AS ROTUNDAS! O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM E COMO SE UTILIZAM!
HTML-код
- Опубликовано: 10 фев 2025
- Este será o meu tricentésimo vídeo subordinado ao tema... Rotundas!
Aparentemente, nunca é demais falar sobre ele, uma vez que a esmagadora maioria dos utilizadores das ditas, não sabe utilizá-las... Não sabe ou faz como se não soubesse?
Não percas!
Visitem pedrobastoscar...
Subscreve 'O canal do Pedro Bastos' no RUclips
/ ocanaldopedrobastos
Segue no Instagram @o_canaldopedrobastos
/ pedro-bastos-2504198
/ ocanaldopedrobastos
Caro Pedro Bastos de acordo em 99%, só uma ressalva, e por isso não estou de acordo a 100%. Os pesados de mercadorias e passageiros, podem circular na via mais à direita nas rotundas, mesmo que não tenham que sair na primeira saída.
tal & qual..
Dec. Lei n° 102-B / 2020
Artigo 14° - A
2 -
Os condutores de veiculos de tracção animal, velocipedes e viaturas pesadas, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.°1
Isso é tudo muito lindo mas não passa de ser apenas uma forma mais facil para o trânsito mas com mais de uma via entro na rotunda pela via mais a direita saio na 4 saída e sem qualquer tipo de infração ao CE. O resto e conversa...
E por vezes não há outra escolha senão ocupar duas faixas devido ao tamanho mesmo que a primeira vista não pareça que vá ser preciso.
Tio Bastos, grande vídeo! Muito útil! Só um reparo: (e não é uma crítica pois muita gente não tem noção da legislação de veículos pesados)
Os veículos pesados podem fazer a rotunda por fora, devido às dimensões e, principalmente, aos ângulos mortos exustentes, no caso de retornar à via exterior para sair da rotunda. Sou motorista profissional e sou buzinado dezenas de vezes por isso mesmo. Um grande bem-haja!
Grd Abc
Olá Pedro
No meu dia a dia faço muitos quilómetros e infelizmente deparo me com esta situação inúmeras vezes mas já meti na cabeça que não adianta.
Os canais de televisão deviam a meio do noticiário em horário interromper e passar videos deste gênero para chegar às pessoas mais incultas na estrada.
Faça um vídeo sobre circular o mais a direita em auto estrada.
Grande abraço
"Tio" Bastos obrigado muito obrigado por este vídeo porque pensava que eu era o único que fui ensinado a fazer assim quando o instrutor me deu as aulas de condução bem como o código diz que é como o Sr explicou,portanto obrigado por este vídeo..
Só um aparte mesmo tendo feito bem as rotundas ou mais ou menos bem quando se sai da rotunda devemos de tomar a via sempre mais à direita ,até dá para verificar isso nos exemplos que inseriu no seu vídeo,não é uma crítica .
👏👏👏👏👏👏👏
Simples e objetivo, não há mais a dizer, só não entende quem não quer. 👍
Excelente vídeo, muito útil para toda gente , principalmente para quem não respeita as regras de circulação nas rotundas. Pedro muito obrigado pelo excelente vídeo, e obrigado pelo conteúdo que nos trazes , Abraço.
Uma pequena ressalva no minuto 4:15 : os autocarros e restantes veiculos pesados podem circular por fora nas rotundas, seja qual for a saída.
O que é absurdo, pois pelo seu tamanho, são justamente aqueles que têm a maior probabilidade de 'empancar' a saída e entrada de TODOS os outros automobilistas!
É urgente repensar estas regras... Ou então, fazer menos rotundas!
@@OcanaldoPedroBastos Não acho que seja um absurdo! O que deveria acontecer era (na minha opinião): todos os veiculos não pesados deveriam ser obrigados a ceder prioridade aos veiculos pesados na entrada das rotundas, por exemplo quando estes se apresentam à nossa direita.
@@OcanaldoPedroBastos
absurdo é um pesado arrastar inadvertidamente um ligeiro que se "esconda" num ângulo morto
nem tenha mínima noção do espaço de segurança que é aconselhável manter
...mas aí a falha é do ensino
a meu ver
deveriam sensibilizar a malta enquanto andam a tirar a carta
@@OcanaldoPedroBastosnão é um absurdo,isso existe também devido aos ângulos mortos do lado direito, que no caso de veículos pesados é ENORME. Principalmente veículos pesados com reboque que ao virarem à esquerda expõem o canto do reboque tornado impossível verificar se podemos regressar a faixa da direita em segurança para sair da rotunda. Mas boa explicação! 😉
Sim a lei diz que os veículos pesados, os de tração animal e bicicletas não são obrigados a circular na faixa interior!
Caro Sr. Comendador, esqueceu-se de mencionar aqueles condutores que numa faixa de duas ou mais vias que deseboca numa rotunda, no inicio da mesma se colocam à esquerda obrigando os restantes condutores a ir atrás deles ou em alternativa ultrapassá-los pela direita. De resto excelente video, como sempre.
Muito bom video... Duas ressalvas, aditamentos:
Os Pesados de passageiros (...e não só, como alguém aqui já esclareceu em outro comentário) podem circular pela via externa, MAS DEVEM ceder passagem aos veículos que pretendam sair vindos da via interior.
Quando existem 2 vias de trânsito na saída DEVE-SE ocupar a via mais à direita ficando a via da esquerda livre pois a mesma é considerada como "via de fuga" precisamente devido a um aspecto referido no vídeo: as famigeradas passagens para peões logo à saída da rostundas!
Tio, a sua indignação tem muita piada! Óptimo video de sensibilização e prevenção rodoviária!
No caso dos autocarros e dos pesados a lei permite fazer por fora e em muitos casos é a única forma de o fazer. Quanto às outras situações estou praticamente de acordo com o que foi dito.
Além da ressalva já feita em relação à aplicabilidade das regras aos pesados, também acho importante notar que em algumas situações específicas e de trânsito muito congestionado o bom senso pode levar a que não se cumpra a regra em absolutamente todos os casos e passo a exemplificar: se numa rotunda com 2 vias e 4 saídas, a rua da 3ª saída está completamente congestionada, e nós quisermos sair na rua da 2ª saída que está desimpedida (ir em frente), fazer a rotunda por fora permite não ficar preso numa fila para um destino que não é o que pretendemos seguir. Desde que a manobra seja bem sinalizada, feita lentamente e com cuidado redobrado em relação a quem está parado dentro da rotunda e a quem está a tentar entrar junto à 1ª saída, não prejudica ninguém, pelo contrário, dá mais fluidez ao trânsito. Este tipo de situações em hora de ponta poderia até ser um tema para um novo vídeo sobre rotundas. É também frequente que quando se formam filas dentro de rotundas muitas pessoas acabem por ficar paradas em frente à entrada, o leva a que quem pretende entrar na rotunda para sair noutra saída que está descongestionada não o possa fazer, por exemplo
Como assim esse cenário não prejudica ninguém? Ou me escapa algo, ou parece-me que vai prejudicar TODOS os condutores que estiverem na 1ª saída (a da direita) e que possam querer entrar na rotunda. Como têm pessoas que vêm da saída imediatamente anterior que não estão a sair na 1ª saída (a saída onde eles estão), terão sempre malta a fazer rotunda por fora que os vai impedir de entrar no fluxo da rotunda. Digo que prejudica todos, porque os que estão na via mais à direita não conseguem entrar para sair na respetiva primeira saída, e os que estão na via mais à esquerda sofrem do mesmo problema por terem um excesso de carros a circular que já lá não deviam estar.
Caramba, não é fácil escrever este tipo de cenários.
@@TheGabrielSilva De facto é difícil descrever estas situações. Estava a referir-me a uma situação do tipo em que 95% do trânsito na rotunda tem como destino a 3ª saída, e que por esse motivo acaba por se formar uma fila já antes da rotunda que se prolonga para o interior da mesma. Nessa situação a via de dentro estaria mais tempo parada do que a andar. Numa situação assim quem estiver na 1ª saída a tentar entrar não vai estar sempre a ser impedido por carros a circular na via de fora porque o número de pessoas que pretende seguir em frente é residual. A maior dificuldade para quem está na 1ª saída a tentar entrar creio que será nos casos em que elas também queiram ir para a tal rua que está congestionada, aí terá de haver alguém na via interior que lhes facilite a entrada.
Trabalho social. 😂 Parabéns.
Gosto sempre dos teus vídeos, sempre bastante úteis e já sigo o canal há bastante tempo. Relativamente às rotundas eu também as faço como explicado. No entanto, pelo menos na zona onde vivo, existem várias rotundas com saídas muito juntas umas das outras. Especialmente duas delas onde eu passo todos os dias, apenas existem cerca de cinco a sete metros entre saídas. Se fizer a aproximação pela esquerda para sair na segunda rua, nem sequer tenho tempo nem espaço de manobra. E nestes casos, como se vai proceder?. Abraço.
Caro Pedro, ressalvo o fundamental CIVISMO, RESPEITO, EDUCAÇÃO.
Boa tarde Pedro. Parece tão simples no entanto poucas pessoas fazem. Em particular numa rotunda em Évora onde passo todos os dias, ninguém cumpre isso, nem sequer a polícia...
Como já alguém disse existem algumas exceções... Veículos pesados, pesados de passageiros, velocípedes e tração animal.
De resto, serviço público que deve ser partilhado por todo o lado.
12:47 é normalmente quem entra nas rotundas pela parte exterior e depois quero ir para as demais saídas sem ser a primeira ainda fica muito chateado com quem está a fazer corretamente
Ou que que estou à ouvrir 😂 venha a Viseu ver como é que se faz uma rotunda. Na escola de condução ensinaram(e a todos aqui) que numa rotunda de 2 vias a via da direita é para a primeira saída e a segunda. Portanto alguém aqui está errado
Deve ser um protocolo só para Viseu!! ahahahahahah
Boa tarde, Pedro, realmente assim parece fácil, 99% das pessoas que entram nas rotundas não dão pisca nenhum..
99,9%
pior.. só mesmo os q fazem marcha atrás em plena rotunda
🤦♂️
Subscrevemos por completo com tudo que foi falado.
Bem entro pela direita na rotunda dentro dela mudo de via e volto a encostar a direita para sair na 4a direita. E esta hem...como sabemos temos a regra no CE de usar a via mais a direita!!!
Chegar ao ponto de ENSINAR A FAZER ROTUNTAS NESTE PAÍS!!!! ESTAMOS FODIDOS!! É BEM PEDRO
Vou repetir o meu comentário (já que o meu primeiro foi eliminado, concerteza por engano).
O Pedro explica bem, mas faz mal as rotundas.
Explico, no caso de não sair logo na primeira saída da rotunda, o condutor deve imediatamente a seguir a saída que antecede a sua, ocupar a via mais a direita e não fazer como o Pedro fez.
Caro João, neste canal, eu APAGO e BLOQUEIO qq utilizador que se revele, ou desviado do contexto desta comunidade, ou que se revele, no meu entender (pois sou o dono do canal) ofensivo.
Não apaguei qq comentário anterior seu.
Verifique, antes de especular sobre a conduta alheia, se do seu lado está tudo certo e se o seu comentário EFECTIVAMENTE foi publicado.
Qt à questão que levanta nas rotundas, creio que está a pecar por excesso de zelo, ou neste caso, a ser mais papista que o papa, pois creio que a questão de fundo que motivou a produção deste vídeo é bem mais importante, não concorda?
Continuação
Além disso, neste flagelo nacional temos outro problema: se num acidente numa rotunda nenhum dos condutores se der como culpado (partindo do princípio que só há um culpado porque muitas vezes são todos culpados) as seguradoras dividem o mal pelas aldeias o que é extremamente injusto. E já agora refiro outra epidemia nas estradas portuguesas que é o passar à frente numa fila que se formou para sair de uma via. Abraço
O vídeo explica bem as alíneas A, B e C do Artigo 14.º-A, no entanto existe uma alínea D que resumidamente diz: Façam como quiserem.
Acho normal e desenvolve mais o transito se, numa rotunda normal de 4 saídas, quem for em frente vá pela via da esquerda ou da direita, conseguem ir sempre 2 carros sem causar embaraço a ninguem. Assim quem vai na direita vai para a primeira ou segunda, esquerda segunda ou quarta. Contudo vai de pessoa para pessoa e do bom civismo.
"1 - Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
....
d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino."
Para alguns é preciso um desenho tipo Picasso para entender uma coisa simples 😂😂
Nas rotundas até poderia também prevalecer o bom senso de quando saímos na segunda saida, entrar na via mais à esquerda para facilitar quem quer entrar na rotunda pela via da direita quando nós ja estamos a circular nela, espero me fazer entender, pelo menos é este o meu ponto de vista
Também reparei nisso ! Quem entrar na rotunda e querer sair na primeira saida , nao pode entrar porque o senhor já está a ocupar a mesma !
@@helderSilva77 acho que nem deveria ser bom senso mas sim o código da estrada ter essa regra caso as saídas tenhas duas vias, é como nas vias de aceleração da autoestrada, acho que deveria ser obrigatório o condutor desviar-se para a via da esquerda, caso haja possibilidade para quem tá na via de aceleração não ter que parar e consequentemente não entupir essa via ( de aceleração )
Pedro entenda que e um problema de educação e não de percepção alias como 80% das situações de ma conduta nas nossas estradas
não fazer o pisca e mato e representa bem o grau de analfabetismo cívico dos nossos condutores
infelizmente e uma batalha perdida Pedro
Rotunda do Relógio...lixam-me sempre na saída.
Imagina se a rotunda tem 3 ou 4 faixas, as pessoas dão logo nó, entao se nao forem da zona e estao para entrar na mais a direita e depois lembram se " ei afinal é na 3 ou 4 saida ee agora? kkkkkkk
A Forma que diz ou usa é um Código de Estrada á Portuguesa! Faça essa condução em outros Países e use essa forma!
Bem haja quem explique em público como fazer bem feito. Pena que este vídeo não chegue a 50% dos condutores.
Temos outro flagelo que são os senhores condutores que fazem pisca para a esquerda ao entrar na rotunda e à saída continuam com ele ligado.
Desde que tirei a carta que a unica coisa que me poe doido sao as pessoas que fazem a redonda por fora , depois é azar .
A redonda, desde que sinalizada, pode até - quem diria - ser quadrada.
Bem visto, mas infelizmente rotundas mais à direita, auto- estradas mais à esquerda, só se vê chico esperto
Concordo em pleno, muito erro cometido mas já tive oportunidade de questionar as autoridades sobre o tema. As pessoas fazem as rotundas por fora por dois motivos Chico espertice mas maioritariamente e pelo que me explicou a autoridade porque em caso de acidente a culpa será de quem está a atravessar de uma faixa de rodagem para a outra como em qq situação de trânsito. Quanto muito quem está por fora não está a cumprir uma regra de trânsito e pode incorrer em multa mas em caso de acidente não tem culpa. Injusto eu sei e indiquei isso mesmo a autoridade que me disse que nesse caso ao não conseguir sair da rotunda e por forma a evitar acidente deve de dar mais uma volta...
Os pesados podem circular o mais à direita!!
Os que mais têm a capacidade de 'estorvar' e 'empancar' a saída de todos... É no mínimo, absurdo!
@@OcanaldoPedroBastos São também os que possuem mais ângulos mortos. A meu ver, faz sentido. Tira-se um dos lados da equação (em princípio ninguém se irá encostar a eles pela direita), e o condutor tem apenas que se preocupar com o seu lado esquerdo. Por uma questão de manobrar o veículo em causa, acho que a regra faz sentido. Além disso, nem todas as rotundas estão prontas para comportar um articulado de 16 metros de um modo seguro, pelo que para minimizar riscos, faz todo o sentido fazê-lo por fora. Para contexto: o meu pai era camionista de longo curso e vi N de situações em que mesmo só tendo que controlar o lado esquerdo, as pessoas insistiam em meter-se perto demais dos guarda lamas e rodas traseiras.
Sr.Bastos esqueceu-se foi de explicar e exemplificar que quando sai na saída, já tem de estar encostado a direita. De resto tudo certo.
Pois, o que eu mais vejo, e passo a vida na estrada, é pessoal a aproveitar as rotundas para fazer ultrapassagens pela direita. xico espertismo. No entanto o pisca da esquerda já dentro da rotunda não é obrigatório pois já não dá para virar mais á esquerda, só se for para dentro da rotunda 😅, eu faço-o por civismo que é para as pessoas verem que ainda não vou sair, e depois o piscazinho da direita logo apos a saída anterior àquela que vou apanhar. ✌️
Tb não é obrigatório abrir a porta do carro à senhora, no entanto, eu faço sempre! ;-)
Na Espanha por acaso não tem nada destas regras... já vi um veículo da escola de conduçao a fazer a rotunda toda por fora e na espanha é habito xD
Dessa forma, você não pode corrigir um êrro dentro duma Rotunda. Você vê que a saída é a seguinte e vai sair na primeira, nem que entre numa Via rápida e tenha que fazer 20 km para ír para a via que queria! Ninguém pode circular a par numa Rotunda, sabendo que o veículo mais á esquerda vai ter que saír. Os Pesados por motivo do ângulo morto, em Portugal estão autorizados a circular pela direita! Você em Espanha, França e outros Países não vai saír da sua faixa e abalroar o veículo á sua direita! A rotunda é de transito Circulatório e e Giratório! É bom que não existam Códigos de Estrada Nacionais, porque quando em França, a faixa da direita de uma Rotunda era para quem saía á direita, ou seguia em Frente, em Portugal se circulava em qualquer via! Tenho livros de Código de estrada Portugueses, Espanhol e Francês e aprendi as Diferenças! Não acredito que se colocar Condutores menos experientes á esquerda de uma Rotunda com 5 ou 6 Vias, que consiga saír dela sem bater ou perigar o Transito!!
Atenção que pesados podem circular pela direita
lá está.. vendem-lhes a carta de condução mas não lhes vendem o bom senso
🤬
As rotundas servem exclusivamente para pagar favores a construtores do partido que anteriormente instalaram semáforos e dado que também comem no orcamento de estado e tendo financiado as campanhas eleitorais e comumente o governante por ser um bom cristão praticante que sempre leva um terço tem por obrigação e em virtude de o dinheiro ser do outrem isto se não for a Maria Elisa, gratifica-o generosamente...
Pior do que fazer as rotundas pela via mais exterior é ir a circular na via mais interior de uma rotunda com 4 vias e quando pretende sair o sr.urso atravessa as outras 3 vias em linha recta direto á saida pretendida!
Cuidado que está um número de telemóvel visivel no vídeo.
É o telemóvel da minha empresa, tá tudo certo ;-)
Isso é explicar o óbvio.
Até eu aprendi uma coisa... Numa rotunda de com quatro saídas, eu faço pisca:
- à direita se sair na primeira;
- Não faço pisca à esquerda se sair na segunda, mas faço à direita no momento da saída, e saio da faixa interior para a exterior antes da saída.
- Faço pisca à esquerda quando vou sair na terceira saída, e quando chego perto abro o pisca da direita e passo para a faixa exterior.
Em rotundas com mais de de 4 entradas, aí se não saio na primeira, é sempre o pisca esquerdo até ao momento em que me começo a preparar para sair, que faço o pisca de direita, etc.
Todavia em Espanha não é assim... é sempre por fora!!! A situação está a alterar-se, até porque já perceberam que não funciona, Arranjei um vídeo com 12 anos que explica o que eles ensinavam nas escolas, com o apoio da Guarda Civil:
ruclips.net/video/Eaib0j69rZc/видео.html
E esta!?
Como me desloco frequentemente a Espanha comecei a perceber que havia algo que não batia certo. Depois comecei a perceber que os espanhóis em Elvas, também não atinavam. Fui à procura da explicação, e ela aqui fica.
Um abraço desde o Alentejo
Muito honestamente, porque precisamos de ser honestos aqui. Não existe Nenhum mas nenhum condutor encartado em Portugal que não conheça o código da estrada e a forma correcta de circular nas rotundas, isto é certo é sabido. Tal como todos nós sabemos como tudo funciona em Portugal no que ao trânsito e regras de trânsito diz respeito, que foi feitas mas….. para não se cumprir, caso não me dê jeito… E é assim que funciona em Portugal, é criada uma regra de trânsito, todos cumprem a regra até que alguém, diz… como é que eu posso contornar a regra fazer de forma diferente, ser um xico espero e deixar aqueles paspalhões ali parados para trás… é assim que funciona para tudo neste país.. a grande maioria dos condutores não quer estar no para arranca, para entrar na rotunda e cumprir com o código, ele quer chegar entrar, passar a frente de todos, e seguir caminho. O mesmo se passa com as motos, que cumprir o código é ZERO. Mas quem não cumpre o código , mas que no dia que até vai com a família passear e respeitam tudo, epa porque hoje até tenho tempo, são os primeiros a apitar ou buzinar a ofender, quando diariamente fazem o mesmo ou pior. Desculpem me o texto, mas estou cada vez mais farto desta selva que Portugal se tornou, dou por mim a perder o medo de ter acidentes, eu cumpro o código a risca, mas quando tenho de entalar um espero eu faço de tudo para que me bata no carro, o mesmo com motos, vou na minha mão, se passam o traço continuo para ultrapassar, e ocupam parte da minha faixa eu ainda aperto mais, para provoco o acidentes, estou farto destes espertos. Estupidamente dou por mim a ter estas vontades tremendas de acidentes só por causa da forma selvagem que as pessoas se comportam.
kkkk no primeiro video já mostra erro que algum condutor fazer nas rotundas... ficar a cruzar a fixa de lado pro outro... faz uma letra S... por isso que vai continuar tendo acidentes... Holanda, Alemanha , Inglaterra não tem acidentes nas rotudas... vou falar o porque primeiro tem uma boa sinalização antes de chegarmos nas rotundas. que portugal ja não tem em algum lugares outra nos pais que faleu o condutor não tem que ficar cruzando uma fixa de um lado pro outro... nesse primeiro vídeos em menos de 200 metros esse condutor trocar de fixar 4 vez... vai continuar tendo acidentes
As regras das rotundas são ridiculas e contrariam o código em geral.
Já tenho visto carros de instrução automóvel fazer estas burrices .... Será que os instrutores de condução não chamam à atenção os alunos ???!!!!! ....
As pessoas sao preguicosas e mais, tem falta de civismo!
Boas, de facto não é difícil...mas com trânsito intenso e condutores a pisar papéis...por vezes é mesmo necessário usar outras metodologias! 😅😅😅
Sr Bastos. Sim concordo plenamente. Mas quando não se conhece a cidade ou aldeia onde estamos e se não sei se vou sair na primeira ou segunda, que faço? Ahh utiliza o GPS, e se não tenho bateria no telemóvel ou a viatura não tem GPS? Obrigado
Contínuas a circular a rotunda e depois sais!!!
Eu realmente como já tinha comentado inicialmente, entendo mas não concordo com o pisca para a esquerda. Não é uma mudança de direção ou de faixa. Não está contemplado no código da estrada nem sequer é passado nas aulas de condução. De resto, sem tirar nem por 👌👌👌
A utilização do pisca para a esquerda é um 'added bonus' que não custa nada fazer e permite que os outros condutores percebam EXACTAMENTE o que vamos fazer. Não é obrigatório, não representa uma mudança de direção é apenas um 'vou continuar a dar a volta'. ;-)
Olà !
Is that for real ? I mean, are these rules imposed by the Portuguese highway code ?
it will be interesting to see you operating a motor vehicle in Belgium or Netherland or even in England