Que vídeo maravilhoso!!!!!!! Eu desenvolvi tricotilomania aos 16 anos, arrancava os pelos da sobrancelha. O engraçado é que eu já sabia do que se tratava no momento em que comecei, porque tinha lido o livro da Dra, Mentes e Manias no mês anterior. Tenho TOC, depressão e ansiedade bem grave, e quando a trico surgiu em mim arrasou com o resto de autoestima que eu tinha na época. Hoje em dia eu já sei lidar melhor, ainda continuo apenas na sobrancelha, mas pelo menos só arranco quando tenho crises fortes de ansiedade (ano passado durante a elaboração do meu TCC, fiquei sem nenhum pelo na sobrancelha esquerda). Aprendi a camuflar bem com maquiagem também, o que ajuda a não sentir aquele baque tão forte na autoestima. Acho que o principal desafio com esse transtorno é não ficar tão esperançoso quando se passa muito tempo sem ter crises. Desde agosto/2020 eu não arranco nenhum pelo, mas eu sei que eu não estou "curada" e que a qualquer momento eu posso ter um gatilho de ansiedade e voltar a arrancar de novo, dessa forma me frustro menos já que não é uma questão de "SE", mas sim de "QUANDO". Outro desafio é explicar para as pessoas que não é uma questão de vontade, eu não arranco a sobrancelha porque estou afim, mas sim porque me sinto quase que compelida a fazer isso. Meu corpo entra num estado tão absurdo que enquanto eu não arranco aquele/s pelo/s, eu não consigo pensar em mais nada e depois que arranco, a sensação é de um alívio imensurável e logo depois de culpa, o que leva a mais ansiedade e o ciclo se repete. Enfim, muito obrigada, Dra Ana e Dr Alex! Vocês são incríveis por compartilhar conhecimento com tanta didática e generosidade.
@@rodolfofeijo oiii, então, eu faço acompanhamento com psicólogo e já melhorei muuuito, principalmente no toc e ansiedade. Mas, eu sei que são coisas que vão me acompanhar pra sempre, mesmo que num nível mais leve ❤️
Faz 22 anos que tenho isso. Eu amo meu cabelo e cuido dele muito bem, uso ele colorido. Eu aprendi a cuidar do meu cabelo sozinha pra não ter que ir em salão, pq os cabeleireiros sempre perguntavam o que eram as falhas de cabelo na minha cabeça, as vezes fica pior e as vezes eu só puxo os fios mas não arranco. Eu só queria parar de vez com isso.
@@NatyAlesca eu também! Fico puxando os cilios, as vezes sem perceber kkk e só me dou conta do quw estou fazendo , quando me olho no espelho e vejo que está faltando cilios kkkk
Eu também ! Meu cabelo é lindissimo, ruivo, grande, mas eu sofro com tricotilomania a 17 anos mas meu cabelo vive impecavel porque eu cuido muito mas nunca vou no salão. Morro de vergonha dos comentarios das falhas! Eu mesma corto e faço tudo.
Eu passei a puxar os cilios e arrancava de ficar com as palpebras peladas e eu ficava com vergonha da minha atitude porque as pessoas viam e faziam perguntas ( era muito embaraçoso ). Até que eu vim saber que era uma doença. Mas graças a Deus eu me curei sozinha, não sei como, e hoje acho que nem teria mais jeito de arrancar os cílios. Estou curada!
@@carolrocha4365 Se ela esta afirmando q conseguiu ser curada,quem e tu para dizer ao contrario,de repente ela fez tratamento espirituais .Gente com mania de saber de tudo cc
@@pamelasilva7341 valha, mulher, como tu sofre! Tu tem TOC? Eu tenho desde criança. Trato há 18 anos (hj tenho qiase 40). Sim, eu creio em Deus! Ele é meu senhor e salvador. Se Ele quiser me curar, aleluia! Mas, até agora, ele não o fez. O que a ciência diz (sim, é Deus que capacita os cientistas) é que TOC não tem cura, tem tratamento. Ah, pra encerrar: curioso vc usar a palavra MANIA no seu comentário. You know nothing, Jon Snow!
@@elianesouza9748 Se eu consegui me curar, qualquer um pode. Não perca o foco, principalmente anote os dias que você conseguiu superar essa tendência. Muito importante acreditar e ter força de vontade🙏🏻
Eu comecei com uns 10 anos, melhorei depois qnd estava adolescente. Com 27 desenvolvi ansiedade e depressão voltou com tudo a tricotilomania, fiz o tratamento com ante depressivos por 4 anos. Agora voltei com a tricotilomania novamente, estou com 31 anos. Tenho fé em Deus que irei me libertar ❤️
Tenho “skin cut” desde criança e tricotilomania desde adolescente. Fui diagnosticada com TOC há 18 anos e, desde então, faço tratamento psiquiátrico. Tb fiz terapia por mais de 10 anos. Tenho consciência de que é uma doença crônica, que vai me acompanhar pelo resto da vida. Já tive várias falhas no couro cabeludo e, de uns meses pra cá, resolvi fazer um side cut (raspei um lado da minha cabeça), pra uniformizar. Mas tem que deixar no máximo na máquina 2, porque assim que começa a crescer, volto a arrancar. É uma espécie de guilty pleasure. Em 23 anos de tricotilomania, meu recorde sem puxar cabelo foi um mês.
Fiz o tratamento e descobri que isso é um mito. Só há uma pessoa no mundo que resolve a tricotilomania, que é o neurocientista Rodrigo Batalha. Vejam os vários depoimentos no RUclips.
Essa dupla é sensacional! Falam de TODOS os males mentais, emocionais e comportamentais SEM rodeios, de forma respeitosa e tão claro q facilita a compreensão de QQ pessoa! Obg mais uma vez!
Eu comecei com isso aos 12 anos, tinha que ir de lencinho pra escola... não fui tratada na época, sofri muito até ser uma jovem adulta. Vivia mudando penteados, comprando peruca e só melhorei quando comecei terapia aos 31 anos. Consegui me libertar dessa desgraça.
Eu tenho até hj ...e mt Severo... Um dos me perguntaram se era piolho ynh 53 anos .. Queria muito tratar ...mas ainda não acertei ..a Ansiedade melhorou muito r não arranco ..mais os cabelos ...porém ..me cutuco o dia inteiro e só arranco alguns fios ..sou extremamente exigente comigo ..e mt sofrimento ..
Sofro com isso há 13 anos. Nesse momento estou com uma falha enorme, não está sendo mais possível escondê-la. Não consigo mais ir em salões de beleza. Quero parar mas não consigo.
Não acredito que tenha relação com a ansiedade diretamente, é bem mais complexo que isso. Felizmente eu estou conseguindo controlar sem precisar de nenhum tratamento específico. Apenas fazendo exercícios físicos, parei de comer carne e me alimento muito melhor agora. A conexão com a espiritualidade tb é muito importante. E principalmente escolhi lidar com meus problemas de frente, olhando para eles de outra forma. Para recuperar meu cabelo e mante-lo bonito, estou frequentando uma tricologista, ajuda demais. Recomendo muito pra quem pode. Enfim, tudo depende da nossa DECISÃO de ser FELIZ e mudar comportamentos e hábitos e fazem mal. Amor próprio sempre!💜
Dona Bia , eu tenho TDAH , e tenho esse impulso , tenho coleções de pinça : eu tiro da barba , rosto .. faço como relaxamento , detesto ter pelos ( barbas esbranquiçadas). Muito obrigado eu segui seu canal sempre um bom serviço e pautas , muito boas ..
Já tinha pedido esse tema à muito tempo 😊 Obrigada 🙏 Tenho tricotilomania desde que me lembro. É muito difícil de se tratar. Contudo o que impota é termos consciência do problema, procurar ajuda e não desistir.
Conteúdo de extrema importância. Gostaria muito de ver a doutora falando mais profundamente sobre dermatotilexomania (o skin cutting que ela menciona em 2:42), um transtorno que possui várias semelhanças com a tricotilomania.
Seria muito importante falar do tratamento, Bia!! Atendi essa semana uma menina de 2 anos, com Tricofagia + tricotilomania. Os pais não tinham conhecimento e estavam batendo muito nela. Alterando ainda mais o comportamento. Existe tratamento medicamentoso + psicoterapia.
Eu tenho desde os meus 6 anos. Vou fazer 16.. Já passei por psicóloga..fiquei 2 anos. Medicamentos para ansiedade.. Uma luta que não parece ter fim. Tem dia que acordo determinada a falar e a tentar não arrancar mais. Porém depois de uns 5 minutos arranco e nem persebo.
@@fabianamedeiros572 por favor não bata nele 🙏🏾 você vai tá ligando o gatilho da ansiedade e raiva nele e piorando a situação, nem ele não entende pq faz isso e estar apanhando por uma coisa que ele não sabe o motivo é muito doído! Leva ele pra consultar, psicológico infantil converse com ele se mostre amiga e que vc o entende e que não vai puni-lo por isso e sim ajudar!
Nosso Deus perdi um irmão derrepente e fiquei com ansiedade, isso vai fazer 4 ,anos e ontem dia 30/9/2022 comecei do a assoviar e passou a ansiedade e não tomei o remédio foi uma descoberta quee deixou muito felizeesmo, um abraço Brasília capital do Brasil.
Eu passei anos assim graças a deus estou curada desde meus 8 anos até os 17 hj tenho 19 estou curada graças ao senhor Jesus eu fui abusada na infância acho que isso me influenciou
Que ótimo q vcs tocaram neste assunto ; estava esperando; há algum tempo havia sugerido. Desde 2014 tenho o toque d cabelo q c a terapia consegui passar a cortar invés d arrancar. Assunto muito delicado... obrigada 🙏🏻
Quando a Bia falou sobre engolir os cabelos, lembrei daquele filme recente chamado "swallow", de 2019, em que a personagem engole pequenos objetos, até mesmo pontiagudos ou cortantes, compulsivamente. Também seria interessante um vídeo sobre esse tipo de comportamento. Adorei o vídeo!
Sou nova aqui no canal, esse é o terceiro vídeo que assisto, estou aprendendo e descobrindo muitas coisas importantes aqui! Muito obrigada Dra. Ana Beatriz !!!
Após o falecimento do meu pai e algumas situações de conflitos com minha mãe, desenvolvi esse hábito de arrancar fios de barba, já trato ansiedade e sindrome do pânico a 10 anos. No começo achava que era algum comum, mas comecei ficar com falhas na barba ficando esteticamente feio. Tenho feito terapia e acompanhado todo dia para não retirar ...
Eu comecei a arrancar os cílios e dp a arrancar cabelo no início da adolescência. Fiquei com uma falha grande bem em cima da cabeça. Nessa época eu estava deixando crescer meu cabelo e escondia a falha puxando meu cabelo todo para trás e fazia um "rabo de cavalo" para esconder a falha. Um belo dia minha mãe descobriu a falha. Apanhei muito, ela estava tão brava que me socava contra a parede batendo a minha cabeça na parede. Essa parte em que ela batia minha cabeça na parede, eu não lembrava. Depois me levou na cabeleireira, a pé, me puxando pelos cabelos e eu chorando o tempo todo, pois não queria cortar meu cabelo. Mandou a moça cortar bem curtinho, estilo "Joãozinho" como sempre tive toda minha infância. A moça, vendo que eu não parava de chorar, tentou interferir a meu favor, dizendo para ela respeitar minha vontade. Não teve jeito, furiosa falou para ela cortar e bem curtinho para que todos na escola vissem a minha carequinha e assim eu seria humilhada passando vergonha.Na época, meu irmão mais velho, presenciou tudo, só que não podia fazer nada, pois estava doente e sem forças para me acudir. Somente a dois anos atrás ele me contou que tinha visto tudo. Foi quando descobrimos que nossa mãe é narcisista perversa. Eu com 59 anos de idade, precisei de terapia para digerir tudo o que eu passei desde a infancia até chegar aos 59 anos. Esse é um capítulo a parte.... Acredito que desenvolvi essa mania por causa dela. Até hj eu ainda arranco cabelo, principalmente quando estou ansiosa ou nervosa. Agora na pandemia deu uma piorada e quando da descoberta do Narcisismo Materno.
Q mãe horrível, sinto muito por vc, eu tbm tive cabelo cortado em outra situação, foi quando descobriram q perdi a virgindade só q no caso meu irmão me segurou pro cabelo ser cortado
Hilda, sinto muito por sua história! Sou psicóloga e meu público de vítimas de narcisistas é grande. Portanto, sei o quanto é devastador psicologicamente. Você faz acompanhamento psicológico?
Sofro disso faz 15 anos. Começou na época que eu saí do colegial prestando vestibular e também foi a época que o meu pai faleceu. Ou seja os gatilhos foram uma perda e uma mudança
Que papo gostoso. Adorei conhecer sobre a tricotilomania. Eu nem posso pensar em ter isso porque meu cabelo já tá caindo sozinho... imagina se eu puxasse :P
Oi Dra. não consigo parar de assistir seus vídeos. Um melhor que o outro Estou maravilhada. Eu não arranco os cabelos, mas machuco minha pele....catucando. E piorei muito de uns meses pra cá. Vou procurar ajuda médica....é muito triste.
De forma gravíssima tive duas pacientes com tricotilomania. Uma criança que tinha metade da cabeça sem cabelo e outra adulta que engolia todo cabelo arrancado.
Já pensei em raspar do lado, já pensei em cortar o dedo. Hoje uso bandanas e luvas para evitar. As misericórdias do Senhor tem me livrado de ficar careca. Cada vez mais ,minha mente fica um caos. Eu corro pra diminuir a ansiedade,mas não vejo nenhuma melhora
Sou uma pessoa que desde tenho 3 anos roo unhas,minha mãe era muito doente e vivia internada, eu já estava ficando muito ansiosa e levei o roer unhas pra vida, ainda bem que faço terapia há anos, melhorei mas se estou um tanto ansiosa coloco a mão na boca e roo um pouco a unha. Não tenho TOC, mas preciso estar em ambientes limpos e organizações para me sentir bem, detesto bagunça e sujeira, não chega a ser toque, mas primeira coisa que faço quando acordo depois da higiene pessoal é varrer e lpassar pano todo o chão para assim , comer algo no café da manhã, não me causa sofrimento, mas o chão sujo me incomoda.
Gentem, é tanta coisa que que aprendemos todos os dias que estou passada.Nunca havia ouvido sobre esse transtorno... Vou compartilhar com as amigas..Agradecida..
Eu arrancava os cílios! Ficava sem nenhum pelinho de cílios. Eu fazia isso quando ficava ansiosa ou com medo de algo. Era como se fosse um calmante para mim. Sofria muito na época da escola porque as pessoas me perguntavam o porquê de eu não ter cílios, e eu sempre tinha que mentir. Sempre falava que passei algo e havia caído. Hoje, com 21 anos, graças a Deus consegui parar de fazer isso e hoje já tenho.
Na infância eu tinha tricotilofagia e ficava com falhas na cabeça meus pais não sabiam do que se tratava, graças a Deus não me lembro muito dessa época.
Eu sofro deste transtorno des da adolescência, e só percebi quando uma amiga me disse que eu estava com um falha bem grande no meio da cabeça, foi quando me preocupei, tento me policiar, muitas vez nem percebo e quando dou conta ja estou com varios fios de cabelo nas mãos, as vezes levo na boca, não engulo, mas faz parte do ritual, é horrivel e sem intenção, hoje tenho 39 anos e esta doenças me acompanha a anos, não é sempre que arranco, tem os picos, angústia, tristeza, preocupação... até minha filha vira e mexe, chama minha atenção e meus filhos menores me questionam porque eu coloco cabelo na boca. E muito triste e tenho muita vergonha. Preciso de ajuda tenho que me cura dessa que achei que fosse mania..😟
Moça, tenho sua idade e sei como é. Comecei a puxar cabelo há 23 anos, mas nunca comi, felizmente. Faço tratamento psiquiátrico há 18 anos, pois a tricotilomania é só um reflexo do TOC. TB já fiz terapia por bastante tempo, mas as finanças não me permitiram continuar. O que eu posso lhe dizer como portadora dessa doença crônica é: procure ajuda especializada!
Olá...Bom dia! Hoje 11/08/2021 ...3 semanas que fui no dermatologista, que vergonha senti quando ele examinou meu cabelo e falou: vc arranca seus cabelos, isso é uma doença, seu cabelo nunca mais vai ser como era...😔 terminei a consulta, e fui pra casa com muita vergonha de mim mesma...estou tentando de verdade me controlar, fui em outro dermatologista, me receitou minoxidil, estou passando à noite no couro cabeludo, me olhando no espelho e vendo algumas pequenas falhas no cabelo...mas parei de arrancar, vi um vídeo com várias dicas pra parar de arrancar cabelo...então quando sento pra ver TV tento deixar as mãos ocupadas! Peguei vários pedaços de barbante (faço muito crochê, mas parei um pouco por causa de dores nas mãos e braços) então peguei vários pedaços de barbante e fico fazendo nós...daí depois desmancho tudo, volto a fazer os nós...pode parecer bobeira...mas é o que tá funcionando muito muito pra mim...não me considero ansiosa...mas tento me policiar😊espero que meu longo comentário possa ajudar pelo menos uma pessoa 🙏😊🌷e olha que fazem mais de 10 anos que eu fazia isso no meu cabelo...mas só alguns meses que descobri que isso é uma doença...mas estou muito feliz pq estou conseguindo parar...com a ajuda de Deus!!🙏🙏😊🌷
Tenho desde os 9 anos. Hoje com 32 tenho uma falha enorme do lado direito da cabeça... Vai e volta conforme os anos e problemas.. Com medicação resolveu bastante mas parei... Tenho que voltar urgente 😢 obrigada dra. Seus vídeos me ajudam muito.
Surge na adolescência geralmente, minha prima arrancava cabelo, meu irmão tinha TOC, e eu tenho os dois até hoje! Kkkkkk... Primeiro foi a tricotilomania devia ter uns 13 anos, e o TOC surgiu aos 20 anos. Eu realmente sou uma pessoa bastante ansiosa. E acredito que isso não tenha cura, já tive crises muito grande de ambos, principalmente do TOC, hoje estou bem melhor. Mas sempre que tenho um problema, e bate uma ansiedade, não tem jeito, começo a arrancar os cabelos, e o TOC tem mais a ver com o sentido de urgência, por exemplo estou atrasada, aí que eu começo a fazer as coisas "dez" vezes! E problemas sempre teremos na vida, gostaria mesmo era de cortar esse gatilho mental e NUNCA MAIS ter nenhum dos dois. 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Tenho a tricotilomania na nuca , parte que não se vê, porém não posso prender meus cabelos em público pq aparece. É horrível esse toque e tenho desde criança. Percebo esse movimento quando estou ansiosa.
Oi Doutora Beatriz, eu arranco cabelo desde os meus 16 anos, e é dessa maneira mesmo, mas eu não como, mas eu fico selecionando, e gosto de tirar os que são mais crespos eu tenho defeitos buracos no couro cabeludo. E meu neto de 4 anos, desde os 2 anos rói as unhas das mãos e agora dos pés 😢, mas as das mãos chega a ficar na metade das unhas. Obrigada pelo vídeo, vc é maravilhosa
Comecei com 13 anos a arrancar cabelo e comer hoje tenho 24 e continuo arrancando e comendo todos os dias e tenho muita dor no estômago e meu medo de ir ao médico gritando, estou acordada até agora 3:50 da manhã pq meu nível de ansiedade está um absurdo estou com muita dor e estou esperando dar 7:00 para ir ao médico Orem por mim ❤❤
Eu sou toda errada! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sou border, tenho fobia de contato físico e transtorno de auto mutilação, tbm tenho muita mania de cutucar a pele, a uns meses atrás tive um problema de acne severa pq não conseguia parar de cutucar as espinhas, mas um ajuste no anti depressivo diminuiu quase que 100% essa ansiedade.
Minha filha roia unhas qdo pequena uns 8 anos. Aí eu arrumei uma manicure que fazia as unhas dela toda semana. Pintava de transparente. Mais a vaidade falou mais alto e ela deixou de roer as unhas. No momento foi a melhor solução.
Desenvolvi tricotilomania após depressão pós-parto aos 14 anos, bem leve e aos poucos foi ficando mais "grave "hoje não consigo me controlar, estou com 22 anos e tenho toc, tricotilomania e ansiedade generalizada, já fiz tratamento com 3 tipos de profissionais, porem não estou tendo acompanhamento atualmente, minha situação está piorando, arranco cabelos todos os dias!
Tenho 19 anos e desde meus 10 anos mais ou menos eu tenho a mania de arrancar meus cílios, geralmente eu consigo permanecer no maximoooo 1 mês sem arrancar, depois eu arranco novamente e começa tudo de novo. Eu sei que preciso de ajuda mas na minha cabeça eu nunca vou conseguir parar. Aos poucos vou descobrindo que sou muito mais ansiosa do que imaginava, pq na minha mente eu não sou tão ansiosa pelo fato de não ter crises e tal, mas a ansiedade em mim se manifesta de forma diferente.
Infelizmente tenho isso há 24 anos, desde os 11 anos. é horrível não ter controle ... Uma verdadeira luta. O pior é a família não saber lidar. eu cheguei a ficar sem cílios várias vezes, sobrancelha até hoje é cresce - arranca - cresce - arranca. Sofri muito bullying, era chamada de feia, esquisita, até de ET (da minha própria tia) e minha mãe chegou a me "torturar", me amarrando com as mãos para trás e brigando comigo. 😢
Eu tenho especialmente quando tô com sono. Agora tô tendo que trabalhar no turno noturno piorou tanto que tô com falhas... Também arranco meus cílios constantemente. Eu desenvolvi quando me mudei de estado pra fazer doutorado em 2019. Na pandemia piorou muito, mas agora tá pavoroso. Tomo sertralina, a ansiedade tá controlada, mas arrancar cabelo é muito reconfortante
Já fiz um pseudo tratamento pra parar (tenho a 18 anos), eu tomava uma dosagem muito alta de um xarope, mas eu não suportei o gosto, tinha cheiro de produto pra alisar cabelo. O meu filho está começando a arrancar cabelo mesmo
Eu conheci uma bebê q tinha tricotilomania, ela não tinha quase pelo na cabeça d tanto q arrancava, a mãe dela dava para ver d longe q era uma pessoa bastante ansiosa.
sei que não é muito falado, mas eu tenho um vício enorme em tirar os pelos do nariz com a unha mesmo, isso faz mais de 10 anos e já se tornou um hábito, até sem pelo nenhum eu fico mexendo no nariz procurando encontrar… fui pesquisar pra saber se isso era algum problema e vi sobre a tricotilomania, e como é um transtorno de tirar pelos (cabelos), acredito que esse meu problema faz parte desse transtorno também.
Comecei com 10 anos contando os passo e tinha que começar a caminhar com o pé direito eu sabia que tinha que parar mas não conceguia então trocava para outra mania passei pela faze das feridinha no nariz depois na orelha até chegar a arrancar os cavelos tenho 69 anos procuro me controlar mas é bem difícil fiquei com falhas a ponto de cortarbem curtinho agora deichei crescer mas ainda arranco bjs
Eu roo unha desde muito pequena, lembro de na escola sentir vergonha por comparar minhas unhas com de outras crianças, meus pais, principalmente meu pai brigava muito comigo por isso, mas nunca consegui deixar de roer, hj tenho 25 anos sofro de depressão e ansiedade faço terapia e utilizo medicamentos, passei muito tempo sem compreender ao certo o pq de roer minhas unhas.
Com essa explicação da doutora eu não pude deixar de relacionar com o caso de minha avó. Ela sofre de ansiedade e possui o costume de machucar a pele.. além disso, ela tem crises de tosse que se repetem várias vezes ao dia, sem nenhuma explicação fisiológica!! (não há nada no sistema respiratório etc). Alguns chamam de tosse emocional. Teria haver com o toc? Queria muito que a doutora falasse um pouco disso se possível. Ela convive com isso há 7 anos e receio que a única coisa que reste tentar é a terapia e/ou hipnose..
De onde vem tanta ansiedade? Quando eu tinha 13 anos eu arrancava cabelo e ficou um buraco . E nos últimos temos essa mania voltou, realmente sou ansioso. So consigo controlar a ansiedade com muita atividade física
Como é triste não ter controle de si mesmo 💔
Eu estava sofrendo disso a 2 anos,graças a Deus estou a quase 20 dias sem arrancar nenhum fio de cabelo 🙏🏻❤️ rezem por mim
Orar
PARABÉNS! SE EU CONSEGUI VC TAMBÉM CONSEGUE.🤝🏻
Rezaremos e torceremos por você
Você se cobra muito? Por que você fazia isso?
Cada dia é um dia. Comemore cada dia. Você consegue! ♡
Que vídeo maravilhoso!!!!!!! Eu desenvolvi tricotilomania aos 16 anos, arrancava os pelos da sobrancelha. O engraçado é que eu já sabia do que se tratava no momento em que comecei, porque tinha lido o livro da Dra, Mentes e Manias no mês anterior. Tenho TOC, depressão e ansiedade bem grave, e quando a trico surgiu em mim arrasou com o resto de autoestima que eu tinha na época.
Hoje em dia eu já sei lidar melhor, ainda continuo apenas na sobrancelha, mas pelo menos só arranco quando tenho crises fortes de ansiedade (ano passado durante a elaboração do meu TCC, fiquei sem nenhum pelo na sobrancelha esquerda). Aprendi a camuflar bem com maquiagem também, o que ajuda a não sentir aquele baque tão forte na autoestima.
Acho que o principal desafio com esse transtorno é não ficar tão esperançoso quando se passa muito tempo sem ter crises. Desde agosto/2020 eu não arranco nenhum pelo, mas eu sei que eu não estou "curada" e que a qualquer momento eu posso ter um gatilho de ansiedade e voltar a arrancar de novo, dessa forma me frustro menos já que não é uma questão de "SE", mas sim de "QUANDO".
Outro desafio é explicar para as pessoas que não é uma questão de vontade, eu não arranco a sobrancelha porque estou afim, mas sim porque me sinto quase que compelida a fazer isso. Meu corpo entra num estado tão absurdo que enquanto eu não arranco aquele/s pelo/s, eu não consigo pensar em mais nada e depois que arranco, a sensação é de um alívio imensurável e logo depois de culpa, o que leva a mais ansiedade e o ciclo se repete.
Enfim, muito obrigada, Dra Ana e Dr Alex! Vocês são incríveis por compartilhar conhecimento com tanta didática e generosidade.
Tenho TAG e depressão. Sei o que vc sente. E agradeço muito vc também se abrir conosco.
@@liloca2409 obrigada, Lilian! É bom saber que não estamos sozinhos
@@rodolfofeijo oiii, então, eu faço acompanhamento com psicólogo e já melhorei muuuito, principalmente no toc e ansiedade. Mas, eu sei que são coisas que vão me acompanhar pra sempre, mesmo que num nível mais leve ❤️
Eh uma sensação horrível! Tenho desde criança
ANAUÃ MOTA,ASSISTA OS VÍDEOS DO DR FERNANDO FREITAS E A DRA CARLA QUEIROZ ELES TRATAM ISSO ELES VÃO NA RAIZ DO PROBLEMA.
Faz 22 anos que tenho isso. Eu amo meu cabelo e cuido dele muito bem, uso ele colorido. Eu aprendi a cuidar do meu cabelo sozinha pra não ter que ir em salão, pq os cabeleireiros sempre perguntavam o que eram as falhas de cabelo na minha cabeça, as vezes fica pior e as vezes eu só puxo os fios mas não arranco. Eu só queria parar de vez com isso.
Meu deus. Eu te entendo. Tenho há 10 anos, mas nos cílios...
@@NatyAlesca eu também! Fico puxando os cilios, as vezes sem perceber kkk e só me dou conta do quw estou fazendo , quando me olho no espelho e vejo que está faltando cilios kkkk
Só há uma pessoa no mundo que resolve a tricotilomania, que é o neurocientista Rodrigo Batalha. Vejam os vários depoimentos no RUclips.
Eu também ! Meu cabelo é lindissimo, ruivo, grande, mas eu sofro com tricotilomania a 17 anos mas meu cabelo vive impecavel porque eu cuido muito mas nunca vou no salão. Morro de vergonha dos comentarios das falhas! Eu mesma corto e faço tudo.
Eu passei a puxar os cilios e arrancava de ficar com as palpebras peladas e eu ficava com vergonha da minha atitude porque as pessoas viam e faziam perguntas ( era muito embaraçoso ). Até que eu vim saber que era uma doença. Mas graças a Deus eu me curei sozinha, não sei como, e hoje acho que nem teria mais jeito de arrancar os cílios. Estou curada!
É um sofrimento sem fim... 😢
😢😢😢
Usa touca ou luvas em casa. Foi o que resolveu pra mim.
Consegui sair dessa mania. Foi difícil mais consegui com sucesso! TOC NUNCA MAIS!
TOC não tem cura, tem tratamento.
@@carolrocha4365 Se ela esta afirmando q conseguiu ser curada,quem e tu para dizer ao contrario,de repente ela fez tratamento espirituais .Gente com mania de saber de tudo cc
@@pamelasilva7341 valha, mulher, como tu sofre! Tu tem TOC? Eu tenho desde criança. Trato há 18 anos (hj tenho qiase 40). Sim, eu creio em Deus! Ele é meu senhor e salvador. Se Ele quiser me curar, aleluia! Mas, até agora, ele não o fez. O que a ciência diz (sim, é Deus que capacita os cientistas) é que TOC não tem cura, tem tratamento. Ah, pra encerrar: curioso vc usar a palavra MANIA no seu comentário. You know nothing, Jon Snow!
Nossa graça a deus sei q é muito difícil eu ainda tô na luta
@@elianesouza9748 Se eu consegui me curar, qualquer um pode. Não perca o foco, principalmente anote os dias que você conseguiu superar essa tendência. Muito importante acreditar e ter força de vontade🙏🏻
Eu comecei com uns 10 anos, melhorei depois qnd estava adolescente. Com 27 desenvolvi ansiedade e depressão voltou com tudo a tricotilomania, fiz o tratamento com ante depressivos por 4 anos. Agora voltei com a tricotilomania novamente, estou com 31 anos.
Tenho fé em Deus que irei me libertar ❤️
Até que enfim uma profissional qualificada que nao floreia a ansiedade excessiva patológica.
Tenho “skin cut” desde criança e tricotilomania desde adolescente. Fui diagnosticada com TOC há 18 anos e, desde então, faço tratamento psiquiátrico. Tb fiz terapia por mais de 10 anos. Tenho consciência de que é uma doença crônica, que vai me acompanhar pelo resto da vida. Já tive várias falhas no couro cabeludo e, de uns meses pra cá, resolvi fazer um side cut (raspei um lado da minha cabeça), pra uniformizar. Mas tem que deixar no máximo na máquina 2, porque assim que começa a crescer, volto a arrancar. É uma espécie de guilty pleasure. Em 23 anos de tricotilomania, meu recorde sem puxar cabelo foi um mês.
Eu tenho skin cut a mais de 20 anos, agora comecei a cutucar o couro cabeludo, já tenho falhas, estou muito angustiada com isso.
Fiz o tratamento e descobri que isso é um mito. Só há uma pessoa no mundo que resolve a tricotilomania, que é o neurocientista Rodrigo Batalha. Vejam os vários depoimentos no RUclips.
Já fez algum tratamento para transtorno de escoriação?
@@luisimildrethjá fez algum tratamento para transtorno de escoriação?
@@JessicaTorres- sim, faço tratamento psiquiátrico, o médico vai ajustando o medicamento conforme meu humor.
Como eu esperei por esse vídeo 😔😔😔
Eu tbm
Que coisa bizarra, como a ansiedade mexe com a nossa vida!!😱
Desde a adolscência já fiquei boa anos e depois voltei... hj estou aqui assistindo o video e puxando! Queria ficar boa novamente
Como a gente se livra, disso??😢
@@rosana7058 n sei
Essa dupla é sensacional! Falam de TODOS os males mentais, emocionais e comportamentais SEM rodeios, de forma respeitosa e tão claro q facilita a compreensão de QQ pessoa! Obg mais uma vez!
Doutora Ana Beatriz é muito inteligente. Eu amo escutar essa mulher. ❤ Ela é a verdade em pessoa . 😊 Ana Paula Saboya
Tenho isso há 10 anos. De forma severa, isso prejudicou muito a minha vida, em todos os aspectos
Também sofro com isso há 10 anos.
Me prejudica demais.
Vou orar por vc 🙏
@@shaianesilva4602 obrigada, vou orar por vc também 💜💜 fica firme
Horrível né. As pessoas me olham na rua como se eu tivesse câncer.
eu também
@@brunof_dantas só quem passa sabe o sofrimento que é, espero que esteja melhor
Eu comecei com isso aos 12 anos, tinha que ir de lencinho pra escola... não fui tratada na época, sofri muito até ser uma jovem adulta. Vivia mudando penteados, comprando peruca e só melhorei quando comecei terapia aos 31 anos. Consegui me libertar dessa desgraça.
Comigo foi igual
Eu tenho até hj ...e mt Severo...
Um dos me perguntaram se era piolho ynh 53 anos ..
Queria muito tratar ...mas ainda não acertei ..a Ansiedade melhorou muito r não arranco ..mais os cabelos ...porém ..me cutuco o dia inteiro e só arranco alguns fios ..sou extremamente exigente comigo ..e mt sofrimento ..
Boa tarde, qual tratamento fez?
Oi Maris minha filha está com 22 começou com 13 anos ela sofre muito com isso ela não tem cílios pq ela puxa também como você se libertou? me ajuda ai
Sofro com isso há 13 anos. Nesse momento estou com uma falha enorme, não está sendo mais possível escondê-la.
Não consigo mais ir em salões de beleza. Quero parar mas não consigo.
Não acredito que tenha relação com a ansiedade diretamente, é bem mais complexo que isso. Felizmente eu estou conseguindo controlar sem precisar de nenhum tratamento específico. Apenas fazendo exercícios físicos, parei de comer carne e me alimento muito melhor agora. A conexão com a espiritualidade tb é muito importante. E principalmente escolhi lidar com meus problemas de frente, olhando para eles de outra forma.
Para recuperar meu cabelo e mante-lo bonito, estou frequentando uma tricologista, ajuda demais. Recomendo muito pra quem pode.
Enfim, tudo depende da nossa DECISÃO de ser FELIZ e mudar comportamentos e hábitos e fazem mal. Amor próprio sempre!💜
O que a sua tricologista te receitou?
@@silvanar12345 fiz a terapia capilar, ajudou muito. Meu cabelo está totalmente recuperado hoje. Já faz 5 meses que parei.
Exercícios físicos é muito eficaz para ansiedade. Tem tudo a ver com ansiedade isso! É sua mente te controlando
Dona Bia , eu tenho TDAH , e tenho esse impulso , tenho coleções de pinça : eu tiro da barba , rosto .. faço como relaxamento , detesto ter pelos ( barbas esbranquiçadas). Muito obrigado eu segui seu canal sempre um bom serviço e pautas , muito boas ..
Já tinha pedido esse tema à muito tempo 😊 Obrigada 🙏 Tenho tricotilomania desde que me lembro. É muito difícil de se tratar. Contudo o que impota é termos consciência do problema, procurar ajuda e não desistir.
Conteúdo de extrema importância. Gostaria muito de ver a doutora falando mais profundamente sobre dermatotilexomania (o skin cutting que ela menciona em 2:42), um transtorno que possui várias semelhanças com a tricotilomania.
Seria muito importante falar do tratamento, Bia!! Atendi essa semana uma menina de 2 anos, com Tricofagia + tricotilomania. Os pais não tinham conhecimento e estavam batendo muito nela. Alterando ainda mais o comportamento. Existe tratamento medicamentoso + psicoterapia.
Eu tenho desde os meus 6 anos.
Vou fazer 16..
Já passei por psicóloga..fiquei 2 anos.
Medicamentos para ansiedade..
Uma luta que não parece ter fim.
Tem dia que acordo determinada a falar e a tentar não arrancar mais. Porém depois de uns 5 minutos arranco e nem persebo.
vamos fazer um grupo pra conversar sobre isso
@@fabianamedeiros572 bater nele só vai piorar! Escrota.
@@fabianamedeiros572 por favor não bata nele 🙏🏾 você vai tá ligando o gatilho da ansiedade e raiva nele e piorando a situação, nem ele não entende pq faz isso e estar apanhando por uma coisa que ele não sabe o motivo é muito doído! Leva ele pra consultar, psicológico infantil converse com ele se mostre amiga e que vc o entende e que não vai puni-lo por isso e sim ajudar!
@@fabianamedeiros572Que horror não se pode bater mais sim conversa e chamar atenção e levar pra fazer tratamento
Grata a Deus é a vocês por tanta generosidade em compartilhar sabedoria para uma vida melhor para nós
Nosso Deus perdi um irmão derrepente e fiquei com ansiedade, isso vai fazer 4 ,anos e ontem dia 30/9/2022 comecei do a assoviar e passou a ansiedade e não tomei o remédio foi uma descoberta quee deixou muito felizeesmo, um abraço Brasília capital do Brasil.
Desenvolvi aos 10 anos de idade, vai e volta conforme ansiedade. Retornou na pandemia 😔
Eu tbm, desde meus 10 anos, hj estou com 32.. fiquei um tempo sem tirar mas de uns 5 anos p cá voltei de novo. Depende mt d como me sinto.
Eu passei anos assim graças a deus estou curada desde meus 8 anos até os 17 hj tenho 19 estou curada graças ao senhor Jesus eu fui abusada na infância acho que isso me influenciou
Que ótimo q vcs tocaram neste assunto ; estava esperando; há algum tempo havia sugerido. Desde 2014 tenho o toque d cabelo q c a terapia consegui passar a cortar invés d arrancar. Assunto muito delicado... obrigada 🙏🏻
Pois é... há alguns meses venho raspando um lado da cabeça, pra driblar essa mania que tenho há mais de 20 anos. Terapia é muito importante!
Quando a Bia falou sobre engolir os cabelos, lembrei daquele filme recente chamado "swallow", de 2019, em que a personagem engole pequenos objetos, até mesmo pontiagudos ou cortantes, compulsivamente. Também seria interessante um vídeo sobre esse tipo de comportamento. Adorei o vídeo!
Sou nova aqui no canal, esse é o terceiro vídeo que assisto, estou aprendendo e descobrindo muitas coisas importantes aqui!
Muito obrigada Dra. Ana Beatriz !!!
Dra fala sobre o documentário da Jane Eliiot: "Olhos azuis". Sua avaliação como profissional seria muito importante.
Após o falecimento do meu pai e algumas situações de conflitos com minha mãe, desenvolvi esse hábito de arrancar fios de barba, já trato ansiedade e sindrome do pânico a 10 anos. No começo achava que era algum comum, mas comecei ficar com falhas na barba ficando esteticamente feio.
Tenho feito terapia e acompanhado todo dia para não retirar ...
Tenho traços então...rs, com sobrancelhas e unha e já estou com 65 anos.
Acho q não tem + jeito... rs
Obrigada dra Bia e Alex
Abs a tds!
Eu comecei a arrancar os cílios e dp a arrancar cabelo no início da adolescência. Fiquei com uma falha grande bem em cima da cabeça. Nessa época eu estava deixando crescer meu cabelo e escondia a falha puxando meu cabelo todo para trás e fazia um "rabo de cavalo" para esconder a falha. Um belo dia minha mãe descobriu a falha. Apanhei muito, ela estava tão brava que me socava contra a parede batendo a minha cabeça na parede. Essa parte em que ela batia minha cabeça na parede, eu não lembrava. Depois me levou na cabeleireira, a pé, me puxando pelos cabelos e eu chorando o tempo todo, pois não queria cortar meu cabelo. Mandou a moça cortar bem curtinho, estilo "Joãozinho" como sempre tive toda minha infância. A moça, vendo que eu não parava de chorar, tentou interferir a meu favor, dizendo para ela respeitar minha vontade. Não teve jeito, furiosa falou para ela cortar e bem curtinho para que todos na escola vissem a minha carequinha e assim eu seria humilhada passando vergonha.Na época, meu irmão mais velho, presenciou tudo, só que não podia fazer nada, pois estava doente e sem forças para me acudir. Somente a dois anos atrás ele me contou que tinha visto tudo. Foi quando descobrimos que nossa mãe é narcisista perversa. Eu com 59 anos de idade, precisei de terapia para digerir tudo o que eu passei desde a infancia até chegar aos 59 anos. Esse é um capítulo a parte....
Acredito que desenvolvi essa mania por causa dela. Até hj eu ainda arranco cabelo, principalmente quando estou ansiosa ou nervosa. Agora na pandemia deu uma piorada e quando da descoberta do Narcisismo Materno.
Q mãe horrível, sinto muito por vc, eu tbm tive cabelo cortado em outra situação, foi quando descobriram q perdi a virgindade só q no caso meu irmão me segurou pro cabelo ser cortado
Que horror
Que horror. Muita terapia e tratamento seja feliz.
Sua mãe pode ser psicopata. Todos os psicopatas são também narcisistas...
“Mães psicopatas”
ruclips.net/video/HhyaeB8ZrDA/видео.html
Hilda, sinto muito por sua história!
Sou psicóloga e meu público de vítimas de narcisistas é grande. Portanto, sei o quanto é devastador psicologicamente. Você faz acompanhamento psicológico?
Sofro disso faz 15 anos. Começou na época que eu saí do colegial prestando vestibular e também foi a época que o meu pai faleceu. Ou seja os gatilhos foram uma perda e uma mudança
Bia sucesso ,a doutora ajudou muita gente até agora 🤗 orgulho de ser brasileiro
Ana com mais uma explicação maravilhosa ❤️ Sou muito sua fã e adoro seus livros ❣️
Que papo gostoso. Adorei conhecer sobre a tricotilomania. Eu nem posso pensar em ter isso porque meu cabelo já tá caindo sozinho... imagina se eu puxasse :P
Eu sofro com isso mais de 20 anos mas creio Em Deus que isso ainda vai acabar
Eu tbm tenho isso antes erra de Levi e hj e pior que eu imaginei depois q teve meu filho 4anos ficou MT pior n sei o q fz
Amo seus vídeos! Se puder falar sobre pais superprotetores em um deles seria muito interessante!
Quero muito esse vídeo. Pais superprotetores! Sou muito!
Oi Dra. não consigo parar de assistir seus vídeos. Um melhor que o outro
Estou maravilhada. Eu não arranco os cabelos, mas machuco minha pele....catucando. E piorei muito de uns meses pra cá. Vou procurar ajuda médica....é muito triste.
Amo esse Mentes em Pauta!! Parabéns pessoal
De forma gravíssima tive duas pacientes com tricotilomania. Uma criança que tinha metade da cabeça sem cabelo e outra adulta que engolia todo cabelo arrancado.
Já pensei em raspar do lado, já pensei em cortar o dedo. Hoje uso bandanas e luvas para evitar. As misericórdias do Senhor tem me livrado de ficar careca. Cada vez mais ,minha mente fica um caos. Eu corro pra diminuir a ansiedade,mas não vejo nenhuma melhora
que alegria! acompanho o trabalho de vocês há tempos e ainda não tinha visto um vídeo abordando o meu problema. obrigada!
Sou uma pessoa que desde tenho 3 anos roo unhas,minha mãe era muito doente e vivia internada, eu já estava ficando muito ansiosa e levei o roer unhas pra vida, ainda bem que faço terapia há anos, melhorei mas se estou um tanto ansiosa coloco a mão na boca e roo um pouco a unha. Não tenho TOC, mas preciso estar em ambientes limpos e organizações para me sentir bem, detesto bagunça e sujeira, não chega a ser toque, mas primeira coisa que faço quando acordo depois da higiene pessoal é varrer e lpassar pano todo o chão para assim , comer algo no café da manhã, não me causa sofrimento, mas o chão sujo me incomoda.
Eu tenho a mesma sensação! Não consigo ficar bem emocionalmente em ambiente sujo/bagunçado
@@lorenaalbuquerque5615 parece que a gente nao consegue pensar corretamente, um incomodo bem desagradável.
Estudei com uma moça que arrancava da cabeça. E com uma coleguinha que tirava da sombrancelha e cílios.
Usa touca ou luvas em casa. Foi o que resolveu pra mim.
Já vi isto ,Bia!achei que era TOC! 😘
Gentem, é tanta coisa que que aprendemos todos os dias que estou passada.Nunca havia ouvido sobre esse transtorno...
Vou compartilhar com as amigas..Agradecida..
Eliani: aprendendo com vc Ana! Adoro!
Dra, por favor, fale sobre o ato de se cortar. Desde já agradeço.
Eu arrancava os cílios! Ficava sem nenhum pelinho de cílios. Eu fazia isso quando ficava ansiosa ou com medo de algo. Era como se fosse um calmante para mim. Sofria muito na época da escola porque as pessoas me perguntavam o porquê de eu não ter cílios, e eu sempre tinha que mentir. Sempre falava que passei algo e havia caído. Hoje, com 21 anos, graças a Deus consegui parar de fazer isso e hoje já tenho.
Eu tenho esse problema.
Dra Ana Beatriz, admiro muito seu trabalho e sua competência! Gostaria muito que você falasse sobre bruxismo!!
Interessante!
Doutora poderia falar sobre o assunto •ESQUIZOTIPIA? Obrigada viu, 🤗🌺
Na infância eu tinha tricotilofagia e ficava com falhas na cabeça meus pais não sabiam do que se tratava, graças a Deus não me lembro muito dessa época.
Quando eu era criança eu vi uma matéria em um jornal. Aí quando foi ano passado eu comecei a tirar , desde então então consigo parar
Eu sofro deste transtorno des da adolescência, e só percebi quando uma amiga me disse que eu estava com um falha bem grande no meio da cabeça, foi quando me preocupei, tento me policiar, muitas vez nem percebo e quando dou conta ja estou com varios fios de cabelo nas mãos, as vezes levo na boca, não engulo, mas faz parte do ritual, é horrivel e sem intenção, hoje tenho 39 anos e esta doenças me acompanha a anos, não é sempre que arranco, tem os picos, angústia, tristeza, preocupação... até minha filha vira e mexe, chama minha atenção e meus filhos menores me questionam porque eu coloco cabelo na boca. E muito triste e tenho muita vergonha. Preciso de ajuda tenho que me cura dessa que achei que fosse mania..😟
Moça, tenho sua idade e sei como é. Comecei a puxar cabelo há 23 anos, mas nunca comi, felizmente. Faço tratamento psiquiátrico há 18 anos, pois a tricotilomania é só um reflexo do TOC. TB já fiz terapia por bastante tempo, mas as finanças não me permitiram continuar. O que eu posso lhe dizer como portadora dessa doença crônica é: procure ajuda especializada!
Olá...Bom dia! Hoje 11/08/2021 ...3 semanas que fui no dermatologista, que vergonha senti quando ele examinou meu cabelo e falou: vc arranca seus cabelos, isso é uma doença, seu cabelo nunca mais vai ser como era...😔 terminei a consulta, e fui pra casa com muita vergonha de mim mesma...estou tentando de verdade me controlar, fui em outro dermatologista, me receitou minoxidil, estou passando à noite no couro cabeludo, me olhando no espelho e vendo algumas pequenas falhas no cabelo...mas parei de arrancar, vi um vídeo com várias dicas pra parar de arrancar cabelo...então quando sento pra ver TV tento deixar as mãos ocupadas! Peguei vários pedaços de barbante (faço muito crochê, mas parei um pouco por causa de dores nas mãos e braços) então peguei vários pedaços de barbante e fico fazendo nós...daí depois desmancho tudo, volto a fazer os nós...pode parecer bobeira...mas é o que tá funcionando muito muito pra mim...não me considero ansiosa...mas tento me policiar😊espero que meu longo comentário possa ajudar pelo menos uma pessoa 🙏😊🌷e olha que fazem mais de 10 anos que eu fazia isso no meu cabelo...mas só alguns meses que descobri que isso é uma doença...mas estou muito feliz pq estou conseguindo parar...com a ajuda de Deus!!🙏🙏😊🌷
vamos fazer um grupo pra conversar sobre isso
@@narapenzofernandes1894 vamos fazer um grupo pra conversar sobre isso
Tenho desde os 9 anos. Hoje com 32 tenho uma falha enorme do lado direito da cabeça... Vai e volta conforme os anos e problemas.. Com medicação resolveu bastante mas parei... Tenho que voltar urgente 😢 obrigada dra. Seus vídeos me ajudam muito.
Oi. Qual remédio tomou, lembra?
Surge na adolescência geralmente, minha prima arrancava cabelo, meu irmão tinha TOC, e eu tenho os dois até hoje! Kkkkkk... Primeiro foi a tricotilomania devia ter uns 13 anos, e o TOC surgiu aos 20 anos. Eu realmente sou uma pessoa bastante ansiosa. E acredito que isso não tenha cura, já tive crises muito grande de ambos, principalmente do TOC, hoje estou bem melhor. Mas sempre que tenho um problema, e bate uma ansiedade, não tem jeito, começo a arrancar os cabelos, e o TOC tem mais a ver com o sentido de urgência, por exemplo estou atrasada, aí que eu começo a fazer as coisas "dez" vezes! E problemas sempre teremos na vida, gostaria mesmo era de cortar esse gatilho mental e NUNCA MAIS ter nenhum dos dois. 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
😢 Eu também ! Deus te ajude !
Tenho a tricotilomania na nuca , parte que não se vê, porém não posso prender meus cabelos em público pq aparece. É horrível esse toque e tenho desde criança. Percebo esse movimento quando estou ansiosa.
Oi Doutora Beatriz, eu arranco cabelo desde os meus 16 anos, e é dessa maneira mesmo, mas eu não como, mas eu fico selecionando, e gosto de tirar os que são mais crespos eu tenho defeitos buracos no couro cabeludo.
E meu neto de 4 anos, desde os 2 anos rói as unhas das mãos e agora dos pés 😢, mas as das mãos chega a ficar na metade das unhas. Obrigada pelo vídeo, vc é maravilhosa
Meu Deus! Como as emoções influenciam em nossos comportamentos, dá medo 😲😳
Comecei com 13 anos a arrancar cabelo e comer hoje tenho 24 e continuo arrancando e comendo todos os dias e tenho muita dor no estômago e meu medo de ir ao médico gritando, estou acordada até agora 3:50 da manhã pq meu nível de ansiedade está um absurdo estou com muita dor e estou esperando dar 7:00 para ir ao médico
Orem por mim ❤❤
Como você está?
Assunto muito importante!! Informação maravilhosa.👏🏾👏🏾👏🏾
Eu já fiz muito isso 😢 Ansiedade não é brincadeira
Eu acabei de descobrir que isso não era normal,era tudo por causa da minha ansiedade.🤡
Eu sou toda errada! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sou border, tenho fobia de contato físico e transtorno de auto mutilação, tbm tenho muita mania de cutucar a pele, a uns meses atrás tive um problema de acne severa pq não conseguia parar de cutucar as espinhas, mas um ajuste no anti depressivo diminuiu quase que 100% essa ansiedade.
@Thay Xavier qual o antidepressivo você toma? Minha filha é exatamente assim...
Eu tomo Reconter de 20mg (antidepressivo) e divalcon de 500mg (moderador de humor). Essa medicação mudou minha vida!
@Thay Xavier obrigada querida 🙏🍀😘
Também tenho mania de cutucar espinhas
Minha filha roia unhas qdo pequena uns 8 anos. Aí eu arrumei uma manicure que fazia as unhas dela toda semana. Pintava de transparente. Mais a vaidade falou mais alto e ela deixou de roer as unhas. No momento foi a melhor solução.
Desenvolvi tricotilomania após depressão pós-parto aos 14 anos, bem leve e aos poucos foi ficando mais "grave "hoje não consigo me controlar, estou com 22 anos e tenho toc, tricotilomania e ansiedade generalizada, já fiz tratamento com 3 tipos de profissionais, porem não estou tendo acompanhamento atualmente, minha situação está piorando, arranco cabelos todos os dias!
Minha irmã foi curada de tricotilomania na igreja. Foi na Universal. É uma questão de fé eu sei, mas no caso dela foi a cura.
Bem interessante esse conteúdo!
Já tinha ouvido falar que algumas pessoas comem o próprio cabelo!
Mas nem sabia que essa mania tinha nome!
Gente, não sei porquê, mas eu gosto tanto dessa moça.
Eu me apego até mesmo quando não conheço.
Eu acho isso tão satisfatório
Tenho 19 anos e desde meus 10 anos mais ou menos eu tenho a mania de arrancar meus cílios, geralmente eu consigo permanecer no maximoooo 1 mês sem arrancar, depois eu arranco novamente e começa tudo de novo. Eu sei que preciso de ajuda mas na minha cabeça eu nunca vou conseguir parar. Aos poucos vou descobrindo que sou muito mais ansiosa do que imaginava, pq na minha mente eu não sou tão ansiosa pelo fato de não ter crises e tal, mas a ansiedade em mim se manifesta de forma diferente.
Infelizmente tenho isso há 24 anos, desde os 11 anos. é horrível não ter controle ... Uma verdadeira luta. O pior é a família não saber lidar. eu cheguei a ficar sem cílios várias vezes, sobrancelha até hoje é cresce - arranca - cresce - arranca. Sofri muito bullying, era chamada de feia, esquisita, até de ET (da minha própria tia) e minha mãe chegou a me "torturar", me amarrando com as mãos para trás e brigando comigo. 😢
Eu já não aguento mais,essa doença está acabar comigo 😔😭
Ana, acho lindo seus anéis. E seus livros. Gratidão por tudo. 😘
Minha aluninha arrancou toda a sobrancelha e os cílios!
Sugiro falando um pouco mais sobre roer unhas e como superar isso. Obrigada!
Eu tenho especialmente quando tô com sono. Agora tô tendo que trabalhar no turno noturno piorou tanto que tô com falhas... Também arranco meus cílios constantemente. Eu desenvolvi quando me mudei de estado pra fazer doutorado em 2019. Na pandemia piorou muito, mas agora tá pavoroso. Tomo sertralina, a ansiedade tá controlada, mas arrancar cabelo é muito reconfortante
Já fiz um pseudo tratamento pra parar (tenho a 18 anos), eu tomava uma dosagem muito alta de um xarope, mas eu não suportei o gosto, tinha cheiro de produto pra alisar cabelo. O meu filho está começando a arrancar cabelo mesmo
Bia, por favor faz um vídeo sobre cleptomania
Nossa! O ser humano é muito complexo. Pequenas ações inocentes podem sinalizar comportamento disfuncional.
Eu tirava os fios de cabelo na adolescência, porém consegui parar, mas surgiram outros tipos de toc!
Eu tb!
@@CarlaSilva-sb4jz Eu também! É muito sofrimento! Você tenta se controlar e não consegue por muito tempo! Tenho tanto TOC que me deixa cansada!
Muito boa a informação.Tenho uma parente q faz isso com o cabelo e eu não fazia ideia que fosse isso.
Eu estou careca de um lado, convivo com há 16 anos. Está perdurando desde a pandemia.
Usa touca ou luvas em casa. Foi o que resolveu pra mim.
Eu conheci uma bebê q tinha tricotilomania, ela não tinha quase pelo na cabeça d tanto q arrancava, a mãe dela dava para ver d longe q era uma pessoa bastante ansiosa.
Dra Ana Beatriz , por favor fale sobre tripofobia, é horrível ,me descobri com essa doença é horrível! Me ajude a entender pq isso acontece?
Aprendo tanto com você! Obrigada.
OMG! Descobri que estou no espectro do toc!!! A gente nasce ansioso? Pq eu fazia tudo isso desde que me lembro por gente. 😱
Gosto muito de suas explicações! Obrigada.
Bia, faça uma live sobre bipolar.
maravilhosa explicação, parabéns
sei que não é muito falado, mas eu tenho um vício enorme em tirar os pelos do nariz com a unha mesmo, isso faz mais de 10 anos e já se tornou um hábito, até sem pelo nenhum eu fico mexendo no nariz procurando encontrar… fui pesquisar pra saber se isso era algum problema e vi sobre a tricotilomania, e como é um transtorno de tirar pelos (cabelos), acredito que esse meu problema faz parte desse transtorno também.
Comecei com 10 anos contando os passo e tinha que começar a caminhar com o pé direito eu sabia que tinha que parar mas não conceguia então trocava para outra mania passei pela faze das feridinha no nariz depois na orelha até chegar a arrancar os cavelos tenho 69 anos procuro me controlar mas é bem difícil fiquei com falhas a ponto de cortarbem curtinho agora deichei crescer mas ainda arranco bjs
Vídeo perfeito👏🏻
Eu roo unha desde muito pequena, lembro de na escola sentir vergonha por comparar minhas unhas com de outras crianças, meus pais, principalmente meu pai brigava muito comigo por isso, mas nunca consegui deixar de roer, hj tenho 25 anos sofro de depressão e ansiedade faço terapia e utilizo medicamentos, passei muito tempo sem compreender ao certo o pq de roer minhas unhas.
Com essa explicação da doutora eu não pude deixar de relacionar com o caso de minha avó. Ela sofre de ansiedade e possui o costume de machucar a pele.. além disso, ela tem crises de tosse que se repetem várias vezes ao dia, sem nenhuma explicação fisiológica!! (não há nada no sistema respiratório etc). Alguns chamam de tosse emocional. Teria haver com o toc? Queria muito que a doutora falasse um pouco disso se possível. Ela convive com isso há 7 anos e receio que a única coisa que reste tentar é a terapia e/ou hipnose..
De onde vem tanta ansiedade? Quando eu tinha 13 anos eu arrancava cabelo e ficou um buraco . E nos últimos temos essa mania voltou, realmente sou ansioso. So consigo controlar a ansiedade com muita atividade física
Doutora por gentileza, faz um vídeo sobre falsa empatia, se possível ficarei grato 😘😘
Sempre aprendendo contigo ❤
Bia, por favor, faça um vídeo falando sobre a tripofobia? 🙌🏾🥰