficiente para ser chamado de burro, no máximo pessoas ignorantes serem chamadas de burro.
Agora, chamar pessoas com deficiência cognitiva de burras é um ato medíocre da sua parte se você estiver se referindo a elas.
Pessoas burras existem sim. Não tem que julgar alguém por algo que não escolheu ser mas existem indivíduos que são, de maneira simples, "lentos". Tiveram acesso a comida, escola, pais, etc mas seus cérebros só não são muito bons.
48:40 "qual o próximo número da sequência" não deveria ser um tipo válido de questão, para esses testes.
Pode-se comprovar, matematicamente, que qualquer resposta numérica é válida, nesses tipos de questão...
Já posso almoçar
33:55 Não foi centenas de milhares, e sim dezenas de milhares, mesmo.
Elba, gostaria de saber sua opinião sobre aquele estudo que diz "A geração atual é menos inteligente que a anterior" publicada na super interessante e que muita gente usa em discursos de volta ao passado pra invalidar progressos sociais ou pra criticar a tecnologia. Queria saber o que é verdade e o que é exagero nisso pelo sua formação em psicologia.
Elba, nem vi tudo ainda mas já agradeço por jogar luz no assunto. Pessoal tem MTA curiosidade sóbre testes, obrigado por trazer sua experiência!
Ou seja, faça teste psicológico se você realmente precisar com pessoas especializadas.
preço do wisc que encontrei : R$ 3.682,80. Do kit, não do teste.
mbti é o "meu sobrinho faz igual por menos dinheiro" da psicologia aslfaskjf -Marcos Programador
Boa Elba! Mais um excelente conteúdo (e ainda n terminei o vídeo kkkk)
Para a MENSA: "Se vocês estão, no século XXI, usando um teste que em 1937 já foi superado, acho que vocês falharam no teste de QI" 😅
Pediram um teste de QI como parte do processo seletivo para uma vaga de estágio. Não me indignei a terminá-lo.
É o que mais tem. Não só pra estágio. Tô em processos seletivos que pediram
Já desenhei muita árvore, risquei folhas e até fiz redação para analisarem minha caligrafia. Não faço idéia dos motivos destes testes e sempre variava os desenhos e modos de fazer as coisas. Sempre fui admitido ou mantive meu emprego depois então não vejo como isso me avaliava se cada vez eu fazia diferente
Meu problema com testes que medem inteligência a partir de desempenho em disciplinas escolares é que esses testes partem de uma premissa que na melhor das hipóteses é muito difícil de acreditar, que é a de que todos os professores das diferentes disciplinas são igualmente competentes e todos os materiais didáticos igualmente bons. Sem essa premissa, uma criança pode estar indo sistematicamente mal de matemática porque, digamos, o governo brasileiro permitiu por décadas que qualquer bacharel de exatas fosse professor de matemática. Daí no único ano que por pura sorte um cara que realmente sabia ensinar matemática caiu com aquela turma aquele aluno tirou 10 em tudo e ganhou o Mega-Drive no Natal e talvez essa história tenha ficado um pouco específica demais. O ponto é que hoje eu sou professor há 20 anos e sei que não se pode debater transtornos de aprendizagem sem debater junto o transtorno de ensinagem, e que há no mais muito pouco e no menos nenhum debate sério sobre isso.
Em defesa dos testes de QI, os testes que se baseiam no desempenho em disciplinas escolares são do começo do século passado, uma época em que "Estar na escola" significava "ser rico", e consequentemente os professores eram uma classe profissional muito mais rara, bem paga e bem preparada.
O maior problema da educação é a falta de atenção dos alunos. Eu mesmo adorava dormir na aula de matemática.
Meu colégio aplicava esse teste nos alunos na infância. É ainda um dos melhores colégios do país e conta a lenda que era aplicado para eles decidirem que alunos seriam "convidados a se retirar da instituição" no próximo ano letivo. O resultado não é divulgado, jamais recebi o meu, mas não fui convidado a me retirar também.
Olá, meu caro! Gostei muito do vídeo, obrigado! Poderia fazer um vídeo comentando sobre a questão do QI e do Efeito Finn com relação à geração Z e à Alfa (seria a geração TikTok?)? É dito por aí que o QI da atual geração é o primeiro a ficar menor que das gerações anteriores. Gostaria de saber, de acordo com sua curadoria de conhecimentos, se isso é verdade, em que medida é ou não verdade, baseado em quê pode-se afirmar isso, se há exagero, se há variáveis não consideradas para dizer/avaliar isso etc.
Muito obrigado pela atenção e sucesso ao canal! Tmj
caralho elba muito obrigado, mt informativo
Fiz a avaliação neuropsicológica. Tenho autismo e tdah e estou na média, pontuei 99. É chato saber que sou mediana? É kk. Mas prefiro isso do que ter Deficiência Intelectual porque é provável que tivesse já que sou autista
Elba, vai ter vídeo a respeito da decisão da Wizards de não mais traduzir Magic para PT-BR?
ruclips.net/video/8lxOYN47do0/видео.htmlsi=bqHamh-Jmb-QIPXB ele apareceu nesse canal falando, mas talvez o vídeo de quinta ainda seja sobre o assunto
Não de terça feira!
@a3422 Absurdo. Eu quero um vídeo de hora e meia enquanto eu faço minhas tarefas domiciliares.
Putz, eu to vendo agora o vídeo e nunca tinha visto Elba falando inglês e fala bem. Eu esperava algo mais travado, como Djoko lol ou Schaeppi, embora schaepão esteja enferrujadíssimo no inglês. haha
.
eu gostaria de um video sobre aprendendo a aprender ou como aprender melhor acho muito top como o elba consegue colocar informação no vídeo
"Two bears high-fiving"
dicaprio_apontando_pra_tv.jpeg
a primeira coisa que me veio a cabeça quando o Elba falou de adultos sendo obviamente capazes de fazer teste para crianças foi aquele programa: "Você sabe mais do que um aluno da quinta serie?"
MBTI mesmo sendo considerado “astrologia”, com um simples teste acertou precisamente minha personalidade de uma maneira absolutamente precisa.
Elba... o Pedro Loss do ciência todo dia fez um vídeo falando sobre de modo muito resumido rsrs e citou o QI dele de 128. No caso eu fiquei confuso lá e fiquei confuso aqui no trecho de 55:24, mais especificamente a questão do "QI médio é 100", então tipo esses números em si, não se adequam por desconsiderar várias questões relevantes?
Eu espero DE VERDADE que eu não esteja tendo um ataque cardíaco neste momento.
Admito que cometi um erro crasso em tentar usar esses conhecimentos vagos e simplificados de You Tube pra tentar me ajudar. Desde sempre tive esse ímpeto de não querer ajuda de ninguém e tentar resolver meus problemas sozinha, e me enganei no ideal de que conseguiria dessa forma... Vou dar mais valor ao esforço de anos ou décadas de profissionais de verdade a partir de agora.
O MBTI, ele se tornou o signo do jovem tiktok que acha signo religioso demais.
Melhor youtuber ja nascido na historia do youtube
deu uma hora de vídeo sem nem entrar na discussão do the bell curve e os dados utilizados no livro não serem dignos de limpar a bunda com.
entra tangencialmente no finalzinho, hahah
Curva em sino é relevante na normalização dos resultados, eu falei do Efeito Flynn.
E de que livro tu tá falando?
@@FazendoNerdice tô falando do livro "the bell curve".
@@FazendoNerdice basicamente um monte de argumentos pra organizar "as raças" dentro da curva de sino da distribuição de qi, negros no canto esquerdo, asiáticos no canto direito, brancos no centro, usando dados de 1940-60 com questionários não culturalmente adaptados, um bom exemplo do que vc falou, sempre uso em aulas de estatística e psicometria pra falar de qualidade de evidência e importância de saber metodologia pra analisar um artigo
Nuossa, nem conhecia, e agora fico feliz com minha faculdade por eu não conhecer!
Achou o cabelo em Elba!! Boa
Vídeo sensacional! Tentei curtir mais de uma vez várias vezes no decorrer do vídeo!