Marcelo Carcanholo - Superexploração da força de trabalho e Capital financeiro

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 сен 2024
  • Conferência proferida durante a X Edição das Jornadas Bolivarianas - Florianópolis - UFSC - abril. 2014

Комментарии • 30

  • @imagensaereasfigueiredo5713
    @imagensaereasfigueiredo5713 2 года назад

    paulada explicação do carcanholo

  • @joycecesarpirespires6663
    @joycecesarpirespires6663 Год назад +1

    ❤ revendo

  • @multiverso.cristao
    @multiverso.cristao Год назад

    Isso sim que é uma "intervenção federal"! kkkk. Ótima aula!

  • @LGFortes1
    @LGFortes1 2 года назад

    👊👊👊

  • @yanbox123
    @yanbox123 3 года назад

    Ótimo vídeo! Esse professor é porreta!

  • @joycecesarpirespires6663
    @joycecesarpirespires6663 7 лет назад +3

    Otimo, Marcelo. valeu.

  • @SturtSilva
    @SturtSilva 10 лет назад +4

    bela intervenção!

  • @jblp92
    @jblp92 6 лет назад +5

    É um vídeo profético, as Reformas de Temer explicadas.

    • @joaoabbud
      @joaoabbud 6 лет назад +2

      Jonathan Lima É um marxismo com rigor camarada!

  • @marciosoares427
    @marciosoares427 5 лет назад

    Brilhante!

  • @wilsonpessoa9568
    @wilsonpessoa9568 3 года назад +1

    Útil

  • @involuntariodapatria716
    @involuntariodapatria716 3 года назад +1

    Admito que sou um aspirante da TMD, contudo acho as exposições do Marcelo bem forçadas e confusas. Na maior parte das vezes ele chove no molhado e não sai do lugar, seu léxico "economês" mais confunde que esclarece...Das vezes que ouvi suas palestras fiquei me perguntando, como um cidadão comum consegue entender esse cara? Ele está falando para quem? Para ele mesmo? A teoria marxista tem seu valor, mas infelizmente ela é monopólio de algumas cabeças que insistem em cair no mesmo erro das falas difíceis e escritas teóricas nada acessíveis para os trabalhadores que financiam as pesquisas científicas. A nossa limitação enquanto cientistas não está em entender as teorias ou ensaiar delírios que chamamos de abstrações, nossa limitação está em pensar os exemplos concretos de fácil compreensão da população que dizemos representar quando nos auto rotulamos de teóricos revolucionários. Interpretar a realidade para que/quem?

  • @GolfCharlieBOT
    @GolfCharlieBOT 4 года назад

    15:31

  • @silassilvaferreira
    @silassilvaferreira 7 лет назад +1

    - Mais o Governo do Ex - Presidente Lula, faz um ´´milagre´´ de abrir micro crédito, e permitir o consumo interno, uma genialidade e claro, bom no caso agora a ´´Festa´´ acabou, e o dinheiro esta mais concentrado em cima e não na base da Piramide.

  • @JoaoPaulo-mn3kc
    @JoaoPaulo-mn3kc 7 лет назад

    os caras metem a mão mesmo, fala sério!!

    • @camaradastalin68
      @camaradastalin68 7 лет назад +1

      explica a expressão?

    • @JoaoPaulo-mn3kc
      @JoaoPaulo-mn3kc 7 лет назад +1

      Camarada Stalin jacaré vacilou vira bolsa, n vacile. Vc n viu o q vc fez c todo mundo confiando em ti, comrade. Pq vc n matou o Nikita tb?

  • @Guizambaldi
    @Guizambaldi 3 года назад

    (i) Superexploração da força de trabalho
    Monopsônio. Se houver poder de monopsônio o salário é menor que a produtividade marginal do trabalho. Todos os mecanismos listados só fazem sentido se a firma tiver poder de barganha.
    (ii) Trocas desiguais
    Não entendi bulhufas sobre como isso se dá no plano internacional. Pior ainda, ficou parecendo que trocas desiguais e a superexploração da força de trabalho é a mesma coisa.
    Sim, uma firma com alta produtividade do capital tem um certo poder de barganha, porque ela pode contratar ao salário de mercado e extrair todo o ganho de produtividade do capital extra. Mas não fica tão claro para mim se isso é retorno fruto da elevação da produtividade do capital ou se é monopsônio (único detentor de produtividade do capital na fronteira), ou se são ambas.
    Enfim... vou tratar esse poder de mercado na categoria do monopsônio também.
    (iii) Capital externo
    Ok. O capital externo entra aqui, realiza algum poder de mercado, e remete lucros extraordinários (no sentido econômico do termo).
    (iv) Concentração de renda e riqueza nas economias dependentes.
    O único mecanismo internacional listado foi esse lance do capital externo, e não consigo enxergar como ele concentra renda e riqueza localmente. Inclusive, se o capital entra, extrai lucros e deixa salários, era para a renda do trabalho melhorar, não?
    (v) Consequências sociais da concentração de renda e riqueza.
    Idem item acima. Só consigo enxergar uma melhora da distribuição de renda no caso.
    Conclusões da teoria segundo Carcanholo:
    "Uma massa crescente de valor ou mais valor produzido aqui não faz parte da dinâmica de acumulação aqui, mas faz parte da acumulação lá"
    "... a economia estaria fadada à estagnação e não teria como crescer"
    "... a economia dependente pode compensar a transferência de valor aumentando a superexploração da força de trabalho"
    Minhas reações:
    Massa uma teoria onde um valor irrelevante, que é relativo ao saldo da produção interna (-) (a produção interna (-) as transferências de renda internacionais), ou PIB - PNB, tem esse peso todo para explicar a dinâmica capitalista do centro e da periferia. Mais engraçado ainda é notar que nem sempre países desenvolvidos possuem PNB maior que PIB, como é o caso do próprio EUA, que é recebedor líquido de investimentos internacionais, e pela lógica da teoria deveria ser classificado como "dependente". Já qualquer asiático pobre de alta poupança seria "centro" segundo a teoria.
    Eu entendo que a teoria está preocupada em como explicitar um mecanismo apenas, mas fica meio engraçado um mecanismo irrelevante, que no máximo explora um valor esdrúxulo do trabalhador local, seria o culpado pela estagnação da periferia. E pior, que sua superação só poderia ser resolvida se o capitalista local elevasse sua superexploração para compensar a perda de investimento local.
    Realmente muito curioso essa conclusão. Primeiro porque assume que os lucros gerados aqui vão ser reinvestidos lá. Ora pombas, e porque diabos se assume isso? Se o capitalista internacional entrou aqui foi porque estava atrás de retorno. Se houver retorno aqui outros capitalistas vão entrar ou os que já entraram vão reinvestir aqui. E o rendimento do capital vai tender a se equalizar no mundo. Se os capitalistas forem investir só no país central uma hora a taxa de retorno começa a cair e faz sentido levar capital à periferia. Países com baixa poupança vão receber investimento e países com alta poupança vão levar investimentos. Ou seja, o que ocorre na prática é exatamente o contrário do que a teoria imagina.
    Fora que a teoria sequer leva em consideração outros fatores que produzem crescimento econômico. Não existe elevação da poupança, capital humano, progresso técnico... A gente só cresce se o capitalista local investir? E ele só investe mais se roubar dos trabalhadores?
    E outra... o poder de mercado parece infinito. Se o capitalista quiser ele reduz o salário até o ponto que satisfaça as preferências de lucratividade dele. Porra... eu não tenho nada contra a ideia de poder de mercado, mas daí a dar essa flexibilidade ao conceito. Se você olha a distribuição de renda entre capital e trabalho no longo prazo parece bem estável. Cadê, essa força toda do capital?
    Francamente, que teoria ridícula.

    • @franciscolira6637
      @franciscolira6637 3 года назад +1

      Os Estados Unidos pode financiar déficit em transações correntes com o Sudeste Asiático porque ele não restrições externas, seu animal. Ele não apenas paga sua dívida externa com Dólares( moeda que ele próprio emite), como controla o custo dessa dívida externa, pois ele define a taxa de Juros internacionais. Os EUA tem Superávit em conta corrente com A maioria dos os Países da AL, Que dependem do Dólar pra importar tudo:insumos, maquinas, equipamentos, medicamento, etc. só não tem com o Brasil por causa das coisas exportações Brasileiras que são altas, tem fluxo financeiro pra aplicar em taxa de juros estruturalmente altas e porque o Brasil tá semi-estagnado nessa última década, reduzindo as importações. Esses países sofrem com desindustrialização desde os 80.Além de precisar atrair Fluxos financeiros pra manter o equilíbrio macroeconômico. Com isso cria uma dominância entre manter Juros altos, ou endividamento externo corrente(como no caso Argentino), ou crises cambiais e consequente desequilíbrios fiscais e monetários. Respondendo :1- o Valor da força de trabalho é baixo porque os Países tem dependentes tem Desemprego Estrutural, consequentemente tem excedente de Força de trabalho, o que faz com que na média o preço da mão de obra fique abaixo do valor das condições médias de reprodução do trabalhador. O Salário não é definido apenas pela produtividade marginal do trabalho, os Salários nos EUA a partir de 1980 crescem em média bem menos que a produtividade Total da economia, isso é produto principalmente do enfraquecimento sindical dos 70-80 e do fluxo de mão de obra de outros países. 4-Um país pode ter Produtividade do trabalho alta e salários que crescem como tendência abaixo dela. Na AL, desde os 80, não apenas a concentração de Renda e riqueza explode, como passa por redução do papel da indústria de transformação no PIB( Setor em que a produtividade é maior pois é mais rico em capital fixo e tecnologia). A concentração de renda caiu no início do século XXI por causa do Ciclo financeiro externo e do boom de commodites, que abriu espaço pra expansão dos Salários Reais e Investimento/ Gasto público. Quando o ciclo externo mudou a AL TODA quebrou, é isso que significa DEPENDÊNCIA seu imbecil. o que determina nossos desequilíbrios macroeconômicos é justamente isso, a economia precisa desacelerar, aumentar desemprego e fazer política fiscais e monetárias contracionistas pra não gerar inflação e desequilíbrios externos. Isso aumenta, por um lado, A Acumulação financeira em detrimento da formação bruta de capital, pois o país precisa aumentar Juros pra manter o equilíbrio interno e atrair Fluxos de capitais constantemente, por outro lado, o Desemprego reduz o salários Reais da classe trabalhadora, aumentando a Super-exploração do trabalho. Dois dados rápidos que explicam isso: o Poder de compra dos Salários mínimos caíram 44% de 2015-2019, segundo dados do ILAESE, a Taxa de Salários está sendo reajustado abaixo da inflação anualmente, ou seja, ampliação da Exploração do Trabalho. Sem falar no aumento da concentração de Renda do capital, que aumentou sua participação na Renda nacional pra 7,5% do PIB nacional, 7,5% da Renda Nacional é apropriada pelos proprietários de Estoque de riqueza fixa( imóveis, ações, títulos imobiliários, Dívida pública). Sem falar na explosão de concentração de Renda e sobretudo de Estoque de Riqueza, quem quebra nessa crise são também as pequenas empresas , é só olhar o processo de centralização do capital comercial no Brasil. Aumento de Pobreza absoluta e miséria de um lado e aumento da renda e riqueza do outro. Respondendo o resto...vc é tão burro que não percebe que todos os Países da AL pararam de crescer quando adotaram esse modelo falido que vc prega, os EUA Continuam crescendo pois ainda tem a economia Capitalista mais desenvolvida do mundo e emite a moeda que é reserva internacional de valor, não havendo restrições externas porque o resto do mundo periférico depende financeiramente do capital internacional e esses dólares são “devolvidos” pois voltam pros EUA pra serem aplicados em títulos Americanos que rendem menos que o Juros aqui, é Carry Trade ao inversokkkkk.O Brasil não tem empresas privadas nacionais capazes de desenvolver o país, pois vcs liberais quebraram todas as que tinham. Continuando... Esse fluxo de capital que entra nas economias periféricas é pra desenvolver fábricas, infraestrutura, gerar emprego? Se receber Capital no país gerasse a AL seria uma potência intergalática, de 80 pra cá a AL foi uma das regiões do globo que mais recebeu fluxo de capital do mundo, só que simplesmente pra especulação financeira e pra comprar as empresas que produzem rendas Ricardianas, como a Vale e a Petrobrás, que hoje são umas das empresas mais Lucrativas do mundo. Só em 4 anos a vale do Rio Doce deu um lucro líquido que é igual ao valor que ela foi vendida. Sem falar na Petrobrás que é monopólio natural e que gera o maior dividend yield do Mercado Financeiro. É pilhagem que chama isso? Respondendo a última parte que foi a mais engraçada, “não existe elevação da poupança, capital humano, progresso técnico” falar isso de uma TEORIA MARXISTA só prova a burrice de quem escreve, Marx foi o autor que mais escreveu sobre progresso técnico e acumulação de capital seu animal, todo a teoria de economias de Escala, escopo, e de como as revoluções técnicas influenciam o capitalismo já está lá no barba. Quem ignora a importância da indústria e dos ganhos que ela gera em qualquer país do mundo são vcs liberais que acha que dá pra ficar rico vendendo matéria-prima do século XVIII que enriquece muito os acionistas da Vale e o do nosso pujante Sojão, mas pro povão é inflação, desemprego, compressão salarial e miséria. A TMD e a CEPAL vivem, quem tá morto é o consenso de Washington que veio se aposentar no Brasil.

    • @franciscolira4661
      @franciscolira4661 3 года назад +1

      @@franciscolira6637 esqueci de dizer uma coisa: A super exploração do trabalho é estrutural na AL, não podendo ser mudada pois ou cairia em restrições externas no Balanço de Pagamentos, Pois sem um setor industrial nacional gigante essa demanda agregada do gasto público, da renda e do emprego pressionaria as importações, ou então gerariam alteração Estrutural na Distribuição do produto nacional, diminuindo os lucros médios do capital nacionais e internacional. O destino dos 4 presidentes que tentaram aumentar Salários reais e fazer política industrial nacional no país foram ruins neh querido. O Brasil também permite ao capital estrangeiro um lucro extraordinário pois tem uma taxa de imposto sobre Lucros que é abaixo da média da OCDE, Além de isentar dividendos e cobrar um imposto de renda Ridículo da turma do andar de cima, enquanto taxa majoritariamente produtos que entram na cesta básica dos trabalhadores. É super-exploração que fala?

    • @franciscolira4661
      @franciscolira4661 3 года назад +1

      continuando uma coisa que me incomodou na sua fala: O desenvolvimento do Sudeste Asiático só é possível pois esses países tem superávit estruturais em transações correntes e tem moeda conversível internacionalmente, e não dependem nem de fluxo de capital pra aumentar poupança interna, pois esses países tem um setor industrial privado e estatal super potente e tem grande disponibilidade de capital fixo e de inovação tecnológica NACIONAL. E claro, não depende de fluxo financeiro especulativo ou de políticas monetárias e fiscais contracionistas pra manter equilíbrio Macroeconômico. Infelizmente não dá pra ser todo mundo super desenvolvido em uma economia capitalista que se baseia na concorrência neh meu filho? tem que existir um fazendão super produtivo pra vender barato e ser parque de diversão do capital financeiro externo. E olhe que eu ignorei toda a questão Geopolítica que envolveu o desenvolvimento do sudeste da Ásia, já escutou falar em Guerra Fria e medo do comunismo? o Império Romano não tem mais que deixar a turma que mora abaixo do equador se desenvolver, pois não há mais bipolaridade no mundo capitalista. O capital reina sozinho atualmente.

    • @franciscolira4661
      @franciscolira4661 3 года назад +1

      Esqueci de responder a 2 questão: vc não entendeu porque nunca leu nenhum economista clássico, nem o David Ricardo que fala claramente que o comércio exterior produz uma taxa superior de lucro entre países que tem distintas produtividades médias. Por exemplo, um Carro que é produzido em um país desenvolvido é produzido em MÉDIA com uma maior produtividade, portanto com menos trabalho unitário por produto, reduzindo assim o custo médio da produção pois o trabalho nessa lugares produzem mais com menos trabalho per capita, ou seja, essas economias possuem economia de escala. Mas a produtividade média de um trabalhador Argentino de uma indústria é menor, pois necessita de uma quantidade maior de trabalho por produto e tem baixa composição orgânica de capital, traduzindo: tem uma quantidade de trabalhadores maior por Capital Fixo( maquinas, equipamentos), isso faz com que estruturalmente essas economias ou transfiram valor por causa desses diferenciais de produtividade, pois o custo médio é MAIOR nas economias de menor produtividade do trabalho. Essa mesma mercadoria por ter um custo médio maior e pra compensar a taxa média de lucro da economia Argentina, por exemplo, teria que vender essa mercadoria por um preço igual a da mercadoria Chinesa, e portanto teria uma margem de lucro bem menor do que a TAXA MÉDIA DE LUCRO da economia Argentina, isso levaria esse empresário Argentino a transferir seu capital monetário pro setor de serviços, comercial, Sojão ou financeiro( especulação com ações, títulos,etc) que são setores que contribuem pouco pra produtividade agregada da economia, mas que geram uma Taxa Média de lucro maior que o Setor industrial nesse exemplo. Esse processo faz com que o único mecanismo de compensação seja aumentar a exploração do trabalho via Redução Salarial, Aumento de Jornada ,etc, como vem ocorrendo no Brasil nos últimos anos. essa transferência é bom pro nosso amigo empresário que vai acumular uma grana anual maior, mas é uma merda pra economia, pois vai destruir o setor mais dinâmico de qualquer economia, seja socialista ou capitalista, que é a indústria de transformação. isso é que dar confundir Maximização da utilidade pra sociedade, com Maximização do Lucro médio de uma capital qualquer. Que grande merda é a economia neoclássica. Resumindo curto e grosso: Países Capitalistas já possuem um parque industrial desenvolvido tendem a solapar as bases do enriquecimento de um país pobre.

    • @joaoabbud
      @joaoabbud Год назад

      @@franciscolira4661 muito obrigado pela paciência de deixar essa resposta companheiro.

  • @imagensaereasfigueiredo5713
    @imagensaereasfigueiredo5713 2 года назад

    paulada explicação do carcanholo