Gente, esse é o vídeo gravado em estúdio. Tem microfone lapela. O som ficou baixo por causa de um problema na edição. No próximo vídeo não teremos esse problema mais.
@@fiascotv1 tá bem mais baixo que os outros... não sei até que ponto atrapalha na divulgação... e o paralelo com o momento atual é bastante interessante
Muito bom, camarada! É preciso elucidar sobre esse passado brasileiro numa época em que a tradição populista foi apagada da esquerda em nome de uma tecnocracia neoliberal.
Eu não sou esquerdista. Eu sou americano, e direitista, mas eu agradeço você pelo seu comentário sobre uma época muito interessante na história do Brasil. Eu li esse livro de Moniz Bandeira (não foi fácil fazê-lo). Também eu li a biografia de João Goulart pelo professor Jorge Ferreira (é um tomo excelente). Obrigado pelo seu comentário.
Mais um ótimo vídeo camarada, esse trecho final me pegou demais... pensar em toda a reestruturação que Goulart planejou e foi impedido (por si e por seus opositores) me entristece imensamente, nenhum motivo para se desistir da luta (Nunca!), mas esse pensamento de "o que poderia ter sido..." me abate mesmo, vez ou outra. Tenho lido o livro de 1964 do Marcos Napolitano como introdução e panorama mais genérico da ditadura e fiquei bastante interessado no livro sobre o governo de Goulart, assim que sobrar um pouco de dinheiro, tentarei adquiri-lo.
Fiz uma análise de vários livros, um deles era 1964, muito bom o livro, realmente introdutório mas acho muito bom como ele vai debatendo cada ponto levantado por pessoas que desconhecem o período e traz elementos novos como a cultura e por fim o período de distensão e tentativa de colocar as forças armadas como força mediadora pós fim da ditadura
Tem uma extensão do Chrome muito boa para isso chamada Volume Master, que permite aumentar o volume além do limite, enquanto o problema n é resolvido recomendo a extensão
Professor, seus vídeos são alguns dos melhores conteúdos da internet. E que bom ler os comentários, pessoas educadas, sem falação de besteiras gratuitas. Parabéns!
Jones, fiquei bastante interessado na ideia do controle dos preços dos aluguéis. Aliado a isso, imagina se o estado passasse a obrigar que todos os imóveis em território nacional tivessem função social (ou seja, precisariam estar ativamente ocupados)... caso houvesse denúncia de inatividade, o estado poderia auxiliar na ocupação imediata do imóvel. Seria massa? Abraços!
Outro livro fundamental pra entender o pré 64 e toda a conspiração que culminou no golpe é o "1964, a Conquista do Estado", do René Dreifuss. Um verdadeiro manual de pesquisa histórica amparado no mais profundo refinamento teórico e em uma base documental massiva genialmente analisada. Não por acaso, Um dos autores bastante citados por Dreifuss no livro é o próprio Moniz Bandeira.
Boa tarde. Parabenizo pelo vídeo. Pessoas da minha família, durante o Gov. JG, JK e Getúlio, exerceram postos de posição nestes governo. Inclusive no extinto DASP. Sempre ouvi em reuniões de família, em especial com outros políticos que frequentavam nossa casa, que Jango tinha lá suas virtudes e defeitos. Mas o grande pesar era a turma de pelegos e sindicalistas da pior espécie, sem qualquer qualificação que tomaram uma parte do Governo de Jango, em especial os Institutos de previdência. Sem esquecer que vivíamos no auge da guerra fria, que de certa feita, pagamos muito caro.
Quando as esquerdas, a classe trabalhadora no geral pautou o debate, a burguesia, seus porta vozes agiram em golpe. Parafraseando napolitano...o fim do período do governo Jango foi um momento onde a classe trabalhadora ilusoriamente acreditou ser possível fazer reformas sem se articular e perceber o horizonte de revolução
Vídeo pesadíssimo, terminei agora. Fundamental conhecermos melhor nossa história e esse período tão potencialmente promissor do pré golpe de 64! Quero viver para que em 2064 possamos estar realizando os anseios mais progressistas que o Brasil já viu. Venceremos!
Dois livros, de viés completamente distintos, interessantes pra pensar o governo Jango a partir do caldeirão que era o Brasil da década de 60: 1. Subdesenvolvimento e revolução, do Ruy Mauro Marini. 2. 1964 na visão do ministro do Trabalho de João Goulart, do Almino Affonso. O primeiro, uma análise rigorosa de conjuntura a partir da luta de classes que era tensionada no país na altura; o segundo, um depoimento gigante, com farta documentação da época, que recorda os antecedentes do golpe de 64, se socorrendo dos períodos anteriores, especialmente de Vargas pra cá.
Ótimo vídeo. Estou lendo a série de Elio Gaspari sobre a ditadura. O detalhamento das condições do golpe de 64 são muito interessantes; está logo na primeira metade do Vol. 1.
Ele n tinha escolha tecnicamente, tem um livro q conta sobre isso (em sua biografia), quando Jango foi aos EUA, e foi convidado para ver a base do exército americano, os EUA tinham feito uma ameaça. Seria bom q vc procurasse essa parte do livro, e vai enteder do pq ele n interviu no golpe.
@@sasahhellsing Escolha ele tinha sim, tanto que fez, que foi ceder às ameaças e não cumprir o seu dever constitucional que era o de resistir ao golpe. Apoio no exército para fazer isso ele tinha
Esse exemplo do Stalin é bão demais. Fico pensando o quanto as histórias heroicas do cinema seriam melhores que as de hollywood se a guerra fria terminasse diferente
O golpe de 64, as reformas q Jango queria, as FA instalando uma ditadura, tudo isso foi mt impactante pra me fazer notar na época adolescente q entre a direita e a esquerda, a esquerda tinha ideias mt mais democráticas e nacionalistas
Sabe o que eu acho interessante, que golpe foi dado pra impedir o desenvolvimento do País... Mais a realidade se impôs, a situação era muito crítica e complicada, que até os militares tiveram que adotar medidas nacionalistas e desenvolvimentistas durante a ditadura. Lógico q como uma certa limitação, porém muita coisa foi criada nos governos militares. Lembro que Getúlio se matou pq tinha uma conspiração muito grande.. principalmente para impedir a criação da eletrobras, mais a realidade se impõe a população estava crescendo se modernizando e não teve outra saída a não se ser cria-lá.
Para ficar em apenas uma das muitas possibilidades perdidas no golpe de 64, só a reforma agrária já teria mudado muito cara do Brasil teríamos menos favelas, menos trabalho escravo, menos fome… lamentavel
concordo com o que você pontuou, mas acho que o golpe de 1964 só foi adiantamento do golpe inevitável que aconteceria. Jango ganharia em 1965 como apontava as pesquisas de aprovação na época, mas creio que ele aconteceria de toda forma com a postura conciliadora do presidente.
Sobre Stalin: Quando seu filho, que era cabo do exército vermelho, foi capturado e os naz1st4s quiseram trocá-lo por um general alemão que estava sob custódia dos russos, Stalin disse “eu nunca trocaria um general por um cabo” e deixou que executassem seu filho. Imaginem só como o povo soviético interpretou isso, quando seu líder sacrificou o próprio filho para não fortalecer o inimigo. Então o nível de resistência e compromisso com a vitória é outro…
Tenho lido o livro dele (indicação do camarada Ian do História Pública), aborda bastante esse aspecto da cultura e do Governo Jango. Contudo, o livro não fala muito das reformas de base, que ganham mais enfoque no vídeo. Um livro que me informou mais das reformas de base em si, de forma descritiva, foi o livro Desenvolvimento Economico Brasileiro do Brum (que foi uma base pra minha cadeira de Economia Brasileira na faculdade)
Ao meu ver Jango foi o melhor presidente da história do Brasil. Teria sido Brizola, mas infelizmente este não conseguiu se eleger. O problema do Jango foi não ter reagido ao golpe de 1964 como defendeu Brizola.
Vou ser chato (mas com respeito, é bom dizer!): como Jango que, acertadamente, você falou era um líder da esquerda, assim como Brizola, e ambos herdeiros de Vargas, quando você classifica Vargas como de "direita"? Faltou dizer qual foi o melhor governo, já que o de Jango entrou como "segundo"?! Rs
@@Ian-hj4yt eu espero que sim, mas como o Vargas vem sendo classificado como de "direita", "conservador" etc, fica parecendo que estão querendo colocar o Lula! Rs E mais, alerto para o perigo: existe um movimento de historiadores de falsificação da história ao colocar o Lula como continuador do Varguismo!!!
@@G.GP. Vargas era desenvolvimentista e germinou a social democracia que a gente conhece hoje, foi o presidente mais à esquerda que ja tivemos no campo da economia e das pautas sociais. A comunada não gosta dele, porque em um certo periodo perseguiu os comunistas.
Excelente vídeo, Jones. Possui alguma recomendação de obra que debata o conceito de “populismo”? O conceito é utilizado de forma tao imbecil para demonizar a esquerda burguesa que eu gostaria de ver como o conceito é trabalhado pela esquerda marxista
ruclips.net/video/Psh0UfV01iY/видео.html Nesse video ele traz um pouco, o que ele indica é o livro o processo de dominação política no Equador do Agustín cueva
Tem o livro "Las democracias restringidas de latinoamérica", do Agustin Cueva. Possui um capítulo só sobre populismo que é provavelmente a melhor análise sobre o fenômeno e sobre a utilização política do termo pela direita latino-americana. Além dele tem o artigo do René Zavaleta "por qué cayo Bolivia em las manos dele fascismo?", talvez o nome mude um pouco, mas é por aí. Em que ele vai explicar que o nacionalismo de viés conciliador cai no populismo e o nacionalismo de viés a esquerda cai na revolução.
Se esse vídeo fosse lançado alguns anos no futuro com algumas mudanças em certos pontos e trocando o nome de Goulart para Lula daria para fazer o mesmo vídeo, a história como sempre se repetindo e continuamos não aprendendo nada com ela.
Recuperar os legados de Jango, Brizola e do trabalhismo histórico é importante, porém se intuito desses vídeos é o de atrair ex-eleitores de Ciro Gomes seria bom contextualizar. Canais ciristas há algum tempo vem compartilhando material reacionário travestido de nacionalista, colocando Jango, Brizola e Vargas no mesmo balaio de Enéas, Geisel, Médici e até Plínio Salgado e Gustavo Barroso. Além de Madeleine Lascko e Paula Schmitt, figuras ligadas ao duginismo e ao lavajatismo, terem virado "musas" do cirismo.
Gente, esse é o vídeo gravado em estúdio. Tem microfone lapela. O som ficou baixo por causa de um problema na edição. No próximo vídeo não teremos esse problema mais.
O vídeo tá muito bom. Vale a pena "consertar e relançar"?
O som ta bom parça!!!
Ficou baixo mesmo
@@fiascotv1 tá bem mais baixo que os outros... não sei até que ponto atrapalha na divulgação... e o paralelo com o momento atual é bastante interessante
Eu já mandei currículo pra vocês e garanto que não cometeria esse erro.
Show meu camarada. Nasci um ano depois do golpe. Lembro, que quando eu era garoto, as pessoas tinham medo de falar sobre política !!
Muito bom, camarada! É preciso elucidar sobre esse passado brasileiro numa época em que a tradição populista foi apagada da esquerda em nome de uma tecnocracia neoliberal.
Eu não sou esquerdista. Eu sou americano, e direitista, mas eu agradeço você pelo seu comentário sobre uma época muito interessante na história do Brasil. Eu li esse livro de Moniz Bandeira (não foi fácil fazê-lo). Também eu li a biografia de João Goulart pelo professor Jorge Ferreira (é um tomo excelente). Obrigado pelo seu comentário.
Mais um ótimo vídeo camarada, esse trecho final me pegou demais... pensar em toda a reestruturação que Goulart planejou e foi impedido (por si e por seus opositores) me entristece imensamente, nenhum motivo para se desistir da luta (Nunca!), mas esse pensamento de "o que poderia ter sido..." me abate mesmo, vez ou outra.
Tenho lido o livro de 1964 do Marcos Napolitano como introdução e panorama mais genérico da ditadura e fiquei bastante interessado no livro sobre o governo de Goulart, assim que sobrar um pouco de dinheiro, tentarei adquiri-lo.
Fiz uma análise de vários livros, um deles era 1964, muito bom o livro, realmente introdutório mas acho muito bom como ele vai debatendo cada ponto levantado por pessoas que desconhecem o período e traz elementos novos como a cultura e por fim o período de distensão e tentativa de colocar as forças armadas como força mediadora pós fim da ditadura
Uma crítica positiva, não sei o pq, seus vídeos andam c volume baixo ultimamente, fora isso, seus conteúdos são de ótima qualidade
Bom vc falar isso. Era exatamente isso que eu ia comentar. Tanto esse como o anterior estão baixíssimos.
Tem uma extensão do Chrome muito boa para isso chamada Volume Master, que permite aumentar o volume além do limite, enquanto o problema n é resolvido recomendo a extensão
@@vicentebpp valeu... bom mesmo.
up
Ta baixo mesmo
Brabo demais. O fato de que agora saem outros vídeos ao longo da semana da um gostinho a mais pra esses gravados no estúdio.
Professor, seus vídeos são alguns dos melhores conteúdos da internet. E que bom ler os comentários, pessoas educadas, sem falação de besteiras gratuitas. Parabéns!
Jones, fiquei bastante interessado na ideia do controle dos preços dos aluguéis. Aliado a isso, imagina se o estado passasse a obrigar que todos os imóveis em território nacional tivessem função social (ou seja, precisariam estar ativamente ocupados)... caso houvesse denúncia de inatividade, o estado poderia auxiliar na ocupação imediata do imóvel. Seria massa? Abraços!
Sim, reforma agrária e urbana ♡
Seria massa se n tivesse aluguel neh?
👏🏾👏🏾👏🏾
Horrível. Se o terreno é de alguém, o cara escolhe o que faz. Prefiro destruir um terreno MEU do que dar pra alguém de graça.
tem muita terra grilada, de gente que tem muito dinheiro e influência para servir à reforma agrária e urbana, camarada, pode ficar tranquilo ♡
Outro livro fundamental pra entender o pré 64 e toda a conspiração que culminou no golpe é o "1964, a Conquista do Estado", do René Dreifuss. Um verdadeiro manual de pesquisa histórica amparado no mais profundo refinamento teórico e em uma base documental massiva genialmente analisada. Não por acaso, Um dos autores bastante citados por Dreifuss no livro é o próprio Moniz Bandeira.
Boa tarde. Parabenizo pelo vídeo. Pessoas da minha família, durante o Gov. JG, JK e Getúlio, exerceram postos de posição nestes governo. Inclusive no extinto DASP. Sempre ouvi em reuniões de família, em especial com outros políticos que frequentavam nossa casa, que Jango tinha lá suas virtudes e defeitos. Mas o grande pesar era a turma de pelegos e sindicalistas da pior espécie, sem qualquer qualificação que tomaram uma parte do Governo de Jango, em especial os Institutos de previdência. Sem esquecer que vivíamos no auge da guerra fria, que de certa feita, pagamos muito caro.
espero muito q surja algum líder popular de relevância e q defenda ideais socialistas
Eu te entendo e concordo com você, Jones Manoel. Parabéns.
Saravá camarada Jones! 🤘🏽
🔴Curtir o vídeo!🔴 Comentar!🔴 Curtir os comentários! 🔴Devemos ajudar a impulsionar o vídeo!
Quando as esquerdas, a classe trabalhadora no geral pautou o debate, a burguesia, seus porta vozes agiram em golpe. Parafraseando napolitano...o fim do período do governo Jango foi um momento onde a classe trabalhadora ilusoriamente acreditou ser possível fazer reformas sem se articular e perceber o horizonte de revolução
Vídeo pesadíssimo, terminei agora. Fundamental conhecermos melhor nossa história e esse período tão potencialmente promissor do pré golpe de 64! Quero viver para que em 2064 possamos estar realizando os anseios mais progressistas que o Brasil já viu. Venceremos!
Cada dia que passa, seus conteúdos melhara
Que aula!!!!!!!!!!!!!!
Dois livros, de viés completamente distintos, interessantes pra pensar o governo Jango a partir do caldeirão que era o Brasil da década de 60:
1. Subdesenvolvimento e revolução, do Ruy Mauro Marini.
2. 1964 na visão do ministro do Trabalho de João Goulart, do Almino Affonso.
O primeiro, uma análise rigorosa de conjuntura a partir da luta de classes que era tensionada no país na altura; o segundo, um depoimento gigante, com farta documentação da época, que recorda os antecedentes do golpe de 64, se socorrendo dos períodos anteriores, especialmente de Vargas pra cá.
Ótimo vídeo. Estou lendo a série de Elio Gaspari sobre a ditadura. O detalhamento das condições do golpe de 64 são muito interessantes; está logo na primeira metade do Vol. 1.
Jones não para nunca camarada seus vídeos são fodas
Eu tenho uma visão muito negativa do João Goulart por conta da decisão dele de não resistir ao golpe.
Ele n tinha escolha tecnicamente, tem um livro q conta sobre isso (em sua biografia), quando Jango foi aos EUA, e foi convidado para ver a base do exército americano, os EUA tinham feito uma ameaça. Seria bom q vc procurasse essa parte do livro, e vai enteder do pq ele n interviu no golpe.
@@sasahhellsing Escolha ele tinha sim, tanto que fez, que foi ceder às ameaças e não cumprir o seu dever constitucional que era o de resistir ao golpe. Apoio no exército para fazer isso ele tinha
Ótimo vídeo como sempre gosto muito dos seus vídeo por que sempre aborda história do Brasil que e muito nescessário que agente tenha esse conhecimento
Excelente, Jones!
Gostei muito do vídeo! Excelente!
Ótima discussão
Muito bom!!!
Esse exemplo do Stalin é bão demais.
Fico pensando o quanto as histórias heroicas do cinema seriam melhores que as de hollywood se a guerra fria terminasse diferente
vídeo fantástico como sempre!
Aquele vídeo que eu espero a anos
Sempre a conciliação atrapalhando.
Excelente síntese, parabéns!
O golpe de 64, as reformas q Jango queria, as FA instalando uma ditadura, tudo isso foi mt impactante pra me fazer notar na época adolescente q entre a direita e a esquerda, a esquerda tinha ideias mt mais democráticas e nacionalistas
Sabe o que eu acho interessante, que golpe foi dado pra impedir o desenvolvimento do País... Mais a realidade se impôs, a situação era muito crítica e complicada, que até os militares tiveram que adotar medidas nacionalistas e desenvolvimentistas durante a ditadura. Lógico q como uma certa limitação, porém muita coisa foi criada nos governos militares. Lembro que Getúlio se matou pq tinha uma conspiração muito grande.. principalmente para impedir a criação da eletrobras, mais a realidade se impõe a população estava crescendo se modernizando e não teve outra saída a não se ser cria-lá.
@@kakesss9126 ss, porém nada democráticas e mantendo as elites acomodadas
Como é show estudar contigo, Jones!!
Lembro de ter estudado no Ensino Médio tudo aquilo do anúncio das Reformas de Base e tal
É bom relembrar certas coisas
Mais um excelente vídeo
excelente vídeo, camarada
Para ficar em apenas uma das muitas possibilidades perdidas no golpe de 64, só a reforma agrária já teria mudado muito cara do Brasil teríamos menos favelas, menos trabalho escravo, menos fome… lamentavel
❤ excelente
Obrigado pelo vídeo, Jones!
Salve, camarada Jones!
Na minha humilde opinião armas para todos, armas não simples revólver e pistolas .
Concordo ctg
Dei pausa, agora, espero um vídeo histórico.
*play
Porque não, o melhor?
concordo com o que você pontuou, mas acho que o golpe de 1964 só foi adiantamento do golpe inevitável que aconteceria. Jango ganharia em 1965 como apontava as pesquisas de aprovação na época, mas creio que ele aconteceria de toda forma com a postura conciliadora do presidente.
Cabuloso
Legaliza 🌞 🌱
A moderação sempre foi o problema dos governos ditos como esquerda no tratamento às articulações golpistas.
Sobre Stalin: Quando seu filho, que era cabo do exército vermelho, foi capturado e os naz1st4s quiseram trocá-lo por um general alemão que estava sob custódia dos russos, Stalin disse “eu nunca trocaria um general por um cabo” e deixou que executassem seu filho. Imaginem só como o povo soviético interpretou isso, quando seu líder sacrificou o próprio filho para não fortalecer o inimigo. Então o nível de resistência e compromisso com a vitória é outro…
🔥🔥🔥
Muito bom
Note...
Muito interesante....
O volume do vídeo tá muito baixo, professor!
Jones, vc é essencial, obrigada ✊️🔥❤️
Excelente printei vou comprar esse mês
👏👏👏
Se ele é o segundo melhor presidente do Brasil, quem foi o primeiro?
Getúlio Vargas
O presidente mais legítimo da história do Brasil!
Eu juro q li "um balango do governo Jango"???
Chorei
Já pensou em reposta-lo com o áudio editado? Ficaria massa, obrigada de qualquer forma pelo conteúdo 🙏
Chega aqui Lula, assiste esse vídeo 🙌🙌🙌
O som está muito baixo!!!!
jones também poderia ter citado o 1964 de marcos napolitano.
Tenho lido o livro dele (indicação do camarada Ian do História Pública), aborda bastante esse aspecto da cultura e do Governo Jango. Contudo, o livro não fala muito das reformas de base, que ganham mais enfoque no vídeo. Um livro que me informou mais das reformas de base em si, de forma descritiva, foi o livro Desenvolvimento Economico Brasileiro do Brum (que foi uma base pra minha cadeira de Economia Brasileira na faculdade)
Comentando pelo algoritmo, só 149 comentários nesse vídeo é criminoso
Bão, tovarisch.
✊✊✊✊
Foi um bandido!
Se Brizola fosse o presidente a chinela cantava!
Quem foi o primeiro?
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
🚩🚩🚩
Camarada, começa avaliar a aquisição de um microfone ou uma melhor captação pro teu trampo. Abraço.
Ao meu ver Jango foi o melhor presidente da história do Brasil. Teria sido Brizola, mas infelizmente este não conseguiu se eleger. O problema do Jango foi não ter reagido ao golpe de 1964 como defendeu Brizola.
Talvez um zoom out ajudaria a gente a ver os teus gestos com a mão shshs
Mano melhora esse áudio pelo amor... O assunto é mto bom
Achei que fosse "um balanço do governo JANJO" kkk
Engajamento
O que você acha de moradia públicas?
propaganda de livro do leonardo 'anticomuna' boffe no vídeo. ..rs
Vou ser chato (mas com respeito, é bom dizer!): como Jango que, acertadamente, você falou era um líder da esquerda, assim como Brizola, e ambos herdeiros de Vargas, quando você classifica Vargas como de "direita"?
Faltou dizer qual foi o melhor governo, já que o de Jango entrou como "segundo"?! Rs
@@Ian-hj4yt eu espero que sim, mas como o Vargas vem sendo classificado como de "direita", "conservador" etc, fica parecendo que estão querendo colocar o Lula! Rs
E mais, alerto para o perigo: existe um movimento de historiadores de falsificação da história ao colocar o Lula como continuador do Varguismo!!!
@@Ian-hj4yt sim, uma das minhas questões tem sido essa: se classificam o Vargas de "direita", o que dizer dos governos do PT?
@@G.GP. Vargas era desenvolvimentista e germinou a social democracia que a gente conhece hoje, foi o presidente mais à esquerda que ja tivemos no campo da economia e das pautas sociais. A comunada não gosta dele, porque em um certo periodo perseguiu os comunistas.
algo
algo
ritmo
algoritmos
♥️☭
Quem foi o primeiro??
O áudio ficou baixo
Pra mim, foi o melhor presidente da Brasil
Excelente vídeo, Jones. Possui alguma recomendação de obra que debata o conceito de “populismo”? O conceito é utilizado de forma tao imbecil para demonizar a esquerda burguesa que eu gostaria de ver como o conceito é trabalhado pela esquerda marxista
ruclips.net/video/Psh0UfV01iY/видео.html
Nesse video ele traz um pouco, o que ele indica é o livro o processo de dominação política no Equador do Agustín cueva
Tem o livro "Las democracias restringidas de latinoamérica", do Agustin Cueva. Possui um capítulo só sobre populismo que é provavelmente a melhor análise sobre o fenômeno e sobre a utilização política do termo pela direita latino-americana.
Além dele tem o artigo do René Zavaleta "por qué cayo Bolivia em las manos dele fascismo?", talvez o nome mude um pouco, mas é por aí. Em que ele vai explicar que o nacionalismo de viés conciliador cai no populismo e o nacionalismo de viés a esquerda cai na revolução.
Vídeo curto lançado hoje no canal do Arquivo Nacional - Trabalhadores recebem Jango: ruclips.net/video/N9XlurUGz5I/видео.html
Se esse vídeo fosse lançado alguns anos no futuro com algumas mudanças em certos pontos e trocando o nome de Goulart para Lula daria para fazer o mesmo vídeo, a história como sempre se repetindo e continuamos não aprendendo nada com ela.
Recuperar os legados de Jango, Brizola e do trabalhismo histórico é importante, porém se intuito desses vídeos é o de atrair ex-eleitores de Ciro Gomes seria bom contextualizar. Canais ciristas há algum tempo vem compartilhando material reacionário travestido de nacionalista, colocando Jango, Brizola e Vargas no mesmo balaio de Enéas, Geisel, Médici e até Plínio Salgado e Gustavo Barroso. Além de Madeleine Lascko e Paula Schmitt, figuras ligadas ao duginismo e ao lavajatismo, terem virado "musas" do cirismo.
Sempre o Cauê KKKKKKK
Esse pix no canto da tela irrita demais...
QUASE inaudível :/
Up
Comessa o video eu ja fico na brisa de acertar se ele vai falar
Note
ou
Veja
jango .. .
Engajando
Pô precisa melhorar logo esse áudio