Mano se eu fosse vcs deixava uma Shell reversa no programa kkkk, alguma vulnerabilidade, sla. Até um ransomware, aí caso der golpe já acaba com a brincadeira.
@@Oakirasz não é o caso do rapaz do tt, mas eu fiz algo parecido quando tinha 17 anos. Um cara entrou em contato comigo para eu restaurar uns sites em wordpress na hospedagem dele, como era jovem nunca tinha mexido com nocode cobrei barato, depois ele me passou o desafio de fazer sites em wordpress (aprendi e em um dia, e parte de design era de boa porque já sabia fazer tudo com HTML ou React), fiz e acordamos 150 por LP (que eu fazia em 4 horas +/-). Fiz uns 10 sites para ele e o mesmo sempre enrolava no pagamento. Até que um dia eu fiquei puto, mandei ele para casa do caralho e coloquei uma consulta em uma API externa dentro do site que bloqueava o conteúdo tanto para quem acessava quanto para quem fosse editar no WP. O cara ficou se mordendo de raiva, depois disse que ia pagar (e não pagou). Passou 6 meses o cara tentou de novo, liberei os sites por 2 dias (provavelmente tinha um dev esperando isso para apagar o codigo, mas eu estava seguro porque escondi bem) e cara não pagou novamente. Depois de uns meses parcelei uns 1200 reais para ele, com parcelas diárias de 100 reais.
Uma vez um malandro veio falar comigo com esse mesmo papinho. Eu pedi 70%/30% pra começar a trabalhar e ele meteu: "estou esperando entrar um dinheiro na segunda-feira de um investidor, mas ele precisa ver a primeira versão pra poder depositar." e ai eu mandei: "Se vc acredita que seu projeto vai ser um sucesso, paga os 70% e depois vc recupera com o seu investidor, sem os 70% eu nao consigo começar." e ai o malandro NUNCA mais respondeu minhas mensagens. Acho que todo mundo da area ja passou por coisa similar. Detalhe: Minha mãe ficou internada nesse mesmo hospital e eu tb nao desejo esse hospital nem pro meu pior inimigo. o HR do Recife eh um ACOUGUE.
Caramba, agora vejo o quanto é comum encontrar relatos assim. Fico feliz que você não tomou prejuízo com esse caloteiro e sobre o HR, pretendo nunca voltar a ele. 😢
Eu nem vou muito longe. Com vagabundo caloteiro é poucas. "Irmão, quer seu projetinho seja um sucesso ou não, eu não to nem ai, não é problema meu, meu trabalho é construir o seu software e lhe entregar, e o seu é me pagar pelo serviço prestado, não vou trabalhar pra você de graça caso você não queira mais". Onde já se viu, chama um pedreiro pra construir uma casa, o mano faz 2 diárias e tu decide que não quer mais, o cara trabalhou de graça??? Com gente assim é poucas.
ainda merece botar que ao chegar em 0%, enviar as informações da data/hora que bateu 0% pra um banco de dados hospedado pelo cara, vai contar 24h e rodar um "sudo rm -rf ./*" na pasta do app Quando a aplicação for subida novamente e tentar executar, consultar o quando foi a data que salvou no banco, se já tiver passado das 24h apagar novamente. De preferência até mesmo fazer essa porra obscurecendo até os números que estiver usando
Cara, você foi fera, entendeu a situação, abriu um espaço no seu canal, o que vai gerar ainda mais visibilidade e, com certeza vai aumentar as chances do meu amigo sair dessa, melhor do que antes. E como você falou, a bolha se ajuda, já vi acontecer com outra grande amigo em 2020, que na época programava somente com um celular, foi incrível o resultado, parabéns a todos que foram lá curtiram, ou comentaram coisas positivas pra ele. O difícil agora é chamar ele de Rosiel, já que tu chamou de Victor, ele deve estar todo bolo 😆 Parabéns pelo canal e sucesso sempre.
Essa lei do arrependimento não funciona em todos os casos!! Se não, bastava eu comprar uma key do spotify todo mês e falar que me arrependi depois de ter aplicado a key por exemplo. Tinham que incentivar esse mlk a processar.
Com certeza, principalmente nesses casos de adiantamento e pagamento no final do serviço, tem que valer o que ta no contrato que deve ter as clausulas de desistencia e essas coisas...
Se o PDV precisa de software local pra integrar com máquinas, tenta criar uma versão compilada. No NodeJS vc consegue isso com o bytenode. No Python vc pode usar o pyinstaller. Pra Web vc pode usar o WebAssembly pra partes do código. Se é um software em nuvem, hospede na sua própria VPS e permita o cliente testar.
É incrível que como pra essa galera do twitter a solução é sempre fácil kkkk (e sempre tá errado). "Cara, tu não faz um backdoor no sistema??", esse cara com certeza não sabe criar um backdoor, muito menos vendeu um sistema. Você colocar esse tipo de medida no sistema só vai te trazer mais prejuízo e dor de cabeça ainda, você vai ficar sem receber, o cara vai mandar o código pra outro freelancer remover o backdoor ou bloqueio, e ainda pode te levar na justiça por vender um sistema com código malicioso
mas se você obfuscar bem o código enviado eu duvido que o outro dev consiga resolver, e pra resolver vai ter um valor que compensa mais o cara pagar pra você.. Eu uso aqui e funciona bem, mas o ideal é você hospedar e não mandar zip de código, assim tu consegue acessar a backdoor e remover o código (as vezes os clientes não entram pra pegar o código)
@@lusca899 antigamente era uma tarefa chata mas hoje em dia em qualquer framework o build já sai obfuscado, então dá pra fazer entregas e ao mesmo assim evitar calote.
@@heraldo623 Sim, mesmo minificado as variáveis já não tem mais nomes com sentido, funções fora de ordem, funções do framework ficam inline, o que torna impossível valer a pena optar por dar manutenção nesse código. O software pode até funcionar mas nunca vai sair daquela versão. Fora que os envs vão estar "hardcodeados" na versão de build, ou seja, o cara não consegue nem mudar servidor/domínio/ip ou qualquer coisa que esteja na env.
O contrato não garante recebimento (e daria um puta trabalho na justiça), mas pelo menos serve para ir na delegacia e fazer uma denúncia por estelionato (já que o cliente contestou o pagamento no cartão porque "se arrependeu da compra"). Com um processinho de estelionato, uma parte não se importaria, mas boa parte já se coçaria para pagar e encerrar o assunto.
passei por isso esse ano, fui atrás de um bom advogado que me disse "você está certo, vc pode ganhar o processo e ainda assim, não receber e tem que pagar as custas do processo!" rombo de 30k e um carro vendido pra quitar as dívidas.
@@thiagoinfanti brasil amigo, pessoal acha q sai instantaneamente as coisas por aqui... maioria vive em Nárnia, um Advogado ai cobra pra começar 4k.. pessoal pelo visto é tudo criança viu.
@@gepetovovo2509 Isso que fico louco. Pessoal acha que o Brasil é preto no branco. Nem quando tu é CLT, que tem uma porrada de respaldo legal, ainda sim tem golpe... Imagina quando é contrato "aberto". Quem consegue reaver grana no Brasil é só quem tem muita grana, por exemplo, os donos da Americanas. O restante ta população se f0d3 por migalhas mesmo.
@@rosielvictor não espere que os policiais corram atrás do devedor. Eles não vão fazer isso. Mas o nome e CPF dele vão estar lá, com o artigo 171 amarrado. Uma hora, a casa dele cai. É tipo o fugitivo, que se esconde, esconde, esconde... mas cai numa blitz despretensiosa, no meio da avenida.
Sou da área de dados, trabalho CLT e as vezes aparece um freelance. Eu sempre escuto o rolê da empresa, passo o orçamento e como diz o Mano Deyvin ,"Ja lanço a Pill" sobre a forma de pagamento : 70% a vista, o restante no ato da entrega final. Se não concordarem, falo tchau, benção e passo o horário para outra empresa. Isso evita 100% de calote.
Quando você pega um freela, quais dados você solicita dos clientes e você valida esses dados de alguma forma? Por exemplo, eu pedi nome, CPF, e endereço. Criei um script que verifica o CEP e verifica se o CPF é válido, porém mesmo o CPF sendo válido não significa que é de alguém, e o CEP nem preciso falar ... Na real eu confiei dms nas pessoas e deu nisso 😢
@@rosielvictor Preciso ter acesso ao banco de dados do cliente. Normalmente eu pego nome, data de nascimento, endereço, tipo de conta( se é básica ou a mais cara) e extrato de pagamento.
Tem golpista para tudo, o que eu presenciei na delegacia aqui no RJ, foi um golpe de vendas de automóveis, o golpista pega um anúncio qualquer e cria outro anúncio em cima com preço muito mais baixo para atrair as vítimas, conta uma história para o vendedor verdadeiro e para a vítima que faz o pix e golpista some, tudo pela internet...
Caaara, que complicado, ja passei por vezes que levei uns calotes também, e parece que bem nessa hora que vc junta as energias para dar a volta por cima e seguir em frente, leva mais uma. força aí, pega os melhores conselhos e vamos orar sim pelo teu sucesso, de gente boa nesse mundo também tem de monte.
Já tomei vários golpes desses, não entrego mais o código até tudo estar pago. Uma ideia seria criar um banco de dados com os caloteiros, aí antes de fechar contrato verificar se o figura já tem resenha.
Que ideia bosta ... Kkkk Usa a justica e cria um processo, vai ficar lá pra sempre. Antes de fechar cintrato verifica, se o cara nao tem um processo ...
Entendo sua dor. Mas todo prestador de serviços tem que entender a dor do cliente, também. Não são poucas as histórias de serviços contratados que não são entregues ou que tem o escopo totalmente desviados, inutilizando o projeto. Eu mesmo tive dificuldades em projetos. Em um deles em que contratei um programador e em 10 meses, com carteira assinada, não foi entregue uma tela de software sequer. A solução: Contrate somente com quem tem confiança. Novas empresas e novos programadores é que são prejudicados.
Vai depender do caso. Lá na trabalho a designer sofre coitada, o cliente muda de ideia toda hora, mas entregamos. Só que deixamos avisado. Estamos entregando versão x pedida por Fulano. A versão Y pedida por Beltrano vai ser entrega na próxima Sprint. Porque senão a gente não entrega nunca, ficaríamos só mudando a tela.
Muito legal o video. Vou te falar trabalhei em uma empresa que fazia nesse modelo, vendendo o site, e muitas vezes com o primeiro pagamento após a entrega. Eles nunca foram calotados(pelo menos não que eu me lembre), mas eles tinham o privilegio de escolher bem os clientes pois já era uma empresa bem consolidada.
a verdade é que ninguém te indica pq não quer ficar responsável por indicar alguém que faça cagada depois dentro da empresa. Tenho amigos aqui em fortaleza ceará que trabalham tanto no instituto atlântico, como pra hapvida e também fazendo treinamento das pessoas para recem ingressos no banco do brasil pra area de TI em uma empresa de recife. Todos já me indicaram mas sempre tinha alguém de cargo superior com uma indicação que era preferida do que a minha. Além disso só tem vaga pra pleno e senior hoje em dia e mesmo que vc consiga passar por todas etapas do processo (filtro de IA, curriculo correto, etapas da gupy), vc ainda vai ter que mentir sua senioridade pq vc nunca teve experiência na área. Quando fiz software house também levei golpe de dois clientes. No final das contas vender bolo de pote vale mais a pena em certos casos.
@@Adjas2 é difícil pra júnior em toda profissão exceto medicina kkk a área de TI tá muito zuada com as uniesquinas EAD, além dos cursos online. O mercado tá saturado de júnior.
Moro em Fortaleza , conheço bem as empresas citadas , já fizer um entrevista para todos , no momento tenho cargo analista Sênior na MaxiTV , não entendo bem esse empresa a última entrevista que fizer foi para Lanlink na vaga estáva pedindo um especialista em Linux com LPIC-2 tenho LPIC-3 a 10 anos , não passei na entrevista achei carta marcada.
Depois desse video, procurei o botão de ❤ ao invés de "like", mas não encontrei. Parabéns pelo vídeo que já deve ajudar essa pessoa a passar por essa fase.
Obrigado por atualizações contínuas. Eu prefiro negociar no mercado de ações, pois é mais lucrativo. Eu ganho uma média de $ 34.500 a cada 2 semanas, embora eu mal negocie.
SIM!!! Esse é exatamente o nome dela (Expauline , mais conhecida como Sra. Pauline ), então muitas pessoas a recomendaram muito e estou começando com ela 😊 do Brasil 🇧🇷
Estou surpreso que esse nome esteja sendo mencionado aqui. Me deparei com o depoimento de um dos clientes dela no noticiário da CNBC na semana passada.
Foda mesmo é que nessa cena de delivery/restaurantes as soluções são beeem baratas e com muitas features... Pra chegar junto nessa galera, pelo preço (que geralmente é o que boa parte dos clientes enxergam), é muito foda. Mas desejo força e sucesso ao colega!
Comecei a desenvolver um sistema e começaram a me enrolar sobre o pagamento, nada de contrato, num instante desfez o projeto e não entreguei o código. Simples assim.
Infelizmente até no pix vc pode sofrer um chargeback, já tivemos problemas com isso, mesmo provando que o serviço foi prestado e tendo todos os comprovantes o banco seguiu com o estorno 🤡 entramos com processo (inclusive ontem tive audiência sobre isso foi via pessoa física) como se não bastasse o banco achou que eu quem tinha aplicado um golpe e encerrou a conta bancária com mais de 10 anos 🤡🤡 hoje em dia mesmo com score acima de 970 amplo crédito em cartões sem pendência alguma, os bancos se recusam a abrir conta corrente alegando "desinteresse comercial " ou seja levei um golpe e ainda sou taxado como criminoso pelo sistema bancário 🤡🤡🤡 infelizmente tem muita gente de má índole por aí. Ps não deixe de fazer terapia quando a situação $ melhorar, e como o Lucas comentou não guarde pra ti, só piora
Uma vez um cara entrou em contato comigo atraves do site de empregos pedindo um freela mas que iria só pagar tudo no final pq teve problemas com outros desenvolvedores onde ele deu o sinal e os desenvolvedores sumiram. Ai eu falei, pois é... E eu tbém tive problemas com freelancers que nao me deram sinal e depois no final qdo tudo ja estava pronto a empresa tinha solicitado o mesmo freela para mais 2 devs e ai ficaram fazendo leilão. Quem aceitava menos levava
por isso que não faço mais freela, pq é golpe de todo lado mesmo, tem sim dev que some, como tem muitas empresas que fazem leilão e tem besta que joga o preço lá embaixo achando que terá outros serviços futuramente e se ferra.
@@rosielvictor triste o seu relato, bem ruim isso, por essas e outras não faço freelas é muito mas muito inseguro e esse negócio ai de SaaS ou ser "indie hack" será outra enganação ai, aonde todo mundo acha q é facil, recliclaram o "Seja fullstack de JS, fazendo curso tal e em 6 meses ganhe 10k", agora substitui pra SaaS.
Aconteceu comigo mais ou menos o que aconteceu com o Lucas Montano do canal Lucas Montano, eu tinha uma empresa de fábrica de software, pequena, quando precisa de mais gente contratava alguns deva por temporada, lá para os anos de 2013/2014, veio a crise da Dilme e pedir 4 clientes com 1 dando prejuízo de 50 mil na época, demorei um tempão pra pagar as dividas pois tinha que pagar os devs e as contas da empresa mais minhas contas. Depois dessa desanimei prefiro ficar na minha trabalhando em outras empresas
O cara já estava quebrado antes, só não sabia disso. Não foi um daqueles golpes que faz a pessoa entregar dinheiro pro golpista. Em termos monetários ele continuou exatamente como estava dias antes. Se em menos de 30 dias tudo desmoronou então ele já estava embaixo dos escombros e confiou no assobio da equipe de resgate que passou reto por ele. Mas o que se tem que pensar é: o que levou ele a essa situação de não ter uma só reserva? Um dev tão capaz assim tendo que recorrer a ifood? Não sei, Rick. Essa história parece ser uma cilada de alguém que vai pedir pix de ajuda. A internet tá cheia de sujeitos assim que tentam explorar a piedade dos outros com historinhas tristes. Parece a menina que foi no Vilela dizendo que tinha câncer terminal kkkkk
Bem, te garanto que pix não vou pedir, e acredito que todo mundo tem algum tipo de imprevisto, não é? Eu praticamente joguei as dividas de um mês para o outro esperando o pagamento(sendo que trabalhei o mes todo) e logo me acidentei, o que me impossibilitou de trabalhar. Eu sempre trabalhei e pretendo continuar trabalhando independente de onde seja...
Cara, foi muito bom ver esse relato, pq to fazendo um freela pra um cara, que disse que só poderia pagar em janeiro, pq é quando os investidores vão poder mandar a grana. Felizmente ele mesmo me disse pra não subir código, então tá tudo na minha máquina e logo mais eu jogo no gitlab. Só entrego o código se ele pagar antes, ou então pelo menos 70%, pq era um valor bom. E o cara tbm fechou o projeto cmg no 99freelas, me deixou lá como o dev escolhido pro projeto. Se não quiser pagar, eu queimo o perfil dele com a avaliação ruim e não entrego o código. Ou então, vou fazer como recomendaram, um SaaS. Faço o deploy, subo toda infra e se ele não pagar, eu desligo tudo rsrs.
Nem todo mundo é dev, eu sempre deixo um acesso ou rotina pra caso isso acontecer, 2 vezes precisei usar isso o cara me ligou dizendo que o sistema tava bugado que tinha co gelado tudo kkkkkk me pagou e então resolvi pra ele
É isso. Em todas as empresas que trabalhei que vendiam software nunca entregavam o fonte. Por que "será? O cliente não pagou. Tem 5 dias pra regularizar porque depois disso fica sem o usar software. Precisamos lembrar que vivemos no país dos Gersons, infelizmente.
@@valtecioc.soeira786 😢 Gerson é um ex-jogador de futebol brasileiro, famoso por sua habilidade em campo e também por um episódio que gerou um estigma no Brasil. Ele jogou como meia e foi um dos grandes nomes do futebol brasileiro nas décadas de 1960 e 1970, atuando por clubes como Flamengo, Botafogo e a Seleção Brasileira. O episódio que associou seu nome ao famoso "jeitinho brasileiro" aconteceu durante uma entrevista no final de sua carreira, quando ele disse que, para ser bem-sucedido, no Brasil era necessário "levar vantagem em tudo". Isso foi interpretado como uma justificativa para práticas desonestas e para a busca por soluções fáceis, frequentemente fora das regras. A frase ficou tão marcada que passou a ser referida como o "jeitinho do Gerson", sendo usada para criticar a mentalidade de buscar atalhos ou se beneficiar de situações de forma não ética. Portanto, "Gerson" passou a ser um símbolo de um comportamento que envolve o uso de métodos questionáveis para alcançar objetivos, e a expressão "país dos Gersons" é um comentário crítico sobre essa mentalidade em algumas práticas culturais e sociais no Brasil.
Isso está parecendo um golpe de algum programador iniciante, não sei, talvez, é uma via. O cara se passou por programador pra alguém, foi lá, pediu algum freela pra fazer e, com o código em mãos, ele vai ter total domínio. Seria uma das minhas linhas de investigação.
Ainda estou sem palavras para descrever o tamanho da minha gratidão por você Lucas Montano que me ajudou bastante e por TODOS VOCÊS que foram simplesmente incríveis comigo nessa semana tão caótica. 🥹❤ Eu li cada comentário, cada mensagem de apoio, ouvi e anotei as dicas e fiquei triste junto com as pessoas que passaram pela mesma situação. Em nenhuma outra área a gente ver as pessoas se ajudando tanto quanto na área de TI, é literalmente uma grande família, nos monentos bons aos perrengues, todos sempre juntos. Gente, MUITO OBRIGADO por tudo!! ❤
Eu acho que *todos* os devs devem primeiramente ter uma mentalidade de empresário e tirar a mentalidade de estar fazendo favor pra alguém. Dito isto deve fazer contratos entregando o software como serviço e *NUNCA* entregar a sua propriedade intelectual pelo preço que for. Alguma grande empresa entrega o código-fonte? Pra quê? Entrega um serviço, um executável com trava de pagamento mensal e ponto. Quer sair do mercado? Correr riscos no país dos Gersons? Então "venda" o código-fonte e se prepare pra pedrada que vai levar
História triste e tal, mas, sendo bem direto, boa parte do erro foi do desenvolvedor. As circunstâncias pioraram muito a situação, mas o cliente tem o direito de se arrepender da compra, e isso é algo que sempre precisa estar no radar. O problema maior foi o dev se colocar numa posição de risco, dedicando todo o tempo e esforço num projeto contando 100% que o negócio ia fechar. Pra fazer esse tipo de coisa, é preciso ter uma reserva financeira e nunca assumir que vai dar tudo certo. Assinado ou não, o contrato não elimina os riscos. Ele apostou tudo numa jogada arriscada, e a moeda caiu pro lado errado. Não dá pra dar “all in” quando você tá perto da falência. E claro, eu não estou dizendo que o cliente dele está certo. Muito pelo contrário, é exatamente pelo cliente ser um infeliz que não se deve assumir esse tipo de risco, mesmo com contrato assinado. A lei demora a ser feita e quem precisa almoçar, quer almoçar hoje, não daqui 5 anos.
Ele tem direito de se arrepender, mas obrigação de pagar.... Ele nao comprou um produto, ele pediu um servico. Um processo já ajuda... Jutiscs de pequenas causas...
@@ricardojlrufino mas não dá em nada amigo, tu tá no Brasil, fica anos ai nisso.. ou tu acha q em 1 ano sai alguma coisa?? kkk.. tu é inocente demais e acha q a empresa não sabe disso.
Verdade, eu ouvi um podcast, e o cara falou que de cada 10 reuniões com anunciantes, apenas 1 fecha anúncio publicitário no podcast. E ainda assim esse 1 pode se arrepender em cima da hora. A galera acha que é fácil.
3:56 passei por isso com um cliente jogador de futebol, que precisava de advogado pra representar ele em negociação internacional. Paguei as despesas dele com o passaporte, e o agente da Arábia Saudita ficou de me mandar um Pix de 2k pra iniciar as negociações. O valor caiu, foi estornado e ambos sumiram kkkkk. Chorei largado.
Já passei por isso, nos hospitais públicos chegam muitos pessoas erradas que caíram de moto, dando fuga na polícia e etc… As pessoas simplismente generalizam e te tratam de qualquer jeito. Lembro de quando a enfermeira foi limpar meus ferimentos, com uma ignorância e o assistente meio que rindo da situação. Eu estava indo pro meu curso de desenvolvimento web e bati em um Fiat uno que estava parado na faixa de trânsito rápido, caímos eu e minha namorada, fraturei o pé e tive escoriações sérias, minha namorada teve uma luxação no joelho, que até hoje, 9 meses depois ela ainda sente.
Coloca no pacote quem presta serviço para a gringa. Um camarada meu trabalhava para uma startup na área de IA e, depois de pouco tempo começou a atrasar pagamentos. Ele rapidamente pulou fora para outra gringa ponta-firme.
No Brasil, o modelo 50/50 simplesmente não funciona: - Os clientes brasileiros exigem muita customização e em parte é desnecessária; - Os mesmos clientes querem pagar pouco, e quando compram são soluções desenvolvidas há 10 anos, 15 anos ou 20 anos atrás; - Para 2025, o cliente que quiser comprar o meu projeto com o código-fonte, ele terá que pagar 100% no ato e com suporte somente na instalação do projeto.
Entregar o código-fonte completo antes de receber o pagamento é o maior erro que um desenvolvedor pode cometer em situações como essa. Uma vez que o cliente tem o código em mãos, ele tem o produto. A motivação para pagar desaparece, e mesmo com um contrato, a batalha legal pode ser longa, custosa e incerta.
Pessoal para diminuir o risco, eu faço MVPs, e a empresa paga aos poucos… faço entregas em fases. Assim se pararem de pagar vcs podem parar de trabalhar. Mas antes de tudo isso, sempre verifiquem que é seu cliente. Sempre!
Botar no Serasa funciona bem. Empresa negativada tem muito problema de crédito. Eles acabam pagando em algum momento. Aconteceu isso comigo algumas vezes e consegui pagamento. É simples e barato negativar alguém.
@FelipeOliveir4 cadastre sua empresa no serasa empresas. Carregue saldo na plataforma (o mínimo é R$30). Crie uma nova cobrança colocando todos os dados do cliente, incluindo dados de contato e endereço. Ao final, você vai pagar cerca de R$15 para que o Serasa fique mandando e-mail, sms e carta pra pessoa que você cadastrou. Esses R$15 pagam uma cobrança num certo período de tempo. Acho que são 60 dias, mas você pode usar o saldo para continhar a cobrança. O primeiro cliente que botei no serasa teve que me pagar pela quebra do acordo que fizemos via WhatsApp. Expliquei que tinha multa no início do projeto. No campo de cobrança eu botei um número de contrato aleatório, pq era contrato informal. De qualquer forma deu certo. Quando ele tentou fazer uma reforma na empresa, me ligou implorando pra eu abaixar o valor da multa (que crescia a cada dia) que ele ia pagar na hora, via depósito (antes do pix existir). Ainda ofereceu pagar extra pra eu limpar o nome na hora, mas quem limpa é o Serasa. Eu só digo que recebi. Hoje em dia faço mto menos isso pq só pego projeto maior, todos têm contrato feito via zapsign e os documentos e termos ficam arquivados no painel do cliente no site da minha empresa. Vez ou outra eu tenho um caloteiro, ou um espertinho que tenta iniciar o projeto sem pagar. É a maior dor de cabeça de quem presta serviço...
Crie uma conta no Serasa empresas com o seu CNPJ. Você carrega o mínimo de R$30 e adiciona a dívida. Você paga cerca de R$12 pro Serasa fazer cobrança por SMS, e-mail e correspondência por cerca de 45 dias. Você pode renovar o período de cobrança. Assim que a dívida for paga, ela demora uns dias pra sair.
Algumas dicas: 1) Sempre faça um contrato, deixe o mais detalhado possível (de preferência faça o contrato com um advogado), e sempre coloque assinatura digital com testemunhas. Pela Autentique é gratuito para até 20 documentos por mês. Ah, e deixe claro a cobrança por hora em contrato. 2) Cobre integralmente o valor do projeto logo antes de começar. Se o cliente for muito cagão, contrate uma empresa de escrow (ela gerencia o dinheiro até o contrato ser cumprido) - Inclusive Banco do Brasil e Santander tem estes serviços. 3) Se por algum motivo você for entregar o código-fonte, deixe claro no contrato que é "cessão de direito autoral", e cobre por isso. Vender o código-fonte é muito diferente de vender o produto como um SaaS de aluguel. Quando você faz a cessão de direito, o projeto é totalmente do cliente, não mais seu. 4) Caso seja viável para você, crie um drive em nuvem onde você vai salvando cada conversa, e-mail, comprovante de pagamento, qualquer informação que você trocou com o cliente. Quando você partir para um processo, vai precisar de tudo isso.
Infelizmente, por mais que a gente esteja necessitado do dinheiro, o cliente tem que pagar primeiro, nada de entregar antes. Ainda bem que um assunto desse viraliza, e as pessoas ajudam ♥
Já tomei calote de um terceirizado da prefeitura de Eunapolis, subi a página pra ele daí ele sumiu no outro dia mudando todas as senhas, mas eu ainda tinha a senha do instagram que era o unico canal de comunicação da prefeitura na época, mudei a senha e o cara apareceu chorando. Por acaso também estava recém desempregado.
A estrategia é, colocar uma trava e entregar o sistema, e no final apos o pagamento entrear o código, se o cliente comecar a perguntar sobre desconfianca, você fala, estou confiando em você assim como você irá confiar em mim.
No caso do C++, compila uma DLL com parte fundamental do código e com algum gatilho de validade, só depois de tudo ok libera o resto. Nunca libera tudo sem o $$$ na conta.
Rapaz, eu não inicio um projeto se não cair 50% na minha conta e NÃO entrego um projeto se não cair o restante! Disponibilizo o projeto pra homologação no meu próprio servidor, pro cliente ver como está ficando, testar, sugerir mudanças... Depois de tudo pronto, homologado e PAGO, ai eu faço a publicação em produção (ou entrego pra quem for fazer).
“Hey it is safe? - fifity fifity. -What fck? Fifity percent we live, fifity percent we die? -Fifity fifity. - Wooow what fck”. Não pude deixar de lembrar desse vídeo enquanto almoçava Lucas montano no canal Lucas montano. 😂😂
A forma como eu trabalho aqui é, eu faço os projetos e hospedo no meu servidor, não faço projetos para ser hospedados em outros servidores, do contrário eu peço no mínimo 80% do valor do projeto, porém, raramente aceito assim. Dessa forma eu tenho controle sobre o código e também sobre a manutenção do serviço. O vídeo é bem elucidativo, não aceite liberar o código, tenha certeza de que a outra parte do contrato fez sua obrigação. O cara vai chorar, vai dar mil desculpas, mas seja frio.
um dos muitos problemas que tenho é com esses 50% final, as vezes aparece tipo 1 2 meses depois as vezes aparece maior pingado que brocha mtooo de prestar serviço.
O foda é que ser desenvolvedor freela é que tem que saber vender, não basta só o conhecimento tecnico, senão o cara vai ter que ir pra outra área pra pagar as contas
Esse negócio de se arrepender da compra não funciona bem assim, não. Segundo o CDC, se vc se arrependeu da compra mas o serviço já foi concluído, basta buscar um bom advogado que você consegue a grana de volta, uma indenização e ainda pode fazer uma acusação criminal contra a pessoa por ela ter agido de má fé.
Só entrego código dps do pagamento, posso até deixar o cara faturar algo prestando o serviço, mas cobro uma taxa a mais por isso. E só escrevo uma linha de código se eu receber 50% antes. Se a pessoa tá disposta a ter o software mesmo ela faz do jeito certo. Assim que algo me cheira mal eu vazo
ah cara, eu conheci a área no meio do curso de administração e... Eu não sei, eu já tô no finalzinho de administração, mas não encontro vaga na área, não tenho tempo nem de aplicar, tô parando até com os freelas porque acordo 5 da manhã pra trabalhar como frentista e vou dormir depois da meia noite, voltando da faculdade que é em outra cidade. Não estou dizendo que tenho muito conhecimento técnico, mas... Eu não sei, talvez essa seja a barreira, eu só tenho vontade de entrar e aprender e não conhecimento técnico. Tipo, a coisa mais difícil que eu já fiz foi um proxy em Rust e ainda estou trabalhando nele, mas parece que a cada funcionalidade o projeto inteiro dobra de tamanho kkkkkk
No Brasil se não me engano quando uma empresa entra em falência os sócios não respondem depois com o patrimônio pessoal. Ai o cara faz igual fez com o Lucas. Fecha o CNPJ e a massa falia do ente jurídico vai pra pagar os credores (isso se restou algo da massa falida da empresa). Infelizmente o cara no Brasil tem que viver se protegendo porque se esperar algo da justiça já era.
É SaaS e não se fala mais nisso. Quer um software e tá negociando o código fonte por algo que o mercado tem aos montes? Suspeite muito do golpe. E eu espero que ele fique melhor porque se acidentou de moto ainda, cagado de pombo é lucro. Boas vibes aí Vitor, Deus te abençoe!
Isso nao se trata de uma relação consumeirista, é um contrato civil, então nao tem essa de se arrepender. Se ele for atras ele consegue indenização, inclusive moral e o cara ainda pode responder por 171 se devidamente denunciado. O problema é que o golpista provavelmente usou laranja.
Maior golpe pq ainda n trabalhou 2 anos pra ex Hollywood que mora no centro de Moscou que não quer te pagar sem ser equity. Perdi TD que tinha tentado levar a algum lugar mas e foda quando nem o dono quer fazer dar certo. Agr to na m. Endividado, sem Pc, e das 300+ vagas (não só dev, últimos 12m) consegui 3 entrevistas q deram em nada, o restante, maioria parece que viu e passou
Nesse caso, sempre que for entregar o codigo vc precisa ter uma parte dele "oculta" rodando/sendo processada na sua hospedagem (literalmentenusando uma chave de API para autorização) e retornando o resultado no formato que o sistema do cliente aceite (exemplo vc programa o sistema pra precisar de 5 campos pra processar o pedido (tipo digito verificador de CPF/ RG) mas quando ele é feito no PDV ele só envia 3 para uma API na sua hospedagem e a API retorna com os outros 2 Se ninguem nunca fez isso eu recomendo, pois é um projeto interessante para aprendizado e te protege em casos de venda de código. Alem de servir como base pra vender um SaaS no futuro. Fica a dica
mas ai tu não entregou todo o código, tu tem literalmente código que não foi entregue (a tua API)… e mesmo assim sabendo o payload eh só ele pagar R$500 pra outro freelancer implementar a API faltante
@LucasMontano correto, mas aí pelo menos vc já tem uma entrega funcionando e pode entregar a API QUANDO o Cliente pagar a parte dele. Afinal o contrato ideal deve ser feito por partes da entrega mesmo que ele queira ou precise de algo funcionando pra mostrar. E além disso é só deixar o comentário no código: "se vc está vendo isso aqui é pq o dev anterior tomou calote desse cliente" 🤣🤣 mas tem outras maneiras tbm, da pra criptografar o envio do dado e descriptografar com a chave do cliente etc... No fim das contas, se ele tiver que pagar outro freela pra arrumar a parte que está bloqueada é mais fácil ele te pagar 🤷
Cara sou bem Noob nessa questão de como entregar o serviço freela. No caso do SaaS como funciona? Tipo, tu hospeda o site pra pessoa e aí ela fica te pagando pra manter no ar?
E aí pessoal, eu não sou da área de vocês, sou formado em veterinária, mas estou bem insatisfeito com minha profissão. Vocês acham vantagem tentar migrar pra programação? Eu não queria migrar sem ter um rumo certo, já tenho 29 anos e não posso mais perder tempo. Se fosse pra escolher uma área dentro que daqui a 4, 5 anos, eu fosse conseguir um bom emprego, qual seria? Claro, com muita dedicação da minha parte
Opa....programação é um mercado bom, faça cursos complementares na net, estuda qual linguagem está requisitada no mercado, invista no inglês e se tiver grana, faça facul de análise de sistemas (2 anos e meio). Caso entre na facul, ja começa a mandar currículo para estágio. Eu sou da área de dados e lá também falta mão de obra, mas lá precisa saber excel,sql, python, tableau e inglês. Eu fiz banco de dados e não me arrependo. Área de TI pelo menos onde trabalho, nao tem preconceito de idades.
Cara, eu sou programador desde os 15 anos, já vão fazer 10 anos de programação e 4 de trabalho. Vai por mim, n faz esse negócio sem amar a área. É muito difícil e eu acho que sem amor pelo negócio não dá pra perseverar. O pessoal sente o mercado estar saturado, e sem um diferencial não é certeza de conseguir um emprego em 4 anos (ainda que seja tempo o bastante pra se tornar um bom profissional de entrada)
Se for seguir a sugestão do Matheus, faça facul, fale inglês, viva a área, e é bem capaz que você descubra uma vocação incrível. É recompensador mas você vai ter que se dedicar muito.
eh agora quem é de cloud se ferra, com projetos ai "píloto" e o cliente estendendo o prazo, dolar a 6 conto e as vezes nao pode deletar a base e ai vai sair do seu bolso e depois o cliente fala que não quer continuar.
Trabalho com Cliente de todos os nível meus projetos so funciona via contrato , nada de entregar codigo tudo em vpc o nas minha próprias nuvem privada .
no meu caso foi ao contrario, paguei o safad0 quando ele falou que estava 100% pronto, quando fui testar no meu hosted estava tudo bugado, pedi ele pra fazer algumas correcoes, ele ate fez algumas, porem as correcoes dele nao resolvia, ele simplesmente nao me respondeu mais, sumiu. ou seja, tem saf@ado de todos os lados.
Ja tem umas 3 semanas que eu perdi meu emprego, eu ja estava trabalhando com esse cara tinha 1 e meio quase, 2 meses atras eu recebi outra oferta de trabalho pra ganhar 2k dol a mais, ele por sua vez fez tudo pra eu ficar, equiparou o salario, disse que ano que vem eu teria mais um aumento, disse que a empresa acabou de receber um investimento de 3KK, tudo pra eu ficar. Mas na promessa, de que apenas em dezembro eu receberia a diferença do aumento e o novo salario. Por ter tanto tempo trabalhando com ele, aceitei a condiçao. Em novembro fiz uma viagem de 1 semana e pouco, na volta, quando fui conversar com ele, ele disse que o sistema nao tava indo bem, que acabou o dinheiro, do nada nao existia mais o investimento. E que ele estava fechando as portas, mesmo dizendo que a empresa estava muuuito bem. Tentei contato com a outra empresa nao estao mais contratando. Esse seria o maior salario que eu iria receber como dev. No fim, ele ainda me chamou pra trabalhar num outro projeto como "sócio" kkkkkkk e ele ja tinha todos os docs do projeto, eu vi as datas e tinha exatos 2 meses, ou seja, fez de tudo pra eu ficar, tentar me enganar e fazer eu trabalhar de graça pra ele. Detalhe, ele nao é brasileiro, ele é Ingles e mora em Londres esse maldito.
Ingleses gostam de explorar estrangeiros. São extremamente xenofóbicos tbm. Eles ainda têm alma colonial. De vez em quanto converso com um inglês que me chama pra ser sócio dele, mas sei que a chance de tomar golpe é 99%, daí fingo de desentendido.
Esse nao eh um problema restrito a desenvolvimento de software, isso (comprar e nao pagar)) eh um problema do Brasil. Outra coisa, PDV? Cara, em 2024, nao valia mais vc ajudar o cara a implementar um software de mercado e ganhar um $ como consultor?
Fechar projetos com pessoas amadoras e que não são da área é uma Red flag tbm galera kkkk eles não sabem o que querem e pedem coisas absurdas como se fosse fácil igual fazer café.
mano geralmente 50% antes de iniciar o projeto, depois mostra o projeto mostra tudo e depois vê se ele quer alterar algo etc e recebe antes de entregar
A regra é clara, meu sistema e dados disponibilizados são meus até o momento da confirmação do meu Pix na minha conta. Pix não caiu, vendo os dados do cara mesmo, LGPD são my eggs e ainda processo, se reclamar a gente se tromba na rua uma hora ou outra.
Estou aqui tentando entender: qual é a lógica de ter um microfone que parece uma berinjela, se tem que ficar falando colado nele? Se um microfone desse tamanho não serve para pelo menos falar de longe com liberdade, o certo é usar um microfone pequeno e mais moderno mesmo. Pelo menos você não fica com essa preocupação de a voz não sair no volume adequado e ter que ficar preocupado em falar perto dele o tempo todo. Kkkk desculpe minha mente de querer aplicar lógica em tudo kkk Seu canal é top.
Sobre serviço de dev... hoje em dia to de CLT, mas quando faço freela por fora, so faço agora eu mesmo hospedando e em modelo SaaS, ja criei um web app, e ainda fiz uma token de criptomoeda como "brinde" pelo serviço, nem sabia fazer, mas desenrolei pra o "cliente", no final o fdp ganhou horrores de dinheiro, nao me pagou nada e sumiu. Nunca mais entrego codigo!!!
A verdade é que o canalha sempre vai achar um jeito de se safar, já que a lei sempre dá razão pro golpista, mas NUNCA pra quem faz justiça com as próprias mãos kkkkkk Eu acho isso uma piada do ponto de vista de justiça.
Muito estranho em … Se o cara sabe programar bem ? Pq não vai pra freelas como o upwork e outros sites ? Outra coisa, eu vendia a dívida Aqui no RJ , funciona assim Falava com ele: “Mermao, você não vai pagar, beleza, vou vender sua dívida pro pessoal da ‘boca’ ou pros ‘milicianos’ acabou 😂😂😂
é só falar na hora de fechar o contrato: "se não pagar vai ter que dar o botão" sempre funciona, confia
Depende do cliente 😂
Mano se eu fosse vcs deixava uma Shell reversa no programa kkkk, alguma vulnerabilidade, sla. Até um ransomware, aí caso der golpe já acaba com a brincadeira.
@@Oakirasz não é o caso do rapaz do tt, mas eu fiz algo parecido quando tinha 17 anos. Um cara entrou em contato comigo para eu restaurar uns sites em wordpress na hospedagem dele, como era jovem nunca tinha mexido com nocode cobrei barato, depois ele me passou o desafio de fazer sites em wordpress (aprendi e em um dia, e parte de design era de boa porque já sabia fazer tudo com HTML ou React), fiz e acordamos 150 por LP (que eu fazia em 4 horas +/-). Fiz uns 10 sites para ele e o mesmo sempre enrolava no pagamento. Até que um dia eu fiquei puto, mandei ele para casa do caralho e coloquei uma consulta em uma API externa dentro do site que bloqueava o conteúdo tanto para quem acessava quanto para quem fosse editar no WP. O cara ficou se mordendo de raiva, depois disse que ia pagar (e não pagou). Passou 6 meses o cara tentou de novo, liberei os sites por 2 dias (provavelmente tinha um dev esperando isso para apagar o codigo, mas eu estava seguro porque escondi bem) e cara não pagou novamente. Depois de uns meses parcelei uns 1200 reais para ele, com parcelas diárias de 100 reais.
@@Oakirasz E dps manda um patch quando eles pagarem tudo
@@Oakiraszsei nem o que e shell reverse, imagina saber lidar com caloteiro
Uma vez um malandro veio falar comigo com esse mesmo papinho. Eu pedi 70%/30% pra começar a trabalhar e ele meteu: "estou esperando entrar um dinheiro na segunda-feira de um investidor, mas ele precisa ver a primeira versão pra poder depositar." e ai eu mandei: "Se vc acredita que seu projeto vai ser um sucesso, paga os 70% e depois vc recupera com o seu investidor, sem os 70% eu nao consigo começar." e ai o malandro NUNCA mais respondeu minhas mensagens.
Acho que todo mundo da area ja passou por coisa similar.
Detalhe: Minha mãe ficou internada nesse mesmo hospital e eu tb nao desejo esse hospital nem pro meu pior inimigo. o HR do Recife eh um ACOUGUE.
Caramba, agora vejo o quanto é comum encontrar relatos assim.
Fico feliz que você não tomou prejuízo com esse caloteiro e sobre o HR, pretendo nunca voltar a ele. 😢
Eu nem vou muito longe. Com vagabundo caloteiro é poucas. "Irmão, quer seu projetinho seja um sucesso ou não, eu não to nem ai, não é problema meu, meu trabalho é construir o seu software e lhe entregar, e o seu é me pagar pelo serviço prestado, não vou trabalhar pra você de graça caso você não queira mais". Onde já se viu, chama um pedreiro pra construir uma casa, o mano faz 2 diárias e tu decide que não quer mais, o cara trabalhou de graça??? Com gente assim é poucas.
bah, os caloteiros estão cada vez mais ligeiros.
Diminuir a opacidade até o site ficar invisível, me quebrou 😂😂
Lembrei das impressões do extrato do banco, em bobina térmica, que somem depois de 1 mês 😂😂
me quebrou também kkkkkkkkkkk
Nunca tinha visto essa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu vou aderir, sem dúvidas kkkkkkkk
ainda merece botar que ao chegar em 0%, enviar as informações da data/hora que bateu 0% pra um banco de dados hospedado pelo cara, vai contar 24h e rodar um "sudo rm -rf ./*" na pasta do app
Quando a aplicação for subida novamente e tentar executar, consultar o quando foi a data que salvou no banco, se já tiver passado das 24h apagar novamente.
De preferência até mesmo fazer essa porra obscurecendo até os números que estiver usando
Cara, você foi fera, entendeu a situação, abriu um espaço no seu canal, o que vai gerar ainda mais visibilidade e, com certeza vai aumentar as chances do meu amigo sair dessa, melhor do que antes.
E como você falou, a bolha se ajuda, já vi acontecer com outra grande amigo em 2020, que na época programava somente com um celular, foi incrível o resultado, parabéns a todos que foram lá curtiram, ou comentaram coisas positivas pra ele.
O difícil agora é chamar ele de Rosiel, já que tu chamou de Victor, ele deve estar todo bolo 😆
Parabéns pelo canal e sucesso sempre.
Já vou deixar claro para todo mundo, me chamem apenas de Vitor. 😂❤
E Caio, muito obrigado por tudo!!
Essa lei do arrependimento não funciona em todos os casos!!
Se não, bastava eu comprar uma key do spotify todo mês e falar que me arrependi depois de ter aplicado a key por exemplo.
Tinham que incentivar esse mlk a processar.
Real. Isso por si só já da como má fé por parte do comprador
Com certeza, principalmente nesses casos de adiantamento e pagamento no final do serviço, tem que valer o que ta no contrato que deve ter as clausulas de desistencia e essas coisas...
Processar duro não dá em nada. No mínimo 1 ano pra ele reaver algo
Pois é, basta ter um juiz minimamente honesto pra reconhecer a má fé e fazer o que é o correto.
@@jesse46104 verdade. E melhor fazer amizade com um advogado pra não ter dor de cabeça com caloteiro
Se o PDV precisa de software local pra integrar com máquinas, tenta criar uma versão compilada. No NodeJS vc consegue isso com o bytenode. No Python vc pode usar o pyinstaller. Pra Web vc pode usar o WebAssembly pra partes do código. Se é um software em nuvem, hospede na sua própria VPS e permita o cliente testar.
🟢 obrigado amigo vc é um amigo
Ótima ideia, vou fazer isso com os meus.
@@heraldo623 o tanto de termo que eu não faço ideia pra que serve não está escrito.
A parte mais interessante é que dá pra usar o NFC Web, então roda bem na maquininha e no celular do atendente (caso o celular seja Android).
É incrível que como pra essa galera do twitter a solução é sempre fácil kkkk (e sempre tá errado). "Cara, tu não faz um backdoor no sistema??", esse cara com certeza não sabe criar um backdoor, muito menos vendeu um sistema. Você colocar esse tipo de medida no sistema só vai te trazer mais prejuízo e dor de cabeça ainda, você vai ficar sem receber, o cara vai mandar o código pra outro freelancer remover o backdoor ou bloqueio, e ainda pode te levar na justiça por vender um sistema com código malicioso
mas se você obfuscar bem o código enviado eu duvido que o outro dev consiga resolver, e pra resolver vai ter um valor que compensa mais o cara pagar pra você.. Eu uso aqui e funciona bem, mas o ideal é você hospedar e não mandar zip de código, assim tu consegue acessar a backdoor e remover o código (as vezes os clientes não entram pra pegar o código)
@@lusca899 antigamente era uma tarefa chata mas hoje em dia em qualquer framework o build já sai obfuscado, então dá pra fazer entregas e ao mesmo assim evitar calote.
@@yrds96tecnicamente não é ofuscado e sim minificado, mas já ajuda bastante. Um simples timer pra quebrar o sistema seria o suficiente.
@@heraldo623 Sim, mesmo minificado as variáveis já não tem mais nomes com sentido, funções fora de ordem, funções do framework ficam inline, o que torna impossível valer a pena optar por dar manutenção nesse código. O software pode até funcionar mas nunca vai sair daquela versão. Fora que os envs vão estar "hardcodeados" na versão de build, ou seja, o cara não consegue nem mudar servidor/domínio/ip ou qualquer coisa que esteja na env.
Nada a ver cara, se vc for Dev mesmo vc faz mete um ransomware ali indectavel...
O contrato não garante recebimento (e daria um puta trabalho na justiça), mas pelo menos serve para ir na delegacia e fazer uma denúncia por estelionato (já que o cliente contestou o pagamento no cartão porque "se arrependeu da compra").
Com um processinho de estelionato, uma parte não se importaria, mas boa parte já se coçaria para pagar e encerrar o assunto.
passei por isso esse ano, fui atrás de um bom advogado que me disse "você está certo, vc pode ganhar o processo e ainda assim, não receber e tem que pagar as custas do processo!" rombo de 30k e um carro vendido pra quitar as dívidas.
@@thiagoinfanti brasil amigo, pessoal acha q sai instantaneamente as coisas por aqui... maioria vive em Nárnia, um Advogado ai cobra pra começar 4k.. pessoal pelo visto é tudo criança viu.
Fui até a delegacia e quando comecei a falar o policial gritou para o outro "Mais um de golpe na internet".
Ali eu vi que não iria dar em nada
@@gepetovovo2509 Isso que fico louco. Pessoal acha que o Brasil é preto no branco. Nem quando tu é CLT, que tem uma porrada de respaldo legal, ainda sim tem golpe... Imagina quando é contrato "aberto".
Quem consegue reaver grana no Brasil é só quem tem muita grana, por exemplo, os donos da Americanas. O restante ta população se f0d3 por migalhas mesmo.
@@rosielvictor não espere que os policiais corram atrás do devedor. Eles não vão fazer isso. Mas o nome e CPF dele vão estar lá, com o artigo 171 amarrado. Uma hora, a casa dele cai.
É tipo o fugitivo, que se esconde, esconde, esconde... mas cai numa blitz despretensiosa, no meio da avenida.
Sou da área de dados, trabalho CLT e as vezes aparece um freelance. Eu sempre escuto o rolê da empresa, passo o orçamento e como diz o Mano Deyvin ,"Ja lanço a Pill" sobre a forma de pagamento : 70% a vista, o restante no ato da entrega final. Se não concordarem, falo tchau, benção e passo o horário para outra empresa. Isso evita 100% de calote.
Quando você pega um freela, quais dados você solicita dos clientes e você valida esses dados de alguma forma?
Por exemplo, eu pedi nome, CPF, e endereço. Criei um script que verifica o CEP e verifica se o CPF é válido, porém mesmo o CPF sendo válido não significa que é de alguém, e o CEP nem preciso falar ... Na real eu confiei dms nas pessoas e deu nisso 😢
@@rosielvictor Preciso ter acesso ao banco de dados do cliente. Normalmente eu pego nome, data de nascimento, endereço, tipo de conta( se é básica ou a mais cara) e extrato de pagamento.
Tem golpista para tudo, o que eu presenciei na delegacia aqui no RJ, foi um golpe de vendas de automóveis, o golpista pega um anúncio qualquer e cria outro anúncio em cima com preço muito mais baixo para atrair as vítimas, conta uma história para o vendedor verdadeiro e para a vítima que faz o pix e golpista some, tudo pela internet...
Caaara, que complicado, ja passei por vezes que levei uns calotes também, e parece que bem nessa hora que vc junta as energias para dar a volta por cima e seguir em frente, leva mais uma. força aí, pega os melhores conselhos e vamos orar sim pelo teu sucesso, de gente boa nesse mundo também tem de monte.
É porque nessas horas de fragilidade você acaba aceitando, mesmo sabendo que é furada.
Sérgio muito obrigado pelas palavras! É realmente isso, juntar o aprendizado e bola pra frente!
Já tomei vários golpes desses, não entrego mais o código até tudo estar pago. Uma ideia seria criar um banco de dados com os caloteiros, aí antes de fechar contrato verificar se o figura já tem resenha.
boa ideia
Isso é uma boa ideia pra qualquer tipo de crime.
seria interessante, eu posso fazer um site assim com uma db que uma equipe iria colocar os caloteiros mas com um interface web
da pra criar um subreddit pra isso hein kkk
Que ideia bosta ... Kkkk
Usa a justica e cria um processo, vai ficar lá pra sempre. Antes de fechar cintrato verifica, se o cara nao tem um processo ...
Obrigado por esse vídeo Lucas Montano
Entendo sua dor. Mas todo prestador de serviços tem que entender a dor do cliente, também. Não são poucas as histórias de serviços contratados que não são entregues ou que tem o escopo totalmente desviados, inutilizando o projeto. Eu mesmo tive dificuldades em projetos. Em um deles em que contratei um programador e em 10 meses, com carteira assinada, não foi entregue uma tela de software sequer. A solução: Contrate somente com quem tem confiança. Novas empresas e novos programadores é que são prejudicados.
Vai depender do caso. Lá na trabalho a designer sofre coitada, o cliente muda de ideia toda hora, mas entregamos. Só que deixamos avisado. Estamos entregando versão x pedida por Fulano. A versão Y pedida por Beltrano vai ser entrega na próxima Sprint. Porque senão a gente não entrega nunca, ficaríamos só mudando a tela.
Achei.. sabia que alguém ia inverter a história
Muito legal o video. Vou te falar trabalhei em uma empresa que fazia nesse modelo, vendendo o site, e muitas vezes com o primeiro pagamento após a entrega. Eles nunca foram calotados(pelo menos não que eu me lembre), mas eles tinham o privilegio de escolher bem os clientes pois já era uma empresa bem consolidada.
a verdade é que ninguém te indica pq não quer ficar responsável por indicar alguém que faça cagada depois dentro da empresa. Tenho amigos aqui em fortaleza ceará que trabalham tanto no instituto atlântico, como pra hapvida e também fazendo treinamento das pessoas para recem ingressos no banco do brasil pra area de TI em uma empresa de recife. Todos já me indicaram mas sempre tinha alguém de cargo superior com uma indicação que era preferida do que a minha. Além disso só tem vaga pra pleno e senior hoje em dia e mesmo que vc consiga passar por todas etapas do processo (filtro de IA, curriculo correto, etapas da gupy), vc ainda vai ter que mentir sua senioridade pq vc nunca teve experiência na área. Quando fiz software house também levei golpe de dois clientes. No final das contas vender bolo de pote vale mais a pena em certos casos.
@@Adjas2 é difícil pra júnior em toda profissão exceto medicina kkk a área de TI tá muito zuada com as uniesquinas EAD, além dos cursos online. O mercado tá saturado de júnior.
@@Adjas2 ótimo relato
É bem complicado né! Mas é isso... Esperando por dias melhores!
Moro em Fortaleza , conheço bem as empresas citadas , já fizer um entrevista para todos , no momento tenho cargo analista Sênior na MaxiTV , não entendo bem esse empresa a última entrevista que fizer foi para Lanlink na vaga estáva pedindo um especialista em Linux com LPIC-2 tenho LPIC-3 a 10 anos , não passei na entrevista achei carta marcada.
Sobre esse indicações que vc falar funciona mas como um panelinha que só entra nas empresas que fazer parte dela.
Depois desse video, procurei o botão de ❤ ao invés de "like", mas não encontrei. Parabéns pelo vídeo que já deve ajudar essa pessoa a passar por essa fase.
🥹❤️❤️
Obrigado por atualizações contínuas. Eu prefiro negociar no mercado de ações, pois é mais lucrativo. Eu ganho uma média de $ 34.500 a cada 2 semanas, embora eu mal negocie.
Sou favorecido financeiramente. Obrigado, Jesus. Lucro semanal de US$ 10.200, independentemente de quão ruim a situação econômica esteja.
Obrigado à Sra. Pauline
É uma corretora licenciada aqui em Lisboa
SIM!!! Esse é exatamente o nome dela (Expauline , mais conhecida como Sra. Pauline ), então muitas pessoas a recomendaram muito e estou começando com ela 😊 do Brasil 🇧🇷
Estou surpreso que esse nome esteja sendo mencionado aqui. Me deparei com o depoimento de um dos clientes dela no noticiário da CNBC na semana passada.
Foda mesmo é que nessa cena de delivery/restaurantes as soluções são beeem baratas e com muitas features... Pra chegar junto nessa galera, pelo preço (que geralmente é o que boa parte dos clientes enxergam), é muito foda. Mas desejo força e sucesso ao colega!
Disputar com os grandes nessa área é bem complicado, mas uma hora dá certo! Muito obrigado Vitor!
Não sei o que é pior: levar o golpe ou ser atendido naquele hospital. Já socorri uma pessoa, vítima de avc lá, e não é bonito as condições do lugar.
Certamente o hospital. Lá dentro eu aprendi o que é Apatia.
O rapaz aí MENINOU..... Para não ter problema, testa no SaaS. Pagou tudo, leva embora!
Comecei a desenvolver um sistema e começaram a me enrolar sobre o pagamento, nada de contrato, num instante desfez o projeto e não entreguei o código. Simples assim.
Lúcida demais. Parabens pela atitude.
Parabéns.
Certíssima!
Infelizmente até no pix vc pode sofrer um chargeback, já tivemos problemas com isso, mesmo provando que o serviço foi prestado e tendo todos os comprovantes o banco seguiu com o estorno 🤡 entramos com processo (inclusive ontem tive audiência sobre isso foi via pessoa física) como se não bastasse o banco achou que eu quem tinha aplicado um golpe e encerrou a conta bancária com mais de 10 anos 🤡🤡 hoje em dia mesmo com score acima de 970 amplo crédito em cartões sem pendência alguma, os bancos se recusam a abrir conta corrente alegando "desinteresse comercial " ou seja levei um golpe e ainda sou taxado como criminoso pelo sistema bancário 🤡🤡🤡 infelizmente tem muita gente de má índole por aí. Ps não deixe de fazer terapia quando a situação $ melhorar, e como o Lucas comentou não guarde pra ti, só piora
Uma vez um cara entrou em contato comigo atraves do site de empregos pedindo um freela mas que iria só pagar tudo no final pq teve problemas com outros desenvolvedores onde ele deu o sinal e os desenvolvedores sumiram.
Ai eu falei, pois é... E eu tbém tive problemas com freelancers que nao me deram sinal e depois no final qdo tudo ja estava pronto a empresa tinha solicitado o mesmo freela para mais 2 devs e ai ficaram fazendo leilão. Quem aceitava menos levava
por isso que não faço mais freela, pq é golpe de todo lado mesmo, tem sim dev que some, como tem muitas empresas que fazem leilão e tem besta que joga o preço lá embaixo achando que terá outros serviços futuramente e se ferra.
Carai kk triste
Isso que é complicado, você não sabe se a pessoa do outro lado tem boas intenções ou não.
Tanta gente acaba perdendo tempo e dinheiro nesses freelas 😢
@@rosielvictor triste o seu relato, bem ruim isso, por essas e outras não faço freelas é muito mas muito inseguro e esse negócio ai de SaaS ou ser "indie hack" será outra enganação ai, aonde todo mundo acha q é facil, recliclaram o "Seja fullstack de JS, fazendo curso tal e em 6 meses ganhe 10k", agora substitui pra SaaS.
Aconteceu comigo mais ou menos o que aconteceu com o Lucas Montano do canal Lucas Montano, eu tinha uma empresa de fábrica de software, pequena, quando precisa de mais gente contratava alguns deva por temporada, lá para os anos de 2013/2014, veio a crise da Dilme e pedir 4 clientes com 1 dando prejuízo de 50 mil na época, demorei um tempão pra pagar as dividas pois tinha que pagar os devs e as contas da empresa mais minhas contas. Depois dessa desanimei prefiro ficar na minha trabalhando em outras empresas
O cara já estava quebrado antes, só não sabia disso. Não foi um daqueles golpes que faz a pessoa entregar dinheiro pro golpista. Em termos monetários ele continuou exatamente como estava dias antes. Se em menos de 30 dias tudo desmoronou então ele já estava embaixo dos escombros e confiou no assobio da equipe de resgate que passou reto por ele. Mas o que se tem que pensar é: o que levou ele a essa situação de não ter uma só reserva? Um dev tão capaz assim tendo que recorrer a ifood?
Não sei, Rick. Essa história parece ser uma cilada de alguém que vai pedir pix de ajuda. A internet tá cheia de sujeitos assim que tentam explorar a piedade dos outros com historinhas tristes. Parece a menina que foi no Vilela dizendo que tinha câncer terminal kkkkk
Bem, te garanto que pix não vou pedir, e acredito que todo mundo tem algum tipo de imprevisto, não é?
Eu praticamente joguei as dividas de um mês para o outro esperando o pagamento(sendo que trabalhei o mes todo) e logo me acidentei, o que me impossibilitou de trabalhar.
Eu sempre trabalhei e pretendo continuar trabalhando independente de onde seja...
Cara, foi muito bom ver esse relato, pq to fazendo um freela pra um cara, que disse que só poderia pagar em janeiro, pq é quando os investidores vão poder mandar a grana.
Felizmente ele mesmo me disse pra não subir código, então tá tudo na minha máquina e logo mais eu jogo no gitlab.
Só entrego o código se ele pagar antes, ou então pelo menos 70%, pq era um valor bom. E o cara tbm fechou o projeto cmg no 99freelas, me deixou lá como o dev escolhido pro projeto.
Se não quiser pagar, eu queimo o perfil dele com a avaliação ruim e não entrego o código. Ou então, vou fazer como recomendaram, um SaaS.
Faço o deploy, subo toda infra e se ele não pagar, eu desligo tudo rsrs.
Quem nunca levou um balão desses kk, faz parte pro cara ganhar xp só deu mole de ter entregado o fonte
No fim esses caras só respeitam chumbo
Exatamente, a única e verdadeira justiça é a vingança.
Nem todo mundo é dev, eu sempre deixo um acesso ou rotina pra caso isso acontecer, 2 vezes precisei usar isso o cara me ligou dizendo que o sistema tava bugado que tinha co gelado tudo kkkkkk me pagou e então resolvi pra ele
Sim basta deixar um backdoor kkkkkkk
É isso. Em todas as empresas que trabalhei que vendiam software nunca entregavam o fonte. Por que "será? O cliente não pagou. Tem 5 dias pra regularizar porque depois disso fica sem o usar software. Precisamos lembrar que vivemos no país dos Gersons, infelizmente.
@@valtecioc.soeira786
😢
Gerson é um ex-jogador de futebol brasileiro, famoso por sua habilidade em campo e também por um episódio que gerou um estigma no Brasil. Ele jogou como meia e foi um dos grandes nomes do futebol brasileiro nas décadas de 1960 e 1970, atuando por clubes como Flamengo, Botafogo e a Seleção Brasileira.
O episódio que associou seu nome ao famoso "jeitinho brasileiro" aconteceu durante uma entrevista no final de sua carreira, quando ele disse que, para ser bem-sucedido, no Brasil era necessário "levar vantagem em tudo". Isso foi interpretado como uma justificativa para práticas desonestas e para a busca por soluções fáceis, frequentemente fora das regras. A frase ficou tão marcada que passou a ser referida como o "jeitinho do Gerson", sendo usada para criticar a mentalidade de buscar atalhos ou se beneficiar de situações de forma não ética.
Portanto, "Gerson" passou a ser um símbolo de um comportamento que envolve o uso de métodos questionáveis para alcançar objetivos, e a expressão "país dos Gersons" é um comentário crítico sobre essa mentalidade em algumas práticas culturais e sociais no Brasil.
Isso está parecendo um golpe de algum programador iniciante, não sei, talvez, é uma via. O cara se passou por programador pra alguém, foi lá, pediu algum freela pra fazer e, com o código em mãos, ele vai ter total domínio. Seria uma das minhas linhas de investigação.
Não faça freelas, faça Saas.
Bora fazer um SaaS juntos, eu entro com a ideia e tu com o código. O que acha?
@@yrds96 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk clássico
@@yrds96 "Tu só precisa me dar o código, vou hospedar pra você no meu servidor"
@@yrds96 kkkkkkkkkkk.. olha que tem gente que vai cair e ai não recebe nada.
😂😂
Ainda estou sem palavras para descrever o tamanho da minha gratidão por você Lucas Montano que me ajudou bastante e por TODOS VOCÊS que foram simplesmente incríveis comigo nessa semana tão caótica. 🥹❤
Eu li cada comentário, cada mensagem de apoio, ouvi e anotei as dicas e fiquei triste junto com as pessoas que passaram pela mesma situação.
Em nenhuma outra área a gente ver as pessoas se ajudando tanto quanto na área de TI, é literalmente uma grande família, nos monentos bons aos perrengues, todos sempre juntos.
Gente, MUITO OBRIGADO por tudo!! ❤
Eu acho que *todos* os devs devem primeiramente ter uma mentalidade de empresário e tirar a mentalidade de estar fazendo favor pra alguém. Dito isto deve fazer contratos entregando o software como serviço e *NUNCA* entregar a sua propriedade intelectual pelo preço que for.
Alguma grande empresa entrega o código-fonte? Pra quê? Entrega um serviço, um executável com trava de pagamento mensal e ponto.
Quer sair do mercado? Correr riscos no país dos Gersons? Então "venda" o código-fonte e se prepare pra pedrada que vai levar
@@valtecioc.soeira786 pedrada? Você quis dizer "vida de imigrante"?
@@VideosViraisVirais-dc7nx se for pior?
História triste e tal, mas, sendo bem direto, boa parte do erro foi do desenvolvedor. As circunstâncias pioraram muito a situação, mas o cliente tem o direito de se arrepender da compra, e isso é algo que sempre precisa estar no radar. O problema maior foi o dev se colocar numa posição de risco, dedicando todo o tempo e esforço num projeto contando 100% que o negócio ia fechar. Pra fazer esse tipo de coisa, é preciso ter uma reserva financeira e nunca assumir que vai dar tudo certo. Assinado ou não, o contrato não elimina os riscos. Ele apostou tudo numa jogada arriscada, e a moeda caiu pro lado errado. Não dá pra dar “all in” quando você tá perto da falência.
E claro, eu não estou dizendo que o cliente dele está certo. Muito pelo contrário, é exatamente pelo cliente ser um infeliz que não se deve assumir esse tipo de risco, mesmo com contrato assinado. A lei demora a ser feita e quem precisa almoçar, quer almoçar hoje, não daqui 5 anos.
Ele tem direito de se arrepender, mas obrigação de pagar.... Ele nao comprou um produto, ele pediu um servico. Um processo já ajuda... Jutiscs de pequenas causas...
@@ricardojlrufino mas não dá em nada amigo, tu tá no Brasil, fica anos ai nisso.. ou tu acha q em 1 ano sai alguma coisa?? kkk.. tu é inocente demais e acha q a empresa não sabe disso.
Verdade, eu ouvi um podcast, e o cara falou que de cada 10 reuniões com anunciantes, apenas 1 fecha anúncio publicitário no podcast. E ainda assim esse 1 pode se arrepender em cima da hora. A galera acha que é fácil.
3:56 passei por isso com um cliente jogador de futebol, que precisava de advogado pra representar ele em negociação internacional. Paguei as despesas dele com o passaporte, e o agente da Arábia Saudita ficou de me mandar um Pix de 2k pra iniciar as negociações. O valor caiu, foi estornado e ambos sumiram kkkkk. Chorei largado.
7:55 Bem isso..
Eu sempre hospedo do meu lado até ter o pagamento 100% e depois eu repasso o codigo e hospedagem.
Já passei por isso, nos hospitais públicos chegam muitos pessoas erradas que caíram de moto, dando fuga na polícia e etc… As pessoas simplismente generalizam e te tratam de qualquer jeito. Lembro de quando a enfermeira foi limpar meus ferimentos, com uma ignorância e o assistente meio que rindo da situação. Eu estava indo pro meu curso de desenvolvimento web e bati em um Fiat uno que estava parado na faixa de trânsito rápido, caímos eu e minha namorada, fraturei o pé e tive escoriações sérias, minha namorada teve uma luxação no joelho, que até hoje, 9 meses depois ela ainda sente.
3:05 simplesmente genial KKKKKKK não aguentei
Coloca no pacote quem presta serviço para a gringa. Um camarada meu trabalhava para uma startup na área de IA e, depois de pouco tempo começou a atrasar pagamentos. Ele rapidamente pulou fora para outra gringa ponta-firme.
eh pessoal acha q gringa todo mundo é honesto, muitos não pagam e já era.
@@gepetovovo2509 é só pular fora ué... Não aguento mais esse papo, galera fala como se fosse bom trabalhar no Brasil...
@@FelipeOliveir4 e quem disse q estou falando q é bom??? estou falando q tem gente que acha que só existem ladrões no brasil.
No Brasil, o modelo 50/50 simplesmente não funciona:
- Os clientes brasileiros exigem muita customização e em parte é desnecessária;
- Os mesmos clientes querem pagar pouco, e quando compram são soluções desenvolvidas há 10 anos, 15 anos ou 20 anos atrás;
- Para 2025, o cliente que quiser comprar o meu projeto com o código-fonte, ele terá que pagar 100% no ato e com suporte somente na instalação do projeto.
Entregar o código-fonte completo antes de receber o pagamento é o maior erro que um desenvolvedor pode cometer em situações como essa. Uma vez que o cliente tem o código em mãos, ele tem o produto. A motivação para pagar desaparece, e mesmo com um contrato, a batalha legal pode ser longa, custosa e incerta.
Pessoal para diminuir o risco, eu faço MVPs, e a empresa paga aos poucos… faço entregas em fases. Assim se pararem de pagar vcs podem parar de trabalhar. Mas antes de tudo isso, sempre verifiquem que é seu cliente. Sempre!
Botar no Serasa funciona bem.
Empresa negativada tem muito problema de crédito.
Eles acabam pagando em algum momento.
Aconteceu isso comigo algumas vezes e consegui pagamento.
É simples e barato negativar alguém.
Como faz?
@FelipeOliveir4 cadastre sua empresa no serasa empresas. Carregue saldo na plataforma (o mínimo é R$30). Crie uma nova cobrança colocando todos os dados do cliente, incluindo dados de contato e endereço. Ao final, você vai pagar cerca de R$15 para que o Serasa fique mandando e-mail, sms e carta pra pessoa que você cadastrou. Esses R$15 pagam uma cobrança num certo período de tempo. Acho que são 60 dias, mas você pode usar o saldo para continhar a cobrança. O primeiro cliente que botei no serasa teve que me pagar pela quebra do acordo que fizemos via WhatsApp. Expliquei que tinha multa no início do projeto. No campo de cobrança eu botei um número de contrato aleatório, pq era contrato informal. De qualquer forma deu certo. Quando ele tentou fazer uma reforma na empresa, me ligou implorando pra eu abaixar o valor da multa (que crescia a cada dia) que ele ia pagar na hora, via depósito (antes do pix existir). Ainda ofereceu pagar extra pra eu limpar o nome na hora, mas quem limpa é o Serasa. Eu só digo que recebi. Hoje em dia faço mto menos isso pq só pego projeto maior, todos têm contrato feito via zapsign e os documentos e termos ficam arquivados no painel do cliente no site da minha empresa. Vez ou outra eu tenho um caloteiro, ou um espertinho que tenta iniciar o projeto sem pagar. É a maior dor de cabeça de quem presta serviço...
@@FelipeOliveir4Eu iria fazer a mesma pergunta
Crie uma conta no Serasa empresas com o seu CNPJ. Você carrega o mínimo de R$30 e adiciona a dívida. Você paga cerca de R$12 pro Serasa fazer cobrança por SMS, e-mail e correspondência por cerca de 45 dias. Você pode renovar o período de cobrança. Assim que a dívida for paga, ela demora uns dias pra sair.
Algumas dicas:
1) Sempre faça um contrato, deixe o mais detalhado possível (de preferência faça o contrato com um advogado), e sempre coloque assinatura digital com testemunhas. Pela Autentique é gratuito para até 20 documentos por mês. Ah, e deixe claro a cobrança por hora em contrato.
2) Cobre integralmente o valor do projeto logo antes de começar. Se o cliente for muito cagão, contrate uma empresa de escrow (ela gerencia o dinheiro até o contrato ser cumprido) - Inclusive Banco do Brasil e Santander tem estes serviços.
3) Se por algum motivo você for entregar o código-fonte, deixe claro no contrato que é "cessão de direito autoral", e cobre por isso. Vender o código-fonte é muito diferente de vender o produto como um SaaS de aluguel. Quando você faz a cessão de direito, o projeto é totalmente do cliente, não mais seu.
4) Caso seja viável para você, crie um drive em nuvem onde você vai salvando cada conversa, e-mail, comprovante de pagamento, qualquer informação que você trocou com o cliente. Quando você partir para um processo, vai precisar de tudo isso.
Muito difícil cliente pagar 100% de antemão. O mais simples seria usar uma plataforma de freelancer, eles já fazem o escrow.
então leva seu carro lá no mecânico e vamos ver ele cobrar 100% antes.. duvido que tu vai pagar.. stooonks..
@@heraldo623 não sei aonde essa galera vive amigo.. nenhum serviço cobram 100% antes, seja ele de pedreiro, mecânica, oficinas.. etc..
@@gepetovovo2509 médico você paga antes, professor de inglês também, cursos, escolas...
montana dando concelhos = superman
mano deyvin dando concelho = deadpool
muito bom esse conteúdo! é muito importante estar sempre atento com golpistas quando fazer qualquer negócio!
Infelizmente, por mais que a gente esteja necessitado do dinheiro, o cliente tem que pagar primeiro, nada de entregar antes. Ainda bem que um assunto desse viraliza, e as pessoas ajudam ♥
Já tomei calote de um terceirizado da prefeitura de Eunapolis, subi a página pra ele daí ele sumiu no outro dia mudando todas as senhas, mas eu ainda tinha a senha do instagram que era o unico canal de comunicação da prefeitura na época, mudei a senha e o cara apareceu chorando. Por acaso também estava recém desempregado.
A estrategia é, colocar uma trava e entregar o sistema, e no final apos o pagamento entrear o código, se o cliente comecar a perguntar sobre desconfianca, você fala, estou confiando em você assim como você irá confiar em mim.
No caso do C++, compila uma DLL com parte fundamental do código e com algum gatilho de validade, só depois de tudo ok libera o resto. Nunca libera tudo sem o $$$ na conta.
Rapaz, eu não inicio um projeto se não cair 50% na minha conta e NÃO entrego um projeto se não cair o restante! Disponibilizo o projeto pra homologação no meu próprio servidor, pro cliente ver como está ficando, testar, sugerir mudanças... Depois de tudo pronto, homologado e PAGO, ai eu faço a publicação em produção (ou entrego pra quem for fazer).
“Hey it is safe? - fifity fifity.
-What fck? Fifity percent we live, fifity percent we die? -Fifity fifity.
- Wooow what fck”.
Não pude deixar de lembrar desse vídeo enquanto almoçava Lucas montano no canal Lucas montano. 😂😂
Também já caí numa parecida, tem que ficar esperto sempre!!! Tem muito malandro…
A forma como eu trabalho aqui é, eu faço os projetos e hospedo no meu servidor, não faço projetos para ser hospedados em outros servidores, do contrário eu peço no mínimo 80% do valor do projeto, porém, raramente aceito assim. Dessa forma eu tenho controle sobre o código e também sobre a manutenção do serviço. O vídeo é bem elucidativo, não aceite liberar o código, tenha certeza de que a outra parte do contrato fez sua obrigação. O cara vai chorar, vai dar mil desculpas, mas seja frio.
um dos muitos problemas que tenho é com esses 50% final, as vezes aparece tipo 1 2 meses depois as vezes aparece maior pingado que brocha mtooo de prestar serviço.
Assisti só até o minuto 3, é muito gatilho! Triste demais e complicado saber o quanto de gente desonesta tem neste mundo!
O foda é que ser desenvolvedor freela é que tem que saber vender, não basta só o conhecimento tecnico, senão o cara vai ter que ir pra outra área pra pagar as contas
Esse negócio de se arrepender da compra não funciona bem assim, não. Segundo o CDC, se vc se arrependeu da compra mas o serviço já foi concluído, basta buscar um bom advogado que você consegue a grana de volta, uma indenização e ainda pode fazer uma acusação criminal contra a pessoa por ela ter agido de má fé.
Só entrego código dps do pagamento, posso até deixar o cara faturar algo prestando o serviço, mas cobro uma taxa a mais por isso. E só escrevo uma linha de código se eu receber 50% antes. Se a pessoa tá disposta a ter o software mesmo ela faz do jeito certo. Assim que algo me cheira mal eu vazo
ah cara, eu conheci a área no meio do curso de administração e... Eu não sei, eu já tô no finalzinho de administração, mas não encontro vaga na área, não tenho tempo nem de aplicar, tô parando até com os freelas porque acordo 5 da manhã pra trabalhar como frentista e vou dormir depois da meia noite, voltando da faculdade que é em outra cidade. Não estou dizendo que tenho muito conhecimento técnico, mas... Eu não sei, talvez essa seja a barreira, eu só tenho vontade de entrar e aprender e não conhecimento técnico. Tipo, a coisa mais difícil que eu já fiz foi um proxy em Rust e ainda estou trabalhando nele, mas parece que a cada funcionalidade o projeto inteiro dobra de tamanho kkkkkk
No Brasil se não me engano quando uma empresa entra em falência os sócios não respondem depois com o patrimônio pessoal. Ai o cara faz igual fez com o Lucas. Fecha o CNPJ e a massa falia do ente jurídico vai pra pagar os credores (isso se restou algo da massa falida da empresa).
Infelizmente o cara no Brasil tem que viver se protegendo porque se esperar algo da justiça já era.
04:15 vixi Lucas, deve estar tudo em nome de laranja, atrás de um PJ ou S.A. sei lá, o golpe foi bem dado rsrsrsrs - vão achar nada...
a verdade é que o mercado atual não está fácil .. principalmente no brasil ...
Sempre vai existir caloteiro, com mercado bom ou ruim, não tem desculpa.
Temos que nos ajudar mais. Então parem de usar seus Copilot da vida e comecem a pedir por mais profissionais.
05:05 lá ele um bilhão de vezes
É SaaS e não se fala mais nisso. Quer um software e tá negociando o código fonte por algo que o mercado tem aos montes? Suspeite muito do golpe.
E eu espero que ele fique melhor porque se acidentou de moto ainda, cagado de pombo é lucro.
Boas vibes aí Vitor, Deus te abençoe!
Como assim? Me explique, por favor! Pq não se fala mais de Saas? Sou iniciante
É fogo, cliente fica empolgado, muitos animam a fazer sites, etc, mas falou em dinheiro a conversa muda.....
Isso nao se trata de uma relação consumeirista, é um contrato civil, então nao tem essa de se arrepender. Se ele for atras ele consegue indenização, inclusive moral e o cara ainda pode responder por 171 se devidamente denunciado. O problema é que o golpista provavelmente usou laranja.
Maior golpe pq ainda n trabalhou 2 anos pra ex Hollywood que mora no centro de Moscou que não quer te pagar sem ser equity.
Perdi TD que tinha tentado levar a algum lugar mas e foda quando nem o dono quer fazer dar certo.
Agr to na m. Endividado, sem Pc, e das 300+ vagas (não só dev, últimos 12m) consegui 3 entrevistas q deram em nada, o restante, maioria parece que viu e passou
Saas pra pdv Web3🎉
Nesse caso, sempre que for entregar o codigo vc precisa ter uma parte dele "oculta" rodando/sendo processada na sua hospedagem (literalmentenusando uma chave de API para autorização) e retornando o resultado no formato que o sistema do cliente aceite (exemplo vc programa o sistema pra precisar de 5 campos pra processar o pedido (tipo digito verificador de CPF/ RG) mas quando ele é feito no PDV ele só envia 3 para uma API na sua hospedagem e a API retorna com os outros 2
Se ninguem nunca fez isso eu recomendo, pois é um projeto interessante para aprendizado e te protege em casos de venda de código. Alem de servir como base pra vender um SaaS no futuro. Fica a dica
mas ai tu não entregou todo o código, tu tem literalmente código que não foi entregue (a tua API)… e mesmo assim sabendo o payload eh só ele pagar R$500 pra outro freelancer implementar a API faltante
@LucasMontano correto, mas aí pelo menos vc já tem uma entrega funcionando e pode entregar a API QUANDO o Cliente pagar a parte dele. Afinal o contrato ideal deve ser feito por partes da entrega mesmo que ele queira ou precise de algo funcionando pra mostrar.
E além disso é só deixar o comentário no código: "se vc está vendo isso aqui é pq o dev anterior tomou calote desse cliente" 🤣🤣 mas tem outras maneiras tbm, da pra criptografar o envio do dado e descriptografar com a chave do cliente etc... No fim das contas, se ele tiver que pagar outro freela pra arrumar a parte que está bloqueada é mais fácil ele te pagar 🤷
Cara sou bem Noob nessa questão de como entregar o serviço freela. No caso do SaaS como funciona? Tipo, tu hospeda o site pra pessoa e aí ela fica te pagando pra manter no ar?
E aí pessoal, eu não sou da área de vocês, sou formado em veterinária, mas estou bem insatisfeito com minha profissão. Vocês acham vantagem tentar migrar pra programação? Eu não queria migrar sem ter um rumo certo, já tenho 29 anos e não posso mais perder tempo. Se fosse pra escolher uma área dentro que daqui a 4, 5 anos, eu fosse conseguir um bom emprego, qual seria? Claro, com muita dedicação da minha parte
Opa....programação é um mercado bom, faça cursos complementares na net, estuda qual linguagem está requisitada no mercado, invista no inglês e se tiver grana, faça facul de análise de sistemas (2 anos e meio). Caso entre na facul, ja começa a mandar currículo para estágio. Eu sou da área de dados e lá também falta mão de obra, mas lá precisa saber excel,sql, python, tableau e inglês. Eu fiz banco de dados e não me arrependo. Área de TI pelo menos onde trabalho, nao tem preconceito de idades.
Cara, eu sou programador desde os 15 anos, já vão fazer 10 anos de programação e 4 de trabalho. Vai por mim, n faz esse negócio sem amar a área. É muito difícil e eu acho que sem amor pelo negócio não dá pra perseverar. O pessoal sente o mercado estar saturado, e sem um diferencial não é certeza de conseguir um emprego em 4 anos (ainda que seja tempo o bastante pra se tornar um bom profissional de entrada)
Se for seguir a sugestão do Matheus, faça facul, fale inglês, viva a área, e é bem capaz que você descubra uma vocação incrível. É recompensador mas você vai ter que se dedicar muito.
@@marcopspspsps Exatamente. essa transição de carreira do nada pode ser boa ou ruim. Vai depender muito da escolha e do esforço da pessoa.
Muito obrigado pelas respostas
Por isso tem que levar no cartório o contrato autenticado, carimbado e cópia da cópia autenticada😅
eh agora quem é de cloud se ferra, com projetos ai "píloto" e o cliente estendendo o prazo, dolar a 6 conto e as vezes nao pode deletar a base e ai vai sair do seu bolso e depois o cliente fala que não quer continuar.
Trabalho com Cliente de todos os nível meus projetos so funciona via contrato , nada de entregar codigo tudo em vpc o nas minha próprias nuvem privada .
Só entrego o código depois de receber os últimos 50. Até lá fica no meu server de iate
no meu caso foi ao contrario, paguei o safad0 quando ele falou que estava 100% pronto, quando fui testar no meu hosted estava tudo bugado, pedi ele pra fazer algumas correcoes, ele ate fez algumas, porem as correcoes dele nao resolvia, ele simplesmente nao me respondeu mais, sumiu. ou seja, tem saf@ado de todos os lados.
O negocio era ter tirado logo da conta e comprado tudo em cripto, assim ngm tomava dele.
Ja tem umas 3 semanas que eu perdi meu emprego, eu ja estava trabalhando com esse cara tinha 1 e meio quase, 2 meses atras eu recebi outra oferta de trabalho pra ganhar 2k dol a mais, ele por sua vez fez tudo pra eu ficar, equiparou o salario, disse que ano que vem eu teria mais um aumento, disse que a empresa acabou de receber um investimento de 3KK, tudo pra eu ficar. Mas na promessa, de que apenas em dezembro eu receberia a diferença do aumento e o novo salario. Por ter tanto tempo trabalhando com ele, aceitei a condiçao.
Em novembro fiz uma viagem de 1 semana e pouco, na volta, quando fui conversar com ele, ele disse que o sistema nao tava indo bem, que acabou o dinheiro, do nada nao existia mais o investimento. E que ele estava fechando as portas, mesmo dizendo que a empresa estava muuuito bem. Tentei contato com a outra empresa nao estao mais contratando. Esse seria o maior salario que eu iria receber como dev.
No fim, ele ainda me chamou pra trabalhar num outro projeto como "sócio" kkkkkkk e ele ja tinha todos os docs do projeto, eu vi as datas e tinha exatos 2 meses, ou seja, fez de tudo pra eu ficar, tentar me enganar e fazer eu trabalhar de graça pra ele.
Detalhe, ele nao é brasileiro, ele é Ingles e mora em Londres esse maldito.
Ingleses gostam de explorar estrangeiros. São extremamente xenofóbicos tbm. Eles ainda têm alma colonial. De vez em quanto converso com um inglês que me chama pra ser sócio dele, mas sei que a chance de tomar golpe é 99%, daí fingo de desentendido.
O cara fez um PDV em menos de 1 mês ? Sei não, parece fanfic...
Speedrun
Também achei muito rápido kk
Deve ter poucas telas sem integração com máquinas externas
É possível fazer em menos tempo ainda
Lucas, coloca o link da thread aqui
Entrei nessa treta aí, era pra ser todos sócios mas os demais não fazem nada. Hahahahha
Aprendi da pior forma.
entrei em uma empresa com carteira e ela faliu sem uma semana xD
depois peguei um freela e depois não recebi tb
tudo seguido T-T
Esse nao eh um problema restrito a desenvolvimento de software, isso (comprar e nao pagar)) eh um problema do Brasil. Outra coisa, PDV? Cara, em 2024, nao valia mais vc ajudar o cara a implementar um software de mercado e ganhar um $ como consultor?
Fechar projetos com pessoas amadoras e que não são da área é uma Red flag tbm galera kkkk eles não sabem o que querem e pedem coisas absurdas como se fosse fácil igual fazer café.
Qual a melhor forma de cobrar o pagamaneto pelo serviço para quem está começando a vender os proprios sistemas/sites ??
mano geralmente 50% antes de iniciar o projeto, depois mostra o projeto mostra tudo e depois vê se ele quer alterar algo etc e recebe antes de entregar
Será que funcionaria liberar o código de um client que se conecta num server que só o cara tem acesso?
A regra é clara, meu sistema e dados disponibilizados são meus até o momento da confirmação do meu Pix na minha conta. Pix não caiu, vendo os dados do cara mesmo, LGPD são my eggs e ainda processo, se reclamar a gente se tromba na rua uma hora ou outra.
tenho waticket e preciso de dev para modificar o waticket
Estou aqui tentando entender: qual é a lógica de ter um microfone que parece uma berinjela, se tem que ficar falando colado nele? Se um microfone desse tamanho não serve para pelo menos falar de longe com liberdade, o certo é usar um microfone pequeno e mais moderno mesmo. Pelo menos você não fica com essa preocupação de a voz não sair no volume adequado e ter que ficar preocupado em falar perto dele o tempo todo. Kkkk desculpe minha mente de querer aplicar lógica em tudo kkk Seu canal é top.
Sobre serviço de dev... hoje em dia to de CLT, mas quando faço freela por fora, so faço agora eu mesmo hospedando e em modelo SaaS, ja criei um web app, e ainda fiz uma token de criptomoeda como "brinde" pelo serviço, nem sabia fazer, mas desenrolei pra o "cliente", no final o fdp ganhou horrores de dinheiro, nao me pagou nada e sumiu. Nunca mais entrego codigo!!!
não guarde rancor, guarde dinheiro para viajar
Sempre trabalhei 0/100 e nunca deu problema.
Seria legal fazer um Smart Contract em Ethereum, comenta essa opção?
Vish, isso pra advogado é uma desgraça. E parece que quanto mais dinheiro o cliente tem, pior é.
A verdade é que o canalha sempre vai achar um jeito de se safar, já que a lei sempre dá razão pro golpista, mas NUNCA pra quem faz justiça com as próprias mãos kkkkkk Eu acho isso uma piada do ponto de vista de justiça.
Muito estranho em …
Se o cara sabe programar bem ? Pq não vai pra freelas como o upwork e outros sites ?
Outra coisa, eu vendia a dívida
Aqui no RJ , funciona assim
Falava com ele:
“Mermao, você não vai pagar, beleza, vou vender sua dívida pro pessoal da ‘boca’ ou pros ‘milicianos’ acabou 😂😂😂