Estou lendo o livro "Fundamentos da Psicanálise - de Freud a Lacan de Marco Antonio Coutinho Jorge e me deparei com esses conceitos e estava bastante difícil fazer a fixação dos mesmos em meio a tantos argumentos, sua explicação, realmente me ajudou demais, muito obrigada mesmo!
Estaria errado se eu definisse o objeto a como sendo o negativo do outro , a parte inomeavel , real , do outro , o que escapa da imagem especular que o sujeito constroi de si apartir do outro . Nesse caso , o objeto a , seria o que causa um furo na imagem especular , que o sujeito constitui apartir do outro , produzindo o sujeito e o reintroduzindo a falta originaria de sua estrutura , a castracao , que atraves do mais gozar , dos seus significantes tentara reconstruir essa imagem escular do outro semelhante , que e impossivel de ser toda definida por sempre faltar um significante . Professora seria muito importante para mim , ler a sua opiniao sobre o que escrevi nesse comentario . abracos
Não. Para Lacan não existe outro real. O outro é sempre imaginário .Existe Outro-real cujo representante é a mãe. Leia Seminário 4 A relação de objeto, capítulos sobre FRUSTRAÇÃO, CASTRAÇÃO E PRIVAÇÃO. Confuso. O objeto a surge ao mesmo tempo que o sujeito barrado. Recomendaria meu seminário sobre a leitura do S1 de Lacan, para começar estudar Lacan como tudo começou. O seminário dedicado ao objeto a é o seminário 10: A angústia. Mas é um seminário muito difícil. Já li duas vezes e penso retonar a ler. Um abraço Nadiá
📚 Livro da Nadiá | Lacan, o grande freudiano: a.co/d/fUKcyUx
Grato.
Muito obrigada.🌷🌼🍃
Aprender Lacan com sua aula torna-se prazeroso! Obrigada Nadiá!
Nadiá é um exemplo de como transmitir Lacan de forma prazerosa e comprometida com sua ética.
Não entendo de Lacan ! Mas q agradável aprender dessa forma
Esclarecedor!
Maravilhosa!
Gratidão por essa transmissão clara e objetiva dos termos lacanianos Nádia. Você está me ajudando nessa jornada.
maravilha!!!!!
Magistral
Que forma maravilhosa de comentar Lacan! Estou lamentando bastante por não ter assistido seus videos antes. Continue esse ótimo trabalho! Bjs
Que explicação fantástica.
Obrigada pela explicação
Estou lendo o livro "Fundamentos da Psicanálise - de Freud a Lacan de Marco Antonio Coutinho Jorge e me deparei com esses conceitos e estava bastante difícil fazer a fixação dos mesmos em meio a tantos argumentos, sua explicação, realmente me ajudou demais, muito obrigada mesmo!
Amei o vídeo, me ajudou maravilhosamente! Obrigada!
Estaria errado se eu definisse o objeto a como sendo o negativo do outro , a parte inomeavel , real , do outro , o que escapa da imagem especular que o sujeito constroi de si apartir do outro .
Nesse caso , o objeto a , seria o que causa um furo na imagem especular , que o sujeito constitui apartir do outro , produzindo o sujeito e o reintroduzindo a falta originaria de sua estrutura , a castracao , que atraves do mais gozar , dos seus significantes tentara reconstruir essa imagem escular do outro semelhante , que e impossivel de ser toda definida por sempre faltar um significante .
Professora seria muito importante para mim , ler a sua opiniao sobre o que escrevi nesse comentario .
abracos
Não. Para Lacan não existe outro real. O outro é sempre imaginário .Existe Outro-real cujo representante é a mãe. Leia Seminário 4 A relação de objeto, capítulos sobre FRUSTRAÇÃO, CASTRAÇÃO E PRIVAÇÃO.
Confuso. O objeto a surge ao mesmo tempo que o sujeito barrado.
Recomendaria meu seminário sobre a leitura do S1 de Lacan, para começar estudar Lacan como tudo começou. O seminário dedicado ao objeto a é o seminário 10: A angústia. Mas é um seminário muito difícil. Já li duas vezes e penso retonar a ler.
Um abraço
Nadiá
@@nadiapauloferreira obrigado pelo retorno . Um otimo natal e 2022. abraco
eu não entendi porra niuma